quarta-feira, março 27, 2024

Aeroporto de Mossoró: com mais voos, número de passageiros deve crescer 410% na Páscoa

Foto: Sandro Menezes


A Infraero, administradora do Aeroporto de Mossoró, espera a movimentação de mais de mil passageiros durante o feriadão da Páscoa no terminal potiguar. Se confirmado o número aguardado, a quantidade de viajantes será cinco vezes maior do que a registrada no mesmo período do ano passado.


A expectativa de alta é acompanhada do aumento de voos no equipamento. Na Páscoa do ano passado, entre os dias 6 e 10 de abril, foram quatro aeronaves que pousaram ou decolaram do aeroporto. Para este ano, desta quinta (28) até a segunda-feira (1º), serão 20 aviões que utilizarão o terminal.


Dos 12 aeroportos da Infraero, o de Mossoró é o que tem maior previsão de aumento na movimentação de passageiros. O terminal conta com voos para Natal, Fortaleza-CE e Recife-PE.


Números na Páscoa:


2024 (estimado)

Aeronaves: 20

Passageiros: 1.004


2023 (movimentação)

Aeronaves: 4

Passageiros: 197


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

PM prende homem por violência doméstica na cidade de Pau dos Ferros/RN



Nessa segunda-feira (25), policiais militares do 7° BPM foram acionados via COPOM para verificar uma possível ocorrência de violência doméstica na rua Lafaiete Diógenes, Centro da cidade de Pau dos Ferros/RN.


Os militares se deslocaram até o local informado e se depararam com a vítima, uma mulher de 28 anos, com sinais de loja virtual violência física pelo corpo, chorando e alegando ter sido agredida pelo seu companheiro.


O homem acusado de 29 anos acusado da agressão, ainda se encontrava no imóvel e foi detido pelos policias.


Diante do flagrante, o infrator foi conduzido à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), para a realização dos procedimentos legais necessários.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Polícia Civil prende mulher por descumprimento de medidas cautelares em Patu



Policiais civis da 71ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Patu) deram cumprimento, nesta segunda-feira (25), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher, de 39 anos, por descumprir medidas cautelares. Ela foi detida no município de Patu/RN.


De acordo com as informações, a suspeita foi presa no ano passado e ficou em liberdade meses depois. Na ocasião, a Justiça determinou o loja virtual cumprimento de algumas medidas cautelares. Mesmo havendo essa determinação judicial, a suspeita ameaçou a sua vizinha, o que gerou o descumprimento da decisão judicial, motivo pelo qual foi decretada a prisão preventiva da mulher.


Ela foi detida e encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte:  Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Jovem morre vítima de queda de moto na zona rural de Antônio Martins/RN



Um acidente na BR-226, na rotatória de Serrinha dos Pintos, na madrugada desta segunda-feira (25), resultou na morte de um jovem motociclista.


Jorge Luís da Silva Rosa, de 24 anos, morreu na manhã desta segunda-feira(25), após sofrer queda de moto no cruzamento da BR 226 com a RN117, que dar acesso as cidades de Serrinha dos Pintos e Martins. O sinistro ocorreu por volta das 5h, zona rural de Antônio Martins/RN.


Jorginho como era mais conhecido a vítima, por motivos ainda desconhecidos perdeu o controle de direção da Honda pop que pilotava e acabou caindo sobre a pista, ficando com a cabeça esmagada, já que não fazia o uso correto do capacete. Morrendo no local.


A Polícia Militar foi acionada para fazer o isolamento da área e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) para realizar a perícia e remover o corpo. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Homem encontrado morto na zona rural de Marcelino Vieira, foi identificado pelo ITEP



O corpo encontrado com sinais de morte violenta no Sítio Tamanduá, na zona rural de Marcelino Vieira, nesse domingo(24), foi identificado por exame de necropapiloscopia forense, pelos agentes do ITEP da Unidade Regional de Pau dos Ferros.


As impressões digitais foram coletadas no corpo e depois de buscas nos sistemas do ITEP foi identificado como sendo da pessoa de Ediclaúdio Marinho Farias. 


Segundo consta nas informações presentes na ficha de identificação do ITEP, EDICLAUDIO, mais conhecido como "Cabecinha", era residente na cidade de Rafael Fernandes. A Polícia Civil investiga o caso para localizar os supostos envolvidos no crime e esclarecer a motivação.


