domingo, junho 07, 2020

Após 'lockdown', Itaú não registra nenhum novo caso de Covid-19 e não seguirá decreto do RN

Após 'lockdown', Itaú não registra nenhum novo caso de Covid-19 e ...
O município de Itaú, localizado no Oeste potiguar, distante 359 quilômetros de Natal, foi o primeiro do Rio Grande do Norte a decretar um isolamento quase que total, o chamado 'lockdown'. O resultado foi considerado positivo e, atualmente, a cidade não tem nenhum caso de Covid-19. O prefeito disse que, no momento, não vai seguir o decreto governamental e continuará com as próprias normas.

Itaú iniciou o lockdown no dia 12 de maio, após a confirmação sobre 11 casos da doença no município, que tem 5,9 mil habitantes. Ainda durante o período, mais três casos de pessoas que eram consideradas suspeitas foram confirmados, subindo para 14 o número de infectados. No dia 31, o período de distanciamento social mais rígido foi encerrado, o município não tinha mais ninguém com a doença.

De acordo com o coordenador de Saúde da Prefeitura de Itaú, Nedílson Paiva, o município tem 9 pessoas com suspeita da doença e cumprindo quarentena. Desses, 4 já foram testados e o resultado foi negativo, mas permanecem em isolamento por precaução. Os outros 5, que também estão isolados, serão testados na segunda-feira (8), quando completarão o período necessário com sintomas para que o teste tenha maior eficácia.


"Comparando a nossa situação com a de cidades vizinhas, com certeza temos um cenário bem melhor. Somos um município pequeno e estamos conseguindo testar todos os que têm sintomas e fazer o monitoramento dessas pessoas", explicou Nedílson Paiva.

Atualmente, as regras para o distanciamento estão mais brandas, com a restrição principalmente para bares, restaurantes, lanchonetes e a feira livre, mas o comércio de maneira geral está funcionando dentro das normas sanitárias impostas pela cidade, com fiscalização da Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar.


Na área de saúde, o município conta com um hospital e 18 leitos clínicos, sem UTI ou respirador. Os leitos são voltados para o atendimento a todos os tipos de enfermidades. Somente um está ocupado, na ala pediátrica, e por um motivo alheio ao novo coronavírus.

"Estamos em uma situação controlada, mas não podemos relaxar. Caso o quadro seja alterado, não está excluída a possibilidade de restringir ainda mais as medidas de isolamento. Temos que cuidar da vida de nossa população", disse o coordenador de Saúde da cidade.

Medidas

Com o lockdown, Itaú conseguiu reduzir 80% no fluxo de pessoas e veículos na cidade, de acordo com o prefeito, Ciro Bezerra (DEM). O gestor afirma que o apoio da população no cumprimento das medidas foi fundamental e que, inclusive, não houve multas por descumprimento.

"Foi muito positivo (o bloqueio) pelo apoio da população. Teve somente advertências, algumas pessoas infringiram o decreto, receberam a advertência e não voltaram a descumprir. Agora, por isso, o comércio demais está funcionando, oficinas, lojas de peças, mas obedecendo as exigências dos decretos sobre uso de máscara, higienização, álcool em gel, distanciamento entre pessoas, uma pessoa por família, e as outras medidas já tomadas", explicou o prefeito.

Mesmo com a mudança no decreto estadual pregando mudanças no isolamento social, o prefeito Ciro Bezerra garantiu que Itaú seguirá com as próprias regras para o distanciamento social, mas que não está descartado um endurecimento nas normas caso a situação piore.

"Vamos seguir as nossas próprias normas, porque aqui conseguimos fazer um bloqueio e controlar a situação. Não temos nenhum caso em tratamento. Todos curados e as suspeitas estão quase descartadas. Tomamos a medida preventiva bem antes e agora temos um gás para esse momento. Não vamos seguir (o decreto governamental )agora. Se for necessário mudar, faremos o que for preciso", garantiu o prefeito.

Proibições no período junino

O decreto municipal nº 032/2020, publicado na última terça-feira (2), lista medidas tomadas pela Prefeitura de Itaú para combate e prevenção à pandemia no período junino. Segundo a decisão, durante os festejos típicos do mês de junho fica proibido em todos os espaços públicos e privados da cidade a concessão de alvará para barracas de venda, comercialização e uso de fogos de artifício, além do acendimento de fogueiras.

Em caso de descumprimento das normas, o infrator poderá ser multado em R$ 300 por cada infração. A fiscalização das medidas fica a cargo da Polícia Militar e de equipes de fiscalização do município.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Secretaria de Saúde de Natal recomenda usar ivermectina para prevenir e tratar coronavírus; SAIBA COMO

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) publicou nesta semana um novo protocolo para orientar médicos e profissionais de saúde em geral sobre o atendimento a pacientes com Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. O protocolo traz desde instruções sobre o acolhimento de casos suspeitos nas unidades de saúde até terapias medicamentosas para casos graves confirmados.

Saiba como usar a ivermectina

O documento, aprovado pelo secretário de Saúde, George Antunes, e pelo prefeito Álvaro Dias, recomenda o uso de medicamentos como a hidroxicloroquina até para pacientes com sintomas iniciais da doença. Além disso, indica especialmente a ivermectina como medida de prevenção. Não são citados estudos que comprovem a eficácia de nenhum dos remédios para conter a Covid-19.

O protocolo registra que a Covid-19 tem três fases. A primeira, que pode ser assintomática, é chamada de replicação viral e tem duração média de 5 dias. Podem surgir sintomas como febre, tosse, mal-estar e diarreia. “Na maioria dos pacientes, em particular os jovens sem comorbidades (fatores de risco), a doença encerra-se nesta fase e evolui para a cura”, diz o relatório.

Já a segunda fase é denominada inflamatória e inclui a persistência dos sintomas iniciais com o possível aparecimento de falta de ar e alteração de exames laboratoriais. Nessa etapa da doença, caso não haja intervenção medicamentosa ou reação do próprio organismo, o caso pode evoluir para o comprometimento dos pulmões e redução da oxigenação do sangue.

