domingo, março 06, 2022

Clássico-Rei: PM apreende bombas caseiras e conduz cinco torcedores para delegacia em Natal

Policiais militares apreenderam na manhã deste domingo (6) bombas caseiras e outros artefatos com um grupo de mais de 10 torcedores em uma praça no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal.


Artefatos foram apreendidos com torcedores em uma praça em Neópolis — Foto: Divulgação


Cinco torcedores foram conduzidos para a Delegacia de Plantão Zona Sul para prestar esclarecimentos.


A apreensão acontece horas antes do duelo entre América-RN e ABC pelo Campeonato Potiguar, que está marcado para 16h na Arena das Dunas. O jogo será com torcida única do mandante, América-RN, por recomendação do Ministério Público do RN.


De acordo com a Polícia Militar, entre os materiais apreendidos, estavam bombas caseiras, pedaços de madeira, punhal, fogos de artifícios e um maçarico que seria usado para provavelmente acender os rojões.


Os torcedores estavam sem identificação de clube, nem de torcida organizada. Ele estavam à paisana - e alguns vestiam camisas de outros times.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Chuva alaga ruas, invade casas e causa transtornos na Grande Natal

As fortes chuvas entre a noite de sábado (5) e a manhã deste domingo (6) causaram transtornos e alagamentos em várias regiões de Natal e da Região Metropolitana.


Rua dos Imigrantes foi tomada por areia e carro ficou atolado por conta da chuva — Foto: Cedida


Ruas e casas foram invadidas pela grande quantidade de água que caiu principalmente durante a madrugada. Estruturas também chegaram a desabar, como na Avenida Mário Negócio em que se abriu uma cratera na rua.


De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), três cidades da Grande Natal registraram acumulados de chuvas acima de 100 milímetros até o boletim das 7h deste domingo:


Parnamirim - 136 mm

Extremoz - 129 mm

Natal - 103 mm


Casa na Rua do Garimpo, em Pajuçara, também sofreu com chuva em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Transtornos

Em vários pontos da Região Metropolitana de Natal a chuva provocou estragos nas ruas, com alagamentos, e também chegou a invadir casas.


Na Avenida Mario Negócio, nas Quintas, na Zona Oeste de Natal, uma cratera abriu na pista, bem próximo a residências no local. O g1 tentou contato com a Defesa Civil de Natal, mas não teve êxito.


O Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, também sofreu com alagamentos, inclusive na parte interna do prédio. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse "a água das ruas no entorno do hospital desaguou na entrada da unidade, alagando os corredores,  estacionamento e parte das instalações" e que "imediatamente as equipes de manutenção e de limpeza foram acionadas, contornando a situação sem prejuízo aos pacientes".


Chuva invadiu corredores do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal — Foto: Divulgação


A Sesap ainda afirmou que o hospital" foi construído há 38 anos numa parte baixa do bairro, sem escoamento. E, no decorrer dos anos, já foram feitas várias intervenções para minimizar o peso da água".


Entre as ações, estão elevação dos níveis dos portões da recepção e da entrada das duas guaritas e barreiras de terra ao redor dos muros. "No entanto, quando a chuva é forte e duradora ocorre situações como a desta madrugada", reforçou a nota.


Alguns carros também ficaram sem conseguir passar em algumas ruas em função da quantidade de água. Na Rua dos Imigrantes, em Pajuçara, Zona Norte de Natal, um veículo parado foi arrastado e ficou atolado após a areia se acumular na rua após a chuva forte.


Uma parte do muro do colégio Marista, no Tirol, também desabou em função das fortes chuvas. Em nota, a escola disse que "providenciou a limpeza do local e deu início à reconstrução da área atingida. Não houve feridos e as aulas seguem normais nesta segunda (7)".


Parte do muro do colégio também caiu com as chuvas — Foto: Redes sociais


Na Zona Norte também, moradores relataram que lagoas de captação transbordaram o que complicou ainda mais a situação, deixando as ruas próximas com alto nível de água. Entre os trechos que mais sofreram com a situação está o loteamento José Sarney. Moradores saíram das casas ainda na madrugada e início da manhã para tentar contornar a situação.


