quarta-feira, abril 10, 2013

Caminhões derrubam poste e deixam outro quase caindo em Ouro Branco



Nesta quarta-feira (10), por volta das 16:00Hs, mais dois postes foram derrubados por dois caminhões baú em Ouro Branco. 

Segundo populares, o primeiro caminhão passou e enganchou nos fios telefônicos puxando-os para baixo, o segundo caminhão terminou de derrubar tudo. 

O acidente aconteceu na RN089 dentro do perímetro urbano de Ouro Branco. Ninguem soube dar alguma informação sobre os veículos. 

Com mais estes dois postes já se contabiliza 3 postes derrubados em apenas duas semanas na cidade de Ouro Branco.

Reprodução Cidade News Itaú via Ouro Branco Noticia/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Onda de violência assusta moradores de Santa Cruz apos noite de ataques a veículos


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyK-m41uaE7fHPQZjhGtZaXkGW2Jd5RzGqNxGPiXM495cb-D_JWYkRRSui8Cne0Pl0C-DeNFr2h6piHArJsv48uuHUzl4NylDEnP4D2h1YWUdAlPNIQ4yhce5Pg3VSh8vJf2vo7IyEjZWF/s1600/DSC_0205.JPG

Roubos, assassinatos, arrastões e incêndios assustam os moradores do município de Santa Cruz, cidade turística onde está localizada a maior estátua religiosa do mundo. 

A crescente onda de violência teve mais uma vítima na tarde de ontem, terça 9, quando no bairro do Paraíso uma vítima conhecido por "Bel" de 24 anos foi morto com vários disparos de arma de fogo. 


Já na madrugada desta quarta-feira 10, bandidos aterrorizaram moradores incendiando dois veículos e depredando um caminhão baú de uma rede de lojas de eletrodomésticos. 

Noticias como estas viraram rotina nas publicações das mídias e emissoras de rádios da cidade, a população clama por uma resposta rápida e eficaz a esse caos generalizado uma vez que, reuniões, encontros e debates já vem caindo na rotina perdendo assim a credibilidade da população.

Reprodução Cidade News Itaú via O Paralelo/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

HOMEM É HOSPITALIZADO NA CIDADE DE CAJAZEIRAS POR ESTAR COM O PÊNIS DURO POR MAIS DE 24 HORAS


A esposa, muito constrangida está acompanhando o homem, e segundo informações, os médicos ainda não têm um diagnóstico do ocorrido. Entenda! Um caso inusitado foi registrado na semana passada na cidade de Cajazeiras. De acordo com informações chegadas a nossa reportagem, um homem de aproximadamente 50 anos de idade, deu entrada no hospital Regional de Cajazeiras (HRC) porque estava com o pênis ereto por mais de 24 horas.

O senhor, que não teve o nome divulgado, foi internado e permanece na casa de saúde há vários dias, mas o órgão sexual não voltou ao seu estado de “descanso”. 

A esposa, muito constrangida está acompanhando o homem, e segundo informações, os médicos ainda não têm um diagnóstico do ocorrido. Já a “vítima” alega que não tomou nenhum estimulante sexual que justifique a ereção prolongada. 



Reprodução Cidade News Itaú via Portal A Desgraça
Leia Mais ››

25% dos professores do RN estão afastados de sala, aponta secretária


Mais um dado surpreendente que impressiona a população do estado: 25% dos professores da rede pública estadual estão afastados das salas de aula. A informação foi dada pela secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, durante reunião realizada nesta terça-feira (9) com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.  Na ocasião, a secretária levou aos deputados um projeto de lei que solicita a contratação imediata de professores temporários.

Entre as principais razões das ausências dos professores estão licença médica, licença maternidade, tempo de serviço e licença para qualificação profissional. Para a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, a razão para tantos afastamentos está no número elevado de doenças decorrentes das condições de trabalhos.

“Muitos desses professores precisam ter de três a quatro jornadas de trabalho, já que os direitos da categoria não são reconhecidos. Fora isso, ainda tem as atividades domésticas. Sem descanso, é humanamente impossível dar conta de toda a demanda”, afirmou. Segundo Fátima, o Estado está levando à “exaustão dos profissionais”. “O homem é humano, e não uma máquina. Mesmo sendo tratados como máquinas, ainda assim podemos quebrar. Mas o Governo não entende isso”.

Professora e vereadora eleita em Natal, Amanda Gurgel, que sempre apresenta um discurso voltado para investimentos na Educação, disse que acredita que esse dado relatado pela secretária está aquém da realidade. “Se a ausência dos professores está em 25%, gostaria de dizer que ainda é pouco. Pois a realidade dentro das escolas, a realidade dos professores que adoecem, é muito maior que isso. Muitos professores devem ter medo de recorrer à junta médica porque serão assediados moralmente. Digo isso porque eu já presenciei essas coisas dentro das escolas”, afirmou.

Quarta convocação

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seec), o Governo do Estado realizará uma quarta convocação dos professores aprovados no concurso realizado em 2011. A convocação deverá ser feita até a próxima semana. Nas outras três oportunidades, mais de 900 concursados não assumiram as vagas, por motivos diversos. Em entrevista concedida anteriormente a O Jornal de Hoje, a secretária Betânia Ramalho afirmou que o déficit de professores nas escolas públicas do Estado é de 1 mil profissionais.

A convocação dos novos profissionais deverá acontecer independente de o Governo precisar arcar com o custo de quatro horas extras dos professores já pertencentes ao quadro. Entretanto, a assessoria da Seec não soube mensurar o número exato de novos educadores.
Secretaria Municipal de Educação nomeia novos professores

Na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (10) consta a nomeação de 147 profissionais que irão atuar como professores temporários na rede municipal de educação. Desse número, 30 profissionais foram convocados devido concurso realizado em 2011, sendo o restante originados do concurso realizado em fevereiro deste ano. As contratações incluem vagas para educador infantil, ensino fundamental (anos iniciais) e professores de história, língua portuguesa, artes visuais, dança, teatro, educação física, ensino religioso, língua inglesa e matemática.

