domingo, julho 30, 2023

Apenado é raptado após deixar o Complexo Penal Mário Negócio em Mossoró


A Delegacia de Plantão registrou na manhã deste sábado 29 de julho de 2023, um Boletim de Ocorrência de rapto em Mossoró no Rio Grande do Norte.


O BO foi registrado pela família do apenado   Antônio Marcos Soares Nogueira, de 34 anos. Segundo relatos, ele recebeu progressão de regime, saindo do fechado para o semiaberto e após deixar a Penitenciária Mário Negócio, em uma mototaxi foi raptado na RN 015.


Homens encapsulados ocupando um veículo não identificado,  interceptaram o mototacista e retiraram o apenado a força.  Até o momento ele não foi encontrado.


Antônio Marcos, foi condenado a 13 anos pela morte de Mércia Freire de Mendonça Sousa e outros 7 anos por tentar matar Paula Dayana Freire Mendonça, crimes estes ocorridos no dia 4 de outubro de 2015, em Mossoró.


Fonte: fim da Linha

Leia Mais ››

Incêndio em indústria de camarão deixa dezenas de feridos em Pendências no Vale do Assu


Um incêndio em uma indústria de processamento de camarão, na manhã deste sábado 19 de julho de 2023, deixa cerca de 50 pessoas feriadas no município de Pendências na região do Vale do Assu, no Rio Grande do Norte.


Ambulâncias dos municípios vizinhos, como Alto do Rodrigues, Macau e Assú foram mobilizadas para prestar apoio no resgate as vítimas.

As primeiras informações são que um vazamento de amônia teria provocado o acidente momento em que funcionários trabalhavam na indústria.


Algumas vítimas, que estavam em situação mais grave foram encaminhadas para hospitais em Mossoró.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Bebê engasgado com leite materno é salvo por policial militar na Zona Norte de Natal

Policial baleado foi atendido no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Um bebê de um ano de idade que estava engasgado e sem conseguir respirar foi salvo na madrugada de sábado (29) na Zona Norte de Natal por uma equipe de policiais militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV).


Segundo informações do batalhão, que pertence ao Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por volta das 00h30, uma viatura que fazia ronda na região foi interceptada por familiares da criança quando transitava na avenida João Medeiros Filho. Em estado de urgência, os pais pediram auxílio dos militares para a criança, que estava engasgada com leite materno e sem respirar.


Com o bebê nos bracos, o soldado Braz agiu rapidamente e aplicou a manobra de Heimlich, uma técnica rápida de desengasgo para tratar de asfixia por obstrução das vias respiratórias.



"Até agora, foi a ocorrência mais emocionante que já tive”, afirmou o soldado.

Após os primeiros socorros, com a criança já reanimada após a desobstrução, a família foi encaminhada ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte da cidade, onde o bebê recebeu atendimento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de invadir granja na Grande Natal é preso e morre após sofrer parada cardíaca em delegacia

Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, onde o motorista se apresentou — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Um homem morreu neste sábado (29) na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal após ter sido preso por invadir uma granja na comunidade de Lagoa Grande, na Zona Rural de Ceará-Mirim, cidade da região metropolitana da capital.


Acionada pelo dono da propriedade, a Polícia Militar foi até o local e conseguiu prender o suspeito, que havia se trancado dentro da residência. A equipe de policiais conduziu o homem até a delegacia.


Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), enquanto aguardava os procedimentos para registro da ocorrência no plantão da Zona Norte, o suspeito sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu antes mesmo da chegada da equipe médica.



Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) esteve no local para recolher o corpo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três guardas municipais são baleados dentro de viatura no interior do RN


Três guardas municipais do município de Sítio Novo, no interior do Rio Grande do Norte, foram baleados na noite desta sexta-feira (28) na zona rural da cidade. Eles estavam dentro da viatura.


Dois foram atendidos no hospital da própria cidade e um outro precisou ser transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Segundo o município, ele ficou "gravemente ferido".


Em nota, a prefeitura de Sítio Novo disse que a viatura sofreu um "atentado enquanto se deslocava na zona rural do município".


