quarta-feira, dezembro 27, 2023

Mulher condenada por espancar filha de 1 ano no interior do RN é presa na Grande Natal

Prisão foi realizada pela Polícia Civil do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Uma mulher de 30 anos foi presa nesta quarta-feira (27) na cidade de São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal, condenada pelo espancamento da própria filha, de 1 ano e 2 meses.


O crime aconteceu na cidade de João Câmara, no interior do estado, no ano de 2017.


A mulher foi detida após a Justiça do Rio Grande do Norte expedir um mandado de prisão definitiva contra ela, que passou a ser considerada fugitiva. Ela foi condenada pelo crime de tortura.


A acusada foi encontrada no bairro Pau Brasil, em São José de Mipibu, para onde havia fugido.


De acordo com a delegada Adriana Shirley, da Delegacia de Polícia Civil de João Câmara, a mulher espancou a bebê "causando lesões na face e na cabeça". A mulher foi condenada a 9 anos de reclusão.


"Embora ela tenha fugido de João Câmara, local do fato, ela foi capturada hoje em São José de Mipibu e entregue ao sistema penitenciário para que cumpra sua pena", reforçou a delegada.


Além da Delegacia de João Câmara, atuou na investigação do caso a Polícia Civil de São José de Mipibu.


A Polícia Civil solicita que a população envie informações, através do telefone 181, de forma anônima, como forma de auxiliar nas investigações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro bate de frente com outros três veículos na Grande Natal; duas pessoas ficam feridas

Policial ao lado de carro envolvido em acidente na avenida Olavo Montenegro em Parnamirim, RN — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi


Após perder o controle do carro, o motorista de um HB20 colidiu com outros dois automóveis e uma moto, na manhã desta quarta-feira (27) na avenida Olavo Montenegro, em Parnamirim, na Grande Natal.


Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o veículo seguia no sentido de Nova Parnamirim ao bairro Liberdade, quando invadiu a contramão e atingiu primeiro um carro modelo Pálio Preto, depois uma Strada de cor preta e uma motocicleta vermelha.


Os ocupantes da moto ficaram feridos e foram levados com suspeita de fraturas para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


Ainda de acordo com a polícia rodoviária, quando a equipe chegou ao local do acidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estava realizando atendimento às vítimas, mas o motorista não foi encontrado no local.


A esposa do condutor disse à polícia que mandou o homem para casa, porque ele estava sendo hostilizado pela população local, que estava acusando o condutor de estar bêbado. A polícia foi até o imóvel do casal e fez o teste do bafômetro, que teve resultado negativo.


Ainda de acordo com a mulher, o homem teria dormido enquanto dirigia. Ela não quis dar entrevista sobre o assunto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo encontrado no Litoral Norte potiguar é de jovem que se afogou na praia de Zumbi nesta terça (26)

Bombeiros fazem buscas por jovem que se afogou durante banho de mar no litoral Norte do RN — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um corpo localizado na madrugada desta quarta-feira (27), na praia de Zumbi, Litoral Norte potiguar, é do jovem de 18 anos que havia desaparecido nas águas da mesma praia, na manhã de terça-feira (26). A confirmação foi feita pelo Corpo de Bombeiros e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) no início desta tarde.


A vítima foi identificada como Lucas Vinícius Silva de Souza, de 18 anos de idade.


Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, pessoas localizaram o corpo por volta das 0h ainda na Praia de Zumbi.


O afogamento aconteceu por volta das 8h30 desta terça-feira (26) na praia de Zumbi, no município de Rio do Fogo, no litoral Norte potiguar.


A vítima entrou no mar com um adolescente de 16 anos que, segundo populares, é filho do patrão dele. Os dois teriam entrado na água com a maré baixa.


Em determinado momento, o mais velho começou a se afogar. O adolescente tentou salvá-lo, mas não conseguiu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pacientes esperam até 7 horas por atendimento em UPA na Zona Norte de Natal

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Potengi, Zona Norte de Natal RN — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Pacientes esperaram até 7 horas para serem atendidos nesta quarta-feira (27) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Potengi, na Zona Norte de Natal.


Esse foi o caso, por exemplo, do frentista Maciel Barros, que chegou por volta das 8h na unidade e só passou pela triagem às 12h. Até 15h, ele não havia entrado ainda na sala de consulta.


"Vieram falar da minha pulseira azul, que é caso de esperar. Beleza. Mas eu cheguei às 8h, vim fazer a triagem de meio dia. Por quê? Se a triagem pode fazer na hora. Se eu tivesse feito a triagem no momento em que eu cheguei, num momento desse eu já teria ido embora", lamentou.


O frentista explicou que procurou a UPA porque está com dor de cabeça, dor de garganta e que, caso não consiga atendimento, vai voltar para casa e comprar um medicamento por conta própria.


A direção da UPA explicou que a demora aconteceu por conta de urgências mais graves que surgiram desde a madrugada desta quarta.


