sábado, setembro 23, 2023

Criminosos invadem casa com família dentro e matam homem com pelo menos 20 tiros em Natal

Policiais na frente da casa onde homem foi assassinado a tiros na Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Criminosos invadiram uma casa onde estava uma família e matou um homem com pelo menos 20 tiros, na noite de sexta-feira (22), no conjunto residencial Gramoré, na Zona Norte de Natal.


O crime aconteceu na rua Nova Granada, em um imóvel perto da Escola Estadual Cônego Luiz Wanderley.


Segundo a Polícia Militar, criminosos armados chegaram ao local em um carro. Alguns ocupantes desceram e invadiram a casa da vítima, que estava com a mulher e dois enteados.


Ainda de acordo com o relato policial, os assassinos atiraram pelo menos 20 vezes contra o homem, que morreu no quarto. A mulher e os enteados não foram atingidos.



A polícia relatou que a casa tem muros baixos, o que pode ter facilitado o acesso dos criminosos. Ainda de acordo com a polícia, a vítima usava tornozeleira eletrônica.


O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), após o trabalho de perícia realizado no local. Até a manhã deste sábado (23), no entanto, ele seguia sem identificação oficial.


O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. Câmeras de segurança de residências próximas poderão ajudar a polícia a identificar os assassinos, que fugiram após o crime.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois suspeitos são presos por tráfico de drogas e artefato explosivo é apreendido no interior do RN

Ilustrativa Polícia Civil RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN

Dois homens foram presos nesta sexta-feira (22) em uma operação da Polícia Civil na cidade de Caicó, no Seridó potiguar. Eles são suspeitos pelo crime de tráfico de drogas. Um deles ainda foi preso em flagrante por posse de artefato explosivo.


Em diligências com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas para população carente do município. Segundo informações da delegacia, os usuários eram submetidos a trabalho árduo em um lixão de Caicó por integrantes do crime organizado no município em troca dos entorpecentes.


Deflagrada pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), a Operação Vampiro deu cumprimento a dois mandados de prisão na cidade. Durante o cumprimento dos mandados, a polícia apreendeu drogas como maconha, cocaína e crack, além de materiais para venda e um artefato explosivo na casa de um dos suspeitos, o que resultou também na prisão em flagrante.


Dois suspeitos são presos por tráfico de drogas e artefato explosivo é apreendido no interior do RN — Foto: Divulgação / Polícia Civil RN


A operação desta sexta-feira faz parte das investigações realizadas na Operação Queda do Homem e da Operação Consequência, deflagradas, respectivamente, entre os meses de agosto e setembro deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação cumpre mandados de busca e afasta seis servidores do Detran-RN suspeitos de fraudes em exames para CNH

Policial civil durante operação na sede do Detran, no Rio Grande do Norte — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (22) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu 13 mandados de busca e afastou das funções públicas seis servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) suspeitos de fraude nos exames para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Um policial militar alvo de um dos mandados de busca e apreensão chegou a ser preso em flagrante, durante a operação, por ter sido encontrado com uma arma de fogo sem registro. Ele foi levado à delegacia e teve fiança arbitrada pelo delegado responsável, segundo a polícia.


Os 13 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça foram cumpridos contra servidores do órgão, despachantes e atravessadores. Segundo a polícia, os investigados poderão responder por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa e inserção de dados falsos em sistemas da administração pública.



A Justiça também determinou o afastamento de seis examinadores e a restrição de acesso às imediações do Detran de mais cinco pessoas pelo risco de realizarem mais crimes.


A ação conduzida pelo Departamento de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro foi denominada Operação Habilis Facilis. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Parnamirim, Vera Cruz e Macaíba, no Rio Grande do Norte; além de Nova Iguaçu (RJ) e Rio de Janeiro.


Procurada, a assessoria de imprensa do Detran ressaltou que o órgão deu apoio à operação e que um representante deve participar de uma entrevista coletiva agendada pela Polícia Civil para o início da tarde desta sexta-feira (22).


Esquema

De acordo com as investigações, o suposto esquema criminoso consistia em realizar os exames teóricos em outros estados e apenas o teste prático de direção veicular no Detran, onde o candidato pagava aos despachantes ou aos atravessadores para ter aprovação garantida na “prova prática”.