A situação ocorreu por volta das 22h30. Quatro guardas passavam em uma viatura por uma estrada de barro na comunidade de Serra do Meio, quando tiros foram efetuados por trás do veículo.


Três guardas foram atingidos pelos disparos, enquanto um passou ileso. Dois sofreram ferimentos leves, segundo o município. Outro, gravemente ferido, precisou ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi transferido pra Natal.


A Polícia Militar foi até o local e realizou diligências, mas nenhum suspeito chegou a ser detido. O motivo do crime é desconhecido e o caso será investigado pela Polícia Civil.


Neste fim de semana ocorre no município o festival de inverno.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gás amônia vaza em empresa no interior do RN e dezenas de funcionários são levados para hospital

Hospital em Pendências recebeu funcionários que precisaram ser atendidos na manhã deste sábado — Foto: Reprodução/Hiury Queiroz

Dezenas de funcionários de uma empresa de beneficiamento de camarões na cidade de Pendências, no interior do Rio Grande do Norte, precisaram de atendimento médico na manhã deste sábado (29) após um vazamento de gás amônia no local.


Cerca de 25 pessoas foram encaminhadas para o Hospital e Maternidade Levani de Freitas, em Pendências, para atendimento. Por conta da alta demanda, pelo menos outras 15 foram para o Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo, em Alto do Rodrigues, na mesma região. O estado de saúde delas não foi informado.


O g1 não conseguiu contato com a empresa Potiporã, onde ocorreu o acidente.



O vazamento se deu por volta das 10h deste sábado, durante expediente na empresa.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e informou que fez o isolamento do local. Segundo a corporação, o vazamento foi detectado pelo sistema da própria empresa e uma equipe conteve o vazamento e evacuou o prédio em seguida.


O prefeito de Pendências, Flaudivan Martins, informou que, por volta das 12h, os pacientes estavam sendo atendidos e a situação estava mais "controlada".


"Fiquei muito preocupado em um primeiro momento, até porque se trata de saúde, de vida, e nesse momento todos se deram as mãos, colaboraram. É um hospital de pequeno porte, mas fez o possível com seus profissionais", disse o gestor em entrevista no hospital ao repórter Hyuri Queiroz, da Rádio Vale Pendências.


O vazamento ocorreu, segundo fontes ouvidas pelo g1, em um departamento de produção de gelo da empresa.


A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões capaz de causar intoxicação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde investiga caso suspeito de mormo em humano no RN

Exame de sangue — Foto: Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) está investigando um caso suspeito de mormo em humano no estado. A informação foi repassada nesta sexta-feira (28) pela pasta.


O paciente com suspeita da doença está internado e isolado em um hospital particular de Natal.


O diagnóstico da doença não está confirmado, segundo a pasta, e, portanto, o paciente segue como caso suspeito.


"O caso está em investigação, foram feitas coletas para exames e o homem segue em isolamento", informou a Sesap.

O mormo é uma uma doença infectocontagiosa que atinge equinos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida a outros animais e ao ser humano por meio de contatos com animais infectados. A doença é causada pela bactéria Burkholderia mallei.



A coordenação de Vigilância em Saúde da Sesap informou que aguarda um relatório com novas informações e "segue acompanhando o caso, com a rede ativada para acompanhar qualquer nova situação".


No ser humano, os sintomas gerais da doença são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia.


Até o início de julho, o RN havia registrado 20 casos de mormo em animais no ano. Todos os casos foram diagnosticados por um laboratório credenciado pelo Ministério de Agricultura e Pecuária.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Companhia aérea anuncia 17 novos voos semanais para o Rio Grande do Norte durante alta temporada

Fachada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

A companhia aérea Azul anunciou 17 voos semanais dedicados, que funcionarão de dezembro de 2023 a janeiro de 2024 ligando o Rio Grande do Norte a 11 destinos. As viagens começam a ser vendidas a partir de agosto, segundo a empresa.


O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), em Natal. Uma das rotas é inédita e vai ligar a capital do Rio Grande do Norte a Cascavel, no Paraná.