Fonte: Cidadão 190

Leia Mais ››

Polícia Federal prende 18 suspeitos de praticar abuso sexual infantil na internet em 20 estados e no DF

Policiais federal cumprem mandados de busca e apreensão em 21 unidades da federação — Foto: Divulgação/PF


A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (27), 18 pessoas em uma operação nacional contra abuso sexual infantil na internet. Os agentes cumpriram 58 mandados de busca e apreensão em 20 estados e no Distrito Federal (veja lista abaixo).


A operação “Share” foi desencadeada a partir de informações repassadas pelas polícias da Itália e da Espanha, segundo a polícia. Os investigados podem responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material relacionado a abuso infantil e associação criminosa.


A PF cumpriu mandados nas seguintes unidades da federação:



Acre (1)

Alagoas (1)

Amapá (1)

Bahia (3)

Ceará (2)

Distrito Federal (1)

Espírito Santo (1)

Maranhão (1)

Minas Gerais (3)

Mato Grosso (2)

Pará (3)

Paraíba (3)

Pernambuco (2)

Paraná (9)

Rio Grande do Norte (1)

Rio de Janeiro (3)

Roraima (2)

Rio Grande do Sul (9)

Santa Catarina (1)

Sergipe (1)

São Paulo (9)


Fonte: g1
Leia Mais ››

Mãe e filho são presos em flagrante durante operação contra tráfico de drogas no RN

Mãe e filho foram presos em operação da Polícia Civil em Mossoró — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Mãe e filhos foram presos em flagrante durante uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizada nesta quarta-feira (27) em Mossoró, cidade do Oeste potiguar.


Segundo a Delegacia Especializada em Narcóticos de Mossoró (Denarc), a mulher de 56 anos e seu filho de 39 foram detidos durante o cumprimento de mandados relacionados a uma investigação de combate ao tráfico de drogas.


O filho foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e a mãe por tráfico de drogas.


A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em duas residências localizadas nos bairros Santo Antônio e Santa Helena. Nas casas, foram apreendidos um revólver calibre 38 municiado, balança de precisão e aproximadamente 300 gramas de cocaína.


"Foi apreendido também dinheiro fracionado, cerca de R$ 2 mil", informou a delegada Isabella Turl.


Há 15 dias, os agentes tinham realizado uma apreensão em uma lanchonete que pertence à mulher. De acordo com os investigadores, no entanto, o estabelecimento funcionava como fachada para a venda de entorpecentes. Na ocasião, ela conseguiu fugir.


Os dois presos foram conduzidos à Delegacia de Mossoró e estão à disposição da Justiça, segundo a Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem de 32 anos morre esmagado por caminhão de empresa de metais em Mossoró


Um homem de 32 anos morreu na manhã desta quarta-feira (27), após ser esmagado por um caminhão de uma empresa de metais em Mossoró, no Oeste potiguar.


Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima foi identificada como Rodrigo Rafael Gonzaga da Silva.


Uma equipe de Suporte Avançado foi enviada ao local para socorrer a vítima, mas encontrou o trabalhador sem vida e preso às ferragens de uma caçamba.


De acordo com o Samu, o médico intervencionista enviado ao local informou que constatou esmagamento de calota craniana, com exposição de massa cefálica.


De acordo com o 12º Batalhão da Polícia Militar, o veículo não estava em movimento. O homem estaria fazendo uma manutenção no caminhão, quando a caçamba baixou e prensou o funcionário entre o chassi do veículo e o munk - uma espécie de guindaste.


Ainda de acordo com a PM, funcionários da empresa disseram que não sabiam como o acidente aconteceu e que o trabalhador já atuava há mais de 10 anos na empresa, com muita experiência na atividade.


O g1 tentou contato com a J.Patrício Metais por meio dos telefones disponibilizados no site da empresa, mas as ligações não foram atendidas até a última atualização desta matéria.


Nas redes sociais, a empresa comunicou o falecimento do funcionário Rodrigo Rafael, se solidarizou com familiares e amigos, e informou a suspensão das atividades da companhia até a próxima segunda-feira (1).


Fonte: g1

Leia Mais ››

19 cidades do RN registraram mais divórcios do que casamentos em 2022, aponta IBGE

Aliança de casamento no dedo. — Foto: Pedro Bolle/USP Imagens

Pelo menos 19 cidades do Rio Grande do Norte tiveram mais divórcios do que casamentos ao longo de 2022, segundo dados da Pesquisa de Registros Civis, divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Veja a lista de cidades mais abaixo).


A maior diferença registrada foi na cidade de Pendências, que teve 39 divórcios a mais que casamentos - foram 63 contra 24. São Paulo do Potengi ficou logo atrás, com 31 separações a mais que matrimônios.


