sábado, outubro 08, 2022

ENCONTRADO: Homem saí de casa e não dá noticias à família em Itaú



Já foi encontrado o homem que estava desaparecido desde a madrugada deste sábado (08) o homem, mais conhecido por Meton. Segundo Informações  tinha saído por volta das 04:00 horas da manhã de hoje de sua residência na cidade Itaú-RN e não mais em contato com a família.

Ele foi encontrado no fim da tarde de hoje.


Matéria atualizada às 18:44 hs


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Investigados por assaltos a banco são presos pela Deicor e policiais de Marcelino Vieira



Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR e Policiais Civis da Delegacia Municipal de Marcelino Vieira, deram cumprimento nesta quinta-feira (06), a mandados de prisão preventiva em desfavor de CAMILO CASSIMIRO NUNES, vulgo “Camilo Bombado” e ALVARO DIEGO FERREIRA SARMENTO, vulgo “Alvinho”.


A prisão de “Alvinho” se deu na cidade de Alexandria, no alto oeste potiguar, no momento em que ele estava em frente a sua residência. Já o mandado de Camilo Bombado, foi cumprido na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, (PV5) onde ele se encontra custodiado.


Além de “Alvinho” e “Bombado”, a DEICOR, juntamente com a DP de Marcelino Vieira, está à procura de KLEBER LUCAS PAZ DE OLIVEIRA, vulgo “Klebinho”, também com mandado de prisão em aberto. Ele é primo de ALVINHO.


De acordo com as autoridades policiais, esse trio é investigado por serem integrantes de uma organização criminosa especializada em roubos a banco, além da prática de um homicídio na cidade de Alexandria, no ano de 2020.


Essa foi mais uma ação integrada da operação ALBATROZ do programa GUARDIÕES DAS FRONTEIRAS da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.


A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181, disque DEICOR (84) 3232-2862 ou ZAP DEICOR (84) 98135-6796. 


Fonte: Blog Sidney Silva

Leia Mais ››

QUEIXA-CRIME: Senador Styvenson Valentim aciona a Justiça contra Wendel Lagartixa

O senador Styvenson Valentin acionou a Justiça contra o deputado estadual eleito Wendel Lagartixa. Na ação, o senador pede uma indenização de 40 salários mínimos.


Fotos: reprodução


Na queixa-crime, Styvenson alega que Wendel praticou crimes contra a honra, calúnia, injuria e difamação e cita diversas falas de ‘Lagartixa’ em entrevistas a veículos de comunicação do RN, entre elas:


1)“vivia nas viaturas do batalhão, passando na avenida das fronteiras,na frente dos cabarés, botando mulher dentro das viaturas, se quiser me processar, pode me processar”


2)“botava mulher dentro da viatura porque eu presenciei, eu não tenho como provar”,


3)“não sei se tinha sexo, mas ele botava no colo dele”,


4)“depois se converteu e virou santo”,


5) “eu não votava nele porque sei o passado dele”,


6)“devia ter pedido câmera na época em que ele vivia em Macau que chegou no batalhão com braço quebrado… foi rezando lá em Macau”,


7)“a política dele é muito bonita para quem não conhece”,


8)“não sei nem se é policial”,


9)“como ele se comporta: a prepotência, o orgulho, a diferença de níveis”.


Fonte: Blog do BG

Leia Mais ››

Advogada que fez declaração de xenofobia contra nordestinos é exonerada pela OAB



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Uberlândia se posicionou na noite desta quinta-feira (6) sobre as declarações de xenofobia da advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes. Em vídeo publicado das redes sociais, ela afirmou que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, se referindo à população nordestina.

No posicionamento, o presidente da OAB Uberlândia, José Eduardo Batista, informou que o órgão decidiu por exonerar Flávia do cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada. Ela já havia pedido licença do posto após o vídeo circular nas redes sociais.

“Reiteramos que não compactuamos com os lamentáveis fatos veiculados nas redes sociais, nem com as expressões usadas pela advogada”, declarou o presidente.

Também nesta quinta, a Defensoria Pública de Minas Gerais propôs uma ação civil pública contra Flávia. O órgão pede que a advogada pague R$ 100 mil em danos morais.

Posicionamento da OAB.

