segunda-feira, março 11, 2024

Homem é assassinado a tiros após ter casa invadida durante a madrugada em Pau dos Ferros/RN



Vitor Vinícius Matias, 26 anos, foi morto a tiros durante a madrugada deste domingo (10) no interior de sua residência localizada no Bairro São Geraldo, em Pau dos Ferros/RN.


De acordo com informações repassadas para polícia pela companheira da vítima, disse que era por volta de 01h, se encontrava dormindo com seu companheiro e três crianças quando dois homens encapuçados e armados invadiram a casa, após quebrarem a porta, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra seu companheiro que morreu no local, após o crime saíram com destino ignorado, que não ouviu barulho de nenhum veículo, antes e nem após o crime.


Vitor Sibito como era mais conhecido, se encontrava preso e teria deixado a prisão na última sexta-feira (08) , também era irmão de Gato Preto que foi morto a tiros a menos de dois meses na cidade de São Francisco do Oeste/RN, onde os criminosos usaram o mesmo modus operandi.


A Polícia Militar isolou a área até a chegada de uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), que fez a perícia e remoção do corpo para a sede do órgão em Pau dos Ferros/RN. No local foram encontradas capsulas de pistola calibre 380. 


A Polícia Civil investigará  o caso.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Pai é flagrado pela mãe abusando sexualmente a filha de cinco anos em Serrinha dos Pintos/RN


No município de Serrinha dos Pintos um crime de estupro de vulnerável praticando por um pai contra uma filha de 5 anos chocou a população.


O abuso de vulnerável aconteceu no Sítio Sampaio, na noite da última sexta-feira (08). Segundo a polícia, o homem identificado como Alisson, estava sozinho com a filha na residência quando a esposa chegou e flagrou o próprio pai abusando a filha.


A mãe da criança ficou abalada e ligou imediatamente para a polícia, que prendeu o acusado e o conduziu para a delegacia de plantão em Alexandria.


Na delegacia, Alisson confessou ao delegado Célio Fonseca que realmente abusou sexualmente da filha. 


"Ele alegou que tinha ingerido bebida alcoólica e estava bêbado, por isso teria praticado essa barbaridade", disse o delegado.


Alisson foi autuado em flagrante de delito e encaminhado para a Cadeia Pública de Caraúbas, onde ficou à disposição da Justiça.


Fonte: Cidadão 190

Leia Mais ››

PM prende vieirense por violência doméstica em Marcelino Vieira/RN



Um vieirense de 35 anos, foi preso por policiais militares do 3º PPM/2ª CIPM, sob o comando do sargento Aldaci, na tarde desta sexta-feira(08), após agredir a esposa fisicamente e moralmente. O homem foi abordado e preso pelos agentes de segurança, no Centro da cidade de Marcelino Vieira, alto oeste potiguar. Diante dos fatos, ele foi conduzido e apresentado ao plantão da 8ª DRPC em Alexandria, para as medidas cabíveis.


De acordo com informações repassadas ao blogger Nosso Paraná RN, o homem já tem passagens pelo sistema prisional por crimes de sequestro, cárcere privado e tentativa de homicídio.


A mulher do suspeito, de 34 anos, foi levada para uma unidade de saúde para atendimento médico.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Mulher é presa suspeita de matar o companheiro a facadas no interior do RN


Um idoso de 63 anos foi assassinado a facadas nessa sexta-feira (08). O crime aconteceu no município de Passagem, no Agreste do Rio Grande do Norte. Ele foi identificado como Gonçalo.


A companheira dele foi presa pela Polícia Militar logo após a morte. De acordo com as informações, o casal e mais duas pessoas estariam bebendo quando a suspeita esfaqueou a vítima.



Uma outra pessoa que estava no local também acabou detida. A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil. O corpo do idoso foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN). 


As informações preliminares apontam que o casal vivia um relacionamento conturbado e a família do idoso teria orientado que ele saísse da relação.


Fonte: Portal da Tropical

Leia Mais ››

HOMEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO EM CARAÚBAS-RN


Vítima de grave acidente de moto que aconteceu na tarde deste domingo (10), na parede do açude do Apanha Peixe, na zona rural de Caraúbas no Oeste do Rio Grande do Norte, não resistiu e veio a óbito no hospital

De acordo com as primeiras informações, o motociclista identificado como Vicente Batista Filho, de 58 anos, estava bebendo na região do Apanha Peixe II quando voltava para casa por cima da parede do açude, no momento em que chegou na sangria, possivelmente desequilíbrio e caiu de uma altura de aproximadamente 5 metros, nas pedras que fica por trás da sangria.


