terça-feira, setembro 05, 2023

PRF apreende 4 fuzis, 4 pistolas e 13 carregadores na BR-251 em Minas Gerais. Material tinha como destino Mossoró/RN


Durante a tarde dessa segunda-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu 4 homens e apreendeu 4 fuzis, 4 pistolas e 13 carregadores na BR-251, em Francisco Sá (MG).


Os policiais realizavam ação de combate ao crime no km 480, quando abordaram dois automóveis com placas do Rio Grande do Norte (o primeiro ocupado por três homens e o segundo apenas com o condutor).


Durante a fiscalização ficou constatado que os veículos vinham da região de fronteira, Foz do Iguaçu (PR), e que traziam consigo uma grande diversidade de objetos sem cobertura de documentação fiscal (celulares, molinetes, brinquedos, perfumes, cigarros eletrônicos, ferramentas, bebidas, copos e garrafas térmicas, dentre outros). Conforme informado pelos ocupantes, os veículos tinham como destino o Estado do Rio Grande do Norte.


Os policiais encontraram ainda, dissimuladas e escondidas, diversas armas de fogo de alta energia e calibre restrito: – 01 (uma) Carabina 7.62 de fabricação americana, 01 (uma) Carabina 5.56 também americana; – 02 (duas) Carabinas 5.56 Husan; – 03 (três) pistolas 9 mm turcas; – 01 (uma) pistola 9 mm israelense; além de 07 (sete) carregadores 9 mm, 05 (cinco) carregadores de 5.56 e 01 (um) carregador de 7.62.


Diante dos fatos constatados, foi dada voz de prisão aos 4 homens que foram encaminhados, juntamente com as armas, veículos e demais objetos, para Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros (MG)




Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil prende homem por homicídio em Serrinha dos Pintos; comparsa continua foragido


Policiais civis da 79ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Martins) divulgaram, nesta terça-feira (05), a elucidação do homicídio praticado contra Francisco Emerson Gomes de Oliveira, também conhecido como “Pepe”, em 28 de agosto de 2022. O crime foi cometido em uma churrascaria localizada em Serrinha dos Pintos. Anteriormente, a vítima havia deixado o município de João Dias por desavenças políticas.


Segundo as investigações, que contaram com a participação de equipe da 76ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Alexandria), dois homens, 35 e 25 anos, teriam praticado o homicídio. A arma de fogo utilizada, assim como munições, foi apreendida pela polícia na posse do suspeito que teria efetuado os disparos.


Ele está foragido desde maio deste ano, quando rompeu o seu dispositivo de monitoramento eletrônico. Por sua vez, o segundo homem se encontra preso por tentativa de homicídio, cometida contra o prefeito de João Dias, em 27 de setembro de 2022.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo de um homem é encontrado com marcas de violência em estrada de acesso a Vila Espírito Santo em Serra do Mel


O corpo de um homem até o momento não identificado foi encontrado nesta manhã de terça feira 05 de setembro de 2023, mas margens de uma estrada de barro de acesso a Vila Espírito Santo em Serra do Mel na região Oeste do Rio Grande do Norte.


De acordo com a Polícia Militar, que isola o local, aguardando perícia e Polícia Civil, o corpo possivelmente seja de um homem conhecido na região como “Bascui” e apresenta marcas visíveis de violência, caracterizando homicídio.


A equipe da Polícia Civil de Serra do Mel, coordenada pelo DPC Paulo Tõrres, está em deslocamento juntamente com a equipe do ITEP para os procedimentos no local. Ainda não há informações sobre a dinâmica do ocorrido. Caso seja comprovado crime de homicídio a Delegacia local vai investigar e tentar chegar a autoria e a motivação.


Após a realização da perícia o corpo será recolhido pela equipe da medicina legal e encaminhado pelo rabecão, para ser examinado no Instituto Médico Legal (IML) em Mossoró e depois será liberado para a família.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso por força de mandado judicial acusado ameaçar de morte sua ex-companheira em Baraúna


A Polícia Civil, com apoio da PM cumpriu nesta segunda feira 04 de setembro de 2023, um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão em desfavor de Francisco Ozailton da Silva, 41 anos, na cidade de Baraúna na região Oeste do Rio Grande do Norte.


O mandado de prisão foi solicitado pelo delegado da cidade, Dr. Caetano Balmamn e expedido pelo Plantão Diurno Civel e Criminal da Região IV do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, após receber denuncia de violência doméstica, contra o investigado.


Segundo o chefe de investigação da Polícia Civil de Baraúna, APC Cláudio Carvalho, Ozailton teria promovido um quebra-quebra na casa da ex e ainda ter ameçado ela de morte. Durante o cumprimentos dos mandados judiciais, os policiais, além de prenderem o acusado, ainda apreenderam, uma escopeta calibre 12 de repertição e uma pistola calibre 9mm, municiados.