Além de exonerar a advogada da comissão, a OAB Uberlândia afirmou, em nota, que também determinou a abertura de processos éticos-disciplinares pelo Conselho de Ética e Disciplina da Subseção e pelo Tribunal de Ética Regional, em atenção aos pedidos de representação disciplinar protocoladas por advogados e autoridades de Uberlândia e região.

“Apresentamos nossas sinceras desculpas ao povo nordestino e em especial à advocacia nordestina e advocacia brasileira pelas manifestações ofensivas da referida advogada, postadas nas redes sociais”, completa a nota.


Fonte: Portal 96 FM

Leia Mais ››

Record TV é alvo de ataque hacker e interrompe programação ao vivo

Fazendo upload: 105491 de 105491 bytes.


A Record TV tirou o “Fala Brasil” do ar, na manhã deste sábado (8), após sofrer um ataque hacker. A notícia foi divulgada primeiro pelo jornalista Leo Dias, do Metrópoles, e confirmada pelo colunista de Splash Ricardo Feltrin.


O telejornal, que estava programado para terminar às 12h, teria sido interrompido por volta das 9h, segundo relatos de telespectadores nas redes sociais.


Segundo Feltrin, os profissionais de plantão também foram dispensados para não criar pânico nos bastidores. Há, no entanto, uma preocupação com a segurança dos dados e do acervo, que é um dos mais antigos da TV brasileira.


Por conta da dificuldade em acessar as informações, a emissora mudou a programação às pressas e colocou no ar a série “Todo Mundo Odeia o Chris” —originalmente exibida nas manhãs de domingo.


Procurada pela reportagem do Splash/UOL, a assessoria de imprensa da Record TV não deu detalhes sobre o que aconteceu.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Justiça determina que governo do RN divulgue indicadores de violência e criminalidade pela internet

A Justiça do Rio Grande do Norte deu prazo de 90 dias para que o governo do estado passe a divulgar os indicadores de violência e criminalidade periodicamente pela internet. O pedido é que a informação seja apresentada, pelo menos, todos os meses.


Arma encontrada junto com autor de crime que vitimou seis pessoas no interior do RN — Foto: Cedida


A sentença do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público Estadual, para que o governo cumpra uma lei estadual que está em vigor há dois anos.


Procurada, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) informou que vai atender a determinação da justiça dentro do prazo estipulado. A pasta não comentou os motivos pelos quais a lei de divulgação de dados não vinha sendo cumprida.



O pedido do MPRN foi feito em uma ação civil pública da 19ª Promotoria de Justiça, encarregada do controle externo da atividade policial.


No processo, a promotoria alegou que o estado estava descumprindo a Lei Estadual nº 10.721, que determina a divulgação dos indicadores de violência e criminalidade no Rio Grande do Norte.


A promotoria alegou que, durante procedimento administrativo, realizou diversas diligências e audiências para que as normas fossem cumpridas. Mesmo assim, os dados não foram divulgados.


Para o MP, embora a Sesed divulgasse alguns dados sobre os crimes violentos letais intencionais, os números não correspondem ao total de informações exigidas pela lei estadual. No site da secretaria, os últimos números publicados sobre o assunto são de 2021.


O governo estadual alegou entraves relacionados à divulgação de dados para o não cumprimento da lei. Contudo, o magistrado considerou que os problemas poderiam ser "facilmente superados com alterações nas plataformas de coleta de dados já utilizadas ou pela inserção de legendas, anotações ou notas de rodapé para esclarecer eventual duplicidade de dados ou impossibilidade de adoção de determinados filtros de pesquisa".


"Os documentos coligidos aos autos demonstram que, mesmo já tendo em seu banco de dados a maior parte das informações mencionadas na lei, a parte promovida (Estado) omite-se ilegalmente e sem justa causa de cumprir o determinado na Lei Estadual nº 10.721/2020, motivo pelo qual a pretensão autoral é procedente", afirmou o juiz.


Monitor da Violência

As informações que chegam ao público no estado atualmente dependem, em parte, de trabalho de entidades que solicitam dados ao poder Executivo. Um desses levantamentos é o Monitor da Violência, feito pelo g1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


De acordo com os dados oficiais colhidos pelo portal mensalmente e publicados em agosto, o Rio Grande do Norte foi o estado do Nordeste que registrou a maior redução no número de mortes violentes no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado.


