sexta-feira, março 17, 2023

Depósito de medicamentos de São Gonçalo do Amarante é incendiado em quarta noite de ataques no RN

A sede da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi incendiada na madrugada desta sexta-feira (17), quarto dia de ataques no Rio Grande do Norte.


Ataques no RN: Incêndio em galpão de cooperativa de reciclagem em Arez, RN — Foto: Redes sociais


O local mais atingido foi o depósito de medicamentos que ficou destruído. A Prefeitura calcula um prejuízo de mais de R$ 10 milhões só em remédios.


"Aqui estavam todos os medicamentos do município para as unidades básicas de saúde. Isso não é um ataque a uma pessoa, é um ataque a toda uma população que precisa desses remédios", disse o prefeito Eraldo Paiva.


Desde terça-feira (14), 44 cidades foram alvo de ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Pelo menos 72 pessoas foram presas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.


Uma operação da polícia cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã desta sexta, contra integrantes de facção suspeita de organizar os ataques. De acordo com a polícia, os alvos são ligados à facção 'Sindicato do Crime'.


Ataques no RN: Criminosos ateeram fogo em pneus durante a madrugada na BR-101 em Canguaretama — Foto: Cedida


Ataques desta sexta

Criminosos atearam fogo na guarita do Parque da Cidade, em Natal, durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. Por volta de 1h20, em São Miguel do Gostoso, dois ônibus foram queimados na garagem de uma empresa privada.


Criminosos queimaram pneus e fecharam a BR-101 durante a madrugada na altura de Canguaretama. Um galpão de reciclagem da cooperativa de Arez também foi incendiado. Para apagar as chamas foi usados o carro pipa de uma usina.


Em São Vicente, cidade a 200 quilômetros da capital, a garagem do destacamento da Polícia Militar foi incendiada. Um ônibus escolar ficou completamente destruído em Pedra Preta após ser incendiado.


Lajes, Arez, Campo Redondo e Montanhas também registraram ataques nesta madrugada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia faz operação contra integrantes de facção suspeita de organizar ataques no RN

Uma operação da polícia cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes de facção suspeita de organizar os ataques no Rio Grande do Norte.


Operação da polícia no RN cumpre mandados contra suspeitos de integrar quadrilha que atua no litoral sul do estado — Foto: Sesed/Divulgação


A ação começou na manhã desta sexta-feira (17) em conjunto com as polícias civil, militar e federal. São cumpridos, 30 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão.


De acordo com a polícia, os alvos são ligados à facção Sindicato do Crime. Ataques registrados em mais de 30 cidades estão sendo organizados pela facção, com ordens de dentro do presídio.


O grupo alvo é uma 'célula' da facção chefiada por José Kemps Pereira de Araújo, de 45 anos, conhecido como Alicate. Ele está preso e foi transferido da penitenciária de Alcaçuz para o presídio federal de Mossoró na última terça-feira (14), como medida do governo para tentar conter as ações criminosas.


Os alvos são investigados desde 2022, por crimes como tráfico de drogas, assaltos e assassinatos e tentativas de assassinato contra quatro agentes de segurança pública nos últimos cinco anos. A suspeita da polícia é que as pessoas ainda em liberdade estivessem cumprindo as ordens de Alicate, já preso.


O número de presos nesta manhã não havia sido divulgado pela polícia. As ordens estão sendo cumpridas em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, na região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte.


Ataques

Pelo menos 39 cidades já foram alvo das ações criminosas no estado. O Rio Grande do Norte entrou nesta sexta-feira (17) no seu quarto dia sob ataques. Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos. Os ataques ocorrem mesmo após a chegada de 100 homens da Força Nacional, que reforçam a segurança do estado.


Operação da polícia busca cumprir mandados contra quadrilha de apontado como mandante de ataques no RN — Foto: Sesed/Divulgação


Alianças

Autoridades ligadas ao Ministério da Justiça e ao governo do Rio Grande do Norte apontam que duas as facções Sindicato do Crime e Primeiro Comando da Capital (PCC), que são rivais, se aliaram --em uma trégua temporária-- nos ataques no estado.