O protocolo da Secretaria de Saúde de Natal afirma que “a intervenção nesta fase pode trazer impacto no curso clínico da doença, reduzindo a possibilidade de agravamento do quadro clínico e, consequentemente, podendo reduzir internações em UTI e necessidade de suporte ventilatório invasivo”.

Na terceira fase, o paciente evolui para insuficiência cardíaca e pode ter uma piora no quadro inflamatório, o que normalmente exige internação em unidades de tratamento intensivo. O cenário pode evoluir para óbito.

Segundo as recomendações da SMS, o tratamento em pacientes com quadro sugestivo para Covid-19 deve ser iniciado de forma precoce, de preferência até 48 horas depois do aparecimento dos sintomas (fase 1 da doença), mesmo que o nível de oxigênio no sangue esteja superior a 95% o raio-X de tórax apresente resultado normal. Os pacientes que estão no grupo de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos e obesos, devem ter prioridade no tratamento.

O TRATAMENTO
Para pacientes no estágio inicial da Covid-19, o protocolo indica o uso de hidroxicloroquina ou difosfato de cloroquina associado a azitromicina e zinco quelato, além de antibióticos e Tamiflu caso haja suspeita de pneumonia bacteriana e gripe junto.

A Secretaria de Saúde recomenda aos médicos que, antes de prescrever a hidroxicloroquina ou a cloroquina, sejam realizados exames nos pacientes para que sejam identificadas eventuais contraindicações. O medicamento não é recomendado para cardiopatas, devido ao risco de arritmias.

Para os pacientes que não podem tomar cloroquina, o protocolo recomenda o uso associado de ivermectina e azitromicina, além de antibióticos e Tamiflu caso haja suspeita de pneumonia bacteriana e gripe junto.

O uso de corticoides, como a prednisona, não é indicado para a fase 1 da doença porque pode estimular a replicação viral.

Na segunda fase da doença, que comumente se inicia a partir do 6º dia de infecção, o protocolo da Secretaria de Saúde indica a adoção dos mesmos medicamentos da primeira fase, com a adição de corticoides e antitrombóticos (como a heparina).

Há também indicações para a fase 3 da Covid-19, mas elas são restritas a tratamentos no interior dos hospitais, em caso de internação.

PREVENÇÃO
De forma inédita, o protocolo também incluiu a recomendação da ivermectina como medida de prevenção à Covid-19. Segundo o documento, o remédio, que é um antiparasitário, tem diminuído a replicação do novo coronavírus em ensaios laboratoriais.

“Considerando seu perfil de segurança farmacológico (poucos efeitos colaterais), larga experiência de uso clínico em outras doenças, custo e comodidade posológica, esse medicamento revela-se como uma opção a ser utilizada não somente para tratamento, como também para a profilaxia, somada a outras intervenções não medicamentosas”, diz o documento.

De acordo com o protocolo, nesses casos (prevenção), a ivermectina deve ser usada por quem está altamente exposto ao vírus, como profissionais de saúde e da segurança, e por quem está no grupo de risco para a doença.

Para o primeiro grupo (profissionais de saúde), a recomendação da secretaria é tomar um comprimido de ivermectina 6 mg para cada 30 Kg de peso corporal, durante dois dias, e a cada 15 dias. Como exemplo, quem tem 90 Kg deve tomar três comprimidos em um dia e três comprimidos no outro – e repetir a dose duas semanas depois.

Já o segundo grupo de pessoas (que tem fatores de risco) deve tomar um comprimido de 6 mg a cada 30 Kg de peso corporal por apenas um dia, e a cada 15 dias.

O protocolo diz que é recomendável, após tomar duas doses do medicamento, avaliar a função hepática (fígado). Caso não haja alterações relevantes, o uso pode ser continuado. Também não se pode tomar mais que oito comprimidos por dia.

A utilização por pacientes jovens e saudáveis não é recomendado, assim como por crianças com menos de 5 anos, gestantes e lactantes.

Apesar de o protocolo trazer toda a forma de uso, incluindo dosagens, o documento diz que o uso deve ser orientado por um médico.

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Nova data das eleições municipais será decidida este mês

Na última quinta-feira (4), a Lei Complementar nº 135, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, completou 10 anos. A legislação é considerada um avanço na elaboração, por mobilização popular, e em seu conteúdo.

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE

Ela impede a candidatura e até retira mandatos de pessoas condenadas por decisão transitada em julgado ou por órgãos colegiados da Justiça, seja por prática de crimes comuns, contra o erário público e até em disputas eleitorais.

A lei mudou a história do Brasil. “Ela simboliza a superação de um tempo em que era socialmente aceita a apropriação privada do Estado e, sobretudo, a naturalização do desvio do dinheiro público”, avalia o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também um dos onze ministros Supremo Tribunal Federal (STF).

Barroso estará à frente das eleições municipais de 2020, que deverão ter a data remarcada por decisão do Congresso Nacional por causa da pandemia de Covid-19. A seguir a entrevista do ministro concedida à Agência Brasil.


Agência Brasil - Que balanço o senhor faz da Lei da Ficha Limpa?

Luís Roberto Barroso – Acho que foi uma lei extremamente importante para a vida política brasileira por muitas razões. Primeiro ponto que merece ser destacado é que ela foi resultado de um projeto de lei de iniciativa popular que contou com mais de 1,5 milhão de assinaturas. Houve mobilização da sociedade para que fosse editada uma lei, prevista na Constituição, cujo propósito era proteger a probidade administrativa e a moralidade para exercício do mandato - considerando a vida pregressa dos candidatos. Basicamente, a lei tem um conteúdo: ela torna inelegível, ou seja, não podem se candidatar para cargo eletivo, por oito anos, aquelas pessoas que tenham sido condenadas por crimes graves que a lei enumera, os que tenham tido as contas rejeitadas, ou que tenham sido condenadas por abuso de poder político e poder econômico, sempre por órgão colegiado – portanto, sempre com direito a pelo menos um recurso. Foi um esforço da sociedade brasileira, chancelado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo presidente da República, para atender uma imensa demanda por integridade na vida pública. Esta lei, inserida em um contexto maior, de reação da sociedade brasileira contra práticas inaceitáveis, é um marco relevante na vida pública brasileira. Ela simboliza a superação de um tempo em que era socialmente aceita a apropriação privada do Estado e, sobretudo, a naturalização do desvio do dinheiro público.

