quarta-feira, novembro 15, 2023

Homem morre afogado na Lagoa de Alcaçuz, em Nísia Floresta

Homem morre afogado na Lagoa de Alcaçuz, em Nísia Floresta — Foto: Foto: Reprodução

Um homem morreu afogado na Lagoa de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, na tarde desta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República.


De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o afogamento aconteceu por volta das 15h. Uma equipe de guarda-vidas que estava na praia de Búzios, no litoral Sul potiguar, foi até o local para atender a ocorrência. Os bombeiros tentaram reanimar a vítima, mas a mesma já estava morta.


As circunstâncias do afogamento ainda não foram divulgadas.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado e fez o recolhimento do corpo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homens sofrem acidente após empinarem motos em alta velocidade no interior do RN

Homens sofrem acidente após empinarem motos em alta velocidade no interior do RN — Foto: Reprodução

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um acidente entre dois motociclistas na noite de segunda-feira (13) na cidade de Cerro Corá, no interior do Rio Grande do Norte. Com ambos em alta velocidade, um dos homens caiu durante movimento de empinar a moto e atingiu o outro que vinha logo atrás.


Segundo informações da Polícia Militar do município, a corporação não foi acionada no momento da ocorrência. As imagens mostram dois motociclistas trafegando em alta velocidade na pista até se aproximarem de uma lombada.


Ao passar pelo quebra-mola, um dos homens perde o controle da moto e cai do veículo. Em seguida, o outro motociclista, que está logo atrás, é atingido e também cai da sua moto.


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em um dos itens do artigo 244, aponta que dirigir motocicleta fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é uma infração gravíssima. Esta infração traz como multa no valor de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir.


A reportagem da InterTV Costa Branca tentou contato com o Hospital Clotilde Santina, em Cerro Corá, para saber informações sobre o estado de saúde dos homens, mas não foi atendida até a última atualização dessa matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Morre árbitro baleado durante partida de futebol na Grande Natal

Árbitro João Marques Pereira tinha 57 anos, morreu nesta quarta-feira (15) na Grande Natal — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Morreu na manhã desta quarta-feira (15) o árbitro que foi baleado durante uma partida de futebol em Macaíba, na Grande Natal, na tarde do dia 9 de setembro. João Marques Pereira tinha 57 anos e estava internado desde a ocasião.


O óbito foi confirmado pela família da vítima à Inter TV Cabugi, nesta quarta-feira (15). Ele estava internado no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, também na região metropolitana.


O suspeito foi preso no dia do crime e, segundo a polícia, agora deverá responder pelo crime de homicídio qualificado. Ele tinha sido indiciado inicialmente por tentativa de homicídio.


O crime

De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 15h45, numa tarde de sábado, no distrito de Lagoa do Mato, zona rural do município. Um tiro atingiu um dos rins da vítima.



Após o crime, agentes da Força Tática foram acionados para a ocorrência e, enquanto seguiam para o local, conseguiram deter o suspeito, que estava em fuga em um carro modelo Classic branco, no sentido contrário ao deles.


Segundo a polícia, o homem confessou o crime, mas disse que tinha deixado a arma cair durante a fuga. Os policiais foram até o local indicado e localizaram um revólver calibre .38, que foi apreendido. A arma tinha quatro munições intactas e duas deflagradas.


João Henrique Queiroz, vice-presidente do sindicato dos árbitros do Rio Grande do Norte, informou na ocasião que a vítima estava na função de árbitro auxiliar, atuando com a bandeira na lateral do gramado e teria sido baleada por causa de uma discussão envolvendo uma moto parada às margens do campo, atrapalhando o trabalho do profissional.


"O atirador estava com uma moto no local onde o assistente corre na lateral. Houve um desentendimento por causa disso, pois o árbitro pediu pra ele tirar a moto. Ele saiu, se armou, voltou e atirou", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família é atropelada por moto e bebê de 8 meses é internado em UTI em Natal

Família é atropelada por moto e bebê de 8 meses é internado em UTI em Natal — Foto: Foto: Reprodução

Um bebê de oito meses foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva em Natal após ele, os pais e o irmão serem atropelados por um motociclista no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, no último sábado (11). A família caminhava pelo acostamento da Rua Paracati, no sentido Planalto/Cidade Nova, quando o acidente aconteceu.


Uma câmera de segurança gravou o ocorrido. Pai e mãe caminhavam com os dois filhos, um de 2 anos, que estava no carrinho, e o bebê de oito meses, que estava no colo da mãe. O motociclista vinha no mesmo sentido que a família, em um trecho sem iluminação, supostamente não viu as vítimas e acabou as atropelando.



A mãe foi arrastada pela motocicleta e o bebê, que estava em seu colo, foi arremessado para cima e caiu. De acordo com testemunhas, a criança teve várias paradas cardíacas ainda no local do acidente e foi reanimada por uma enfermeira que mora nas proximidades. Ela foi socorrida ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na zona Leste de Natal, onde foi internada na UTI.


Nesta terça-feira (14), o bebê recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva e foi transferido para a enfermaria, onde segue estável em observação. A mãe ficou com alguns ferimentos pelo corpo, mas não foi internada e acompanha o bebê no hospital. O pai e outra criança tiveram leves escoriações.