A cidade potiguar que teve o maior número de divórcios em 2022 foi Mossoró, com 676. O município, no entanto, registrou um número maior de casamentos (1.225) e, por isso, não consta na lista mais abaixo.


A mesma situação ocorreu em Parnamirim, segunda cidade com o maior número absoluto de divórcios no RN, com 571.


Já a capital Natal teve 179 divórcios, segundo a pesquisa, número também abaixo dos 3.250 casamentos - o maior número absoluto no estado.


idades com mais divórcios que casamentos no RN

Areia Branca - 88 divórcios e 77 casamentos

Apodi - 112 divórcios e 84 casamentos

Alexandria - 49 divórcios e 30 casamentos

Almino Afonso - 30 divórcios e 10 casamentos

Acari - 29 divórcios e 19 casamentos

Assu - 193 divórcios e 188 casamentos

Campo Grande - 25 divórcios e 13 casamentos

Cruzeta - 25 divórcios e 9 casamentos

Florânia - 26 divórcios e 14 casamentos

Jardim de Piranhas - 29 divórcios e 16 casamentos

João Câmara - 142 divórcios e 117 casamentos

Lajes - 30 divórcios e 9 casamentos

Martins - 34 divórcios e 19 casamentos

Monte Alegre - 71 divórcios e 63 casamentos

Parelhas - 54 divórcios e 49 casamentos

Pendências - 63 divórcios e 24 casamentos

Pau dos Ferros - 122 divórcios e 109 casamentos

São Paulo do Potengi - 58 divórcios e 27 casamentos

Upanema - 24 divórcios e 17 casamentos

Maior taxa de nupcialidade e maior taxa de divórcio

Luís Gomes foi a cidade do Rio Grande do Norte que apresentou a maior taxa de nupcialidade em 2022.


Segundo o IBGE, as taxas de nupcialidade e divórcio fornecem uma dimensão do número de registros de casamentos em relação à população de 15 anos ou mais.


Em Luís Gomes, a taxa de nupcialidade foi de 21,8. Ou seja, para cada mil habitantes acima de 15 anos na cidade, 21 deles casaram.


Já a maior taxa de divórcio foi em São Bento do Trairi, com 2,3 divórcios para cada mil habitantes com mais de 15 anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Procon encontra diferença de até 50% em preço de ovo de Páscoa de mesma marca vendido em Natal

Ovos de páscoa em supermercado de Natal — Foto: Alessandro Marques/Procon Natal

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Natal, constatou que os preços dos ovos de Páscoa aumentaram, em média, 12,32% em 2024, na comparação com 2023.


Mas o que chamou atenção dos pesquisadores do instituto foi a diferença de preço cobrado por um mesmo produto, em diferentes estabelecimentos da capital potiguar. Um mesmo ovo de 240g que custava R$ 39,99 em um atacarejo foi encontrado a R$ 59,99 em um supermercado da cidade - uma diferença de 50%.


Ainda segundo o Procon, o preço médio por 100 g era de R$ 20,72 em 2023 e chegou a R$ 23,62 neste ano. Em uma marca específica, a diferença entre um ano e outro foi de 25%.


"Os ovos de personagens licenciados e com brinquedos são os mais solicitados pelas crianças, e também os mais caros. O Procon Natal orienta que se faça pesquisa de preço e qualidade. Além disso, ao escolher o produto, o consumidor deve verificar com atenção o prazo de validade, a composição e o peso líquido do produto", informou o órgão.


A equipe percorreu 24 estabelecimentos do comércio da capital, entre Supermercados, Hipermercados, Atacarejos e Lojas de departamento/especializadas. Um total de quarenta tipos variados de ovos e chocolates das marcas, com gramaturas de 45 g até 560 g foram pesquisados, como também caixas de bombons sortidos variando de 250 g a 251 g.


Veja o relatório da pesquisa aqui


Orientações

Segundo o Procon, o consumidor deve pesquisar os preços e a qualidade dos produtos. Ovos de Páscoa caseiros também podem ser uma boa opção para economizar. O Procon orienta que o consumidor fique atento às informações detalhadas sobre data de validade do produto, peso e composição.


"A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, verifique se não há amassados ou furos que podem contaminar o produto. Os brinquedos devem estar certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou ainda pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), além de serem compatíveis com a idade da criança", informou o órgão.


Ovos de chocolate importados devem trazer no rótulo a tradução em português. O consumidor pode verificar quais são os mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, caso se depare com publicidade enganosa.


