terça-feira, maio 28, 2013

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO NO MUNICÍPIO DE ITAÚ TERÁ MUITAS ATRAÇÕES


O Município de Itaú realizará um dos maiores são joão da região com atrações começando já no dia 03 de Junho com Lançamento de Concurso de Cordel na Escola Municipal Professor José Pôrto de Queirós.
No dia 15 de Junho está previsto o lançamento do projeto 'Arraiá do Zé Padeiro', Escolha da Rainha do Milho e do Rei do Sabugo com participação de um show humorístico de Dion Queiroz e Superdson no Mercado Público.
Dia 17, 18, 19 e 20/06 de Junho haverá caravana Junina com a participação de vários municípios circunvizinhos nas Praças e Instituições.
Dia 21 está programado um desfile do grupos os Mensageiros na Arena Junina, Concurso de quadrilha local na Arena Junina, carroça e muito forró pé de serra coquinho e banda no largo da folia.
Dia 22 haverá concurso de Quadrilha Regional na Arena Junina, Mamulengos no palco da cultura, Violeiros, Artistas da Terra e também forró no largo da folia junina.
No dia 23 de Junho está previsto corrida de Jegue no parque de Vaquejada, Corrida de saco na Avenida são João, Mamulengo, Sanfoneiros, Artistas da Terra no Palco da Cultura, Luar do Sertão com Domilson e Banda e quadrilha improvisada no parque de vaquejada.

24/06 - Shows com as Bandas Forro Pakerador e Forró dos 3;

25/06 - Shows com as Bandas Flávio & Pizada Quente e Anísio Jr.

Assuntos Relacionados:


ITAÚ: I Arraia da Botija resgata festejos juninos no município de Itaú
Reprodução Cidade News Itaú via Márcio Melo
Leia Mais ››

Secretário de Finanças republica Leis 406/2013 e 407/2013 com emendas modificativas, exigidas pela Câmara Municipal de Itaú.

A edição do Diário Oficial Municipal de Itaú-RN (DOM), trás na data de hoje, terça-feira (28) a republicação das Leis 406/2013 de 29 de Abril de 203, dispondo sob a criação do Programa de Aquicultura e da Lei 407/2013 de 15 de abril de 2013, dispondo sob a criação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, exigida pelo Poder Legislativo, uma vez que as mesmas foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), em data anterior, sem as correspondentes emendas modificativas aprovadas em sessão plenária da Câmara Municipal.

Sendo que na sessão da Câmara realizada na sexta-feira (24), foi apresentado o Ofício de nº 014/2013 notificando a republicação no prazo de 24h ao secretária de finanças do município, Marcos Moreira, que de acordo com a Lei Orgânica do Município o descumprimento das regras geraria ato de Improbidade Administrativa, que segundo os vereadores o mesmo recursou-se a receber.

Confira:

Lei 406/2013

Lei 407/2013

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem foi preso em Tenente Laurentino-RN acusado abusar sexualmente de deficiente mental

Na tarde desta segunda-feira, 27, a pessoa de MARIA APARECIDA AURELIANO DE LIMA, 36 ANOS, residente no Sítio de Dentro, Lagoa Nova, compareceu ao Destacamento de Polícia Militar de Tenente Laurentino Cruz, onde informou aos Policiais Militares de serviço que teria sido vítima de estupro, na madrugada no mesmo dia.
Segundo a denunciante, quando esta saía de uma boate de Tenente Laurentino Cruz, por volta de 01h00 da madrugada, chamou um amigo para a deixar em casa, porém, o amigo indicou uma outra pessoa para fazer a viagem, o qual, segundo a denunciante, teria seguido por caminhos estranhos, e, ao chegar em um determinado local, teria parado a moto e, com ameaças de deixá-la no mato, a obrigou a fazer sexo com ele.
A Polícia Militar empreendeu diligências e, ainda na tarde desta segunda-feira, conseguiu prender a pessoa de GERALDO DANIEL PEREIRA, 38 ANOS (FOTO ACIMA), residente em Tenente Laurentino Cruz, o qual confirmou aos PMs que, de fato, praticou sexo com a vítima, porém, segundo ele, tudo foi feito com o consentimento dela.
Mesmo com a defesa do acusado, a autoridade competente (delegado), fez o procedimento e autuou o acusado em flagrante delito, pelo crime de estupro, tendo em vista que a vítima sofre de problemas mentais, e, por isso, mesmo com o consentimento dela, ele não poderia ter praticado sexo.

Geraldo Daniel encontra-se preso em uma das celas do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Jucurutu, onde está à disposição da Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

POLÍCIA DIVULGA IMAGENS DOS ASSALTANTES DA AGÊNCIA DOS CORREIOS DA CIDADE DE IPANGUAÇU/RN

Na manhã de hoje 28 de maio pelo menos 3 (três) elementos (fotos do sistema de segurança) assaltaram a agência dos Correios da cidade de Ipanguaçú. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar do 10º BPM, três assaltantes entraram de "cara limpa" na agência e trancaram funcionários e clientes em uma sala e levaram todo o dinheiro. O GTO que chegava de outro assalto aos Correios de Janduís, juntamente com as viaturas das cidades vizinhas tentaram identificar o bando, porém sem êxito até o momento, ninguém soube informar o veículo da fuga dos bandidos e as investigações ficarão por conta da Polícia Federal.
As imagens estão muito nítidas e a polícia acredita que ajudará na capturar dos acusados.
A polícia pede a quem souber de quem se trata, entre em contato com a PM através do 190 ou 3331-6518, sua informação será mantida em absoluto sigilo.



Reprodução Cidade News Itaú via GTO Assú
Leia Mais ››

No Sertão jovem é drogada durante bebedeira e abusada sexualmente

O SAMU da cidade de Sousa foi acionado na tarde deste domingo (26), a princípio para atender uma ocorrência de acidente com moto em São Gonçalo, mas ao fazer o socorro de uma jovem, que foi conduzida para o hospital da cidade de Sousa.

A jovem que não teve sua identidade revelada contou que estava bebendo com outras pessoas, quando acordou momentos depois em um matagal, além de se queixar de dores em suas partes íntimas.

