sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Arrecadação federal soma R$ 102,57 bilhões em janeiro e bate recorde

Brasília - A arrecadação de impostos e contribuições federais em janeiro atingiu R$ 102,57 bilhões, um recorde histórico, informou hoje (24) a Receita Federal. O resultado representa um crescimento real de 6,04% em comparação com janeiro de 2011. Em relação a dezembro do ano passado, a arrecadação teve um aumento de 5,57%.

De acordo com os dados divulgados pelo governo, tiveram influência na arrecadação de janeiro o pagamento da primeiro cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) apurado no último trimestre do ano. Influenciou ainda, segundo a Receita Federal, a antecipação de pagamentos, em janeiro de 2012, do ajuste anual do IRPJ e da CSLL referente ao lucro obtido no ano anterior. 

Outro fator é o pagamento trimestral, em janeiro, dos royalties relativos à extração de petróleo, assim como o comportamento dos principais indicadores da economia que afetam a arrecadação, como a massa salarial, que cresceu 15,47% em dezembro de 2011 na comparação com dezembro de 2010. Também influenciou o resultado o crescimento de 4,3% na venda de bens e serviços no período. 

Daqui a pouco, em Brasília, a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, dará detalhes da arrecadação no mês de janeiro.

Fonte: Sargento Andrade
Leia Mais ››

Caminhão da Banda Flor da Pele capota na Serra de Teixeira e deixa um morto


O caminhão da Banda Flor da Pele da cidade de Patos capotou na Serra de Teixeira na noite desta quinta-feira, dia 23. De acordo com a as primeiras informações, o mesário de som João Bosco Mendes de Morais, 49 anos, mais conhecido como João Caveira teria morrido no local do acidente e o motorista Amauri Chaves Brasil Falcão foi socorrido para o Hospital Regional de Patos. Relatos do motorista confirmam que o caminhão perdeu os freios em uma curva da Serra e capotou. Mesmo com a perna quebrada, Amaurí conseguiu subir o barranco onde o caminhão capotou e pedir ajuda. 

Duas pessoas estavam no caminhão na hora do acontecimento: João Caveira e o próprio motorista. O caminhão pertence ao empresário da Banda Flor da Pele, Jairo. 

O transporte estava sendo usado para os equipamentos de som e luz. João Caveira era bastante conhecido na cidade de Patos. O corpo da vítima será velado na Rua Irinel Joffily, Bairro Santo Antonio, próximo a Igreja do Santo Antonio, onde reside a sua mãe. 

Fonte: Mais Patos
Leia Mais ››

Comerciante fica ferido após capotar carro na BR 230 em Sousa na Paraíba

 

Um grave acidente foi registrado por volta das 16h desta sexta-feira (23), na BR 230, próximo a subestação de energia, aonde um veículo Fiat Strada conduzido pelo comerciante Francisco Silva Ludivico, conhecido também como “Pirita das Galinhas”, residente bairro da Estação em Sousa, 55 anos, seguia sentido Sousa a Cajazeiras, quando um caminhão de motorista não identificado veio a fechá-lo, momento que perdeu o controle do carro e capotou.

No sinistro o carro ficou bastante danificado, já Francisco Silva Ludivico sofreu várias escoriações pelo corpo, sendo socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sousa para o Hospital Regional.

Fonte: Sertão Informado
Leia Mais ››

HOMEM É PRESO ACUSADO DE AGREDIR A PRÓPRIA MÃE NA CIDADE DE ITAJÁ/RN


Italo Luiz Neto, 25 anos acusado

Na manhã de hoje 24 de fevereiro por volta das 09:00h foi preso acusado de agredir a própria mãe na Cidade de Itajá a pessoa de Itálo Luiz Neto, 25 de anos vulgo tetelo.
As informações dão conta que o filho chegou em casa sob efeito de álcool e após várias discuções agrediu a própria mãe a senhora Irene Iranete Dantas de 57 anos residente na rua Maria Inácia da Silva,S/N em Itajá, a mesma em conversa com nossa reportagem falou que já sofreu muito e que prefere que o mesmo fique preso para que a ela tenha um pouco mais de sossego.
O mesmo se encontra detido no CDP de Assu, os procedimentos serão feitos pelo eficiente delegado de Assu oc Dr. Marcelo Maceiras.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Grave acidente foi registrado na RN que liga a BR 226 ao povoado Cruz