O consumidor que tiver dúvidas sobre a relação de consumo, e identificar ou suspeitar de irregularidades pode acionar o Procon Natal por meio do WhatsApp: (84) 98812-6538 e no e-mail: proconnatal@natal.rn.gov.br, como também, o atendimento presencial disponível na sede do Órgão, na rua Ulisses Caldas, 181 no bairro da Cidade Alta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Exclusivo: Carlos Bolsonaro visitou o pai na Embaixada da Hungria


O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu a visita do filho Carlos Bolsonaro na Embaixada da Hungria, em Brasília, no período em que se hospedou na representação diplomática, em fevereiro.


Segundo fontes da família Bolsonaro, Carlos seria o homem que visitou o ex-presidente brasileiro na embaixada húngara, na noite do dia 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval.


A estada de Bolsonaro na representação diplomática foi revelada pelo jornal americano The New York Times, que teve acesso a vídeos do sistema de segurança da embaixada.


As imagens, segundo a reportagem do jornal americano, mostram que Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, e ficou até 14 de fevereiro.


Os vídeos revelam que, às 20h38 do dia 13 de fevereiro, um homem não identificado chegou no banco traseiro de um carro e adentrou nas dependências da embaixada com uma mochila.


O visitante, que seria Carlos Bolsonaro, deixou o local 38 minutos depois. Nas imagens, outro homem que parece ser Bolsonaro se despede do visitante na garagem da representação diplomática.


Procurados pela coluna, tanto o ex-presidente da República quanto sua assessoria de imprensa não comentaram. A coluna não conseguiu contato com Carlos Bolsonaro.


PF investiga visitas a Bolsonaro

Como a coluna noticiou mais cedo, a Polícia Federal investiga as visitas recebidas por Jair Bolsonaro no período em que o ex-presidente ficou abrigado na Embaixada da Hungria, em Brasília.


A suspeita da PF é a de que Bolsonaro possa ter usado a representação diplomática para se encontrar com aliados com os quais está proibido de manter contato por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes.


Bolsonaro e Orbán

A estada de Bolsonaro na embaixada ocorreu dias após a PF apreender o passaporte do ex-presidente em investigação que apura suposta trama golpista liderada por ele para evitar a posse de Lula.


Segundo a Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, embaixadas são consideradas invioláveis, sob jurisdição de outros países, não podendo ser objeto de busca, requisição, embargo ou medida de execução.


Isso significa que, mesmo com eventual ordem de prisão do Supremo, Bolsonaro não poderia ser detido dentro da embaixada sem a autorização de autoridades da Hungria.


O ex-presidente brasileiro, vale lembrar, mantém relação próxima com o atual primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Os dois se encontraram em dezembro, na posse de Javier Milei, em Buenos Aires.


Prisão preventiva de Bolsonaro

Após a divulgação da visita de Bolsonaro à Embaixada da Hungria, diversos parlamentares de esquerda passaram a pedir que o STF decrete a prisão preventiva do ex-presidente.


Relator de uma série de inquéritos contra Bolsonaro no STF, o ministro Alexandre de Moraes deu prazo de 48h para o ex-mandatário explicar a visita. O esclarecimento foi entregue pela defesa nesta quarta-feira (27/3).


Moraes, como noticiou a coluna na segunda-feira (25/3), já considerou pedidos de asilo político como motivo para manutenção de prisão preventiva de bolsononaristas.


Em uma decisão de agosto de 2021, Moraes usou pedidos de asilo feitos pelo ex-deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) para apontar risco de fuga e manter o então parlamentar preso.


Na época, Silveira estava detido após desrespeitar o uso de tornozeleira eletrônica. Por causa de pedidos de asilo político feitos pelo deputado, Moraes negou solicitação da defesa para que ele fosse solto.


“Diante da manutenção das circunstâncias fáticas que resultaram no restabelecimento prisão, somadas à tentativa de obtenção de asilo político para evadir-se da aplicação da lei penal, a manutenção da restrição de liberdade é a medida que se impõe para garantia da ordem pública e aplicação da lei penal”, argumentou Moraes na decisão.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Justiça do DF torna Jair Renan Bolsonaro réu por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso

Jair Renan Bolsonaro em imagem de 17 de outubro de 2022 — Foto: Evaristo Sa/AFP/Arquivo

A Justiça do Distrito Federal recebeu uma denúncia apresentada pelo Ministério Público e tornou réus Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e outras cinco pessoas acusadas de praticar os crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.


A decisão da 5ª Vara Criminal é de segunda-feira (25).


A partir da intimação dos réus, eles terão 10 dias para apresentar sua defesa por escrito.


