domingo, dezembro 18, 2022

Execução Sumária: Homem tem cabeça e testículos estourados a tiros de escopeta na zona rural de Baraúna no Oeste Potiguar


Um homem ainda não identificado foi sumariamente executado nesta manhã de domingo 18 de dezembro de 2022, no município de Baraúna, distante 26 Km de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. O corpo crivado de balas e com a cabeça e testículos estourados foi encontrado em uma estrada carroçável no Sítio Boágua na zona rural da cidade.


A vítima estava só de cueca e possivelmente ten ha sido raptada de alguma casa durante a madrugada e levada amarrada para o local onde foi morta de forma brutal. Além de atirarem na cabeça da vítima com arma de grosso calibre, os criminosos ainda atiraram em seus órgãos genitais. A perícia constatou ainda lesões de tortura pelas costas e pernas do homem.


No local a equipe pericial recolheu quatro cartuchos deflagrados de calibre 12. Até o momento não se sabe a identificação do homem, que aparenta ser jovem, já que não foi encontrado nenhum documento pessoal. A Polícia Militar informou que nenhuma família procurou a coorporação para reclamar de algum desaparecimento de pessoas na cidade.



A Polícia Civil, que esteve no local e acompanhou o trabalho da perícia, suspeita de que a vítima não morava em Baraúna e que seja de outra cidade. O corpo foi recolhido após a perícia e encaminhado ao ITEP unidade de Mossoró para ser examinado e só será liberado após sua identificação. A Polícia Civil de Baraúna vai investigar o crime.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Dono de Lanchonete é morto a tiros enquanto pilotava moto no Centro de Baraúna na região Oeste Potiguar

A cidade de Baraúna a 26 Km de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo. O crime aconteceu no início da tarde deste sábado 17 de dezembro de 2022, na Rua Carlos de Moraes, ao lado de um posto de combustíveis no Centro da cidade.



De acordo com as primeiras informações a vítima identificada como Ildones Tragino de 31 anos, natural de Mossoró e era comerciante do ramo de lanchonete. O mesmo foi alvejado com disparos de arma de fogo enquanto pilotava uma motocicleta, não resistiu e morreu antes da chegada do socorro médico


Uma ambulãncia do SAMU ainda foi ao local, mas somente para constatar o óbito. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, nem tão pouco a dinâmica do assassinato.


Segundo informações da Polícia Militar, há cerca de 20 dias atrás, a vítima tinha sofrido um atentado a tiros dentro de sua Lanchonete. Criminosos chegaram e atiraram várias vezes contra Ildones, mas ele conseguiu se abrigar e não foi atingido pelos tiros.


Neste sábado (17) ele sofreu um novo atentado, só que desta vez não teve a mesma sorte, sendo alvejado e morto. A Polícia Militar isola o local, aguardado o ITEP de Mossoró e a Polícia Civil para os procedimentos.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Motociclista é morto após ser atingido por caminhão no interior do RN

Um homem de 47 anos morreu após ser atingido por um caminhão na zona rural de Santana do Matos, na região Central do Rio Grande do Norte. O caso ocorreu neste sábado (17) e o caso foi atendido pela Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).


Vítima tinha 47 anos e morreu no local após colisão — Foto: Cedida/Cleto Filho


De acordo com os militares, o motociclista morreu na hora, antes mesmo do socorro chegar. A vítima foi identificada como Luzinaldo Teixeira de Souza. Ele era morador do município e foi atingido na lateral da motocicleta por um caminhão.


O veículo de carga era conduzido por um motorista residente em São Gonçalo do Amarante. Os militares foram chamados ao local, realizaram o teste do bafômetro, e atestaram que o motorista não havia consumido bebida alcoólica.



Os policiais realizaram os procedimentos cabíveis com o condutor, que permaneceu no local até a finalização dos procedimentos. Após esclarecimentos, o motorista foi liberado e foi gerado um boletim do acidente de trânsito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detento do semiaberto, homem é morto a tiros após voltar de presídio em Natal


Um homem de 25 anos foi morto a tiros neste sábado no bairro da Redinha, na zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Civil, o homem era um detento do regime semi-aberto e retornava do presídio quando foi surpreendido por criminosos.


