quarta-feira, janeiro 03, 2018

Calendário Nacional de Vacinação terá mudanças em 2018

O Ministério da Saúde divulgou mudanças no Calendário Nacional de Vacinação 2018. As mudanças, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão relacionadas com imunização contra a varicela (catapora) e meningite.

Antes disponibilizadas apenas para crianças menores de cinco anos, agora a segunda dose da vacina contra a varicela pode ser aplicada em crianças até os seis anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). Já a de meningite, antes apenas para adolescentes entre 12 e 13 anos, agora também está disponível para a faixa etária entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A capital potiguar segue sendo uma cidade sem recomendação de vacinação para residentes ou viajantes contra a febre amarela. Porém, os natalenses podem pesquisar os municípios que possuem essa recomendação, para caso viagem para alguns desses lugares buscarem a imunização em postos de saúde de Natal. As novas áreas de recomendação para vacinação podem ser consultadas pelo link: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela.

Vale salientar que a vacinação é ‘porta aberta’, ou seja, a população pode ir em qualquer unidade de saúde, mesmo que não seja de sua área de cobertura, para ser imunizada.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

OMS passa a considerar vício em jogos de videogame um distúrbio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai passar a considerar o vício em jogos de videogame um distúrbio. Na 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID), a organização vai incluir a condição de “distúrbio de games”. De acordo com o documento, o problema consiste em um comportamento persistente de vício que leva a pessoa “a preferir os jogos a qualquer outro interesse na vida”.

Segundo a OMS, uma pessoa precisa ser observada por 12 meses antes de ser diagnosticada com vício em games. Os sintomas do problema incluem o paciente não ter controle da frequência, intensidade e duração em que joga videogame; priorizar os games a outras atividades do dia a dia e continuar ou até mesmo aumentar a frequência em que joga videogame, mesmo após o hábito já ter causado consequências negativas em sua vida.

A décima versão do CID foi publicada em 1992, mas uma nova versão sairá agora em 2018. Nesse meio tempo, alguns países já haviam identificado a condição de vício em games como um problema importante. No Reino Unido, por exemplo, já existem clínicas para cuidar do problema.

Outros países, como a Coreia do Sul, resolveram adotar medidas mais severas. Por lá, o governo criou uma lei para proibir pessoas menores de 18 anos de jogarem games entre meia-noite e seis da manhã. Já no Japão, os jogadores recebem uma advertência caso passem mais do que uma certa quantidade de horas jogando por mês.

Na China, a gigante Tencent, dona de jogos mobile como Clash Royale e controladora da Riot Games, responsável por League of Legends, estabelece um limite diário de horas em que uma criança pode jogar.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Jornalista é atingida dentro de casa por bala de fuzil no pé na noite de réveillon no Rio

A jornalista Marcia Mendel, de 37 anos, foi atingida no pé por uma bala de fuzil na noite de réveillon enquanto fazia um brinde pelo Ano Novo. Ela, que tem dois filhos pequenos, disse que estava com familiares na cobertura onde mora, na Rua Marques de Abrantes, no Flamengo, Zona Sul do Rio, quando sentiu uma dor forte no pé. Surpresa ao saber a causa do ferimento, ela pensa em se mudar do imóvel.

Márcia contou que, durante o brinde, sentiu dores no pé e percebeu que ele sangrava. Fez um curativo e somente na manhã seguinte buscou atendimento hospitalar.

O primeiro atendimento ocorreu na emergência do Hospital Copa D'or. Dispensada após uma sutura simples, procurou outro hospital, o Rio Laranjeiras, onde, a partir de um exame de imagem, descobriu que havia um projétil alojado em seu pé.

“Eu expliquei ao médico que moro perto de uma comunidade e que poderia ter sido estilhaço de bala ou fogos. O médico deu um ponto e falou que o inchaço e o hematoma era devido ao trauma causado pela ferida”, conta Márcia, que afirmou ter pedido para fazer um raio-X, o que lhe foi negado pelo médico.

Depois de ficar dois dias internada, Márcia precisou ser submetida a uma cirurgia de emergência, além de ficar internada para evitar o risco de infecções (Foto: Lívia Torres/G1)
Depois de ficar dois dias internada, Márcia precisou ser submetida a uma cirurgia de emergência, além de ficar internada para evitar o risco de infecções (Foto: Lívia Torres/G1)

A jornalista passou o dia mancando e com as dores aumentando. Decidiu, então, procurar outro hospital. O novo médico que lhe atendeu, contou, também não queria solicitar um exame de imagem, mas acabou cedendo. Somente depois veio a constatação da causa real do ferimento.

“Ele [o segundo médico que a atendeu] também achou que não tinha nenhuma necessidade [de examinar por imagens], mas acabou fazendo. Quando saiu a radiografia, vimos que tinha uma bala inteira dentro do meu pé”, destacou.

Ao avaliar o projétil, o comentarista de segurança pública da TV Globo, Fernando Veloso, afirmou se tratar de uma bala calibre 762, comumente usada em fuzis como o de modelo AK-47- arma de guerra de uso exclusivo das Forças Armadas.

Tiro com força reduzida
Uma bala de fuzil é capaz de dilacerar um pé. Márcia já prestou depoimento à polícia, ainda no hospital onde está internada. O caso foi registrado na 9ª DP (Catete), que abriu inquérito para apurar o ocorrido.

Segundo policiais ouvidos pelo G1, Márcia deve ter sido atingida por um tiro dado para o alto ou de uma distância muito longa, gerando um impacto mais leve e com poder de destruição menor.

Radiografia revelou que havia um projétil alojado no pé da jornalista. Analistas de segurança da TV Globo garantem: era uma bala de fuzil calibre 762. (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Radiografia revelou que havia um projétil alojado no pé da jornalista. Analistas de segurança da TV Globo garantem: era uma bala de fuzil calibre 762. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Constatada a presença do projétil, Márcia foi obrigada a retornar à emergência do primeiro hospital onde foi atendida. Precisou ser submetida às pressas a uma cirurgia para a retirada do objeto e, além disso, foi mantida internada para evitar o risco de uma infecção.


