quarta-feira, janeiro 11, 2023

Preparação para ato golpista teve mapa online e previu confronto violento

O mapa se chama "Viagem para Praia". Mas, em vez de pontos turísticos, estão listadas 43 cidades no Brasil onde se podia pegar ônibus para a "festa da Selma", com contatos dos organizadores dos transportes. A festa se refere aos atos de 8 de janeiro, que invadiram e depredaram a sede dos três Poderes da República, em Brasília, em uma tentativa frustrada de golpe.


Mapa online 'Viagem para Praia', que lista locais de saída de ônibus para atos golpistas e contatos de organizadores
Imagem: Reprodução


O código é festa da Selma, vai acontecer uma festa de aniversário enorme e existe uma organização muito grande para juntar e preparar os convidados (...) a organização antes da festa vai ser em um lugar não conhecido, onde as pessoas estão há mais de 65 dias [referência ao Quartel General do Exército em Brasília]. E de lá todos sairão para a festa [Praça dos Três Poderes]."


Texto do mapa "Viagem para Praia", que organizou transporte para atos golpistas


O mapa dos ônibus para a "festa da Selma" circulou no grupo de Telegram "Caça e Pesca", com 18 mil membros. Apesar do nome inofensivo, o grupo serviu à organização dos atos golpistas entre moradores do Sudeste. As mensagens, trocadas entre 4 e 5 de janeiro, tratavam exclusivamente de como chegar a Brasília, o que levar e o que fazer no dia 8.


Havia grupos direcionados a outras regiões do país, como o "Sertanejo", para pessoas do Centro-Oeste, mas as mensagens foram todas apagadas. Os nomes aleatórios, sem referência aos atos golpistas, têm o objetivo de dificultar que os grupos sejam encontrados. Também há mensagens mostrando como ocultar o número de telefone no Telegram.


O próprio nome "festa da Selma", amplamente usado nos preparativos para o dia 8, foi uma tentativa de evitar o radar das autoridades. A expressão foi revelada pela Agência Pública.


Adultos para 'brincar' de 'polícia e ladrão' e 'tiro ao alvo'


[A festa da Selma] não convidou crianças e nem idosos, quer somente adultos dispostos para participarem de todas as brincadeiras, entre elas: tiro ao alvo, polícia e ladrão, dança da cadeira, dança dos índios, pega pega, e outras."


Texto do mapa "Viagem para Praia", que organizou transporte para atos golpistas


Para participar de tais "brincadeiras" da "festa da Selma", o mapa sugere que os adultos se preparem. É um roteiro já previsto de confronto com a polícia.


É importante que cada um leve suas coisas pessoais de higienização e proteção, inclusive: máscara para não ficar ardendo com a torta de pimenta na cara e soro fisiológico para se limpar caso espirrem algo que faça vocês chorarem e lacrimejarem, mas não de alegria, durante a festa."


No dia dos atos golpistas, muitos manifestantes seguiram a cartilha de proteção, com máscaras contra gás. No grupo de Telegram, também se sugeria o uso de capa de chuva para evitar contato do spray de pimenta com a pele — vestimenta também vista nos ataques.


Preparem-se convidados, a festa será um estouro. A paleta de cores será verde, amarelo, azul e branco. E a galera de uniforme vermelho não foi convidada."


O mapa segue no ar. Sua última atualização ocorreu na véspera dos ataques aos três Poderes. O UOL arquivou todas as informações do mapa e as mensagens do grupo "Caça e Pesca".


Mensagem em grupo de Telegram orientando ocupação da Esplanada, do Congresso e da Praça dos Três Poderes

Imagem: Reprodução 


Convocação para ocupar o Congresso Nacional


No grupo "Caça e Pesca", a mensagem foi clara: era preciso ocupar o Congresso. Imagens de 2013, quando manifestantes subiram no teto da sede do Legislativo, circularam dizendo que o mesmo deveria ocorrer em 8 de janeiro.


"Pessoal, o povo em massa tem que preencher todo esse espaço principalmente dentro e fora do congresso. Aí sim derruba o governo", lia-se em uma imagem aérea da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, ambas assinaladas em azul, compartilhada em 4 janeiro. O Congresso estava sinalizado com uma seta.


Patriotas, agora é guerra. Não é manifestação pacífica (...) Cercar os 3 poderes. Brasília"


Mensagem no grupo de Telegram "Caça e Pesca" em 5 de janeiro


"Gente, me explica uma coisa. Por que ir num fim de semana? Estão em recesso e não tem ninguém lá", perguntou uma participante. "Estão de recesso, sim. Mas penso que a ideia seja ir parando tudo. Parar o Brasil. E tomarmos o CN [Congresso Nacional]", respondeu outro.


