segunda-feira, junho 24, 2019

Defesa diz que Lula é idoso e pede prioridade no julgamento sobre suspeição de Moro

Resultado de imagem para Defesa diz que Lula é idoso e pede prioridade no julgamento sobre suspeição de Moro

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda-feira (24) que Supremo Tribunal Federal (STF) priorize o julgamento de um pedido que aponta a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça Sergio Moro.

O pedido de liberdade, apresentado em 2018, é um habeas corpus em que a defesa de Lula aponta a suspeição de Moro e questiona a atuação dele no processo em que o ex-presidente foi condenado.

O habeas corpus estava na pauta de julgamento da Segunda Turma do Tribunal nesta terça-feira (25), mas foi retirado da programação. A presidente do colegiado, que comanda a pauta da Turma, é a ministra Cármen Lúcia.

No pedido apresentado ao STF no início desta tarde, os advogados solicitam que o pedido de liberdade do ex-presidente seja julgado na frente dos demais processos em pauta.

A defesa de Lula ressalta que ele é idoso e está preso há 443 dias. Os advogados citam um dispositivo do regimento interno do STF que diz que os processos que já começaram a ser julgados devem ter preferência.

"O habeas corpus e as causas criminais com réu preso tem prioridade no julgamento com relação a outros processos", afirmam os advogados. "Ademais [...], dar-se-á prioridade na tramitação dos processos e procedimentos em que figure como parte pessoa idosa", diz um trecho da peça judicial.

O caso começou a ser julgado no ano passado, e dois ministros da Segunda Turma já votaram contra conceder liberdade a Lula: Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia.

O pedido da defesa de Lula é endereçado à presidente da Segunda Turma, Cármen Lúcia. Caberá a ela a decisão de incluir novamente o habeas corpus de Lula na pauta do colegiado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil registra quase 600 mil casos confirmados de dengue em 2019

O Ministério da Saúde confirmou 596,38 mil casos de dengue neste ano, até o dia 10 de junho. O número de casos prováveis da doença, ou seja, ainda não confirmados, é ainda maior: 1,127 milhão. Em relação a 2018, houve um salto nos casos de dengue no país. No mesmo período do ano passado, eram 173,63 mil casos prováveis.

Número de mortes por dengue neste ano é mais do que o dobro de 2018 — Foto: Prefeitura de Nova Serrana/Divulgação
Número de mortes por dengue neste ano é mais do que o dobro de 2018 — Foto: Prefeitura de Nova Serrana/Divulgação

Também o número de mortes por dengue neste ano é mais do que o dobro de 2018. Até aqui, foram registradas 366 mortes, ante 139 no mesmo período do ano passado.
"Observa-se aumento da taxa de letalidade no grupo de faixa etária acima de 60 anos, o que corresponde a 51,3 % (188) do total de óbitos do país", diz o ministério, no boletim epidemiológico da Semana 23.

O aumento de casos da dengue tem sido especialmente visível nos estados de Minas Gerais e São Paulo nas últimas semanas. Da Semana 13 até a 23, esses dois estados corresponderam, juntos, a 96,5% do total de casos observados no Brasil (774,28 mil) dentro do período.

Chikungunya e zika
Em 2019, até 10 de junho foram registrados 65,83 mil casos prováveis de chikungunya no país. Além disso, houve 15 mortes (1 na Bahia, 13 no Rio de Janeiro e 1 no Distrito Federal).


No mesmo período, foram 6,53 mil casos prováveis de zika registrados pelo ministério, ante 5,09 mil casos no mesmo intervalo de 2018. Não há mortes confirmadas por zika.

Entre as gestantes, houve 1,68 mil casos prováveis, dos quais 299 foram confirmados: 39,4 % (118) dos casos confirmados foram registrados no Rio de Janeiro, seguido do Espírito Santo com 16,7 % (50), Minas Gerais com 8,3 % (25), Alagoas com 6,3% (19), Mato Grosso do Sul com 4,0% (12), Paraíba com 3,6% (11) e Mato Grosso com 3,3% (10).

Fonte: G1
Leia Mais ››

A tocante história da enfermeira que adotou garoto com paralisia cerebral abandonado pelos pais

A cortina ilustrada por pequenos ursos está aberta e ilumina o quarto na residência localizada em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT). O sol clareia o cômodo repleto de aparelhos hospitalares que mantêm a vida de Ronei Gustavo Pires, de 12 anos.

Solange, que tinha dois empregos, teve de deixar a função na empresa de home care, para se dedicar aos cuidados com a criança — Foto: Emanoele Daiane
Solange, que tinha dois empregos, teve de deixar a função na empresa de home care, para se dedicar aos cuidados com a criança — Foto: Emanoele Daiane

O garoto passa o dia deitado na cama. Um artesanato, pendurado na porta do lugar, avisa: "aqui dorme um príncipe".

Por meio do olhar, a sua única forma de comunicação com o mundo, Ronei assiste atento a cada movimentação no quarto. A rotina dele é acompanhada 24 horas por dia pela mãe, a enfermeira Solange Maria Pires, de 56 anos.

