sábado, janeiro 27, 2018

Acidente com vítima fatal na RN-118 na cidade de Alto do Rodrigues/RN

Na madrugada de hoje, 27 de janeiro, por volta das, 03hs, um homem seguia em sua motocicleta quando colidiu em um montante de tubos de ferros, vindo a óbito no local.
Segundo informações do Srgt. Dacosta, a vítima foi identificada por Carlos Antônio de Melo Barbosa, 52 anos. O sinistro aconteceu na RN 118, sentido Ipanguaçu/Alto do Rodrigues, mais precisamente na altura do lixão, como é conhecido no local do acidente.
A motocicleta estava com uma carrocinha com algumas caixas. O itep foi acionado para a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.



Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Polícia registra dupla tentativa de homicídio em Jardim do Seridó

A Polícia Militar de Jardim do Seridó registrou uma dupla tentativa de homicídio na rua José Maria Campos, no bairro Bela Vista, por volta das 21:50 hs da noite desta quinta feira, 25.
As vitimas são; Flávia Alessandra Carla de Lima, 17 anos, natural de Santo Antônio-RN e Railson Pereira de Andrade, 27 anos, natural de Jardim do Seridó.
De acordo com o Cabo PM J. Faria, que esteve no local da ocorrência no comando da Rádio Patrulha, é cogitada a transferência de Flávia para Natal devido à gravidade.
Railson Pereira, segundo a polícia, está em melhores condições, e deve ser transferido para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, onde passará por Raio-X e exames.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

DUAS MORTES POR ARMA DE FOGO FORAM REGISTRADAS NA MADRUGADA DE HOJE NA REGIÃO OESTE DO RN

Adolescente é morto a tiros na Serra do Mel: 
Por volta de 03 horas da madrugada de hoje, 27 de janeiro, a Policia Militar foi acionada com a informação de um crime de homicídio na Vila Brasília, na cidade de Serra do Mel. A vitima, Ruan Erick Galdino de Lucena, de apenas 16 anos de idade. A policia ainda não tem informações sobre a motivação e nem dos possíveis criminosos. Segundo informações, com ele foi encontrada uma motocicleta, sem placa, que havia sido tomada de assalto no Assentamento Mulunguzinho no dia 19 de Janeiro.

Popular é morto a tiros no bairro Vertentes em Assú:


Por volta das 05 horas da manhã de hoje, 27 de janeiro, a polícia miliar foi acionada com a informação que vários tiros teriam sido efetuados no bairro Vertentes. Quando os militares chegaram ao local encontraram José Roberto de Oliveira, de 44 anos de idade, natural de Tabuleiro do Norte, no Ceará, já sem vida.
A motivação do crime e quem seriam os atiradores, até o momento sem informação.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

[VÍDEO] APRESENTADORA DO RN TV RECLAMA AO VIVO DA EMISSORA "TODO DIA ESSA PUTARIA"

A apresentadora do RNTV 1ª edição, telejornal local da Globo no Rio Grande do Norte, passou por uma saia justa na tarde desta sexta-feira (26/1).
Por conta de um erro da equipe técnica, Emmily Virgílio soltou uma reclamação ao vivo sem saber que sua voz estava no ar. “Olha aqui esses microfones. Todo dia essa putaria”, reclamou a jornalista da InterTV Cabugi. Tudo durou apenas 3 segundos. Mas isso foi tempo suficiente para a internet gravar a gafe.
No Twitter oficial de Emmily, muita gente comentou. “Cuidado com as palavras, moça!”, disse um dos seguidores. “Gente como a gente”, amenizou outra. Confira vídeo abaixo:


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

17° Homicídio em Mossoró 2018:Empresário é morto com cerca de 30 tiros dentro de bar no Bairro Doze Anos

Mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na tarde de hoje, sexta feira 26 de janeiro de 2018 no Bar da Preta, localizado na Rua Vicente Fernandes, próximo aos Correios no Bairro Doze Anos. 

A vítima, Alexandre Cezar Praxedes Menezes, 43 anos de idade, era dono de uma Borracharia na Rua Felipe Camarão no mesmo bairro, foi executado com cerca de 30 tiros de pistolas calibre ponto 40 e 380. 

Testemunhas relataram para a polícia Civil, que quatro homens encapuzados entraram no bar e executaram a vítima que estava bebendo em uma mesa. 

Após a execução os criminosos deixaram o estabelecimento e atiraram três vezes contra o carro da vítima, uma L200 Triton preta que estava estacionada em frente ao bar e fugiram em um carro tipo Jeep Renegade de cor branca em sentido ignorado. 

A Polícia Militar foi acionada para o local, e isolou a área até a chegada das equipes do ITEP e da Divisão de Homicídios, que realizaram os procedimentos no local do crime, como perícia por parte da equipe do ITEP e os levantamentos do homicídios pela equipe da DHPP que vai investigar o caso. 

Após os procedimentos no local do crime, o corpo de Alexandre Caezar, foi recolhido pelo rabecão e encaminhado a base do ITEP`onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 

A Delegada Liana Aragão, disse que ainda não existe uma linha de investigação do caso, mas vai conversar com testemunhas e requisitar as imagens do circuito interno do bar, para tentar identificar os matadores e elucidar o crime. 

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 17 assassinatos neste ano de 2018.








Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Policial militar é executado a tiros na Grande Natal

O sargento Ailton de Lira, da PM do Rio Grande do Norte, foi morto a tiros em São Gonçalo do Amarante (Foto: Divulgação/PM)Um policial militar foi executado a tiros nesta sexta-feira (26) em uma comunidade de Jacaré Mirim, na cidade de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal. O sargento José Ailton de Lira foi executado a tiros por criminosos que estão sendo procurados pela polícia.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, os suspeitos são dois homens que estão armados com pistolas 380 e ponto 40. Esta última é a mesma utilizada pela polícia. O sargento estava em um bar na localidade de Jacaré Mirim quando foi abordado pelos dois.

Os criminosos chegaram em um HB 20 branco, desceram e atiraram várias vezes contra ele. Os tiros acertaram o tórax e a cabeça, e José Ailton de Lira morreu na hora. Os bandidos fugiram levando a arma do policial militar.

De acordo com o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), este é o terceiro policial morto em 2018 no Rio Grande do Norte. "(José Ailton) De Lira era um profissional exemplar, com relevantes serviços prestados à comunidade. O terceiro policial que perdemos só em janeiro, e as autoridades estão aí, inertes", declarou.

O capitão Flávio Peixoto, das Rondas ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocan), reforçou que o sargento tinha boa conduta dentro da corporação. Peixoto está atuando na busca aos responsáveis pelo crime. "É mais um operador da Segurança que perde a sua vida de maneira covarde", lamentou o oficial.

José Ailton de Lira trabalhava no patrulhamento da cidade de Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. Familiares do sargento disseram que ele costumava ir ao local em que foi assassinado. Jacaré Mirim fica na zona rural de São Gonçalo do Amarante, e o policial dizia aos parentes que sentia paz quando ia até a comunidade, porque a violência ainda não havia chegado por lá.

O sargento Ailton de Lira estava em um bar quando foi abordado pelos homens que o executaram (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)
O sargento Ailton de Lira estava em um bar quando foi abordado pelos homens que o executaram (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação conjunta entre MP e polícias Civil e Militar fecha três casas de jogos em Natal

Imagem ilustrativa (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte e das Polícias Civil e Militar fechou três casas de jogos de azar na tarde desta quinta-feira (25) em Natal. A ação, batizada Mirage, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juizado Especial Criminal da capital. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante e conduzidas para lavratura de Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

A operação Mirage teve participação de 50 homens e mulheres do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPRN; do Núcleo Especial de Investigação Criminal (Neic), da Polícia Civil; e ainda da Polícia Militar. Das três casas de jogos de azar fechadas, segundo o MP, duas atuavam com máquinas caça-níqueis e outra, com bingo. As máquinas caça-níqueis funcionavam na avenida Capitão-Mor Gouveia, quase em frente à rodoviária, e outra, no bairro de Nova Descoberta. O bingo fechado existia no bairro do Alecrim.

Em um dos alvos, foi apreendida ainda uma arma de fogo e munições, mas como não havia ninguém no local, os policiais apenas fizeram a apreensão do material e entregaram à Polícia Civil para investigação.

Foram destruídas 14 máquinas caça-níqueis e apreendido dinheiro. Além disso, também foi apreendida quantidade de materiais como cadeiras, computadores e aparelhos de ar-condicionado. O dinheiro será depositado em juízo e os objetos serão doados a diversos órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos, tudo com autorização da Justiça.

Participaram da operação quatro promotores de Justiça e um delegado de Polícia Civil, que ficou responsável pela lavratura dos procedimentos.

O Ministério Público afirma que operação Mirage só foi possível graças às ligações recebidas no Disque Denúncia 127 do órgão. A ligação é gratuita e o cidadão não precisa se identificar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Procurador Geral de Justiça abre investigação contra o governador do RN

O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Eudo Leite, abriu um inquérito civil contra o governador do estado, Robinson Faria (PSD). A suspeita é de que o governador tenha cometido improbidade administrativa, que significa prática de atos ilegais ou contrários aos princípios básicos da administração pública. A portaria que determina a instauração da investigação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (27).

Robinson terá um prazo de 10 dias para apresentar uma manifestação, por escrito, a respeito dos fatos que levaram o a PGJ a instaurar a investigação. De acordo com a publicação, o governador teria cometido atos ilegais na prestação de contas públicas. Também foram apontados como razões, a elevada participação da folha de pessoal nos gastos do governo e o aumento dos restos a pagar entre 2016 e 2017.

O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do governo do estado no início da manhã deste sábado (27), mas até a publicação desta reportagem, não teve as ligações atendidas.

Segundo a publicação no Diário Oficial, o PGJ tomou a decisão de investigar o governador após receber notificação do acórdão do Tribunal de Contas do Estado que reprovou as contas do governo em 2016. Além disso, Eudo Leite afirmou que o Poder Executivo utilizou fontes de recursos que não tiveram existência comprovada. É o caso de uma suplementação por excesso de arrecadação no valor de R$ l3l.533.200,2l. "Os decretos que abriram tais suplementações informavam fonte 100 como a origem dos recursos e, no entanto, no exercício em análise, não houve excesso de arrecadação nessa fonte", constatou o procurador.

Ainda de acordo com o procurador, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também fez pagamentos de RS 67.840.739,06 por meio de oficios, sem autorização no orçamento estadual, no Proadi - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial.

