quinta-feira, agosto 15, 2013

Polícia da Paraíba procura jovem que postou foto na internet segurando uma arma

A foto de uma jovem, supostamente paraibana, posando com um revólver em punho está intrigando a Polícia da Paraíba, que decidiu iniciar uma investigação para descobrir a identidade da garota.

Autoridades estão fazendo um apelo à população para, caso reconheça a jovem, comunique através do 190.

Na fotografia, a menor aparenta estar usando uma farda de escola, mas a polícia não conseguiu descobrir se a suspeita tem fundamento.


Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

Receita libera pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda

A Receita Federal libera hoje (15) no banco o dinheiro das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física do terceiro lote. São 1,099 milhão de contribuintes com direito à restituição. O valor está acrescido de 2,93%. No lote, foram liberadas também declarações de anos anteriores que estavam retidas na malha fina desde 2008

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.

A restituição do IR fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-lo na página da Receita na internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Supremo Tribunal Federal afirma que governos não podem descontar os dias parados por motivo de greve no serviço público

O Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que todos os Tribunais do País sigam a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que declarou a ilegalidade do desconto de greve. E isso há tempos. A decisão está valendo desde março de 2012.

A sentença do TJ-RJ, acolhida pelo STF, favoreceu os servidores da Faetec que aderiram a uma greve ainda em 2006. Para o tribunal fluminense, o desconto do salário do trabalhador grevista representa a negação do próprio direito de greve, na medida em que retira dos servidores seus meios de subsistência.

Além disso, segundo a decisão colegiada, não há norma legal autorizando o desconto na folha de pagamento do funcionalismo, tendo em vista que até hoje não foi editada uma lei de greve específica para o setor público.

O entendimento do TJ-RJ afirma ainda que, não havendo lei específica acerca de greve no setor público, não se pode falar em corte ou suspensão de pagamento de salários dos servidores por falta de amparo no ordenamento jurídico. 

Reprodução Cidade News Itaú via Gilberto Dias
Leia Mais ››

Preconceito contra beleza: Mulher é impedida de assumir cargo por ser “bonita demais”

Uma jovem candidata a vereadora no interior do Irã foi impedida de assumir o cargo por ser “bonita demais”, segundo a imprensa local.

Candidata em Qazvin (norte), Nina Siahkali Moradi, 27 anos, obteve 10 mil votos na eleição ocorrida junto com o pleito presidencial, em junho.

O resultado a colocou na 14ª posição num ranking que qualificava os 13 primeiros entre 163 candidatos.

Com a desistência do primeiro colocado, Moradi entrou na lista dos vencedores. Mas conservadores barraram sua ida à prefeitura.

“Seus votos foram anulados por causa de suas credenciais”, disse Reza Hossaini, do comitê local de monitoramento de eleições.

“Não queremos uma modelo desfilando na prefeitura”, disse um clérigo local.

Seus adversários já a haviam acusado de manter comitê de campanha que atraía comportamentos incompatíveis com valores islâmicos.

Moradi conquistou apoio ao defender direitos da mulher e incentivos culturais.

O incidente contraria esforços do novo presidente iraniano, Hasan Rowhani, que acaba de nomear uma vice-presidente como parte da promessa de promover direitos da mulher.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Padre é achado morto amarrado em árvore

O padre Lauro de Deus Nogueira Sobrinho, coordenador de comunicação da Arquidiocese de Teresina, foi encontrado morto, na tarde desta quarta-feira (14), no Km 85 da BR-316, próximo ao município de Barro Duro, distante a 83 km da capital. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo que foi encontrado por uma equipe da Eletrobras que viu um carro abandonado em uma estrada vicinal a cerca de 200 metros da BR.
Ainda de acordo com a PM, o corpo estava dependurado em uma árvore. No carro do vigário não havia sinais de arrombamento e o local foi isolado por policiais do Grupamento da Polícia Militar de Barro Duro e da Força Tática de Água Branca. Péritos da Polícia Civil estão no local realizando os procedimentos periciais.
O soldado da Força tática de Água Branca Marcos Roosevelt afirma que o corpo estava a cerca de 80 centímetros do chão e em local de fácil acesso. "Todos os perteces foram encontrados. A documentação pessoal estava no carro, mas o chinelo e os óculos estava próximos ao corpo", afirma.
A PM isolou o local para a realização da perícia e por volta das 22h30 o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para a realização dos procedimentos legais.

Reprodução Cidade News Itaú via Cassinho Morais
Leia Mais ››

Grande Incêndio destruiu loja de ferragens na cidade de Parazinho/RN


Um incêndio destruiu a loja “Ferragens Trevo” situada na Praça Senador João Câmara, Centro de Parazinho, no final da noite desta terça-feira 13 de agosto.

Os próprios Parazinhenses evitaram que o fogo se alastrasse aos prédios vizinhos. A presença de muitos produtos inflamáveis (ferragens, material elétrico e hidráulico) ajudou a propagar as chamas. Durante o combate ao fogo que não foi fácil foi usado muita água trazida por carros pipas, baldes e mangueiras. Ninguém ficou ferido durante o incêndio.

A intensidade das chamas levou vários moradores a deixarem os prédios vizinhos, com medo de serem atingidos. 

O Corpo de Bombeiro chagou ao local do incêndio por volta das 02:30 horas da madrugada, mais o fogo já estava contido e controlado depois de mais de 2 horas de trabalho intenso usando assim 16 mil litros de água, segundo motoristas dos carros pipas. Não se sabe as causas do incêndio. Há suspeita de que um curto-circuito tenha originado o fogo.