"Uma dúvida pontual: qual o plano B se a PRF [Polícia Rodoviária Federal] ou mesmo a polícia do DF [Distrito Federal] não deixarem os ônibus entrar [sic] em Brasília? São milhares e milhares de pessoas nos grupos. A essa altura, toda a estrutura policial está sabendo", questionou um membro do grupo, de São Paulo.


A resposta veio em forma de aviso: "Atenção Comunicado para a festa da Selma. Avisem a todos que irão de ônibus para a festa que [agentes de segurança] estão pretendendo parar os ônibus para não deixarem as pessoas irem. Sugestão que não saiam todos no mesmo dia e horário, pois assim serão facilmente detidos. Sei que ninguém vai querer ficar de fora".


No mapa "Viagem para Praia", também estão listadas refinarias e distribuidoras de combustível. Além de Brasília, o movimento golpista pretendia paralisar esses locais, o que foi iniciado na noite de domingo em alguns pontos do país, mas rapidamente dispersado.


CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) vocês foram convocados para darem suporte aos que estão nas refinarias, distribuidoras e em frente aos 3 poderes"


Mensagem inicial do grupo "Caça e Pesca" no Telegram, em 4 de janeiro


Ao clicar nos pontos no mapa 'Viagem para Praia', é possível ver detalhes sobre as rotas para Brasília e como falar com organizadores

Imagem: Reprodução 


Contatos dos organizadores e ônibus de graça


No mapa online, estão listados 21 responsáveis pelo transporte para Brasília, de diferentes pontos do Brasil. O UOL cruzou dados de redes sociais e públicos e conseguiu identificar 13 deles.


Nenhum está na lista divulgada pelo governo do Distrito Federal com os presos por depredação. Muitos já facilitaram transporte para outras manifestações bolsonaristas antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Há também membros de grupos a favor do armamento da população.


Além dos organizadores listados no mapa online, circularam no grupo de Telegram "Caça e Pesca" contatos de outras pessoas que estavam gerenciando os transportes do Sudeste para Brasília.


"Vai ter ônibus saindo do Rio?", perguntou uma mulher no dia 5. Outra pessoa respondeu vendendo vaga: R$ "190 só ida". Um homem deu uma dica melhor: "tem de graça, vai no QG [referência aos acampamentos golpistas instalados em frente a prédios militares]".


Em um vídeo postado no grupo, um homem diz que está no Tiro de Guerra de Londrina (PR), onde o "pessoal está fazendo cadastramento de quem vai para Brasília". "O ônibus vai sair do Tiro de Guerra na sexta-feira [6] por volta do meio-dia e vai estar retornando segunda-feira [10] às 18h de Brasília. Ônibus gratuito, estão falando de vinte ônibus".


O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que vai chegar aos organizadores e financiadores e que alguns já foram identificados.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

PGR pede inquérito ao STF para apurar incitação de parlamentares aos ataques às sedes dos Três Poderes


A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para apurar a suposta incitação de deputados federais eleitos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos ataques às sedes dos Três Poderes no domingo (8).


A nova apuração, segundo a PGR, seria focada nos parlamentares eleitos André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).


O pedido é assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico dos Santos. Ele foi escolhido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, atuar nas apurações sobre atos antidemocráticos, relatadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Postagens

Na avaliação do Ministério Público Federal, publicações dos parlamentares eleitos nas redes sociais podem ser enquadradas como incitação pública à prática de crime e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Para o subprocurador-geral da República, os crimes foram cometidos a partir da propagação das mensagens.


Segundo a PGR, em uma postagem, Clarissa Tércio afirmou: “Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso. [...] Isso vai ficar para a história”. No caso de Silvia Waiãpi, a PGR afirma que ela divulgou vídeo das invasões com textos que estimulavam os ataques.


Ainda conforme o pedido, André Fernandes fez publicações indicando que haveria ato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último fim de semana e postou foto de uma porta que seria do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, arrancada pelos terroristas golpistas na sede do STF.


Na segunda (9), a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a inclusão dos parlamentares no inquérito que apura a realização de atos antidemocráticos.


Além deles, o PSOL também defendeu que fossem investigados o senador eleito Magno Malta, os deputado federais Ricardo Barros, Carlos Jordy, José Medeiros e Coronel Tadeu.


Outro inquérito


Nesta terça (10), a PGR também pediu ao Supremo a abertura de novo inquérito à parte para apurar os atos e para apurar possíveis crimes cometidos pelo governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e seus subordinados na tentativa de conter os ataques às sedes dos Poderes.


O pedido foi assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que afirmou que houve, “no mínimo”, omissão de Ibaneis Rocha e de agentes da segurança pública do DF.


Segundo a PGR, um novo inquérito possibilitaria a "perfeita colheita da prova e a delimitação da autoria, evitando-se tumulto processual".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tentativa de golpe: empresas de SP informam ao STF valores pagos por financiadores de viagens a Brasília

Financiadores de excursões do interior de São Paulo para Brasília no fim de semana do dia 8 de janeiro pagaram entre R$ 9 mil e R$ 12 mil para o fretamento dos ônibus. No domingo (8), um grupo de terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu a Praça dos Três Poderes e depredou as sedes do Executivo, Judiciário e Legislativo federal.