Os candidatos convocados deverão, no prazo máximo de 30 dias, a partir da data de proceder com todas as providências à assinatura do contrato, comparecendo à Secretaria Municipal de Educação (SME), localizada na rua Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta, local onde funcionava o antigo Novotel Ladeira do Sol.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Servidores do Estado reivindicam, em ato público, cumprimento da lei que garante aumento salarial


Servidores de dez órgãos da administração estadual direta e indireta promoveram, na manhã desta quarta-feira (10), no Centro Administrativo, um ato de repúdio ao Governo do Estado pelo descumprimento de uma lei aprovada em 2010, que garante a execução de um plano de cargos e perdas salariais. Segundo a direção do movimento, apenas 30% do acordo teria sido cumprido, enquanto a falta de diálogo com secretários, em meio a constantes reajustes salariais de outras categorias, causou um desgaste ainda passível de solução, antes do radicalismo de uma greve. Ao todo, 8 mil servidores aguardam por uma resposta.

Capitaneado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai), o grupo é composto por funcionários do Gabinete Civil, da Fundação José Augusto (FJA), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado (Idiarn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte S.A (Ceasa), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Junta Comercial do Estado (Jucern).

Para o presidente do Sinai, Santino Arruda Silva, o ato serve como um pedido ao Governo para mostrar um caminho, uma solução para um problema resolvido pela Assembleia Legislativa e acompanhado de perto pelo Tribunal de Justiça, “em vias de dar um parecer favorável, pois é lei. São quase três anos sem evolução. No último dia 07 de março, nós pedimos uma audiência com a Governadora, e nada. Desde 2010, os servidores estão tendo perdas salariais e eles [Governo] não pagam o que temos direito, nem fazem concurso público. Queremos apenas ter a chance de negociar. Vemos vários segmentos tendo aumento, como os auditores fiscais, a Polícia, os médicos. Eles estão certos. Mas e para a gente, como fica?”.

A reclamação de Santino continua em tom de desabafo e acusação. “O Governo comete uma injustiça e se apropria de parte substancial do salário do servidor”. Segundo o presidente do Sinai, o cumprimento da lei oneraria a folha do Estado em R$ 10 milhões, “para 10 órgãos, o que daria menos do que o Estado concedeu para a Polícia”. Mesmo com a baixa participação dos servidores, ele segue otimista. “Aqui tem umas 150 pessoas. O restante prefere ficar em casa, no trabalho, mas não vem reclamar o que é dele. Lamento muito. Mas sei que eles estão desacreditados, pois é muito tempo esperando por um aumento que já foi aprovado pela Justiça”.

A negociação, segundo Santino, teria começado com o Gabinete Civil, ainda em 2010. Mas, nos últimos anos, a transferência para a Secretaria de Administração teria emperrado o processo. “No dia 13 de março, tivemos uma conversa com o secretário [Álber Nóbrega] nada animadora. Como sempre, ele alegou falta de verba e de ter que respeitar o limite prudencial. Disse que criaria uma comissão para debater conosco em abril. Mas hoje é dia 10 e nada. Ano passado ele já tinha proposto pagar em janeiro deste ano. Infelizmente, sinto desânimo no Governo”.

Parte da estrutura da Fundação José Augusto parou as atividades, em virtude do ato desta manhã. Santino confirma que inexistem planos de greve, mas que a pressão dos servidores aumenta a cada falta de resposta concreta. É a mesma posição de José Nilson Bezerra, diretor jurídico do Sinai. “Tentamos negociar em 2011 e ela [Governadora] só cumpriu com a Jucern. O restante está até agora esperando pelo dinheiro. Sentimos com uma discriminação com certos órgãos. Já judicializamos as dez leis [uma para cada órgão], mandamos ofícios para os 24 deputados estaduais cobrando ações no Parlamento. Mas, do Governo, sempre ouvimos o argumento vencido do limite prudencial. Eles atenderam sete categorias, como a polícia e os procuradores, e não disseram o mesmo. A indignação do servidor está no limite”.

De acordo com José Nilson, no dia primeiro deste mês, outro ofício foi encaminhado para o secretário de administração. A resposta veio que o gestor estaria sem agenda para recebê-los, por motivo de doença. A reportagem tentou contato com responsáveis pela secretaria, mas o secretário continua doente, enquanto a adjunta e o chefe de gabinete estava ausentes, até o fechamento desta edição.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-prefeito condenado a 28 anos de prisão responde a 30 processos na Justiça Estadual


O ex-prefeito de Baraúna, Francisco Gilson de Oliveira (PMDB), o “Gilson Professor”, foi condenado no início desse mês a 28 anos de prisão por várias irregularidades no uso de recursos federais. Contudo, essa não é o único processo que tem o ex-gestor como réu. Somente na Justiça Estadual, o político que preside o PMDB em Baraúna responde a 30 processos envolvendo irregularidades da gestão.

O próprio município que ele foi prefeito é autor da maior parte das ações judiciais com 19 processos abertos por irregularidades nas prestações de contas. Dois desses processos, inclusive, já resultaram em condenações pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em 2008, o TCE condenou Gilson a ressarcir o erário em R$ 2,4 milhões por irregularidades no uso de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

A administração do Professor Gilson também foi alvo de outro processo na esfera estadual, só que por improbidade administrativa. Na época, ele terminou sendo considerado culpado e teve o mandato de prefeito cassado. As outras ações movidas contra o ex-gestor dizem respeito ao uso irregular de verbas ou rendas públicas; apropriação indevida; e extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento.

Nas eleições 2008, Professor Gilson chegou a ser cotado como possível candidato do PMDB para disputar a cadeira de prefeito de Baraúna, mas em decorrência do currículo negativo, ele optou por lançar a mulher, Antônia Luciana de Oliveira, a “Luciana”, como candidata, que terminou derrotada com 48,6% dos votos válidos contra 49,76% obtidos pelo atual prefeito Isoares Martins (PR).

O pleito do ano passado foi um dos mais conturbados na história do PMDB de Baraúna. O partido foi dividido para a disputa. De um lado, correligionários ligados ao deputado federal Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados e da legenda no estado, apoiou a candidatura própria. Outros ligados ao deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, e ao ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) apoiaram a candidatura do PR.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Preso suspeito de esfaquear turista holandesa durante assalto em Ponta Negra


A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira (10), um jovem de 23 anos suspeito de ser o responsável por esfaquear uma turista holandesa, em Ponta Negra. O crime aconteceu no dia 4 de dezembro do ano passado, após a vítima reagir ao assalto na avenida Engenheiro Roberto Freire.

