quarta-feira, outubro 20, 2021

BOLSONARO DESEMBARCA EM MOSSORÓ DE SURPRESA

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em Mossoró, no Oeste potiguar, e causou aglomeração nesta quarta-feira (20). 


Bolsonaro desembarca em Mossoró e causa aglomeração. Foto: Reprodução/Twitter


O mandatário segue para Russas, no Ceará, para anúncio da licitação de continuação das obras do trecho III do Eixo Norte da Transposição do São Francisco. A parada na cidade potiguar não estava prevista na agenda oficial.


Na cidade do Oeste potiguar, Bolsonaro foi recebido por um grupo de apoiadores que o saudaram com gritos de “mito”. Ele desembarcou no Aeroporto Municipal de Mossoró Dix-Sept Rosado, por volta das 9h, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. De lá, ele partiu para o compromisso oficial a bordo de um helicóptero. 

O presidente cumprimentou e tirou fotos com pessoas que estavam na entrada do terminal aéreo.


Fonte: Passando na Hora

Leia Mais ››

Sael Melo, prefeito de Porto do Mangue/RN, é afastado do cargo pela segunda vez



A Justiça do Rio Grande do Norte, através do Desembargador Cornélio Alves, determinou nesta quarta-feira(20/10), novo afastamento do prefeito da cidade de Porto do Mangue/RN(na região da Costa Branca), Hipoliton Sael Holanda Melo(MDB).  Além dele, também foi afastado o Gerente Contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto. 


A decisão judicial é desdobramento da Operação Terceiro Mandamento, do Ministério Público do RN.


Em 18 de junho Sael Melo já tinha sido afastado do cargo, retornando em 18 de setembro, 90 dias após a primeira decisão.


Ele será substituído pelo vice Francisco Antônio Faustino(PROS), que assumirá novamente o cargo de prefeito interino, desta vez pelo prazo de 60 dias. 


Trecho da decisão do Desembargador CORNÉLIO ALVES,  Relator do Processo nº 0806662-80.2021.8.20.0000: 


EXERÇO O JUÍZO DE RECONSIDERAÇÃO e novamente DECRETO as seguintes medidas cautelares:


a) Afastamento do investigado Hipoliton Sael Holanda Melo do Cargo de Prefeito do Município de Porto do Mangue/RN;


b) Afastamento do investigado Elizeu Dantas de Melo Neto do cargo de Gerente Contábil do Município de Porto do Mangue/RN;


c) Proibição de entrada ou permanência, ainda que para visitação, nas dependências da sede do Poder Executivo Municipal de Porto do Mangue, bem como quaisquer órgãos ou secretarias municipais situadas em prédios diversos;


Após o prazo de 60 (sessenta) diasserá realizado novo juízo sobre a necessidade e adequação.


Fonte: Portal Fatos do RN

Leia Mais ››

Polícia Civil detalha operação que terminou com a morte de dois irmãos da prefeita de João Dias (RN)

A Polícia Civil detalhou nesta quarta-feira (20) a operação que terminou com a morte de dois irmãos da prefeita de João Dias, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Denominada 'Sinaloa', a operação aconteceu nas cidades de Vitória da Conquista e Barras, interior do estado da Bahia, em combate ao tráfico de drogas.


No local onde eles estavam foram apreendidos um veículo de luxo, duas pistolas e munições — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Os policiais foram a zona rural do município de Barras para cumprir mandados de prisão preventiva contra Deusamor Jácome de Oliveira e Leidjan Jácome de Oliveira pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa.


De acordo com a Polícia Civil, no momento em que as equipes chegaram ao local os suspeitos atiraram nos policiais e houve confronto. Os dois irmão foram atingidos, socorridos ao hospital, mas não resistiram e morreram.


No local onde eles estavam foram apreendidos um veículo de luxo, duas pistolas e munições. Ainda segundo informações da Polícia Civil, os suspeitos são apontados como os principais fornecedores de drogas no Nordeste, chegando a comercializar, durante os meses de investigação, mais de R$ 30 milhões em maconha. Além disso, a dupla atuava como uma empresa, com divisões de tarefas e filiais dentro e fora do país.


Armas encontrados no local onde estavam os irmãos Deusamor e Leidjan Jácome de Oliveira, — Foto: Polícia Civil


Também nesta terça (19) outro irmão da prefeita de João Dias foi preso na operação. Romeu Jácome de Oliveira, de 35 anos, foi detido dentro de um shopping. Em seu desfavor existia um mandado de prisão em aberto por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.


Outras prisões

Em junho deste ano Samuel Jácome de Oliveira, também irmão da prefeita de João Dias, foi preso pela polícia em Aracaju.