Rua no Loteamento José Sarney, na Zona Norte de Natal — Foto: Divulgação


Chuva intensa

Segundo a Emparn, em 90 dos 293 postos de monitoramento distribuídos no estado houve precipitação.


“O período chuvoso se iniciou no RN. Associado a ZCIT [ Zona de Convergência Intertropical], a temperatura do oceano Atlântico está 1,5° acima do normal o que aumenta a umidade, sobretudo no período na noite com a influência da brisa, favorecendo a maiores volumes no território do litoral”, explicou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

O meteorologista explicou ainda que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) registrou volumes acima de 250 mm em alguns bairros de Natal, mas isso tem relação com o Rio Potengi.


“Esse acumulado é resultado da influência da proximidade ao Rio Potengi, especialmente em bairros como Cidade Alta e arredores, por estarem localizados num corredor onde ocorre umidade em níveis mais altos”.


Veja mais imagens


Residência ficou alagada próximo à lagoa Panatis, na Zona Norte — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Residência teve parte destruída próximo à lagoa Panatis, na Zona Norte — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Residência próxima a Lagoa do Panatis, na Zona Norte de Natal, ficou alagada — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Muro de casa ficou destruído com a chuva — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Rua dos Garimpos, em Pajuçara — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Fonte; g1

Leia Mais ››

Ex-governador do RN, Geraldo Melo morre aos 86 anos em Natal

Morreu na madrugada deste domingo (6) em Natal o ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-senador Geraldo Melo, aos 86 anos de idade. Ele lutava contra um câncer desde 2020.


Geraldo Melo tinha 86 anos de idade — Foto: Divulgação


A informação foi confirmada por Geraldo Melo Filho, que informou ainda em uma rede social que o velório acontece a partir das 10h no Morada da Paz, em Emaús, e o sepultamento às 16h.


Geraldo Melo foi governador do Rio Grande do Norte entre os anos de 1987 e 1991 e esteve como senador pelo estado entre 1995 e 2002 - ele tentou a reeleição ainda em em 2003, 2006 e 2018. Entre 1995 e 1997, ele foi vice-presidente do senado.


Atuou ainda como vice-governador, entre 1979 e 1982, na gestão de Lavosier Maia, morto em outubro de 2021.


Geraldo Melo e Lavosier Maia — Foto: Divulgação


Em novembro do ano passado, Geraldo Melo também foi eleito para ocupar a cadeira 32 na Academia Norte-riograndense de Letras. Ele é autor do livro "Luzes E Sombras Do Casarão: Alegrias e dores de 'Seu' Tonho do Umbuzeiro".


Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo nasceu em 12 de julho de 1935 na cidade de Campo Grande. O ex-governador era casado desde a década de 1960 com a ex-prefeita de Ceará-Mirim Edinólia Melo e teve cinco filhos.


Por conta da morte do ex-governador, o governo do RN decretou luto oficial de três dias. Em nota, o Estado expressou pesar pelo falecimento e disse que a atuação política dele foi de importante destaque para o desenvolvimento do Estado.


"Geraldo Melo, político de discursos memoráveis, representou o RN de forma coerente em suas posições quando eleito senador da república, onde chegou a ocupar a vice-presidência do Senado Federal", disse a nota.


"Ao mesmo tempo em que lamenta o falecimento do ex-governador Geraldo Melo, o Governo do Rio Grande do Norte reconhece a trajetória única dele e estende as homenagens para os familiares", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Decreto libera 100% de público nos estádios e ginásios de Natal

A prefeitura de Natal liberou 100% de ocupação de estádios e ginásios esportivos na capital potiguar a partir deste sábado (5). A medida foi oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Município e já está em vigor.


Arena das Dunas, América-RN x Campinense — Foto: Augusto César Gomes


Por causa da pandemia da Covid-19, até então, os equipamentos esportivos só podiam abrir com até 50% da capacidade de público. O último decreto sobre o assunto tinha sido publicado em outubro de 2021.


O novo decreto foi publicado um dia antes do clássico entre América e ABC pelo campeonato estadual, marcado para 16h deste domingo (6) na Arena das Dunas.