A vítima foi identificada como Ítalo Luan Alves Bezerra. O corpo dele foi localizado por populares, que acionaram a polícia em seguida. O crime ocorreu durante a tarde deste sábado.


Ainda segundo a Polícia Civil, o homem estaria voltando do presídio Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal, quando foi surpreendido pelos criminosos. Ele tinha ido assinar documentos e resolver pendências relacionadas ao seu regime penal.



O local foi isolado por militares do 4º Batalhão e o caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP). Ninguém foi preso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe de bebê prematuro apresenta TCC dentro de hospital, na Grande Belém

A estudante de fonoaudiologia, Iria Beatriz Miranda, de 22 anos, deu à luz um bebê prematuro de 33 semanas no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, na Grande Belém, à poucos dias e, na última sexta (16), ela apresentou o trabalho de conclusão de curso (TCC) da própria unidade de saúde.


Iria Beatriz apresentou o TCC com o tema “Fonoaudiologia e Voz na transição de gênero: uma revisão integrativa de literatura”. — Foto: Reprodução / Ascom Sespa


Um misto de alívio e alegria tomou conta do lugar, onde a equipe de profissionais de saúde da unidade uniu esforços para que Iria concluísse mais essa etapa, de forma remota. O bebê está internado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (Ucin), para ganhar peso e tratar icterícia, quando ocorre uma coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas do bebê.



Iri está na unidade desde o dia do parto, no último dia sete de dezembro. E entre os cuidados com o filho e a esperança na rápida recuperação dele, a moradora do município de Abaetetuba — vizinho a Barcarena, na Região do Baixo Tocantins —, precisou se preparar para dar um passo tão importante na vida acadêmica.


“Embora a rotina dentro do Hospital cuidando de um recém-nascido seja cansativa, tentei nos intervalos estudar e planejar a apresentação. Não foi fácil, mas a gente tenta manter a calma, para que no final dê tudo certo”, contou.


Hospital Materno-Infantil de Barcarena, na Grande Belém. — Foto: Ascom HMIB


Quando a história se espalhou pelo Hospital, começou a mobilização para que a estudante apresentasse o TCC. A equipe reservou uma sala, separou os equipamentos e viabilizou a internet. Até mesmo um mutirão de beleza foi feito para a defesa da monografia.



"Montamos toda uma estrutura para a apresentação, até a produção dela. Para nós, é muito gratificante fazer parte desse momento. Temos com nosso principal objetivo fazer um atendimento humanizado. Por isso, estamos sempre dispostos a eternizar esses momentos", ressaltou a psicóloga Milenna Alves.


Antes de chegar à aprovação com louvor da monografia sobre o tema “Fonoaudiologia e Voz na transição de gênero: uma revisão integrativa de literatura”, que recebeu a nota 10 da banca examinadora, ela enfrentou vários contratempos.


“Descobri a gravidez em julho. Foi um susto. Estava concluindo o 7º semestre. Já no 8º semestre passei a fazer estágio em Belém, Ananindeua e Icoaraci, e depois retornava para Abaetetuba. Neste período, a minha maior motivação e força era pensar no meu filho. Tudo isso está sendo desafiador e cansativo. Estava me preparando para me apresentar presencialmente com a minha equipe, mas os planos de Deus foram outros”, relatou Iria.


No dia dois de dezembro, mesmo com os primeiros sinais de parto, ela seguiu com os compromissos da faculdade. Mas quando as cólicas persistiram, Iria procurou atendimento médico e foi informada que já estava com cinco centímetros de dilatação.


“Fui encaminhada para o Hospital Materno Infantil, onde tive o meu filho de parto normal. Ele nasceu com 33 semanas, pesando 1,64 kg e medindo 41 cm”, disse Iria.