No dia do exame, os candidatos eram direcionados para examinadores que faziam parte do esquema e eram aprovados. Em muitos casos o candidato sequer entrava no veículo, segundo a polícia.


A investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte contou com o apoio do Detran, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil do Rio de Janeiro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeitura de Mossoró autoriza abertura de concurso público para auditor fiscal, procurador e analista

Palácio da Resistência, sede, prédio prefeitura de Mossoró fachada — Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró

A Prefeitura de Mossoró autorizou a abertura de um concurso público com vagas para auditores fiscais da Secretaria de Fazenda do município, além de procuradores e analistas para a Procuradoria Geral do Município.


O decreto que autoriza a realização do concurso na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, localizada na região Oeste, foi publicado nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do município.


O número de vagas não foi divulgado. Segundo o documento, o concurso deverá preencher cargos vagos ou que vagarem durante a vigência do certame.


O decreto ainda nomeia o Procurador Geral do Município como Presidente da Comissão do Concurso da Procuradoria Geral do Município.



Devem integrar a comissão dois procuradores do município efetivos, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil e um servidor público lotado na Secretaria Municipal de Administração. Os membros deverão ser nomeados pelo procurador geral.


A Secretaria Municipal de Administração também deverá instituir e nomear os membros da Comissão do Concurso da Secretaria Municipal da Fazenda.


Veja os cargos

Procuradoria Geral do Município:


Procurador Municipal - Área do Direito;

Analista da Procuradoria Geral do Município - Área do Direito;

Analista da Procuradoria Geral do Município - Área de Ciências Contábeis.

Secretaria Municipal da Fazenda:


Auditor Fiscal de Tributos Municipais - Área de conhecimento em qualquer curso de nível superior;

Auditor Fiscal de Tributos Municipais - Área do Direito;

Auditor Fiscal de Tributos Municipais - Área de Ciências Contábeis;

Auditor Fiscal de Tributos Municipais - Área da Tecnologia da Informação;

Auditor Fiscal de Tributos Municipais - Área de Engenharia.


Fonte: g1
Leia Mais ››

Pacientes ficam internados em cadeiras e dormem no chão em UPA na Zona Norte de Natal

Pacientes dormiram no chão na UPA em Natal — Foto: Divulgação

Pacientes internados dormiram em cadeiras e até no chão da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Pajuçara, na Zona Norte de Natal, entre esta quinta (21) e a sexta-feira (22). Registros internos foram feitos pelos próprios pacientes, por servidores e ganharam as redes sociais. Eles alegaram superlotação da unidade.


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que todos os pacientes em atendimento nas UPAs "são alocados em leitos individuais" e que o que a imagens registraram são "alguns pacientes que durante o período da noite acomodaram-se no chão da unidade por opção própria, apesar de contarem com leitos disponíveis para o seu acomodamento, como mostra uma das imagens".



Alguns pacientes, no entanto, alegaram que o problema costuma ser recorrente e que a demanda foi intensa a partir de quarta-feira (20).


Durante a tarde desta sexta-feira (22), a situação era mais tranquila, mas ainda assim quem procurava a UPA Pajuraça reclava da demora para o atendimento.


A enfermeira Lúcia Carla procurou atendimento na unidade nesta sexta e, após duas horas de espera, só havia passado pela triagem.


"Eu encontrei a UPA como geralmente eu encontro. Poucos médicos, superlotação, pessoas reclamando. A parte da enfermagem, administrativa é uma parte boa. Só que a parte de suporte médico é muito fraco, debilitado, as pessoas ficam esperando muito, chegam a passar mal, chegam a desmaiar", lamentou.


Ela conta que o cenário é "comum" na unidade da Zona Norte da cidade. "Pacientes em macas, pacientes presos em macas do Samu, da UPA mesmo. Idosos muito debilitados, internados em cadeiras, em cadeiras de rodas, em macas. Quer dizer, é triste", lamentou.


Ela disse ainda que acredita que isso não é culpa da equipe de saúde da unidade, mas, sim, do Poder Público.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia reforma de 5 hospitais públicos com investimento de R$ 20 milhões

Entrada do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assinou nesta sexta-feira (22) a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma, ampliação e readequação de cinco hospitais públicos do estado. O investimento total é de R$ 20,8 milhões e o prazo médio para conclusão é de um ano.