Os suspeitos também são filhos do atual presidente da Câmara de Vereadores de João Dias, Laete Jácome (PP) - apontado pela polícia como líder do grupo - e irmãos da vereadora Damares Jácome.


Laete Jácome foi preso em flagrante, dentro de casa, em outubro de 2020, junto com outras seis pessoas. No imóvel, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, foram encontradas armas e munições.


As armas eram: duas espingardas calibre 12 com 100 munições do mesmo calibre, dois rifles calibre 38 com 103 munições, e três pistolas calibre 380, com 80 munições. Também foram encontrados R$ 15.535 em dinheiro.


A própria prefeita, então candidata a vice, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça e ficou foragida, na época, por suposto envolvimento em grupo responsável por receptação posse ilegal de arma de fogo, mas está em liberdade por decisão da Justiça. Ela foi eleita como vice, mas assumiu o comando do município após a renúncia do prefeito eleito, Marcelo Oliveira, em julho deste ano. Nesta quarta (20) ela decretou luto oficial de três dias na cidade.


João Dias é um dos menores municípios do Rio Grande do Norte e tem uma população estimada em 2.653 pessoas, pelo IBGE. Ainda de acordo com o órgão, em 2019, apenas 7,4% tinha alguma ocupação e o salário médio era de 1,7 salário mínimo.


Operação


A operação Sinaloa contou com a integração de diversos órgãos de segurança: Polícias Civis da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária no RN e em AL, além do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).


O nome da operação faz referência à cidade de Sinaloa, localizada no oeste do México, utilizada como ponto estratégico de atuação do cartel para a prática do tráfico de drogas, comercializando para dentro e fora do país.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, ou por meio do Disque DEICOR, no número: (84) 3232-2862, além do aplicativo WhatsApp: (84) 98135-6796.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Operação 'Comandos' da Polícia Civil prende 9 suspeitos de envolvimento com facção criminosa no RN

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Rodoviária Federal prendeu nove pessoas na manhã desta quarta-feira (20) no Rio Grande do Norte. As investigações da operação "Comando" foram realizadas por Mossoró, mas também resultaram em prisões em Natal.


Operação da Polícia Civil com apoio da PRF prendeu nove pessoas em Mossoró e Natal. — Foto: PC/Divulgação


Ao todo, a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) tinha objetivo de cumprir 44 mandados de prisão e de busca e apreensão. Os alvos são pessoas envolvidas com uma facção criminosa.


Durante as diligências, foram detidos nove suspeitos, em decorrência de mandados de prisão preventiva. Três deles já estavam no sistema penitenciário e receberam nova voz de prisão. Pelo menos outros 15 alvos seguem foragidos, de acordo com o delegado responsável pela investigação.


Drogas apreendidas durante a operação 'Comandos' em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: PCRN/Divulgação


"Dessa investigação, de 26 que têm mandado de prisão, 90% já têm passagem pela polícia por roubo, tráfico de drogas, alguns homicídios, posse de drogas para consumo pessoal. Todos são envolvidos nesses tipos de crime", afirmou o delegado Alex Wagner. Três dos presos, estavam em Natal.


Na ação, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, uma arma de fogo calibre 32 municiada e 10 quilos de maconha.


Os suspeitos foram conduzidos à delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


Arma apreendida durante operação "Comandos" da Polícia Civil no RN — Foto: PCRN/Divulgação


A investigação foi iniciada no ano passado para apurar a atuação da facção criminosa no bairro Belo Horizonte, em Mossoró. Segundo a Polícia Civil, o grupo seria responsável por comandar o tráfico de drogas na região. Entre os integrantes, há suspeitos de homicídios.


A polícia ainda recebeu informação de que pessoas estavam sendo expulsas de suas casas pelos criminosos. A operação contou com a ação de 70 policiais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

64% dos internados por Covid no RN têm menos de 60 anos e não se vacinaram, diz Sesap

Um monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) indicou que 64% das pessoas que foram internadas por Covid no mês de outubro em hospitais no Rio Grande do Norte não estavam vacinadas contra a doença e não eram idosos.


Internados no RN tinha menos de 60 anos e não estavam vacinados — Foto: Sandro Menezes


De acordo com a pasta, que divulgou os dados nesta quarta-feira (20), dos 164 pacientes internados que foram analisados neste período, 108 eram não vacinados. Esses casos já foram finalizados - seja por alta médica ou óbito.


De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Maia, o dado mostra a importância da vacinação em massa no estado.

Ela explica ainda que a chegada a da variante delta no Rio Grande do Norte a partir de agosto de 2021 reforça ainda mais a necessidade de imunizar a população com o esquema vacinal completo.


"Já temos a variante delta sendo predominante no estado e, apesar da transmissibilidade desta variante, nós temos a clareza de que a vacinação vai sim nos proteger. Por isso, é fundamental reforçarmos a importância de se completar o esquema vacinal, além da procura pela dose de reforço pelas pessoas dos grupos prioritários”, disse Kelly.



