terça-feira, outubro 24, 2017

Bebê sai ileso após carro ser lançado contra pé de pequi e capotar em acidente

Um carro capotou após se chocar com outro, ser arremessado para fora da pista e bater em um pé de pequi. O acidente aconteceu na avenida Teothônio Segurado, em Palmas, na manhã desta terça-feira (24), por volta das 8h.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no veículo que capotou havia um homem de 37 anos que sofreu escoriações e o filho dele de apenas 1 ano, que estava na cadeirinha e não teve nenhum ferimento. Eles foram levados para a Upa Norte.

Conforme os Bombeiros, o condutor do outro carro não se feriu. A equipe também atuou para evitar um incêndio, já que houve derramamento de óleo na pista. A avenida não chegou a ser interditada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Ela tinha 24 horas': três aviões e transplante salvam menina com hepatite fulminante

Menina de 10 anos ficou internada na UTI e teve de viajar às pressas para transplante (Foto: Arquivo Pessoal)
Tatiana Nascimento da Silva não se alarmou quando a filha chegou do colégio se sentindo indisposta. Ela imaginou que os sintomas de Andrea, na época com dez anos, fossem resultado de uma virose que corria no bairro onde vivem em Natal. Mas a menina não melhorava. Depois de uma semana, notou que a filha estava inchada. O sinal de alerta veio quando os olhos da criança ficaram amarelos. "Ninguém notava, era só eu mesmo como mãe que via", diz à BBC Brasil.
Ao chegar no pronto-socorro na tarde do último dia 25 de março, Andrea foi diagnosticada com hepatite A e, com a constatação de que suas plaquetas estavam baixas, foi internada. Após cinco dias, o quadro se deteriorou ainda mais.
"As outras crianças vinham e saíam e ela ficava, só piorava, piorava. E a gente ali esperando. No quinto dia, ela não queria mais andar. Havia sangue no xixi."
A menina foi então enviada para a UTI do Hospital Universitário Onofre Lopes, e Tatiana recebeu a notícia de que ela precisaria de um transplante de fígado de emergência. O procedimento, porém, não é realizado no Estado. Teria de ser feito em Fortaleza.
Mas a falta de um avião oficial para o transporte de Andrea atrasou a cirurgia em três dias. Ao fim, o governo do Rio Grande do Norte liberou um avião para a viagem. Às 20h do dia 5 de abril Andrea entrou na fila de emergência para o transplante de fígado. Tinha 24 horas de vida. À meia-noite do dia 6, apareceu um doador – um homem de 46 anos de Mossoró (RN), que teve morte cerebral.
A família do doador disse "sim", e Andrea conseguiu o transplante a tempo. Um decreto assinado em 18 de outubro pelo presidente Michel Temer, que regulamenta a atual Lei dos Transplantes, reforça justamente o papel dos parentes próximos nesse processo de doação.

Com hepatite fulminante, Andrea precisou de logística especial para receber novo fígado (Foto: Arquivo Pessoal)
Com hepatite fulminante, Andrea precisou de logística especial para receber novo fígado (Foto: Arquivo Pessoal)

