domingo, janeiro 22, 2023

Suspeito de praticar assaltos é morto com mais de 10 tiros em Pau dos Ferros/RN


Na manhã deste domingo (22) o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP/PM) recebeu uma ligação informando que havia um corpo crivado de bala no bairro Manoel Deodato, em Pau dos Ferros.

A guarnição da Polícia Militar foi ao local e constatou a veracidade da informação. Em seguida foram acionadas a Polícia Civil e o ITEP para procederem com as investigações iniciais.

Durante análise do local de crime a vítima foi identificada como Edny Diniz da Silva, mais conhecido como PÊTA, de 29 anos. Atualmente Pêta estava cumprindo pena no regime aberto por assaltos e furtos praticados em Pau dos Ferros. 

O crime aconteceu durante a madrugada, quando PÊTA foi surpreendido por homens armados de pistolas .380 e .40 que efetuaram mais de 14 tiros na vítima, a maioria na cabeça.

Na cintura de Pêta a polícia e o ITEP apreenderam uma faca e um simulacro de pistola, que segundo as investigações que tramitam na delegacia de Pau dos Ferros, estavam sendo usados por PÊTA para assaltar pessoas em Pau dos Ferros.

O corpo de Pêta foi recolhido para o ITEP e posteriormente será liberado para o sepultamento. A investigação do crime ficará a cargo da delegacia municipal de Pau dos Ferros.


Fonte: Grupo Cidadão 190

Leia Mais ››

Sargento da Polícia Militar morre vítima de acidente de transito no município de Severiano Melo no Alto Oeste Potiguar


Um acidente de trânsito fatal do tipo queda de moto, foi registrado na tarde desta sábado 21 de janeiro de 2023, na cidade de Severiano Melo na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi o sargento da Polícia Militar, Antônio Alécio Gomes Melo


De acordo com a PM, o sargento, que era lotado no 7º Batalhão com sede em Pau dos Ferros, trafegava de moto, quando perdeu o controle do veículo em uma lombada e ao cair bateu com a cabeça no asfalto. Ele ainda chegou na ser socorrido para uma unidade saúde da cidade, mas não resistiu.


O corpo do militar foi removido da unidade de saúde e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) da unidade do ITEP em Pau dos Ferros. Ainda não se sabe as causas do sinistro fatal. A Polícia Civil deverá instaurar inquérito para investigar o caso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Suspeitos de assalto morrem após confronto com policiais militares na Zona Sul de Natal

Dois suspeitos de assalto morreram após um tiroteio com policiais militares na noite desta sexta-feira (20), na Zona Sul de Natal. O caso aconteceu no bairro Candelária. Outros três suspeitos foram presos.


Arma, celulares e outros objetos apreendidos com suspeitos de roubo em Natal — Foto: Cedida


Segundo a PM, a quadrilha teria realizado um assalto no bairro Neópolis, também na Zona Sul. O caso foi registrado por volta das 20h.


Os criminosos teriam chegado ao local em um carro modelo Ford Ka e anunciado um assalto, tomando da vítima um veículo modelo Polo. Após o roubo, eles teriam se separado em grupos menores.


Acionada, a PM começou uma busca pelos suspeitos e encontrou o carro roubado, com dois assaltantes, no bairro Candelária.



Segundo o relato da PM, "os suspeitos que estavam no veículo roubado não obedeceram a ordem de parada e efetuaram disparos de arma de fogo contra a viatura policial".


Ainda de acordo com a PM, os militares revidaram a agressão e atingiram os dois suspeitos, que foram encaminhados ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Eles não resistiram e morreram.


Um revólver calibre 32 com três munições deflagradas foi apreendido com os suspeitos.


Durante as buscas, outra viatura localizou os outros três suspeitos, que foram detidos e reconhecidos pela vítima. Eles estavam em uma praça pública perto de um hospital no bairro Lagoa Nova.


Todo o material apreendido e os suspeitos detidos foram conduzidos à delegacia de plantão da Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Trio é preso na Grande Natal com roupas furtadas em lojas de shopping de João Pessoa

Três suspeitos foram presos na noite de sexta-feira (20), na Grande Natal, ao serem flagrados com peças de roupas furtadas de três lojas em um shopping de João Pessoa, na Paraíba.


Policial rodoviário federal conta roupas furtadas e recuperadas após prisão de suspeitos. — Foto: Cedida


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a prisão aconteceu em Parnamirim, na altura do quilômetro 109 da BR-101, por volta das 21h.