Após a prisão, os agentes civis conduziram Francisco Ozailton para o Itep em Mossoró, onde o mesmo foi submetido a exame de corpo de delito e em seguida o encaminharam ´para a cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, onde ficará a disposição da justiça. As armas apreendidas serão encaminhadas ao poder judiciário


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos atiram mais de 10 vezes contra fachada de casa onde estavam mulher e criança na Grande Natal

Marcas de tiros em portão de casa alvo de criminosos em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Criminosos atiraram mais de 10 vezes contra o portão e a fachada de uma casa onde estavam uma mulher de 34 anos e a filha dela, de 10 anos, na noite de segunda-feira (4), em Parnamirim, na Grande Natal.


De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu em uma travessa do bairro Passagem de Areia, por volta das 21h30.


Segundo o relato recebido pela polícia, a criança ouviu umas batidas no portão e, a princípio, resistiu em atender. No entanto, ela escutou um pedido de socorro e abriu uma brecha.


Neste momento, a criança teria visto um homem encapuzado e armado, na rua, olhando para outra pessoa encapuzada.


Marcas de tiro em portão de casa em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Ainda de acordo com o relato recebido pela polícia, a menina foi até a mãe e disse que era um assalto. A mulher tomou atitude de correr até a frente da casa, trancar o portão e entrar de volta no imóvel, fechando portas e janelas.


Os homens voltaram a bater no portão por cerca de dois minutos e começaram a atirar várias vezes contra a fachada da casa. Segundo a polícia, os tiros foram de pistolas calibre .40.


De acordo com a Polícia Civil, o caso será investigado como tentativa de assalto com emprego de arma de fogo. Uma perícia no local foi solicitada ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).


Marcas no muro da casa atingida por vários disparos em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vereadores de cidade do RN propõem condicionar abertura de CPI a aprovação de dois terços da Câmara; projeto é inconstitucional, diz Procuradoria

Vereadores do município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, colocaram em pauta um projeto para mudar de um terço para dois a quantidade de parlamentares necessários para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal.


O problema é que a procuradoria da própria Casa Legislativa já informou que a tentativa é inconstitucional - por ir contra a Constituição Federal. A proposta é para alterar Lei Orgânica do Município e foi apresentada nesta terça-feira (5) em plenário. Houve um pedido de vistas no processo - para uma análise mais aprofundada - e ele deverá ser votado na próxima semana.



São Gonçalo do Amarante atualmente conta com 17 vereadores na Câmara e a Constituição Federal prevê que é necessário que 6 vereadores (um terço do total) façam o requerimento para a implantação de uma CPI. A proposta visa mudar esse número mínimo para 12 (dois terços).


Uma tentativa foi protocolada inicialmente para a aplicação dessa emenda no regimento interno da Casa, mas foi vetada pela procuradoria considerá-la inconstitucional por ferir a Lei Orgânica do Município. Assim, os vereadores apresentaram um novo projeto de lei.


"Nos posicionamos que esse projeto não teria admissibilidade, pois feria o regimento interno no tocante ao infrigimento das regras da própria Lei Orgânica Municipal, a qual, em total sintonia com a Constituição Federal e Estadual, determina que há necessidade de apenas um terço dos parlamentares para uma possível formação de uma CPI", disse o procurador geral da Câmara, Adauto Neto.


"Essa procuradoria entende, com base na Constituição Federal, que essa regra de um terço é constitucional. E, pelo princípio da simetria, é impossível que seja mudada a lei orgânica de qualquer município, de qualquer estado, em relação a essa matéria, porque é uma materia constitucional, então tem que ser observado as regras da constituição".


As CPIs investigam um fato de interesse relevante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social e têm poderes de investigação equiparados ao das autoridades judiciais.


O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça com a aprovação de um dos três vereadores que compõem. O relator, vereador Clóvis Júnior votou pela continuidade da tramitação, mesmo com o parecer conrário. Os vereadores Raimundo Mendes Rayuri Protásio se abstiveram.


Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Presidente da Casa é contra

O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, Geraldo Veríssimo (MDB), é contra o projeto de lei. Segundo ele, a iniciativa de aumentar o número de vereadores tira o direito de investigação por parte das minorias.



"Esse projeto de lei é. do início ao fim, ilegal. Porque ia ser uma cidade diferente de toda outra do Brasil. Em todo o Brasil tem o direito a minoria, que está na Constituição. Então, é uma inconstitucionalidade", pontuou.


"Eu acho que São Gonçalo do Amarante não merece isso. Acho que a Câmara vai ter um desgaste desnecessário, até porque essa casa é uma casa muito pacífica. Não havia necessidade da apresentação dessa matéria", disse.


Geraldo informou que pretende acionar a Justiça caso o projeto seja aprovado. "Se prosperar, na mesma hora a gente entra com um mandado de segurança - como já tem 10 jurisprudência votadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Eu não sei o porquê da insistencia de fazer de São Gonçalo do Amarante uma ilha na questão das leis", frisou.


Câmara Municipal de Sâo Gonçalo do Amarante — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


O procurador da Casa, Adauto Neto, afirmou que outras propostas semelhantes em cidades e estados do país já foram vetadas. "Várias outras matérias nesse sentido já foram propostas a nível de Brasil, tanto de Assembleia Legislativa quanto de Câmara Municipal. Todas elas foram derrubadas pela Justiça. E não vari ser diferente essa matéria. Até porque está infrigindo a própria constituição".


