terça-feira, abril 04, 2017

Polícia Civil identifica os três suspeitos presos durante tentativa de assalto aos Correios de Pendências no RN


A Polícia Civil de Pendências, região do Vale do Açú Potiguar, divulgou na tarde desta terça feira (04), os nomes dos três suspeitos presos durante uma tentativa de assalto a agência dos Correios daquela cidade. 

De acordo com a PC, a tentativa de ataque se deu durante a madrugada de hoje e que foi interrompida pela ação rápida das polícias civil e Militar da cidade e região. 

Houve troca de tiros e três suspeitos foram presos sendo que deles saiu baleado e está internado no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró sob escolta policial. 

Os presos são: Luciano Felix Lemos (ex-vigilante), Jose Thiago Soares Braga e José Ailton de Lima, e de acordo com a polícia, todos com antecendes criminais e residentes em Mossoró. 

Luciano Felix Lemos foi baleado durante a troca de tiros com as equipes policiais, socorrido para o hospital local e depois transferido para o HRTM em Mossoró, onde esté em recuperação.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

HB20 tomado de assalto em Mossoró é localizado e recuperado pela PM em Areia Branca


A Polícia Militar de Areia Branca, localizou e recuperou na tarde desta terça feira 04 de abril, naquela cidade, um veículo HB20 de cor branca e placas QGE 2642, roubado segunda feira (03), em Mossoró. 

Segundo o comandante do 12º BPM sediado em Mossoró, TC Humberto Pimenta, cerca de 04 elementos que ocupavam o carro tentaram contra a vida de um popular em Areia Branca na manhã de hoje (04). 

Após o atentado, os indivíduos saíram da cidade em fuga, pela praia de Baixa Grande, mas acabaram atolando o carro na areia da praia e abandonaram o veículo e fugiram. 

Policiais militares que estavam em perseguição aos suspeitos,realizarma buscas na região mas não localizaram os criminos. O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil daquela cidade para os procedimentos cabíveis.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Caixa libera uso do FGTS como garantia para empréstimo consignado


A Caixa Econômica Federal divulgou hoje (4) as regras para uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para empréstimos consignados, com parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores. A nova modalidade de crédito terá 48 meses de prazo para pagamento e taxas de até 3,5% ao mês.

O FGTS assegura que o valor emprestado, ou pelo menos parte dele, poderá ser imediatamente recuperado caso o trabalhador perca o emprego.

De acordo com a Caixa, os valores emprestados pelos bancos dependerão do quanto os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS. Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perde o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado.

A utilização do Fundo de Garantia para crédito consignado está prevista em lei aprovada em julho do ano passado. O início das operações com o FGTS dependia de regulamentação da Caixa.

Contas Inativas

Os saques do FGTS de contas inativas começam na próxima segunda-feira (10). A expectativa da Caixa é que 7,8 milhões de trabalhadores nascidos em março, abril e maio saquem em torno de R$ 11 bilhões.

As retiradas poderão ser efetuadas até o dia 31 de julho deste ano e apenas o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta inativa.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Governo promove o RN em feira de turismo internacional


O Rio Grande do Norte é o estado destaque na quinta edição da WTM Latin América 2017, iniciada nesta terça-feira (4), na Expo Center Norte, em São Paulo. Com expectativa de receber mais de 12 mil pessoas, o evento segue até a próxima quinta (6), e é considerado um dos mais importantes do turismo mundial e o principal da América Latina.

Com estande próprio, o RN está dando suporte a mais de 30 representantes do trade potiguar que reforçam a promoção dos destinos potiguares destacados em banners espalhados pelo espaço, além de mostra da gastronomia e da cultura local, com apresentação da cantora Cida Lobo.

Único chefe do Executivo presente na feira, o governador Robinson Faria destacou que durante os próximos três dias o RN vai estar em evidência em um evento totalmente voltado para o networking e geração de negócios. “Estamos em meio às principais operadores de turismo, agências de viagens e jornalistas de todas as nacionalidades, o que reflete em oportunidades imensuráveis para o turismo do nosso estado”, disse.

Participando do evento junto com o governador, o secretário de estado do Turismo, Ruy Gaspar já avalia como positiva a feira. “Estamos chamando a atenção de todos, conversando com a imprensa nacional e internacional, além de colegas das secretarias de outros estados e o que estamos ouvindo são muitos elogios pela nossa participação”, destacou.

Buyers

Aproveitando a característica “business-to-business” do WTM, o RN vai, ainda, capacitar 60 buyers, que são operadores internacionais convidados especialmente para o evento. “Teremos a oportunidade exclusiva de potencializarmos nossa divulgação e promoção para esses compradores venderem nossos destinos”, explica a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

Todos receberão kits promocionais com material gráfico dos cinco pólos (Costa das Dunas, Agreste/Trairi, Serrano, Costa Branca e Seridó), além de coquetel também exclusivo para este público selecionado que visita eventos em busca de destinos e tendências de viagem.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

“Estão querendo que Guilherme se mate”, denuncia advogada


O advogado Guilherme Wanderley, que atirou contra três membros do Ministério Público do RN, está sendo mantido em condições à revelia do que prevê a lei, denuncia a advogada Brenda Martins.

