terça-feira, março 12, 2024

Bispo de Caicó exige vídeo de retratação do padre Stanley. Humilhação? É proibido falar a verdade?



Bispo da Diocese de Caicó, dom Antônio Costa chamou o padre Stanley Dantas para se explicar, diante dele e de 13 padres do Conselho, sobre a declaração em homilia de que a Igreja foi tomada por “estrutura malvada” que promove a “religião da ONU” e que o papa Francisco proibiu padre de realizar missão, porque entende que é proselitismo e ordena que a missão passe a ser diálogo. 


No vídeo que viralizou, padre Stanley diz que está predisposto a deixar a vida sacerdotal, que se dedica há 22 anos. “Prefiro não prosseguir com esta estrutura malvada que está sendo criada”. 


O padre pode expor seus sentimentos? Sua verdade?


Padre Stanley foi nomeado neste ano de 2024 por dom Antônio Carlos, da Diocese de Caicó, para vigário da Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi.


Pois bem


Segundo a Abelhinha Seridoense, dom Antônio determinou que padre Stanley grave um vídeo desdizendo o que disse, para ser publicado nas redes sociais da Diocese de Caicó.


Não poderia ter sido uma carta? Tem que ser vídeo. Parece sentimento de humilhação.


Em tempo


Ainda como punição, o padre está proibido de celebrar missa fora da Diocese de Caicó, o que se chama Uso de Ordens no direito canônico.


Autor(a): BZN


VÍDEO:

Fonte: Blog do BG

Leia Mais ››

Padre de Caicó censurado: "Igreja está a pronta de explodir"


O padre de Caicó, Stanley Dantas, precisou se explicar, diante do Bispo da cidade e de 13 padres do Conselho, sobre a declaração em homilia de que a Igreja foi tomada por “estrutura malvada” que promove a “religião da ONU” e que o papa Francisco proibiu padre de realizar missão, porque entende que é proselitismo e ordena que a missão passe a ser diálogo. 


A fala dele viralizou na última semana na região. No vídeo que viralizou, padre Stanley diz que está predisposto a deixar a vida sacerdotal, que se dedica há 22 anos. “Prefiro não prosseguir com esta estrutura malvada que está sendo criada”. 


Ao que parece, Padre Stanley é o único proibido de dialogar sobre as falas da Igreja. Uma clara censura religiosa.




Fonte: Blog do Gustavo Negreiros com informações do Portal Eliana Lima

Leia Mais ››

Atentado a tiros: Motorista de ambulância escapa da morte, mas mulher que conduzia fica ferida em Hospital de Luiz Gomes


O motorista de ambulância Cosmo Fonseca, foi vítima de um atentado a tiros, quando chegava com uma paciente no Hospital de Luiz Gomes na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.


Durante a ação criminosa, o motorista, conseguiu fugiu e escapar da morte. Já uma mulher identificada como Antônia Erismar de Oliveira, de 28 anos que acompanhava a paciente que ele conduzia para o hospital ficou ferida.


De acordo com a Polícia Militar, Cosmo Fonseca chegava ao hospital da cidade, para deixar uma paciente, quando um homem se aproximou da ambulância e começou a atirar contra o motorista.


O motorista conseguiu sair ileso, sem sofrer nenhum disparo de arma de fogo. A Polícia Militar informou que minutos após o atentado,um homem identificado como Carlos Eduardo da Silva teria dado entrada na mesma unidade hospitalar com ferimentos no rosto causados possivelmente por disparos de arma de fogo.


A PM não confirmou se o homem seria o autor dos disparos contra o motorista e se o mesmo teria sido baleado em revide do motorista ou se por fogo amigo, ou seja pelo próprio parceiro. Após receber os primeiros atendimentos, Carlos Eduardo foi transferido para o Hospital de Pau dos Ferros. A Polícia Civil deverá ouví-lo no hospital sobre o atentado.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

PF: fugitivos de Mossoró têm uma vantagem em relação a Lázaro



Integrantes da Polícia Federal (PF) apontam um aspecto que dificulta as buscas pelos dois fugitivos em Mossoró, se comparado com o trabalho feito na caçada ao maníaco Lázaro Barbosa de Sousa, que também impôs grande desafio às autoridades públicas. Responsável por uma série de assassinatos, Lázaro passou 20 dias escondido na mata antes de ser encontrado e morto com 38 tiros, em Águas Lindas de Goiás, em 2021.