Segundo informações, no corpo da jovem não foi constatada nenhuma lesão, mas o exame apontou que realmente houve relação sexual com a vítima.

Ela acredita que alguém tenha colocado algum medicamento (sonífero) em sua bebida, conhecido popularmente como “Boa Noite Cinderela”, que tem como consequência um sono profundo, onde a pessoa fica completamente fora de si.

A polícia militar também foi informada do ocorrido e está investigando o caso com intuito de saber o que realmente aconteceu com a jovem.

Reprodução Cidade News Itaú via Sertão Informado/É Sertão
Leia Mais ››

Parque dos Dinossauros é reaberto ao público em Sousa


O Parque dos Dinossauros em Sousa, passou por uma revitalização e já está aberto ao público.
O local é considerado um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde se registra a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo.

Assista a reportagem:


Reprodução Cidade News Itaú via Herta Riama/É Sertão
Leia Mais ››

Taboleiro Grande: Cidadãos já podem acessar o portal da transparência com todas as informações dos gastos da Prefeitura Municipal.


Os cidadãos de Taboleiro Grande, já podem acessar o portal da transparência com todas as informações dos gastos da Prefeitura Municipal.

Cumprindo assim a Lei complementar 131/2009 que determina que todos os municípios disponibilize todos as receitas e despesas para qualquer cidadão ter acesso.

O link do portal já se encontra no site oficial da Prefeitura de Taboleiro Grande.

http://www.prefeiturataboleirogrande.com.br, no menu "Portal da Transparência", ou mesmo no site http://www.gdip.com.br/

Prefeitura de Taboleiro Grande
Justiça paz e alegria.

Reprodução Cidade News Itaú via Taboleiro Grande News
Leia Mais ››

Nilton Figueiredo recebe condenação no TJ-RN por, suposto, crime administrativo.

O Ex-prefeito, Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo (PMDB), foi condenado a três anos de detenção pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte por ter autorizado o pagamento de despesas, supostamente, em desacordo com a legislação vigente, quando governou o Município de Pau dos Ferros.

Nilton Figueiredo foi condenado a três anos e cinco meses de prisão em regime aberto, todavia a pena foi transformada em Restritiva de Direito, o que quer dizer que ele poderá pagá-la com algumas horas de serviço comunitário e pagamento do valor de 50 (cinquenta) salários mínimos vigente à época do fato delituoso, podendo ainda ser convertido na aquisição de cestas básicas a serem entregues a entidades públicas ou privadas em funcionamento neste município que possua destinação social e atuem em prol da comunidade.

Vale salientar que ao contrário da decisão proferida no processo em que figurou como réu o Ex-prefeito, José Edmilson de Holanda (Publicada em postagens anteriores), que já transitou em julgado e portanto não cabe mais recurso, essa decisão condenatória imposta a Nilton Figueiredo sequer foi publicada no diário oficial, sendo desta feita, passível ainda de alteração pelos tribunais superiores (STJ e STF).

A sessão foi presidida pelo Desembargador Ibânes Monteiro e os juízes Gustavo Marinho e Ada Galvão. Pelo Ministério Público atuou o primeiro Procurador de Justiça Anísio Marinho Neto.

Confira abaixo os detalhes da decisão na imagem retirada do site do TJ-RN : 

Clique na imagem e veja em tamanho maior.

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Presidente Dilma confirma visita no RN para a próxima segunda(03)

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu da presidente Dilma Rousseff a confirmação da visita ao Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (03). A programação oficial ainda não foi divulgada pelo Palácio do Planalto. Dilma Rousseff deverá desembarca na pista do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em construção, pela manhã, acompanhada do presidente da Câmara e do ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social.

Além de inspecionar as obras dos terminais de passageiros e de cargas, a presidente ainda deverá assinar a Ordem de Serviço para a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu, e anunciar a licitação do projeto para duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró na divisa com o Ceará. A duplicação da rodovia foi uma reivindicação do deputado Henrique Eduardo Alves para que a obra fosse incluída no programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há duas possibilidades para o local do evento: a Escola de Governo, no Centro Administrativo, e o Centro de Convenções e Natal.

Reprodução Cidade News Itaú Via Raniele Gomes/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial


energia

O Relatório Estrutura de Acompanhamento Global da Energia Sustentável para Todos, publicado no Fórum de Energia, em Viena (Áustria) nesta terça-feira (28), responde a essas perguntas e pode indicar rumos para as políticas brasileiras que – segundo o documento – é o sétimo maior consumidor de energia do mundo.

O documento apresenta dados detalhados – tanto nacionais quanto globais – que indicam o tamanho dos desafios para que os países cumpram os três objetivos da iniciativa Energia Sustentável para Todos: proporcionar acesso universal à energia moderna, dobrar o uso de energia renovável e duplicar a taxa de melhoria da eficiência energética – tudo isso até 2030.

O relatório indica que 1,2 bilhão de pessoas – quase a população da Índia – não têm acesso à eletricidade e que 2,8 bilhões dependem da lenha ou de outra fonte de biomassa para combustível doméstico.

Esses combustíveis domésticos sólidos poluem o ambiente e prejudicam a saúde, o que contribui para cerca de 4 milhões de mortes prematuras, na maioria de mulheres e crianças. O relatório também assinala que a maioria das pessoas ainda sem acesso à eletricidade vive em 20 países em desenvolvimento na Ásia e na África Subsaariana e que cerca de 80% delas vivem em áreas rurais.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Máquinas do RN serão entregues na próxima semana com a presença de Dilma Rousseff

O ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) adiou o evento marcado para amanhã (29), em Natal, onde seriam entregues 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para municípios que sofrem com os efeitos da seca e que ainda não foram contemplados nas etapas anteriores.

O evento acontecerá na próxima semana, em data a ser definida. Segundo o delegado do ministério, Raimundo Costa Sobrinho, poderá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Prefeituras em festa: FPM cresce 43,6% em maio

dinheiro_sacosConfirmando as previsões do Tesouro Nacional, o Fundo de Participação dos Municípios teve crescimento de 43,6% em maio. As prefeituras das cidades de menor porte populacional, abaixo de 10.188 habitantes (coeficiente 0.6), vão fechar o mês com R$ 643,8 mil, ante R$ 448,1 mil de abril.