Segundo a direção, ainda durante a manhã dois pacientes que estavam em estado grave tiveram prioridade no atendimento por conta de complicações, o que alterou também a dinâmica dos atendimentos. Os dois pacientes não resistiram e morreram.


Diante da situação de superlotação, uma paciente chegou até a deitar no chão da unidade enquanto não era chamada.


A direção da UPA explicou que a unidade recebeu cerca de 300 pacientes até 15h desta quarta e que atendeu cerca de 120 deles. Segundo a direção, a unidade conta com 4 clínicos gerais. A direção disse ainda que a sala de medicação está lotada de pacientes.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi procurada pela reportagem da Inter TV Cabugi, mas não se pronunciou até a atualização mais recente desta reportagem.


'Vou ter que esperar'

A costureira Leidjane Moura também viveu uma saga por uma atendimento na UPA Potengi nesta quarta. Ela chegou à unidade às 10h e até 14h não tinha havia sido atendida ainda.



"Eles falam que vai ter a ficha. Eu sei que tem um monte de ficha lá. Eu passei um tempão pra ser chamada para ir pra triagem. E agora aguardo aqui para ir pro consultório", disse.

A costureira disse que vai esperar até a hora de ser atendida. "É o jeito. Infelizmente é assim, a nossa saúde é assim", lamentou.


Laura Silveira também demorou cerca de 5 horas apenas para passar pela triagem.


"Eu cheguei por volta das 8h40 e estou aguardando ser atendida. Fui chamada pra triagem por volta de 13h40. Está entrando prioridade e aparentemente só tem um médico fazendo atendimento", contou.


Com um incômodo na barriga e sem conseguir urinar direito, ela disse que não sai da unidade enquanto não passar pela consulta.


"Está só chegando gente, a UPA superlotada e ninguém vem dar uma explicação pra gente, só manda a gente aguardar. Eu não sei nem que horas vou ser atendida, porém eu não saio daqui antes de ser atendida".


Fonte: g1

Leia Mais ››

UFRN anuncia aumento do número de vagas no curso de medicina em Caicó no Sisu 2024

UFRN vai ampliar número de vagas no curso de medicina em Caicó, RN — Foto: Cícero Oliveira/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a aprovação de um plano de expansão das vagas do curso de medicina do campus Caicó, no Seridó potiguar, a partir de 2024.


Segundo a universidade, já está confirmada a ampliação de 10 vagas para o próximo ano e a expectativa é de que sejam implementadas outras 30 vagas em 2025, a depender do Ministério da Educação (MEC) e de pactuações com os serviços de saúde da região.


"O incremento se dará com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual os candidatos poderão concorrer utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", informou a instituição.


Criado em 2014, no âmbito do programa Mais Médicos para o Brasil, o curso de medicina na Escola Multicampi opera com atividades desenvolvidas tanto na sede, em Caicó, quanto nos municípios de Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba e Natal.


Anualmente, o curso tem entrada de 40 estudantes em uma turma única. A partir de 2024, serão 50.


Segundo a instituição, desde a criação do curso na unidade acadêmica, no entanto, já era esperada uma ampliação para a oferta de 80 vagas anuais.


A ampliação de vagas para o curso propicia ganhos para o RN e para toda a região, segundo Elda Melo, pró-reitora de Graduação da UFRN.


“Para o interior do estado, a relevância dessas vagas adquire grande magnitude, uma vez que objetiva sobre a responsabilidade social de levar os médicos às comunidades mais carentes e distantes das zonas urbanas. O curso de medicina da unidade acadêmica está voltado às necessidades locais e regionais, buscando formar um profissional alinhado com as demandas contemporâneas do mundo do trabalho”, afirma.


Segundo a UFRN, o curso de Medicina da Escola Multicampi foi reconhecido com conceito máximo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Fonte:g1

Leia Mais ››

Natal será capital com maior aumento de turistas estrangeiros em janeiro de 2024, diz Embratur

Forte dos Reis Magos, em Natal — Foto: Canindé Soares

Natal será a capital brasileira com maior aumento de turistas estrangeiros em janeiro de 2024, segundo um levantamento divulgado pela Embratur.


O levantamento da agência nacional por cidades apontou o aumento da presença de turistas estrangeiros nas seis capitais mais procuradas do Brasil em janeiro de 2024, em relação a janeiro de 2023.


A capital potiguar deverá ter um aumento de 26,6% no número de estrangeiros, na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a Embratur, Natal também concentrou o maior aumento em janeiro de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022: 54,7%.


Ainda de acordo com o levantamento, os países que mais enviam turistas internacionais para Natal são, do maior para o menor, Argentina, Portugal, Itália e Estados Unidos.


Segundo a prefeitura de Natal, o aumento de turistas significa mais dinheiro circulando na economia local e mais geração de emprego e renda na cidade. O setor tem pelo menos 18 mil empregados formais somente na capital potiguar.