De acordo com uma parente da família, o motociclista quebrou a clavícula e também está internado.


A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que "equipes de manutenção viária estiveram no mês de julho deste ano trabalhando na sinalização horizontal e vertical da Rua Paracati, no Planalto".


A pasta informou ainda que enviará uma equipe de engenharia para avaliar a situação no local e pediu que "a população respeite os limites de velocidade para que possamos reduzir cada vez mais o número de acidentes".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal passa seis horas refém de criminosos dentro de casa no interior do RN


Um casal ficou seis horas refém de criminosos dentro de casa, na zona rural de Tibau, no Oeste potiguar, entre a noite de terça-feira (14) e início da madrugada desta quarta-feira (15). As informações são da Polícia Militar.


Segundo a PM, pelo menos quatro criminosos com armas de fogo invadiram um imóvel que fica às margens da RN-013, por volta das 18h, e renderam os moradores da casa.


No local, os bandidos fizeram um arrastão, recolhendo eletrodomésticos, celulares, tablet, perfumes, 150 kg de camarão, ferramentas e o veículo do casal, modelo Montana. Ainda de acordo com a polícia, os criminosos roubaram até a fiação elétrica do imóvel.


Ainda de acordo com a polícia, os criminosos só saíram do imóvel por volta de 0h30 desta quarta-feira (15), mas deixaram as vítimas trancadas. Somente às 2h, as vítimas conseguiram sair do local e acionar a polícia.


Ainda de acordo com a PM, nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem preso suspeito de abusar de bebê em hospital de Natal é solto pela Justiça

Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) UFRN Natal RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O homem que foi preso na última sexta-feira (10) no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), suspeito de abusar de um bebê de 10 meses, foi liberado da prisão na manhã desta quarta-feira (15), após ter um alvará de soltura expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte.


A decisão judicial ocorreu depois que a perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia descartou que um líquido encontrado no rosto da criança internada na unidade fosse sêmen humano. Ainda de acordo com o órgão, os peritos também não encontraram nenhum indício de agressão ou violência sexual contra o bebê.


O homem estava na mesma enfermaria que a criança e foi preso em flagrante após a mãe do bebê desconfiar da atitude dele, ao voltar para o quarto. A mulher ainda afirmou, na ocasião, que encontrou um líquido estranho na boca da criança.



O material foi coletado pela equipe da unidade de saúde, que acionou a Polícia Militar e a Polícia Civil.


O homem teve a prisão em flagrante mantida pela Justiça durante a audiência de custódia realizada no fim de semana, mas o caso teve uma reviravolta nesta terça-feira (14), após a divulgação do resultado da perícia não encontrar provas contra ele.


Após o resultado da perícia, o suspeito teve alvará de soltura expedido pelo juiz Jarbas Bezerra, da 15º Vara Criminal no início da noite desta terça-feira (14). Segundo o advogado do homem, que é vigilante e tem 55 anos, ele sempre negou a acusação de abuso.


O vigilante estava detido na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal.


O caso

De acordo com a mãe da suposta vítima, o filho possui uma síndrome rara que afeta o fígado, o pâncreas e os rins, e está internado no HUOL após a colocação de um catéter no pescoço para o início da hemodiálise.


Mãe e filho dividiam o quarto com outra família, que também estava com um bebê de 10 meses internado. A mulher teria saído do quarto para beber água e, ao retornar, teria visto o suspeito, o pai desse outro bebê, agindo de forma estranha.



"A minha vizinha de quarto foi pra casa e deixou seu esposo com o filho. Meu bebê estava dormindo e eu saí pra tomar água. Foi questão de 3 a 5 minutos, muito rápido. Quando eu cheguei, percebi que o homem estava ajeitando a calça e a camisa. Eu corri, liguei a luz e fui olhar meu bebê. Olhei para as partes íntimas, mas não vi nada de anormal. Mas quando olhei o canto da boquinha dele, [havia] o líquido estranho", contou a mãe.


Ao ver a situação, ela chamou a equipe de enfermagem, que agiu para investigar o que poderia ter acontecido.


"Quando mostrei à técnica de enfermagem, ela chamou outras enfermeiras, que colheram [o líquido] e levaram para um laboratório do hospital para analisar. Quando voltei pro quarto, vi o homem bem tenso e saí ligeiro com meu bebê", lembrou a mãe, que logo após esse momento, foi levada, junto ao seu bebê, para outra acomodação.


O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Civil, a investigação corre em sigilo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caern lança concurso com 33 vagas e salários de até R$ 8,7 mil; inscrições começam na quinta (16)

Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) — Foto: Google Street View

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) lançou um concurso público com 33 vagas, distribuídas em cinco cargos de nível superior e quatro cargos de nível técnico. Os salários oferecidos variam entre R$ 4.198,11 e R$ 8.746,10.


Segundo a empresa estatal, o edital será publicado nesta quarta-feira (15) no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan).


As inscrições terão início às 14h da quinta-feira (16) e seguem até o dia 20 de dezembro, no site da instituição. A taxa é de R$ 120 para candidatos de nível superior e R$ 100 para nível técnico.