Agência Brasil – O senhor sabe quantas candidaturas foram impedidas e quantos políticos diplomados ou já em exercício no cargo perderam mandato por serem fichas sujas?

Barroso – Eu não teria esse dado e menos ainda de cabeça, até porque boa parte dos registros de candidatura não são feitos no Tribunal Superior Eleitoral, mas sim nos tribunais regionais eleitorais. Eu posso assegurar que foram muitas centenas, se não alguns milhares. Temos duas situações. Temos os casos das candidaturas que não são registradas, assim se impede que alguém que não tinha bons antecedentes para fins eleitorais sequer fosse candidato. Nesse caso, há muitos milhares. E temos muitas centenas de decisões de candidatos que chegaram a participar de eleições, muitos concorreram com liminar obtida na Justiça e depois foram julgados inidôneos e tiveram o registro cassado. Um caso emblemático, decidido pelo TSE, diz respeito a novas eleições [para governador] no estado do Amazonas, em que houve a cassação da chapa e a realização de novas eleições.

Agência Brasil – Como o senhor enxerga algumas manobras para fugir da Lei da Ficha Limpa? Por exemplo, com lançamento de candidaturas laranjas?

Barroso – A questão de candidaturas laranjas não se coloca propriamente em relação à Lei da Ficha Limpa. Ela tem se colocado, e há muitas decisões do TSE nessa linha, em relação à obrigatoriedade de 30% de candidaturas femininas. Há muitas situações em que nomes de mulheres são incluídas na chapa, mas não para disputar verdadeiramente, apenas para cumprir tabela ou para inglês ver, e essas próprias mulheres terminam fazendo campanha para outros candidatos, inclusive repassando as verbas do fundo eleitoral e partidário a que teriam direito. O Tribunal Superior Eleitoral tem reagido com veemência a essa prática, manifestada em mulheres que têm votos irrisórios ou zero votos nas suas campanhas - muitas delas tendo recebido verbas para fazer a sua própria campanha. Nós recentemente, num caso equivalente no Piauí, entendemos que se a chapa tiver candidaturas laranjas se derruba toda a chapa. Se derruba a chapa inteira. Foi uma reação contundente do TSE para essa prática, que eu espero tenha desestimulado de vez, porque as consequências são graves.  

Agência Brasil – No dia que a Lei da Ficha Limpa completou dez anos, a Agência Brasil trouxe percepção de entidades da sociedade civil sobre a legislação. Todas as organizações avaliam positivamente, mas apontam problemas no funcionamento do sistema político que não são tratados na lei. Uma das coisas assinaladas é a possibilidade de que pessoas com ficha suja, eventualmente até ex-presidiários, estejam à frente de partidos políticos, inclusive, decidindo sobre o uso dos recursos dos fundos eleitorais e partidários. Tem alguma coisa que a Justiça Eleitoral possa fazer contra isso?

Barroso – Eu gosto de dizer que o combate à corrupção tem alguns obstáculos. Um deles são os corruptos propriamente ditos. Temos os que não querem ser punidos e os que não querem ficar honestos nem daqui para frente. Tem gente que precisaria reaprender a viver sem ser com o dinheiro dos outros, inclusive gente que já cumpriu pena. Isso tem mais a ver com o estado civilizatório do país do que com a Lei da Ficha Limpa. Os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado. Pela Constituição, eles têm autonomia. A Justiça Eleitoral não tem muita ingerência sobre a escolha dos órgãos diretivos dos partidos. Alguns partidos acabam sendo empreendimentos privados para receber verbas do fundo partidário e negociarem tempo de televisão. Eu acho que reformas recentes no Congresso, como a aprovação da cláusula de barreira, e a proibição de coligações em eleições proporcionais, vão produzir uma certa depuração do quadro partidário para que sobrevivam os que tem maior autenticidade programática e verdadeira representatividade. Objetivamente, o que a Justiça Eleitoral pode fazer é cassar os direitos políticos por oito anos, tornando as pessoas condenadas inelegíveis. Mas ela não tem ingerência direta sobre a economia interna dos partidos para impedir a escolha de determinados dirigentes, que melhor fariam se deixassem os espaços da vida pública para uma nova geração mais íntegra, idealista e patriótica. O TSE tem apoiado junto ao Congresso um projeto de lei que já foi aprovado no Senado pela implantação do sistema distrital misto, que é um sistema que barateia as eleições e aumenta a representatividade do parlamento. Nós consideramos que boa parte das coisas erradas que aconteceram no Brasil está associada ao modelo de financiamento eleitoral e ao custo das campanhas eleitorais. Nos achamos que um sistema eleitoral que barateia o custo e aumenta a representatividade do Parlamento nos ajudará a superar essas disfunções associadas ao financiamento eleitoral e a muitas coisas erradas que vem por trás dele.

Agência Brasil  – O senhor vai comandar as eleições municipais. Já tem uma data pacificada entre a Justiça Eleitoral e o Congresso para a realização do pleito?

Barroso – A possibilidade de adiamento das eleições é real. Eu penso que ao longo do mês de junho a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano.

Agência Brasil  -  O que o senhor acha das candidaturas para mandatos coletivos?

Barroso – Essa possibilidade não existe. O que nós temos, hoje ainda na Câmara [dos Deputados], parlamentares que foram eleitos por partidos políticos, porque é obrigatória a filiação partidária, mas que têm por trás de si algum movimento, um conjunto de ideias comuns. É o caso, por exemplo, do Movimento Acredito que elegeu parlamentares em diferentes partidos. Esses parlamentares se elegem por algum partido e exercem o mandato em nome próprio, não é um mandato coletivo, mas eles pertencem a um movimento. Uma questão que ainda vai ser decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral que é a seguinte: alguns desses movimentos firmam com os partidos uma espécie de carta compromisso em que o partido se compromete a aceitar esses vínculos que o candidato tenha com esse determinado movimento. O que aconteceu foi que na reforma da Previdência alguns parlamentares fiéis ao que consideravam ser a posição do seu movimento não seguram a posição do seu partido e aí há na Justiça Eleitoral uma discussão importante sobre fidelidade partidária e a legitimidade de alguma de sanção aplicada a esses parlamentares. Ficou uma discussão se essa carta compromisso do movimento político com o partido vale sobre as orientações partidárias. Eu nesse momento não posso opinar sobre essa questão porque ela está sub judice no TSE.

