quarta-feira, abril 13, 2022

Advogado diz à Imprensa que Eliel Ferreira morto no fim de semana em Mossoró, foi vítima de crime de homofobia

O advogado Edson Lobão, reuniu a Imprensa na manhã desta quarta feira 13 de abril, para falar sobre a reviravolta no caso do jovem bacharel em direito, Eliel Ferreira Cavalcante Júnior de 25, assassinado com 9 tiros de pistola calibre 9mm, no ultimo sábado (9) no Bairro Boa Vista em Mossoró.


Advogado Edson Lobão contesta versão da DHPP


O advogado disse que Eliel foi vítima de um crime de homofobia. Baseado no depoimento prestado por Lucas, parceiro homoafetivo de Eliel Ferreira e que estava com ele no dia do crime. Edson Lobão disse que jamais a vítima tinha sido confundida com um assaltante.


Eliel Ferreira (vítima)


O advogado afirmou no entante que Yalamy Gonzaga, conhecido como Júnior Preto matou Eliel pelo simples fato dele ser homosexual e que só não ceifou também a vida de Lucas, por que este correu em direção contrária a do seu parceiro.


Júnior Preto (suspeito do crime)


Perguntado se o autor do crime conhecia a vítima, o advogado disse que sempre ele observava o bacharel em direito para o carro em frente a sua casa e seguir para o apartamento de Lucas. Ele não explicou como Junior Preto sabia que Eliel era homossexual. Lucas prestou depoimento na manhã de hoje (13) na DHPP. Na segunda feira (12), o delegado da DHPP rafael Arraes, falou a Imprensa sobre a elucidação do crime.


Arraes disse que Eliel Ferreira teria sido assassinado após ter sido confundido com um assaltante, versão contestada pelo advogado Edson Lobão.  As declarações do delegado, foram baseadas em depoimentos de testemunhas, durante a investigação. Resta-se saber se o depoimento prestado pelo namorado de Eliel, mudará o rumo das investigações da DHPP. O principal suspeito deo crime, Júnior Preto, continua foragido.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Médica é agredida por mãe de paciente durante atendimento em UPA na Zona Sul de Natal

Uma médica foi agredida pela mãe de um paciente na noite de terça-feira (12) na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. O caso foi registrado na Polícia Civil.


Médica ficou com arranhões no rosto e no pescoço após agressões de mãe de paciente em UPA de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


De acordo com servidores que atuam na unidade de saúde, a agressão aconteceu por volta das 19h, quando havia a troca de plantão dos profissionais.


A médica que estava assumindo o plantão a partir daquele horário entrou em um consultório para conversar com a plantonista anterior e com a mãe da criança que estava sendo atendida, a fim de tomar conhecimento do quadro do paciente.


Colega mostra óculos de médica quebrados após agressão a médica em unidade de saúde de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Porém, segundo os servidores, a mãe teria perdido a paciência com a nova médica e partiu para cima dela, com agressões físicas. A profissional teve o rosto e o pescoço feridos com arranhões e os óculos quebrados.


Tanto a vítima como a agressora foram levadas para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde o caso foi registrado e foi emitido um termo circunstanciado de ocorrência. A agressora não ficou detida.


Nem a agressora nem a vítima quiseram dar entrevista sobre o caso. A UPA estava lotada na noite de terça-feira (12) e alguns pacientes relataram que esperaram cerca de três horas por atendimento, mas criticaram a postura da agressora.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pesquisa identifica mais de 25 mil espelhos d'água no Rio Grande do Norte

Uma pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponto que o estado tem 25.306 espelhos d´água - entre açudes, aterro barragens e lagoas.


Estudo apontou mais de 25 mil espelhos d'água no RN — Foto: Divulgação


A análise foi feita pela empresa no período entre 2019 a 2022. A quantidade de espelhos d´água identificados pela Emparn é 11 vezes mais do que o último levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SERHID), em 1998.


Naquela altura, foram identificados 2.254 corpos hídricos em todo território potiguar.


Em termos de área ocupada pelos espelhos d´água, 93,47% deles tem área menor que cinco hectares.


“A pesquisa visa contribuir com a atualização dos corpos hídricos no sentido de subsidiar a construção de uma política estadual de recursos hídricos como também nas atividades de planejamento dos instrumentos da política estadual de recursos hídricos, onde a unidade de planejamento são as bacias hidrográficas”, disse o pesquisador da Emparn que coordenou os trabalhos, Nelson Césio Fernandes Santos.


Para realizar o levantamento a pesquisa utilizou imagens do satélite Sentinel-2a/2b e as bandas 2, 3, 4 e 8 do ano de 2019, que permitem maior definição quanto a diferenciação das superfícies de água e os demais elementos da superfície terrestre.