Um dia após o atentado daquele 24 de março, Guilherme se entregou no comando da Polícia Militar, mas foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP), na Ribeira, e jogado, inicialmente, numa cela comparada a uma estufa. A decisão que o mantém no CDP é do juiz Ricardo Procópio.

“Ele estava em uma estufa. Era uma cela nos fundos do CDP, que lembra uma casinha de cachorro. Ele não suportou o calor, porque lá é só a grade e pediu para ir para as celas com outros prisioneiros. É onde ele está hoje”, descreveu a advogada

Brenda tem a impressão que o propósito das condições a que entregaram Guilherme é fazer ele se matar: “Eles querem que ele dê cabo à própria vida”.

Para ela, sua crítica não se trata do fato pelo qual Guilherme está preso, mas a arbitrariedade que está sendo cometida.

“É simples. Ele é advogado e merece cela especial. Hoje ele está com a carteira da OAB inativa, mas ele tem a carteira, não é menos advogado por isso. Só está inativa pela natureza da atividade que ele exercia. Ponto. Se você é médico e decide ser cantor, não deixará de ser médico. É esse caso”, comparou Brenda.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Relator da reforma política desiste de propor crime de caixa dois

O relator da reforma política, Vicente Cândido (PT-SP) (esq.), ao lado do presidente da comissão, Lucio Vieira Lima (PMDB-BA) (Foto: Bernardo Caram/G1)