Agência Brasil  – Isso deve ir a julgamento quando?

Barroso – Isso é difícil de eu responder porque depende de relator. Mas a Justiça Eleitoral é relativamente ágil, de modo que se não for decidir neste final de semestre, deverá ser no início do próximo.

Agência Brasil  – Propaganda ilegal, fake news, abuso de poder econômico e outras ilicitudes poderão anular candidaturas e chapas no pleito que ocorrerá este ano?

Barroso –  Antes de responder, que fique claro que estamos falando sobre eleições municipais futuras. Abuso de poder econômico e abuso de poder político invalidaram muitas chapas e há diversos precedentes. As fake news foram um fenômeno das últimas eleições. O mundo inteiro está estudando maneiras de enfrentar esse problema. As eleições americanas tiveram esse problema. O plebiscito sobre Brexit teve esse problema. As eleições na Índia enfrentaram esse problema. De modo que as fake news estão sendo objeto de equacionamento pela legislação e pelo Poder Judiciário de diferentes países.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Barrocheiro vítima de explosão quando consertava pneu em borracharia morre no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró

HgfO borracheiro, Rodolfo Souza dos Santos, de 24 anos, natural de Carnaubais RN, vítima de uma explosão de pneu, na última sexta feira (05), morreu na noite deste sábado 06 de junho de 2020, no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.

Rodolfo estava trabalhando na Borracharia em um posto de combustíveis em frente ao viaduto do Santa Delmira, quando um pneu que ele retirava de um caminhão explodiu. O borracheiro ficou gravemente ferido na cabeça, sendo ele socorrido por uma ambulância de suporte avançado (ALFA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o HRTM porém não resistiu.

Por falta de vaga em UTI no Hospital Tarcísio Maia, familiares e amigos da vítima se uniram e conseguiram juntos 10 mil reais, que seriam dados como caução para a transferência pro Hospital Wilson Rosado, porem por causa de alguns exames que teriam que ser realizados, não houve tempo para a transferência e o jovem acabou não resistindo.

O corpo de Rodolfo Souza dos Santos, foi examinado no Instituto Médico Legal do ITEP unidade de Mossoró e será liberado nesta manhã de domingo (07), para que os familiares providencie velório e enterro, que deverá ocorrer em Carnaubais, sua terra natal.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Jovem morre vítima de choque elétrico no segundo dia de trabalho em armazém de sal em Mossoró

capa
Um acidente de trabalho ocorrido nesta manhã de sábado 06 de junho de 2020, resultou na morte de um operário no Bairro Bom Pastor em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Um jovem identificado até o momento como Paulo Eduardo de aproximadamente 25 anos de idade, morador do Bairro Belo Horizonte recebeu uma forte descarga elétrica, enquanto trabalhava em uma armazém de sal localizado as margens da BR 405 depois do viaduto de acesso a cidade de Apodi.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) deslocou uma unidade de suporte avançado (ALFA) para atendimento a vítima, mas quando a equipe chegou no local, nada pode fazer, uma vez que o operário já estava em óbito. Segundo informações de colegas de trabalho, Paulo Eduardo estava no seu segundo dia de trabalho naquela empresa.

O delegado de plantão Dr. Luiz Antônio esteve no local acompanhando os procedimentos de perícia e disse aos jornalistas que identificou irregularidades na empresa no tocante a equipamentos de EPIs.

Segundo a autoridade policial o jovem vítima do choque não usava equipamento de proteção e se a necropsia atestar a causa da morte como sendo descarga elétrica, o dono da empresa poderá responder por homicídio culposo.

Após os procedimentos de perícia no local o corpo de Paulo Eduardo foi recolhido para exames de necropsia no IML do Itep. Com a conclusão dos exames que serão realizados pelo médico legista de plantão, o cadáver será liberado para os familiares.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

PRF apreende sete toneladas de roupas sem notas fiscais, na BR 304 em Mossoró na região Oeste Potiguar

HgfDurante uma fiscalização de rotina, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na noite desta quinta-feira 04 DE JUNHO DE 2020, na unidade operacional da BR 304, em Mossoró/RN, uma grande quantidade de mercadorias sem Nota Fiscal. Foram apreendidas aproximadamente sete toneladas de roupas.

Por volta das 21 h, foram abordados dois ônibus de uma empresa de turismo, completamente lotados com fardos de peças de roupas. No primeiro ônibus, seguiam quatro passageiros e no segundo, nove passageiros, todos residentes em Natal e na região metropolitana da capital.

Na fiscalização, os policiais constataram que a mercadoria estava desacompanhada da devida documentação fiscal. As roupas foram adquiridas em Fortaleza e abasteceriam lojas do setor de vestimenta, em Natal e região metropolitana.

Diante do flagrante crime de sonegação fiscal, foi acionada uma equipe da Secretaria Estadual de Tributação, que compareceu ao local e constatou a irregularidade. Os dois ônibus foram lacrados e conduzidos ao depósito da secretaria em Natal, onde será realizada a contabilização da mercadoria, bem como a lavratura dos autos de multas.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Homem de 37 anos vítima de queda de escada em Mossoró, morre em hospital oito dias após o acidente

quedaLeopoldo Oliveira da Silva Reginaldo, 37 anos, foi vítima de um acidente de trabalho, no dia 28 de maio de 2020, no Centro de Mossoró. Ele estava realizando um serviço em um depósito na Rua Auta de Souza, ao lado do INSS, quando perdeu o equilíbrio e caiu de uma escada a 3 metros de altura.

Colegas de trabalho, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi ao local. Leopoldo estava desacordado, recebeu os primeiros atendimentos e após de estabilizado, foi conduzido ao Hospital Regional Tarcísio Maia.