Vítima que usava capacete


Por volta das 21:30h desta quinta-feira (23/02) um grave acidente foi registrado na RN que liga a BR 226 ao Povoado Cruz e deixou dois adolescentes gravemente feridos. Os garotos pilotavam uma moto quando bateram em alta velocidade num animal (jumento) que estava em cima da via. Um dos garotos que usava capacete teve várias escoriações e suspeitas de fraturas no braço esquerdo, mas estava consciente. O capacete partiu ao meio com o impacto.
O outro jovem não usava capacete e ficou desacordado com um grave ferimento na cabeça e após receber atendimento médico foi encaminhado as pressas para Natal.
O socorro foi prestado por uma equipe do Hospital Regional de Currais Novos.
As vítimas foram: JOÃO PEDRO DANTAS MEDEIROS DE 17 ANOS que pilotava a moto e MANOEL GOMES DA SILVA DE 16 ANOS, que viajava de passageiro e foi transferido para Natal.
Uma unidade do SAMUR na nossa região tem sido cada vez mais necessária, para atender casos graves como esse.
O animal morreu na hora com a violência da colisão.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Tentativa de suicídio foi registrada em Currais Novos


A Polícia Militar (Rocam) foi acionada pela central de rádio por volta das 00:20h desta sexta-feira (24/02) para atender uma ocorrência na Comunidade Cachoeira, zona rural de Currais Novos, em que, uma tentativa de suicídio estava sendo praticada numa residência. Os PMs se deslocaram rápido para o local e encontraram a jovem LENILDA RIBEIRO DA SILVA DE 31 ANOS desacordada na companhia da mãe com um fio de energia enrolado ao pescoço. Os PMs ajudaram a desenrolar o fio e como os sinais vitais estavam bons foi feita a condução para o Hospital Regional de Currais Novos no carro da empresa Sidys TV a Cabo que acompanhava a guarnição.
O médico que atendeu a jovem disse que ela não corre risco de morte e a deixou internada em observação.
No local foi encontrado latas de cerveja.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI E MAIS SETE GOVERNADORES SOLICITAM A PRESIDENTE DILMA PARA ENGAVETAR A PEC 300



Na semana que antecedeu o carnaval, no Rio de Janeiro, na presença da presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), ouviu um apelo de oito governadores para não pôr a PEC 300 na pauta de votação.

Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Eduardo Campos (PSB-PE), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Renato Casagrande (PSB-ES), Marcelo Déda (PT-SE) e Cid Gomes (PSB-CE) acreditam que isso detonará uma greve nacional.

Ocorre que a PEC tramita na Câmara desde 2008, assim como outros projetos que tratam do direito de greve de servidores públicos, inclusive os militares. E foi aprovada em primeira votação em 2010, quando recebeu apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), então presidente da Câmara, que deram legitimidade à reivindicação de um piso salarial unificado para todos os estados. Era véspera de eleição.

Mesmo com tantos governadores contrários à votação da PEC, é possível que ela volte à discussão na Câmara dos Deputados na próxima semana. O ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) e o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), interlocutores assumidos do movimento grevista dos policiais militares, se encarregarão de reacender o fogaréu. Há outros políticos envolvidos com o movimento.

Novamente, estamos em véspera eleitoral.

Fonte: Cabo Heronides
Leia Mais ››

Estruturação de precatórios no TJRN começa na segunda

A Corregedoria Nacional de Justiça dará início aos trabalhos de organização do setor de precatórios do Rio Grande do Norte (RN) na próxima semana. A partir de segunda-feira (27), a equipe de três servidores, coordenados pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional Agamenilde Dantas, estará no estado, para começar o trabalho que se estenderá até o mês de abril. A uniformização do setor de precatórios nos tribunais brasileiros está entre as prioridades da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, para este ano. Desde que o programa teve início no ano passado, seis cortes estaduais já foram atendidas.

Na primeira semana de atividades no Rio Grande do Norte, o grupo vai avaliar o funcionamento do setor no tribunal de justiça, mapear a quantidade de processos e de devedores e verificar o cumprimento da ordem cronológica de pagamento, conforme estabelece a resolução 115 do CNJ. “Também vamos nos reunir com a comissão instituída pela própria presidência do TJRN para apurar as irregularidades encontradas no setor. A ideia é traçar um diagnóstico da real situação dos precatórios no tribunal”, ressalta a juíza auxiliar.

Nesta etapa, os funcionários indicados pelo TJRN para integrar o comitê gestor de precatórios também passarão por uma capacitação. Segundo Agamenilde, o ideal é que a área seja composta por servidores efetivos do quadro, incluindo contadores e assessores jurídicos, para que seja garantida a continuidade do trabalho e a multiplicação do aprendizado. “Essas pessoas capacitadas futuramente funcionarão como multiplicadores auxiliando o trabalho de reestruturação em outros tribunais”, explica.

Um técnico da Corregedoria Nacional também vai avaliar o sistema de informática utilizado na gestão dos precatórios no TJRN, de forma a garantir que os credores e representantes legais possam acompanhar pela internet e de forma transparente o pagamento dos créditos conforme a ordem cronológica. “Pretendemos implantar no tribunal um modelo de gestão eficiente, de forma a sanar e evitar irregularidades no setor”, salienta Agamenilde Dantas.