A ação penal decorre de uma investigação da Polícia Civil do DF, que indiciou Jair Renan em fevereiro deste ano, como revelou o g1 à época.


No âmbito dessa investigação, ele chegou a ser alvo de uma operação de busca e apreensão, em agosto do ano passado.


A denúncia do Ministério Público acusa o filho do ex-presidente e outros réus, incluindo o seu ex-instrutor de tiros Maciel Alves de Carvalho, de forjar uma declaração de faturamento de uma empresa de Jair Renan, a RB Eventos e Mídia, com o objetivo de dar lastro a empréstimos bancários que chegaram a R$ 291 mil, entre 2022 e 2023.


O valor não foi pago e o banco cobrou Jair Renan judicialmente. Em fevereiro deste ano, a Justiça determinou que ele pagasse ao banco a dívida, que estava em R$ 360 mil.


O grupo de Jair Renan teria falsificado um documento que atestava falsamente que a empresa dele havia faturado R$ 4,6 milhões no período de um ano, o que configurou, segundo o Ministério Público, o crime de falsidade ideológica.


Ainda de acordo com o MP, esse documento com dados falsos foi apresentado ao banco para a abertura de uma conta, usada posteriormente para a obtenção de três empréstimos, configurando o crime de uso de documento falso.


'Laranja'

O MP afirmou também que, "no período compreendido entre novembro de 2020 e julho de 2023", Jair Renan, Maciel Alves e outros acusados "ocultaram ou dissimularam a natureza, origem, movimentação ou propriedade de bens, direitos e valores de origem criminosa, proveniente, direta ou indiretamente, da prática de crimes de falsidade ideológica, estelionato e falsificação de documentos públicos e particulares".



Os réus teriam criado um "laranja", uma pessoa que não existe chamada Antônio Amâncio Alves Mandarrari, para ocultar valores obtidos de forma ilegal, incluindo os recursos provenientes dos supostos empréstimos fraudulentos. Essa pessoa fictícia "abriu" empresas para movimentar o dinheiro.


"No segundo empréstimo fraudulento, realizado no dia 8 de março de 2023, no valor de R$ 250.669,65, ainda sob responsabilidade legal do denunciado Jair Renan, quase R$ 60 mil foram usados para pagamento de própria fatura de cartão de crédito da pessoa jurídica RB Eventos e Mídia [empresa de Jair Renan]. E, no dia 13 de abril de 2023, é realizado um crédito de R$ 18.700 para a empresa 'fantasma' Mandarrari Clínica de Estética", afirmou o MP.


O advogado de Maciel Alves, Pedrinho Villard, afirmou em nota que "acredita na inocência de Maciel e provará no curso processual". A defesa de Jair Renan não se manifestou até a última atualização desta reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz a Moraes que é 'ilógico' sugerir que hospedagem na embaixada da Hungria era tentativa de fuga ou pedido de asilo



A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que é "ilógico" sugerir que ele se hospedou por dois dias na embaixada da Hungria para pedir asilo ou para fugir de investigações.


Na segunda-feira (25), o jornal The New York Times revelou que Bolsonaro foi para a embaixada da Hungria poucos dias após ter tido o passaporte apreendido pela Polícia Federal na operação sobre tentativa de golpe de Estado.


Moraes, relator da investigação, deu 48h para o ex-presidente se explicar. No ofício, os advogados dizem que Bolsonaro tem amizade com autoridades húngaras e foi para a embaixada tratar de temas políticos.


"[Bolsonaro] sempre manteve interlocução próxima com as autoridades daquele país, tratando de assuntos estratégicos de política internacional de interesse do setor conservador", afirmam os advogados.


De acordo com o direito internacional, o terreno de uma embaixada é de soberania do país representado. Por isso, eventuais agentes brasileiros só poderia chegar a Bolsonaro com autorização do governo húngaro.


A defesa alegou que supor que Bolsonaro pudesse pedir asilo é altamente infundado.


"Diante da ausência de preocupação com a prisão preventiva, é ilógico sugerir que a visita do peticionário [Bolsonaro] à embaixada de um país estrangeiro fosse um pedido de asilo ou uma tentativa de fuga. A própria imposição das recentes medidas cautelares tornava essa suposição altamente improvável e infundada", dizem os advogados.


Viagem à Argentina

Na manifestação endereçada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, os advogados declaram também que Bolsonaro, quando viajou a Buenos Aires para a posse de Javier Milei como presidente da Argentina, solicitou autorização judicial para deixar o país.