Vereadora acredita que projeto deve ser votado

Ao todo, seis vereadores assinaram o requerimento do projeto de lei, mas a vereadora Mária Soares, líder do MDB na Casa, disse que 12 são favoráveis.


A vereadora disse que o projeto não "fere nada" e também afirmou que outros projetos inconstitucionais já foram aprovados na Casa.


"Precisamos deixar claro que o direito que está na Constituição vai permanecer e prevalecer. Nós estamos alterando a quantidade de vereadores. O intuito principal é que a gente evite o que acontece todo ano de eleição, que são as famosas 'CPIs eleitoreiras', que acontecem em sempre em véspera de eleição", disse.


"Pra ser honesta, essa casa já teve, infelizmente, inúmeros projetos inconstitucionais, inclusive um deles foi a redução de salário, que não se pode e essa Casa votou", falou.


Segundo ela, o direito à criação da CPI não será alterado com a condição de mais vereadores precisarem pedir a instalação. "Eu, enquanto líder do governo nessa Casa, se for constatado na data de hoje, de amanhã, de algo que necessite da abertura de CPI, eu serei a primeira a assinar", disse a vereadora.



A vereadora diz que a probabilidade de o projeto voltar para votação, mesmo sendo considerado inconstitucional pela procuradoria, é grande. "Só se tiver algo realmente que fuja da anormalidade ou se tiver algo que realmente justifique a derrubada do projeto", disse ela sobre a possibilidade do projeto não ser votado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ponto facultativo no Governo do RN altera atendimento do Detran, Centrais do Cidadão, Hemonorte e Restaurantes Populares; confira

Central do Cidadão na Zona Sul de Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

O Governo do Estado decretou ponto facultativo na sexta-feira (8), dia seguinte ao feriado de 7 de setembro. A decisão altera o funcionamento de vários órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do governo do estado.


Nas Centrais do Cidadão e no Detran não haverá expediente nos dois dias. Os usuários que tenham agendamento para o dia 8 no detran, poderão comparecer na respectiva unidade, durante toda a semana, desde que apresente o comprovante do agendamento.


Todos os Restaurantes Populares fecham no dia 7, já no dia 8 só fecham os estabelecimentos dos campi da UERN em Patu e Mossoró e o do Centro administrativo em Natal, porque funcionam dentro de estruturas públicas.



Os serviços considerados essenciais, como atendimento hospitalar, atividades das forças de segurança, defesa civil, entre outros, não serão afetados.


Na Companhia de Águas e Esgotos (CAERN) não vai ter interrupção nos serviços essenciais. Estarão disponíveis, equipes de plantão para operação e manutenção de águas e esgotos estarão e os canais de atendimento aos usuários: Teleatendimento 115, APP Caern Mobile, Agência Virtual em caern.com.br ou pelo WhatsApp 84 98118-8400.


Confira abaixo o funcionamento de outros órgãos:


Unicat

- Dia 07/09: aberta das 07h às 13h.

- Dia 08/09 - Horário normal de atendimento ao público das 07h às 17h, somente administrativo não vai funcionar.

Hemonorte

Dia 7/9: Sede do Hemonorte – 7h às 12h | Espaço Hemonorte no Partage Shopping - fechado

Dia 8/9: Sede do Hemonorte - 7h às 18h | Espaço Hemonorte Partage - 8h às 11h30 e das 13h às 17h

Dia 9/9: Sede do Hemonorte - 7h às 14h (haverá dedetização a tarde) | Espaço Hemonorte no Partage Shopping - fechado (não funciona no sábado)

Ceasa

Quinta-feira (7) e sexta-feira (8)


Acesso dos caminhões: a partir da 0h;

Acesso do público às lojas: das 3h às 13h;

Expediente interno das lojas, sem acesso ao público: das 13h às 18h;

Serviços administrativos Ceasa, com exceção dos setores técnico-comerciais: não haverá expediente;

Setores técnico-comerciais: das 7h às 13h.


Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi

O Parque das Dunas e o Cajueiro de Pirangi, ambos administrados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, não sofrerão alterações no horário de funcionamento, sendo alternativas de lazer durante o feriado da Independência do Brasil, na quinta-feira (07), e no dia 08.


Parque das Dunas: 7h30 às 17h |Entrada: R$ 1,00


Cajueiro de Pirangi: 7h30 às 17h30 | Entrada: R$ 8,00 (crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prédios públicos de duas cidades do RN ficam sem energia por atraso em pagamentos

Prédios públicos de cidades do RN têm energia cortada por falta de pagamento — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Os prédios públicos de pelo menos duas cidades do Rio Grande do Norte tiveram o fornecimento de energia cortado, nesta segunda-feira (4), por causa do atraso no pagamento.


Um dos casos foi em Tangará, no Agreste potiguar. Moradores do município registraram a presença de funcionários da companhia de distribuição de energia perto de prédios públicos do município.


