sexta-feira, janeiro 12, 2018

Prefeitura Municipal de Itaú abre processo seletivo simplificado para Bioquímico. confira o Edital!


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaú, Estado do Rio Grande do Norte, através da Prefeitura Municipal de Itaú, Prefeito Ciro Bezerra abriu vaga para Bioquímico através de Processo Seletivo Simplificado. O Edital 001/2018 do foi publicado no Diário Oficio dos Município do RN (DOM) nesta terça-feira, 09 de janeiro de 2018.

Confira o Edital:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚ
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2018

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ATRAVÉS DE ANÁLISE DE CURRÍCULO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE CARÁTER TEMPORÁRIO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚ/RN-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO.

O MUNICIPIO DE ITAÚ/RN, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o n°. 08.148.553/0001-06, representado pelo Prefeito Exmo. Sr. Ciro Gustavo Alves Bezerra na forma da Lei, torna pública a abertura de inscrição para seleção dos cargos, em caráter temporário, constantes no Anexo I de acordo com as normas estabelecidas neste edital.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O processo seletivo será realizado pela Comissão instituída pela Prefeita Municipal através de portaria para coordenar todo processo Seletivo.
O processo seletivo simplificado destina-se a selecionar candidatos para provimento das vagas constantes no Anexo I.
O processo seletivo consistirá de Análise de Currículo e Avaliação Psicológica.

- DA DIVULGAÇÃO
- A divulgação oficial das etapas deste Processo Seletivo dar-se-á através de Diário Oficial do Município de Itaú e Blog da Prefeitura Municipal de Itaú.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições serão realizadas pessoalmente, sendo o valor de inscrição de R$ 100,00 (cem Reais), que serão pagos através de boleto bancário expedido pela Secretaria Municipal de Administração, Finanças, Orçamento, Planejamento e Tributação. Período da inscrição: 10 de Janeiro de 2018 a 16 de Janeiro de 2018. Horário: 08h00min às 12h00min. Local: Prefeitura Municipal de Itaú/RN, na Rua Cleofas Nunes, 74 – Centro – Itaú/RN.
3.2. A inscrição implicará na completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento, não cabendo recurso sobre eventuais erros cometidos pelo candidato no ato da inscrição.

4. DA ANÁLISE DE CURRICULO
4.1 Na análise de currículo serão avaliados escolaridade, títulos e experiência profissional comprovados, sob coordenação da Comissão de Processo Seletivo Simplificado - CPSS, nomeada pelo Executivo Municipal.
4.2 Para a análise do currículo os candidatos deverão entregar cópias dos documentos comprobatórios no ato da inscrição e que serão avaliados pela Comissão.
4.3 Os candidatos deverão apresentar cópia reprográfica devidamente autenticadas dos documentos comprobatórios de eventuais cursos que possuam, referente a área pretendida, sendo que não serão considerados os apresentados após período da inscrição ou não específicos da referida área.
4.4 Somente serão aceitos os comprovantes de cursos e/ou diplomas apresentados nos quais constem o início e o término do período declarado, com no mínimo 08 horas de duração.
4.5 A avaliação da experiência profissional deverá ser comprovada através de registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, declaração em papel timbrado e/ou com carimbo da empresa ou Certidão de Tempo de Serviço expedida por órgão competente (cópia autenticada), sendo a última comprovação passível de verificação por diligência junto ao sistema de Previdência a que está submetido o candidato.
4.6 Todos os candidatos cujo currículo atender aos requisitos solicitados e com os documentos comprobatórios estão aptos à participação no processo seletivo previsto neste Edital.
4.7 Ocorrendo empate na classificação, serão utilizados os seguintes critérios, pela ordem, para desempate: 1) A maior idade dentre os candidatos 2) Estado Civil, dando-se preferência aos casados; 3) Sorteio

5. DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
5.1 – Remuneração de acordo com Anexo I.
5.2 – Jornada de Trabalho de acordo com Anexo I.
5.3 – Regime de Contratação: Estatutário.
5.4 – Lotação: Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e Secretaria Municipal de Assistência Social.
5.5 – A contratação será pelo prazo de 06(seis) meses, mediante termo pactuado entre as partes, podendo ser prorrogado por igual período.