Etapas – Concluídos o diagnóstico da situação da área no tribunal e a capacitação dos servidores, no período de 14 a 16 de março serão agendadas reuniões com representantes do estado e de municípios devedores, com o objetivo de regularizar o repasse de recursos destinados aos precatórios. Na última etapa do programa, que será realizada de 16 a 20 de abril, a Corregedoria Nacional e o TJRN promoverão uma semana de conciliação entre credores e devedores, para garantir o pagamento das dívidas e o cumprimento das decisões judiciais.

O programa da Corregedoria Nacional de Justiça, que já atendeu os tribunais de Justiça de Tocantins, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso, visa uniformizar os procedimentos de gestão de precatórios, para garantir o direito de credores que há anos aguardam o recebimento de créditos devidos pelo Poder Público. O trabalho busca assegurar o fluxograma dos pagamentos, respeitando a ordem cronológica, conforme determina a Emenda Constitucional 62 e a Resolução 115 do CNJ. Depois do Rio Grande do Norte, o próximo Tribunal de Justiça a ser atendido será o de São Paulo.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Forte dos Reis Magos aguarda reforma para recuperar brilho


A estrutura arquitetônica mais antiga da capital potiguar, o Forte dos Reis Magos, passará por uma vistoria no dia 6 de março, onde serão constatadas se as adequações contidas no projeto de reforma, avaliada em R$ 250 mil, são viáveis e se serão cumpridas no pós-reforma. O Ministério Público Estadual marcou a visita ao Forte visando, também, apurar o descaso com o monumento, que é patrimônio histórico-cultural da cidade do Natal. Antes da ida do promotor de justiça João Batista Machado à fortaleza, a reportagem Diário de Natal passeou pelos muros do castelo e conversou com guias e turistas que visitavam o local.

Paredes com os rebocos expostos, tufos de iluminação com fios escarpados e plataformas de madeira para acesso deterioradas são apenas algumas mazelas constatadas pelos visitantes assim que chegam ao local. Para o publicitário paulistano Marcelo Freitas, que viajava em companhia da esposa e visitava o local, o monumento é lindo e guarda consigo muitas histórias quepoderiam ser mais bem aproveitadas nas exposições fixadas nas salas da estrutura.

"É encantador vê-lo por fora refletindo a luz do sol e passear por dentro revivendo tempos passados. O trabalho dos guias é muito bom, mas podia ser mais bem incrementado se existissem mais artigos visuais, como armas, roupas de soldados e outros artigos. Até mesmo encenações históricas com atores poderiam ser organizadas em alguns cenários da fortaleza", sugere o turista.

João Pedrosa, aposentado de 60 anos, mostrou-se preocupado com a segurança e acessibilidade do local. "Não há como passear sem se preocupar com os acessos. Se torna um pouco difícil caminhar se a plataforma quer derrubar você", brinca. "Mas a aula de história que nós recebemos dos guias turísticos é compensadora", completa.

Em 1965, ano em que o monumento passou a ser administrado pela Fundação José Augusto, foi realizada a última grande reforma do Forte dos Reis Magos. Com o passar dos anos, as telhas estão deterioradas, algumas quebradas, o que gera infiltrações e aumentam os riscos de curto-circuito nas instalações elétricas. Geraldo Camilo, guia turístico da fortaleza, diz que a limpeza e remoção de ervas daninhas do local é feita pelos próprios guias, que se intercalam para manter a beleza do monumento.

Canhões e portões enferrujados saltam aos olhos a sensação de descaso e abandono do local e são muitas vezes alvo de questionamentos por parte dos visitantes. "Tem sempre aquele turista mais curioso, ou especialista no assunto, que pergunta por que o estado de preservação da estrutura é tão precário. O que nós dizemos é que tudo irá ser reformado ainda esse semestre para recuperar o espaço e os materiais", confessa o guia Geraldo Camilo.

Coordenador aguarda liberação de verbas

De acordo com o coordenador geral de museus do Rio Grande do Norte, Hélio Oliveira, o projeto de reestruturação do Forte dos Reis Magos já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e o estado só aguarda a liberação da verba concedida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibran) - orçada em torno de R$ 250 conforme o projeto de reforma. O dinheiro foi prometido para meados de março de 2012, após a abertura do orçamento do órgão. "Assim que a verba for liberada nós iremos proceder à reforma. Até a confecção da placa que coibirá o acesso ao Forte só pode ser feita após a liberação da verba, uma vez que consta nos laudos dos gastos", explica Hélio Oliveira.

Ainda segundo Hélio, as principais mudanças serão expressadas na parte física do monumento, como telhas, paredes, iluminação e acessos, detalhes que precisam ser bem detalhados, uma vez que o prédio não pode sofrer alterações na sua estrutura física. A modernização do Forte é outro ponto que será trabalhado, com a disposiçãode gravadores acompanhados de fones, onde um roteiro será definido, com mapas, para locomoção no prédio sem a necessidade de guias turísticos.