O estado soma atualmente 173 amostras positivas para variante delta, que estão distribuídas em 30 municípios. O sequenciamento genômico é feito pela Fiocruz, o que atrasa o resultado da variante identificada.


De acordo com a Sesap, já é possível dizer que a delta é a variante predominante no estado, deslocando a gama, que até então tinha essa prevalência.


Diante disso a Secretaria mantém seu trabalho de vigilância das síndromes respiratórias, sendo o diagnóstico laboratorial e o conhecimento da circulação dos vírus respiratórios fundamentais para o desenvolvimento destas atividades.


Além disso, reforça a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, principalmente o uso de máscara e álcool gel, além da vacinação em seu esquema completo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 371.278 casos confirmados e 7.368 mortes por Covid

 O Rio Grande do Norte registrou 371.278 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. São 7.368 mortes provocadas pela doença no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (20) também destaca que outros 1.323 óbitos estão sob investigação.


A Sesap notificou 107 novos casos da doença nas últimas 24 horas.


O RN tem ainda 179.554 casos suspeitos e 748.311 casos descartados de Covid.


Atualmente, 146 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 114 na rede pública e 32 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 66 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 34,5% na rede pública; com 20 internados, a rede privada tem 13% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

371.278 casos confirmados

7.368 mortes

179.554 casos suspeitos

748.311 casos descartados


RN tem 371.278 casos confirmados de Covid — Foto: Anastácia Vaz/UFRN


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério Público pede na Justiça volta das aulas presenciais nas escolas públicas de Mossoró

Escola municipal de Mossoró (Arquivo) — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca

O Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com uma ação na Justiça pedindo que a Prefeitura de Mossoró seja obrigada a retomar as aulas presenciais nas escolas públicas do município.


De acordo com o órgão, os estudantes da segunda maior cidade potiguar estão apenas com aulas na modalidade virtual, com previsão de que o ano letivo de 2021 termine sem o retorno presencial.


Procurada pelo g1, a prefeitura de Mossoró disse que não foi notificada da ação. "O município mantém contato direto com a instituição, prestando as informações e esclarecimentos necessários sobre a atual situação das escolas e unidades de educação infantil do município; transporte escolar e demais aspectos que envolvam o retorno das atividades escolares presenciais".


A prefeitura ainda diz que mantém diálogo constante com o MP e outros órgãos ligados à educação e que tem apresentado "de forma transparente as ações realizadas na área da educação ao longo de 2021 para o retorno presencial das aulas, de forma segura e planejada".


Ação do MP

Entre os pedidos feitos à Justiça O MP pede que até o final de outubro o município seja obrigado a implantar o sistema presencial em pelo menos 50% das escolas. E, até o final de novembro, ter pelo menos 70% da rede com ensino presencial.


Além disso, o pedido pede que o município seja obrigado a iniciar o ano letivo de 2022 com 100% das escolas no sistema presencial, exceto se as condições sanitárias da pandemia por covid-19 não permitirem.


Na ação, o MP enfatizou que o Brasil está retomando as aulas presenciais e, acompanhando essa tendência, o Rio Grande do Norte restabeleceu as atividades em suas unidades de ensino. A rede pública estadual está trabalhando no formato presencial com 100% dos alunos desde o último dia 4 de outubro, sendo acompanhado pela maioria dos municípios potiguares.


Ao todo, 117 cidades já chamaram de volta seus alunos. As escolas privadas, por sua vez, também ampliaram o presencial e passaram para o modelo híbrido, com a transmissão de aulas via internet.


"Contrário a todo a esse movimento de abertura, porém, o Município de Mossoró decidiu manter seus alunos nas salas virtuais até o final do ano letivo de 2021, como se a pandemia ainda estivesse em grau elevado de contaminação e demandasse cuidados extremos", informou o MP.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Não há necessidade de novas medidas restritivas no RN', diz pesquisador sobre aumento de casos de Covid em 31 cidades

"Não há necessidade de medidas restritivas além das que existem hoje no Rio Grande do Norte, como o uso de máscara", afirmou o professor Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Ricardo Valentim, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Arquivo) — Foto: Arthur Barbalho


A declaração foi dada sobre a piora da situação da pandemia em 31 cidades potiguares, apontada em relatório da Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (19). Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, o pesquisador também rejeitou a necessidade de suspensão de aulas.


De acordo com ele, o aumento pontual de casos é natural, por causa da flexibilização das medidas restritivas e retomada dos eventos e atividades como o turismo. Apesar disso, considerou que a situação é muito mais tranquila que no início de 2021, quando ainda não havia vacinação da população.