6 – CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
6.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado. Se estrangeiro, deverá comprovar a situação regular e permanente no território nacional e atendidas as exigências contidas na legislação federal pertinente;
6.2. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data do encerramento das inscrições;
6.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais;
6.4. Quando do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar;
6.5. Não estar incurso na condição de acumulação ilícita de cargos públicos;
6.6. Possuir diploma correspondente ao seu cargo, outorgado por entidade oficial;
6.7. Estar ciente que deverá vir munido dos documentos de identificação (RG, CPF, Certificado de Reservista, certidão de quitação eleitoral e comprovante de residência) no momento da contratação;
6.8. A inscrição do candidato implicará na tácita e integral aceitação das condições estabelecidas neste Edital;
6.9. A inexatidão de afirmativas e ou irregularidades dos documentos apresentados, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial na ocasião da assinatura do contrato, implicará na nulidade da inscrição e dos atos dela decorrentes, sem prejuízos da adoção de medidas de ordem administrativa ou judicial;
6.10. Para inscrever-se o interessado deverá apresentar: a) Cópia da cédula de identidade; b) Cópia do Cadastro de Pessoa Física; c) Cópia do Comprovante de Residência; d) Cópia do Titulo de Eleitor e comprovante da última votação; e) Cópia do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino; f) Comprovante de Escolaridade em conformidade com a habilitação exigida; g) Curriculum Vitae detalhado, identificado os títulos, carga horária dos cursos, seminários e experiência profissional, bem como documentos hábeis a comprová-los; h) Comprovante de Registro no Conselho Profissional, conforme a área de atuação; i) Comprovante de quitação no respectivo Conselho; j) Comprovação de experiência profissional; k) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada; l) Comprovante de pagamento da Taxa de inscrição, sendo todos os documentos em cópia autenticada; Os originais deverão ser apresentados à Comissão de Processo Seletivo Simplificado - CPSS, no ato de assinatura do contrato para comprovação e a ausência de qualquer documento original implica na desclassificação do candidato.
6.11. Ao ser convocado, o candidato deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo Município de Itaú/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

7 – DOS RECURSOS
7.1 Dos atos da Administração relativos ao processo seletivo simplificado caberá recurso que deverá ser dirigido a Prefeitura Municipal de Itaú, na Rua Cleofas Nunes, 74 – Centro – Itaú/RN, aos cuidados da Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado - CPSS, das 08h00min às 12h00min. Fica assegurado ao candidato, o direito de interpor recurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado. Decorrido o prazo recursal ou após o despacho relativo aos recursos eventualmente interpostos, será homologado o Processo Seletivo.

8 – COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO
8.1. O Processo Seletivo Simplificado através de análise de currículo ficará a cargo da Comissão de Processo Seletivo Simplificado – CPSS, constituída pelo(a) Presidente e 02 (dois) membros analisadores devidamente nomeados.

9 – DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO
9.1– Serão selecionados os candidatos que preencherem as exigências do cargo.
9.2 – Tempo de Serviço: Experiência profissional, devidamente comprovada e relacionada à área específica da função pleiteado até 10 pontos, distribuídos da seguinte forma:

Tempo de Experiência
Pontuação
Até 1 (um) ano
2 (dois) pontos
De 1 (um) a 2 (dois) anos
4 (quatro) pontos
De 2 (dois) a 4 (quatro) anos
6 (seis) pontos
De 4 (quatro) a 6 (seis) anos
8 (oito) pontos
Acima de 6 (seis) anos
10 (dez) pontos

9.3 – A prova de títulos, de caráter classificatório, obedecerá aos critérios de pontuação estabelecidos a seguir:
9.4 – Cursos

Participação em cursos, seminários ou treinamentos, na área específica da função pleiteada, com, no mínimo 08 (oito) horas de duração, serão distribuídos 2 (dois) pontos por certificado ou diploma apresentado.
Até o máximo de 6 (seis) pontos
Pós-graduação (mínimo 360 horas) ou especialização Lato Sensu
7 (sete) pontos
Mestrado.
10 (dez) pontos
Doutorado.
12 (quinze) pontos

9.5 – O título referente a curso deverá se referir à área correspondente à função a que o candidato tenha interesse.
9.6– Os títulos (diplomas ou certificados) deverão ser expedidos por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de recursos humanos reconhecido oficialmente.
9.7 – Os títulos deverão ser entregues no ato da inscrição, não sendo aceitos os que forem entregues fora do prazo estabelecido.
9.8 – A avaliação psicológica será realizada após a homologação final dos resultados da análise curricular, nas datas especificadas no anexo II, não sendo necessária convocação formal para realização desta etapa, bastando somente a divulgação final da primeira etapa após análise de recursos, publicadas no Diário Oficial do Município e no Blog da Prefeitura Municipal de Itaú;