O governo do estado deu autorização para o concurso em agosto deste ano. Na ocasião, a Caern divulgou que a previsão era de que o certame ocorresse ainda no segundo semestre de 2023.


Vagas

Ao todo são 33 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para os seguintes cargos:


Técnico de Edificações - 6 vagas;

Técnico de Controle Ambiental - 6 vagas;

Técnico de Mecânica - 6 vagas;

Técnico de Instrumentação - 6 vagas;

Engenheiro Civil - 2 vagas

Engenheiro Mecânico - 2 vagas;

Engenheiro Eletricista - 2 vagas;

Engenheiro Químico - 2 vagas;

Advogado - 1 vaga.

O salário inicial do Nível Técnico é R$4.198,11 e do Nível Superior de R$8.746,10, em ambos os níveis também existem benefícios definidos em Acordo Coletivo de Trabalho.


O concurso será regionalizado, com vagas contemplando Litoral (região 1); Sertão Central e Seridó (região 2); Oeste e Alto Oeste (região 3). A permanência mínima é de cinco anos na lotação inicial.


Provas

A data prevista para aplicação das provas é 25 de fevereiro de 2024. As provas serão aplicadas em Natal, Mossoró e Caicó, em dois turnos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça determina bloqueio de R$ 100 mil e prisão de corretor de turismo que aplicou golpe contra clientes no RN


Um homem foi preso e teve bloqueio de R$ 100 mil nas suas contas determinado pela Justiça, por suspeita de estelionato contra clientes de uma agência de turismo no Rio Grande do Norte.


A Polícia Civil contabiliza pelo menos 40 vítimas em Natal. A prisão aconteceu nesta terça-feira (14) na cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar.


Segundo a polícia, o homem trabalhava como corretor em uma agência de turismo localizada em Caicó, no Seridó potiguar, vendendo pacotes e serviços como reservas de hotéis, compra de passagens aéreas e traslados.


No entanto, apesar de receber o pagamento de pacotes de turismo vendidos, ele não teria comprado as passagens, nem reservado os hotéis para os clientes, que só descobriam o golpe depois e acionaram a polícia.


Durante as investigações, a Justiça determinou a prisão preventiva do suspeito, cumprido nesta terça-feira (14) e o bloqueio de R$ 100 mil nas contas bancárias vinculadas a ele.


Após a prisão, o suspeito de estelionato foi encaminhado para o sistema prisional.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tripulantes mentiram ao dizer que foram assaltados no Rio, diz delegada: 'Passaram a noite inteira bebendo e usando drogas'

Samantha Jo Naylor (de vestido branco) e Daniel Pickeiring (D) com um homem na Pedra do Sal — Foto: Reprodução

A Polícia Civil do RJ descobriu que os tripulantes da British Airways que disseram terem sido assaltados no Rio de Janeiro mentiram em depoimento. Agora, os comissários podem responder por falsa comunicação de crime.


A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) acredita que os comissários Grant Lawrence Wheatley, de 40 anos, Samantha Jo Naylor, 39, e Daniel Pickeiring, 31, inventaram versões para não serem punidos pela empresa.


A British Airways informou ao g1 que esse “é um assunto para a polícia” e que o trio não estava escalado para o voo no dia seguinte, que foi cancelado. A empresa não explicou o motivo do cancelamento.


Os investigadores consideram que os três acabaram perdendo os telefones funcionais da companhia aérea na noitada, que começou na Pedra do Sal, na Zona Portuária, e terminou com todos separados.


“O que causa espanto é como uma tripulação que tem uma função tão importante passa a noite inteira bebendo e usando drogas, sabendo que no dia seguinte eles teriam a responsabilidade de cuidar de dezenas de pessoas que viajariam por horas”, afirmou Patrícia Alemany, titular da Deat.

O episódio, na madrugada de 5 de setembro, levou a companhia aérea a adiar em um dia o voo BA-248, entre os aeroportos do Galeão e de Heathrow, em Londres.



O que os tripulantes alegaram à época


g1 teve acesso a uma foto de Grant, Samantha e Daniel tirada antes de o trio ir para a Pedra do Sal — Foto: Arquivo pessoal


Daniel, Samantha e Grant foram para a Pedra do Sal, aonde chegaram por volta da 0h do dia 5.


Daniel e Samantha assim depuseram:


No fim da noitada, sem Grant, Samantha e Daniel pediram um táxi em direção à Barra, onde estavam hospedados;

No entanto, acabaram levados para um posto de gasolina desativado em Vaz Lobo;

Lá, foram roubados por 3 homens que os seguiram desde a Pedra do Sal;

Os ladrões levaram 2 celulares e pertences;

Um telefone que estava escondido foi usado por Samantha para chamar um carro de aplicativo;

No trajeto de volta para o hotel, a dupla foi novamente assaltada, desta vez por um homem em uma moto, e o último celular foi roubado;

Avistaram depois uma viatura da Polícia Militar, a quem pediram ajuda.


Já Grant disse à polícia:


Ele bebia na Pedra do Sal e conheceu uma mulher;

Após minutos de conversa, Grant foi ao banheiro e, na fila, tomou um gole de uma bebida.