O g1 procurou a Federação Norte-riograndense de Futebol para saber se a medida já valeria para este jogo, a entidade informou que há um planejamento prévio do jogo e que agora cabe ao América e à Arena das Dunas, seguindo as normas vigentes e entendimento com o Comando do Policiamento, decidir sobre o assunto.


Segundo o texto do Diário Oficial, "fica autorizada a abertura e funcionamento dos estádios e ginásios com 100% da capacidade de ocupação do local para a realização de eventos esportivos, desde que atendidos os protocolos e regras gerais de distanciamento social e prevenção à Covid-19".


Ainda de acordo com o documento, cabe à administração dos estabelecimentos gerenciar o controle de acesso às suas dependências, evitar tumultos e aglomerações, bem como garantir e viabilizar o cumprimento dos protocolos e regras gerais de distanciamento social e utilização de máscaras.


Não há citação a passaporte vacinal, que é exigido pelo governo do estado, mas não foi seguido pela prefeitura da capital potiguar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cidades do RN registram chuvas de até 87 milímetros entre a sexta (4) e o sábado (5), diz Emparn

Cidades do Rio Grande do Norte registram fortes chuvas entre a sexta-feira (4) e este sábado (5), de acordo com o monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).


Chuva no interior do RN — Foto: Reprodução


Apesar da ocorrência de precipitações em todo o estado, as chuvas mais fortes aconteceram na região Oeste.


Oito município do Oeste registraram chuvas acima de 50 milímetros e o maior volume de água constatado foi em José da Penha, onde caíram 87 milímetros. A cidade vizinha de Alexandria não ficou muito atrás e registrou 86,2 milímetros de água.


Segundo a Emparn, também teve chuva forte em Serra Negra do Norte, na região Central, onde foram acumulados 86,8 milímetros de água. Também teve chuva na região Leste e no Agreste, mas em menores proporções.


No Agreste, a cidade com mais chuva foi Barcelona, onde foram registrados 23 milímetros. Já no Leste, as maiores precipitações foram em Goianinha e Vila Flor, que não passaram de 10,2 milímetros.


Veja as cinco cidades com mais chuva em cada região

Oeste


José da Penha - 87 mm

Alexandria - 86.2 mm

Patu - 64.6 mm

Umarizal - 63 mm

Rafael Fernandes - 57.3 mm

Central


Serra Negra do Norte - 86.8 mm

Timbaúba dos Batistas- 47.8 mm

Santana do Seridó - 37.6 mm

Fernando Pedroza - 27.2 mm

São José do Seridó - 20.2 mm

Agreste


Barcelona - 23 mm

Monte Alegre- 16.4 mm

Serra Caiada - 12.8 mm

Sítio Novo - 10.6 mm

Bom Jesus - 9.6 mm

Leste


Goianinha - 10.2 mm

Vila Flor - 10.2 mm

Nísia Floresta- 10 mm

Baía Formosa- 9.4 mm

Arez - 6.8 mm


Fonte: g1

Leia Mais ››

Piso do magistério: professores aceitam proposta do governo do RN e encerram greve

Os professores da rede pública estadual aceitaram nesta sexta-feira (4) a proposta apresentada pelo governo do RN para o reajuste salarial de acordo com o novo piso do magistério e encerraram a greve que durava desde o dia 14 de fevereiro.


Professores da rede estadual aprovam fim da greve em assembleia do Sinte — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


A nova proposta foi enviada pelo Poder Executivo após reunião com a categoria e analisada pelos professores em assembleia durante à tarde. A maioria aprovou a nova proposta e decidiu encerrar a paralisação e retomar as atividades.


De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do RN (Sinte), as aulas retornam de forma presencial e normal a partir de segunda-feira (7).


"Estamos chamando ao retorno das aulas a partir de segunda-feira. Os pais podem mandar, os estudantes podem ir às escolas, que nós estaremos nas nossas salas de aula", informou a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso.

A coordenadora disse o fato de a decisão não ter sido unânime na categoria é normal neste tipo de debate, mas o voto da maioria representou a decisão dos professores. "Um pouco natural [a divisão], porque tem aqueles que tem pensamentos diferentes. É normal. Mas a maioria foi pelo fim da nossa greve".