Bolsonaristas detidos são levados de ônibus para a sede da PF em Brasília após participação em atos criminosos — Foto: Mauro Pimentel/AFP


As informações constam em documentos enviados nesta quarta-feira (11) por quatro empresas ao Supremo Tribunal Federal. Na segunda-feira (9), o ministro Alexandre de Moraes determinou a apreensão e bloqueio de 87 veículos (veja lista aqui) que estavam nos arredores da Granja do Torto, na capital federal, no dia dos ataques.



Um dos ônibus, modelo Volvo Paradiso e placa LSN3551, é de propriedade da São Matheus Bady Bassitt Transportes e Turismo Ltda, que partiu de São José do Rio Preto no dia 6 de janeiro com destino a Brasília. O retorno estava programado para dois dias depois, no próprio domingo da tentativa de golpe.


O documento aponta que a viagem tem como contratante João Carlos Baldan no valor de 11 mil para levar até 46 pessoas até Brasília. Consta em documento que a partida do ônibus se deu no Tiro de Guerra de São josé do Rio Preto.


Os outros três ônibus fretados pertencem à Ramos & Silva Locadora de Veículos Ltda. A empresa informou ao STF que fechou contrato com a agência Astra Turismo para viagens de Votuporanga, Mirassol e Fernandópolis até Brasília.


O ônibus de placa AMG1292, modelo Mercedes Busscar, teve financiamento de Rosângela de Macedo Souza no valor de R$ 9 mil para até 46 pessoas. Ao STF, a lista de passageiros indica 39 presentes na viagem a Brasília, com saída no dia 6 de janeiro e volta no domingo.



Tatiane da Mata Toninho dos Reis fechou contrato com a Astra Turismo para transportar 32 pessoas de Fernandópolis no dia 6 de janeiro até Brasília no valor de R$ 11 mil. O retorno também estava programado para o domingo, no ônibus Mercedes Paradiso, placa HXU1654.


A Ramos & Silva Locadora de Veículos Ltda informou ao Supremo que outro veículo, modelo Mercedes Paradiso de placa NRB-9690, partiu de Votuporanga e passou para buscar passageiros em Mirassol antes de rumar a Brasília. Contratado por Jean Franco de Souza, a viagem levou o limite de 42 passageiros ao custo de R$ 12 mil no período de 6 a 12 de janeiro.


O g1 tenta contato com os financiadores das viagens.


A reportagem entrou em contato com as duas empresas, mas apenas a Astra-Agência de Serviços e Transportes Terrestres LTDA se pronunciou.


"A Astra Turismo reitera que tem todos os contratos de locação, recibos de pagamento e a licença da ANTT para o transporte, inclusive com seguro para todos os passageiros. Estes documentos estão à disposição das autoridades competentes."


"Por fim, a Astra Turismo frisa que é uma empresa idônea e repudia todo tipo de violência, além de não compactuar com a depredação do patrimônio público. Lamentamos profundamente os acontecimentos em Brasília com violência e depredação", completou a empresa.


Investigações

Após a depredação das sedes dos três poderes, o governo do Distrito Federal divulgou a lista de presos com mais de 400 nomes. As investigações sobre os ataques terroristas apontam, até o momento, que Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão entre os estados com mais financiadores dos atos já identificados.


Os dados estão sendo levantados pelo setor de inteligência do Ministério da Justiça e estão sendo compartilhados com investigadores da Polícia Federal.


Para identificar os financiadores, os investigadores também estão se baseando nas mais de 60 mil denúncias recebidas pelo Ministério da Justiça. As informações podem ser enviadas para denuncia@mj.gov.br.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão entre os estados com mais financiadores de atos terroristas já identificados

As investigações sobre os ataques terroristas em Brasília apontam, até o momento, que Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão entre os estados com mais financiadores dos atos já identificados.


Bolsonaristas durante confronto com a polícia em atos terroristas contra os 3 Poderes em Brasília — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Os dados estão sendo levantados pelo setor de inteligência do Ministério da Justiça e estão sendo compartilhados com investigadores da Polícia Federal.


São considerados financiadores pessoas que, entre outras ações, pagaram por transporte, alimentação ou outros itens utilizados pelos terroristas que, no último domingo (8), invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.


A TV Globo apurou que empresários e colecionadores de armas estão entre os financiadores dos ataques terroristas.


Conforme apurado, até esta quarta-feira (11), os estados com mais financiadores já identificados são:


Paraná;

Mato Grosso do Sul;

São Paulo;

Santa Catarina;

Minas Gerais;

Mato Grosso;

Goiás.