Jhonny Ferreira dos Santos foi localizado em uma casa na rua Mário Lira, no bairro das Quintas, após um trabalho investigativo que envolveu a Delegacia do Turista, o 3º Distrito Policial e a Delegacia Especializada em Defraudações, isso porque o suspeito é apontado como autor de vários crimes contra o patrimônio.

De acordo com a polícia, Jhonny Ferreira responde a processo por furto e era considerado foragido da Justiça. Na ocasião do roubo contra a turista, o suspeito abordou a vítima e obrigou que ela entregasse os pertences. No entanto, a holandesa reagiu e acabou sendo esfaqueada nos braço.

Jhonny Ferreira havia escapado do Complexo Penal Dr. João Chaves, em outubro do ano passado, dois meses antes do crime contra a turista. Desde então, ele vinha sendo procurado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CAPOTAMENTO POR POUCO NÃO CAUSA TRAGÉDIA EM MOSSORÓ


Por volta das 17 horas de hoje 10 de abril de 2013 na Av João Falcão (PRINCIPAL) do Conj. Vingt Rosado em Mossoró próximo ao Leite do Sertão, um veículo PRISMA de cor preta placas HYT 5811 Mossoró, se envolveu em um grave acidente (capotamento), e so não adentrou em uma residência graças a árvores que havia em frente a casa e que com a força da batida foram arrancadas.
De acordo com informações do condutor do veículo o Sr. Alcides Bandeira Dantas (foto)  um veículo tipo FORD SCORT de cor prata de placas não anotadas avançou a preferêncial fazendo com que o mesmo perdesse o controle do seu veículo causando o acidente.
Por sorte so houve danos materiais.






Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Sem vaga em UTI, recém-nascidos se recuperam em centro cirúrgico no RN


Leitos de UTI foram improvisados no Centro Cirúrgico da Januário Cicco (Foto: Matheus Magalhães/G1)
"Se nascer um bebê que necessite de cuidados especiais vamos deixar morrer, porque não há no Rio Grande do Norte um hospital com leito de UTI neonatal disponível? Isso é um descaso do Governo do Estado com a saúde do potiguar. Tivemos que improvisar, criando leitos de UTI dentro do centro cirúrgico", desabafou Maria Da Guia Medeiros, diretora-médica da Maternidade Escola Januário Cicco, unidade vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O G1 tentou falar sobre a falta de vagas com o secretário de Saúde do RN, Luiz Roberto Fonseca, mas a assessoria informou que ele estava em reunião.
A diretora se referiu ao quadro que se instalou na maternidade, situada em Natal, nesta quarta-feira (10). Sem UTI, médicos improvisaram leitos de terapia intensiva no centro cirúrgico,  local usado para a realização de cesárias. Atualmente, oito recém-nascidos estão internados na sala. Por isso, as cesárias foram transferidas para as salas onde são feitas as cirurgias eletivas, as quais precisaram ser canceladas.
"As pessoas passam muito tempo a espera das cirurgias eletivas e nós tivemos que cancelar 20. É uma bola de neve. Precisamos usar o local para fazer as cesárias, já que o centro cirúrgico da maternidade virou UTI", explicou a diretora e médica da unidade.

Macas foram desmontadas para dar espaço aos leitos de UTI (Foto: Matheus Magalhães/G1)

A maior preocupação da direção é com a necessidade de novos leitos para recém-nascidos que precisem de cuidados especiais para continuarem vivos. "O problema é que se mais algum bebê precisar de UTI eu não tenho conde colocá-lo. Já ligamos para todas as unidades, e nenhuma tem vaga em UTI neonatal. Vamos deixar os bebês morrerem? Não podemos. É preciso que o Governo do Estado olhe para a saúde. As unidades em todo o estado estão precárias, por isso todos correm para a Januário, que fica sobrecarregada", finalizou Maria Daguia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ônibus perde controle, invade posto e deixa feridos em Quintino, no Rio


Carro de bebê encontrado nos escombros do posto (Foto: Reprodução / TV Globo)Carro de bebê encontrado nos escombros do posto
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Um ônibus da linha 685 (Méier - Irajá) perdeu o controle e colidiu com um posto de gasolina na rua Clarimundo de Melo, perto da igreja de São Jorge, em Quintino Bocaiúva, no subúrbio do Rio. De acordo com os bombeiros, o acidente foi por volta das 14h e deixou um ferido. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quatro pessoas ficaram feridas, entre elas duas mulheres e duas crianças.
Segundo a Secretaria, três feridos foram encaminhados para o Hospital Salgado Filho, no Méier, e a quarta para a UPA do Engenho de Dentro, no subúrbio. Uma das vítimas levadas para o Salgado Filho, identificada como Tatiana F., está em estado grave e corre risco de morte. As outras duas vítimas do Salgado Filho tiveram escoriações. Uma delas, que é um menino, passou por exames e está estável. A outra está em estado grave, mas fora de risco. Ainda não há informações sobre a vítima encaminhada para a UPA.


Logo após o acidente, moradores contaram que uma mulher que passava pela rua com um bebê no colo foi atingida pelo ônibus. Segundo eles, o acidente teria ocorrido porque o motorista desempenhava dupla função e se distraiu ao dar troco para um passageiro.
A Viação Rubanil lamenta os transtornos resultantes do acidente envolvendo um de seus ônibus nesta tarde, ocorrido no bairro de Quintino Bocaiuva, e informa que está fazendo o acompanhamento e dando