“Estragou todo o nosso planejamento. A gente ia viajar. E o maior risco, e tiveram que fazer a minha cirurgia às pressas, foi porque a bala ficou dois dias no meu pé. Ela poderia ter sido retirada logo se a radiografia tivesse sido feita. Eu estou tendo que ficar internada para evitar risco de infecção. Isso poderia ter sido evitado se a radiografia tivesse sido feita antes”, reclamou.
Assustada com o ocorrido, Márcia agora pensa em se mudar de casa.

“Eu só conseguia imaginar ‘ainda bem que não foi com meus filhos’. Tenho dois filhos pequenos. E ainda bem que foi no pé. Se tivesse sido na cabeça...”, ponderou.

O Hospital Copa D'or disse que vai apurar o motivo pelo qual o exame de imagem não foi feito no primeiro atendimento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Santos anuncia Jair Ventura, que faz acordo e parcela multa de rescisão com Botafogo

Jair Ventura é o novo técnico do Santos (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)Jair Ventura é o novo técnico do Santos. O Peixe anunciou, na manhã desta quarta-feira, a contratação do comandante para 2018. A rescisão com o Botafogo foi assinada na terça-feira, e Jair fez um acordo para parcelar a multa, de cerca de R$ 800 mil. O valor, porém, cai quase pela metade pois teve o abatimento de férias, 13º e premiações atrasadas.

O acordo foi feito pelo Botafogo diretamente com Jair, sem a participação do Santos, mas pessoas próximas ao treinador garantem que o Peixe é quem irá arcar com a multa, dividida em duas parcelas. O Alvinegro carioca informou ao GloboEsporte.com que ainda não recebeu.

As negociações com o comandante foram conduzidas pelo novo presidente do Santos, José Carlos Peres, e o executivo de futebol Gustavo Vieira de Oliveira. Jair chega com o auxiliar Emílio Faro e o preparador físico Ednilson Sena, seus companheiros de trabalho na equipe carioca. Ele será apresentado oficialmente pelo Peixe nesta quinta-feira, juntamente com Gustavo Vieira.

Mesmo com o carinho pelo Botafogo, Jair Ventura estava preocupado com a próxima temporada. Fora da Libertadores e sem dinheiro, o clube carioca não pretende fazer grandes investimentos e vem perdendo peças importantes, como Roger, Victor Luis e Bruno Silva.

Jair Ventura tem 38 anos e chegou ao Botafogo em 2009, como auxiliar técnico de Ney Franco. Antes de ser efetivado, em agosto de 2016, trabalhou como preparador físico, técnico do sub-20 e treinador interino na equipe carioca.

Ele chamou a atenção do Santos por conta da boa temporada que fez com o Botafogo em 2017. Com um elenco limitado, conseguiu levar o time às quartas de final da Libertadores, semifinal da Copa do Brasil, além de ter mantido uma regularidade durante grande parte do Campeonato Brasileiro.

O técnico começa os trabalhos no Santos nesta quarta-feira, quando o elenco se reapresenta das férias. Ele terá 14 dias de preparação antes do seu primeiro compromisso oficial. O Peixe estreia no Campeonato Paulista em 17 de janeiro, contra o Linense, em Lins.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Scarpa não se apresenta e desfalca abertura de pré-temporada do Fluminense

O Fluminense começou a temporada 2018 com uma ausência: Gustavo Scarpa. O meia não se apresentou no treino das 10h desta quarta-feira no CT Pedro Antonio e aumentou a indefinição quanto ao seu futuro. O Tricolor informou não ter sido comunicado sobre a ausência (veja nota abaixo).

A abertura dos trabalhos tricolores tem uma segunda sessão nesta quarta. Os jogadores, após almoçar em um hotel da Barra da Tijuca, continuarão os exercícios físicos. A primeira parte foi reservada a exames.

Gustavo Scarpa despertou interesse de muitos clubes  (Foto: Lucas Merçon/FFC)
Gustavo Scarpa despertou interesse de muitos clubes (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Após a publicação do GloboEsporte.com, o Fluminense se manifestou oficialmente. Informou não ter sido comunicado sobre a ausência. Eis o comunicado:

"O atleta Gustavo Scarpa não se reapresentou com o restante do grupo na manhã desta quarta-feira e tampouco justificou ausência. O clube continua em busca de contato com o jogador e estão sendo tomadas providências."
Ao término da temporada passada, o futuro de Scarpa ficou indefinido. Ele revelou a pessoas próximas o desejo de trocar de ares. O ano foi de dificuldades a ele, com lesão e críticas de parte da torcida. Sem falar nos constantes atrasos salariais, que atingiram todo o grupo.

Desde que Scarpa acenou com a possibilidade de sair, alguns clubes despertaram interesse, como São Paulo, Corinthians e Palmeiras. O Tricolor paulista foi o único que teve oferta oficialmente recusada. O contrato de Scarpa com o time carioca termina em 2020.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Governo federal gastou R$ 75 milhões com envio de Forças Armadas ao RJ nos últimos três anos

O Rio de Janeiro foi a unidade da federação que mais teve recursos relativos ao envio das Forças Armadas para auxílio na segurança pública entre 2015 a 2017. Foram R$ 75 milhões, 30% do valor total gasto em todo o Brasil durante o período, que foi de R$ 252 milhões. Os dados foram conseguidos com exclusividade pela GloboNews. Em cada R$ 10 usados no envio de tropas, R$ 3 foram usados só no Rio de Janeiro neste período.

Só no ano passado, o RJ teve reforço em fevereiro, durante o movimento de esposas de PMs que bloqueavam a saída de batalhões, e a partir de julho, em várias operações integradas com as forças estaduais de segurança.