O gatilho para os ataques, segundo informações do governo federal, foi a transferência para fora do estado, em janeiro, de chefes do Sindicato do Crime, principal facção no Rio Grande do Norte. Informações da área de inteligência do governo já apontavam a possibilidade de retaliação depois da transferência.


O Primeiro Comando da Capital (PCC) disputa com o Sindicato do Crime as rotas internacionais de cocaína pra Europa a partir do Rio Grande do Norte.


fonte: g1

Leia Mais ››

Secretário Nacional de Políticas Penais diz que sistema penitenciário do RN se encontra 'estável': 'vamos trabalhar para manter dessa forma'

O secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, chegou nesta quinta-feira (16) ao Rio Grande do Norte para auxiliar nas medidas nos presídios do estado, que vive uma onda de ataques promovidos em pelo menos 39 cidades desde terça (14). De acordo com ele, a situação neste momento é estável dentro das unidades prisionais.


Rafael Velasco, secretário nacional de Políticas Penais chegou ao RN — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


"Sobre o sistema prisional, ele se encontra nesse momento estável e a gente está aqui trabalhando para manter dessa forma", disse Velasco em coletiva.


A Secretaria de Segurança e Defesa Social do RN (Sesed) já informou que não descarta que as ordens para os ataques tenham partido de dentro dos presídios. Até esta quinta, um preso suspeito de ter envolvimento nos ataques havia sido transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz para um presídio federal, mas a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) informou que solicitou mais transferências, sem especificar quantas.


Nesta quinta, uma reportagem do g1 revelou que duas facções rivais se uniram - em uma trégua temporária - para realizar os ataques. A motivação, segundo informações do governo federal, foi a transferência para fora do estado, em janeiro, de chefes do Sindicato do Crime, principal facção no Rio Grande do Norte.


Ao todo, 90 policiais penais de outros estados - através de um trabalho de cooperação da secretaria - vão chegar ao RN para manter a segurança e o bom funcionamento nas unidades prisionais do estado presídios. Metade dos agentes estão no estado e a outra metade chegará até esta sexta (17).


"A gente tem equipes de trabalho que estavam em treinamento com as equipes federais. Elas estão sendo direcionadas para o RN para prestar todo o apoio necessário e a cooperação ao estado. Eles atuam em sinergia com as equipes locais, para garantir que o estudo, o trabalho, e as outras atividades de ressocialização continuem acontecendo neste momento", disse o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco.



O titular da Seap-RN, Helton Edi Xavier, diz que os presídios estão sob controle, mas a chegada dos policiais penais federais significa uma atitude preventiva.


"Sempre é bom um reforço, no sentido da gente se prevenir para que esses eventos que estão ocorrendo fora dos presídios não venham pra dentro das cadeias e assim a gente possa resguardar a segurança dos internos e dos nossos policiais penais", disse.


Ataques

Pelo menos 39 cidades já foram alvo das ações criminosas no estado. O Rio Grande do Norte entrou nesta quinta-feira (16) no seu terceiro dia sob ataques. Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos. Os ataques ocorrem mesmo após a chegada de 100 homens da Força Nacional, que reforçam a segurança do estado.


Cidades alvo de ataques no RN — Foto: Arte/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana é incendiado em Natal e 14 motos ficam destruídas

O pátio da Secretaria Municipal da Mobilidade Urbana (STTU), localizado no bairro da Ribeira, em Natal, foi incendiado na noite desta quinta-feira (16). No total, 14 motos ficaram totalmente destruídas após o ataque criminoso. Ninguém ficou ferido.


Pátio da STTU é incendiado em Natal — Foto: Reprodução


O incêndio começou por volta das 19h30. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter as chamas no local e chegou em aproximadamente 10 minutos. No galpão funciona o Departamento de Fiscalização e Vistoria e setores de manutenção viária e semafórica do órgão.


Segundo a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, 14 motos foram totalmente queimadas.


"É muito preocupante porque essas viaturas fazem parte do monitoramento do trânsito da cidade. É um prejuízo muito grande para a cidade do Natal", disse.


Pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana é incendiado em Natal e 14 motos ficam destruídas — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


No total, a STTU possuía 63 motocicletas. Agora, a frota contará com 49 veículos de monitoramento.



Daliana afirmou ainda que há câmeras de segurança no local e que as imagens poderão ser utilizadas nas investigações "para saber como aconteceu" o ataque.


Este é o terceiro dia de ataques criminosos no Rio Grande do Norte.


Pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana é incendiado em Natal e 14 motos ficam destruídas — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Autoridades de segurança apontam aliança de facções rivais em ataques no Rio Grande do Norte

Autoridades ligadas ao Ministério da Justiça e ao governo do Rio Grande do Norte apontam que duas facções rivais se aliaram --em uma trégua temporária-- nos ataques no estado.


Caminhão incendiado no bairro da Redinha, em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Pelo menos 39 cidades já foram alvo das ações criminosas no estado. O Rio Grande do Norte entrou nesta quinta-feira (16) no seu terceiro dia sob ataques. Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos. Os ataques ocorrem mesmo após a chegada de 100 homens da Força Nacional, que reforçam a segurança do estado.


O gatilho para os ataques, segundo informações do governo federal, foi a transferência para fora do estado, em janeiro, de chefes do Sindicato do Crime, principal facção no Rio Grande do Norte. Informações da área de inteligência do governo já apontavam a possibilidade de retaliação depois da transferência.


O Primeiro Comando da Capital (PCC) disputa com a facção as rotas internacionais de cocaína pra Europa a partir do Rio Grande do Norte. A facção, originada em presídios de São Paulo, viu na ação uma oportunidade de reivindicar melhorias nas condições do sistema prisional --houve protesto de familiares em frente a presídios, por exemplo.


As duas facções estavam rompidas desde 2017, quando elas se enfrentaram em uma batalha campal dentro do Presídio Estadual de Alcaçuz; na ocasião, 27 pessoas morreram, na maior e mais violenta rebelião do estado. De 2012, quando a facção potiguar surgiu, até 2016, a convivência entre as duas organizações criminosas foi pacífica.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Transporte público de Natal vai operar com frota de emergência nesta sexta-feira (17)

Parte da frota de ônibus do transporte público de Natal voltará a circular nesta sexta-feira (17), às 6h. A operação em caráter emergencial vai durar até 19h e contará com 47 veículos.


Transporte público de Natal vai operar com frota de emergência nesta sexta-feira (17) — Foto: Alan Cléber/Inter TV Cabugi


Serão 13 linhas em circulação: 07, 08, 21,22, 29, 33, 38, 43, 50,59,63, 73 e 77.


A decisão foi tomada após reunião realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, com participação da governadora Fátima Bezerra, e das secretárias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, e de Defesa Social e Segurança Pública de Natal (Semdes), Sheila Freitas. Também estiveram presentes representantes dos sindicatos dos rodoviários (Sintro) e das empresas de transporte urbano (Seturn), do transporte opcional, além da cúpula estadual da Segurança.



Durante o encontro, a Guarda Municipal de Natal garantiu o apoio à Polícia Militar no reforço às ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema.


Uma nova reunião será realizada durante a sexta-feira para definição da circulação dos ônibus nos próximos dias.


Natal amanheceu com o transporte público suspenso nesta quinta-feira (16). A medida ocorreu após a terceira noite de ataques no Rio Grande do Norte em que ônibus foram incendiados.


Os ônibus chegaram a circular nas primeiras horas da manhã, saíram das garagens por volta das 6h, mas após um ônibus ser incendiado na Zona Oeste de Natal o transporte foi recolhido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MC Guimê e Cara de Sapato são eliminados do 'BBB 23'; polícia apura possível crime de importunação sexual

MC Guimê e Antônio Cara de Sapato foram eliminados do "BBB 23" por contrariarem as regras do programa, anunciou na noite desta quinta-feira (16) o apresentador Tadeu Schmidt.