O turismo é um dos principais setores econômicos do Rio Grande do Norte. Para se ter ideia, em um ano de pandemia da Covid-19, o setor estimou prejuízo de mais de R$ 1,5 bilhão no estado.


Outras capitais

De acordo com o painel de dados da Embratur, são 1.421.301 assentos previstos para 6.103 voos, em janeiro, para as capitais. O segundo lugar em aumento de estrangeiros fica com Salvador, que terá um crescimento de 24,7%, tendo como principais emissores a Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália, nesta ordem. Na relação de janeiro de 2023 para janeiro de 2022, o crescimento no número de visitantes vindos do exterior foi de 15,8%.


A próxima posição fica com a capital do Amazonas. Manaus terá um crescimento no número de visitantes estrangeiros de 23,7%, com destaque para os argentinos, seguidos pelos estadunidenses, portugueses e italianos. E no comparativo de janeiro de 2023 com o mesmo período de 2022, os manauaras viram o número de estrangeiros aumentar 30,5%.


A capital fluminense e a capital paulista ficaram em quarto e quinto lugares. O Rio de Janeiro terá um aumento de turistas internacionais de 19,9%, com Argentina, Estados Unidos e Portugal como principais emissores junto com o Reino Unido. Já São Paulo verá um crescimento de 17,7% com a mesma sequência decrescente e a mesma sequência de emissores que a capital amazonense. As duas cidades viram o número de turistas crescerem em janeiro de 2023 em relação ao primeiro mês de 2022, respectivamente, em 21,9% e 15,7%.


E em sexto lugar, Recife terá um aumento no número de turistas estrangeiros de 6,7%, tendo como os principais emissores, mais uma vez, Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália. Além disso, no verão do ano passado, o número de visitantes internacionais na cidade foi de 39,2% em relação ao período anterior.


Quantidade de voos

Segundo a Embratur, o Brasil voltou ao patamar pré-pandemia de Covid-19 em quantidade de voos ofertados por companhias aéreas. Tanto em 2019 quanto em 2023 esse número ficou em 64,82 mil voos. A cifra também é pouco mais de 40% maior que a de 2022, em que a oferta foi de 46,2 mil.


Além disso, entre janeiro e novembro o país teve um acréscimo de 152 novos voos, incluindo rotas que haviam sido suspensas durante a pandemia, quando fronteiras foram fechadas na tentativa de conter a circulação do vírus da Covid-19. Ao todo, foram 35 da Europa, 21 da América do Norte, 72 da América do Sul, oito da América Central, oito da Oceania e oito da África.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Laudo aponta que veneno usado para matar mãe e filho foi colocado em doces, diz perícia

Advogada Amanda Partata (lado esquerdo), Leonardo Pereira Alves (meio) e Luzia Alves (lado direito), em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O laudo da Polícia Científica apontou que a substância usada para matar mãe e filho, Luzia Tereza Alves e Leonardo Pereira Alves, foi colocada em potes de doces, em Goiânia. Segundo a perícia, a substância ingerida pelas vítimas causou uma intoxicação por envenenamento.


Segundo a Polícia Civil, a advogada Amanda Partata está presa suspeita de matar os dois após não aceitar o fim do relacionamento com o filho de uma das vítimas. Em nota, os advogados dela disseram que aguardam o desenrolar das investigações para comentarem sobre as acusações. A defesa de Amanda contesta a legalidade da prisão (veja nota completa no fim da reportagem).


A Polícia Científica disse ainda que dois potes estavam com a substância, que é considerada um veneno 'potente' e que foi usado em grande quantidade. Mesmo em pequenas doses, a substância é tóxica e letal, e não tem sabor nem odor, ou seja, não é possível ser percebida.


A perita criminal Mayara Cardoso informou nesta quarta-feira (27), que foi realizado um exame toxicológico em amostras coletadas no local do crime e amostras retiradas dos corpos das vítimas.


O nome da substância não foi divulgado. Ao todo, foram analisadas quatro amostras de bolo, das quais duas estavam contaminadas. Também foram analisadas colheres, sucos e outros itens encontrados no local. A substância não foi encontrada no suco do café da manhã da família.


Desabafo


O médico Leonardo Pereira Alves Filho, ex da advogada e filho de uma das vítimas, se pronunciou sobre o caso pela primeira vez na tarde de terça-feira (26), após prestar depoimento à polícia. Ao lamentar a morte do pai e da avó, ele disse nunca ter imaginado algo que justificasse "tamanha brutalidade".


"A gente nunca imaginava qualquer coisa que justificasse tamanha brutalidade. E a gente tá vivendo nosso luto. Tem sido muito difícil", desabafou o médico.

O médico, a irmã Maria Paula e a mãe dele, Elaine, prestaram depoimento na manhã desta terça-feira (26). Os depoimentos começaram por volta das 10h e foram até 13h50.