Os hospitais que vão passar por obras - e os valores aplicados em cada um - são:


Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina (Natal) - R$ 5,29 milhões;

Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (Natal) - R$ 9,09 milhões;

Hospital Giselda Trigueiro (Natal) - R$ 2,59 milhões;

Hospital Alfredo Mesquita Filho (Macaíba) - R$ 1,18 milhão;

Hospital Monsenhor Antônio Barros (São José de Mipibu) - R$ 2,66 milhões.


A obra de maior investimento é no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do estado. De acordo com o governo do RN, nele será construído um novo centro cirúrgico, que vai dobrar a capacidade atual da unidade.


Neste ano, o Walfredo Gurgel passou por superlotações e chegou a ter ambulâncias do Samu retidas por conta das macas na unidade. A secretária de Saúde, Lyane Ramalho, disse, à época, que o problema no hospital era "crônico".


Já o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, a obra prevê a construção de um setor de imagem, com planejamento para instalação de raios-X, endoscopia e ultrassonografia, além de uma nova UTI Neonatal com 10 leitos.


"Essa obra é uma ação há muito tempo esperada. A melhoria no ambiente resulta em uma melhor execução nos serviços, um bem-estar geral", falou o diretor geral do hospital Santa Catarina, Carlos Leão.


No Alfredo Mesquita Filho, Macaíba, serão feitos mais 12 leitos clínicos cirúrgicos, que vão possibilitar cirurgias eletivas.


As cinco obras são parte do pacote costurado entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIN) e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O pacote totaliza mais de R$ 45 milhões em investimentos na saúde, por meio de emendas parlamentares e recursos próprios.



Há ordens de serviço emitidas anteriormente para obras no Hospital Regional Tarcísio Maia e Laboratório Regional de Mossoró -, em Caicó (Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes), Currais Novos (Hospital Regional Mariano Coelho) e Canguaretama, onde o antigo hospital está sendo transformado na Policlínica do Agreste/Litoral Sul.


"Esse conjunto de ordens de serviço é todo para obras de caráter estratégico em prol da melhoria do atendimento à população", disse a governadora Fátima Bezerra.


Veja detalhamento das obras em cada hospital

HospitalValor (R$)Obras
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina)R$ 5,29 milhõesAmpliação do pronto-socorro cirúrgico, farmácia e lavanderia, construção do setor de imagem, reformas do castelo d’água, marquise, setor de nutrição e pronto-socorro, nova UTI neonatal com 10 leitos
Hospital Monsenhor Walfredo GurgelR$ 9,09 milhõesNovo centro cirúrgico, reformas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), em dois andares do bloco B e recuperação das instalações elétricas
Hospital Giselda TrigueiroR$ 2,59 milhõesRecuperação das instalações elétricas do prédio, que vai permitir a instalação de novos equipamentos
Hospital Alfredo Mesquita FilhoR$ 1,18 milhãoAmpliação da enfermaria para instalação de 12 leitos clínicos cirúrgicos, reforma e ampliação do refeitório e da cozinha
Hospital Monsenhor Antônio BarrosR$ 2,66 milhõesReforma nos refeitórios, laboratório de análises clínicas e setores administrativos


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Alguns candidatos nem entravam nos veículos', diz delegada sobre operação que afastou servidores do Detran-RN suspeitos de fraudar exames de CNH

Polícia Civil detalhou operação que afastou servidores do Detran — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

Candidatos que viajavam do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais exclusivamente para realizar um exame prático de direção veicular para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Departamento de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte. E, mesmo assim, alguns deles sequer chegavam a entrar no carro para realizar a prova.


Foi o que constatou a Polícia Civil em cerca de seis meses de investigação, que culminou com a operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (22), que cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e afastou seis servidores do Detran. A investigação apura de fraudes nos exames para emissão da CNH.


"Muitos deles não entravam no veículo, e outros não conseguiam tirar o veículo do lugar ou, então, estancavam o veículo com frequência. Não conseguiam fazer a baliza, esbarravam", disse a delegada Karla Viviane, da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Deccor).


"A gente acompanhou os testes de alguns desses candidatos e viu que de fato eles não tinham condições".

Os suspeitos foram afastados dos cargos e outros proibidos de acessar o órgão. Eles não foram presos. A delegada explicou que medida é mais eficaz do que uma prisão preventiva neste momento, já que eles poderia ficar livres em cerca de 10 dias e voltar a cometer a irregularidade.