A partir daí, alegou não se lembrar de mais nada, só de ter acordado deitado em uma rua.

O que a polícia descobriu

“A investigação demonstra que eles não contaram a verdade. Não contaram o que de fato aconteceu naquela madrugada. Eles criaram essas histórias para tentar justificar provavelmente o comportamento inadequado, fora das regras da empresa. Mas apuramos que houve um roubo de um aparelho celular da dupla que estava em Vaz Lobo”, conta a delegada-assistente Danielle Bullus.

Sobre Samantha e Daniel:


Aparecem em uma câmera no entorno da Pedra do Sal já sem Grant;

Ficam numa mesa de plástico por cerca de 40 minutos com um homem, que os convida para ir a um posto em Vaz Lobo;

Os estrangeiros e o homem vão para Vaz Lobo;

Os tripulantes voltam a beber. Segundo uma testemunha, “por várias horas”;

Um celular da dupla foi de fato levado por ladrões.

Sobre Grant:


Na Pedra do Sal, o comissário se separou de Daniel e Samantha e foi para um dos acessos do Complexo do Alemão. Lá, Grant teria consumido drogas e mais bebidas a ponto de ficar desacordado, na Rua Itaoca, em Bonsucesso.

Operários de uma obra o reanimaram e chamaram socorro. Enquanto aguardavam a ambulância, o estrangeiro teria mostrado um pino de pó branco — a polícia acredita que seja cocaína. Grant foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Del Castilho.

Na unidade de saúde, Grant contou que não conhecia o bairro e que passou a noite bebendo e consumindo drogas com 2 mulheres.


Nadadores mentiram na Rio 2016


Ryan Lochte pede desculpa por falso relato de assalto na Olimpíada (Gnews) — Foto: Reprodução GloboNews


O caso faz lembrar outro episódio que aconteceu, em 2016, e teve repercussão mundial durante os Jogos Olímpicos do Rio.


O nadador Ryan Lotche e outros três nadadores americanos disseram terem sido assaltados depois de uma festa quando voltavam para a Vila Olímpica.


Mas depois de analisar os depoimentos de testemunhas e um vídeo que mostra os atletas em um posto de gasolina, os investigadores chegaram à conclusão de que não houve assalto, mas sim uma confusão envolvendo os nadadores.


Na época, a Polícia Civil indiciou o atleta e um colega por falsa comunicação de crime. O processo prescreveu em julho de 2021 e foi arquivado pela Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeito de cidade em Goiás manda fazer bolo de quase R$ 50 mil com fotos dele para comemorar aniversário do município

Prefeito Charley Tolentino e foto estampada em bolo, em Divinópolis — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O prefeito da cidade de Divinópolis de Goiás, na região norte do estado, mandou fazer um bolo de quase R$ 50 mil com uma sequência de fotos para comemorar o aniversário da cidade. Fotos mostram Charley Rodrigues Tolentino (Republicanos) estampado em cima do bolo que teve 65 metros


O g1 entrou em contato com o prefeito pelas redes sociais e por e-mail para um posicionamento sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


O aniversário de Dinivópolis de Goiás foi comemorado nesta terça-feira (14), dia em que a cidade completou 65 anos. O tamanho do bolo, com 65 metros, simboliza a idade do município.


No site da Prefeitura de Divinópolis é possível acessar o documento da licitação que foi feita para a compra do bolo que, ao todo, custou R$ 48.030,00.


À TV Anhanguera, o advogado especialista em direito público e eleitoral, Glauco Borges Júnior, explicou que usar o recurso público para benefício próprio, como ter fotos do prefeito em um bolo, pode caracterizar um tipo de improbidade administrativa, devido a uma autopromoção.


"Dentro do direito constitucional, o prefeito é um agente público. Ou seja, todo ato que ele faz dentro da condição de prefeito, ele está sujeito aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência", explicou o especialista.


"O princípio da moralidade proíbe o uso do cargo público para a promoção pessoal. As fotos do prefeito no decorrer do bolo sugere que o mesmo foi encomendado com o fim de uma autopromoção pessoal e não em comemoração ao aniversário da cidade", completou Glauco.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Não vamos aceitar aumentos injustificados', diz ministro de Portos e Aeroportos sobre passagens aéreas

'O que queremos combater é o aumento abusivo dos preços de passagem aérea', diz ministro dos Portos e Aeroportos — Foto: Reprodução/TV Globo

Em até 10 dias o governo deve conhecer o plano das companhias aéreas para reduzir o preço das passagens de avião, que tiveram alta de 23,7% de setembro para outubro, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). De acordo com dados de agosto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o preço médio da passagem é de R$ 649,17, mas na prática o valor cobrado pode ser muito maior.


Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a expectativa é de que o plano que as companhias aéreas vão apresentar seja benéfico para o bolso da população, porque não há possibilidade de subsídio público para aliviar as tarifas.



“O que tem incomodado o Governo é que às vezes você compra a passagem por dois meses antes por R$ 800 e faltando dez, cinco dias para o voo essa passagem foi para R$ 3.000. Isso não se justifica. Esses aumentos injustificáveis nós não vamos aceitar”, relatou o ministro dos Portos e Aeroportos, em entrevista exclusiva à Globonews.