O relator da proposta de reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), informou nesta terça-feira (4) que desistiu de incluir no parecer a tipificação do crime de caixa dois (dinheiro não declarado à Justiça Eleitoral).
Na segunda (3), o deputado havia informado que o dispositivo estaria no relatório, com pena de 2 a 4 anos de prisão. O relatório de Vicente Cândido foi apresentado nesta terça à comissão especial que discute o tema (veja os pontos do relatório ao fim desta reportagem).
ENTENDA: Veja ponto a ponto o que prevê o relatório
Mais cedo, na manhã desta terça, após reunião com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi tomada a decisão de retirar esse ponto que havia sido incluído no texto. Segundo o deputado, líderes partidários pediram para que o tema não fosse tratado no projeto.
A tipificação do crime de caixa dois já é tratada no pacote anticorrupção aprovado pela Câmara no ano passado. O texto aguarda a apreciação dos senadores.
Atualmente, não existe o crime de caixa 2. Os partidos ou candidatos que cometem esse tipo de prática só podem ser condenados por outros crimes, como prestação falsa de contas e lavagem de dinheiro.
Veja abaixo as propostas do relator para a reforma política:
Fim do cargo de vice
Como é hoje: presidente da República, governadores e prefeitos têm vices, que são eleitos na mesma chapa.
Como ficaria: o Brasil deixaria de ter o cargo de vice em todas as instâncias do Executivo.
Reeleição e duração do mandato
Como é hoje: presidente, governador e prefeito têm mandato de quatro anos e podem ser reeleitos.
Como ficaria: passada a fase de transição, os mandatos passariam a ser de 5 anos, e a reeleição ficaria proibida para presidente, governador e prefeito.
Por outro lado, os mandatos de deputado estadual e federal continuariam a ser de 4 anos e o de senador, de 8 anos.
Candidatura simultânea
Como é hoje: cada candidato pode concorrer a um cargo na eleição.
Como ficaria: haveria a possibilidade de candidatura simultânea a cargos majoritários. Um candidato ao cargo de governador, por exemplo, poderia figurar na lista de postulantes a uma vaga de deputado federal.
Sistema eleitoral
Como é hoje: o eleitor vota no candidato ou no partido para preencher as vagas de deputados federais, estaduais e vereadores. No entanto, os eleitos são definidos por um cálculo chamado quociente eleitoral, baseado nos votos válidos do candidato e do partido ou coligação.
A partir desse cálculo, são estipuladas as vagas a que cada partido (ou coligação) tem direito. Os candidatos do partido ou da coligação com mais votos ficam com as vagas.
Como ficaria: a lista fechada seria implantada nas eleições de 2018 e de 2022. A partir de 2026, passaria a vigorar o sistema distrital misto, também conhecido como "sistema alemão", em que metade das vagas é preenchida por lista fechada e a outra, pelo voto direto nos candidatos, distribuídos em distritos a serem definidos.
A escolha dos candidatos na lista poderá ser feita por convenção, prévias ou primárias.
Financiamento de campanha
Como é hoje: pPor decisão do Supremo Tribunal Federal, empresas não podem mais fazer doações de campanha. Partidos e políticos podem receber recursos por meio do Fundo Partidário ou de pessoas físicas (até o limite de 10% do rendimento declarado do doador).
Como ficaria: os recursos para financiar as campanhas eleitorais viriam de um fundo a ser criado especialmente para isso. Pela proposta do relator, 70% viriam do Orçamento da União.
Os demais 30% seriam doações de eleitores, que ficariam limitadas da seguinte maneira: a um salário mínimo para cada um dos dois meses de prévias ou pré-campanha; a um salário mínimo para cada um dos dois meses do primeiro turno; e a mais um salário mínimo por dois meses para o segundo turno, se houver. O limite máximo, portanto, seria de seis salários mínimos por doador.
Coligações
Como é hoje: os partidos podem se unir em coligações para disputar as eleições, mas não precisam mantê-las durante os mandatos. Com isso, somam recursos do fundo partidário (abastecido com dinheiro público e distribuído entre os partidos de acordo com o número de deputados federais) e tempo de propaganda gratuita de rádio e televisão.
Com as coligações, os votos obtidos pelos partidos que a integram são compartilhados entre os candidatos no Legislativo. Um candidato pouco votado pode ser eleito se fizer parte de uma coligação com muitos votos.
Como ficaria: as coligações ficam proibidas. Os partidos poderão constituir uma federação para a disputa eleitoral e, até o fim da legislatura, ficam obrigados a integrar o mesmo bloco parlamentar na casa legislativa para a qual elegeram representantes.
Pesquisas
Como é hoje: pesquisas eleitorais podem ser divulgadas até no próprio dia da eleição
Como ficaria: passaria a ser proibida a divulgação de pesquisa na semana anterior à eleição. A proposta também prevê maior rigor com as atividades de institutos de pesquisa, com punições mais severas em caso de descumprimento de regras.
Data das eleições
Como é hoje: o país realiza eleições a cada dois anos. Nas eleições gerais, o eleitor escolhe presidente, governador, além de senador, deputado federal e deputado estadual. Nas eleições municipais, o eleitor vota em prefeito e vereadores.
Como ficaria: em um ano, a eleição seria só para preencher os cargos do Legislativo e, em outro, só os do Executivo.
Entenda o cronograma de implantação da proposta:
Em 2018, eleição de deputados federais e estaduais para mandatos de quatro anos, além de parte dos senadores (que seriam eleitos presidente e governador para um mandato de cinco anos. Também seriam escolhidos otêm mandato de oito anos).
Em 2020, seriam eleitos prefeitos para um mandato de três anos e vereadores para mandatos de dois anos.
Em 2022, seriam realizadas eleições gerais legislativas (deputados federais e estaduais e parte dos senadores).
Em 2023, haveria eleições gerais para o Executivo (presidente, governadores e prefeitos).
Em 2038, haveria a primeira coincidência de eleições: no primeiro domingo de outubro, teria votação para o Legislativo. No último domingo de outubro, para o Executivo. E, no último domingo de novembro, o segundo turno, se houver.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Reforma da Previdência deve ser votada até julho, diz Temer

O presidente Michel Temer discursa na abertura do 4º Brazil Investment Forum (Foto: GloboNews/Reprodução)

A uma plateia de empresários, o presidente Michel Temer (PMDB) defendeu, no início da tarde desta terça-feira (4), em São Paulo, a reforma da Previdência como essencial para o crescimento do país. Ele prevê que a reforma seja votada no Congresso até julho. Ele também admitiu "adaptação" ou conserto na terceirização "se houver necessidade".
"Relatores acham que é possível votar. Naturalmente haverá uma ou outra adequação que será feita em comum acordo com o governo e, se for assim, acredito que será votado até junho ou julho", disse.
ENTENDA: as propostas de Temer para a Previdência Social
Temer disse que programas sociais e os investimentos ficam ameaçados caso a reforma não seja aprovada.
“Temos pela frente a reforma da Previdência, a reforma é vital para as contas do governo, os senhores sabem que hoje a Previdência causa déficit de quase R$ 150 bilhões", disse. "Se não reformularmos a Previdência no nosso país, nós teremos, em 10 a 15 anos, verba apenas para pagá-la, os servidores públicos e a Previdência. Nada de programas sociais e nada de investimentos”, disse no Hotel Hyatt, na Zona Sul de São Paulo.
O presidente acrescentou que não quer "ditatoriamente impor esta ou aquela regra". "Queremos a compreensão da necessidade e até para combater inverdades. A reforma é um dever com todos os brasileiros e se não fizermos estará em risco os benefícios de quem já tem e dos jovens no futuro", disse Temer. Ele afirmou também que está em contato permanente com o relator da reforma, deputado Arthur Maia (PPS-BA), para fazer "adequações". "Se for preciso, vamos fazer uma ou outra."
Para o presidente, críticos da reforma negam a nova realidade demográfica. "Queremos sim a absoluta necessidade dessa reforma para desfazer inverdades, já que o déficit da Previdência é gigantesco. Negar e nossa realidade demográfica é recorrer à falsa contabilidade. A nossa realidade demográfica está mudando a olhos vistos. Nossos sistemas de privilégios precisam ser limados, a reforma é um dever que temos perante a todos os brasileiros."