Ainda de acordo com a PRF, o trio estava em uma caminhonete modelo Triton Sport de cor prata, com "uma grande quantidade de mercadorias de várias lojas".


Ao todo, foram contabilizadas 73 peças de roupas furtadas de duas lojas de departamento e uma de roupas e materiais esportivos localizadas em um Shopping Mangabeira, em João Pessoa.


Os três suspeitos foram encaminhados para 3ª Delegacia de Plantão de Parnamirim.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Militar do RN abre concurso público com 1.158 vagas para soldados

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte lançou edital para concurso público com 1.158 vagas soldados, segundo anunciou o governo do estado.


Formatura de soldados da PM no RN — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN


A maior parte das vagas (1.128) é para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). No entanto, também há 30 destinadas ao Curso de Formação de Praças Músicos.


Somente com aprovação em todas as fases do concurso e no curso de formação, o candidato se torna soldado da PM.


O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).


As inscrições poderão ser feitas da próxima segunda-feira (23) até o dia 22 de fevereiro de 2023, pela internet, no site do IBFC , na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto”.



A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de março nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz e Pau dos Ferros. A duração é de quatro horas.


A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Legislação Extravagante e Legislação da PMRN. São 10 questões para cada disciplina, totalizando 80.


Além da prova objetiva, também haverá prova física, com barra fixa, "shuttle run", abdominal remador, salto em distância, e corrida.


No caso dos candidatos a soldado músico, também haverá prova de habilidade técnica relacionada ao instrumento escolhido.


Para concorrer a qualquer uma das vagas, é necessário ter graduação em curso superior, seja de bacharelado, licenciatura, ou tecnólogo.


Durante o curso de formação, o candidato receberá uma bolsa de R$ 1.302. Atualmente, o salário inicial de um soldado da Polícia Militar do RN é de R$ 3.929,01.


O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.



O edital pode ser consultado na edição deste sábado (21) do .


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três fuzis e mais de 150 tabletes de drogas são apreendidos em terreno baldio na Zona Sul de Natal

Três fuzis e 166 tabletes de drogas foram apreendidos na tarde desta sexta-feira (20) em um terreno baldio na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Niguém foi preso na operação.


Tabletes de skunk foram apreendidos na Vila de Ponta Negra, em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


De acordo com a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), o material foi descoberto em uma abordagem de rotina. A Rocam acredita que a droga apreendida se trata de skunk e que havia aproximadamente 200 quilos do conteúdo.


A droga e os fuzis estavam enterrados em barris num terreno baldio na Rua 31 de Março. Os fuzis eram dois 556 e um 762, sendo um deles com a numeração raspada.



"A gente resolveu fazer uma operação de rotina, uma abordagem de rotina, e por acaso encontramos um suspeito que tentou se esconder e foi desencadeando, desencadeando, e foi aparecendo as drogas num terreno próximo a esse cidadão. E um vasto material de armamento pesado", disse o Major Lima, da Rocam.


Três fuzis foram apreendidos na operação na Vila de Ponta Negra — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


"Havia um terreno baldio que tinham uns tambores e alguma parte estava enterrada e estava tudo muito escondido através de folhas e terra", falou.


De acordo com o major da Rocam, a droga possivelmente é skunk, "que é um pouco mais cara do que a própria maconha".


O major explicou ainda que o suspeito não foi detido por não haver comprovação de que a droga o pertencia ou qualquer mandado judicial em aberto contra ele.


"Ele é conhecido da PM, mas não tinha nada que ligasse o material a ele, e ele não estava devendo nada à Justiça".

Cerca de uma hora antes da apreensão, a Rocam havia apoiado o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) em uma operação de combate às drogas na Rua Manoel Congo, também na Vila de Ponta Negra, que fica a menos de 1 quilômetro da Rua 31 de Março, mas na ocasião as equipes policiais não encontraram nada no local.


Material foi apreendido pela Rocam nesta sexta-feira na Vila de Ponta Negra — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quatro pessoas são mortas a tiros em sítio na zona rural de Monte das Gameleiras, no RN

Quatro pessoas foram mortas a tiros na madrugada desta sexta-feira (20) em um sítio na zona rural da cidade de Monte das Gameleiras, distante cerca de 145 quilômetros de Natal.