Em 2015, foram gastos cerca R$ 6,2 milhões em todo o país. Em 2016, foram mais de R$ 69 milhões, com três intervenções militares em diferentes estados. Em 2017, foram R$ 177 milhões gastos em seis intervenções, totalizando 252 milhões nos três anos.

Gastos com Forças Armadas nos últimos três anos em todo o país (Foto: Reprodução/ GloboNews)
Gastos com Forças Armadas nos últimos três anos em todo o país (Foto: Reprodução/ GloboNews)

Comparação com outros estados
De 2015 a 2017, foram gastos R$ 50 milhões em operações em presídios em todo o território nacional. As eleições municipais de 2016 demandaram R$ 42 milhões em todo o país.

Os R$ 75 milhões gastos no Estado do Rio de Janeiro se destacam em comparação com outras unidades da federação. Foram R$ 38 milhões gastos no Espírito Santos e outros R$ 21 milhões usados no Rio Grande do Norte no mesmo período.

Gastos no Estado do Rio de Janeiro com uso das Forças Armadas superaram de outras unidades da federação (Foto: Reprodução/ GloboNews)
Gastos no Estado do Rio de Janeiro com uso das Forças Armadas superaram de outras unidades da federação (Foto: Reprodução/ GloboNews)

Especialista critica frequência
As intervenções também são alvo de críticas de especialistas pela frequência.

“O que é para se estranhar é acionar o Ministério da Defesa, e não da Segurança Pública. A União entra em uma emergência, como no Rio Grande do Norte. Até acionar o último aparato, você teria que ter esgotado todas as possibilidades. O que a gente está vendo é uma banalização dessa medida”, explicou o antropólogo e ex-comandante do Estado-Maior da PM do Rio, Robson Rodrigues.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Câmara dos Deputados exonera 40 funcionários dos gabinetes de Maluf e Celso Jacob

Paulo Maluf está preso desde dezembro no Complexo Penitenciária da Papuda (Foto: Adriano Machado, Reuters)A Câmara dos Deputados exonerou 40 funcionários dos gabinetes dos deputados Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ). Atualmente, os dois parlamentares estão presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e afastados dos mandatos.

A exoneração dos servidores dos dois gabinetes foi publicada no "Diário Oficial da União" em 22 de dezembro. Segundo a publicação, foram demitidos 15 auxiliares de Maluf e 25 funcionários do gabinete de Celso Jacob.

Celso Jacob perdeu o direito de trabalhar durante o dia na Câmara e voltar para a prisão à noite (Foto: Gustavo Lima, Câmara dos Deputados)
Celso Jacob perdeu o direito de trabalhar durante o dia na Câmara e voltar para a prisão à noite (Foto: Gustavo Lima, Câmara dos Deputados)

A demissão dos servidores é um desdobramento de um ato da mesa diretora da Câmara que também suspendeu os salários e benefícios dos parlamentares. Com a decisão, os gabinetes deixam de existir, os funcionários são exonerados e os deputados não receberão mais salário e benefícios como a cota parlamentar e a verba de gabinete.

A remuneração mensal dos deputados era de R$ 33.763,00. Também foram cortadas as cotas parlamentares e a verba de gabinete.

A cota parlamentar é usada, por exemplo, para despesas como passagens aéreas, telefonia, alimentação, gastos com gabinetes, entre outros.

O benefício é um reembolso de despesas; o deputado paga e depois é ressarcido pela Câmara. A cota varia de acordo com estado, sendo que os deputados de Roraima recebem o valor mais alto (R$ 45.612,53) e os do Distrito Federal a mais baixa (R$ 30.788,66).

Condenações
Maluf foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2017. Porém, só foi preso em dezembro, após a decisão do ministro Edson Fachin, do STF, de determinar o “imediato início” do cumprimento da pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão.

O afastamento de Maluf do mandato ainda não é decisivo. Isso porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz que cabe ao plenário da Casa sobre a perda do mandato do deputado.

Maia, no entanto, aguarda uma decisão da área jurídica da Câmara. Para o plenário cassar o mandato de um deputado, são necessários, no mínimo, 257 votos favoráveis entre os 513 parlamentares da Casa. Caso a cassação seja decidida pelo plenário, isso só poderá ser feito a partir de fevereiro, quando a Câmara voltar do recesso parlamentar.

Celso Jacob, por sua vez, foi condenado em 2006 por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação quando o peemedebista era prefeito de Três Rios (RJ).

O deputado foi preso em junho de 2017, no aeroporto de Brasília, depois de decisão do Supremo que determinou a imediata execução da pena, de 7 anos e 2 meses de prisão, em regime semiaberto (que permite o trabalho fora da cadeia durante o dia). Dessa forma, mesmo preso, Jacob exercia o mandato de parlamentar.

Em novembro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal revogou a autorização para o deputado do PMDB trabalhar durante o dia na Câmara. Na ação, o Ministério Público alegou que "o trabalho externo do preso não é compatível com o exercício da atividade parlamentar".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Volumes dos açudes da PB somam apenas 10,37% da capacidade total, aponta Aesa

Açude São José é o único na Paraíba que está com 100% da capacidade total, segundo dados da Aesa (Foto: Guga Leite/Divulgação/Arquivo)Um levantamento feito com base na capacidade total dos açudes da Paraíba e o volume atual deles mostra que o estado está entrado no ano de 2018 com apenas 10,37% de água em seus reservatórios. Os dados foram levantados junto à Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa). Dos 127 mananciais monitorados, 62 estão em estado crítico (com menos de 5%) e apenas um está sangrando.

De acordo com os dados da Aesa, somando a capacidade total de todos os açudes monitorados pela agência, a Paraíba tem condições de armazenar até 3.783.915.864 de metros cúbicos de água. Mas, com base na soma dos últimos levantamentos de volumes feitos, juntos os 127 açudes estão com 392.648.584 metros cúbicos de água, o que corresponde a 10,37% do potencial total.

Ainda segundo os dados da Aesa, dos 127 açudes, 62 deles estão em estado crítico, por estarem com menos de 5% da capacidade total, e 35 estão em situação de observação, pois estão com menos de 20% do volume total de água.