O peso atual do menino é 1.535 kg, e deve receber alta quando atingir 1.800 kg.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Como será o funcionamento dos bancos neste fim de ano?

Quer organizar suas operações financeiras neste final de ano? A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou as datas de funcionamento das agências e serviços bancários durante as vésperas e dias de feriado de Natal e na virada do ano.


Agências bancárias não vão abrir nos feriados de Natal e Confraternização Universal, mas áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes. — Foto: Freepik


Confira:


Dia 23/12 (sexta-feira): o expediente será normal tanto para atendimento ao público como para operações.

No Natal, dias 24 (sábado) e 25 (domingo), os bancos não funcionarão.

Dia 29/12 (quinta-feira) será o último dia de expediente bancário normal em 2022.

Em 30/12 (sexta-feira), não haverá expediente e as agências bancárias não abrem para atendimento ao público.

Também não haverá expediente durante o feriado da Confraternização Universal, de 31 de dezembro de 2022 (sábado) a 1º de janeiro de 2023 (domingo).

O atendimento normal será retomado em 02/01, primeiro dia útil de 2023.

Vale lembrar: durante os feriados, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento para realizar transações, como operações em dispositivos móveis e pela internet, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.


Carnês e contas de consumo (como de energia, água e telecomunicações) vencidos durante os feriados poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já têm as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais.


Também é possível agendar os pagamentos das contas de consumo com código de barras nos próprios caixas automáticos. No caso de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, boletos podem ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acidente entre dois carros e um ônibus deixa cinco mortos e cinco feridos na BR-020

Um acidente entre dois carros de passeio e um ônibus deixou cinco pessoas mortas na BR-020, entre Alvorada do Norte e Santa Maria, no norte de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, outras cinco pessoas ficaram feridas.


Acidente entre carros e ônibus causa mortes na BR-020, em Goiás — Foto: Divulgação/CBMGO


O acidente aconteceu na tarde de sábado (17). De acordo com a equipe que atendeu a ocorrência, todos os mortos eram de um mesmo carro e estavam presos às ferragens. Já os ocupantes do outro veículo tiveram apenas ferimentos leves.


Como o nome dos feridos não foram divulgadas, o g1 não conseguiu o estado de saúde delas até a última atualização desta reportagem.



Os bombeiros informaram que a ocorrência durou 9 horas e a pista ficou interditada por um período de 2 horas. A dinâmica do acidente ainda não foi informada.


Carro fica destruído após acidente com ônibus na BR-020, em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

IML chega ao local para a retirada dos corpos — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros atendeu ocorrência de acidente entre carros e ônibus na BR-020, em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três homens morrem após carro em que eles estavam capotar na Avenida Paralela, em Salvador

Três homens com idades entre 26 e 21 anos morreram após o carro em que eles estavam capotar na madrugada deste domingo (18), na Avenida Paralela, uma das principais de Salvador.


Três homens morrem após carro em que eles estavam capotar na Avenida Paralela, em Salvador — Foto: Divulgação/Transalvador


Segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), o acidente aconteceu por volta das 1h30, próximo ao viaduto do Centro Administrativo da Bahia (CAB), no sentido centro.


As vítima foram identificadas como Arthur Silva Batista, de 26 anos, Paulo Henrique Garcez dos Santos, de 21, e Henrique Maurino Cândido, de 23.


Por causa do acidente, agentes da Transalvador fizeram a contenção do trânsito no local. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e fez a remoção dos corpos das ferragens.


Ainda não há informações sobre a causa do acidente, que é investigado pela 11ª Delegacia Territorial (DT) de Tancredo Neves. A Polícia Civil informou que aguarda os resultados dos laudos periciais do veículo, que ficou totalmente destruído após o impacto.


Os corpos de Arthur Batista, Paulo Santos e Henrique Cândido foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Federal flagra garimpo ilegal ativo há 10 anos em terra indígena no Pará e com trabalho semelhante à escravidão

A Polícia Federal realizou uma operação contra um garimpo ilegal que funcionava havia dez anos dentro da Terra Indígena (TI) Trincheira Bacajá, em Altamira, no sudoeste do Pará.


