domingo, agosto 05, 2012

Azulões saem as ruas neste domingo

 

A comissão da coligação "Vontade do povo" realiza hoje, um passeio motociclistico pelas principais ruas da cidade, a partir do meio dia (12h) deste domingo 06. A equipe do blog Cidade News Itaú trará as imagens feitas desse passeio.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Confira as fotos do comício de Zé Filho Melo em Itaú na noite de sábado


O blog Cidade News está disponibilizando de imediato as fotos feitas na passeata, carreata  comício da coligação "Unidos para fazer melhor", lembrando que a matéria será publicada somente amanhã (segunda-feira) no programa Cidade News.

Apenas destacamos que a manifestação política do bigodinho foi marcada por algumas brigas generalizadas.

Fique ligado aqui no blog, pois traremos todas as informações ocorridas durante este sábado.

Veja as fotos no nosso álbum




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Movimentação política resulta em MUITA pancadaria em Itaú-RN



Novamente a cidade de Itaú registra confusão e pancadaria durante uma manifestação política. Desde o início da campanha a polícia militar da cidade vem registrando muitas brigas e desavenças durante comícios e carreatas.
  Ontem (05/07) não foi diferente, novamente as diferenças não foram respeitadas a a população entrou em conflito. A polícia militar da cidade, sob o comando do Sgt. Xavier registrou várias ocorrências de ameaças e brigas durante a manifestação. Segundo informações colhidas pelo blog Plantão Apodi, foram pelo menos três tumultos de grandes proporções, todos envolvendo os eleitores dos partidos que estão disputando a prefeitura de Itaú.
  Ao fim do comício a polícia militar, que conta com um pequeno número de policiais, conseguiu realizar a prisão de um homem armado de faca e de um veículo que estava em situação irregular.

Fonte: Plantão Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

GRAVE ACIDENTE NO BAIRRO BOM JESUS EM MOSSORÓ.


  Um grave acidente foi registrado na madrugada deste domingo (05/08) por volta das 2h em uma estrada carroçável que liga o bairro Bom Jesus ao bar Toca do Vaqueiro.
   Segundo informações, três pessoas ocupavam uma moto biz de cor preta, placa MZB-5773 que seguia no sentido toca do vaqueiro – Bom Jesus quando foram atingidos frontalmente por uma Hillux SW4 de cor prata, placa HYY-8479 Mossoró que vinha no sentido contrário. Com o impacto a motocicleta parou cerca de 50m após o local da colisão.
   Uma pessoa identificada apenas como Marquinhos, morador do bairro Malvinas, que vinha na moto foi encaminhado por uma ambulância do SAMU em estado grave para o Hospital Regional Tarcísio Maia e Severina, 35 anos, e uma pessoa ainda não identificada também foram socorridos pelo SAMU para o HRTM. A mulher com suspeita de fratura na perna direita e um homem com fortes dores na perna direita que estava cirurgiada.
   O condutor do veículo foi detido por policiais do trânsito após colidir na motocicleta. Foi feito o teste de alcoolemia no mesmo e segundo os policiais do 2°DPRE, o exame deu negativo.
   Três ambulâncias do SAMU foram acionadas para resgatar as vítimas e os policiais do 2°DPRE compareceram para fazer a perícia.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

QUATRO PESSOAS SÃO BALEADAS NO BAIRRO QUIXABEIRINHA EM MOSSORÓ.


Quatro pessoas da mesma família foram baleadas por três elementos em um carro na noite deste sábado (04/08) no bairro Quixabeirinha em Mossoró.
Segundo informações, os três elementos alvejaram seu desafeto, um menor de 17 anos, um irmão dele, uma criança de 9 anos, a mãe de 40 anos, e seu primo de nome Válber Luan, de 21 anos, todos estavam na residência da vítima no momento do crime.
O menor de 17 anos, a principal vítima dos disparos, foi alvejado e está em estado grave no HRTM. A criança de 9 anos, a mãe, foram alvejados, mas não correm risco de morte e Luan sofreu uma fratura exposta na perna direita provocada pelo disparo.
A viatura ROCAM-2 comandada pelo Cabo Almeida e SDs Clementino e Patrick foram ao local e colheram informações sobre os acusados. Segundo a polícia, a vítima teria richa com o acusado.