Parte da varanda da casa onde as vítimas foram mortas — Foto: Redes sociais


Moradores locais contaram à polícia que duas das vítimas seriam pai e filho.


De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar, que cobre a região, o crime aconteceu por volta das 2h30 da madrugada, quando três homens invadiram o sítio e efetuaram disparos com uma espingarda de calibre 12. As vítimas morreram na hora.


Uma das vítimas foi identificada como José Brás Adelino Ferreira, de 50 anos de idade. Além dele, estava um rapaz de 25 anos, que seria o filho dele, e outros dois homens, que seriam funcionários de um bar.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) fez o recolhimento dos corpos para necrópsia em Natal. Algumas das vítimas estavam sem documentos de identificação.


O caso foi registrado na Delegacia Regional de Santo Antônio, na região Agreste do Rio Grande do Norte, que vai investigar o crime.



Até a atualização mais recente desta matéria, nenhum suspeito pelo assassinato havia sido preso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jovem de 19 anos morre em acidente na BR-405 no Oeste do RN

Um jovem de 19 anos morreu em um acidente de carro na BR-405, próximo a Riacho de Santana, no Oeste potiguar.


Carro foi encontrado às margens da rodovia — Foto: Cedida


Sérgio Gabriel Ferreira Mendonça era natural de Alexandria, também no Alto Oeste potiguar, e seu corpo foi encontrado preso às ferragens do carro que ele dirigia. O veículo foi achado às margens da rodovia federal.


A vítima era estudante do IFRN Campus Pau dos Ferros e também trabalhava na cidade. Ele transitava nas rodovias da região todos os dias. As informações dão conta que ele passou na casa de sua namorada no final da noite de quinta-feira (19) e, quando retornava para sua casa, perdeu o controle do veículo e saiu da pista.



Os pais do jovem perceberam a demora do filho voltar para casa e iniciaram as buscas. Contudo, o carro só foi encontrado nesta sexta-feira (20). De acordo com a PM, ainda não é possível apontar o horário exato em que o acidente ocorreu, nem suas causas.


O corpo do jovem foi removido para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) em Pau dos Ferros. O velório deve ter início a partir das 16h, na Igreja Assembleia de Deus, em Riacho de Santana. O sepultamento vai ocorrer em Areia Branca, cidade de origem da vítima e de sua família.


Vítima tinha 19 anos e o corpo foi encontrado preso às ferragens — Foto: Cedida


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai e filho, turistas sofrem sequestro relâmpago em Pipa

Dois turistas paraibanos, que são pai e filho, sofreram um sequestro relâmpago na Praia de Pipa, Litoral Sul potiguar, nesta quinta-feira (19). Dois suspeitos foram presos momentos após o crime.


Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/g1/Imagem Ilustrativa


Segundo a Polícia Militar, os assaltantes são dois irmãos que moram em Natal e teriam ido até Pipa com o objetivo de cometer crimes.


Os bandidos entraram em uma casa, onde estava a família e fizeram todos reféns. Em uma espécie de arrastão, os criminosos tomaram celulares, aparelho de microondas, televisores e obrigaram as vítimas a fazerem transferências bancárias.


Ainda segundo a polícia, os autores do crime não sabiam dirigir e obrigaram duas das vítimas, o pai e o filho, a conduzirem dois carros na fuga, em direção ao município de Goianinha.



Os familiares acionaram a Polícia Militar, que conseguiu localizar um dos veículos por meio de rastreador, em um povoado. Um suspeito foi preso no local, em flagrante. Os pertences que estavam no carro foram recuperados e uma das vítimas foi liberada.


O segundo carro foi localizado em Goianinha. Quando abordado, o suspeito atirou contra os policiais, que revidaram. Um dos disparos atingiu o assaltante, que foi socorrido ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.


As vítimas são de Campina Grande, na Paraíba, estavam em período de férias no Rio Grande do Norte ao lado de familiares potiguares. Eles alugaram duas casas e tinham como plano passar oito dias na Praia de Pipa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF cumpre mandado de busca e apreensão em casa de suspeito de usar dinheiro falso em corrida de carro por aplicativo em Mossoró

A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (19) na casa de um homem suspeito de usar cédulas falsas na cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.


Polícia Federal na cidade de Mossoró — Foto: Cedida


A operação foi denominada de Fake Ballot e teve como objetivo colher provas para instruir o inquérito policial que investiga o suspeito - ele não teve o nome revelado pela PF.


