quinta-feira, março 16, 2023

Pequeno comerciante é executado a tiros dentro de casa na cidade de Campo Grande na região Oeste Potiguar


Um crime de homicídio foi registrado no início da madrugada desta quinta feira 16 de de março de 2023, na cidade de Campo Grande na região Oeste do Rio Grande do Norte.


A vítima identificada até o momento como Ubirajara, foi morto dentro do quarta de sua residência no Conjunto IPE. De acordo com as informações da Polícia Militar, os criminosos seguiram a vítima que saiu do trabalho se dirigia para sua casa. 


Ao chegar em casa e entrar na residência, os criminosos, invadiram o imóvel e execitaram a vítima, que já estava no quarto. A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do crime e até o momento desconhece a identidade dos autores, que fugiram após a ação criminosa.



O corpo de Ubirajara, que vendia lanches em um Trailer no Centro da cidade, foi recolhido após a perícia para exames no ITEP unidade de Mossoró. A Polícia Civil vai investigar o caso.


Fonte: CG na Mídia

Leia Mais ››

Correios e cartórios eleitorais mudam horários de atendimento por conta de ataques criminosos no RN

Os Correios e os cartórios eleitorais mudaram os horários e as formas de atendimento ao público nesta quinta (16) e sexta-feira (17). O motivo são os ataques criminosos ocorridos em pelo menos 38 cidades do Rio Grande do Norte desde terça-feira (14).


Agência dos Correios, de Nova Descoberta, em Natal — Foto: Flávio Muniz/Inter TV Cabugi


As agências dos Correios vão operar em horário reduzido em todo o estado, com atendimento ao público das 8h às 14h. A previsão é que as unidades que atendem nos fins de semana funcionem em horário normal (das 8h30 às 12h) no próximo sábado (18).


Em nota, a estatal disse que nos últimos dias adotou "uma série de medidas que visam conciliar a continuidade da prestação de seus essenciais serviços e a segurança de clientes e empregados, tais como flexibilização de horários de atendimento e de distribuição de objetos, além da adoção de prazos de exceção".


Já o Tribunal Regional Eleitoral comunicou que, "em razão dos atos de violência", os cartórios eleitorais do Estado não terão atendimento presencial ao público na quinta (16) e sexta (17). O comunicado foi feito pela Corregedoria Regional Eleitoral do RN, através do desembargador Expedito Ferreira.


Haverá expediente nos cartórios e os eleitores que necessitarem de algum serviço podem entrar em contato a sua zona eleitoral através dos telefones e contatos de WhatsApp que estão disponíveis no site do TRE.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Entenda o que pode estar por trás do histórico de ataques de facções no RN


Desde 2016, o Rio Grande do Norte viveu pelo menos quatro ondas de ataques contra prédios públicos, com queima de ônibus do transporte público em diferentes cidades, provocadas por facções criminosas que atuam no estado.


Em comum, essas ondas de violência -- registradas em 2016, 2017, 2018 e agora -- estavam relacionadas de alguma maneira ao que se passava dentro dos presídios potiguares -- tomados por integrantes de facções criminosas que rivalizam no estado.


Desde terça-feira (14), mais de 20 cidades, incluindo a capital, Natal, registram ataques a tiros e incêndios contra prédios públicos, comércios e veículos públicos e privados, que, segundo as autoridades locais, são realizados por uma facção que atua nos presídios.



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apura as motivações dos ataques em um inquérito sigiloso. Até o momento, segundo o MPRN, a causa apontada é a insatisfação dos detentos com a ausência de "regalias", inclusive visitas íntimas -- que não estão previstas na Lei de Execuções Penais. As visitas íntimas estão suspensas desde o massacre de Alcaçuz, em 2017.


Mensagens que circularam nas redes sociais e são atribuídas ao Sindicato do Crime --a facção dominante no estado-- mencionam uma suposta união com o Primeiro Comando da Capital (PCC) para atacar prédios públicos, em represália às condições nas unidades prisionais. Na quarta (15), familiares de detentos fecharam faixas da BR-101, em Natal, em protesto contra o tratamento dado aos presos, como falta de alimentação adequada e fim do banho de sol.