A principal diferença ocorre no quesito alimentação. Para comer, Lázaro invadia propriedades rurais e, por mais de uma vez, teve embates com forças de segurança que o perseguiram. Dessa forma, o maníaco deixava rastros.


No caso de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, os dois foragidos de Mossoró, a área agrícola tem contribuído para o êxito da fuga até o momento. No local, é possível encontrar frutas, como mangas, melancias e melões, com facilidade.


Dessa forma, os fugitivos conseguem se alimentar sem a necessidade de invadir propriedades privadas com a mesma frequência com que Lázaro se via obrigado. Assim, a dupla reduz denúncias sobre seu paradeiro. A PF continua fazendo as buscas em um perímetro delimitado, pois acredita que os bandidos não deixaram a região.


Vento e chuva

O solo da região também favorece os foragidos. Buracos podem ser cavados no chão para servir como esconderijo caso as forças policiais se aproximem. As chuvas e a ação do vento ajudam a apagar rastros e dificultam a captura.


Vinte integrantes da PF que participaram da caçada ao maníaco estão entre os envolvidos nas buscas a Deibson Nascimento e Rogério Mendonça.


A procura completa 28 dias nesta quinta-feira (12/3), ultrapassando o período da caçada a Lázaro. Além da PF, participam das buscas agentes da Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Polícia Civil e Polícia Militar do Rio Grande do Norte.


As forças de segurança oferecem recompensa de R$ 30 mil por informações sobre os dois foragidos, que são ligados ao Comando Vermelho.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Cães farejam presença humana em área de mata durante busca por fugitivos de Mossoró

Viatura e helicóptero da polícia durante buscas por fugitivos no assentamento Vila Nova I, em Baraúna, no RN — Foto: Cedida


Cães farejadores que atuam nas buscas pelos fugitivos de Mossoró detectaram presença humana em uma área de mata no início da manhã desta terça-feira (12). O local, que está dentro do perímetro das buscas e fica a cerca de 10 km de Baraúna, está sendo vasculhado.


As equipes de busca das operações especiais do Bope, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, chegaram nesta área na noite de segunda-feira (11), e os animais ficaram agitados.


As buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, chegaram ao 28º dia.



No domingo (10), a Força Tarefa que atua nas buscas pelos foragidos ampliou o raio de buscas e realizou uma operação no assentamento Vila Nova 1, na zona rural de Baraúna, no Oeste potiguar.


O assentamento fica localizado a aproximadamente 9 km do local onde os fugitivos foram vistos pela última vez, no assentamento Vila Nova 2, também em Baraúna, ao saírem de uma plantação de banana. A polícia havia concentrado as buscas na região nos dias seguintes à aparição da dupla.


Nas novas buscas deste domingo, os policias entraram e revistaram algumas casas do Vila Nova I. Os moradores relataram que os investigadores acreditam que alguém está dando abrigo à dupla.


"Eu tenho medo até de tomar banho, porque a gente fica no banheiro e o resto da casa fica exposto, né? O medo é tanto que tenho uma casa na cidade e estou ficando mais lá, já que esses homens podem estar por aqui nos sítios", disse a agricultora Damiana Vanderlei.


Buscas por fugitivos no assentamento Vila Nova I, em Baraúna, no Rio Grande do Norte — Foto: Cedida


A dona de casa Danielle Viana afirmou que militares vistoriaram a casa da mãe dela por volta das 7h30.


“Chegaram quatro policiais militares, se identificaram, perguntaram se poderiam entrar na residência. Disseram que estavam fazendo uma vistoria. Olharam todos os cômodos da casa, olharam debaixo das camas, olharam também o quintal. Disseram que qualquer movimentação estranha, entrasse em contato com à polícia”, disse.