A última parcela, que será depositada nesta quarta-feira, dia 29, terá correção de 0,8917%O Tesouro previa crescimento de 45% em maio. Apesar do bom desempenho da arrecadação, maio não conseguiu superar fevereiro, o campeão FPM com R$ 725 mil para os municípios 0.6.

Parnamirim e Mossoró receberão R$ 7,1 milhões este mês e Natal R$ 24,1 milhões.

Mas, nas prefeituras, a palavra de ordem ontem era cautela. Isso porque o Tesouro prevê queda (-11%) em junho e (-12%) em julho.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

DUPLA ARMADA TENTA ASSALTAR AGÊNCIA DOS CORREIOS EM JANDUÍS/RN

A agência dos Correios de Janduís, município a 290 quilômetros de Natal, foi alvo de uma tentativa de assalto assim que abriu as portas na manhã desta terça-feira (28).

De acordo com o comandante do policiamento na região, Major Flávio, dois homens armados chegaram em uma moto de placa não identificada, renderam os funcionários e tentaram roubar o dinheiro da agência, mas, como a abertura dos caixas é programada, eles não quiseram esperar e fugiram sem levar nada.
A PM informou que a tentativa de assalto aconteceu por volta das 8h e os assaltantes fugiram na mesma moto em que chegaram. Ainda de acordo com o major Flávio, as guarnições de Campo Grande, Assu, e do Grupo Tático Operacional (GTO) estão em diligência em busca dos suspeitos.

Reprodução Cidade News Itaú via PF Online
Leia Mais ››

Cangaceirismo moderno: ação de bando em Princesa Isabel deixa cidades sitiadas

Bandidos queimaram carro na rodovia para evitar fuga
Bandidos queimaram carro na rodovia para evitar fuga
Comércio fechado, aulas suspensas, carros metralhados, casas e prédios públicos com marcas de bala. Esse foi o saldo após a invasão de um bando, formado por cerca de 20 criminosos, que assaltou agências bancárias e casa lotérica no final da manhã desta terça-feira (28), na cidade de Princesa Isabel (a 430 quilômetros de João Pessoa, no Sertão da Paraíba).

Vestidos com o fardamento das Forças Armas, os bandidos chegaram em duas camionetas e invadiram as agências do Bradesco e Banco Brasil. O prédio do Ministério Público local foi metralhado. O valor levado pelos criminosos ainda não foi divulgado pelas agências bancárias.

Cidades da divisa da Paraíba e Pernambuco estão sendo vasculhadas por policiais civis e militares dos dois estados. Informações da Polícia Militar são de que os bandidos fugiram com destino a cidade pernambucana de Flores, que faz limite com Princesa Isabel e fica a 8 quilômetros da sede da cidade paraibana.

“Portas de vidro do MP foram quebradas. Carros que estavam nas ruas foram alvo dos bandidos. Um ônibus escolar, além de casas também metralhados”, disse a jornalista Sabrina Barbosa, moradora da cidade, acrescentando que 12 pessoas que estavam dentro de uma escola foram feitas reféns, mas liberadas minutos depois por integrantes do bando.

Durante a ação criminosa, os assaltantes cortaram o fornecimento da energia elétrica da cidade e parte da rede de telefonia local.

A polícia foi acionada e houve um intenso tiroteio. O comandante geral dos batalhões sertanejos, coronel da Polícia Militar Almeida Rosa, revelou que os bandidos fugiram levando cinco reféns, mas foram liberados em uma rodovia local. Um carro utilizado na fuga foi incendiado e deixado no meio da pista, para dificultar a perseguição policial.

“Quando os bandidos entraram em uma das agências, um idoso que temia ser baleado ofereceu dinheiro aos bandidos, mas um deles disse: ‘Não queremos seu dinheiro. Mas, o do governo’. E continuou com a ação criminosa”, comentou Sabrina Barbosa.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM, o prefeito de Princesa Isabel, Domingos Sávio, desmentiu a informação de que teria sido sequestrado. Ele revelou que estava na sede da prefeitura, quando os bandidos começaram as ações criminosas no Banco do Brasil, que fica ao lado. Depois, a investida dos bandidos seguiu contra a agência do Bradesco e também em uma casa lotérica. "Fiquei trancado para me proteger. O gerente de um dos bancos foi sequestrado, mas já está libertado", revelou.

Sávio falou ainda que foram cerca de 45 minutos de troca de tiros com armamentos pesados, mas não há registro de vítimas fatais ou feridas. "Agora, a situação está tranquila, sob controle e a polícia está fazendo as buscas para localizar os acusados, que fugiram em direção à Pernambuco e provavelmente vestiam roupas do Exército", disse o prefeito.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Desempregado, ex-dançarino do 'É o Tchan' tenta arrumar uma vaga com ajuda de amigos

Jacaré ficou conhecido no grupo É o Tchan
Com o fim de As Aventuras do Didi, Jacaré, o ex-dançarino do É o Tchan está sem contrato com a Globo. As informações são do jornal Extra.

De acordo com a publicação, Jacaré tem telefonado para os contatos que fez na emissora em busca de uma nova oportunidade na televisão. 

Jacaré foi dançarino do grupo É o Tchan, onde também atuou como coreógrafo. Na Globo, ocupava o cargo de humorista ao lado de Renato Aragão. 

Em abril deste ano, ele se tornou pai com o nascimento de Rafael.