O impasse durava desde o início de fevereiro, quando o governo federal oficializou o reajuste do piso salarial dos professores da rede básica em 33,24%,. Governo do RN e professores da rede estadual iniciaram uma série de rodadas de negociação, mas não chegavam a um acordo.


Em 2 de fevereiro foi aprovado o indicativo da greve e em 14 daquele mês a paralisação teve início - exatamente no mesmo dia em que as aulas da rede estadual retornaram de forma presencial em 2022.


Nova proposta

A nova proposta do governo do RN é para o pagamento do reajuste de 33,24% até dezembro deste ano. O reajuste será paritário para professores da ativa, aposentados e pensionistas.


De acordo com o governo do RN, o impacto financeiro no orçamento geral do Estado (OGE) em 2022 será de aproximadamente R$ 460 milhões.


A nova proposta contempla o reajuste dos salários dos professores e especialistas em educação que estão abaixo do novo piso já neste mês de março, com efeito retroativo a janeiro, em até 33,24%.


Aos demais professores e especialistas, o reajuste se dará em três parcelas, da seguinte forma: 15,03% em março; 6% em novembro e 9,28% em dezembro.


Reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira (4) — Foto: Sandro Menezes


Segundo o governo, será viável pagar o valor retroativo a janeiro também de forma escalonada - o retroativo da parcela de 15,03%, implantada em março, será pago a partir de abril em nove parcelas. O retroativo restante será pago em 12 parcelas a partir de janeiro de 2023.


Esse parcelamento fica condicionado a ser menor que 2,5% da receita corrente líquida do Estado (gatilho). Caso seja maior, o Núcleo de Ações Coletivas será acionado para rediscutir a forma do parcelamento.


"Dentro deste ano, todos terão seus vencimentos atualizados. Isso é respeito ao magistério. O piso dos professores no RN é aplicado de maneira diferente do resto do país. Aqui, todo o magistério recebe o reajuste, com paridade para professores ativos, aposentados e pensionistas, de forma integral e linear. Esse é um direito que tenho o orgulho de ter sido defensora desde a concepção da Lei, a qual fui relatora", disse a governadora Fátima Bezerra (PT).


Entre as dificuldades do governo na proposta, uma delas era apresentar uma que estivesse de acordo com as determinações do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal Regional Eleitoral, em virtude da legislação eleitoral proibir alterações salariais nos três meses antes e posteriores às eleições.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paranaense diz que irá para guerra defender a Ucrânia

Tiago Rossi, de 28 anos, morador de Maringá, no norte do Paraná, disse que vai na próxima terça-feira (8) à Ucrânia para integrar a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, uma unidade militar formada por estrangeiros que queiram combater os russos no país.


Tiago é instrutor de tiro, formado em um clube de Arapongas — Foto: Arquivo pessoal


Segundo o paranaense, ele foi convidado para dar apoio como atirador do exército ucraniano na guerra contra a Rússia.


"Eu vi o que a Ucrânia está passando. Tenho amigos de outros países lá, lutando por eles. Está muito acima de qualquer outra coisa. Apenas vou dar meu melhor e usar tudo que sei para defendê-los. Se fosse o Brasil no lugar deles, faria a mesma coisa", disse ao g1.


Conforme apurado pela BBC News Brasil, brasileiros têm buscado por informações sobre como participar do conflito, principalmente, após os primeiros ataques e depois que o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky anunciou, em 27 de fevereiro, a criação da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia.


A Embaixada da Ucrânia em Brasília informou que o assunto tem sido tratado pelo adido militar da representação no país. A embaixada disse não ter conhecimento sobre se brasileiros já conseguiram se alistar a essa legião internacional.


Tiago irá atuar como atirador na guerra entre Ucrânia e Russia — Foto: Arquivo pessoal


Segundo o instrutor, por segurança, ele não pode dar maiores detalhes sobre o convite que recebeu e a operação envolvida.


Rossi publicou em uma das redes sociais dele, na sexta-feira (4), sobre a ida à Ucrânia. Agora, ele se prepara para a viagem internacional.