O aumento das passagens passa pelo querosene de aviação, que representa cerca de 40% dos custos do setor. O governo destaca que conseguiu reduzir o preço desse insumo em 18,7%, o que deve refletir nas tarifas cobradas.


O ministro afirmou que há a perspectiva do Brasil ultrapassar os 100 milhões de passageiros ao longo do ano de 2023. Em 2022, o país registrou um total de 89 milhões.



“A nossa expectativa é que a aviação brasileira possa crescer esse ano mais de 10% e até o final do governo do presidente Lula nós queremos mais de 30 a 35 milhões de passageiros a mais voando pelo Brasil”, diz Costa Filho.


Fonte: g1
Leia Mais ››

À PF, Zambelli diz que 'golpistas irresignados' agiram no 8/1

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) é investigada por contratar um hacker para atacar o Judiciário — Foto: Wagner Vilas/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Em petição entregue à Polícia Federal, pouco antes do depoimento que prestou na terça (14), a deputada Carla Zambelli classifica os que participaram dos atos do dia 8 de janeiro como "golpistas irresignados". A defesa técnica da deputada ainda se refere aos ataques como "vilipêndio criminoso" dos Três Poderes.


"Sabe-se, Excelência, que paralelamente ao deslinde do presente inquérito foram instauradas as Comissões de Inquérito Parlamentar (CPMI e CPI) relacionadas aos acontecimentos do dia 08/01/2023, em que os Três Poderes que regem essa República Federativa foram criminosamente vilipendiados por golpistas irresignados com o resultado das eleições presidenciais ocorridas no final do ano de 2022", diz a defesa de Zambelli à PF.

Após a derrota de Bolsonaro, Zambelli chegou a visitar manifestantes em acampamentos golpistas.


A peça, formulada pelo advogado Daniel Bialski, trata as acusações do hacker Walter Delgatti Neto —de que Zambelli o contratou para, entre outras coisas, invadir os sistemas do Judiciário e os ramais do ministro Alexandre de Moraes,— como mentirosas.


À PF, Zambelli diz que Delgatti "tem compulsão por falsear a verdade. E inseriu o nome da deputada se utilizando de conhecimento com ela para tentar dar sustentabilidade à sua farsa". A peça taxa Delgatti de "mitômano".



Zambelli lista ao menos quatro versões diferentes dadas por Delgatti sobre os mesmos encontros que diz ter tido com a deputada. Ela diz jamais ter feito qualquer solicitação ilícita ao hacker.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Lula sanciona projeto que cria programa para reduzir filas do INSS

Apesar do programa federal criado para abreviar a espera, INSS segue com fila de mais de 1,5 milhão de pedidos de benefícios — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto que, entre outros pontos, cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) e reajusta salários das forças de segurança do Distrito Federal.


A sanção foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" desta terça-feira (14).


Em sua decisão, Lula optou por vetar trechos relacionados à cessão de policiais do DF para cargos comissionados e a criação de uma indenização por desgastes orgânicos e mentais na função (veja aqui).


O objetivo do texto sancionado nesta terça é a criação de medidas para reduzir filas em processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).



Entre as ações do programa, estão:


o pagamento de bônus para servidores que trabalharem fora do horário do expediente

a permissão do uso de telemedicina para as perícias

As regras já estão em funcionamento desde julho, quando o governo editou medida provisória sobre o programa.


Segundo a proposta, o programa terá uma duração inicial de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três, e vale para:


processos administrativos com análise acima de 45 dias

serviços médicos periciais com prazo judicial expirado, agendamento acima de 30 dias ou realizados em unidades sem oferta regular de atendimento

exames periciais de servidores públicos federais em casos de licença para tratamento de saúde ou por motivo de doença de familiar ou dependente

No caso da análise documental das perícias médicas, o serviço pode ser feito não apenas em dias não úteis, como previa o governo, mas também em dias úteis após o expediente.


O bônus pago a servidores que trabalhem fora do horário de serviço será pago de acordo com uma tabela que correlaciona processos ou serviços concluídos:


R$ 68 são pagos no caso de redução da fila do INSS

R$ 75 são pagos por redução da perícia médica federal

Ainda de acordo com o texto, o governo terá que aceitar, excepcionalmente, atestados médicos e odontológicos pendentes de avaliação para fins de concessão de licença para tratamento da própria saúde ou por motivo de doença em pessoa da família, dispensando a perícia oficial.


Telemedicina

A lei sancionada também permite a utilização da telemedicina em exames periciais.


Segundo a proposta, o Ministério da Previdência Social fica autorizado a usar a telemedicina na perícia médica federal "em municípios com difícil provimento de médicos peritos e/ou tempo de espera elevado".


A lista deverá ser definida pela pasta.



Reajuste salarial no DF

O texto sancionado por Lula também autoriza um reajuste médio de 18% no salário de bombeiros e policiais civis e militares do Distrito Federal.