Na prática, o novo texto exclui a "doação presumida" – por meio da qual todo brasileiro que não registrasse a vontade de doar seus órgãos era presumidamente um potencial doador -, reforçando a importância da família na decisão de doar ou não seus órgãos.
Outra novidade com o decreto recém-assinado é a inclusão do companheiro como autorizador da doação, por ele ser, atualmente, "equiparado à condição de esposo ou esposa para efeitos civis". Dessa maneira, não é necessário estar casado oficialmente para dar essa autorização.
No caso de Andrea, a doação foi fundamental, como relembra a mãe: "A minha filha só tinha 24 horas de vida quando entrou na fila de transplante. Estava praticamente morta, já estava entubada, inchada, eu não a enxergava mais. Ela não tinha tempo, precisava que alguém morresse. E isso deu vida a ela".
'Urgência absoluta'
Uma verdadeira operação foi montada para viabilizar o transplante da menina.
Duas aeronaves, uma do Rio Grande do Norte e outra do Ceará, foram utilizadas nos esforços para que o fígado chegasse a tempo de salvar a vida dela. A primeira levou a equipe de cirurgiões para retirar o órgão e levá-lo a Natal. Dali, o fígado então partiu no segundo avião para Fortaleza.
Na capital cearense, o médico Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), aguardava para realizar o transplante.
"Recebi a ligação da Central de Transplante do Ceará, informando que havia a oferta de um fígado em Mossoró, e aceitei de imediato. A Andrea estava com uma hepatite fulminante, que leva à morte quase 100% dos pacientes em 48 horas se não houver transplante. É uma urgência absoluta."
Andrea, que havia sido primeiro enviada a um hospital pediátrico na cidade, foi transferida novamente, entubada e em ventilação mecânica, para o Hospital São Carlos para finalmente receber o novo fígado.
Quando acordou da cirurgia, o receio era a possibilidade de sequelas resultantes do coma hepático em que ela se encontrava antes do transplante. "Estava com medo de ela não me reconhecer, de ter perdido a memória", relembra Tatiana. "Mas ela estava normal. Acho que, depois do transplante, ficou até mais bonita. Digo que sou mais apaixonada por ela agora do que era antes."
Uma fila de 32,9 mil vidas
O Brasil possui hoje o maior sistema público de transplantes no mundo e é, em números absolutos, o segundo maior transplantador, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Se considerada proporcionalmente a população, no entanto, a realidade muda.
De acordo com dados da IRODaT (sigla em inglês para Registro Internacional de Transplantes e Doação de Órgãos), o país tem 14,1 doadores efetivos por milhão de população - é quase metade do registrado nos Estados Unidos (28,5). Com isso, aparece na 27ª colocação em meio a 46 países. Os EUA estão em 4° lugar na lista, encabeçada por Espanha e Croácia, ambas com uma taxa de 39 doadores por milhão.
"Falta muito para a gente dar conta da nossa lista", observa Sergio Meira, coordenador de transplante de intestino e de transplante multivisceral do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
No primeiro semestre deste ano, 1.662 famílias que perderam parentes próximos autorizaram a doação de órgãos no Brasil. O número representa um recorde no país e um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas muitos familiares ainda dizem não para o procedimento, que pode salvar vidas.
O Brasil tem hoje 32.956 pessoas na lista de espera por um órgão. A maior demanda é por rim: mais de 20 mil pessoas aguardam por um doador. A segunda maior é a de córnea, na qual há mais de 10 mil pacientes em compasso de espera.
Entre janeiro e junho desse ano, apenas três de cada dez possíveis doadores no Brasil tiveram seus órgãos de fato transplantados, de acordo com informações do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).
Há diferentes razões para a grande espera por órgãos no país. A recusa das famílias é um dos entraves: das mais de 3 mil entrevistas realizadas entre janeiro e junho para pedir permissão de familiares, houve recusa em 43% dos casos, segundo dados do RBT.
Mas outros fatores também contribuem para o baixo número de transplantes no Brasil.
"O maior problema com doador é a recusa familiar, mas também perdemos muito na manutenção do doador. Assim como um paciente, o corpo do doador precisa estar bem cuidado, hidratado, recebendo antibiótico. Isso é muito importante, principalmente para alguns órgãos sensíveis", afirma Sergio Meira.
"Há órgãos mais fortes, como o fígado, o rim. Mas o coração, o intestino e o pâncreas são mais sensíveis. Precisam de cuidado maior", explica.
Ou seja: a alta recusa familiar, combinada com a falta de estrutura para manter em funcionamento órgãos possíveis de serem transplantados, deixam o Brasil bem distante da taxa de países desenvolvidos quando o assunto é salvar vidas por meio de doação de órgãos.
Desafio de diminuir resistência das famílias
A recusa familiar está muitas vezes ligada ao medo de que pessoas serão deixadas à morte para que seus órgãos sejam utilizados. Outra crença popular é que, mesmo após a morte cerebral, haja esperança caso alguns órgãos ainda estejam em funcionamento.
"O conceito de morte não é quando o coração para - é quando o cérebro para", explica Garcia, do HUWC, do Ceará. "Quando há morte cerebral, os órgãos podem continuar funcionando por algumas horas, e o cuidado com esses órgãos é essencial."
Esse funcionamento, que é alimentado artificialmente por equipamentos médicos, leva muitos familiares a crerem que ainda há uma chance. Porém, argumenta Garcia, é necessário explicar à família que a morte cerebral é definitiva.
"Podemos diminuir o índice de recusa das famílias explicando o que é a morte cerebral e que, mesmo após a morte, é possível a manutenção do doador."
A recusa também pode melhorar quando as pessoas tomam conhecimento de um caso no seu entorno em que uma vida foi salva por um doador de órgãos. Tatiana afirma que só decidiu virar doadora após vivenciar o drama de Andrea, e que conhecidos também foram transformados pelo ocorrido.
"As pessoas no meu bairro mudaram de opinião. Uma mulher aqui faleceu e imediatamente os filhos me avisaram que iriam doar os órgãos da mãe, que não era doadora. Eu agradeci. Muita gente mudou depois de ver como essa ação salva vidas", afirma.
No decorrer do tratamento de Andrea, a mãe descobriu que a hepatite fulminante da filha tinha como causa a doença de Wilson, um distúrbio hereditário raro que provoca um acúmulo excessivo de cobre no organismo. Suas outras duas filhas, de sete e de cinco anos, também têm a doença e estão em tratamento. É provável que também precisem de um transplante de fígado em algum momento.
Sua esperança é que, como ela, outras pessoas mudem de opinião sobre a importância de doar órgãos.
"Eu mesma achava que ser doadora era algo estranho. Achava que iam me matar para tirar os órgãos. Não imaginava como é que poderia o órgão estar funcionando e você já estar morta. Mas se está funcionando depois da morte, hoje penso, é porque vai servir para alguém e vai salvar vidas", diz. "Eu não era doadora, mas hoje, se me perguntarem, eu digo que sou doadora de tudo."
Quem pode ser doador de órgãos?
A doação de órgãos ou tecidos pode advir de doadores vivos ou falecidos. Doador vivo é qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Fora desse critério, somente com autorização judicial. Já o doador falecido é a pessoa em morte encefálica cuja família pode autorizar a doação de órgãos e/ou tecidos, assim como a pessoa que tenha morrido por parada cardíaca, que poderá doar tecidos.
Quais órgãos podem ser doados?
Doador falecido: Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.
Doador vivo: um dos rins, parte do fígado ou do pulmão e medula óssea.
Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Aneel eleva cobrança máxima da bandeira tarifária de R$ 3,50 para R$ 5 a cada 100 kWh

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24) um aumento de 42,8% para o valor do patamar 2 da bandeira tarifária vermelha. Com o reajuste, a taxa extra cobrada nas contas de luz quando essa bandeira é acionada passará de R$ 3,50 para R$ 5,00 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo a decisão da Aneel, o novo valor passará a valer já a partir de novembro. Entretanto, se trata de uma proposta que passará por audiência pública e poderá ser alterada em uma votação posterior à audiência.
De acordo com o diretor da Aneel Tiago Correia, a aplicação imediata do novo valor vai evitar um déficit ainda maior na conta que arrecada os recursos das bandeiras tarifárias, que já registra prejuízo.
Esses recursos são usados para cobrir o aumento no custo da geração de energia no país, que ocorre quando a falta de chuvas faz cair muito o nível de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas e é necessário acionar mais termelétricas - que geram energia mais cara.
Nesse momento, a estiagem atinge os reservatórios das principais hidrelétricas do país e ao longo de outubro já está valendo o patamar 2 da bandeira tarifária vermelha. Neste mês, o valor da bandeira inda será de R$ 3,50 para cada 100 kWh consumidos
A proposta da agência reguladora manteve em R$ 3,00 o valor do patamar 1 da bandeira vermelha. Já a taxa da bandeira amarela cairá pela metade, de R$ 2 para R$ 1 a cada 100 kWh consumidos.
Mudança no gatilho
Em compensação, a Aneel alterou também os gatilhos de acionamento das bandeiras. O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, explicou que a mudança da metodologia permitirá que o acionamento da bandeira passe a levar em consideração também o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Hoje, para o acionamento das bandeiras, são analisados o custo de geração da térmica mais cara acionada e a expectativa de chuvas.
Com a mudança, a bandeira amarela deve passar a ser acionada antes do que geralmente ocorre.
A mudança nos patamares foi proposta depois que a Aneel verificou que os atuais valores não têm sido suficientes para pagar pelo custo extra de geração da energia com o uso mais intenso de termelétricas.
Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cada vez mais baixos, por causa da falta de chuvas, o sistema elétrico depende cada vez mais de usinas térmicas, que geram energia mais cara pois funcionam por meio da queima de combustíveis.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Alexandre de Moraes diz que Brasil tem 'medidas pífias' contra o crime

