quarta-feira, julho 21, 2021

Itep enterra cadáveres como indigentes (não identificados) em cemitério de Mossoró



O Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) unidade de Mossoró, enterrou nesta terça feira 20 de julho de 2021, três cadáveres, que estavam sem identificação há vários meses, naquela unidade pericial, os chamados indigentes.


O processo conhecido como inumação foi autorizado pela justiça e aconteceu no Cemitério Novo Tempo, as margens da BR 304  no Bairro Aeroporto. Durante o perídio de estadia nas geladeiras do órgão, não foi possível a identificação dos corpos, haja visto o não comparecimento de familiares para reconhecimento.


Um homem encontrado morto pendurado em um poste de alta tensão da Cosern, ao lado do Big Bompreço, no Bairro Nova Betânia, no dia 16 de outubro de 2020, está entre os cadáveres enterrados nesta terça feira (20)


Os outros dois corpos, são procedentes da região de Macau RN. De acordo com a Necrotomista Ilcivone Uchôa, no ITEP existem outros cinco cadáveres pendentes de identificação, dois deles aguardam resultados de exame de DNA.






Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Teto de galpão desaba na Grande Natal; uma pessoa morre e nove ficam feridas

Pelo menos uma pessoa morreu e outras nove ficaram feridas, sendo duas em estado grave, após o teto de um galpão desabar nesta quarta-feira (21), na Grande Natal, segundo o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros.


Bombeiros e socorristas do Samu resgatam feridos em desabamento na Grande Natal — Foto: CBM/Cedida


A estrutura metálica do telhado de um galpão, onde estava sendo construído uma fábrica de móveis, desmoronou no início da tarde e atingiu os trabalhadores. A vítima fatal foi identificada como Genildo Batista, de 48 anos.


O caso aconteceu na Rua Ex-combatente Miguel Lúcio do Nascimento, localizada na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.


Segundo o Corpo de Bombeiros, três equipes foram deslocadas para a ocorrência. A corporação também afirmou que ainda não sabe o que teria causado o desabamento da estrutura.


Sete ambulâncias do Samu foram enviadas ao local para socorrer os feridos. Seis vítimas foram levadas para o Hospital Walfredo Gurgel. Uma outra, com lesão no tórax, foi conduzida ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal.


Outros dois foram conduzidos por meios próprios para outras unidades de saúde.


Teto de galpão desabou e deixou um morto e nove feridos em São Gonçalo do Amarante — Foto: Neto Pires


A direção do Walfredo Gurgel informou, às 17h50, que três vítimas "necessitaram de procedimentos cirúrgicos, inspiram cuidados, mas são considerados estáveis". As outras três são casos leves que se encontram em observação.


"A gente costuma seguir sempre um protocolo em acidentes com múltiplas vítimas dando prioridade aos que estão mais graves", explicou o médico Ícaro Paulo, do Samu, que trabalhou no resgate das vítimas.

"Como se trata de um desabamento, basicamente os ferimentos mais importante foram na região da cabeça e do tórax, lesões que causam maior preocupação", concluiu.


Inicialmente, o bombeiros haviam confirmado uma morte e três feridos, mas o número de vítimas foi atualizado às 14h40.


Vítima fatal tinha três dias de trabalho

A vítima fatal foi identificada como Genildo Batista, de 48 anos, que morava na comunidade de Jacaraú, em São Gonçalo do Amarante. Segundo a família, esse era o terceiro dia de trabalho de Genildo na obra.



"Hoje era terceiro dia hoje, ele começou na segunda-feira. Hoje em dia com todo mundo desempregado, então ele estava bem contente", contou o pai de criação Natanel de Souza Batista.


estrutura metálica do teto desabou, durante construção em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. — Foto: CBM/Cedida


Natanael falou que Genildo foi abandonado por volta dos 13 anos de idade e ele passou a criá-lo. "Ele não é daqui, é da Paraíba. Deixaram ele abandonado há mais de 30 anos", falou.


Genildo deixa dois filhos. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) fez o recolhimento do corpo, que vai passar por necropsia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia Federal investiga compra e venda de dinheiro falso no RN

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Apógrafo, que investiga a comercialização de dinheiro falsa na cidade de Ipanguaçu, localizada na região Oeste potiguar.


Operação Apógrafo investiga comercialização de moeda falsa no RN — Foto: Reprodução/Polícia Federal


De acordo com a PF, o dinheiro seria comercializado através da internet e enviado pelos Correios.

As investigações tiveram início em abril deste ano após a prisão em flagrante de um homem que havia acabado de receber uma encomenda contendo cédulas falsas de R$ 50, que totalizaram R$ 1 mil.


