segunda-feira, agosto 26, 2013

Acidente com vítima fatal na RN-093 na Região Agreste do RN

Mais um acidente grave com vitima fatal ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 26, RN 093, elevando o numero de 14 mortes fatais só nesse ano (2013) no trecho que vai de Tangará até Passa e Fica, nesse final de tarde mais um trágico acidente, dessa vez na ponte sobre o Rio Jacu, a 2 km de São José do Campestre. 

Segundo informações, um tratorista de nome José Paulino Alexandro de 36 anos casado, conhecido por Zé tratorista, 37 anos, conduzia seu veículo Gol de cor branco de placas MXO 2118, vindo do trabalho na fazenda Umbuzeiro no sentido Campestre quando na cabeceira da ponte um buraco fez o condutor perder o controle do veículo e indo de encontro a uma das muretas de proteção da ponte. 

O condutor teve morte no local "possivelmente" por não dirigir com cinto de segurança. O corpo encontra-se no local a espera do ITEP. José Paulino Alexandro residia em Campestre na rua Lindolfo Damião de Souza, seu sepultamento será realizado na tarde dessa terça 27.



Reprodução Cidade News Itaú via O Paralelo
Leia Mais ››

BBom: Assinatura de TAC pode resultar no desbloqueio da empresa ainda esta semana

A decisão da Justiça Federal que resultou no bloqueio das atividades e ativos financeiros da empresa Embrasystem - Tecnologia em Sistemas, Importações e Exportações, conhecida pelos nomes fantasia BBom e Unepxmil, pode ter um desfecho ainda esta semana, é o que garante um fonte ligada diretamente ao núcleo de comando da empresa.

A decisão que proibiu a comercialização de rastreadores (que é a atividade principal e oficial da empresa) e vetou ainda novas adesões à rede, o recebimento das mensalidades cobradas dos associados já admitidos no sistema e congelou as contas financeiras da empresa ocorreu dias após o bloqueio da TelexFREE, gerando pânico para milhares de associados em todo Brasil.

Entre as acusações do MPF estaria a de que a empresa não possui homologação ou certificação junto aos órgãos competentes para prestar serviço de monitoramento e localização de veículos. Esta demanda foi solucionada após a informação de que a BBom não é a fabricante dos produtos, portanto, não necessitaria cumprir tal exigência, e, sim, as empresas fornecedoras.

As fornecedoras de rastreadoras da BBom, Maxtrack Industrial e Over Book, também foram acionadas para prestar esclarecimentos quanto à capacidade operacional de produção de rastreadores veiculares ao mês, a quantidade de clientes para quem fornecem esses rastreadores no Brasil, a quantidade vendida para a empresa Embrasystem durante 2013 e os que foram realmente entregues, detalhando todos esses números mensalmente.

O fim está próximo

Segundo revelaram fontes do Acrealerta.com, a empresa BBom já teria realizado toda reformulação exigida pelo MPF e um Termo de Ajustamento de Conduta deve ser assinado, no máximo, até o dia 01 de setembro, com grandes possibilidades que a empresa volte as suas atividades normais até a próxima quarta-feira (28).

Representantes das fornecedoras dos rastreadores vieram dos EUA para dar as garantias da entrega dos produtos demandados pela Embrasystem. “Esta foi uma exigência do MPF para celebrar o acordo, pois todas as demais foram prontamente atendidas pela BBom”, afirma nossa fonte, que pediu para não ter seu nome revelado.

Segundo a mesma, o atraso da assinatura do TAC ocorreu principalmente pela ausência de representante do MPF durante a semana que estava planejada para realizar a reunião decisiva, pois necessitaram se ausentar para cumprir outros compromissos.

“A empresa voltará às atividades normalmente e terá seus bens desbloqueados para que possa honrar seus compromissos com os associados. Isso deve ocorrer ainda esta semana, após a reunião para assinatura do TAC, conforme acertado entre representantes do MPF e da BBom”, garantiu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos assaltam agência dos Correios em dois minutos

Diamante OnlineMais uma agência dos Correios é assaltada na Paraíba, desta vez, a ação criminosa ocorreu no município de Piancó, no Sertão Paraibano. O fato ocorreu por volta das 15h, quando dois homens em uma motocicleta, entraram no estabelecimento. A rápida ação criminosa durou cerca de dois minutos.

A agência, localizada na Praça João Galdino, no Centro da cidade, teve um dos funcionários que trabalha como caixa rendido, após os assaltantes se passarem por clientes. Um dos acusados entrou no local, enquanto o outro dava cobertura do lado de fora.

A Polícia Militar foi acionada, mas até o momento os bandidos não foram identificados.  Esta foi a quarta agência assaltada no Vale do Piancó, em menos de sessenta dias. A primeira foi a da cidade de Santana de Mangueira, seguindo de Catingueira e Coremas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Porteiro acusado de molestar criança de 3 anos se entrega à polícia e se diz arrependido

Ivanildo TavaresO porteiro Ivanildo Tavares da Silva, 53 anos, se entregou à polícia na manhã desta segunda-feira (26) e confessou que abusou de uma criança de apenas três anos, na última sexta-feira (23), num condomínio no bairro do Bessa, orla de João Pessoa.

De acordo com informações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, ele disse que está arrependido do que fez, chorou durante o depoimento e afirmou que tem medo de morrer na cadeia. Enquanto fazia as declarações, o porteiro segurava uma bíblia nas mãos.

Porteiro foi flagrado pelas câmeras de segurançaIvanildo era procurado há mais de 72 horas, desde que a mãe da menina fez uma queixa e disse que ficou sabendo do crime depois que a própria criança revelou que um homem no prédio onde elas moram a teria tocado nas partes íntimas.

A equipe de jornalismo do Portal Correio teve acesso ao vídeo do circuito interno do prédio, que registra o crime. As imagens são chocantes e mostram o momento em que o homem abraça a criança no colo e expõe o órgão genital enquanto a segura nos braços. A cópia do vídeo permanece com a polícia.

O crime

Ivanildo Tavares foi apontado como responsável de abusar sexualmente de uma criança de três anos de idade, no bairro do Bessa, orla de João pessoa, na manhã de sexta-feira (23).