Na época, ele revelou que fez testes para novelas na emissora carioca. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CNJ investiga juiz da Paraíba por fraude em empréstimos consignados

Ministro Francisco FalcãoO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está investigando um esquema que fraudava empréstimos consignados, em sete Estados do País, entre eles a Paraíba. Neste, a investigação se concentra em casos ocorridos nas cidades de Picuí e Barra de Santa Rosa, que tiveram juntas 6,3 mil ações judiciais, em dois anos. Um juiz paraibano está sendo acusado de integrar o esquema, que também tinha advogados, correspondentes bancários e clientes de bancos. Ele deve ser intimado nos próximos dias.
O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, confirmou que concluiu a investigação contra o juiz, que terá 15 dias para apresentar defesa. De acordo com a denúncia, a cidade de Picuí recebeu mais de 5 mil ações revisionais de empréstimo consignado nos últimos dois anos. Já a cidade de Barra de Santa Rosa, onde o magistrado também respondia como substituto na época, teve 1,3 mil ações em 2011.
Na última quinta-feira, o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou a instauração de um pedido de providências para investigar a fraude.
O esquema era o seguinte: os empréstimos eram feitos; os clientes afirmavam que não os tinham contratado ou que não receberam cópias dos documentos e, por sua vez, os advogados pediam uma liminar suspendendo o desconto das parcelas na folha de pagamento e o desbloqueio da “margem consignável” (limite no salário que pode ser destinado ao pagamento de empréstimos). Com a assinatura do juiz concedendo a liminar, novos empréstimos eram tomados pelas mesmas pessoas, sem a liquidação dos anteriores. O esquema envolvia advogados, correspondentes bancários, alguns clientes e juízes.
Segundo Márcio Murilo, o juiz acusado estava sendo investigado antes das denúncias aparecerem na imprensa. “Não posso adiantar detalhes antes de ele apresentar defesa”, explicou. O nome do juiz foi omitido porque a investigação do CNJ é preliminar e ele não foi ouvido.
Preliminar
Os tribunais de Justiça de todo o País terão 15 dias para informar à Corregedoria Nacional de Justiça a relação de todos os procedimentos em trâmite relacionados ao questionamento de valores de consignados. Segundo a assessoria de imprensa da CNJ, a investigação ainda é preliminar. No entanto, caso a denúncia seja confirmada em alguma cidade, poderá ser aberto um procedimento disciplinar contra o juiz que colaborou com a fraude.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo não consegue reduzir índices de mortalidade materna no RN

Em 2012, o índice registrado no RN foi três vezes maior que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde. Foto: Divulgação
O Rio Grande do Norte ainda está longe de cumprir pelo menos dois dentre os oito objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas no ano 2000 com previsão do alcance das metas até o ano de 2015: a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde das gestantes. Hoje, dia 28 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e a Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública para discutir essa temática com os diversos atores envolvidos. Ao fim da audiência, foi criada uma comissão que irá acompanhar as notificações das mortes maternas em Natal, identificando as causas e apresentando soluções aos problemas. A comissão será formada por integrantes da Câmara Municipal de Natal, Ministério Público do RN, Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e representantes da sociedade civil organizada.

O indicador em saúde para avaliar a mortalidade materna é a Razão de Mortalidade Materna (RMM) que é o número de óbitos maternos por grupo de 100.000 nascidos vivos/ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como aceitável no máximo 20 óbitos maternos para cada grupo de 100.000 nascidos vivos/ano. Em 2012, que conta com os dados mais atualizados, o RN teve 60,2 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. Em 2013, em apenas cinco meses, já foram notificados cerca de 40 casos de mulheres em idade fértil que estão sendo investigadas pela equipe de vigilância de óbito da Sesap.

O Brasil comprometeu-se a atender os objetivos do milênio e reduzir a mortalidade materna até 2015 em 35 óbitos maternos, e para tal firmou o Pacto Federal Brasileiro pela redução das desigualdades, compromisso renovado pelo Rio Grande do Norte, e seguido pelos seus municípios, a exemplo de Natal, desde 2011. No RN, segundo dados do Ministério da Saúde, 76% dos óbitos de recém-nascidos e 80% dos óbitos maternos ocorrem por causas evitáveis, em sua maioria, relacionadas à falta de atenção adequada à mulher durante a gestação, no parto e também ao feto e ao bebê.

A médica obstetra Maria do Carmo Lopes de Melo, presidente do Comitê Estadual de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, disse que a situação da assistência materna permanece a mesma de muitos anos atrás. “Houve uma pequena redução. Quando se investiga e se divulga mais, tem-se um cuidado maior e reduz, mas basta deixar de falar para haver esse aumento da redução da mortalidade materna”. A obstetra conta que em 2006 havia uma razão de mortalidade de 29,6 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos, e em 2012 tem a razão de mortalidade materna de 60,2 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. “Parece haver um aumento significativo da morte materna, mas nesses últimos está sendo mais investigado, e quanto mais se investiga, mais os óbitos de mulheres em idade fértil, terminam descobrindo mais mortes maternas e aumenta a razão de mortalidade”.

O alto índice de mortalidade materna, segundo a presidente do Comitê, poderia ser resolvido por dois fatores bem simples. “Precisamos de um pré-natal de qualidade e uma garantia de assistência ao parto, pois apesar de existir uma lei federal que dispõe sobre o conhecimento da gestante ao conhecimento e a vinculação à maternidade, onde receberá assistência ao parto no âmbito do SUS para evitar a peregrinação, infelizmente isso não acontece”, destaca. Como obstetra, Maria do Carmo acredita que o alto índice de mortalidade é “uma punição a mulher de baixa renda, já que a mulher que tem convênio morre de causas inevitáveis, mas as mulheres que são atendidas pelo SUS morrem de causas evitáveis”.

O vereador Sandro Pimentel, propositor da audiência, acredita que os três entes federativos – Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Natal -, devem se unir para modificar essa realidade. “Infelizmente, no Rio Grande do Norte, não se tem conseguido muito êxito na garantia da qualidade da assistência à saúde das gestantes. As gestantes são acomodadas em cadeiras e macas pelos corredores hospitalares em condições precárias de atendimento, causados, especialmente pelo encaminhamento irregular de pacientes do interior, pois elas poderiam ter seus partos em maternidades nos próprios municípios. As três maternidades do município de Natal estão longe de conseguir oferecer condições dignas às mulheres antes e no momento do parto”, ressaltou o vereador.

O secretário adjunto de Saúde de Natal, Ion Andrade, acredita que a mortalidade materna é um desafio para a saúde pública do RN, bem como de Natal. “Tradicionalmente temos índices superiores aos admissíveis, mas esperamos que os números deste ano os números já sejam beneficiados pelas ações desenvolvidas pela Secretaria”. Segundo Ion, a melhoria da atenção básica, onde acontecem os pré-natais e da assistência ao parto irão contribuir para modificar essa realidade.