Os levantamentos indicaram, ainda, que outro homem, amigo do preso, era o responsável pela “mercadoria”, e que aquela não seria a primeira compra de moeda falsa por ele realizada.


Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos.


Os dois responderão pelo crime de moeda falsa, cuja pena pode chegar a até 12 anos de reclusão, além de multa.


O nome da operação, 'Apógrafo', significa cópia de um escrito original ou, ainda, instrumento para copiar desenhos, uma alusão ao tipo de crime investigado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PRF leiloa 766 veículos apreendidos no RN na próxima sexta-feira (23)

A Polícia Rodoviária Federal vai leiloar 766 veículos apreendidos no Rio Grande do Norte na próxima sexta-feira (23).


Parte dos carros e motos colocados a leilão pela PRF pode colocada em circulação, enquanto outra deve virar sucata. — Foto: PRF/Divulgação


O terceiro leilão de veículos retidos do ano de 2021 terá automóveis e motocicletas que poderão entrar em circulação pelo comprador ou serem destinados a sucatas.


Os 766 veículos são distribuídos em 523 lotes. O edital do leilão foi publicado e está disponível no site do leiloeiro, com detalhes dos veículos, os locais para a visitação, lances iniciais, além de direitos e responsabilidades dos arrematantes.


A maioria dos lotes tem fotos disponíveis na mesma página. Os lances já podem ser ofertados pela internet até o momento do leilão exclusivamente on-line, no dia 23/07/2021, pelo site.


Os lotes arrematados com direito a documentação serão disponibilizados, sem multas ou débitos de anos anteriores, apenas com as taxas do Detran para transferência e os débitos de licenciamento referentes ao exercício corrente.


Sobre o valor do lance dado, o comprador é responsável pela comissão do leiloeiro (5%) e o ICMS. As visitações estarão disponíveis até esta quinta-feira (22) nos locais indicados no edital.


Locais de visitação

Lotes: 001 ao 076: Pátio da Transguard em Caicó - BR 427, km 102, vizinho ao Posto do Moinho, às margens da rodovia.

Lotes: 077 ao 281: Pátio da Transguard em Mossoró - Av. Mota Neto, s/n, em frente ao Hospital São Luiz, bairro Aeroporto.

Lotes: 282 ao 523: Pátio da Transguard em Natal - AV. Industrial Francisco da Motta, s/n - Bairro: Bom Pastor;


Fonte: G1

Leia Mais ››

PM encontra 13 ovelhas e bodes dentro de carro e prende quadrilha suspeita de roubos em propriedades rurais no RN

A Polícia Militar encontrou 13 ovelhas e bodes dentro de um carro de passeio e prendeu oito homens suspeitos de furtos e roubos em granjas, sítios e fazendas na região metropolitana de Natal.


Ovelhas foram achadas dentro de carro, com suspeitos de roubo a propriedades rurais no RN — Foto: Divulgação


O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (21) na comunidade Rio dos Índios, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal.


Animais roubados de propriedade no RN foram recuperados pela PM — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Segundo a polícia, os presos também são suspeitos de assaltos em outros municípios da região, como Macaíba e São José de Mipibu.


Na abordagem, dois carros foram parados pela equipe da Companhia Independente de Operações e Patrulhamento Rural (Ciopar). Com os suspeitos, além dos animais, os policiais encontraram armas e produtos como roupas e até alimentos roubados de propriedades rurais.


Animais roubados aguardam chegada de proprietário a delegacia dentro de viatura da PM, em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Os oito suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Norte. A polícia orientou que pessoas que tenham sido vítimas de roubos em propriedades rurais nos últimos dias procurem a delegacia para tentar reconhecer os suspeitos e os objetos apreendidos.


Os animais também foram levados à delegacia.


Animais roubados foram achados dentro de carro na Grande Natal e levados à delegacia — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia Civil prende suspeitos da morte de pré-candidato a prefeito em 2020 no Oeste potiguar

A Policia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta terça-feira(20) uma operação para prender autores do homicídio do empresário Raimundo Gonçalves de Lima Neto, mais conhecido como Netinho de Nilton, no Oeste potiguar.


Netinho de Nilton foi morto a tiros em Campo Grande — Foto: Arquivo pessoal


Aos 35 anos, Netinho era pré-candidato à prefeitura de Janduís quando foi assassinado com quatro tiros na nuca em 11 de abril de 2020, na zona rural de Campo Grande. A motivação política para o crime é uma das principais linhas de investigação da polícia.