Entre os suspeitos investigados, estão um policial militar - que atuava como examinador - e um outro PM que atuava como atravessador, segundo a investigação. A Polícia Militar foi procurada pela Inter TV Cabugi e até a atualização mais recente desta reportagem não respondeu à demanda.


Apenas a prova prática

A percepção da irregularidade teve a colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que se atentou para candidatos que chegavam de estados do Sudeste apenas para realizar a prova prática no Rio Grande do Norte.



"Muitos candidatos vinham de outros estados, e parte dessa situação chamou a atenção da PRF, veículos com várias pessoas estranhas dentro, que não tinham relações umas com as outras, fazendo um deslocamento muito grande", disse a delegada.


"Do Rio de Janeiro pra Natal, de Minas Gerais para o Rio Grande do Norte, unicamente para fazer essa avaliação prática. E no dia seguinte retornavam para o estado de origem".


Operação da Polícia Civil no Detran — Foto: Divulgação


Segundo Kala Viviane, titular da Deccor, esse fato chamou a atenção da equipe de investigação, já que as provas teóricas desses candidatos eram feitas nos estados de origem. Apenas a prova prática era realizada no RN.



"A gente começou o trabalho de vigilância, monitoramento percebeu que existia uma facilitação nesse aspecto. O candidato não atendia, não tinha condições de dirigir, não tinha habilidade suficiente, mas mesmo assim ele era inserido no sistema como apto a obter a carteira de motorista".


Os candidatos pagavam aos atravessadores e eram destinados para realizar as provas com examinadores que faziam parte do esquema, segundo apontou a investigação.


'Candidatos agendados eram removidos'

Para que o candidato que viajou de outro estado pudesse fazer a prova no dia combinado, a solução os examinadores que estão sendo investigados era remover o agendamento de outro candidato que faria a prova naquele dia.


"Quando eles chegavam aqui, precisavam agendar o teste pro mesmo dia, ou para um dia próximo", explicou a delegada.


O esquema, segundo a investigação da Deccor, fazia os examinadores arrecadarem cerca de R$ 5 mil por candidato. A investigação vai continuar para apurar mais casos.


O diretor do Detran, Janielson Pereira, disse que o órgão vai abrir um procedimento interno para apurar situações que possam se enquadrar nesse esquema e que os candidatos que tiverem isso comprovado terão suas carteiras de habilitação cassadas.


"Diante dessa operação, vamos aí fixar um marco temporal para fazer esse filtro de pessoas que vieram dos outros estados, que é uma inconformidade, para, daí sim, aplicar a cassação da CNH de forma administrativa", disse o diretor.



"Todas as pessoas que estão envolvidas, que se beneficiaram desse esquema, desse ilícito, terão suas CNHs canceladas, e terão que refazer toda a avaliação de prova prática".

O diretor disse também que em cerca de três dias atualmente a CNH chega pelos Correios e que um endereço foi repassada para a Polícia Civil por receber muitos desses documentos.


Operação

A operação Habilis Facilis cumpriu 13 mandados de busca e afastou das funções públicas seis servidores do Detran. Um dos mandados de busca encontrou R$ 30 mil com um suspeito.


"Não é comum, então diante das investigações do pagamento, que há noticias deles receberem valores para aprovarem os candidatos, é possível que essa quantia tenha origem ilícita.A investigação só mais na frente vai comprovar", pontuou a delegada Karla Viviane.


Policial civil durante operação na sede do Detran, no Rio Grande do Norte — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Um policial militar alvo de um dos mandados de busca e apreensão chegou a ser preso em flagrante, durante a operação, por ter sido encontrado com uma arma de fogo sem registro. Ele foi levado à delegacia e teve fiança arbitrada pelo delegado responsável, segundo a polícia.


Crimes

Os 13 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça foram cumpridos contra servidores do órgão, despachantes e atravessadores. Segundo a polícia, os investigados poderão responder por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa e inserção de dados falsos em sistemas da administração pública.


A Justiça também determinou o afastamento de seis examinadores e a restrição de acesso às imediações do Detran de mais cinco pessoas pelo risco de realizarem mais crimes.


Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Parnamirim, Vera Cruz e Macaíba, no Rio Grande do Norte; além de Nova Iguaçu (RJ) e Rio de Janeiro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

3R Petroleum anuncia parada na operação na Refinaria Clara Camarão

Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, RN (Arquivo) — Foto: Igor Jácome/G1

A empresa 3R Petroleum anunciou uma paralisação nas operações da Refinaria Clara Camarão, durante o quarto trimestre de 2023, para realizar atividades de manutenção preventiva. Os reparos deverão ser iniciados até o início de outubro.


A refinaria fica localizada em Guamaré, na Costa Branca potiguar, e era administrada pela Petrobras até junho deste ano, mas passou à gestão da empresa 3R junto com outros equipamentos do Polo Potiguar, vendido pela estatal.


De acordo com a empresa, a ação foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo (ANP), órgão regulador do setor. Apesar do prazo de três meses, os serviços podem ser concluídos antes, segundo a empresa.



Ainda segundo a empresa, as distribuidoras de QAV (combustível de aviação produzido no local) foram avisadas com "devida antecedência" para que possam realizar o abastecimento por modal rodoviário, adquirindo o produto de outras refinarias.


"Tais atividades já estavam previstas para serem realizadas antes mesmo de a 3R assumir o ativo e serão realizadas pela companhia para aumentar a confiabilidade e segurança das operações, bem como recuperar a capacidade nominal das unidades de refino U-260 e U-270", informou a empresa em nota.

De acordo com a empresa, as unidades foram recebidas, no processo de transferência, com capacidade para processar cerca de 75% de sua capacidade.


Ainda de acordo com a 3R, não haverá impacto no quadro geral colaboradores alocados nas unidades e o abastecimento de combustíveis leves (diesel e gasolina) para as distribuidoras locais permanecerá sendo feito por meio do Terminal Aquaviário de Guamaré.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governadora anuncia mudança na Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte

Ana Costa, ao lado da governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), deixa secretaria de Turismo do RN — Foto: Divulgação

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta sexta-feira (22) uma mudança no seu grupo de auxiliares: a saída de Ana Costa da Secretaria Estadual de Turismo.


A informação foi divulgada pela governadora por meio de postagem em suas redes sociais.


Fátima ainda informou que a pasta será assumida interinamente por Solange Portela, que é servidora de carreira do governo e ocupava o cargo de subsecretária de Política e Gestão Turística.


O motivo da saída de Ana Costa do governo não foi informado. Ainda na postagem, a governadora agradeceu a ex-auxiliar pelo trabalho.



"Desejo muita prosperidade nos seus novos caminhos que infelizmente requerem o seu afastamento desta função que, repito, sempre cumpriu muita seriedade e compromisso", escreveu a governadora.


Ana Costa integrava o governo desde o início do primeiro mandato de Fátima à frente do Executivo estadual, iniciado em 2019.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 12 mil potiguares são contemplados no 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2023; veja como consultar

Imposto de Renda 2023: prazo para declaração vai de 15 de março a 31 de maio. — Foto: Marcos Serra/ g1

A Receita Federal anunciou que abriu a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 às 10h desta sexta-feira (22). No Rio Grande do Norte, 12.118 contribuintes são contemplados na nova etapa.


O valor total destinado aos contribuintes do estado chega a R$ 22.101.206,56. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.


Ainda de acordo com a Receita, o crédito bancário será realizado no dia 29 de setembro.


Como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração.



Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações equivocadas.


A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral.


Pagamento

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.


Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo, deverá solicitar pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Malha fiscal

Entre março e setembro deste ano, a Receita Federal recebeu 43.481.995 declarações do IRPF 2023, ano-base 2022. Deste total, 1.366.778 declarações foram retidas em malha fiscal, o que corresponde a 3,1% do total de declarações recebidas no país.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CGU envia ao TSE auditorias que apontam pagamento indevido no governo Bolsonaro de R$ 1,97 bilhão em auxílios

O controlador-geral da União, Vinícius de Carvalho (ao centro), durante entrevista na sede da CGU nesta sexta-feira (22) — Foto: Kevin Lima/g1

A Controladoria-Geral da União (CGU) enviou neste sábado (23) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os relatórios de avaliação de auditorias realizadas no pagamento de benefícios criados pelo governo Jair Bolsonaro (PL) em 2022.