Luiz Roberto Fonseca, titular da Sesap, disse que a Secretaria tem intensificado as fiscalizações, notificações e investigações, pois a partir daí, pode-se identificar onde estão as falhas. Além disso, o secretário conta que o Governo está aumentando a oferta de serviço. “O Governo precisa aumentar a sua capacidade de resposta em relação ao parto de médio risco e otimizando respostas que hoje são baixas. Para isso, o Estado precisa chamar os municípios para as suas responsabilidades, principalmente em relação aos partos de risco habitual, que é responsabilidade inequívoca do município”, destacou o secretário Estadual de Saúde.

A promotora Iara Pinheiro disse que o Ministério Público tem feito um trabalho sistemático em todo o Estado, através de objetivos estratégicos na área da saúde. Em relação à redução da mortalidade materno-infantil, o projeto é denominado nascer com dignidade. “A ideia é fomentar a atuação sistematizada, orientada e com o apoio ao promotor que está no interior, que tem bastante dificuldade por ser responsável para atuar em todas as matérias, dar uma atenção sistematizada a política de saúde”, destacou a promotora. Das 65 promotorias do MP no RN que trabalham a matéria saúde, 56 estão envolvidas nesse projeto.

Além disso, dos 82 serviços de maternidades, entre públicos e privados, o Ministério Público já conseguiu periciar 41 unidades, para verificar as condições sanitárias, estruturais, que “por sinal são muito ruins e precárias, e por isso que temos essa peregrinação para Natal”. A promotora Iara disse que o MP está finalizando um documento para ser assinado como o Município de Natal, com compromisso de ações para Natal fomentar e garantir melhorias de atendimento nas três maternidades: Quintas, Felipe Camarão e Leide Morais. E em Mossoró, nossa principal atuação é o acompanhamento da intervenção do Hospital da Mulher, que hoje está sob intervenção”, destacou a promotora que coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde (Caop-Saúde) no Ministério Público do RN.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Garibaldi sinaliza que pode disputar o governo do Estado

“É este carinho do povo que às vezes me faz pensar em entrar em disputadas mais acirradas e que nem desejo entrar”, afirmou o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), ainda na manhã desta segunda-feira, durante a solenidade em homenagem ao seu pai, o senador Garibaldi Alves (PMDB), que nesta data completou 90 anos e recebeu da Assembleia Legislativa o “Mérito Legislativo José Augusto”, a mais alta honraria do parlamento estadual.

Na avaliação de analistas políticos, a declaração do ministro sinaliza claramente para uma possível mudança de viés do ex-governador do Rio Grande do Norte no que diz respeito à possibilidade de ele disputar, pela quarta vez, a cadeira de chefe do executivo potiguar. Nas duas primeiras vezes, Garibaldi elegeu-se e reelegeu-se governador, em 1995 e 1998. Na terceira, em 2006, ele perdeu para a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que disputava a reeleição. Caso decida se candidatar novamente a governador, Garibaldi poderá ser o primeiro governador na história do Estado a governar o estado três vezes, dada a sua posição privilegiada, segundo pesquisas de consumo internas.

O mesmo vale para a atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que também governou o estado por duas ocasiões e tem sido posta, nas últimas semanas, como pré-candidata a governadora no ano que vem. Se ela disputar e vencer, será a primeira política a governar o estado por três vezes.

Hoje, os maiores líderes do Rio Grande do Norte são os senadores José Agripino Maia e Garibaldi Filho. Os dois são ex-governadores por duas vezes e quatro e três vezes, respectivamente, senadores da República. Logo atrás vem a ex-governadora Wilma de Faria que, caso consiga governar o estado pela terceira vez, ultrapassaria Garibaldi e Agripino no número de mandatos de governador, se tornando incontestavelmente a maior liderança política do Estado.

Apesar disso, estrategicamente, Wilma e Garibaldi evitam aceitar que podem ser candidatos nas eleições do ano que vem. Garibaldi revela nos bastidores que não deseja trocar o “céu” do Senado pelas intermináveis reuniões com sindicatos de servidores, viagens a Brasília e reuniões com secretários dos mais diversos setores da administração. Ele assegura que “já deu” a sua contribuição. No entanto, a declaração dele de que o carinho do povo às vezes o faz pensar em entrar em disputadas mais acirradas e que nem deseja entrar, reacende a possibilidade de ele aceitar disputar o governo pelo PMDB novamente.

Pesquisa recente, atribuída ao PT, apresenta um quadro em que o ministro aparece com 57% das intenções de voto, sendo seguido por Wilma, com 32%. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) teria 16%. Outro dado que animaria o ministro seria o apoio do Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff veria em Garibaldi seu aliado mais forte para liderar o palanque petista no Rio Grande do Norte. Neste sentido, nos últimos tempos foi notada a intensificação de divulgação das ações do Ministério da Previdência no Rio Grande do Norte. Será que seria a pedido do ministro?

Wilma de Faria, que teve a pré-candidatura “incensada” pela possibilidade de o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disputar a Presidência da República, admite a possibilidade de disputar o governo, mas afirma que seu projeto prioritário é a Câmara dos Deputados. Contudo, Wilma estaria em campanha para o governo. Hoje mesmo, como vice-prefeita, ela esteve em Ceará Mirim, visitando a Central do Cidadão local. Também nos últimos meses e, especialmente, semanas, Wilma tem apontado falhas do governo Rosalba, em declarações à imprensa e nas redes sociais.

A novidade mais robusta, entretanto, foi a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, ao ser abordado por O Jornal de Hoje a respeito da pesquisa Certus que deu vitória do vice-governador Robinson Faria sobre Rosalba, com maioria de 37 pontos. Segundo Henrique, pesquisa que se preze deve constar os nomes de Garibaldi e Wilma de Faria.
Procurados para comentar as declarações de Henrique, Garibaldi e Wilma não atenderam nem retornaram as ligações telefônicas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP Eleitoral denuncia prefeito e vereadora de Porto do Mangue

O Ministério Público Eleitoral denunciou por compra de votos o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista (conhecido como Titico), a vereadora Maria Cícera de Almeida Maia (Mariazinha), além da vendedora ambulante Lucicleide Ferreira da Silva e do motorista Jean de Almeida Maia.