Polícia Civil fala sobre operação que prendeu suspeitos da morte do empresário Netinho de Nilton em 2020, no RN. — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca


De acordo com a Polícia Civil, sete pessoas foram presas. Além disso, duas armas e diversas munições foram apreendidas com os suspeitos. A operação recebeu o nome Flor de Mandacaru, devido a resistência do crime naquela região.


"A flor de Mandacaru nasce a noite e fecha pela manhã uma única vez, trazendo esperança de dias bons para o sertanejo. Acho que aquela região ainda sonha com esperança de dia melhores em que os crimes de pistolagem acabem. O trabalho da polícia vem para trazer essa esperança", ressalta o delegado Odilon Teodósio, chefe da operação.


De acordo com a polícia, as investigações se iniciaram a partir da prisão de um grupo que estava praticando assaltos na região cinco dias após a morte do empresário. A partir de então, a polícia encontrou evidências que aquele grupo estaria diretamente envolvido com a morte de Netinho de Nilton.


O delegado Odilon Teodósio afirmou que o crime foi encomendado, mas a polícia ainda não descobriu se a motivação foi política ou uma desavença familiar. "Foi um crime a mando, valor não temos, mas foi um crime pago. Não está descartado de ter sido um crime contratado por questões políticas partidárias. Era um candidato forte ao cargo, mas não podemos confirmar ainda quem foi o autor do crime", explica Teodósio.


Ao todo, foram cumpridos vinte mandados em várias cidades - São Bento, no estado da Paraíba, Macaíba, Areia Branca, Caraúbas, Janduís e Campo Grande.


O possível mentor do assassinato e outros dois suspeitos de envolvimento com o crime continuam foragidos.


O crime

Netinho de Nilton foi morto a tiros quando chegava em sua fazenda no município de Campo Grande, no interior do Rio Grande do Norte, na manhã de um sábado. De acordo com a 3ª Companhia da Polícia Militar, que atua na cidade, ele estava em uma moto quando foi abordado pelo bandidos, por volta das 9h30.


Crime aconteceu próximo à fazenda que Netinho havia comprado recentemente — Foto: Divulgação


Ele foi obrigado a sair da moto, levado até um matagal próximo, e executado em seguida. Segundo a PM, vizinhos e parentes - que estavam na fazenda - ouviram quatro disparos e uma moto em fuga na sequência. Nada do empresário foi roubado.


Filiado ao Psol, Netinho se lançava na política pela primeira vez como candidato em Janduís, segundo correligionários.


Após o crime, a Delegacia Geral da Polícia Civil determinou que a investigação ficasse a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


A DHPP normalmente não atua em municípios do interior estado, mas a Delegacia-geral de Polícia Civil determinou que um delegado da unidade seja designado para apurar o caso, pela justificativa de falta de estrutura da delegacia de Campo Grande para abarcar a investigação, dada a sua “complexidade”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap distribui mais de 93 mil doses de vacinas contra Covid a municípios potiguares

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) deu início, nesta quarta-feira (21), à distribuição de 93.400 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios potiguares. O lote faz parte das 143 mil unidades recebidas esta semana.


Sesap distribui mais de 93 mil doses de vacinas a municípios potiguares — Foto: Divulgação/Sesap


O carregamento de imunizantes distribuídos inclui 17.750 doses da AstraZeneca/Covax, 15.770 da Coronavac/Butantan, 12.270 doses da Pfizer, 47.560 da AstraZeneca/Fiocruz e 50 da Janssen.

Com exceção das unidades da Janssen, que é de dose única, todas as unidades distribuídas são destinadas à D1, permitindo a ampliação do escalonamento por idade em cada município.


Nesta semana, cidades como Natal e Mossoró anunciaram a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina por falta de estoque.


Os carregamentos de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer são destinados à vacinação da população em geral e dos grupos prioritários contemplados até o presente momento.


Já as doses da Janssen são da reserva técnica e estão destinadas à vacinação dos aquaviários.


A distribuição conta com a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.


Fonte: G1

Leia Mais ››

LAIS/UFRN abre 100 vagas para pesquisadores na área de tecnologia da informação

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, anunciou nesta quarta-feira (21) que vai abrir um edital com 100 vagas para pesquisadores em desenvolvimento na área de vigilância em saúde e saúde 4.0 no SUS.


LAIS seleciona pesquisadores em saúde UFRN Natal — Foto: Divulgação/LAIS


As vagas são direcionadas para alunos de graduação, na área de Tecnologia da Informação, que atuarão no desenvolvimento de novos sistemas e soluções direcionadas para a saúde.


