segunda-feira, abril 15, 2019

Prefeito Ciro Bezerra e vereadores de Itaú-RN, participam da entrega de kits do compra direta


O Prefeito Ciro Bezerra acompanhado do vice-prefeito, Paulo César, dos Vereadores Antonio Dias, Ítalo Medeiros, Alex Brasil, Branco Basílio e o Secretário de Agricultura José Roberto participaram da cerimônia de entrega do Kit do projeto de apoio e modernização das centrais de comercialização do programa que aquisição de alimento Compra Direta das mãos da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra com a participação do secretário Alexandre Lima e do diretor do Departamento de Gestão de Crédito Fundiário do Governo Federal, Carlos Everardo Mendes de Freitas.



O ato de entrega aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Apodi-RN, na manhã desta segunda-feira 15, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara) – futura Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), entregou no município de Apodi escrituras públicas referentes ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O Programa compra direta beneficiou os municípios do Rio Grande do Norte com Títulos de Terra, 70 Freezers e o kit Pró-Conservação de Forragem.

Na oportunidade a Governadora Fátima Bezerra aproveitou para deixar a população do RN a par de como o Estado se encontra, dizendo estar se esforçando muito para arrumar a casa, pontuando o pagamento dos servidores públicos estudais prioridade em meio ao caos financeiro.

Na cerimônia a Governadora falou sobre as prioridades do governo que estão voltadas para saúde, educação e segurança que embora esteja tomando medidas de contingenciamento de despesas essas três pastas tem um olhar especial, fazendo o necessário para alavancar cada vez mais, pedindo apoio dos prefeitos para juntos lutarem pelas reivindicações perante o Governo Federal, dizendo ser a governadora de todo o Rio Grande do Norte e não apenas para aqueles que a elegeram.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Casos de raiva em morcegos triplicam e Saúde do RN entra em alerta

Pelo menos 18 casos de raiva foram confirmados em morcegos no Rio Grande do Norte desde o início do ano, segundo informou a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) nesta segunda-feira (15). Um bovino também foi diagnosticado com a doença. De acordo com a pasta, o número é preocupante, porque, quando a doença é transmitida do animal para o homem, causa morte em quase 100% dos casos.

Rio Grande do Norte soma três casos de raiva em morcegos em 2019 — Foto: Prefeitura de Piracicaba
Rio Grande do Norte soma três casos de raiva em morcegos em 2019 — Foto: Prefeitura de Piracicaba

O número de animais com diagnóstico de raiva em 2019 já é três vezes maior do que o primeiro trimestre de 2018. Durante todo o ano passado, foram registrados 35 morcegos com raiva.

“Os morcegos identificados com raiva no RN são sobretudo de áreas urbanas - fato que aumenta ainda mais a nossa preocupação em decorrência da densidade populacional nas cidades. Das espécies identificadas predomina o Molossus molossus, morcego que tem o hábito de se alimentar de insetos. Segundo a literatura, esses animais estão muito bem adaptados ao meio urbano”, explicou Alene Castro, veterinária da equipe do Programa de Controle da Raiva da Sesap.

Os casos registrados em morcegos no ano de 2019 são dos municípios de Parnamirim (4), Mossoró (4), Caicó (4), Macaíba (3), Santo Antônio (2) e Nova Cruz (1). O município de João Câmara registrou o caso de raiva em um bovino.

A Sesap informou que solicitou aos municípios que a investigação na área de ocorrência de acidentes envolvendo morcego seja realizada mais prontamente e que se aumente o número de envio de amostras de quirópteros suspeitos de raiva. Além disso, a Secretaria também sugeriu que o tema “Raiva e a prevenção dessa doença” seja incluído nas ações do Programa Saúde nas Escolas, para conscientização das crianças quanto às formas de prevenção.

A Raiva
Doença transmitida pela saliva do animal infectado, principalmente cão e gato, ou de animais silvestres, como morcego e sagui seja por mordedura, arranhadura ou lambedura da pele e mucosas. A principal forma de prevenção é a vacinação de animais domésticos e de pessoas que foram expostas ao risco.