Guardiões do Bioma deflagrou uma operação no garimpo Manelão, em Altamira, no Pará — Foto: Ascom/PF


A área de preservação do povo Xikrin Mebengokrê, que abrange os municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu e Senador José Porfírio, se tornou uma das mais desmatadas da Amazônia nos últimos 3 anos, segundo o Ministério Público Federal (MPF).


Na ação realizada na sexta-feira (16), dentro do território, conhecido como Garimpo Manelão, que fica a 200 quilômetros do centro urbano do município, os agentes da PF constataram crimes ambientais e trabalho semelhante à escravidão.


Trabalhadores eram submetidos em condições sub humanas para a lavra do ouro — Foto: Ascom/PF


Na operação, foram usados três helicópteros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).


Os agentes encontraram dentro da TI duas escavadeiras hidráulicas, que foram destruídas, conforme manda a lei. Também foram apreendidas peças que aparentavam ser de ouro, além de ferramentas usadas na extração do minério e uma arma de fogo.


No local foram encontradas escavadeiras hidráulicas, que foram destruídas pelos agentes — Foto: Ascom/PF


Os agentes constataram ainda que operários eram mantidos em condições sub-humanas, sem equipamentos de proteção para executar a lavra do ouro.


Trabalhadores informaram aos agentes que a carga horária diária chegava a 12 horas, não sendo fornecido qualquer equipamento de proteção individual.


Os trabalhadores viviam em barracões sem qualquer condição de higiene, sem local adequado para banho e necessidades pessoais.


Os agentes constataram ainda que operários eram mantidos em condições sub-humanas, sem equipamentos de proteção para executar a lavra do ouro.


Trabalhadores informaram aos agentes que a carga horária diária chegava a 12 horas, não sendo fornecido qualquer equipamento de proteção individual.


Barracões não possuíam qualquer condição de higiene, de acordo com a Polícia Federal — Foto: Ascom/PF

Porcos e onças transitam no local, de acordo com as informações coletadas, o que, de acordo com a PF, demonstra a total situação de risco e descaso a que foram expostos os trabalhadores.


Situação encontrada em garimpo ilegal foi de condição análoga a de escravo, segundo a Polícia Federal — Foto: Ascom/PF


As penas somadas dos crimes investigados podem chegar a 14 anos de prisão, segundo a PF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Maioria dos aeronautas rejeita proposta para renovação de convenção

Em anúncio realizado neste domingo (18), os aeronautas mostraram o resultado que rejeitou a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.


Aeroporto de Congonhas — Foto: Cíntia Acayaba/g1


Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes.


Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de vôo, navegador e radioperador de vôo.


Com isso, o sindicato convocou os aeronautas associados da aviação regular para greve, que deve ser realizada nos aeroportos de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, com paralisações diárias entre 6h e 8h.



O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, na sexta-feira (16), a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço no caso de greve da categoria. A decisão é uma resposta à ação judicial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).


Proposta apresentada e recusada pelos trabalhadores:


100% INPC nos salários fixos e variáveis + 0,5% de aumento real, a


incidir sobre:


Diárias Nacionais

Piso Salarial

Seguro

Multa por descumprimento da Convenção

Vale Alimentação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula faz nova reunião com Lira em meio à tentativa de aprovar PEC da Transição na Câmara

O presidente eleito Lula (PT) se reuniu neste domingo (18) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília.


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira, em imagem de arquivo — Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


O encontro aconteceu no hotel onde Lula está hospedado na capital. Nenhum dos dois falou com a imprensa depois da reunião. O presidente eleito e o presidente da Câmara têm feito várias reuniões nas últimas semanas.


A reunião deste domingo acontece em meio à tentativa do governo eleito de aprovar na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Transição – leia detalhes mais abaixo.


O que está travando a PEC da Transição?