Ônibus colide com posto abandonado (Foto: Reprodução / TV Globo)Ônibus colide com posto abandonado
(Foto: Reprodução / TV Globo)
assistências às vítimas. A empresa esclarece que está apurando as responsabilidades, mas informa que relatos preliminares indicam que o ônibus foi fechado por outro veículo, o que teria provocado o acidente.
A Rio ônibus informou que a cobrança de passagens por motoristas é uma função prevista em acordo coletivo com a categoria dos rodoviários desde 2003 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho. As empresas entendem que não há risco à segurança desde que o profissional permaneça com o veículo parado enquanto faz o troco, o que é uma orientação reiterada pelas gerências de operação de cada empresa e nos treinamentos ministrados.
Ainda segundo eles, o Rio de Janeiro não é um caso isolado. Em inúmeras cidades brasileiras e estrangeiras há profissionais que também fazem a cobrança da passagem. É preciso lembrar que, com a adoção da bilhetagem eletrônica, caiu sensivelmente o uso do dinheiro nos ônibus. Estima-se que 60% das transações dentro do ônibus sejam feitas com meios de pagamento eletrônico.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Livro sobre tragédia na Kiss ganha nova edição sem trechos polêmicos



Responsável pela publicação do livro “Kiss – Uma Porta para o Céu”, a Editora da Mente diz que começou a distribuir nesta quarta-feira (10) para as livrarias uma nova edição da obra sem os trechos que causaram polêmica entre alguns familiares das vítimas da tragédia. Um incêndio na boate de Santa Maria, em 27 de janeiro, resultou na morte de 241 pessoas.
A publicação, de autoria do padre Lauro Trevisan, foi contestada pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Na sexta-feira (5), a entidade protocolou em cartório uma notificação extrajudicial solicitando a retirada de circulação da publicação.
“Nós recebemos essa notificação extrajudicial e encaminhamos para o nosso departamento jurídico. Mas por determinação do próprio autor, já retiramos os trechos solicitados da segunda edição do livro. Começamos a distribuir essas novas cópias hoje (quarta-feira)”, diz Maria Odete Fleig, diretora da Editora da Mente.
Lançada na última semana, a primeira edição do livro, com 2 mil exemplares, se esgotou. Segundo Maria Odete, não há mais cópias à venda na Livraria da Mente, em Santa Maria, da qual o padre Trevisan também é sócio-proprietário. A editora diz que não tem como controlar as obras que já foram distribuídas pelo país. A segunda tiragem do livro, vendido a R$ 20, também tem 2 mil exemplares.

Dois trechos da obra estão no centro da polêmica. Segundo o presidente da AVTSM, Adherbal Alves Ferreira, eles causaram revolta entre pais que perderam filhos na tragédia da Kiss. Na página cinco, o autor escreve que duas pessoas estavam vivas dentro do caminhão frigorífico que levava os corpos das vítimas para serem reconhecidos no dia da tragédia. 

Capa do livro escrita por Lauro Trevisan (Foto: Divulgação)Capa do livro que causou polêmica
(Foto: Divulgação)
“No auge da balada celestial, o Pai perguntou se alguém queria voltar. Dois ou três disseram que sim e foram encontrados vivos no caminhão frigorífico que transportava os corpos ao Ginásio de Esportes”, diz o trecho do texto em questão.
Na página 11, o uso do verbo “agonizar” no trecho “Por que foram ceifados pela morte, sem dó nem piedade, aqueles que se dedicaram, num imenso gesto heroico de solidariedade, a salvar os que agonizavam em meio à fumaça funérea?!” foi visto como ofensivo e desrespeitoso pela associação de familiares, que pretende ingressar na Justiça para tirar a obra de circulação.
“A capa não remete ao que nós gostaríamos. O conteúdo também não. O senhor Lauro diz que vai trocar. Mas nós não fomos consultados e gostaríamos de participar. É muito triste. Nós não queríamos entrar em atrito, de maneira nenhuma. Queremos só respeito”, diz Adherbal.
Autor de mais de 70 livros e figura conhecida na cidade, Lauro Trevisan diz que seu objetivo com a obra era oferecer “conforto aos familiares”, “erguer o ânimo de Santa Maria” e “oferecer uma lição de humanidade”. Ele esclarece que trata-se de uma obra ficcional, de autoajuda, e não uma reportagem ou documentário com o relato fidedigno dos fatos.  
“Para eu colocar o que aconteceu com os que partiram, só podia escrever em forma de alegoria. Alegoria, segundo o dicionário Houaiss, é uma história com personagens e acontecimentos simbólicos. Eu quis retratar um fenômeno de quase morte (...) e criei essa cena do caminhão frigorífico. E essa parte algumas pessoas acharam que era ofensiva e então eu retirei”, diz o autor.
Com relação ao uso do verbo “agonizar”, Lauro Trevisan argumenta que apenas utilizou o significado da palavra, “estar prestes a morrer”, segundo o mesmo dicionário. Mesmo assim, achou por bem retirar as duas passagens do livro, pois sua intenção “não é causar polêmicas ou machucar quem quer que seja”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Usuários do Facebook já podem incluir emoticom em postagems


Postagem no Facebook que utiliza nova função de incluir ícone referentes a filmes, música e comida (Foto: Divulgação/Facebook)
Os usuários norte-americanos do Facebook podem, a partir dessa semana, incluir em seus comentários ícones parecidos com emoticons para sinalizar o que estão assistindo, lendo, ouvindo e até comendo e bebendo.
A novidade, que já vinha sendo testada desde janeiro, foi divulgada nesta quarta-feira (10) pela rede social.
Os emoticons surgiram com os messengers, e foi amplamente popularizado com o MSN, da Microsoft.
A incorporação de um símbolo de outro serviço da internet ocorre pouco depois de surgir a notícia de que o Facebook se prepara para permitir que os usuários utilizem hashtags (#), que são a marca registrada de outra rede social, o Twitter.
Além disso, com a nova função é possível responder à pergunta "No que você está pensando?", acrescentando um emoticom. Segundo o Facebook, a nova função não compromete a privacidade dos usuários.
“Por exemplo, se você compartilha que está assistindo um filme como Jurassic Park, sua postagem conterá o ícone referente a filmes e um link para a página dele”, escreveu o Facebook.
Com isso, o usuário tem como primeira opção criar posts com links que direcionam sempre para dentro da rede social.
Isso evita que o Facebook seja uma porta de entrada para outros sites.
A rede social não informa quando a novidade chega a outras localidades, fora dos EUA, mas afirma que começará a ser implantada em outros países nas próximas semanas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Antes de espancar, suspeito tentou atropelar vítima no DF, diz polícia


O delegado Jeferson Lisboa afirmou que um dos suspeitos de matar Isaque Nilton Alves Boschini, de 28 anos, no Guará, no Distrito Federal, na madrugada desta segunda-feira (10) tentou atropelá-lo antes de espancá-lo. O crime ocorreu depois que a vítima reclamou do uso de drogas na porta de casa.
O principal suspeito pelo crime é um ex-lutador e professor de muay thai. Um jovem de 19 anos também foi preso. O terceiro envolvido continua sendo procurado pela polícia. As informações foram passadas por testemunhas que foram à delegacia. Os agressores ficaram em silêncio durante o depoimento.
Os suspeitos foram levados para o Departamento de Policia Especializada ainda pela manhã. Os dois serão indiciados por homicídio qualificado por motivo fútil e podem ficar até 30 anos presos. De acordo com o delegado, a tentativa de atropelamento foi feita pelo jovem. 