Uma ambulância que atende a região da Mariana foi acionada e junto com familiares socorreu ele para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva em Caraúbas. Ele estava intubado, inconsciente e uma excelente equipe fizeram de tudo para estabilizar ele para ser transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, no entanto, infelizmente não resistiu e veio a óbito.


Fonte: Icém Caraúbas

Leia Mais ››

Servidores da UFRN aprovam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira

Foto: Cícero Oliveira

O Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação no Ensino Superior (Sintest-RN) aprovou por unanimidade a deflagração da greve na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A assembleia geral aconteceu nesta segunda-feira (11), com reivindicação dos técnicos-administrativos por reajuste salarial e nos auxílios.


A Reitoria da Universidade foi notificada e, após o cumprimento de 72h, a greve será aplicada pelos servidores. Com isso, o inicio da greve está previsto para quinta-feira (14). Uma nova assembleia será realizada no mesmo dia, às 9h.


De acordo com o Sintest, o Governo não atendeu ao plano de reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A proposta enviada pelo Executivo seria de 9%, distribuído entre 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Os servidores apontam que o reajuste não está de acordo com os aumentos salariais concedidos a outras categorias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gasto do turista teve aumento de 24% durante alta estação no RN, aponta plataforma

A Praia de Pipa foi a mais visitada pelos turistas na alta estação | Foto: @pipafotos

O gasto médio dos turistas durante o período da alta estação no Rio Grande do Norte foi de R$ 405,19 no mês de janeiro, um aumento de 24% comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 326,50, segundo dados do Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio).


O perfil, interesses e gastos dos visitantes estão disponíveis ao público para consulta no painel de Perfil do Turista 2024, lançado nesta segunda-feira (11), no endereço www.sirio.tur.br. A plataforma foi desenvolvida por meio de parceria do Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com a Fecomércio RN e o Senac.


Cerca de 94% dos entrevistados visitaram praias potiguares. Dentre os destinos mais procurados, a Praia de Pipa, em Tibau do Sul, foi a opção para 60% dos turistas.


Perfil


O turista que visitou o estado na alta temporada possui renda média entre três a cinco salários mínimos (24%). O Nordeste é a região de origem da maior parte dos entrevistados (50%), seguido pelo Sudeste (29%) e Centro- Oeste (10%).


Cerca de 54% dos respondentes visitaram o estado acompanhados do cônjuge, enquanto 38% vieram com outros familiares e 33% trouxeram os filhos. O Sírio também revelou que 45% dos respondentes tem escolaridade de nível superior.


Além das praias (94%) os viajantes que estiveram no estado gastaram parte do seu consumo total em restaurantes (83%), artesanatos (48%) e shoppings (26%).


O painel também revela o nível de satisfação do turista que visita o RN. Segundo dados coletados em janeiro, cerca de 60% dos turistas avaliaram a experiência no estado como “ótimo” e “bom”. Dentre os atrativos avaliados na pesquisa, estão hospitalidade (62%), atendimento (56%), atrativos naturais (74%), bares e restaurantes (46%), comércio (49%), dentre outros.


Sírio


A importância do Sírio como ferramenta estratégica é um dos pontos de destaque, segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. “Estamos ofertando um excelente indicador para que os empresários do trade turístico possam melhor direcionar, a cada público, aquilo que o nosso visitante deseja encontrar”, afirmou.


Para a diretora-presidente da Emprotur, Roberta Duarte, o Sírio tem sido uma importante ferramenta na utilização da inteligência para direcionar a promoção turística. “Dispomos de uma ferramenta premiada e que hoje se mostra um item fundamental nas nossas escolhas estratégicas. Ter condições de previsibilidade nos possibilita investir o dinheiro público de forma ainda mais eficiente”, pontuou.


A cada ano, diversos painéis são atualizados com novas pesquisas, realizadas ao longo dos meses, trazendo dados mais recentes e mostrando como o turista desse período se comportou ao longo do tempo.