De acordo com moradores, algumas pessoas não permitiram que os policiais entrassem em suas casas para realizar buscas.


Força Tarefa

A operação para recaptura dos fugitivos envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.


Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da penitenciária de segurança máxima no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.


Simulações divulgadas pela Polícia Federal mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte.


Segundo a Polícia Federal, as equipes trabalham com as novas possibilidades visuais. Ainda de acordo com a corporação, as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Identificação (INI) da PF, em Brasília.


Ainda de acordo com a corporação, a divulgação das imagens visa facilitar o trabalho de buscas e o apoio da população com informações sobre os fugitivos. A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.


Na última quinta (7), as buscas receberam o reforço de dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso.


Já na sexta-feira (8), foi presa em Fortaleza, no Ceará, mais uma pessoa suspeita de integrar uma rede de apoio aos fugitivos montada pela facção Comando Vermelho. Desde o início das investigações, já foram realizadas seis prisões - cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Vigia de farmácia é morto a tiros no bairro Alecrim, em Natal

Diomedes Medeiros, de 62 anos, foi morto a tiros no bairro Alecrim, em Natal — Foto: Reprodução

Um vigia de 62 anos foi assassinado a tiros, na noite de segunda-feira (12) no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal.


O crime aconteceu no cruzamento da avenida Presidente José Bento com a rua dos Caicós.


Diomedes de Medeiros foi atingido na cabeça ao voltar para casa, depois do dia de trabalho.


Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi chamada ao local, socorreu o homem e o levou para o Hospital Walfredo Gurgel, mas ele não resistiu.


Nesta terça-feira (12), na farmácia onde eles trabalhava, o dia foi de luto. O comércio não abriu.


Uma testemunha que pediu para não ser identificada disse que ouviu cinco tiros e, logo depois, uma arrancada de um carro em fuga.


Segundo os amigos, entre 2005 e 2006, Diomedes também foi vítima de tiros no bairro Alecrim, após reagir a um assalto.


Segundo a Polícia Civil, a princípio o crime é investigado como homicídio.


Crime aconteceu no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Monitor da Violência: com queda de 13,9% de assassinatos, RN registra 951 mortes violentas em 2023

Cápsulas de munição no chão — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O Rio Grande do Norte teve uma queda de 13,9% no número de mortes violentas em 2023 e chegou ao menor número assassinatos em 11 anos. Foram 951 mortes violentas ao longo do ano passado - 154 mortes a menos na comparação com 2022, que teve 1.105 óbitos.


Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo levantamento periódico do Monitor da Violência, projeto do g1 que observa mês a mês os registros de mortes violentas em todos os estados.


Os dados levam em conta os números de homicídios dolosos (incluídos os feminicídios), além de latrocínio (roubo com resultado de morte) e lesão corporal seguida de morte.



A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).


A redução registrada no Rio Grande do Norte foi maior que a nacional, que ficou em 4%. Ainda assim, o estado teve um índice de 28,8 mortes por 100 mil habitantes, enquanto no país o índice é de 19,4.


Na região Nordeste, o Rio Grande do Norte teve o quinto maior índice e ficou atrás de Pernambuco (38,8), Alagoas (36,2), Bahia (34,3) e Ceará (33,8).


Já Sergipe (20,7), Piauí (21,7), Paraíba (25) e Maranhão (27,1) tiveram índices menores que o do RN.


Segundo o levantamento nacional do g1, o estado teve 842 homicídios dolosos, 28 latrocínios - que é o roubo com resultado em morte - e 81 casos de lesão corporal seguida de morte. Neste último, o estado foi o que registrou segundo maior número do país, ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou 82.


Levantamento periódico é encerrado

O levantamento periódico dos assassinatos é um dos projetos do Monitor da Violência, criado em 2017 pelo g1 em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).


Naquela época, o governo federal não tinha uma ferramenta que permitisse à sociedade – jornalistas, pesquisadores, gestores públicos e demais cidadãos – acompanhar, de forma atualizada, os dados sobre homicídios do país. O único levantamento nacional era o do FSBP, divulgado no segundo semestre de cada ano.


