terça-feira, julho 16, 2019

Governo do RN anuncia novo cronograma para concurso da Polícia Militar

O novo cronograma para conclusão das etapas do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi anunciado nesta terça-feira (16) pela governadora Fátima Bezerra. Travado por alguns entraves jurídicos, o processo seletivo prosseguirá em oito fases até a homologação, com data marcada para setembro de 2020.

Processo seletivo da Polícia Militar terá oito fases — Foto: Demis Roussos/Governo do RN
Processo seletivo da Polícia Militar terá oito fases — Foto: Demis Roussos/Governo do RN

Estabelecido por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pelo Ministério Público (MP-RN), o atual calendário está dividido em oito fases. O TAC será publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial do Estado.

Segundo o governo, ele será iniciado neste mês de julho, com a reclassificação e correção da redação para candidatos retidos no ponto de corte da prova de geografia, que foi alterado pelo documento. O processo será encerrado com homologação do certame, previsto para o início de setembro.

Ainda de acordo com o governo, o novo calendário prevê que o curso de formação será iniciado no dia 2 de janeiro de 2020 e transcorrerá até dia 28 de agosto do mesmo ano. “Os novos mil policiais que ingressarão na PM com certeza representarão um bom reforço para nosso efetivo”, declarou o policial Roberto Campos, presidente da Associação de Cabos e Soldados.

O concurso aconteceu no segundo semestre do ano passado e o andamento estava prejudicado por conta de algumas imprecisões no edital. Um exemplo foi o ponto de corte das questões objetivas que previa o mínimo de 40% de acerto para que a redação do candidato fosse corrigida. Como a prova teve oito questões, o ponto de corte não era exato e dificultou a compreensão da banca. Dessa forma, o TAC determinou que o ponto de corte seja rebaixado para três questões e, dessa forma, haverá uma reclassificação.

No termo também foi estabelecido a continuidade no processo seletivo das candidatas do sexo feminino que foram chamadas a mais para suprir vagas destinadas aos homens - não havia classificados do sexo masculino em número estipulado pelo edital.

“Com a reclassificação, corríamos o risco de termos algumas mulheres rebaixadas, mas tanto o Governo quanto o MP compreenderam que seria injusto com a gente, que já fomos prejudicadas logo na elaboração do edital, por termos um número tão pequeno destinados a nós, comparado aos homens”, disse Kaline Andrade, da comissão dos aprovados.

Atualmente o contingente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte conta com 170 policiais femininas e 7.636 masculinos. O comandante geral da PM, Coronel Alarico Azevedo, explicou que “é interesse do governo corrigir essa disparidade com relação ao número de policiais femininas”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Biro Biro teve parada cardíaca e foi reanimado no vestiário em treino do Botafogo


O atacante Biro Biro, de 24 anos, teve parada cardíaca em campo durante o treino do Botafogo desta terça-feira no Nilton Santos. O jogador deixou o treino desacordado e amparado pelos companheiros. No vestiário, foi socorrido pelo cardiologista do clube, Eduardo Amorim, que o reanimou sem necessidade do uso de desfibrilador.

O ponta alvinegro já está num hospital da Gávea, onde chegou bem e conversando normalmente. E vai fazer ecocardiograma e mais exames complementares. A última vez que o atacante entrou em campo foi dia 24 de fevereiro, ainda pelo São Paulo. Fez apenas dois jogos pelo Tricolor Paulista.

No ano passado, o jogador corrigiu problema de arritmia cardíaca, que sentiu durante sua passagem pelo futebol chinês. Ele fez a ablação - nome técnico do procedimento - no Rio de Janeiro e voltou a se consultar em maio. O médico carioca que o operou fez laudo o liberando para jogar futebol. O procedimento é o mesmo pelo qual, recentemente, passaram os treinadores Abel Braga e Renato Gaúcho.

Entrada do hospital no qual está internado Biro Biro  — Foto: Emanuelle Ribeiro

Entrada do hospital no qual está internado Biro Biro — Foto: Emanuelle Ribeiro


Na China, Biro Biro teve pequenas arritmias cardíacas e, em consulta de volta ao Brasil, foi diagnosticado miocardite viral. No São Paulo, neste ano, houve diagnóstico de gastrite nervosa, que o afastou do grupo. O quadro provocava enjoo, tontura e mal-estar.

Barroca, Carli e dirigentes visitam

Em nota, o Botafogo comunicou que Biro Biro está sendo acompanhado pelo médico Ricardo Bastos. "O quadro do atleta é estável e o mesmo passará por exames", informou o clube.

No hospital, na zona sul, o técnico Eduardo Barroca e o zagueiro argentino Joel Carli foram os primeiros a chegar para visitar o atacante do Botafogo. Mais tarde, o vice-presidente de futebol do Botafogo, Gustavo Noronha, e o diretor de futebol Anderson Barros também chegaram para ver o atleta. O quadro, felizmente, é estável.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Protesto no Ministério da Educação tem confusão entre PMs e manifestantes

Uma manifestação em frente ao Ministério da Educação (MEC) terminou em confusão na tarde desta terça-feira (16). Policiais militares e manifestantes entraram em confronto. Os PMs usaram spray de pimenta e cassetetes para dispersar o ato.