Os selecionados atuarão nas seguintes subáreas: Sistemas para Saúde: Perfil Back-end (Python/Django); Perfil Back-end (PHP/Laravel); Perfil Front-end; Sistemas para Saúde: Perfil UX/UI; Perfil Mobile (React Native); Sistemas embarcados e Biossensores; Ciência de Dados: Perfil Big Data; Sistemas Inteligentes aplicado a Saúde: Perfil Machine Learning; Perfil Processamento de Linguagem Natural (NLP); Ciência de dados aplicado a Saúde: Perfil Data Engineering; Redes de dados em Saúde: Perfil Interoperabilidade e NoSQL , e Perfil Blockchain.


Segundo o Laboratório, o edital será lançado em breve e terá as regras para a seleção e outros detalhes. Os selecionados passarão a compor o quadro de pesquisadores do LAIS, que hoje conta com cientistas das áreas da saúde, engenharias, comunicação e tecnologia.


O LAIS tem a inovação tecnológica em saúde como principal instrumento para a resolução de problemas enfrentados pela área em questão no Brasil e contou com mais de 400 pesquisadores atuando na construção dessas soluções ao longo dos seus mais de 10 anos.


Durante a pandemia, o Laboratório tem atuado em parceria com o Poder Público na construção e análise de dados dos índices da Covid em todo o estado.


Para o diretor executivo do laboratório, professor Ricardo Valentim, o LAIS é um agente transdisciplinar de transformação social e o maior ativo do laboratório, não são as tecnologias, porque as tecnologias, diz, vão ser superadas pelos seres humanos, que vão desenvolver novas tecnologias e benefícios sociais.


“A nossa maior conquista é o desenvolvimento de pessoas, dos nossos alunos, dos nossos estudantes de graduação, de pós-graduação e também dos nossos pesquisadores e de toda a sociedade. É isso, essa é a nossa missão”, disse o diretor executivo do LAIS.


Fonte: G1

Leia Mais ››

IR 2021: Receita Federal envia cartas a 5.707 contribuintes do RN que estão na malha fina

A Receita Federal está enviando cartas com alertas aos contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. Já foram enviadas 5.707 cartas a contribuintes do Rio Grande do Norte.


Receita Federal alerta 5.707 contribuintes do RN que caíram na malha fina do imposto de renda 2021 — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O objetivo é avisar aos contribuintes que, em caso de erro na declaração apresentada, este é momento para providenciar a correção, enviando uma declaração retificadora.


As cartas foram enviadas entre os dias 9 e 12 do mês de julho para os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em anos anteriores, essas cartas eram enviadas somente nos meses de setembro e outubro.


A declaração retida em malha é aquela que apresenta ‘pendência no extrato’. Para saber a situação da declaração de imposto de renda (DIRPF)2021 apresentada à Receita Federal, é necessário consultar o extrato do processamento da declaração, no serviço ‘Meu Imposto de Renda’, disponível no e-Cac. Não é necessário comparecer às unidades da Receita Federal.


Regularizando a declaração antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, o contribuinte evita a autuação e cobrança de multas. Depois de receber intimação ou notificação, não é mais possível corrigir a declaração apresentada.


É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi declarado. Além das pendências de malha, no menu ‘Meu Imposto de Renda’ é possível verificar informações sobre restituição, pagamentos de cotas, débitos em aberto e as informações de exercícios anteriores.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Faxineira atacada com ácido pelo ex-patrão descreve 'dor insuportável': 'Nem deu tempo de discutir'

A faxineira Francieli Priscila Correa Froelich, de 31 anos e que teve o rosto atingido por um líquido de ácido pelo ex-patrão, afirmou ter sentido uma 'dor insuportável’ após o idoso de 70 anos usar uma garrafa para jogar o líquido em seu corpo, em Catanduva (SP).


O caso aconteceu por volta das 16h da última segunda-feira (19), no bairro Vila Santo Antônio. Um vídeo gravado por uma testemunha registrou o momento em que o idoso saiu de uma casa segurando nas mãos um pedaço de madeira e o líquido (veja acima).


Em seguida, o homem se aproximou da vítima, jogou o ácido no corpo dela e a empurrou até o meio de uma rua.


Em entrevista ao G1, Francieli contou que não conseguiu fazer nada para evitar que o líquido atingisse seu corpo. Segundo ela, o homem jogou ácido muriático, que é um tipo de ácido clorídrico e só deve ser usado para limpar pisos e remover restos de cimento, junto com formol e soda.


“Foi uma dor muito insuportável. As meninas do posto de saúde me lavaram. A roupa que eu estava derreteu. Meu corpo ficou todo queimado. Depois fui para o Hospital Padre Albino. Minha garganta está toda irritada e inchada. Não estou enxergando direito com um olho”, afirmou.