A polícia chegou até o suspeito após um motorista por aplicativo procurar a Delegacia da Polícia Federal para relatar que o homem teria efetuado o pagamento de uma viagem com uma cédula falsa de R$ 100. A viagem ocorreu em agosto de 2021.



Segundo a PF, os elementos obtidos evidenciaram indícios da suposta prática do crime de moeda falsa, que prevê pena máxima de 12 anos de reclusão.


O mandado de prisão foi expedido pela 10ª Vara da Justiça Federal do RN e cumprido em um endereço residencial no bairro Abolição IV, em Mossoró.

A Polícia Federal informou ainda que, ao longo da investigação, apurou que o suspeito teria envolvimento com uma facção criminosa.


Além disso, a residência do suspeito foi alvo recente de um outro cumprimento de mandado de busca, por parte da Polícia Civil, ocasião em que ele foi flagrado na posse de drogas e uma arma de fogo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 100 funcionários temporários são convocados para atuar no Hospital da Mulher, em Mossoró

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) convocou de 112 profissionais temporários para o quadro de servidores do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, no Oeste potiguar.


Ambulatório do Hospital da Mulher, em Mossoró, inaugurado em dezembro de 2022. — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN


A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da sexta-feira (20) lista 84 técnicos em enfermagem e 28 técnicos em biodiagnóstico para atuar na unidade inaugurada no fim de dezembro de 2022.


Segundo a pasta, o chamamento dos profissionais faz parte do planejamento para abertura gradual dos serviços do hopistal. Até o momento, somente o ambulatório está em funcionando.


"A chamada viabilizará a ampliação das ofertas de serviços de saúde ambulatoriais que já atendem hoje toda a Macrorregião Oeste, que compreende 63 municípios. Especialmente os serviços de apoio diagnóstico aos atendimentos ginecológicos e obstétricos, além da farmácia central e as pequenas cirurgias ginecológicas que hoje são um grande vazio assistencial para a região", disse Elenimar Costa, diretora geral do Hospital Parteira Maria Correia.



Segundo o governo, no fim do cronograma de implantação, o Hospital da Mulher será a maior unidade de saúde pública da rede estadual, com mais de 160 leitos e diversos serviços focados na atenção materno-infantil.


Os profissionais convocados têm 20 dias para realizar o processo burocrático e assinar o contrato.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde do RN abre seleção para 46 vagas de estágio

 A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) abriu inscrições para um processo seletivo simplificado de estágio voltado para alunos de cursos de ensino médio profissional e superior, para atuarem em diversos setores.


Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Ao todo, são oferecidas 46 bolsas de R$ 1.302 mensais, além do auxílio-transporte de R$ 51,70.


Os interessados podem fazer inscrição deste sábado (21) até o dia 3 de fevereiro.


Segundo a Sesap, os selecionados atuarão no Programa de Estágio Não Obrigatório do Estado do Rio Grande do Norte por, no máximo, dois anos.


Todas as vagas são para a modalidade presencial, nas seguintes áreas:



Arquitetura e Urbanismo,

Administração,

Ciência e Tecnologia,

Ciências Contábeis,

Design Gráfico,

Direito,

Enfermagem,

Engenharia Elétrica,

Farmácia,

Fisioterapia,

Gestão de Políticas Públicas,

Gestão Hospitalar,

Medicina Veterinária,

Publicidade e Propaganda,

Saúde Coletiva,

Serviço Social,

Sistema de Informação

Técnico em Equipamentos Biomédicos.

A carga horária é de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias. Segundo a Sesap, essa carga horária pode ser flexibilizada, atingindo o total de 20 horas semanais, ou seja, 4 horas diárias, caso seja de interesse do setor ou unidade.


Para participar do processo seletivo, o candidato às vagas de estágio deverá ser cadastrado na Escola de Governo do RN.


Além disso, o candidato precisa estar com a matrícula ativa no semestre de 2023.1, comprovar que cumpriu pelo menos 40% da carga horária total do seu curso, não possuir qualquer outra atividade remunerada na Administração Pública Estadual e ter disponibilidade de se dedicar integralmente às atividades previstas na carga horária diária estabelecida.


A inscrição será feita exclusivamente pela internet e o candidato deverá preencher o formulário, bem como anexar a documentação exigida no edital.


No ato de inscrição, o candidato ainda deverá indicar o local onde pretende atuar e observar os locais de atuação que serão também os locais de apoio para as entrevistas online da seleção.