A orientação da Sesap é para que as vítimas de mordeduras lavem o local com água corrente e sabão e procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O vírus rábico é muito sensível a agentes externos e ao lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou outro detergente, diminui-se o risco de infecção.

"É fácil identificar um morcego suspeito de raiva. Se observar um morcego voando ou alimentando-se durante o dia, pousado em local desprotegido ou encontrá-lo caído ou morto no chão, entre em contato com o Controle de Endemias ou com o Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade e solicite a remoção do animal. Em Natal os telefones são: 3232-8235 e 3232-8237. Não toque no animal, afaste pessoas e animais do local e tente colocar uma caixa, balde ou pano em cima do morcego. Em caso de dúvidas se o morcego entrou no local ou não e se ocorreu contato, também é preciso buscar assistência médica", informou a Sesap em nota.

O ano de 2010 foi o que teve o mais alto número de registro de raiva em morcegos no Rio Grande do Norte: 64. Naquele ano, foi registrado um caso de raiva humana, transmitido por morcego.

Recomendações da Sesap
Em todo caso de mordedura e/ou arranhadura com animal que pode transmitir raiva, lave a lesão com água corrente e sabão e procure assistência médica imediatamente.
Na situação em que morcego adentrou um local e existe dúvida se ocorreu contato com o animal, também é preciso buscar assistência médica.
Caso encontre morcego durante o dia (vivo ou morto), não toque no animal, coloque algo cobrindo-o e informe à Secretaria Municipal de Saúde para que seja feito recolhimento do morcego.
Cães ou gatos que forem encontrados com morcegos devem ficar em isolamento por 180 dias e devem receber duas ou três doses de vacina antirrábica dependendo do estado imunológico do animal.
A vacinação anual contra raiva em cães, gatos, bois, cavalos, porcos, bodes, carneiros e asnos é uma das principais medidas para prevenção da raiva.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MEC anuncia delegado da Polícia Federal para presidir o Inep, autarquia responsável pelo Enem

O Ministério da Educação afirmou nesta segunda-feira (15) que Elmer Coelho Vicenzi será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a autarquia do MEC que, entre outras tarefas, é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Elmer Coelho Vicenzi, da Polícia Federal, será o novo presidente do Inep, segundo anunciou em nota o Ministério da Educação — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Elmer Coelho Vicenzi, da Polícia Federal, será o novo presidente do Inep, segundo anunciou em nota o Ministério da Educação — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Em nota, a pasta afirmou que Vicenzi foi indicado para o cargo, e que o nome dele "será oficializado em breve".

Vicenzi é delegado da Polícia Federal e, desde novembro, atuava como na Corregedoria-Geral da PF. Ele também já chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos na Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, e foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Há anos a Polícia Federal já atua em parceria com o Inep para garantir a segurança da aplicação do Enem.

Mais de 20 dias sem presidente
Vicenzi substitui Marcus Vinicius Rodrigues, demitido em 26 de março deste ano. Entre a demissão de Rodrigues e a indicação de um novo nome para o cargo titular, o Inep passou mais de 20 dias sem presidente.

Um dos diretores da autarquia atuava como presidente substituto. Segundo o MEC, ainda não há previsão para que Vicenzi tome posse no cargo.

Além da presidência do Inep, outro cargo que está vago desde março no Inep é o da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb). É a Daeb que cuida dos aspectos técnicos da elaboração das provas do Enem.

Neste ano, o Enem acontece nos dias 3 e 10 de novembro.

Mudanças no MEC
Desde que assumiu o cargo, na semana passada, o novo minsitro da Educação, Abraham Weintraub, já anunciou a nomeação de cinco profissionais para assumirem secretarias no MEC, inclusive a Secretaria-Executiva. Apenas dois secretários foram mantidos no cargo.

Em um comunicado, Weintraub afirmou que "o presidente da República, Jair Bolsonaro, deu carta branca para Weintraub escolher todo o seu primeiro escalão".


Ele também disse que o “objetivo é acalmar os ânimos, colocar a bola no chão, pôr para rodar, republicanamente, respeitando diferentes opiniões”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo é derrotado, e comissão adia análise da reforma da Previdência

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu nesta segunda-feira (15) discutir a proposta que aumenta os gastos obrigatórios do governo, a chamada PEC do orçamento, antes de debater a reforma da Previdência.