Confusão em manifestação no Ministério da Educação — Foto: Reprodução/UNE
Confusão em manifestação no Ministério da Educação — Foto: Reprodução/UNE

O grupo, formado principalmente por estudantes e professores, protestava contra cortes de verbas na Educação e a possibilidade de cobrança de mensalidades em universidades federais. A confusão teria começado depois que participantes do ato colaram cartazes na porta do MEC.

Confusão em manifestação no Ministério da Educação — Foto: Reprodução/UNE
Confusão em manifestação no Ministério da Educação — Foto: Reprodução/UNE

Os policiais militares teriam retirado o material e, após protesto dos manifestantes, teve início o confronto. Os estudantes alegam ter sido agredidos pelos militares.

Já a PM afirma que os participantes depredaram uma viatura da corporação. Um deles também teria agredido os policiais com um cone de trânsito. Ele foi levado à 5ª Delegacia de Polícia (Plano Piloto).

Policial retira cartazes colados no MEC — Foto: Reprodução/UNE
Policial retira cartazes colados no MEC — Foto: Reprodução/UNE

Ao G1, o MEC informou que repudia "o ato violento ocorrido contra policiais militares". Confira nota na íntegra:

O Ministério da Educação (MEC) repudia o ato violento, ocorrido na tarde desta terça-feira, 16 de julho, contra policiais militares. Os PMs estavam em serviço para garantir a ordem pública e evitar possíveis danos ao patrimônio e aos servidores da sede da pasta, em Brasília.

Manifestantes, organizados pela União Nacional de Estudantes (UNE) – estavam com camisetas da entidade, furaram o bloqueio feito pelos policiais na entrada do ministério e um deles arremessou um cone de sinalização na tropa. Dois militares se feriram e uma viatura foi pichada e depredada. Para dispersar os manifestantes, que tentaram invadir o prédio, foi usado gás lacrimogênio.

A atual gestão do MEC, embora esteja aberta ao diálogo, esclarece que não houve contato de representantes do grupo para uma conversa com gestores do Ministério. O MEC presta todo o apoio à Polícia Militar do Distrito Federal e aos policiais lesionados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião cai em cima de casa na Rússia e deixa quatro pessoas feridas

Um pequeno avião privado caiu, nesta terça-feira (16), em cima de uma casa na região da Chechênia, na Rússia, e deixou quatro pessoas feridas, incluindo o piloto, informou a agência de notícias russa Tass. Não há registro de mortos.

Pequeno avião particular caiu em uma casa em Novoshchedrinskaya, na Chechênia, região da Rússia, nesta terça-feira (16). — Foto: Musa Sadulayev/AP
Pequeno avião particular caiu em uma casa em Novoshchedrinskaya, na Chechênia, região da Rússia, nesta terça-feira (16). — Foto: Musa Sadulayev/AP

De acordo com o serviço de emergência russo, não houve incêndio e não se sabe o motivo do acidente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Padre canta música Boate Azul durante missa em Natal: 'Nada melhor que o sucesso do momento'

"Doente de amor, procurei remédio na vida noturna...". Um padre surpreendeu fiéis de Natal ao cantar a música "Boate Azul", cuja letra começa com a citação acima, durante a celebração de uma missa na Catedral Metropolitana da capital.

O caso aconteceu nesta segunda-feira (15), foi filmado, viralizou nas redes sociais e foi confirmado pelo próprio religioso. A música do estilo sertanejo voltou a fazer sucesso na versão brega por causa de um meme com o cantor Cachorrão do Brega.

O padre Dalmário Barbalho de Melo é assistente eclesiástico da comunidade católica Canção Nova. Ele explicou que a missa celebrada nesta segunda-feira (15) é promovida mensalmente por essa e outras novas comunidades da Igreja e afirmou que sempre usa músicas e poesias para passar ensinamentos aos fiéis.

No mês passado, durante as festas juninas, por exemplo, ele cantou uma música de forró, do compositor Jorge de Altinho. Para ele, os "mecanismos de linguagem" usados na hora da pregação facilitam a compreensão dos fieis.

"Nada melhor que o sucesso do momento para ilustrar que as pessoas estão procurando remédio em festa, em bebida e não vão encontrar lá", diz.

Padre cantou Boate Azul em missa em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Padre cantou Boate Azul em missa em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Lei estadual cria o 'Dia do Coach' no Rio Grande do Norte

Uma nova lei estadual cria o 'Dia do Coach' no Rio Grande do Norte, que deverá ser comemorado no dia 12 de novembro. O texto foi promulgado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e publicado no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira (16). "O evento será comemorado, anualmente, na data estabelecida, passando a fazer parte do Calendário Oficial do Estado", diz a norma.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte — Foto: ALRN/Divulgação
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte — Foto: ALRN/Divulgação

O coaching é um processo de desenvolvimento pessoal, que pode ser aplicado na vida profissional ou privada. Nesse processo, o "coach” (treinador, na língua inglesa) é o profissional que faz o trabalho de orientação da pessoa que pretende melhorar algum dos aspectos de sua vida.

A nova lei recebeu o número nº 10.553, de 15 de julho de 2019.

No mesmo Diário Oficial, o legislativo potiguar ainda publicou outras "leis calendário". Uma delas institui o dia 30 de outubro como o Dia das Filhas de Jó - uma ordem de caráter filosófico e filantrópico apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos.