A posse do argentino, no entanto, ocorreu no final de 2023, antes de a Polícia Federal apreender em fevereiro o passaporte do ex-presidente do Brasil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ala do STF vê provocação, recibo e medo em estadia de Bolsonaro em embaixada, mas não crime


Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, o ex-presidente Jair Bolsonaro ao desembarcar e pernoitar por dois dias, em fevereiro, na Embaixada da Hungria. Alguns citam provocação à Corte, recibo do medo das investigações, ensaio de pedido de asilo. Mas ninguém vê crime.


Por isso, a expectativa no STF é a de que, ao receber as explicações formais da defesa do ex-presidente, o ministro Alexandre de Moraes escolha não impor novas sanções judiciais a Bolsonaro.


"Dormir na embaixada não configura descumprimento de nenhuma das ordens judiciais que ele tem", explicou um integrante do Supremo.


Inicialmente, em nota, diante da revelação da estadia pelo The New York Times, a defesa de Bolsonaro afirmou, em nota, que ele se hospedou por duas noites na embaixada húngara para debater temas de interesse internacional sobre o Brasil.


No STF, obviamente, a tese não colou e é tratada como "risível".


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››

Depoimento do pai de Cid foi recado para filho seguir colaborando, avaliam aliados do ex-ajudante de ordens

General Mauro César Lourena Cid em evento do Exército — Foto: Reprodução/ YouTube

O depoimento do pai de Mauro Cid, o general Lourena Cid, foi um recado para o filho seguir colaborando com a Polícia Federal. Para aliados do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), a PF fez questão de ouvir o pai antes de o filho prestar novo depoimento.


Mauro Cid ainda deve explicar aos investigadores como se deram as articulações que levaram ao vazamento de áudios em que ex-ajudante de ordens faz críticas ao ministro Alexandre de Moraes e à PF, e coloca dúvidas sobre o que ele mesmo falou na delação.


Ao ser chamado no gabinete de Moraes na semana passada, Mauro Cid reafirmou o conteúdo da sua delação, em sinal de que não pretende recuar para proteger totalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem ainda mantém uma reverência. E saiu preso do local.


Diante da reconfirmação, os investigadores esperam que Cid revele tudo o que sabe sobre a divulgação dos áudios.


A PF quer saber, por exemplo, com quem ele conversava quando criticou Alexandre de Moraes, Polícia Federal e chegou a dizer que os investigadores já tinham uma narrativa pronta para ele assumir.


Além disso, o militar será questionado se o vazamento de áudio foi uma operação para desmoralizar as investigações, e quem teriam sido os mentores da estratégia.


Depoimento do pai


Segundo aliados do general Lourena Cid, o depoimento sobre as negociações de joias de Bolsonaro nos Estados Unidos se deu dentro do esperado, com os investigadores questionando novamente sobre a participação dele.


A PF conseguiu mais informações sobre o que o general fez na negociação das joias do ex-presidente, que podem complicar juridicamente a vida do pai de Mauro Cid, caso a delação do filho seja cancelada.


Esse, segundo aliados do tenente-coronel, é o maior temor dele agora, depois que foi preso novamente: acabar prejudicando o pai e família, após ter conseguido um acordo para poupá-los no inquérito.


Fonte: Blog do Valdo  Cruz

Leia Mais ››

Código Eleitoral: relator no Senado mantém trechos que dificultam fiscalização pela Justiça Eleitoral

O relator do novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI). — Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O parecer do senador Marcelo Castro (MDB-PI) sobre o Novo Código Eleitoral, protocolado na última quarta-feira (20), mantém trechos aprovados pelos deputados que, segundo especialistas em transparência partidária, devem restringir a atuação da Justiça Eleitoral na fiscalização e no acompanhamento das contas.


Entre as mudanças, estão a restrição da auditoria feita pela Justiça Eleitoral, o limite para a multa em caso de gastos irregulares e regras que podem facilitar a prescrição das contas partidárias (veja mais abaixo).


A proposta faz uma reformulação ampla em toda a legislação partidária e eleitoral — revogando leis vigentes, como o Código Eleitoral e a Lei da Inelegibilidade, e unificando as regras em um único código.


Aprovação pela Câmara em 2021

Na Câmara dos Deputados, o projeto foi aprovado em setembro de 2021 e tinha mais de 380 páginas e quase 900 artigos.


Agora, a proposta aguarda análise dos senadores e deve passar, antes, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovada, seguirá para votação em plenário. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta segunda-feira (25) que irá priorizar a votação do tema ainda em abril.


Alterações nas regras diretamente relacionadas às eleições devem seguir o princípio da anualidade eleitoral — ou seja, só valem se forem aprovadas um ano antes do pleito. Por isso, ainda que sejam aprovadas neste ano, não valem para as eleições municipais de 2024.