Há uma década, eles se encontraram pela primeira vez. O amor que ela que sentiu pelo garoto fez com que o adotasse. A decisão mudou completamente o futuro dos dois.

Ronei nasceu com agenesia do corpo caloso, uma má-formação congênita na qual a criança não possui a estrutura que conecta os dois hemisférios cerebrais. Ele também tem neuropatia crônica, possivelmente causada pela falha na formação do cérebro, que atinge o sistema nervoso e afeta o desenvolvimento de funções como a postura e os movimentos.

Desde recém-nascido, o garoto tem um quadro grave de convulsões, que pode ter sido causado pela neuropatia. Aos oito meses de vida, enquanto era amamentado, ele teve um episódio de broncoaspiração - quando alimentos ou líquidos são aspirados pelas vias aéreas - e a família biológica, segundo Solange, demorou para buscar ajuda médica.

O fato prejudicou ainda mais a saúde de Ronei. Com pouco mais de um ano, ele foi diagnosticado com paralisia cerebral e passou a viver em estado vegetativo.

Os problemas de saúde fizeram com que o garoto, que nasceu em Cuiabá, fosse abandonado pelos pais biológicos antes de completar um ano. Quando Solange o conheceu, ele vivia em um lar para crianças e adolescentes aptos à adoção, na capital mato-grossense.
Solange, que é divorciada, morava sozinha quando decidiu adotar a criança. Os outros dois filhos dela, hoje com 33 e 37 anos, eram casados e haviam se mudado da casa da mãe. Com a adoção do caçula, a enfermeira passou a dedicar grande parte da vida aos cuidados com o garoto.

"Eu sinto o mesmo amor pelos meus três filhos. Mas sei que me dedico mais ao Ronei do que me dediquei aos outros dois, porque eles sempre foram saudáveis, se desenvolveram normalmente e foram saindo das minhas asas. Já o Ronei, sei que vai estar sempre aqui e sempre vai precisar dos meus cuidados", diz Solange à BBC News Brasil.

A decisão de adotar o garoto que vive em estado vegetativo causou espanto entre alguns conhecidos da enfermeira. "Algumas pessoas me desaconselharam, me disseram para viver uma fase mais tranquila, pois meus filhos já estavam criados. Mas eu não tive dúvidas de que deveria cuidar do Ronei. Ele é meu filho, assim como os outros dois que eu pari", declara.

No Brasil, encontrar pais para crianças com alguma doença ou deficiência é uma difícil missão. Segundo o Cadastro Nacional de Adoção, há 46,1 mil pretendentes à adoção. Destes, apenas 4.623, pouco mais de 10% do total, aceitam crianças com deficiência física ou mental.

Ainda de acordo com dados do CNA, conforme levantamento acessado nesta semana, há 9.550 crianças e adolescentes aptos para adoção. Deste total, 2.452 possuem problemas de saúde.

O encontro de mãe e filho
As internações de Ronei eram constantes desde o nascimento dele, em cinco de maio de 2007. Depois da piora do quadro de saúde do jovem, após a broncoaspiração, o garoto foi levado a um lar para crianças, após pedido da equipe médica que o atendia, pois os profissionais consideraram que ele não recebia os cuidados adequados da família biológica.

O garoto passou semanas no lar, mas os problemas de saúde pioraram. Ele teve infecção e foi encaminhado novamente ao hospital, onde passou meses internado. A Justiça de Mato Grosso acolheu pedido do Ministério Público e determinou que o Estado custeasse serviços de home care - internação domiciliar - para a criança.

Era fim de 2008. Solange trabalhava como enfermeira em uma empresa que prestava serviços de home care. Junto com uma equipe, foi em busca de Ronei, após a decisão judicial que permitiu ao garoto o direito à internação domiciliar.

'Não tive dúvidas de que deveria cuidar do Ronei. Ele é meu filho, assim como os outros dois que eu pari', diz Solange — Foto: Emanoele Daiane
'Não tive dúvidas de que deveria cuidar do Ronei. Ele é meu filho, assim como os outros dois que eu pari', diz Solange — Foto: Emanoele Daiane

"Fui atrás dele na casa dos pais biológicos e da avó, mas ele não estava. Me disseram que ele estava no Lar da Criança. Depois, descobri que ele estava internado no Pronto-Socorro de Cuiabá", diz. Os pais biológicos, segundo a enfermeira, haviam visitado o garoto poucas vezes no hospital.


Após Ronei receber alta médica, a Justiça determinou que o Estado pagasse uma casa para a família biológica morar com ele, pois a residência dos pais era precária e não tinha condições para receber a home care. "A expectativa era de que os familiares se reaproximassem do Ronei e ajudassem o tratamento dele, caso fossem para um novo lar", conta a enfermeira.

Ronei passou mal novamente, semanas depois de receber alta, e foi levado ao Pronto-Socorro, após diversas convulsões. Em estado grave, foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O garoto deixou de respirar espontaneamente e passou a necessitar do aparelho de ventilação mecânica.