Homem jogou ácido no rosto de ex-funcionária — Foto: Arquivo pessoal


Francieli Priscila diz que trabalhava na casa do suspeito como faxineira havia quatro anos. Ela também cuidava e fazia comida para o ex-patrão.


“Eu conheço o idoso há mais de 10 anos, mas trabalhava na casa havia quatro anos. Ele convivia muito com a minha família. A gente já tinha até viajado junto. Eu o tratava como um pai”, desabafou.

Sobre o motivo das agressões, a faxineira relatou que trabalhava na casa do idoso e na semana retrasada tropeçou em um balde com um produto que o homem preparava para vendar.


“Ele ficou bravo. Vim embora para minha casa. Em seguida, fiquei doente durante uma semana e não fui trabalhar. No outro domingo, liguei para comunicar o idoso que não iria mais trabalhar”, contou.


Durante a ligação, Francieli afirma que ela e o homem discutiram e, em seguida, trocaram insultos por motivos pessoais.


“Na segunda-feira, liguei novamente, porque o idoso tinha comprado uma cama e precisava vir buscar. Ele começou a me ofender e a dizer que estupraria meu filho e o jogaria no mato”, contou a mulher.



A faxineira ainda relatou que perdeu a cabeça com as ameaças e resolveu ir na porta da casa do ex-patrão para tirar satisfações.


“Foi quando o idoso me jogou o ácido muriático. Não deu tempo de discutir. Ele já saiu com um pedaço de pau e uma garrafa com o produto. Pensei que era cloro”, relatou.


“Espero que a Justiça seja feita. É só isso que eu quero. Ele me agrediu com o pedaço de pau também. Ele bateu na minha cabeça. Eu também cheguei a agredir o idoso depois que o produto atingiu meu rosto”, complementou a faxineira.

Depois de ser socorrida e receber atendimento médico, o marido e o filho de Francieli foram à delegacia para registrar boletim de ocorrência por ameaça e lesão corporal.


Investigação

O idoso se apresentou na delegacia da Polícia Civil na tarde desta quarta-feira, acompanhado do advogado.


Segundo a polícia, o homem negou que tenha atacado a mulher com ácido e alegou que também foi agredido. Em seguida, foi liberado. O caso está sendo investigado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher fica 14 horas trancada em empresa de SC por engano; família chega a fazer ocorrência por desaparecimento

Uma mulher de 53 anos ficou 14 horas trancada por engano dentro da empresa onde trabalha em Blumenau, no Vale do Itajaí. A família dela chegou a fazer um boletim de ocorrência por desaparecimento. Rosana Severino foi ao banheiro na empresa, mas não conseguiu sair porque o estabelecimento foi fechado após o fim do expediente.


Rosana não costuma levar celular para o trabalho e não conseguiu avisar ninguém que estava presa dentro do estabelecimento em SC — Foto: Redes Sociais/Reprodução


Rosana havia sido vista pela última vez perto das 15h de terça-feira (20) dentro da empresa. Ela só foi encontrada pela dona do local por volta das 5h desta quarta (21).


A Polícia Militar informou que realizou buscas para achar a funcionária.


"Passou tudo pela nossa cabeça, menos o óbvio. Ninguém pensou em ir até a empresa. Parece piada, nem a gente acredita que isso aconteceu" disse Talana da Silva, filha de Rosana.

Depois do susto, Rosana contou que ela ficou trancada após ir ao banheiro e não tinha dito para as colegas que estaria lá. A empresa onde Rosana trabalha é pequena e o expediente vai até 15h. Ela não costuma levar o celular ao trabalho.


Jessica Michel, outra filha da funcionária, explicou que o local não possuía telefone fixo. A família não informou onde a mulher dormiu durante o tempo que ficou presa.


Falta na fisioterapia

Naquele dia, Rosana deveria ter saído do trabalho e ido de ônibus até uma clínica de fisioterapia. Sem aparecer no local e sem outra informação sobre o paradeiro da mãe, as duas filhas que moram com ela se mobilizaram nas redes sociais. A família também visitou hospitais, o Instituto Geral de Perícias e outros pontos da cidade.


Segundo a PM, o boletim de ocorrência comunicando o desaparecimento foi registrado as 22h10.


Ida ao banheiro no fim do expediente

Talana contou que a mãe costuma sempre ir ao banheiro antes do fim do expediente. Ela frequentemente avisa alguém, com medo de ficar presa na empresa, mas não fez isso na terça. A chefe também não percebeu que havia uma funcionária no interior do imóvel. A proprietária fechou o local e deixou Rosana lá dentro.


Após 14 horas, a chefe retornou ao local e ao abrir o estabelecimento de deparou com a funcionária. A mulher foi liberada e voltou para casa. Segundo as filhas, Rosana está bem e descansando.