As rotas que serão incluídas na segunda quinzena de dezembro até o fim de janeiro deverão totalizar 238 voos - um incremento de 44% comparando com o mesmo período entre 2022 e 2023.



Os novos destinos semanais são os seguintes:


Confins (Minas Gerais) - 3x

Uberlândia (Minas Gerais) - 2x

São José do Rio Preto (São Paulo) - 2x

Viracopos (São Paulo) - 2x

Congonhas (São Paulo) - 2x

Presidente Prudente (São Paulo)

Curitiba (Paraná)

Cascavel (Paraná)

Ribeirão Preto (São Paulo)

Belém (Pará)

Bauru (São Paulo)

"Para colocar esses voos, a gente toma como base o histórico dos voos, como é que vem a performance deles. E toma como base também o pedido dos agentes de viagem. Então um trabalho conjunto com secretarias de estado e município, todo trade turístico e o nosso receptivo local fez com que a gente trabalhasse bastante nos últimos anos na promoção do destino. Tudo colaborou para gente conseguir trazer essa quantidade de voos para a próxima alta estação", afirmou Giuliana Mesquita, gerente de produtos da Azul Viagens.


Secretária Estadual de Turismo, Ana Costa afirmou que levantados do setor apontam que cada turista deixa no estado, em média, R$ 365,17 por dia, sem contar com o gasto com hospedagem.


"Se você multiplicar esse valor por sete dias, que é o tempo que ele (turista) permanece aqui, no caso da Azul, desses voos dedicados, e pela quantidade de passageiro que vem nesses voos, você vai ter aí em média R$ 450 mil por cada voo que desce aqui no estado. É muito dinheiro e é isso que a gente precisa para fomentar toda a economia do estado, gerando emprego e renda para a população", declarou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pecuarista e filho morrem em queda de avião em floresta na divisa de RO e MT

Garon Maia e o filho morreram após queda de avião em Vilhena — Foto: Reprodução/Facebook

Pai e filho foram identificados como as vítimas do avião bimotor que caiu em uma área de mata fechada na divisa entre Rondônia e Mato Grosso. Os destroços da aeronave foram encontrados na manhã deste domingo (30).


As vítimas do acidente são o pecuarista e piloto Garon Maia e seu filho, de apenas 12 anos.


Bimotor Beechcraft Baron 58 caiu em área de mata em Vilhena — Foto: Reprodução


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o avião Beechcraft Baron 58 decolou do aeroporto de Vilhena (RO) por volta de 17h50 e desapareceu do radar minutos depois.


Buscas foram iniciadas na região ainda na noite de sábado, inclusive com sobrevoos, mas as equipes não encontraram nenhum sinal da aeronave.


Na manhã deste domingo os militares adentraram a pé na área de mata fechada e encontraram os destroços do bimotor e os corpos de pai e filho. A área do acidente fica na divisa entre Vilhena e Comodoro (MT).


Destroços de aeronave que caiu em Vilhena, numa área de mata — Foto: Reprodução


O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começa, nesta segunda-feira (31) os trabalhos para identificar os motivos da queda do bimotor em Vilhena.



Piloto experiente

Garon Maia era um pecuarista conhecido na região de Vilhena, e, segundo amigos, ele tinha experiência como piloto de avião de pequeno porte.


No fim da tarde de sábado, Garon e o filho, conhecido como Kiko, decolaram com destino a fazenda Jaqueline.


Registros do site Flightradar24 indicam que o avião perdeu sinal cerca de 25 quilômetros após a decolagem, com cinco minutos de viagem.


A área onde o avião caiu fica perto de um local conhecido como Cachoeira das Cavernas, uma região de densa vegetação. Segundo os bombeiros, houve um forte impacto e moradores da região ouviram o estrondo.


Último ponto antes do avião desaparecer — Foto: Flightradar24/Reprodução


Homenagens

Amigos, autoridades, entidades ligadas à pecuária e agronegócio divulgaram nota de pesar e fizeram homenagens para Garon e o filho.