"Não é comum que as facções se unam em prol de mudanças no sistema. É inédito pensar nisso cinco anos depois do que aconteceu em Alcaçuz e da jura de morte que o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Sindicato do Crime teceram", diz a antropóloga Juliana Melo, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em 2017, essas duas facções se enfrentaram em uma batalha campal dentro do Presídio Estadual de Alcaçuz que deixou 27 mortos. Segundo Melo, a partir de 2012 é formada a atual facção dominante, o Sindicato do Crime, que conviveu de forma mais ou menos pacífica com o PCC até 2016. Com o massacre de Alcaçuz, em janeiro do ano seguinte, houve o rompimento total entre as organizações criminosas.



Nesta reportagem, você vai ver:


Como facções criminosas se instalaram e cresceram no Rio Grande do Norte

Qual o histórico de ataques no estado e como eles se relacionam com medidas tomadas nos presídios

Por que o massacre de Alcaçuz foi um ponto de virada no sistema prisional do estado e na dinâmica entre as facções

Quais os problemas que persistem

1. Disputa de facções

Como explica a antropóloga Juliana Melo, na década de 2010, o PCC, já instalado no Rio Grande do Norte, tentou estabelecer uma relação de parceria com grupos criminosos locais, caso do Sindicato do Crime -- formado a partir de 2012, o grupo cresceu com dissidências da facção paulista.



No livro "A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil", os pesquisadores Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias descrevem o processo de expansão nacional do PCC, iniciado nos anos 2000, quando a facção já controlava presídios de outros dois estados além de São Paulo, ambos de fronteira e importantes para a rota do tráfico: Paraná e Mato Grosso do Sul.


Ao longo dos anos, a nacionalização continuou para outras regiões do país, desencadeando disputas com facções locais, que, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, levaram a sucessivos conflitos em presídios entre 2017 e 2018 em estados como Roraima, Amazonas, Acre e Rio Grande do Norte -- o caso de Alcaçuz.


Segundo Renato Souza Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Norte em especial tem dois fatores de atração para facções criminosas: "Mercado e acesso aos portos da região para tráfico para a África e Europa".

Em 2019, a Polícia Federal passou a apontar Natal como ponto de partida para o tráfico internacional de drogas, com envio de cocaína principalmente para Holanda e Bélgica. Nos últimos anos, aconteceram apreensões de grandes quantidades de cocaína no Porto da capital potiguar.



"Em 2016, há uma ruptura entre o PCC e o Sindicato do Crime", diz Melo. "A partir daí o Sindicato se coloca como mais atuante, como dominante e faz os primeiros ataques pela tentativa do governo de colocar bloqueadores de celular na prisão estadual de Parnamirim, próxima de Natal".


2. Histórico de ataques

Várias facções criminosas nasceram dentro das prisões brasileiras e a forte presença de seus integrantes em penitenciárias fizeram das unidades prisionais, como as potiguares, um foco de atenção do crime organizado -- seja para impedir o controle efetivo das forças do Estado, seja para cobrar condições melhores para os presos, numa dinâmica também relacionada às disputas entre diferentes grupos criminosos.



No Rio Grande do Norte, explica a antropóloga Juliana Melo, a maioria dessas ondas de ataques se deu em reação a medidas tomadas nos presídios.


No final de julho de 2016, criminosos deram início a uma série de ataques com a queima de ônibus do transporte público de Natal e da região metropolitana. Depois, os ataques, que se estenderam até agosto, se espalharam pelo interior do estado, atingindo carros particulares, prédios públicos, agências bancárias e pontos turísticos.


A violência foi motivada, segundo o governo estadual, pela instalação de bloqueadores de sinal de celular em presídios -- uma medida para aumentar a segurança e o controle estatal das unidades prisionais.


Depois, em 2017, uma nova onda de ataques foi desencadeada após o massacre no Presídio Estadual de Alcaçuz. O presídio chegou a ficar vários dias sem controle do Estado.



3. Ponto de virada

O massacre de Alcaçuz marca um ponto de virada no sistema prisional potiguar, com a retomada do controle da unidade por parte do estado, que investiu em melhorias arquitetônicas e de segurança e proibiu as visitas íntimas.