Deputados reunidos no plenário da CCJ da Câmara durante a reunião desta segunda-feira (15) — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputados reunidos no plenário da CCJ da Câmara durante a reunião desta segunda-feira (15) — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Originalmente, a pauta da reunião previa como primeiro item a reforma da Previdência. Desde a semana passada, porém, os partidos do "Centrão" passaram a articular o adiamento do debate, enquanto o governo tentava justamente antecipar a votação na CCJ.

O governo quer aprovar a reforma da Previdência ainda no primeiro semestre deste ano. A proposta é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e pela equipe econômica como uma das principais maneiras de recuperar as contas públicas.

No entanto, incomodados com a articulação política do governo, partidos do chamado "Centrão", como PP, PR e DEM, decidiram apoiar um requerimento do PT para inverter a pauta desta segunda-feira e fazer a CCJ analisar, primeiro, a proposta sobre o orçamento.

Durante a sessão desta segunda, somente PSDB, Novo e Patriota votaram contra a inversão da pauta. Até mesmo o PSL, de Bolsonaro, votou a favor da mudança na pauta.

PEC do orçamento
A proposta de emenda à Constituição (PEC) obriga o governo federal a executar todos os investimentos previstos no Orçamento e a pagar as emendas parlamentares de bancada.


As emendas de bancada são indicações feitas em conjunto por deputados e senadores de um determinado estado, no Orçamento da União, para destinar a uma determinada obra ou região.

O texto, na prática, engessa as possibilidades do governo de executar a peça orçamentária e, com isso, diminui a margem para remanejamentos.

A PEC do orçamento já foi aprovada pela Câmara e pelo Senado, mas, como os senadores modificaram o texto, o projeto voltou para nova análise dos deputados.

Caberá à CCJ da Câmara analisar se as mudanças do Senado são constitucionais. Depois, o texto terá que passar por uma comissão especial e por dois turnos de votação no plenário.

Inversão da pauta
A inversão da pauta, na prática, adia o início do debate sobre a reforma da Previdência.

Embora a discussão sobre a Previdência possa começar ainda nesta segunda-feira, não há previsão de horário.

Nos bastidores, a avaliação de deputados é que, mesmo que a discussão da Previdência comece nesta segunda e continue nesta terça-feira (16), dificilmente conseguirá ser votada nesta semana, conforme estava previsto.

Reunião
A reunião da CCJ, convocada para as 14h desta segunda-feira, começou com mais de uma hora de atraso e sem acordo entre os parlamentares.

Antes do início, deputados de diferentes partidos chegaram a se reunir a portas fechadas para tentar um consenso sobre a ordem da pauta, mas não foi possível.

Deputados do PSL chegaram mais de sete horas antes do horário marcado da reunião para serem os primeiros da fila.

A estratégia era garantir a preferência na apresentação um requerimento para pular a etapa de leitura de atas de reuniões anteriores, dando celeridade à discussão da reforma da Previdência.

No entanto, sem apoio de vários partidos, como PP, PSD e parte do DEM, além da oposição, não conseguiram aprovar o pedido e as atas acabaram sendo lidas, atrasando ainda mais a reunião.

Os governistas sofreram ainda outra derrota. O "Centrão" defendia votar a PEC do orçamento, mas temia obstrução da oposição. Em troca, o líder do PP, Arthur Lira (AL), articulou apoio ao pleito da oposição para que todos os oradores inscritos para debater a reforma da Previdência tenham direito à palavra.

Deputados governistas não descartam apresentar um requerimento para encerrar os debates após dez deputados terem falado sobre a proposta que muda as regras de aposentadoria. Isso permitiria, em tese, avançar para a etapa de votação. No entanto, sem o apoio do "Centrão", o governo terá mais dificuldade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.040 para 2020, sem aumento acima da inflação

Resultado de imagem para Governo propõe salário mínimo de R$ 1.040 para 2020, sem aumento acima da inflação

O governo federal propôs um salário mínimo de R$ 1.040 para 2020, de acordo com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, divulgado nesta segunda-feira (15) pela equipe econômica.