"Esses municípios não estão repercutindo, nesse momento, no aumento de internações e óbitos no estado", pontuou.


É o caso de Senador Elói de Souza, que decretou isolamento social e suspensão de eventos após registrar dois casos da variante delta.


Atualmente, o estado tem menos de 200 leitos de UTI voltados para pacientes com covid-19, enquanto em maio havia mais de 430 e fila de espera. A taxa de ocupação estava em 36% na manhã desta quarta-feira (20).



O professor que coordena as equipes que criaram e administram sistemas como o RN + Vacina e o Regula RN, usados no estado para gerir dados da vacinação e da internação de pacientes com covid-19, ressaltou que o RN registra atualmente cerca de 3,5 casos por 100 mil habitantes, enquanto o país de Portugal, que já vacinou um percentual maior da população, registra taxa acima de 6.


Vacinação

Por outro lado, o professor considerou que a preocupação das autoridades deve ser a vacinação da população, especialmente a que ainda não voltou para tomar a segunda dose e os idosos que não tomaram dose de reforço.


O estado tem 190 mil pessoas que não voltaram dentro do prazo para tomar a segunda dose do imunizante.


"A gente tem que se preocupar com esse público que não foi tomar a segunda dose. A maior letalidade está entre idosos que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. Mais de 70% das pessoas internadas são esses idosos, principalmente os que estão acima dos 80 anos", pontuou.


Para ele, qualquer medida imposta no momento, deve ter foco no incentivo à vacinação, como o caso do passaporte da vacina.


"Logo breve, quando a gente alcançar 70%, 80% da população adulta com as duas doses, o estado terá que rever essa questão da obrigatoriedade da máscara, de forma responsável, primeiro em ambientes abertos. E quem quiser, não se sentir à vontade, vai poder continuar usando máscara", considerou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil tem média abaixo de 400 óbitos por Covid pelo nono dia seguido

O Brasil registrou nesta quarta-feira (20) 401 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 604.303 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 380 -- abaixo da marca de 400 pelo 9º dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -13% e aponta estabilidade.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/G1


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quinta (14): 334

Sexta (15): 319

Sábado (16): 331

Domingo (17): 325

Segunda (18): 322

Terça (19): 351

Quarta (20): 380

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.



Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.680.272 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 15.729 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi 11.933 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -22% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica queda nos diagnósticos.


Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher que pega comida em caminhão de lixo diz recolher carne 'verde' para comer em caçamba cheia de sujeira e lama

São quase 9 horas desta quarta-feira (20), e a desempregada Jocasta Batista, de 31 anos, espera ansiosamente o caminhão de lixo chegar aos fundos de um complexo comercial na rua Bento Albuquerque, no Bairro Cocó, em Fortaleza. Ela depende do lixo para poder sobreviver e alimentar três filhas (de três, sete e 12 anos).


Jocasta é uma das pessoas que aparecem em um vídeo que viralizou nas redes sociais mostrando um grupo revirando a caçamba de um caminhão de lixo para conseguir comida, ao lado de um supermercado no Bairro Cocó, área nobre de Fortaleza, no dia 28 de setembro. A imagem gravada por um motorista de aplicativo foi compartilhada nas redes sociais no domingo (17).


"Eu pego banana, fruta e carne verde. Eu escaldo, eu como e minhas filhas comem. Danone vencido também", relata.

A mulher está desempregada. Ela trabalhava como encarregada de serviços gerais e como doméstica e diz que, se tivesse oportunidade, não teria a necessidade de mexer no lixo para sobreviver. Sobre a coleta no lixo, Jocasta afirma que tem de ser rápida para não prejudicar os lixeiros e o motorista do caminhão.



“Quando o caminhão chega ,eles pegam o camburão rápido. Temos que ser ligeiros para pegar. Quando eles jogam nós temos que correr pra dentro da caçamba que é cheia de lama e suja. Tem que ser bem rápido para conseguir pegar. Se não for daí, minhas filhas não terão o que comer”, relata.


'O que os ricos comem também comemos. Só que estragado'

A cuidadora de idosos, Maria de Lourdes da Silva, 43 anos, também depende do lixo para sobreviver. Ao lado do marido e zelador, Francisco Antônio Dimas, 38 anos, visita o local todos os dias. O amigo Francisco Antônio da Silva, 53 anos, sempre fica por perto.


O casal Maria de Lourdes e Francisco Dimas, que também aparece no vídeo buscando comida no caminhão, e Francisco Antônio da Silva — Foto: Gioras Xerez/Sistema Verdes Mares


Antes da pandemia, Maria de Lourdes trabalhava como cuidadora de idosos e relata que não faltava emprego. “Eu fiz um curso para cuidar de idosos, mas trabalhava em outras coisas. Nunca faltava nada. Agora sou recicladora. Por conta das dificuldades, agora, tenho que ficar nesta situação. Pegar o que se encontra vencido no lixo”, conta.