Por meio da plataforma, o usuário tem acesso à painéis sobre o perfil do turista, análise de mídias sociais e outros dados relevantes sobre o setor do turismo no estado.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Caixa prorroga prazo de inscrições para concurso; 40 vagas previstas para RN


O Concurso da Caixa Econômica Federal está ofertando mais de 40 vagas para cargos de nível médio no Rio Grande do Norte. Ao todo, são 41 oportunidades para técnico bancário, sendo 33 para o polo Natal e oito para o polo Mossoró. Já em relação aos cargos de nível superior, o certame oferta uma vaga para médico do trabalho no Estado. As inscrições, agora, podem ser feitas até as 23h59 do 25 de março, e não mais às 16h, como estava previsto anteriormente. A retificação no edital já foi publicada.


Em todo o Brasil, o edital está ofertando 1,6 mil vagas para técnico bancário novo e 1,6 mil para técnico bancário novo em tecnologia da informação e cadastro de reserva. Para os candidatos de nível superior, são 28 vagas para médico do trabalho, sendo 5 para cadastro reserva, e 22 para Engenheiro de Segurança do Trabalho, das quais cinco também são para reserva.


Remuneração


Para as vagas de nível médio, no cargo de técnico bancário novo, a remuneração inicial é de R$ 3.762. Já para as vagas de nível superior, os salários iniciais são de R$ 11.186,00 (médico do trabalho) e R$ 14.915,00 (engenheiro de segurança do trabalho). Somado a isso, os aprovados receberão auxílio alimentação e refeição, direito à assistência médica, previdência complementar, vale-transporte, auxílio creche, entre outros.


Inscrição


A taxa de inscrição é de R$ 50 para nível médio e R$ 65 para nível superior. O pedido da taxa de isenção deve foi até 7 de março e nos dias 14 e 15 de março os candidatos que tiverem isenção indeferida poderão apresentar recurso. Dia 21 de março será publicada a lista final dos isentos.


Confira os editais


Edital para nível médio

Edital para nível superior

Confira unidades de lotação em cada polo do RN:


Mossoró


Açu, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Caicó, Currais Novos, Guamaré, Lagoa Nova, Macau, Mossoró, Parelhas, Pau dos Ferros, São Miguel.


Natal


Ceara-Mirim, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Macaíba, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Touros.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Melão supera petróleo e volta a ser produto mais exportado do RN em fevereiro, aponta Sebrae

Rio Grande do Norte pode triplicar exportação de melão para o Chile — Foto: Elisa Elsie

O melão fresco superou o petróleo (fuel oil) e voltou, no mês de fevereiro, a ser o produto do Rio Grande do Norte mais exportado para o mercado internacional. O fato não ocorria desde 2022.


O dado está presente na edição mais recente do Boletim da Balança Comercial do RN, do Sebrae-RN, que é baseado na Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.


Em fevereiro, as remessas de melão ultrapassaram 19 mil toneladas, um aumento de 29,8% em comparação com o mesmo mês em 2023. O volume negociado foi na casa dos US$ 13,8 milhões.


Nos dois primeiros meses de 2024, o RN exportou 40 mil toneladas da fruta para o mercado externo, principalmente para Espanha, Países Baixos e Reino Unido, em negociações na casa dos US$ 29 milhões. Em todo 2023, foram 157,3 mil toneladas.



"Desde 2019 que o estado se consolidou como o maior exportador de fruta do Brasil. São várias empresas potiguar, empresas internacionais, produzindo frutas aqui no estado", avaliou o secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha.


Melancia, mamão: exportações no geral crescem

Em fevereiro deste ano, o boletim apontou que as exportações somaram mais de US$ 45,6 milhões, o que representa um aumento de 29,8% em relação a fevereiro do ano passado, quando o volume de exportações chegou a US$ 35,2 milhões.


O número, no entanto, é menor se for comparado a janeiro. Houve uma retração das exportações potiguares de 35,6%.


O valor acumulado das exportações no primeiro bimestre deste ano é US$ 116,5 milhões, que é 4,8% maior que o acumulado no mesmo intervalo do ano passado.


Melancia fresca foi outra exportação que cresceu no RN — Foto: Foto: Celso Tavares/g1


Completam a lista dos cinco principais itens - liderados pelo melão - dos produtos mais exportados, de acordo com o boletim, em fevereiro:


o gasóleo (óleo diesel) - US$ 9,6 milhões;

outros açúcares de cana - US$ 5,5 milhões;

as melancias frescas - US$ 4,3 milhões; e

os mamões papaias - US$ 1,3 milhão.