A divulgação dos dados pelos estados também não era padronizada, e não havia uma frequência definida.


A partir da parceria, as centenas de jornalistas do g1 espalhados pelo país passaram a levantar junto aos estados dados sobre as mortes violentas ocorridas mês a mês, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e das assessorias de imprensa dos governos.


Esse trabalho contribuiu para aumentar a transparência e a precisão das informações sobre segurança pública divulgadas no Brasil e, em 2024, o governo federal passou a publicar os dados de crimes violentos em um painel interativo com informações de todos os estados.


Os dados do governo federal, embora usem uma metodologia diferente da do Monitor (por incluir, por exemplo, mortes suspeitas e encontro de corpos e ossadas, que podem não ser homicídios), apontam para um cenário semelhante, de redução de 4% nas mortes violentas em 2023.


Esse aumento na transparência levou o g1 e os parceiros a decidirem encerrar o levantamento periódico das mortes violentas.


"O Monitor da Violência teve e tem um papel estratégico para a discussão de vários temas sensíveis da agenda da segurança pública, a exemplo dos dados sobre redução e esclarecimento de homicídios, letalidade e vitimização policial, sistema prisional, violência contra mulheres, entre outros. Afinal, a experiência internacional revela que é a partir da ação intensa de disseminação de informações fidedignas e qualificadas que políticas públicas são provocadas e gestores se mobilizam", afirmam Renato Sérgio de Lima e Samira Bueno, diretores do FBSP.

A decisão não significa o fim do Monitor da Violência – apenas do levantamento periódico de assassinatos, diante de um cenário em que dados nacionais e atualizados sobre esses crimes estejam disponíveis para a população.


A parceria seguirá em outras iniciativas, como tem acontecido desde 2017.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo federal anuncia 3 novos campi de institutos federais de educação no RN



O governo federal anunciou nesta terça-feira (12) a criação de 3 novos campi de institutos federais (IFs) de educação, ciência e tecnologia no Rio Grande do Norte. As novas unidades do RN serão instaladas em Touros, São Miguel e Umarizal.


A previsão é que as atividades nos novos campi tenham início em 2025. Com a chegada das novas unidades, o IFRN passará a somar 25 campi, além da Reitoria, que atua como centro administrativo, em Natal.


Novos IFs

O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em todo o país serão 100 novos campi de institutos federais (IFs). Com a construção de novas unidades, o número de campi de institutos federais chegará e 702 no Brasil.


O Nordeste é a região que receberá o maior número de novas unidades, segundo o Ministério da Educação.


Veja os números abaixo:


Norte: 12 campi

Nordeste: 38 campi

Centro-Oeste: 10 campi

Sudeste: 27 campi

Sul: 13 campi


Fonte: g1
Leia Mais ››

Nikolas consultou aliados sobre evento com Lula e ouviu um conselho

Reprodução; Hugo Barreto/Metrópoles
O deputado federal Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, e o presidente Lula

Novo presidente da Comissão de Educação da Câmara, o deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) consultou aliados se deveria ou não ir a um evento com Lula no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12/3).


A cerimônia, como noticiou o Metrópoles, marcou o anúncio da criação de 100 novos institutos federais de educação em todo o Brasil e contou com a presença do titular do MEC, ministro Camilo Santana.


Na véspera do evento, Nikolas ligou para colegas do PL e contou que tinha sido convidado. Segundo o deputado, assessores do Planalto teriam ligado insistentemente para a Comissão de Educação, para convidá-lo.


Conselho da Nikolas

Bolsonaristas orientaram Nikolas a ir ao evento, para demonstrar que está disposto ao diálogo na comissão. Mas o aconselharam a ficar “longe” de Lula no evento, para que não fosse fotografado ao lado do petista.


A avaliação de aliados de Nikolas, segundo apurou a coluna, foi a de que uma eventual foto do deputado ao lado de Lula poderia ser explorada politicamente pelos adversários do parlamentar para atingi-ló.