“Diversos fatores como a resolução e gratuidade das imagens de satélites; a frequência com que passa pelo mesmo local; os softwares de geoprocessamento; a tecnologia da informação e a velocidade de processamento de dados e imagens, contribuíram para uma melhor precisão na identificação dos corpos hídricos”, reforçou o pesquisador.


A pesquisa se aplica no planejamento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).


Outra demanda importante que essa pesquisa identificou é no planejamento das ações municipais quanto ao uso do solo e dos recursos hídricos. Até o final do primeiro semestre a Emparn irá publicar o detalhamento dos resultados em um novo boletim de pesquisa.


As bacias

A bacia Piancó-Piranhas-Açu é a que tem a maior quantidade de corpos hídricos, segundo a pesquisa, com 10.446 espelhos d´água. Isso equivale a 41,2% do total identificado. A segunda é a bacia Apodi-Mossoró, com 8.546 espelhos d´água, o que equivale a 33,7%


“Apesar da bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu ter a maior quantidade de açudes, a mesma não tem o maior percentual com área alagada que é de 1,96%, ficando em primeiro lugar a bacia hidrográfica Faixa Litorânea Leste de Escoamento Difusa 16-2, com 7,42%, e na média o Estado tem 1,18% de área alagada”, analisou o pesquisador.


A pesquisa apontou ainda que Caicó é a cidade o que tem a maior quantidade de espelhos d´água, com 1.018, Em seguida estão Santana do Matos (944), Currais Novos (823), Jucurutu (706), Caraúbas (636) e Mossoró (596).


Já com relação ao percentual de área territorial ocupada com recursos hídricos, o município de Assú, com 7,28% ocupado, é o primeiro lugar, seguido por Maxaranguape (4,76%), Tibau (4,36%), São João do Sabugi (4,18%) e Campo Grande (4,14%).


“Os municípios de Parazinho e Senador Georgino Avelino no ano de 2019 não apresentaram nenhum corpo hídrico”, comentou o pesquisador.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça condena grupo que desviou R$ 5,4 mi de contratos para qualificação profissional de pessoas no RN e mais três estados

A Justiça Federal condenou oito pessoas envolvidas em um esquema que desviou 5,4 milhões de recursos públicos que eram destinados à qualificação profissional e outras ações de apoio a pessoas de baixa renda no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e Alagoas.


Condenação deriva de um processo de investigação feito pelo Ministério Público Federal do RN — Foto: MPF/Divulgação


O esquema corrupto foi promovido entre 2006 e 2011 e o dinheiro era desviado, principalmente, através de fraudes em licitações e em contratações.

A condenação deriva de uma ação movida pelo Ministério Público Federal que apontou a improbidade administrativa. A operação do MP foi intitulada de "Operação Êpa!". Com a decisão judicial, os envolvidos terão de ressarcir esse valor aos cofres públicos.



Os recursos que foram desviados se originaram de convênios e contratos administrativos firmados entre os ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e de Desenvolvimento Agrário (MDA) junto ao Instituto Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável (Instituto ÊPA!) e às Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos (CTA) - as duas entidades do Rio Grande do Norte.


Ao todo, segundo aponta o Ministério Público Federal, foram mais de R$ 22 milhões em recursos movimentados que foram destinados a projetos de qualificação profissional, desenvolvimento da agricultura familiar e dos territórios rurais nos RN demais estados nordestinos.


A investigação indica que o esquema era coordenado pela presidente do instituto na época, e o irmão dela, que era diretor do instituto. Os demais participaram das fraudes através de empresas ou entidades.


Os oito condenados já haviam sido sentenciados em primeira instância.

A juíza federal Moniky Mayara Costa destacou, em sua decisão, que, mesmo nas cotações de preços para serviços nos demais estados, as contratações envolveram as empresas com sede no Rio Grande do Norte.


“Tal fato denota, claramente, a ausência de qualquer intenção de promover uma efetiva aferição de preços através das cotações - nas quais seria natural se esperar a participação de empresas do local da execução ou, ao menos, das proximidades", pontuou na decisão.



Operação

A investigação teve início em 2010, a partir de fiscalização realizada pela antiga Controladoria-Geral da União (CGU). A Operação Êpa! foi deflagrada em 14 de dezembro de 2011, pela Polícia Federal, com apoio da CGU e do MPF.


Naquela altura foi apreendida inclusive uma espécie de “cartilha”, intitulada “Como fazer” e que ensinava a forma de fraudar as propostas nas licitações e cotações de preço.