A Lei de Execução Penal estabelece que é um direito do preso receber "visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados", mas não menciona a visita íntima. Em uma resolução, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) recomenda aos departamentos penitenciários que seja assegurado o direito à visita íntima aos presos de ambos os sexos.


"A partir de 2017, há melhorias arquitetônicas, o prédio é reformado, limpo. O nível de segurança também passa a ser outro, retiram as tomadas, então não há mais celular lá dentro", explica Juliana Melo.

Entre 2019 e 2022, por exemplo, o governo concluiu a construção de um novo pavilhão e reformou o pavilhão de segurança máxima na penitenciária, conforme relatório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).


Também houve um aumento na quantidade de câmeras de monitoramento, que passaram de apenas três, em 2019, para 413, em 2020. Já em 2022, o governo instalou um sistema de videomonitoramento com mais de 1.400 câmeras, segundo o relatório da SEAP.



Segundo a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, não há como comparar o sistema prisional antes e depois de 2017, quando, segundo ela, presos dormiam em pé, visitas íntimas eram usadas para o tráfico de drogas e havia casos de estupro e outras violações dentro de Alcaçuz. Também se investiu em ações de educação e trabalho.


"Mas questões do tratamento dos presos, como casos de tortura, falta de acesso a medicamentos, alimentação inadequada, humilhação dos familiares, isso não mudou", afirma a antropóloga Juliana Melo, que, depois da rebelião em Alcaçuz, acompanhou por anos familiares de presos na unidade.

"Eles relataram torturas dos mais variados tipos, como beber água sanitária, choque elétrico, ficar horas em posição de procedimento, ser obrigado a andar nu", diz Melo.


Após o massacre, a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) foi enviada ao Rio Grande do Norte. Tratava-se do braço penitenciário da Força Nacional de Segurança, composto por agentes penitenciários cedidos pelo governo federal e por governos estaduais para atuar em presídios com casos de rebelião.


Segundo Bárbara Coloniese, perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNCPT), a FTIP tem "práticas de violência enraizadas". O governo federal autorizou por 30 dias o uso da força-tarefa, rebatizada de Focopen (Força de Cooperação Penitenciária) na crise atual de segurança no Rio Grande do Norte. A Focopen atua na coordenação das ações dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos.



Procurado pelo g1, o Ministério da Justiça afirma que a atuação da Focopen é "pautada na doutrina de gerenciamento de crises, visando a estabilização da segurança, o apoio às assistências e o auxílio na humanização do cumprimento de pena".


Em 2018, uma nova onda de ataques simultâneos foi registrada no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais. Ônibus foram incendiados e prédios públicos, atacados com tiros. Em um dos ônibus atacado, a polícia encontrou um bilhete que atribuía à uma facção criminosa a ordem para os ataques como forma de reivindicação de melhores condições nos presídios de Itajubá (MG) e Alcaçuz.



4. Problemas persistentes

A antropóloga Juliana Melo explica que o quadro hoje nos presídios potiguares é de ausência de direitos já estabelecidos; alimentação precária, provocando quadros de desnutrição; além de forte opressão, com casos de tortura.


"Isso gera muita revolta no sistema e acaba transbordando para a rua, como estamos vendo agora, provocando uma espiral de violência", diz ela. "Eles sabem que o que eles fazem aqui na rua também vai ter consequências lá dentro, aumentam as torturas".

Inspeções em unidades prisionais do estado realizadas em novembro de 2022 por um órgão federal colegiado vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o Mecanismo Nacional de Prevenção em Combate à Tortura (MNPCT), apontaram práticas de tortura, comida estragada e desassistência de saúde. A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que as denúncias serão investigadas.


De acordo com a perita do MNCPT Bárbara Coloniese menos de 3% dos presos trabalham e praticamente não há ações para a ressocialização dos presos.


Além disso, explica ela, há um problema de superlotação, com algumas celas abrigando mais de 40 pessoas.


Segundo a Seap, o Rio Grande do Norte tem 7.804 presos. O número está acima do total de vagas (6.353) -- um déficit de 1.451 vagas.



Para a antropóloga Juliana Melo, as condições dentro do sistema prisional se refletem na violência do lado de fora, provocando uma "espiral de violência".