Segundo a conclusão da CGU, R$ 1,97 bilhão foi pago indevidamente por meio dos auxílios taxista e caminhoneiro. Em coletiva nesta sexta-feira (22), o órgão apresentou os resultados das auditorias que também indicaram falhas na operacionalização de empréstimos consignados do Auxílio Brasil.


Caberá ao TSE avaliar eventuais ilícitos eleitorais cometidos pelo então candidato à reeleição Jair Bolsonaro, que foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito do ano passado.


Irregularidades em benefícios pagos pelo governo Bolsonaro em 2022

PESSOAS QUE RECEBERAM BENEFÍCIOS IRREGULARMENTETOTAL PAGO INDEVIDAMENTE
TAXISTAS246 milR$ 1,4 bilhão
CAMINHONEIROS110 milR$ 582 milhões


Em entrevista nesta sexta, o controlador-geral da União, Vinícius de Carvalho, destacou que esses auxílios começaram a ser pagos a partir de agosto de 2022, ou seja, às vésperas das eleições de 2022. Para ele, houve um uso "deturpado" de programas sociais pela gestão Jair Bolsonaro.


“O que me parece claro é que houve, sim, um uso desses auxílios de maneira inadequada durante o período eleitoral. Seja pela concentração como do ponto de vista do completo descuido com o desenho do programa e com as pessoas que iam se inserir no programa”, disse Carvalho, na ocasião.

“O que estamos falando aqui é do uso desses instrumentos durante o período eleitoral e o impacto que isso teve – ou pode ter tido – no resultado eleitoral, e o uso da administração pública para beneficiar ou sustentar uma campanha”, completou o ministro.


Controladoria Geral da União (CGU) — Foto: Reprodução/RPC


Consignados do Auxílio Brasil

A auditoria da CGU também concluiu que R$ 8,4 milhões foram descontados, pela Caixa, de forma indevida de 46,8 mil famílias beneficiárias do Auxílio Brasil.


Segundo a CGU, essas famílias tiveram valores descontados sem terem contratado empréstimo consignado com o banco, possibilidade lançada pela gestão Bolsonaro em outubro de 2022.


O órgão verificou ainda que 5,1 mil famílias contrataram empréstimos que comprometeram o valor do benefício acima do limite permitido (teto era de 40%).


“Para vocês terem uma noção, no segundo turno das eleições, vejam a quantidade de consignado [do Auxílio Brasil] que foi colocada na praça. 93% do contratado foi durante esse período de 2022”, afirmou Vinicius de Carvalho.


No governo Lula, o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda, voltou a se chamar Bolsa Família.


Concentração de pagamentos no 2º semestre

De acordo com Vinícius de Carvalho, entre agosto e a data do segundo turno das eleições, a gestão Bolsonaro pagou 84% dos valores destinados a benefícios criados no último ano. Dos R$ 12 bilhões pagos em 2022, R$ 9,77 bilhões foram liberados nesse período.


A Controladoria-Geral da União afirmou que 3,7 milhões de pessoas foram impactadas diretamente por esses benefícios.


Para Carvalho, as conclusões apontadas pela CGU poderão servir para novas apurações no TSE contra Bolsonaro ou abastecer ações que já tramitam na Corte Eleitoral.



“Impactos que eventualmente existam na Justiça Eleitoral têm que ser avaliados pelo TSE”, declarou.


O ministro avaliou, no entanto, que não é possível assegurar que houve intencionalidade na disponibilização e pagamento indevido desses recursos.


“Mas salta aos olhos que você paga um programa [Auxílio Taxista] que 80% não deveria receber”, disse, acrescentando que há casos de beneficiários que sequer possuíam carteira de habilitação.


Carvalho afirmou que a CGU fará, a partir de agora, uma análise de responsabilização de envolvidos na estrutura dos benefícios. Ele não descartou eventuais ressarcimentos dos valores.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Atos golpistas: após determinação de Alexandre de Moraes, empresário é preso no Espírito Santo

Empresário Marcos Soares Moreira, réu no STF por atos golpistas em 8 de janeiro, foi preso no Espírito Santo — Foto: Reprodução

O empresário Marcos Soares Moreira, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por atos golpistas do dia 8 de janeiro, foi preso no Espírito Santo (ES) nesta sexta-feira (22), de acordo com informações do superintendente da Polícia Federal (PF), Eugênio Ricas.