Foto/O câmera
Foto O câmera

Foto/O câmera

Foto/O câmera

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Disputa por mulher termina com homem ferido em Santana do Matos/RN


Na tarde deste sábado, 04/08, a Polícia Militar de Santana do Matos foi acionada para atender uma ocorrência de vias de Fato, em uma residência, no centro da cidade. Chegando ao local, os Policiais se depararam com a pessoa de JOSIVAN BEZERRA DA SILVA, ferido na cabeça e perdendo muito sangue. Ao colher informações sobre o que teria acontecido, os Policiais foram informados de que Josivan teria sido agredido pela pessoa de IVO ALEXSANDRO LOPES, VULGO “TITICO DE SANDRA”, velho conhecido da Polícia. O acusado agrediu Josivan com um caibro de casa. Segundo a própria vítima, esta estava na residência de um amigo, bebendo, quando, inesperadamente, “Titico de Sandra” chegou e desferiu golpes contra sua cabeça. O motivo da agressão teria sido a disputa por uma mulher, que os dois tiveram relacionamentos amorosos.
Os policiais que atenderam a Ocorrência e prestaram socorro à vítima, que foi atendida no hospital e se encontra em observação médica. As providências sobre o ocorrido ficará a cardo da Policia Civil, que fará os procedimentos legais cabíveis.


Caibro usado na agressão



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

BANDIDOS LEVAM R$14 MIL EM ASSALTO A CAMINHÃO DA SKOL EM MOSSORÓ.

Imagem ilustrativa.

  Dois elementos em uma moto-táxi de cor laranja efetuaram um assalto por volta das 22h desta sexta-feira, 3 de Agosto de 2012, a um caminhão da Skol, na BR-304 próximo a entrada da cidade de Serra do Mel.
  Os criminosos realizaram o assalto e levaram o caminhão junto com o motorista mata um matagal. A vítima conseguiu fugir após e pediu ajuda a policiais federais do posto da PRF saída para Natal.
  A viatura da ROCAM-3 comandada pelo Cabo Renixon e SDs Fernandes e Alan foram acionados para tentar localizar os acusados que fugiu levando a quantia de cerca de R$14 mil, segundo o motorista.

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Video:Homem é incendiado em Sinop

Homem tem corpo encharcado com álcool é incendiado e tem mais de 60% do corpo queimado


CENAS FORTES





























Leia Mais ››

Suspeitos morrem em troca de tiros com a PM de Itabuna/BA

ATENÇÃO!!! IMAGENS MUITO FORTES ABAIXO

Dois homens suspeitos de praticarem roubos de motocicletas na cidade de Itabuna morreram em uma troca de tiros com policiais militares.De acordo com informações do repórter Oziel Aragão, da Rádio Difusora, durante uma perseguição policial, os bandidos fugiram de motocicleta em direção a uma localidade conhecida como Volta da Cobra, proximidades do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem).Chegando ao local, foi dado início a uma troca de tiros.

Os homens, ainda não identificados, terminaram sendo alvejados e mortos.Um deles usava bermuda azul e camiseta branca, e o outro camiseta preta e bermuda azul.

















Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Um dos oito fugitivos de Alcaçuz era motorista do bando de Valdetário Carneiro


Os nomes dos oito detentos que escaparam do presídio de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na noite desta sexta-feira (3), já foram divulgados pela polícia. Um deles trata-se de Marcos Aurélio Amador Alves (foto), condenado a 174 anos de prisão.

De acordo com a diretora do presídio, Dinorá Simas, Amador, como é conhecido, fazia parte do bando de José Valdetário Benevides Carneiro, um dos assaltantes mais temidos da região Oeste do estado, morto na madrugada do dia 10 de dezembro de 2003, no sítio Serrote, Zona Rural do município de Lucrécia, após reagir ao cerco montado pelas polícias Militar, Civil e Federal

Segundo informações repassadas pela diretora de Alcaçuz, Amador era motorista do bando de Valdetário Carneiro. “Quando puxamos a ficha dos elementos fugitivos, identificamos o Marcos Aurélio Amador e logo veio à informação de que ele seria o motorista da quadrilha de Valdetário”, confirmou. Amador era o motorista do "Segundo cavalo" da quadrilha, carro usado para ajudar na fuga dos assaltantes.