Segundo o delegado, o ex-lutador tem três passagens pela polícia – por ameaça, desacato e porte de arma branca. O jovem que também foi preso tinha uma passagem de quando ainda era menor de idade, por porte de arma de fogo.
A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital de Base. Segundo uma vizinha do rapaz, que não quis se identificar, o espancamento durou cerca de cinco minutos. Ela disse ter visto três homens agredindo o rapaz.
Também segundo a vizinha, a mulher da vítima viu o marido sendo espancado. “Ouvi a gritaria e fui para a sacada. A mulher dele estava gritando pela janela para não machucarem ele”, afirmou.

Fachada do prédio onde morava a vítima que foi espancada no Guará II (Foto: Isabella Formiga/G1 DF)Fachada do prédio onde morava a vítima que foi
espancada no Guará II
(Foto: Isabella Formiga/G1 DF)
Outra testemunha ouvida pelo G1 disse que conhecia o lutador. “Sou praticante de artes marciais, conheço ele [o suspeito] desse meio”, disse um rapaz que não quis se identificar. “Tirou uma vida de um cara que não sabia lutar, de um cara pequeno. Ele bateu até a morte.”
O suspeito caminhava por uma rua a algumas quadras do local do crime quando foi abordado pela polícia. Ele e outro homem foram reconhecidos por uma testemunha na delegacia. O segundo estava em um carro, que pode ter sido furtado há três meses.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Apostilas novas são jogadas em canavial na região de Piracicaba


Material escolar é jogado em canavial entre Rio das Pedras e Mombuca (Foto: VC no G1)
Apostilas novas de um programa do governo do Estado de São Paulo foram encontradas em um canavial da região de Piracicaba (SP). Segundo um internauta que não quis se identificar, o material era para cursos de inglês. "É um absurdo", disse. A plantação de cana-de-açúcar fica entre as cidades de Rio das Pedras (SP) e Mombuca (SP).
Um grupo flagrou o descarte durante caminhada para Pirapora do Bom Jesus (SP), trajeto utilizado por romeiros antes da Páscoa. "Foi em um sábado, no dia 23 de março, que a gente viu esse desperdício. Os livros estavam em pacotes que foram jogados no local", disse o internauta que fez as fotos dos materiais, que também estavam espalhados em parte de uma rodovia próxima. A matéria foi sugerida pelo internauta pelo VC no G1.

Material escolar é jogado em canavial entre Rio das Pedras e Mombuca (Foto: VC no G1)Material escolar foi jogado em canavial entre
Rio das Pedras e Mombuca (Foto: VC no G1)
Com o símbolo do governo do Estado de São Paulo, os materiais escolares são do volume 1 e destinados à primeira série do ensino médio. "A gente fotografou e depois seguiu viagem", relatou o denunciante.
Nota da Redação: A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que, tão logo tomou conhecimento do caso, instaurou uma apuração preliminar para averiguar o ocorrido. Após a conclusão do processo, as medidas administrativas cabíveis serão adotadas. A pasta disse ainda que repudia qualquer tipo de desperdício de material.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Salve Jorge: Irina escolhe Jô para vigiar as traficadas na boate


O disfarce de Jô (Thammy Miranda) está tão convincente em Salve Jorge que a policial vai conseguir em pouquíssimo tempo conquistar a confiança total de Irina (Vera Fischer), que dará a ela uma importante missão no capítulo de quinta-feira (11).

Apesar de conhecer Cylmara (o nome falso adotado por Jô) há apenas alguns dias, a administradora da boate de Lívia (Claudia Raia) sentirá tanta segurança em relação à moça que colocará em suas mãos a tarefa de vigiar as traficadas. 

E, para continuar impressionando a quadrilha, ela manterá a pose, mais uma vez tratando mal as garotas. A vítima desta vez será Waleska (Laryssa Dias), que vai ficar irritada ao levar uma bronca e a ordem de melhorar a limpeza do lugar. 

Já Russo (Adriano Garib), que não esconde a atração por Cylmara desde que ela chegou, fica ainda mais empolgado. “Ela tem atitude”, elogia o vilão, em uma conversa com Irina. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça de SP bloqueia R$ 520 milhões da empresa de Maluf


A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 520 milhões da empresa Eucatex, da família Maluf.

A medida foi tomada após pedido do Ministério Público de São Paulo, que apontou uma suposta operação entre empresas do grupo para transferir patrimônio da Eucatex e assim evitar o pagamento de indenizações em caso de futuras condenações contra Maluf nas ações em que ele é apontado como autor de desvios na Prefeitura de São Paulo.

Segundo a decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, o requerimento do Ministério Público mostra a "possibilidade de defraudação do patrimônio" da Eucatex, mas a decisão poderá ser alterada caso a empresa demonstre que o bloqueio poderá levar à quebra da companhia.

Como revelado pela Folha em março, a Promotoria entende que a família de Maluf está buscando escapar do pagamento de condenações judiciais com a transferência do patrimônio da Eucatex para uma nova companhia do grupo, a ECTX. Para o Ministério Público, a operação constituiu fraude e teve como objetivo "desidratar" a Eucatex.

Na época, o vice-presidente da Eucatex, José Antônio Goulart de Carvalho, negou a acusação. Ele afirmou à Folha que a transferência do patrimônio da empresa para a ECTX ocorreu porque a nova companhia será a protagonista de um novo modelo de gestão, mais transparente, a ser adotado.