Devido apresentar complicações clínicas, ele foi transferido para o Hospital Wilson Rosado, porém nesta quinta feira 04 de junho, ele acabou não resistindo. O Corpo de Leopoldo Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal do ITEP onde passou por exames de necropsia e depois liberado para os familiares.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Onze dias após parto, mãe morre com coronavírus em Mossoró; bebê testa negativo para a doença

Onze dias após dar à luz, uma mulher de 33 anos morreu com Covid-19 em uma maternidade em Mossoró, no Oeste potiguar. Ela deu entrada no hospital no dia 25 de maio, com sintomas da doença, e após teste positivo, passou por uma cirurgia cesariana, mas precisou ser internada e faleceu na madrugada deste sábado (6). O bebê passa bem.

Priscila Ingridhi Costa Vasconcelos, de 33 anos, morreu com coronavírus 11 dias após dar à luz sua terceira filha — Foto: Redes sociais
Priscila Ingridhi Costa Vasconcelos, de 33 anos, morreu com coronavírus 11 dias após dar à luz sua terceira filha — Foto: Redes sociais

Priscila Ingridhi Costa Vasconcelos, havia nascido em Caicó, na região Seridó, mas morava em Areia Branca - município vizinho a Mossoró. Ela era casada e deixa três filhos.

Segundo informações da Maternidade Almeida Castro, ela deu entrada no hospital no dia 25 de maio, com falta de ar e tosse - sintomas que tinham começado a surgir sete dias antes. Ela foi submetida ao teste do novo coronavírus, que teve resultado positivo.

Priscila estava com oito meses de gestação e os médicos preferiram antecipar o parto. Porém, após a cirurgia cesariana, o quadro de saúde da paciente se agravou e ela foi transferida para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), segundo o hospital. Ainda de acordo com a maternidade, o bebê testou negativo para Covid-19, passa bem e está com a família.


No dia 11 de maio, nas suas redes sociais, Priscila comemorava a chegada de uma nova filha e declarava seu amor pelos dois filhos mais velhos.

"O melhor momento que aconteceu na minha vida, foi Deus ter me presenteado vocês. Próximo mês virá outra princesa em nossas vidas, sou grata a Deus por tudo, por vocês existirem na minha vida", escreveu ela em uma postagem. "Hoje o mais importante da minha vida são vocês. Minha herança e minha verdadeira alegria", dizia o texto. "Sempre amarei vocês".

Fonte; G1
Leia Mais ››

PM é acionada durante arrombamento a banco, troca tiros com bandidos e um morre na Grande Natal

Criminosos tentavam arrombar o cofre de uma agência da Caixa Econômica, quando o alarme do banco soou e a Polícia Militar foi acionada, na madrugada deste domingo (7), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Houve troca de tiros e um dos bandidos morreu após ser atingido. Outros dois suspeitos conseguiram fugir pelo mangue próximo ao local.

Policiais militares e ladrões de bando entraram em confronto durante a madrugada de domingo (7) em Natal — Foto: PM/Divulgação
Policiais militares e ladrões de bando entraram em confronto durante a madrugada de domingo (7) em Natal — Foto: PM/Divulgação

Segundo a PM, o caso foi registrado por volta das 2h45, quando as viaturas do município foram acionadas para irem à agência, por causa do alarme do local. Equipes do Batalhão de Choque também foram enviadas ao banco e foram as primeiras a chegar. Na agência, ainda de acordo com o relato policial, os militares se depararam com o trio de criminosos, que teria atirado, dando início ao confronto.

Armas apreendidas após tiroteio entre policiais militares e ladrões de bancos na Grande Natal — Foto: PM/Divulgação
Armas apreendidas após tiroteio entre policiais militares e ladrões de bancos na Grande Natal — Foto: PM/Divulgação

Um dos três assaltantes foi baleado, enquanto os outros dois conseguirem escapar por uma área de mangue da região. O homem ferido foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

No local, os policiais apreenderam três armas de fogo, coletes a prova de balas e um vasto material usado para arrombamento. Foram encontrados sinais de arrombamento no teto da agência, por onde o trio teria entrada, conforme suspeita a polícia. O crime ainda será investigado.

O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital.

Fonte; G1
Leia Mais ››

Com 9.449 casos confirmados, RN chega a 410 mortes por coronavírus

Agora RN RN tem mais de 400 mortos por Covid-19; "quase colapso ...A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou neste sábado (6) mais um boletim epidemiológico, no qual registra 9.449 casos confirmados de Covid-19 e 410 mortes pela doença no Rio Grande do Norte. A publicação ainda aponta que 67 mortes estão em investigação para saber se foram por coronavírus.

Em comparação ao boletim de sexta-feira (5), são 9 novos casos confirmados - antes eram 9.440 - e 23 óbitos a mais - eram 387.

O boletim ainda aponta que o RN tem 18.841 casos suspeitos da doença. Ao todo, o estado realizou 26.150 testes para o coronavírus até esta sexta-feira.

Situação do coronavírus no RN
410 mortes
9.449 casos confirmados
18.841 suspeitos
16.733 descartados
1.824 recuperados
Segundo a Sesap, 560 pacientes com Covid-19 estão internados no Rio Grande do Norte. Destes, 337 estão na rede pública de saúde e 223 nas unidades privadas. A Secretaria de Saúde revela que os leitos de UTI estão 88% ocupados na rede pública e 66% na rede privada.

Com relação aos leitos de internação semi-intensiva, as taxas de ocupação são de 84% nas unidades de saúde públicas e 92% nas privadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em ação conjunta, três cidades do RN adotam medidas mais rígidas para conter avanço da Covid-19

Os municípios de Guamaré, Macau e Pendências, que ficam na região Salineira e Vale do Açu do Rio Grande do Norte, em ação conjunta, decretaram a suspensão da circulação de pessoas entre os dias 8 e 21 de junho. A medida emergencial visa o isolamento social mais rígido e, com isso, conter o "avanço descontrolado da pandemia da Covid-19", conforme diz o decreto publicado neste sábado (6).