O marido Francisco Antônio Dimas trabalhava em uma empresa e durante a pandemia foi demitido. Sobre a cena que repercutiu nas redes sociais, ele comenta com bom humor.


“Tudo que os ricos comem nós também comemos. Só que estragados. Todo mundo se alimenta aqui na maioria das vezes do que sai dos sacos do lixo daqui”, fala apontando para o local onde o caminhão costuma estacionar.

Manhã improdutiva

Na manhã desta quarta, Maria de Lourdes estava preocupada. Ela diz que o caminhão passou muito cedo e não deu para aproveitar o dia. “O dia hoje não foi produtivo para a gente. Perdemos o caminhão. Chegamos aqui pouco antes das 7h da manhã e ele passou 5h. Agora não sabemos como vai ser o nosso dia. O que temos agora aqui é o que gente conseguiu no caminhão da tarde de segunda-feira (18). Difícil viver, levar a vida assim né?", reclama.


Maria de Lourdes mora no Bairro Vicente Pinzón e sai de casa com o marido todos os dias pontualmente às 4h. É uma viagem de quase 40 minutos de bicicleta até o local. Ao ser perguntada o que se pode aproveitar ela diz que tudo é aproveitado. "Aproveitamos tudo. Pego pão, iogurte, alface, tomate, maçãs e bananas. As hortaliças e frutas são as coisas mais fáceis e que vem com menos problemas", afirmou.


Maria de Lourdes da Silva já trabalhou como cuidadora de idosos, mas hoje vive vendendo materiais com reciclagem. — Foto: Gioras Xerez/Sistema Verdes Mares


Todo mundo que depende do caminhão do lixo se ajuda, diz Maria de Lourdes. Quando um chega atrasado ou não consegue ser tão rápido como alguns, os alimentos são divididos. “Somos uma equipe. Não moramos na mesma casa, no mesmo bairro, porém estamos na mesma situação. Tudo aqui se divide. Quando um está com fome eu dou uma bolacha, um pão, uma fruta. Pode não ser do dia, mas é do coração. Importante é um ajudar o outro e tentar sair daqui com sentimento mínimo de fome."


A cuidadora ressalta também a contribuição de moradores locais que sempre ajudam com um prato de comida ou com lanches.


“Não é todo dia, mas [às vezes] aparece um cristão com um prato de comida, uma garrafa com água ou um lanche. Sempre agradecemos e o que desejamos é que a situação melhore. Não é digno para ninguém viver assim todos os dias. Nesta incerteza. Muita preocupação e às vezes esquecemos até que sentimos fome”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Amazônia perdeu mais de 4 mil campos de futebol por dia em setembro, o maior desmatamento registrado no mês em 10 anos

O desmatamento na Amazônia em setembro foi o maior registrado para o mês nos últimos dez anos, alerta monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Ao todo, foram devastados 1.224 km2, uma área do tamanho da cidade do Rio de Janeiro. Por dia, ou o equivalente a mais de 4 mil campos de futebol destruídos por dia.


Fazendo upload: 800192 de 800192 bytes.
Vaca em pasto plantado em área desmatada da Amazônia perto da rodovia Transamazônica em Humaitá, no Amazonas — Foto: Bruno Kelly/Reuters


Este foi o sexto mês de 2021 em que a Amazônia teve a maior área destruída na década: além de setembro, março, abril, maio, julho e agosto também registraram o pior desmatamento desde 2012.


Setembro de 2020 já havia registrado recorde de desmatamento na Amazônia para o mês, quando foram devastados 1.218 km2.


Áreas privadas ou em algum estágio de posse foram as campeãs em desmatamento, sendo responsáveis por 59% do total para setembro. Em seguida aparece o desmatamento registrado em Assentamentos (29%) e Unidades de Conservação (10%).


As Terras Indígenas registraram apenas 2% do desmatamento total para o período. O dado do Imazon vai de encontro com um levantamento do MapBiomas, publicado em agosto, que mostrou que os territórios indígenas são as áreas mais preservadas do Brasil nos últimos 35 anos.


Em relação ao acumulado de janeiro a setembro deste ano, o desmatamento somou 8.939 km2, 39% a mais do que no mesmo período em 2020 e o pior índice em 10 anos. Em comparação com o mesmo período em 2019, contudo, a devastação em setembro deste ano é 53% maior. Já em relação à 2018, é quase três vezes superior.


O último "calendário do desmatamento", período entre agosto de 2020 e julho de 2021, também registrou o maior desmatamento da década, quando a Amazônia Legal perdeu 10.476 km2 de floresta, uma área nove vezes o tamanho da capital do Rio de Janeiro.