A outra lei prevê a inclusão, no calendário oficial do Estado, do "Fórum Israel & Nações Cristãs", a ser celebrado anualmente no mês de outubro.


Descanso de enfermeiros
Por fim, outra lei criada pelos deputados prevê áreas de descanso para enfermeiros, nos hospitais do estado. De acordo com a nova regra, as instituições de saúde, públicas e privadas, deverão oferecer condições adequadas de repouso, durante todo o horário de trabalho.

"A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação", ressalta o texto, explicando a quem se destina o projeto.

Conforme a lei estadual, os locais devem ser arejados, providos de mobiliário adequado, equipados com instalações sanitárias, dotados de conforto térmico e acústico, destinados especificamente para o descanso dos trabalhadores e ter área útil compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Energia furtada em um semestre no RN é suficiente para abastecer Macaíba e Apodi por um mês

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) identificou e desativou 3.469 ligações clandestinas de energia elétrica - o popular 'gato' - no primeiro semestre de 2019. Ao todo, 7 pessoas foram presas em flagrante em todo estado cometendo a irregularidade.

Cosern identificou e desativou 3.469 ligações clandestinas de energia elétrica em seis meses — Foto: Divulgação
Cosern identificou e desativou 3.469 ligações clandestinas de energia elétrica em seis meses — Foto: Divulgação

De acordo com a companhia, a energia recuperada nesse período seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Macaíba e Apodi juntos durante um mês - o equivalente a 116.667 residências.

A operação Varredura é realizada em parceria com as polícias Civil e Militar. Nos primeiros seis meses de 2019 foram realizadas 29 mil inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar quatro anos de reclusão. Além de crime, o “gato” também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos, além de oferecer riscos à vida de quem está próximo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Toffoli suspende inquérito com dados do Coaf a pedido da defesa de Flávio Bolsonaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, acolheu pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) – um dos cinco filhos do presidente Jair Bolsonaro – e suspendeu temporariamente todas as investigações em curso no país que tenham como base dados sigilosos compartilhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal sem autorização prévia da Justiça.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli, durante balanço do primeiro semestre no início de julho — Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli, durante balanço do primeiro semestre no início de julho — Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Ministro responsável pelo plantão no recesso do Judiciário, o presidente da Suprema Corte assinou a decisão nesta segunda-feira (15), mas o conteúdo foi divulgado nesta terça (16).

Ele determinou que, a contar da data da decisão, todos os processos que discutem provas obtidas pelo Fisco e pelo Coaf sem autorização judicial devem esperar decisão definitiva da Corte. O julgamento que irá analisar o tema do compartilhamento de dados por órgãos de fiscalização e controle está marcado para 21 de novembro.


No fim de 2018, relatório do Coaf apontou operações bancárias suspeitas de 74 servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O documento revelou movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta de Fabrício Queiroz, que havia atuado como motorista e assessor de Flávio Bolsonaro à época em que o parlamentar do PSL era deputado estadual.

A investigação que envolve o filho de Jair Bolsonaro faz parte da Operação Furna da Onça, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro que prendeu dez deputados estaduais.

"Considerando que o Ministério Público vem promovendo procedimentos de investigação criminal (PIC), sem supervisão judicial, o que é de todo temerário do ponto de vista das garantias constitucionais que assistem a qualquer indiciado ou a qualquer pessoa sob investigação do Estado, revela-se prudente ainda suspender esses procedimentos que tramitam no território nacional e versem sobre o mesmo tema, de modo a evitar eventual usurpação de competência do Poder Judiciário", escreveu Toffoli em trecho da decisão.
"Deve ficar consignado, contudo, que essa decisão não atinge as ações penais e/ou procedimentos investigativos (Inquéritos ou PIC’s), nos quais os dados compartilhados pelos órgãos administrativos de fiscalização e controle, que foram além da identificação dos titulares das operações bancárias e dos montantes globais, ocorreram com a devida supervisão do Poder Judiciário e com a sua prévia autorização", complementou o presidente do STF no despacho.

Toffoli decidiu estender a decisão a todos os casos semelhantes porque entendeu que era possível aplicar nesta decisão a "repercussão geral" – instrumento jurídico que estabelece a mesma decisão a todos os processos em andamento no país.

"Não convém, por conseguinte, manter a atuação cíclica da máquina judiciária no tocante a tais demandas que veiculam matéria semelhante, até que a Corte se pronuncie em definitivo sobre a questão, que, registro, já tem data definida para o seu julgamento pelo plenário no calendário da Corte, a dizer, 21/11/19."


O filho de Jair Bolsonaro tem dito estar à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos, mas não atendeu aos convites do Ministério Público para apresentar as explicações.

Primeira suspensão

Em janeiro, o ministro Luiz Fux – vice-presidente do Supremo – mandou suspender provisoriamente, durante o período em que estava à frente do recesso judiciário, o procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para apurar movimentações financeiras de Fabricio Queiroz consideradas "atípicas" pelo Coaf. Na ocasião, Fux também havia atendido a um pedido da defesa de Flávio Bolsonaro.