Pelo menos oito imóveis sob administração da prefeitura, como ginásio, cemitério, sede de secretaria municipal e o mercado público ficaram sem energia.


Outro caso foi em Caicó, no Seridó potiguar, onde escolas municipais ficaram sem energia.


Sobre o assunto companhia de energia informou apenas que cumpre a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Em nota, a prefeitura de Tangará comunicou que não está medindo esforços para restabelecer a iluminação pública na cidade. "Ontem todas as contas em aberto foram pagas", informou.


"Pedimos desculpas aos cidadãos tangaraenses, mas o momento é de forte crise fiscal, pela queda acentuada no valor do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Cidades maiores e mais ricas como Caicó também tiveram corte de iluminação pública por falta de recursos", informou a nota.


A prefeitura ainda informou que, além da crise, enfrenta bloqueio de recursos. "Tivemos o bloqueio ilegal de meio milhão de reais feito pelo TangaráPrev que, mesmo com o Município apresentando seu quadro de dificuldades financeiras, não teve a sensibilidade de voltar atrás em sua sanha por recursos", diz a nota divulgada pela prefeitura de Tangará



Segundo o município, a prefeitura pagou R$ 6 milhões, nos últimos dois anos, "para repor o rombo deixado na previdência dos servidores" por gestões anteriores.


Em Caicó, o prefeito da cidade, Judas Tadeu, afirmou que um aviso de débito foi recebido na última sexta-feira (1º), na tesouraria do município, mas informaria um prazo maior para que o município pudesse quitar a dívida.


"A Cosern tinha até o dia 18 para esperar esses pagamentos e não esperou", afirmou o gestor. A procuradoria do município informou que vai questionar a companhia sobre o assunto.


https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2023/09/05/predios-publicos-de-duas-cidades-do-rn-ficam-sem-energia-por-atraso-em-pagamentos.ghtml


Fonte: g1

Leia Mais ››

MP pede à Justiça bloqueio de R$ 8 milhões em contas da prefeitura para recapeamento de ruas de Macau

Sede da prefeitura de Macau, RN — Foto: Divulgação

O Ministério Público pediu à Justiça do Rio Grande do Norte o bloqueio de cerca de R$ 8 milhões nas contas bancárias da prefeitura de Macau, na região salineira do estado. O objetivo, segundo o órgão, é garantir recursos para o projeto de recapeamento e sinalização de vias.


O pedido de tutela provisória de urgência foi feito "em razão dos inúmeros buracos em diversas vias de trânsito do município, inexistência ou insuficiência generalizada de sinalização, e dezenas de acidentes de trânsito já registrados na localidade", informou o órgão.


Em nota, a a prefeitura disse que a ação é oriunda do descumprimento de dois TACs assinados há 9 anos "afim de garantir recursos do orçamento municipal para recapeamento de vias urbanas" e que a "não houve descumprimento de TACs assinados na gestão atual". O município disse que vai apresentar defesa nas próximas horas.



Segundo o MP, em maio de 2022, a Prefeitura de Macau chegou a apresentar um projeto de recapeamento de vias da cidade, incluindo as sinalizações horizontais e verticais, serviços de tapa-buracos e drenagem, e juntou uma planilha orçamentária resumida no valor de R$ 8.214.224,59.


Nas redes sociais, ainda segundo o MP, a prefeitura também divulgou um investimento de R$ 5 milhões em asfalto na cidade, e disse ter finalizado a licitação e iniciado os serviços.


Porém, em novembro do mesmo ano, o município alegou dificuldade financeira e orçamentária no prosseguimento do recapeamento asfáltico.


"Diante da impossibilidade de sanar a questão extrajudicialmente, não restou ao MPRN alternativa senão ingressar com a medida cautelar de urgência", infomou o MP.


Segundo a prefeitura de Macau, em 2022 foi assinada uma licitação, no valor de R$ 5.559.876,61, afim de investir na recuperação da malha viária, sendo aplicado até os dias atuais, R$ 1.124.618,21, tendo em vista a frustração de receitas, estando previsto para os próximos doze meses, o investimento de R$ 1.014.000,00.


De acordo com o órgão, "o problema se arrasta há anos sem solução" e gera prejuízos à segurança no trânsito, com registro de acidentes, além de representar falta de preservação do patrimônio público.



A ação foi distribuída para a 2ª Vara da Comarca de Macau, que deu prazo para o município se manifestar em 72h.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (8)

Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os órgãos públicos da administração estadual na próxima sexta-feira (8), pós feriado nacional da independência do Brasil, comemorado na quinta-feira (7).


O decreto foi publicado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial do Estado. Na prática, a medida cria um feriadão no serviço público estadual, entre a quinta (7) e o domingo (10).


"Fica declarado ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual no dia 08 de setembro de 2023", determina o primeiro artigo do decreto.


No entanto, o ponto facultativo não vale para serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos, como é o caso de hospitais de urgência e emergência.