Dias após a internação, a Justiça determinou que ele saísse do hospital em 24 horas e fosse colocado em uma home care.

O garoto não tinha lugar para ser levado com a internação domiciliar. Não havia uma definição sobre a casa que poderia ser concedida para a família dele. No lar de crianças, seriam necessárias adaptações para receber os equipamentos. Ronei, então, foi levado para um quarto vazio na sede da empresa de home care. O cômodo foi adaptado e os aparelhos hospitalares foram instalados no local.

"A gente acreditava que ele passaria semanas no quarto da empresa, a família se reestrutaria, conseguiria a casa e tudo daria certo", conta Solange.

A família do garoto foi informada sobre a situação dele. Porém, segundo a enfermeira, os pais o visitaram apenas duas vezes na empresa.
"Foram visitas rápidas, que não duraram 15 minutos", relata Solange.

Após Ronei passar três meses no quarto, a dona da empresa informou que ele não poderia permanecer no quarto por mais tempo. "Eles não poderiam ficar tantos meses assim com uma criança, porque ali era uma empresa", relembra.

Quando percebeu a incerteza sobre o futuro do garoto, na época com quase dois anos, Solange decidiu levá-lo para casa. "Falei que pediria a guarda dele na Justiça e que cuidaria dele, até resolver a questão com a família."


A Justiça concedeu a guarda provisória de Ronei para a enfermeira. Ela adaptou o quarto da filha, que havia se casado poucos meses antes, para receber o garoto e os equipamentos da internação domiciliar - como um tubo de oxigênio e um aparelho de ventilação mecânica.

Solange, que tinha dois empregos, teve de deixar a função na empresa de home care, para se dedicar aos cuidados com a criança. Ela continua trabalhando em um hospital de Cuiabá.

A guarda do garoto
Por um ano, Ronei viveu de modo provisório na casa de Solange. No período, os pais do garoto o procuraram apenas uma vez.

"Eles foram na empresa de home care, para saber da casa que a Justiça tinha determinado que conseguissem. Eles foram informados que o filho estava com uma família, mas nunca me procuraram", conta.

Os pais não conseguiram a residência, pois não eram mais os responsáveis pela criança.

Solange tem casa própria e não precisou do benefício que havia sido oferecido aos pais biológicos do garoto.

"Essa residência, que havia sido determinada pela Justiça, é para as pessoas que não estão em um lugar com condições adequadas para a internação domiciliar", ressalta a enfermeira.

A última vez em que Solange viu os pais biológicos de Ronei foi no início de 2010, no Fórum de Cuiabá.

"A juíza me convocou e pensei que os pais queriam a guarda dele. Eu disse a ela que, caso eles quisessem de volta, seria um direito deles. Mesmo que isso me entristecesse, não poderia fazer nada."
"Mas a juíza me disse que os pais falaram que não tinham condições psicológicas, nem financeiras, para ficar com o Ronei. Eles abriram mão do filho, disseram que eu poderia criá-lo", conta.

A magistrada explicou a Solange que ela não era obrigada a continuar com o garoto, caso não quisesse. Se a enfermeira não criasse Ronei, ele seria levado a um lar para crianças aptas à adoção.

"Não tive dúvidas, disse que o Ronei era meu filho e que ficaria com ele", diz Solange.

"A juíza me perguntou duas vezes, porque queria que eu tivesse certeza da responsabilidade que teria pela frente. Novamente, disse que era aquilo que eu queria. Não iria abrir mão do meu filho", relata a enfermeira, que recebeu apoio dos dois filhos.

A decisão da mãe de Ronei comoveu a magistrada. "A juíza me disse que nunca tinha chorado, mas chorou naquele momento, porque ficou comovida com o meu caso."
Solange passou pelos procedimentos necessários para conseguir a guarda definitiva de Ronei - como análise da residência por assistentes sociais e uma entrevista na qual detalhou sobre a sua rotina. Menos de um mês depois, obteve a guarda definitiva do filho.

Os procedimentos para adoção de crianças com deficiência ou doença crônica são mais rápidos que os demais. Em 2014, a prioridade a esses processos foi estabelecida em texto acrescido à legislação. Anteriormente, tais casos já eram tidos como prioritários e tinham mais rapidez, por serem considerados incomuns.

"Essa distinção [nos processos] é fundamental para incentivar as adoções envolvendo essas crianças. Isso porque ainda há bastante resistência de famílias inscritas em cadastro nacional para aceitar crianças com deficiência ou doença crônica", explica a advogada Regina Beatriz Tavares da Silva, presidente da Associação de Direito de Família e das Sucessões.

Segundo a advogada, o baixo número de interessados em crianças com deficiência ou doença crônica ocorre em razão da complexidade que envolve os cuidados com elas. "Isso acaba por suscitar insegurança sobre como essa dificuldade poderá interferir, modificar ou repercutir em suas vidas."