Geografia do desmatamento

Pelo quinto mês consecutivo, o Pará segue na liderança como o estado que mais desmata na Amazônia, com 39% de toda a destruição em setembro. Seis das 10 terras indígenas mais afetadas pelo desmatamento no mês estão em solo paraense, assim como 5 das 10 unidades de conservação mais destruídas.


“Entre os municípios, os quatro paraenses que ficaram no ranking dos 10 que mais desmataram na Amazônia, Portel, Pacajá, São Félix do Xingu e Itaituba, concentraram 35% da destruição da floresta no estado”, destaca o pesquisador do Imazon, Antônio Fonseca.


Logo em seguida aparece o Amazonas (21%), Rondônia (14%), Mato Grosso (12%), Acre (10%), Maranhão (2%), Roraima (1%) e Amapá (1%).


O Imazon também alerta para o avanço de uma nova fronteira do desmatamento na Amazônia, localizada na divisa do Amazonas, Rondônia e Acre.


Uma nova fronteira do desmatamento "pode ter relação com a localização de um polo agropecuário na região”, explica a pesquisadora do Imazon Larissa Amorim.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Humorista Carlos Alberto de Nóbrega é internado com arritmia leve em hospital de SP

O humorista Carlos Alberto de Nóbrega, de 85 anos, foi internado nesta terça-feira (19) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por conta de uma arritmia leve.


O humorista Carlos Alberto de Nóbrega, de 85 anos, em São Paulo (SP) — Foto: Reprodução/Instagram/Calbertonobrega


Ele deve ser submetido a um procedimento de cateterismo na noite desta quarta (20). Segundo a assessoria de imprensa do SBT, o humorista está bem e deve voltar ao trabalho já na próxima segunda-feira (25).


Internação por Covid

Em março deste ano, o humorista teve alta do hospital após passar dez dias internado com Covid-19.


Após a alta, em 2 de março, o apresentador do programa "A Praça é Nossa", do SBT, publicou uma foto nas redes sociais agradecendo a equipe médica pelos cuidados e também a Deus pela cura da doença.


“Nós vencemos. Vencemos porque vocês oraram muito por mim. Pelas centenas de mensagens de amigos, por ter uma equipe médica que cuidou de mim com muito amor. Essa equipe de enfermagem que mais cuidou com muito amor . Obrigado meus velhos amigos e doutores David Uip e Roberto Kalil. E agradecer finalmente mais uma vez a Deus. E minha família. Bendito aquele que tem vocês. Minha esposa Renata, meus filhos e netos! Estou de volta!!!!”, afirmou Nóbrega.


O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega publica foto nas redes sociais anunciando a cura da Covid-19. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


O apresentador do SBT foi hospitalizado em 20 de fevereiro ao lado da esposa, Renata Domingues de Nóbrega, que também contraiu a doença e anunciou nas redes sociais que está igualmente curada.


Renata teve alta do hospital um dia antes do marido e também usou as redes sociais para agradecer a volta para casa do esposo humorista: "Obrigadaaaaaa meu Deus ... ♥️♥️♥️♥️♥️ @calbertonobrega de volta !", disse a médica.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Helicóptero que caiu na fronteira com o Paraguai estava 'recheado' de cocaína e era clandestino

O helicóptero que caiu e matou duas pessoas carbonizadas, na manhã desta quarta-feira (20), estava "recheado" de cocaína, a princípio, de acordo com a secretaria de segurança de Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense que fica na região de fronteira Brasil/Paraguai. No vídeo acima, você consegue ver vários tabletes de drogas e os destroços da aeronave.


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disse que a navegação aérea não tem informações sobre o helicóptero, o que significa que a aeronave estava em voo clandestino.


Segundo o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Dracco), o helicóptero caiu na área de uma propriedade rural do município. Uma equipe de Campo Grande foi para o local.


Vários tabletes de droga foram encontrados caídos no lavoura. — Foto: Redes sociais/Reprodução


Conforme a Secretaria de Segurança Pública de Ponta Porã, a queda da aeronave foi a pelo menos 30 quilômetros da cidade. A suspeita é que o helicóptero estava carregado de droga.


A Perícia foi acionada. Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar do MS também estão no local para garantir o trabalho de investigação dos especialistas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fiocruz entrega mais 2,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid

A Fiocruz informou nesta quarta-feira (20) que entregou ao Ministério da Saúde cerca de 2,1 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzidas em seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).


Fiocruz entrega mais doses de vacinas contra a Covid — Foto: Bernardo Portella/Fiocruz


A remessa será feita diretamente para o almoxarifado designado pelo ministério, para distribuição aos estados.


Com o novo quantitativo, a Fundação alcança a marca de 113,8 milhões de doses de vacina disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião arremete ao se aproximar do Santos Dumont

O Globocop flagrou, na manhã desta quarta-feira (20), uma arremetida no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.