Até janeiro, o produto mais exportado era o óleo de petróleo combustível (fuel oil), porém esse item não figurou na relação das exportações do mês de fevereiro, segundo o Sebrae.


Os principais países destino das exportações foram:


Estados Unidos;

Espanha;

Países Baixos (Holanda); e

República Dominicana.

"A gente tem observado e tem acompanhado de perto, e temos sido parceiros do produtor rural, do exportador de fruta. Afinal de contas, essa oportunidade gera um infidável número de empregos, de oportunidades, de renda", disse o secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha.

Outras gasolinas, queijos: importações aumentam

As mercadorias importadas somaram US$ 24,6 milhões, um avanço de 41,6% em relação a fevereiro de 2023.


As principais mercadorias que contribuíram para esse crescimento foram:


outras gasolinas, exceto para aviação, com um total de mais de US$ 11,8 milhões;

o coque de petróleo não calcinado (US$ 1,8 milhão);

queijo tipo mussarela fresco (US$ 703,9 mil);

caixas de papel ou cartão ondulados (US$ 417,3 mil).

Os principais países de origem das importações foram Estados Unidos, China, Espanha, Argentina e Espanha.


Considerando janeiro e fevereiro, o volume de importação chega a US$ 82,2 milhões, uma elevação de 114,7% em relação ao mesmo período em 2023 (US$ 38,3 milhões).


Corrente de comércio e balança comercial

Com esses resultados, a corrente de comércio do estado, que é calculada pela soma das exportações e importações, chegou em fevereiro a US$ 70.223.025.


Já a balança comercial do Rio Grande do Norte encerrou o mês com um superávit de mais de US$ 21 milhões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caraubense de 18 anos é perseguido e morto a tiros durante a madrugada em Governador Dix Sept Rosado



A cidade de Governador Dix Sept Rosado, distante 35 quilômetros de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi palco de mais um homicídio a bala.


O crime ocorreu por volta da 00h13min desta madrugada de segunda feira 11 de março de 2024, em via pública, na Rua Padre Florêncio. A vítima foi o jovem identificado como Miqueas Evangelista da Costa, de 18 anos de idade era natural de Caraúbas.


Segundo a PM ele foi perseguido pelos criminosos e ainda conseguiu correr a uma certa distância, mas acabou sendo baleado e morreu no meio da rua.


A equipe do Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) unidade de Mossoró, realizou os procedimentos de perícia no local e em seguida recolheu o corpo da vítima para ser examinado na base do órgão. Não há informações sobre a motivação do crime.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Militar prende homem armado, após ele ameaçar a mulher e o filho em Tibau na Costa Branca Potiguar


Na noite deste sábado, 10 de Março de 2024, uma ação de Policiais Militares da Força Tática do 2º Batalhão de Mossoró, resultou na prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica.


A equipe da FT de serviço Extra estava em patrulhamento naquela cidade quando foi acionada para atender uma ocorrência e ao chegar no local indicado os policiais constataram que havia um homem portava arma de fogo de forma irregular, e estava ameaçando a sua esposa e filho.


Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão sendo ele conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão em Mossoró para os procedimentos cabíveis.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Força-tarefa amplia área de buscas por fugitivos de Mossoró

Viatura e helicóptero da polícia durante buscas por fugitivos no assentamento Vila Nova I, em Baraúna, no RN — Foto: Cedida

Sem novas pistas divulgadas sobre o possível paradeiro de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, a Força Tarefa que atua nas buscas pelos foragidos ampliou o raio de buscas neste domingo (10) e realizou uma operação no assentamento Vila Nova 1, na zona rural de Baraúna, no Oeste potiguar.


O assentamento fica localizado a aproximadamente 9 km do local onde os fugitivos foram vistos pela última vez, no assentamento Vila Nova 2, também em Baraúna, ao saírem de uma plantação de banana. A polícia havia concentrado as buscas na região nos dias seguintes à aparição da dupla.


Nas novas buscas deste domingo, os policias entraram e revistaram algumas casas do Vila Nova I. Os moradores relataram que os investigadores acreditam que alguém está dando abrigo à dupla.


"Eu tenho medo até de tomar banho, porque a gente fica no banheiro e o resto da casa fica exposto, né? O medo é tanto que tenho uma casa na cidade e estou ficando mais lá, já que esses homens podem estar por aqui nos sítios", disse a agricultora Damiana Vanderlei.