"Por isso é importante sempre lembrar que a geração de um filho, que acontece também na adoção, envolve sempre uma experiência de renovação e aceitação", acrescenta.

'Eu sou a mãe dele'

Grande parte da vida de Ronei se resume à cama do quarto. Ele recebe ajuda profissional durante todo o dia. A cada 12 horas, um novo técnico de enfermagem chega para acompanhar o garoto - serviço incluído na home care. Solange trabalha em um hospital no período da manhã e, por meio do celular, fica atenta a tudo o que acontece com o filho. "O tempo todo pergunto como ele está ou peço para mandarem fotos. É uma preocupação constante", diz.

Quando não está no trabalho, a enfermeira tenta se distanciar de Ronei o mínimo possível.

"Se eu saio, tento voltar rápido. Nas vezes em que viajei, tive que comprar passagens perto da data, porque se ele não estiver bem, não viajo. E não posso ficar dias longe", comenta.
Diariamente, Ronei toma seis anticonvulsivos. Ele se alimenta por meio de uma sonda. Uma vez por semana, o garoto, que nunca andou ou falou, passa por acompanhamento com fonoaudiólogo e com fisioterapeuta - serviços incluídos na home care para auxiliar no desenvolvimento dele.

Todos os meses, Solange recebe um salário mínimo, referente a um benefício do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para ajudar nos cuidados com o filho. Por meio do auxílio, ela busca ajuda médica.

"Gasto boa parte desse dinheiro com consultas para ele, porque tive de cortar o nosso plano de saúde, pois ficou muito caro. Pelo SUS (Sistema Único de Saúde), as consultas demoram muito. Então, acabo tendo de recorrer aos particulares."

Apesar da ajuda profissional, Ronei tem ficado mais debilitado com o passar dos anos. "Ele está regredindo e atrofiando. As mãos e os pés dele tinham mais força antes, mas agora está mais fraco. Infelizmente, não há muito o que ser feito no caso dele", lamenta a mãe.

O neuropediatra Marcos Escobar explica que a neuropatia, como no caso que acomete Ronei, costuma apresentar sintomas que pioram com o passar dos anos.

"Muitas vezes, pelo fato de o paciente não conseguir se movimentar bem e por seus músculos ficarem tensos, os tendões se retraem e encurtam. A longo prazo, os ossos e as articulações podem se deformar", diz o especialista, que ressalta que não há cura para a enfermidade.

A falta de esperanças para o futuro do garoto entristece a mãe. Apesar disso, a enfermeira afirma que não se arrepende de ter passado grande parte da última década se dedicando aos cuidados com Ronei. "Parei muita coisa por ele. Mas é normal uma mãe fazer isso por um filho."

"Uma médica me disse que ele viveria somente até os oito anos, mas ele está aqui comigo até hoje. Acho que o que mantém vivo é o amor que ele recebe", diz.
O principal desejo de Solange para o futuro do filho caçula é que ele tenha qualidade de vida. "Peço a Deus que se for para levar o Ronei, que não seja nada doloroso. Não quero que ele sofra em um hospital."

"Também peço a Deus para que eu não morra enquanto o Ronei estiver aqui. Por que quem vai cuidar dele do jeito que cuido? Quem vai dar toda a atenção? Espero que Deus me atenda. Depois que ele partir, posso ir sossegada. Mas antes, preciso continuar por aqui."

O garoto, que pouco conhece sobre o mundo fora do quarto, acompanha com olhos atentos cada declaração da mãe. "Não sabemos até que ponto ele nos entende, por causa das lesões no cérebro", explica Solange, enquanto segura a mão esquerda do filho.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Comissão de Anistia julgará 98 pedidos de indenização nesta semana, incluindo o de Dilma

A Comissão de Anistia do governo federal realizará nesta quarta-feira (26) os primeiros julgamentos do ano sobre reparações por perseguição política durante a ditadura militar (1964-1985), incluindo o caso da ex-presidente Dilma Rousseff.

O pedido de reparação da petista – presa e torturada durante o regime ditatorial – será um dos 98 processos analisados entre quarta (26) e quinta-feira (27).

Os 27 integrantes da comissão fazem a análise técnica dos processos, elaboram um parecer, mas a decisão final é da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Segundo o blog apurou, mesmo com o peso político do caso relacionado à Dilma Rousseff, Damares seguirá a orientação do parecer elaborado pelos integrantes da Comissão sobre uma eventual indenização ou não à ex-presidente, como fez em outras ocasiões.

Os 27 integrantes da comissão farão uma análise legal e da jurisprudência consolidada antes de tomar a decisão.

Dilma pediu a reintegração a uma fundação pública na qual ela trabalhava em 1977, quando foi demitida por perseguição política, e o recebimento de alguns meses de salários. A ex-presidente requereu ainda os direitos trabalhistas retroativos e os efeitos deles na sua aposentadoria, que hoje é pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Dilma fez o requerimento de indenização em 2002, no último ano do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2003, ela pediu a suspensão da tramitação do processo, época em que era ministra de Estado. Só quando deixou a Presidência, em 2016, retirou essa suspensão. A ex-presidente também pede que sejam descontados os valores já pagos a ela por comissões estaduais de anistia.