O único açude que está com 100% da capacidade é o São José, em Monteiro, no Cariri, que está sangrando. Mas esse cenário só ocorre porque o manancial está recebendo as águas da transposição do Rio São Francisco. Entre os açudes monitorados, 16 deles estão com 0%.

Coremas
Um dos açudes que está em situação crítica é o de Coremas, no Sertão, que é o maior da Paraíba, e tem capacidade para armazenar 591.646.222 m³. Segundo a Aesa, ele está com apenas 24.545.352 m³, o que equivale a 4,15% do volume total.

Açude de Coremas está com apenas 4,15% da capacidade total, seugndo Aesa  (Foto: Iracema Batista / Arquivo Pessoal)
Açude de Coremas está com apenas 4,15% da capacidade total, seugndo Aesa (Foto: Iracema Batista / Arquivo Pessoal)

Boqueirão
O açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, mesmo recebendo recarga das águas da transposição do Rio São Francisco desde 18 de abril de 2017, está com apenas 9,66% da capacidade total. Ele abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste.

Mesmo com recargas da transposição do Rio São Francisco, açude de Boqueirão tem menos de 10% de água.  (Foto: Reprodução/TV Paraíba/Arquivo)
Mesmo com recargas da transposição do Rio São Francisco, açude de Boqueirão tem menos de 10% de água. (Foto: Reprodução/TV Paraíba/Arquivo)

Gramame
O açude de Gramame, que abastece a região metropolitana de João Pessoa está em boa condição, com 87,69% do volume de água. Mesmo tendo uma capacidade menor, em relação aos grandes açudes da Paraíba, o reservatório tem recarga constante. Dos 56.937.000 m³ que pode armazenar, o manancial está com 49.927.650 m³, sendo o açude com maior quantidade de água em metros cúbicos da Paraíba.

Rio Gramame integra a bacia que abastece população da  grande João Pessoa (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)
Rio Gramame integra a bacia que abastece população da grande João Pessoa (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)

Alto Sertão
O açude de São Gonçalo, em Sousa, no Sertão, está com 14,09% da capacidade total. Dos 44,6 milhões de m³ que pode armazenar, ele está com apenas 6.286.140 m3. Já na cidade Cajazeiras, o açude Engenheiro Ávidos está em situação crítica, com 3,3% do volume total. Ele tem capacidade para 255 milhões de m³, mas está com pouco mais de 8,4 milhões de m³.

Açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)
Açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tempestade Eleanor força o fechamento da Torre Eiffel e deixa franceses sem luz

Visitantes caminham no Trocadero, na frente à Torre Eiffel, em Paris, nesta quarta-feira (3)   (Foto: Ludovic Marin / AFP)

A Torre Eiffel precisou ser fechada à visitação nesta quarta-feira (3) em razão dos fortes ventos na capital francesa, anunciou a empresa que administra o mais famoso monumento turístico de Paris. Nove pessoas ficaram feridas e cerca de 200 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.

O norte da França e a região parisiense são atingidos desde o início da manhã pela tempestade Eleanor, que provocou cortes de eletricidade e perturbações no transporte aéreo. Ela se dirige para o leste do país.

Os ventos, de até 100 km/hora, impossibilitaram a abertura do monumento, frequentado por mais de 6 milhões de visitantes por ano, de acordo com a France Presse.

"Por questão de segurança, a torre Eiffel não abriu" esta manhã, indicou uma porta-voz da SETE, que vai reavaliar a situação no decorrer do dia, de acordo com a France Presse.

Os parques, jardins e cemitérios também estarão fechados durante todo o dia, segundo anunciou a prefeitura de Paris.

De acordo com o jornal "Le Monde", as regiões mais atingidas são: Normandie, la Picardie, la Lorraine, l’Ile-de-France, Champagne-Ardenne, le Nord et le Pas-de-Calais. Cerca de 200 mil imóveis estão sem energia elétrica.

No aeroporto de Roissy Charles de Gaulle, no nordeste de Paris, os ventos entre 7h10 e 7h30 atrapalharam as manobras nas pistas e o carregamento das mercadorias. Cerca de 60% dos voos registraram atrasos. Nos aeroportos de Bâle-Mulhouse e Estrasburgo, o tráfico aéreo foi suspenso, de acordo com a Rádio França Internacional (RFI).

A estação de esqui Val Thorens, na Savóia, a mais alta da Europa também teve que fechar as pistas por conta da neve.

Por causa da ventania, os bombeiros fizeram, até agora, mais de 3500 intervenções em todo o território, segundo a Defesa Civil francesa. Entre os feridos graves, estão um homem que caiu do teto de casa na região parisiense, uma mulher atingida por um bloco de cimento e um motoqueiro que bateu em uma árvore. Uma árvore também caiu em cima de um veículo, machucando a motorista, ainda segundo a RFI.

Eleanor é a quarta tempestade a atingir a França desde o início de dezembro, após Ana, Bruno e Carmen.

Irlanda
O Conselho de Fornecimento de Eletricidade da Irlanda (ESB) disse que em um momento na terça-feira cerca de 150 mil casas e negócios ficaram sem eletricidade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-refém do Talibã no Afeganistão é acusado de agressão sexual no Canadá

Joshua Boyle fala com a imprensa após chegar ao aeroporto de Toronto, no Canadá, em outubro de 2017  (Foto: Mark Blinch/ Reuters)Joshua Boyle, o ex-refém canadense no Afeganistão libertado em outubro passado, foi acusado de agressões sexuais, sequestro e ameaças de morte, informou nesta terça-feira (2) a imprensa canadense.

"Pode se dizer muito pouco no momento. Boyle nunca teve problemas e nenhuma prova foi fornecida" sobre o caso, declarou à AFP Eric Granger, advogado de Joshua Boyle, assinalando que não recebeu qualquer prova contra seu cliente.