Atualmente, o salário mínimo é de R$ 998. O reajuste, se aprovado pelo Congresso, começará a valer em janeiro do ano que vem, com pagamento a partir de fevereiro.

Com isso, deverá ser a primeira vez que o salário mínimo, que serve de referência para mais de 45 milhões de pessoas, ficará acima da marca de R$ 1 mil.

Para os anos seguintes, o governo propôs um salário mínimo de R$ 1.082 em 2021 e de R$ 1.123 em 2022.

Sem aumento real
O valor do salário mínimo proposto pelo governo para o ano que vem, e para os anos de 2021 e 2022, tem correção somente pela inflação, ou seja, pela estimativa do governo para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC).

Com isso, o governo indicou que desistiu, pelo menos em um primeiro momento, da política de aumentos reais (acima da inflação) que vinha sendo implementada nos últimos anos, proposta pela presidente Dilma Rousseff e aprovada pelo Congresso.

A política de reajustes pela inflação e variação do PIB vigorou entre 2011 e 2019, mas nem sempre o salário mínimo subiu acima da inflação.

Em 2017 e 2018, por exemplo, foi concedido o reajuste somente com base na inflação porque o PIB dos anos anteriores (2015 e 2016) teve retração. Por isso, para cumprir a fórmula proposta, somente a inflação serviu de base para o aumento.

Segundo o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, a proposta para o reajuste do salário mínimo nos próximos anos não representa a definição de uma política salarial. Segundo ele, essa definição acontecerá até o final deste ano.

“Esses valores para o salário mínimo não implicam em uma lei, ou colocação de qual sera o salário mínimo em termos de legislação. É uma avaliação paramétrica. Estamos atendendo a uma regra de correção pelo INPC. Temos valores referenciais. Em termos de definição, para políticas salariais, o governo tem até dezembro desse ano para enviá-la. Não é a definição da lei de política para o salário mínimo”, afirmou.

Cálculo feito pelo G1 indica que, pelo formato de correção dos anos anteriores, o reajuste do salário mínimo em 2020 seria cerca de R$ 10 maior do que o proposto nesta segunda. Dessa forma, se for aprovada a proposta, o governo economizará, ao menos, R$ 3 bilhões em gastos no ano que vem.

Isso porque os benefícios previdenciários não podem ser menores que o valor do mínimo. De acordo com cálculos oficiais do governo, o aumento de cada R$ 1 para o salário mínimo implica despesa extra de, no mínimo, R$ 300 milhões.

Dieese
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lembra que, mesmo tendo início formal em 2011, com aprovação de lei sobre o assunto, a política de valorização do salário mínimo começou antes disso: de 2004 em diante, por meio da ação de centrais sindicais.

De acordo com a entidade, entre maio de 2004,no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e janeiro de 2019, o aumento real acumulado do salário mínimo, ou seja, acima da inflação do período, foi de 74,33%.

Para o coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre, o salário mínimo tem demonstrado ser um instrumento de melhoria do ponto de vista da renda, de redução de desigualdade e de estimulo às economias municipais.


"Representa incremento de renda na economia. Ele tem um alcance. É uma politica fundamental, pois corrige os benefícios de milhões de aposentados", declarou.

Para Silvestre, o aumento real do salário mínimo foi fator importante para a indução do consumo e do crescimento da renda, sobretudo para as pessoas mais pobres e, também, para os segmentos da economia que têm produção de baixo valor.

Silvestre disse ainda que o aumento real do salário mínimo também aumenta a arrecadação do governo, estados e municípios.

Mesmo com os aumentos reais dos últimos anos, o salário mínimo ainda não é suficiente, de acordo com o Dieese, para suprir as despesas de uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

Segundo a entidade, para isso, seria necessário que o valor fosse de R$ 4.052,65 ao mês em fevereiro deste ano.

Banco Mundial
Em estudo divulgado em março do ano passado sobre a economia brasileira, intitulado "Emprego e Crescimento: a Agenda da Produtividade", o Banco Mundial avaliou que o salário mínimo no Brasil é alto por representar 70% do salário médio da economia. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), essa relação é de 45% a 50%.