Buscas por fugitivos no assentamento Vila Nova I, em Baraúna, no Rio Grande do Norte — Foto: Cedida


A dona de casa Danielle Viana afirmou que militares vistoriaram a casa da mãe dela por volta das 7h30.



“Chegaram quatro policiais militares, se identificaram, perguntaram se poderiam entrar na residência. Disseram que estavam fazendo uma vistoria. Olharam todos os cômodos da casa, olharam debaixo das camas, olharam também o quintal. Disseram que qualquer movimentação estranha, entrasse em contato com à polícia”, disse.

De acordo com moradores, algumas pessoas não permitiram que os policiais entrassem em suas casas para realizar buscas. A polícia continua na comunidade nesta segunda-feira (11), 27º dia de buscas pelos fugitivos.



Força Tarefa

A operação para recaptura dos fugitivos envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.


Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da penitenciária de segurança máxima no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.


Simulações divulgadas pela Polícia Federal mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte.


Segundo a Polícia Federal, as equipes trabalham com as novas possibilidades visuais. Ainda de acordo com a corporação, as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Identificação (INI) da PF, em Brasília.


Simulações mostram possíveis aparências e disfarces de Rogerio Mendonça e Deibson Nascimento - foragidos da penitenciária federal de Mossoró — Foto: Reprodução


Ainda de acordo com a corporação, a divulgação das imagens visa facilitar o trabalho de buscas e o apoio da população com informações sobre os fugitivos. A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.


Imagem mostra simulação de possível aparência de Deibson Nascimento - fugitivo da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Divulgação

Na última quinta (7), as buscas receberam o reforço de dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso.


Já na sexta-feira (8), foi presa em Fortaleza, no Ceará, mais uma pessoa suspeita de integrar uma rede de apoio aos fugitivos montada pela facção Comando Vermelho. Desde o início das investigações, já foram realizadas seis prisões - cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante.


Simulação mostra possível aparência de Rogério Mendonça - fugitivo de Mossoró — Foto: Divulgação

Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia encontra cativeiro e prende seis suspeitos de sequestro no interior do RN

Seis homens foram presos suspeitos de sequestro no interior do RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte libertou uma vítima de sequestro e prendeu seis pessoas em flagrante na última sexta-feira (8) em Macau, cidade localizada a 185 km de Natal. O caso só foi divulgado nesta segunda-feira (11).


Segundo a Polícia Civil, a vítima era um homem de 24 anos que mora na cidade de Galinhos e estava desaparecido desde a quarta-feira (5).


Os criminosos responsáveis pelo sequestros teriam obrigado o homem a fazer diversas transferências via pix pelo celular.


Na sexta-feira (8), no entanto, o homem aproveitou um descuido dos bandidos que estavam responsáveis por vigiá-lo e enviou uma mensagem para a esposa, por meio de um aplicativo de mensagens.


Na conversa, o homem disse que tinha sido sequestrado após sacar dinheiro em uma agência do Banco do Brasil e enviou a localização do cativeiro, no bairro do Porto.


Segundo a polícia, o homem conseguiu enviar as mensagens em um momento de desatenção dos criminosos, que estavam usando drogas e bebendo. "Os cabeças do crime haviam saído e deixado os outros na segurança", informou o delegado do caso, Sandro Reges.


A polícia foi avisada pela esposa da vítima e cercou o imóvel, onde localizou seis suspeitos, além de drogas como cocaína, crack, maconha, balança de precisão e dinheiro fracionado.


Ainda segundo o delegado, o homem foi solto pelos bandidos, quando eles perceberem a chegada da polícia.


"Foram encontrados seis homens, dentre eles quatro que já tinham passagem pela polícia. Um, inclusive, estava com tornozeleira eletrônica", disse o delegado.


Segundo a Polícia Civil, o extrato bancário da vítima foi levantado para que os investigadores identifiquem os beneficiários das transferências. O valor roubado não foi informado pela polícia.


Os suspeitos deverão responder por extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas e associação para o tráfico.


"Diante das provas apresentadas pela PCRN, foi decretada a prisão preventiva de todos os autuados durante audiência de custódia", informou a corporação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policiais penais do ES reforçam segurança em Mossoró após fuga de dois presos da Penitenciária Federal

Quatro policiais penais do Espírito Santo reforçam Força Penal Nacional em Mossoró, no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Sejus-ES

Quatro policiais penais do Espírito Santo foram chamados para ajudar na Força Penal Nacional (FPN) instituída pelo Ministério da Justiça para o reforço da segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, após a fuga de dois presos do presídio de segurança máxima na cidade.