"Cada um atua na tua especialidade, é bem organizado. Estamos bem assessorados pela inteligência ucraniana. É uma experiência ímpar. Confesso para vocês que dá medo, não tenho nenhuma experiência em uma guerra, obviamente, mas acho que vai ser algo inesquecível na minha vida. Peço que todos estejam orando e desejando sorte. É algo que nunca imaginei que aconteceria na minha vida", relatou na postagem.


O empresário se formou como instrutor de tiro em 2020, em um clube certificado de Arapongas, no norte do Paraná, conforme um dos instrutores do curso.


Apesar da formação mais recente, Rossi afirmou que tem contato com o universo das armas desde a adolescência, por ser filho de policial e sempre apresentar interesse pelo assunto.


O empresário deve deixar o Brasil na terça-feira (8) — Foto: Arquivo pessoal


Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia

Pelo Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, convidou estrangeiros que queiram lutar contra o exército russo.


"Estrangeiros dispostos a defender a Ucrânia e a ordem mundial como parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, eu convido vocês a contatar as missões diplomáticas da Ucrânia em seus respectivos países", disse Kuleba.


É esse o caminho que alguns brasileiros adotaram nos últimos dias para buscar informações sobre como participar dos combates.


Procurada pela BBC News, a Embaixada da Ucrânia em Brasília confirmou que tem sido procurada por brasileiros sobre o assunto, mas disse que o procedimento tem sido feito diretamente na Ucrânia.


Não há expectativa de que a embaixada possa organizar o transporte de brasileiros que querem lutar na Ucrânia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dinheiro 'esquecido' em bancos: pedidos de resgate começam na segunda; veja como fazer

Os brasileiros com algum dinheiro 'esquecido' nos bancos vão poder conferir o valor dos recursos e pedir o resgate a partir desta segunda-feira (7). São R$ 4 bilhões que serão pagos a 28 milhões de clientes – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas, segundo o Banco Central.


Entre os dias 7 e 14 de março, as consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 e para as empresas criadas antes deste mesmo ano. Para os demais, os recursos serão liberados nas semanas seguintes (veja o calendário mais abaixo).


Até a última sexta-feira (25), 116.808.865 clientes, pessoas físicas e empresas, tinham feito consultas no sistema para saber se têm algum dinheiro esquecido. Desse total, segundo o BC, 25,9 milhões de contas de pessoas físicas e 253 mil contas de pessoas jurídicas tinham algum alguma quantia a receber. Outros 90,6 milhões não tinham saldo.


Calendário BC SVR — Foto: Economia g1


Calendário

As consultas de valores e pedidos de resgate devem ser feitos seguindo o calendário abaixo, que considera a data de nascimento do cliente ou de criação da empresa.


Como consultar o valor e pedir o resgate

ANTES DE PEDIR O RESGATE:


Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. Quem ainda não fez a primeira consulta deve fazê-lo o mais breve possível – não é preciso esperar o dia 7. É só acessar o site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento

Para fazer a consulta dos valores, é preciso ter acesso à conta gov.br, nível prata ou ouro. Se você ainda não tem, clique aqui e veja como fazer.


PASSO A PASSO PARA CONSULTAR O VALOR E PEDIR O RESGATE:


Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados

Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).

Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade

Consultar:

a)  o valor a receber;

b) a instituição que deve devolver o valor;

c) a origem (tipo) do valor a receber; e

d) informações adicionais, quando for o caso.

Clicar na opção que o sistema indicar:

a) " Solicitar por aqui " significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:

-  selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;

-  guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.

b) " Solicitar via instituição " significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

Para consultar os canais de atendimento da instituição, é preciso clicar no nome da mesma na tela de informações dos valores a receber.


E se eu perder a data para pedir o resgate?

Segundo o BC, a consulta inicial poderá ser feita a qualquer momento. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.


Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.


"Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera", informa o BC.

Balanço das consultas, até 24h de 25/02

Pessoas físicas: 114.079.515

PF com saldo: 25.911.471

PF sem saldo: 88.168.044

Pessoas jurídicas: 2.727.476

PJ com saldo: 253.476

PJ sem saldo: 2.473.874

Total geral de consultas: 116.806.865


Fonte: g1

Leia Mais ››

Virgínia e Zé Felipe anunciam gravidez do 2º filho, diz assessoria

A influenciadora Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe anunciaram a gravidez do segundo filho, segundo a assessoria (veja nota ao final). O casal mora em um condomínio de Goiânia e fez uma almoço neste domingo (6) com familiares para divulgar a chegada do novo herdeiro.