Reprodução Cidade News itaú via Parazinho na mídia/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Mulher sai para fazer compras e descobre que está morta

19_57_28_505_fileEm janeiro deste ano, a aposentada Maria Regina Ferreira de Souza passou por uma situação constrangedora em um supermercado. Quando tentava pagar as compras, o cartão da senhora estava bloqueado. Maria Regina também teve a pensão da Marinha e a aposentadoria canceladas.

Ao procurar o seguro social, a mulher foi informada que estaria morta, segundo o documento emitido no INSS. Desde então, Maria Regina vive com ajuda dos filhos e de irmãos. Para ela, a situação foi humilhante.

— Estou me sentindo indignada, humilhada.

A morte da mulher foi emitida em 20 de dezembro de 2012. Segundo o documento, o corpo dela estaria enterrado no cemitério do Caju, na zona portuária do Rio, porém, não havia nenhum registro na administração do cemitério.

Mesmo com a morte declarada, o atestado de óbito da mulher veio com erros. No documento consta que Maria não tinha filhos e era casada. Contudo, a aposentada afirma que teve quatro filhos e sempre foi solteira.

— Eles botaram aí que eu não tive filhos, eu tive quatro.

O caso está sendo investigado pela delegacia de Realengo (33ª DP). O delegado afirma que vai investigar o médico que assinou o atestado e que o caso tem muitas fraudes.

— Essa ocorrência envolve várias fraudes. Fraudes junto ao banco, ao INSS, supostos médicos. Nós não temos certeza se o médico que participou do trâmite é realmente médico. Nós temos que saber se alguém está retirando o benefício por ela.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

BR 304: torcedor do Ceará morre vitima de atropelamento.

Na manha desta terça-feira (14/08/2013), por volta das 06hs30min, um torcedor do Ceará vinha de Recife / PE, em um micro ônibus, juntamente com vários torcedores da torcida Independente do Ceará,  quando na BR 304, nas proximidades da cidade de Santa Maria / RN, o veiculo quebrou e os torcedores desceram do veiculo, e foi neste momento em que o jovem Emerson Ronaldo da Costa, de 21 anos, foi colhido por um veiculo do modelo Sandero de cor branca, que trafegava na via no mesmo sentido dos torcedores.

A vitima foi arrastada por mais de 100 metros, do local do impacto, e já cai ao chão sem vida. Uma equipe do SAMU metropolitano, veio ate o local, onde constataram o óbito,  e com isso acionaram a PRF e o ITEP, para serem feitos os procedimentos cabíveis.

A equipe do Blog F5 Apodi, passava no local do acidente na hora do acontecido, e registrou algumas imagens, e informações do ocorrido.

Segundos amigos da vitima, que viajavam com o mesmo, todos estavam dormindo e quando souberam que o micro ônibus quebrou, resolveram descer, e a vitima em tom de brincadeira, ao avistar uma plantação de milho de no outro lado da BR, convidou os amigos para irem pegar milho, e foi nessa hora em que foi atropelado pelo veiculo.

Mais Imagens



Reprodução Cidade News Itaú via F5 Apodi
Leia Mais ››

Festa Sedução termina com briga generalizada em A Fazenda

Com elenco fraco, A Fazenda estreia com menor audiência de todas as edições - 1 (© Montagem Famosidades)Mateus Verdelho e Denise Rocha protagonizaram mais uma briga memorável em 'A Fazenda 6', na madrugada desta quinta-feira (15).

Conforme combinado anteriormente entre o modelo, Yudi Tamashiro e Beto Malfacini, a peoa tomou um banho com a água gelada de um balde.

A ação aconteceu enquanto os confinados dançavam na pista da Festa Sedução.

Assim que percebeu a provocação, a advogada não deixou barato e começou a xingar o Fazendeiro da semana, dizendo que ele é 'mauricinho' e não precisa do prêmio de R$ 2 milhões.

Mesmo assim, apesar da troca de farpas, o clima continuou ameno. Denise limpou o gelo que estava em sua saia e os peões curtiram a música que tocava.

Mateus decidiu, então, pegar um rodo e pano e chão para limpar a pista, quando molhou mais uma vez a adversária, propositalmente. Foi o suficiente para a bomba explodir.

Os xingamentos tomaram conta da festa. Enquanto a peoa chamava o DJ de 'playboy' e 'homofóbico', ele retrucava com 'garota de programa' e outras palavras impublicáveis.

Andressa x Bárbara 

Enquanto Mateus Verdelho provocava Denise Rocha, Andressa Urach tentava conter os ânimos, pedindo para que o peão se afastasse.

A Furacão da CPI, então, começou a xingar Bárbara Evans de 'patricinha', além de continuar o show de xingamentos direcionados ao modelo.

Irritada, Bárbara envolveu na discussão a vice-Miss Bumbum, que também não economizou ofensar. 'Sua p***. Quer se fazer de apaixonadinha agora. Te conheço, você é rodada lá no Rio de Janeiro', acusou Urach.

Yani x Yudi

Nervosa com a situação, Yani de Simoni decidiu reclamar da 'brincadeira' com Yudi Tamashiro.

Para ela, a pista molhada estava acabando com o clima da festa, que acontece apenas uma vez por semana - ela já foi para o celeiro três vezes e temia não poder curtir mais uma comemoração.