Há registros isolados de financiadores em outros três estados do país, totalizando 10 unidades federativas, conforme anunciado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, na última segunda-feira (9).


Para identificar os financiadores, os investigadores também estão se baseando nas mais de 60 mil denúncias recebidas pelo Ministério da Justiça. As informações podem ser enviadas para denuncia@mj.gov.br.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro diz que Lula determinou primeira revisão de sigilo imposto por Bolsonaro


O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou nesta quarta-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a primeira revisão de sigilo de informação imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.


De acordo com o ministro, a decisão atingiu sigilo imposto por Bolsonaro sobre registros de entrada na residência oficial da presidência, o Palácio da Alvorada, entre 2021 e 2022.


"O primeiro sigilo de 100 anos determinado pelo governo anterior foi levantado. Trata-se de 565 registros de entrada na residência oficial e abrange o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022", informou o ministro em uma rede social.


Determinação de Lula

A revisão dos sigilos foi uma determinação de Lula e um dos primeiros atos tomados pelo petista após a posse.


O despacho determinou que, no prazo de 30 dias, a Controladoria-Geral da União (CGU) reavalie as decisões de Bolsonaro sobre sigilos de documentos.


Segundo o despacho, a equipe de transição de Lula identificou "diversas decisões baseadas em fundamentos equivocados" sobre:


proteção de dados pessoais;

segurança nacional;

segurança do presidente e de seus familiares;

proteção das atividades de inteligência

As decisões de Bolsonaro, conforme o despacho, "desrespeitaram o direito de acesso à informação, banalizaram o sigilo no Brasil e caracterizam claro retrocesso à política de transparência pública até então implementada".


Lula determinou que a CGU examine os casos e, se for o caso, revise decisões "que indevidamente negaram pedidos de acesso à informação ou impuseram sigilos com fundamentos não ancorados em lei".


Ao longo do mandato de Bolsonaro, uma série de informações e documentos ficou sob sigilo.


Entre os documentos que foram alvo de sigilo estão o cartão de vacina de Bolsonaro e o processo sobre a participação do ex-ministro da Saúde e então general da ativa do Exército Eduardo Pazuello em uma manifestação a favor do ex-presidente, no Rio de Janeiro.


Colocar um documento ou informação sob sigilo é uma decisão de um órgão do governo ao qual um pedido de informação é enviado, via Lei de Acesso à Informação (LAI).


Pela norma, estão protegidos sob sigilo de 100 anos todas as informações caracterizadas como pessoais, relativas, por exemplo, à intimidade, vida privada, honra e imagem de um cidadão.


A legislação prevê que todo conteúdo classificado como pessoal deve ter acesso restrito a contar da data de produção. Somente agentes públicos legalmente autorizados e o próprio cidadão ao qual o documento ou informação trata podem acessar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro diz que adicional por criança do Bolsa Família começa em março

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou nesta quarta-feira (11), que o pagamento adicional de R$ 150 por criança de até seis anos a famílias cadastradas no Bolsa Família começará em março.


Wellington Dias assume o Ministério do Desenvolvimento Social — Foto: Reprodução


O prazo foi estipulado por Dias para que o ministério possa fazer uma varredura nos cadastros atuais de famílias do CadÚnico, base do programa.


O ministro, que concedeu entrevista após se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também informou que, em análise prévia, foram apontados indícios de irregularidades no cadastro, o que será verificado.


"Nós olhamos lá, são cerca de 10 milhões [cadastros irregulares] no meio de 40 milhões de famílias que estão no Cadastro Único, nós temos uma parte considerável que estará passando pelo crivo dessa atualização", afirmou o ministro.


De acordo com Dias, a análise mostrou que, dentro dos 10 milhões de cadastros irregulares, pelo menos seis milhões são de famílias unipessoais, de uma só pessoa.


"É claro que a gente reconhece que, às vezes, é possível ter mesmo uma família de uma pessoa. Era ali um casal que não tem mais filho, ou pode ser viúva, enfim, isso também acontece e é legal. Estamos falando é com estranheza. O Brasil normalmente tem 3,1 pessoa por família", questionou Dias.


O ministro também disse acreditar que a atualização do cadastro não gerará aumento nos gastos públicos com o Bolsa Família.


"A atualização cadastral busca trazer quem está fora, para ter o direito. E também, com a atualização cadastral, a retirada [dos irregulares]", declarou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

3º/4º Homicídios em Mossoró 2023: Ataque a tiros mata dois e deixa um terceiro ferido no Polo Maísa zona rural do município


Duas pessoas morreram e uma outra ficou ferida durante um ataque a tiros, ocorrido no final da tarde desta terça feira 10 de janeiro de 2023, no Assentamento Angicos, no Polo Maísa, zona rural de Mossoró no Rio Grande do Norte.