10 – DA CONTRATAÇÃO
10.1. A contratação obedecerá à classificação obtida pelo candidato, conforme lista final emitida pela Comissão;
10.2. A convocação para a formalização de contratação será através da publicação no Blog da Prefeitura Municipal de Itaú e no Diário Oficial do Município de Itaú.
10.3. Fica facultado ao Município de Itaú/RN, em caráter supletivo, o envio de e-mail de convocação para formalização da contratação, ou via telefone, sendo de inteira responsabilidade do candidato aprovado acompanhar a publicação da convocação e manter seus dados atualizados;
10.4 Será considerado desistente, o candidato que não comparecer à Prefeitura de Itaú /RN, na data, horário e local determinados, munido de toda documentação.
10.5. A contratação do candidato decorrerá da assinatura de Contrato Individual de Trabalho por Tempo Determinado podendo ser prorrogado de acordo com critério e necessidade do Município dentro dos fins determinados pela contratação, o qual se regerá pelas prerrogativas constantes da legislação, não gerando, portanto, estabilidade ou direitos correlatos;
10.6. A contratação dos candidatos ficará condicionada à classificação final no processo seletivo e à apresentação dos seguintes documentos no ato da contratação:
10.7. 2 (duas) fotos 3×4 colorida e recente;
10.8 Fotocópia da Cédula de Identidade;
10.9 Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP;
10.10 Fotocópia do comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
10.11 Fotocópia do Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição ou justificativa;
10.12 Fotocópia do Certificado de Reservista (se do sexo masculino);
10.13 Fotocópia do comprovante de Endereço (conta de água, telefone ou luz último mês);
10.14 Fotocópia do comprovante de escolaridade;
10.15 Fotocópia da certidão de nascimento e/ou casamento;
10.16 Fotocópia da certidão de nascimento dos filhos;
10.17 Fotocópia Termo de guarda e certidão de nascimento de filho menor que estiver sob tutela; Os candidatos classificados passarão a integrar o cadastro de reserva para a Secretaria especificada neste Edital.

11 – DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no processo seletivo, valendo para esse fim, a publicação da homologação que poderá ser adquirida na Secretaria Municipal de Administração.
11.2. O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço junto a Prefeitura de Itaú/RN.
11.3. Os candidatos que atenderem à convocação para a contratação e recusarem-se ao preenchimento de vaga serão excluídos do cadastro, sendo o fato formalizado em Termo de Renúncia.
11.4 – São partes integrantes desse edital, o Anexo I (Relação, Descrição, Remuneração e Carga Horária dos cargos) e Anexo II (Cronograma de Atividades e Fases).
11.5 – As dúvidas e questionamentos oriundas do presente Edital, serão submetidas à apreciação da Comissão de Processo Seletivo Simplificado (CPSS).

Itaú/RN, 08 de Janeiro de 2018.

Presidente da Comissão de Processo Seletivo Simplificado

CIRO GUSTAVO ALVES BEZERRA
Prefeito Municipal

Publicado por:
Marcos Antonio Moreira de Morais
Código Identificador:EC8176C2

Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 09/01/2018. Edição 1679
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Região Oeste do RN acumula maior volume de chuvas durante a semana


A semana foi de chuva em diversos municípios do Estado. A maior concentração, de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), ficou na região Oeste Potiguar.

Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, da Emparn, a região foi beneficiada com mais chuvas por causa do Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS). Esse sistema meteorológico é formado por um conjunto de nuvens que, a partir de imagens de satélite, parecem um círculo girando no sentido horário.

“Esse sistema é comum nessa época do ano. Ele atua por até 10 dias e depois se dissipa. Então, ele atuou durante essa semana, com chuvas preferencialmente no interior do estado e algumas partes do litoral”, explicou.

Ainda de acordo com Bistrot, a intensidade das chuvas devem diminuir nos próximos dias, mas ainda serão registradas precipitações pelo RN.

“Neste final de semana, as chuvas deverão diminuir. É uma diminuição que não significa que não teremos chuvas.A tendência é que agora a gente tenha alguns dias com poucas chuvas, sem a homogeneidade dos últimos dias”, explanou.

Entre às 7 horas de quinta-feira (11) e às 7 horas desta sexta-feira (12), a Emparn registrou chuva em 33 postos de medições espalhados pelo Estado. A maior precipitação foi anotada em Umarizal com 55 milímetros.

Confira o boletim pluviométrico das últimas 24 horas

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR
Umarizal(Fazenda Camponesa (particular) 55,0
Olho D’Água Dos Borges (Particular) 52,0
Rodolfo Fernandes (Prefeitura) 52,0
Itaú (Particular) 50,0
Messias Targino (Prefeitura) 31,7
Rafael Godeiro (Emater) 31,2
Patu (Particular) 25,0
Sao Francisco Do Oeste (Prefeitura) 21,7
Tenente Ananias (Emater-st Mororo) 16,5
Portalegre (Particular) 16,1
Riacho Da Cruz (Emater) 15,7
Rafael Fernandes (Emater) 15,5
Jucurutu (Emater) 13,0
Janduis (Emater) 12,2
Frutuoso Gomes (Emater) 10,0
Água Nova (Prefeitura) 8,3
Lucrécia (Emater) 5,9
Pau Dos Ferros (Particular) 5,0
Riacho De Santana (Emater) 5,0
Alexandria (Emater) 2,5
Campo Grande (Particular 2) 2,1
Campo Grande (Particular) 1,7
Dr. Severiano (Emater) 1,5

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR
Parelhas (Emater) 23,5
Jardim Do Seridó (Emater/passagem) 16,0
Florânia (Sitio Jucuri) 15,6
Cruzeta (Base Fisica Da Emparn) 5,7
Santana Do Seridó (Emater) 1,6
São Fernando (Emater) 0,4

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
Bom Jesus (Particular) 2,0

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR
Parnamirim (Base Fisica Da Emparn) 4,3
Canguaretama (Emater/barra De Cunhau) 4,1
Maxaranguape (Particular) 1,5
Baia Formosa (Destilaria Vale Verde) 0,7

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Arábia Saudita tem primeiro jogo de futebol com mulheres nas arquibancadas

Mulheres assistem a jogo de futebol na Arábia Saudita pela primeira vez (Foto: AFP)O jogo entre Al Ahli e Al Batin, que acontece nesta sexta-feira (12) pela 17ª rodada do Campeonato Saudita masculino de futebol, é o primeiro a ter presença de mulheres nas arquibancadas, depois de autorização feita pelas autoridades locais.