Como funcionava

O grupo simulava as cotações, fraudando diversos documentos, alguns dos quais pertencentes a clientes dos serviços de contabilidade da presidente do instituto. Dentre os concorrentes ou vencedores das licitações figuravam empresas dos próprios dirigentes e ainda de amigos e parentes.


O dinheiro era repassado, sem que houvesse a prestação de serviços, e os “empresários” ficavam com 15%, devolvendo os demais 85%.

O esquema seguida com a autenticação dos documentos fraudados sendo providenciada por um tabelião substituto no 2º Ofício de Notas do Município de Santo Antônio e cuja empresa também foi beneficiada em contratos.


O cunhado desse tabelião era o presidente da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos e chegava a figurar como coordenador do convênio e contratado das entidades, em uma espécie de “autocontratação”, que é ilegal.


O sogro do presidente da CTA atuou como coordenador de convênios tanto para a CTA quanto para o Instituto Êpa!, tendo solicitado pagamentos em favor de suas próprias empresas.



Convênios

Os convênios previam qualificação profissional nas áreas de Construção Civil, Petróleo, Gás e Turismo. Enquanto as empresas e os dirigentes ficavam com os recursos, os serviços eram realizados por terceiros contratados diretamente pelos réus. A própria presidente do instituto chegou a ser contratada para transporte de alunos.


O endereço de uma de suas empresas, segundo constatou a CGU, era o mesmo informado como sendo a sede da CTA, bem como o escritório de contabilidade dela e lá funcionava o telefone da empresa do sogro do presidente da CTA.


Sentença

A juíza citou na sentença que ficou evidente que “a dispensa dos procedimentos licitatórios não foi realizada em conformidade com as formalidades exigidas pela legislação de regência e que as cotações de preços levadas a efeito pelos envolvidos apenas serviam para forjar a contratação de pessoas jurídicas ligadas a seus dirigentes”.


Como a sentença penal já havia determinado o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos, no montante de R$ 3.499.191,76, a magistrada determinou na ação por improbidade que os réus paguem multas conforme sua participação no esquema.


A maior delas foi aplicada aos irmãos do instituto Epâ, totalizando R$ 3.499.191,76, dos quais dois terços caberão à ex-presidente.

Caso a sentença transite em julgado, todos os réus ficarão proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por prazos que vão de dois a 12 anos, mesmo período em que terão seus direitos políticos suspensos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Geoparque Seridó, no RN, recebe reconhecimento mundial da Unesco

O geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, foi oficializado como um território de relevância mundial pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - nesta quarta-feira (13), durante uma assembleia geral em Paris. O momento foi comemorado por pesquisadores e representantes do setor de turismo do Rio Grande do Norte.


Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, é reconhecido pela Unesco — Foto: Emprotur


A área passa a fazer parte do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco e entrou na lista de Geoparques Mundiais da organização, que agora conta com 177 geoparques distribuídos em 46 países de todo o mundo.


Outro geoparque também foi reconhecido nesta quarta-feira (13) no Sul do país. Com isso, o Brasil passou a contar com três geoparques reconhecidos - o primeiro era do Ceará.


Geoparque do Seridó abarca belezas naturais e cultura do Seridó. — Foto: Getson Luis


O geoparque Seridó tem uma sede em Currais Novos, mas abrange 2.800 quilômetros quadrados e seis municípios com recursos naturais e construções humanas importantes. Ele é gerido por um consórcio intermunicipal criado há 12 anos pelas cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.


Segundo o professor Marcos Nascimento, que é o coordenador científico do projeto, a região abarca vários aspectos únicos no mundo, que vão desde as suas formações geológicas e minérios, passam pela riqueza biológica, e chegam à cultura local.


Pinturas rupestres fazem parte do acervo do Geoparque Seridó — Foto: Marcos Nascimento


São exemplo as minas de scheelita, as rochas vulcânicas incomuns encontradas na região, bem como pinturas rupestres com registros de povos antigos que viveram há 10 mil anos no Rio Grande do Norte. Também há o próprio bioma da caatinga preservado, o artesanato da região e aspectos da religiosidade local.


Um dos geossítios localizados na região é a nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá.


"Essa é uma nova forma de gestão territorial. Fomos reconhecidos por um patrimônio geológico, biológico e cultural de relevância mundial. Já desenvolvemos há 12 anos diferentes ações de conservação, educação e turismo e com esse reconhecimento acreditamos que muito mais pessoas de todo o mundo terão o desejo de conhecer essa região. Desde que a notícia saiu, já recebemos contato de muitas pessoas dizendo isso", afirmou o professor.