À época, Fux enviou imediatamente o caso ao relator do processo no STF, ministro Marco Aurélio Mello. Ao retornar das férias de janeiro, Marco Aurélio negou o pedido do senador do PSL para suspender a investigação.

Entenda o caso

Flávio Bolsonaro e seu ex-motorista Fabrício Queiroz são alvo de procedimento investigatório do Ministério Público do Rio de Janeiro iniciado a partir de relatórios do Coaf.

O conselho identificou uma movimentação suspeita de R$ 1,2 milhão na conta de Fabrício Queiroz e também na conta de Flávio Bolsonaro – em um mês, foram 48 depósitos em dinheiro, no total de R$ 96 mil, de acordo com o Coaf.

Os depósitos, concentrados no autoatendimento da agência bancária que fica dentro da Assembleia Legislativa do Rio, foram feitos sempre no mesmo valor: R$ 2 mil.

De acordo com o Coaf, nove funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj transferiam dinheiro para a conta de Fabrício Queiroz em datas que coincidem com as datas de pagamento de salário.

Em maio, a TV Globo teve acesso ao pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal de Flávio e de outras 94 pessoas e empresas ligadas ao senador do PSL.

No documento, o Ministério Público do Rio afirma que encontrou indícios de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato no gabinete do filho de Bolsonaro na época em que ele era deputado estadual. O senador foi deputado estadual no Rio por quatro mandatos consecutivos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro diz que vai a Fernando de Noronha vistoriar serviços prestados por concessionária

Resultado de imagem para Ministro diz que vai a Fernando de Noronha vistoriar serviços prestados por concessionária

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou nesta terça-feira (16) que vai a Fernando de Noronha na quinta-feira (18) vistoriar os serviços prestados pela concessionária EcoNoronha, que administra as visitas no parque marinho da ilha.

O anúncio da visita ocorreu dias depois de o presidente Jair Bolsonaro criticar as taxas cobradas dos turistas para visitar Fernando de Noronha.

De acordo com o ministro, o governo tem recebido reclamações sobre os serviços prestados na ilha.

“A cobrança não é feita pelo governo federal. A cobrança é feita pela concessionária em razão de estabelecimento de parâmetros desde a época da concessão. É isso que nós vamos verificar lá”, afirmou Salles no Palácio do Planalto.

O ministro fará a vistoria acompanhado do presidente do Instituto Chico Mendes, Homero de Giorge Cerqueira, e representantes da EcoNoronha. Salles disse ainda que convidará o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

A cobrança da taxa federal é feita pela EcoNoronha desde 2012. Depois de ganhar a licitação, a empresa investiu R$ 15 milhões no Parque Marinho. Construiu, por exemplo, rampas de acesso às praias, além de três pontos de formação e controle, e passou a cobrar a entrada.

Em 2018, a EcoNoronha arrecadou R$ 9,6 milhões. O Instituto Chico Mendes, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que administra os parques nacionais, diz que 70% do valor do ingresso vão para melhorias no parque, como projetos de reforma e manutenção de trilhas.


Atualmente, o turista paga duas taxas para entrar na ilha. O governo de Pernambuco cobra R$ 73 por dia de permanência. Já o governo federal cobra, por meio de uma concessionária, desde 2012, para entrar nas praias do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – a taxa é de R$ 106 para brasileiros e de R$ 212 para estrangeiros.

Questionado sobre a possibilidade de reduzir o preço da taxa, o ministro disse: “Vamos ver”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não perturbe': em 12 horas, 250 mil pessoas pediram bloqueio de ligações de telemarketing

Em pouco mais de 12 horas, mais de 247 mil pessoas pediram para não receber mais ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (16) pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

O cadastro nacional, criado pelas empresas do setor, ficou conhecido como lista de "não perturbe". O site entrou no ar nesta terça (saiba como fazer o cadastro ao final desta reportagem).

Segundo o Sinditelebrasil, até o início da tarde, 328 mil pessoas já haviam se cadastrado no site. Dessas, 247 mil já solicitaram o bloqueio.

O sindicato informou que a plataforma tem recebido, em média, 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã.

Pouco antes das 14h, o site estava sobrecarregado, o que dificultava a realização de novos cadastros. A mensagem exibida na página era a seguinte: "Devido ao excesso de usuários não foi possível incluir o seu registro, por favor tente novamente".

O cadastro foi criado pelas empresas de telecomunicações após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com a ferramenta, o usuário que solicitar o bloqueio deixará de receber ligações de telemarketing das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. No momento do cadastro, o consumidor pode escolher se quer bloquear uma ou todas as empresas. A lista não vale para outros serviços, como ligações de bancos.


O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.

Mensagem exibida em site criado por empresas de telecomunicação — Foto: Reprodução
Mensagem exibida em site criado por empresas de telecomunicação — Foto: Reprodução

Passo a passo
Para bloquear a ligação das empresas de telecomunicação, o usuário deve acessar o site e se cadastrar, criando um login (com e-mail) e uma senha.

Na sequência, terá de informar o CPF. Depois, basta cadastrar o número do telefone (celular ou fixo) que deseja bloquear – é possível cadastrar mais de uma linha.