Restos a pagar
Segundo o Ministério Público, os poderes e órgãos do estado comerçaram o ano de 2016 com dívidas inscritas nos "restos a pagar" que somavam R$ 56l.931.684,44, sendo que 92% desse total eram do Poder Executivo, comandado pelo governador. Esses são aqueles gastos que o Estado teve dentro do orçamento de um ano, mas que ficaram pendentes para pagamento no ano seguinte. Ao final de 2016, somando os restos a pagar de 2016 com os de 2017, as dívidas já eram de 1.014.275.977,08.


"Esse crescimento substancial do volume de Restos a Pagar que passa de um exercício para o outro representa um risco a programação financeira do Estado, com impactos potenciais negativos sobre o planejamento e a execução das políticas públicas, vez que embora não demande nova dotação orçamentária, caso não haja a devida disponibilidade de caixa decorrente do exercício anterior para arcar com esses pagamentos, o pagamento dos restos a pagar será feito com recursos financeiros dos exercícios posteriores, os quais devem ser destinados as despesas do respectivo orçamento em curso", considerou Eudo Leite.

Enriquecimento ilegal do Estado
O procurador ainda ressaltou que o Estado cancelou pagamento de R$ 5.667.880,l5 de 'restos a pagar', o que, de acordo com ele, caracteriza enriquecimento ilícito do Estado, já que os prestadores de serviço cumpriram o que estavam previstos em seu contrato, mas não receberam por isso.

Despesa com pessoal
Ainda de acordo com o PGJ, ao fim de 2016 o governo teve despesa com pessoal no valor de R$ 4.360.3l9.823,08 - que representaram 53,39% da Receita Corrente Líquida e ultrapassaram em 4,39% o limite legal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O total da despesa com pessoal do Estado ao final de 2016 representou 62,77% da Receita Corrente Líquida, o que também extrapolou o limite global de 60% determinado pela lei. "Situação esta de descumprimento que, além das implicações legais, representa perda da capacidade de manutenção das outras despesas de custeio e perda da capacidade de investimento do Estado", ponderou.

Por fim, o procurador ainda considerou que na Administração Indireta do estado não há equilíbrio entre o nível de receitas e despesas para a maioria dos órgãos, o que gera "um imenso esforço fiscal do Governo do Estado no aporte de recursos para cobrir tais déficits".

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN fecha 2,8 mil vagas de trabalho em dezembro, mas termina ano com saldo positivo

Dezembro teve mais demissões que admissões no RN (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)O mês de dezembro acabou com um saldo negativo de 2.851 (-0,66%) vagas de empregos no Rio Grande do Norte. Mas no acumulado de 2017, o teve crescimento de 848 (0,20%) empregos na comparação entre o número de vagas geradas e o registro de demissões no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal. Foram admitidas 143.847 pessoas e demitidas 142.999 nos 12 meses.

Ao longo do ano, os setores potiguares que mais criaram emprego, percentualmente, foram os da agropecuária e dos serviços - o principal responsável pelo saldo positivo, com mais de 3 mil novas oportunidades. O comércio também teve saldo positivo, enquanto todos os outros tiveram mais demissões que contratações.

Entre os setores que tiveram mais demissões, chamam a atenção a construção civil, a indústria e a extração mineral, que engloba por exemplo a exploração de petróleo. Somente essas áreas somaram quase 3 mil empregos a menos no mercado potiguar. 

Na indústria, o setor de calçados, por exemplo, teve queda de 80,47% nos empregos, com demissão de 474 pessoas, com contratação de 25. A indústria têxtil demitiu 4.498 e contratou 4.010.

Dezembro
Apesar de ter sido o principal contribuinte para o saldo positivo do estado no ano passado, o setor de serviços teve saldo negativo de 918 vagas em dezembro. Foi acompanhado pela agropecuária, que teve queda de -835 vagas. Percentualmente, porém, a maior queda foi no agronegócio, chegando a 4,49%, contra -0,49% nos serviços.


O único setores com saldo positivo no último mês do ano foi o comércio, que teve apenas 7 novas vagas (saldo de 0,1% em relação às demissões).

Brasil
A economia brasileira fechou no 20.832 postos de trabalho com carteira assinada no ano passado. O número é a diferença entre as contratações (14.635.899) e as de demissões (14.656.731) registradas no ano de 2017.

Esse foi o terceiro ano consecutivo com perda de vagas formais. Apesar disso, o resultado do ano passado foi o melhor em três anos, ou seja, desde 2014 - quando foram criadas 420,69 mil vagas de trabalho.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo de RR afirma que presidente da Assembleia pagou meio milhão por renúncia de Quartiero

Carta de renúncia, cartão bancário e cheque foram apreendidos dentro da vice-governadoria, segundo o governo de Roraima (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

A secretária de Segurança Pública (Sesp), Giuliana Castro, afirmou na noite desta sexta-feira (26) que a renúncia do vice-governador de Roraima foi comprada pelo presidente da Assembleia Legislativa do estado, Jalser Renier (SD), por meio milhão de reais.

Segundo Giuliana, documentos encontrados no prédio da vice-governadoria do estado nesta tarde indicam um acordo político entre deputados estaduais, federais, senadores e o ex-vice-governador para "prejudicar o governo do estado".