Em festa realizada na noite de quarta para quinta, Guimê passou a mão no corpo de Dania Mendez, mexicana que entrou na casa para um intercâmbio, sem o consentimento dela. Cara de Sapato deu um beijo e fez contatos físicos forçados em Dania.


No início da noite, a Polícia do Rio informou que abriu um inquérito para apurar se Guimê e Cara de Sapato cometeram importunação sexual dentro do programa.


O inquérito será conduzido pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá. "A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá instaurou inquérito para apurar o crime de importunação sexual. Diligências estão em andamento para apurar a conduta dos envolvidos", disse a Polícia Civil, em nota.


MC Guimê e Cara de Sapato — Foto: Reprodução


O programa começou mostrando um relato de como foi a noite, com imagens de toda a festa, incluindo as interações entre Guimê, Sapato e Dania. Em seguida, Tadeu mostrou imagens da participante falando no Confessionário que não percebeu ação de Guimê e que não se sentiu importunada com a atitude de Cara de Sapato.


Em seguida, o apresentador anunciou que a produção do programa considerou que eles tinham passado dos limites, contrariando as regras, e que, por isso, foram eliminados.


"Nós temos na nossa casa uma convidada. Uma visitante. Uma pessoa que veio de outro país. Mas, acima de tudo, uma mulher. E, como todas as mulheres, merece respeito absoluto. A partir de tudo o que vimos e ouvimos, eu estou aqui para dizer que nós não gostamos do que vimos ontem. Sapato e Guimê passaram do ponto. É preciso tomar cuidado com os limites. Aqui e fora daqui. Assim, por contrariar as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados do 'BBB 23'", afirmou o apresentador Tadeu Schmidt enquanto falava com os participantes.



"O que aconteceu hoje aqui não tem nada a ver com o que você (Dania) falou. Foi uma decisão nossa. Puramente nossa. Uma decisão do programa. E não foi tomada por nada do que você disse. Essa responsabilidade não é sua. Essa culpa não é sua."


Durante a tarde, ela tinha sido chamada para o confessionário, onde conversou com uma produtora mexicana sobre o acontecido e negou ter se sentido importunada.


Sobre Cara de Sapato, ela disse que estava "tranquila". "Eu não esperava. Foi muito rápido. Então eu não vi, nada, mas normal. Foi um beijo que eu não esperava que me roubasse", afirmou. Quando a produtora perguntou se a situação a deixou desconfortável, respondeu: "Não, não me incomodou".


"Ele estava bêbado e acho que não teve má intenção. Ou seja, não vi maldade, foi normal."


Em relação a Guimê, ela não se lembrava do acontecido. A produtora contou que ele havia passado a mão, e que Dania a retirou rapidamente. "Estava bêbada, mas não sou boba", disse ela. "Acho que ontem todos bebemos demais, inclusive eu, mas não acho que ele fez por mal."


As equipes de Cara de Sapato e de Guimê pediram desculpas pelas atitudes dos participantes ao longo do dia.


Guimê


MC Guimê passa a mão em Dania em festa do 'BBB 23' — Foto: Reprodução/Globoplay


Durante a Festa do Líder desta quarta-feira (15) no "BBB 23", no momento em que Guimê e Dania posavam lado a lado para uma foto com Sapato, Amanda e Domitila na frente, a mão de Guimê encostou na região entre a cintura e o bumbum da mexicana.


Eles se afastaram um pouco após a foto e ficaram conversando com Sapato e Domitila. Dania, olhando para Domitila e Sapato, colocou seu braço em volta do funkeiro, na altura do ombro dele.


Guimê, então, voltou a colocar as mãos no corpo dela, já encostando no bumbum. Em seguida, ele acariciou as costas e o cabelo da participante, passou a mão no bumbum, enquanto a mão dela se manteve no ombro dele.


Os dois voltaram a se afastar um pouco enquanto Dania dançava, ainda olhando para Domitila e Sapato, e a mão de Guimê voltou a encostar no bumbum da mexicana. Ela olhou para trás, no sentido da mão dele, afastou do corpo dela encostou na mesa.