"Precisamos construir presídios que valorizem a dignidade humana para que essas pessoas saiam recuperadas para um convívio que, inevitavelmente, vai acontecer -- já que no Brasil não temos pena de prisão perpétua. Em vez disso, nossas prisões acabam potencializando os criminosos e criando pessoas que saem de lá com ódio e vontade de se vingar".


Fonte: g1
Leia Mais ››

Governo do RN cria gabinete de gestão de crise com forças de segurança estadual e federal para combater ataques criminosos

O governo do Rio Grande do Norte criou nesta quinta-feira (16) um gabinete de gestão de crise para combater os ataques criminosos que ocorrem no Rio Grande do Norte desde terça-feira (14). Pelo menos 38 cidades já foram alvo das ações, que são orquestradas por uma facção criminosa no estado, segundo a polícia.


Reunião aconteceu nesta quinta no RN — Foto: Elisa Elsie/governo do RN

O gabinete de gestão de crise reúne insituições de segurança estaduais e federais, de acordo com o governo do RN.


"Adicionado a esse gabinete, também está instituído um núcleo técnico operacional com a presença de representantes dessas demais instituições para, sob o comando do governo do estado, intensificar - porque é isso o que nós vamos fazer mais ainda - as ações no combate, com todo vigor, à violência que infelizmente ainda se encontra instalada no Rio Grande do Norte", disse a governadora Fátima Bezerra em coletiva nesta quinta-feira (16).


O Rio Grande do Norte entrou nesta quinta-feira (16) no seu terceiro dia sob ataques. Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos (veja detalhes mais abaixo).


A governadora esteve reunida na manhã desta quinta com respresentantes dos poderes legislativo e judiciário do RN para tomada de medidas no combate à criminalidade. Fátima Bezerra disse que a situação do estado segue como "preocupante" e confirmou a solicitação e a chegada de mais agentes da Força Nacional.


"Nós precisamos de mais policiais aqui para se somar ao nosso efetivo estadual. E o ministro [da Justiça, Flávio Dino] de pronto nos atendeu. Está vindo mais integrantes da Força Nacional. Isso se faz necessário para que nós possamos ter o aparato de forma ostensiva", disse.


Segundo ela, os 90 que já haviam sido prometidos no início da semana chegam nesta sexta-feira (17) - 100 chegaram na quarta. Ela também confirmou o reforço de 30 policiais militares do Ceará para atuação em Mossoró e também da Paraíba, outro estado vizinho.



Ela confirmou ainda que o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, chega nesta quinta ao Rio Grande do Norte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bandidos assaltam turistas em dois pontos da praia de Ponta Negra; quiosques e comércio do bairro fecham as portas

Bandidos realizaram dois assaltos na Praia de Ponta Negra, um dos principais cartões-postais de Natal, na manhã desta quinta-feira (16). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Polícia Militar.


Correria após assalto foi registrada por banhistas em Ponta Negra — Foto: Reprodução


Por conta dos crimes, proprietários dos quiosques e do comércio da região, assustados, fecharam as portas mais cedo. Alguns precisaram, inclusive, pedir a saída dos clientes dos estabelecimentos para conseguir encerrar as atividades.


No início da tarde, muitos quiosques e pontos na orla de Ponta Negra, nas proximidades do Morro do Careca, já estavam fechados, assim como comércios na Vila de Ponta Negra.


Um supermercado em Ponta Negra emitiu um comunicado em que anunciava o fechamento no início da tarde "para a segurança de todos os nossos clientes e colaboradores".


A PM disse que as ocorrências ainda não podem ser associadas aos ataques que têm ocorrido no Rio Grande do Norte desde terça-feira (14) e que já chegaram a pelo menos 38 cidades do estado (entenda mais abaixo). Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos.


Os assaltos

De acordo com a PM, um dos assaltos em Ponta Negra aconteceu no fim da manhã desta quinta nas proximidades do Morro do Careca e os criminosos levaram pertences de um grupo de turistas. Os bandidos teriam saído de trás do Morro do Careca e surpreenderam as vítimas.


Pessoas que estavam nas proximidades relataram que o grupo criminoso realizou um arrastão e disseram ter ouvido, por volta das 13h30, muitos tiros na região.