Terceirização
Temer afirmou nesta terça que ainda há a possibilidade de mudanças e "adaptações" ou até mesmo "conserto" no projeto de terceirização, que foi sancionada com três vetos por Temer na noite de 31 de março. O texto permite a contratação de serviço terceirizado em qualquer tipo de atividade de uma empresa.
O presidente afirmou que o projeto "cuida basicamente do trabalho temporário e que, lá no meio, trata da terceirização”. “Mas é uma coisa tão singela", afirmou.
Em três momentos, porém, ao dar entrevistas para jornalistas e falando sobre a terceirização, Temer afirmou que "se houver necessidade" poderia fazer mudanças para "salvaguardar" os direitos dos trabalhadores. Temer acrescentou que todos os direitos trabalhistas estão elencados na Constituição Federal de 1988.
"Tenho certeza que a terceirização vai incentivar o emprego, vai incentivar o trabalho, não tem um prejuízo sequer aos trabalhadores. Se algum dado foi cortado, nós temos dito com muita frequência, ainda temos a oportunidade de, seja na reforma trabalhista ou em outro meio qualquer, naturalmente consertar", afirmou.
Questionado sobre se poderia fazer mudanças para salvaguardar direitos, o presidente respondeu: "Se houver necessidade. Se vocês abrirem o artigo 7º da Constituição Federal. Vocês vão ver todos aqueles direitos. Décimo terceiro, férias, seguro acidente, previdência. Estão todos constituídos no texto constitucional.”
Entenda abaixo os principais pontos do projeto aprovado pelo Congresso sobre a terceirização:
A terceirização poderá ser aplicada a qualquer atividade da empresa;
A empresa terceirizada será responsável por contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores;
A empresa contratante deverá garantir segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores terceirizados;
Sobre trabalho temporário:
O tempo de duração do trabalho temporário passa de até 90 dias para até 180 dias, consecutivos ou não;
Após o término do contrato, o trabalhador temporário só poderá prestar novamente o mesmo tipo de serviço à empresa após esperar três meses.
Críticas de Renan
Neste fim de semana, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, classificou o governo Temer de "errático" e ironizou recentes decisões políticas do chefe do Executivo. Em um novo vídeo publicado no Facebook, o parlamentar alagoano afirmou que "quem não ouve erra sozinho".
O ex-presidente do Senado voltou a disparar na internet contra a reforma da Previdência Social capitaneada pelo governo Temer. Neste vídeo, Renan diz que as eventuais mudanças nas regras previdenciárias irão punir os "trabalhadores" e o "Nordeste".
"A sanção presidencial da tercerização [no último dia 31] irrestrita e a insistência do governo em fazer essa reforma da Previdência, que pune trabalhadores e o Nordeste, significa dizer que o governo continua errático. E quem não ouve, erra sozinho", disse Renan no vídeo.
Temer admitiu que pode fazer aplicações no texto da reforma. "Bom, mas o governo não vai fazer adequação à reforma previdenciária. Nós mandamos uma reforma que deve durar 30,25 anos, mas evidentemente o senhor dessa reforma é o Congresso Nacional que está conversando conosco, vamos fazer adequações, o importante é aprovar uma reforma da Previdência, se é preciso fazer uma ou outra aplicação temos que realizá-la para aprová-la
Temer convocou os empresários presentes a "se se convencerem" da proposta apresentada pelo governo, deveriam divulgá-la a outras pessoas.
Julgamento do TSE
O presidente também se manifestou sobre a decisão dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de suspender o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer.
Os ministros decidiram, por unanimidade, nesta terça (4), reabrir a etapa de coleta de provas, autorizar depoimentos de novas testemunhas e conceder prazo adicional de cinco dias para as alegações finais das defesas. Com isso, o julgamento poderá ser retomado somente em maio.
"O Judiciário fará aquilo que for o melhor e aquilo que for compatível com o direito. O TSE decidiu ampliar a discussão processual, é uma decisão que cabe ao TSE e devemos sempre ser obedientes às decisões do Judiciário, simples assim", afirmou Temer em São Paulo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nº de mortos no metrô de São Petersburgo vai a 14; Rússia identifica suspeito

Imagem capturada de um vídeo de segurança e divulgada pela polícia mostra o suspeito Akbarzhon Jalilov caminhando por uma estação de metrô de São Petersburgo antes do ataque a bomba que deixou mortos na cidade russa na segunda-feira (3) (Foto: Reuters/5th Channel Russia)