O resultado final do processo seletivo será publicado no Diário Oficial do Estado e nos endereços eletrônicos da Sesap, em 4 de março.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Universidades públicas do RN vão ofertar mais de 13 mil vagas em cursos de graduação pelo Sisu 2023

As universidades públicas do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal do estado deverão ofertar mais de 13,5 mil vagas em cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2023.


Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Mais da metade delas está concentrada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Os dados foram divulgados pelas próprias instituições a pedido do g1. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos aos cursos em diversas instituições públicas espalhadas pelo país.


A previsão é de que as inscrições ocorram de 16 a 24 de fevereiro e que o resultado seja divulgado em 28 de fevereiro, segundo o que divulgou o governo federal em dezembro.



A UFRN, que terá 7.136 cadeiras distribuídas em 98 cursos de graduação, distribuídas nos campi de Natal e do interior do estado.


Somente no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), serão oferecidas 300 vagas.


Já a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), que é sediada em Mossoró, terá 2.710 vagas em diversos curso de graduação. Além de Mossoró, as vagas são distribuídas em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.


Também sediada em Mossoró, mas com campi em Natal e outras cidades do estado, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), deverá ter 2.509 vagas em 56 cursos de ensino superior.



Embora tenha maior concentração de cursos técnicos, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte também contará com 1.237 vagas em cursos de graduação, nas áreas de licenciatura, tecnologias e engenharia, distribuídas em diversas regiões do estado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Consórcio Nordeste quer integrar polícias estaduais com Pacto pela Segurança Pública

O Consórcio Nordeste quer integrar as polícias estaduais da região com a criação de um Pacto pela Segurança Pública. A intenção está na carta divulgada pela organização, presidida pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), após uma reunião entre os governadores da região, realizada nesta sexta-feira (20), em João Pessoa.


Chuvas nos três próximos meses devem superar média histórica do período — Foto: Emparn/Divulgação


"Vamos fazer um Pacto pela Segurança Pública, integrando as polícias estaduais, com suas soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública", descreve o documento.


O objetivo do encontro foi discutir estratégias que garantam o desenvolvimento do Nordeste e construir pautas para apresentar ao presidente Lula (PT) em uma reunião na próxima sexta-feira (27), entre elas:



investimentos em energias renováveis, numa tentativa de tornar o Nordeste protagonista na mudança da matriz elétrica brasileira;

retomada de obras estruturantes paralisadas;

liberação de recursos para novos projetos, com foco na geração rápida de empregos;

potencialização do turismo da região;

combate a fomes e as desigualdades.

Estiveram presentes todos os governadores e governadoras dos estados do Nordeste, conforme a lista abaixo (organizada em ordem alfabética):


Carlos Brandão (MA);

Elmano de Freitas (CE);

Fábio Mitidieri (SE);

Fátima Bezerra (RN);

João Azevêdo (PB);

Jerônimo Rodrigues (BA);

Paulo Dantas (AL);

Raquel Lyra (PE);

Rafael Fonteles (PI).

Na carta, os gestores estaduais também defenderam que precisam contribuir com a formulação de um "novo modelo de gestão fiscal, da reforma tributária, criando novos instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento regional".


"É indispensável a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal que queremos extinguir", reforça o texto.


Para representar o Governo Federal, o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, estava presente e disse que é um momento de retomada do federalismo. "Queremos retomar parcerias e projetos, com os estados e os próprios municípios, levando as demandas da região para a reunião do próximo dia 27 com o próprio presidente Lula", afirmou.



Entre as principais pautas levantadas pelos governadores, destacou-se a necessidade de estratégias para o combate à fome que possam garantir a geração de emprego e renda de forma federativa dos estados e municípios.


A economista e socióloga Tânia Bacelar, especialista em desenvolvimento regional, destacou a importância de estudos estratégicos para o Nordeste, que farão parte do Projeto Nordeste 2023-2033, apresentado na reunião e que vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2022, patrocinado pelo Consórcio. Segundo ela, a ideia é que os estudos, que devem ser concluídos até o segundo semestre desse ano, sejam usados para elaboração do PPA federal e dos estados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Reunião sobre clima prevê 'chuva acima do normal' entre fevereiro e abril no RN

A previsão de especialistas em climatologia para os três próximos meses é de chuvas com volumes acima do normal para o período. A informação foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nesta sexta-feira (20).