Fazendo upload: 1133115 de 1133115 bytes.
Mapa do Geoparque Seridó — Foto: Reprodução


De acordo com Marcos, embora a Unesco não aporte recursos financeiros, o reconhecimento também deverá facilitar a busca de financiamentos, por meio de participação em editais nacionais e internacionais, para desenvolvimento de projetos de pesquisas, desenvolvimento social e de conservação ambiental.


"O reconhecimento confirma que estamos no caminho certo", considera. A candidatura havia sido oficializada em 2019.


Geoparque Seridó abrange seis municípios potiguares — Foto: Humberto Lopes


"Essa notícia é muito importante, visto que o governo vem trabalhando na interiorização do turismo e essa região é prioridade. São seis municípios que integram o geoparque e, com esse reconhecimento, o Rio Grande do Norte estará em evidência", afirmou a secretária de turismo do RN, Ana Costa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem 176 blocos em leilão da Oferta Permanente de Concessão de áreas para exploração de petróleo

 A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) realiza nesta quarta-feira (13) o leilão do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão. A bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, tem 176 blocos em oferta - o maior número de todos os estados do país.


Ao todo, estarão em oferta 379 blocos de 14 áreas de bacias marítimas e terrestres. São 347 blocos em áreas terrestres e 32 blocos exploratórios em setores marítimos, distribuídos em 7 bacias: Santos, Pelotas, Espírito Santo, Recôncavo, Potiguar, Sergipe-Alagoas e Tucano.


Pelas regras do leilão, vence a disputa por cada bloco a empresa ou consórcio que oferecer o maior bônus de assinatura (valor em dinheiro ofertado) combinada com a melhor proposta de Programa Exploratório Mínimo (atividades previstas durante a primeira fase de exploração).


Setores em oferta no leilão desta quarta

Potiguar


SPOT-T2 (23 blocos)

SPOT-T3 (35 blocos)

SPOT-T4 (99 blocos)

SPOT-T5 (19 blocos)

Espírito Santo


SES-T4 (17 blocos)

SES-T6 (4 blocos)

Pelotas


SP-AP4 (9 blocos)

Recôncavo


SREC-T1 (28 blocos)

SREC-T2 (19 blocos)

SREC-T3 (27 blocos)

Santos


SS-AP4 (23 blocos)

Sergipe-Alagoas


SSEAL-T2 (26 blocos)

SSEAL-T3 (35 blocos)

Tucano


STUC-S (15 blocos)


3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão — Foto: Arte g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidores do RN recebem primeira parcela do salário de abril nesta quinta-feira (14), anuncia governo



O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai antecipar para esta quinta-feira (14) o adiantamento da primeira parcela dos vencimentos dos servidores, que agendado inicialmente para a sexta-feira (15), feriado de Páscoa. Serão depositados mais de R$ 262 milhões.


Receberão o salário integral nesta quinta os servidores ativos, inativos e pensionistas da categoria da Segurança Pública e os de outras secretarias que ganham até R$ 4 mil por mês.


Os servidores que ganham acima de R$ 4 mil receberão um adiantamento de 30%. O restante do salário deve ser depositado no final de abril.


"A folha salarial de abril será concluída no próximo dia 29, quando recebem o salário integral os 22 mil servidores lotados em pastas com recursos próprios e os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil, concluindo a folha de R$ 530 milhões", afirmou o Executivo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

São João de Assú tem Zé Neto e Cristiano, João Gomes e Zé Vaqueiro entre atrações; confira programação

A prefeitura de Assú divulgou a programação oficial do São João 2022. Após dois anos suspensas por causa da pandemia, as festividades culturais e religiosas serão retomadas este ano. Os shows gratuitos na Praça São João Batista serão realizados de 14 a 25 de junho (veja abaixo).


Zé Neto e Cristiano se apresentam no São João de Assú — Foto: Foto: Allysson Moreno/Divulgação


A "Terra da Poesia" vai receber atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Neto e Cristiano, João Gomes, Xand Avião, Raí Saia Rodada, Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon. Outros nomes serão anunciados nos próximos meses.


A expectativa da prefeitura é reunir 50 mil pessoas por noite na edição 2022 do São João mais antigo do mundo, em seus 296 anos.



Durante o evento de lançamento, o prefeito de Assú, Gustavo Soares, destacou que a cidade e a região são beneficiadas com o grande número de visitantes e turistas que geram um volume de negócios muito maior que o investido, fortalecendo a economia, a cultura e a arte local.