Prisão

A suspeita foi presa temporariamente na noite de quarta (20) e passou pela audiência na quinta (21). À polícia e durante a chegada na delegacia, Amanda negou a autoria do crime. A Justiça negou o pedido de liberdade feito pelos advogados.


No dia 21, a polícia deu uma coletiva de imprensa dando explicações sobre o caso. Na ocasião, o delegado Carlos Alfama, responsável pelas investigações, disse que, mesmo que a perícia não consiga identificar a substância usada, o caso seguirá sendo considerado envenenamento.


"Não foi intoxicação alimentar, isso a perícia facilmente já detectou. Não foi infecção bacteriana. Qual a outra possibilidade? O perito apontou: a morte foi por envenenamento", explicou o delegado.


Relembre o caso

Conforme a Polícia Civil, na manhã de 17 de dezembro, Amanda Partata foi até a casa da família do ex-namorado levando um café da manhã, com pão de queijo, biscoitos, suco e até bolos de pote de uma famosa doceria de Goiânia.


Estavam na casa: Leonardo Pereira Alves, pai do ex-namorado; Luzia Tereza Alves, avó do ex-namorado; e o marido de Luzia. Destes, apenas o último familiar não tomou o café da manhã. Uma foto mostrou Amanda na mesa do café da manhã perto das quitandas, doces e suco, que estaria envenenado, segundo a polícia.


Nota da defesa de Amanda na íntegra

Os advogados que representam a Senhora Amanda Partata informam que aguardam os desdobramentos das investigações, cujo trâmite é sigiloso, para se manifestar quanto ao teor das imputações declinadas pela Autoridade Policial.


Quanto a prisão da Senhora Amanda Partata consideramos que se efetivou de forma ilegal na medida em que realizada no período noturno em hospital onde se encontrava internada sob cuidados médicos.


Destaque-se, ainda, que a Senhora Amanda Partata compareceu voluntariamente à Delegacia de Investigação de Homicídios, entregou objetos e documentos e, por intermédio de seus advogados, deu plena ciência à Autoridade Policial da sua localização e estado de saúde. As medidas judiciais para preservação e restabelecimento da legalidade serão adotadas oportunamente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Roberta Miranda sofre acidente de carro e diz que bateu cabeça e ombro: 'Está doendo muito'

Roberta Miranda sofre acidente de carro e diz que bateu cabeça e ombro — Foto: Reprodução/Instagram

Roberta Miranda sofreu um acidente de carro nesta terça-feira (26). Em suas redes sociais, a cantora sertaneja disse que "está tudo bem", mas afirmou que bateu a cabeça e o ombro após o carro em que estava ser atingido por trás por outro veículo.


"O cara arrebentou o carro dele entrando no meu carro por trás. E o carro parado. Bateu minha cabeça. Bati primeiro o ombro e protegi a cabeça. Mas tudo bem, já tomei remédios. O que tá doendo é o ombro. O ombro tá doendo muito", relatou Roberta em um vídeo publicado no Instagram na madrugada desta segunda-feira (27).


A cantora ainda afirmou que estava acompanhada da sobrinha. "Ela deu um solavanco pra frente, está com dor de cabeça. Um susto terrível."


Minutos após o acidente, Roberta compartilhou algumas imagens dos dois veículos. Procurada pelo g1, a assessoria da cantora afirmou que o acidente aconteceu na Rodovia dos Imigrantes e que Roberta estava com familiares a caminho do litoral paulista.


"A batida foi na traseira do veículo. Não houve nada grave. Ela seguiu viagem e não houve a necessidade de cuidados hospitalares", informou a assessora.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem considerado um dos maiores narcotraficantes do Uruguai é preso em Foz do Iguaçu

Diego Nicolás Marset Alba foi preso em Foz do Iguaçu — Foto: Divulgação/Polícia da Bolívia

A Polícia Federal (PF) prendeu na terça-feira (26) Diego Nicolás Marset Alba, considerado um dos principais narcotraficantes do Uruguai. A prisão aconteceu em um condomínio de luxo de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. 


A Polícia Federal (PF) prendeu na terça-feira (26) Diego Nicolás Marset Alba, considerado um dos principais narcotraficantes do Uruguai. A prisão aconteceu em um condomínio de luxo de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. 


De acordo com o órgão, Diego é irmão de Sebastián Marset (veja foto abaixo), o homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas.


A polícia informou que o preso atuava como intermediário do irmão em viagens frequentes da Bolívia ao Paraguai, com o objetivo de garantir as transações ilícitas e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas.


Sebastian Marset, narcotraficante uruguaio de 31 anos, é considerado um dos criminosos mais procurados da América Latina — Foto: Interpol


As investigações identificaram Diego como peça-chave no envio de entorpecentes da América do Sul para a Europa.


O irmão dele, Sebastián, continua foragido.