Ainda de acordo com o texto, compete aos dirigentes máximos dos órgãos e entidades da administração indireta, como autarquias e fundações do estado, decidir sobre a adesão ao ponto facultativo ou não.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Além da perda de passagens, consumidores relatam prejuízos com venda de milhas para a 123 Milhas

Hotmilhas enviou e-mail para fornecedores — Foto: Divulgação

O pedido de recuperação judicial da 123 Milhas - após a suspensão da emissão das passagens na linha promo - afetou não apenas quem comprou as passagens. Quem vendia milhas para a agência de viagens também ficou no prejuízo.


Um desses casos é o do analista de sistemas Daniel Viana, que mora em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. O prejuízo dele é estimado em até R$ 30 mil.


Nesta segunda-feira (4), ele e outros vendedores de milhas receberam um e-mail da Hotmilhas, que é controlada pela 123 Milhas, informando que os "compromissos firmados até 28 de agosto de 2023 estão suspensos temporariamente" por conta do processo de recuperação judicial e que a medida tem como objetivo "assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores, parceiros e fornecedores".


O e-mail cita ainda que será proposto um "plano para pagamentos de dívidas acumuladas pela Hotmilhas" para honrar os compromissos.


Daniel receberia uma parcela no próximo dia 9 de setembro. Ele diz que até então a Hotmilhas não tinha feito qualquer notificação ou proposto uma negociação.


"Não houve qualquer aviso. Fiquei sabendo de tudo pelos jornais. Hoje [segunda-feira] foi que mandaram um e-mail genérico", disse.

O analista de sistemas conta que vendia milhas há mais de 7 anos para a empresa e que nunca tinha tido nenhum problema.


"Inclusive na pandemia houve uma crise no setor aéreo e a 123 Milhas e Hotmilhas foram bastante impactadas, mas honraram todos os pagamentos", lembrou.


Daniel diz que não pretende entrar na Justiça, por achar a tentativa inoperante diante do processo de recuperação judicial.


"Sei que vai ser multo difícil a 123 Milhas conseguir se recuperar, mas espero que se recupere e pague a todos os fornecedores. Não pretendo entrar com ação judicial, pois teria pouco efeito, já que ela está em recuperação judicial", disse. (Entenda o que é a recuperação judicial e como ela funciona).


Ele diz que, apesar do prejuízo, sempre teve o negócio como uma fonte alternativa de renda, pelo risco que apresentava.



"Felizmente sempre soube que esse era um negócio de alto risco e só investia uma parte da renda, que se perdesse não afetasse a minha vida financeira", explicou.


123 Milhas - Aeroporto de Congonhas, localizado na Cidade de São Paulo em 30 de agosto de 2023 — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Quem também vendia milhas e teve um prejuízo de cerca de R$ 20 mil foi a engenheira civil Luana Paré, que mora em Natal. Cerca de R$ 10,2 mil deveriam ter sidos pagos em 29 de agosto, mas não caíram na conta dela.


Ela diz acreditar que não vá receber mais o valor e também não vai acionar a Justiça. "Não pretendo gastar mais dinheiro com uma ação judicial que me colocaria na fila da recuperação judicial", disse.



"O pedido de recuperação judicial indica dívidas superiores a R$ 2 bilhões. Acho quase impossível pagarem isso", alegou.


Luana vendia milhas desde 2021 para a Hotmilhas e nunca tinha tido nenhum problema para receber o pagamento. A engenheira também disse que não recebeu nenhum contato ou proposta de acordo da empresa e que o dinheiro já está fazendo falta.


"Estava contando com esse dinheiro para abater um empréstimo consignado que fiz pra comprar uma moto", disse.


Entenda

No dia 18 de agosto, a 123 Milhas suspendeu pacotes e a emissão de passagens promocionais. A medida afetou viagens já contratadas da linha "Promo", de datas flexíveis, com embarques previstos a partir de setembro de 2023.


A empresa afirmou devolveria os valores pagos pelos clientes por meio de vouchers, que poderiam ser trocados por passagens, hotéis e pacotes da própria agência. No entanto, consumidores afetados dizem que estão impedidos de utilizar os vouchers em novas compras.


123 Milhas, HotMilhas e Novum

A 123 Milhas foi fundada em Belo Horizonte em 2016. A companhia se apresenta como pioneira na criação de produtos de viagens comercializados online com valores atrativos.


De acordo com dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do governo federal, o quadro societário da 123 Milhas é composto por Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, como administradores, e pela Novum Investimentos Participações S/A, como sócia.


A Novum Investimentos Participações S/A, classificada como holding (empresa que detém a posse majoritária de ações de outras empresas), também tem Ramiro Julio e Augusto Julio no quadro societário, ambos como diretores.



Juntos, os dois aparecem no quadro societário de pelo menos oito empresas, incluindo Maxmilhas e HotMilhas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sobe para 21 número de vítimas do ciclone extratropical no RS, confirma governador

Chuva forte causa estragos em cidades do RS — Foto: Reprodução/ RBS TV

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou 21 mortes pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o estado na segunda-feira (4). Desse total, 15 óbitos ocorreram apenas na cidade de Muçum, na região central do Estado. Segundo o governador, é o maior volume de mortes em evento climático no estado.


