quarta-feira, julho 05, 2017

Filho de Guerra, do Palmeiras, sofre acidente doméstico e é internado; meia decide voltar ao Brasil

Guerra, em treino do Palmeiras em Guayaquil, na terça-feira (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)

O Corpo de Bombeiros de Barueri confirmou, na tarde desta quarta-feira, ter atendido a um chamado de emergência para resgatar Assael Guerra, filho do meia venezuelano Alejandro Guerra, do Palmeiras. Em nota, o clube diz que o estado da criança é estável e ela segue sob cuidados médicos. Guerra decidiu voltar ao Brasil e não enfrenta o Barcelona, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Guayaquil, pelas oitavas de final da Taça Libertadores.
A criança, de três anos, se afogou na piscina da residência do jogador, em Alphaville, na Grande São Paulo. A queda na piscina se deu durante a festa de aniversário da esposa de Guerra. O Capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros de Barueri, disse em entrevista à TV Bandeirantes que o chamado de emergência foi registrado às 11h15.
Por telefone, a família recebeu instruções para os primeiros socorros, virando a criança de lado. O resgate chegou em 10 minutos, e a criança foi imediatamente levada a um hospital. Assael está internado na unidade Morumbi do Hospital Albert Einstein. A pedido da família, que quer privacidade, o hospital não divulgará boletim médico.
Guerra estava com o time do Palmeiras em Guayaquil, no Equador, concentrado para o jogo desta quarta-feira contra o Barcelona, pelas oitavas de final da Libertadores. Informado por telefone, Guerra decidiu voltar para o Brasil ainda nesta quarta-feira.
Os meio-campistas Felipe Melo e Moisés se manifestaram nas redes sociais dando apoio ao jogador e à família durante o momento difícil. Os perfis de Corinthians Cruzeiro, Vasco, Ponte Preta, Avaí, Flamengo e outros clubes também se solidarizaram.

Veja abaixo a nota divulgada pelo Palmeiras:
A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que o filho do atleta Alejandro Guerra sofreu um acidente doméstico nesta quarta-feira (05). O estado da criança é estável e ela segue sob cuidados médicos. O clube está prestando todo o auxílio necessário para o meia e sua família. O jogador não enfrentará o Barcelona-EQU e retornará a São Paulo.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Em programa de Rádio administração municipal explica recomendação do MPF que o deixou “sem médicos”.


Foi a 19ª Edição do Programa “Itaú Agora” na manhã desta quarta-feira, 05 de julho de 2017, pela Rádio Cidade FM Itauense, trazendo a participação do controlador Dr. Kadson Eduardo, o Coordenador de Saúde Nedilson Paiva, o Assessor de comunicação Arlindo Maia e o Prefeito Ciro Bezerra por telefone, diretamente de Brasília.

Considerando a exigência contida em uma ação civil pública (cumprimento de um acordo) do Ministério Público Federal (MPF) que determina o controle eletrônico do registro de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos Municipais; exigência contida na Lei 456/2017 que regulamenta o uso do registro eletrônico de Frequência, bem como a necessidade de dar cumprimento ao referido dispositivo legal e à Lei 202/92, fazendo cumprir a carga horária dos servidores e compatibilizando o controle de frequência dos servidores, adequando-os à legislação vigente; podendo ensejar responsabilidades ao servidor e a administração municipal imediata pela não observância das regras estabelecidas.

Ou seja, os médicos assim como os servidores deverão cumprir uma carga horária de 40 horas semanais, vendo a impossibilidade de cumprimento os profissionais da saúde, médicos e odontólogos, não aceitaram as circunstância da medida e resolveram pedir demissão, causando um grande prejuízo a população itauense. Porém, isso não significa que a administração ficou de braços cruzados, de imediato o prefeito viajou para Brasília em busca de solução através do programa Mais Médicos do Governo Federal, mas as notícias não foram boas.

Ciro informou a população que não era possível trazer profissionais do programa “Mais Médicos” porque não havia edital aberto para adesão ao programa, no entanto solicitou através de ofício emergencial uma solução junto ao Governo Federal.

(Fotos do Facebook do Prefeito Ciro Bezerra)





De imediato foi agendado uma reunião para as 16 horas desta quarta-feira (05) para tentar uma solução de emergência para sanar a problemática da falta de médicos para atendimento ao público pelo PSF.

O Coordenador de Saúde alertou a comunidade que em caso de emergência o paciente deve procurar a secretaria de Saúde ou a unidade hospitalar (Maternidade ou UBS) para que sejam tomadas medidas necessárias, lembrando ainda que durante a noite o atendimento está mantido através de plantões médicos para medidas emergenciais, inclusive 24 horas nos finais de semanas.

O Controlador Dr. Kadson Eduardo explicou aos ouvintes as medidas que estavam sendo tomadas como citado acima, e as consequência em descumprimento da ação civil pública do MPF, gerando ao município multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para cada um dos oito itens constantes, lembrando que no município de Itaú são 3 PSF’s, em trinta dias de descumprimento de um PSF geraria um prejuízo de trinta mil reais (R$ 30.000,00).

Eduardo falou também sobre o Processo Seletivo que está em andamento, onde a preocupação será somente em relação aos médicos, já os dentistas (Odontólogos) foram 09 inscritos no processo seletivo, suprindo a necessidade do município que são de apenas três.

Para encerrar o prefeito informou aos munícipes que sua vagem, embora emergencial, aproveitou para buscar novos recursos para o município junto a emendas, e que trará na bagagem melhorias para a cidade de Itaú.

Nedilson encerrou orientando a população para não dar ouvidos a pessoas que querem difamar a administração, espalhando informações falsas de que os médicos pediram demissão por falta de pagamento, informando que o pagamento dos profissionais da saúde foram realizados desde o dia 22 de junho, referente ao mês (06), mostrando a verdade dos fatos e que a população fique atente as informações que são prestadas.




Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Após assalto em loja de roupa, casal abandona moto com queixa de roubo e foge a pé


Um casal armado de revolver assaltou, na tarde desta quarta feira 06 de julho, uma loja de roupas, localizada na Rua João Cordeiro, próximo a antiga Rafitex no bairro Santo Antônio em Mossoró RN. 

De acordo com informações colhidas no local pela PM, o casal entrou no estabelecimento, rendeu clientes e funcionários e anunciou o assalto. 

Após promover um rapa na loja os dois crimnosos saíram do estabelecimento e foram supreendidos por um popular que estava armado nas proximidades da loja e ao percebeu a ação criminosa, abriu fogo contra os assaltantes. 

O casal abandonou uma moto Biz com queixa de roubo, no local e se evadiu a pé e ao entrar na Rua Seis de Janeiro, tomou um carro de assalto e fugiu sentido ignorado, levando o material roubado da loja. 

A Polícia Militar foi acionada para o local, mas quando chegou na loja o casal já tinha fugido. A guarnição realizou diligências na região mas sem êxito. 

As imagens gravadas pelas câmeras de monitoramento do estabelecimento deverão auxiliar a Polícia Civil na identificação dos assaltantes.



Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Fugitivo da Penitenciária Mário Negócio é capturado pela DENARC no bairro Costa e Silva


Policiais Civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) capturaram no início da tarde desta quarta feira 05 de julho, em uma operação no Bairro Costa e Silva (Pintos) o foragido da Penitenciária Mario Negócio, JHONATAN BATISTA DE SOUZA de 21 anos. 

O apenado responde por crime de assalto e estava foragido do Presídio há vários dias. Na casa dele os policiais encontraram 40 gramas de maconha. 

Segundo o titular da Denarc, Dr Teixeira Júnior, a equipe da especializada foi até o bairro Costa e Silva realizar uma operação para prender traficantes e apreender drogas, uma vez que denúncias sobre o tráfico de entorpecentes naquela localidade chegavam com frequência à delegacia. 

Após ser capturado o apenado foi conduzido para a unidade prisional de origem, onde deverá cumprir o restante de sua pena.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

A inesperada descoberta sobre 'torre dos crânios' dos astecas no México

Os crânios foram descobertos em 2015 (Foto: Reuters/Henry Romero)

Ao longo dos últimos séculos, ela era conhecida no México, onde era passada de geração a geração: a história sobre uma "torre de crânios" que espalhava medo e pavor entre nos conquistadores espanhóis.
Relatos diziam que a estrutura era composta de milhares de cabeças de guerreiros decapitados.
Por 500 anos, os crânios ficaram intactos sob o solo daquela que um dia foi a capital asteca, Tenochtitlán, no local onde hoje fica a Cidade do México.
Até que, há dois anos, um grupo de arqueólogos descobriu os primeiros crânios - dando início à revelação de seus segredos.

Arqueólogos têm feito descobertas impressionantes ao explorar os crânios encontrados na região (Foto: Reuters/Henry Romero)
Arqueólogos têm feito descobertas impressionantes ao explorar os crânios encontrados na região (Foto: Reuters/Henry Romero)

Uma das descobertas mais recentes surpreendeu os pesquisadores: os crânios eram de homens jovens, mas também de mulheres e crianças - o que obriga historiadores a repensar seus conhecimentos sobre o assunto.
"Nós estávamos esperando encontrar apenas homens, homens jovens, como soldados costumam ser. Você nunca vai imaginar mulheres e crianças indo para a guerra", afirmou à agência de notícias Reuters Rodrigo Bolanos, um dos antropólogos biológicos que participaram da pesquisa.
"Algo está acontecendo, algo sobre o que não temos nenhum registro. Isso é realmente novo, uma primeira descoberta."

Até agora, arqueólogos encontraram 676 crânios em uma região perto da Catedral Metropolitana da Cidade do México, que foi construída sobre o Templo Mayor, um dos mais importantes templos astecas de que se teve conhecimento.
A base dela ainda precisa ser encontrada e acredita-se que ainda serão achados vários outros crânios.
Para os pesquisadores, a estrutura teria sido uma grande prateleira de crânios chamada de Huey Tzompantli, de 60 metros de diâmetro, localizado no canto da capela de Huitzilopochtli, deus asteca do sol, da guerra e do sacrifício humano.
Os arqueólogos estão certos de que é uma das prateleiras, ou "tzompantli", descritas pela primeira vez pelo soldado Andres de Tapia, que acompanhou Hernan Cortes em 1521 na conquista do México.
Prateleiras de crânios como essa eram comuns em culturas mesoamericanas antes da conquista espanhola. Os astecas e outros grupos realizavam sacrifícios humanos em oferenda ao Sol.
Cortes chegou a Veracruz, na costa leste do México, em 1519. Dois anos depois, aliando-se a outros grupos indígenas, os homens de Cortes conquistaram a capital asteca.

Até agora, foram encontrados mais de 650 crânios (Foto: Reuters/Henry Romero)
Até agora, foram encontrados mais de 650 crânios (Foto: Reuters/Henry Romero)

Até agora, arqueólogos encontraram 676 crânios em uma região perto da Catedral Metropolitana da Cidade do México, que foi construída sobre o Templo Mayor, um dos mais importantes templos astecas de que se teve conhecimento.
A base dela ainda precisa ser encontrada e acredita-se que ainda serão achados vários outros crânios.
Para os pesquisadores, a estrutura teria sido uma grande prateleira de crânios chamada de Huey Tzompantli, de 60 metros de diâmetro, localizado no canto da capela de Huitzilopochtli, deus asteca do sol, da guerra e do sacrifício humano.
Os arqueólogos estão certos de que é uma das prateleiras, ou "tzompantli", descritas pela primeira vez pelo soldado Andres de Tapia, que acompanhou Hernan Cortes em 1521 na conquista do México.
Prateleiras de crânios como essa eram comuns em culturas mesoamericanas antes da conquista espanhola. Os astecas e outros grupos realizavam sacrifícios humanos em oferenda ao Sol.
Cortes chegou a Veracruz, na costa leste do México, em 1519. Dois anos depois, aliando-se a outros grupos indígenas, os homens de Cortes conquistaram a capital asteca.