O ministro da Justiça e senador licenciado, Flávio Dino, que assumirá uma vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024, se manifestou no X, antigo Twitter, sobre a prisão do suspeito no Paraná.


"O alvo é foragido da justiça paraguaia, onde sua prisão preventiva por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro foi decretada em março de 2022. Desde que sua Difusão Vermelha foi registrada junto à INTERPOL, o investigado vinha se escondendo em diferentes países da América do Sul", diz trecho da publicação.


Ordem de prisão do STF


Diego foi preso em condomínio de Foz do Iguaçu, segundo a PF — Foto: PF/Brasília


Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF.


Segundo a PF, o homem estava no Brasil para acompanhar o nascimento do filho com uma mulher da Bolívia.


Na casa dele foram apreendidos mais de R$ 21,1 mil em espécie, além de valores em dólar e bolívares. Também foram apreendidos celulares, munições e outros equipamentos eletrônicos.


Fazendo upload: 1011044 de 1011044 bytes.
Celulares, dinheiro e outro objetos foram apreendidos na casa onde estava foragido uruguaio — Foto: PF/Brasília


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em ano curto, Congresso vai dar prioridade à regulamentação da reforma tributária em 2024


Em um ano encurtado pelas eleições municipais, o Congresso Nacional deve dar prioridade à regulamentação da reforma tributária, que deve ser apresentada pelo governo e votada pelos parlamentares ainda no primeiro semestre.


A regulamentação define regras mais específicas e completa as normas da reforma – classificada pelo governo Lula como aquela que fará o país dar um salto no crescimento econômico.


“O ano que vem, no Legislativo, é mais curto, por causa das eleições municipais. Por isso, nossa prioridade será regulamentar a reforma tributária, o maior feito do Congresso Nacional nas últimas décadas. Um avanço que vai fazer com que o país mude de patamar”, afirma o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).


É a mesma avaliação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que considera a reforma tributária a mais importante até hoje aprovada pelo Congresso em tempos democráticos.


Segundo ele, regulamentar a reforma é importante para se garantir um sistema tributário simples, que acabe com a guerra fiscal e faça mais justiça para a população de baixa renda.


O secretário especial da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, tem avaliado que, na regulamentação, será possível fazer uma modulação nos setores que vão ter alíquota reduzida para se garantir que o maior percentual fique em 27% ou até abaixo disso.


Mandatos no STF

Além da reforma tributária, Rodrigo Pacheco pretende também colocar em discussão neste primeiro semestre uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acabe com a reeleição no país e fixe mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal.


Em relação ao segundo tema, há uma resistência da Câmara. Arthur Lira não é a favor da fixação de mandato para o STF.


Segundo ele, isso faria com que alguns ministros do STF tenham uma atuação mais política do que jurídica mirando sua aposentadoria, principalmente se o indicado tiver uma idade na casa dos 40 anos.


"O que ele vai fazer quando tiver 51 anos, no ponto mais alto de sua vida profissional, pode ir para a política, o que não é positivo", avaliou Arthur Lira.


Já Rodrigo Pacheco acredita que a Casa que preside tem mais apoio para o fim da reeleição e a fixação de mandato para o STF. Esse apoio vem principalmente da oposição, mais ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mas tem adeptos também entre senadores governistas.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››

Bolsonaro é recebido por apoiadores no aeroporto de Maceió

Bolsonaro ao chegar no Aeroporto de Maceió.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou às 21h30 desta 3ª feira (26.dez.2023) ao aeroporto de Maceió (Alagoas) e foi recebido por apoiadores. As pessoas gritavam “mito!”. Ele embarcou de Brasília e fez uma conexão em São Paulo.


Bolsonaro passará o Ano Novo na pousada de seu ex-ministro do Turismo Gilson Machado, em São Miguel dos Milagres, litoral norte de Alagoas.


A pousada se chama Villas Taturé e, segundo o site do local, um pacote de 4 dias na suíte deluxe para duas pessoas custa R$ 13.500. Bolsonaro não deve pagar a hospedagem no local.


Em janeiro, o ex-presidente ficará de férias por duas semanas em sua casa em Angra dos Reis (RJ).


Fonte: Poder 360

Leia Mais ››

Fake news alterou atuação do STF, diz André Marsiglia

O advogado André Marsiglia, especializado em liberdade de expressão, afirma que a duração do inquérito das fake news é muito longa para que não se chegue a uma consclusão

O advogado constitucionalista André Marsiglia, 44 anos, afirmou que a discussão sobre liberdade de expressão no STF (Supremo Tribunal Federal) precisa ser dividida em 2 momentos: antes e depois do inquérito das fake news. “A liberdade de expressão passou a ser tratada de forma caótica, hesitante, a meu ver, pelo STF”, disse Marsiglia, especialista em direito digital e pesquisador de casos de censura, em entrevista em 28 de novembro. Ele é articulista do Poder360.