De acordo com o Banco Mundial, salários mínimos "elevados e obrigatórios elevam os custos dos trabalhadores menos qualificados, incentivando a substituição do trabalho por tecnologias que economizam mão de obra ou empurrando os trabalhadores para a informalidade".

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país encerrou 2017 com 37,3 milhões trabalhadores informais.

Essas pessoas não têm direito à chamada "rede de proteção social", entre os quais o seguro-desemprego, seguro-acidente de trabalho, seguro-maternidade, abono salarial. Além disso, o tempo de serviço na informalidade não conta para a aposentadoria.

O Banco Mundial observou em sua análise que, na década de 2000, quando o emprego cresceu mais rapidamente no Brasil, o aumento real do salário mínimo foi acompanhado do crescimento na formalização, mas acrescentou que, desde a recessão de 2015-2016, a geração de empregos tem sido, predominantemente, informal. "Talvez seja o caso, portanto, de rever as políticas de salário mínimo", concluiu.

Por fim, a instituição avalia que distorções associadas ao salário mínimo legal poderiam ser minimizadas por meio da introdução de reajustes feitos com base nos aumentos de produtividade dos trabalhadores, tendo ainda a flexibilidade de instituir um salário mínimo mais baixo para os jovens.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo estuda decreto para pressionar empresas aéreas a baratear passagens

O Governo do RN está estudando publicar um novo decreto para atualizar a redução de ICMS do querosene de aviação (QAV), afim de baratear os preços das passagens aéreas. Essa seria uma contrapartida das empresas aéreas, segundo o Secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier. Em audiência Pública na Câmara Municipal de Natal nesta manhã (15) para debater o assunto, Xavier disse que as empresas ganharam o benefício, mas não deram contrapartidas.

FOTO: WENDELL JEFFERSON

“Já fizemos uma rodada de negócios com as empresas para discutir a razão de não haver contrapartidas e apenas a Gol fez um incremento com o voo para Buenos Aires aos sábados. Acreditamos que isso aumentou o número de turistas argentinos no estado”, disse o secretário. O Governo conseguiu se reunir ainda com a Azul e a Latam. Com a Avianca, já que esta companhia está em recuperação judicial.

Em 2015, o então governador Robinson Faria assinou decreto para a redução do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – sobre o querosene usado na aviação. O tributo teve a alíquota reduzida de 17% para 12%. “O grande problema não estava na concessão do benefício, mas na forma como foi concedido. A redução para 12% não teve nenhum tipo de contrapartida”, disse o secretário.

Agora, a saída é renegociar essa isenção para que as empresas possam aumentar os voos e assentos e assim baratear as passagens. Atualmente é mais barato embarcar ou desembarcar dos aeroportos nas capitais vizinhas, do que do terminal aéreo no Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante. “Estamos inseridos num contexto nacional em que outros estados criaram outros caminhos e tiveram incremento de voos porque lá a contrapartida ficou muito bem definida e as passagens baratearam. A solução passa por novo acordo de redução de ICMS, dentro da realidade financeira do estado, com um novo decreto dentro de redução fiscal, que permita o incremento de voos”, destacou Carlos Eduardo Xavier.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo diz que barrar motoristas de aplicativo no aeroporto foi equívoco

O Governo do RN afirmou que a operação do DER cometeu um equívoco ao abordar motoristas de aplicativos no aeroporto São Gonçalo do Amarante, no último sábado (13). A afirmação foi dada em audiência proposta pela vereadora de Natal Nina Souza (PDT) entre o chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves, o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Manoel Marques, e a Associação dos Motoristas Autônomos do Transporte por Aplicativos do RN, nesta segunda-feira (15).

MOTORISTAS PROTESTARAM NO AEROPORTO NO FIM DE SEMANA - FOTO: REPRODUÇÃO

Nina Souza informou que o governo admitiu que errou ao abordar os trabalhadores quando deveriam fiscalizar o transporte clandestino, mostrou-se favorável aos motoristas do transporte por aplicativos e se comprometeu a trabalhar junto aos municípios da Grande Natal para regulamentar a atividade.