A queda de mortes no estado foi de 18% - resultado da diferença entre os 635 casos que ocorreram entre janeiro e junho de 2021 e os 519 que ocorreram nos seis primeiros meses de 2022.


Quais dados o estado deve divulgar, segundo a lei

Segundo a lei, o governo deve divulgar os dados organizados por cidade e regiões geográficas do estado. Além disso devem ser informados:


número de ocorrências registradas pelas polícias militar e civil, por tipo de delito;

número de inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil, por tipo de delito;

número de civis mortos em confronto com policiais civis e policiais militares, discriminadamente;

número de agentes operadores de segurança pública e defesa social mortos em serviço e fora dele, discriminadamente;

número de prisões em flagrante lavradas pela Polícia Civil, com a identificação da instituição a qual integra o condutor do flagrante;

número de mandados de prisão recebidos e cumpridos;

número de delitos comunicados a autoridades policiais, discriminadas por tipo penal;

número de armas apreendidas pela Polícia Civil e Polícia Militar, discriminadamente;

número de ingressos e de saídas no sistema penitenciário;

número de presos feridos e mortos, discriminadamente;

número de alvarás de soltura cumpridos pelo sistema penitenciário;

número de fugas no sistema penitenciário, discriminando as ocorrências nos regimes fechado, semiaberto e aberto;

número de resolução de delitos com a indicação do quantitativo de elucidação dos Inquéritos Policiais concluídos com autoria identificada.

Fonte: g1

Leia Mais ››

Faturamento do comércio cai após áudios com “salve”

O faturamento de bares e restaurantes de Natal caiu, na última quinta-feira (06), após a circulação de áudios supostamente de uma facção criminosa alertando para uma onda de crimes na capital. Em alguns deles, segundo a Abrasel, a redução chegou a 50%. A Secretaria de Segurança Pública do Estado diz que as informações disparadas são falsas em sua grande maioria e que não há, dentro da curva de ocorrências, “nenhuma variação para cima”. A pasta se reuniu com entidades representativas do comércio na tarde desta sexta-feira (7) para esclarecer sobre as ameaças divulgadas.


Comércio teve movimento baixo por conta do disparo em massa com boatos sobre crimes


De acordo com a Abrasel, o disparo em massa das notícias sobre crimes na cidade acarretou em um baixo movimento nos estabelecimentos, o que provocou a queda no faturamento da maioria deles. Max Fonseca, diretor nacional da entidade, afirmou que os serviços foram afetados também pela escassez de moto entregadores. “Houve aumento do delivery ao mesmo tempo em que houve um boato de ataques a motoboys e isso causou apreensão. Foram fatores que nos afetaram. Temos relatos de queda de até 50% em alguns estabelecimentos”, relata Max Fonseca.


Segundo ele, não há expectativa de que o cenário se repita, porque a própria Abrasel atuou junto aos estabelecimentos para que o disparo de notícias falsas seja evitado. “Pelo trabalho que fizemos e pelo apoio que temos da segurança, acredito que isso não irá se repetir”, disse. Na tarde desta sexta, a Sesed convocou as entidades locais do comércio para que o assunto fosse debatido. Além da Abrasel, a Fecomercio, a Secretaria Estadual de Turismo e o Sindicato das Empresas de Turismo do RN participaram do encontro. 


A pasta informou que haverá uma integração dos trabalhos entre o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e a Assessoria de Comunicação (Assecom) do Governo para a checagem de notícias sobre ocorrências no RN, com divulgação nas mídias digitais do Estado. Daniel Cabral, secretário de Comunicação do Rio Grande do Norte disse que, ao receber uma notícia, um jornalista irá verificar junto ao comando de polícia se ela é ou não verdadeira.


“O que nós queremos fazer é: se houver alguma ocorrência, que ela chegue de forma correta para a população, a fim de evitar um pânico maior”, explicou Cabral. Segundo a Abrasel, no encontro, a Sesed afirmou que não houve aumento nos registros de criminalidade no Estado na quinta-feira. Segundo a entidade, informações da pasta indicam que houve “23% menos ocorrências [na quinta-feira]” do que no mesmo dia da semana anterior e que, “na última quinzena, o único dia fora da curva (para baixo) foi o domingo de eleições, com 15% de ligações para o Ciosp”.