Macau, na região da Costa Branca potiguar, proíbe circulação de pessoas entre os dias 8 e 21 de junho — Foto: Igor Jácome/G1
Macau, na região da Costa Branca potiguar, proíbe circulação de pessoas entre os dias 8 e 21 de junho — Foto: Igor Jácome/G1

A decisão pelo lockdown foi tomada após reunião entre os prefeitos das três cidades - Adriano Diógenes (Guamaré), Tulio Lemos (Macau) e Flaudivan Martins (Pendências). No período determinado pelo decreto, só poderá funcionar o comércio de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal. Os estabelecimentos abertos precisam adotar medidas de segurança (controle de acesso) e de isolamento, além de fornecer máscaras e álcool gel 70% para todos os funcionários e clientes.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde Pública, divulgado na sexta-feira (5), os números relacionados à Covid-19 nestes três municípios são: Guamaré - 77 casos confirmados, nenhum óbito; Macau - 56 casos confirmados, 1 óbito; e Pendências - 54 casos confirmados, 2 óbitos.

As atividades comerciais permitidas funcionarão das 8h às 17h, salvo aquelas da área da saúde. O serviço de delivery de alimentos, medicamentos, produtos médico-hospitalares e produtos de limpeza e higiene pessoal está liberado.

O decreto aponta ainda que "fica vedada a saída e a entrada intermunicipal de pessoas no período estabelecido, por meio rodoviário ou hidroviário, no âmbito dos municípios de Guamaré, Macau e Pendências, exceto nos casos de desempenho de atividade ou serviço essencial ou para tratamento de saúde, devidamente comprovados".

Também está proibida "toda e qualquer reunião, pública ou privada, sendo vedada a permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, pública ou privada, inclusive em condomínios e residenciais, com objetivo de promover atividade física, passeios, eventos esportivos, eventos de pescas e outras atividades que envolvam aglomerações".

Nos casos permitidos de circulação de pessoas, é obrigatório o uso de máscara e a identificação com documento oficial com foto. Servidores públicos - no exercício exclusivo de sua atividade essencial - poderão promover deslocamento durante o período de restrição, devendo comprovar documentalmente tal condição.

As autoridades de segurança - Polícia Militar, Guarda Civil e Agentes de Trânsito Municipais - estão autorizados a realizar bloqueio de locais de circulação pública de pessoas e veículos, conforme evolução da taxa de isolamento de cada localidade.

Outra questão editada no decreto foi a proibição dos festejos juninos, incluindo fogueiras e fogos de artifício nestes municípios, com o objetivo de diminuir as ocorrências de queimaduras e de síndromes respiratórias nos serviços de saúde públicos e privados.

Retomada progressiva
Quanto ao comércio, o decreto trata ainda sobre a retomada progressiva das atividades econômicas e ficaram estabelecidos parâmetros para a "abertura gradual responsável" nestes três municípios. Observando a curva de contágio da Covid-19 e os níveis de isolamento social, o plano deve ser implantado a partir de 15 de junho, abrangendo gráficas, livrarias e papelarias; lavanderias e serviços essenciais de limpeza como limpa fossa; óticas, joalherias e relojoarias; confecções, perfumarias e calçados em geral; eletroeletrônicos e móveis e a comercialização de materiais de construção.

fonte: G1
Leia Mais ››

Paciente denuncia que coleta de testes para coronavírus é feita em banheiro de UPA em Natal

Uma paciente da UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, denuncia que a coleta de testes para coronavírus é feita dentro de um banheiro da unidade. Um vídeo feita por uma paciente mostra que os materiais usados para a coleta estavam em cima de uma bancada no banheiro enquanto a mãe dela, uma idosa de 76 anos, aguardava para fazer o teste.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a coleta está sendo realizada em um banheiro que está desativado.

"A UPA Potengi foi projetada para atender os pacientes de Natal, com a alta demanda de pacientes vindo da região metropolitana, para não deixar de atender ninguém foi necessário adaptar algumas ações, como desativar o banheiro e usar o espaço para outra finalidade. O local é higienizado e seu uso é momentâneo devido a pandemia", informou a SMS.

A capital potiguar tem 4 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) (Potengi, Pajuçara, Satélite e Cidade da Esperança) e todas estão com a lotação máxima. O G1 mostrou a situação de uma idosa de 97 anos que na última terça-feira (2) passou a noite em uma cadeira após tentar vaga em duas UPAs de Natal.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a capital potiguar tem 3.610 casos confirmados de Covid-19 e 131 mortes pela doença. Em todo o Rio Grande do Norte são 9.440 casos confirmados e 387 mortes.

Testes de coronavírus são coletados em banheiro de UPA em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Testes de coronavírus são coletados em banheiro de UPA em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher morre após cair em penhasco em Portalegre ao posar pra foto

Uma mulher caiu de um penhasco em Portalegre e morreu na tarde desta sexta-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as informações de familiares que estiveram no local é que ela estava se posicionando para uma foto quando se desequilibrou e caiu.

Rejane Duarte Fernandes, de 41 anos, morreu após cair em penhasco — Foto: Redes Sociais/Arquivo
Rejane Duarte Fernandes, de 41 anos, morreu após cair em penhasco — Foto: Redes Sociais/Arquivo

A vítima é Rejane Duarte Fernandes, de 41 anos, moradora de Pau dos Ferros. Ainda de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 15h30. Uma equipe com 7 bombeiros militares foi deslocada para realizar o resgate do corpo. Os trabalhos começaram por volta das 17h30 e terminaram 1h da madrugada de sábado (6).

Os bombeiros chegaram no local de difícil acesso pelo matagal, através de uma trilha com o auxílio de um guia. O corpo foi localizado em um ponto do precipício com mais de 200 metros de profundidade, de acordo com a corporação.

Portalegre
Portalegre fica na região Oeste do RN, a 380 quilômetros da capital, e tem cerca de 8 mil habitantes, segundo o IBGE. O município potiguar é destino de muitos turistas que encontram nele um cenário bem diferente do esperado para o interior nordestino, com serras e cachoeiras.

Imagem mostra o local onde corpo foi encontrado — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Imagem mostra o local onde corpo foi encontrado — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM é preso em Natal suspeito de transformar carro particular em viatura para desviar combustível, diz Polícia Civil

Um policial militar do Rio Grande do Norte, de 52 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (5) em Natal suspeito de desviar o combustível de uso das viaturas oficiais para utilização no próprio carro. De acordo com o Departamento de Combate a Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR-L), que efetuou a prisão, apenas em maio o suspeito desviou cerca de 1 mil litros.