O palco da partida é o estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah. Neste sábado, será a vez da capital, Riad, ter torcedoras do sexo femimino pela primeira vez, durante duelo entre Al Hilal, líder da competição, e Al Ittihad.

Nas instalações esportivas locais, foram criados setores "familiares" nas arquibancadas. As mulheres terão os próprios banheiros, além de espaços para oração e áreas para fumar.

No dia 23 de setembro do ano passado, o público feminino foi autorizado pela primeira vez para acompanhar as comemorações pelo Dia Nacional da Arábia Saudita, que aconteceram no Estádio Internacional Rei Fahd, também em áreas separadas.

No mês passado, um decreto real autorizou que mulheres dirigissem, direito inédito, que poderá ser exercido a partir de junho deste ano.

As medidas fazem parte de reformas promovidas pelo rei Salman, que chegou ao trono em 2015.

Mulheres assistem a jogo de futebol em Jeddah, na Arábia Saudita (Foto: AFP)
Mulheres assistem a jogo de futebol em Jeddah, na Arábia Saudita (Foto: AFP)

Setor familiar de estádio em Jeddah, na Arábia Saudita, acolhe torcedoras mulheres pela primeira vez (Foto: AFP)
Setor familiar de estádio em Jeddah, na Arábia Saudita, acolhe torcedoras mulheres pela primeira vez (Foto: AFP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Babá suspeita de furtar R$ 600 mil em joias de patrões no Espírito Santo é presa na PB

Uma mulher de 25 anos que trabalhava como babá em Vila Velha, no Espírito Santo, foi presa na noite de quinta-feira (11) na cidade de Mamanguape, a 52 km de João Pessoa, suspeita de ter furtado cerca de R$ 600 mil em joias da casa da família em que trabalhava. Segundo informações da Polícia Civil, Raquel Viana dos Santos é paraibana e estava ostentando quantias em dinheiro incompatíveis com sua profissão.

A suspeita estava em um carro com amigos e cerca de R$ 56,8 mil em dinheiro no momento da prisão. A babá e os amigos foram parados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) saindo de um motel na contramão às margens da BR-101 em Mamanguape.

Paraibana foi filmada levando cofre dos patrões pelo circuito do prédio no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Paraibana foi filmada levando cofre dos patrões pelo circuito do prédio no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Também foram recolhidos com o grupo uma pistola calibre 380, sete pedras preciosas (aparentemente esmeraldas, safiras e ônix), duas pulseiras, seis anéis, cinco pares de brincos, dois pingentes, além de um notebook e um aparelho de celular. Um filhote de cachorro da raça husky siberiano também foi apreendido com os suspeitos.

Imagens divulgadas pela Polícia Civil da Paraíba mostram o momento em que a paraibana deixa o prédio onde trabalhava levando o cofre da família capixaba dentro de uma mochila na manhã do dia 11 novembro de 2017. Um mandado de prisão contra a babá havia sido expedido pela Justiça do Espírito Santo.

Ela foi encaminhada para a delegacia de Mamanguape, onde seguia presa até a manhã desta sexta-feira (12). Os demais ocupantes do carro abordado pela PRF às margens da BR-101 não tinham antecedentes criminais, apenas uma outra mulher que estava sem identidade e o condutor do carro que estava sem habilitação.

A suspeita de furto tinha um mandado de prisão expedido no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
A suspeita de furto tinha um mandado de prisão expedido no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Babá presa
Na Central de Polícia, a babá afirmou que gastou o dinheiro dos crimes e que vai pagar pelo que fez. "Sou uma pessoa que não me arrependo do que faço. Espero pagar tranquila. Não tem 'BO' para mim não", disse à TV Cabo Branco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Delegado é encontrado morto próximo a favela na Zona Norte do Rio

O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro e ex-agente da Polícia Federal Fabio Monteiro foi encontrado morto próximo à Favela do Arará, comunidade na Zona Norte do Rio, na tarde desta sexta-feira (12).

Fabio, além de delegado e ex-agente federal, também atuava como instrutor e professor da corporação. Nas redes sociais, o próprio policial informava que era faixa preta de jiu-jitsu e, de acordo com colegas, era novo no polícia, tendo se formado em 2014.

Local onde corpo do delegado foi encontrado (Foto: Reprodução TV Globo)
Local onde corpo do delegado foi encontrado (Foto: Reprodução TV Globo)

Outros delegados informaram que ele era casado e tinha dois filhos. De acordo com informações da Polícia Militar, o corpo de Fabio foi localizado na mala de um veículo Chevrolet Cobalt preto, na Avenida Dom Helder Câmara, altura do número 287. Atualmente, o delegado estava lotado na Central de Garantias, na Cidade da Polícia.