A Rússia identificou nesta terça-feira (4) o autor do ataque suicida ao sistema de metrô de São Petersburgo, que deixou 14 mortos. Akbarzhon Jalilov, de 22 anos, procedente do Quirguistão, também colocou uma segunda bomba em outra estação, desativada a tempo.
Mais cedo, o serviço secreto do Quirguistão tinha informado que Jalilov nasceu no país, mas era naturalizado russo - informação não confirmada pela Rússia, de acordo com a France Presse. Ele viria da região de Och, uma zona que forneceu um importante contingente de extremistas ao grupo Estado Islâmico (EI). O ataque em São Petersburgo não foi reivindicado.
Em um comunicado, o comitê russo afirmou que conseguiu identificá-lo após a análise de material genético encontrado na bolsa em que estavam os explosivos deixados em uma outra estação, segundo a Reuters. "A evidência genética e as câmeras de vigilância nos dão motivo para acreditar que a pessoa que está por trás do ato terrorista no vagão de trem foi a mesma que deixou uma mala com explosivos na estação Ploshchad Vosstaniya", afirmou.

O ministério de Saúde da Rússia afirmou que 11 pessoas morreram no local do ataque e três morreram em decorrência dos ferimentos.
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse que seria "cínico e cruel" chamar uma explosão mortal em São Petersburgo de vingança pelas ações da Rússia na Síria, informou a agência de notícias russa RIA. O país, que é o principal aliado de Bashar al-Assad, é acusado de atacar também alvos dos opositores do regime.
Luto
As agências de notícias russas disseram que as estações de metrô de São Petersburgo chegaram a ser fechadas nesta terça depois de uma ameaça de bomba, de acordo com a Associated Press.
A cidade amanheceu de luto. As bandeiras tremulam a meio mastro na segunda maior cidade da Rússia, onde foi decretado três dias de luto, mas a normalidade voltou em parte ao reabrir nesta manhã as linhas do metrô, segundo informou em comunicado o escritório do governador.
O presidente russo, Vladimir Putin, que estava em São Petersburgo no momento da explosão, colocou uma coroa de flores no improvisado local de homenagens para vítimas. As autoridades anunciaram o reforço das medidas de segurança no metrô de Moscou e nos aeroportos.
O Comitê Nacional Antiterrorista (CNA) afirmou que 45 pessoas seguem hospitalizadas, sendo que 13 estão em estado grave. Um vídeo mostrou a confusão logo após a explosão.

O ataque
A explosão aconteceu por volta das 15h (no horário local, 9h no horário de Brasília) entre duas estações da linha azul, "Sennaya Ploschad" e "Tekhnologitchesky Institut", mas o maquinista do trem atingido não parou no túnel e seguiu até a primeira estação, o que facilitou as tarefas de salvamento. Um vídeo mostrou a confusão logo após a explosão.

Mais tarde, outra bomba caseira foi desativada pelo esquadrão antibomba na estação de metrô "Ploschad Vosstania", em frente à principal estação ferroviária da cidade (Moskovskiy).
Estado islâmico
A Rússia não havia sofrido um ataque de tal magnitude desde a explosão em outubro de 2015 de um avião que cobria um trajeto entre Egito e Rússia com 224 pessoas a bordo, um atentado reivindicado pelo Estado Islâmico.
Desde então, as instáveis repúblicas russas do Cáucaso foram palco de vários atentados e os serviços de segurança russos anunciaram em várias ocasiões o desmantelamento de células extremistas dispostas a fazer atentados em Moscou e São Petersburgo.
Os últimos atentados terroristas em solo russo foram cometidos pela guerrilha islâmica da Chechênia, república caucasiana russa cujo presidente, Ramzan Kadyrov, qualificou a explosão em São Petersburgo como "monstruosa".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morto por febre amarela era agricultor na zona rural de Porciúncula, no RJ