De acordo com informações da delegada da Infância e Juventude de João Pessoa, Joana D’Arc, a mãe da menina fez a queixa e disse que ficou sabendo do crime depois que a própria criança revelou que um homem no prédio onde elas moram a teria tocado nas partes íntimas. “A criança é inocente e fala isso de uma maneira muito natural. Por não entender exatamente do que se trata, relata de uma forma bastante infantil, mas a mãe acabou percebendo a seriedade do caso”, diz a delegada.

Depois que ouviu a menina, a mãe dela procurou o porteiro para se inteirar do que estava se passando e pediu para que tivesse acesso às câmeras do circuito interno do condomínio. “O próprio vigilante se prontificou em mostrar as imagens, mas deixou a mãe da criança no local e fugiu, sabendo que ela iria vê-lo cometendo a pedofilia”, revela Joana D’Arc.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

No Alto Sertão, homem invade casa mata ex-companheira e esfaqueia rapaz

Mulher morreu na porta do vizinhoA Polícia investiga um assassinato ocorrido em Paulista (No Alto Sertão paraibano), na madrugada deste domingo (25). Euberta Jahne da Silva, 34 anos, teve sua casa invadida por Elói Vieira da Silva, com quem manteve um relacionamento de mais de cinco anos. O homem teria esfaqueado a ex-companheira e um rapaz de pré-nome Maciel, que estaria morando com Euberta. 

O crime ocorreu por volta das 01h30. Maciel e Elói ainda travaram uma luta corporal, sendo que o primeiro ainda teria levado três facadas. Elói estaria inconformado com a separação. Euberta era mãe de três filhos do relacionamento com o agressor. 

Euberta e Maciel tinham acabado de chegar de uma festa e estavam deitados em um colchão na sala de casa, quando foram surpreendidos por Elói. Ferida, a mulher correu para a casa de um vizinho, mas não resistiu e morreu assim que a porta foi aberta. 

Maciel está internado no Hospital Regional de Sousa, em estado grave. O acusado está foragido e a Polícia ainda faz diligências para captura-lo. 

O delegado Homero Perazzo, que está a frente da ocorrência. Ele informou que tiver informações sobre o paradeiro do acusado pode ligar para a Policia Civil, pelo número 3444 2804. Também pode se utilizar da linha direta da Policia Militar, pelo número 9681- 7448 ou para o 190.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Câmeras mostram momento em que PM é morto em Campina Grande

Policial militar Noaldemir Alves Borges morto em Campina
Foi divulgado na noite desta segunda-feira (26), durante o Programa 'Cidade Alerta Paraíba', imagens do circuito interno de segurança que mostram o momento exato em que o sargento reformado da Polícia Militar, Noaldemir Alves Borges, 53 anos, foi assassinado em Campina Grande.

Uma operação conjunta entre as Polícias Militar e Civil apreendeu dois menores acusados de terem cometido o crime na tarde deste domingo (25). O PM foi assassinado após reagir a um assalto a panificadora Rainha Cruzeiro, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Cruzeiro.

De acordo com o coronel Souza Neto, do 2º Batalhão da Polícia Militar, um dos menores já tinha sido apreendido há cerca de dois meses e foi solto por decisão judicial. na época, esse menor estava com um revólver com a numeração raspada. O latrocínio aconteceu por volta das 16h, quando dois homens armados entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto.

O corpo do sargento reformado foi velado na mortuária Viagem, que fica ao lado do 2º Batalhão da PM, em Campina Grande. 

Ainda segundo Souza Neto, o sargento Borges estava na fila do caixa para pagar suas compras, quando os criminosos começaram a revistar os clientes e funcionários da panificadora.

Percebendo que os bandidos iriam achar a pistola, com a qual o policial estava de posse, ele reagiu e tentou atirar contra os assaltantes, mas foi atingido com um tiro na cabeça disparado por um dos homens.

Após o latrocínio os suspeitos fugiram em um carro prata. O veículo também foi encontrado pela polícia.O sargento Borges morava em João Pessoa e estava em Campina Grande com familiares que residem na cidade.

Vídeos revelam momento do crime:  





Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sargento da Polícia Militar é morto após reagir a assalto a panificadora

Policial militar Noaldemir Alves Borges morto em Campina
O sargento reformado da Polícia Militar da Paraíba, Noaldemir Alves Borges, 53 anos, foi morto na tarde deste domingo (25), em Campina Grande/PB. O PM foi assassinado após reagir a um assalto a panificadora Rainha Cruzeiro, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Cruzeiro.

Panificadora onde ocorreu o crimeDe acordo com o coronel Souza Neto, do 2º Batalhão da Polícia Militar, o latrocínio aconteceu por volta das 16h, quando dois homens armados entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto.
Ainda segundo ele, o sargento Borges estava na fila do caixa para pagar suas compras, quando os criminosos começaram a revistar os clientes e funcionários da panificadora. 

Percebendo que os bandidos iriam achar a pistola, com a qual o policial estava de posse, ele reagiu e tentou atirar contra os assaltantes, mas foi atingido com um tiro na cabeça disparado por um dos homens.

Imagem das câmerasO estabelecimento disponha de circuito interno de câmeras de segurança e o vídeo, em que mostra o crime, já está com a Polícia. Segundo Souza Neto, nas imagens dá para ver nitidamente os rostos dos criminosos.
Após o latrocínio os suspeitos fugiram em um carro prata. O veículo já foi encontrado pela polícia, mas sem ninguém. O Serviço de Inteligência da Polícia e a Delegacia de Homicídios de Campina Grande estão a frente do caso e realizando diligências na região no esforço de encontrar os suspeitos. Nesta segunda-feira a delegada Mayara Roberta irá conceder uma coletiva à imprensa para elucidar o caso.
O sargento Borges morava em João Pessoa e estava em campina Grande com familiares que residem na cidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo Rosalba pode perder até dez deputados