O apresentador tentou explicar o ocorrido, justificando que não era a intenção do grupo acabar com a farra, mas nada adiantou.

Depois de muita conversa, os dois parecem ter acertado os ponteiros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Minotauro quer voltar ao octógono na mesma noite que Spider

Minotauro vem de derrota para Fabrício Werdum - Divulgação/UFCÉ difícil parar Rodrigo 'Minotauro'. Aos 37 anos e com diversas cirurgias ao longo de sua carreira, o baiano já mira o seu retorno ao octógono mais famoso do mundo. Se recuperando de uma lesão no braço esquerdo sofrida na derrota para Fabricio Werdum em junho deste ano, o peso-pesado quer retornar ainda em 2013.

Em entrevista ao "UFC Tonight", programa oficial do Ultimate, Minotauro revelou que deseja voltar no mesmo evento em que Anderson Silva tentará retomar o cinturão dos médios contra Chris Weidman, no UFC 168, programado para o dia 28 de dezembro.

Minotauro também sugeriu qual poderia ser seu adversário. O gigante holandês Stefan Struve está na mira do brasileiro. Struve quebrou a mandíbula em seu último duelo, quando foi nocauteado por Mark Hunt, em março. Depois do revés, o próprio holandês sugeriu um combate contra a lenda do MMA brasileiro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sobe para 525 o número de mortos no Egito

Egípcios velam os corpos de parentes mortos nos confrontos de quarta-feira, na mesquita de El-Iman, no distrito de Nasr, no Cairo (© AP)Egípcios velam os corpos de parentes mortos nos confrontos de quarta-feira, na mesquita de El-Iman, no distrito de Nasr, no Cairo. O governo egípcio atualizou para 525 o número de mortos decorrentes da ação das forças de segurança contra integrantes da Irmandade Muçulmana, que apoiam o ex-presidente Mohammed Morsi, deposto em julho. O episódio levou à decretação do estado de emergência e à renúncia do vice-presidente interino do país, Mohammed ElBaradei

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Parte do cachê pago a CBF por amistosos era desviada

Amistoso na Basileia é o primeiro do time de Felipão após o título da Copa das Confederações (© Mowa Press)Parte do dinheiro pago à CBF por times de todo o mundo como cachê para enfrentar a seleção não era depositada em contas no País, mas foi direcionada para empresas com sede nos Estados Unidos, registradas em nome de Sandro Rosell, atual presidente do Barcelona, ex-representante da Nike no Brasil e amigo pessoal de Ricardo Teixeira. A prática, segundo documentos e fontes consultados com exclusividade pelo 'Estado', teria marcado a gestão de Teixeira na CBF a partir de 2006.

Nos últimos anos, a realização de amistosos tem sido a principal fonte de entrada de recursos de federações de futebol. No caso do Brasil, o fato de ter sido campeão em 2002, vice em 1998 e único time pentacampeão do mundo permitiu que a CBF e seus agentes aumentassem o valor do cachê para atuar pelo mundo.

Do Gabão a Hong Kong, passando pela Estônia ou Zimbábue, a seleção percorreu o mundo cobrando pelo menos US$ 1 milhão por amistoso. O detentor do direito de organizar os jogos é, desde 2006, a ISE, empresa com sede nas Ilhas Cayman.

Mas, segundo pessoas envolvidas com o pagamento desses cachês, nem todo o dinheiro que saía das federações estrangeiras, direitos de imagem ou governos de outros países era enviado ao Brasil. O destino eram contas nos EUA.

Um pré-contrato obtido pelo Estado mostra que a ISE fechou um acordo para negociar 24 amistosos com a empresa Uptrend Development LLC, com sede em Nova Jersey, nos EUA. Em nome da empresa nos Estados Unidos, a assinatura é de Alexandre R. Feliu, o nome oficial de Sandro Rosell Feliu.

O esquema funcionava da seguinte forma: a partir de cada jogo, eram repassados para a ISE como lucros da partida cerca de US$ 1,6 milhão. Desse total, US$ 1,1 milhão seguia de volta para a CBF como pagamento pelo cachê. Mas o restante – cerca de US$ 500 mil – não era contabilizado para a entidade. Pelo contrato obtido pelo Estado, US$ 450 mil seriam encaminhados para contas nos EUA, em uma empresa de propriedade de Rosell.

No total, o contrato aponta que, por 24 jogos, o valor previsto para o pagamento seria de 8,3 milhões (US$ 10,9 milhões) para a empresa nos EUA. Dividido por 24 jogos, esse valor seria de US$ 450 mil.

CÓPIA

A transformação dos jogos da seleção em uma máquina de fazer dinheiro começou na Argentina, com o modelo adotado pelo presidente da Associação de Futebol da Argentina, Julio Grondona. A CBF obteve cópia dos acordos que a Argentina fechou e tentou adotar o mesmo esquema para o Brasil.

Ao lado de Rosell, a CBF saiu em busca de parceiros que pudessem fechar um acordo mais amplo para promover os jogos da seleção pelo mundo. Rosell e Teixeira mantiveram por anos uma amizade e entraram em acordos comerciais, principalmente quando o catalão era diretor da Nike no Brasil.

Os direitos sobre os jogos da seleção acabariam sendo adquiridos por um grupo de investidores árabes da ISE, a empresa com base nas Ilhas Cayman, um paraíso fiscal. Logo depois, um acordo entre a ISE e Kentaro, da Suíça, acabou permitindo que a empresa suíça realizasse a operação dos amistosos.