Confira a programação:

14 de junho - João Gomes, Xand Avião e Artoni Gleiyson


15 de junho - Raí Saia Rodada, Núzio Medeiros e Lucas Santos


16 de junho - Tarcísio do Acordeon, Henry Freitas e Forró Emoções


17 de junho - Zé Vaqueiro, Fádja Lorena e Alinne Reis


18 de junho - Taty Girl, Circuito Musical e Xodó Nordestino


19 de junho - Zezé di Camargo e Luciano, Litto Lins e Forró da Tradição


22 de junho - Zé Neto e Cristiano, Priscyla Arrazo e Werick Mendes


23 de junho - Atração principal (surpresa), Art do Samba e Pode Balançar


24 de junho - Thiago Brado (show religioso); Bonde do Brasil, Chrys e Elly e Bruno Martins


25 de junho - Zé Cantor, Babado Novo e Rafinha no Comando


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vídeo de 'ataque' de barata em bar em Porto Alegre viraliza; 'Comecei a surtar, gritar, todo mundo do bar riu', diz homem

O desenvolvedor mobile Bruno Stracke, de 31 anos, passou por um susto em um bar, no Centro Histórico de Porto Alegre, nesta segunda-feira (11). Ele foi "atacado" por uma barata, enquanto conversava com uma amiga, em uma das mesas que ficam na calçada do estabelecimento.


Homem foi atacado por barata em bar de Porto Alegre — Foto: Reprodução


"Quando vi, tinha uma barata na minha perna. Tentei espantá-la. Minha amiga apontou para o meu ombro, e ela [a barata] estava no meu ombro. Me apavorei, tenho nojo. Comecei a surtar, gritar, fazer escândalo. Todo mundo do bar riu", conta o homem.


Bruno publicou o vídeo nas redes sociais: o post viralizou e passou de 120 mil curtidas.


O desenvolvedor conta que é frequentador do bar há anos e, por ser amigo do dono, pediu a gravação das câmeras de segurança do local.


"Acabei de sofrer um ataque de uma barata. Estou horrorizado. Traumatizado. Agora vim passar vergonha aqui também", escreveu na publicação no Twitter.


Ele contou depois: "Não imaginava que uma barata ia ter tanta repercussão. O problema ali não é o bar, tem um bueiro atrás de mim que está quebrado. O bar é superlimpo, confio e frequento há anos".


Mas a história não parou por aí, lembra Bruno.


"Logo depois que surtei e tive um chilique por causa da barata, um cara que estava sentado na mesa do lado tentou me assustar com um porquinho da índia, que ele tirou não sei da onde. Da mesma forma que surgiu, sumiu. Sei lá se estava na mochila do cara. De repente, um monte de barata correndo. Quem tinha coragem matou algumas."


Ao g1, a pessoal responsável pelo estabelecimento onde aconteceu o "ataque" da barata afirmou: "Não é muito comum, mas o ocorrido foi mesmo por causa do bueiro quebrado".


O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) informou que são realizadas limpezas periódicas dos bueiros e redes de esgoto e que, nas proximidades do bar, desde o início do ano foram registradas apenas três demandas desse serviço.


"Quanto à informação de tampa quebrada, o departamento irá programar vistoria no local para providenciar a substituição e orienta que as demandas da população sejam registradas pelo sistema 156 para que possam ser atendidas".


Psicólogo explica aversão

O psicólogo Marcelo de Campos Velho Nora explicou que a catsaridafobia (aversão a baratas) se verifica principalmente em duas situações.


O especialista explica a primeira: "A associação que fazemos entre a barata e lugares sujos, como lixo, esgoto, por exemplo, e que acaba por nos trazer sensações de mal-estar e necessidade de proteger-se frente a um 'perigo', algo que possa nos contaminar ou afetar nossa higiene".


Já a segunda é relacionada ao comportamento das pessoas, aprendido desde criança, que pode gerar a fobia.


"Procuramos observar e aprender comportamentos baseados em quem nos criou ou quem foi presente em nossa criação e na nossa vida, para assim termos uma base para seguir e podermos ir criando nossas próprias ideias e personalidade ao longo de nossa vida adulta", descreve.



"Se a criança vê uma reação de nojo, aversão e medo nos seus cuidadores, é provável que vá automatizar esse comportamento para si e, dependendo de como será sua reação nas próximas vezes que encontrar baratas, ir alimentando esse medo, aversão e, até em alguns casos, acabar gerando uma fobia de baratas, a catsaridafobia."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vídeo viral com carro cheio de móveis e eletrodomésticos em BH não era mudança; entenda

Geladeira, máquina de lavar, ventilador e até bicicleta ergométrica. Estes são alguns dos objetos transportados por um Fiat 147, de 1982, em Belo Horizonte, que viralizou na internet. Muita gente pensava que o motorista estava fazendo mudança, mas, na verdade, trata-se do trabalho de Edson Benjamin Ferreira, o Ed Sucateiro.


Por onde o carro dele passa, todo mundo reconhece.