Zé Felipe e Virgínia anunciam gravidez de 2º filho em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram


"Estou grávida. Estou muito feliz porque era algo que estava planejando já. Maria Alice foi promovida à irmã mais velha", escreveu Virgínia em sua rede social.


O casal têm tem uma filha de nove meses, a Maria Alice, que agora vai ganhar um irmão. A assessoria de Zé Felipe informou que Virgínia descobriu a gravidez na sexta-feira (4), mas decidiu esperar o marido voltar de uma agenda de shows para contar a novidade.


Segundo a nota da assessoria, o restante dos familiares também recebeu a notícia neste domingo. Ainda não há informações sobre o tempo de gestação.


Virgínia posta foto do teste de gravidez positivo em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram


Maria Alice nasceu em 30 de maio do ano passado, em Goiânia. O cantor postou fotos à época em que segurava a neném no colo, logo após o nascimento (veja abaixo).



"Que sensação! Só quem é pai sabe. A gente acha que ama, mas quando pega no colo, aí você sabe o que é amor de verdade", afirmou em vídeos postados nas redes sociais, na época.


Nota da assessoria do cantor Zé Felipe

Zé Felipe e Virginia estão a espera do segundo filho. A influenciadora e empresária soube da gravidez na última sexta-feira, 4, mas somente hoje revelou para o marido, que estava realizando shows. O restante dos familiares também recebeu a notícia hoje, num almoço em família. Ainda não temos informações sobre o tempo de gestação. Desejamos muita saúde ao bebê e ao casal, que já são pais da pequena Maria Alice de 9 meses.


Virginia Fonseca e Zé Felipe compartilharam fotos com a filha Maria Alice; bebê nasceu no domingo (30) — Foto: Reprodução/Instagram


Fonte: g1

Leia Mais ››

Imposto de Renda: prazo para declarar começa nesta segunda; prepare os documentos

Fazendo upload: 111003 de 111003 bytes.


A Receita Federal começa a receber nesta segunda-feira (7) a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 – ano base 2021. O prazo vai até o dia 29 de abril, mas quanto mais antecedência no envio, mais vantagens o contribuinte pode ter.


Uma das principais é ter mais chances de receber a restituição, caso tenha direito, nos primeiros lotes de pagamento. O contribuinte também ganha mais tempo para identificar e corrigir eventuais erros, evitando cair na malha-fina. Sem contar que, no fim do prazo, ele corre o risco de enfrentar lentidão no sistema online usado para transmitir a declaração.


O programa vai ser liberado para download na própria segunda e estará disponível no site da Receita Federal (clique aqui para acessar).


As restituições começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro – são cinco lotes de pagamento, um por mês.


A estimativa da Receita Federal é que sejam entregues este ano cerca de 34,1 milhões de declarações. Quem é obrigado a declarar e não o fizer, ou enviar fora do prazo, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, e, no máximo, o correspondente a 20% do imposto devido.


É obrigado a declarar o Imposto de Renda, em 2022:


quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado. ATENÇÃO: o Auxílio Emergencial é considerado rendimento tributátel;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021;

quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias.

Preenchimento e entrega da declaração

Tanto o preenchimento quanto a entrega da declaração podem ser feitas por meio do programa gerador do Imposto de Renda 2022, referente ao ano-base 2021.


O programa tem versões disponíveis para computador e celular. O preenchimento em dispositivos móveis, no entanto, não pode ser feito em alguns casos: contribuintes que tenham recebido rendimento tributável ou não superior a R$ 5 milhões em 2021; do exterior; relativo a recuperação da parcela isenta da atividade rural ou correspondente a lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.


A declaração também poderá ser feita online, na página "Meu Imposto de Renda", acessando o portal e-Cac (clique aqui para acessar).


Declarações pré-preenchidas

A declaração pré-preenchida ficará disponível para qualquer contribuinte que possua conta gov.br nos níveis ouro ou prata a partir do dia 15 de março. Ela pode ser feita tanto pelo e-CAC, quanto em compitadores, celulares e tablets.