A denúncia feita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de autoria do procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, e relata que Jean de Almeida foi à casa de Lucicleide Ferreira, 15 dias antes da votação das eleições de 2008, e prometeu consertar o veículo da vendedora, um Corsa, desde que ela votasse em Maria Cícera e Francisco Gomes, então candidatos aos cargos de vereador e de prefeito, respectivamente. Após eleito, “Titico” teria dado R$ 1 mil a Lucicleide Ferreira em razão da promessa feita.

Os detalhes da “negociação” foram relatados pela própria vendedora ambulante em uma audiência realizada em 29 de setembro de 2010, no Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Assu, dentro de uma ação de obrigação de fazer movida por ela contra Jean de Almeida. Lucicleide Ferreira queria que a Justiça obrigasse o motorista a realizar, gratuitamente, o serviço de mecânica em seu veículo, como havia prometido na campanha de 2008. O pedido foi julgado improcedente e a mídia contendo o depoimento remetida ao MP Eleitoral, diante dos indícios da prática de crime eleitoral.

Jean de Almeida é filho de Maria Cícera e era dono de uma loja de peças automotivas. De acordo com Lucicleide Ferreira, ele foi até a casa da ambulante e, na presença de dois mecânicos e também de parentes da ambulante, fez a oferta do conserto do carro em troca do voto. Um dos mecânicos, em depoimento, detalhou que o Corsa da vendedora foi levado até a lateral da casa de Jean de Almeida, para ser consertado. O outro depôs que, poucos dias após a eleição, ouviu de Francisco Gomes que “o difícil tinha sido ganhar as eleições, mas agora que havia ganho, iria pagar o conserto do carro de Lucicleide”. Uma relação com as peças necessárias foi entregue a “Titico” dez dias depois pelo mecânico.

A eleitora, em um novo depoimento, confirmou o diálogo e acrescentou que a promessa de Francisco Gomes era consertar o veículo “depois de 90 dias de assumida a prefeitura”. Passado o prazo, ela recebeu R$ 1 mil do prefeito, como pagamento da ajuda que este havia lhe prometido. Em um terceiro depoimento, Lucicleide Ferreira declarou que “Titico” já havia oferecido ajuda para consertar o motor do veículo com a condição de que ela votasse nele, antes mesmo da oferta de Jean de Almeida.

Tanto o motorista, quanto Maria Cícera e Francisco Gomes negaram as acusações da ambulante. Caso a denúncia seja recebida pela Justiça Eleitoral, os quatro denunciados poderão ser condenados pelo artigo 299 do Código Eleitoral: “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena pode chegar a quatro anos de reclusão e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Preso é suspeito de sair de Alcaçuz acompanhado de PM e voltar bêbado



O caos no sistema prisional do Rio Grande do Norte chegou ao ponto de um detento da penitenciária estadual de Alcaçuz conseguir sair da unidade, de maneira ilegal, acompanhado de um policial militar e retornar horas depois, praticamente embriagado. O fato foi descoberto pela direção do presídio, que já abriu sindicância.

Dinorá Dimas, diretora de Alcaçuz, disse ao Portal BO que isso teria acontecido no último domingo (26). O preso foi identificado como Fábio Júnior. Ele trabalha como eletricista dentro da própria penitenciária e, por isso, teria amizade com vários servidores que trabalham na unidade.

Ainda de acordo com a diretora de Alcaçuz, outro preso teria sido flagrado no pátio da unidade, no mesmo dia, também com sinais de embriaguez, no entanto, ele teria bebido dentro da própria penitenciária.

O policial militar que teria permitido e saído junto com o preso Fábio Júnior, ainda segundo a diretora, foi identificado apenas pelo nome de Rodney. Dinorá Simas informou que já foi aberta uma sindicância e já formulou um comunicado oficial da ocorrência para o coordenador da Administração Penitenciária, major Castelo Branco.

A reportagem também entrou em contato com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Ele informou que ainda não foi comunicado oficialmente, mas que assim, que chegar em suas mãos, vai determinar que seja investigado e, caso comprovado, o policial deverá receber punição.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Dupla é presa no interior do RN por compra e venda de arma

Policiais do Grupo Tático Operacional e a Polícia Civil da cidade de Alexandria, interior do Rio Grande do Norte, prenderam dois homens por compra e venda de uma pistola calibre 45. João Batista Gadelha Bezerra, conhecido por João de Deo, foi o primeiro a ser detido e, após investigações do delegado Célio Fonseca, a polícia chegou até o outro suspeito.

De acordo com a polícia, João Deo, que é foragido da cidade de Sousa, na Paraíba, foi detido e flagrado portando cinco munições calibre 45. Durante as investigações, foi descoberto que a arma do mesmo calibre tinha sido vendida por ele para a pessoa de Dário Vitoriano de Carvalho, morador de Alexandria.

Os dois acabaram sendo autuados em flagrante delito, por porte ilegal de arma e munição, pelo delegado regional de Alexandria, Célio Fonseca. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRANSITO NA BR 304 MORRE NO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA.

O trabalhador braçal Francisco de Assis Segundo de 21 anos de idade, natural de Assú, residia no Sítio Compasso zona rural de Assú, faleceu em um dos leitos do Hospital Tarcísio Maia em Mossoró RN. “Branco” como era mais conhecido pelos amigos e familiares, sofreu um acidente de transito fato ocorrido no último domingo, 26 de maio de 2.013, quando pilotava uma motocicleta, e ao tentar cruzar a pista de rolamento próximo a cidade de Assú, foi colhido por um veículo de placa e condutor não identificado. Com ferimentos considerados graves, “Branco” foi conduzido para o Tarcísio Maia em Mossoró, e durante a madrugada desta terça feira, 28 de maio, não mais resistindo a gravidade dos ferimentos veio a óbito por volta das 03 horas e 30 minutos. O corpo do operário foi examinado no ITEP pelo médico legista de plantão, e em seguida entregue aos familiares para o sepultamento. 