PSOL decide apoiar Lula, mas sem cargos

Governo Lula terá 37 ministros, diz Rui Costa


A PEC da Transição foi aprovada pelo Senado no último dia 7. Agora, cabe à Câmara discutir a PEC. O texto será submetido a dois turnos de votação e precisará dos votos de ao menos três quintos dos parlamentares (308 dos 513 deputados).


A expectativa do governo eleito é que a proposta seja votada nesta semana. A votação está prevista para a próxima terça (20).


PEC da Transição

Entre outros pontos, a PEC da Transição:


eleva o teto de gastos em R$ 145 bilhões;

exclui as despesas com o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) do teto de gastos por dois anos.


O governo eleito argumenta que a medida é necessária para garantir o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família em 2023. Isso porque o Orçamento proposto pelo governo Jair Bolsonaro garante o pagamento de R$ 400.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PSOL anuncia decisão de integrar base de Lula no Congresso, mas sem ocupar cargos no governo

O PSOL anunciou neste sábado (17) a decisão de integrar a base de apoio ao presidente eleito Lula (PT) no Congresso Nacional, mas sem ocupar cargos no futuro governo.


Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Carla Carniel/Reuters


A legenda, que integrou a oposição nos quatro anos do governo Jair Bolsonaro, apoiou a eleição de Lula neste ano.


Lista: quem apoiará Lula, fará oposição ou será neutro

Esplanada: governo Lula terá 37 ministérios, diz Rui Costa

Entenda: o que se sabe sobre o futuro governo

Ao todo, o PSOL elegeu 12 deputados federais para a legislatura que começa em 2023, entre os quais Guilherme Boulos (SP), integrante da equipe de transição de governo (núcleo de Cidades e Habitação).



"O PSOL apoiará o governo Lula em todas as suas ações de recuperação dos direitos sociais e de interesses populares. Estaremos presentes nas trincheiras do parlamento e nas lutas do povo brasileiro, combatendo a extrema-direita e defendendo o governo democraticamente eleito, mas o PSOL não terá cargos na gestão que se inicia", afirmou o partido em texto publicado em seu site oficial.


Pautas prioritárias

O texto afirma ainda que a relação com Lula será diferente da feita por partidos do chamado Centrão.



Ainda conforme o partido, "construir a unidade não representa suprimir as diferenças". O PSOL afirma ter como foco as políticas que combatam fome, desemprego, desmatamento e racismo, além de medidas que possam garantir a defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+, além da retomada do Minha Casa, Minha Vida e dos investimentos em áreas como saúde e educação.


"Nossa relação será baseada no compromisso com as pautas populares, não em negociação de espaços ou condicionada à composição de Ministérios. Enquanto o Centrão negocia cargos, o PSOL irá privilegiar a negociação de propostas", diz o texto.


Posicionamento dos partidos

PL (99 deputados) - OPOSIÇÃO


O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, afirmou que a legenda fará oposição ao governo Lula. Sigla à qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado e pelo qual tentou a reeleição, o PL apoiou Lula e esteve na base de apoio do petista quando ele foi presidente, entre 2003 e 2010.


PT (68 deputados) - BASE GOVERNISTA


A legenda, presidida por Gleisi Hoffmann, é a mesma do presidente eleito.


União Brasil (59 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


Segundo o blog do Valdo Cruz, o partido será procurado por Gleisi, a presidente do PT. Após o primeiro turno, o União Brasil decidiu liberar os diretórios estaduais para apoiar Lula ou Bolsonaro.



PP (47 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


A legenda tem Ciro Nogueira, que é ministro da Casa Civil de Bolsonaro, como presidente licenciado. Ao site Poder360, o líder do partido na Câmara, André Fufuca, disse que a legenda aguardaria o final do governo Bolsonaro para debater a questão.


MDB (42 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


Ao lado do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, formalizou o convite para que a sigla integre a equipe de transição do governo. Rossi disse que o convite será discutido com líderes do partido, mas que vê "espírito colaborativo" dentro do MDB.