Após o crime, policiais militares do 5⁰ Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Ambiental se deslocaram até o Morro do Careca e realizaram diligências. O helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), também sobrevoou a área no início da tarde.


O outro assalto foi registrado próximo a um hotel, que também dá acesso ao calçadão de Ponta Negra, e que fica cerca de 2 quilômetros distante do Morro do Careca.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caminhão é incendiado e fogo se alastra para frente de casas na Redinha em Natal

Um caminhão de entregas foi incendiado na manhã desta quinta-feira (16), por volta das 11h30, no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal. O fogo se espalhou pela rua e também atingiu alguns imóveis e fiações elétricas.


Caminhão incendiado no bairro da Redinha, em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O caso é mais um dos registrados no terceiro dia consecutivo de ataques contra prédios públicos, veículos e comércios no Rio Grande do Norte. Desde a terça-feira (16), já houve ocorrências em pelo menos 38 cidades potiguares.


O incêndio aconteceu na Rua Beberibe, na comunidade da África. Segundo a Polícia Militar, o caminhão pertence a uma distribuidora e tinha uma carga variada, como materiais de limpeza, livros, entre outros objetos. O veículos ficou destruído.


A população tentou conter o fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros, que enviou equipes ao local e controlou as chamas no início da tarde.


A suspeita é de que produtos químicos transportado pelo veículo tenham derramado e ajudado o fogo a se espalhar rapidamente pela rua.


Não há informações sobre feridos. Parte da carga foi saqueada por pessoas da região.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Inmet emite alertas de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas para todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os avisos são válidos até às 10h da sexta-feira (17).


Inmet publica alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte — Foto: Inmet/Reprodução


Um alerta laranja, de perigo, abrange 83 cidades das regiões Oeste, Central e Seridó. Outros dois alertas são amarelos e abrangem todo o litoral e demais regiões do estado.


O alerta de perigo laranja prevê possibilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km por hora. Ainda segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.



Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, e não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e quadros gerais de energia.


Cidades em alerta laranja

Acari

Açu

Afonso Bezerra

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Angicos

Antônio Martins

Apodi

Augusto Severo

Baraúna

Bodó

Caicó

Caraúbas

Carnaúba dos Dantas

Cerro Corá

Coronel João Pessoa

Cruzeta

Currais Novos

Doutor Severiano

Encanto

Equador

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Florânia

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Governador Dix-Sept Rosado

Ipanguaçu

Ipueira

Itajá

Itaú

Janduís

Jardim de Piranhas

Jardim do Seridó

João Dias

José da Penha

Jucurutu

Lagoa Nova

Lajes

Lucrécia

Luís Gomes

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Messias Targino

Mossoró

Olho d'Água do Borges

Ouro Branco

Paraná

Paraú

Parelhas

Patu

Pau dos Ferros

Pedro Avelino

Pilões

Portalegre

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Rodolfo Fernandes

Santana do Matos

Santana do Seridó

São Fernando

São Francisco do Oeste

São João do Sabugi

São José do Seridó

São Miguel

São Rafael

São Vicente

Serra Negra do Norte

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Taboleiro Grande

Tenente Ananias

Tenente Laurentino Cruz

Timbaúba dos Batistas

Triunfo Potiguar

Umarizal

Upanema

Venha-Ver

Viçosa


Graus de severidade

Perigo Potencial (amarelo)Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário
Perigo (laranja)Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades
Muito perigo (vermelho)Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência


Alertas amarelos

Ainda de acordo com o Inmet, no caso das demais regiões em alerta amarelo há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).


Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dnit interdita parte da BR-304 em Mossoró a partir desta sexta-feira (17)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou uma interdição parcial da BR-304 a partir desta sexta-feira (17) até o final de março, em Mossoró, no Oeste potiguar. A interrupção acontece no km 35, na pista interna da rotatória do hotel Thermas.


Imagem divulgada pelo Dnit mosta trecho da BR-304 interditado a partir desta sexta-feira (17) em Mossoró — Foto: Dnit/Divulgação


O DNIT informou que o tráfego no trecho será desviado para a alça executada no canteiro e para os viadutos dos bairros da Abolição e Santa Delmira.