Contudo, boa parte das mudanças diz respeito à prestação de contas partidárias, que são feitas ano a ano pelas legendas. Neste caso, não há necessidade de respeitar a anualidade eleitoral para que as mudanças entrem em vigor.


Diretor-executivo do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa diz que um eventual enfraquecimento na fiscalização partidária, em certa medida, fragiliza também a democracia.


"Os partidos políticos são fundamentais para o fortalecimento e o amadurecimento de nossa democracia, mas isso demanda partidos com credibilidade junto à população e isso somente ocorrerá se tivermos mais transparência e integridade", afirma.

Veja algumas mudanças

Restrição da auditoria


O texto de Castro restringe a auditoria das contas partidárias a "aspectos formais". Ou seja, a Justiça Eleitoral estaria restrita a analisar, por exemplo, se a sigla apresentou nota fiscal ou recibo dos gastos e se a saída dos recursos está de acordo com o que foi apresentado.


Isso limitaria a análise que é feita hoje, que permite que se investigue, por exemplo, se a empresa contratada é fantasma, se o serviço foi efetivamente prestado ou se há indício de sobrepreços.


Devolução dos recursos


O parecer mantém a previsão da Câmara de limitar a multa paga pelos partidos a até R$ 30 mil, em caso de contas desaprovadas "em caso de gravidade". Hoje, o limite é de até 20% sobre o valor do gasto irregular. Por exemplo, se os recursos irregulares forem de R$ 1 milhão, a multa do partido pode chegar a R$ 200 mil.


Gastos dos partidos e transparência nas viagens


O texto do Senado altera a versão da Câmara e restringe os gastos com o fundo partidário a despesas "comprovadamente a serviço do partido" e na contratação de serviços de segurança dos candidatos.


Porém, o texto afrouxa a versão dos deputados ao retirar a exigência de apresentação de lista de passageiros na contratação de aeronaves durante as campanhas eleitorais. Atualmente, a relação de passageiros e tripulantes é publicada pela Justiça Eleitoral.


Prescrição das contas


Na avaliação do diretor-executivo do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa, o parecer do Senado "torna praticamente inevitável" a prescrição das contas partidárias ao reduzir em dois anos (de cinco pra três) o prazo a ser utilizado pela Justiça Eleitoral para avaliar as contas partidárias.


Parecer automaticamente favorável


Pelo texto, a área técnica da Justiça Eleitoral terá 360 dias para "apontar equívocos" nas contas partidárias. Do contrário o parecer será automaticamente favorável. O texto aprovado pela Câmara previa um prazo ainda menor, de 180 dias.


Contudo, segundo Issa, o prazo ainda é considerado curto e há um risco de que o parecer seja favorável sem qualquer análise. Além disso, o relatório altera o caráter jurisdicional das contas partidárias e o transforma em administrativo -- o que retira eventuais prazos para a manifestação dos partidos e permite que o processo seja rediscutido indefinidamente.


Restrição na responsabilização


O texto prevê que os dirigentes partidários só respondam na esfera cível e criminal se a ocorrência de irregularidade for "grave, insanável" e se houver "conduta dolosa específica que importe enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio do partido".


Na prática, segundo o Transparência Partidária, as exigências para a responsabilização podem enfraquecer a boa governança partidária.


Coligações


O relatório permite a propaganda conjunta de candidatos às eleições proporcionais (para deputados e vereadores) independentemente de estarem na mesma federação. A prática, segundo o Transparência Partidária, pode confundir o eleitor e prejudicar a formação de um voto consciente, principalmente em um contexto em que as coligações estão proibidas.


Propaganda conjunta


No caso da propaganda conjunta de material impresso de candidatos de partidos diferentes, os gastos podem constar apenas na prestação de contas do candidato que arcou com os custos -- o que impossibilita a dedução de limite de gastos do beneficiário da propaganda, podendo levar a situações de abuso de poder econômico, avalia Issa.


Derrubada de resoluções do TSE


Uma das mudanças feitas pelo relator do Senado avaliadas como positivas por especialistas -- por considerarem inconstitucional -- é a retirada de trecho, aprovado na Câmara, que permitia que o Congresso Nacional derrubasse regulamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que "exorbite os limite e as atribuições" da corte eleitoral.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mossoroense encontrado morto com mãos amarradas, na zona rural de Upanema é identificado no Itep



O homem encontrado morto com mãos amarradas para trás e com camisa enrolada envolta da cabeça, no último dia 13 de março na zona rural de Upanema, foi identificado após exames no Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) de Mossoró.