Apenas em maio suspeito desviou cerca de 1 mil litros de gasolina, segundo a Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Apenas em maio suspeito desviou cerca de 1 mil litros de gasolina, segundo a Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que o o policial militar estava desviando combustível há aproximadamente um ano. Ele utilizou três unidades veiculares para controle de abastecimento para fazer o desvio nesse período. Para efetuar o crime, ele transformou o próprio carro em uma viatura.

Os policiais civis efetuaram a prisão nesta tarde e cumpriram três mandados de busca e apreensão. O suspeito deve responder pelo crime de peculato. Nas diligências, os policiais civis apreenderam o veículo que foi transformado e uma unidade de autorização de abastecimento das viaturas oficiais da PM.

O policial militar suspeito foi encaminhado ao Quartel do Comando Geral da Polícia e está à disposição da Justiça.

PM é preso em Natal suspeito de transformar carro particular em viatura para desviar combustível, diz Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação
PM é preso em Natal suspeito de transformar carro particular em viatura para desviar combustível, diz Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

Laboratório particular em Natal chega a realizar mais de 600 exames diários para coronavírus

Com o aumento da curva de contágio do novo coronavírus em Natal e no Rio Grande do Norte, cresce também o número de pessoas que decidem realizar o teste para saber se estão ou já tiveram o vírus em algum momento. Em Natal, um laboratório particular chegou a registrar 658 exames em pessoas diferentes no mesmo dia. O fato aconteceu nesta última quinta-feira (4).

Atendimentos estão acontecendo na área externa do laboratório — Foto: Divulgação
Atendimentos estão acontecendo na área externa do laboratório — Foto: Divulgação

De acordo com o DNA Center, os testes RT-PCR foram instalados no fim do mês de março e, àquela altura, a programação era de que seriam feitos até 90 exames por dia - número já bem inferior ao atual. O laboratório hoje recebe cerca de 1.500 mensagens diárias de pacientes com pedidos de agendamento de exames para a Covid-19.

O exame fica pronto em dois dias. Por conta do aumento da demanda, a forma de atendimento também precisou ser mudada para manter o distanciamento social recomendado. Nesse laboratório, por exemplo, o atendimento passou a acontecer em uma área externa, no esquema de "drive-thru".

O agendamento dos exames também podem ser feitos na Central de Cadastro e Agendamento exclusiva para exame RT-PCR para Covid-19, que funciona no estacionamento do Banco do Brasil da Avenida Afonso Pena, no Tirol, em frente ao drive-thru onde é realizada a coleta para o exame.


O laboratório reforça, no entanto, que o teste só é feito caso haja uma solicitação médica - que vai indicar qual o tipo de teste ideal para cada paciente. E há uma limitação de testes diários, em função de equipamentos, profissionais e insumos.

De acordo com o boletim desta sexta-feira (5) da Secretaria Estadual de Saúde Pública, o Rio Grande do Norte tem 9.440 casos confirmados e registra 387 mortes por coronavírus.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estados do Nordeste pedem ao STF que restabeleça recursos transferidos do Bolsa Família

Estados do Nordeste pedem ao STF que restabeleça recursos ...Estados do Nordeste acionaram o Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira (5), para pedir que o governo federal restabeleça os R$ 83,9 milhões retirados do orçamento do programa Bolsa Família. A verba foi realocada, por meio de uma portaria, para a comunicação institucional do Palácio do Planalto.

Em nota, o Ministério da Economia informou na quinta (4) que os recursos remanejados estavam sobrando porque, com o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores afetados pelo novo coronavírus, a execução do Bolsa Família caiu (veja detalhes abaixo).

Segundo os estados, dados do Ministério da Cidadania revelam que o Nordeste continua a ser penalizado no programa de distribuição de renda. No documento levado ao STF, consta que o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família na região caiu, no mês passado, em relação a maio de 2019.

O documento diz que a conduta do governo Bolsonaro representa "significativo corte" no Bolsa Família, justamente em um período de maior necessidade por conta da pandemia do novo coronavírus

O pedido é assinado pelos procuradores-gerais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte – todo o Nordeste, à exceção de Sergipe.

O caso será avaliado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que, em março, já proibiu corte no Bolsa Família. Na época, os estados apontaram uma diminuição de envio de recursos à região e disseram que o quadro retirava a efetividade do programa, aumentando a desigualdade do Nordeste.


Segundo os dados apresentados, o Nordeste recebeu, entre maio e dezembro de 2019, 3% das concessões de novos benefícios. Já os estados do Sul e do Sudeste concentraram 75% dos novos recebedores.

Ao conceder a liminar, Marco Aurélio disse naquele momento que “não se pode conceber tratamento discriminatório da União em virtude do local onde residem os brasileiros”.

“A postura de discriminação, ante enfoque adotado por dirigente, de retaliação a alcançar cidadãos – e logo os mais necessitados –, revela o ponto a que se chegou, revela descalabro, revela tempos estranhos. A coisa pública é inconfundível com a privada, a particular", prosseguiu Marco Aurélio.

"A coisa pública é de interesse geral. Deve merecer tratamento uniforme, sem preferências individuais. É o que se impõe aos dirigentes. A forma de proceder há de ser única, isenta de paixões, especialmente de natureza político-governamental".

O remanejamento
Segundo uma fonte do Ministério da Economia, a transferência foi pedida pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República para viabilizar campanhas publicitárias de caráter educativo, informativo e de orientação ao cidadão.

Em nota, o ministério informou que, para atender ao teto de gastos, é preciso compensar a ampliação de uma despesa com a redução de outra. A escolha pelo Bolsa Família foi motivada pela baixa execução do programa, já que a maior parte dos beneficiários "migrou" temporariamente para o auxílio de R$ 600.


O auxílio emergencial é superior ao benefício médio do Bolsa Família (R$ 188,16 em março). Os beneficiários do Bolsa Família podem optar por receber o auxílio emergencial, quando o valor é mais vantajoso. A lei proíbe que ambos sejam pagos simultaneamente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em 10 dias, casos confirmados de coronavírus aumentam 94% no RN

Em 10 dias, o número de casos confirmados da Covid-19 quase dobrou no Rio Grande do Norte, de acordo com dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde. Enquanto no dia 25 de maio, havia 4.774 pacientes diagnosticados com a doença nos municípios potiguares, o número passou para 9.282 nesta quinta-feira (4) - um avanço de 94,4%.