No segundo turno das eleições presidenciais, o MDB ficou neutro. Entretanto, a candidata do partido à presidência, a senadora Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, apoiou Lula.


Tebet também já foi anunciada como colaboradora da equipe de transição para cuidar da área de desenvolvimento social. A senadora também é cotada para compor ministério do governo de Lula.


PSD (42 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


O partido foi convidado pelo PT para integrar a equipe que fará a transição e participar do conselho político que será formado. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, divulgou que teve uma "ótima conversa" com o presidente do PSD, Gilberto Kassab.



"O deputado Antônio Brito foi indicado para compor o Conselho. Mais tarde, o PSD indicará os membros que integrarão o governo de transição", publicou Gleisi em uma rede social.


Em entrevista à GloboNews, Kassab disse que é natural a discussão para um eventual alinhamento da sigla ao governo de Lula. Ele também afirmou que "parcela expressiva" de integrantes da legenda já têm apoiado Lula desde a campanha, o que facilitaria a aproximação com o PT.


Republicanos (41 deputados) - NEM BASE GOVERNISTA NEM OPOSIÇÃO


Após a eleição de Lula, o presidente da legenda, Marcos Pereira, escreveu em uma rede social que reconhece a eleição de Lula e parabenizou Bolsonaro pelo "grande resultado".


"Nós, do Republicanos, vamos manter a coerência e seguir um caminho de independência, aprovando aquilo que for bom para o Brasil e criticando aquilo que for ruim", escreveu Pereira.


No dia 23 de novembro, o partido oficializou a postura de independência por meio de nota, afirmando que não se negará "ao diálogo e à colaboração".


O partido é o mesmo de Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo e apoiado por Bolsonaro.


PDT (17 deputados) - BASE GOVERNISTA


Após o primeiro turno, o PDT, que teve Ciro Gomes como candidato a presidência e ficou em quarto lugar, declarou apoio a Lula.



PSB (14 deputados) - BASE GOVERNISTA


A legenda, presidida por Carlos Siqueira, é a mesma do vice-presidente eleito na chapa de Lula, Geraldo Alckmin.


PSDB (13 deputados) - NEM BASE GOVERNISTA NEM OPOSIÇÃO


O presidente do partido, Bruno Araújo, afirmou que a legenda não fará parte do governo de Lula, mas que está comprometido com a "governabilidade" e "estabilidade" do país.


PSOL (12 deputados) - BASE GOVERNISTA


O presidente do partido, Juliano Medeiros, integra o conselho político da equipe de transição. Guilherme Boulos, deputado federal eleito, afirmou em uma rede social que irá integrar a equipe de transição. Ele afirmou que atuará na "área de Cidades e Habitação".


Podemos (12 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


Após o primeiro turno, o partido liberou seus filiados para apoiar Lula ou Bolsonaro. No primeiro turno, o Podemos apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB) à presidência.


Avante (7 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


A legenda é a mesma do deputado federal André Janones, um dos principais nomes da campanha de Lula.


PSC (6 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


Em O PSC decidiu apoiar o presidente Bolsonaro durante a campanha pela reeleição. O partido ainda não anunciou se apoiará Lula no governo ou se fará oposição.



PC do B (6 deputados) - BASE GOVERNISTA


A legenda, presidida por Luciana Santos, fez parte da Coligação Brasil da Esperança, que tinha Lula como candidato à Presidência.


PV (6 deputados) - BASE GOVERNISTA


O partido fez parte da Coligação Brasil da Esperança, que tinha Lula como candidato à Presidência.


Cidadania (5 deputados) - BASE GOVERNISTA


O partido apoiou Lula no segundo turno. No primeiro turno, o Cidadania se coligou com MDB, Podemos e PSDB em torno da candidata Simone Tebet. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente do partido, Roberto Freire, disse que em um "primeiro momento" apoiará Lula.


Patriota (4 deputados) - AINDA NÃO ANUNCIOU


Os partidos PTB e Patriota anunciaram fusão, e a nova sigla deve se chamar Mais Brasil.