De acordo com informações da Polícia Militar, homens armados, invadiram a comunidade e mataram a tiros, Anderson Rodolfo Rodrigues da Silva e Cidclay Maxuel de Lima Melo. Na ação criminosa, uma terceira pessoa também foi baleada e socorrida para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.


Até o momento não há informações sobre a motivação do ataque criminoso. A Polícia Militar foi acionada para isolar a área do duplo homicídio, até a chegada das equipes do ITEP e da Polícia Civil. Após a perícia os corpos foram recolhidos e encaminhados ao IML onde passarão por exames de necropsia e depois serão liberados para as famílias


Com mais dois homicídios, Mossoró passa a contabilizar quatro assassinatos no ano de 2023. A equipe da Delegacia de Plantão, que foi ao local, encaminhou nesta manhã de quarta feira (11) o relatório com as informações colhidas em depoimentos, para a Delegacia de Homicídios, que vai investigar o duplo homicídio.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia localiza uma tonelada em cabos de cobre e fibra ótica furtados e prende dois suspeitos de receptação em flagrante no RN

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil na terça-feira (10) no Rio Grande do Norte apreendeu mais de uma tonelada de cabos de cobre e de fibra ótica furtados.


Cabos apreendidos pela Polícia Civil na Grande Natal — Foto: Cedida


Dois suspeitos foram presos em flagrante por receptação de produto roubado. Segundo a 21ª Delegacia de Polícia de São Gonçalo do Amarante, o prejuízo causado às vítimas foi avaliado em R$ 70 mil.


Segundo o delegado Rafael Câmara, os dois indivíduos tinham sido presos no dia anterior com um volume pequeno de fios de cobre e passaram por audiência de custódia. Eles acabaram liberados para responder pelo crime em liberdade.



Porém, a delegacia recebeu a denúncia de que os suspeitos armazenavam uma quantidade ainda maior de cabos dentro de uma casa.


"Imaginamos que possivelmente, quando eles fossem postos à solta, tentariam desviar esse material, sumir com esse material. Foi montada uma campana, ficamos vigiando esses indivíduos e aconteceu justamente isso. Foram até o endereço e carregaram uma kombi com bastante material. Eram 17 sacos de estopa, cada um com cerca de 100 kg de cobre, fora cabos de ferro e de fibra ótica. Então a equipe deu voz de prisão", declarou.


A polícia pediu a prisão preventiva dos suspeitos. Ainda de acordo com a polícia, os materiais tinham sido desviados de empresas de telefonia e internet e a dupla faria a ponte para vender o material em sucatas e ferros-velhos da região.


Na última sexta-feira (6), a Polícia Militar recuperou meia tonelada de cabos furtados de uma fábrica no mesmo município, mas nenhum suspeito foi preso na ocasião.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil prende casal suspeito de provocar aborto e abandonar feto dentro de ônibus no RN

Um casal suspeito de realizar um aborto e abandonar o feto dentro de um ônibus de linha interestadual, na manhã de terça-feira (10) foi detido pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte em Assu.


Feto foi encontrado dentro de ônibus interestadual no RN — Foto: Reprodução


Após serem levados à delegacia e confessarem o abordo, a mulher e o homem pagaram fiança e foram liberados e vão responder em liberdade.


Segundo a Polícia Civil, ao longo das diligências, os investigadores verificaram que a então gestante havia desembarcado do ônibus na cidade de Assú e estaria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para procedimentos médicos.


A equipe policial foi à unidade de saúde e abordou a mulher, que confessou que tomou medicamento abortivo de forma espontânea, com participação de outra pessoa.



Ela e o homem que a ajudou foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante. Ela por aborto provocado e ele por provocar aborto com o consentimento da gestante.


Feto encontrado

O feto foi encontrado no assento 25 de um ônibus que fazia linha interestadual, no início da manhã de terça (10), em Mossoró. De acordo com o delegado Paulo Torres, o ônibus seguia de Caruaru, em Pernambuco, para Fortaleza, no Ceará.


"O motorista que informou o fato disse que, ao chegar em Mossoró, foi alertado pelos passageiros que havia muito sangue no corredor e na escada do veículo. Ele seguiu o rastro e foi até a poltrona número 25, onde havia ainda mais sangue. Uma passageira que se apresentou como enfermeira foi ao local e constatou que havia um feto", disse o delegado.


Ainda de acordo com o delegado, por meio dos bilhetes emitidos e pelo monitoramento das câmeras, a polícia descobriu que o casal que estava na poltrona 25 desceu do veículo na cidade de Assu.


O feto foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em Mossoró.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Feridos em incêndio em galpão na Grande Natal prestam depoimento; polícia ainda não sabe o que provocou fogo

Os três funcionários que ficaram feridos no incêndio em um galpão que armazenava fogos de artifício prestaram depoimento na manhã desta quarta-feira ( 11) na 17ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim. O acidente matou duas pessoas em dezembro do ano passado.