- "É com profunda tristeza que recebemos a notícia sobre o trágico acidente aéreo ocorrido no estado de Rondônia, que resultou no falecimento de Garonzinho Maia e seu filho Kiko. Garonzinho era piloto experiente e tinha paixão pela aviação e pecuária. Era filho do saudoso Garon Maia e da empresária Cristina Maia, além de neto de Braulino Maia, mais conhecido como Garon Maia, uma lenda da pecuária brasileira. Neste momento de dor e pesar, prestamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos", diz a nota de Dilador Borges, prefeito de Araçatuba.


- "Uma pessoa maravilhosa . Garon Maia Filho e seu filho Kiko. Ainda sabendo que a morte vem de Deus, quando nós não a provocarmos, não podemos, por enquanto, na Terra receber a morte com alegria porque ninguém recebe um adeus com felicidade, mas podemos receber a separação com fé em Deus, entendendo que um dia nos reencontraremos todos numa vida maior e essa esperança deve aquecer-nos o coração", escreveu Cleto Fontoura, amigo.


Garon e o filho morreram no acidente em Vilhena — Foto: Reprodução/Facebook


Fonte: g1

Leia Mais ››

Consumo de cerveja sem álcool dispara no Brasil, vira tendência e deve chegar a quase 500 milhões de litros produzidos em 2023

Cerveja sem álcool — Foto: Giovanna Gomes / Unsplash / Divulgação

As vendas de cervejas sem álcool ou com baixo teor alcóolico devem ultrapassar o volume de 480 milhões de litros no Brasil em 2023, representando um crescimento de 24% com relação ao ano passado. Segundo dados da Euromonitor Internacional, os números no Brasil e no mundo mostram que a categoria está ganhando cada vez mais relevância no mercado cervejeiro.


A Euromonitor International é uma empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre setores, empresas, economias e consumidores do mundo todo.


Com base nesses dados, o g1 conversou com Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), e com Gustavo Castro, diretor de inovação da Ambev. Leia, abaixo, na reportagem sobre:



⚗️ a tecnologia por trás da cerveja sem álcool;

🚻 a mudança de comportamento do consumidor;

🍺 números e tendências no mercado cervejeiro.


Tecnologia e oferta de novos produtos

A tecnologia por trás da produção de cervejas sem álcool permite, cada vez mais, que o sabor entre uma cerveja comum e uma sem adição de álcool seja parecido. Márcio Maciel e Gustavo Castro explicam que o processo de fabricação das cervejas é o mesmo e que, ao final, é adicionada uma nova etapa para a retirada do álcool do líquido. Segundo os especialistas, a inovação por trás da técnica permite que o consumidor tenha acesso a um produto muito melhor que há alguns anos.


Entendendo que o consumo de cerveja sem álcool ou com baixo teor alcoólico é uma tendência sólida e em ascendência, ambos apostam que vale o investimento em novas opções ao consumidor.


🍻 De acordo com a Euromonitor Internacional, as vendas de cervejas com baixo ou nenhum teor alcóolico superaram o volume de 6,5 bilhões de litros no mundo no último ano.


"O nicho do setor praticamente triplicou nos últimos quatro/cinco anos, é uma coisa que está reforçando a qualidade que o produto tem. É muito parecido, é uma tecnologia muito bem-vinda e combina com o novo momento que estamos vivendo de mundo, cada vez mais as pessoas tem a consciência da necessidade da moderação", diz o presidente executivo do Sindicerv.


A cerveja é a bebida alcóolica com a menor graduação alcóolica, composta com mais de 90% de água. A categoria low alcohol corresponde ao teor de álcool abaixo de 4%, normalmente encontrada no mercado com 3,5% de álcool.


O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos. Apesar disso, analisa Maciel, o país é o 21º em consumo — o que mostra que o consumo per capita é relativa baixo quando comparado com outros países.


Convite à moderação

Presidente de Inovação da Ambev, Gustavo Castro acredita que a combinação de demanda do consumidor com a qualidade de oferta que as empresas de cerveja estão conseguindo oferecer no mercado seja a composição para que o número de adeptos de cervejas sem álcool seja cada vez maior.