Reprodução Cidade News Itaú via Nas Garras da Polícia
Leia Mais ››

Renan anuncia que Senado não votará MPs aprovadas na Câmara

Após mais de uma hora e meia de reunião com os líderes partidários, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou no final da tarde que a Casa não votará as medidas provisórias aprovadas pela Câmara nesta terça (28).
Duas MPs, a que assegura redução da tarifa de energia elétrica e a que desonera a folha de pagamento de setores da economia, foram aprovadas em plenário pelos deputados. Mas, segundo Renan Calheiros, chegarão ao Senado em prazo inferior ao estabelecido pela Mesa Diretora da Casa.
Durante a votação da MP dos Portos, no último dia 16, Calheiros disse que, por decisão da Mesa Diretora, o Senado não mais aceitaria receber da Câmara medidas provisórias a menos de sete dias do prazo de vencimento.
As duas MPs votadas nesta terça pela Câmara têm validade até a próxima segunda (3). Como o prazo passaria a contar a partir desta quarta (29), haveria somente seis dias de intervalo.
"Não estou discutindo o mérito das medidas provisórias. Estou discutindo o cumprimento de uma regra [a dos sete dias] estabelecida pelo plenário", afirmou Renan Calheiros.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (responsável pela articulação política entre o Planalto e o Congresso), não vai comentar a decisão do Senado enquanto as medidas provisórias estiverem em vigência, informou a assessoria da pasta.
De acordo com o presidente do Senado, seria possível realizar a votação das duas MPs se houvesse acordo entre os líderes para contornar a norma dos sete dias definida pela Mesa Diretora.
“Evidente que, por um acordo consensual, acordo de procedimento de todos os líderes, nós poderíamos suplantar essa decisão por acordo. Apenas por acordo, consensualmente. Como isso não aconteceu, a regra está mantida”, disse Renan.
O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PT-PI), afirmou, após a reunião, que tentará levar para votação em plenário a possibilidade de não obedecer a regra estabelecida após a votação da MP dos Portos.
Dias quer garantir a votação da MP que reduz as tarifas de energia elétrica. Segundo ele, a MP poderia ser votada por ter chegado ao Senado antes do início da ordem do dia, momento em que ocorrem as votações em plenário.
“Tentamos um entendimento para que pudéssemos nessa medida provisória [das tarifas de energa], a primeira que entrou, garantir um procedimento único. É o que vai acontecer: é o plenário que vai tomar essa decisão de acordo. Sobre a 601 [da desoneração da folha de pagamento], há unanimidade de que entrou depois da ordem do dia. Portanto, não tem mais jeito”, declarou o líder petista.
O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes (SP), questionou o fato de as MPs terem chegado ao Senado de última hora.
“Nós temos que respeitar o prazo para apreciação pelo Senado definido pelo presidente Renan Calheiros. O prazo é de sete dias. Sete dias são sete dias, está no Gênesis. Por que não votou antes [na Câmara]? A oposição na Câmara é o quê? Noventa deputados de 513? Por que não votaram antes?”, indagou.
Presidente da Câmara pediu
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a conversar com Renan Calheiros para tentar convencê-lo da importância de, pelo menos, aprovar a MP que assegura a redução da tarifa de energia elétrica.
“Eu informei a ele do importante acordo que foi produzido na Câmara para aprovar as medidas provisórias, inclusive com participação da oposição. Não fiz um apelo, mas pedi que ele ponderasse”, disse Henrique Alves antes de ser comunicado da decisão final de Renan Calheiros.
O presidente da Câmara destacou que a medida provisória do setor elétrico é importante para a economia e para reduzir custos de empresários do setor. “A matéria envolve interesses de exportadores, do setor de energia elétrica, setores importantes para a economia que têm muito interesse na aprovação dessa medida provisória”, disse.
O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), disse não achar “razoável” deixar de votar a MP por causa do prazo de sete dias.
“Os sete dias são menos importantes do que o alcance da redução das tarifas. O impacto disso é maior do que seis dias e meio, sete dias. Isso não é razoável.”
Ele destacou ainda que a Câmara fez um “grande esforço” para aprovar as duas medidas provisórias. “O parlamento fez algo impossível, produziu um acordo. E aí a gente faz isso e não vota no Senado? Não pode”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Venda de ingressos para a Copa de 2014 começará dia 20 agosto, prevê Fifa

Os preços das entradas só serão definidos no próximo dia 1º de julhoA Fifa anunciou nesta terça-feira que pretende iniciar a venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014 para o público em geral no próximo dia 20 de agosto. A informação é do diretor de marketing da entidade, Thierry Weil.

Os preços ainda não foram divulgados. Em março, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que eles "serão parecidos com os praticados na África do Sul, em 2010". 

No Mundial sul-africano, os ingressos mais baratos custaram US$ 20 (cerca de R$ 40), mas estes só podiam ser comprados pelos sul-africanos. Os jogos da fase de grupos custavam entre US$ 80 (R$ 160) e US$ 160 (R$ 320). Os preços cresciam de acordo com a importância dos jogos.

Nas semifinais, custavam entre US$ 250 (R$ 550) e US$ 600 (R$ 1200). Para a final, entre US$ 400 (R$ 800) e US$ 900 (R$ 1.800). A Fifa vai anunciar oficialmente os preços dos bilhetes para o Mundial do Brasil no dia 1º de julho, um dia após a final da Copa das Confederações.

Venda antecipada

O início da venda de ingressos para a Copa do Mundo para quem possui cartões da Visa, uma das patrocinadoras do evento, foi no final do mês de abril. O número de bilhetes disponibilizados foi de 26 mil. Eles são oferecidos junto com um pacote de serviços de hospitalidade nos estádios.

São vendidos ingressos para dois tipos de categoria. Uma é chamada Match Pavilion, que disponibiliza ingresso da categoria 1, serviço de bar premium antes e depois do jogo, um kit e estacionamento exclusivo.

A outra é chamada Match Premier, que tem os mesmos benefícios e mais mesas de pé, telas de TV e um balcão de bar de estilo pub.

Os ingressos variam muito nos preços. No Match Pavilion só é possível comprar ingressos para os três jogos do Brasil na primeira fase, com preços de R$ 5.126 o primeiro jogo e R$ 3.200 dos outros dois (valores originais são em dólar e já estão transformados pela cotação do dia).

Na Match Premier é possível comprar ingressos para qualquer partida. O mais barato é de R$ 1.185 e o mais caro de R$ 9.126 para eventuais semifinais e final que tenham participação do Brasil. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Fifa no link http://hospitality2014.fifa.com/visa_bra. 