Segundo o "New York Times", Joshua Boyle, que é alvo 15 acusações, incluindo ataques sexuais, violência, sequestro e ameaças de morte, cometeu os crimes após ser libertado. Ele foi preso na segunda-feira (1º).

Boyle e sua mulher foram sequestrados em 2012 por um grupo da rede Haqqani, ligada aos talibãs, quando viajavam pelo Afeganistão. Os dois foram libertados em outubro no Paquistão, com seus três filhos nascidos no cativeiro.

Em entrevista ao canal de televisão ABC, Caitlan Boyle, mulher de Joshua, acusou seus raptores de estuprá-la diante de seus filhos e de obrigá-la a abortar. Boyle também acusou os terroristas de matarem sua filha em 2014.

Na época, Boyle afirmou que viajou ao Afeganistão para ajudar a "minoria mais esquecida do mundo".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataque suicida deixa mortos em mesquita na Nigéria

Um homem-bomba atacou uma mesquita no norte da Nigéria na manhã desta quarta-feira (3), deixando ao menos 11 pessoas mortas.

A mesquita fica na cidade de Gamboru, no estado de Borno, perto da fronteira da Nigéria com os Camarões, onde fica o epicentro do conflito com o grupo radical islâmico Boko Haram.

Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento, mas a ação tem as características utilizadas pelo grupo jihadista. Frequentemente, eles recorrem a suicidas, que podem ser mulheres ou crianças, para atacar espaços públicos lotados, como mesquitas e mercados.

O número de mortos ainda não está claro. De acordo com a Reuters, 11 pessoas morreram, mas a France Presse afirma que o número de vítima chega a 14.

"Até o momento, 14 corpos foram retirados dos escombros da mesquita, no bairro de Unguwar Abuja, que foi totalmente destruída pela explosão", indicou Umar Kachalla, que combate o Boko Haram ao lado do Exército nigeriano.

"Somente o muezzin sobreviveu e acreditamos que há muitas mais vítimas sob os escombros", explicou.

Gamboru, grande cidade comercial entre a Nigéria e Camarões, foi tomada pelo Boko Haram em agosto de 2014, segundo a France Presse. Apesar da retomada da cidade em setembro de 2015 pelas forças nigerianas, com a ajuda do Exército do Chade, os combatentes do Boko Haram realizam ataques esporádicos nas aldeias e estradas vizinhas da região.

Na terça-feira, o líder histórico do grupo jihadista, Abubakar Shekau, transmitiu um vídeo reivindicando uma série de ataques cometidos em dezembro.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, afirmou em seu discurso de Ano Novo que a Nigéria "acabou com Boko Haram", mas o número de ataques e atentados contra postos militares aumentou acentuadamente nos últimos dois meses.

A insurgência, que arrasa o nordeste da Nigéria, já matou mais de 20 mil pessoas e deslocou outras 2,6 milhões desde 2009.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Errei e peço perdão', diz padre de MT que posou com arma em foto na internet

Padre Thiago Bruno com arma em foto publicada na internet (Foto: Reprodução)

Após gerar polêmica ao aparecer posando com uma arma na internet, o padre Thiago Bruno, da Paróquia de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá, pediu perdão numa publicação no Facebook. A imagem foi publicada no WhatsApp Status. Na foto, o sacerdote aparece deitado numa cama apontando uma arma e a mensagem #2018. A foto circula nas redes sociais.

Na nota pública, o padre pede perdão e assume o erro. Ele alega que estava na comemoração do aniversário de um amigo e que publicou a foto por ingenuidade. "Errei e peço perdão à minha família, à família do meu amigo, aos meus paroquianos e aos meus amigos", diz o texto.

O sacerdote declarou ainda que promove a paz e a segurança na sociedade, "o bem-estar da família, o respeito às leis e a defesa da vida desde a concepção da pessoa humana".

Thiago termina a publicação pedindo orações e desejando feliz Ano Novo.

Padre publicou nota após polêmica com arma em foto (Foto: Facebook/Reprodução)
Padre publicou nota após polêmica com arma em foto (Foto: Facebook/Reprodução)

Polêmica
A foto gerou polêmica nas redes sociais e dividiu a opinião dos seguidores dele. Após a repercussão, um suposto amigo do padre afirma que a foto foi tirada na casa dele no dia 1º de janeiro. O homem alega que a arma usada na foto é um artigo de decoração e foi trazida junto com outros objetos da Espanha.

“São armas de decoração, que não dão tiro. São apenas armas do estilo faroeste daqueles filmes que comprei para fazer decoração”, declara o homem no vídeo.

Nas redes sociais, internautas repercutiram a foto com cometários a favor e contra o padre.

“Não importa se a arma é de brinquedo ou não! O que importa é a mensagem que ele passa, que não é nenhuma mensagem de paz”, diz um comentário.

Já em defesa do padre, alguns usuários da rede social dizem não ver maldade na foto. “Que mal tem isso? Uma pessoa de bem com uma arma? Ele também pode ter carro, faca, moto, etc”, diz o comentário.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista de ônibus perde controle, sobe calçada e mata dois pedestres no Grande Recife


Um acidente envolvendo um ônibus deixou duas pessoas mortas, na madrugada desta quarta-feira (3), em Itapissuma, no Grande Recife. De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), da Polícia Militar de Pernambuco, o motorista de um coletivo perdeu o controle, subiu a calçada e atropelou os pedestres.

O atropelamento ocorreu por volta das 4h50, na Rodovia PE-35, perto da Guarda Municipal de Itapissuma. O ônibus, da Empresa Itamaracá, fazia a linha Igarassu/Paulista e seguia na faixa da direita, sentido Itamaracá, quando o motorista perdeu o controle.

O coletivo atravessou a contra-mão, subiu na calçada, bateu em uma árvore e então atingiu os dois pedestres. Os corpos deles foram jogados contra o meio-fio. Ambas as vítimas morreram no local, com esmagamento do crânio e exposição da massa encefálica.