A assessoria de Jalser Renier disse em nota que o cheque foi plantado na vice-governadoria e que "desconhece o referido cheque, cuja conta bancária está sem movimentação e o respectivo talonário está extraviado há anos". (Leia abaixo a íntegra da nota)

Em nota, o advogado de Paulo Cesar Quartiero afirmou que o ex-vice-governador desconhece a existência do cheque apresentado pela Sesp e que irá entrar com medidas judiciais contra a ação do governo que ele considerou "difamatória e criminosa". (Leia abaixo a íntegra da nota)

Quartiero renunciou ao cargo alegando 'incompatibilidade' com a gestão da governadora Suely Campos (PP) nesta manhã.

De acordo com a Sesp, dentro de uma mochila que estava no prédio foi encontrada a carta original de renúncia do ex-vice-governador. Junto com ela estavam um cheque de R$ 500 mil assinado por Jalser Renier datado para o dia 28 de janeiro e um cartão de banco de Quartiero.

Além disso, ainda segundo a secretária, foram apreendidos documentos que mostram a negociação para o afastamento do ex-vice-governador.

"Os documentos tratam da renúncia do vice-governador. Valores, nomes, especificamente da negociação do cargo", afirmou Giuliana.

Governo convocou coletiva na noite desta sexta-feira (26) para falar sobre documentos apreendidos (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
Governo convocou coletiva na noite desta sexta-feira (26) para falar sobre documentos apreendidos (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

No cheque apresentado pelo governo, não está preenchido o campo do destinatário. Entretanto, a secretária afirma que os indícios apontam que o cheque era para Quartiero.

Diante dos documentos, a secretária informou que a Polícia Civil já instaurou inquérito policial para investigar o crime de corrupção por parte do ex-vice-governador.

Será solicitado à Justiça autorização para instauração de inquérito para investigar Jalser Renier. Por ocupar o cargo de deputado, Jalser possui o benefício do foro privilegiado. Como Quartiero já deixou o cargo no governo, ele não possui mais a prerrogativa.

"Aqui todos os indícios comprovam que houve um complô político para prejudicar o estado de Roraima", disse a secretária.

A Sesp também encontrou no prédio da vice-governadoria dezenas de processos originais da prefeitura de Pacaraima datados de 2006, época em que Quartieiro era prefeito do município. A subtração dos documentos será investigada e configuram o crime de peculato, segundo Giuliana.

Os documentos citados foram encontrados durante uma ação da Casa Civil realizada no prédio da vice-governadoria diante da saída de Quartieiro do governo. Agentes da Sesp e da Casa Militar ajudaram no levantamento do patrimônio do prédio que durou cerca de três horas.

Nota Jalser Renier
A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, informa que o presidente desta Casa, deputado Jalser Renier (SD), refuta as acusações feitas pelo Poder Executivo, que se utilizou da máquina pública para promover um clima de terrorismo em Roraima, por conta da renúncia do vice-governador, Paulo César Quartiero. Informa que o referido cheque foi “plantado” na vice-governadoria do Estado, e que irá tomar as providências jurídicas cabíveis para que a delegada Giuliana Castro responda pelas acusações que fez a imprensa. O Presidente Jalser desconhece o referido cheque, cuja conta bancária está sem movimentação e o respectivo talonário está extraviado há anos, e adianta que vai pedir investigação sobre o uso da força policial para uso pessoal da senhora governadora Suely Campos.


Nota Quartiero
A assessoria jurídica do senhor Paulo César Justo Quartiero informa que no início da tarde dessa sexta-feira, 26, esteve no prédio onde fica a vice-governadoria para proceder com a entrega das chaves do órgão, e lá chegando se deparou com a secretária de Segurança Pública, senhora Giuliana Castro, acompanhada de vários policiais e grupos de elite da Polícia Civil e Militar de Roraima, que já haviam arrombado as portas do local e se encontravam em seu interior. Informa ainda que a mesma não autorizou que o assessor jurídico do ex vice-governador ou qualquer outro servidor do órgão acompanhasse a suposta operação de busca e apreensão, que aliás não contava com mandado judicial ou requisição de autoridade policial competente. Salienta que em nenhum momento outras pessoas que não fossem os policiais comandados pela senhora delegada e servidores do primeiro escalão do Governo e da Casa Civil do Governo do Estado, puderam acompanhar as supostas buscas.

Afirma que o mesmo desconhece a existência do suposto cheque apresentado pela delegada Giuliana Castro durante entrevista à imprensa, convocada "às pressas" na noite dessa sexta-feira, 26, para, tão somente, tentar enlamear a imagem do ex vice-governador de Roraima. Afirma também que já estão sendo tomadas as providências legais para que os responsáveis por essa ação difamatória e criminosa respondam por seus atos, inclusive a formalização de notícia crime contra o ato arbitrário da secretária de Segurança Pública do Estado. Salienta que o ato de renuncia do senhor Paulo César Quartiero é fruto de uma decisão pessoal, irrevogável, e que deveria ser respeitado pelo Governo do Estado e seus membros.

Polícia Civil apreendeu documentos no prédio da vice-governadoria nesta tarde (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
Polícia Civil apreendeu documentos no prédio da vice-governadoria nesta tarde (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Malas que armazenavam R$ 51 milhões em bunker atribuído a Geddel são entregues ao STF

PF faz buscas em endereço de Salvador que seria, supostamente, utilizado por Geddel Vieira Lima como “bunker” para guardar dinheiro em espécie (Foto: Divulgação/PF)Quatro meses após ter recebido da Justiça Federal as investigações sobre Geddel Vieira Lima, preso no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF) teve acesso às malas que armazenavam R$ 51 milhões e que foram encontradas em um bunker, em Salvador, atribuído ao ex-ministro baiano.