De acordo com um dos delegados que investigam o caso, Luiz Lucena, ainda não é possível saber como o fogo começou, baseado nos novos depoimentos prestados (veja entrevista completa no vídeo acima).


Os três feridos falaram pela primeira vez com a polícia após receberem alta médica. Um deles chegou a ser liberado do hospital ainda em Natal, enquanto os outros dois seguiram o tratamento na Paraíba, onde moram.



"Todos alegam que não sabem onde começou o incêndio, não sabem o que foi que causou essas explosões e como foi que começou. Apenas dizem que começaram as explosões, houve uma fumaça muito grande e eles ficaram atordoados", resumiu o delegado.


O delegado contou ainda que no depoimento, um dos sobreviventes explicou que os dois trabalhadores que acabaram morrendo após o incêndio ficaram mais tempo expostos ao fogo no local antes de conseguirem se proteger.


"Os dois morreram, segundo um deles, porque não sabiam para onde correr, ficaram tontos. Não tinha como eles passarem para frente do galpão. Como eles estavam quase no fim do galpão, não tinha como correr e sair pela frente. Depois que eles tiveram a visão de ir para o banheiro, mas ja estavam bastante queimados", contou.


Local onde ocorreu o incêndio em Parnamirim — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Ao todo, eram nove funcionários no local no momento do acidente.


"Os quatro da frente conseguiram sair pela frente, porque as portas ficavam entreabertas, e os outros tiveram a ideia de ir ao banheiro. Eles chegaram no banheiro, fecharam as portas, passaram uns 15 minutos, foi quando os outros dois, que faleceram, chegaram e eles abriram a porta e colocaram eles para dentro do banheiro. Os quatro que saíram primeiro tiveram a ideia de quebrar o banheiro pelo lado de fora".


Dificuldade de definir o que causou o incêndio

"A nossa dificuldade é definir o que causou o incêndio". A afirmação é do delegado Luiz Lucena. Até o momento, as investigações ainda não chegaram a conclusão de onde e como o incêndio começou.


Entre as possibilidades trabalhadas está a de que a faísca de um cigarro possa ter causado o fogo. A Polícia Civil ainda vai ouvir outras testemunhas para saber se os trabalhadores fumavam no local.


"Entre os nove, dois eram fumantes. Eles afirmam que não fumavam lá dentro. Afirmam que fumavam lá fora. Para entrar no galpão, só entravam descalços. Todos alegam a mesma coisa, que ninguém praticou nenhum tipo de deslize, alguma coisa que pudesse gerar alguma faísca e gerar esse tipo de incêndio. Todos dizem que escutaram a primeira explosão e começaram a correr", disse o delegado.


Fogos explodiram e fumaça tomou conta do bairro — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


"Vamos procurar mais testemunhas para saber se eles viram esse pessoal entrando e saindo fumando lá dentro, porque entre os funcionários todos dizem que não. Soube que tem uma pessoa que diz que via eles fumando na frente, outros que diziam que viam eles fumando lá dentro...A gente vai identificar essas pessoas".


O delegado explica que "pela temperatura que existia no local", não havia a possibilidade e pegar fogo sem a ocorrência de algum outro fator. Ele explicou que os funcionários disseram ainda que os fogos não tinham espoleta - dispositivo que aciona de forma mais frágil o disparo dos fogos - e que os pavios dos fogos eram colados com fita adesiva.



O local também não tinha energia elétrica, segundo a Civil, o que descarta a possibilidade de curto-circuito.


Incêndio

Um incêndio destruiu uma fábrica de fogos de artifício no dia 28 de dezembro em Parnamirim. O incêndio foi logo percebido por vizinhos por conta das explosões seguidas dos fogos de artifício e da forte fumaça preta que ganhou o céu. O galpão fica no bairro Passagem de Areia.


Após conseguirem sair do local, os trabalhadores ficaram na calçada da rua até a chegada do atendimento médico. O Corpo de Bombeiros agiu para combater as chamas durante a tarde e a noite.


O fogo atingiu ainda um depósito que armazena produtos de plástico e alumínio e que fica ao lado da fábrica de fogos de artifício. O local também ficou destruído.


Em nota, a empresa CCS Fogos, responsável pelos fogos de artifício, disse que os fogos explodiram "no momento do descarregamento do caminhão que trazia os fogos de João Pessoa, na Paraíba, para Parnamirim". Segundo a empresa, o galpão era alugado e no dia seguinte os fogos seriam entregues à Prefeitura de Parnamirim. Eles haviam sido comprados para "usar no réveillon da cidade", segundo a nota.


Apesar de a empresa citar o descarregamento, testemunhas não presenciaram nenhum caminhão no momento da acidente.


Perícia

Uma perícia feita pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) na fábrica de fogos de artifício que pegou fogo em Parnamirim identificou um indício de explosão na área interna do galpão.