No último menu, o usuário pode selecionar quais companhias quer bloquear.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com 6 contas atrasadas, UFMT tem fornecimento de energia elétrica suspenso por falta de pagamento

O fornecimento de energia elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi suspenso nesta terça-feira (16) por falta de pagamento. Ao todo, segundo a instituição, seis contas estão em atraso, sendo quatro do ano de 2018 e duas de 2019.

UFMT teve fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento — Foto: Reprodução
UFMT teve fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento — Foto: Reprodução

O valor da dívida com a concessionária de energia elétrica não foi informado.

Por meio de assessoria, a UFMT informou que deve realizar uma reunião durante a tarde e emitir um comunicado sobre os avanços e resultados do encontro.

Em nota, o Ministério da Educação informou que vai adotar medidas emergenciais para a religação imediata de energia elétrica na instituição. (Confira nota completa no final da reportagem).

Além do campus em Cuiabá, o corte afeta os campi do interior. Com a suspensão no fornecimento, os estudantes e pesquisadores temem perder material e amostras de estudos em andamento.

De acordo com o professor Aldir Nestor de Souza, diretor-geral da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), o corte de energia está diretamente ligado com o bloqueio de 30% no orçamento das instituições públicas federais.

“Com o bloqueio, a UFMT ficou impossibilitada de honrar com os compromissos, entre eles a conta de energia”, comentou. Segundo ele, todas as atividades da universidade foram suspensas e não há previsão para o retorno.


O bloqueio de 30% dos repasses foi anunciado em maio. À época, a reitora da UFMT, Myrian Serra, afirmou ao G1 que a instituição só teria condições para funcionar até o mês de julho, caso a situação não fosse revista.

“A UFMT pode parar. Com o recurso que temos a garantia de funcionamento no campus de Cuiabá é até julho. O corte inviabiliza que nós honremos com os nossos compromissos que são contratos geridos pela instituição”, explicou Myrian.

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá — Foto: Denise Soares/G1
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá — Foto: Denise Soares/G1

A média de custeio da UFMT é de aproximadamente R$ 90 milhões ao mês. Na conta entram os custos básicos, como água, luz, segurança do campus, internet e limpeza.

“Não vamos ter condições de funcionar porque questões básicas não poderão ser atendidas. Não vai ter água para beber, água no banheiro e energia elétrica, que alimenta não só as salas de aula, mas os sistemas, já que tudo é eletrônico”, completou a reitora.

Atualmente, a UFMT oferece 113 cursos de graduação, sendo 108 presenciais e cinco na modalidade a distância (EaD), em 33 municípios mato-grossenses. Possui 25.435 mil estudantes, distribuídos em todas as regiões de Mato Grosso.

Ministério da Educação
O Ministério da Educação informa que, após ter conhecimento da falta de luz na Universidade Federal do Mato Grosso, o ministro, Abraham Weintraub, vai adotar medidas emergenciais para a religação imediata de energia elétrica nos quatro campi que compõem a Universidade.


O ministro irá ainda tomar as medidas cabíveis tanto administrativas como judiciais para a responsabilização dos envolvidos pela má gestão na UFMT.

O ministro tomou conhecimento da situação na última quinta-feira (11) quando chamou a reitora ao Ministério e autorizou o repasse de R$ 4,5 milhões para que a reitoria da UFMT, nomeada há três anos, quitasse a dívida das contas de luz com a concessionária de Mato Grosso.

Os valores, herdados no governo anterior, correspondem ao montante de R$ 1,8 milhão. A liberação do limite de empenho foi realizada na sexta-feira da semana passada com o compromisso da reitora para o pagamento imediato da referida dívida.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cremec impede que prefeito de Uruburetama exerça medicina por seis meses

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) decidiu pela interdição cautelar do médico e prefeito afastado de Uruburetama José Hilson Paiva. A decisão, definida por unanimidade, tem efeito imediato e impede que Hilson exerça a profissão de médico por seis meses. O prazo pode ser prorrogado por igual período. A determinação foi definida em reunião do Cremec nesta segunda-feira (15) e divulgada nesta terça-feira (16), em Fortaleza.

Hosé Hilson de Paiva é expulso do partido após denúncias de que ele abusou de dezenas de mulheres durante atendimento ginecológico — Foto: Reprodução
Hosé Hilson de Paiva é expulso do partido após denúncias de que ele abusou de dezenas de mulheres durante atendimento ginecológico — Foto: Reprodução

José Hilson é investigado por suspeita de praticar abusos contra mulheres em seus consultórios médicos há várias décadas. Vídeos dos abusos, filmados pelo próprio médico durante consultas ginecológicas, foram analisados por profissionais da Associação Médica Brasileira, que confirmaram que as imagens "demonstram claramente um estupro".

O G1 teve acesso a 63 vídeos de José Hilson com as pacientes. As gravações mostram Hilson com a boca nos seios de mulheres sob o pretexto de estar tirando secreção e penetrando as pacientes, alegando que precisava "desvirar" o útero delas.

O Ministério Público ouviu o relato de seis das vítimas e acompanha o caso.

Sindicância contra o médico

Médico e prefeito de Uruburetama filmava pacientes enquanto cometia abusos sexuais — Foto: Reprodução/TVM
Médico e prefeito de Uruburetama filmava pacientes enquanto cometia abusos sexuais — Foto: Reprodução/TVM

Após a repercussão dos fatos, o Cremec convocou reunião plenária e divulgou a determinação. Um processo para apuração dos casos foi instaurado e pode resultar na perda definitiva do direito do médico de exercer a profissão.