Ele comenta que dentro da mudança de comportamento dos consumidores, estão a busca por opções menos alcóolicas, mais saudáveis, sem glúten, com menos carboidratos ou com menos calorias, por exemplo. Mas isso, sem perder qualidade e sabor. "A gente vem percebendo uma tendência crescendo de opções de uma vida mais equilibrada. Não é sobre restrição, mas como fazer de uma forma mais equilibrada possível", avalia.



Para Castro, antes da pandemia de Covid-19, já era possível observar a busca de cervejeiros por novos rótulos e produtos. No entanto, ele defende que a pandemia acelerou esse processo de "mudança de comportamento das pessoas", que passaram a ter uma olhar mais voltado para a saúde — e caracteriza o momento como "um movimento de evolução".


Entre os perfis dos consumidores que passaram a consumir mais o produto, Castro fala que estão pessoas que intercalam cerveja com e sem álcool no mesmo evento para evitar o exagero, aqueles que estão com limitações de consumo do álcool e não querem deixar de "curtir" a ocasião ou até mesmo quem quer desfrutar do sabor sem ficar alcoolizado, como em um almoço durante o horário de trabalho.


Márcio Maciel lembra ainda que a Lei Seca completou 15 anos no Brasil no ano passado. Ele acredita que a implementação da fiscalização também tenha atuado na conscientização dos brasileiros sobre os perigos de beber e dirigir. "A cerveja zero álcool traz ao consumidor um convite à moderação", pondera.


Ele reforça, no entanto, que a cerveja sem álcool é voltada para pessoas que não tenham problemas com álcool ou questões de saúde em consumir a bebida.



Projeções para o mercado

De olho nas projeções da Euromonitor Internacional, o presidente do Sindicerv destaca alguns dados:


Em 2019, o Brasil produziu 140 milhões de litros de cerveja zero. Com a previsão de fechar o ano em 480 milhões de litros, a produção mais que triplicará neste período.

No mundo, o consumo de cerveja zero e low alcohol é de cerca de 3% do mercado.

O Brasil segue a mesma tendência mundial. Em 2022, o país fechou o ano em 2.5% do consumo total.

Em 2023, o Brasil deve encerrar o ano em 16.1 bilhões de litros produzidos de cerveja, sendo 480 milhões de cerveja zero álcool (3%).


Fonte: g1

Leia Mais ››

‘Gay não é escória’, diz médico impedido de entrar em flat alugado com o marido; dono foi condenado a pagar R$ 30 mil de indenização

O médico João Pinheiro Neto, vítima de homofobia em SP por parte do proprietário de um imóvel nos Jardins. — Foto: Reprodução/TV Globo

"O gay, o negro, o pobre, não é escória. Ele tem que ser respeitado", afirmou João Pinheiro Neto, médico impedido de entrar no flat que havia alugado com o marido, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, em razão da homofobia do proprietário do imóvel.


Charles Hachem El Helou, engenheiro agrônomo francês, foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar R$ 30 mil em danos morais ao casal ofendido, mas cabe recurso. Ele não apresentou defesa ao longo do processo e não foi localizado pela reportagem para comentar sobre o assunto.


Em troca de mensagens via WhatsApp, o acusado disse as seguintes frases à corretora de imóveis:



"Pra esse tipo de cliente gay eu não quero alugar. Gay e traveco não dá, desculpa. Eles são gay. Não posso alugar pra viados".


Conversa entre administradora e proprietário — Foto: Reprodução


Entenda o caso

De acordo com a decisão, foi assinado o contrato, depositado caução de R$ 1 mil, o aluguel de R$ 4,1 mil e foi encaminhado um e-mail à portaria do edifício para autorização de entrada em fevereiro de 2021.


No dia da mudança, o inquilino, que é médico, já com os móveis carregados, ao chegar ao local foi informado que não poderia entrar no apartamento porque o locador desistiu do negócio, sem comunicação prévia, porque descobriu que era para um casal homossexual e proibiu a entrada.