O órgão não descartou retornar ao local para uma nova averiguação. O Itep-RN não soube informar se a possível explosão ocorreu antes do local pegar fogo ou já com o incêndio em andamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com estoque em nível crítico, RN precisa de doação de leite materno com urgência, afirma Sesap

O estoque dos bancos de leite do Rio Grande do Norte atingiu níveis críticos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), o déficit prejudica recém-nascidos que necessitam do leite para desenvolver-se e crescerem de forma saudável.


Doação de leite materno mantém bancos de leite em condições de auxiliar recém-nascidos — Foto: GETTY IMAGES/BBC


Em 2022, no Rio Grande do Norte 3.763 mulheres realizaram doações de leite materno e 8.156 recém-nascidos foram beneficiados com as doações. Esses números têm apresentado uma queda considerável.


A Sesap reforça a importância de novas doações em um momento de estoque tão baixo.

"Doar leite é um ato que salva vidas de bebês que não puderam ser amamentados pelas mães. O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso", disse Angélica Domingos, nutricionista e membro da equipe técnica da saúde da criança e aleitamento materno da Sesap.



Ainda segundo a pasta, cada litro doado pode atender até 10 recém-nascidos. De acordo com a Rede de Bancos de Leite Humano- RBLH qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.


Locais para doação

Maternidade Escola Januário Cicco - Natal

Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) - Natal

Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal

Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró

Hospital do Seridó – Caicó

Hospital Maternidade Divino Amor – Parnamirim

Postos de coleta

Maternidade Dr. Leide Morais – Natal

Maternidade Almeida Castro – Mossoró

Hospital Universitário Ana Bezerra – Santa Cruz


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cidades do RN se preparam para retomada das festas de Carnaval após dois anos

Municípios potiguares comemoraram a realização dos festejos de Carnaval, de forma regular, para 2023. Cidades como Natal, Caicó, Apodi e Macau terão programação entre eventos de rua e festas privadas. A última vez em que o Carnaval foi comemorado foi em 2020.


Carnaval em Natal será retomado. Prefeitura define detalhes antes de publicação de edital — Foto: Fernanda Zauli


O hiato ocorreu devido à pandemia de Covid-19, que acarretou em medidas de distanciamento social que impossibilitaram a realização dos festejos. Com a impossibilidade, a festa não foi celebrada em 2021 e 2022, retornando com força total para este ano.


A Prefeitura do Natal confirmou que vai lançar ainda nesse mês os editais para a realização do Carnaval. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o investimento pode chegar a R$ 2 milhões. Atrações nacionais ainda não estão garantidas.


Já em Apodi, as atrações foram divulgadas nesta terça-feira (10). A cidade tem um dos maiores eventos da região Oeste potiguar e vão ocorrer, de forma gratuita de 17 a 21 de fevereiro. Entre as atrações, estão a dupla Rafa e Pipo Marques, além do cantor Dilsinho.


Dilsinho se apresentará em Apodi em show gratuito ao público — Foto: Max Haack/Ag Haack


Em Macau, o Carnaval também está confirmado. A Prefeitura confirmou que está concluindo a parte da legislação para definir qual será o investimento empregado para a contratação de atrações e estruturas. Ainda segundo o município, o formato será diferente, sem passar maiores detalhes.


Por fim, a cidade de Caicó, no Seridó potiguar terá a participação de todos os blocos de rua, como a Ala Ursa (Bloco do Magão), Treme-treme, Furiosa e Frevo do Meio Dia, entre outros. A programação de festas nos clubes também foi lançada e terá atrações como Xand Avião e Mari Fernandez. De acordo com o município, as festas se estendem por oito dias (de 15 a 22 de fevereiro).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Guararapes concentra produção no RN após fechar fábrica em Fortaleza

A empresa Guararapes, à qual pertencem as lojas Riachuelo, anunciou que vai concentrar sua produção têxtil no Rio Grande do Norte, após encerrar as operações de uma fábrica em Fortaleza e demitir cerca de dois mil funcionários na terça-feira (10).


Fábrica da Guararapes em Extremoz, na região metropolitana de Natal (Arquivo) — Foto: Divulgação


O número de novas contratações no Rio Grande do Norte ainda não foi informado pela empresa, mas a indústria confirmou que há possibilidade de pelo menos 200 novos postos de trabalho em razão da transferência da lavanderia de Jeans que ficava em Fortaleza.


A empresa também informou que convidou parte dos empregados da capital cearense para trabalhar em Natal.



A primeira fábrica da Guararapes foi aberta em 1960, em Natal, às margens da avenida Hermes da Fonseca, onde atualmente fica localizado o shopping Midway Mall, que também pertence ao grupo empresarial.


Em 1981, a indústria foi transferida para Extremoz, na região metropolitana da capital potiguar. Segundo a empresa, a fábrica conta atualmente com 10.600 funcionários diretos e indiretos.