O presidente do Barça chegou a ser investigado no Brasil por causa de um amistoso entre Brasil x Portugal, em Brasília, em novembro de 2008.

Semanas antes de deixar a CBF, em março de 2012, e se mudar para os Estados Unidos, Teixeira fecharia um novo acordo com a ISE até 2022.

Meses depois de assumir, o presidente da CBF, José Maria Marin, deu indicações de que admitia que os acordos não eram os mais adequados. Mas insistiu que eram contratos comerciais "que precisavam ser cumpridos". Questionado pelo Estado sobre os depósitos nos EUA, Marin afirmou "desconhecer" qualquer detalhe sobre como eram feitos os pagamentos antes de sua chegada à CBF.

Em troca de ter o monopólio sobre a seleção, a empresa contratada tinha como obrigação de apresentar opções de adversários ao Brasil, um campo e estádio de qualidade e cobrir todos os gastos da operação. Para lucrar, essas empresas ficariam com as receitas da bilheteria e estavam livres para vender pacotes de transmissão dos jogos para outros países.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Família de mulher morta em Ponta Negra pede que quem matou se entregue


A família de Renata Barbosa de Almeida, de 36 anos, encontrada morta com um tiro na cabeça, dentro de um carro, em Ponta Negra, está revoltada com a forma violenta com que a mulher foi assassinada. Na noite desta quarta-feira (14), os familiares realizaram o velório da vítima, no bairro das Rocas.

O marido de Renata, Carlos André Barbosa, proibiu a presença da imprensa no local, no entanto, uma tia e uma prima da mulher conversaram com o Portal BO. As duas disseram que Renata Barbosa é de uma família de pessoas de bem e era conhecida e querida por todos no bairro das Rocas.

Maria das Graças, tia de Renta, declarou: “queremos justiça e pedimos que quem fez isso com minha sobrinha se entregue à polícia, pois matou uma pessoa inocente. Estamos todos tristes e revoltados. Renata era uma pessoa excelente, não fazia mal a ninguém”.

Adriana Dantas, prima da vítima, chegou a dizer que a pessoa que matou Renata premeditou o crime, até pela forma como o corpo dela foi encontrado. Apesar disso, Adriana disse que não sabia se Renata sofria algum tipo de ameaça.

Renata Barbosa de Almeida foi encontrada dentro de um Peugeot, de cor preta e placas MYZ-9999, na rua Carapebas, em Ponta Negra, na manhã desta quarta-feira (15). Ela tinha uma marca de tiro na nuca e, dentro do veículo, a polícia técnica encontrou um projetil de munição calibre 38.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Criminosos explodem bomba e carro da PM é queimado em Afonso Bezerra

Carro da PM foi incendiado nesta madrugada em frente à delegacia da cidade (Foto: Reubem Avelino)

Uma carro da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi incendiado na madrugada desta quinta-feira (15) no município de Afonso Bezerra, a 170 quilômetros de Natal. As informações confirmadas pelo coronel Lenildo Sena, subcomandante de Policiamento do Interior, dão conta de que uma bomba foi encontrada embaixo do carro. Os policiais estavam descansando dentro do destacamento no município quando ouviram o barulho de explosão.

O incidente foi registrado às 4h. O barulho e o fogo atrairam a atenção de moradores e curiosos do local. “Ao saírem para verificar o que era, os policiais encontraram o carro incendiando na rua”, informou o coronel. "Eles encontraram uma bomba embaixo do veículo. Não sabemos se é caseira ou qual o tipo dela", acrescentou.
Segundo o Batalhão da PM em Assu, ao qual o destacamento da cidade é ligado, o carro é um Gol de quatro portas. “Era um carro alugado. Foi perda total. Quando eles viram nem chamaram mais os Bombeiros porque não tinha mais o que fazer. Os moradores não disseram quem fez isso, talvez por medo”, revelou o cabo Canindé.
Até o momento, a polícia não tem suspeitos para o crime.
Um dos moradores da cidade, que pediu para não ser identificado, disse ao G1 que há menos de seis meses vêm ocorrendo vários crimes no município. “Ontem mesmo roubaram uma moto de duas mulheres que estavam indo para a cidade de Angicos, que fica a 32 quilômetros daqui”, acrescentou.

Segundo a própria PM, bomba foi colocada embaixo do veículo (Foto: Reubem Avelino)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tiroteio acaba com um morto e cinco feridos na zona Norte de Natal

Seis pessoas, sendo dois jovens e quatro adolescentes, todos do sexo masculino, foram alvos de disparos de arma de fogo após um tiroteio envolvendo gangues rivais na noite desta quarta-feira (14) na zona Norte de Natal. Uma das vítimas, um adolescente de 15 anos, morreu a caminho do hospital. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos são dois homens que fugiram em um Gol de cor prata.
De acordo com o tenente Rafael Avelino, do 4º Batalhão da PM, os disparos aconteceram na avenida Boa Sorte, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, por volta das 21h30. Os suspeitos se aproximaram do grupo, desceram, abriram fogo e fugiram em disparada. “Todos foram socorridos, mas um morreu a caminho do Hospital Santa Catarina”, acrescentou oficial.
Ainda segundo o tenente, a polícia já tem a identificação dos criminosos. Diligências foram feitas na região, mas os suspeitos não foram localizados. As outras vítimas dos disparos foram encaminhadas para o Hospital Santa Catarina e o Pronto Socorro Clóvis Sarinho.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretário de Tributação de Extremoz é baleado em Ponta Negra