Ainda de acordo com o órgão, a interdição é necessária para que as equipes do departamento realizem serviços de recuperação da pista interna da rotatória. "O trecho estará devidamente sinalizado, alertando para a interdição", informou em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lojas do Alecrim fecham após boato de arrastão; polícia e associação negam crime

Houve correria e lojas fecharam, durante a manhã desta quinta-feira (16), no bairro Alecrim, em Natal, após circularem boatos de arrastões realizados por criminosos em avenidas do principal centro de comércio popular da capital potiguar.


Lojas fechadas no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


As ações criminosas foram negadas pela Polícia Militar e pela associação de lojistas do bairro, que fica localizado na Zona Leste da cidade.


Segundo a assessoria da PM, a corporação foi acionada pela população, que informou que um suspeito teria passado em uma rua fazendo ameaças.


Equipes do 1º Batalhão da PM, do Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque foram deslocadas ao local e reforçaram a segurança nas principais vias.


Segundo o presidente da Associação de Lojistas do Alecrim, Matheus Feitosa, tudo não passou de boato e várias lojas reabriram após a chegada da polícia.


"Estavam circulando boatos. Nas ruas do Alecrim algumas pessoas também correram com medo e, digamos, aumentaram a a disseminação do boato dizendo que estava havendo arrastões na avenida 10, no camelódromo, na Avenida 2 e na Avenida 1. Não é verdadeira. A polícia sabendo da situação correu de imediato para as ruas do Alecrim, já estão fazendo rondas ao redor das principais ruas do comércio. A gente está em intensa comunicação com a o primeiro batalhão da Polícia Militar. Quem tinha abaixado as portas e as lojas já está voltando a abrir as portas com a presença da polícia", declarou.


Carro da Polícia Militar no bairro Alecrim, em Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


Recepcionista de uma clínica odontológica do bairro, Gabriela Fernandes relatou medo, por não conseguir voltar para casa após o estabelecimento fechar.


"Estamos impossibilitados de voltar para casa. Uber muito caro e sem ônibus. Pedimos que pelo amor de Deus que a governadora do estado, Fátima Bezerra, chame um reforço maior (da força nacional), porque nosso estado não tem estrutura para estar diante dessa rebelião sem fim", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vídeo mostra criminosos ateando fogo em bombas de posto de combustíveis em Natal

Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que criminosos atearam fogo em pelo menos duas bombas de um posto de combustíveis em Natal, na noite de quarta-feira (15).


Posto São Domingos, na Avenida Tomaz Landim, em Natal, foi alvo de criminosos — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


A ação criminosa foi uma das registrados na terceira noite e madrugada de ataques a prédios públicos, comércios e serviços do Rio Grande do Norte.


O posto fica na avenida Tomaz Landim, no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal. Segundo funcionários, seis criminosos chegaram ao local às 23h e mandaram os trabalhadores se afastarem das bombas.


Em seguida, eles atiraram para o alto, tentando acertas as câmeras de segurança e atearam fogo contra bombas de combustíveis. Ninguém se feriu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Natal, Mossoró e Parnamirim paralisam transporte, coleta seletiva e unidades de saúde após ataques

Natal, Mossoró e Parnamirim, as três maiores cidades do Rio Grande do Norte, suspenderamserviços básicos após a série de ataques violentos. Este é o terceiro dia de ataques, que se estendem por 34 cidades no estado.


Lixo acumulado na Avenida Prudente de Morais, uma das principais vias de Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi


Em Natal, a cidade está sem transporte público nesta quinta-feira. Os serviços foram suspensos após a nova onda de ataques. Na capital, desde a terça-feira (14) o atendimento em unidades básicas de saúde e a coleta seletiva havia sido suspensa.


Em Parnamirim, nesta quinta-feira a prefeitura suspendeu o transporte público, a coleta seletiva e também o atendimento médico em unidades de saúde. Já em Mossoró, a cidade está sem transporte público desde a terça-feira e a coleta seletiva acontece apenas sob escolta.



Veja os impactos em cada cidade:



Natal


Na capital, o transporte havia sido suspenso na quarta-feira (15), mas foi retomado horas depois com o início da operação da Força Nacional no Estado. No entanto, nesta manhã. após um ônibus ser incendiado na Zona Oeste de Natal o transporte foi suspenso sem previsão de retorno.