A TRIBUNA DO NORTE questionou a Sesed sobre o número de ocorrências confirmadas esta semana, mas a pasta não respondeu. Afirmou somente que não houve oscilações fora da curva “para cima”. A Secretaria esclareceu que convocou as entidades do comércio para uma reunião face à preocupação com os impactos das notícias para a economia.


“Em situações como esta, o comércio é o primeiro setor atingido diretamente, especialmente bares e restaurantes, porque as pessoas evitam sair de casa”, frisa Daniel Cabral. Sobre o trabalho de integração para checagem de boatos, o diretor executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, reforçou a importância da manutenção de um canal de comunicação eficiente, além de reforço do monitoramento e policiamento nos próximos dias. 


“Desde as primeiras horas de ontem [quinta-feira], procuramos a Sesed, a fim de obter informações sobre a veracidade das informações compartilhadas em redes sociais com ameaças à segurança, o que gerou receio junto aos empresários e à população como um todo. Fomos prontamente atendidos pela Secretaria desde o primeiro momento e entendemos como salutar essa reunião para esclarecer as medidas que estão em andamento”, afirmou Barrêto.


Sesed não comenta sobre suposto “salve”


A quinta-feira (6) foi de tensão, com diversas informações sobre arrastões e assaltos em Natal. Um latrocínio foi confirmado. Na quarta-feira (5) uma mensagem de texto intitulada “Salve Geral”, supostamente de uma facção criminosa, havia viralizado e já contribuía para o aumento do medo na capital. O texto começou a ser divulgado aparentemente na segunda-feira (3), um dia após as eleições, informando que a partir dessa data os membros da facção estavam liberados para cometer assaltos de todos os tipos, exceto dentro das “quebradas” onde o próprio grupo domina.


Reunião realizada na Sesed discutiu a criação de um centro integrado para divulgação de informações sobre crimes no Estado


Esses locais, segundo o aviso, poderão ser usados para armazenar veículos e produtos de roubo. Questionada sobre a veracidade da mensagem, a Sesed informou que não comentará o caso. A pasta informou que aumentou o reforço policial nas ruas apenas para garantir uma sensação de tranquilidade à população. Ainda assim, as notícias e confirmações de crimes deixaram o natalense em alerta.


Na quarta-feira (5), no bairro de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal, duas mulheres foram assaltadas por três suspeitos que foram pegos pela polícia. Os pertences das vítimas foram recuperados. Na quinta pela manhã um registro de assalto em frente à Maternidade Januário Cicco  foi confirmado pela polícia. A vítima teve o celular levado e, apesar de uma viatura policial ter ido ao local, ninguém foi preso.


Na zona Norte um ônibus da linha Natal/Extremoz foi praticamente seqüestrado quando quatro criminosos, um deles armado, desviaram a rota do veículo, na altura da Avenida das Seringueiras, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. Ao chegar num local menos movimentado, eles renderam o motorista e os passageiros levando pertences e cerca de R$ 500. Os suspeitos fugiram.  Em Lagoa Seca, na zona Leste, por volta do meio dia da quinta, o empresário  Jean-Pierre Roumilhac, de 73 anos, dono de uma pousada em Pipa, município de Tibau do Sul, saía de um estabelecimento comercial em Lagoa Seca, quando foi morto e teve o carro tomado de assalto.


Nesta sexta-feira, mas notícias deixaram os moradores da Grande Natal apreensivos. Um arrastão teria ocorrido na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Dias Costa, em Nova Parnamirim, na Grande Natal.  Em razão da ocorrência, a Prefeitura de Parnamirim formalizou um pedido para que todas as UBS fechassem duas horas mais cedo na sexta-feira. O expediente, que se encerra às 14h, portanto, acabou ao meio dia. A Sesed informou que não houve arrastão, mas um assalto na rua e que as pessoas procuraram se proteger na unidade.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Ministro anuncia desbloqueio de recursos para universidades

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou em vídeo postado no Twitter, o desbloqueio de recursos para universidades, institutos federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo Victor Godoy, a decisão foi tomada após uma conversa entre ele e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Godoy, entretanto, não detalhou o valor que será liberado para a Pasta.