Solidariedade (4 deputados) - BASE GOVERNISTA


Os partidos Pros e Solidariedade anunciaram fusão. As duas siglas compõem a coligação de Lula.


Novo (3 deputados) - OPOSIÇÃO


Em uma rede social, o presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, fez criticas ao PT e disse que o partido do presidente eleito "nunca teve um projeto de país". "Seremos oposição", escreveu Ribeiro.


O partido teve Felipe d'Avila como candidato à Presidência. Após o primeiro turno, o Novo não formalizou apoio a Bolsonaro, mas publicou nota dizendo ser contra o PT e o lulismo, liberando seus filiados e eleitores a votarem de acordo com a "consciência" e "princípios partidários".



Pros (3 deputados) - BASE GOVERNISTA


Os partidos Pros e Solidariedade anunciaram fusão. As duas siglas compõem a coligação de Lula.


Rede (2 deputados) - BASE GOVERNISTA


Marina Silva, deputada federal eleita por São Paulo, foi uma das principais apoiadoras da campanha de Lula, de quem se reaproximou nesta eleição.


Marina foi ministra do Meio Ambiente do governo de Lula, entre 2003 e 2008. Em entrevista à GloboNews após a eleição de Lula, Marina foi perguntada sobre ser ministra novamente, mas desconversou.


PTB (1 deputado) - AINDA NÃO ANUNCIOU


Os partidos PTB e Patriota anunciaram fusão, e a nova sigla deve se chamar Mais Brasil. Roberto Jefferson, ex-deputado e que já foi presidente do partido, é apoiador de Bolsonaro. Jefferson foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia futuro chefe da Casa Civil

O governador da Bahia e futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou neste sábado (17) que o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios.


Gleisi Hofmmann e Rui Costa falam com jornalistas em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1


Atualmente, no governo Jair Bolsonaro, o Executivo está dividido em 23 pastas.


O anúncio foi feito pelo governador após reunião com o presidente eleito Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.


Segundo Rui Costa, haverá o desmembramento de pastas, mas sem a criação de cargos.


"Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios", disse Rui Costa.



Pastas

Conforme o futuro ministro da Casa Civil, entre os ministérios que voltarão a existir, estão:


Pesca

Cidades

Esporte

Haverá ainda uma pasta específica para os Povos Originários, o que foi prometido por Lula durante a campanha eleitoral.


Costa afirmou também que o atual ministério da Infraestrutura será dividido em duas pastas:


Transportes – que cuidará de rodovias e ferrovias

Portos e Aeroportos

Ele confirmou ainda que o atual ministério da Economia será desmembrado em:


Fazenda

Planejamento

Gestão e Desenvolvimento

Indústria e Comércio

Segundo o futuro ministro, a pasta da Gestão visa a aumentar a eficiência dos gastos da administração, com redução de despesas e incentivar o uso de novas tecnologias.


Já a pasta do Planejamento tratará de ações de "longo prazo, com projetos estruturantes, cuidando da economia, da infraestrutura".


O g1 solicitou à equipe de Lula a lista com as 37 pastas que farão parte do governo do petista, mas o documento não foi disponibilizado até a última atualização desta reportagem.


O desenho da Esplanada de Ministérios de Lula será definido por meio de medida provisória a ser editada no começo de 2023.


Segundo Rui Costa, Lula deve anunciar novos futuros ministros ao longo da próxima semana.



Costa contou também que eles utilizaram, como "esqueleto" do novo governo, a divisão da Esplanada do segundo mandato de Lula, que encerrou com 37 ministérios.


O recorde foi no segundo mandato de Dilma Rousseff, que tinha 39 ministérios.


Ministros já anunciados

Até o momento, somente seis ministros do futuro governo foram anunciados:


Fernando Haddad (Fazenda)

Flávio Dino (Justiça)

Rui Costa (Casa Civil)

Margareth Menezes (Cultura)

José Múcio Monteiro (Defesa)

Mauro Vieira (Relações Exteriores)

Segundo o colunista do g1 Gerson Camarotti, o ex-governador do Ceará Camilo Santana foi convidado para assumir o Ministério da Educação, mas o anúncio não ainda não foi oficializado.