As nove malas, vazias, foram entregues pela Policía Federal ao STF na quarta-feira (24). A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria do Supremo na tarde desta sexta (26).

As caixas e malas de dinheiro encontradas pela PF no dia 5 de setembro do ano passado estavam em um imóvel que fica na Rua Barão de Loreto, no bairro da Graça, área nobre da capital baiana.

De acordo com a polícia, à época, os valores apreendidos foram transportados a um banco, onde o dinheiro foi contabilizado por sete máquinas, e depositado em conta judicial.

O apartamento teria sido emprestado ao ex-ministro para que guardasse os pertences do seu pai, já falecido. Durante as investigações sobre Geddel, surgiu a suspeita de que ele estava usando o local para esconder provas de atos ilícitos e dinheiro em espécie.

O G1 também tentou contato com a Policía Federal nesta sexta-feira, mas o órgão disse que não divulga informacões sobre investigações em andamento.

STF
Em setembro de 2017, o juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, remeteu ao Supremo Tribunal Federal as investigações sobre o ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília.

O motivo da transferência do caso para o Supremo são os indícios encontrados nas investigações em relação ao irmão de Geddel, Lúcio Vieira Lima, que, na condição de deputado federal, tem foro privilegiado no STF.

A decisão atende a um pedido da Polícia Federal, que apreendeu uma nota fiscal de uma funcionária do deputado no apartamento onde estavam escondidos em malas e caixas R$ 51 milhões em espécie – a maior apreensão de dinheiro vivo da história da Polícia Federal.

Segundo a PF, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel. Agentes encontraram impressões digitais do ex-ministro nas malas de dinheiro.

O juiz Vallisney de Oliveira encaminhou o caso ao ministro Luís Edson Fachin e afirmou que, embora não existam indícios contra o deputado em fatos anteriores à apreensão do dinheiro em espécie no apartamento, é preciso aprofundar as investigações – por isso encaminhou as investigações ao STF.

Vallisney de Oliveira reproduziu o entendimento da Polícia Federal, que vê indício de lavagem de dinheiro por parte do deputado.

Segundo o texto da decisão, “não se pode excluir de plano a participação de Lúcio Vieira Lima no ilícito de lavagem de dinheiro, e considerando o encontro fortuito de indícios acerca do local utilizado para a guarda de dinheiro em espécie que apontam para eventual ligação com o parlamentar, parece-nos mais adequado, neste momento, a remessa dos autos à Egrégia Corte para apreciação de sua competência para investigar".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sérgio Moro pede explicações ao MPF sobre assassinato de investigado na Lava Jato

José Roberto Soares Vieira foi morto a tiros em 18 de janeiro (Foto: Reprodução)

O juiz Sérgio Moro pediu nesta sexta-feira (26) explicações ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a morte de José Roberto Soares Vieira, assassinado a tiros no dia 18 de janeiro, na Bahia.

Ele respondia a ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro e confessou ter ajudado a desviar dinheiro da Transpetro, na Bahia, junto com o ex-diretor da empresa José Antônio de Jesus. Os dois foram alvos da 47ª fase da Operação Lava Jato.

“Não se pode excluir a possibilidade de que o homicídio esteja relacionado a esta ação penal, já que, na fase de investigação, o referido acusado aparentemente confessou seus crimes e revelou crimes de outros”, disse Moro no despacho.

José Roberto Soares Vieira foi vice-prefeito da cidade de Ourolândia, Bahia, entre 2012 e 2016.

47ª fase
José Roberto Soares Vieira foi denunciado na Lava Jato em dezembro de 2017, junto de três pessoas. Batizada de Sothis, a fase da Lava Jato ocorreu em quatro estados: Sergipe, São Paulo, Bahia e Santa Catarina.

Segundo o MPF, as investigações começaram com base em informações de delações premiadas de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, e de executivos da NM Engenharia.

O ex-gerente da Transpetro José Antônio de Jesus foi o principal alvo da fase. Ele e seus familiares são suspeitos de negociar o recebimento de R$ 7,5 milhões em propinas pagas pela empresa de engenharia NM em troca de ser favorecida em contratos com a subsidiária da Petrobras.

Em troca da propina, os procuradores dizem que Jesus ajudou a NM Engenharia a firmar contratos que somaram R$ 1,5 bilhão. A propina de Jesus correspondeu a 0,5% desses contratos. Conforme o MPF, a propina recebida por Jesus foi repassada a integrantes do Partido dos Trabalhadores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ao renunciar, vice-governador de RR compara venezuelanos a zumbis: 'ruas lembram The Walking Dead'

Paulo César Quartiero discursou na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima nesta sexta  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima)Durante pronunciamento de renúncia ao cargo de vice-governador de Roraima nesta sexta-feira (26) na Assembleia Legislativa Estadual, Paulo César Quartiero (sem partido) disse que as ruas de Boa Vista estão tomadas por imigrantes venezuelanos e os comparou a zumbis do seriado 'The Walking Dead'.