Operação conjunta da Polícia Militar e da prefeitura de São Gonçalo do Amarante para aumentar isolamento social no RN — Foto: PM/Divulgação
Operação conjunta da Polícia Militar e da prefeitura de São Gonçalo do Amarante para aumentar isolamento social no RN — Foto: PM/Divulgação

No mesmo período, o número de óbitos aumentou 78%, passando de 212 para 378 no estado. Já o número de curados aumentou 29%, passando de 1.410 para 1.824.

Por causa do avanço da doença, o governo aumentou as medidas restritivas para diminuir a circulação de pessoas e o contágio do coronavírus. Nesta quinta-feira (4), fiscalizações conjuntas entre órgãos estaduais e municipais começaram a ser realizadas na Grande Natal.

Somente em Natal, que concentra o maior número de casos, a quantidade de novos pacientes testados positivos para a doença aumentou 86%, passando de 1.895 para 3.538. A capital enfrenta superlotação em unidades de pronto-atendimento e falta de leitos de UTI suficientes para a demanda da região.

Embora com números menores de infectados que a capital, as cidades da região metropolitana tiveram um aumento mais acentuado de infectados e mais que dobraram o número de pessoas diagnosticadas nos 10 dias. É o caso de Parnamirim (116%), Macaíba (139%), São Gonçalo do Amarante (179,5%), Ceará-Mirim (130,9%), São José de Mipibu (153,3%) e Nísia Floresta e Goianinha, ambas com aumento de 122% dos casos.


Já Mossoró, que já foi considerado o epicentro da doença no estado, registrou crescimento inferior às cidades da região metropolitana, com avanço de 53% nos últimos 10 dias. Por outro lado, no Seridó, Caicó teve aumento de 178% no número de testes positivos para a doença no período.

Isolamento social
O Governo do Rio Grande do Norte renovou nesta quinta (4) o decreto de isolamento social, impôs restrições à circulação de pessoas em vias públicas e excluiu salões de cabeleireiros e barbearias da lista de serviços essenciais que podem funcionar. As medidas têm validade até 16 de junho. Além disso, o decreto traz um plano de retomada gradual das atividades econômicas a partir de 17 de junho condicionado à situação da ocupação de leitos no Estado.

Com as novas regras, o governo pretende aumentar o índice de isolamento social que nesta quarta-feira (3) estava em 40%. O decreto estabelece regras de permanência domiciliar, ou seja, a proibição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ressalvados os casos de extrema necessidade, com o uso obrigatório de máscaras de proteção.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério divulgou menos mortes que levantamento do G1; veja as diferenças

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (6) seu mais recente balanço de casos confirmados e mortes por Covid-19.

São estes os dados em destaque:

904 registros de mortes em 24 horas (com o acréscimo, vai a 35.930 o total de óbitos, que era de 35.026 na sexta)
27.075 casos em 24 horas (com o acréscimo, vai a 672.846 o total de casos confirmados, que era de 645.771 na sexta)
10.209 pacientes recuperados em 24 horas
Pelo levantamento do G1, feito diariamente com base nas secretarias de Saúde e divulgado antes dos números do Ministério, o total de vítimas no Brasil é de 36.044 e há 676.494 casos confirmados.

Em relação ao balanço do Ministério da Saúde, o levantamento das secretarias tem:

3.648 casos a mais (há diferenças entre secretarias e ministério em oito estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Roraima);
114 mortes a mais (há diferenças nos números entre secretarias e ministérios em cinco estados: Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí e Roraima).

Coronavírus — Foto: Rodrigo Sanches/G1
Coronavírus — Foto: Rodrigo Sanches/G1

Mudança e dados ausentes
No novo formato de balanço adotado nesta sexta, o ministério mudou a forma de divulgação dos indicadores, deixando de apresentar alguns dados consolidados.

Também neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o governo passou a adotar uma nova sistemática para prestar informações sobre o coronavírus. "As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”, informou o presidente.


Uma das mudanças é que o boletim diário do ministério, divulgado nesta sexta, trazia apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24h. Antes, o quadro apresentava também os números totais, registrados desde o início da pandemia.

Outra alteração é que o boletim passou a ser divulgado pelo ministério por volta das 22h. Inicialmente, essa divulgação ocorria às 17h – depois, passou para 19h.

A divulgação às 22h começou nos últimos dias sem que o Ministério da Saúde desse uma justificativa para o atraso.

Além disso, o portal do governo federal que traz os números da pandemia no Brasil saiu do ar na noite desta sexta. Ao ser acessada, a página apresentava apenas a mensagem "Portal em Manutenção." Ela voltou por volta das 17h deste sábado.

No entanto, o portal retornou reformulado e com dados ínfimos, se comparado à versão anterior. Não há, por exemplo, informações detalhadas sobre cada estado – nem o total acumulado de contágios e de mortes. Ou seja, ficou igual ao boletim que o ministério passou a divulgar.

A nova configuração também não permite baixar um arquivo com as bases de dados, opção que existia anteriormente.

'Acabou matéria do Jornal Nacional', diz Bolsonaro sobre atrasos na divulgação de mortos por coronavírus
Governo incomoda outros poderes ao divulgar dados de casos e óbitos da Covid-19 cada vez mais tarde
Espanha muda estratégia, deixa de divulgar mortes por Covid-19 nos balanços diários e é alvo de críticas
O novo boletim enviado:

Não informa os números totais de mortes e casos, seja nacional ou por estados
Não informa o número de mortes em investigação
Não informa o número de mortes ocorridas nos últimos 3 dias
Não informa o total de pacientes recuperados ou em acompanhamento
Não apresenta sinal de tendência para o número de mortes ou de casos
Deixou de ser divulgado por volta das 19h como era costume, e foi apresentado pouco antes das 22h pelo terceiro dia consecutivo

Fonte: G1
Leia Mais ››