Começa nesta quarta-feira a retirada de ingressos da Copa das Confederações. A partir das 10h, torcedores que compraram alguma das 600 mil entradas do torneio deverão ir até um dos postos de troca de ingressos para receber o bilhete que dará acesso ao estádio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Foguete Soyuz decola com 'novos moradores' da Estação Espacial

O foguete espacial Soyuz decolou na noite desta terça-feira, do Cazaquistão (Foto: Mikhail Metzel/AP)Um foguete Soyuz decolou na noite desta terça-feira (28) (tarde no Brasil) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com a nova equipe de astronautas que vão morar na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Segundo o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, a nave decolou às 17h31 (de Brasília) e deve se acoplar à plataforma orbital dentro de apenas seis horas após dar quatro voltas ao redor de nosso planeta. A técnica é chamada de voo expresso.
O cosmonauta russo Fyodor Yurtchikhin, o astronauta italiano Luca Parmitano e a astronauta norte-americana Karen Nyberg estão a bordo do foguete
Segundo a imprensa internacional, o novo procedimento com tripulação foi possível após testes com outras três naves de carga russas, versões não-tripulados da Soyuz utilizadas para levar suprimentos para a estação espacial.
Atécnica de voos expressos começou a ser desenvolvida em 2011. No entanto, o trajeto mais prolongado (de dois dias) era necessário quando a estação estava em uma órbita mais baixa, que atendia os voos dos foguetes espaciais dos Estados Unidos.
Depois que os EUA aposentaram as viagens dos ônibus espaciais, em 2011, a estação foi deslocada para 400 km de altitude, uma órbita que permite um voo mais breve (com um foguete em maior velocidade).
A Rússia quer aplicar o novo procedimento em todos os voos para a ISS, no entanto, a agência espacial americana Nasa tem dúvidas sobre alguns aspectos técnicos, como a obrigação de sentar os astronautas durante o voo, deixando-os incapazes de se mover durante a trajetória.

Os três astronautas estão sendo submetidos a exames e vão ser enviados à Estação Espacial Internacional (ISS), de acordo com agências internacionais. A previsão é que o lançamento rumo à ISS ocorra no dia 29 de maio, na base situada do Cazaquistão, inform (Foto: Yuri Kadobnov/AFP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Gobbi diz que Corinthians cogitou abandonar Libertadores e revela planos do clube



O Corinthians se incomodou tanto com a punição que recebeu após o caso Oruro que cogitou deixar a Copa Libertadores. É o que revela o presidente Mário Gobbi, que, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, diz ter sido convencido pelos torcedores alvinegros a tentar virar o jogo “dentro da arena”.

“Foi falado, foi cogitado, nós pensamos. Mas eu, no terceiro dia, me convenci. Ouvi muita gente, fui às ruas, ouvi conselheiros, membros da diretoria do Corinthians, e ficou bem claro para mim que a gente tinha de lutar dentro da arena e não fora dela. Achei e acho que é uma atitude que, se um dia for tomada, de princípio vai parecer algo inovador, mas depois vai cair num buraco sem fundo”, disse o presidente.

A ideia ganhou bastante força entre os pares de Gobbi na administração alvinegra e foi noticiada pelo UOL Esporte e outros veículos em 23 de fevereiro. Três dias antes, em uma quinta à noite, a Conmebol havia determinado que o Corinthians jogaria todas as suas partidas no torneio com portões fechados, como punição pelo fato de torcedores brasileiros terem usado um sinalizador em Oruro, na Bolívia. O disparo do artefato matou Kevin Espada, jovem de 14 anos, e abalou a participação do clube na Libertadores.

O clube reverteu ao menos parte da punição fora de campo, mas a campanha terminou de forma melancólica dentro dele. O Corinthians caiu diante do Boca, no Pacaembu, em um jogo marcado por erros graves do árbitro Carlos Amarilla. Nesta entrevista, Mário Gobbi fala sobre a atuação do paraguaio e as críticas de seus subordinados à competição, entre outros assuntos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maior aeronave da Boeing pousa pela 1ª vez no Brasil em Viracopos

Maior aeronave da Boeing pousa pela 1ª vez no Brasil em Viracopos (Foto: Leandro Filippi/G1)
O maior avião cargueiro do mundo, em comprimento, pousou pela primeira vez no Brasil, nesta terça-feira (28), no Aeroporto Internacional de Viracopos. O pouso do Boeing 747-8F, que ocorreu às 13h35 em Campinas (SP), é uma das etapas para que o terminal seja autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a receber esse modelo de aeronave com frequência.

Para que o pouso fosse realizado, foram necessárias adequações na pista, na sinalização, nos equipamentos de navegação aérea, além do aumento da capacidade do reservatório de água de Viracopos para 32,3 mil litros. Segundo a Boeing, o 747-8F tem 76,3 metros de comprimento, sendo considerado o maior do mundo.

O modelo possui ainda 19,4 metros de altura e transporta 135 toneladas. Em todo mundo existem 41 aviões semelhantes, sendo 35 cargueiros e outros seis que também transportam passageiros, segundo a assessoria da Boeing.

O diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, disse que a expectativa é que na próxima semana a Anac habilite o aeroporto a receber o 747-8F em definitivo. Um relatório sobre o pouso será enviado para a agência.

A Anac informou que nenhum aeroporto brasileiro está autorizado, em definitivo, a operar o Boeing 747-8F. De acordo com o diretor de Operações da concessionária, Marcelo Mota, duas companhias de cargas que atuam em Viracopos possuem esse tipo de aeronave, a Atlas e a Cargolux.

Airbus A380
Segundo a Anac, outro grande avião que nenhum aeroporto brasileiro pode receber é o Airbus A380, usado para transporte de passageiros. Viracopos necessita de melhorias para habilitar a operação desse modelo de aeronave.

"Nós temos algumas alterações a serem executadas", resumiu o diretor-presidente da concessionária. A previsão é que após a entrega do novo terminal de passageiros, prevista para maio de 2014, Viracopos tenha condições de recebê-lo.

Cabine do Boeing 747-8F, que pousou pela primeira vez no Brasil (Foto: Leandro Filippi / G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››