Chuvas nos três próximos meses devem superar média histórica do período — Foto: Emparn/Divulgação


A conclusão foi feita por especialistas no assunto durante o XXV Workshop Internacional de Avaliação Climática. O chefe de metereologia da Emparn, Gilmar Bristot, participou do evento.


Os especialistas discutiram as influências dos campos atmosféricos e oceânicos, anomalias e fenômenos naturais que atuam na região Nordeste.


"As condições oceâncias, com as águas superficiais do Atlântico Sul mais aquecidas, a presença do La Ñina, no oceano Pacífico foram o principal tema do evento. Essa condição está presente e é favorável para a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, trazendo mais chuvas para a nossa região", dissed Bristot.



Ainda que até o dia 18 de janeiro as chuvas no estado estejam 8,1% abaixo do esperado, os especialistas apontam que o mês deve fechar com o volume normal de chuvas. A expectativa é de precipitações até o fim do mês


“A segunda quinzena de janeiro vem registrando bons volumes de chuvas e a tendência é que elas continuem até o final do mês”, comentou.


Previsão do Tempo

Região Oeste Potiguar


Fevereiro- 116,5mm

Março 197,5mm

Abril- 180,2mm

Região Central Potiguar


Fevereiro- 93,2mm

Março- 155,1mm

Abril-150,2mm

Agreste Potiguar


Fevereiro- 69,6mm

Março-119,2mm

Abril-133,0mm

Leste Potiguar


Fevereiro-92,2mm

Março- 166,9mm

Abril-195,8mm


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudo aponta Caiçara do Norte como área do RN mais viável à instalação do porto-indústria

O local de maior viabilidade técnica à instalação do porto-indústria no litoral do Rio Grande do Norte é o município de Caiçara do Norte, segundo concluiu um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Coordenador do estudo, Mario Gonzalez apresenta projeto do porto-indústria do RN — Foto: Raiane Miranda


O relatório sobre a análise técnica foi apresentado à governadora Fátima Bezerra (PT) nessa quinta-feira (19). O estudo havia sido contratado pelo governo para determinar o melhor local para instalação do equipamento.


Segundo a gestão estadual, o porto-indústria será "essencial" à viabilidade de projetos para exploração de energia eólica offshore (no mar) e a exportação de diversos outros produtos, como o hidrogênio verde (H2V).



O estudo foi coordenado pelo professor Mario Gonzalez, do Departamento de Engenharia da Produção da universidade.


“Devido ao alto potencial do estado para geração de energia de fontes renováveis, e a tendência mundial para a prática da ‘economia verde’ em todos os setores econômicos, o porto-indústria do RN deveria ter a denominação de Porto-Indústria Verde”, afirma o professor.


“Os portos dos países mais desenvolvidos estão trabalhando para se transformar em ‘verdes’. Mas aqui já podemos nascer ‘verdes’, dentro dessa perspectiva”, complementa, destacando que um porto-indústria também tem a função de fabricar, armazenar, preparar mercadorias - entre elas, equipamentos da indústria de energias limpas - além de movimentar cargas.


A partir do estudo, Fátima autorizou o início do EIA/RIMA, que é o estudo e relatório ambiental, dando, assim, continuidade aos estudos técnicos para a construção do porto-indústria em Caiçara do Norte. A previsão é que o terminal comece a funcionar em meados de 2026.


Segundo Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), a previsão é de que 50 mil empregos sejam gerados somente na primeira fase (de 1 a 4 anos).


“Na primeira fase já teremos o cais, uma retroárea definida, a fabricação de peças e componentes, indústrias instaladas de operação e manutenção, que geram muitos empregos, porque são serviços. Portanto, já estará funcionando”, afirma.



Segundo o governo a construção do porto-indústria vai viabilizar a produção energia eólica no mar (offshore), bem como do hidrogênio verde (considerado o combustível do futuro).


O projeto porto também tem expectativas de trabalhar com diversos outros setores econômicos, como fruticultura, sal, mineração, pesca, óleo e gás.


A governadora Fátima Bezerra afirmou que levará a agenda para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.


“A transição energética é uma agenda irreversível, e acho que o Rio Grande do Norte não pode perder essa oportunidade. Vai ser muito desafiador, mas não vamos nos acomodar, temos que ter ousadia para pensar no melhor, primeiro para o povo do Rio Grande do Norte, depois para no que isso vai projetar o Brasil”, afirmou a governadora.