Em julho do ano passado, a Eucatex transferiu R$ 320 milhões de seu patrimônio para a ECTX. Em maio e outubro, a empresa informou, em comunicados de "fato relevante" ao mercado, que havia iniciado um "processo de reorganização acionária" para transferir seu acervo.

A ECTX, segundo Goulart de Carvalho, está aguardando autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para lançar suas ações no mercado de capitais.

PROCESSOS

A Eucatex e os Maluf são réus em um processo judicial no qual a Promotoria pede a devolução de US$ 153 milhões (o equivalente a R$ 308 milhões) que teriam sido desviados da Prefeitura de São Paulo, remetidos ao exterior e depois investidos na Eucatex por meio de operações financeiras.

Além disso, há uma ação na Corte de Justiça da ilha de Jersey envolvendo devolução de dinheiro por parte da família do deputado.

Empresas ligadas à família Maluf no exterior foram condenadas a devolver US$ 28 milhões (cerca de R$ 56 milhões) à Prefeitura de São Paulo em razão dos desvios no município. As companhias recorreram da decisão.

Nessa causa, a Justiça da ilha também decidiu pelo bloqueio de ações da brasileira Eucatex que pertencem às empresas estrangeiras ligadas aos Maluf.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Messi entra e muda tudo


20130410-183333.jpg
Na falta de Lionel Messi no primeiro tempo, em Camp Nou, o Barcelona teve de apelar para Vítor Valdés. Porque o PSG foi melhor e mais perigoso, exigindo do
goleiro catalão defesas que o italiano Salvatore Sirigu não precisou fazer. Mas o 0 a 0 mantinha o Barça nas semifinais da Liga dos Campeões, ao lado do rival Real Madrid e o Borussia Dortmund, protagonista de uma virada de matar, ontem, contra o Málaga.

Também o Bayern Munique se classificava com o 0 a 0, em Turim, contra a Juventus. Mas faltavam 90 minutos, na Espanha e na Itália. E, em Barcelona, aos 5 minutos, em contra-ataque rapidíssimo, Javier Pastore recebeu um presente de Ibrahimovic e fez o gol que gelou a Catalunha e incendiou Paris e… Madrid.

O Barcelona se desequilibrou e passou a jogar com pressa, em vez de com velocidade. O Paris Saint Germain se aproveitava em contra-ataques que o deixavam mais perto de ampliar do que de sofrer o empate.

Como era inevitável, Messi foi para o sacrifício entrou no lugar de Fábregas, aos 16, diante de 96 mil torcedores. E sua simples presença no gramado levou o Barça a exercer uma blitz na área francesa, que resistiu com a dupla Thiago Silva e Alex jogando muito.

Sim, Messi é tudo! Ele começou uma jogada com um passe especial para Villa fazer o pivô e dar para Pedro fulminar e empatar, aos 26. Messi equilibrava tudo do seu lado e desequilibrava a decisão, enquanto o Bayern Munique abria o placar em Turim e despachava a Velha Senhora, pois ainda fez 2 a 0 no fim.

Não demorou para o PSG se reencontrar e voltar a ter contrôle do jogo. David Beckham veio para o jogo ao faltarem 8 minutos. Todas as cartas estavam na mesa. E Messi causava cartão amarelo em Thiago Silva, que o suspenderia. O Barça segurava a bola o quanto podia e garantia a sua sexta semifinal seguida. Dois alemães e dois espanhóis vão decidir a Liga.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bayern elimina Juventus na Liga dos Campeões e frustra espetáculo da torcida na arquibancada


Juventus0x2Bayern de Munique

Mosaico de coração, festa e muita cantoria. Foi assim que a torcida da Juventus se comportou nas arquibancadas em Turim para apoiar seu time. No entanto, saíram frustrados ao verem seu time ser derrotado e eliminado pelo Bayern de Munique na Liga dos Campeões nesta quarta-feira.

Com uma vantagem de dois gols conquistada em casa, o Bayern de Munique apostou na organização para vencer a Juventus em Turim por 2 a 0 e conquistar uma vaga na semifinal da Liga dos Campeões. Mandzukic e Pizarro fizeram os gols da vitória dos alemães.

Atual campeão alemão, é o segundo ano consecutivo que o Bayern chega à semifinal da Liga dos Campeões, sendo que nas últimas três edições, conquistou dois vice-campeonatos , nas temporadas 2009/10 e 2001/12. Neste ano, continua em seu caminho para coroar a boa fase com o tão esperado título.

Apesar de correr contra o tempo, na primeira etapa a Juventus pouco ameaçou o time alemão. Muito fechado e marcando sob pressão, o Bayern de Munique congestionou o meio de campo e os italianos tinham muita dificuldade de criar. Tanto é que a melhor oportunidade do time da casa foi em uma bola parada, aos 23min, em cobrança de falta de Pirlo.

Sempre que tinha a posse de bola, o Bayern valorizava ao máximo para gastar o tempo. Com paciência, a equipe procurava trocar passes no campo do adversário e chegou a assustar com Ribéry, Alaba e Robben.

Na etapa complementar, a Juventus começou mais agressiva e logo aos 3min teve boa chance em chute perigoso de Quagliarella. O Bayern, por sua vez, manteve a estratégia de jogar compacto e aproveitar os contra-ataques. E foi assim que quase abriu o placar aos 11min, quando Robben , de fora da área, acertou a trave de Buffon.

Com a Juventus pressionada pelo tempo, a organização do time alemão em campo rendeu frutos aos 18min. Após cobrança de falta de Schweinsteiger, Javi Martinez completou para defesa de Buffon. No rebote, Mandzukic, de peixinho, colocou os visitantes na frente. Já nos acréscimos, Pizarro aumentou, dando fim ao sonho dos juventinos de ir à semifinal da Liga.

O sorteio que definirá os confrontos das semifinais acontece nesta sexta-feira, às 7h (de Brasília). Além do Bayern, os outros classificados são Real Madrid, Borussia Dortmund e Barcelona. Dois times da Alemanha e dois da Espanha.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Botafogo bate Friburguense, emplaca 7ª vitória seguida e avança à semi


Botafogo3x1Friburguense

O Botafogo confirmou a boa fase, bateu o Friburguense por 3 a 1 e é o primeiro time a se garantir nas semifinais da Taça Rio. O triunfo é o sétimo seguido do Alvinegro, que não é derrotado desde a primeira fase da Taça Guanabara - 1 a 0 para o Flamengo. Os gols foram marcados por Bolívar, Fellype Gabriel e Vitinho. Marcelo descontou para os visitantes.