Pelo Twiitter, a Polícia Civil confirmou a morte do delegado: "Com profunda tristeza, comunicamos a morte do delegado Fábio Monteiro, lotado na Central de Garantias, na Cidade da Polícia, vítima de criminosos nesta sexta-feira (12/01). A DH investiga o caso. A PCERJ está em luto pela perda do nosso companheiro".

Polícia se organiza para sair para operação no Jacarezinho  (Foto: Reprodução/TV Globo)
Polícia se organiza para sair para operação no Jacarezinho (Foto: Reprodução/TV Globo)

Testemunhas no local confirmaram a PMs que havia um corpo dentro do porta-malas de um carro com várias marcas de tiros e com um distintivo de delegado da Polícia Civil, livros de Direito Penal e um crachá de um feira literária policial.

Outras pessoas informaram que, a princípio, o delegado teria saído da Cidade da Polícia para almoçar quando foi supreendido por homens armados. A Delegacia de Homicídios foi acionada para o local e trabalha para preservar a cena do crime.

Delegado Fábio Monteiro era instrutor da Polícia Civil (Foto: Reproduções/ Redes Sociais)
Delegado Fábio Monteiro era instrutor da Polícia Civil (Foto: Reproduções/ Redes Sociais)

Tiroteio durante operação
Horas após a morte, a Polícia Civil já havia dado início uma operação no Jacarezinho, favela próxima ao Arará. Imagens do Globocop mostraram agentes dentro da comunidade. Em determinado momento, um homem é carregado para dentro de uma viatura.

Já havia também registro de tiroteio na região. Por isso, a concessionária SuperVia, de trens, comunicou que trens do Ramal Belford Roxo tiveram que interromper a circulação. A SuperVia informou que as composições aguardavam ordem de que a via estava liberada. Por isso, o sistema ferroviário registrou atrasos nas viagens.

Porta-malas onde delegado foi encontrado (Foto: Divulgação PM)
Porta-malas onde delegado foi encontrado (Foto: Divulgação PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estado do Rio tem primeira morte confirmada por febre amarela em 2018

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (12) a primeira morte por febre amarela silvestre neste ano em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O homem, de 48 anos, morava no bairro Canoas, zona rural da cidade, e morreu no dia 7 deste mês, segundo informou a Prefeitura.

A SES disse que, em todo o Estado, foram registrados 27 casos da febre amarela silvestre no ano passado, com nove óbitos. Ao todo, a secretaria informou que 12 localidades tiveram casos confirmados da doença em macacos e garantiu que não há registros de febre amarela urbana no Estado.

A Prefeitura de Teresópolis afirma que, em 2017, não houve registros de casos ou de morte pela doença na cidade.

Vacinação
A Prefeitura de Teresópolis informa que a a vacinação contra a Febre Amarela segue em Teresópolis em postos de saúde e unidades básicas. De acordo com o município, neste sábado (13) as unidades estarão vacinando a população, das 8h às 17h.

Já a SES esclareceu que a cobertura vacinal nos municípios de Teresópolis e Valença é superior a 80%. O órgão disse ainda que já disponibilizou doses suficientes para vacinar 100% da população das duas cidades e recomendou às prefeituras que intensifiquem a vacinação, especialmente nas áreas de mata.

Segundo a secretaria, desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece.

Macacos mortos
Em dezembro do ano passado, oito macacos e dois micos foram encontrados mortos em uma zona rural do município. Na época, a Prefeitura informou que a área estava sendo monitorada e que não havia indícios da doença.

Nesta sexta (12), a Secretaria Municipal de Saúde disse que ainda aguarda o resultado da análise do material coletado dos 10 macacos encontrados mortos, na divisa com o município de Sapucaia, e que está sendo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Morte suspeita
Um homem de 51 anos também morreu com suspeita de febre amarela na manhã desta sexta-feira (12) em Valença, no Sul do Rio de Janeiro. Outras duas pessoas estão internadas com suspeita da doença, no Hospital Escola e aguardam o resultado dos exames.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jogo entre Botafogo-SP e Ponte Preta pela Copa SP termina em pancadaria e 35 detidos em Franca

Torcedores foram detidos durante pancadaria em frente ao Estádio Lancha Filho em Franca, SP (Foto: Marcelo Valim/Rádio Difusora)
Uma briga entre torcedores do Botafogo-SP e da Ponte Preta terminou com 35 homens detidos, entre eles dois feridos, em frente ao estádio Lancha Filho, em Franca (SP), onde os times se enfrentaram pela Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite de quinta-feira (11).

Segundo a Polícia Militar, 13 barras de ferro que foram usadas pelos botafoguenses foram apreendidas. A van que levava a torcida de Ribeirão Preto (SP) foi apedrejada. A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal e o caso será investigado.