Por muito tempo, acreditou-se que os crânios seriam de guerreiros mortos em batalha (Foto: Reuters/Henry Romero)
Por muito tempo, acreditou-se que os crânios seriam de guerreiros mortos em batalha (Foto: Reuters/Henry Romero)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em vídeo, mulher obriga suposta amante do marido a circular pelas ruas de Barretos nua e com cabelos raspados

Jovem foi obrigada a circular pelas ruas de Barretos nua e com os cabelos raspados (Foto: Reprodução/EPTV)

A Polícia Civil investiga uma mulher suspeita de sequestrar uma jovem de 18 anos e obrigá-la a circular pelas ruas de Barretos (SP) dentro de um carro, completamente nua, com a cabeça e a sobrancelha raspadas.
O motivo da humilhação seria traição: a vítima estava se relacionando com o marido da suspeita, que está preso no Centro de Detenção Provisória de Taiúva (SP). O delegado Marcos Eduardo Marques disse que a mulher foi intimada a prestar depoimento, mas não compareceu.
Procurada, a suspeita disse por telefone que não queria comentar o assunto. A reportagem esteve na casa dela, mas os vizinhos afirmaram que ela se mudou do endereço.
A família da vítima diz que todos estão chocados com o caso.
Vídeo
O caso ocorreu em junho, mas ganhou repercussão depois que o vídeo foi publicado nas redes sociais. Nas imagens, a mulher dirige o automóvel, enquanto a jovem está nua no banco do passageiro, com as mãos sobre as partes íntimas e os seios.
“Ainda bem que você não quer ele. Ele pode ficar com qualquer uma, menos com você, porque você é tirada da favela. Apesar de que ele também, né?! Dois tirados da favela não dá nada”, diz a suspeita ao volante.
Em seguida, a mulher estaciona e pede para uma amiga, que está no banco traseiro gravando o vídeo com um celular, descer do veículo e comprar um aparelho de barbear descartável. A suspeita raspa a sobrancelha da vítima, que já está com a cabeça toda raspada.
O caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Barretos. O delegado afirmou que o inquérito apura os crimes de sequestro e cárcere privado na forma qualificada, uma vez que as atitudes da suspeita causaram sofrimento físico e moral à vítima.
O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Belisário Rosa Leite Neto, assistiu às cenas compartilhadas na internet e disse que a mulher pode responder também pelos crimes de lesão corporal grave e tortura, dependendo do entendimento da Justiça.
“É um vídeo que chega a ser nojento, cruel. Isso é crueldade contra um ser humano. A sociedade não admite isso nem contra um animal, quanto mais contra um ser humano. É um vídeo extremamente violento”, disse o vice-presidente da OAB.
Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, a advogada Fernanda Morato da Silva Pereira disse que não pode tomar as medidas judiciais cabíveis, sem que a família da jovem faça uma denúncia à entidade.
“Em uma trajetória de luta da mulher, em que ela vem querendo se empoderar, ver uma mulher com o cabelo raspado e sendo humilhada publicamente, nua, me deixa, particularmente, frustrada”, desabafou.

Mulher raspou as sobrancelhas da jovem dentro do carro em Barretos, SP (Foto: Reprodução)
Mulher raspou as sobrancelhas da jovem dentro do carro em Barretos, SP (Foto: Reprodução)


Fonte: G1
Leia Mais ››

Tribunal Federal nega dois habeas corpus da defesa de Lula em processo do triplex em Guarujá

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Douglas Magno/AFP)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, nesta quarta-feira (5), dois pedidos de habeas corpus da defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que pediam a suspensão do processo sobre o Triplex em Guarujá.
As decisões foram tomadas por três desembargadores federais: João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen, Victor Luiz dos Santos Laus.
No primeiro pedido, os advogados de Lula argumentavam que a ação penal ocorreu "com manifesto atropelo e com a prática de diversas ilegalidades". Entre elas, estaria a falta de tempo hábil para que a defesa examinasse documentos oferecidos pela "parte adversa minutos antes do interrogatório", além do indeferimento de provas.
No outro pedido, a defesa do ex-presidente requeria que o processo fosse suspenso até que se apurasse a falsidade nos documentos apresentados pelo ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro.
Esses documentos contêm alegações de que Lula era o dono do triplex e que o valor do imóvel foi descontado da conta de propina da empreiteira. A defesa do petista contesta as acusações e diz que o imóvel pertence a um fundo de investimentos gerenciado pela Caixa Econômica Federal. A instituição financeira afirma que "não é dona dos direitos econômicos e financeiros do apartamento triplex no Guarujá".
Nas duas votações, os desembargadores analisaram que não houve ilegalidade.
Sobre o processo
O MPF denunciou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em 14 de setembro 2016. Seis dias depois, a Justiça aceitou a denúncia, e Lula e outras sete pessoas viraram réus. Entre eles, estava a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro deste ano e teve as acusações arquivadas por Moro.
Desde que foi denunciado, Lula tem negado o recebimento de propinas e o favorecimento da OAS na Petrobras. A defesa diz que o MPF não tem provas que sustentem a denúncia.