O jogo contou também com o retorno de Seedorf ao Botafogo após dois jogos fora. O holandês teve participação apagada, tendo como destaque uma cobrança de falta no travessão na etapa complementar. Com 15 pontos, o Alvinegro não pode mais ser alcançado pelas demais equipes e brigará com o Volta Redonda pela liderança do Grupo A.

O jogo começou com o Botafogo pressionando o adversário e utilizando as laterais para chegar ao gol adversário. Dessa forma a equipe quase abriu o placar com Fellype Gabriel, de cabeça, mas Adílson fez boa defesa. Porém, o gol Alvinegro não demoraria a sair. Aos 14min, Bolívar aproveitou saída errada do goleiro do Friburguense e acertou o ângulo esquerdo: 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o Friburguense largou a postura defensiva e passou a atacar. O espaço criado foi decisivo e o Botafogo ampliou. Aos 31min, Diego Guerra recuou bola para Adílson, mas o passe saiu curto. Fellype Gabriel se antecipou, driblou o goleiro e fez o segundo da equipe. O time de General Severiano estava determinado a matar o jogo ainda no primeiro tempo, mas esbarrou na trave, em finalizações de Rafael Marques e Lodeiro.

Na volta do intervalo, o Botafogo mudou sua postura. Sem a mesma agressividade, o Friburguense passou a gostar do jogo e teve algumas oportunidades para diminuir. A mais clara ocorreu aos 8min com Lohan, que entrou no lugar de Ziquinha. O atacante demorou muito após receber passe de Rômulo e chutou por cima do gol após a chegada de Jefferson. O Alvinegro respondeu apenas aos 17min em cobrança de falta de Seedorf, que acertou no travessão de Adílson.

Pressionado, o técnico Oswaldo de Oliveira colocou Vitinho em campo na vaga de Fellype Gabriel, além de Renato no lugar de Rafael Marques. E o xodó resolveu. O camisa 31 precisou de 13 minutos em campo para deixar sua marca. Ele recebeu passe na entrada da grande área e, livre de marcação, escolheu o canto direito e sacramentou a vitória do Botafogo. Nem mesmo o gol de Marcelo no fim ameaçou o triunfo do Alvinegro, que chega à semifinal da Taça Rio com 100% de aproveitamento neste segundo turno.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

IFRN abriu as inscrições para o ProITEC 2013


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu ontem (09) as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2013, programa este que objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.

Poderão participar do ProITEC os estudantes que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries” ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental, EXCLUSIVAMENTE, em escola da rede pública de ensino e os estudantes que tenham cursado TODO o Ensino Fundamental, EXCLUSIVAMENTE, em escola da rede pública de ensino.

Os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, na Área do Candidato (ingresso.ifrn.edu.br). Para se inscrever, ele precisa ter documento de identificação com foto atual e CPF próprios e pagar a taxa de inscrição de R$ 20,00  até   29 de abril. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 9 a 12 de abril, no Serviço Social dos câmpus para os quais se inscreveram.

Além de se inscreverem pela internet,  os alunos precisam confirmar a inscrição no Programa, entregando a documentação descrita no edital no período de 20 a 24 de maio, nos câmpus para os quais se inscreveram. Ao entregar os documentos, os alunos receberão o material didático composto por um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos.

Com a Lei de Cotas, o IFRN teve que implementar algumas mudanças no ProITEC.  A mais importante delas é que os alunos farão apenas uma prova, no dia 29 de setembro, cujo local de realização será informado no Cartão de Inscrição, disponível para impressão a partir do dia 10 de setembro, na Área do Candidato. Esta prova não servirá como critério de ingresso no IFRN, mas para avaliar o desempenho do aluno no Programa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos tentaram arrombar caixa eletrônico bancário na cidade de Jardim de Piranhas/RN


Bandidos tentaram arrobar o caixa eletrônico do Bradesco de Jardim de Piranhas na madrugada desta terça feira (09). 

A policia militar encontrou algumas ferramentas que seriam usadas pelos bandidos para arrobar o caixa eletrônico.

Uma lavanca,luvas,ligas e brocas foram deixadas no local aonde seria explodido.As pessoas que tentaram arrobar estariam bem informadas pois o caixa do banco foi abastecido na tarde da segunda feira (08).

A Policia Civil da cidade de Caicó esteve no local conversando com funcionários do posto avançado do Bradesco na cidade e fazendo levantamentos preliminares.

Reprodução Cidade News Itaú via Alex Maia/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

ASSALTO AOS CORREIOS DA CIDADE DE PENDÊNCIA/RN e MENOR MAIS UMA VEZ É PRESO COM DROGAS


Na manhã de hoje 10 de abril por volta das 07:h46min a  policia foi acionada via celular que estava acontecendo um assalto na agência dos correios na cidade de Pendência.
De imediato o Sgt. DaCosta se deslocou para o local, e ao chegar uma funcionária por nome de Dalvanira estava trancada no banheiro, o PM teve que quebrar a porta para libertar a funcionária, os meliantes após o assalto trancou a funcionária e levou além do dinheiro todo sistema de segurança onde estava armazenada as imagens das câmeras.
A polícia agora trabalha na tentativa de localizar e prender estes assaltantes, e pede para que se alguém souber de algo que leve a identificar os meliantes ligue para a polícia, não precisa se identifiar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereadores do RN iniciam luta nacional contra PEC que acaba com seus salários


A Proposta de Emenda à Constituição – PEC 35/2012, que tramita no Senado Federal e pretende acabar com salário dos vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes, está causando polêmica. Com objetivo de protestar contra, a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FecamRN) realiza, no próximo dia 13 de abril, às 10 horas, no Hotel Thermas, em Mossoró, o 1º Fórum Estadual dos Vereadores do RN. Os vereadores do Estado também estarão unidos para cobrar soluções imediatas para a seca que causa estragos em quase todos os municípios.