Ainda de acordo com a PM, as equipes foram acionadas para conter o tumulto por volta de 19h50. O jogo pela Copinha teve início às 19h e os torcedores que assistiam à partida não puderam deixar o estádio, até que a situação fosse controlada.

Dois homens ficaram feridos na briga e foram levados ao Pronto-Socorro Álvaro Azzuz. Um deles, um autônomo de 28 anos, contou à PM que, no momento em que os botafoguenses desciam da van, torcedores da Ponte Preta passaram a lançar objetos contra eles.

O homem foi atingido no rosto e sofreu um corte abaixo do olho esquerdo. Ele e um amigo passaram por atendimento e foram liberados ainda na noite de quinta-feira.

Ao todo, 35 torcedores foram detidos durante briga na Copa SP em Franca (Foto: Marcelo Valim/Rádio Difusora)
Ao todo, 35 torcedores foram detidos durante briga na Copa SP em Franca (Foto: Marcelo Valim/Rádio Difusora)

Outros dois envolvidos disseram em depoimento que a van de Ribeirão Preto foi atingida por pedras lançadas pelos torcedores da Macaca ainda na Rodovia Cândido Portinari (SP-334). Já os rivais dizem que os botafoguenses iniciaram a briga, armados com barras de ferro.

Entre os detidos, quatro são menores de idade. Os demais têm entre 18 e 39 anos. Todos foram apresentados no Plantão da Polícia Civil e liberados após depoimento. O tenente da PM Osvaldo de Oliveira Júnior disse que os torcedores já chegaram a Franca armados.

"Nenhum deles confirmou que se tratavam de torcidas organizadas, porém, pelo preparo que já vieram para a cidade, com as barras de ferro, pode ser que seja membros de torcidas. A gente não tem essa informação oficial", disse.

Dentro de campo, o Botafogo venceu a Macaca por 1 a 0 e vai enfrentar o São Paulo neste sábado (13) no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão.

PM apreendeu 13 barras de ferro durante briga de torcidas em Franca, SP (Foto: Marcelo Valim/Rádio Difusora)
PM apreendeu 13 barras de ferro durante briga de torcidas em Franca, SP (Foto: Marcelo Valim/Rádio Difusora)

PM diz que torcedores do Botafogo-SP chegaram armados ao estádio em Franca, SP (Foto: Marcelo Valim/Rádio Difusora)
PM diz que torcedores do Botafogo-SP chegaram armados ao estádio em Franca, SP (Foto: Marcelo Valim/Rádio Difusora)

Fonte: G1
Leia Mais ››

TRF4 libera servidores do trabalho e suspende prazos processuais no dia de julgamento do recurso de Lula

Prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/G1)Funcionários do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, que não estão diretamente envolvidos no julgamento do recurso em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo envolvendo o triplex, foram liberados de suas atividades no dia 24 de janeiro, quando acontece a sessão.

Conforme comunicado divulgado pelo tribunal, a suspensão foi definida por conta das "medidas que estão sendo adotadas pelos órgãos de segurança pública do Rio Grande do Sul e pela Polícia Federal para garantir a segurança do público interno e externo durante a realização do julgamento".

Além disso, os prazos processuais e as intimações em processos físicos e eletrônicos estarão suspensos tanto na véspera quanto no dia do julgamento.

A portaria assinada pelo presidente do tribunal, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores, determina que o expediente será das 8h às 12h na véspera do julgamento, e que no dia 24 apenas servidores diretamente envolvidos na realização e apoio devem trabalhar.

Justiça Federal também suspende expediente
O prédio da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, onde fica a Direção do Foro da Seção Judiciária, localizado ao lado do TRF4, em Porto Alegre, também suspendeu o expediente no dia 24. Conforme portaria assinada pela juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro, os prazos processuais e as intimações nos processos físicos e eletrônicos em trâmite na Subseção Judiciária da capital gaúcha estarão suspensos tanto no dia 24 quanto no dia 23 de janeiro.

A suspensão leva em conta as medidas que estão sendo adotadas pelos órgãos de segurança pública do estado e pela Polícia Federal para garantir a segurança do público interno e externo durante a realização do julgamento da apelação do ex-presidente Lula.

No dia 23, o expediente será somente interno nas áreas judiciária e administrativa da subseção de Porto Alegre, em função da suspensão dos prazos, com horário das 8h às 12h.

BM convoca policiais militares do interior para reforçar segurança
A Brigada Militar irá convocar, a partir da próxima semana, policiais militares do Batalhão de Operação Especial (BOE) de Santa Maria e de Passo Fundo para reforçar a segurança em Porto Alegre no período.

Serão chamados também, de forma gradativa, policiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que estão na Operação Golfinho, no Litoral gaúcho.

A medida foi definida em reunião entre o secretário Cezar Schirmer e o subcomandante da Brigada Militar, cel. Mario Ikeda, na manhã desta sexta (12).