Dos 24 parlamentares estaduais, 14 faziam parte da bancada da gestora estadual ou eram de partidos que pertenciam à base aliada do Governo do Estado. Até o final do ano, as perspectivas não são nadas positivas. Rosalba pode perder a aliança de, pelo menos, nove deputados estaduais, incluindo, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.
Com relação aqueles que começaram o ano aliados e já romperam, está o deputado Gilson Moura. O partido dele, o PV, anunciou no início do ano que estava saindo da base aliada. O líder do partido, o senador Paulo Davim, passou a fazer uma forte oposição estadual ao DEM.
Em outra sigla, o PR tem outros três deputados estaduais. Ou melhor: dois, Vivaldo Costa e George Soares. Kelps Lima, que seria o terceiro, ganhou recentemente a desfiliação e deve ir para o Partido Progressista (PP), que diante de declarações do presidente do partido, Rafael Motta, deve apoiar uma candidatura de oposição em 2014.
O mesmo caminho, por sinal, deve ser seguido pelo deputado Vivaldo Costa, além de Ricardo Motta e Raimundo Fernandes, que pediram desfiliação do PMN e devem ir, justamente, para o PP. Com essa soma, já são cinco os deputados estaduais que devem deixar a governadora Rosalba Ciarlini sozinha numa tentativa de disputar a reeleição.

Contudo, além das mudanças partidárias, há também a situação das mudanças de correntes dentro do partido. Afinal, dois grandes aliados, o PMDB e o PR podem anunciar o rompimento com o Governo nos próximos dias. A situação mais clara é a dos peemedebistas. Na última sexta-feira, o presidente da Câmara Federal e do PMDB no RN, Henrique Alves, anunciou que a saída do secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, antecipará o rompimento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado do DEM lança a candidatura de José Agripino Maia para governador do RN em 2014

Segundo Leonardo, José Agripino é uma boa opção por ser “respeitado e extremamente bem-vindo, pela experiência. Foto: DivulgaçãoA falta de rumo do sistema político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), devido ao desgaste do atual governo, está levando lideranças deste grupo a endossar outras candidaturas do sistema. Nesta manhã, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) apoiou o lançamento do presidente estadual e nacional do DEM, senador José Agripino Maia, a governador do estado nas eleições do ano que vem.

“Seria um bom nome, um nome respeitado, seria um nome extremamente bem-vindo, pela experiência, pela maturidade, pelo conhecimento e pela capacidade já demonstrada em governos anteriores”, afirmou Nogueira, marido da ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado, que poderá ir para o PMDB com vistas a disputar um mandato de deputada federal em 2014. “Ou José Agripino, ou Garibaldi, ou o deputado Henrique, qualquer um que tivesse experiência, seria uma excelente opção para assumir os destinos do Estado”, completou o deputado.

O nome do senador José Agripino Maia vem sendo citado por diversas correntes políticas do interior do Estado como opção para disputar o governo diante do desgaste da governadora Rosalba. De acordo com pesquisa recentemente veiculada, o governo Rosalba atingiu desaprovação popular da ordem de mais de 80%, o que inviabiliza qualquer tentativa de reeleição da governadora ao cargo.

INSUSTENTÁVEL

Os dados da pesquisa foram revelados num momento em que o PMDB, principal partido de apoio ao governo estadual, anuncia rompimento com o governo. Caso confirme sua saída, o PMDB será o terceiro partido a romper com a gestão. O primeiro foi o PSD do vice-governador Robinson Faria. O segundo, o PV do senador Paulo Davim. É muito provável, ainda, que, com a saída do PMDB, o PR, do deputado federal João Maia, também deixe a administração estadual, entregando a Secretaria de Turismo, hoje a cargo de Renato Fernandes (PR).

Para Leonardo Nogueira, a saída dos partidos do arco de aliança governista é “muito ruim e com resultados imprevisíveis, porque o que dá sustentação ao governo são as alianças e as parcerias, principalmente com os partidos que lutaram, trabalharam e ajudaram a construir a vitória na eleição passada”. O deputado disse ainda ver “como negativo e muito preocupante” o rompimento desses partidos com o governo.



Leonardo: “Desconsideração e desrespeito motivam saída de partidos da base aliada”

Instado a enumerar as razões do rompimento, o deputado estadual Leonardo Nogueira citou a falta de consideração e o desrespeito às principais lideranças. “Todas as lideranças dizem, repetidas vezes, não só o senador José Agripino, mas também o ministro Garibaldi, o deputado Henrique, o deputado Ricardo Mota, o deputado João Maia, que tentaram construir o conselho, mas que o grande problema do governo foi de falta de diálogo, de intermediação, de um conselho para decidir os rumos do Estado, e, principalmente, de consideração e respeito aos parceiros políticos, aqueles que lutaram para fazer a governadora Rosalba chegar aonde chegou, isto é, ao governo do Estado. Faltou diálogo, não só dentro da Assembleia. De todos os partidos a gente ouve isso”, disse.

Leonardo opinou que, com a saída do PMDB da base de sustentação do governo, a situação do governo, que já não é boa, ficará insustentável. “Sem esses partidos, eu acredito que vai ficar ainda mais difícil para o governo porque havia o interesse desses partidos, do PR e do PMDB, de ajudarem, principalmente a nível federal, e esses partidos se afastando vai ficar ainda mais difícil. Se já estava difícil, ficará insustentável. Com o afastamento, a dificuldade será maior”.

Ainda segundo o deputado democrata, Rosalba poderia evitar a desagregação da sua base política, se afirmasse de público que não seria candidata à reeleição. Entretanto, segundo ele, ela não emite sinais nesta direção. “Poderia evitar, mas não vejo intenção do governo em fazer esse anúncio. Não vejo nenhuma sinalização neste sentido. Eu vejo que a governadora continua reafirmando a vontade de ser candidata mais uma vez ao governo e à reeleição. É uma decisão muito pessoal dela, fica difícil dar opinião, quando cabe somente a ela, de maneira racional e prudente, saber se será candidata à reeleição”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Wilma convida o PMDB para fortalecer oposição no Estado

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, líder do PSB no Estado, disse na manhã de hoje que o rompimento político do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini representa o fortalecimento da oposição e a somação de esforços para implantação de um projeto para melhorar o Rio Grande do Norte. “Agora, não basta só criticar, mas procurar alternativas para recolocar o Estado no caminho do desenvolvimento e o PSB está imbuído nessa luta e nessa responsabilidade. Portanto, convido o PMDB para nos unirmos nessa hora de dificuldades”, disse ela.