Segundo o advogado, antes de 2019, ano da instauração do inquérito, havia uma “jurisprudência pacificada” que pressupunha liberdade de expressão ampla. Na sua avaliação, o fator de mudança foi o entendimento de que essa liberdade, garantida pela Constituição, precisaria “ceder” em nome da democracia. ...


Fonte: Poder 360
Leia Mais ››

Janduiense é encontrado morto com tiro na cabeça em fazenda na zona rural de Baraúna


A Polícia Civil e o Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) de Mossoró, foram acionados no final da tarde desta segunda feira 25 de dezembro de 2023, para um ocorrência no Sítio Boa Água na zona rural de Baraúna no Oeste Potiguar.


Quando as equipes chegaram no local, já se depararam com um homem morto e ao lado do corpo uma arma de fogo, do tipo revólver. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi identificado como Maxuel Cosme Veras, 36 anos, natural de Janduís/RN.


O mesmo trabalhava na Fazenda e segundo a perícia, as características do local são de suicídio. Após o trabalho pericial o corpo foi recolhido para ser examinado no IML do Itep em Mossoró.


O médico legista atestou que Maxuel teria atirado para o alto e em seguida na sua própria cabeça. Na arma havia duas munições deflagradas.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Operário de 59 anos morre após cair de andaime em obra de construção no Alto São Manoel em Mossoró


Um acidente de trabalho, ocorrido na tarde desta terça feira 26 de dezembro de 2023, vitimou fatalmente o operário Josafá Romão Rodrigues de 59 anos, natural de Areia Branca/RN.


De acordo com a Polícia Militar, a vítima trabalhava em uma construção na Rua Chico Linhares, Alto São Manoel, quando caiu de um andaime. O impacto da queda foi tão forte, que o trabalhador morreu na hora.


Uma equipe do Samu ainda foi ao local, mas somente para constatação de óbito. A Polícia Militar isolou o local até a chegada da Polícia Civil e do Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep).


Os profissionais do Itep realizaram os procedimentos de perícia e em seguida recolheram o corpo do operário para exames no IML da unidade pericial.


O delegado Dênys Carvalho da 38ª Delegacia de Polícia Civil Distrital e sua equipe acompanharam a perícia e deverá instaurar inquérito para apurar as circunstância do acidente.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

PRF registra aumento de 41% no número de acidentes nas BRs no feriado de Natal no RN

Foram registrados 17 acidentes, 14 deles com feridos, e 1 óbito

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 17 acidentes, 14 deles com feridos, e 1 óbito no Rio Grande do Norte durante a Operação Natal, encerrada às 23h59 desta segunda-feira (25). O número representa um aumento de 41,6% em relação a 2022. De acordo com a PRF, no ano passado houve 12 acidentes, 8 deles com pessoas feridas e 1 óbito.


A Operação Natal 2023, iniciada na última sexta-feira (22), faz parte das ações do Programa Rodovida, que é o conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por instituições do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), direcionadas para a segurança viária e redução de sinistros, mortes e lesões no trânsito.


A ação contou com o reforço do efetivo policial e intensificação da fiscalização em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de ocorrências criminais nas rodovias federais.


Durante a operação, 181 pessoas foram flagradas realizando ultrapassagens irregulares (aumento de 302,22% comparado a 2022), 179 sem utilizar cinto de segurança, 112 sem o capacete (aumento de mais de 360% comparado ao mesmo período no ano passado) e 35 sem utilizar o dispositivo de retenção para crianças.


A PRF intensificou a fiscalização onde mais de 2.400 pessoas e 2.100 veículos foram fiscalizados. Foram flagrados 454 veículos com excesso de velocidade e desse total, 185 veículos foram flagrados em apenas três horas de operação.


1.396 testes de alcoolemia foram realizados e 52 pessoas flagradas dirigindo sob influência de álcool, comparado ao ano passado, o valor representa um aumento de 126%.


No que se refere ao combate à criminalidade, 16 pessoas foram detidas (aumento de 100% comparado ao ano passado) e 4 veículos recuperados.


Fonte: Defato

Leia Mais ››

Petrobras divulga edital de concurso com 6.412 mil vagas e salário inicial de R$ 5,8 mil

Petrobras lançou edital do concurso público

O concurso da Petrobrás, que está ofertando 6.412 mil vaga, teve seu edital publicado nesta terça-feira (26). Com remuneração inicial de R$ 5.878,82, as oportunidades estão distribuídas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.


Os interessados precisam ter ensino médio ou técnico completo. As oportunidades são para atuar em cargos como Enfermagem do Trabalho, Logística de Transportes, Química de Petróleo, Segurança do Trabalho, entre outros.


O concurso está oferecendo 916 vagas para inicio imediato, e 5.496 para formação de cadastro reserva. O salário básico dos aprovados é de R$ 3.446,23 com garantia de remuneração mínima de R$ 5.878,82.