A utilização da Força Penal Nacional foi autorizada pelo Ministério da Justiça em publicação no Diário Oficial da União no dia 21 de fevereiro, sete dias após os presos fugirem. Essa foi a primeira fuga da história do sistema prisional federal criado em 2006.



A operação para recaptura envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.


Força-tarefa

Nesta segunda-feira (11), a força-tarefa entrou no 27º dia de buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça.


Giovani de Souza Tesch, Gudierrys Santos Furlan, Fabiano Callegario Silva e Jeferson Soares da Motta são os policiais penais da Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP) designados para a missão.


Penitenciária de Mossoró — Foto: Reprodução/Jornal Hoje


Os profissionais foram designados por terem conhecimentos técnicos essenciais para a missão, como a participação em cursos de aperfeiçoamento profissional.


Em princípio, a designação é para atuação por 60 dias na missão. Caso seja necessária renovação, os policiais penais poderão ficar por mais 60 dias.


Para o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, o trabalho qualificado da Polícia Penal do Espírito Santo é um ponto importante a ser ressaltado.


“São policiais penais preparados para a missão a qual foram submetidos, com expertise em ações de segurança voltadas para o policiamento extramuros das unidades prisionais. Além disso, ressaltamos a união de esforços junto à Força Penal Nacional para a garantia da segurança de unidades federais que realizam a custodia de presos de alta periculosidade. É uma cooperação importante que demonstra a integração entre o ente federativo e o Estado do Espírito Santo”.


Simulações da PF mostram possíveis disfarces de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça - fugitivos de Mossoró — Foto: Reprodução


Segundo a Polícia Federal, as equipes trabalham com as novas possibilidades visuais. Ainda de acordo com a corporação, 'as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Criminalística (INI) da PF, em Brasília'.


A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.


Fonte:g1

Leia Mais ››

Simulações mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Simulações da PF mostram possíveis disfarces de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça - fugitivos de Mossoró — Foto: Reprodução

Simulações divulgadas pela Polícia Federal mostram possíveis aparências e disfarces dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte.


Nesta segunda-feira (11), a força-tarefa entrou no 27º dia de buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça. Os dois escaparam da cadeia no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.


Segundo a Polícia Federal, as equipes trabalham com as novas possibilidades visuais. Ainda de acordo com a corporação, as projeções de crescimento de cabelo, barba e uso de disfarces foram elaboradas por papiloscopistas do setor de Representação Facial Humana do Instituto Nacional de Identificação (INI) da PF, em Brasília.


Simulações mostram possíveis aparências e disfarces de Rogerio Mendonça e Deibson Nascimento - foragidos da penitenciária federal de Mossoró — Foto: Reprodução

Ainda de acordo com a PF, a divulgação das imagens visa facilitar o trabalho de buscas e o apoio da população com informações sobre os fugitivos. A corporação já anunciou recompensa de até R$ 30 mil para quem repassar informações que levem à recaptura dos foragidos.


A operação para recaptura envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.


Na última quinta (7), as buscas receberam o reforço de dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso.


Já na sexta-feira (8), foi presa em Fortaleza, no Ceará, mais uma pessoa suspeita de integrar uma rede de apoio aos fugitivos montada pela facção Comando Vermelho. Desde o início das investigações, já foram realizadas seis prisões - cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo quer criar regra de e-commerce para fortalecer Correios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em evento no Palácio do Planalto; governo quer ampliar atuação dos Correios

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja enviar um projeto de lei ao Congresso para fortalecer os Correios no segmento de entregas de e-commerce. A ideia é revisar a legislação de serviços postais no Brasil, de 1978, para alterar regras que só se aplicam à empresa estatal e criar um marco regulatório para todo o setor.


A mudança está sendo avaliada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que determinou a criação de um grupo de trabalho para analisar o que pode ser revisto. Segundo ele, a ideia é dar aos Correios condições de “competir em pé de igualdade” com as concorrentes que realizam entregas de compras feitas no comércio virtual.


“As regras têm que ser justas para todas as empresas, ainda mais em um mercado em crescimento. Os Correios operam em desvantagem, pois têm regras que limitam a sua atuação”, diz o ministro.