Para a ex-governadora Wilma de Faria, o rompimento político do PMDB com Rosalba Ciarlini representa também, um sentimento popular na base de todos os partidos refletido nas pesquisas de opinião pública que mostram uma reprovação da atual gestora superior a 80 por cento. A líder do PSB entende que o PMDB estava no governo para contribuir, mas constatou que não existe mais possibilidade de recuperação. “O governo está sem rumo”, afirmou a vice-prefeita de Natal.

Concluindo, a ex-governadora Wilma de Faria disse também, que as lideranças políticas dos diversos partidos devem tentar contribuir com o Estado procurando mostrar alternativas para melhor a gestão pública. “Ainda existe radicalismo político, mas nesse momento de dificuldades devemos nos unir na busca de melhorias para a nossa população”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher mata marido com xícara de café após descobrir traição

Uma dona de casa japonesa espancou até a morte o seu marido utilizando uma xícara de café após descobrir que ele a estava traindo, informa nesta segunda-feira a agência AFP.

Emiko Hirose, 61 anos, bateu com a xícara repetidas vezes no rosto de seu marido, Yasuo Hirose, 70 anos, na tarde do domingo na casa em que eles viviam, em Tóquio. Hirose, um professor na Universidade Nacional de Yokohama, chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

“Ele tinha um caso com uma mulher que eu odeio”, disse Emiko à policia após ser presa. “Eu enlouqueci e atingi ele mais de dez vezes com a xícara”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mossoró - Policia Militar prende durante o dia, mas o flagrante na Plantão só a noite

Com a greve dos agentes da policia civil e a adesão dos delegados, apenas a Delegacia de Plantão estava funcionando em tempo integral em Mossoró, obedecendo o que determina a lei, 30% do efetivo funcionando. Estava, por que a partir da manhã de segunda feira 26 de Agosto e não sei até quando, a delegacia de plantão só estará recebendo presos em flagrantes a partir das 18 horas.

Pelo menos foi o que informaram à Central de Operações da Policia Militar, que ainda está trabalhando. Hoje pela manhã varias viaturas, com pessoas detidas chegaram a fazer fila em frente a Delegacia de plantão no Alto de São Manoel.

Fomos informados que o Tc Alvibá Gomes, comandante do 2º Batalhão de policia militar de Mossoró comunicou o fato ao Juiz da 5ª Vara Criminal, Dr Wagnos Kelly. O magistrado orientou que as viaturas conduzissem os presos para a Cadeia Publica Juiz Manoel Onofre de Souza e as 18 horas, as mesmas viaturas, peguem os detentos e apresentem na Delegacia de plantão para os procedimentos.

A policia Civil do Rio Grande do Norte está em greve, reivindicando pelos condições de trabalho.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Trem bate em Kombi no Bom Pastor e deixa motorista ferido

Mais um acidente envolvendo trem foi registrado em Natal. Na noite desta segunda-feira (26), uma Kombi foi atingida após atravessar a linha férrea, no cruzamento das avenidas Nascimento de Castro com Sampaio Correia, no bairro do Bom Pastor.

A Kombi, de cor branca e placa MXU-4008, foi atingida na lateral e arrastada por alguns metros. Por sorte, o motorista do veículo, identificado como Francisco de Assis, de 60 anos, não teve ferimentos graves.

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e prestaram socorro ao motorista, que teve ferimentos na cabeça, mas passa bem. Como ainda estava atordoado, Francisco não explicou o que teria provocado o acidente.

O trem estava trafegando no sentido Bom Pastor-Felipe Camarão. Nenhum dos ocupantes desse veículo ficou ferido. Com a colisão, o trem acabou parando na linha férrea e só deverá sair do local quando a Kombi for retirada.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Jovem é baleado e morre ao tentar escapar correndo

Um jovem ainda não identificado oficialmente foi morto a tiros, na tarde desta segunda-feira (26), no bairro Nordeste. A vítima foi baleada quando estava em via pública, na Favela do Mosquito. Ferido, o jovem atravessou a avenida Felizardo Moura, mas não resistiu aos ferimentos e caiu do outro lado da via.

Populares ainda acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tentou prestar socorro à vítima, mas não obteve êxito. O jovem, de acordo com a polícia, seria um menor de idade já conhecido naquela região e apelidado de Macau.

Ele, inclusive, seria foragido do Ceduc de Mossoró, de acordo com informações repassadas pelo tenente Isack Paiva, do 9º Batalhão da Polícia Militar. “A vítima já tinha passagem na polícia por cometer delitos diversos, principalmente assaltos, porém, não sabemos se ele já é maior de idade ou ainda é menor", explicou o oficial.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Província indonésia proíbe contratação de secretárias bonitas

Os altos cargos públicos da província indonésia de Gorontalo não vão poder contratar mulheres jovens ou atraentes como secretárias para evitar o adultério no ambiente de trabalho, de acordo com uma legislação aprovada recentemente pelas autoridades da província.

O governador de Gorontalo, Rusli Habibie, declarou que a iniciativa pretende fazer com que os funcionários em cargos de direção se centrem em suas funções e assim diminua o grande número de infidelidades que acontecem durante o expediente.

Em Gorontalo, uma província na ilha de Célebes que conta com mais de um milhão de habitantes, o governador constatou que os chefes "compram presentes e lembranças em suas viagens oficiais para elas [suas secretárias], mas não trazem nada para suas mulheres".

"Recebi relatórios sobre chefes de departamento flertando com suas secretárias", denunciou o governador, e lamentou que os adúlteros se comportem com elas "melhor que com suas próprias esposas ou com seus filhos".

Por isto, ordenei que substituíssem as secretárias femininas por homens ou por mulheres mais velhas que já não sejam atraentes", disse o dirigente.

Habibie solicitou à administração provincial que confeccione uma lista de secretárias que trabalhavam ali até agora, já que só as chefes de departamento poderão contratar assistentes do mesmo sexo.