"Infelizmente é um caos vir para parada. Cheguei às seis e meia, já são quase oito horas e ainda estou esperando ônibus. E agora teve a notícia que queimaram mais um ônibus e eles estão sendo recolhidos", disse o servidor público Shalme Pereira da Silva, que esperava o ônibus da linha 40.


Na rodoviária de Natal, várias linhas intermunicipais não estão operando nesta quinta-feira (16). A paralisação de viagens ocorreu após um microônibus da Jardinense, que faz a linha intermunicipal, ter sido queimado a caminho da garagem, na Zona Oeste de Natal.


Os serviços de saúde também foram suspensos pela prefeitura. Não haverá expediente nesta quinta-feira (16), nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital.


Os pontos extras de vacinação do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas, também não funcionam nesta quinta-feira.


Os serviços da Rede de Urgência e Emergência (UPAS, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os Hospitais) vão seguir atendendo.


Por falta de segurança, a coleta de lixo também foi suspensa nesta quinta.


Escolas privadas e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cancelaram as aulas.


Mossoró


Unidades Básicas de Saúde de Mossoró estão fechadas nesta quinta (16). Na foto, a fachada da UBS Epitacio Costa Carvalho, Costa e Silva — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca


Na segunda maior cidade do estado, a coleta de lixo é realizada de forma parcial e apenas sob escolta da Guarda Civil Municipal.


O transporte público está suspenso desde terça-feira (14), dia dos primeiros ataques. Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão paralisados por falta de segurança, segundo a Prefeitura.


"O cenário é atualizado e avaliado a todo momento pela gestão e ações estratégicas de segurança estão em andamento 24h com total atenção", diz a Prefeitura.

Parnamirim


Em Parnamirim, as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas nesta quinta-feira. O atendimento médico é feiro na UPA, na Maternidade Divino Amor e no Hospital Márcio Marinho. As Unidades Básicas de Saúde estão fechadas.


O transporte público e a coleta de lixo também foram suspensos nesta quinta-feira. Não há previsão de retorno.


A prefeitura também anunciou o cancelamento das aulas nesta quinta-feira (16) em toda a rede municipal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Galpão de companhia de coleta é incendiado por criminosos e passa a noite em chamas em Natal

Um galpão da companhia de coleta de lixo de Natal - Urbana - ficou em chamas desde a noite de quarta-feira (15) até a manhã desta quinta (16) em Natal, após um ataque criminoso.


Galpão da Urbana, em Natal, foi incendiado — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi


Segundo a companhia, o imóvel estava lotado de pneus que seriam transportados para reciclagem na Bahia. Não há informações sobre feridos.


Segundo moradores do bairro Alecrim, na Zona Leste da cidade, o ataque criminoso aconteceu por volta das 23h, na Travessa Baía de São Marcos, por trás do mercado da Avenida 4.


Caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados ao local e combateram as chamas. Porém, segundo os moradores, o fogo voltou a aparecer após a saída dos militares.


Segundo a Urbana, a coleta de pneus armazenados no local ocorre semanalmente e estava prevista para esta quinta-feira (16). A companhia não informou o número aproximado de pneus armazenados no local até a última atualização desta matéria.


O Corpo de Bombeiros informou que enviou outra viatura ao local para combater as chamas, na manhã desta quinta-feira (16). De acordo com a corporação, o fogo foi controlado, mas muita fumaça ainda é vista no local, por causa do material químico presente.


Galpão da Urbana em chamas, em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de comandar ataques no RN de dentro do presídio de Salvador é transferido para unidade de segurança máxima

Um homem suspeito de comandar ataques violentos no Rio Grande do Norte de dentro da Penitenciária Lemos Brito, no complexo da Mata Escura, em Salvador, foi transferido, na madrugada desta quinta-feira (16), para uma unidade de segurança máxima. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).


O suspeito foi identificado como Judson Bezerra Araújo Batista. O nome da unidade de segurança máxima não foi divulgado por questão de segurança.