Segundo advogados, a mulher de Lula tinha uma cota no condomínio do triplex, mas a vendeu quando a OAS assumiu a obra. Eles alegam que Lula e Marisa chegaram a visitar o apartamento citado na denúncia porque planejavam comprá-lo – o que acabou não ocorrendo. A defesa também nega irregularidades no apoio oferecido pela empreiteira para guardar os bens do ex-presidente.
No último dia 10, Lula prestou depoimento ao juiz federal Sérgio Moro como parte de um dos processos aos quais responde na Operação Lava Jato em Curitiba. Na ocasião, o ex-presidente negou ser dono do triplex e disse que nunca recebeu imóvel da OAS e que não tinha intenção de comprá-lo. Lula confirmou que visitou o imóvel em fevereiro de 2014, porque a empreiteira pretendia vendê-lo para sua família, mas garantiu que não orientou nenhuma reforma no imóvel.
O petista ainda afirmou que Marisa Letícia voltou ao triplex em agosto de 2014, acompanhada do filho. Segundo ele, a sua mulher não gostava de praia, mas queria investir no imóvel. Ele disse que soube da visita dias depois de ter ocorrido e que só conversou com Léo Pinheiro sobre o assunto em duas ocasiões – quando o apartamento foi indicado pelo então presidente da OAS, e quando foi visitar o prédio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quatro são presos por suspeita de fraude em licitação em Saboeiro; dois estão foragidos

Operação em Saboeiro prendeu quatro suspeitos de uma série de crimes; dois estão foragidos (Foto: MPCE/Divulgação)

Quatro homens foram presos nesta quarta-feira (5) em uma operação contra corrupção em Saboeiro, no interior do Ceará. A operação Avalanche, que identificou fraudes em licitação no município, cumpriu seis mandados de prisão e 25 de busca e apreensão na Prefeitura de Saboeiro e em escritórios nas cidades de Tauá, Fortaleza e Quixadá.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Saboeiro, mas as ligações não foram atendidas.
O promotor de Justiça Hebert Gonçalves conversou com o G1 durante as buscas por dois homens que seguem foragidos. "Cumprimos quatro prisões de pessoas contra quem temos fortes indícios de participação no crime, mas dois seguem foragidos e esperamos capturá-los até o fim da tarde", disse.
O Ministério Público deve divulgar ainda nesta quarta informações relativas ao valor desviado pela quadrilha e detalhes de como era realizado o desvio de dinheiro.
Os nomes dos suspeitos não foram revelados, no entanto, o promotor antecipou que são vereadores, empresários e servidores municipais da secretaria de Finanças.
Além das fraudes em licitações, o grupo é suspeito de associação criminosa, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e exclusão de dados no sistema informatizado.
Durante as investigações, a Polícia Civil encontrou uma arma de fogo na residência de um ex-presidente da Comissão de Licitação que não teve o nome revelado. Ele foi levado à Delegacia de Polícia e vai responder por posse ilegal de arma de fogo.
A operação foi realizada por promotores de Justiça e pela Polícia Civil, com mais de 100 policiais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motos podem ser banidas da capital do Vietnã

Hanói pode chegar a 6 milhões de motos nos próximos anos (Foto: HOANG DINH Nam / AFP)

Com um dos trânsitos mais caóticos do mundo, a capital do Vietnã, Hanói, pode banir das motos até 2030, de acordo com a agência Reuters. A previsão é que cerca de 6 milhões de motos circulem pelas ruas das cidades nos próximos 3 anos e, para diminuir o trânsito e a poluição, as autoridades aprovaram um plano para tirar os veículos de duas rodas motorizados das ruas.
Outro motivo seria o crescimento da classe média no país, que começou a comprar carros e as motos seriam um empecilho para fluir o trânsito nas ruas. O governo estudo retirar gradualmente as motos das ruas, limitando áreas de acesso.
No entanto, há preocupação com a viabilidade do plano. Os motociclistas argumentam que seria impossível de proibir as pessoas a utilizar um meio de transporte com o qual cresceram, especialmente devido aos precários transportes públicos da cidade.
O rápido crescimento econômico do Vietnã viu os rendimentos das famílias quadruplicar desde a virada do século. Um em cada dois dos seus 90 milhões de habitantes possui uma motocicleta, e as vendas de carros aumentaram 30% em 2016.

Caótico trânsito de Hanói, no Vietnã (Foto: HOANG DINH Nam / AFP)
Caótico trânsito de Hanói, no Vietnã (Foto: HOANG DINH Nam / AFP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Escola alemã é esvaziada após professores encontrarem bomba da Segunda Guerra em prateleira


A polícia da Alemanha esvaziou um jardim de infância na cidade de Darmstadt nesta quarta-feira (5), depois que professores encontraram uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial entre brinquedos em uma prateleira.
"Uma criança tinha encontrado a bomba incendiária de tipo bastão durante uma caminhada na floresta e a levou para o jardim de infância", disse a porta-voz da polícia Andrea Loeb.
Professores chamaram a polícia depois de encontrarem o "objeto estranho" na prateleira e a escola foi rapidamente esvaziada, disse Loeb, acrescentando que uma equipe de neutralização de bomba removeu o dispositivo do jardim de infância.
O perigo de bombas aéreas não detonadas da Segunda Guerra Mundial ainda assombra a Alemanha mais de sete décadas depois do fim da guerra, em 1945.
Mais de 2 mil toneladas de bombas e munições são encontradas por ano na Alemanha, até embaixo de prédios. Os dispositivos são desarmados ou detonados em explosões controladas, mas não sem antes causar perturbações e em alguns casos até mortes.
A maioria evacuação deste tipo ocorreu em dezembro de 2016, quando 54 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em Augsburg, no sul do país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação da PF combate a pedofilia na web e prende seis homens no ES

Material apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Save (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

Seis homens foram presos em flagrante por posse de imagens contendo sexo explícito entre crianças e adolescentes. As prisões aconteceram em Cariacica, na Serra, em Vitória e em Guarapari, durante uma operação da Polícia Federal (PF) no Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (5).
A PF não divulgou o nome, a idade exata ou profissão dos suspeitos, mas informou que tratam de homens de classe média e classe baixa, com idade entre 30 e 40 anos.
Um dos detidos fazia parte de um grupo internacional de WhatsApp que espalhava as imagens de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Nesse grupo, havia pessoas da Europa, América Central e América do Sul.
A operação "SAVE" começou porque a Polícia Federal recebeu a denúncia da atuação do capixaba no grupo através da Interpol. A partir disso, em março, começaram as investigações que levaram a prisão dos seis suspeitos.
Embora eles tenham sido presos em flagrante pela posse do material, a Polícia Federal afirmou que há forte indícios de que os criminosos espalhavam essas imagens na internet.
A operação "SAVE" contou 54 policiais federais, que cumpriram também nove mandados de busca e apreensão na casa dos investigados.
Crimes
Os investigados vão responder pelos crimes de posse e compartilhamento de arquivos contendo exploração sexual de crianças e adolescentes. A pena pode variar entre 4 a 10 anos de prisão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