O homem de 33 anos que morreu por febre amarela era agricultor em Santa Clara, distrito da zona rural de Porciúncula, no Noroeste Fluminense. Segundo a Secretaria de Saúde de Itaperuna, onde ele faleceu, Alan Ferreira morava com o filho de 7 anos. Segundo a Prefeitura de Itaperuna, o resultado do exame foi divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio. Ele estava internado no Hospital São José do Avaí e faleceu no dia 26 de fevereiro.
Anteriormente, foi divulgada a informação de que o homem eram um andarilho. As prefeituras de Itaperuna e Porciúncula informaram que não há previsão de intensificação nas campanhas de vacinação. Itaperuna está próxima da meta e Porciúncula atingiu a meta de 80% da população imunizada.
Em nota divulgada às 9h50 desta terça, o Estado informou, na manhã de terça-feira (4), que o boletim mais recente, referente a 17h de segunda (3), não contabiliza o caso de Itaperuna; somente os casos de Casimiro de Abreu, São Fidélis e São Pedro da Aldeia constam no comunicado.
De acordo com Alexandre Martins, secretário de Saúde de Itaperuna, não há casos suspeito da doença em moradores da cidade. Até o momento, uma morte por febre amarela foi confirmada no Estado, em Casimiro de Abreu.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Porciúncula, Magali Aquino, uma equipe foi a Itaperuna para colher mais informações sobre o caso. De acordo com Magali, o homem tinha família no Rio de Janeiro, onde foi enterrado. A suspeita inicial era de que ele tivesse morrido por leptospirose.
Casos confirmados
São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, teve a confirmação de um caso de febre amarela silvestre em um morador. A cidade terá um "Dia D" de vacinação nesta quinta-feira (6). Na quinta-feira (30), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que o Rio de Janeiro tem nove casos confirmados da doença: sete, com uma morte, em Casimiro de Abreu, um em São Fidélis, no Norte Fluminense, e um em um moraror de São Pedro da Aldeia.
Em Silva Jardim, a morte de um idoso que se vacinou contra a febre amarela é investigada. Segundo a Prefeitura, o homem de 60 anos morreu após ter complicações pela vacina.
Segundo o Estado, o morador de São Pedro da Aldeia contraiu a febre amarela em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu.
Os dois pacientes com a doença em Casimiro tiveram o diagnóstico confirmado nesta quinta, segundo o Estado; eles já tiveram alta, mas são acompanhados pela equipe médica do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes.
Primeiros casos
Os primeiros dois casos de febre amarela foram foram identificados em Casimiro de Abreu no dia 15 de março. O pedreiro Watila Santos, 38, morreu pela doença. A secretaria de Estado de Saúde disse que todos foram contraídos na zona rural da cidade.
Após as primeiras confirmações em Casimiro, uma corrida foi iniciada para a imunização dos moradores. Um Hospital de Campanha chegou a ser montado e agilizou o atendimento.
A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos (Haemagogus e Sabethes) que vivem nas matas e na beira dos rios, porém, o vírus é igual ao da febre amarela urbana, com os mesmos sintomas e evolução da doença.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quadrilha invade cidade da BA, rouba banco e faz guardas reféns

Projéteis de arma de fogo foram encontrados por moradores de Boa Nova, após ação de criminosos na cidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Um m grupo formado por cerca de 25 homens, armados com fuzis e explosivos, invadiu a cidade de Boa Nova, no sudoeste da Bahia, roubou uma agência bancária no município e causou pânico entre os moradores, na madrugada desta terça-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, durante a ação, os bandidos fizeram dois guardas municipais reféns. Eles foram libertados a cerca de 6 km da cidade, durante a fuga. Ninguém ficou ferido.
Segundo a PM, os criminosos invadiram a cidade em, ao menos, cinco veículos e fecharam as saídas. Todo o grupo atuou, simultaneamente, em três diferentes pontos do município. Enquanto uma parte da quadrilha fechava as saídas do município, outra parte trocava tiros com a guarnição da PM. O terceiro grupo, segundo a polícia, explodiu a agência e destruiu as instalações. O dinheiro do banco foi levado, mas a quantia não foi informada. Toda a ação durou cerca de 40 minutos.
A polícia afirmou ainda que a quadrilha chegou a ser alcançada por guarnições da PM, no distrito de Catingal, município de Manoel Vitorino, onde trocou tiros com policiais, mas conseguiu fugir. Policiais realizam buscas na região à procura dos suspeitos. Até o fechamento desta reportagem, nenhum deles havia sido preso.


Projéteis de arma de fogo foram encontrados por moradores de Boa Nova, após ação de criminosos na cidade (Foto: Arquivo Pessoal)Projéteis de arma de fogo foram encontrados por moradores de Boa Nova, após ação de criminosos na cidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Projéteis de arma de fogo foram encontrados por moradores de Boa Nova, após ação de criminosos na cidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Agência de banco ficou destruída após ação de bandidos no sudoeste da Bahia (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Agência de banco ficou destruída após ação de bandidos no sudoeste da Bahia (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Agência de banco ficou destruída após ação de bandidos no sudoeste da Bahia (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe morre com 2 filhos pequenos ao tentar salvá-los após carro afundar em rio na Austrália

Stephanie King conseguiu salvar um dos 3 filhos, uma menina de oito anos. 'Esta mulher é uma heroína, morreu tentando salvar os filhos', disse comandante da polícia (Foto: Reprodução/Facebook/Stephanie King )