"Parece que a encarregada até chorou ao ver minha mãe. A gente se sente culpado, mas é algo que pode acontecer. Fica de exemplo para outras empresas menores", disse uma das filhas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com vacinação, companhias áreas já sentem o terceiro mês seguido de recuperação



As companhias aéreas nacionais registram, em julho, o terceiro mês consecutivo de crescimento da malha aérea doméstica, informou nesta quarta-feira (21) a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).


Segundo levantamento da associação junto aos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o acumulado do mês até agora registrou uma média diária de partidas de 1.624, ou o equivalente a 67,7% da oferta de voos no início de março de 2020, antes dos severos impactos da pandemia sobre o setor. O crescimento em relação às 1.230 decolagens por dia de junho é de 16,4 pontos percentuais.


“Os dados da malha aérea doméstica de julho confirmam que a vacinação contra a covid-19 está reaquecendo a demanda por viagens de avião. É fundamental que a imunização da população brasileira mantenha o ritmo atual para que a aviação possa retomar sua atividade de forma consistente”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Sanovicz reforçou ainda a briga constante do setor por melhores condições para a operação. Entre as queixas estão os elevados preços do combustível de aviação. “É importante avançar em temas que podem inibir uma retomada mais vigorosa, como o alto preço do combustível dos aviões e a tributação sobre o setor”.


Fonte: Valor

Leia Mais ››

Nego do Borel é indiciado por violência doméstica contra ex-namorada

A delegacia de atendimento à mulher (Deam) de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, indiciou Leno Maycon Viana Gomes, o Nego do Borel, por violência doméstica. Ele nega as agressões.


Segundo nota da Polícia Civil, o cantor foi indiciado pelo crime de lesão corporal na forma da Lei Maria da Penha.


Em nota, a defesa de Nego do Borel afirmou que só irá se manifestar quando tiver acesso ao inquérito.


As acusações são da ex-namorada Swellen Sauer, que foi assessora de imprensa de Nego do Borel em 2013, no início de sua carreira.


Nego do Borel, em foto de janeiro de 2021 — Foto: Reprodução


Em entrevista ao Fantástico, ela afirmou que foi agredida por ele com socos na costela. Há também acusações de ter sido enforcada com um carregador de telefone.



"Ser contrariado e quebrar coisas. Ser contrariado e bater com a própria cabeça numa placa de rua. Ser contrariado e te chamar num camarote de uma boate e te dar um soco na costela", relata.


Swellen também falou sobre uma agressão que teria acontecido após uma crise de ciúmes de Nego do Borel.


"Ele ficou com ciúmes e veio atrás de mim, falando, reclamando. Estava com carregador e o celular na mão e me encostou na parede, e colocou o carregador. Na hora você não realiza muito bem o que está acontecendo. Até que senti realmente, que me faltou o ar. Eu estava com uma amiga e ele com o empresário dele, eu chamei por eles e ele se afastou".


Nego do Borel nega as agressões.


"Não aconteceu isso. Não entendo por que ela fala que deixei ela sem ar, dei soco na costela dela, era muito agressivo e ela não fez nenhum registro na delegacia. Ela tinha que ter feito, e ela não fez. Isso é o certo."


Ele também foi acusado de agressão por outra ex-namorada, Duda Reis, que também o acusou de estupro.


Nego do Borel se manifesta após acusações de Duda Reis — Foto: Reprodução/Instagram


Fonte: G1

Leia Mais ››

Casal responderá na Justiça americana por chá de revelação que causou incêndio florestal na Califórnia

Um casal dos Estados Unidos vai responder na Justiça americana pelo chá de revelação que causou um incêndio florestal de grandes proporções na Califórnia, no ano passado, informaram nesta terça-feira (21) as autoridades do país.


Foto de setembro de 2020 mostra os estragos do incêndio em San Bernardino, na Califórnia, EUA — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP/Arquivo


As chamas destruíram uma área de quase 100 km2 entre setembro e novembro de 2020, e um bombeiro morreu em serviço. Ao menos 13 pessoas ficaram feridas e mais de 100 precisaram ser retiradas de suas casas.


Refugio Manuel Jimenez Jr. e a esposa Angela Renee Jimenez são acusados por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, e outras contravenções – crimes menores – relacionadas ao incêndio. Eles se declararam inocentes.


Investigações do Corpo de Bombeiros apontaram que um "dispositivo pirotécnico gerador de fumaça", usado em um chá de revelação, foi a causa das chamas.


Chá de revelação é uma festa que pais fazem para anunciar o sexo do bebê. Uma das formas de revelar a surpresa é acionando um dispositivo pirotécnico gerador de fumaça em cores que simbolizam menino ou menina.