EUA anulam proibição de laptops em voos da Emirates e da Turkish Airlines

Passageiros usam computadores durante voo nos EUA (Foto: Lucas Jackson/Reuters)

Os Estados Unidos suspenderam a proibição de laptops e outros aparelhos eletrônicos de grande porte a bordo em voos de Dubai e Istambul com destinos norte-americanos, disseram a Emirates e a Turkish Airlines nesta quarta-feira (5).
Os anúncios ocorreram três dias depois de a proibição ser suspensa em voos da Etihad Airways aos EUA partindo do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.
A interdição em voos para os EUA que saem do Dubai International, o aeroporto mais movimentado do mundo para viagens internacionais, foi revogada depois que novas medidas de segurança anunciadas pelos EUA na semana passada foram implantadas, disse uma porta-voz da Emirates em um comunicado.
A Emirates, maior empresa aérea do Oriente Médio que voa para 12 cidades norte-americanas, atribui uma queda na procura por voos para os EUA às restrições de viagem impostas pelo governo do presidente norte-americano, Donald Trump.
Em maio a companhia sediada em Dubai reduziu seus voos para cinco destinos dos EUA, mas desde então disse que a demanda começou a voltar em algumas rotas.
Já a Turkish Airlines disse em um comunicado que agora os passageiros rumo aos EUA podem levar seus laptops a bordo.
Emirates e Turkish Airlines são as únicas linhas aéreas que operam voos diretos de Dubai e Istambul, respectivamente, para os Estados Unidos.
O diretor-executivo da Turkish Airlines, Bilal Eksi, também tuitou que a companhia acredita que restrições semelhantes em voos para o Reino Unido serão suspensas em breve.
Autoridades norte-americanas e britânicas realizaram inspeções de medidas de segurança no Aeroporto Ataturk de Istambul na terça-feira (4), relatou a agência de notícias Dogan mais cedo.
Não havia nenhum comentário disponível de imediato das autoridades dos EUA sobre a suspensão da proibição em Dubai e Istambul. A interdição do Reino Unido não se aplica a voos de Dubai e Abu Dhabi.

Funcionários de segurança foram vistos examinando laptops de passageiros no Aeroporto Ataturk nesta quarta-feira após a anulação das restrições.
Os EUA impuseram em março a proibição em voos diretos partindo de 10 aeroportos de oito países – Egito, Marrocos, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Catar e Turquia – devido ao temor de que bombas pudessem ser ocultas em aparelhos eletrônicos levados para a cabine de passageiros.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente entre carro, carreta e caçamba mata quatro pessoas na BR-101, na Bahia

Carro onde estavam vítimas ficou destruído (Foto: Eduardo Ferreira/Camamu Notícias)

Quatro pessoas morreram em um acidente na BR-101, nas proximidades de Aurelino Leal, cidade ao sul da Bahia, na noite de terça-feira (4). As quatro vítimas eram dois casais, e estavam em um carro de passeio.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do veículo, rodou na pista e bateu de frente com uma carreta. Chovia no momento da colisão.
Ainda de acordo com a PRF, uma caçamba que estava atrás do automóvel e acabou batendo na lateral do carro depois da colisão. Os ocupantes dos dois veículos maiores não ficaram feridos.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, mas até a manhã desta quarta-feira (5) eles não foram identificados.
De acordo com a Polícia Civil de Ilhéus, os veículos foram levados para o pátio da PRF em Itabuna. A carreta envolvida no acidente transportava uma pedra grande de granito e ocupou parte da pista. O motorista da carreta foi ouvido pela polícia e liberado.
A polícia não deu informações sobre o motorista da caçamba. Para a retirada dos corpos, a pista ficou interditada por cerca de 3h30, o que gerou congestionamento de 2 km. A via foi liberada por volta de 1h30 desta quarta-feira, segundo a PRF.

Dois casais foram mortos no acidente (Foto: Eduardo Ferreira/Camamu Notícias)
Dois casais foram mortos no acidente (Foto: Eduardo Ferreira/Camamu Notícias)

Acidente matou quatro pessoas na BR-101 (Foto: Roger Sarmento/TV Santa Cruz)
Acidente matou quatro pessoas na BR-101 (Foto: Roger Sarmento/TV Santa Cruz)

Carro onde estavam vítimas ficou destruído (Foto: Roger Sarmento/TV Santa Cruz)
Carro onde estavam vítimas ficou destruído (Foto: Roger Sarmento/TV Santa Cruz)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça Federal pode decidir amanhã se Geddel continua preso


O ex-ministro Geddel Vieira Lima deverá passar por uma audiência de custódia, quinta-feira (6), às 9h40, na Justiça Federal em Brasília. Durante a audiência, o juiz da 10ª Vara Federal Vallisney Oliveira, que determinou a prisão do ex-ministro, deverá reavaliar a necessidade de manter a prisão preventiva.

Geddel foi preso na segunda-feira (3) por determinação do juiz sob a acusação de tentar obstruir as investigações de supostas irregularidades na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal (Caixa), ao tempo em que era diretor.

O ex-ministro está preso preventivamente na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. Após a prisão, a defesa de Geddel definiu como “absolutamente desnecessário” o decreto de prisão preventiva do político. O advogado Gamil Föppel disse que há “ausência de relevantes informações” para basear a decisão e definiu como erro da Justiça Federal a autorização para a prisão de Geddel.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Pacote de internet móvel vai deixar de expirar no mês da compra


Usuários de internet em telefonia móvel poderão ter o direito de acumular e usufruir, por até mais dois meses, o saldo que não foi consumido para o mês contratado. Proposta que abre essa possibilidade foi aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) nesta quarta-feira (5).