O ministro do STF Alexandre de Moraes participa de seminário sobre segurança pública na Câmara dos Deputados (Foto: Bernardo Caram, G1)Ex-titular da Justiça, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (24), em um seminário sobre segurança pública na Câmara dos Deputados, que o Brasil tem “medidas pífias” contra o crime organizado. Na visão do magistrado, a “hipocrisia” atrapalha o combate à criminalidade no país.
No evento, Moraes disse ainda que a União vem se omitindo nessa área desde a redemocratização. Entre os motivos desta omissão, ressaltou o ministro, estaria a “hipocrisia”.
“Hipocrisia, porque nós confundimos no Brasil, a partir da redemocratização, nós confundimos autoridade com autoritarismo. Ficou uma marca de que exercer a autoridade, exercer segurança pública fortemente, é questão de autoritarismo, de ditadura”, enfatizou.
No encontro, o magistrado do STF – que já comandou o Ministério da Justiça e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – defendeu a liberação de mais recursos para a área de segurança. Moraes ponderou que essas verbas deveriam ter destinação obrigatória do Orçamento, nos moldes usados para a Saúde e a Educação.
“Ou nós vamos decidir realmente que as medidas que nós temos para o combate ao crime organizado violento são medidas pífias ou nós vamos continuar nessa hipocrisia”, complementou o ministro da Suprema Corte.
O ministro da Justiça, Torquato Jardim, que também participou do mesmo seminário, defendeu que as estratégias do governo federal da área de segurança pública passem por um “estrangulamento” das atividades do crime organizado.
“Tão importante quanto pensar numa legislação é pensar que meios prover o sistema de repressão ao crime, com meios e tecnologia para ganhar a guerra da logística. Para não haver o abastecimento da droga, do cigarro, da munição”, observou Torquato.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-prefeita ‘ostentação’ Lidiane Leite é presa no Maranhão

Lidiane Leite, ex-prefeita de Bom Jardim (MA) (Foto: Arquivo pessoal)A ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite, conhecida como "prefeita ostentação", foi presa nesta terça-feira (24) em São Luís. Segundo o promotor da Comarca de Bom Jardim, Fábio dos Santos Oliveira, a prisão da ex-prefeita atende um pedido do Ministério Público. A investigação, segundo ele, corre em segredo de justiça.
Lidiane Leite foi detida em sua residência localizada no Araçagi, e levada pela Polícia Civil para a sede da SECCOR (Superintendência de Combate à Corrupção), em São Luís. Ela chegou ao local acompanhada de três advogados.
Segundo a determinação do juiz Raphael Leite Guedes a prisão de Lidiane Leite é domiciliar e não determina o uso de tornozeleira eletrônica.
Lidiane, que ficou conhecida como "prefeita ostentação" por exibir uma vida de luxo nas redes sociais, foi condenada em março de 2017 por improbidade administrativa e em setembro teve R$ 12 milhões bloqueados por determinação judicial. Lidiante Leite já foi presa em 2015, quando era prefeita de Bom Jardim, acusada de irregularidades em contratos com empresas fantasmas. 

ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite, conhecida como "prefeita ostentação", foi presa nesta terça-feira (24) em São Luís. Segundo o promotor da Comarca de Bom Jardim, Fábio dos Santos Oliveira, a prisão da ex-prefeita atende um pedido do Ministério Público. A investigação, segundo ele, corre em segredo de justiça.
Lidiane Leite foi detida em sua residência localizada no Araçagi, e levada pela Polícia Civil para a sede da SECCOR (Superintendência de Combate à Corrupção), em São Luís. Ela chegou ao local acompanhada de três advogados.
Segundo a determinação do juiz Raphael Leite Guedes a prisão de Lidiane Leite é domiciliar e não determina o uso de tornozeleira eletrônica.
Lidiane, que ficou conhecida como "prefeita ostentação" por exibir uma vida de luxo nas redes sociais, foi condenada em março de 2017 por improbidade administrativa e em setembro teve R$ 12 milhões bloqueados por determinação judicial. Lidiante Leite já foi presa em 2015, quando era prefeita de Bom Jardim, acusada de irregularidades em contratos com empresas fantasmas.

Prefeita de Bom Jardim (MA) ostentava boa vida nas redes sociais (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Prefeita de Bom Jardim (MA) ostentava boa vida nas redes sociais (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Relembre o caso
Lidiane Leite foi presa no dia 28 de outubro de 2015, na sede da Polícia Federal, em São Luís, depois de passar 39 dias foragida após ter a prisão decretada pela PF por suspeita de irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas".

BDBR - Lidiane Leite (Foto: Rede Globo)
BDBR - Lidiane Leite (Foto: Rede Globo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Latam terá internet a bordo nos voos que partem do Brasil a partir de 2018