Em outra cena, no mesmo local e conversando com Sapato e Domitila, Dania pegou na mão de Guimê, que estava próxima ao bumbum dela novamente, e a tirou de lá. Ela levantou a mão dele e balançou para cima, como se disfarçasse e dançasse, e disse a Domitila que Guimê "es mi novo best friend" ("é meu novo melhor amigo", em tradução livre). Guimê riu após a fala da mexicana.



A cantora Lexa, esposa de MC Guimê desde 2018, escreveu após ver as cenas. "Eu tô assustada, triste e decepcionada. Dói demais. Eu tô arrasada. Eu tô no fundo do poço. Tô machucada. E não tenho forças pra nada", escreveu.


Cara de Sapato


Cara de Sapato dá selinho e se joga em cima de Dania no 'BBB' — Foto: Reprodução


Dania foi alvo de investidas de Cara de Sapato, que chegou a dar um selinho na mexicana. Dentro do quarto Fundo do Mar, Sapato pede para Domitila dizer "bitoca de amigo" em espanhol para Dania. "Sapato atrevido", retrucou Dania.



Domitila disse à mexicana que Sapato falou que estaria agindo assim porque tomou uísque. "Ele disse que é porque hoje bebeu um pouco de uísque. Normalmente nunca bebe", disse Domitila para Dania.


Em seguida, Sapato abraça a mexicana pelo pescoço e abaixa o rosto para beijá-la, dando, em seguida, um abraço na participante. "Sapato atrevido. No uísque más", falou Dania.


Em outro momento, quando os participantes estavam se preparando para dormir, Dania volta a ser alvo de Sapato. Desta vez, ela já está na cama quando ele vai se despedir. Sapato abraça a mexicana, fazendo ela deitar na cama. Ele, então, se joga em cima dela e puxa o edredom para cobri-los. Dania se desvencilha e o lutador retira o edredom.


Em mais uma imagem, Sapato aparece deitado na cama ao lado de Dania, com o edredom por cima. Dania tenta sair debaixo da coberta, dizendo "Ya, no. Sai, loco". Outro momento mostra a mexicana deitada na cama e Sapato tentando segurá-la pelas pernas e punhos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tombamento de ônibus na Régis Bittencourt deixa 5 mortos e 21 feridos


O tombamento de um ônibus de turismo, de dois andares, com 51 passageiros deixou mortos e feridos no início da madrugada desta sexta-feira (17) na Rodovia Régis Bittencourt, região de Cajati (SP). O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de cinco pessoas: quatro adultos e uma criança.


Ao menos 21 pessoas ficaram feridas no acidente, das quais seis estão internadas em estado grave. Essas vítimas foram levadas para hospitais de Registro e Pariquera-Açu.


O veículo tombou em uma curva no km 511, na Serra do Azeite, no corredor sentido São Paulo, que está interditado parcialmente: apenas uma pista está liberada. Há congestionamento no local.


Não há ainda informações sobre as circunstâncias do acidente.


O ônibus saiu de Lapa, no Sul do Paraná, e seu destino era Aparecida, no Vale do Paraíba.


Além dos bombeiros e ambulâncias da região, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Arteris, que administra a estrada, foram para o local.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras encerra inscrições de concurso para 1.119 vagas de nível técnico

A Petrobras encerra nesta sexta-feira as inscrições do processo seletivo público para 373 vagas imediatas de nível técnico, além de 746 para cadastro de reserva, totalizando 1.119 vagas. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.563,90.


Sede da Petrobras, localizada na Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro, passará pela sua primeira reforma completa desde que foi inaugurado, no começo dos anos 1970 — Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras


As vagas são para profissionais de nível técnico nas seguintes áreas:


Operação (114 imediatas e 342 para cadastro);

Manutenção - Mecânica (66 imediatas e 198 para cadastro);

Manutenção - Instrumentação (55 imediatas e 165 para cadastro);

Manutenção - Elétrica (41 imediatas e 123 para cadastro);

Segurança do Trabalho (36 imediatas e 108 para cadastro);

Operação de lastro (24 imediatas e 72 para cadastro);

Inspeção de Equipamentos e Instalações (11 imediatas e 33 para cadastro);

Suprimentos de Bens e Serviços - Administração (6 imediatas e 18 para cadastro);

Logística de Transporte e Controle (6 imediatas e 18 para cadastro);

Enfermagem do Trabalho (5 imediatas e 15 para cadastro);

Projetos, Construção e Montagem - Mecânica (5 imediatas e 15 para cadastro);

Projetos, Construção e Montagem - Elétrica (4 imediatas e 12 para cadastro).