Trata-se de Magno de Souza Amaro da Silva de 35 anos, natural de Mossoró. O mesmo foi levado para o local, uma região de mata e assassinado por espancamento.


O corpo será liberado para os familiares, nesta quarta feira (27). Ainda não há informações sobre motivação e autoria do crime. A Polícia Civil informou que a vítima era homossexual e que já havia sido preso.


A Delegacia da Polícia Civil de Upanema, sob a coordenação do DPC Crhistiano Otton de Melo, vai instaurar inquérito para investigar o crime, a partir do laudo de exame cadavérico realizado no Itep e que será encaminhado ao delegado.


Fonte: Fim da Lnha

Leia Mais ››

Eleições 2024: Justiça Eleitoral recebeu mais de 109 mil pedidos de título de jovens entre 15 e 18 anos em semana de mobilização


Na Semana do Jovem Eleitor, a Justiça Eleitoral recebeu, em todo o país, cerca de 109,3 mil pedidos de primeira via do título de eleitor feitos por jovens entre 15 e 18 anos.


A Semana é um momento de mobilização nas redes sociais para incentivar a participação de brasileiros nessa faixa etária nas decisões políticas.


A campanha deste ano teve o nome de "Festival do Primeiro Voto - Sua voz vai fazer história" e ocorreu entre os dias 18 e 22 de março.


Os dados foram reunidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consideram a idade que os solicitantes tinham no último dia de evento.



Ao longo da semana, as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral divulgaram conteúdos para conscientizar os jovens sobre a importância do primeiro voto, além de orientações sobre como fazer o alistamento eleitoral.


Os tribunais regionais eleitorais também realizaram ações locais para que o público dessa idade fizesse o pedido do primeiro título e colhesse a biometria:


no Paraná, estudantes viram palestras sobre democracia, cidadania e a atuação da Justiça Eleitoral; além disso, cartórios eleitorais fizeram o alistamento eleitoral dos jovens.

no Rio de Janeiro, um juiz eleitoral recebeu estudantes para uma palestra sobre o funcionamento do Estado Brasileiro;

em Rondônia, houve visita da Justiça Eleitoral às escolas;

O TSE contabilizou os requerimentos de alistamento eleitoral. Essas solicitações serão analisadas e, posteriormente, a Justiça Eleitoral concede o documento, se não houver pendências de documentação.


Prazos

A Semana do Jovem Eleitor terminou, mas ainda dá tempo de tirar o documento. Até o dia 8 de abril, os eleitores que vão tirar a primeira via podem iniciar o pedido pela internet, no sistema de Autoatendimento Eleitoral do TSE.


Depois de apresentar informações e documentos, para finalizar a operação, será necessário comparecer a um cartório eleitoral em 30 dias para a coleta da biometria e assinatura digital.


Para quem prefere resolver tudo no cartório eleitoral, presencialmente, o prazo final é o dia 8 de maio.


O voto é facultativo para quem tem mais de 16 e menos de 18 anos. A partir de 18 anos, torna-se obrigatório.


É possível tirar o título a partir dos 15 anos de idade. O voto, no entanto, só pode ser exercido se a pessoa tiver 16 anos completos.


Pedidos de título no TSE em 2024

Em janeiro e fevereiro deste ano, 417.146 jovens eleitores entre 15 e 17 anos pediram o primeiro título à Justiça Eleitoral.


Em janeiro, 203.742 jovens desse grupo fizeram o alistamento. Foram feitas solicitações de emissão de títulos para:


22.069 jovens de 15 anos

87.389 jovens de 16 anos

94.284 jovens de 17 anos

Em fevereiro, 213.404 brasileiros na mesma faixa etária pediram o documento. Foram pedidos títulos para:


27.901 jovens de 15 anos

90.781 jovens de 16 anos

94.722 jovens de 17 anos

Os dados fazem parte das estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral.


Cadastro eleitoral está aberto

Além dos jovens, podem ir à Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio os eleitores que precisam alterar seus dados, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou resolver pendências.



No dia 9, o cadastro vai fechar para que os tribunais organizem os dados e o procedimento das eleições municipais. Com isso, não será mais possível realizar qualquer alteração até outubro.


Eleições municipais

Em outubro, os brasileiros vão às urnas nos municípios do país para eleger os novos prefeitos e vereadores. O primeiro turno está marcado para o dia 6.


O segundo turno vai acontecer no dia 27, caso seja necessário, em cidades com mais de 200 mil eleitores.


Fonte: g1

Leia Mais ››