O processo para a apuração dos fatos dentro da seara do Conselho é abrir uma sindicância e, havendo comprovação de transgressão ética do profissional, é instaurado um processo ético-profissional contra o médico para uma análise mais aprofundada do caso.

"O médico tem direito a ampla defesa, a parte que denuncia tem direito também de produzir provas. Isso resulta num julgamento. Em média, entre a instauração da sindicância e o julgamento, em virtude desses diversos prazos processuais que são concedidos, dura em torno de dois anos", explica o presidente do Cremec, Helvécio Neves.

A decisão pela interdição cautelar, definida antes do julgamento do profissional, é um recurso usado em casos em que há ameaça grave da continuidade da prática e possibilidade de prejuízo à população, esclarece o presidente.

Segundo o Cremec, a determinação foi encaminhada para publicação no Diário Oficial da União. O Conselho também enviou equipes a Uruburetama para notificação do médico e prefeito, agora afastado, do município.

Câmara de Uruburetama vota pelo afastamento do prefeito suspeito de abusar de dezenas de mulheres — Foto: JL Rosa/G1
Câmara de Uruburetama vota pelo afastamento do prefeito suspeito de abusar de dezenas de mulheres — Foto: JL Rosa/G1

Intimidação das vítimas

Mulheres que denunciaram abusos sexuais sofridos durante consultas realizadas pelo médico José dizem que foram ameaçadas por aliados políticos dele. Segundo as vítimas, vereadores passaram a ameaçar a integridade física das ex-pacientes do prefeito desde que as revelações dos abusos vieram à tona.

As vítimas do médico afirmam que alguns vereadores que apoiavam o então prefeito realizaram ameaças para que as acusações fossem retiradas.

"Fui ameaçada por alguns vereadores que estão do lado dele, porque estão dizendo que tudo que aconteceu é mentira, mas não é", revela a mulher, que pediu para não ser identificada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem atacado por onça-pintada é salvo por 5 cachorros em MS

Um homem de 58 anos foi salvo por 5 cachorros de estimação ao ser atacado por uma onça-pintada em uma fazenda de Porto Murtinho, a 440 km de Campo Grande.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ataque foi no último domingo (14) e a vítima precisou de atendimento médico por conta dos ferimentos. Conforme a ocorrência, o homem levou uma mordida e um tapa do animal na região das costas, o que causou vários arranhões.

Homem é salvo por cães ao ser atacado por onça em fazenda de Porto Murtinho (MS). — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiro
Homem é salvo por cães ao ser atacado por onça em fazenda de Porto Murtinho (MS). — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiro

Segundo o relatado pelo homem à corporação, ele foi verificar a origem de um mau cheiro em uma mata acompanhado de seus cães. Ao chegar ao local, constatou que tratava-se de um animal morto e neste momento, foi atacado pela onça. Os cães começaram a latir, assustaram-na e ela fugiu.

Segundo o coronel Queiroz da Polícia Militar Ambiental (PMA), em duas outras ocasiões, funcionários de uma fazenda foram verificar mau cheiro e foram atacados por onças também, porque especialmente a onça-pintada costuma defender seu alimento:

"Ela mata a presa, depois fica se alimentando e vigiando essa carne. Essa é uma das formas em que ela pode atacar o ser humano, porque a onça-pintada não encara um ser humano adulto como uma presa, ela tende a se afastar, mas para defender seu alimento ou seus filhotes ela pode atacar", explica.


O presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Panthera, Leonardo Avelino, explica que a onça pode ter interpretado a presença dos 5 cães como uma "concorrência" alimentar para a caça que protegia: "As onças costumam ficar agressivas com a proximidade de cães, a razão do ataque pode ter sido justamente a presença deles", afirma.

De acordo com os bombeiros, o homem foi levado para o hospital da cidade. Ele foi atendido e liberado no mesmo dia. O G1 tentou contato com a vítima, mas até a publicação desta reportagem as ligações não foram atendidas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cidade que teve 7 prefeitos desde 2013 fará eleição em setembro

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) definiu, nesta segunda-feira (15), a data para as eleições do novo prefeito e seu vice em Paulínia (SP) após idas e vindas na administração municipal por conta de investigações e mandatos cassados. O pleito será em 1º de setembro. A resolução sobre a votação deve ser divulgada pelo Tribunal nesta terça (16).

Desde 2013, a cidade teve 12 mudanças na cadeira do executivo. O vereador Antônio Ferrari (DC), conhecido como Loira, é quem a ocupa atualmente. [Veja quem foram os prefeitos nos últimos sete anos no fim da reportagem].

Há dois meses, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, o recurso de Dixon Carvalho (PP) e Sandro Caprino (PRB), então prefeito e vice-prefeito da cidade que tiveram os mandatos cassados após reprovação das contas das campanhas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A Justiça identificou que houve abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos na campanha de 2016.