 O detento estava preso desde setembro de 2002 e chegou ao presídio de Alcaçuz no dia 25 de setembro de 2010, depois de ser transferido da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó. “Ele responde por crime no Artigo 157 e era especialista em roubos”, disse Dinorá.

Além disso, Amador é condenado pela morte do delegado Robson Lira, em Macau, durante um assalto, e por ter baleado o delegado Antônio Teixeira Junior e um sargento da PM.

Ainda segundo a diretora, nenhum dos oito fugitivos foi recapturado. A única ação foi a captura de um detento identificado como Wilson Bento, mais conhecido como Wilson “Coxinha”, mas a prisão deste elemento ainda se deu no interior do presídio. 

“Ele se preparava para subir na teresa quando foi identificado pelos agentes e levado de volta à cela”, disse.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

De cidadão comum a assassinos que matam com requinte de frieza e crueldade

assassinos_de_crimes_hediondos
Na semana em que o Rio Grande do Norte foi acometido de mais um crime hediondo, com grande repercussão social, como foi o caso da menina Cíntia Lívia de Araújo, 12, que residia na rua padre João Venturele, em Tibau, e foi encontrada morta, dentro de um poço localizado no muro de uma casa da rua Ocivan Florêncio Pereira, na praia das Emanoelas, despertou as autoridades policiais e estudiosos para tentar entender a mente de pessoas como Poliano Cantareli Fernandes de Lacerda, 35, que foi preso e confessou a autoria do crime.

Segundo o próprio Poliano, em depoimento à polícia, não existia razões para o ato monstruoso que cometeu. O simples desejo sexual pela criança e a vontade de se vingar da mãe e a irmã da menina, pelo fato de um relacionamento amoroso com as duas, teria sido instigante na realização do homicídio.
"Poliano é uma pessoa que não teve nenhuma razão para cometer o crime com requinte de crueldade e frieza. Ele matou a menina porque é uma pessoa com distúrbio na personalidade, colocando para fora um desejo que mais dia menos dia iria acontecer", destacou o bacharel Clayton Pinho, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Mossoró.
Para o delegado, há diferença no tipo de crime cometido por Poliano Cantareli do que um homicídio convencional. O desejo sexual por criança em formação, como foi constatado nas investigações, através de fotos, vídeos e materiais que foram encontrados na casa do acusado, reflete uma personalidade doentia. "Em mais de 20 anos de polícia, não entendo como comum ou normal uma pessoa que tem desejos sexuais por meninas ou meninos em formação corporal. E o vasto material que encontramos na casa dele comprova isso", explicou.
Crimes hediondos e premeditadamente já foram registrados diversos deles em Mossoró anteriormente, como é o caso da morte do empresário Idelgardo Ferreira, o "Toinho da Casa do Construtor", executado a tiros no 23 de maio de 2010, no sítio de sua propriedade, localizado na comunidade de Pitombeira, zona rural de Governador Dix-sept Rosado.
Na ocasião, dois elementos em uma motocicleta chegaram ao local perguntando pelo nome da vítima, quando "Toinho da Casa do Construtor" se identificou foi assassinado a tiros de pistola.
Em novembro do ano passado, a juíza Ana Cláudia Secundo da Luz condenou Flávia Ferreira Freire e Francisco Ladenilton da Silva a 14 e 13 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato. O casal foi considerado culpado pelo assassinato do empresário "Toinho da Casa do Construtor", que era pai e sogro dos autores intelectuais do crime.
O delegado Denys Carvalho da Ponte, que investigou o caso, considera o casal tão perigoso quanto Poliano Cantareli, só que em circunstâncias diferentes. "A premeditação do crime, motivado por questões financeiras, tem a mesma frieza e crueldade de um crime brutal como foi o da menina Cintia Lívia. O crime é considerado hediondo do mesmo jeito", destacou o delegado.
Anteriormente a polícia local já havia registrado o assassinato da dona de casa Maria Marineide Lopes Cavalcante, morta em circunstâncias misteriosas em março de 2000. O homicídio foi premeditado pelo esposo da vítima, o comerciante Jean Carlos Solano Cavalcante, que matou a companheira, forjou um acidente, no intuito de receber um seguro em nome da vítima, que o beneficiaria.
Segundo o investigador Mário Zan, que desvendou o crime, a premeditação da morte da mulher levou Jean Carlos a cometer mais dois outros homicídios. "Ele estava eliminando todos os comparsas que o ajudaram a forjar a morte da mulher. Se o crime não tivesse sido desvendado, com certeza mataria os quatro elementos que faziam parte de sua quadrilha", destacou o investigador.
"O instinto de matar pode ser desenvolvido em qualquer pessoa, porém uns tem maiores facilidade para aflorar e em muitos casos se tornam serial kiler (matador em série), tá no gosto de matar dos psicopata", disse o psicólogo João Valério. 