Avião da companhia aérea Latam no pátio do Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica (GRU), em Guarulhos (Foto: Celso Tavares/G1)
A companhia aérea Latam anunciou nesta terça-feira (24) que terá internet a bordo nos seus voos que partem do Brasil. O serviço será instalado nas primeiras aeronaves a partir de 2018 e toda a frota estará equipada até a metade de 2019.
O wi-fi a bordo será cobrado e terá diferentes faixas de preço, de acordo com a conexão escolhida pelo passageiro. A empresa, no entanto, não divulgou os valores.
"A proposta é oferecer opções de conexão que atendam a todo tipo de necessidade. Haverá pacotes tanto para aqueles que querem um serviço básico (para ver e-mails e mandar mensagens), quanto para aqueles que queiram usar serviços de streaming", disse a companhia, em comunicado.
O serviço de internet também será lançado gradativamente nos demais países em que a Latam atua.
Cobrança por serviços
O wi-fi será mais um serviço cobrado pela Latam em um sistema "pay-per-use" (pague se consumir). A companhia defende a diferenciação de serviços para os passageiros e que eles sejam contratados separadamente.
Recentemente, a Latam começou a cobrar pela bagagem despachada em passagens vendidas na promoção. A empresa também mudou seu serviço de bordo e passou a vender lanches para os passageiros.
Entretenimento de bordo
A internet nos voos também reforçará a estrutura de entretenimento de bordo. A empresa apostou na plataforma Latam Entertainment, que permite que o passageiro acesse a conteúdos como filmes e séries no seu celular, usando um app da empresa.
Esse tipo de solução torna desnecessária a instalação de TVs a bordo e direciona o entretenimento no avião para o celular do passageiro.
Com o wi-fi nos voos, a companhia reforça esse posicionamento. "Com a integração da conexão à internet ao Latam Entertainment, nosso sistema de entretenimento de bordo, o passageiro terá toda a liberdade para escolher como quer aproveitar sua viagem em nossos aviões”, afirma Jerome Cadier, presidente da Latam Airlines Brasil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente do Safern rebate diretoria do ABC e faz duras críticas ao clube

O presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (Safern), Felipe Augusto Leite, reagiu duramente contra a diretoria do ABC nesta terça-feira (24), após ser informado pela reportagem que o clube alegou não ter recebido uma notificação formal acerca do pleito do elenco alvinegro que está em greve devido ao atraso de salários.

“O clube continua desdenhando dos direitos dos atletas na medida em que informam a vocês que não sabem o que se tratou ontem. É lamentável. O clube desdenha dos direitos, pois tem gravação, cobertura da imprensa. Assim fica muito difícil para os jogadores retornarem aos postos de trabalho”, afirmou Felipe Augusto.

O titular da Safern disparou contra a diretoria  do ABC, alegando que os diretores sabem de todos os pleitos e que os documentos já foram enviados para o email institucional do clube e fisicamente por meio de Sedex 10.

“Os documentos já foram enviados à diretoria. Por e-mail, foi enviada uma cópia digitalizada da ata e um ofício do sindicato. Também foram enviadas cópias físicas autenticadas em cartório por meio de Sedex. Eles devem receber no máximo até amanhã. Agora nós aguardamos o contato do clube, pois ele tem de se pronunciar em até 48h sobre a questão”, informou.

Outro ponto criticado pelo presidente foi a forma como o clube vem tratando a questão, pois  ele considera que “é importante que o ABC constituísse uma comissão séria para enfrentar o problema, e não continuar enganando a sociedade e a imprensa com ironias. Lamento esta posição, porque confirma que não se respeitam os direitos sociais dos trabalhadores”.

Enquanto isso o prazo estipulado pelos jogadores chega à metade, e a Safern afirma que ainda não foi contatada. Enquanto a queda de braço continua, o clube afunda mais na crise que parecia se afastar com os últimos resultados positivos. Resta saber se a questão irá rachar mais a relação do grupo com a diretoria.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

STF suspende portaria que muda regras de combate ao trabalho escravo

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar (decisão provisória) suspendendo os efeitos da Portaria 1.129, do Ministério do Trabalho, que alterou a conceituação de trabalho escravo para fins de concessão de seguro-desemprego.

A decisão da ministra foi dada em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) aberta pela Rede na semana passada. Rosa Weber acatou os argumentos do partido de que a referida portaria abre margem para a violação de princípios fundamentais da Constituição, entre eles o da dignidade humana, o do valor social do trabalho e o da livre inciativa.

Para a ministra, ao “restringir” conceitos como o de jornada exaustiva e de condição análoga à de escravo, “a portaria vulnera princípios basilares da Constituição, sonega proteção adequada e suficiente a direitos fundamentais nela assegurados e promove desalinho em relação a compromissos internacionais de caráter supralegal assumidos pelo Brasil e que moldaram o conteúdo desses direitos”.

“A conceituação restritiva presente no ato normativo impugnado divorcia-se da compreensão contemporânea [sobre o trabalho escravo], amparada na legislação penal vigente no país, em instrumentos internacionais dos quais o Brasil é signatário e na jurisprudência desta Suprema Corte”, argumenta a ministra.

Rosa Weber determinou que a suspensão vigore até que o caso seja apreciado em caráter definitivo, mais aprofundadamente, o que deve ser feito pelo plenário do STF. A ministra também é relatora de outras duas ações contra a portaria, mais uma ADPF, aberta pela Confederação Nacional dos Profissionais Liberais, e uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada segunda-feira (24) pelo PDT.

Entenda o caso

Há uma semana, o Ministério do Trabalho publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria 1.129, assinada pelo ministro Ronaldo Nogueira, na qual dispõe sobre os conceitos de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições análogas de escravo, com o objetivo de disciplinar a concessão de seguro-desemprego a pessoas libertadas.

Além de acrescentar a necessidade de restrição da liberdade de ir e vir para a caracterização da jornada exaustiva, por exemplo, a portaria também aumentou a burocracia da fiscalização e condicionou à aprovação do ministro do Trabalho a publicação da chamada lista suja, com os nomes dos empregadores flagrados reduzindo funcionários a condição análoga à escravidão.

A portaria gerou reações contrárias de entidades como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

COERE debate ampliação da micro e minigeração de energia no RN

A ampliação da micro e minigeração de energia no Rio Grande do Norte foi a principal discussão na reunião da Comissão Temática de Energias Renováveis da FIERN (COERE), nesta segunda-feira (23), na Casa da Indústria. Uma alternativa para os consumidores, sejam residenciais ou empresariais, este tipo de geração usa fontes alternativas para redução das despesas mensais dos usuários e reduzir o impacto ambiental.

Presidente da COERE, o empresário Sérgio Azevedo, destacou a importância de divulgar os benefícios, para o consumir, com a micro e minigeração. Ele afirmou que devem ser difundidas informações sobre a tecnologia para geração de energia solar. Também apontou que é preciso ampliar a oferta de crédito para estes investimentos.

O Vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, participou da reunião do COERE e também afirmou que devem ser intensificadas as iniciativas para o incentivo ao aumento do uso das energias renováveis. Pedro Terceiro lembrou que, no Rio Grande do Norte, já há uma geração significativa de energia eólica, mas ainda é incipiente o uso de outras fontes alternativas.

Coube ao gerente de Regulação da Cosern, Dimitri Barros Pereira de Oliveira, fazer uma exposição sobre as características, vantagens e sobre como utilizar a micro geração. A minigeração, segundo ele, “é a instalação de geradores de pequeno porte, pelo consumidor, normalmente a partir de fontes renováveis”. Entre as vantagens, além da redução da tarifa, citou o baixo impacto ambiental, a melhoria do nível de tensão da rede no período de carga pesada e a diversificação a matriz energética.

No Brasil, a regulamentação permite que o usuário, ao instalar um destes geradores, abater a geração na tarifa cobrada pelo consumo e e, se houver excedente compensar em tarifas nos meses subsequentes. Mas este tipo de tecnologia ainda tem uma utilização limitada no país e no Rio Grande do Norte. Atualmente, há 16.201 micro geradores no Brasil, dos quais 250 estão instalados no Estado.

Em alguns países da Ásia e Europa, já nos anos 90 foram desenvolvidos programas que expandiram o uso desta alternativa. Estima-se que na Alemanha, por exemplo, os usuários de micro geração já produzem o equivalente a uma hidrelétrica de Itaipu.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Empresários potiguares mostram moderação na confiança em outubro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) passou de 52,2 para 52,0 pontos, mostrando relativa estabilidade no nível de confiança entre setembro e outubro. Entretanto, o indicador mantém-se acima de 50 pontos, mostrando que os executivos potiguares permanecem confiantes, ainda que moderadamente. Na avaliação dos empresários potiguares, as condições atuais dos negócios estão menos desfavoráveis na comparação com os últimos seis meses.

No que se refere às expectativas para os próximos seis meses, as avalições permanecem positivas – ainda que o otimismo tenha se reduzido em relação ao levantamento anterior. Os empresários da Indústria da Construção mostraram-se neutros, enquanto os executivos das Indústrias Extrativas e de Transformação estão menos confiantes. No que tange aos portes de empresa pesquisados, constata-se que as médias e grandes indústrias estão mais confiantes do que no levantamento anterior, enquanto as pequenas revelam aumento na falta de confiança.

Em matéria de confiança, o Rio Grande do Norte seguiu a tendência de moderação nacional, embora o ICEI do segundo grupo tenha registrado pequena variação positiva na comparação com o levantamento anterior, enquanto o potiguar recuou; mas ambos situam-se acima de 50 pontos, mostrando empresários confiantes.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Assembleia do RN revoga afastamento do deputado Ricardo Motta

Ricardo Motta deputado  (Foto: João Gilberto/ALRN )A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte decidiu, por 19 votos a 1, nesta terça-feira (24), não acatar o afastamento do deputado Ricardo Motta (PSB), que foi determinado pelo desembargador Glauber Rêgo, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em junho deste ano.
O único voto contrário foi do deputado Fernando Mineiro (PT). O decreto aprovado, segundo os deputados, segue a orientação recente do Supremo Tribunal Federal, que considerou que o Poder Legislativo pode votar decisões da Justiça quanto a afastamento de parlamentares. A decisão foi promulgada pela presidência da Casa e entra em vigor a partir da publicação, prevista para o Diário Oficial desta quarta-feira (25).
Dessa forma, mesmo investigado, Ricardo Motta poderá voltar a exercer seu mandato.
Ricardo Motta foi afastado por seis meses, desde o dia 8 de junho, por ser investigado em um esquema de desvio de dinheiro público que teria causado prejuízo de R$ 19 milhões ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Apesar de continuar recebendo salário de deputado, ele não podia entrar na ALRN, nem exercer seu mandato.
“No caso concreto, considero que foram demonstrados a materialidade e os indícios da autoria delitiva e/ou de participação do Deputado investigado (fumus comissi delicti) no esquema de desvio de verbas públicas no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, que importou no gigantesco prejuízo ao erário estadual de mais de R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões de reais), mediante liberação de pagamentos, por meio de ofícios, cujas despesas correlatas inexistiam, e que supostamente foi o beneficiário de uma quantia aproximada de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais), representando 60% (sessenta por cento) dos valores rastreados na operação Candeeiro”, informou o desembargador, à época da decisão.
Em julho deste ano, o plenário do TJRN julgaria o caso do deputado. Porém, devido às alegações de suspeição da maioria dos desembargadores, o caso foi remetido ao STF.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente é apreendida com arma e munição em escola de Cambé, no norte Paraná

Adolescente foi apreendida em escola de Cambé com arma e munição (Foto: DIvulgação/Polícia Civil do Paraná)Uma adolescente de 16 anos foi apreendida com uma arma e munição em uma escola estadual de Cambé, no norte do Paraná, na tarde de segunda-feira (23).
Segundo a Polícia Civil, a Polícia Militar foi chamada pela direção da escola depois que a arma, um revólver calibre 32 descarregado, e uma caixa com 20 projéteis foram encontrados com a aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Helena Kolody.
A adolescente foi apresentada na delegacia por volta das 17h. Ela disse à polícia que pegou a arma na casa de uma senhora, onde trabalha como cuidadora, para mostrar às amigas. A menor disse também que pretendia devolver o revólver.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a mãe da menina assinou um termo de responsabilidade para que a estudante se apresente em uma audiência no Fórum de Cambé.
A adolescente foi liberada em seguida e deve responder por crime equiparado ao porte ilegal de arma de fogo, por ser menor de idade.
O diretor da escola, Paulo Henrique Dante, disse que chegaram até a adolescente por meio de uma denúncia anônima. Segundo ele, a arma foi encontrada na cintura da estudante e a munição na mochila.
Para o diretor, o fato foi uma surpresa, já que se trata de uma boa aluna e não tem histórico de agressão.
Dante ressaltou que é um caso isolado e que nunca aconteceu nada parecido na escola.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo russo confirma que ataque contra jornalista foi 'caso de loucura'