Suspeito de comandar ataques no RN de dentro do presídio de Salvador é transferido para unidade de segurança máxima — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Além de Judson Bezerra Araújo Batista, foram identificados mais três internos suspeitos de fazer parte do esquema criminoso. No entanto, eles não foram transferidos do presídio.


De acordo com a Seap, na cela foram encontrados escondidos, dentro do chuveiro, itens usados na comunicação necessária para comandar os crimes: dois celulares, dois fones de ouvido e um carregador.


Ataques no RN


De acordo com a Seap, na cela foram encontrados escondidos, dentro do chuveiro, itens usados na comunicação necessária para comandar os crimes: dois celulares, dois fones de ouvido e um carregador.


Ataques no RN

Motorista autônomo viu o caminhão ser queimado em Mossoró — Foto: Isaias Fernandes/TCM

Motorista autônomo viu o caminhão ser queimado em Mossoró — Foto: Isaias Fernandes/TCM


O Rio Grande do Norte teve a terceira noite e madrugada de violência com ataques na capital, Natal, e pelo menos outras cinco cidades nesta quinta-feira. As ações criminosas são organizadas por uma facção que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos, segundo a polícia.


Os ataques ocorrem mesmo após a chegada de 100 homens da Força Nacional reforçam a segurança do estado.


Desde a terça-feira (15) até as 6h30 desta quinta-feira (16), a polícia prendeu 57 suspeitos e apreendeu 15 armas, 46 artefatos explosivos e 10 galões com combustíveis.


Pela manhã, um ônibus foi atacado por criminosos no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal. Os bandidos abordaram motorista e passageiro da linha 599, determinaram que ele saíssem e atearam fogo no veículo. As chamas também atingiram fiações elétricas.


Após o ataque, a prefeitura de Natal informou que a frota de ônibus na capital foi recolhida às garagens, conforme decisão do sindicato que representa os motoristas.


Ainda na capital, a prefeitura suspendeu coleta de lixo e atendimento em unidades básicas de saúde e em escolas da rede municipal desde a quarta-feira (15).


Em Mossoró, município que também foi alvo de ataque, o transporte público está suspenso desde a terça-feira. Universidades suspenderam as aulas na terça-feira após a sucessão de ataques.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após governo reduzir juros do consignado para aposentados do INSS, bancos anunciam suspensão da modalidade

Bradesco, Itaú, Pagbank, Daycoval, PAN e outras instituições financeiras anunciaram a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS. A ação ocorre após de o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduzir as taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%.


89% do consignado de aposentados do INSS é concedido por bancos privados — Foto: AFP


Os bancos afirmam, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que não têm condições de pagarem os custos de captação de clientes com as novas taxas determinadas pelo órgão ligado ao Ministério da Previdência.


89% do consignado de aposentados do INSS é concedido por bancos privados. Caixa e Banco do Brasil atuam em 11% e já cobravam taxas acima dos 1,70% definidos como teto na última segunda-feira (13).


Segundo informou o blog, em parceria com Julia Duailibi, o Palácio do Planalto viu a decisão do CNPS como mais uma medida tomada sem passar pelo núcleo do governo. Na terça-feira (14), o presidente Lula repreendeu ministros e integrantes do governo que tomam decisões sem consultar a Casa Civil.


O Ministério da Fazenda alertou a Previdência Social, antes da reunião de segunda, de que a decisão iria ser um tiro no pé: ao invés de ampliar a oferta de crédito, iria reduzir as linhas do consignado.


Segundo bancos ouvidos pelo blog, o custo de captação de clientes é maior em especial no interior do país. Há uma norma do Banco Central que proíbe que bancos ofereçam linhas de crédito que sejam deficitárias.


O que dizem os bancos

O Daycoval diz que, mediante a aprovação do novo teto, decidiu "concentrar esforços para a operação de empréstimo consignado para funcionários públicos" e suspender temporariamente as operações do produto de crédito consignado do INSS por não serem "economicamente viáveis".


O banco PAN diz apenas que "em função da redução do teto de juros aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), suspendeu temporariamente novas operações consignadas do INSS de empréstimo, cartão e cartão benefício".


O Itaú Unibanco e Pagbank foram procurados pelo g1, mas ainda não responderam.


Fonte: g1

Leia Mais ››