A comissão tem mais de 11 mil requerimentos pendentes, e a tentativa do governo do presidente Jair Bolsonaro é a de zerar os processos nos próximos anos. Damares indeferiu mais de mil pedidos e deferiu dezesseis em 2019.

Dilma Rousseff em imagem do documentário 'O processo', de Maria Augusta Ramos — Foto: Divulgação
Dilma Rousseff em imagem do documentário 'O processo', de Maria Augusta Ramos — Foto: Divulgação

Reunião
Antes dos julgamentos desta semana, o colegiado se encontrará nesta terça-feira (25) na reunião administrativa, quando poderão ser definidas alterações na forma de análise dos pedidos e na divulgação dos resultados das indenizações.

De acordo com integrantes do colegiado ouvidos pelo blog, uma mudança em especial poderá dificultar que o anistiado consiga acesso ao montante de indenização deferido pela comissão.

Trata-se da exclusão dos valores de indenizações da portaria que define o perseguido político como anistiado, e que é publicada no "Diário Oficial", numa espécie de admissão do Estado brasileiro da dívida com o cidadão.

As portarias concessivas de anistia sempre estipularam o valor mensal e de atrasados que o anistiando passava a ter direito, facilitando a cobrança dos montantes à União e, também, através de ações na Justiça, dos retroativos, segundo definiu o Supremo Tribunal Federal (STF). Sem esses valores registrados, a busca pelo dinheiro deverá ser atrasada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fiocruz, no Rio, vai fabricar remédio usado no tratamento do HIV

Resultado de imagem para Fiocruz, no Rio, vai fabricar remédio usado no tratamento do HIV

O Duplivir, um medicamento usado para o tratamento do HIV, começará a ser totalmente fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. Esse processo deve baratear os gastos em 10% do governo federal com a compra do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Duplivir será totalmente fabricado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos, da Fiocruz, a partir de agosto. Atualmente ele é fabricado em uma parceria entre a Fiocruz e laboratórios privados.

Ao longo de cinco anos, o Ministério da Saúde solicitou um total de 368 milhões de unidades do Duplivir que foram fabricadas em parceria com a iniciativa privada.

O valor de mercado do remédio é de R$ 3 por unidade. A Fiocruz conseguiu baixar o preço para R$ 1,90 por causa dessa parceria. Isso representou uma economia de R$ 258 milhões aos cofres públicos.

Para a produção completa da Fiocruz falta apenas uma autorização do procedimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nos primeiros quatro meses deste ano, a Fiocruz já conseguiu produzir 30 milhões de unidade. A expectativa é de que, até o fim do ano, sejam produzidas 75 milhões de unidades.

“Esse projeto faz parte de uma política do Ministério da Saúde que chama Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), onde um laboratório privado transfere essa tecnologia de produção para um laboratório público”, explicou Alessandra Esteves, coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico de Farmanguinhos, da Fiocruz.


Ela esclareceu que o país já possui um programa de combate à Aids mundialmente conhecido e que já domina a tecnologia de produção dos remédios para o tratamento da doença.

“Além disso, a gente amplia o acesso à população, pois conseguimos reduzir os preços, estamos estimulando a indústria nacional, geração de renda, geração de empregos”, destacou Esteves. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após 15 dias, assassino de ator Rafael Miguel é procurado em 60 endereços em 6 estados

Após 15 dias, o homem apontado pela polícia como o assassino do ator Rafael Miguel e dos pais do jovem já foi procurado em mais de 60 endereços diferentes em seis estados.

Montagem com as fotos de Paulo Cupertino e Rafael Miguel — Foto: Reprodução
Montagem com as fotos de Paulo Cupertino e Rafael Miguel — Foto: Reprodução

Paulo Cupertino Matias, de 48 anos, é considerado foragido da Justiça pelos assassinatos do ator de 22 anos e do casal João Alcisio Miguel, de 52 anos, e Miriam Selma Miguel, de 50.

Segundo a Polícia Civil, o comerciante atirou 13 vezes nas vítimas porque não aceitava o namoro de sua filha Isabela Tibcherani Matias, de 18 anos, com Rafael.

Câmeras de segurança gravaram parte do crime, cometido em 9 de junho, no bairro Pedreira, na Zona Sul da capital paulista. Imagens mostram as vítimas sendo atingidas por disparos e Paulo fugindo.

Procurado em 6 estados

Além de endereços em São Paulo, policiais checaram outros locais em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul onde Paulo poderia estar ou ter passado.

A polícia paulista divulgou fotos dos possíveis disfarces que o homem procurado pelos assassinatos possa utilizar para não ser reconhecido.

Depois de ouvir depoimentos de testemunhas, entre elas Isabela e da mãe dela, Vanessa Tibcherani de Camargo, de 39 anos, a investigação deverá realizar a reconstituição do crime.