Governadora vê imagem projetada de porto-indústria que deverá ser construído no RN — Foto: Raiane Miranda


O estudo

Segundo o governo, foram investidos R$ 1,1 milhão na contratação de vários estudos, que também resultaram em projetos como o Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte e o Hub de Serviços para eólica onshore (em terra) e offshore (no mar).


Segundo o governo, o Estudo de Alternativa Técnica e Locacional para Infraestrutura de Transmissão Offshore e o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde também fazem parte da proposta mais ampla, que é o porto-indústria verde, um projeto de desenvolvimento econômico e sustentabilidade energética.


Segundo o governo, os estudos técnicos são importantes para dar segurança às empresas que apresentam interesse em se instalar no estado e cria um ambiente de confiança para Parcerias Público-Privado (PPP).


“Esse projeto não chegou de paraquedas. Ele começou em 2019 e faz parte de uma carteira de projetos que a gente considera estratégica em setores importantes, e que tem essa característica de sustentabilidade”, afirma Hugo Fonseca.


O estudo de viabilidade técnico-econômica-ambiental apresentado nessa quinta-feira (19) à governadora e para gestores e técnicos dos órgãos do Estado, como do Idema e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, contou com profissionais de diversas áreas, como de análise econômica e financeira, biologia e oceanografia, geologia marinha e ambiental, engenharias, assim como de logística e infraestrutura portuária.


Além de avaliar a localização geográfica, que culminou na escolha de Caiçara do Norte como local ideal, o estudo apresentou um plano estratégico para operacionalização do porto-indústria e o desenvolvimento de sua cadeia produtiva e industrial.


Para o governo, o porto deverá gerar benefícios como fortalecimento da industrialização do estado, geração de empregos e capacitação de mão de obra, além de redução do custo logístico, melhoria da infraestrutura logística marítima e maior competitividade no setor de energias renováveis.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça bloqueia mais de R$ 26 milhões de investigados por suposto desvio de dinheiro público em projeto da UFRN

Justiça Federal determinou o bloqueio de mais de R$ 26,5 milhões das contas de pessoas e empresas investigadas por suposto desvio de verba do Ministério da Saúde aplicada em um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - o "Sífilis, Não" - coordenado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais).


Agentes da CGU e da Polícia Federal em frente à Funpec, em Natal — Foto: Divulgação


Um dos alvos da ação é o coordenador do Lais, o professor Ricardo Valentim. A ação na Justiça Federal teve o sigilo suspenso após a Operação Faraó, deflagrada nesta quinta-feira (19) pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF).



A investigação durou mais de quatro anos. Segundo o que consta no processo, a apuração sobre o caso começou em 14 de agosto de 2018, após uma denúncia ao MPF. São investigados crimes como fraude à licitação, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro.


A informação repassada na denúncia era de que o proprietário de uma agência de publicidade de Brasília teria feito "acordos escusos" para celebrar um contrato de R$ 50 milhões com a Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), fundação de apoio da UFRN, destinado à realização de uma campanha publicitária sobre a sífilis.


Segundo o MPF, a investigação reúne 50 volumes de documentos e informações colhidas – algumas mediante quebra de sigilo de e-mails.


Nos documentos, os investigadores encontraram "indícios veementes" de que a licitação para a contratação da agência teria sido simulada, que a campanha publicitária contratada teve valores superfaturados e que as peças publicitárias entregues tiveram qualidade baixa em relação aos valores pagos. Ainda apontaram que subcontratações foram direcionadas a empresas ligadas à própria agência.


Segundo a investigação, o valor pago pelo poder público chegou a corresponder a R$ 221,78 por cada visualização dos vídeos produzidos - valor muito acima do esperado. Por um vídeo de um minuto, também com uma versão de 30 segundos, sem atores e apenas com uma narração e uma apresentação, teriam sido pagos R$ 504,5 mil.



O MPF ainda questiona o fato de a empresa contratada já ter um contrato com o Ministério da Saúde, por onde a campanha poderia ter sido realizada, inclusive por que o "breefing" - o material com as instruções sobre os vídeos - foi elaborado pela equipe de comunicação do Ministério da Saúde.


Mais de 20 mandados foram cumpridos nesta quinta (19) em Natal, São Paulo, Balneário Camboriú (SC) e Brasília.