Juscelino afirma ainda que o setor de entregas de e-commerce precisa ter uma regulamentação para garantir níveis de qualidade, padrões e uma instância de reclamação. “O cliente tem que saber quem é o responsável e para onde direcionar uma reclamação. Regras claras e bem feitas proporcionam um mercado saudável para os clientes e empresas, sejam privadas ou estatal”.


A avaliação do ministério é de que as regras no marco regulatório postal estão defasadas em relação à realidade do mercado de entregas de produtos. Inclusive, a lei nº 6.538 de 1978 só se aplica à estatal, o que deixa os operadores privados sem nenhuma regulamentação do setor.


Entre as regras consideradas antiquadas pelo governo, estão, por exemplo, proibições de envio de plantas vivas e de animais. Isso impede que os Correios transportem vírus inativo para estudos ou sêmen de animais para criação. Essas cargas atualmente só ficam com operadores privados.


O grupo de trabalho criado contará com representantes do Ministério das Comunicações e dos Correios. Um relatório com sugestões de alterações na legislação atual deve ser apresentado até agosto.


O governo Lula retirou os Correios da lista de privatizações e anunciou medidas para fortalecer a estatal, como o investimento de R$ 856 milhões por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para sistemas automatizados de triagem e centros de serviços postais pelo país.


Fonte: Poder360

Leia Mais ››

Mauro Cid presta novo depoimento à Polícia Federal sobre suposta tentativa de golpe

Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do então presidente Jair Bolsonaro (PL), durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em Brasília, nesta quinta-feira, 24. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), compareceu à sede da Polícia Federal em Brasília nesta segunda-feira (11) para prestar um novo depoimento.


A expectativa é que ele forneça informações no inquérito que apura uma tentativa de articulação de um golpe de Estado, em 2022. O depoimento teve início por volta das 15h.


O ex-braço direito de Bolsonaro já fechou acordo de delação com a PF – os termos ainda são mantidos em sigilo. Por isso, é comum que seja chamado para prestar novos esclarecimentos conforme o avanço das investigações.


Os investigadores esperam que o depoimento de Cid esclareça ou reforce pontos das declarações do ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes.



O militar foi ouvido no dia 1º de março e, segundo a colunista do g1 Camila Bomfim, o conteúdo do depoimento foi considerado "esclarecedor" pelos policiais federais.


Investigações

De acordo com as investigações, Bolsonaro e aliados se organizaram para tentar um golpe de Estado e mantê-lo no poder, impedindo a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Segundo informações já divulgadas da delação de Mauro Cid, que ainda está em sigilo, o general Freire Gomes participou das conversas sobre a minuta do golpe com o então presidente – mas se recusou a aderir a qualquer aventura golpista, irritando os militares aliados de Bolsonaro, como o general Braga Netto.


Em mensagem a outro oficial, Braga Netto, então candidato a vice na chapa de Bolsonaro, xingou Freire Gomes por ele não se juntar a uma tentativa de intervenção militar, segundo mensagens obtidas pela Polícia Federal.


Fonte:  g1

Leia Mais ››

Mendes diz que existência de narcomilícia evangélica no Rio foi relatada durante reunião com Barroso


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, diz que durante uma reunião no Supremo, presidida pelo também ministro Luís Roberto Barroso, foi relatado haver uma narcomilícia evangélica em atuação no Rio de Janeiro.


Recentemente, o ministro Luís Roberto Barroso presidiu uma reunião extremamente técnica sobre essa questão, e um dos oradores falou de algo que é raro ouvir: uma narcomilícia evangélica, aparentemente no Rio de Janeiro, onde já se tem um acordo entre narcotraficantes e milicianos pertencentes ou integrados a uma rede evangélica. É algo muito sofisticado”, disse em entrevista ao Estúdio i.

Não é novidade que traficantes tenham participado de ataques de intolerância religiosa no Rio de Janeiro. Em 2019, por exemplo, traficantes atacaram um terreiro de candomblé localizado no bairro Parque Paulista, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Eles obrigaram a sacerdotisa responsável pelo espaço a destruir todos os símbolos que representavam os orixás.


Gilmar Mendes fala sobre anistia ao 8/1

O ministro também falou sobre a demanda do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores por uma anistia aos condenados por participarem dos ataques às sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023. Para Gilmar Mendes, não há razão para se falar em perdoar as penas.