O secretário de Tributação de Extremoz, na Grande Natal, foi baleado na noite desta quarta-feira (14) na capital potiguar. Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a vítima teria participado de uma festa de formatura no Centro de Convenções de Natal, localizado na Via Costeira, zona Sul de Natal. A PM suspeita de atentado. “Não temos muitas informações. Mas as pessoas disseram que ocupantes de um carro branco ou prata atiraram contra ele”, revelou. Dois tiros atingiram uma das pernas da vítima.
A Assessoria de Imprensa de Extremoz confirmou ao G1 que secretário Giovanni Gomes Araújo, de 53 anos, sofreu os tiros, mas a circunstância seria outra: uma tentativa de assalto. Ele foi socorrido ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, mas passa bem e foi liberado.
Apesar da versão da Prefeitura, que cita a tentativa de assalto, a PM afirma que os suspeitos não tentaram levar nada. “Provavelmente eles sabiam que o secretário estava lá e ficaram esperando a oportunidade”, destacou o comandante.
Ainda de acordo com o coronel, o caso não foi registrado pela Polícia Militar porque a corporação não recebeu nenhum chamado no local. "Ficamos sabendo por acaso. Os policiais chegaram lá cerca de uma hora depois e levantaram as informações com testemunhas", concluiu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Barco pesqueiro é apreendido por suspeita de crime ambiental no RN


Um barco pesqueiro apreendido por suspeita de pesca ilegal chegou nesta quarta-feira (14) à Base Naval de Natal (veja o vídeo ao lado). A embarcação “Shoei Maru”, de bandeira japonesa, é de responsabilidade da empresa potiguar Atlântico Tuna no Brasil. A empresa afirma estar dentro da legalidade tanto em relação à navegação, quanto ao equipamento utilizado para a pesca de atum.

O barco estava sendo monitorado em uma operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal, que abordaram a embarcação em Recife na terça-feira (13). O Navio-Patrulha “Macau”, com o apoio do Navio-Patrulha “Goiana”, escoltou o barco apreendido até a Base Naval de Natal.

De acordo com o Ibama, ficou constatada a prática de crime ambiental devido ao uso de equipamentos ilegais de pesca que podem causar danos ao meio ambiente, mais especificamente aves marinhas. O “Shoei Maru” tinha  23 tripulantes, entre brasileiros, indonésios e japoneses. A embarcação levava uma carga estimada entre 140 e 170 toneladas de atum.

Em nota, a empresa Atlântico Tuna informou que atua em águas brasileiras com autorizações previamente concedidas pelos órgãos governamentais de licenciamento. De acordo com a empresa,  pesca do atum feita pelas embarcações da empresa foi realizada em total observância com a mais recente norma recomendada pela Comissão Internacional de Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), no que diz respeito  ao uso de equipamentos e técnicas que visam a prevenir a captura incidental de aves marinhas.

Dentre os procedimentos utilizados para preservação, a Atlântico Tuna cita o uso da chamada linha espanta pássaros e a largada noturna (horário de menor atividade das aves), medidas aprovadas pelo ICCAT.

De acordo com a empresa, o Ibama vem aplicando unicamente a Instrução Normativa No 4, de 15 de Abril de 2011, ignorando o decreto federal que obriga a adoção das recomendações do ICCAT. "Essa é a divergência que procuraremos sanar, seja através de medidas administrativas ou jurídicas, e sempre através do diálogo transparente com as autoridades", diz a nota.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Amor à Vida': Nicole não morreu e vai se vingar de Thales

'Amor à Vida': Nicole não morreu e vai se vingar de Thales - 1 (© Divulgação TV Globo)Uma reviravolta pode ocorrer em "Amor à Vida". De acordo com o jornal "O Dia" desta quina-feira (15), a personagem Nicole (Marina Ruy Barbosa) não morreu! Ela forjou a própria morte, com a ajuda de Lídia (Ângela Rebello) e dos médicos Rogério (Daniel Rocha) e Vinicius (André Garolli), para se vingar de Thales (Ricardo Tozzi).

E quem vai ajudar a órfã na vingança será a personagem de Sophia Abrahão, que entrará em breve na história e ainda não tem nome definido. Nicole vai pedir para ela seduzir o ex-noivo, já que as duas terão semelhanças físicas: ruivas e branquinhas. Agora é esperar para ver se essa vingança vai mesmo se concretizar.

Procurada pelo jornal, a atriz Ângela Rebello garantiu não saber de nada. "Posso jurar que ninguém me falou nada sobre a Nicole estar viva", disse. "Se for verdade, será uma bomba".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Seis jovens são baleados em atentado na zona Norte e um acaba morrendo

Seis jovens foram vítimas de um atentado e foram baleados, na noite desta quarta-feira (14), no Vale Dourado, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. Um deles, identificado como Diego Henrique Pimenta, foi atingido no tórax, tendo a bala alcançado o coração. Com isso, ele morreu ao dar entrada no Hospital Santa Catarina.

Diego Henrique morreu no atentado
 
A polícia informou que seis jovens, sendo quatro menores e dois maiores de idade, foram atingidos por tiros, quando estavam na frente de uma residência, por volta das 21h30, na rua Ananias Xavier de Souza.

As vítimas tinham acabado de chegar de um jogo de futebol na praia, quando um Gol, de cor prata e placas não identificadas, aproximou-se e os ocupantes, armados com pistolas e revólveres, dispararam em direção ao grupo.