A data da reprodução simulada, nome técnico da reconstituição, ainda não foi marcada pelas autoridades. O caso é investigado pelo 98º Distrito Policial (DP), no Jardim Miriam.

Bloqueio da conta bancária

Isabela Matias e Rafael Miguel em foto tirada antes do crime cometido pelo pai dela, que matou o rapaz e os pais dele. Homem não concordava com o namoro da filha — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Redes sociais
Isabela Matias e Rafael Miguel em foto tirada antes do crime cometido pelo pai dela, que matou o rapaz e os pais dele. Homem não concordava com o namoro da filha — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Redes sociais

A pedido da polícia, a Justiça bloqueou a única conta bancária em nome de Paulo. A ideia dos investigadores é que, sem poder movimentar dinheiro para continuar se escondendo, Paulo decida se entregar.

Policiais ainda apuram a possibilidade de o comerciante estar recebendo ajuda de outras pessoas para não ser preso. Para fugir, Paulo usou alguns carros, um deles com placas clonadas.

Ele já teve passagens criminais anteriores por outros crimes, como agressão e roubo. Em seu braço está tatuado ‘Marginal sempre marginal’.

A polícia pede a quem tiver informações sobre seu paradeiro para ligar 181, número do Disque-Denúncia. Não é preciso se identificar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Moro cancela ida à Câmara para falar sobre conversas publicadas por site

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, cancelou a sua ida à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados marcada para quarta-feira (26) para dar explicações sobre mensagens atribuídas a ele e a procuradores da Operação Lava Jato e publicadas pelo site The Intercept.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro — Foto: Bruno Kelly/Reuters
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro — Foto: Bruno Kelly/Reuters

O cancelamento foi confirmado pelo presidente da comissão, Felipe Francischini (PSL-PR).

Em nota, a assessoria de imprensa do ministro informou que ele não poderia comparecer à audiência na Câmara devido a uma viagem oficial aos Estados Unidos.

Como se tratava de um convite, e não convocação, o ministro não era obrigado a comparecer. Ainda não foi marcada nova data.

"Cancelou, sim. Então, entre amanhã [terça] e depois de amanhã [quarta], a gente vai estar escolhendo uma nova data. Até porque muitos deputados já estão apresentando requerimento de convocação, mas eu não vou pautar convocação nenhuma. Então, eu acredito que, no consenso, se a comissão quiser que ele vá, a gente vai sentir isso amanhã. Daí, a gente remarca uma outra data", afirmou Francischini.

O adiamento da participação de Moro em audiência na Câmara já vinha sendo tratado desde o último sábado (22). O presidente da CCJ não se opôs ao adiamento porque acredita que a Câmara precisa se concentrar na aprovação da reforma da Previdência durante esta semana.

O The Intercept tem revelado o teor de mensagens que sugerem que Sérgio Moro orientou a atuação de integrantes da força-tarefa da Lava Jato enquanto estava à frente dos processos em Curitiba.

Na série de reportagens, o site divulgou supostas conversas nas quais o ex-juiz cobrava de procuradores deflagração de novas fases da operação, classificava de "showzinho" manifestação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmava que o fato de o Ministério Público Federal investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "melindra alguém cujo apoio é importante".

Senado
Na semana passada, Moro compareceu a uma audiência na CCJ do Senado para tratar do mesmo tema. Na ocasião, ele disse que não tem nada a esconder sobre as conversas e que não tem "nenhum apego" pelo cargo que ocupa no governo Jair Bolsonaro.

O ministro foi ao Senado espontaneamente para dar explicações sobre o conteúdo das mensagens. Ele negou "conluio" com o Ministério Público para atingir grupos políticos e disse que está absolutamente tranquilo sobre a "correção" das decisões que tomou como juiz.

No Senado, Moro levantou suspeita sobre o conteúdo das mensagens divulgadas pelo site The Intercept e sugeriu que o material entregue ao site foi obtido por meio de uma invasão de celulares de autoridades feita por um "grupo criminoso".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após empate de 1 x 1 no tempo normal, Escola Francisco de Assis Pinheiro elimina O Mirante nos pênaltis por 4 x 2 e vai a final. (VÍDEO)


Foi uma partida de emoções do começo ao fim; a torcida procurava se familiarizar com as equipes da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro e Os Mirantes para pode ajudar a empurrar os times. E a escolhida do público foi a Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro que veio com tudo sobre O Mirante. O empate em 1 x 1, tendo em vista a qualidade técnica das equipes foi merecida, os esforços, os passes, os dribles, até as faltas contribuíram para demonstrar o quanto as equipes se entendiam dentro de quadra. A decisão terminou na cobrança de pênaltis, onde a Escola Francisco de Assis Pinheiro converteu 4 e O Mirante 2, entregando a vaga na grade final que acontece nesta segunda-feira (24) entre a equipes da Escola Francisco de Assis Pinheiro conta a Parabólica RC.