De acordo com a Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros encontrou 15 corpos ao vistoria uma casa nesta terça-feira (5).Outras seis mortes foram confirmadas entre segunda (4) e esta terça, em cidades do Norte do RS.


Segundo o governo, duas viaturas do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul estão em deslocamento para Muçum, para auxiliar na remoção dos corpos, que deverão ser levados para Porto Alegre.



Passagem do ciclone no RS


21 mortos;

2.984 desalojados;

1.650 desabrigados;

66 cidades afetadas.

Santa Catarina também foi atingida por tempestades e rajadas de vendo, deixando uma pessoa morta.


Mais de 85% da cidade de Muçum foi atingida pelas águas. Em razão do nível do rio que abrange a região, moradores precisaram ser resgatados em cima de telhados e forros das casas. O nível da água atingiu o centro da cidade, alagando residências, escolas, estabelecimentos comerciais e hospitais.

Por questões de segurança, a energia elétrica do município foi cortada. De acordo com a prefeitura, também não há sinal de telefone. O município possui quatro acessos por estradas e todos estão interditados.


Um trecho da ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha, que conecta o município a Roca Sales, através da ERS-129, foi arrastado pelas águas do Rio Taquari, durante a manhã desta terça-feira. A estrutura destinada aos veículos foi levada, enquanto a parte utilizada pelos trens, não foi impactada. Conforme a prefeitura de Muçum, o nível do Rio Taquari está baixando, mas a orientação é de que a população procure mantimentos para as próximas 72h.



Os alagamentos e estragos por conta das fortes chuvas afetaram mais de 50 cidades. Foram registradas fortes rajadas de vento, aumento do nível dos rios.


16 mortos em ciclone em julho

Em junho, a passagem de um ciclone extratropical deixou 16 mortos e estragos em 40 cidades. Os óbitos se concentraram em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral.


O governo, na época, informou que a tragédia havia sido o pior desastre natural já registrado no estado.


Chuva forte causa estragos em cidades do RS — Foto: Reprodução/ RBS TV


Morte durante resgate

O governador informou, no início da tarde, que a sexta morte foi confirmada em decorrência da enchente. Foi um acidente durante um resgate que se realizava em Lajeado, sobre o Rio Taquari. O cabo no qual um policial militar resgatava um idosa se rompeu e ambos caíram no rio. A idosa não resistiu e o PM foi resgatado em estado grave para um hospital da região.


De acordo com o mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil do RS, o número de desabrigados é de 426. São 215 desalojados. As cidades mais atingidas são das regiões Norte, Serra e Vale do Taquari.


Formação do ciclone

O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que já provocou chuvas intensas, e se deslocou em direção ao oceano, ganhando intensidade.


Previsão para os próximos dias

Enquanto a frente fria avança em direção a São Paulo, o ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul deve se afastar do Brasil nesta terça-feira (5), como informa o Climatempo.


Mas os pontos altos das serras ainda podem ter rajadas em torno de 100 km/h, até o vento diminuir no decorrer da tarde. 


Mortes

Em Mato Castelhano, um homem morreu após a caminhonete em que ele estava ser levada pela correnteza. Uma outra pessoa, que também estava no carro, conseguiu sair do veículo por conta própria e está segura, segundo os bombeiros.



Em Passo Fundo, um homem morreu após receber uma descarga elétrica durante o temporal. Ele estava em casa e foi resgatado por familiares. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Municipal Doutor César Santos, mas não resistiu.


Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram ao ficarem presas dentro de um veículo. Conforme a Defesa Civil, elas tentavam atravessar um rio, e o veículo foi levado pela correnteza.


Em Estrela, um homem de 58 anos morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica na manhã desta terça (5). De acordo com relatos, Moacir Engster auxiliava um vizinho a retirar móveis de casa por conta da enchente. Ele é pai de um secretário municipal de Teutônia, cidade vizinha, que confirmou a morte.


Na live semanal, feita pela manhã desta terça, o presidente Lula falou sobre as chuvas no estado. "Queria dar um comunicado ao RS. Amanhã [quarta-feira (6)], o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. E mais uma vez, dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário".


Com a melhoria das condições de voo, ainda pela manhã os helicópteros da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal serão utilizados nas ações de apoio aos municípios afetados.


A Defesa Civil estadual informou que segue apoiando os municípios, no monitoramento dos riscos hidrológicos e, nessa etapa pós eventos, nas ações de ajuda humanitária que forem necessárias.


Cidades mais atingidas

📍Roca Sales

A cidade de Roca Sales sofreu com uma forte enchente, o que fez com que, durante a madrugada, a prefeitura pedisse para que os moradores subissem nos telhados das residências. "Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe, o auxílio profissional do estado só virá nas primeiras horas da manhã", informava um comunicado publicado em uma rede social da prefeitura.