Os corpos de uma mãe e seus dois filhos pequenos encontrados nesta terça-feira (4) em um rio na região norte da Austrália elevaram a cinco o balanço de mortes provocadas pelas inundações em várias zonas do país, após a passagem de um ciclone tropical que provocou chuvas torrenciais.
Três pessoas continuam desaparecidas após as chuvas e fortes ventos que afetaram os estados de Queensland e Nova Gales do Sul, na região norte do país, na semana passada.
Na tarde de segunda-feira (3), o carro de Stephanie King que viajava com os três filhos afundou no rio Tweed, que sofreu uma cheia pelas fortes chuvas, em Nova Gales do Sul. A menina Chloe May, de 8 anos, conseguiu sair do veículo e alertou a polícia.
Stephanie caiu no rio após perder o controle da direção, pois a estrada estava muito escorregadia por conta da lama. "Não foi culpa da motorista", disse Troy Green, gerente-geral do conselho de Tweed, destacando que a estrada é perigosa mesmo em seu estado normal.
"Os mergulhadores da polícia recuperaram três corpos de um veículo no rio Tweed, perto de Tumbulgum", anunciou a polícia.
A imprensa informou que as vítimas são Stephanie King, de 43 anos, seu filho Jacob, de 7, e a filha Ella Jan, de 11.
O comandante Wayne Starling disse que a menina que escapou só conseguiu graças à ajuda de sua "extraordinária mãe".
"Esta mulher é uma heroína, morreu tentando salvar os filhos", afirmou à imprensa.
O pior do temporal já passou e o ciclone Debbie, de categoria 4, seguiu sua trajetória para o mar no sábado.
Os moradores das áreas mais afetadas foram autorizados a retornar para suas casas. A passagem do ciclone por Queensland provocou danos avaliados em milhões de dólares.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Piloto que apareceu bêbado para voo entre Canadá e México pega 219 dias de prisão

Miroslav Gronych, 37 anos, se declarou culpado de embriaguez enquanto ocupava o comando do avião (Foto: Reprodução/Global News)

O Piloto encontrado bêbado na cabine de um Boeing 737 que faria um voo do Canadá para o México na véspera do Ano Novo foi condenado nesta segunda-feira (3) a 219 dias de prisão.
Miroslav Gronych, 37 anos, se declarou culpado de embriaguez enquanto ocupava o comando do avião.
Um funcionário do tribunal declarou à AFP que o piloto foi condenado a 219 dias de detenção e proibido de pilotar durante um ano após sua saída da prisão.
O piloto eslovaco foi encontrado bêbado na manhã do dia 31 de dezembro, antes de iniciar um voo da empresa aérea Sunwing entre a cidade canadense de Calgary e Cancun, no México, com 99 passageiros.
Antes da decolagem, tripulantes do avião e pessoal de outra empresa aérea perceberam que o piloto se comportava de forma estranha e alertaram a polícia.
As autoridades informaram que Gronych tinha três vezes mais álcool no sangue do que o permitido (0,08% no Canadá) duas horas após sua detenção.
Várias detenções similares por embriaguez levaram o ministro dos Transportes, Marc Garneau, a determinar em fevereiro passado que as empresas aéreas canadenses verifiquem se seus pilotos estão sóbrios para trabalhar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vídeo mostra festa de detentos com mulher seminua em penitenciária de Pernambuco


Um vídeo com uma festa de detentos da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, vem sendo compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver uma mulher seminua dançando. A autenticidade do vídeo foi confirmada nesta terça-feira (4) pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE). 
O vídeo compartilhado tem pouco mais de um minuto. No local, é possível ver uma televisão de tela plana e ouvir a música. Um homem aparece tirando a parte debaixo da roupa íntima da mulher, que está em pé em cima de uma cadeira, dançando cercada por homens. Ela provoca outros detentos, que gritam e tocam no corpo dela.
Quase no fim do vídeo, ela desce da cadeira e dança para um dos detentos, que está deitado. Nesse momento, outro preso bate no corpo da mulher. Além do homem que fez o vídeo, é possível ver ao menos mais um detento com o celular na mão, registrando a cena.
Segundo o Sindasp-PE, as imagens que caíram nas redes sociais foram feitas pelos próprios detentos. Pelo menos nove presos participam da festa, regada a algo que parece vinho. "O bagulho é doido", diz o detento responsável pelas imagens divulgadas.
A Seres afirmou, por meio de nota, que "após análise das imagens do vídeo, verificou que o material foi gravado no ano passado e os reeducandos e a visitante que aparecem nas imagens foram identificados". Os presos identificados vão ser transferidos e foi aberto um procedimento administrativo para investigar o caso. Além disso, a mulher deve ter a carteira de visitante recolhida.
Presidente do Sindasp-PE, João Carvalho afirma que a falta de efetivo é um dos motivos para que cenas como a do vídeo se repitam. "A falta de efetivo impossibilita a presença do Estado nos pavilhões para fiscalização e rondas, onde possibilitaria a prevenção destes ilícitos", apontou o presidente, em nota divulgada pelo sindicato.
Reincidência
No começo do ano, um vídeo, que teve autenticidade confirmada pelo Governo do Estado, mostrou uma festa de com direito a álcool e drogas realizada pelas presas da Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, na Zona Oeste da cidade.
Nas imagens, é possível ouvir as detentas chamando o evento de "Bonde do Prato", em referência ao consumo de drogas, possivelmente cocaína. Na gravação, presidiárias também aparecem com celulares e tiram fotos, enquanto dançam e ouvem música. A maioria se exibe com copos na mão e o clima é de animação.
Já em outubro de 2016, vídeos mostraram lutas de MMA no estilo UFC sendo promovidas nos pátios das unidades prisionais no Complexo de Presídios do Curado, Zona Oeste do Recife. As imagens são fortes. Uma imensa plateia formada por detentos acompanha e vibra com dois presos irem ao chão trocando socos e pontapés, no meio do pátio. Por perto, nenhum carcereiro ou autoridade do estado para encerrar a briga.
Também no Complexo do Curado, um vídeo divulgado em setembro mostrava uma briga de facões entre dois detentos do presídio Presídio Juiz Antônio Luís Lins de Barros (PJALLB). O caso ocorreu no pavilhão P do PJALLB. Nas imagens, é possível ouvir gritos de incentivo enquanto dois detentos, um só de calção e outro de camisa verde, “duelam”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Contas de luz tendem a manter bandeira vermelha durante todo o ano, diz Aneel