A maioria das vítimas foi atingida nas pernas. Renan Hermínio da Costa, de 18 anos, Rodrigo Silva de Medeiros, de 19 anos, um adolescente de 14 anos e outro de 17 anos, foram socorridos, receberam atendimento médico e foram liberados ainda na noite desta quarta-feira.

Já um adolescente de 15 anos foi atingido por dois tiros, passou por cirurgia e ainda está hospitalizado em recuperação. Uma amiga do jovem Diego Henrique relatou que todos estavam surpresos com o atentado. “Ele era um menino de bem e todos gostavam dele. Lamentamos que tenha morrido”, disse.

Já o cabo Isídio, do 4º Batalhão da Polícia Militar, informou que a motivação do atentado pode ter sido a guerra entre torcidas rivais. O grupo que foi baleado seria de torcedores do ABC e os que atiraram seriam torcedores do América.

O policial relatou que, no último final de semana, após o jogo entre os dois clubes, houve uma briga entre os dois grupos e troca de ameaças de morte. “Pelo que nós colhemos no local, não há dúvida que a morte e o atentado têm relação direta com a briga entre esses torcedores. Eles estão se matando”, disse o cabo.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Papa Francisco doa 100 mil euros aos necessitados da Argentina

O Papa Francisco doou 100 mil euros aos mais necessitados da Argentina, informou nesta quarta-feira (14) a Agência Informativa Católica do país.
A doação foi feita dentro da coleta anual "Mais por Menos".
"O Santo Padre Francisco remeteu à Conferência Episcopal Argentina a soma de 100 mil euros (cerca de R$ 305 mil) como doação destinada à coleta anual", diz a agência, citando um comunicado da Nunciatura Apostólica.

Segundo a agência, "com este gesto, o Papa deseja animar os argentinos na coleta", prevista para domingo (8) em todas as igrejas do país.

A nota explica que o dinheiro provém da coleta mundial "Jornada para a Caridade do Papa", um fundo com aportes que católicos do mundo oferecem ao pontífice a cada 29 de junho e que é usado para ajudar populações que atravessam catástrofes naturais ou ondas de fome.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Menino diz à polícia que foi convidado a participar de chacina na Brasilândia

Um amigo de Marcelo Bovo Pesseghini, o estudante de 13 anos suspeito de matar quatro familiares e se suicidar na semana passada, disse à Polícia Civil que foi convidado a participar da chacina.

Conforme o relato desse jovem, Marcelo ligou para ele no dia 4 de agosto, véspera do crime, e relatou que colocaria em prática seu plano.

Como o estudante já havia dito várias vezes que um dia mataria os pais e fugiria, o amigo não acreditou que isso aconteceria de fato.

Segundo relatos de quem acompanhou o depoimento, a testemunha reforçou a tese da polícia de que foi Marcelo quem matou os pais, a avó e uma tia-avó.

Luis Marcelo Pesseghini, 40, pai do menino, era sargento da Rota. A mulher dele, Andreia, 36, era cabo do 18º Batalhão. As outras vítimas moravam na casa nos fundos: a mãe e uma tia de Andreia, de 65 e 55 anos.


O crime aconteceu entre a madrugada de domingo (4) e manhã de segunda-feira (5). na casa da família, na Brasilândia, zona norte de São Paulo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia procura dono de carro que seguiu Amarildo no Rio

Policiais da Delegacia de Homicídios procuram o dono de um carro, Cobalt cinza, que no dia 14 de julho seguiu o carro em que estava o pedreiro Amarildo de Souza, 43 até a sede da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A suspeita é de que o veículo pertença a um policial e que tenha sido usado para retirar o pedreiro da favela.

O Cobalt aparece nas imagens das câmeras instaladas ao longo da estrada da Gávea. A via atravessa a favela da Rocinha, na zona sul do Rio.

Os policiais que analisaram as imagens contam que o Cobalt para na rua de acesso à sede da UPP com os faróis ligados à espera da saída da viatura policial do local.

A partir deste momento não é possível saber, pelas câmeras, o que acontece na estrada de terra que liga a Estrada da Gávea à sede da UPP.

Quando o Cobalt volta a ser visto, ele está dando ré para permitir a passagem do carro da UPP; depois o segue. Os dois carros, segundo policiais, param na entrada do acesso. Pelas imagens de uma das câmeras é possível ver um policial descendo da viatura e indo até a janela do Cobalt. Ele para na porta do motorista.

Não é possível ver o interior do veículo. As janelas tem películas de proteção.

Neste momento a viatura da PM começa a andar e sua mala está aberta mas não há ninguém nela. O Cobalt segue o carro policial até o Centro de Comando e Controle, na rua 2, interior da favela.

No local, operadores observam as 84 câmeras instaladas na comunidade. Neste dia, apenas duas estavam queimadas. Justamente as câmeras localizadas diante da sede da UPP.
O comandante da unidade local, major Edson Santos disse que Amarildo de Souza foi liberado minutos após não ser reconhecido como envolvido com o tráfico local. Isso teria acontecido após às 19h.

Peritos já analisaram as imagens das câmeras da Estrada da Gávea nas horas seguintes e em nenhuma delas há imagem do pedreiro deixando o local. O caminho seria o mais curto entre a sede da UPP e a sua casa, na rua 2.