A prisão aconteceu após decreto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, expedido também na noite desta sexta.


Soares descumpriu medidas cautelares, como não usar redes sociais. Ele publicou vídeo com ataques a Moraes e Rosa Weber. Ele já havia sido preso anteriormente, em janeiro deste ano. Logo depois, ele foi solto, mas teve que usar tornozeleira eletrônica.


Segundo a PF, Marcos não estava em casa no momento da prisão. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em nota da assessoria, disse que Marcos foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Viana II.


Num dos vídeos publicados nas redes sociais nos últimos dias, em que ataca ministros do STF, ele aparece usando o equipamento na perna.


A advogada de Marcos, Margarida da Silva, informou que tomou ciência da prisão do seu cliente, mas que ainda não conhece o teor da decisão do ministro Alexandre de Moraes. Por isso, preferiu não se manifestar a respeito.


Ricas informou ainda que a determinação à PF era apenas prendê-lo e não havia informação sobre a possibilidade de transferência do empresário para Brasília.


Empresário defendeu tomada do poder

O empresário Marcos Moreira é morador da Serra, na Grande Vitória, já fez trabalhos como modelo e é conhecido por atuar numa empresa de fabricação própria de cortinas.


Nas redes sociais, Marcos defendeu, anteriormente, que houvesse uma tomada de poder e saiu em defesa da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


O empresário Marcos Moreira é morador da Serra, na Grande Vitória, no ES, e publicou vídeo antes de viajar para Brasília e participar dos atos golpistas. — Foto: Reprodução/Facebook


O empresário também divulgou, no passado, diversos vídeos em suas redes sociais sobre a sua participação nos atos em Brasília, a começar por uma gravação dentro do ônibus saindo do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha, no dia 7 de janeiro, onde estava montado um acampamento golpista de bolsonaristas.


"Desprezo pela Justiça"

Ao determinar a prisão do empresário, o ministro Alexandre de Moraes ressaltou que, mesmo ciente da proibição de usar as redes sociais e "demonstrando total desprezo pela Justiça, o denunciado publicou dois vídeos na rede social TikTok, nos quais ataca esta Corte e profere diversas ofensas à honra dos ministros que a integram".


Imagem do vídeo citado por Moraes na decisão de mandar prender o empresário Marcos Soares Moreira por ataques a ministros do STF — Foto: Reprodução


O ministro cita, ainda, que em uma das publicações o denunciado convoca manifestantes para, no dia 12 de outubro de 2023, irem às ruas contra pauta absurda que "a Justiça está colocando para ser votada para liberar o assassinato e o homicídio de bebês". O acusado se referia ao julgamento em andamento no STF sobre a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação.


Moraes ainda destaca que "a possibilidade de restabelecimento da ordem de prisão foi expressamente consignada na decisão que substituiu a custódia por medidas cautelares diversas", a qual estabelecia que o descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas implicará na revogação e decretação da prisão.


Ministro do STF, Alexandre de Moraes — Foto: Adriano Machado/Reuters


A revogação foi determinada em 3 de maio, mas Marcos publicou em suas redes sociais vídeo de sua soltura em 8 de maio.


"Nesse contexto, a notícia de que o acusado descumpriu a medida cautelar a ele imposta por ocasião da concessão de liberdade provisória constitui motivo suficiente para a decretação da prisão, nos termos do art. 312, § 1º, c/c art. 282, § 4º, ambos do Código de Processo Penal", concluiu o ministro do STF.


Redes sociais fechadas

Apesar de afirmar no vídeo em que ataca os ministros do Supremo que não temia voltar para a prisão, Marcos fechou os comentários das postagens e o seu perfil no Instagram depois de viralizar na internet, na última quarta-feira (20).


Em seu perfil, ele se apresentava como pré-candidato a vereador da Serra, tendo publicado vídeos da sua presença na convenção realizada pelo PL em julho, em Vila Velha.


O empresário chegou a fazer duas postagens no perfil da sua empresa nesta sexta-feira (22), mas, segundo o superintendente da Polícia Federal, foi localizado à tarde e preso. Ele não estava em casa no momento da prisão e foi levado para o Centro de Triagem de Viana. Ricas informou que a determinação à PF era apenas prendê-lo e não havia informação sobre a possibilidade de transferência do empresário para Brasília.


Fonte: g1

Leia Mais ››