“A reunião foi um sucesso. A governadora é favorável aos trabalhadores e a democratização dos transportes. Inclusive, mostrou interesse em ver a regulamentação por todos os municípios da Região Metropolitana. Os motoristas dos aplicativos podem ficar tranquilos e trabalhar livremente, pois contam com o aval do governo”, declarou Nina.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

TJ determina que Governo do RN corrija monetariamente salários atrasados dos médicos do Estado

A Justiça determinou que o Governo do Rio Grande do Norte corrija monetariamente os salários atrasados dos médicos servidores do Estado. Os desembargadores que integram o Pleno do Tribunal de Justiça acataram parcialmente um Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Médicos do Estado (Sinmed).

Tribunal de Justiça do RN — Foto: Eduardo Maia
Tribunal de Justiça do RN — Foto: Eduardo Maia

O Sindicato reforçou na ação judicial a ocorrência de “reiterados” pagamentos em atraso das remunerações dos médicos ativos e inativos, vinculados ao serviço público estadual.

Os advogados da entidade alegaram que os gastos com pessoal devem ter prevalência em detrimento de outras despesas públicas, o que agrava a conduta do Estado. O Sinmed diz que o atraso de pagamentos representa “um desfalque nas finanças dos servidores”, tratando-se de verba de natureza alimentar e, por isso, “imprescindível”.

A relatora do processo, desembargadora Judite Nunes, ressaltou que, no que diz respeito ao adimplemento dos vencimentos dos servidores públicos, o Supremo Tribunal Federal (STF) firmou entendimento no sentido de que a fixação, pelas Constituições dos Estados, de data para o pagamento dos vencimentos dos servidores estaduais e a previsão de correção monetária em caso de atraso não afrontam a Constituição Federal.

“Entendo, ainda, não restar dúvidas da infinidade de prejuízos causados aos servidores estaduais, em face da demora no recebimento da verba remuneratória, provocando uma série de transtornos como, por exemplo: a impossibilidade de arcar com compromissos financeiros assumidos anteriormente e agendados para o período compreendido entre os dias do mês imediatamente subsequente ao laborado e o anterior ao crédito do valor devido”, avalia a desembargadora.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Veículos do RN com placas com finais 5 e 6 devem quitar taxa de licenciamento nesta semana

Os veículos do Rio Grande do Norte com placas com terminação 5 e 6 estão com o vencimento da taxa de licenciamento programado para esta segunda-feira (15) e terça-feira (16), respectivamente, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito.

Trânsito na BR-101, em Natal — Foto: Ítalo di Lucena/Inter TV Cabugi
Trânsito na BR-101, em Natal — Foto: Ítalo di Lucena/Inter TV Cabugi

Pelos números do Detran, mais de 253 mil automóveis devem efetuar o pagamento nessas datas, equivalendo a 19,43% de toda a frota cadastrada no estado. O valor correspondente à taxa de licenciamento de veículos é de R$ 90, independente do ano, modelo ou categoria do veículo.

Os proprietários de veículos automotores devem emitir o boleto digital escolhendo uma das possibilidades de emissão: pelo site ou aplicativo para smartphone do Detran; nas agências do PágFácil; e para, clientes do Banco do Brasil, diretamente nos caixas eletrônicos ou guichê da agência bancária.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

Um grande incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15), um importante símbolo da cidade.

Incêndio atingiu a Catedral de Notre-Dame nesta segunda (15) em Paris — Foto: François Guillot/AFP
Incêndio atingiu a Catedral de Notre-Dame nesta segunda (15) em Paris — Foto: François Guillot/AFP

O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. Não está claro ainda o que o causou, mas pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente.

"Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (...) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança", escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

A polícia isolou a área e está retirando os turistas que havia dentro da catedral.

Obras
Uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.

Também há chamas saindo das duas torres dos sinos, de acordo com testemunhas no local.