O deputado seguiu o conselho dos aliados e foi ao evento na manha desta terça. No Planalto, foi tietado por estudantes, mas também acabou hostilizado em alguns momentos.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Cúpula do União Brasil já analisa afastamento cautelar de Bivar


A cúpula do União Brasil deve se reunir nos próximos dias para definir o afastamento cautelar (provisório) de Luciano Bivar.


Atual presidente do partido, Bivar se envolveu em uma briga política com Antonio Rueda, que venceu as eleições para sucedê-lo na presidência. No episódio mais recente dessa disputa, casas de praia de Rueda pegaram fogo, e a responsabilidade recaiu sobre Bivar. Ele negou.


No cenário de ser afastado do partido, Bivar perde a presidência do União Brasil antecipadamente, já que seu mandato termina apenas no dia 31 de maio.


Já existe um procedimento interno a que Bivar responde por ameaça à filha menor de Antonio Rueda numa conversa telefônica, que foi gravada. Na avaliação de integrantes da cúpula do partido, o episódio do incêndio das casas no litoral pernambucano agrava ainda mais a situação.



O secretário-geral do partido, o ex-prefeito ACM Neto, está em Brasília pessoalmente analisando o caso. Bivar já apresentou a sua defesa prévia e a partir de agora cabe à executiva da sigla a decisão. Segundo apurou o blog, já há maioria no partido pelo afastamento cautelar de Bivar.


"A situação é gravíssima", disse ao blog ACM Neto.


"O Bivar acha que pode intimidar todo mundo. Nunca vi nada parecido. O prejuízo é de um tamanho ímpar para o partido. Ele tem que ser responsabilzado por estar praticando atos criminosos. Ameaçou a filha do Rueda, uma menian de 11 anos. Vamos tomar todas as medidas necessários", acrescentou Caiado.


Com o afastamento de Bivar, o União Brasil deve entrar com representação no Conselho de Ética da Câmara, além de ações no TSE e no STF para investigar o caso.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Programa do Ministério da Justiça passa de 30 mil alertas de celulares roubados ou perdidos

Balanço dos furtos no carnaval revela que mais brasileiros precisam baixar o Celular Seguro — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução


O programa CelularSeguro, implantado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já recebeu mais de 30 mil pedidos de bloqueios de aparelhos celulares furtados, roubados ou perdidos. Os dados foram divulgados pelo ministério nesta terça-feira (12).


Criado em dezembro do ano passado, o programa tem 1,7 milhão de usuários cadastrados e 1,3 milhão de aparelhos de telefone celular registrados. Após o registro do equipamento, o telefone pode ser bloqueado remotamente por meio de um "botão de emergência" em caso de perda, furto ou roubo.


O bloqueio feito desta maneira permite que bancos e instituições financeiras que façam parte do programa bloqueiem as contas utilizadas no telefone. Só nos 4 dias carnaval deste ano, no começo de fevereiro, foram mais de 2,3 mil pedidos de bloqueio.


Bloqueio remoto

Quem se cadastra no programa pode realizar o bloqueio por computador, em um site específico, ou indicar pessoas de confiança autorizadas a bloquear o celular. O Ministério alerta, no entanto, que o processo não pode ser desfeito.


"A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, mas, por questões de segurança, não permite a reversão do processo. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos através do contato com a operadora, bancos e outros", diz a pasta.


O MJSP lembra também que cada empresa segue um procedimento diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos bloqueados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em novo depoimento à PF, Mauro Cid falou de vacinas, joias e golpe


O depoimento que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prestou à Polícia Federal na segunda-feira (11) foi amplo e abordou os temas da sua delação. Segundo investigadores, ele falou de vacina, de joias e de tentativa de golpe de Estado.


Na prática, Cid robusteceu a colaboração com a PF e corroborou elementos que a investigação alcançou após o acordo ser fechado.


Segundo investigadores, Cid afirmou que o entorno de Bolsonaro alvo da operação sobre tentativa de golpe – ex-assessores e militares – e o próprio ex-presidente já tinham sido alertados que não havia fraude em urna eletrônica, e que o sistema era completamente confiável e seguro. Ainda assim, segundo Cid, seguiram se reunindo e tramando golpe.