“Defendemos a bandeira do legislativo forte, atuante e fiscalizador”, destacou o presidente da Fecam-RN, Francisco José Júnior, que está liderando a luta contra a PEC 35/2012. Francisco José avalia que tal Proposta desvaloriza os vereadores e está convocando todas as Câmaras a lutarem juntas contra a sua aprovação em Brasília. “É regressão ao tempo. Esta PEC só tornaria os vereadores subservientes. O vereador precisa ser valorizado. É o único político de plantão 24 horas para atender a população. Somos mais de 80 mil vereadores no Brasil. Somos muitos e unidos somos mais fortes. Essa voz precisa ecoar”, destacou o presidente.

Henrique Alves ministra palestra para vereadores do RN

O palestrante do Fórum dos Vereadores (que terá como tema principal “Soluções urgentes para amenizar os problemas da seca”), no próximo sábado, será o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), que falará sobre a temática da seca e as possíveis soluções de curto prazo para ajudar populações atingidas. Além da palestra do deputado, durante o evento também acontecerá a posse da nova presidência da Fecam-RN, agora comandada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Federal apresenta a imprensa de Mossoró o resultado da “Operação Carcará”


Operação Carcará foi deflagrada em Fevereiro de 2012 e concluída na manhã de quarta feira 10 de Abril de 2013, em Mossoró. Quatro pessoas foram detidas por força de mandados de prisão preventiva expedido pela justiça local. Além de carro, arma e documentos apreendidos.

Segundo o Delegado da Policia Federal em Mossoró, o objetivo é desarticular uma quadrilha de traficantes de drogas que atua no Rio Grande do Norte e no Ceará.

De acordo com as informações, uma organização criminosa formada por traficantes presos ou procurados pela polícia comanda o esquema. A droga, o veiculo Volkswagen modelo Golf, a arma uma escopeta calibre 12 e os demais objetos foram apreendidos ao longo das investigações e não hoje, como estava sendo esperado.

Como Funcionava o esquema:

A droga, adquirida em São Paulo, estaria sendo distribuída para cidades do Rio Grande do Norte e Ceará. O grupo vem sendo investigado desde fevereiro do ano passado.

* O líder do Grupo “Preso no Ceará” Natural da cidade de Tabuleiro do Norte, adquiria a droga em São Paulo e distribuía nos estados do RN e CE. A droga era trocada por carros de luxo que eram enviados para São Paulo.

Foram detidos na manhã de hoje em Mossoró:

* Mônica Cristina, 35 anos de idade, natural de Mossoró, foi detida na manhã de hoje pelo comando da operação. Mônica é a esposa do líder do grupo.

* Carlos Alexandre Martins Salviano “Nem” 27 anos de idade, residente no bairro Pousada dos Thermas em Mossoró, é considerado o comandante e responsável pelo recebimento e distribuição da droga em Mossoró e no Rio Grande do Norte.

* João Batista Martins, 39 anos de idade, residente no Conjunto Abolição III em Mossoró, é considerado o motorista do grupo. 

* F.J.C. “Bubuzento”, 19 anos de idade, residente no Bairro Belo Horizonte em Mossoró, é considerado o braço direito do líder. Bubuzento já era investigado por vários delitos no bairro Belo Horizonte, inclusive tentativas e crimes de homicídios.

Os três homens foram encaminhados para o Presidio Estadual de Caraúbas e Mônica será encaminhada para Natal. Motivo: Os Presídios de Mossoró estão todos interditados pela justiça e não podem receber mais nenhum hospede.

Obs.: Os nomes dos envolvidos não foram fornecidos pela PF. Não temos o nome completo de Bubuzento, só temos as iniciais de quando era menor de idade.


Operação Carcará foi deflagrada em Fevereiro de 2012 e concluída na manhã de quarta feira 10 de Abril de 2013, em Mossoró. Quatro pessoas foram detidas por força de mandados de prisão preventiva expedido pela justiça local. Além de carro, arma e documentos apreendidos.

Segundo o Delegado da Policia Federal em Mossoró, o objetivo é desarticular uma quadrilha de traficantes de drogas que atua no Rio Grande do Norte e no Ceará.

De acordo com as informações, uma organização criminosa formada por traficantes presos ou procurados pela polícia comanda o esquema. A droga, o veiculo Volkswagen modelo Golf, a arma uma escopeta calibre 12 e os demais objetos foram apreendidos ao longo das investigações e não hoje, como estava sendo esperado.

Como Funcionava o esquema:

A droga, adquirida em São Paulo, estaria sendo distribuída para cidades do Rio Grande do Norte e Ceará. O grupo vem sendo investigado desde fevereiro do ano passado.

* O líder do Grupo “Preso no Ceará” Natural da cidade de Tabuleiro do Norte, adquiria a droga em São Paulo e distribuía nos estados do RN e CE. A droga era trocada por carros de luxo que eram enviados para São Paulo.

Foram detidos na manhã de hoje em Mossoró:

* Mônica Cristina, 35 anos de idade, natural de Mossoró, foi detida na manhã de hoje pelo comando da operação. Mônica é a esposa do líder do grupo.

* Carlos Alexandre Martins Salviano “Nem” 27 anos de idade, residente no bairro Pousada dos Thermas em Mossoró, é considerado o comandante e responsável pelo recebimento e distribuição da droga em Mossoró e no Rio Grande do Norte.

* João Batista Martins, 39 anos de idade, residente no Conjunto Abolição III em Mossoró, é considerado o motorista do grupo. 

* F.J.C. “Bubuzento”, 19 anos de idade, residente no Bairro Belo Horizonte em Mossoró, é considerado o braço direito do líder. Bubuzento já era investigado por vários delitos no bairro Belo Horizonte, inclusive tentativas e crimes de homicídios.

Os três homens foram encaminhados para o Presidio Estadual de Caraúbas e Mônica será encaminhada para Natal. Motivo: Os Presídios de Mossoró estão todos interditados pela justiça e não podem receber mais nenhum hospede.

Obs.: Os nomes dos envolvidos não foram fornecidos pela PF. Não temos o nome completo de Bubuzento, só temos as iniciais de quando era menor de idade.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››