“O povo acha interessante pela quantidade de sucata que eu coloco em cima do carro, sem bagageiro. Eles ficam admirando, acham bacana”, contou Ed ao g1 Minas.

Um motorista registrou Edson dirigindo o Fiat 147 na região do Barreiro, onde ele vive, e as imagens viralizaram na internet nos últimos dias.


'Ed Sucateiro' percorre as ruas de Belo Horizonte recolhendo e empilhando sucatas no Fiat 147 — Foto: Reprodução/Redes Sociais


O trabalho dele é diário, sem folga. Em todas as madrugadas, de domingo a domingo, ele percorre diferentes caminhos em busca de uma oportunidade para comprar e vender sucata.


Ele garante que dali retira o dinheiro que paga o aluguel e as contas de casa. Tarefa que não é das mais simples, mas que tem funcionado.


Fiat 147

Ed Sucateiro admite que o veículo não está em boas condições. Mas é a ferramenta que garante o sustento da família.


“Um dia o pneu estourou comigo, estava muito careca. Por falta de dinheiro, não tinha nem estepe. Eu andei uma boa distância até minha casa, com a sucata em cima e o pneu furado. Também já saí com pouca gasolina. Teve dia que não achei nada. Deixei o carro em lugar seguro e fui buscar ajuda”, descreveu.


Ele tem vontade de comprar um outro carro para que possa trabalhar com mais segurança. Uma caminhonete seria o ideal, diz ele.



“Eu amarro tudo muito bem amarrado, nunca caiu nada na rua. Mas, eu tenho uma grande vontade e necessidade de possuir um carro melhor para trabalhar, uma caminhonete maior. Para também atender às pessoas com mais dignidade”, falou.

Infração de trânsito

De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), transitar com o veículo "com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização" é uma infração grave. O veículo pode ser retido para regularização.


O Detran também disse que o Código de Trânsito Brasileiro prevê infração grave, penalidade e medida administrativa para quem leva carga nas partes externas do veículo, exceto em casos autorizados.


"Nos veículos dos tipos caminhonete e utilitário, será admitido o transporte no compartimento desde que as cargas que venham a se projetar sobre o teto do veículo obedeçam a altura máxima de cinquenta centímetros e suas dimensões não ultrapassem a largura da parte superior da carroçaria", diz o Departamento de Trânsito de Minas Gerais.

Segundo o órgão, quem descumpre essa norma está sujeito a 5 pontos na carteira, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasileiros pagam R$ 12 bi em impostos e subsídios por mês e têm conta de luz entre as mais caras do mundo



Os brasileiros pagam cerca de R$ 12 bilhões por mês em tributos e subsídios na conta de luz, segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace). O levantamento aponta uma alta de 47% no valor dessas taxas e encargos ao longo dos últimos quatro anos.


Não à toa, o custo da energia no Brasil, em relação à renda per capita, é hoje o segundo maior do mundo, atrás somente da Colômbia, entre 33 países pesquisados. Ou seja, dentro do orçamento das famílias, o gasto com energia pesa mais para brasileiros do que para consumidores que vivem em economias com renda mais alta, como Estados Unidos e Canadá, e até mesmo entre aqueles que moram em países emergentes, como Chile e Turquia.


Os dados globais são da Agência Internacional de Energia e foram compilados pela Abrace.


"São muitos os canais pelos quais o dinheiro flui no setor elétrico e alimenta um conjunto de ações que não deveria estar na conta de energia", afirma Paulo Pedrosa, presidente da Abrace. "O setor elétrico se converteu quase em um orçamento paralelo da União."

Em todo o ano de 2022, os impostos e subsídios vão somar R$ 144,9 bilhões, o equivalente a todo o orçamento do ministério da Educação neste ano, estimado em R$ 137,2 bilhões.


Segundo a Abrace, apenas metade (53,5%) do valor da conta de luz está ligada à geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. O restante é composto por taxas que bancam políticas públicas, subsídios, impostos e ineficiências do setor.



Pedrosa alerta que esse custo bilionário acaba se propagando ao longo da cadeia produtiva.


"A sociedade paga e paga muitas vezes. Toda vez que um brasileiro compra um frango congelado, uma camiseta ou um caderno para o filho levar para a escola está pagando a energia embutida naqueles produtos. Hoje em dia, numa família, um quarto do que ela gasta por mês é com energia", diz.


Entenda os subsídios

Na conta de luz, o dinheiro do consumidor garante recursos para diversos setores e fundos, que às vezes não têm nenhuma relação com a área de energia elétrica.



Há verbas destinadas, por exemplo, para os segmentos rural e de irrigação, além de água, esgoto e saneamento. A maior despesa é com a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que deve receber R$ 28,8 bilhões neste ano.