O abandono do cargo ocorreu por meio de uma carta de renúncia enviada à Assembleia Legislativa nessa quinta-feira (25). Na manhã seguinte, ao convocar uma sessão extraordinária na Casa para anunciar que deixaria o cargo, justificou que não concorda com a gestão da governadora Suely Campos (PP).

Desde o final de 2015, Roraima recebe um intenso fluxo de imigrantes venezuelanos fugindo da fome e da crise no país natal. Muitos deles tentam emprego nas ruas e outros vivem em praças e espaços públicos da capital.

Há dois meses o governo decretou situação de emergência em razão do crescente número de imigrantes que cruzam a fronteira da Venezuela pelo estado.

No discurso feito da tribuna da Assembleia, que durou pouco mais de uma hora, Quartiero atribuiu a renúncia à má administração da governadora de Roraima e citou ainda que o estado está sobrecarregado com a vinda de imigrantes venezuelanos.

“Fico abismado com o que acontece aqui [Roraima]. A gente anda nessas ruas que parecem [o seriado] 'The Walking Dead'. Esses venezuelanos nas ruas parecem uns zumbis. Nosso estado sem perspectiva com salários [de servidores] atrasados. E fica por isso mesmo”, declarou.

O G1 fez contato com a Secretaria de Comunicação do governo solicitando posicionamento da governadora Suely Campos sobre as declarações de Quartiero e aguarda retorno.

O agora ex-vice-governador lembrou ainda que quando assumiu o cargo disse não haver condições de receber migrantes venezuelanos.

Dezenas de venezuelanos tentam emprego nas ruas da capital Boa Vista (Foto: Emily Costa/G1 RR/Arquivo )
Dezenas de venezuelanos tentam emprego nas ruas da capital Boa Vista (Foto: Emily Costa/G1 RR/Arquivo )

"O estado está esgotado. Se querem que Roraima receba venezuelanos, a Onu tem de se responsabilizar pelos encargos, custos. Estamos sobrecarregados. Nem conseguimos dar conta da nossa população. E o governo [estadual] está sendo inerte", disse.

De acordo com o ex-vice-governador, não havia como continuar integrando o governo de Roraima devido a Suely Campos seguir "abraçando uma política ambiental que atrasa o desenvolvimento do estado".

“A governadora viajou para Alemanha para receber um 'jabá' de 400 mil dólares para assinar compromissos que inviabilizam definitivamente o nosso estado, engessando os recursos naturais e impedindo o nosso crescimento”, alegou.

A declaração de Quartiero se refere a viagem que Suely Campos fez a Alemanha onde participou da Conferência do Clima da Onu (COP 23) em novembro de 2017.

Sem partido, Quartiero anunciou ainda durante o discurso sua candidatura para o Senado. “ Vou para o partido que o meu líder, Jair Bolsonaro [PSC], me indicar. Faço parte do grupo dele", disse, comentando que, durante três anos no cargo, ganhou apenas experiência.

Quartiero criticou ainda o fato de Suely Campos ter nomeado parentes para cargos do alto escalão logo que assumiu o governo, em 2015.

"Suely fez exatamente o que nós [coligação] condenávamos: nepotismo, a escolha de uma equipe baseada em critérios que não a da capacidade e substituir a ameçada de uma clã familiar governar o estado por outro. Naquela época fui contra isso e denunciei", disse.


Para o ex-vice-governador, um impeachment para afastar a governadora Suely Campos poderia ser uma forma de o estado avançar. "Mas quem decide por esse afastamento é a Assembleia", acentuou.

Em 2008, Quartiero passou nove dias preso por ser suspeito de orquestrar um atentado contra índios da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol. Devido ao caso, o ex-vice-governador foi considerado um opositor aos índios e uma lideraça entre os fazendeiros da região.

Em abril de 2017, Paulo César Quartiero assumiu o governo do estado durante oito dias de ausência da governadora Suely Campos. Nesse período ele exonerou o titular da Secretaria do Índio e disse publicamente que ele deveria ser fuzilado.

'Declarações absurdas', diz presidente da Associação de Venezuelanos no Brasil
Para o presidente da Associação dos Venezuelanos no Brasil, Freyo Viana, as declarações do agora ex-vice-governador são absurdas e podem incitar a xenofobia contra os imigrantes.

“Ele tem que assumir as coisas. Não é só falar besteira para causar mais xenofoia de brasileiros contra venezuelanos. Ele tem que ser um árbitro não um acusador. Como autoridade não pode falar contra um ou contra outro, ele tem que falar por todos”.

No entendimento de Freyo, as autoridades do estado precisam intervir no sentido de resolver a situação do estado.

“Se ele está olhando para a gente, porque não procura melhorar as coisas aqui também? Nos acolher, se perguntar o que está acontecendo. Estão olhando os venezuelanos como pessoas ruins. Acham que estamos fazendo coisas ruins, mas ninguém vê que a economia aqui está melhorando, os supermercados vendem mais comida para os venezuelanos. Eu, por exemplo, sou empresário e estou investindo aqui”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Definição de posse de Cristiane Brasil deve ficar para fevereiro

O Palácio do Planalto trabalha com a informação de que ficará para o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão sobre a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho.

A posse está suspensa por decisão provisória da presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, e, segundo interlocutores do presidente Temer, ela deve manter sua decisão e submetê-la ao plenário da corte, que só volta a trabalhar em fevereiro após o recesso do Judiciário.