As vítimas são Ateniston do Carmo Tenório, de 41 anos, e Josivaldo Barros Dias, de 47 anos. Os dois são moradores do Loteamento Criança, em Itapissuma, e estavam na parada de ônibus, aguardando o coletivo da mesma linha para ir ao trabalho.

Segundo um colega, o gestor de segurança do trabalho Antonio Mozart, Ateniston é funcionário da Celpe, e trabalha na área de montagem da eletricidade da Região Metropolitana do Recife. "Ele era um funcionário jovem, entrou na empresa em agosto do ano passado", conta. Ainda de acordo com Mozart, a empresa está prestando assistência funerária e social à família.

A polícia informou, ainda, que o motorista fugiu do local do acidente, ao ser ameaçado por populares. Em seguida, ele se apresentou na Delegacia de Polícia de Paulista, onde prestou depoimento e foi liberado.

Segundo a irmã do condutor, Sivania Dias Marques, ele trabalha há sete anos como motorista de ônibus, sempre na mesma empresa, e nunca se envolveu em nenhum acidente. Essa seria a primeira viagem que ele realizava no dia. "Nunca aconteceu nenhum acidente com ele, nem mesmo leve. Ele passou mal na direção, conforme soubemos. Foi uma fatalidade. A gente não quer isso para ninguém", afirmou. Ele não quis dar entrevistas.

Segundo o Instituto de Criminalística (IC), que realizou perícia no ônibus no local do acidente, não houve falha mecânica no coletivo. "O veículo estava em perfeito estado, tanto a parte mecânica, quanto freios. Sem nenhuma falha", afirmou o perito criminal André Botelho.

Para ajudar nas investigações, a perícia vai contar com imagens das quatro câmeras de monitoramento do ônibus, que conseguem mostrar o motorista, o cobrador, o corredor do ônibus e a parte frontal do veículo. "A câmera do motorista e a frontal são as mais importantes para a perícia", afirma André Botelho.

Após passar por perícia, o ônibus foi liberado para funcionamento e encaminhado para a garagem da empresa. A empresa de ônibus informou que vai liberar as imagens das câmeras ainda nesta quarta-feira (3).

Por meio de nota, o consórcio Conorte, que reúne empresas de ônibus na Zona Norte do Grande Recife, lamentou o acidente. Informou que aguarda pela conclusão das investigações e disse que o motorista que conduzia o ônibus tem sete anos de empresa, mantendo, ao longo desse tempo, um ótimo desempenho nas suas funções.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Turista é baleado no rosto durante roubo e tira com a mão projétil da boca: 'Milagre'

Turista foi baleado no rosto e sobreviveu após bala ficar alojada na boca em Guarujá, SP (Foto: Arquivo Pessoal)Um turista de 36 anos foi baleado no rosto e retirou sozinho a bala que ficou alojada entre os dentes durante um roubo em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ele estava com a família e diz ter sido um "milagre" ter sobrevivido. Em entrevista ao G1, ele disse que, ao chegar ao hospital, os médicos também ficaram surpresos com a situação inusitada.

O caso ocorreu na orla do bairro Enseada, logo após a passagem de ano, na madrugada de segunda-feira (1º). Marcel Ribeiro Ramos estava acompanhado do irmão, da namorada, de um amigo e dos pais, quando foi surpreendido por dois rapazes. Segundo os envolvidos, pelo menos um deles estava armado.

"Vieram para cima de mim me empurrando, e minha reação instintiva foi empurrar de volta. Em seguida, senti uma explosão no rosto, como se algo tivesse me atingido, e os caras fugiram. Fiquei desnorteado, pensei que fosse um rojão", relata Ramos, morador da capital paulista e que já esteve na cidade em outras ocasiões.

Turista baleado no rosto retirou projétil que ficou preso na boca em Guarujá, SP (Foto: Arquivo Pessoal)
Turista baleado no rosto retirou projétil que ficou preso na boca em Guarujá, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

"Meu amigo foi quem percebeu que tinha sido um tiro, mas não teve coragem de me contar. Viu a pólvora saindo da arma. Ele me segurou pelo braço, eu coloquei a mão na minha boca e achei o projétil. Na hora, fiquei extasiado, pois, naquele instante, eu tinha quase morrido. E não aconteceu por um milagre".

Ele foi socorrido pelos familiares à residência onde estavam hospedados, nas proximidades, e em seguida levado a um hospital particular. "Os médicos não acreditavam direito como não estava tão inchado, como os dentes tinham segurado. Foi algo de muita sorte. Praticamente não aconteceu nada", afirma Marcel.

A bala atravessou a bochecha dele, próximo ao lábio, e parou em um dos dentes, que ficou trincado. "Eu fiquei entre a vida e a morte. Quando você sofre uma violência desse tamanho, parece que um pedaço de amor seu morre. Eu fiquei um dia muito triste, chorando à toa. Mas a vida tem que seguir".

O caso foi registrado horas depois na Delegacia Sede da cidade, por onde deverá ser investigado. Os dois criminosos, que fugiram em meio à multidão, conseguiram levar um crucifixo de uma correntinha que Marcel usava. "Não ostentei. Era algo muito discreto. Foi um presente da minha mãe", finaliza.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tratamento de Schumacher chega a R$ 110 milhões, segundo jornal espanhol

Tratamento de Schumacher chega a R$ 110 milhões, segundo jornal espanhol
Há pouco mais de quatro anos, no dia 29 de dezembro de 2013, Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui, na região de Grenoble, entre França e Suíça. Desde então é mantido vivo. Primeiro no hospital, onde ficou seis meses sob coma induzido, e depois em casa, em Genegra, na Suíça, a partir de setembro de 2014. Uma equipe de médicos passou a tratar do paciente, em estado vegetativo. Um gasto que, segundo o jornal espanhol "As", chega a 140 mil euros por semana, o equivalente a R$ 550 mil. O total, até agora, seria de 28 milhões de euros, ou R$ 110 milhões.