Entenda como será a eleição
A votação será uma Eleição Suplementar, prevista pelo Código Eleitoral para casos específicos, como a cassação do mandato.
As candidaturas podem ser registradas até 2 de agosto.
Dixon Carvalho e Sandro Caprino não podem se candidatar.
A propaganda eleitoral está liberada a partir de 3 de agosto.
Prefeito e vice-prefeito eleitos serão diplomados até 4 de outubro.
O G1 pediu posicionamento da Prefeitura de Paulínia sobre a nova votação e sobre a possível candidatura de Loira, mas a administração municipal informou que só vai se pronunciar oficialmente após publicação do ato.

Dixon Carvalho não poderá se candidatar nas eleições suplementares deste ano. — Foto: Reprodução/EPTV
Dixon Carvalho não poderá se candidatar nas eleições suplementares deste ano. — Foto: Reprodução/EPTV

7 prefeitos desde 2013
José Pavan Júnior (PSB) - 1º de janeiro de 2013 - 15 de julho de 2013
Edson Moura Júnior (MDB) - 16 de julho de 2013 - 11 de abril de 2014
Marquinhos Fiorella (PP) - 11 de abril de 2014 - 15 de abril de 2014
Edson Moura Júnior (MDB) - 15 de abril de 2014 - 30 de novembro de 2014
Marquinhos Fiorella (PP) - 1º de dezembro de 2014 - 1º de dezembro de 2014
Edson Moura Júnior (MDB) - 1º de dezembro de 2014 - 4 de dezembro de 2014
Marquinhos Fiorella (PP) - 4 de dezembro de 2014 - 10 de dezembro de 2014
Edson Moura Júnior (MDB) - 11 de dezembro de 2014 - 3 de fevereiro de 2015
Sandro Caprino (PRB) - 4 de fevereiro de 2015 - 6 de fevereiro de 2015
José Pavan Júnior (PSDB) - 6 de fevereiro de 2015 - 31 de dezembro de 2016
Dixon Carvalho (PP) - 1º de janeiro de 2017 - 7 de novembro de 2018
Du Cazellato (PSDB) - 7 de novembro de 2018 - 23 de janeiro de 2019
Loira (DC) - 23 de janeiro de 2019 - atual

Fonte: G1
Leia Mais ››

É #FAKE que abrir perfume com ar-condicionado ligado provoca incêndio dentro de carro

É #FAKE que abrir perfume com ar-condicionado ligado provoca incêndio dentro de carro

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra jovens dentro de um carro e uma súbita explosão. A legenda que acompanha o vídeo diz: "Quando o ar-condicionado está ligado em seu carro não abra nenhum frasco de perfume. Pode causar incêndio. Por favor circule para seus amigos e parentes." O vídeo é verdadeiro, mas a mensagem que o acompanha é #FAKE.

A explosão de fato aconteceu e o vídeo viral foi publicado no Youtube em 2015. Nas imagens é possível ver que o rapaz que está sentado no banco de trás do carro aciona um isqueiro, pouco antes de a explosão ocorrer. A separação do vídeo em várias fotos mostra em uma das cenas pouco antes da explosão um dos ocupantes com um pano na boca.

É #FAKE que abrir perfume com ar-condicionado ligado causou fogo em carro — Foto:  Reprodução
É #FAKE que abrir perfume com ar-condicionado ligado causou fogo em carro — Foto: Reprodução

Usuários da internet dizem que os jovens estavam usando como droga o gás butano, que é altamente inflamável. Os homens que se queimaram negam que estivessem usando o gás. Eles dizem que a explosão ocorreu após o uso de Fidfad, um spray para roupas, pouco antes de o rapaz acender o isqueiro.

Na época, um dos ocupantes do carro relatou no Instagram: "Eu e meu irmão estamos bem graças a Deus, eu tenho 6% de queimaduras, o que aconteceu foi que estávamos nos divertindo no carro filmando um vídeo com as janelas fechadas e cheiramos algo engraçado, mas não sabíamos foi Fidfad (um spray de roupa) e não lhe demos muita atenção, então meu irmão usou o isqueiro que incendiou o gás, e eu estou feliz em dizer que estamos seguros e todos os rumores que saíram não são verdadeiros e tenha cuidado com vazamentos de gás em qualquer lugar."

A mensagem falsa que circula em português também tem uma versão idêntica em inglês.

E já foi alvo de checagens como essa do hindustantimes.

O capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, assistiu ao vídeo e diz que a explosão foi causada por atmosfera explosiva combinada com alguma fonte de calor. "Algo na mão do passageiro se queimou. Já tinha visto essa imagem, mas não há possibilidade de o ar-condicionado do carro com perfume acontecer isso daí."

Especialista em ar-condicionado há 27 anos, Jacy Ferreira dos Santos diz que a ideia propagada pela mensagem falsa, de que ar-condicionado e perfume podem provocar explosão, não tem nenhum sentido. "Isso não tem nada a ver. Tanto que o pessoal higieniza o carro com o ar-condicionado ligado. Não tem risco nenhum", afirmou.

É #FAKE que abrir perfume com ar-condicionado ligado causou fogo em carro — Foto:  Reprodução
É #FAKE que abrir perfume com ar-condicionado ligado causou fogo em carro — Foto: Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morte de turista no Beach Park, no Ceará, completa um ano; família e parque negociam acordo

O acidente que matou o radialista Ricardo José Hilário da Silva, em um brinquedo do parque aquático Beach Park, no Ceará, completa um ano nesta terça-feira (16), sem respostas. A família da vítima e a empresa ainda tentam um acordo judicial.