1º Tempo

O jogo começa e as equipes querem mostrar a qualidade da partida, com passes entrosados a equipe da Escola Francisco de Assis Pinheiro parte para cima da equipe O Mirante que também está bem no jogo com passes e toques precisos; as finalizações são paradas nas defesas dos goleiros ou na falta de pontaria dos atletas. A torcida começa a definir seus lados e apoiando a Escola Francisco de Assis Pinheiro nos lanches de forma tímida. Com o placar zerado a euforia e vontade de fazer gol aumente juto com a adrenalina da torcida. Ofensivas as equipes disputam no mano a mano e o primeiro tempo termina empatado no zero a zero aplaudida pela torcida.

2º tempo

O resultado não favorecia nenhuma equipe, o segundo tempo começa com muita agitação; a torcida entra na graça da Escola Francisco de Assis Pinheiro que a cada contra ataque eles estão juntos com o time. A euforia dava gás aos garotos da escola que paravam nas defesas do goleiro Renan. O placar foi aberto aos 5:10 por Ciro Gabriel para a equipe da Escola Francisco de Assis Pinheiro. O Mirante também não parava, partia par cima dos garotos e conseguiram empatar aos 12:00 com gol de Ailton. A qualidade técnica é boa e deixa a torcida divida, que começam empurrar as equipes, e a cada defesa a torcida aplaude. Além dos toques a estratégia era a velocidade que as duas equipes sabem explorar o fator. O jogo fica cada vez mais difícil sem alterar o placar que acaba empatado, levando a decisão para as cobranças de pênaltis, onde a equipe O Mirante converteu apenas duas cobranças, contra 4 da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro.



Assista Confira as cobranças




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Com goleada de 6 x 0 sobre Os Mercenários; Parabólica RC está na final


A disputa entre as equipes Parabólica RC e Os Mercenários parecia que seria fácil, a marcação precisa, a defesa atenta, as equipes procuram espaço em quadra para fazer o laçar se movimentar, com o decorrer do tempo a Parabólica RC foi construindo a goleada sobre Os Mercenário que lutaram até o apito final, mas nem todo o esforço foi suficiente sofrer a goleada de 6 x 0.

1º Tempo

A partida teve inicio e as equipes começaram bem, as jogadas de velocidade, as roubadas de bola, os contra ataques eram fundamental para o bom resultado. O entrosamento entre as equipe andavam equilibrados; mesmo havendo contra-ataques as defesas estavam impecável. O desfecho da partida começou a ser mudado aos 17:58 quando Josivan acertou o gol de Wanderson, mesmo assim Os Mercenários não perderam o controlo, mas deixaram escapar o segundo gol aos 19:36 tento de Edineudo. O primeiro tempo foi encerrado com o placar de 2 x 0 para a Parabólica RC.

2º Tempo

Para o segundo tempo Os Mercenários voltaram mais ofensivos, partiam para cima da Parabólica RC e não conseguia converta o placar. A equipe começa a perder controle da partida quando aos 4:23, Pablo faz o terceiro; as entradas também começam a ficar mais violentas, mesmo assim Os Mercenários não conseguem parar a Parabólica RC que em mais um lance surpreendente amplia o placar e faz o quarto gol com Pablo aos 10:54. A goleada começa a tomar forma quando a equipe Parabólica RC aproveita uma roubada de bola e faz 5 a zero, aos 12:17, gol de João Batista.  Mas ainda o apito final não soou, Os Mercenários ainda tiveram boas chances desperdiçadas, assim a Parabólica RC foi lá com Josivan e ampliou a vantagem aos 15:15. Os Mercenários começaram a acertar mais os passes, mas a finalização que era o principal, não acontecia, se despedindo do campeonato após a goleada de 6 x 0.




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Ataque cibernético dos EUA desativou computadores militares do Irã, diz imprensa norte-americana

Um ataque cibernético iniciado pelos Estados Unidos derrubou computadores militares do Irã, informaram veículos de comunicação norte-americanos neste fim de semana. De acordo com o jornal "Washington Post", o presidente Donald Trump autorizou a ação.

Míssil de médio alcance é disparado pelo Irã, próximo ao estreito de Ormuz, em 2016; ataque teria derrubado sistemas que autorizam disparadas de mísseis — Foto: Reuters
Míssil de médio alcance é disparado pelo Irã, próximo ao estreito de Ormuz, em 2016; ataque teria derrubado sistemas que autorizam disparadas de mísseis — Foto: Reuters

O ciberataque ocorreu na quinta-feira (20) em retaliação à derrubada de um drone dos EUA no estreito de Ormuz, que acirrou a crise entre os dois países.

Fontes militares disseram à agência Associated Press, ao site Yahoo News e ao jornal "Washington Post" que o ciberataque atingiu lançadores de mísseis iranianos. O Pentágono não confirmou a ofensiva "por razões de segurança operacional".