O projeto (PLS 110/2017) é do senador Dário Berger (PMDB-SC) e foi relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). O texto segue para análise da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC).

Durante a discussão, Dário Berger chamou atenção para o caráter social de sua proposta, citando dado recente divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo o qual estão em funcionamento no país cerca de 242 milhões de telefones celulares.

“Isso significa mais de um celular por pessoa. É um número impressionante, mesmo ressaltando que obviamente não estão todos conectados à rede. Virou um instrumento central na vida das pessoas, mas hoje as operadoras usam dois pesos e duas medidas. Se você usar menos que o contratado, não tem o que você pagou reposto. Mas se você usa a mais, imediatamente tem o serviço cortado” explicou, observando que o projeto corrige uma injustiça.

A proposta original prevê que o saldo não utilizado ficaria à disposição do consumidor por tempo indeterminado. No entanto, após reuniões com as operadoras, Otto Alencar sugeriu o prazo máximo de dois meses. Ele explicou que a mudança foi necessária para impedir que uma infinidade de saldos mínimos tivesse que ser administrada, diminuindo com isso a oferta de planos mais acessíveis.

“Por isso, é relevante determinar o prazo de dois meses, porque uma proposta boa como essa poderia ser inviabilizada, prejudicando justamente os mais pobres, por meio da diminuição da oferta de planos mais baratos” justificou.

O autor da proposta, Dário Berger, e os demais senadores concordaram com a mudança.

Fonte: Agência Senado
Leia Mais ››

Dupla assalta casa de câmbio no Tirol e leva mais de R$ 2 mil


Dois homens roubaram mais R$ 2 mil no final da manhã desta quarta-feira (5) na loja de câmbio Western Union, localizada na Avenida Afonso Pena, no bairro do Tirol, zona Leste de Natal.

De acordo com informações do Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar (CPM) a ação da dupla foi rápida. Eles foram até o local na hora da troca de turno e anunciaram o assalto.

Os dois homens levaram todo dinheiro que estava nos caixas, que segundo o Tenente Coronel Antônio Marinho, passa dos R$ 2 mil. Os criminosos fugiram em uma moto e a Polícia Militar está em diligências para capturar a dupla.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Sesap lança campanha “Julho Amarelo” contra hepatite no RN


No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, e a Sesap realizará a campanha “Julho Amarelo”, com eventos de mobilização para o reforço ao combate à epidemia nos municípios do estado. Serão oferecidos no dia D (28) preservativos, testes rápidos e vacina para Hepatite B através da parceria com o programa Estadual de Imunização contra IST, Aids e Hepatites Virais. A Sesap orienta que os municípios trabalhem ações durante todo o mês de julho e façam intensificação na semana de 24 a 28 de julho.

Porém é necessário que as programações sejam enviadas para os e-mails: hepaids-coordenacao@rn.gov.br e imunizacao24@gmail.com.

Segundo o responsável técnico do programa, Sergio Fabiano Cabral, “as atividades de prevenção devem ocorrer durante todo o ano em um processo contínuo, e o Dia Mundial é um momento importante para a intensificação da campanha, onde é possível fazer uma grande mobilização social para relembrar a importância do combate às Hepatites Virais e despertar na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos”, frisou.

As hepatites virais são doenças que acometem o fígado. Há vários tipos, sendo as causadas pelos vírus da hepatite A, B e C os mais comuns, com manifestações variadas de acordo com cada agente. Estas doenças que possuem uma distribuição universal, apresentando diferenças regionais tanto na ocorrência, quanto na sua magnitude.

No ano de 2016, houve 122 casos confirmados de hepatites virais notificados no Sistema de Informação de Agravos Notificáveis (SINAN) do Rio Grande do Norte, sendo três casos de hepatite A, 26 casos de Hepatite B e 93 casos de hepatite C.

A hepatite do tipo A apresentou expressiva redução no registro de casos nos últimos três anos, sendo atribuída à melhoria do sistema de saneamento básico e na oferta de água tratada no estado, além da introdução da vacina contra a doença no calendário nacional de vacinação infantil a partir de 2014.

Houve, também, diminuição no registro de casos de hepatite B que pode estar relacionada à ampliação da oferta da vacina contra hepatite B para faixas etárias acima de 30 anos a partir de 2013.

De maneira oposta, o estado vem apresentando aumento na detecção de casos de Hepatite C, principalmente, na faixa etária acima de 50 anos, após a ampliação do acesso ao diagnóstico através da utilização de testes rápidos para triagem da hepatite C. Apesar do declínio nas notificações de casos, os esforços para o enfrentamento das hepatites virais não podem ser paralisados ou atenuados.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Desembargador nega liberdade a Palocci


O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), negou pedido liminar em habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci (Governos Lula e Dilma/Casa Civil e Fazenda). O petista vai continuar preso pela Operação Lava Jato.

O petista está custodiado em Curitiba desde setembro de 2016, quando foi alvo da 35ª fase da Lava Jato, a Operação Omertà. Palocci tenta fechar um acordo de delação premiada. A defesa do ex-ministro alegou ao TRF-4 que a prisão preventiva do ex-ministro “foi decretada como antecipação da pena” e que “não há risco à instrução criminal”.

Em sua decisão, Gebran Neto afirmou não haver ilegalidade e que a custódia de Palocci foi decretada “para preservar a ordem pública em um quadro de corrupção sistêmica e de reiteração delitiva”.

“Em juízo de cognição sumária, não se extrai da inicial razão suficiente para a intervenção do juízo recursal. Calha ponderar que, muito embora amplamente difundido o que as defesas chamam sem de excesso e vulgarização das prisões preventivas no âmbito da Operação Lava Jato, tal afirmação carece de sustentação”, anotou o desembargador.