"É importante a figura do guia, mas precisamos modernizar as nossas estruturas e a nossa recepção. É uma tendência mundial que precisa ser adotada para receber ainda melhor o turista, principal público do museu. Da mesma forma, a população natalense e estudantes poderão ter mais conforto com um espaço moderno", reforça. A expectativa de duração da obra é de 90 dias, quando o Forte estará fechado para visitação ao público. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

BR 226 próximo a São Vicente está interditada em decorrência das fortes chuvas



Uma forte chuva interditou parte do trecho da BR 226 que liga Currais Novos a São Vicente. Segundo informações repassadas pela Rodoviária Federal, no km 203,5 desde as 16h00 de hoje, 21/04/11, a rodovia está totalmente interditada. 
A Polícia Rodoviária Federal encontra-se monitorando a situação e orientando o trânsito. O órgão rodoviário competente foi contatada, mas até o momento (17h00) não esteve no local.

A PRF sugere àqueles que se dirigem as cidades além do ponto de interdição, que tomem a rodovia estadual que passa por Cruzeta, seguindo até Caicó, e de lá tomar a RN 118 até Jucurutu.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Homicídio é registrado no município de Acarí nesta quinta-feira



Por volta das 19h00minh, desta quinta-feira (21/04) na comunidade "Marrocos" em Acari, José Juarez Galdino, 35 anos, assassinou com uma facada, Maciel Medeiros, 30 anos. O assassino já tem passagem por bater na esposa e agora se encontra detido da Delegacia de Acarí. A vítima morava na Rua Custódio Alves, no conjunto Terezinha Pereira e também já era conhecido pela polícia. Uma rixa antiga pode ter sido a causa da briga que terminou em morte. Os dois envolvidos estavam embriagados. Juarez (assassino) depois de desferir uma facada no peito da vítima ficou no local aguardando a chegada da Polícia.
O corpo da vítima foi levado ao Hospital Regional Dr. Odilon Guedes da Silva, onde o ITEP recolheu para realização da autópsia.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Adolescente inicia quebra-quebra no estacionamento do Hospital de C. Novos e é contido pela Polícia Militar

Policial com a pedra usada pelo o adolescente



Por volta das 11h30minh dessa terça-feira (22/04) no estacionamento do Hospital Padre João Maria, um adolescente de 17 anos aparentando está sobre efeito de droga iniciou um quebra-quebra dos veículos que estavam estacionados. Ele começou subindo em cima das motos e derrubando-as, sendo contido pelo o Policial e o segurança do Hospital. Depois de resolvido com as motos foi dado uma orientação para que o adolescente se retirasse do estacionamento.

Outro adolescente que o acompanhava conseguiu retirar o acusado do Hospital, mas sem motivo aparente, ele retornou e pegou uma pedra de aproximadamente 800 gramas e começou a atirá-la em dois veículos dos médicos que estavam estacionados, atingindo a lateral e o parablisa de um deles.

O policial de plantão voltou a detê-lo e solicitou reforço para encaminhar o mesmo para a delegacia, juntamente com o médico (vítima) para serem tomadas as providências cabíveis.

O irmão do acusado de 24 anos compareceu na delegacia, onde foi marcada uma audiência para tentar se chegar num acordo quanto ao serviço que terá de ser feito no veículo.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››

Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico em Santa Cruz

A Polícia Civil desencadeou no início da manhã desta sexta-feira (24), uma operação denominada “Pedras do Paraíso”, com objetivo de combate ao tráfico de drogas no município de Santa Cruz. Com um efetivo de 90 policiais, sob o comando do delegado José Carlos, diretor da polícia no interior, a ação continua em andamento e uma coletiva será concedida nesta tarde, às 15h, para divulgação do resultado.

Até o momento doze prisões e uma apreensão de adolescente foram realizadas.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Ex-policial e dois jovens morrem em homicídios na Zona Norte

A Zona Norte de Natal mais uma vez foi vítima da onda de homicídios que vem assustando os moradores no início de 2012. Entre a noite dessa quinta-feira (23) e a madrugada desta sexta-feira (24), três homicídios foram registrados pela Polícia Militar. O primeiro crime aconteceu por volta das 18h45, na Avenida Moema Tinôco, em Pajuçara, quando um ex-soldado da PM foi morto com vários disparos de pistola calibre ponto 40. Na ocasião, ele foi surpreendido por uma dupla não identificada, que chegou a um estabelecimento comercial e efetuou os disparos. A vítima trabalhava como vigia. Informações dão conta que os bandidos fugiram em uma motocicleta com destino ignorado. O ex-soldado ainda chegou a ser socorrido para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

O segundo crime também foi registrado em Pajuçara. Um jovem identificado como “Paulo”, foi morto com dois disparos de calibre 12 dentro de sua residência, por volta das 23h. De acordo com familiares, uma dupla invadiu a casa perguntando por um homem chamado por “Gordinho”, e encontrou o jovem na casa. Na ocasião, ele teria negado que fosse quem os bandidos procuravam, mas ainda assim foi surpreendido com os disparos, morrendo ainda no local.