Homem indicado como o agressor da jornalista russa Tatyana Felgenhauer é detido na redação da rádio Ekho Moskvy nesta segunda-feira (23) (Foto: (Vitaly Ruvinsky, Ekho Moskvy photo via AP)O ataque desta segunda-feira contra uma jornalista da emissora de rádio Ekho Moskvy ("Eco de Moscou", em português) foi "um caso de loucura" e não é possível interpretar o incidente de outra maneira, assinalou nesta terça-feira (24) o governo da Rússia, contrariando as versões que mencionam possíveis motivações políticas.
"Tentar descrever este acontecimento trágico, e que realmente está ligado a um caso de loucura, como relacionado com outros assuntos é ilógico e, no nosso ponto de vista, provavelmente equivocado", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Tatiana Felgenhauer, vice-diretora da emissora "Eco de Moscou", considerado um dos poucos meios de comunicação independentes na Rússia, foi atacada na redação por um homem que lhe desferiu uma facada no pescoço e que foi detido posteriormente.
A jornalista, de 32 anos, foi transferida para um hospital, onde passou por cirurgia e está em coma induzido. No entanto, apesar da gravidade do ferimento, fontes médicas disseram que sua vida não corria perigo.

Viatura de polícia é vista em frente à estação de rádio Ekho Moskvy, em Moscou (Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters)
Viatura de polícia é vista em frente à estação de rádio Ekho Moskvy, em Moscou (Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters)

O agressor, identificado como Boris Grits, um cidadão de Israel de 49 anos, foi neutralizado pelos guardas de segurança e entregue à polícia.
Prisão preventiva
Na audiência realizada nesta terça em um tribunal de Moscou, o agressor foi acusado de "tentativa de assassinato" e submetido à prisão preventiva por um período de dois meses.

Em seu depoimento, Grits reconheceu que tinha infligido ferimentos corporais à jornalista, mas negou que tivesse intenção de matá-la.
Após sua detenção, o agressor ofereceu uma explicação estranha sobre as suas motivações, ao alegar que se sentia "assediado sexualmente" pela vítima "através de um contato telepático".
"Utilizando a conexão telepática, ela (Felgenhauer) me mortificava sexualmente", disse Grits no primeiro interrogatório. "Nunca a conheci de verdade, mas a vi e senti. Não consegui tirá-la da minha cabeça", acrescentou o agressor.
Fontes policiais opinaram em um primeiro momento que o ataque poderia ter sido causado por "motivos pessoais" e que a vítima talvez conhecesse o agressor. Também foi cogitada a possibilidade de motivação política contra um veículo de comunicação independente.
Instigação ao ódio
O Sindicato de Jornalistas afirmou em um comunicado que parte de culpa do ataque recai sobre a emissora de televisão estatal russa, depois que esta acusou diversas vezes a "Eco de Moscou" e Tatiana Felgenhauer de serem "agentes do Departamento de Estado dos EUA".
"Acreditamos que este tipo de programa instiga o ódio contra nossos colegas e pode ter provocado o ataque contra Tatiana por parte de uma pessoa transtornada", afirmou o sindicato.
A União de Jornalistas da Rússia qualificou a agressão contra Felgenhauer como "um ataque contra a liberdade de expressão".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fã de Justin Bieber é presa por invasão após entrar em propriedade do cantor, diz site

Justin Bieber se apresenta no Allianz Parque, na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Flavio Moraes/G1)Uma fã de Justin Bieber foi presa por invasão de propriedade nesta segunda-feira (23). Segundo o “TMZ”, a mulher foi encontrada rondando a casa do cantor, em Beverly Hills, pela terceira vez na mesma semana.
Uma fonte informou que os policiais receberam uma ligação da casa por volta das 19h30 e que um segurança deteve a mulher até que os policiais chegassem.
Segundo informações da fonte do “TMZ, a mulher tinha por volta de 40 anos e apareceu na casa outras duas vezes esta semana. Ela foi avisada pelos seguranças para se manter distante. Nesta segunda-feira, a fã entrou na propriedade, mas não conseguiu chegar dentro da casa.
Segundo a publicação, Bieber estava em casa no momento do incidente, mas não fez contato com a mulher.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cinco pessoas morrem e três ficam feridas em acidente na GO-210

Cinco pessoas morrem e três ficam feridas em acidente na GO-210 entre Rio Verde e Santa Helena de Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Acidente envolvendo três veículos deixou cinco pessoas mortas, ainda não identificadas, nesta segunda-feira (23), entre Rio Verde e Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Segundo a corporação, as vítimas são três homens e duas mulheres.
Atualização: O número de mortos por causa do acidente subiu para seis. Além das cinco pessoas que morreram no local da batida, outra morreu na Unidade de Pronto Atendimento de Rio Verde.
Conforme apurou a TV Anhanguera, vítimas estão sendo retiradas das ferragens pelo Corpo de Bombeiros. Outras três pessoas, que também não foram identificadas, ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais de Rio Verde, que não foram divulgados.
O capitão da PRE Leandro Moreira Freira explicou que, conforme informações preliminares, os veículos envolvidos são um Honda Civic, um Toyota Corolla e um VW Gol. “Ainda não sabemos como tudo ocorreu, mas temos informações de que um dos carros, não sabemos qual, tentou uma ultrapassagem, bateu de frente com outro e o terceiro bateu na traseira de um deles”, disse ao G1.
A pista no local é simples e está interditada nos dois sentidos. Motoristas que passam pelo local precisam desviar por rotas alternativas.

Três carros se envolveram em acidente que deixou cinco mortes e três feridos na GO-210 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Três carros se envolveram em acidente que deixou cinco mortes e três feridos na GO-210 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policiais ficam feridos após carro da PRF capotar durante perseguição na BR-153

Dois policiais rodoviários federais ficaram feridos após capotar o carro durante uma perseguição na BR-153, perto de Guaraí, na noite desta sexta-feira (20). Segundo a PRF, a pista estava molhada por causa de uma chuva na região. A viatura saiu da pista e capotou em seguida.

A PRF informou que no momento eles estavam perseguindo um carro porque havia uma suspeita de que ele estava com placa clonada. A ação ocorreu após a denúncia de uma mulher que afirmou ter visto o veículo com a mesma placa do carro dela.