O líder também se dirigiu às secretárias, e reivindicou que se centrem em seus trabalhos e resistam às insinuações de seus superiores, sob ameaça de consequências para aquelas que violarem a nova lei.

Habibie acredita que esta "sanção moral" tenha sucesso e seja respeitada por todos os funcionários, embora a medida não conte com o consenso popular.

"A nova regulação culpa basicamente as assistentes mais jovens, que têm menos experiência e, normalmente, não contam com possibilidades de se defender", explicou à Agência Efe Ribka Triwayuning, uma secretária de Jacarta.

Triwayuning disse que, sob seu ponto de vista, "deveriam ser punidos os ocupantes dos altos cargos que se aproveitam da posição de poder para se comportar de modo inapropriado, e não as mulheres que estão trabalhando".

O governador de Gorontalo promulgou no ano passado uma iniciativa orientada também à fidelidade matrimonial, ao exigir que os 3.200 funcionários homens de sua administração transferissem integralmente seus salários às contas correntes de suas respectivas esposas.

Habibie explicou então que a medida tinha o objetivo de "limitar o número de adultérios", porque com a nova legislação os maridos não poderiam gastar seu salário escondido de suas mulheres.

O projeto para substituir as secretárias jovens e atraentes coincide com a celebração do Ramadã, o mês sagrado de jejum muçulmano, dedicado tradicionalmente à purificação do corpo ao evitar comer, beber, fumar e manter relações sexuais entre o amanhecer e o pôr do sol.

Oitenta e cinco por cento dos 240 milhões de habitantes da Indonésia professa o Islã, a maioria de modo moderado, embora nos últimos anos alguns setores proponham uma influência mais direta da religião na sociedade.

Assim, por exemplo, se esboçou um novo Código Penal, que ainda depende de aprovação, que castigaria com penas de prisão o adultério e as relações extraconjugais.

Algumas regiões, como a província de Aceh, proibiram as mulheres de andar de motocicleta e a cavalo, ou dançar em público, medidas que não convencem a todos os indonésios.

"Para progredir verdadeiramente, são necessárias mudanças legais que protejam as mulheres", segundo Lakshmi Puri, diretora-executiva interina da ONU Mulheres, em recentes declarações aos meios de comunicação indonésios sobre os problemas de gênero no país asiático.

"É preciso terminar com a violência e a discriminação, ampliar o horizonte potencial das mulheres e assegurar que lhes seja dado voz e liderança", afirmou Lakshmi.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Médico que não passar na avaliação retorna para seu país

Se o desempenho dos médicos estrangeiros não for considerado satisfatório no curso de 21 dias sobre legislação médica brasileira e língua portuguesa a que se submetem, eles serão desligados do programa Mais Médicos e voltarão aos seus países. A informação é do Ministério da Saúde.

Segundo o professor Rodrigo Cariri, que coordena o curso no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no município metropolitano de Vitória de Santo Antão, a avaliação dos profissionais será permanente, diária, ao longo do curso, e ao seu final, testarão seus conhecimentos da língua portuguesa em provas escrita e oral.

Cento e quinze médicos iniciaram o curso nesta segunda-feira (26). De acordo com Cariri, que é coordenador do curso de Medicina da UFPE em Caruaru, no agreste, o curso, todo em português, abordará a formação do povo brasileiro e os aspectos sociais, econômicos e políticos do país, os protocolos e parâmetros médicos e os aspectos éticos e legais da prática da medicina.

Seis professores estão encarregados do curso. Outros 20 professores da atenção primária se ofereceram para ajudar no acompanhamento dos estrangeiros nos locais onde irão atuar, acompanhando também a estrutura de farmácia, medicamentos, insumos disponíveis.

Cariri não acredita em mau desempenho. Ele destacou o perfil dos cubanos, que são maioria. "Todos eles têm mais de 10 anos de formados, todos já cumpriram missão em outros países, todos têm residência em medicina da família e comunidade, 20% deles têm mestrado e 40% têm mais de uma especialização além da residência.".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vasco e Corinthians serão denunciados por briga de torcedores

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai analisar imagens da briga entre os torcedores de Vasco e Corinthians ocorrida no último domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

"As imagens serão avaliadas e as denuncias serão feitas até sexta-feira", afirma Paulo Schmitt, procurador do STJD.

De acordo com Schmitt, os clubes serão enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, cuja pena máxima prevê perda de até dez mandos de campo, além de multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

O procurador explicou também que o fato de o Vasco ter sido mandante não impede que o clube paulista também seja punido. "O artigo fala em causa de desordem e não diferencia mandante de visitante", explica.

De acordo com o procurador, as denúncias serão formuladas até o fim de semana.

A BRIGA

Quatro torcedores da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, foram detidos em Brasília, neste domingo, após confusão no intervalo do jogo contra o Vasco, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro.

Os torcedores foram levados para a 5ª Delegacia de Polícia no Distrito Federal e liberados em seguida. Eles são dirigentes da torcida -- dois de São Paulo e dois de Brasília.

A briga ocorreu no intervalo do jogo quando o efetivo da polícia militar do DF, que fazia a divisão da arquibancada, não conseguiu conter a invasão de torcedores da Gaviões na área destinada a torcedores do Vasco.

Com a chegada de mais policiais --e o uso de gás de pimenta-- os torcedores do Corinthians voltaram ao local de origem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estudante encontra sucuri de 3 metros dentro de bueiro em Manaus

Sucuri de três metros é encontrado dentro de bueiro, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Uma cobra sucuri de 3 metros foi resgatada na segunda-feira (26), no Conjunto Novo Horizonte, Zona Norte de Manaus. O animal foi encontrado em um bueiro que fica na esquina de uma das ruas do bairro. A equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) foram acionados para remover o animal do local.

A estudante Fernanda Sahdo, de 16 anos, disse que caminhava na companhia do namorado quando percebeu o animal se movimentado no bueiro. Segundo a adolescente, duas cobras estavam no local, mas o segundo animal não foi localizado pelas equipes de resgate. "Não é a primeira vez que encontram cobras aqui nessa rua", disse.