"Não é caso de falar de anistia quando essas pessoas estão começando a cumprir pena. O que me parece é que muitos imputam ao ex-presidente uma falta de solidariedade. [Ele] jogou essa gente na fogueira e foi para Miami. Me parece que [a anistia] foi o tipo de mensagem para movimentar o establishment político para ter uma bandeira de anistia não para os autores intelectuais, mas para aqueles pequenos que foram envolvidos nisso. Não tem cabimento anistia em relação a isso, são crimes extremamente graves", disse em entrevista ao Estúdio i nesta segunda-feira (11).


Até a sexta-feira (8), o STF condenou 131 pessoas por participação nos ataques. Na ocasião, centenas de apoiadores de Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto —onde fica o gabinete do presidente da República.


A maior parte foi condenada por cinco crimes com penas variam entre 3 e 17 anos:


abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

dano qualificado;

golpe de Estado;

deterioração do patrimônio tombado;

associação criminosa.

Bolsonaro defende anistia

Em 25 de fevereiro, durante um ato na Avenida Paulista, Bolsonaro defendeu anistia aos presos em discurso. O ato foi convocado pelo próprio ex-presidente e ocupou cerca de 7 quarteirões da via.


"O que eu busco é a pacificação, é passar uma borracha no passado. É buscar maneira de nós vivermos em paz. É não continuarmos sobressaltados. É por parte do Parlamento brasileiro (...) uma anistia para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos. A conciliação. Nós já anistiamos no passado quem fez barbaridades no Brasil. Agora nós pedimos a todos 513 deputados, 81 senadores, um projeto de anistia para seja feita justiça em nosso Brasil", disse o ex-presidente.


Bolsonaro também negou ter tentado dar um golpe de estado. O ex-presidente, ex-ministros e assessores e militares são alvos de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga essa tentativa de golpe.


Fonte: Blog da Andreia Sadi

Leia Mais ››

Lula e Petrobras: disputa interna por controle da estatal irrita investidores e prejudica cofre do Tesouro Nacional


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (11) o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para tratar da distribuição de dividendos extraordinários, que foi cancelada por decisão de membros do Conselho de Administração da estatal ligados ao governo.


A disputa interna pelo controle da empresa fez as ações despencarem, irritou investidores e causou prejuízo para os cofres do Tesouro Nacional. E pode prejudicar ainda mais em outros processos na Receita Federal (entenda abaixo).


A proposta da diretoria comandada por Jean Paul Prates era distribuir entre os acionistas metade dos dividendos extraordinários, cerca de R$ 3,5 bilhões. Mas os conselheiros que representam o governo decidiram votar contra e tiveram o apoio da representante dos funcionários.


O presidente da estatal se absteve e os quatro conselheiros que representam os minoritários votaram a favor da proposta da diretoria, que acabou rejeitada mesmo assim. O conselho é formado por 11 membros.


Segundo assessores presidenciais, a ideia de barrar a distribuição dos dividendos tinha o objetivo de destinar esses recursos para investimentos.


Só que, pela lei das Sociedades Anônimas, quantias reservadas para distribuição de dividendos extraordinários só podem ser utilizadas para esse fim, e não podem bancar investimentos ou pagamento de dívidas.


Ou seja, integrantes do governo ou decidiram votar contra a diretoria de Jean Paul Prates por divergências internas, ou estavam desinformados.


Prejuízo

O resultado é que o próprio Tesouro Nacional fica prejudicado porque, como maior acionista da estatal, a União receberia 37% dos dividendos extraordinários. Recursos que ajudariam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ajustar as contas públicas e buscar o cumprimento da meta de déficit zero neste ano.


Dentro da Petrobras, a informação é que Haddad não manifestou sua opinião direta sobre o caso nas reuniões. No governo, ele teria sido a favor inicialmente, mas depois decidiu não interferir.


O problema é que a decisão acabou gerando insatisfação entre acionistas minoritários, e eles são responsáveis por analisar processos sobre pendências com a Receita Federal, como aqueles que tramitam no Conselho Administrativo De Recursos Fiscais (Carf).


Os acionistas minoritários podem, agora, votar contra qualquer acordo com a Receita para pagamento dessas pendências tributárias, atrapalhando os planos de Fernando Haddad de engordar a arrecadação do governo federal.


Segundo a Petrobras, os dividendos extraordinários terão de ser pagos mais cedo ou mais tarde e fazem parte do estímulo que os acionistas recebem quando metas internas são atingidas e superadas. Ou seja, o pagamento de dividendos extraordinários incentiva investidores a adquirirem mais ações da estatal.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››