Cristiane Brasil foi nomeada oficialmente ministra do Trabalho no dia 04 de janeiro. Uma primeira data para posse chegou a ser marcada para o dia 9 de janeiro, mas uma decisão da Justiça do Rio suspendeu a cerimônia.

Depois, o governo fez várias tentativas de derrubar a liminar no Tribunal Regional Federal do Rio, sem sucesso. Posteriormente, conseguiu uma decisão favorável do STJ (Superior Tribunal de Justiça) no dia 20 de janeiro.

A posse chegou então a ser marcada para o dia 22, no mesmo dia em que Temer viajou para Davos, na Suíça.

Só que a presidente do STF, acatando pedido de advogados que haviam entrado na Justiça do Rio contra a nomeação da deputada, tomou uma decisão provisória impedindo assim a cerimônia de posse.

Em seguida, pediu mais informações ao STJ e à AGU (Advocacia-Geral da União) e parecer da Procuradoria-Geral da República num prazo de 48 horas.

Os três órgãos já encaminharam a documentação para a ministra e a expectativa é que ela tome uma decisão final até segunda-feira (29).

Segundo apurou o blog junto a interlocutores do presidente Temer, a expectativa é que essa decisão final de Cármen Lúcia aponte no caminho de que cabe ao STF decidir sobre o impasse em relação à posse da deputada e, com isso, mantenha a suspensão até que o plenário do tribunal analise o tema.

Com isso, ficará para fevereiro a definição sobre o Ministério do Trabalho, cujo posto de titular está vago desde que Ronaldo Nogueira, também do PTB, pediu demissão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sisu 2018: inscrições estão encerradas; resultado sairá na segunda-feira (29)

 (Foto: Reprodução/MEC)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram encerradas às 23h59 da sexta-feira (26), conforme previsto no edital. As listas de aprovados em cada curso serão divulgadas na próxima segunda-feira, dia 29, no site http://sisu.mec.gov.br/. Estão em disputa 239.716 vagas em 130 instituições.

Também será possível consultar o resultado nas páginas das instituições de ensino e na central de atendimento do Ministério da Educação (0800-616161).

Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à universidade em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula. O prazo para efetivá-la vai do dia 30 de janeiro ao 7 de fevereiro.

De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC, às 12h desta sexta (26), o sistema registrava 1.954.849 inscritos e 3.793.667 inscrições, já que cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso.

Notas de corte
Durante as inscrições, todos os dias, à 0h, o sistema calcula qual a nota de corte de cada curso, baseando-se no número de vagas disponíveis e no desempenho dos inscritos. Ela não é atualizada em tempo real – portanto, mesmo que o estudante tenha atingido o patamar mínimo apresentado pelo sistema, não há a garantia de que seja selecionado. É necessário aguardar até a divulgação da primeira chamada.

A função de divulgar as notas de corte é oferecer uma referência para que os candidatos se inscrevam em cursos nos quais têm chances de serem aprovados.

Concorrência em medicina
A menor nota de corte parcial para os candidatos a cursos de medicina, na última atualização do sistema, foi de 753,1 pontos, na Universidade Federal Rural do Semiárido, no Rio Grande do Norte. A mais alta foi de 884 pontos, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Caicó.

Os dados foram liberados para consulta no portal http://sisu.mec.gov.br e consideram a situação das inscrições até a meia-noite desta sexta-feira (26).


As notas apontadas neste levantamento consideram somente vagas de "ampla concorrência", às quais concorrem estudantes que não se encaixam em critérios da Lei de Cotas ou em ações afirmativas próprias de cada universidade.

Lista de espera
Podem tentar participar da lista de espera aqueles que:

não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular;
ou os que tenham sido convocados para a segunda opção.
Caso o candidato queira tentar, deve entrar em seu boletim de notas entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro e clicar no botão correspondente à "confirmação de interesse em participar da lista de espera". O sistema irá emitir um aviso de confirmação.

Os resultados serão publicados pelas próprias instituições de ensino - e não pelo site do Sisu. É importante, portanto, que cada candidato acompanhe as convocações feitas pela universidade em que busca estudar.

Calendário do Sisu 2018
Inscrições: de 23 de janeiro até as 23h59 de 26 de janeiro
1ª chamada: 29 de janeiro
Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: de 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: de 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro
Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminosos invadem festa de facção rival, matam várias pessoas e ferem dezenas em Fortaleza

Chacina ocorreu no 'Forró do Gago', local de shows no Bairro Cajazeiras (Foto: Facebook/Reprodução)Um massacre deixou várias pessoas mortas e outras feridas em uma festa no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza, na madrugada deste sábado (27). A suspeita inicial é que membros de uma facção criminosa estavam na danceteria "Forró do Gago", próximo à BR-116, por volta da 1h30, quando vários homens armados chegaram em três carros, invadiram o local e dispararam tiros. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, a identidade das vítimas ou se algum suspeito foi preso. O caso segue em investigação.

A polícia afima que há, no mínimo, 10 pessoas mortas, mas ainda não divulgou um número oficial de vítimas fatais, dada a quantidade de corpos no local e o número de pessoas que possam ter morrido a caminho de hospitais.

O Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência de Fortaleza, recebeu seis pessoas feridas, todas baleadas. Cinco deles estão internados e não há detalhes sobre o estado de saúde. O sexto tem estado grave de saúde e está na sala de reanimação do IJF.