📍Muçum

Ainda na noite de segunda-feira (4), o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, publicou um vídeo pedindo para que moradores de áreas alagadas deixassem suas residências e procurassem abrigo. Segundo a prefeitura, o nível do Rio Taquari pode chegar a 25 metros, o que seria a maior enchente da história da cidade.



De acordo com a Casa Militar do RS, o município é um dos mais afetados. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar aturaam no resgate às pessoas ilhadas pela água que subiu rapidamente. Foram usadas 10 embarcações no salvamento das pessoas, realizado ao longo de toda a madrugada.


A Defesa Civil estadual também articulou junto ao Exército Brasileiro o apoio de outras três embarcações, que devem chegar à cidade por volta do meio-dia.


📍Farroupilha e Nova Roma do Sul

Na Serra, uma ponte de ferro desabou com a força da correnteza no Rio das Antas, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul.


📍Santo Cristo

Em Santo Cristo, na Região Noroeste, a tempestade danificou pelo menos cinco casas e galpões. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, a chuva durou cerca de cinco minutos, e as pedras de granizo deixaram telhados esburacados.


📍Coqueiros do Sul

Em Coqueiros do Sul, na mesma região, um galpão que funcionava como mercearia foi destelhado pelos ventos fortes e chuva. Não houve registro de feridos.


📍Cruz Alta

Em Cruz Alta, também no Noroeste, choveu 51 milímetros, o que causou alagamentos. Pelo menos cinco casas ficaram alagadas e outras duas foram destelhadas. Famílias da cidade receberam lonas do Corpo de Bombeiros.


📍Cachoeira do Sul

Em Cachoeira do Sul, na Região Central do RS, uma casa foi atingida por um raio e ficou parcialmente danificada. A Defesa Civil prestou socorro ao morador, que não ficou ferido.


📍São Jorge

Já em São Jorge, há registro de alagamentos em toda cidade, com cerca de 90 pessoas desalojadas.


📍Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Bassano

Caxias do Sul e Bento Gonçalves registraram alagamentos e queda de árvores por conta da chuva. Em Nova Bassano, na mesma região, pelo menos duas pessoas ficaram ilhadas devido ao aumento do nível do rio.



📍Nova Prata


Um morador de Nova Prata registrou o momento em que uma casa foi arrastada pela água do rio. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a imagem retrata a comunidade de Capela São Belin, que foi tomada pela água do Rio Sabiá. A casa que é vista no vídeo estaria abandonada. O município ainda faz o levantamento dos impactos do temporal na população.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Drex': Caixa e Banco do Brasil realizam 1ª transferência via real digital entre bancos públicos

Banco Central lança a marca da moeda digital, o Drex — Foto: Divulgação/BC

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil realizaram as primeiras transferências entre bancos púbicos utilizando o Drex, o novo real digital. A operação envolveu o envio de reservas bancárias em um ambiente de testes do Banco Central do Brasil (BC).


O Drex está em processo de implementação pelo BC e ainda não tem um cronograma oficial de lançamento. A expectativa é que a nova moeda seja liberada para o público no final de 2024.


De acordo com os bancos, as transações ocorreram nos dias 30 e 31 de agosto. Primeiro, os valores em moeda digital foram transferidos da carteira do Banco do Brasil para a Caixa. Em seguida, foram enviados pela Caixa à carteira do BB.


“Estamos entusiasmados com os resultados positivos até agora e ansiosos para explorar ainda mais o potencial das moedas digitais e das transações ágeis”, disse a presidente da Caixa, Maria Rita Serrano.

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, afirmou ser um passo importante em direção a um sistema financeiro mais eficiente.


“O Drex é mais uma iniciativa bem-sucedida, em que teremos a possibilidade de melhorar serviços bancários com a adoção da tecnologia blockchain e a tokenização."

Tokenização é o movimento de transformação de um bem ou ativo real em uma representação digital — caso do Drex.


Na prática, a moeda digital nada mais é do que uma nova representação do Real, só que 100% disponível em uma plataforma digital. Ou seja: o Drex é o Real, mas em plataforma virtual.


A expectativa da Caixa é que, com a chegada do Drex, os serviços financeiros sejam melhorados e barateados.


"Um exemplo prático é a previsão de que o financiamento de um imóvel, por exemplo, poderá ser realizado em questão de horas. Isso acontecerá uma vez que, tanto o dinheiro quanto o imóvel, serão tokenizados", informou o banco, em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mingau foi atingido do lado esquerdo da cabeça, diz equipe médica; projétil atravessou o crânio do músico

Mingau, baixista do Ultraje a Rigor — Foto: Divulgação

A equipe médica que acompanha o estado de saúde do baixista do Ultraje a Rigor , Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau, disse nesta terça-feira (5), em coletiva de imprensa em São Paulo, que ele foi atingindo do lado esquerdo da cabeça. O projétil atravessou o cérebro e saiu do corpo do músico.


"O projétil penetrou na caixa craniana na região frontal esquerda, ele não foi retido dentro do crânio, ele provavelmente transfixou e se perdeu no ambiente onde houve o acidente", explicou o neurocirurgião Manuel Jacobsen.