Jason Anderson, promotor de Justiça do distrito de San Bernadino, disse em entrevista coletiva que o casal organizou a recepção em um parque. Eles tentaram conter as chamas com garrafas de água, mas sem sucesso, chamaram a polícia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Líder de seita sexual que se infiltrou em Hollywood é condenado a pagar US$ 3,4 milhões a vítimas

Keith Raniere, líder de uma seita que transformava mulheres em escravas sexuais e se infiltrou em Hollywood, foi condenado a pagar US$ 3,4 milhões (R$ 17,7 milhões) de indenização a 21 vítimas. Ele já cumpre uma pena de 120 anos de prisão desde 2019.


Keith Raniere — Foto: Divulgação / 'The Vow'


Allison Mack, atriz de "Smallville", foi condenada em junho de 2021 a três anos de prisão por envolvimento com o grupo Nxivm.


Como funcionava a seita?

A série "The Vow", lançada em 2020, conta o esquema escabroso e explica, com detalhes, a fachada limpa que encobria a seita sexual Nxivm. Como um falso "grupo de autoajuda" baseado na violência existiu durante vinte anos e se infiltrou em Hollywood?


O lado podre já é conhecido: a atriz Allison Mack, atriz de 'Smallville', foi presa por recrutar escravas sexuais para o "coach" da seita. Elas tinham o peso controlado, eram chantageadas com fotos eróticas e até marcadas a ferro. Mack se declarou culpada em 2019.


Allison Mack comparece a evento em Nova York, em 2010 — Foto: Bryan Bedder/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP


O mérito inicial de "The Vow" é mostrar, através dos depoimentos longos de dois ex-integrantes da seita, o seu lado falsamente positivo e sedutor.


O diretor Mark Vicente e a atriz Sarah Edmondson foram atraídos para o culto e tinham perfis semelhantes: artistas lutando por destaque na indústria de entretenimento dos EUA. Cheios de ambições e de frustrações, eram alvos perfeitos da seita manipuladora.


A atriz da série "Smallville", Allison Mack, que participou do sistema de "escravo e mestre" do Nxivm — Foto: Getty Images


Os novatos viam vídeos e paletras que os ensinavam a abandonar suas "crenças limitadoras" e, depois, recrutar novos integrantes para subir na hierarquia. Por trás do mistério, a tal seita Nxivm era um misto de autoajuda e esquema de pirâmide.


Eles descrevem e o encantamento pelo líder, Keith Raniere, que posava de intelectual e mentor de ricos e famosos. Ao seguir seus mandamentos, se sentiam mais poderosos e seguros.


A chave para entender o mecanismo do culto aparece no final do episódio. É quando aparece a mulher de Mark, a australiana Bonnie Piesse. Ela atuou nos filmes da saga "Star Wars" do início dos anos 2000 como a jovem Beru Lars.


Bonnie Piesse como Beru Lars em 'Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (2002)' — Foto: Divulgação


O perfil de Bonnie é o mesmo dos outros dois ex-integrantes: artista ambiciosa, mas frustrada - na época, tentava sem sucesso ser cantora. Aí fica claro como este tipo de seita seduziu Hollywood, um lugar movido a vaidade, cheio de pessoas vulneráveis ao tal "coach".


Alison Mack aparece mais tarde, vista como estrela. Mas, apesar de atuar numa série em alta, na pele da melhor amiga do jovem Clark Kent, não era uma atriz consagrada. Seu maior prêmio foi de atirz coadjuvante no Teen Choice Awards de 2001. Perfil não muito diferente dos outros.


"The Vow" tem direção do egípcio-americano Karim Amer e da libanesa-americana Jehane Noujaim, dupla indicada ao Oscar em 2014 pelo eletrizante documentário político "The Square", sobre os protestos da Primavera Árabe no Egito.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher morre ao saltar de bungee jump antes de estar com o equipamento de segurança na Colômbia

Fazendo upload: 787704 de 787704 bytes.


Uma mulher identificada como Yecenia Morales morreu no domingo (18) ao pular de bungee jump na Colômbia.


Segundo o jornal “El Tiempo”, Morales estava com seu namorado na cidade de Fredonia.


Havia cerca de 100 pessoas para saltar de bungee jump de um viaduto a uma altura de cerca de 45 metros. Morales era uma das últimas da fila – ela seria a 90ª.


Ela e o namorado estavam se preparando para saltar, e ela se confundiu e pulou de um viaduto antes de estar paramentada. Houve uma ordem para que ele pulasse, porque o equipamento de segurança já havia sido colocado nele. Mas Morales entendeu que a ordem era para ela.