O repórter Genilson Araújo sobrevoava o entorno do terminal quando viu um avião da Azul que vinha de Porto Alegre (RS) abortar a aterrissagem, às 7h46, e dar mais uma volta para então pousar, às 8h01.


Arremetidas são manobras comuns na aviação e são feitas quando o piloto julga não ter as condições ideais para o pouso (entenda o que é a manobra e por que ela é segura).


Apesar da chuva que cai no Rio desde terça-feira (19), o Santos Dumont não tinha fechado até a última atualização desta reportagem.


Avião da Azul arremete no Santos Dumont — Foto: Reprodução/TV Globo


Mau tempo originou a manobra

A companhia aérea Azul informou que a manobra se deu por causa do mau tempo no Rio de Janeiro e que foi um orientação da torre de controle do Aeroporto Santos Dumont. Mas que após o acesso por outra cabeceira da pista pela aeronave, o desembarque se deu normalmente. Confira a íntegra da nota abaixo.


"Em função de condições meteorológicas adversas, a aeronave que realizava o voo AD2785 (Porto Alegre-Rio de Janeiro) precisou arremeter no aeroporto Santos Dumont nesta manhã. O comandante foi orientado pela torre de controle a realizar uma nova aproximação pela outra cabeceira da pista do terminal.


A Azul esclarece o pouso do avião e o desembarque dos Clientes ocorreram normalmente e ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação. A companhia lamenta ainda eventuais aborrecimentos ocorridos e destaca que ações como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações."


Manobra de arremetida de aviões — Foto: Elcio Horiuchi/Arte/G1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro sanciona lei que proíbe eliminação de cães e gatos por órgãos públicos, diz Planalto



O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (20) uma lei que proíbe a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.


O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de setembro. Antes, já havia sido aprovado pelo Senado. A Secretaria-Geral não informou se Bolsonaro fez vetos ao texto aprovado pelos parlamentares. A sanção deve ser publicada na edição desta quinta-feira (21) do "Diário Oficial da União".


A lei não se aplica apenas em casos de eutanásia motivada por doenças graves ou enfermidades contagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais — o que deve ser justificado em laudo técnico.


O texto de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP) também define que, exceto em casos de doenças contagiosas, o animal poderá ser disponibilizado para resgate por entidade de proteção dos animais.


Ainda, de acordo com o projeto, serão aplicadas penas de prisão e multa previstas na Lei de Crimes Ambientais quando a legislação for descumprida.


Aves

Na votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados, o relator da matéria, deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE) decidiu retirar as aves da legislação — o que havia sido incluído pelo Senado, em votação realizada em 2019.


Segundo Coelho, a inclusão poderia impedir autoridades sanitárias de controlar populações de pombos e outras aves que atacam plantações e colheitas.


Em setembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fux nega pedido de Daniel Silveira para afastar Alexandre de Moraes dos processos aos quais responde



O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, negou nesta quarta-feira (20) um pedido do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) para afastar o ministro Alexandre de Moraes dos processos aos quais responde.


Silveira é réu no Supremo em razão da divulgação de vídeos com ataques a ministros do tribunal e às instituições. Ele foi preso em fevereiro por ordem de Alexandre de Moraes, o relator do caso.


Segundo Fux, a defesa de Silveira não conseguiu apontar elementos que justifiquem afastar Moraes dos processos por suposta parcialidade.


O presidente do STF disse que a defesa buscou dar uma interpretação "ampliativa, analógica ou extensiva" das hipóteses previstas em lei para se considerar um juiz suspeito.


“[Silveira] não demonstrou, de forma objetiva e específica, por quais razões o Ministro Alexandre de Moraes atua 'movido por razões de ódio, rancor ou vingança', tecendo, apenas, alegações genéricas e destituídas de fundamentos jurídicos”, escreveu o presidente do STF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Auxílio Brasil 'permanente' terá reajuste de 20% e chegará a R$ 400 com 'benefício transitório' até 2022, diz ministro



O ministro da Cidadania, João Roma, anunciou nesta quarta-feira (20) que o Auxílio Brasil terá um reajuste permanente de 20% em relação aos valores pagos atualmente no Bolsa Família. O programa, que vai substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, começa a ser pago em novembro.


Ainda de acordo com o ministro, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, será criado um "benefício transitório" para que as famílias recebam, até o fim de 2022, pelo menos R$ 400 mensais. João Roma não detalhou de onde virá o dinheiro no pronunciamento à imprensa, e não respondeu a perguntas dos jornalistas.


De acordo com as explicações do ministro, o reajuste permanente de 20% será aplicado em relação aos valores que as famílias já recebem no Bolsa Família.