O valor corresponde a 3% da fortuna acumulada pelo heptacameão da Fórmula 1, que segundo a revista Forbes é de 840 milhões de euros, ou R$ 3,3 bilhões. O montante transforma Schumacher no quinto esportista que mais faturou, atrás de Michael Jordan e dos jogadores de golfe Tiger Woods, Arnold Palmer e Jack Nicklaus.

Até hoje nenhuma imagem de Schumacher depois do acidente foi divulgada. Amigos mais próximos do piloto alemão que foram visita-lo evitam falar sobre o assunto.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Raio mata mãe e deixa filha e duas sobrinhas feridas no Tocantins

Raio matou Maria Edileusa e deixou a filha dela e duas sobrinhas feridas (Foto: Arquivo Pessoal)
Um raio matou a dona de casa Maria Edileusa Campos Ferreira, de 52 anos e deixou a filha dela de 16 anos e duas sobrinhas feridas no interior do Tocantins. O acidente aconteceu enquanto a família se abrigava debaixo de uma árvore na tarde desta terça-feira (2). A filha contou que eles perceberam o tempo fechando e se preparavam para deixar o local quando o raio caiu na árvore.

As sobrinhas, Alessandra dos Santos Silva e Renata dos Santos Silva, precisaram ficar em observação no hospital. Os ferimentos da filha, Elaine Beatriz Campos da Silva, foram mais leves e ela já foi liberada. Ao G1 Elaine disse que ficou com a perna paralisada no momento em que o raio caiu e que por isso não conseguiu ver se a mãe estava bem. Ela gritou por socorro e outros parentes vieram ajudar.

Ainda de acordo com Elaine, momentos antes de o raio cair havia mais gente sob a árvore, inclusive quatro crianças. O corpo de Maria Edileusa foi levado para o Instituto Médico Legal de Araguaína, no norte do Tocantins. Ainda não há informações sobre o velório.

A família mora em Bandeirante do Tocantins e foi passar as festas de fim de ano com o pai de Maria Edileusa, no interior do estado.

Outro caso
Outro acidente envolvendo raios matou sete vacas em Talismã, na região sul do Tocantins. O caso aconteceu durante uma chuva na tarde desta segunda-feira (1°).A Defesa Civil orientou a população a tomar alguns cuidados durante a chuva, como evitar ficar em áreas abertas, debaixo de árvores ou de fios de rede elétrica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Frio mata e congela tubarões nos Estados Unidos

A onda de frio extremo que atingiu os Estados Unidos e o Canadá nos últimos dias está matando tubarões na região de Massachusetts. Três animais da espécie alopias foram retirados de uma praia de Brewster pela ONG Atlantic White Shark Conservancy, que postou nas redes sociais imagens dos animais congelados.

Tubarão morreu congelado nos EUA (Foto: Facebook/Atlantic White Shark Conservancy )
Tubarão morreu congelado nos EUA (Foto: Facebook/Atlantic White Shark Conservancy )

Segundo a organização, os animais eram três machos de tamanho similar e morreram encalhados devido "ao choque pelo frio", que pode levar a paradas cardio-respiratórias.

Dois dos animais tiveram amostras de tecidos e órgãos coletadas para análises, mas o terceiro estava congelado demais para coleta. Os dois primeiros foram retirados da praia no dia 27 de dezembro e o último no dia 29.

Tubarão morto congelado nos EUA (Foto: Facebook/Atlantic White Shark Conservancy )
Tubarão morto congelado nos EUA (Foto: Facebook/Atlantic White Shark Conservancy )

Frio recorde

A onda de frio recorde no leste dos Estados Unidos deixou quatro mortos durante o final de semana prolongado do Ano Novo e permanece nesta terça-feira (2).

O Serviço Nacional do Clima emitiu alertas para a sensação térmica, já que estão previstas temperaturas perigosamente baixas no leste de Montana e por todo o Meio-Oeste até o litoral do Atlântico e o Nordeste, seguindo ao sul.

Escolas de Iowa, Massachusetts, Indiana, Ohio e Carolina do Norte cancelaram ou adiaram o início das aulas, já que se espera que os termômetros atinjam entre -11ºC e -17 ºC, algo muito abaixo do normal, em toda a metade leste dos EUA.


Cataratas cercadas de gelo

O frio ainda não congelou as Cataratas do Niágara, no Canadá, mas moradores da região acreditam que as quedas d'água podem virar gelo se as baixas temperaturas continuarem.

Os dias de neve transformaram a área das cataratas em uma espécie de "palácio de neve", mas água corrente ainda era vista na sexta-feira, 29.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro da Indústria e Comércio pede demissão

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, entregou nesta quarta-feira (3) carta de demissão ao presidente Michel Temer, em reunião no Palácio do Planalto. Ele anunciou a decisão por meio das redes sociais. Na carta, Pereira explica que deixa a pasta para se dedicar a questões pessoais e partidárias. O Palácio do Planalto não comentou o pedido de demissão.

Marcos Pereira é presidente licenciado do PRB e pode disputar cargo eletivo na próxima eleição.

Essa é a segunda baixa no ministério do presidente Temer em menos de 10 dias. Na semana passada, Ronaldo Nogueira deixou o comando do Ministério do Trabalho também para se candidatar nas eleições. Nos últimos dias, o presidente Temer tem conversado com integrantes do PTB em busca de um nome para assumir o Ministério do Trabalho.

Balanço

Na carta de três páginas, Marcos Pereira faz um balanço das ações de sua gestão no ministério, iniciada em maio de 2016. Ele registra que “assumimos um governo falido, despedaçado, com todos os índices econômicos negativos e sem perspectiva de melhora de vida” e que o governo enfrentou os desafios e o país “encontrou seu curso novamente”.

Pereira finaliza o texto dizendo que espera ter honrado o setor produtivo brasileiro e seu partido, o PRB, e agradece a confiança do presidente Temer. Ele justifica o pedido dizendo que “preciso deixar o ministério para poder me dedicar a questões pessoais e partidárias”.