GPS

O "Jornal Nacional", da TV Globo, informou na noite de hoje que teve acesso a informações sobre o deslocamento do carro da polícia militar que levou Amarildo. A Polícia Civil afirmou que o GPS, que mapeia o movimento do veículo, estava quebrado, mas as informações obtidas pelo jornal foram obtidas por outros dois aparelhos que também mandam esses dados de posicionamento.

Segundo os registros, às 19h22, o carro sai do posto da UPP o pedreiro. Ele andou por algumas regiões da cidade e, às 20h37, retornou para a zona sul. Depois, o carro foi ao Batalhão de Choque, onde parou por sete minutos. O relatório completo do trajeto terminou 24 horas após o desaparecimento do pedreiro, e, a partir de então, o carro não deixou mais a favela.

O jornal também disse ter acesso ao depoimento de um policial que estava no mesmo carro que Amarildo. o PM disse que não se lembra de ter voltado à UPP da favela --dado mostrado pelos registros de posicionamento. Ele ainda omitiu detalhes à polícia, como a passagem pelo batalhão.

O policial também não explicou por que gastou uma hora e oito minutos para ir de carro do batalhão à Rocinha, locais relativamente próximos, num domingo, quando não há registros de lentidão.


A assessoria de imprensa do governo falou confirmou à TV a existência dos aparelhos que mandam sinais de posicionamento, como o GPS, em carros da PM. O governo ainda disse que as informações obtidas pelo sistema foram anexadas ao inquérito da Divisão de Homicídios, que investiga o crime.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Único apostador de Nova Iguaçu (RJ) leva R$ 25 milhões na Mega-Sena

A Mega-Sena, acumulada há quatro sorteios, pagou R$ 25.313.774 para um único apostador de Nova Iguaçu (RJ), que acertou os seis números do concurso 1.521 nesta quarta-feira (14). As dezenas sorteadas foram: 11 - 14 - 18 - 30 - 33 - 39.

Outros 134 levaram a quina, que paga R$ 19.657,33 para cada um. Já a quadra, feita por 9.266, vai pagar R$ 406,10 para cada vencedor.

O sorteio foi realizado em Cícero Dantas (BA). No último concurso, o prêmio havia acumulado.

Se apenas um apostador levar o prêmio, poderá se aposentar com uma renda superior a R$ 113 mil por mês, apenas investindo o prêmio na poupança, o equivalente a mais de R$ 3.700 por dia. Caso prefira, o ganhador poderá, com o valor integral do prêmio, adquirir 50 imóveis de R$ 500 mil cada um, ou ainda, comprar 208 carros de luxo.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h da quarta-feira, em qualquer uma das lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Roberto Justus está namorando ex-Aprendiz; saiba quem é

Roberto Justus, 58, está namorando a modelo e ex-participante do reality show "Aprendiz Universitário" (2009), Ana Paula Siebert, de 25 anos.

Segundo fontes do UOL, o casal  está junto desde o início de julho. O reencontro dos dois aconteceu no final de junho, durante seleção para o programa "Aprendiz - O Retorno", que o empresário vai apresentar pela Record com 16 ex-participantes demitidos em edições anteriores.

A loira, que é 33 anos mais jovem que ele, é formada em Direito e trabalha como modelo em São Paulo. Quando participou do programa apresentado por Justus, ela foi demitida no 13º episódio, por empreendorismo precoce. "Admiro pessoas empreendedoras. Você vai longe, mas neste momento eu quero alguém que queira ir longe comigo antes de ter o próprio negócio", disse Justus para Ana Paula, na ocasião.

Justus se separou de Ticiane Pinheiro em maio deste ano, após sete anos juntos. Da união, nasceu Rafaella, que está com 4 anos. "Decidimos, em comum acordo, nos separar, mas continuaremos unidos pelo amor a nossa filha Rafaella e pela amizade e respeito que nutrimos um pelo outro".

Durante a festa de aniversário dos 4 anos de Rafaella, Roberto declarou que ele e Ticiane iriam deixar de dividir a mesma casa até o fim do mês de agosto. Os dois já assinaram o divórcio. Segundo o pai, Rafaella ainda não percebeu a separação.


Antes de Ticiane, Justus foi casado com a apresentadora Adriane Galisteu, além de Sasha Crysman e Gisela Prochaska. Ele também é pai de Ricardo e Fabiana, da união com Sasha, e de Luiza, do relacionamento com Gisela.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça absolve irmão de Ronaldinho de lavagem de dinheiro e sonegação

Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário do jogador Ronaldinho Gaúcho, foi absolvido nessa terça-feira (13) dos crimes de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos, processo pelo qual havia sido condenado em primeira instância na Justiça Federal, em abril de 2012. A decisão unânime foi da sétima turma do Tribunal Regional Federal da 4ª região, em Porto Alegre.
Na decisão, a juíza Salise Monteiro Sanchotene entendeu que não há qualquer tipo de crime na denúncia do Ministério Público Federal na qual Assis teria sonegado informações ao Banco Central sobre uma movimentação financeira de US$ 884 mil do exterior para o Brasil, em 2003.
“Ainda que o acusado tenha mantido algum saldo na conta durante o ano, com a possibilidade de, ao final do exercício, ter efetuado saques e deixado a conta "zerada" ou mesmo se o saldo remanescente, resulta inferior ao valor obrigatório de declaração, não há falar em ilícito penal”, diz a ementa do processo.