Juiz determina área para manifestações
No dia 28 de dezembro, o juiz federal Osório Ávila Neto determinou o estabelecimento de uma área para os manifestantes nas imediações do TRF4 no dia do julgamento. No dia seguinte, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, pediu ao governo federal reforço na segurança.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, explicou que, conforme a Constituição, caberia ao governador solicitar ao presidente da República a ação de GLO (garantia da lei e da ordem) para o emprego das Forças Armadas.

O secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, se manifestou dizendo que não era necessário reforço da Força Nacional nem do Exército para o julgamento. "Temos uma relação muito positiva na Segurança Pública. Decidimos criar um espaço, um gabinete de crise para discutir todas as questões do dia 24 [...] decidimos uma série de questões, nenhuma delas pedindo Exército ou Força Nacional. Não há essa necessidade. Tenho o maior respeito pela posição do Marchezan. Isso está sendo tratado com muita serenidade", disse o secretário em entrevista a rádio Gaúcha.

Em maio, durante o primeiro depoimento de Lula como réu em Curitiba, as autoridades do Paraná montaram um esquema de segurança em função das manifestações de apoiadores e grupos contrários ao ex-presidente.

Julgamento de Lula

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de evento com catadores de materiais recicláveis no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (Foto: Adriano Machado/Reuters)
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de evento com catadores de materiais recicláveis no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (Foto: Adriano Machado/Reuters)

O julgamento do recurso apresentado pelo ex-presidente no processo do triplex em Guarujá será realizado às 8h30 do dia 24 de janeiro, na sede do TRF4, que fica no bairro Praia de Belas, região central de Porto Alegre.

A data foi marcada em 12 de dezembro pela 8ª Turma da Corte. Em nota, a defesa de Lula criticou a "tramitação recorde" do processo.

Em julho de 2017, Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo. A acusação foi de ocultação da propriedade do imóvel, recebido como propina da empreiteira OAS em troca de favores na Petrobras.

Outros dois réus no mesmo processo também foram condenados, e quatro, absolvidos.

A Justiça Federal no Paraná também determinou o bloqueio de R$ 16 milhões, estabelecido como dano mínimo, e o sequestro do apartamento. Lula também teve bloqueados mais de R$ 600 mil de contas bancárias e cerca de R$ 9 milhões que estavam depositados em dois planos de previdência privada.

A sentença publicada no dia 12 de julho permite que o petista recorra em liberdade.

Nos primeiros dias de 2018, os advogados de Lula protocolaram petição reiterando o pedido de que o ex-presidente seja ouvido pela corte antes do julgamento. Em 11 de setembro de 2017, os advogados de Lula já haviam ingressado com o pedido ao relator dos processos da Operação Lava Jato no tribunal federal, desembargador João Gebran Neto. Porém, segundo a assessoria de imprensa da defesa, o pedido não foi apreciado, o que motivou o novo pedido.


O que pode acontecer
Caso os desembargadores decidam manter a decisão da primeira instância, eles podem determinar a prisão de Lula – que, no caso, seria executada por Moro em Curitiba – ou decidir que o ex-presidente só irá para a prisão após todos os recursos terem sido esgotados.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que um réu condenado em segunda instância já comece a cumprir a pena de prisão mesmo que esteja recorrendo aos tribunais superiores. O assunto, porém, deve voltar a ser discutido pelos ministros, mas ainda não há data para esse julgamento.

A inelegibilidade de Lula, por sua vez, é assunto para a Justiça Eleitoral. A Lei da Ficha Limpa prevê que um condenado em segunda instância – como seria o caso do ex-presidente, caso os desembargadores confirmem a sentença – não pode se candidatar.

Mas uma eventual condenação, por si só, não influenciaria em uma possível candidatura. Neste caso, a decisão ficaria por conta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode ser acionado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ou por algum adversário político, ou ainda decidir por iniciativa própria do magistrado.

Ainda assim, Lula teria duas possibilidades de recurso: ao pleno do TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Igrejas católicas em Santiago sofrem ataques antes de visita do papa

Homem remove cacos de vidro de janela de igreja atacada em Santiago do Chile, poucos dias antes da visita do papa ao país (Foto: Christian Iglesias/Reuters)
Três igrejas em Santiago foram atacadas durante a madrugada desta sexta-feira (12). Bombas caseiras causaram pequenos danos nas igrejas, e os responsáveis pelos ataques também deixaram bilhetes ameaçando o papa Francisco, apenas três dias antes da visita do pontífice ao Chile na próxima semana, informou a polícia.

Os vândalos, cujas identidades ainda são desconhecidas, atearam fogo a pelo menos uma das igrejas na capital chilena e jogaram panfletos na rua antes de fugirem. De acordo com a agência EFE, uma quarta tentativa de ataque foi fustrada pela polícia.

Um dos panfletos diz: "Papa Francisco, a próxima bomba será dentro da sua batina", informaram autoridades.

"As pessoas têm o direito de protestar, mas é uma coisa totalmente diferente usar violência", disse o ministro do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, a repórteres, na manhã desta sexta, após verificar os danos causados nas igrejas.