Os nomes dos policiais não foram divulgados. A polícia disse que um sofreu ferimentos graves e o outro, ferimentos leves. Eles foram atendidos no Hospital de Guaraí e depois foram transferidos para um hospital em Palmas, onde permanecem internados em observação.

A corporação informou que o estado de saúde deles é estável e que não houve traumatismos, nem fraturas. Os dois estão conscientes.

Carro da PRF saiu da pista e capotou na BR-153 (Foto: Guaraí Notícias)
Carro da PRF saiu da pista e capotou na BR-153 (Foto: Guaraí Notícias)

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

ABC tenta negociar com jogadores e finalizar greve

A diretoria do ABC corre contra o relógio para encontrar uma solução e resolver o impasse com os jogadores que deflagraram uma greve geral nesta segunda-feira (23) reivindicando três meses de salários atrasados.

O vice-presidente de futebol do clube, Leonardo Arruda, informou ao Portal No Ar na manhã desta terça-feira (24), que o clube ainda não foi notificado formalmente sobre a decisão do elenco, composto por 31 jogadores, de não concentrar, treinar e de não ir a campo pelo próximo compromisso do alvinegro contra o Londrina no sábado.

“Olha, tudo que ficamos sabendo foi pelas redes sociais e pela imprensa. Não fomos notificados formalmente pelo sindicato e já nos colocamos a disposição para buscar soluções. Nos reservamos ao direito de não comentar e esperamos o resolver a questão com nosso departamento jurídico da melhor forma possível”, comentou.

Leonardo Arruda também comentou que vários contatos foram feitos por parte do clube ao Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (Safern), mas não obtiveram sucesso.

“Nós tentamos desde ontem o contato com o presidente do sindicato, Felipe Augusto Leite, para agendar uma reunião e resolver a questão, porém não fomos atendidos, nem tivemos retorno. Nós temos ciência da pendência com os atletas estamos na expectativa de solucionar”, informou o dirigente.

Leonardo Arruda explicou as dificuldades são advindas da crise financeira que se o país atravessa e agravada no clube devido a má fase, que afastou receitas e a torcida do Frasqueirão, assim agravando a questão financeira.

“O ABC vinha efetuando seus pagamentos com regularidade, para se ter uma ideia nos dois últimos jogos realizados no Frasqueirão tivemos um prejuízo de R$ 8 mil pra jogar. Isso é fruto da crise juntamente com a sequência negativa, que refletiu no financeiro do clube atrasando também o atraso de vários funcionários, além do futebol”, informou.

E sobre a decisão dos jogadores de não entrar em campo no sábado (28), o dirigente foi enfático e disse que “da mesma forma que os jogadores têm direitos, eles têm as suas obrigações até pelo impacto desta medida que será bastante danosa para o clube da tradição do ABC”.

Leonardo Arruda aguarda o contato do presidente Safern, para iniciar as tratativas, mas não obteve sucesso. O Portal No Ar tentou o contato com o presidente Felipe Augusto Leite, mas o telefone estava desligado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Suspeito de estupro é amarrado em poste e espancado, na Paraíba

Crime aconteceu no município de FagundesUm homem de 21 anos foi preso, na tarde desse domingo (22), após ser espancado por moradores ao ser apontado como suspeito de cometer estupro contra uma mulher de 29 anos em uma casa do município de Fagundes, Agreste paraibano, a 130 quilômetros de João Pessoa.

Ao Portal Correio, a Polícia Civil em Queimadas afirmou que o suspeito teria invadido a casa da vítima, que mora na Zona Rural de Fagundes, e cometido o estupro.

Porém, momentos depois de conseguir fugir, o suspeito foi localizado por moradores próximos ao local do crime, amarrado em um poste e espancado.

Acionada, a Polícia Militar conseguiu prender o suspeito e o encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil em Queimadas, onde ele permanece preso e aguarda audiência de custódia para saber se irá responder o processo em liberdade ou se será levado a algum presídio do estado.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Policiais se fingem de religiosos em igreja e prendem suspeito de incendiar usina

Município de Coremas, no Sertão paraibanoUm homem suspeito de atear fogo em uma usina de cana-de-açúcar de Pernambuco foi preso, na tarde desse domingo (22), por policiais civis que se disfarçaram de frequentadores de uma igreja evangélica do município de Coremas, Sertão paraibano, a 400 quilômetros de João Pessoa. 

Segundo o delegado Glauber Fontes, a Justiça pernambucana enviou o mandado de prisão após receber informações de que o suspeito estava em Coremas. Com isso, houve um trabalho de investigação e descoberta da localização do procurado.

“Soubemos que ele estava frequentando uma igreja e alguns de nossos agentes começaram a participar dos cultos. Lá, eles identificaram o suspeito e o prenderam. Ele confessou o crime e disse que o incêndio foi praticado por ele e outros homens, mas não revelou os motivos”, afirmou o suspeito.

Ainda segundo o delegado, o suspeito segue preso na Cadeia Pública de Coremas, onde aguarda transferência para um presídio de Pernambuco.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Investigação paralela revela novos indícios sobre morte de padre no interior da PB

Padre Pedro foi assassinado em Borborema
O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, recebeu, do deputado federal Luiz Couto (PT-PB), nessa sexta-feira (20), o resultado de uma investigação paralela feita pela família do padre Pedro Gomes, assassinado na casa paroquial na noite de 23 de agosto deste ano, no município de Borborema, no Brejo paraibano, a 132 km de João Pessoa. Acompanhado pela mãe, Creuza, e pelos irmãos da vítima, Geraldo, Carlos, Luiz, Manoel, Cláudio e Gláucia, o parlamentar solicitou a designação de um delegado especial, além de um promotor de Justiça para acompanhar o caso.

De acordo com o material entregue por Couto ao secretário, as informações novas sobre o crime, obtidas pela família do sacerdote assassinado, apontam que a motivação do crime pode ter sido um empréstimo realizado por Pedro a pedido de uma pessoa próxima. Junto com a documentação relatando os motivos pelos quais os parentes acreditam que o homicídio não está elucidado, foram entregues a Cláudio Lima conversas do padre com a pessoa que lhe pedira o dinheiro, nas quais o religioso fazia cobranças na tentativa de reaver a quantia. “Eu quero é meu dinheiro”, queixava-se o padre.