Quem acompanhou o depoimento diz que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro relatou que, mesmo alertado, o grupo seguiu com narrativas porque desacreditar o sistema era a única forma de embasar o golpe.


As mensagens já públicas do celular de Mauro Cid confirmam, com datas, que apesar de relatórios e reuniões legitimando a segurança das urnas, o discurso continuava e os planos também, como a minuta do golpe e a suspeita de um texto editado pelo próprio Bolsonaro.


Segundo investigadores, Cid também relatou que o ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, era contra o golpe, conforme já demonstraram mensagens de interlocutores de Bolsonaro, achadas no celular de Cid.


Depoimento

Cid começou a ser ouvido por volta das 15h desta segunda-feira e só foi liberado na madrugada desta terça (12), pouco depois da 0h15. Ao todo, ele esteve na sede da PF, em Brasília, por cerca de nove horas.


Cid não é investigado no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado e que deu origem à operação Tempus Veritatis (tempo da verdade), deflagrada no mês passado.


O tenente-coronel fechou um acordo de delação premiada com a PF em setembro do ano passado e, desde então, tem a obrigação de dar novas informações para a polícia para não perder os benefícios desse acordo.


Este foi o sétimo depoimento de Mauro Cid à PF. Os mais longos foram em 28 de agosto de 2023, com 10 horas, e, em 31 de agosto de 2023, com 12 horas. Veja lista completa abaixo:


3 de maio de 2023: não falou

18 de maio de 2023: não falou

6 de junho de 2023: não falou

25 de agosto de 2023: 2 horas

28 de agosto de 2023: 10 horas

31 de agosto de 2023: 12 horas

11 de março de 2024: 9 horas


Fonte: Blog da Camila Bomfim

Leia Mais ››

Em queda nas pesquisas, Lula volta a atacar Campos Neto e convoca ministros para tentar reverter desaprovação



Em queda nas pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser o franco atirador na busca de encontrar responsáveis pelo aumento de sua desaprovação.


Atacou de novo o mercado financeiro, classificando-o de dinossauro voraz que quer tudo para ele e nada para o povo, e repetiu as críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – caminho já trilhado pelo presidente, e que só rendeu ruídos e prejuízos para a política econômica.


Ao mesmo tempo, porém, Lula convocou uma reunião com ministros palacianos e aqueles que já foram governadores para analisar um plano de ação a fim de reverter a piora na avaliação da administração.


Lula quer ouvir principalmente os ministros ex-governadores, que lidaram recentemente com crise provocadas dentro do novo ambiente político, contaminado pela polarização nas redes sociais.


No campo das críticas ao mercado e ao BC, Lula voltou a chamar Campos Neto, de quem havia se aproximado, de "esse cidadão" que prejudica o crescimento econômico, não reconhecendo o trabalho da equipe do presidente do Banco Central em reduzir a inflação, o maior imposto para a população de baixa renda.


Na visão de economistas, essa tem sido a receita de Lula para tentar sair da defensiva. Foi assim no ano passado, volta a ser agora.


Em relação à reunião com ministros, no Palácio da Alvorada, assessores avaliam que Lula está acertando no difícil, fazendo a economia crescer, inflação cair e desemprego reduzir, e errando no mais fácil, ao adotar uma postura à esquerda em um país conservador.


Segundo esses ministros, Lula está se esquecendo que foi eleito por uma frente ampla, com o voto de eleitores de centro e que são também conservadores.


Os erros apontados são as falas sobre Israel, Venezuela e na segurança, campo em que Lula deu o azar de terem ocorrido as duas primeiras fugas em presídios federais de segurança máxima. Isso ajudou a piorar a imagem do petista.


A avaliação é que o governo precisa de alguém que seja um estrategista de comunicação, com conhecimento também de rede social, para isolar o bolsonarismo na extrema direita.


"O Lula precisa lembrar que ele foi eleito por uma frente ampla, precisa ter uma agenda a favor de todos, o que inclui evangélicos, agro e empresários, mostrar que seu governo não representa nenhum risco para proprietários de terras produtivas e que a reforma agrária do governo será feita com terras devolutas", diz um assessor presidencial.



Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››