De acordo com o projeto, a recomposição salarial das forças de segurança do DF será feita em duas parcelas:


1ª: 9% de reajuste, paga quando o governo editou MP, em julho

2ª: 9% de reajuste, em janeiro de 2024

O reajuste, acordado entre o governo federal e o governo do DF, será pago com recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).


De acordo com a proposta, o pagamento da primeira parcela vai representar impacto orçamentário de R$ 372,2 milhões até o fim deste ano. Já a segunda deverá custar R$ 685 milhões até o fim de 2024.


O texto aprovado pela Câmara e pelo Senado previa, ainda, que o GDF poderia criar uma indenização a bombeiros e policiais militares e civis do DF — ativos, inativos e pensionistas — por desgastes orgânicos e mentais relacionados ao exercício das funções. Lula decidiu vetar este trecho.


Na mensagem encaminhada ao Congresso, o presidente afirmou que a medida contraria a competência da União de "organizar e manter as polícias do Distrito Federal".


Entre outros pontos, o presidente também vetou:


dispositivo que permitia a cessão de militares e policiais civis do DF para cargos comissionados ou de confiança no Poder Legislativo

trecho que permitia o pagamento de licença remunerada para servidores da segurança pública do Distrito Federal eleitos para a presidência de sindicatos

e reajuste do auxílio-moradia para policiais e bombeiros militares do DF

Lula afirmou que as propostas são "formalmente" inconstitucionais e têm "vício de iniciativa" ao contrariar a competência exclusiva do presidente da República de apresentar propostas para a criação de "cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração".

Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério dos Direitos Humanos confirma que custeou passagem para esposa de chefe de facção ir a Brasília

Luciane Barbosa é esposa de uma liderança do Comando Vermelho no Amazonas. — Foto: Reprodução/Instagram

O Ministério dos Direitos Humanos confirmou nesta quarta-feira (15) que custeou a passagem a Brasília de todos os participantes do Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), incluindo a de Luciane Barbosa Farias, esposa do chefe de uma das maiores facções do país.


Antes de vir a Brasília para o encontro, que foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro, Luciene já havia visitado o Ministério da Justiça no início do ano. Na ocasião, ela esteve com o secretário nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, e com o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani (entenda mais abaixo).



“O pagamento de passagens e diárias foi feito a todos os participantes de um evento nacional, com orçamento próprio reservado ao CNPCT e cujos integrantes foram indicação exclusiva dos comitês estaduais”, afirmou o ministério em nota.


Ainda, de acordo com a pasta, os comitês estaduais, que indicaram os nomes dos participantes do Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, possuem autonomia administrativa e orçamentária. Luciane foi indicada pelo Comitê Estadual do Amazonas.


“Vale ressaltar que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é composto por 11 colegiados que, assim como o CNPCT, tem autonomia administrativa e orçamentária”, acrescentou o ministério (leia a íntegra aqui).


Em nota divulgada nesta quarta, a Secretaria de Justiça do Amazonas confirmou que a indicação de Luciane partiu da presidente interina do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura, Natividade de Jesus Magalhães Maia.


Luciane é casada com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas. Os dois foram condenados em segunda instância por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.


Clemilson é apontado como chefe do Comando Vermelho no Amazonas e cumpre pena de 31 anos em um presídio do Amazonas. Luciane foi condenada a dez anos de prisão, mas recorre em liberdade.



Representante do Amazonas

Na nota divulgada nesta quarta, a Secretaria de Justiça do Amazonas disse que Luciane Barbosa Farias não tinha "legitimidade para ter participado do encontro como representante do colegiado" (veja a nota completa aqui).


Segundo o governo do Amazonas, embora tenha sido indicada para integrar o comitê, Luciane não foi efetivamente nomeada, assim como os demais indicados para mandatos no colegiado entre 2023 e 2025.


A secretaria também afirmou que questionará a manutenção de Luciane como membro do comitê.


"Diante das informações divulgadas, a Sejusc questionará à Sociedade Civil quanto a manutenção do nome de Luciane como parte do comitê", diz a nota, que indica que Luciane Barbosa Farias foi indicada ao comitê pelo Instituto Liberdade do Amazonas.

Agenda no Ministério da Justiça

No Ministério da Justiça, Luciane não chegou a se reunir com o ministro Flávio Dino, mas teve agendas com Elias Vaz, secretário nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, em 19 de março. Em 2 de maio, se reuniu com Rafael Velasco Brandani, secretário nacional de Políticas Penais.


Vaz afirmou que a responsabilidade foi dele. Ele disse que foi a ex-deputada estadual do PSOL pelo Rio de Janeiro Janira Rocha quem pediu a audiência e que não sabia quem eram os acompanhantes da ex-deputada.



Já o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani, disse que atendeu a um pedido de Eliaz Vaz.


Íntegra das notas

Leia a seguir a íntegra da manifestação do Ministério dos Direitos Humanos:


'"A afirmação de que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) pagou passagens e diárias para Luciane Barbosa Faria participar do Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em Brasília, contém sérios equívocos que precisam ser esclarecidos. O pagamento de passagens e diárias foi feito a todos os participantes de um evento nacional, com orçamento próprio reservado ao CNPCT e cujos integrantes foram indicação EXCLUSIVA dos comitês estaduais.



Nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, foi realizado o Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, em Brasília.


A organização do Encontro, por meio do Ofício n° 233/2023, solicitou aos Comitês Estaduais de Prevenção e Combate dos à Tortura dos Estados que indicassem representantes para participação na atividade.


O Comitê Estadual do Amazonas, por sua vez, entre as três pessoas indicadas fez constar o nome de Luciane Barbosa Farias como sua representante, mediante o ofício 40/2023-CEPCT/AM.


Nem o Ministro, nem a secretária nem qualquer pessoa do Gabinete do Ministro teve contato com a indicada ou mesmo interferiram na organização do evento que, insistimos, contou com mais de 70 pessoas do Brasil todo e que franqueou aos comitês estaduais a livre indicação de seus representantes".


Leia a seguir a íntegra da manifestação da Secretaria de Justiça do Amazonas:


"O Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura, foi instituído por meio do Decreto 37.178 em 2016, e é formado por representantes de órgãos do Governo Estadual, Defensoria Publica do Amazonas, OAB e da Sociedade Civil. O comitê está vinculado à Secretaria de Estado Direitos Humanos, Justiça e Cidadania por ser o órgão público estadual responsável pela execução da política estadual de Direitos Humanos.


A indicação de Luciane Barbosa Farias, como membro do Comitê Estadual, foi feita pelo Instituto Liberdade do Amazonas. Já a indicação da mesma para participar do Encontro de Comitês e Mecanismos de 2023, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, foi feita pela presidente interina do comitê, Natividade de Jesus Magalhães Maia, que integra o organismo como representante da Sociedade Civil.


Para o mandato do biênio 2023/2025 os membros indicados para fazerem parte do Comitê Estadual, entre eles Luciane Barbosa Farias, ainda aguardam nomeação. Portanto Luciane não tinha legitimidade para ter participado do encontro como representante do colegiado.


Diante das informações divulgadas, a Sejusc questionará à Sociedade Civil quanto a manutenção do nome de Luciane como parte do comitê".


Fone: g1

Leia Mais ››

Lula defende Dino e diz que ministro 'vem sendo alvo de absurdos ataques artificialmente plantados'

Ministro da Justiça, Flávio Dino, e presidente Lula — Foto: TV Brasil/Reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou em suas redes sociais nesta quarta-feira (15) uma mensagem defendendo o ministro da Justiça, Flávio Dino, e dizendo que Dino "vem sendo alvo de absurdos ataques artificialmente plantados".


Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais um vídeo de Dino ao lado de uma mulher. Legendas alegam que ela é a esposa do traficante Tio Patinhas, chefe do Comando Vermelho, no entanto, se trata da humorista Ví Alvares.


"Minha solidariedade ao ministro @FlavioDino que vem sendo alvo de absurdos ataques artificialmente plantados. Ele já disse e reiterou que jamais encontrou com esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira", escreveu Lula.



A mensagem falsa passou a ser compartilhada depois que a imprensa revelou que a mulher de um chefe do Comando Vermelho no Amazonas preso em 2022 fez duas visitas ao Ministério da Justiça em 2023 (veja mais abaixo).


Em suas redes sociais, Lula disse que o Ministério da Justiça tem coordenado ações que "despertam muitos adversários, que não se conformam com a perda de dinheiro e dos espaços para suas atuações criminosas".


"O Ministério da Justiça tem coordenado ações de enorme importância para o país: a defesa da democracia; o combate ao armamentismo selvagem; o enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico e às milícias; e a proteção da Amazônia", escreveu.


"Essas ações despertam muitos adversários, que não se conformam com a perda de dinheiro e dos espaços para suas atuações criminosas. Daí nascem as fake news difundidas numa clara ação coordenada", completou o presidente.


Lula disse ainda que "não haverá recuos diante de criminosos e seus aliados".


Visita ao Ministério da Justiça


Audiência com Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça. Na foto está a Luciane Barbosa Farias (vestida de camisa branca e blazer preto) — Foto: Reprodução/Instagram


Em novembro, o jornal "O Estado de São Paulo" revelou que Luciane Barbosa Farias, mulher de um chefe do Comando Vermelho no Amazonas preso em 2022, fez duas visitas ao Ministério da Justiça em 2023.


Luciane é esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, preso em dezembro de 2022. Ele já havia sido detido em 2018, quando já era considerado um dos criminosos mais procurados do Amazonas, mas foi solto por uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado.


Clemilson e Luciane foram condenados em segunda instância por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa. Clemilson é apontado como líder de facção criminosa e cumpre pena de 31 anos em um presídio do Amazonas. Luciane foi condenada a dez anos de prisão, mas recorre em liberdade.


No Ministério da Justiça, Luciane foi recebida pelo secretário Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, no dia 19 de março e pelo secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani no dia 2 de maio.


Quando visitou Vaz, Luciane estava entre as integrantes de uma delegação de mulheres que foram recebidas pelo secretário a pedido da advogada Janira Rocha, ex-deputada estadual do Rio de Janeiro pelo PSOL. Brandani disse que recebeu Luciane a pedido de Elias Vaz.