No ano passado, o empresário foi condenado a cinco anos e cinco meses de prisão no regime semiaberto. Os advogados de Assis, Sérgio Queiroz e Antônio Pitombo, estavam presentes na sessão desta quarta-feira (13). Queiroz diz que a decisão fez justiça. “Não se trata de comemorar. É uma questão técnica onde se fez Justiça com o cliente. Os desembargadores, por unanimidade, entenderam que não houve qualquer tipo de crime.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pastor é preso acusado de estupro

Um pastor evangélico foi preso na tarde da última terça-feira, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Wellington Martins da Silva, 33 anos, é acusado de estuprar uma menina de 12 anos, também no bairro de Santa Cruz.

Segundo a polícia, a mãe da vítima registrou o crime após encontrar a menor na casa do pastor vestindo apenas roupas íntimas. De acordo com a corporação, a vítima afirmou que já havia trocado carícias com o acusado.


Wellington Martis teve prisão preventiva decretada, e responde pelo crime de estupro de vulnerável.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia investiga ameaça de morte contra filho de Datena

O apresentador Datena em entrevista ao programa "UOL Vê TV"Um dos filhos do apresentador José Luis Datena soube, nesta terça-feira (13), que tem um policial de São Paulo querendo matá-lo. Quem recebeu o alerta foi a polícia civil de Goiás, que avisou o filho do apresentador assim que soube que ele estaria em perigo. Em conversa com o UOL, Datena não quis revelar o nome do filho, mas disse que a ameaça foi feita após a exibição de seu programa na Band, o "Brasil Urgente".

Quando soube da história, o secretário de segurança de São Paulo, Fernando Grella Vieira, entrou em contato com o secretário de segurança de Goiás. "Os dois secretários combinaram uma ação conjunta, e foi definido uma estratégia para monitorar essas ameaças", contou Marcio Aith, subsecretário de comunicação do Estado de São Paulo.

O programa desta terça teve como convidado o deputado major Olímpio Gomes (PDT-SP), que comentou a chacina da família de PMs em São Paulo, dizendo que eles podem ter sido executados por "policiais corruptos", e não acredita que o menino Marcelo, de 13 anos, seria responsável pelo crime.
Durante o programa, o convidado relembrou que a mãe do menino denunciou um esquema de policiais corruptos. Disse também que conversou com outros policiais sobre o caso e eles disseram que parecia "treta de polícia".

Ao UOL, o Major Sérgio Olímpio Gomes disse que não recebeu nenhuma ameaça diretamente. "Em função da minha atividade acontecem algumas intimidações. Há cerca de seis meses recebi chantagens via Facebook e fiz um boletim de ocorrência. Depois descobri que o autor das mensagens estava detido. Por isso é necessário registrar a ocorrência e apurar."

"Fico preocupado com as ameaças que a família do Datena recebeu. Tomara Deus que não passem de trotes que querem apenas inibir o trabalho do apresentador. É um sinal para se redobrar as cautelas agora", concluiu o major, que disse estar à disposição para ajudar os colegas nas investigações.

Esta não foi a primeira ameaça recebida por Datena ou sua família, no entanto o apresentador não pensa em deixar o programa policial agora. "Eu estou pouco me lixando. Se tivesse medo, não faria programa de denúncia. Enquanto estiver fazendo, estou literalmente me lixando", finalizou.

A Polícia Civil de Goiás está tratando o caso "com preocupação", afirmou ao UOL o Delegado Chefe de Comunicação Social da Polícia, Norton Luiz Ferreira. "Pode ser uma brincadeira, mas como o pai tem esse trabalho, um programa policial, estamos tratando com preocupação", contou o delegado.

Ainda sem prazo para ser solucionado, o caso foi colocado como prioridade. "Há uma certa prioridade porque envolve pessoas de renome", disse o delegado, acrescentando que a polícia ainda não sabe a motivação da ameaça, mas não descarta que ela esteja ligada ao conteúdo do programa de Datena.

Segundo Ferreira, a denúncia da ameaça foi feita de forma anônima à polícia na noite de terça-feira.  A pessoa teria informado que alguém estaria indo de São Paulo para Goiás para matar ao filho do apresentador. O delegado, porém, ressaltou que a denúncia não especificava se a pessoa que cometeria o crime é de fato um policial.

Após a denúncia, a polícia entrou em contato com o filho de Datena e o aconselhou a tomar alguns cuidados. "A família foi alertada para tomar algumas precauções, mudar alguns hábitos, até que o caso seja apurado. A qualquer sinal, eles devem comunicar à instituição", afirmou Ferreira, acrescentando que a família não foi colocada sob proteção policial.
  
Outro perigos

Em março de 2012, a Polícia Militar descobriu por meio das redes sociais que bandidos planejavam sequestrar o apresentador José Luis Datena quando ele voltasse para casa, ao passar pela rodovia Castelo Branco. O jornalista foi alertado e a polícia localizou o carro que seria utilizado.

Durante o programa daquele dia, o apresentador falou sobre a descoberta da polícia e disse que se fosse sequestrado, teria que ser morto, pois não tem o dinheiro do resgate.

Em novembro de 2012, Datena se envolveu em uma polêmica ao aceitar um pedido da polícia e negociar com um sequestrador que mantinha a família em cativeiro em Diadema, na Grande São Paulo.


"No momento em que comecei a falar com o sujeito percebi que não deveria ter feito isso. Mas já tinha começado e não tinha como voltar atrás. Me arrependi profundamente de fazer aquilo. Não é nosso papel como jornalista. Fico feliz que as pessoas foram salvas, mas não podia ter feito isso. Fui levado contra os meus princípios", falou ao UOL, duas horas após a negociação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››