Por fim, na madrugada desta sexta-feira (24), um jovem identificado como Alan Kardec Martins de Oliveira, 24 anos, foi morto em via pública, com três disparos de pistola no conjunto Parque das Dunas, por homens não identificados. 

Informações preliminares dão conta que a vítima tinha envolvimento com droga, o que indica a possibilidade do crime ter sido motivado por acerto de contas. O corpo foi removido para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), para a realização da necropsia. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Capotamento na BR-427 por pouco não termina em tragédia


No início da manhã desta sexta-feira (24), foi registrado um capotamento na BR-427, próximo ao trevo que dá acesso do açude Itans, no município de Caicó. De acordo com o radialista e blogueiro Rosivan Amaral, o condutor do veículo Fiat Uno de cor branca e placas de São João do Sabugi-RN, um homem dirigindo uma motocicleta teria trancado o seu veículo,  o que resultou na perda do controle e o capotamento por várias vezes.

Após o acidente, as vítimas Maria Iraci, Jarlene, Francisca Estelita Lucena e o motorista Genildo Paulo da Silva foram socorridas para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó. Apesar de todas as vítimas serem idosas, elas sofreram apenas ferimentos leves. 

A Polícia Rodoviária Federal se dirigiu ao local do acidente para fazer a realização dos procedimentos de praxe.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Rosalba assina decreto que regulamenta IMPORT-RN


O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe na edição desta sexta-feira (24) o Decreto que “regulamenta a Lei Estadual nº 9.592, que dispõe sobre o Plano de Apoio às Importações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário do Rio Grande do Norte (IMPORT-RN)”. De acordo com o documento, o “IMPORT-RN tem por objetivo assegurar o apoio, mediante concessão de financiamento, a empresas importadoras cuja atividade seja desenvolvida por meio da estrutura portuária ou aeroportuária do Rio Grande do Norte, sob a forma de contrato de mútuo de execução periódica, cuja operacionalização competirá à Instituição Financeira oficialmente credenciada pelo Estado do Rio Grande do Norte”.

A publicação informa que “poderá ser beneficiada com os incentivos do IMPORT-RN a empresa individual ou sociedade empresária que possua estabelecimento no Rio Grande do Norte e realize operações de importação” e acrescenta que “a empresa deverá exercer suas atividades beneficiadas pelo IMPORT-RN em estabelecimento destinado exclusivamente à realização de importação, de forma a manter registros contábeis e fiscais específicos para efeito de demonstração dos elementos que compõem os respectivos custos, receitas e resultados”.

A “escrituração das operações realizadas pela empresa beneficiada” será de competência do secretário de Estado da Tributação, José Airton. Além disso, será criada a Câmara de Gestão do IMPORT-RN, cuja presidência será exercida pelo representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Vale ressaltar que “a participação na Câmara de Gestão de que trata este Decreto não será remunerada, sendo considerada serviço público relevante”. 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Prefeito em exercício demite 30 diretores e vices de centros de educação infantil

Um total de 30 gestores de Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI's, 25 diretores e 5 vices, foram exonerados dos cargos em um dos primeiros atos administrativos do prefeito de Natal em exercício, Edivan Martins, que assumiu o Palácio Felipe Camarão devido à viagem da prefeita Micarla de Sousa e do vice-prefeito Paulinho Freire. A exoneração, que foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, bem como a substituição dos nomes por outros diretores, está sendo vista no meio educacional, como uma medida de perseguição política contra pessoas que não professam a linha partidária da prefeita Micarla de Sousa. Professores, gestores da rede municipal de ensino, Conselhos Escolares, além da comunidade, estão reagindo à medida da Prefeitura reclamando não terem sido ouvidos e pedindo eleições diretas de imediato para o cargo de diretor de CMEI.

No cargo desde 2008, os diretores foram exonerados sem nenhuma reunião ou comunicação prévia. O ato pegou a todos de surpresa nas vésperas do carnaval, com data e circunstâncias, segundo os gestores, estrategicamente planejadas para dificultar qualquer tipo de reação da população. Eles souberam da exoneração quando leram o Diário Oficial ou foram avisados por alguém. Anteontem, vários representantes de pais de alunos e membros das comunidades, onde os CMEIS estão inseridos, fizeram um protesto durante a XIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal (JENAT). Eles tentaram falar na abertura do evento para pedir explicações ao secretário de Educação, Walter Fonseca, para as exonerações, mas foram impedidos pela organização.