“As diversas fases da Operação Lava Jato já revelaram um quadro perturbador de corrupção sistêmica, envolvendo diretores da maior estatal nacional, detentores de mandatos eletivos e empresas e contratos de fachada, esquema este organizado, em sua essência, para pagamento de propinas. Neste esquema amazônico de corrupção, diante do envolvimento de centenas de investigados e denunciados, certamente a quantidade de medidas cautelares restritivas de liberdade – em números absolutos – talvez impressione, contudo mostra-se bastante proporcional ao contexto investigado”, disse.

Palocci foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 1ª instância, a 12 anos, 2 meses e 20 dias de prisão. O magistrado atribuiu ao ex-ministro os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A ação apontou pagamentos de US$ 10.219.691,08 em propinas, referentes a contratos firmados pelo Estaleiro Enseada do Paraguaçu – de propriedade da Odebrecht – com a Petrobras, por intermédio da Sete Brasil. O dinheiro foi pago ao marqueteiro do PT João Santana.

Esta foi a primeira condenação do petista no escândalo Petrobras Palocci responde ainda a outra ação penal, por propinas da Odebrecht, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Petistas acusam Temer de compra de votos e preparam denúncia à PGR


Deputados do PT anunciaram na noite desta terça-feira, 4, que vão levar à Procuradoria Geral da República (PGR) uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer. Com base na agenda presidencial oficial do mesmo dia, Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RJ) e Paulo Teixeira (SP) acusam Temer de usar o cargo para compra de votos contra a denúncia apresentada pela PGR em tramitação na Câmara.

Os petistas consideram não só a agenda de audiências de Temer com mais de 20 parlamentares no Palácio do Planalto em um só dia, como as informações de que o presidente da República autorizou a liberação de bilhões de reais em emendas no mês passado. Os deputados consideram que houve compra de votos para barrar a denúncia por corrupção passiva, apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na Câmara dos Deputados.

A nova denúncia, que deve ser encaminhada à PGR pelos petistas nesta quarta-feira, 5, vai apontar que Temer praticou os crimes de corrupção ativa e passiva, além de organização criminosa, atentando contra a moralidade e administração pública.

“Justamente na data em que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dá início ao processo contra Temer, ele passa o dia recebendo deputados indecisos. Está evidente que ele está usando a máquina do governo para comprar votos e fazer chantagens e pressão sobre parlamentares”, protestou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Mulher morre em acidente na RN-221; marido e filhos ficam feridos

Imagem

Uma mulher morreu, o marido dela ficou ferido e duas crianças, filhos do casal, ficaram feridos em um acidente de trânsito ocorrido na manhã desta quarta-feira (5) na RN-221, trecho entre os municípios de Macau e Guamaré, na região da Costa Branca potiguar.

Segundo a Guarda Municipal de Guamaré, a família inteira estava em uma motocicleta, que foi atingida por um Fiat Strada. Com medo de ser linchado, o motorista do automóvel fugiu.

O acidente aconteceu por volta das 6h30 próximo da entrada da comunidade Lagoa Doce, que pertence a Guamaré. A mulher morta ainda não foi oficialmente identificada. Um dos filhos foi socorrido em estado grave.

Apenas uma das crianças usava capacete. "O carro vinha pela estrada, quando a moto cruzou o caminho", informou Danilo Roque, supervisor da Guarda Municipal. "Com medo de ser linchado, o motorista abandonou o veículo e fugiu", acrescentou.

Apesar de fugir, o motorista foi reconhecido por testemunhas. De acordo com a guarda, é um homem que trabalha na região. O proprietário do carro, para quem ele trabalhava, informou aos agentes que o condutor deve se apresentar ainda nesta quarta-feira às autoridades.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Acusado de matar comparsa com tiros de 12 em Mossoró é condenado a 14 anos de prisão


O Conselho de Setença do Tribunal do Juri Popular de Mossoró, condenou nesta quarta feira 05 de junho, o réu, Alisson Feniks da Costa Martins, de 22 anos, a pena de 14 anos de prisão em regime fechado a ser cumprida na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, localizada próximo ao sítio Riacho Grande na zona rural do município. 

O condenado em companhia de Daniel de Moura Faustino, mataram a tiros a pessoa de Robson da Silva Lemos, que segundo o Ministério Público também era parceiro dos dois acusados, na prática de delitos. O crime aconteceu em junho de 2016 no bairro Alameda dos Cajueiros em Mossoró e foi motivado porque a vítima Robson Lemos, estava levando vantagem nas partilhas dos objetos roubados por eles. Os dois não concordavam e resolveram matar o parceiro.

Daniel de Moura Faustino estava pautado para ser julgado ao lado de Alisson nesta quarta feira, mas o advogado de defesa alegou problemas de saúde do seu cliente e por isso ele não compareceu ao julgamento o que deverá acontecer posteriomente após passar por exames médicos. 

Após o julgamento com a setença prolatada pelo Dr. Vagnos Kelly, presidente do Tribunal do Juri Popular (TJP), Alisson condenado a 14 anos de prisão foi conduzido pelo Grupo de Escolta Penal (GEO) à Penitenciária Mário Negócio para cumprimento da pena.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Escola é invadida por ladrões três semanas seguidas na Zona Norte de Natal

Centro de Educação Infantil alvo dos bandidos está localizado no bairro Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. (Foto: Reprodução / Inter TV Cabugi)

O Centro Municipal de Educação Infantil Belchior Jorge de Sá, localizado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, foi invadido por ladrões mais uma vez no final de semana passado. Esse foi o terceiro furto registrado nas últimas três semanas. As aulas na unidade recomeçam na próxima segunda-feira (10).
Em duas das três ações criminosas, os bandidos pularam o muro da escola escalando um poste de iluminação que não está funcionando. No último registro, eles escalaram um coqueiro que fica na lateral de um dos muros da unidade educacional.
Os criminosos invadiram a cozinha da escola e levaram um triturador, um liquidificador e um filtro de água. Ednar Silva, diretora administrativa do CMEI, informou que foi solicitado à Secretaria de Educação de Natal que o muro da escola seja ampliado e que sejam colocadas grades em espaços que ficam abertos.
Além disso, foi solicitado outro porteiro para vigiar a escola no turno da noite. A Polícia Militar disse que vem reforçando o policiamento na área. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que vai substituir as lâmpadas dos postes na rua do CMEI.
Já a Secretaria de Educação de Natal disse que está em tramitação um projeto de instalação de sistema de vigilância eletrônica em todos os CMEIs, bem como convênio com Guarda Municipal para aquisição de quatro veículos que serão usados na ronda escolar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN paga salários de até R$ 3 mil no dia 11