A presença de cobras em bueiros de Manaus é comum, segundo a analista ambiental do Ipaam, Alessandra Veras. Ela orientou a população sobre como proceder nesse tipo de caso. "As cobras são agentes de controle da população de ratos. Pedimos que, quando a população encontrar um animal deste tipo, em área urbana, entre em contato com o Ipaam pelo número 2123-6739", disse.
A sucuri foi levada para a sede do Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na capital.

Estudante de 16 anos avistou animal; Batalhão Ambiental fez o resgate. (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Cobra foi levada para a sede do Centro de Triagem do Ibama (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

A presença de cobras em bueiros é comum, segundo a analista ambiental do Ipaam Alessandra Veras (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Cobras são agentes de controle população de ratos, afirmou analista ambiental do Ipaam  (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Para não disputar uma mulher, dois homens aceitam dividi-la

Sylvester Mwendwa assinou um contrato com Elijah Kimani para dividir a mesma mulherPara não brigar por uma mulher, dois homens assinaram um acordo no Quênia para compartilhá-la, união bem incomum neste país da África Oriental, informou nesta segunda-feira o jornal local "Daily Nation".

Um homem se casar com várias mulheres é legal e prática bastante difundida em algumas comunidades no país africano, mas até agora não se conhecia nenhum caso de uma mulher com mais de um marido.

Os dois maridos assinaram o curioso contrato em Kisimani, cidade no sul do Quênia, depois de descobrir que ambos se relacionavam com ela há mais de quatro anos.

Os pais da noiva deram permissão aos dois pretendentes para viverem juntos e "pagar o preço da namorada" assim que possível.

Eles foram até a delegacia de polícia com o acordo escrito, que também estabelece que os dois cuidarão das crianças que a esposa venha a ter e compartilharão juntos as despesas da casa.

"Fiquei surpreso de ver dois homens lutando por uma mulher que diziam ser viúva e mãe de gêmeos. Tentei resolver de outra forma, mas eles insistiram que nenhum deles poderia viver sem ela", contou o policial Adhalah Abdulrahman.

Quando o agente pediu à mulher que escolhesse um dos dois namorados, ela também se recusou a optar, porque não poderia viver sem nenhum deles. A confissão fez com que os pretendentes, Sylvester Mwendwa e Elijah Kimani, aceitassem se revezar para viver com a amada, que não teve o nome revelado.

Para que a união seja considerada válida, os homens precisarão provar que a poliandria (poligamia com vários maridos) faz parte de seus costumes.

A poliandria é mais "anormal que ilegal", já que as leis matrimoniais no Quênia não a proíbem de forma explícita, esclareceu a advogada Judy Thongori, especializada em assuntos de família.

O presidente do Colégio de Advogados do Quênia, Eric Mutua, disse que para o casamento ser reconhecido no Quênia, os homens precisam provar que a poliandria faz parte dos costumes locais, embora até o momento não se conheça "nenhuma comunidade africana que faça isso", disse.

A Constituição queniana, acrescentou Mutua, reconhece "o direito de uma pessoa, não de várias, de se casar com uma pessoa do sexo oposto baseado no livre consentimento".

A Carta Magna permite, no entanto, que o casamento seja reconhecido como parte de um conjunto de tradições, práticas religiosas ou normas familiares, desde que não inflijam diretamente a lei.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

STF abre inquérito contra Gim Argello por suposta lavagem de dinheiro

O senador Gim Argello (PTB-DF), em sessão da Comissão de Meio Ambiente (Foto: José Cruz/Ag.Senado)O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello determinou a abertura de inquérito para apurar indícios de suposta prática de lavagem de dinheiro por parte do senador Gim Argello (PTB-DF) em razão de movimentações atípicas nas contas da mulher e do filho do parlamentar.
A decisão de Celso de Mello foi assinada na semana passada e publicada nesta segunda-feira (26) no "Diário de Justiça Eletrônico".
O advogado Pedro Paulo Medeiros, que defende o senador, afirmou que movimentações atípicas não são necessariamente ilegais e que ele justificou todas as movimentações à Receita Federal.
"É absurdo dizer que é um ilícito penal. Ele vai justificar à Receita Federal como já faz há anos. Toda sua movimentação tem origem lícita justificada e não há que se falar em legalidade", afirmou Medeiros.
Celso de Mello atendeu pedido feito pelo ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel, que deixou o cargo no último dia 15 de agosto.
Gurgel citou que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) informou que a esposa do senador, Márcia Argello, solicitou ao banco um saque em dinheiro no valor de R$ 800 mil, quantia que foi retirada em uma lotérica do próprio parlamentar.
Além disso, o então procurador destacou que o filho do senador, Jorge Afonso Argello Júnior, movimentou em sua conta R$ 2,745 milhões de fevereiro a setembro de 2010, valor incompatível com a renda declarada de R$ 6,5 mil.
Afirma ainda que, segundo o Coaf, o filho efetuou aplicações no total de R$ 3,044 milhões em 2010. Há ainda outra indicação de saque em espécie no valor de R$ 1 milhão por parte do filho do parlamentar.
Para a Procuradoria, há "indícios da prática do crime de lavagem de dinheiro".
"As informações sobre movimentações financeiras de Jorge Argello Júnior e Márcia Argello foram relatadas pelo Coaf devido aos indícios da prática de crime de lavagem de dinheiro pelo senador Gim Argello, que figura como acusado em ações penais que [...] apuram crimes de apropriação indébita, ocultação de bens, pecutalo e corrupção passiva", disse Gurgel. O senador responde a outros inquéritos no Supremo.
Em razão das suspeitas, Celso de Mello determinou que a Polícia Federal ouça depoimentos da mulher e do filho do senador, e que ambos justifiquem as movimentações consideradas suspeitas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo de ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves é enterrado em São Paulo

Família vela corpo do ex-goleiro Gylmar, morto no último domingo
Sob uma sonora salva de palmas, o corpo do ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves foi enterrado na tarde desta segunda-feira, no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Ele vinha sendo velado desde o início de manhã no mesmo local.

José Maria Marin, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), esteve no local durante o enterro. Outras personalidades do esporte, como Pepe, Zetti, Cafu e Zé Maria, também foram ao cemitério.