Ontem, os gestores exonerados apenas compareceram às escolas para pegar seus pertences e se despedir dos colegas e da comunidade. A reportagem do Diário de Natal procurou alguns deles para saber o que teria motivado as exonerações em massa, mas a grande maioria não quis falar, alegando temer mais perseguição política. Apenas a pedagoga Ivana Maria deLucena Silva, que dirigia o CMEI Saturnina Alves de Lucena, no bairro de Cidade Nova, falou. Ela disse que foi comunicada da exoneração por uma amiga que viu a relação no Diário Oficial. "Até agora estou perplexa, estou querendo saber o motivo. Fui escolhida por um processo seletivo, não foi apadrinhamento. Estão falando em motivação política. Se foi isso, realmente nunca assumi nenhuma postura político partidária porque o voto é livre e secreto e não tenho obrigação de revelá-lo a ninguém e não será agora que vai ser diferente", disse Ivana. 

Mandato havia sido prorrogado até 2013

Os CMEI's foram criados em Natal no ano de 2008 e os gestores foram admitidos através de um processo seletivo entre os já concursados que considerava, principalmente, a experiência e competência desses profissionais na área da educação infantil. Eles tiveram que apresentar uma proposta de gestão, com currículo e se submetido a uma entrevista, comprovando experiência em educação infantil. Com relação ao mandato desses gestores, há discordâncias. O secretário Municipal de Educação, Walter Fonseca diz que terminou em 30 de dezembro de 2011, já os diretores e SINTE/RN dizem que o mandato terminou em 2010 mas foi publicada prorrogação até 2013.

Pertencentes ao quadro do município, eles foram pioneiros dos primeiros CMEIs que vieram da Ativa e do MEIOS, fazendo parte da equipe que estava organizando um documento para garantir eleições diretas para gestor de Centro Infantil.

Mas, segundo informa a presidente do SINTE/RN, Fátima Cardoso, a eleição foi negada pela Secretaria de Educação e até agora não foi apresentada nenhuma solução. Desde 1997 existem eleições diretas para diretor na rede municipal de ensino fundamental, mas no ensino infantil falta uma legislação específica.

A Lei nº 058 de 2004 que rege o pessoal do quadro do ensino fundamental I, II e EJA oficializou as eleições diretas, mas isso está ausente na educação infantil que é regida pela Lei 114 de 2010. 

"Eu preciso desses cargos", disse secretário aos diretores

"Eu preciso desses cargos. A prefeita precisou da sua vaga". Assim teria explicado o secretário Walter Fonseca, ao ser indagado por gestores, sobre o que teria motivado as exonerações em massa. A declaração está publicada em uma carta aberta à população de Natal no blog @XoInseto. Já alguns pais de alunos que pediram para não ser identificados, teriam ouvido do secretário Walter Fonseca, em reunião fechada com a presença de representantes do Sinte, que o motivo das exonerações seria o fato de que esses gestores não mantinham diálogo com a Secretaria de Educação. Ao falar sobre o protesto de pais e mães de uma creche de Cidade Nova, realizado durante a Jornada, o Secretário Walter Fonseca, ainda teria declarado a uma rede de televisão, segundo o blog #rnblogprog, que "muitos gestores deixam de dirigir a escola e passam a ser motivadores de comunidade. E não queremos esse tipo de gestor, queremos um diretor de escola".

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN), Fátima Cardoso, aconclusão é obvia: a Prefeitura de Natal pretende transformar os CEMEI's em comitês eleitorais. "A prefeita está tomando seu próprio caminho e para isso está se utilizando dos cargos de diretor de Centros Infantis para colocar pessoas ou apadrinhados políticos que leem na sua cartilha política. Mas esses profissionais retirados do cargo são pessoas idôneas, comprometidos com a escola e com a comunidade e acostumados a tirar dinheiro do próprio bolso para suprir alguma necessidade básica da escola. Eles foram preparados para o cargo, se submeteram a processo seletivo e pensam e estudam o tempo todo sobre a educação infantil", disse a presidente do SINTE.

Entrevistado pela reportagem do Diário de Natal, Walter Fonseca disse que essa foi uma decisão do secretário com base em critérios de avaliação do gestor e porque o mandato deles havia encerrado em 30 de dezembro do ano passado. "Como podemos substituir os diretores a qualquer tempo porque não existe eleição direta no ensino infantil, resolvemos colocar gestores mais integrados com a secretaria, escolas e comunidades, transferindo inclusive os mais experientes para unidades mais problemáticas", declarou o secretário.

CMEIS afetados

1. Moema Tinoco

2. Wilma Maia

3. Wilma Dutra

4. Galdino Guimarães

5. Maria Ilka

6. Saturnina Alves

7. Claudete Maciel

8. Maria Abigail

9. Clara Camarão

10. Francisca Anastácia de Souto

11. Fátima Medeiros de Araújo

12. Maria Nazaré

13. Bom Samaritano

14. Maria Eulália

15. Padre Sabino Gentile

16. Amor de Mãe

17. José Alves Sobrinho

18. Moema Tinoco

19. Elizabeth Teotônio

20. Kátia Fagundes

21. Donivaldo Monte

22. Libânia Medeiros

23. Telva Capistrano

24. Cláudia Oliveira

25. Maria Cleonice Pontes 

Fonte: DN
Leia Mais ››

Estados e municípios que não reajustaram piso do magistério terão que pagar retroativo

Brasília – Mais um ano letivo começou e permanece o impasse em torno da Lei do Piso Nacional do Magistério. Pela legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deveria ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção.