"Não havia resíduo do projétil dentro do crânio, é um projétil que teve orifício de entrada e orifício de saída", completou o médico.



Segundo o especialista, a área afetada é responsável por algumas funções motoras, de linguagem e da visão. Por conta disso, já na própria UTI, alguns cuidados pra evitar complicações neurológicas, em termos de fisioterapia motora, de fisioterapia respiratória, são adotados.


O estado de saúde o artista é grave.


"É uma condição grave, mas nós temos que aguardar o tempo. A neurologia depende muito das habilidades do neurocirurgião, dos cuidados de UTI, mas depende muito de condições individuais de cada pessoa", afirmou Jacobsen.

Ele segue internado na UTI "com uso de antibióticos, anticonvulsivantes e medidas para conter o aumento da pressão intracraniana."


"Ele vem recebendo todo o suporte em relação ao manuseio do edema cerebral e da pressão intracraniana. Então, hoje, o principal foco é o tratamento da pressão intracraniana do paciente. Para isso, ele se encontra sedado, popularmente dito coma induzido", explicou Thiago Romano, coordenador da UTI neurológica.


Ainda de acordo com Romano, não existe uma previsão de quando será possível tirar a sedação.


"O mais importante é a gente ter certeza de que a situação está controlada antes de começar a tirar a sedação. A gente entende que muitas vezes há uma ansiedade para esse momento de tirar a sedação, mas a gente entende também que parte do tratamento do Reinaldo agora é tempo".



Mingau foi baleado no sábado (2), quando estava em Paraty, no Rio de Janeiro. Ele chegou a ser internado no hospital da cidade fluminense, mas depois foi transferido para o São Luiz, na capital paulista, onde foi operado. O procedimento durou cerca de 3h30.


O neurocirurgião Manuel Jacobsen explica que um dos objetivos da cirurgia é o de prevenir infecções. Ou seja, ela foi realizada no domingo para remover do interior do crânio todo material estranho que possa se infectar e trazer problemas à saúde do paciente.


Filha pede orações

Isabella Aglio, filha do baixista afirmou em uma publicação no Instagram no domingo (3) que o estado do pai dela é delicado e pediu para fãs e amigos rezarem.



Em seu vídeo, Isabella apareceu emocionada e falou sobre a transferência do pai "Meu pai foi baleado na cabeça ontem, em Paraty. Na hora que eu soube, eu e minha família fomos para lá, tentamos trazer ele para São Paulo, e conseguimos trazer agora em uma UTI aérea. Ele está em um hospital qualificado, com uma equipe qualificada, ele está muito bem atendido", disse ela.


Depois de dizer que o estado de Mingau é delicado, Isabella pede para que as pessoas orem por ele "para que ele volte, que ele fique sem sequelas, rezem e olhem pelo meu pai, independente do que vocês acreditam".



No fim, ela agradece o apoio de pessoas que se mobilizaram para que Mingau pudesse ser transferido para São Paulo.


O que se sabe

Mingau chegou ao hospital, localizado na Zona Sul de São Paulo por volta de 14h de domingo. Ele foi transferido em uma UTI móvel de Paraty para São Paulo por um helicóptero dos bombeiros do Rio de Janeiro.


A troca de hospital ocorreu porque não havia neurocirurgião na unidade em que ele estava, no Rio. Em nota, o Hospital Municipal Hugo Miranda informou que o paciente deu entrada às 22h39 de sábado (2), com caso grave de ferimento por projétil de arma de fogo no crânio.


Durante a madrugada, a família e conhecidos fizeram buscas por aeronaves com UTI móvel para o transporte e não tinham conseguido.


Mingau foi baleado na cabeça quando passava de carro perto da Praça do Ovo, na Ilha das Cobras, em Paraty, no Rio de Janeiro.


Na segunda (4), a Polícia Civil do Rio identificou mais três suspeitos de envolvimento no ataque a tiros. Um homem de 29 anos tinha sido preso no dia do crime.


Um amigo de Rinaldo Oliveira contou à Polícia Civil que os dois estavam indo fazer um lanche, quando o carro em que estavam foi alvo de disparos (leia abaixo).


Depoimento do amigo de Mingau para a Polícia Civil — Foto: Reprodução


À Polícia Militar, o acompanhante de Mingau deu outra versão: a de que ambos estavam indo comprar drogas, segundo o registro da ocorrência.


Segundo o delegado Marcelo Russo, da 167º DP, responsável pelas investigações, a região é dominada pelo tráfico e um conhecido ponto de venda de drogas. Após o ocorrido, o baixista foi levado ao hospital municipal Hugo Miranda.


De acordo com o site da banda, Mingau faz aniversário neste domingo. Rinaldo Amaral está no Ultraje desde 1999. A banda, no entanto, surgiu na década de 1980. Durante a carreira, o grupo emplacou diversos sucessos no cenário musical brasileiro, como "Inútil", "Ciúme" e "Nós vamos invadir sua praia".


baixista do Ultraje a Rigor, no programa do SBT — Foto: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS


Fonte: g1

Leia Mais ››