"Ele reunia um conjunto de qualidades, não somente como goleiro, mas como pessoa humana. Espero que os próximos, não só os atletas, mas todos aqueles que amam o futebol, sempre cultivem com o maior carinho e gratidão o que realmente representou Gylmar dos Santos Neves. Um exemplo como atleta e extraordinária figura humana", declarou Marin, visivelmente emocionado. 

Cafu, que foi capitão brasileiro na conquista do penta pela seleção, em 2002, também falou sobre o ex-arqueiro. "Ele foi uma referência no futebol mundial. Nós somos apenas uma sequência de grandes profissionais como ele"

Campeão mundial com a seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962, Gylmar tinha a saúde frágil havia 13 anos por causa de um AVC (acidade vascular cerebral). O problema o fez perder 40% dos movimentos do corpo.

"Ele tentava se recuperar e não se recuperava. A gente sofreu muito nesses últimos 13 anos, principalmente minha mãe. É triste falar dessa maneira, mas chega uma hora em que viver assim, para um homem que foi um grande atleta, ter que ficar confinado a uma cadeira de rodas, não vale a pena. Então, hoje é um alívio para ele e para todos nós", contou Marcelo, filho de Gylmar. 

No dia 8 de agosto, o ex-goleiro foi internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por causa de uma infecção urinária. O quadro foi agravado por desidratação e levou a um infarto.

Um dos filhos de Gylmar, Rogério Neves, que é médico e mora nos Estados Unidos, chegou a voar para o Brasil a fim de conversar com a equipe que cuidava do ex-goleiro. Eles optaram por não colocá-lo na UTI.

Gylmar seguiu internado, em situação grave, até a tarde do último domingo. O ex-goleiro, que havia completado 83 anos no dia 22, morreu em função das complicações do infarto.

Além dos títulos com a seleção brasileira, Gylmar foi goleiro de Jabaquara, Corinthians e Santos. Duas bandeiras, a do Corinthians e a do Jabaquara, estiveram sobre o caixão dele nesta segunda-feira, durante o velório.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-assessor especial da Casa Civil é considerado foragido pela polícia

Gaievski foi prefeito de Realeza entre 2005 e 2012 (Foto: Divulgação)O ex-prefeito de Realeza, no sudoeste do Paraná, Eduardo André Gaievski é considerado foragido pela polícia. Na sexta-feira (23), a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o petista que é investigado por estupro de vulnerável enquanto ainda era prefeito. Por meio de nota, a Casa Civil, onde desde janeiro atuava como assessor, informou que ele pediu afastamento do cargo até que as denúncias sejam apuradas. O processo corre em segredo de justiça no Fórum de Realeza.
Segundo o advogado que representa a família de três das supostas vítimas, Natalício Farias, Gaievski teve a ajuda de mulheres mais velhas para levar meninas de 13 e 14 anos a motéis e que os favores sexuais eram retribuídos com dinheiro e cargos na prefeitura. Ele acredita que com as denúncias se tornando públicas, outras vítimas possam aparecer.
As investigações foram deflagradas pelo Ministério Público de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, há ao menos três anos. Investigadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) confirmaram que estiveram em Realeza neste período para ouvir testemunhas e possíveis vítimas.
O delegado da Polícia Civil em Realeza, Valderez Luiz Scalco, disse ter sido comunicado do mandado de prisão expedido pela Justiça no fim da tarde de sexta-feira e que desde então vêm sendo feitas diligências com o objetivo de localizar e prender Gaievski. “Ele já tomou conhecimento do mandado de prisão expedido, tanto que pediu afastamento do cargo na Casa Civil, mas ainda não há qualquer indicativo de que ele se apresente à Justiça. Foi procurado em todos os lugares possíveis e não foi encontrado.”
Ao G1, o advogado de defesa do ex-prefeito, Rafael Antônio Seben, disse que ainda não teve acesso ao processo, o que só deve fazer depois das 12h quando o Fórum de Realeza abre para o atendimento ao público. “Além do vazamento de informações, causa estranheza também o fato de a polícia considerar o réu como foragido. Ele não foi procurado em casa, onde mora em Brasília.”
O petista foi prefeito de Realeza, município com cerca de 16 mil habitantes por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Em janeiro foi convidado pela ministra Gleisi Hoffmann para, entre suas atribuições, acompanhar a implementação de programas federais como o Mais Médicos, os de prevenção e combate ao uso do crack e construção de creches.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Flu diz que foi pego de surpresa com aposentadoria de Deco e lamenta

Deco anunciou a aposentadoria do futebol um dia antes de completar 36 anosO Fluminense se pronunciou pela primeira vez sobre a decisão do meia Deco de se aposentar do futebol. Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, nas Laranjeiras, o vice-presidente de futebol Sandro Lima admitiu que todos foram pegos de surpresa com a decisão do camisa 20, elogiou a passagem do jogador pelo Tricolor e negou que exista alguma chateação pelo fim do vínculo com o luso-brasileiro.

"Estamos aqui hoje para falar sobre decisão do Deco, decisão tomada para nossa surpresa. Ontem ele me comunicou na parte da noite, me mandou uma mensagem. Eu tentei ligar para ele, não consegui. Só hoje cedo conversamos. Ele não está no Brasil, pediu alguns dias para refrescar a cabeça, pensar na vida, já é uma decisão tomada, sem volta", disse Sandrão, que negou estar chateado, mas lamentou não poder contar mais com o jogador no plantel.

"Deve ser muito complicado chegar ao final carreira e ter que parar por lesões, merece até estudo dos especialistas, sobre como é difícil o atleta de alto nível chegar ao fim. A gente está chateado porque o Deco foi muito importante para o clube. A gente ficou surpreso, mas era uma decisão dele. Creio que a gente deve muito a ele por esses títulos recentes", destacou.

O técnico Vanderlei Luxemburgo declarou que só ficou sabendo da decisão através da nota divulgada pela assessoria de imprensa do jogador. O treinador também lamentou não poder trabalhar mais tempo com o meia e disse que desenvolveria uma espécie de pré-temporada para tentar encerrar as seguidas lesões de Deco.