Em nota, Luciane Barbosa Farias disse que “não é faccionada de nenhuma organização criminosa”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vendas do varejo ampliado caem 2,4% em setembro

Os resultados negativos reduziram as receitas tanto do comércio varejista, quanto do ampliado - Foto: Magnus Nascimento

O comércio varejista ampliado do Rio Grande do Norte, aquele que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou um recuo de vendas em setembro deste ano. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, nesta terça-feira (14), mostra uma queda de 2,4% no volume de vendas no comparativo entre setembro deste ano e setembro de 2022. Quando se verifica o acumulado do ano, o setor cresceu 1,3%, mas esse percentual é menor em 0,4 ponto percentual ante o registrado até agosto (1,7%). Na comparação com o mês de agosto, houve uma redução de 0,4%, na série com ajuste sazonal.



Os resultados confirmam a tendência de retração dcomércio após o aumento da alíquota do ICMS, que passou de 18% para 20% em abril deste ano, segundo mostrou estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN). No acumulado dos últimos doze meses, o volume de vendas do comércio varejista ampliado no Estado cresceu 1,4%, em relação ao período anterior de 12 meses.



A trava imposta ao comércio varejista com a alta do ICMS também pode ser percebida quando há uma comparação com Estados vizinhos. Considerando o comparativo entre setembro/2022 e setembro/2023, na análise regional, o comércio varejista ampliado apresentou resultados divididos entre as unidades da federação: 13 negativos (inclusive o Rio Grande do Norte), 14 positivos. Maranhão (20,9%); Ceará (13,2%) e Espírito Santo (11,2%) se destacaram com as maiores altas, enquanto Mato Grosso do Sul (-8,8%), Roraima (-10,3%) e Paraíba (-16,3%) registraram as maiores quedas, segundo os dados da PMC. No acumulado do ano, houve destaque para Maranhão (12,9%) e Ceará (5,4%).



A constatação da perda de fôlego após o novo valor do imposto fica ainda mais forte com a comparação da média nacional. Com a redução de juros, programas para eliminar o endividamento da população, entre outras iniciativas, o país passou a ver o setor varejista crescer sempre acima de 3%. Em julho, chegou a 4,3% de alta.


Em setembro a alta foi de 2,9% no comparativo entre setembro deste ano e setembro de 2022; ante agosto deste ano, houve alta de 0,2%; no acumulado do ano, houve crescimento de 2,4% e nos últimos 12 meses, de 1,6%.



Para se ter uma ideia, de janeiro a março de 2023 o RN registrou índices tão positivos no setor terciário que fizeram o Estado figurar entre os que mais cresciam no país nesta atividade, superando bastante a média nacional. No primeiro mês do ano, a alta foi de 7,2%, seguido de 4,9% em fevereiro e 4,4% de salto positivo em março. Neste mesmo período, o país registrou números bem abaixo. Em janeiro foi de 0,6%, fevereiro 0,2% e março chegando a 3,3%.



No dia 1º de abril deste ano, o Governo potiguar passou a cobrar 20% de ICMS. Já neste mês, o crescimento do comércio passou a ser de 1,1%. Em maio, foram apenas 0,6% de alta. Já de junho a agosto, uma estagnação de 1,7%.



Na comparação anual, as vendas no Rio Grande do Norte – sem considerar o varejo ampliado – também registraram queda frente a setembro de 2022 (-1,8%). Nacionalmente, o comércio varejista avançou 3,3%, com resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação.



Os resultados negativos impactaram nas receitas de vendas tanto do comércio varejista quanto do ampliado do Rio Grande do Norte, as quais fecharam setembro de com –0,2% e –1,7%, respectivamente, na série com ajuste sazonal que compara ao mês anterior. A média nacional no mesmo índice foi de 1% para o comércio varejista e de 0,5% para o ampliado.


Setor de serviços

Em setembro, o volume de serviços do Rio Grande do Norte caiu 8,1 pontos percentuais abaixo do resultado de agosto (1,9%) e apresentou variação de -6,2% frente ao mês anterior. Esse foi o segundo mais baixo desempenho registrado em um estado, ficando atrás apenas de Rondônia (-6,7%) impactando na receita que foi de –6,6% se comparado a agosto. A maior parte das 27 Unidades da Federação (UF) teve queda no volume de serviços em setembro de 2023, na comparação com agosto. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.



Na comparação interanual, volume de serviços apresentou a primeira variação negativa do ano fechando setembro com –1,8%. Nacionalmente, no confronto contra setembro de 2022, o setor de serviços apresentou recuo de 1,2%, interrompendo uma longa sequência de dois anos e meio de taxas positivas nessa comparação.



No acumulado dos últimos 12 meses, o estado fechou setembro com variação de 4,2%, bem próximo aos 4,4% registrados para o Brasil. Já no acumulado do ano, o Rio Grande do Norte (5,6%) foi uma das 25 das 27 Unidades da Federação que registraram variações positivas até setembro de 2023. Embora a variação ainda seja positiva, desde junho o estado vem apresentando queda em pontos percentuais nas variações acumuladas no ano ao longo dos meses. A média nacional para o mesmo índice está em 3,6%.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››