Apesar de o texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), governadores e prefeitos justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012. De acordo com o MEC, o valor será divulgado em breve e estados e municípios que ainda não reajustaram o piso deverão pagar os valores devidos aos professores retroativos a janeiro.

O texto da legislação determina que a atualização do piso deverá ser calculada utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundeb. As previsões para 2012 apontam que o aumento no fundo deverá ser em torno de 21% em comparação a 2011. O MEC espera a consolidação dos dados do Tesouro Nacional para fechar um número exato, mas em anos anteriores não houve grandes variações entre as estimativas e os dados consolidados.

“Criou-se uma cultura pelo MEC de divulgar o valor do piso para cada ano e isso é importante. Mas os governadores não podem usar isso como argumento para não pagar. Eles estão criando um passivo porque já devem dois meses de piso e não se mexeram para acertar as contas”, reclama o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março. O objetivo é cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Se confirmado o índice de 21%, o valor a ser pago em 2012 será em torno de R$ 1.430. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei para alterar o parâmetro de reajuste do piso que teria como base a variação da inflação. Por esse critério, o aumento em 2012 seria em torno de 7%, abaixo dos 21% previstos. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

“Os governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis, aos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimento na educação”, cobra Leão.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Caririaçu-CE: Família abandona casa no sítio por conta de pedras que vem do além


Uma família inteira abandonou uma casinha de taipa na qual moravam no Sítio Umari, distante 5 km do centro de Caririaçu, por conta de um misterioso apedrejamento. O caso está envolto em mistério, principalmente porque a casa fica em um lugar de difícil acesso e com um único vizinho que só aparece no local aos finais de semana. A situação já foi comunicada na Delegacia de Caririaçu e policiais foram lá, mas não viram nada anormal a não ser a destruição.

Seriam vândalos ou algo do além? O que se sabe é que o simples imóvel foi apedrejado durante a noite destruindo o teto enquanto os cachorros latiam. Três pessoas circularam nos arredores da casa, mas não encontraram ninguém. O dono do imóvel é o agricultor e deficiente visual Francisco Vieira de Souza, de 67 anos, o Chicuta de Odílio, e ali mora com a esposa Maria Palmeira Vieira, de 55 anos, a Dona Nina, e um filho Damião Palmeira Vieira, de 25 anos.


Eles abandonaram a casa após muitos dias sofrendo com a situação sem uma explicação plausível e já estão morando em outro casebre no Sítio Caboclo. O radialista Pedro de Abílio, colaborador do Site Miséria em Caririaçu, foi na casa anterior e disse ter ficado impressionado com a destruição como telhado, portas e guarda-roupa quebrados, além de outros danos materiais. Segundo Damião, seu pai adoeceu por causa dos sucessivos apedrejamentos e o fato de ter que se mudar.


Fonte: Portal Miséria
Leia Mais ››

Cascavel - CE - Bandido mata dona de casa


A dona de casa Solange Maria Ribeiro, 49, foi assassinada, a tiros, na manhã de ontem, quando trabalhava em um sítio, na localidade de Tujucuçu II, em Cascavel (64Km de Fortaleza). Há mais de um mês, ela foi ameaçada de morte por José Rubens Pereira Ferreira Filho, o ´Rubinho´, um foragido da Justiça.

As ameaças de morte surgiram quando ´Rubinho´, que é acusado de vários assaltos e homicídios, foi à localidade e efetuou disparos. No dia 13 de janeiro deste ano, ele tentou destelhar a casa de Solange Ribeiro por achar que ela chamou a Polícia. Na última sexta-feira, antes do Carnaval, o bandido retornou à comunidade e disse que mataria três pessoas. Uma delas seria a dona de casa.

A outra pessoa ameaçada é o agricultor José Eudes da Silva, casado com uma tia do acusado. O nome do terceiro ameaçado não foi revelado. Solange Ribeiro chegou a registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra ´Rubinho´, por ter destruído cerca de 50 telhas da casa dela.

Solange foi atingida por três tiros na cabeça e um no ombro, segundo constatou a Perícia. No momento do crime, ela lavava louça. Após atirar, ´Rubinho´ correu, subiu em uma motocicleta e fugiu. Ele ainda gritou afirmando que voltaria e mataria as outras duas pessoas e quem tentasse impedi-lo.

´Rubinho´ é acusado de vários assaltos contra estabelecimentos comerciais localizados em Cascavel e cidades vizinhas. Também é suspeito de ter assassinado vários inimigos na região.