Destroços de drone americano abatido pelo Irã, de acordo com a Guarda  — Foto: Divulgação
Destroços de drone americano abatido pelo Irã, de acordo com a Guarda — Foto: Divulgação

A destruição do drone norte-americano quase levou a um ataque armado ao Irã, mas Trump disse que desistiu da ação minutos antes de ela começar porque seria "desproporcional" – uma vez que a derrubada da aeronave não deixou mortos.


Apesar de o ciberataque ter ocorrido em retaliação à queda do drone, o Pentágono já preparava uma ofensiva do tipo desde o incidente com petroleiros do Golfo de Omã, em 13 de junho.

Um dos navios petroleiros que foram supostamente atacados nesta quinta-feira (13) no golfo do Omã. — Foto: Isna/Handout via Reuters
Um dos navios petroleiros que foram supostamente atacados nesta quinta-feira (13) no golfo do Omã. — Foto: Isna/Handout via Reuters

Além do ataque cibernético, o regime iraniano deve sofrer novas sanções, conforme anunciado por Trump no sábado. "Não vamos deixar o Irã obter armas nucleares e, quando aceitarem isso, terão um país rico, ficarão muito felizes e eu serei seu melhor amigo", disse o presidente.

Neste domingo, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que é essencial evitar "qualquer forma de escalada" das tensões entre Estados Unidos e Irã na região do Golfo Pérsico, no Oriente Médio.

"Todos devem manter nervos de aço", disse o chefe da ONU.

Pompeo: 'EUA preparados para diálogo'

Mike Pompeo concede entrevista antes de embarcar ao Oriente Médio — Foto: Jacquelyn Martin/Pool via Reuters
Mike Pompeo concede entrevista antes de embarcar ao Oriente Médio — Foto: Jacquelyn Martin/Pool via Reuters

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse a jornalistas neste domingo que os Estados Unidos estão "preparados para negociar sem pré-condições". A declaração foi dada um dia depois de o presidente Donald Trump ameaçar novas sanções contra o Irã.

"Eu estou confiante que, assim que eles estiverem preparados para se comprometerem de verdade conosco, estaremos prontos para começar essas conversas. Espero que esse dia chegue", disse Pompeo.
Pompeo anunciou que viajará à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos para conversações sobre a crise piorada com a derrubada de um drone.

"Vamos conversar com eles sobre como nos certificaremos de que todos estamos estrategicamente alinhados e como podemos construir uma coalizão global" sobre o Irã, afirmou.

Parlamentares iranianos: 'morte aos EUA'

Parlamentares iranianos gritam 'Morte aos EUA' em sessão neste domingo (23) — Foto: Reuters TV
Parlamentares iranianos gritam 'Morte aos EUA' em sessão neste domingo (23) — Foto: Reuters TV

De acordo com a agência Reuters, parlamentares iranianos gritaram "morte aos EUA" em uma sessão neste domingo transmitida pela rádio estatal. O grito é entoado no país desde a Revolução Islâmica de 1979.

No Parlamento iraniano, congressistas ironizaram as possíveis negociações com o governo norte-americano.

"Os EUA são os verdadeiros terroristas deste mundo ao espalhar o caos nos países. Eles dão armas avançadas a grupos terroristas, causando instabilidade e ainda dizem: 'Venham, vamos negociar'", afirmou o parlamentar Masoud Pezeshkian.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente envolvendo ônibus da banda Aviões deixa um homem morto, na PB

Resultado de imagem para Acidente envolvendo ônibus da banda Aviões deixa um homem morto, na PB

Um homem morreu, na tarde deste domingo (23), depois de um acidente envolvendo uma moto e o ônibus da banda Aviões, no km 17 da BR-412, na Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem de 78 anos estava pilotando a moto e teria provocado o acidente. Ele bateu na lateral do coletivo e morreu.

Conforme a PRF, o acidente aconteceu no trevo que dá acesso à cidade de Boa Vista, no Agreste paraibano. A moto bateu na lateral do ônibus, não obedecendo a preferência da via, de acordo com a PRF.

O grupo Aviões, juntamente com o cantor Xand Avião, faz show na noite deste domingo (23) em Campina Grande. No entanto, não há informações se a banda estava dentro do ônibus e se seguia para a cidade no momento do acidente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Confira a Programação desta segunda-feira (24) do XIII Arraiá do Zé Padeiro de Itaú-RN


A Prefeitura Municipal de Itaú por meio da Secretaria Municipal de Cultura convida você e sua família para participarem da programação do XIII Arraiá do Zé Padeiro nesta segunda-feira (24) no Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo.

19h – Conserto Junino com a Banda filarmônica José Praxedes Fernandes

20h – Final dos Jogos Juninos de Bairros entre as equipes Parabólica RC X Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro.

20:30h Quadrilha Junina Semear e a Quadrilha Planeta Junino.

Logo em seguida tem o Cachorrão do Brega

De acordo com o Prefeito Ciro Bezerra “Os jogos juninos movimentaram as noites do campeonato e você não vai perder justamente a nossa grande final, sem falar no Conserto da nossa banda Filarmônica José Praxedes Fernandes e para encerrar o Show com o cachorrão do brega”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››