Valter Campanato/Agência Brasil


"O limite de empenho será liberado para as universidades federais, para os institutos federais e para a Capes. Nós temos uma gama muito grande de instituições, conversei com o ministro Guedes, ele foi sensível e nós vamos facilitar a vida de todo mundo. Eu já havia dito que não haveria impacto para as universidades e institutos porque trataríamos caso a caso, mas agora estamos fazendo uma liberação para todo mundo. Esse movimento está sendo feito pelo Ministério da Economia, mantendo a responsabilidade fiscal", afirmou Godoy.


Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo publicou o decreto de contingenciamento de R$ 2,6 bilhões em 30 de setembro. O detalhamento dos ministérios afetados pelo congelamento de despesas não foi apresentado pelo Ministério da Economia e tem sido chamado de "bloqueio secreto".


Depois de dirigentes de universidades federais reclamarem do contingenciamento orçamentário feito pelo governo às vésperas da eleição, o Ministério da Economia afirmou que o valor atualmente bloqueado do Orçamento do Ministério da Educação é de R$ 1,3 bilhão.


Esse montante é menor do que o informado por outros órgãos - ontem a Instituição Financeira Independente (IFI), do Senado, divulgou que a pasta continua com R$ 3 bilhões do Orçamento deste ano indisponíveis para serem utilizados em despesas discricionárias (que não são obrigatórias).


Ontem, o ministro da Educação negou que o contingenciamento da Pasta tenha chegado a R$ 3 bilhões. Segundo ele, as informações de cortes e confisco de recursos da área são falsas.


Já o presidente Jair Bolsonaro disse ser "mentira" a falta de recursos às universidades. "Nós sabemos que nas faculdades a militância é enorme. Qualquer negocinho é um carnaval lá contra a minha pessoa", afirmou mais cedo, antes do anúncio do MEC.


Em um vídeo divulgado esta tarde, pelas redes sociais, Godoy afirma ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que garantiu desbloquear os recursos financeiros dessas instituições. “Estamos fazendo uma liberação para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores”, afirmou Godoy.


Anteriormente, o ministro já tinha dito que a decisão de limitar a utilização das verbas destinadas às universidades e institutos federais era temporária e não afetaria o orçamento destas instituições. Em meio à repercussão das notícias de que os estabelecimentos de ensino público federal sofreriam um contingenciamento de cerca de R$ 2,4 bilhões, Godoy disse que o estabelecimento de um “limite temporário para movimento e empenho de recursos” era uma medida administrativa comum que, neste caso, havia sido adotada para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O que aconteceu foi uma limitação da movimentação financeira. A gente distribuiu isso ao longo de outubro, novembro e dezembro. A gente chama isso de limitação de movimentação”, disse o ministro à TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 


No vídeo divulgado ontem, Godoy garante que a liberação do empenho de recursos observa a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao mesmo tempo em que demonstra a sensibilidade do governo federal.  

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), se concretizado, o contingenciamento colocaria em risco o funcionamento das universidades públicas federais. De acordo com a entidade, a proposta de limitar a execução orçamentária das instituições de ensino seria uma consequência da publicação, no último dia 30, do Decreto nº 11.216, que limita a movimentação e o empenho orçamentário por diversos órgãos federais, inclusive pelo Ministério da Educação.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Viatura de fiscalização da STTU é destruída por incêndio em Natal

Uma viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) foi destruída por um incêndio na noite de sexta-feira (7). O caso aconteceu em frente à sede da secretaria, no bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal.


Na manhã deste sábado (8), a pasta não respondeu a questionamento se havia suspeita de incêndio criminoso, mas, em nota, lamentou o ocorrido e pediu rigor na investigação que será realizada pela Polícia Civil.


O carro destruído pelas chamas era um modelo Renaut Duster Oroch, usado como viatura de fiscalização de trânsito.


Viatura da STTU incendiada na frente do prédio da secretaria em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O incêndio aconteceu por volta das 23h30. Os vigilantes do prédio da STTU perceberam que a viatura estacionada em frente ao prédio estava pegando fogo e acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou cerca de 10 minutos depois. Ninguém ficou ferido.


De acordo com servidores, era comum as viaturas ficarem estacionadas em frente ao prédio, na Ribeira. Agora, no entanto, a orientação é guardar os veículos no centro de treinamento de trânsito da pasta, no conjunto Cidade Satélite.


Viatura pegou fogo em frente à sede da STTU, em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››