Na sua conta no Twitter, Pereira também agradeceu os servidores e secretários do ministério pelo trabalho realizado nos últimos 21 meses.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

‘Que seja contínua nossa luta contra a corrupção’, prega Janot

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pregou em sua conta no Twitter que todos continuem enfrentando malfeitos e desvios de dinheiro público. “Que seja contínua nossa luta contra a corrupção, no Brasil e em nossa região!”, escreveu o ex-PGR em mensagem postada nesta terça-feira, dia 2, por meio da qual desejou “feliz 2018 à comunidade do Twitter!”

“Sigamos atentos!”, completou Janot, que, em 2017, disparou “flechadas” históricas contra deputados, senadores, ex-governadores e até o presidente Michel Temer, a quem acusou, por meio de duas denúncias levadas ao Supremo Tribunal Federal, de organização criminosa, corrupção passiva e obstrução de Justiça – ambas as acusações foram barradas pela Câmara dos Deputados.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Pesquisa mostra que 48% dos consumidores pretendem reduzir gastos em 2018

Levantamento feito em 12 capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 48% dos consumidores consultados pretendem reduzir os gastos neste começo de ano. O principal motivo é o nível elevado de preços, justificado por 24% dos entrevistados.

Outra razão apontada foi o desemprego (18%) e o mesmo percentual argumentou ter apenas interesse em economizar. Para 16%, essa é uma maneira de enfrentar o endividamento e a situação financeira difícil.

Na lista de compras para janeiro destacam-se, além dos produtos essenciais de consumo, roupas, calçados e acessórios (27%), remédios (17%), recarga para celular (13%), perfumes e cosméticos (10%) e móveis (8%), entre outros.

O levantamento foi feito em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Belém, Goiânia e Manaus na primeira quinzena de dezembro último, com base em 800 casos usados para compor o Indicador de Propensão ao Consumo, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito.

A pesquisa mostra que quatro em cada dez consumidores estavam com as contas em atraso no fim de 2017, o que equivale a 38% dos casos analisados e 45% declararam que estão no limite dos ganhos.

Poucos têm sobra no orçamento

Só 13% conseguiram chegar ao final do ano passado com sobra no orçamento. Entre os que fizeram empréstimos ou financiamentos, 22% estavam inadimplentes. A pesquisa mostrou ainda que 47% usaram mais o cartão de crédito em novembro, tendo um gasto médio de R$ 1.035. Ao mesmo tempo, 30% não alteraram os gastos e 19% disseram que reduziram o valor do consumo.

O estudo detectou que os gastos feitos com o cartão de crédíto em sua maioria (66%) foram para adquirir itens essenciais em supermercados como, por exemplo, alimentos; 51% para remédios; 36% combustíveis; 33% com bares e restaurantes; 31% recarga de celular e 15% com gastos diversos.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, fez um alerta aos que usaram o 13º salário para colocar as contas em dia. “Uma vez restaurado o equilíbrio do orçamento, o consumidor precisa manter o controle dos gastos, estabelecendo prioridades e fazendo ajustes quando necessário”, disse.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Lula diz ao PT que irá ao julgamento no TRF-4

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a dirigentes do PT que vai comparecer ao julgamento que pode torná-lo inelegível, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), dia 24, em Porto Alegre (RS).

A direção do partido já prepara um grande ato de recepção ao ex-presidente no próprio dia 24, na volta a São Paulo. No dia seguinte a Executiva Nacional do PT faz uma reunião ampliada para reafirmar a candidatura do ex-presidente, seja qual for o resultado do julgamento.

Lula foi condenado, em primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP). Se a condenação for confirmada, o ex-presidente pode ser impedido de disputar a eleição presidencial.

Oficialmente, a assessoria do Instituto Lula não confirma que o ex-presidente vá acompanhar o julgamento em Porto Alegre. Segundo o instituto, a defesa do petista solicitou ao TRF-4 que o ex-presidente seja ouvido durante o julgamento, mas o pedido ainda não foi apreciado pelos desembargadores do tribunal.

A expectativa de Lula é que o pedido seja acatado. Caso contrário o ex-presidente disse a petistas que pretende ir mesmo assim para Porto Alegre. Ele deve chegar à capital gaúcha no dia 22 ou 23 e participar das manifestações preparadas pelo PT.

O ato de recepção em São Paulo deve ser o ponto alto das mobilizações organizadas pelo PT e movimentos sociais que defendem o direito de o ex-presidente ser candidato. Além da recepção, o PT prepara uma onda de eventos que começa no dia 13, com um “dia nacional de mobilização” e vai até o dia seguinte ao julgamento. Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República em 2018.

Dilma

No dia 23, a presidente cassada Dilma Rousseff vai participar da abertura de uma vigília no Parque Harmonia, em frente ao TFR-4.

Cerca de duas semanas atrás, a Justiça Federal em Porto Alegre decidiu proibir um acampamento que o Movimento dos Sem Terra (MST) pretendia fazer no parque, mas liberou o local para manifestações, com preferência para os grupos que apoiam o ex-presidente. O MST negocia com as autoridades da capital gaúcha outro local para o acampamento.

No dia 22, um grupo de advogados brasileiros e estrangeiros vai participar de um debate público sobre o processo. De acordo com o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, vice-presidente do PT e coordenador das mobilizações em defesa do ex-presidente, o Fórum Social Mundial promete fazer um ato no dia 23, com a presença de líderes e entidades de esquerda de vários países.

Além disso, o PT e suas lideranças têm difundido nas redes sociais o manifesto “Eleição Sem Lula é Fraude”, escrito pelo ex-chanceler Celso Amorim.

Com versões em português, inglês, espanhol, francês e árabe, o documento já recebeu mais de 80 mil assinaturas, entre elas a do linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky e dos possíveis rivais de Lula na eleição presidencial Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila (PC do B). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››