"Crimes hediondos são os que mais revoltam a sociedade", afirma a socióloga Fátima Aparecida

Os crimes hediondos, do ponto de vista da criminologia sociológica, são os que estão no topo da pirâmide de desvaloração axiológica criminal, devendo, portanto, ser entendidos como crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à coletividade, pelo menos é o que defende a socióloga Fátima Aparecida de Souza Borges, pesquisadora de uma universidade paranaense.
Em um dos seus artigos, publicados recentemente na internet, ela diz que "o crime hediondo diz respeito ao delito cuja lesividade é acentuadamente expressiva, ou seja, crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime 'de gravidade acentuada' para a sociedade".
"Do ponto de vista semântico, o termo hediondo significa ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, sórdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padrões da moral vigente", explica.
Para a pesquisadora, o crime hediondo causa profunda e consensual repugnância por ofender, de forma acentuadamente grave, valores morais de indiscutível legitimidade, como o sentimento comum de piedade, de fraternidade, de solidariedade e de respeito à dignidade da pessoa humana.
"Ontologicamente, o conceito de crime hediondo repousa na ideia de que existem condutas que se revelam como a antítese extrema dos padrões éticos de comportamento social, de que seus autores são portadores de extremo grau de perversidade, de perniciosa ou de periculosidade e que, por isso, merecem sempre o grau máximo de reprovação ética por parte do grupo social e, em consequência, do próprio sistema de controle", concluiu.

Psicólogo diz que crime hediondo soa normal para quem comete

O psicólogo João Valério Alves Neto disse em entrevista ao O Mossoroense que não existe um perfil adequado para pessoas que cometem crimes violentos, que chocam a sociedade e que para quem cometes os crimes bárbaros é como se estivesse praticando um ato normal.
"Os matadores hediondos não se sensibilizam com as barbaridades que cometem. Para eles o ato de matar alguém é normal, muitos deles sentem até prazer no sofrimento dos outros e toda a vez que eles tiverem a oportunidade de matar alguém eles matam", explicou o psicólogo.
João Valério disse também que não se pode identificar superficialmente quem tem o perfil violento. "Para quem estuda o comportamento humano, somente uma análise minuciosa, do histórico de vida do indivíduo, é possível compreender os desatinos cometidos", disse.
"A família tem uma enorme parcela de culpa no distúrbio patológico que Poliano Cantareli, por exemplo, apresenta, quando fala no crime que cometeu. É preciso estudá-lo para poder conhecê-lo, porém uma coisa posso garantir, a culpa do crime hediondo cometido por ele, boa parte é da família. Ele é doente e precisa de ajuda", contou.
O psicólogo polemiza também ao falar no crime de Tibau. Para João Valério, existe pouca diferença do ato cometido por Poliano para o atentado que a população cometeu contra o adolescente filho do acusado e da destruição da casa.
Não há muita diferença entre os atos. Todos eles são reflexos de distúrbios emocionais, onde uns aflora com maior intensidade e outros não", concluiu João Valério.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Família procura menina de 13 anos no Alto do Rodrigues há cinco dias


O nome dela é Marília Gabriela e está desaparecida há cerca de 10 dias

O Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues pede a quem tiver qualquer informação de Gabriela (conhecida por Dêda) informar o mais rápido possível. Dêda tem treze anos e é filha de Adna, conhecida por Adinha, e neta de Maria de Ademir.