O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai depositar na próxima terça-feira (11) o salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil.
Na data, 50.860 servidores receberão um total de R$ 83,9 milhões.
De acordo com o governo, com o pagamento desta faixa salarial somado aos vencimentos já depositados dos servidores ativos da Educação e da Administração Indireta, que possuem recursos próprios, cerca de 70% do funcionalismo já terá recebido integralmente seus salários na próxima semana.
"O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos", informou em nota enviada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Por falta de dinheiro, PRF suspende serviços e reduz horário de atendimento ao público no RN

Serviço de fiscalização da PRF está comprometido com a falta de recursos (Foto: PRF/Divulgação)

A redução de serviços anunciada pelo Departamento Nacional da Polícia Rodoviária Federal, em razão da falta de recursos, também vai afetar as atividades realizadas no Rio Grande do Norte. No estado, inclusive, até o horário de atendimento à população vai ser diminuído. Na tarde desta quarta (5), segundo a assessoria de comunicação do órgão no estado, será definido se algum posto de fiscalização será fechado.
No Rio Grande do Norte, sete postos funcionam efetivamente e um, localizado na BR-304, em Lajes, opera esporadicamente. “Vamos fazer uma coletiva logo mais à tarde e explicar toda essa situação. Até o momento todos os postos seguem funcionamento normalmente, mas pode ser que isso mude”, ressaltou o inspetor Roberto Cabral, no núcleo de comunicação da PRF no estado.
A mudança no horário de atendimento e a suspensão dos serviços acontecem a partir do dia 10 de julho. “Até agora, a PRF vem atendendo sempre de 8h às 12h e de 13h às 16h. A partir do dia 10 será apenas de 9h às 13h”, afirmou Cabral.
O que vai acontecer
Com limites para a aquisição de combustível, manutenção e diárias, a PRF anunciou as seguintes medidas que valem para todo o território nacional:
Suspensão imediata das atividades aéreas (policiamento e resgate aéreo);
Redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento;
Desativação de unidades operacionais;
Alteração do horário de funcionamento das unidades administrativas, com priorização de atendimento ao público entre 9h e 13h.
A PRF diz que os cortes de serviços decorrem de um contingenciamento de verbas decretado pelo governo federal em março deste ano, e que buscará diminuir o prejuízo no atendimento de ocorrências emergenciais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN fecha semestre com saldo positivo em exportações

Apesar de aumento de volume, sal teve queda de 14% no valor vendido ao mercado externo (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A balança comercial do Rio Grande do Norte teve saldo positivo de US$ 34 milhões no primeiro semestre de 2017, encerrado na última sexta-feira (30). Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O crescimento é de 43% em relação ao mesmo período de 2016.
Apesar do dado positivo, a balança está negativa há dois meses. Em maio e junho o estado importou mais do que exportou. Os resultados foram de US$ -12 mi e US$ -3 mi, respectivamente.
Desde janeiro, o volume de exportações, em dólares, vem caindo no RN. Se nos primeiros 30 dias do ano o estado vendeu US$ 34 mi para o exterior, no mês passado foram US$ 13 mi. Já as importações variaram positiva e negativamente ao longo dos seis meses.
Na comparação mês a mês, o útimo trimestre registrou menos exportações que o mesmo período do ano passado: foram -8% em abril, -11% em maio e -20% em junho.
No acumulado do semestre, os dados são mais animadores. O Rio Grande do Norte vendeu US$ 130,9 milhões em produtos e importou outros US$ 96,9 milhões, com saldo de US$ 34 milhões. No mesmo período de 2016, o estado havia exportado US$ 113,8 mi (15% a menos) e importado 90,2 milhões (- 7%), acumulando saldo de US$ 23,6 milhões.
Os principais compradores do Rio Grande do Norte no início de 2017 foram os Estados Unidos (US$ 29,3 mi), Holanda (US$ 21 mi), Reino Unido (US$ 16,6 mi) e Espanha (US$ 16,3 mi). Mas os produtos potiguares chegaram até países mais distantes, como Sri Lanka (US$ 522,3 mil) e Bangladesh (US$ 393,6 mil).
As importações potiguares vieram especialmente da Argentina (US$ 24,8 mi), Estados Unidos (US$ 22,1 mi), Malásia (US$ 16,2 mi) e China (US$ 6,6 mi).
Produtos
Melões frescos (US$ 39 milhões), sal marinho (US$ 12,9 milhões), castanha de caju (US$ 11 milhões), melancias (US$ 7 milhões) e mamões papaia (US$ 5 milhões) foram os principais produtos potiguares vendidos pelo mundo. Primeiro colocado na lista, o melão teve crescimento de 187% nas vendas para o mercado externo, totalizando 65 mil toneladas.
Apesar de ter vendido 619 mil toneladas de sal marinho - quatro mil a mais que o ano passado - a industria salineira potiguar (que é a principal do país) registrou queda de 14% no valor vendido, comparados os primeiros semestres de 2016 e 2017.
O estado ainda exporta tecido de algodão, minéros, combustíveis, bobons e confeitos, entre outros produtos. Há até barbatana de tubarão, entre as especiarias comercializadas.
As principais importações são de trigos e mistura de trigo (US$ 21,6 milhões), celulas e painéis solares (US$ 16 milhões) e algodão (US$ 6,8 milhões).

Melão é um dos produtos potiguares líderes de exportação (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››