Vainkará, toboágua do Beach Park onde ocorreu acidente, tem 29,5 metros de altura — Foto: Arquivo pessoal - Eduardo Tchao/TV
Vainkará, toboágua do Beach Park onde ocorreu acidente, tem 29,5 metros de altura — Foto: Arquivo pessoal - Eduardo Tchao/TV

O turista de Sorocaba estava na boia do brinquedo "Vainkará" com mais três pessoas, no dia 16 de julho de 2018, quando caiu e bateu a cabeça. A atração havia sido inaugurada dois dias antes. Apesar de ser socorrido de imediato, Hilário morreu ainda no parque. Ele era turista de Sorocaba, em São Paulo, onde foi sepultado depois do acidente. O brinquedo permanece fechado.

A família de Hilário entrou com ação civil pedindo indenização por danos patrimoniais, ou seja, referente ao que a viúva e a filha da vítima deixaram de receber com sua morte. O valor pedido não foi informado. O advogado do caso, João Vicente Leitão, revela que ainda entrará com ação por danos morais. "Pelo que elas sofreram e sofrerão pelo resto da vida", afirma.

Em nota, o Beach Park confirma existir uma proposta sob avaliação e reitera ter prestado "toda assistência às vítimas e familiares", garantindo aos frequentadores, colaboradores e parceiros, continuar aperfeiçoando seus procedimentos de segurança e promovendo o debate com o setor para que a experiência no Beach Park seja cada vez mais segura e agradável.

Imagem feita segundos antes de acidente mostra radialista (à direita) com outras três pessoas na descida de brinquedo do Beach Park onde houve acidente — Foto: Reprodução
Imagem feita segundos antes de acidente mostra radialista (à direita) com outras três pessoas na descida de brinquedo do Beach Park onde houve acidente — Foto: Reprodução

Inquérito
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o processo criminal em tramitação na 2ª Vara do município de Aquiraz, onde o parque está localizado, permanece na fase de inquérito policial. A Polícia Civil do Estado do Ceará, por sua vez, informou que o relatório da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) foi concluído. O Ministério Público Estadual ainda não apresentou denúncia.

O Beach Park afirma ter recebido laudo da empresa americana ESi, referência no mercado em investigações dessa natureza, comprovando que o brinquedo "apresenta falha de projeto, alterando a trajetória da boia independentemente do peso, o que foi determinante para ocorrer o acidente". Segundo o relatório, concluído em maio, "o design do referido toboágua resulta em situações onde a boia se torna instável e não segura, mesmo quando o peso dos usuários soma menos que os 320 kg recomendados pela ProSlide”.

As empresas que fazem os projetos e a instalação de brinquedos em parques aquáticos, ainda segundo o Beack Park, são responsáveis por garantir a excelência do projeto e da instalação, cabendo aos parques escolher um fornecedor qualificado e garantir que a operação do brinquedo se dê de forma adequada, como consta nos manuais dos fabricantes. Por fim, afirma que, "diante da perícia e com a certeza de ter seguido todos os procedimentos corretos na operação da atração, o Beach Park está avaliando as medidas jurídicas aplicáveis ao caso", diz a nota.

Fonte: G1
Leia Mais ››

ESF 002 de Itaú reúne grupo de Saúde Mental na UBS Mãe Arlinda


A Secretaria Municipal de Saúde do município de Itaú reuniu por meio da equipe da Estratégia Saúde da Família 002 (ESF) o grupo de saúde mental na manhã desta terça-feira, 16 de julho de 2019, na Unidade Básica de saúde (UBS) Mãe Arlinda.

A Nutricionista Isis Barra realizou palestra com o tema: “Fitoterápicos e Saúde Mental” falando sobre os benefícios do chá na vida dos pacientes que sofrem de ansiedade, depressão, stress entre outros.

Os envolvidos na roda de conversa compartilharam experiências as quais vivenciam em seu dia a dia.

Os profissionais envolvidos na ação foram: a nutricionista Isis Barra, a Técnica em enfermagem Gilvana Lopes, os agentes comunitários de saúde Lote e Paulinha e a estudante de medicina Karla Kalene.

As reuniões acontecem mensalmente coordenadas pela Psicóloga Rafaela Azuzzy e com participação dos profissionais da saúde.







Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Município de Viçosa participou do Encontro Regional dos Gestores Públicos Municipais promovido pelo TCE/RN


O Prefeito de Viçosa, Secretários municipais e vereadores, participaram na última quarta-feira, (10) no Auditório do Centro Administrativo Albaniza de Albuquerque Freitas em Portalegre-RN do Encontro Regional dos Gestores Públicos Municipais da Escola Itinerante do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE-RN.

O curso é uma parceria entre a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) que tem como objetivo principal prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada.

Foram discutidos temas como redesenhando a gestão pública do planejamento ao controle, orçamento municipal, Lei de acesso a informação e Portal da Transparência, funcionamento do sistema SIAI, execução da despesa pública, entre outros.

E às 17h o Prefeito Antônio Gomes de Amorim assinou o Termo de Adesão manifestando o interesse em aderir às propostas de orientação/capacitação técnicas programadas que serão apresentadas ao município de Viçosa. 



Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››