"O programa permanente que é o Auxílio Brasil, que sucede o Bolsa Família, ele tem um tíquete médio. O valor do benefício varia de acordo com a composição de cada família. Existem famílias que estão recebendo até menos de R$ 100, e outras que recebem até mais de R$ 500", pontuou Roma.


"Esse programa terá um reajuste de 20%. É um programa que é permanente e seguirá 2021, 2022, 2023 e assim sucessivamente. Isso chama-se despesas permanentes do governo, e é um programa que está estruturado para que avance cada vez mais, com políticas integradas, para atender a esses brasileiros mais necessitados", seguiu.



Segundo Roma, o Bolsa Família é pago atualmente a cerca de 14,7 milhões de famílias, com previsão de chegar a 17 milhões na transição para o Auxílio Brasil. O ministro disse que a atual fila do Bolsa Família será zerada em dezembro.


Em busca dos R$ 400

Além dessa fórmula permanente, João Roma explicou que o governo quer pagar, entre novembro deste ano e dezembro de 2022, um "benefício transitório" para que cada família receba, no mínimo, R$ 400 mensais.


"Estamos estruturando um benefício transitório que funcionaria até dezembro do próximo ano e teria por finalidade equalizar o pagamento desses benefícios, para que nenhuma destas famílias beneficiárias recebam menos de R$ 400", explicou.


A intenção inicial do governo era anunciar o formato do Auxílio Brasil nesta terça (19), mas o Palácio do Planalto adiou o compromisso em razão das reações negativas do mercado financeiro à proposta. 


"Isso que estamos tratando internamente no governo e também junto com o Congresso Nacional para que com a aprovação da PEC que o relator deputado Hugo Motta tudo isso seja viabilizado dentro das regras fiscais", prosseguiu João Roma.


O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é relator da proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que prevê um adiamento de parte das dívidas judiciais do governo federal que têm pagamento previsto para 2022.



O governo Jair Bolsonaro pediu autorização do Congresso para postergar essas dívidas e, com isso, abrir espaço no Orçamento de 2022 para pagar os valores adicionais do Auxílio Brasil. A PEC dos Precatórios, no entanto, ainda não foi aprovada.



“Não estamos aventando que o pagamento desses benefícios se dê através de créditos extraordinários. Estamos buscando dentro do governo todas as possibilidades para que o atendimento desses brasileiros necessitados siga de mãos dadas com a responsabilidade fiscal. E é sobre isso que nós estamos debruçados, trabalhando, tratando de detalhes para que possamos sim ofertar uma solução para esses brasileiros", afirmou João Roma sobre esse tema.


O governo Jair Bolsonaro já enviou ao Congresso, em agosto, a medida provisória que cria o Auxílio Brasil em substituição ao Bolsa Família. O texto, no entanto, não indicava valores, fontes de recursos e nem prazos para o pagamento do novo auxílio.


Nesta terça, enquanto a equipe econômica do governo tentava buscar saídas para encaixar os R$ 400 no orçamento de 2022, o relator da MP, deputado Marcelo Aro (PP-MG), anunciou que não aceitaria incluir o "benefício transitório" no texto da medida provisória. 


Com esse posicionamento de Marcelo Aro, o governo trabalha agora para tentar incluir o "benefício transitório" de complementação do Auxílio Brasil na própria PEC dos Precatórios – para evitar que o tema precise tramitar em um novo projeto. Essa inclusão, no entanto, ainda não foi anunciada oficialmente.


Ao criar um complemento temporário, o governo tenta driblar a necessidade de indicar uma fonte permanente de recursos. Se o formato anunciado por João Roma for concretizado, o governo Bolsonaro só precisará indicar uma fonte permanente para o reajuste de 20%, e não, para a complementação.


Desgaste na área econômica

O blog da jornalista Ana Flor no g1 informou nesta quarta que a engenharia desse novo auxílio foi desenhada dentro do Palácio do Planalto, e não pela área econômica.


A avaliação no governo é de que o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores ganham um trunfo eleitoral para a campanha do ano que vem, mas deixam o desgaste para o próximo governo, que terá a responsabilidade de criar recursos ou retornar ao Bolsa Família como é hoje.


Assim que chegou de Washington (EUA) no fim de semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes foi chamado pelo presidente e auxiliares para apresentar as bases do novo programa, que atende a um desejo antigo de Bolsonaro.



Guedes foi avisado de que há muitas resistências ao projeto de reforma do Imposto de Renda, em especial à taxação de dividendos – e que não se podia contar com aqueles recursos para o novo programa social.


Sem as mudanças permanentes na arrecadação via taxação de dividendos, Guedes afirmou que não havia como garantir a criação de um novo programa social permanente e com repasses maiores.


Fonte: g1

Leia Mais ››