E o ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) ganhou força para assumir o Ministério do Planejamento, segundo a colunista do g1 Julia Duailibi. Luiz Marinho está cotado para ser chefe da pasta do Trabalho. E Indústria pode ficar com Josué Gomes da Silva.


O MDB pleiteia o Ministério do Desenvolvimento Social, que será recriado e cuidará do Bolsa Família e outros programas de assistência.


A senadora Simone Tebet (MDB-MS) – que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial e apoiou Lula no segundo turno – é o nome que o partido quer ver na chefia da pasta. O PT, contudo, resiste a entregar o ministério para outra legenda.



PEC da Transição

A discussão sobre o desenho da Esplanada dos Ministérios ocorre no momento em que Lula e o PT tentam ampliar apoio no Congresso para a aprovação da PEC da Transição, que, entre outros pontos, eleva o teto de gastos para assegurar o pagamento do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) de R$ 600.


O texto também recompõe o orçamento de diversas áreas consideradas prioritárias pelo presidente eleito. Lula busca recursos para fazer investimentos no próximo ano.


A proposta já foi aprovada pelo Senado na semana passada, mas não avançou na Câmara dos Deputados nos últimos dias.


O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de ações que contestam o orçamento secreto e a disputa de partidos por cargos no futuro governo travaram a análise da PEC da Transição na Câmara.


Questionado sobre o tema, Rui Costa afirmou que Lula "não quer misturar as duas coisas: a votação na Câmara e a escolha dos ministérios".


"A votação na Câmara, o presidente espera, nós esperamos, o povo brasileiro espera que a atitude da Câmara seja semelhante à do Senado. O Senado, em momento nenhum, condicionou a uma negociação de mistérios ou de cargos, e temos a confiança, a crença, de que a Câmara fará a mesma coisa", afirmou o futuro ministro da Casa Civil.



Granja do Torto

Costa afirmou que não há previsão, nos próximos dias, de Lula se mudar para a residência oficial da Granja do Torto.


A casa de campo da Presidência foi desocupada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, porém a equipe da transição fará uma vistoria no imóvel, localizado em Brasília.


“Nós teremos a visita, uma equipe técnica irá fazer a visita da Granja do Torto para verificar as condições que ela se encontra. Uma vez identificada as condições, o que precisa ser feito para que o presidente possa utilizá-la”, disse.


Costa explicou que será feito um levantamento da situação do imóvel e, caso necessário, serão feitos reparos. Lula atualmente está hospedado em um hotel na região central de Brasília.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula parabeniza papa Francisco pelo aniversário de 86 anos

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou neste sábado (17) o papa Francisco pelo aniversário de 86 anos.


O papa Francisco e o presidente eleito Lula durante encontro em 2020 — Foto: Reprodução/Twitter LulaOficial


Na mensagem, divulgada nas redes sociais do petista, o presidente eleito afirmou que o papa é "exemplo" de "dedicação no combate à fome e desigualdade".


"Desejo muita saúde ao amigo Papa Francisco, que hoje completa 86 anos. Um exemplo de vida, solidariedade e dedicação no combate à fome e desigualdade. Que suas palavras sigam nos inspirando na busca por um mundo mais fraterno, de amor e paz", afirmou Lula.


O papa Francisco e Lula durante encontro em fevereiro de 2020 — Foto: Reprodução/Twitter Lula Oficial


Encontro em 2020

Em fevereiro de 2020, o petista viajou até o Vaticano para se encontrar com o pontífice.


Na ocasião, segundo a equipe de Lula, o político brasileiro e o religioso argentino conversaram sobre fome, desigualdade social e intolerância.


Em rede social, o ex-presidente afirmou que conversaram "sobre um mundo mais justo e fraterno".


Fonte: g1

Leia Mais ››