Pesquisadores investigados

Em outra frente das apurações, os investigadores também colheram evidências de que servidores do Lais aproveitaram um termo de parceria firmado com uma associação, que recebeu recursos do projeto, para obter vantagens às quais não teriam direito, como hospedagens e despesas com alimentação no Brasil e no exterior, para participar de eventos supostamente ligados ao projeto da UFRN. Segundo o MPF, eles recebiam os valores mesmo já tendo as despesas custeadas por diárias da Funpec.


O dinheiro também teria custeado passagens e diárias de estudantes, bolsistas e pesquisadores do Lais vinculados a outros projetos, distintos do “Sífilis, não” (como o “Mais Médicos”). Além disso, os investigados teriam usado cartões corporativos com os quais custearam refeições em restaurantes caros, muitas vezes regadas a bebidas alcoólicas.


Na ação, o MPF afirma que os recursos públicos teriam sido usados inclusive para pagar hospedagens da esposa, do filho e da babá do filho do coordenador do projeto. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 102 mil das contas de Valentim.



Os valores de diárias também eram diferenciados para alguns pesquisadores e descumpririam a legislação sobre o assunto, segundo o MPF. A decisão de bloqueio de recursos e autorização para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram do juiz federal Mário Jambo.


O g1 procurou Ricardo Valentim por meio de telefone e por meio de aplicativo de mensagens, mas não recebeu retorno do professor. O advogado nomeado para defesa dele e da esposa também foi procurado, mas disse que as declarações à imprensa seriam feitas por meio da assessoria de imprensa do professor.


Em nota enviada na quinta-feira (19), a assessoria de imprensa do Lais afirmou que "todos os projetos e ações realizadas pelo Lais e seus pesquisadores são de conhecimento da sociedade e das autoridades, uma vez que regularmente apresentamos informações aos órgãos de fiscalização e controle. A transparência sempre foi uma de nossas marcas. Com muita tranquilidade, estamos à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários". A instituição também negou a existência de ilicitudes.


A UFRN e a Funpec também afirmaram que estão colaborando com as autoridades.


Fonte: g1

Leia Mais ››

STF autorizou o cancelamento da CNH em caso de atrasado do IPVA; verdade ou fake news?


Está circulando um rumor nos últimos dias que tem deixado os proprietários de veículos preocupados. Em suma, a Fake News diz que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o cancelamento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em caso de atrasado do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos).


A informação falsa está sendo espalhada nas redes sociais por muitos brasileiros. Em uma delas, um homem diz que “o STF autorizou o cancelamento de habilitação em caso de IPVA atrasado” com o objetivo de “diminuir o número de inadimplentes e veículos irregulares no país”.


Outra publicação ressalta que “quem estiver com o IPVA do carro atrasado terá o cancelamento da CNH, ordem do pilantra do Lula, agora é só fazer o L”.


 


IPVA atrasado suspende a CNH?

Como notado, a resposta para está pergunta é não. Todavia, segundo o boato, quem estiver com o IPVA atrasado perde a CNH e o devedor ainda deve refazer todo o processo para obtenção de nova habilitação, além de pagar uma multa de R$ 2.934,70.


De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), as informações sobre cancelamento de CNH por IPVA atrasado são falsas, como já mencionado. Até então, conforme a lei, não pagar o tributo pode resultar em multa.


Além disso, o condutor pode ter o nome inscrito na dívida ativa e ficar impedido de realizar o licenciamento do automóvel. Neste caso, sem a licença regular, o veículo pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH.


Vale ressaltar que, normalmente, a habilitação é suspensa em casos de infrações gravíssimas, como envolvimento em acidente, embriaguez, alta velocidade em trecho não permitido, entre outras situações.


Cálculo do IPVA 2023

O IPVA é calculado com base na tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Em suma, é levado em consideração os valores venais praticados no mês de setembro do ano anterior, ou seja, o tributo do próximo ano será cobrado de acordo com os preços de setembro de 2022.


Com relação as alíquotas, depende da categoria do veículo. Em São Paulo, por exemplo, varia entre 1% e 4% do valor venal, veja:


Caminhões – 1,5%;

Ônibus e micro-ônibus – 2,0%;

Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) – 2,0%;

Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos – 2,0%;

Demais veículos, inclusive automóveis de passeio tipo “flex” – 4,0%;

Veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras – 1,0%.


Fonte: Notícias de Concursos

Leia Mais ››