O incêndio pode estar ligado às obras que vinham sendo feitas no telhado do edifício. A torre central estava rodeada por um andaime. Imagens postadas em rede social mostram que uma parte dela caiu em meio às chamas:

Incêndio atingiu a Catedral de Notre-Dame nesta segunda (15) em Paris. — Foto: François Guillot/AFP
Incêndio atingiu a Catedral de Notre-Dame nesta segunda (15) em Paris. — Foto: François Guillot/AFP

Fogo na Catedral de Notre Dame, em Paris — Foto: Reprodução/TV Globo
Fogo na Catedral de Notre Dame, em Paris — Foto: Reprodução/TV Globo

A turista Kassia Rouan, que estava no parque adjacente à catedral no momento do incêndio, afirmou que "quando os bombeiros chegaram, já havia muitas chamas vindo do teto" da catedral.

"Nós vimos muita fumaça, pensamos que era por causa das obras que estão fazendo. Cada vez tinha mais e mais [fumaça]. Fomos para a frente e fomos afastados para evitar que fôssemos afetados pela fumaça. Vimos as chamas saindo da catedral. Muito triste ", relatou a turista.
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou horror em relação ao incêndio. "Que horrível assistir ao incêndio gigante na Catedral de Notre Dame em Paris. Talvez tanques de água aéreos pudessem ser usados para apagá-lo. É preciso agir rápido!" escreveu no Twitter.

Situada na pequena ilha chamada Île de la Cité, em Paris, a catedral fica rodeada pelas águas do rio Sena. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo, mas certamente é uma das mais famosas.

Testemunha dos mais importantes eventos na história da França, desde sua fundação a catedral testemunhou o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Ela também assistiu à participação da França em duas guerras mundiais.

Como reporta a rede BBC, suas famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, testemunharam glórias e tragédias ao longo dos séculos. A Notre-Dame por exemplo foi saqueada e quase demolida durante a Revolução Francesa.

Mas o monumento, erguido em homenagem a Nossa Senhora - daí o nome, Nossa Senhora de Paris -, sobreviveu a tudo isso.

A catedral começou a ser construída em 1163 e só foi concluída 180 anos depois.

Mesmo antes de terminada, a obra em construção já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.

Em 1431, com as obras já concluídas, foi entre suas paredes que um menino de dez anos, de saúde delicada - Henrique 6º, da Inglaterra -, foi coroado rei da França.

E em 1804, ao som dos tubos do grande órgão da catedral, Napoleão foi coroado imperador dentro dela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casos de sarampo no mundo crescem 300% em 2019, diz OMS

Os casos de sarampo registrados no mundo tiveram alta de 300% em 2019, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta segunda-feira (15). Segundo dados dos três primeiros meses do ano, já foram reportados 112.163 casos da doença em 170 países diferentes. Em 2018, foram 28.124 casos no mesmo período em 163 países.

Casos de sarampo crescem 300% no mundo em 2019 — Foto:  Foto: Cristine Rochol/PMPA
Casos de sarampo crescem 300% no mundo em 2019 — Foto: Foto: Cristine Rochol/PMPA

Segundo a OMS, a alta segue uma tendência dos últimos dois anos. Os surtos atuais acontecem na República Democrática do Congo, Etiópia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Madagascar, Mianmar, Filipinas, Sudão, Tailândia e Ucrânia.

Nos últimos meses, altas nos números de casos também aconteceram em países com alta cobertura de vacinação, como os Estados Unidos, Israel, Tailândia e Tunísia.

A OMS alerta que a taxa de cobertura vacinal global está abaixo da meta, em 85%, e que os números de cobertura da segunda da dose da vacina são ainda menores: 67%.

Brasil perde certificado de erradicação
O Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo após a confirmação de mais um caso endêmico, ou seja, dentro do território brasileiro em 23 de fevereiro no Pará.

O país viveu um surto da doença em 2018 com mais de 10 mil casos registrados especialmente no Amazonas e em Roraima.

Em janeiro de 2019, o Brasil tinha três estados com surto da doença: Amazonas, Roraima e Pará. Entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019, o país registrou 10.374 casos. O pico foi atingido em julho de 2018, com 3.950 casos.

Até 19 de março, houve confirmação laboratorial de 48 casos de sarampo no Brasil. Destes, 20 estão relacionados a casos importados e 28 a casos endêmicos, sendo 23 no Pará e cinco no Amazonas.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vacina da gripe 2019: o que há de novo?