As inscrições começam dia 28 de dezembro e vão até 31 de janeiro, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – a banca organizadora do concurso.


O processo seletivo avaliará os candidatos por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações estão previstas para ser aplicadas em 24 de Março, e vão acontecer nas cidades que os selecionador irão trabalhar, ou seja: onde a Petrobras atua.


No sudeste, os municípios são: Betim (MG), Belo Horizonte (MG), Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Mauá (SP), Paulínia (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES).


Já no sul, as cidades são Araucária (PR), Canoas (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). No nordeste, a unica cidade é Ipojuca (PE), ou demais cidades do Pernambuco onde a Petrobras atue ou venha a ter atuação, mas a prova também poderá ser aplicada na capital Recife.


Os participantes deverão pagar uma taxa de inscrição, no valor de R$62,79, até o dia 21 de fevereiro de 2024. Vale lembrar que doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico, podem solicitar a isenção da taxa.


O processo seletivo ainda vai destinar 20% das vagas serão reservadas para as pessoas com deficiência e mais 20% ficam para as pessoas negras.


O prazo de validade do processo seletivo será de 18 meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo Federal decreta situação de emergência em quatro cidades do RN

Governo Federal decreta situação de emergência em quatro cidades do RN | Foto: Arquivo TN

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (26), a situação de emergência em 53 cidades brasileiras atingidas por desastres. Integram a lista municípios dos estados da Paraíba, Alagoas, Goiás, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.


No Rio Grande do Norte, quatro cidades entraram em situação de emergência. Extremoz e São José do Mipibu foram atingidas por chuvas intensas, enquanto Lajes e Pau dos Ferros passam por um período de seca.


Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos. Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.


“A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Norte e Nordeste do País”, destaca o ministro Waldez Góes. “É importante ressaltar que não faltarão recursos do Governo Federal para atender a população que vem sofrendo com a estiagem”, completa.


Como solicitar recursos


A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.


Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.


Capacitações da Defesa Civil Nacional


A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Governo federal divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024


O Governo Federal definiu o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família para o ano de 2024. As datas foram disponibilizadas nesta terça-feira, 26 de dezembro, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e pela Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentos.


A data em que o benefício estará disponível é definida pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família. No primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1 — e a cada dia útil um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba a quantia.


Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.


É importante lembrar que, para receber o benefício, é necessário manter atualizadas as informações da família no Cadastro Único. Para ingressar no programa, a principal regra é que a renda de cada integrante da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.


Os cartões dos novos beneficiários são enviados para o endereço cadastrado, mas é possível sacar o recurso mesmo sem ter o cartão em mãos. Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica.


Caso o responsável familiar não tenha ainda senha cadastrada, pode apresentar documento oficial com foto e receberá o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa.


PERFIL FAMILIAR — Ao recriar o Bolsa Família, em março de 2023, o Governo Federal passou a garantir o repasse de, no mínimo, R$ 600 por família inscrita e adotou uma nova cesta de benefícios que entrega valores complementares, conforme a composição da família.


O novo Bolsa Família também trouxe de volta o acompanhamento das condicionalidades como instrumento de fortalecimento do acesso a direitos básicos de saúde, educação e assistência social, reforçando a importância desse acesso para a ruptura do ciclo intergeracional de reprodução da pobreza.


Fonte: Defato

Leia Mais ››

Justiça determina indenização de R$ 1,4 milhão para família de paciente que morreu sem oxigênio em Manaus

Parentes de pacientes internados em Manaus fazem fila para compra de oxigênio no dia 18 de janeiro. — Foto: Bruno Kelly/Reuters

A Justiça Federal condenou a União, o estado do Amazonas e o município de Manaus a pagarem R$ 1,4 milhão à família de uma mulher que morreu sem oxigênio no Hospital Platão Araújo, na capital, durante a segunda onda da pandemia da Covid-19, em 2021. A decisão da juíza Jaiza Fraxe foi proferida na última semana e ainda cabe recurso.


Em resposta, a Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), informou que não foi notificada sobre o processo e se manifestará quando tomar ciência. Da mesma forma, o governo estadual disse que “dará aos trâmites jurídicos sobre a questão” quando for notificado oficialmente.



O g1 também entrou em contato nesta terça-feira (26) com a União e aguarda o posicionamento.


Desde o começo da pandemia, o Amazonas registrou 14.484 mortes por Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico da doença, divulgado semanalmente pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).


Segundo a sentença, em janeiro de 2021, a mulher começou a apresentar sintomas gripais e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento, onde foi diagnosticada com a doença já em estado crítico. Durante a internação, o quadro da paciente evoluiu para o desconforto respiratório, havendo a necessidade de usar máscara de oxigênio.


Em razão da piora da situação e da falta de leitos em UTI, a família chegou a mover uma ação na justiça e obteve uma decisão favorável, que obrigava o estado a transferir a paciente para outro hospital na rede pública ou particular. No entanto, a transferência não chegou a ser realizada em razão do falecimento da paciente no dia 15 de janeiro daquele ano.