A declaração pré-preenchida já traz inclusas diversas informações prestadas à Receita Federal por outras fontes. O contribuinte precisa apenas verificar, corrigir eventuais distorções ou complementar os dados. Imposto retido na fonte e declarações de serviços médicos, por exemplo, podem ser incluídos previamente pelo sistema.


Auxílio Emergencial

O auxílio emergencial recebido em 2021 é considerado um rendimento tributável pelo Fisco. Desse modo, se junto com demais rendimentos o valor ultrapassar o patamar de R$ 28.559,70 recebido no ano passado, o contribuinte é obrigado a declarar IR.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Calcinha Preta faz homenagem à Paulinha Abelha mudando logotipo da banda

A banda Calcinha Preta homenageou Paulinha Abelha, agregando à marca o desenho de uma abelhinha. A informação foi divulgada nas redes sociais do grupo. A cantora morreu no dia 23 de fevereiro, após complicações decorrentes da insuficiência renal.


Banda Calcinha Preta muda slogan e acrescenta bordão e abelhinha em homenagem à cantora Paulinha — Foto: Reprodução/Instagram


Segundo à banda, o gesto representa respeito, amizade, reconhecimento e saudade.


“Paulinha seguirá com a gente, prometemos levá-la a todos os lugares que ela sempre almejou estar e pra sempre amá-la!”, disse o post.

Além da abelhinha, o bordão criado pela artista ‘Como não amar' será utilizado como slogan da banda.


Volta aos palcos

Nesta sexta-feira (4), a banda anunciou o retorno aos palcos no dia 11 de março. Não haverá substituto para Paulinha Abelha, o grupo já havia anunciado que seguirá como trio com Daniel Diau, Silvânia Aquino e Bell Oliver.


Bell Oliver, Silvânia Aquino e Daniel Diau — Foto: Reprodução/Instagram


O próximo show será no dia 11 de março, em Mata Roma (MA), seguido de Palmares (PE), no dia 12. "Embora estejamos profundamente entristecidos pela perda precoce da querida Paulinha Abelha, o grupo manterá os seus compromissos de trabalho", disse a nota do escritório responsável pela banda.


Em um vídeo postado nas redes sociais, Bell Oliver sobre a retomada. "Em respeito a vocês estamos passando pra anunciar o horário da nossa volta. Vai ser um dia muito difícil sem a nossa abelhinha, mas eu tenho certeza que vocês vão ser a voz dela junto com a gente".


Daniel Diau agradeceu o público pela orações e pediu: "A gente vai precisar muito do apoio de vocês".


O resultado dos exames que devem apontar a causa da morte da cantora Paulinha Abelha ainda não foram divulgados.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que fala de Arthur do Val sobre ucranianas é 'tão asquerosa que nem merece comentário'

O presidente Jair Bolsonaro classificou neste domingo (6) como “asquerosa” a fala do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", a respeito de mulheres ucranianas. Em áudios, o parlamentar disse que as ucranianas são "fáceis, porque são pobres".


O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante visita a São José do Rio Preto (SP) em fevereiro de 2022 — Foto: Renato Pavarino/g1


Após conversar com apoiadores em frente à residência oficial do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro foi questionado por um repórter da CNN Brasil sobre sua opinião a respeito dos comentários de Arthur Do Val.


“[A declaração] é tão asquerosa que nem merece... É tão asquerosa que nem merece comentário”, disse o presidente, que tem histórico de declarações preconceituosas sobre mulheres.


Arthur do Val confirmou a autoria dos áudios, que foram enviados por ele a um grupo privado de uma rede social. O deputado estadual estava em viagem à Ucrânia onde foi arrecadar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país e também conhecer a resistência ucraniana à invasão.


Ao desembarcar em São Paulo neste sábado (5), o deputado disse que o que falou "foi um erro, em um momento de empolgação". A declaração foi criticada por políticos, pela comunidade ucraniana, e pelo encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach.


Quinze deputados estaduais assinaram uma representação contra Arthur do Val protocolada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) neste domingo. No documento, os deputados pedem a perda do mandato de Arthur do Val.