Começou a campanha de vacina contra a gripe. Até aí, você pode achar que não há nenhuma novidade e que todo ano é a mesma coisa. Só que não. Neste ano de 2019 houve algumas informações interessantes e importantes, principalmente no que diz respeito a quem pode receber a vacina.

Campanha de vacinação contra gripe começa no Brasil — Foto: Reprodução/JN
Campanha de vacinação contra gripe começa no Brasil — Foto: Reprodução/JN

Uma das mais significativas é que quem tem alergia a ovo pode tomar a vacina, desde que a receba em local adequado e preparado. Deve aguardar 30 minutos para ser liberado(a). Portanto, não há mais limitação para as pessoas com esta condição.

Outra informação importante é que as pessoas com imunossupressão também estão autorizadas a recebe-la. Isso é essencial posto que a gripe nestas pessoas pode ser muito grave.

A faixa etária também foi ampliada. Na rede pública, até o ano passado apenas crianças com 5 anos incompletos poderiam receber a vacina. Neste ano, crianças até 6 anos incompletos podem comparecer aos postos de saúde e tomar a vacina gratuitamente.

A composição da vacina também foi alterada, de acordo com os vírus mais frequentes, neste ano, no hemisfério sul. Estão nesta vacina tríplice os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 (atualizado) e um Influenza B também atualizado. Portanto, a vacina deste ano é diferente da vacina de 2018.

Algumas dúvidas mais comuns:
- Quais as contraindicações para receber a vacina da gripe 2019? Não há. TODAS as pessoas com mais de 6 meses de idade podem recebe-la.

- Quem está com febre pode tomar a vacina? É mais prudente esperar o processo febril terminar e depois receber a vacina.

- Crianças com tosse e sem febre podem receber a vacina? Podem.

- Vacina da gripe dá gripe? NÃO. Impossível. A vacina é feita com um fragmento do vírus e esta “parte” do vírus NÃO causa gripe. Como há muitos vírus respiratórios circulando nesta época, muitas pessoas acham que foi a vacina que deu “gripe”.

- “Tomei a vacina e peguei gripe”: isso é possível? Sim. Mas não pela vacina. Você pode ter pego um outro vírus que não está contemplado na vacina. Lembrando que os vírus escolhidos para compor a vacina são os mais “perigosos”.

- Quanto tempo a vacina leva para fazer efeito? Uns 15 dias.

- Quem pode tomar a vacina gratuitamente na rede pública? Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos, idosos (mais de 60 anos), gestantes, puérperas de até 45 dias, portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada, profissionais de saúde, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

- E quem não está neste grupo? Pode receber na rede privada. A vacina custa de 100 a 200 reais.

Vacinem-se. Proteja você e quem anda perto de você neste mundo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cantor sertanejo morre em acidente na SC-108 em Joinville


O cantor sertanejo conhecido como Kayke Amâncio, da dupla Maicon e Kayke, morreu na noite de domingo (14) em um acidente de trânsito na SC-108, a Rodovia do Arroz, em Joinville, no Norte catarinense.

Conforme a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o acidente foi registrado às 23h05 no km 17,100 da rodovia.

Ainda segundo a PMRv, a vítima tinha 35 anos e dirigia um Kangoo, que saiu da pista e bateu contra um barranco. O nome de batismo dele era Jancarlo Rodrigues Amâncio.

Kayke Amâncio morreu em acidente na SC-108 em Joinville — Foto: Reprodução/Facebook
Kayke Amâncio morreu em acidente na SC-108 em Joinville — Foto: Reprodução/Facebook

Nas redes sociais, Maicon Lourial lamentou a perda do parceiro. "Eu perco um irmão. Pra mim, a voz mais bonita de Joinville", afirmou. Ainda segundo Maicon, o cantor estava sem cinto e foi arremessado para fora do carro.

O velório está previsto para ocorrer na Paroquia Imaculada Conceição da Boa Vista e o enterro às 10h de terça-feira, de acordo com o colega de música.

Fonte: G1
Leia Mais ››