Qualquer informação pode ser feita pelos telefones (84) 3523-2214 (delegacia), (84) 3523-2297 (Conselho Tutelar) e (84) 3523-2227 (secretaria de Assistência Social)

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Emparn aponta agosto como mês mais quente do ano


Fred Veras
Previsão de tempo ainda mais seco para o mês de agosto em quase todo o estado

Para quem vive na região do semiárido potiguar, o mês de agosto, que marca oficialmente o início do período seco no interior do Rio Grande do Norte, esse ano deverá ser ainda mais difícil, tendo em vista a falta de chuvas no período chuvoso que deveria ter se encerrado no mês de junho, mas que esse ano não conseguiu atender as expectativas. 
Diante disso, o período de estiagem que se estende até o final do ano já começa a ser visto como o pior dos últimos anos. De acordo com a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), agosto é um mês que chove muito pouco na maior parte do Estado, com as chuvas não ultrapassando os 10mm. 
Por outro lado, no litoral e na região agreste, observa-se a ocorrência de valores que variam entre 20mm a 100mm. Em outras áreas, não existe sequer previsão de chuvas para o período. 
“Com as condições climáticas atuais, a previsão é que neste mês as chuvas ocorram próximas dos valores climatológicos”, informa a Emparn. Com relação à temperatura, o mês de agosto é considerado o mais frio do ano com temperaturas que, em regiões serranas, podem apresentar valores abaixo de 20°C, como é o caso das Serra de Martins, Portalegre, São Miguel e Serra de Santana, entre outras. Em média, as temperaturas mínimas variam entre 20 a 22°C. 
A Emparn acrescenta que, neste ano, com a condição de vento apresentando valores na sua velocidade acima do normal, os dias estão um pouco mais frios do que o normal, pois as temperaturas máximas não estão atingindo os valores esperados, dando uma sensação de mais frio. E para agosto são esperadas temperaturas mínimas um pouco abaixo do normal. 
De acordo com os dados fornecidos pela Emparn, entre o período de 1º de janeiro a 3 de agosto deste ano, o índice de chuvas ficou bem abaixo da média e a situação é de muita seca em 133 municípios do RN. 
O clima é seco em sete cidades. Choveu normalmente em um município e 26 municípios não forneceram informações.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça Federal bloqueia R$ 750 mil de Mossoró, Estado e União


UTIs pediatricas não foram instaldas em Mossoró

Por não ter respeitado a decisão da Justiça Federal de 2008, para que fosse instalados 6 leitos de UTI pediátricas, 9 adulto e 6 neonatal, a Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado e  União foram condenados a pagar multa de R$ 750 mil.

A decisão é do juiz O juiz Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro, da 8ª Vara Federal de Mossoró, atendendo pedido do procurador da republico Fernando Rocha. A multa real cobrada das três estruturas de estado deveria ser R$ 2,5 milhões cada um.

Porém, em Audiência com as partes neste dia 2 de agosto na 8ª Vara Federal de Mossoró, o juiz Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro entendeu que seria uma multa demasiadamente alta e fixou em apenas R$ 250 mil para cada um. 

A decisão prevê bloqueio imediato de 250 mil de cada um dos réus.

Os recursos bloqueados devem ficar a disposição da Justiça para que seja direcionados prioritariamente para instalar os leitos de UTI pediátricos em Mossoró, que não tem nenhum a disposição da população de todo o Oeste do Rio Grande do Norte.

Veja quem o juiz federal determinou para providenciar, até dezembro, a instalação de 50 leitos de UTI em Mossoró, assim como uma Central de Regulação de Leitos hospitalares e uma Auditoria do Governo Federal na Saúde em Mossoró:

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN terá 14 municípios com identificação biométrica


TSE
Identificação biométrica alcançará mais de 7,7 milhões de eleitores nas Eleições 2012

O Rio Grande do Norte terá 14 municípios que vão identificar o eleitor pelas impressões digitais nas eleições de 2012. A identificação biométrica alcançará mais de 7,7 milhões. O número foi divulgado pela coordenação do projeto de identificação biométrica do eleitor.