Falas preconceituosas

Bolsonaro, ao longo de mais de 30 anos de carreira política, foi criticado por declarações preconceituosas que proferiu sobre mulheres.


Em 2017, quando era deputado federal, Bolsonaro disse que, após ter quatro filhos homens, deu uma "fraquejada" e teve uma filha mulher – Laura.


Bolsonaro foi condenado a pagar indenização por danos morais à deputada Maria do Rosário (PT-RS) por ter afirmado em 2014 – quando ainda era deputado – que a parlamentar não merecia ser estuprada porque ele a considera "muito feia" e ela não faz o "tipo" dele.


Em 2016, provocou polêmica a participação de Bolsonaro no programa da apresentadora Luciana Gimenez, na RedeTV!, na qual ele declarou que não empregaria mulher com o mesmo salário de homem. Ele também disse que “tem muita mulher que é competente” e que salários na iniciativa privada se baseiam em competência.


Em 2019, já como presidente, Bolsonaro afirmou que o Brasil não poderia se tornar local de turismo gay, mas que era possível ficar à vontade para viajar ao país e fazer sexo com mulheres.


Em 2020, Bolsonaro fez insinuações sexuais sobre uma repórter do jornal “Folha de S.Paulo” que revelou, em reportagens, o uso fraudulento de nomes e CPFs para habilitar celulares e enviar ilegalmente mensagens em massa por redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018.


“O depoimento do Hans River foi no final de 2018 para o MP, ele diz do assédio da jornalista em cima dele. Ela queria um furo, ela quer dar um furo (risos) a qualquer preço contra mim. Lá em 2018 ele já dizia que ela chegava e ia perguntando: ‘O Bolsonaro pagou para você divulgar pelo WhatsApp informações?’”, disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lira suspende retorno às votações presenciais e dispensa deputados de comparecerem à Câmara

Um ato do presidente Arthur Lira (PP-AL) publicado neste sábado em edição extraordinária do "Diário da Câmara dos Deputados" determinou a suspensão por tempo indeterminado — em razão da pandemia de Covid-19 — das sessões do plenário em caráter presencial, cuja retomada estava prevista para esta semana.


No último dia 22, Lira havia afirmado que não prorrogaria o ato da Mesa Diretora que permitia aos deputados votar remotamente nas sessões. “A princípio, não [vai prorrogar ato]. Todos vocês estão aqui, o clima já está normal, a Ômicron já está baixando”, afirmou naquele dia o presidente da Câmara.


No ato publicado neste sábado, a justificativa para a manutenção do Sistema de Deliberação Remota por tempo indeterminado — o que dispensa os deputados de comparecerem à Câmara — é "diminuir a circulação de pessoas nas dependências desta Casa Legislativa, preservando a saúde não só dos parlamentares, mas também dos servidores e dos colaboradores, considerando os efeitos da pandemia".


Sessão de votações da Câmara no último dia 24 de fevereiro com o plenário esvaziado — Foto: Paulo Sergio / Câmara dos Deputados


O presidente havia retomado o regime presencial de trabalho em outubro de 2021, mas com o aumento de casos da Covid-19 ocasionado pela variante Ômicron, a Câmara voltou a permitir o trabalho remoto em 2022, que terminaria após o feriado de carnaval.


Durante a fase mais aguda da pandemia, os parlamentares eram autorizados a registrar presença e votar pelo aplicativo da Câmara, sem precisar comparecer.


Com o retorno dos trabalhos presenciais em outubro do ano passado, os deputados foram obrigados a comparecer à Câmara e fazer registro biométrico de presença, embora continuasse autorizada a votação pelo aplicativo. Exceções à regra só eram permitidas para gestantes e parlamentares que comprovassem alguma comorbidade. Os casos eram analisados pela Mesa Diretora da Câmara.


No Senado, a previsão para este ano é manter as regras de funcionamento do ano passado, pelas quais as sessões deliberativas são semipresenciais, com possibilidade de participação dos senadores de forma remota.


Em casos de votações secretas (votação para análise de indicação de autoridades, por exemplo), que exigem presença obrigatória, são realizadas semanas de "esforço concentrado", com a instalação de urnas do lado de fora do plenário.


Fonte; g1

Leia Mais ››