"Fui pego de surpresa, conversamos no dia do jogo [contra o Goiás], tentei fazer um projeto para ele. Queria fazer uma espécie de pré-temporada para que ele voltasse a ser o atleta que era. Mas é uma decisão muito difícil, complicada. Se tomou esse caminho, é porque vem amadurecendo essa escolha. Só posso lamentar o pouco tempo que tivemos aqui", disse Luxemburgo.

As seguidas perguntas sobre a aposentadoria do luso-brasileiro irritaram o treinador, que pediu para encerrar o assunto, tentando comentar a partida contra o Goiás, pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira. 

"O Fluminense segue sua vida, faz parte. Agora vamos tocar o barco sem o Deco. Ele ficou na história do clube e do futebol mundial por suas conquistas. Terá outra vida agora. Mas não quero falar mais, se não a gente vai esquecer que o Fluminense tem um jogo decisivo. E o Deco não vai estar mais aqui para nos ajudar, infelizmente". destacou o treinador tricolor.

Deco tinha um salário de R$ 750 mil, com vínculo até dezembro deste ano no Fluminense. O jogador ficará uma semana de férias em Portugal e voltará para o Brasil na próxima semana, para decidir detalhes de sua rescisão contratual amigável.

O Tricolor diz que ainda não planejou, mas aceitaria um amistoso de despedida para o jogador, muito provavelmente com o Porto-POR, equipe onde o camisa 20 mais conquistou títulos. O Fluminense recebeu convite para um jogo comemorativo contra o time português no meio do ano passado, mas não pôde participar por veto da CBF.

"Surgiu uma situação no ano passado para realizar esta partida. Mas seria no começo da temporada europeia, não podemos marcar. Se for algo para homenagear o Deco seria muito legal, é possível que aconteça esse jogo sim", disse o vice de futebol do Fluminense, que fez questão de elogiar o armador pelos três títulos conquistados nas Laranjeiras.

Passagem pelo Fluminense
Deco chegou ao Fluminense em agosto de 2010, graças a um desejo do presidente da Unimed, Celso Barros. A negociação envolveu uma compensação financeira ao Chelsea, além da cessão de parte dos direitos econômicos de três jovens da base tricolor: Wallace, Ronan e Rafael Pernão. Na primeira temporada, disputou 16 jogos e ajudou na conquista do Brasileirão daquele ano, com um gol e poucas lesões.

No ano seguinte, viveu uma sequência de contusões e jogou apenas 25 partidas na temporada, apenas 19 delas como titular. Em 2012, Deco viveu sua melhor campanha com a camisa do Fluminense. Foi destaque na conquista do Campeonato Carioca, eleito melhor jogador da competição e marcando gol na final da Taça Guanabara, contra o Vasco. No título Brasileiro com três rodadas de antecedência, disputou 17 jogos, e apesar de também ter se lesionado, realizou boas partidas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rodrigo Faro festeja concorrer com Faustão e Silvio Santos

Foto: Rodrigo Faro / Crédito: Reprodução / Instagram

Rodrigo Faro usou seu Instagram para falar sobre a concorrência com Faustão e Silvio Santos aos domingos. A partir da próxima semana, seu programa, O Melhor do Brasil, passa concorrer diretamente com o Programa Silvio Santos, que será exibido a partir das 17 horas, e também com o Domingão do Faustão.

"Nunca imaginei que em cinco anos como apresentador estaria concorrendo com dois ídolos meus e da TV brasileira... A partir do próximo domingo a disputa vai ser assim... Nem no meu melhor sonho poderia pensar nisso...Obrigado, Deus!!!!!", comentou o apresentadora ao publicar fotos de seus dois concorrentes.

O comentário de Rodrigo sobre a concorrência direta chegou a gerar especulações entre seus seguidores, que chegaram a questionar se o programa mudaria de horário novamente. Procurada por CARAS Online, a assessoria de O Melhor do Brasil negou qualquer mudança. "Não, o programa dele será mantido no mesmo horário", afirmou.
Na semana passada, após dez domingos, Rodrigo bateu recorde de audiência, superando o Programa da Eliana e ficando atrás apenas da Globo. A marca foi a melhor registrada pelo apresentador desde que seu programa deixou os sábados. Já neste domingo, 25, Faro perdeu para a concorrente por 6 a 8 pontos no Ibope.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Site ajuda usuário a cancelar serviços online e 'desaparecer' da internet

Site 'justdelete.me' ajuda usuários a cancelarem contas em serviços da internet (Foto: Reprodução/justdelete.me)Cancelar a sua conta em um serviço online ou rede social pode ser uma tarefa árdua. Muitas empresas escondem esse tipo de informação e dificultam o desvincilhamento dos usuários. Pensando nisso, os britânicos Robb Lewis e Ed Poole criaram o "justdelete.me", um site que reúne os links diretos para as páginas de cancelamento das principais ferramentas da internet e ajuda você a "desaparecer" da rede. Acesse.
Segundo Lewis, o site surgiu a partir de reclamações no Twitter. "Depois de ler alguns tuítes falando de como é difícil deletar a sua conta no Skype e ouvir que o Netflix não remove as suas informações, resolvi contruir o 'justdelete.me'".
O "justdelete.me" classifica o seu diretório de links de acordo com a dificuldade para cancelar os serviços. O Facebook, o Twitter e o Foursquare, por exemplo, são considerados fáceis, enquanto que o Netflix, o Wordpress, e a Wikipédia levam o rótulo de impossíveis, já que não permitem que o usuário remova seus dados.
Nos serviços considerados difíceis ou impossíveis, o site dá detalhes de como se livrar da conta indesejada ou do argumento da empresa para não permitir isso. No caso do organizador Evernote, por exemplo, o "justdelete.me" informa que não é possível deletar sua conta, mas apenas desativá-la temporariamente, e que essa desativação não remove suas informações pessoais do serviço.
Os usuários podem sugerir a inclusão de novos serviços ao "justdelete.me". Ele possui ainda uma extensão para o navegador Google Chrome que avisa da dificuldade em cancelar um serviço que você esteja visitando, caso ele seja cadastrado no site.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››