Os municípios do RN que vão usar a tecnologia nessas eleições serão os seguintes: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Guamaré, Ielmo Marinho, João Dias, Macaíba, Macau, Nísia Floresta, Pedro Avelino, Pilões, São Fernando, São José de Mipibu e TimbaúBA Dos Batistas.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

No próximo dia 11, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte vai realizar eleições simuladas na cidade de Timbaúba dos Batistas, com o objetivo de testar os equipamentos biométricos que serão utilizados no dia 7 de outubro nas 14 cidades do RN para a escolha dos candidatos a prefeito e vereador. Durante o “simulado”, será avaliado o funcionamento simultâneo e a integração dos diversos sistemas eleitorais por todas as zonas, bem como o uso dos recursos de rede e de banco de dados. Com este equipamento, a Justiça Eleitoral acredita que um eleitor não vota no lugar de outro.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Gurgel confirma mensalão e aponta Dirceu como mentor


Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Procurador-geral da República lê acusações de cada réu

Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reafirmou nesta sexta (2) a existência do mensalão, que, segundo ele, foi o “mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de dinheiro público” da política nacional. Na primeira metade de sua sustentação, no Supremo Tribunal Federal (STF), Gurgel citou o papel de cada integrante do esquema, dando destaque à atuação do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, que, de acordo com o procurador, era o "mentor" da ação.

Mesmo com tempo limitado, o procurador dedicou os 20 minutos iniciais a considerações filosóficas sobre a relação entre ética e poder. Gurgel citou pensadores como Raymundo Faoro (brasileiro, autor do livro Os Donos do Poder), o italiano Norberto Bobbio e o alemão Max Weber. E, concluindo a etapa teórica da denúncia, deu os motivos pelos quais considerou o esquema criminoso. “Com base na prova reunida na ação penal, os fins não justificam os meios, quando ignoram, cabalmente, o que é moralmente correto e socialmente aceitável”.

O procurador ainda rebateu críticas dos advogados dos réus que figuram no processo, que consideraram o mensalão “uma criação de delírio” do Ministério Público. “A robusteza da prova colhida torna risível a assertiva”, argumentou Gurgel.

Segundo o procurador, o mensalão foi montado em 2003, logo no início do primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para cooptar apoio político. “Maculou-se a República, instituindo-se à custa do desvio de dinheiro público, um sistema de movimentação financeira à margem da legalidade, com o objetivo de comprar o voto de parlamentares em matérias relevantes para o governo”.

Gurgel disse que a base do esquema constituía na captação de verbas por parte do publicitário Marcos Valério, a mando da cúpula do PT, para distribuição entre parlamentares da base aliada.O procurador teve direito a cinco horas para falar sobre os 38 réus, uma média de oito minutos para cada um. Na primeira parte de sua apresentação, ele optou por dar destaque a José Dirceu, primeiro da sequência acusatória, a quem dedicou quase 30 minutos de sua fala.

Gurgel concordou que há provas pouco robustas contra quem chamou de “principal figura de tudo que apuramos” e “o grande protagonista” do mensalão, mas atribuiu o fato ao papel de liderança que Dirceu exercia. “Como quase sempre ocorre com chefes de quadrilha, o acusado não aparece nos atos de execução do esquema”, justificou.

Ainda no núcleo político (os réus foram divididos em três núcleos: político, operacional e financeiro), Gurgel citou o ex-presidente do PT José Genoíno, o ex-secretário-geral do partido Silvio Pereira e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares, além dos parlamentares dos partidos beneficiados pelo esquema – PL (hoje PR), PTB e PP.

Do núcleo publicitário-financeiro, o destaque foi para Marcos Valério. “Dirceu foi o mentor do esquema enquanto Marcos Valério foi seu executor”, sintetizou Gurgel. O interesse desse núcleo, segundo o procurador, era se aproximar do governo a fim de obter vantagens em contratos publicitários e desvio de verba em benefício próprio.

Ainda segundo Gurgel, o núcleo financeiro – formado por dirigentes do Banco Rural à época – aceitou entrar no esquema para obter vantagens em transações envolvendo instituições financeiras. Segundo a denúncia, o grupo forjou empréstimos que não ocorreram na realidade, dissimulando a origem ilegal da verba. O procurador lembrou que representantes do Banco BMG não estão na ação penal do STF porque o caso está sendo tratado em outro processo, que tramita na Justiça de primeiro grau.

Na segunda fase da exposição, Gurgel passou a tratar dos crimes imputados a cada um dos réus e as provas que sustentam as acusações. Os crimes citados na denúncia – variáveis para cada réu – são formação de quadrilha (um a três anos de prisão), corrupção ativa e passiva (dois a 12 anos cada), peculato (dois a 12 anos), evasão de divisas (dois a seis anos), gestão fraudulenta de instituição financeira (três a 12 anos) e lavagem de dinheiro (três a dez anos).

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››