Veja abaixo os subsídios e as taxas mapeados pela Abrace:


Eficiência energética. Fundo com o objetivo de promover a eficiência do setor elétrico;

Pesquisa e desenvolvimento. Fundo para desenvolver a pesquisa do setor;

Proinfa. Programa de compra de energia renovável;

Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Considerada pelos especialistas como uma “caixa-preta”, essa conta banca subsídios para desenvolvimento regional, saneamento, da agricultura e até para energias que já não são mais competitivas, como é o caso do carvão e do diesel;

Reserva. Conta que o consumidor paga para garantir a segurança do sistema;

Encargos do Serviço do Sistema (ESS) elétrico. Abriga o custo das termelétricas;

Iluminação pública. Valor pago aos prefeitos para garantir a iluminação das cidades;

Perdas não-técnicas. Recursos pagos pelo consumidor para compensar a energia furtada do sistema.

A elevada quantidade de subsídios também cria uma espécie de círculo vicioso. Quanto mais eles sobem, mais o consumidor paga em tributos – já que os impostos incidem, proporcionalmente, sobre esses subsídios.


"Fala-se que o Brasil é um país com a melhor matriz de energia elétrica renovável do mundo. Tem água, sol, vento. Isso não custa nada. Por que, então, a energia é tão cara? É cara por causa dos impostos e dos subsídios", diz Nivalde de Castro, professor da UFRJ e coordenador-geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel).


"Se o país diminuísse o subsídio e os impostos, a vantagem competitiva que o Brasil tem de ter uma matriz renovável se evidenciaria", afirma.

Expectativa por uma redução

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou o fim da bandeira tarifária escassez hídrica a partir de 16 de abril. A bandeira que passará a vigorar neste sábado será a verde, sem cobrança adicional, portanto.


A mudança, segundo o órgão, trará uma redução de 20% na conta de luz do consumidor residencial.


A bandeira escassez hídrica foi criada em setembro do ano passado, com o objetivo de cobrir os custos adicionais para a geração de energia por conta da falta de chuvas nos reservatórios. Nesse cenário, foi necessário acionar um número maior de termelétricas, que são mais caras que as hidrelétricas.


"A decisão do governo de antecipar o fim da bandeira de crise hídrica tem respaldo técnico. O nível dos reservatórios atingiu um volume elevado na passagem do período úmido para o período seco", diz Nivalde.


"Em 31 de março de 2021, os reservatórios da região Sudeste estavam com 35% (da capacidade) e chegaram em setembro em 16%. Nós estamos saindo agora de 65%, quase o dobro do que tínhamos no ano passado", acrescenta.

O cenário positivo foi reforçado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesta terça-feira, a Aneel confirmou que as chances de a bandeira verde permanecer até o fim do ano são de, ao menos, 97%.


Entenda as bandeiras tarifárias — Foto: G1


O que os especialistas dizem, no entanto, é que a redução ocasionada pela mudança da bandeira tarifária deve ser diluída até o fim do ano. Isso porque as principais distribuidoras devem passar por reajustes tarifários nos próximos meses.


Os reajustes são definidos pela Aneel e serão influenciados por uma inflação elevada - hoje em dois dígitos.


A consultoria PSR, por exemplo, estima uma queda na conta de luz de 6,5% ao fim de 2022, bem menor do que a expectativa do governo. Já um exercício realizado pela TR Soluções mostra que, com a mudança da bandeira, a conta deve ter uma redução média imediata de 12,5% – mas, até o final do ano, vai ficar 6,09% mais cara.


As projeções para o impacto na conta de energia destoam porque o cenário para a bandeira tarifária varia entre as empresas. A PSR prevê bandeira verde até o fim do ano, enquanto a TR Soluções avalia que a bandeira amarela deve vigorar por alguns meses no segundo semestre.


Fonte: g1

Leia Mais ››

OMS determina que pandemia de Covid-19 continua a ser emergência de saúde pública internacional

A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou, nesta quarta-feira (13), que a pandemia de Covid-19 continua a ser uma "Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional". Na prática, isso significa que a doença continua a ser uma pandemia.


Uma mulher se protege da chuva com um guarda-chuva enquanto caminha por uma rua deserta durante o lockdown contra a Covid-19 no distrito de Jing'an, em Xangai, na China, nesta quarta-feira (13). — Foto: Hector Retamal / AFP


A decisão, do diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus, seguiu o parecer do comitê de emergências da entidade. O comitê reconheceu que o Sars-CoV-2, causador da Covid, continua a ter uma evolução "imprevisível, agravada pela sua ampla circulação e intensa transmissão em humanos" e em outras espécies.