As contas de luz do consumidor devem permanecer com bandeira vermelha durante todo o ano. De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, é improvável que as tarifas de energia retomem a bandeira verde até o fim deste ano, pois foi necessário acionar usinas térmicas mais caras já no fim de março, antes mesmo do início do período de seca em algumas regiões do País.

“Se hoje já se justifica a bandeira vermelha, não é provável que essa situação se reverta até o início do próximo período úmido, em novembro”, afirmou Rufino. “Muito provavelmente, no período seco, não haverá reversão.”

Mesmo que as chuvas venham acima da média histórica durante os próximos seis meses, as chances de que os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste se recuperem nesse período são baixas, explicou Rufino, o que impossibilita o retorno da bandeira verde, sem cobrança adicional na conta de luz.

Na semana passada, a Aneel decidiu que as contas de luz terão a bandeira vermelha no mês de abril. No primeiro patamar da bandeira vermelha, a cobrança adicional é de R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWH) consumidos.

A decisão foi tomada porque foi necessário acionar mais usinas térmicas, que geram energia mais cara que as hidrelétricas. As termelétricas que foram ligadas produzem energia a R$ 426,00 por megawatt-hora (MWh). A bandeira vermelha é acionada toda vez que esse custo supera R$ 422,00 por MWh.

Há mais de um ano a bandeira vermelha não era acionada. O recurso, porém, foi usado durante todo o ano de 2015 e em janeiro e fevereiro de 2016. De lá para cá, as contas mensais oscilaram entre bandeiras verdes e amarelas.

A bandeira vermelha possui dois patamares de cobrança. Quando o custo das termelétricas ligadas supera R$ 422,56 por megawatt-hora (MWh), a Aneel utiliza o primeiro patamar da bandeira vermelha, que adiciona entre R$ 3,00 a cada 100 kWh consumidos.

Se o valor for superior a R$ 610,00 por MWh, o sistema atinge o segundo patamar da bandeira vermelha, cujo acréscimo é de R$ 3,50 a cada 100 kWh.

Em março, esse custo ficou entre R$ 211,28 por MWh e R$ 422,56 por MWh, nível em que é aplicada a bandeira amarela, que adiciona R$ 2,00 para cada 100 kWh consumidos. De dezembro a fevereiro, havia vigorado a bandeira verde, sem nenhuma cobrança adicional na conta de luz, porque o custo das térmicas acionadas ficou abaixo de R$ 211,28 por MWh.

Fonte: estadão
Leia Mais ››

América volta a vencer após virada em clássico


Em jogo remarcado pela Federação Norte-rio-grandense (FNF), América e Alecrim entraram em campo nesta segunda-feira (3) pela quinta rodada do returno do Campeonato Potiguar.

No clássico da capital, o Alecrim abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo com o jogador Xilú, enquanto que o América virou o jogo na segunda etapa com dois gols de Daniel Morais. O primeiro assinalado aos 34 minutos e o segundo aos 36.

Agora o Mecão soma cinco pontos e figura na sexta colocação da tabela. Já o Alecrim ocupa a lanterna do torneio, com dois pontos.

Próximo compromisso da equipe alvirrubra será no domingo (9), às 17h, contra o Baraúnas na Arena das Dunas. O Alecrim recebe o Santa Cruz, também na Arena, no sábado (8), às 17h .

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››