Fotos da chacina compartilhadas em redes sociais mostram 12 cadáveres no local da festa, a maioria de mulheres. O número não é confirmado pelas autoridades, que ainda investigam. "Foi uma cena brutal, um massacre, nunca havia ocorrido algo parecido [no Ceará]", diz o policial.

Em dezembro de 2017, ano em que o Ceará teve um recorde no número de homicídios, o governador do Ceará, Camilo Santana, havia dito que 82% dos homicídios ocorrem em consequência do conflito entre facções que disputam territórios de tráfico de drogas.

Relato de sobrevivente
"Está muito horrível, muito horrível mesmo, muita gente baleada no chão", disse um sobrevivente, em mensagem compartilhada em rede social. A PM confirmou que se trata do texto de uma testemunha que pediu para não ter o nome divulgado.

"Algumas testemunhas falam em dezenas de pessoas chegando e atirando, sem dar chance de defesa; outras falam que eram um grupo de 15 bandidos, em três carros, fortemente armados", relato o PM.


Conforme um policial militar relatou ao G1, há marcas de tiros em várias paredes da casa de shows e em veículos que estavam estacionados próximos ao local.

Buscas pelos suspeitos

Um pessoa foi achada morta dentro de um veículo estacionado no local da chacina (Foto: Facebook/Reprodução)
Um pessoa foi achada morta dentro de um veículo estacionado no local da chacina (Foto: Facebook/Reprodução)

O PM ouvido pelo G1 afirmou também que os policiais realizam uma força-tarefa momentos após o crime em busca dos autores. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa a região.

O policial afirmou que não pode informar detalhes sobre as buscas ou eventual identidade dos suspeitos. Também não há confirmação se algum suspeito foi preso até a madrugada deste sábado.

Chacinas no Ceará
A maior chacina do Ceará com o número de mortos confirmados foi o caso que ficou conhecido com Chacina da Messejana, com a morte de 11 pessoas, a maioria adolescentes, ocorrida na madrugada de 12 de novembro de 2015.

Mais de 40 policiais foram presos suspeitos de envolvimento na sequência de homicídios, e 33 deles vão a julgamento. A suspeita é de que os policiais mataram os garotos como "retaliação" pelo assassinado de um policial militar, horas antes da chacina. Não há provas de que as vítimas da chacina tenham relação com a morte do policial.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Goiânia e Aparecida de Goiânia estão entre as 5 cidades do país que mais criaram empregos em 2017

Goiânite teve um saldo positivo de quase 4 mil vagas (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)A cidade de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, é a segunda do país com maior saldo de contratações com carteira assinada em 2017, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho. A capital goiana aparece logo depois, na quarta posição.

O levantamento aponta que Aparecida de Goiânia teve 48.063 admissões em 2017, contra 43.721 desligamentos, ou seja, um saldo de 4.342 contratações. Já Goiânia registrou a assinatura de 202.189 carteiras de trabalho e 198.309 demissões, portante, houve a criação de 3.880 postos de trabalho.

Os índices acompanham os do estado. Goiás somou 473.417 contratações contra 454.566 demissões. Assim, o saldo ficou positivo em 18.851 vagas.

Aparecida de Goiânia e a capital estão entre os 3.181 municípios que contrataram mais do que demitiram no país. O panorama é oposto em outras 2.244 cidades brasileiras. Já 234 municípios tiveram a mesma proporção de perdas e admissões.

Após quase dois anos desempregada, Edinalva Barros foi contratada em 2017 (Foto: Paula Resende/ G1)
Após quase dois anos desempregada, Edinalva Barros foi contratada em 2017 (Foto: Paula Resende/ G1)

Entre os goianos que foram contratados em 2017 está a vendedora Edinalva de Carvalho Sousa Barros, de 40 anos. Ela foi demitida em junho de 2015 de uma empresa de autopeças, onde trabalhava como secretária, por causa da crise financeira, e só conseguiu um novo emprego em janeiro do ano passado.

“Mais pessoas que conheço foram contratadas no ano passado. Espero que a economia melhore para aumentar ainda mais as oportunidades”, disse Edinalva.

A vendedora Fernanda Lobo, de 20 anos, também enfrentou uma saga por emprego. Ela conta que distribuiu cerca de 100 currículos na Grande Goiânia até conseguir uma vaga em um shopping, em outubro do ano passado.

"Estava desesperada por um emprego, precisava de dinheiro. Agora estou bem, amo trabalhar aqui", disse a vendedora.

Goiânite teve um saldo positivo de quase 4 mil vagas (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)
Goiânite teve um saldo positivo de quase 4 mil vagas (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)

Diferentemente delas, José Gonçalves da Silva, de 30 anos, ainda não conseguiu uma oportunidade de trabalho. Em fevereiro do ano passado, ele deixou o trabalho como ajudante de carga e descarga e, desde então, não conseguiu assinar a carteira novamente.

“Tenho aluguel, contas para pagar. Estou fazendo uns bicos, mas estou agoniado. Dá até depressão ficar dentro de casa”, lamenta.

Silva está entre os 14.656.731 brasileiros demitidos em 2017. Esse foi o terceiro ano consecutivo com perda de vagas formais. Entre 2015 e o ano passado, o país fechou um total de 2,88 milhões de postos. No entanto, o resultado do ano passado foi o melhor em três anos.

Fonte: G1
Leia Mais ››