Os requisitos de formação para cada área estão disponíveis e podem ser consultados no edital do processo seletivo.


Os candidatos aprovados, quando convocados, poderão trabalhar em qualquer área ou unidade, a depender da necessidade da Petrobras. Não é requerida comprovação de experiência profissional prévia.


A Petrobras oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia), além de benefícios educacionais para dependentes, entre outros.


“Com esse processo seletivo, a Petrobras busca atrair novos talentos com formação técnica para atuar, principalmente, no desenvolvimento de campos de petróleo no pré-sal. Estamos em busca de profissionais com perfil inovador, conectados com o futuro, dispostos a colocar a mão na massa para contribuir com os resultados da companhia”, destaca o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.


O processo seletivo reserva 8% das oportunidades para pessoas com deficiência, percentual acima do que determina a legislação (5%). Também reserva 20% das vagas para negros, conforme estabelece a lei.


As inscrições devem ser feitas até as 18h de 17 de março pelo site https://www.cebraspe.org.br/concursos/PETROBRAS_23_NM. O valor da taxa de inscrição é de R$ 62,79, que deve ser paga até o dia 22.


As provas objetivas serão aplicadas em 30 de abril, nas 26 capitais das Unidades da Federação e no Distrito Federal.


O processo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras. Nesse período, a estatal poderá chamar os aprovados no processo seletivo para trabalhar na companhia.


No caso das vagas dentro do cadastro de reserva, a estatal não é obrigada a convocar os classificados, mas só se houver demanda para a necessidade de pessoal. Já todas as vagas imediatas devem ser preenchidas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após negativa da PF, defesa de Bolsonaro cita Dino e volta a pedir acesso a inquérito das joias


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a pedir à Polícia Federal o acesso ao inquérito das joias.


Na quarta (15), a PF havia negado o acesso ao inquérito com o argumento de que, "até o momento", ele não é investigado no caso.


Agora, a defesa do ex-presidente usou declaração do ministro Flávio Dino (Justiça), na última segunda-feira (13), segundo a qual Bolsonaro "será chamado para depor" sobre o caso. O argumento é que, embora não seja formalmente investigado, o ex-presidente tem sido tratado como tal.


Na ocasião, Dino disse: "Em algum momento, como investigado, o ex-presidente da República será intimado a prestar depoimento. Caso ele não compareça, nasce uma situação nova em que poderá ou não ter o acionamento dos mecanismos de cooperação internacional. É possível concluir o inquérito independentemente de ele ser ouvido ou não. Mas eu espero que ele compareça e seja ouvido pois é um direito dele como investigado".


"A despeito de formalmente não constar nos autos como investigado, ao que tudo indica é desta forma que o peticionário vem sendo havido e tratado" por Dino, diz a defesa.


O inquérito apura a tentativa de uma comitiva do governo Bolsonaro de trazer ao Brasil em 2021, sem declarar às autoridades, um conjunto de joias.



Os itens foram presentes da Arábia Saudita para a comitiva brasileira. Parte, avaliada em R$ 16,5 milhões, acabou apreendida pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos. O governo Bolsonaro tentou recuperá-las antes do então presidente embarcar para os Estados Unidos, mas não conseguiu


Outra parte, de R$ 500 mil, entrou no Brasil sem ser detectada na alfândega e foi entregue a Bolsonaro, contrariando o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), que estabelece que presentes do tipo devem ficar com o Estado, e não com o ex-mandatário. Após o caso vir à tona, Bolsonaro prometeu entregá-las ao TCU.


Fonte: Blog da júlia Duailibi

Leia Mais ››