Os bombeiros chegaram a tentar atender Morales, mas ela já estava morta quando eles chegaram.


No hospital, afirmaram que ela morreu de ataque cardíaco antes de chegar ao chão.


É comum que pessoas pratiquem bungee jump em um viaduto de uma antiga linha de trem na região de Antioquia, na Colômbia, entre as cidades de Amagá e Fredonia.



Duas empresas prestam o serviço —elas se alternam nos finais de semana.


Segundo a mídia colombiana, o prefeito de Fredonia disse que as duas empresas não têm autorização para oferecer esse serviço.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Depois de receber convite para a Casa Civil, Ciro Nogueira liga para presidentes da Câmara e do Senado



O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), procurou os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para comunicar o convite que recebeu para assumir a Casa Civil.


A ida de Nogueira para o ministério, como parte de uma reforma ministerial, foi antecipada pelo blog da Natuza Nery. O presidente Jair Bolsonaro ainda não anunciou oficialmente, mas disse nesta quarta-feira (21) que nos próximos dias fará uma "pequena mudança" nos ministérios.


O gesto de Nogueira e ligar para Lira e Pacheco foi visto como um sinal de como será o perfil do senador na pasta: um estilo conciliador, que terá como principal função tentar melhorar a relação do Planalto com o Congresso.


Em viagem ao exterior, Nogueira ligou ainda na terça (20) para Lira. Nesta quarta (21), para Pacheco.


Nas conversas, os presidentes das duas Casas avaliaram que a mudança na Casa Civil é um movimento que pode ser importante para o governo na tentativa de distensionar a relação com o Congresso. O atual ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, deve ser deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência.


“A se confirmar, desejo muita sorte ao dois nas novas funções. Tenho apreço pelo ministro Ramos e enorme consideração pelos senador Ciro Nogueira. Extraordinário colega, muito capaz politicamente. Acredito que vai ajudar o governo na relação com o Congresso”, afirma o presidente do Senado.


Depois das ligações, Ciro Nogueira conversou também com parlamentares e integrantes do seu partido e confirmou que aceitou o convite do presidente.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Antes hostilizado, Centrão vai estar no comando dos dois principais ministérios do Planalto



O Centrão, grupo de partidos que hoje apoiam o governo Bolsonaro no Congresso, vai estar no comando dos dois principais ministérios no Palácio do Planalto. Casa Civil e Secretaria de Governo. A interlocutores, o presidente Jair Bolsonaro avisou que vai indicar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil. Já a Secretaria de Governo tem à frente a ministra Flávia Arruda (PL-DF).


A mexida dentro do Planalto pode ser classificada, segundo aliados, como a chegada definitiva do Centrão ao comando da administração do governo Bolsonaro. A partir de agora, caberá a Ciro Nogueira, em sendo confirmada sua nomeação nos próximos dias, comandar a articulação com todos os ministérios, posto chave para o atendimento de pedidos da base aliada de Bolsonaro no Congresso.


Líderes do Centrão no Congresso vinham reclamando que a ministra Flávia Arruda, responsável pela articulação política, não estava conseguindo que os ministérios cumprissem os acordos feitos com a base aliada. "A Flávia acertava, mas os ministérios não cumpriam no tempo acertado, faltava uma ordem direta da Casa Civil, agora esse problema será resolvido", disse ao blog um líder aliado.


Por enquanto, Bolsonaro confirmou oficialmente que haverá uma "pequena mudança ministerial", que deve ocorrer, segundo ele, até segunda-feira (26). O presidente, porém, já está avisando interlocutores sobre as mudanças que serão feitas. Dois deles lembraram, no entanto, que é sempre bom aguardar o anúncio oficial antes de garantirem as trocas.


A mexida ministerial foi decidida nesta terça-feira (20) no Palácio do Planalto. Pelo que foi acertado ontem, Ciro Nogueira vai para a Casa Civil. Luiz Eduardo Ramos, que deixará o posto, irá para a Secretaria-Geral da Presidência da República. E Onyx Lorenzoni deixará a secretaria e irá para Ministério do Emprego e Previdência Social, que será recriado.


O Centrão foi hostilizado durante a campanha presidencial e no primeiro ano de mandato. Bolsonaro costumava dizer que o Centrão representava a velha política e que seu governo não teria integrantes do grupo. Depois que o governo começou a se enfraquecer e ter dificuldades na aprovação de projetos no Legislativo, Bolsonaro passou a se aproximar do Centrão e entregar cargos no governo a políticos deste grupo.


Articulou, inclusive, a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados, posto chave para o Palácio do Planalto, porque cabe ao presidente da Casa abrir ou não um pedido de impeachment do presidente da República.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››