Além da produção própria, a Guararapes também contrata serviços de pequenas indústrias localizadas em cidades do interior do estado, dentro do programa Pró-Sertão.


O incremento da produção no Rio Grande do Norte também não foi informado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça do RJ condena empresa de Xuxa a pagar mais de R$ 65 milhões por cópia de personagens

Uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro condenou a Xuxa Promoções e Produções, empresa da apresentadora Xuxa Meneghel, a pagar mais de R$ 65 milhões por conta de uma acusação de apropriação dos personagens criados por um empresário mineiro.


Xuxa Meneghel — Foto: Divulgação/Blad Meneghel


A decisão, com data de terça-feira (10), é da juíza Flávia Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A empresa pode recorrer em outra instância.


De acordo com o processo, o publicitário Leonardo Soltz afirma que os personagens de “A Turma do Cabralzinho” foram copiados em um projeto da empresa de Xuxa, que obteve lucro com histórias e licenciamento. Os dois trabalhos se referem a histórias para crianças sobre os 500 anos da chegada dos portugueses ao país.



O processo tramita, pelo menos, desde 2004, mas menciona que as duas partes chegaram a tentar uma conciliação em reuniões antes disso, mas que não houve resultado.


O cálculo usado no processo foi feito por um perito que considerou a tiragem da revista e reprodução de imagens dos personagens em outros produtos, além de considerar outras publicações, que foram usadas como referência.


Ele afirma que o tempo do litígio, 19 anos, aumentou o valor devido. O total da condenação, contando as custas do processo, é de R$ 65.201.656,18.


O g1 entrou em contato com a assessoria da apresentadora, que informou que não comenta notas jurídicas.


"Quando comecei, me viam assim: se sou loira, sou modelo, sou prostituta", desabafa Xuxa


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem desempregada que devolveu R$ 1,7 mil achados em Jaboticabal, SP, é contratada por empresa: 'Melhor que dinheiro'

A jovem que estava desempregada e devolveu uma bolsa com R$ 1,7 mil dentro foi contratada por um lar de idosos e agora trabalha como cuidadora em Jaboticabal (SP).


Para Jéssica Caroline Barros, de 28 anos, a oportunidade veio em boa hora, já que estava à procura de um emprego havia três meses.


"Estava fazendo freelancer de depilação. Estava difícil para pagar as contas. E o mais difícil era não poder ajudar em casa, porque somos eu, minha mãe, meu avô, meus irmãos e mais um sobrinho. Foi um presente de Deus. Melhor que dinheiro, porque dinheiro acaba, e emprego dá estabilidade", conta.


Jéssica Caroline Barros conseguiu oportunidade de emprego após devolver bolsa com R$ 1,7 mil em Jaboticabal, SP — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV


'Merece confiança'

Após saber que Jéssica estava desempregada, o proprietário do lar de idosos, Leandro Ferreira, se sensibilizou com o caso e resolveu procurá-la. Eles agendaram uma entrevista de emprego para 4 de janeiro. Um dia depois, a jovem iniciou sua trajetória na empresa.


"Pessoas com atitudes assim merecem toda a credibilidade e confiança. Os idosos que nós temos aqui merecem todo o carinho, amor, atenção e pessoas honestas, assim como a Jéssica foi. Mérito dela e que Deus continue a abençoando", pontua o empresário.


Para Leandro, a atitude da cuidadora é um indicativo de empatia e reflete diretamente em seu lado profissional.



"É difícil achar pessoas honestas como a Jéssica. Se ela teve essa atitude lá, ela vai ter a mesma atitude cuidando de nossos idosos", conclui.


O empresário Leandro Ferreira, de Jaboticabal, SP, resolveu dar oportunidade à mulher que devolveu bolsa com R$ 1,7 mil — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV


O caso

Jéssica Caroline Barros encontrou a bolsa com o dinheiro caída em uma sarjeta na Rua Castro Alves, no Centro de Jaboticabal, em 2 de janeiro. Como ninguém apareceu no local, ela decidiu fazer uma publicação nas redes sociais informando o ocorrido.


Dias depois, recebeu uma mensagem do sobrinho da dona da bolsa. Em seguida, entregou a ele o dinheiro da aposentada. O valor - R$ 1.740,25 - era referente ao benefício da mulher.



"É o mesmo que queria que fizessem comigo. Imaginei a pessoa desesperada, precisando do dinheiro. A consciência está tranquila. Fiz o certo, graças a Deus. [Sensação] de bem-estar com a gente, e feliz por a pessoa estar bem e ter recebido o dinheiro", afirma Jéssica.


Jéssica Barros, de Jaboticabal (SP), devolveu bolsa que encontrou na sarjeta — Foto: Reprodução/Rede social


Fonte: g1

Leia Mais ››