Nesse contexto, os especialistas consideraram com preocupação o fato de que alguns países-membros relaxaram medidas de comportamento e saúde pública para diminuir a transmissão do vírus.



Além disso, considerou o comitê, o vírus continua a causar altos níveis de morbidade e mortalidade, particularmente entre populações vulneráveis.


Diretrizes

A OMS também emitiu uma nova recomendação temporária para países-membros – de fortalecer a resposta à pandemia de Covid-19, "atualizando os planos nacionais de preparação e resposta de acordo com as prioridades e cenários potenciais descritos no Plano Estratégico de Preparação e Resposta da OMS para 2022".


Outras diretrizes anteriores foram atualizadas, conforme a orientação do comitê. O órgão reforçou, por exemplo, o impacto negativo que os requisitos de vacinação de cada país pode ter sobre a entrada de viajantes internacionais em seus territórios. A OMS já havia se manifestado contra a comprovação de vacinação em viagens internacionais.


Já a meta de vacinar 70% das populações de todos os países do mundo até julho deste ano foi mantida. Até agora, 64 países já cumpriram a meta, segundo o monitoramento "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford; o Brasil está entre eles. Por outro lado, um levantamento divulgado nesta semana pela própria OMS apontou que 21 países não vacinaram nem sequer 10% de suas populações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Equipe de Natália denuncia à polícia ataques racistas; ex-BBB foi chamada de 'dálmata' por ter vitiligo

A equipe da modelo e designer de unhas Natália Deodato, participante do 'BBB22', denunciou, nesta terça-feira (12), crimes de injúria e difamação com cunho de racismo praticados contra a mineira.


Natália Deodato participou do elenco do BBB 22 — Foto: Redes sociais


Natália foi a 13ª eliminada no paredão do 'BBB22', com 83,43% dos votos. Quando foi feita a denúncia, ela ainda estava na casa, mas foi eliminada, horas depois, quase na virada para esta quarta-feira (13).


Segundo a mãe dela, Daniela Rocha, vários ataques foram cometidas através das redes sociais. Xingamentos que fazem referência ao vitiligo, doença de pele que afeta Natália, também foram enviados.



"Chamaram ela de dálmata, manchada, cabelo duro. Outros palavrões também. Ameaçaram nossa família", contou Daniela .


A denúncia foi registrada na 4ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Floresta, na Região Leste de Belo Horizonte. "Já sabemos os autores, mas corre em sigilo a investigação", disse Daniela.


Procurada, a Polícia Civil disse que a 2ª Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos iniciou uma investigação e que, nos próximos dias, os envolvidos serão ouvidos.


Natália Deodato é designer de unhas em BH — Foto: Redes sociais


Vídeo íntimo

Não é a primeira vez que a ex-BBB recorre à polícia contra ataques. Em janeiro, a família de Natália procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Belo Horizonte, para registrar um boletim de ocorrência após a participante ter um vídeo íntimo vazado nas redes sociais.


A Polícia Civil instaurou procedimento investigatório.


Conforme consta no registro policial, o suspeito de ter divulgado o vídeo já tinha ameaçado mostrar as imagens há cerca de dois anos. No entanto, à época, ele não o fez, mas teria jogado o vídeo nas redes sociais após a entrada de Natália no BBB22.


Além disso, ainda de acordo com o boletim, outros perfis em redes sociais ofereceram enviar as imagens caso recebessem dinheiro via PIX.


Procurada para falar sobre o andamento das investigações três meses depois, a Polícia Civil disse, nesta quarta (13), que ainda está fazendo "diligências" para apurar o caso.


Eliminação

Natália foi a décima terceira eliminada no paredão do "Big Brother Brasil 22". A disputa pela eliminação do "BBB22" desta terça-feira (12) tinha ainda Gustavo (14,3%) e Paulo André (2,27%).


Após a eliminação, Natália recebeu o convite, passado por Tadeu Schmidt, para desfilar pela Beija-Flor no carnaval do Rio.


Perfil de Natália

Natália trabalha em um salão de beleza em Belo Horizonte com a mãe. No vídeo de apresentação do BBB22, ela contou que começou a trabalhar aos 8 anos fazendo bombons para vender e, desde criança, sonha em trabalhar na TV como atriz ou apresentadora.


Aos 15 anos, ela casou e se divorciou aos 18. Atualmente, está solteira e tem crush no rapper Xamã.


Além de designer de unhas, a jovem trabalha como modelo e usa as redes sociais para falar sobre vitiligo, que descobriu aos 9 anos. Em 2020, ela desfilou na Acadêmicos de Venda Nova no Carnaval de 2020 em Belo Horizonte.


Mineira que está no BBB foi musa em escola de samba de BH — Foto: Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››