O secretário recebeu a documentação e prometeu reunir a equipe responsável pelo caso para analisar os pontos conflitantes entre as informações levantadas pelos parentes de Pedro Gomes e a Polícia Civil.

“Nossa intenção é esclarecer o que houve, de fato. Fui procurado pela família do Padre Pedro e intermediei o contato deles com o secretário. Acredito que essa informação do empréstimo não quitado é fundamental para que saibamos como o crime aconteceu. É provável que a motivação real do assassinato ainda não tenha vindo à tona”, disse Luiz Couto.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Caminhão desgovernado mata três e deixa feridos ao atingir ponto de ônibus

Três pessoas morreram após caminhão invadir ponto de ônibus (Foto: G1 )

Ao menos três pessoas morreram, na noite desta segunda-feira (23), após um caminhão desgovernado invadir um ponto de ônibus às margens da Rodovia Casimiro Teixeira (SP-222), entre as cidades de Miracatu e Iguape, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo.
O acidente ocorreu nas proximidades do Km 11, onde há um trecho de serra. A Polícia Militar Rodoviária informou que o caminhão tombou ao chocar-se com o ponto de ônibus, depois de o motorista não conseguir frear no declive. O veículo transportava pedras na caçamba.

Caminhão atingiu ponto de ônibus em rodovia no Vale do Ribeira, SP (Foto: Divulgação/Polícia Militar Rodoviária)
Caminhão atingiu ponto de ônibus em rodovia no Vale do Ribeira, SP (Foto: Divulgação/Polícia Militar Rodoviária)

Segundo a polícia, duas mulheres que aguardavam um ônibus morreram atropeladas. Um outro homem, que também estava no ponto, ficou sob os escombros da estrutura e foi internado em estado crítico. Já no caminhão, o ocupante morreu por conta da colisão e o motorista ficou ferido.
As vítimas fatais do acidente foram identificadas como o caminhoneiro Kreyff Nalon, a cobradora de ônibus Noemia de Barros e a merendeira Mariusa Martins. As idades não tinham sido divulgadas até a publicação desta reportagem.
A Polícia Militar Rodoviária precisou bloquear parcialmente o tráfego de veículos na rodovia após o acidente. O Derpartamento de Estradas de Rodagem (DER) confirmou o ocorrido, mas informou que o tráfego nas pistas não precisou ser interditado, e que não foi registrado trânsito no trecho.
De acordo com informações da polícia, ainda não é possível identificar os motivos do acidente. A princípio, após as primeiras análises feitas no local da colisão, o motorista teria perdido o freio e, por isso, o veículo acabou descendo desgovernado em direção ao ponto do ônibus. Uma perícia deve ser feita, nos próximos dias, para confirmar ou não o problema mecânico.

Ponto de ônibus ficou destruído após caminhão atingi-lo (Foto: Reprodução/O Vale do Ribeira)
Ponto de ônibus ficou destruído após caminhão atingi-lo (Foto: Reprodução/O Vale do Ribeira)

Caminhão ficou destruído após atingir ponto de ônibus (Foto: Divulgação/Polícia Militar Rodoviária)
Caminhão ficou destruído após atingir ponto de ônibus (Foto: Divulgação/Polícia Militar Rodoviária)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio que já atinge 22% da Chapada dos Veadeiros foi criminoso, diz ICMBio

O incêndio que está assolando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o dia 17 de outubro foi criminoso, na avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As suspeitas são de que o incêndio foi iniciado por fazendeiros da região, em represália à recente ampliação da área do parque. De acordo com o órgão, o fogo ainda não foi controlado e já atingiu 22% do parque. Ontem este percentual estava em 15%.

O combate às chamas será reforçado com a chegada de um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave é equipada com um sistema de combate a incêndio constituído de dois tubos em sua porta traseira que, a uma altitude de cerca de 45 metros podem despejar água nas áreas em chamas. “A previsão é de que a aeronave chegue a partir de amanhã”, disse à Agência Brasil o chefe do parque, Fernando Tatagiba, que é analista ambiental do ICMBio.

Segundo ele, “não há a menor dúvida de que o incêndio é criminoso”, uma vez que ele avançou nas áreas posteriores àquelas onde o aceiro (barreira para contenção do fogo) já havia sido feito. “Temos certeza do local de origem, que foi às margens da GO-118, que liga Brasília ao Tocantins, numa área chamada Pouso Alto. Quem colocou fogo ali conhece a dinâmica do vento e do fogo”, disse o chefe do parque.

Tatagiba explica que a principal causa de incêndios são os raios, que ocorrem nos períodos de chuva. “Não existe combustão espontânea no cerrado. Incêndios iniciados nessa época do ano têm sempre origem humana. Se alguém faz uma queimada e ela foge ao controle, transformando-se a em incêndio, isso já é caracterizado como um crime. No caso desse incêndio na Chapada, uma hipótese que foi levantada pela comunidade é de que o incêndio foi causado por fazendeiros da região em represália ao aumento da área do parque”, acrescentou.

A esperança da equipe é a de que alguma chuva ocorra na região. Tatagiba, no entanto, não está muito otimista. “O céu hoje está nublado, mas apenas com nuvens finas. Com isso a perspectiva de chuva é mínima”, disse.

O incêndio atual teve início no dia 17 de outubro. Diante desse cenário de agravamento da situação, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, município localizado na Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência. Segundo o ICMBio, mais de 200 pessoas, entre profissionais de combate ao fogo e voluntários, trabalham para conter as chamas, que provocaram o fechamento do parque.

Além de brigadistas do ICMBio, do próprio parque e de outras unidades de conservação no país, estão envolvidos no combate ao fogo funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Grupo Ambientalista do Torto (GAT), a Polícia Rodoviária Federal, a prefeitura de Alto Paraíso, bombeiros de Goiás e do Distrito Federal e centenas de voluntários, que estão em campo ou prestando apoio logístico aos trabalhos. Quatro aviões que lançam água sobre as chamas e três helicópteros estão sendo usados na operação.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››