Policiais examinam cena de ataque no Chile. Pelo menos três igrejas em Santiago foram danificadas a poucos dias da visita do papa ao país (Foto: Pablo Vera/AFP)
Policiais examinam cena de ataque no Chile. Pelo menos três igrejas em Santiago foram danificadas a poucos dias da visita do papa ao país (Foto: Pablo Vera/AFP)

Aleuy foi aos locais atacados e disse que abrirá processos contra todos os responsáveis. Ele informou que as ações são parecidas, mas não necessariamente estão relacionadas. Segundo o político, depois dos atos de hoje, será preciso reforçar a segurança no trajeto que o pontífice fará e nas regiões a serem visitadas.

Francisco, que nasceu na Argentina e é o primeiro papa latino-americano, chega ao Chile na segunda-feira (15). Uma missa marcada para terça-feira (16) em um parque de Santiago deve atrair mais de 500 mil pessoas. Também estão na agenda do papa visitas às cidades de Temuco e Iquique.

São esperados protestos sobre questões que vão de direitos indígenas ao contínuo escândalo de abuso sexual na Igreja.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jornal diz que Trump chama de 'buracos de merda' Haiti e outros países da América Central e África; ele nega

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, na quinta-feira (11)  (Foto: Saul Loeb / AFP)O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (12) ter usado “palavras duras” durante um encontro que tratava sobre a questão migratória, porém negou ter empregado a expressão "buracos de merda" ao se referir a El Salvador, Haiti e vários países africanos.

Na quinta-feira (11), o jornal "The Washington Post" afirmou que ele utilizou a expressão de baixo calão e ainda sugeriu que preferiria receber em seu país mais imigrantes da Noruega ao invés de originários destas nações.

"Por que temos todas essas pessoas de países (que são um) buraco de merda vindo aqui?", afirmou Trump, durante uma reunião com legisladores na Casa Branca, segundo o jornal, que entrevistou duas fontes que participaram do encontro.

Após a polêmica gerada pela divulgação do texto, Trump negou no Twitter ter usado a expressão de baixo calão. “O linguajar usado por mim no encontro sobre o Daca foi duro, mas não foi essa a expressão que eu usei. O que foi realmente dura foi a proposta feita - um grande revés para o Daca!”, afirmou, fazendo referência à Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca, em inglês).

O programa, também conhecido como "Dreamers", que protege da deportação imigrantes que foram para os EUA ilegalmente ainda crianças, chegou a ser bloqueado pela aministração Trump. Porém, nesta semana, um juiz americano bloqueou a revogação.


Em outra mensagem publicada na rede social, o presidente disse que nunca falou nada "deprecisativo" sobre os haitianos além do fato de que o Haiti é, "obviamente", um país pobre e turbulento. Ele também acusou os democratas de criarem a história e disse ter uma "relação maravilhosa com os haitianos".

Até o tuíte de Trump, a Casa Branca não tinha negado as declarações, que foram consideradas escandalosas e vergonhosas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Encontro com senadores
Segundo o jornal, Trump reagiu com frases de baixo calão quando dois senadores propuseram um projeto de lei migratória que concederia vistos a alguns dos cidadãos de países que foram retirados recentemente do programa de Status de Proteção Temporária (TPS, sigla em inglês), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.

Segundo reportagem do 'Washington Post', Trump disse que imigrantes saíram de 'buracos de merda' (Foto: Reprodução/Washington Post )
Segundo reportagem do 'Washington Post', Trump disse que imigrantes saíram de 'buracos de merda' (Foto: Reprodução/Washington Post )

O presidente então sugeriu que os Estados Unidos deveriam trazer mais imigrantes de países como a Noruega, de acordo com o "Post". Trump tinha se reunido com a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, na quarta-feira (10).

Os comentários de Trump assustaram os legisladores presentes no encontro. "The Washington Post", porém, não esclarece se o presidente se referia também a Nicarágua e tampouco identifica os países africanos citados.

O jornal "Los Angeles Times" confirmou o relato do "Post", e acrescentou que, antes de proferir o insulto, Trump exclamou: "Para que queremos a haitianos aqui? Para que queremos toda esta gente da África aqui?".

Casa Branca não nega
Perguntado a respeito, um porta-voz da Casa Branca, Raj Shah, não negou que Trump tivesse feito essas declarações. "Certos políticos em Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o presidente Trump sempre lutará pelo povo americano", disse Shah, em um comunicado enviado para a imprensa.

"O presidente Trump luta para conseguir soluções permanentes que tornem nosso país mais forte, ao acolher aqueles que possam contribuir com nossa sociedade, fazer crescer nossa economia e se integrar na nossa grande nação", acrescentou o porta-voz.

Trump "sempre rejeitará as medidas temporárias, fracas e perigosas que ameaçam as vidas dos americanos que trabalham duro, e que prejudiquem aqueles imigrantes que buscam uma vida melhor nos Estados Unidos, mediante de uma via legal", afirmou Shah.

Fonte: G1
Leia Mais ››