Fonte: Diário do Nordeste
Leia Mais ››

Mulher é torturada,amarrada e jogada em açude,pouco tempo depois polícia prende acusado


Na manhã desta quarta-feira(22), por volta das 10h, o Delegado Regional João Joaldo tomou conhecimento sobre homicídio ocorrido na cidade de Remígio-PB, e que o corpo da senhora Lucinete Pereira de Medeiros, de 25 anos de idade,havia sido encontrada dentro das águas, estrangulada por uma corda, dentro de um barreiro próximo ao Alto da Colina, na cidade de Remígio-PB.
A perícia e IML foram acionados. No local foi constatado que a vítima foi agredido por diversos socos e estrangulada e lançada dentro do referido barreiro.
Durante a tarde, diligências efetuadas pelo Delegado Regional João Joaldo, o Soldado PM Leandro e o Delegado de Remígio Lamartine Lacerda, foi identificado o suspeito Cosme dos Anjos, mais conhecido por “Bai’”, que foi preso no local de trabalho, ante as evidências encontradas na investigação.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioC6br9FD8-_6e5MYrVgZo3p_XvF6ORvArz_ppk-WZpV7A13ebjI4sxg2PiGfcyA0kR8HZ6ULLYstKTepuWB01B5c-_sS-NSN2qqYhop0qO6CZEsj2pIPEN2dTKy6lWh9OrFLEeL14nGk/s1600/SR3.JPG

No local foi verificado rastros de um veículo, que ao ser comparado com os pneus do carro Gol do suspeito, eram semelhantes, além de ser encontrado na casa da companheira dele, vestígios de barro idênticos aos encontrados no local do fato e nos pneus do veículo do suspeito.

Entretanto, o suspeito entrou em contradição em todo o seu interrogatório. Na delegacia de Remígio, o acusado negou sua participação no crime, mas depois confessou na presença de seu advogado, esclarecendo as circunstâncias e os motivos do crime, pois segundo o acusado a vítima havia o ameaçado de morte.
O acusado foi submetido a exame de corpo de delito no IML de Campina Grande e recolhido na cadeia pública de Remígio, ficando à disposição da Justiça.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Mais um homossexual é assassinado em Patos.


Após um carnaval tranquilo, um homicídio é registrado na noite desta quarta-feira, dia 22, em Patos.
O crime aconteceu por volta das 20h30minh na Comunidade Vila Santo Antônio no Bairro Placas. 

De acordo com informações de um popular que estava no local, a vítima se chamava Pedro Neto, idade não revelada, já que estava sem nenhum documento de identificação, morava no Bairro do Morro e era homossexual. 


A vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo, um na boca e dois nas costas.
A Delegada de plantão Daniela Quirino esteve no local fazendo os procedimentos de praxe.
A Polícia ainda não tem conhecimento da autoria do crime e nem o que o motivou, mas está realizando diligências na tentativa da identificação.

Fonte: Mais Patos
Leia Mais ››

SEIS SOLDADOS DO RONDA SÃO EXPULSOS APÓS USAREM VIATURA HILUX PARA PRATICAR "RACHA".



Seis soldados do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão) foram expulsos, ontem, dos quadros da Polícia Militar do Estado do Ceará, por determinação expressa do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco José Bezerra; e pelo comandante-geral da Corporação, coronel Werisleik Ponte Matias. Os seis são acusados de terem praticado um ´pega´ com três viaturas do Ronda.

Segundo o porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, o fato ficou comprovado em uma investigação interna feita pela Corporação a partir da denúncia do fato. Os nomes dos seis militares não foram divulgados pelo Comando.

Segundo as investigações internas da PM, realizadas através de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), antecedido por uma sindicância, os seis PMs resolveram ´se divertir´ com as viaturas da Polícia quando do encerramento do turno de trabalho, por volta de 6 horas da manhã, em fevereiro de 2011.

Provas

Os militares decidiram fazer um ´pega´ com as três Hilux em plena Rua das Camélias, no bairro Jangurussu. O ato indisciplinado foi provado através das câmeras dos próprios veículos e do monitoramento do Ronda, inclusive, com os mecanismos que fiscalizam a velocidade dos veículos. "Restou provado que os seis soldados, todos com menos de dez anos na Corporação, agiram de forma incompatível como o decoro da classe", disse o porta-voz do Comando-Geral.

Determinação

Segundo Albano, tão logo tomou conhecimento do fato, o comandante-geral determinou uma apuração rigorosa, seguindo as diretrizes do secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, de não tolerância aos desvios de conduta na Corporação.

Com a publicação do ato de exclusão no Boletim do Comando Geral (BCG), edição de ontem, os seis soldados perderam definitivamente o cargo e já não integram mais as fileiras da instituição militar.

No começo deste mês, outros 189 soldados do Ronda do Quarteirão foram também excluídos da tropa depois que a Justiça cassou a liminar impetrada por eles após terem sido reprovados no concurso para o cargo.

Fonte: DN
Leia Mais ››