Segundo os familiares da mulher, um dia antes dela morrer, um médico do hospital solicitou um parecer de reanimação da paciente, mas o procedimento foi negado por falta de leitos.



Para a magistrada, o dano sofrido pelos familiares da vítima é "claro, profundo e salta aos olhos", já que a perda de um ente querido em razão da omissão dos réus em abastecer adequadamente suas unidades de saúde com oxigênio medicinal e também com leitos de UTI suficientes.


"A situação da paciente era tão grave que obteve, inclusive, decisão judicial de urgência na Justiça Estadual para sua transferência para UTI seja no mesmo hospital ou mesmo em outro da rede pública ou particular, o que não ocorreu em razão da sua morte. Fica claro, portanto, que a paciente não recebeu os cuidados necessários para evitar o evento morte, tendo agonizado num leito de enfermaria e dessaturado até 40%, o que possivelmente provocou a sua parada cardiorrespiratória em razão do esforço para obter ar", disse a magistrada.


Em sua decisão, a juíza explicou ainda que, embora o estado alegue que não houve a suspensão do fornecimento de oxigênio da mulher e que a sua morte se deu em razão de complicações da própria doença e pela sua idade, os fatos demonstram o contrário.


"[...] fica evidente que a falecida estava num quadro grave de Covid-19, com piora acentuada no quadro em 14/01/2021, necessitando da utilização de oxigênio medicinal para sobreviver e de internação em UTI, sendo que, neste mesmo dia, ocorreu o colapso no fornecimento de oxigênio medicinal no Estado do Amazonas, que provocou o desabastecimento em todas as unidades de saúde públicas e também em vários hospitais particulares, bem como o óbito de diversos pacientes", explicou.



A crise que se anunciava


Tanque de oxigênio é levado para Manaus — Foto: Divulgação


Em dezembro de 2020, o Amazonas voltou a observar aumento de novos casos de Covid. Com o consequente aumento de internações e mortes, o governo estadual determinou o fechamento total do comércio no dia 26 de dezembro.


A medida causou revolta nos comerciantes e manifestações por toda a capital. Sob pressão, o governo flexibilizou a abertura do comércio no fim do ano, mas a Justiça determinou o retorno das medidas restritivas no começo de janeiro.


Homem caminha em cemitério de Manaus, uma das cidades mais atingidas pela pandemia de Covid-19 no Brasil. — Foto: Michael Dantas/AFP


Em meio a esse cenário, foi identificada no Amazonas a variante P.1, hoje conhecida como Gama, que se mostrou mais letal e mais transmissível.


Rapidamente, o sistema de saúde, tanto na rede pública quanto privada, ficou sobrecarregado. O número de internados com Covid só aumentava, e, também, a demanda por oxigênio.


O caos dos dias 14 e 15 de janeiro


Nas primeiras horas do dia 14 de janeiro de 2021, profissionais de saúde e familiares de pacientes saíam de dentro dos hospitais em desespero, relatando que havia acabado o oxigênio dos hospitais. Foram dois dias sem oxigênio, ou quase nada, nos hospitais.



A situação foi constatada nos principais hospitais de Manaus, como Hospital 28 de Agosto, Hospital Universitário Getúlio Vargas, Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, e Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) pela cidade.


Em meio à falta do insumo, pacientes morriam asfixiados nas unidades. A urgência por oxigênio era tão grande que pessoas passaram a comprar o insumo por contra própria, e levavam às pressas para os hospitais, na esperança de salvar seus familiares internados.


O consumo médio de oxigênio por dia, que era de 14 mil metros cúbicos, cresceu abruptamente, atingindo uma média 76,5 mil metros cúbicos. A capacidade de produção das empresas fornecedoras era de 28,2 mil metros cúbicos, na época.


A corrida por oxigênio provocou filas gigantescas na frente nas empresas fornecedoras, porém, faltou o insumo até para vender. As empresas tinham que dar prioridade ao fornecimento a hospitais.


Como os hospitais estavam lotados, muitos pacientes permaneceram internados em casa, sobrevivendo com cilindros de oxigênio. Nos hospitais particulares, também faltava o insumo. E, nos dias seguintes, a crise do oxigênio se estendeu para municípios do interior.


De acordo com documentos obtidos pelo Ministério Público, a falta de oxigênio causou a morte de pelo menos 31 pessoas apenas em Manaus nos dias 14 e 15 de janeiro.



Conforme levantamento da Defensoria Pública do Amazonas, cerca de 30 pacientes também perderam a vida por conta da escassez do insumo no interior do Amazonas.


Quase três anos da crise ninguém havia sido responsabilizado pela crise. Autoridades públicas e empresas privadas são alvos de ações do MP-AM e MPF.


Fonte: g1

Leia Mais ››