"O porteiro falou para mim que eu não poderia acessar porque o dono do apartamento tinha bloqueado a minha entrada. Ele tinha autorizado e desautorizado", lembrou João.


"No passado, sofri muito preconceito, nunca me posicionei e não tive o direito de me posicionar. Hoje, as coisas são diferentes. Eu acredito que isso vai ser diferente para outras pessoas também. Espero que essa história inspire outras pessoas a se posicionarem diante desse tipo de situação", afirmou.


"A necessidade do autor de se retirar do flat não se tratou de mero dissabor, pois ofendeu a sua honra, destacando o fato que tudo se deu em razão da sua orientação sexual, ato discriminatório que ofende o princípio da dignidade da pessoa humana", escreveu a juíza Claudia Guimarães dos Santos.



O caso também foi parar na delegacia com um boletim de ocorrência como uma injúria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vice-prefeito de Olinda é feito de refém com mais cinco pessoas durante roubo em casa: 'sensação de insegurança'

Vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho (imagem de arquivo) — Foto: Monica Silveira/TV Globo

O vice-prefeito de Olinda, Marcio Botelho (PP), foi feito refém durante um assalto à casa dele, no bairro de Jardim Atlântico. Além dele, outras cinco pessoas foram rendidas e ficaram presas em dois quartos dentro do imóvel por cerca de 40 minutos, enquanto objetos de valor eram recolhidos.


A Polícia Civil está investigando o caso. A Polícia Militar (PM) disse ter feito diligências próximo ao local, mas ninguém foi preso.


Em entrevista ao g1, Botelho disse que estava na área externa da casa com um pedreiro, trocando o motor de um portão eletrônico, por volta das 11h20 do sábado (29).



"Estávamos precisando abrir e fechar o portão várias vezes. Numa dessas, os caras devem ter passado e visto", conta.


Inicialmente, o político e o pedreiro foram rendidos por um homem armado, que os obrigou a entrar na casa, onde estavam a mãe de Botelho, um sobrinho do vice-prefeito e um vidreiro que fazia medições na sala da família. Em seguida, dois outros assaltantes entraram na casa.


"Eles estavam armados, encapuzados, com luvas e jaquetas", afirma o político. Segundo Marcio Botelho, os três estavam com uma pistola e dois revólveres.


Botelho diz que os cinco ficaram trancados num quarto no primeiro andar da casa. Enquanto eles estavam lá, um entregador de correspondência chegou no imóvel. Ele também foi rendido e mantido noutro cômodo, no térreo. "Dele, não levaram nada", disse o vice-prefeito.


Segundo o político, vários objetos de valor da casa foram levados. Dentre os itens roubados, estava uma pistola, registrada no nome de Botelho. Um celular foi levado, outros dois, foram jogados na piscina.


"Quando a gente escutou que não tinha mais barulho, olhei pela varanda do meu quarto. A gente ficou acenando para o prédio ao lado, onde tinha um vizinho na área de serviço. Ele colocou uma escada aqui na varanda, e eu desci", contou o vice-prefeito de Olinda.


Botelho encontrou as chaves em cima da mesa da casa e retirou as demais pessoas do quarto.


Após passar pelo episódio, o político defendeu a aplicação de políticas públicas de segurança e fez um apelo à governadora Raquel Lyra (PSDB), para que ela contrate mais profissionais para as polícias.


"A sensação é de insegurança. Pernambuco, e Olinda, principalmente, está abandonada com a segurança pública. A Polícia Civil está sucateada e a Polícia Militar sem efetivo. A gente não vê passar uma viatura aqui", afirmou o político.


Em 2020, Botelho já havia sido vítima de um sequestro-relâmpago. Na época, ele disse que foi encapuzado pelos sequestradores, que o ameaçaram de morte


O que diz a Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil afirmou que:


O caso foi registrado pela 7ª Delegacia Seccional de Olinda como uma ocorrência de roubo em residência;

A vítima afirmou que três homens armados aproveitaram que uma pessoa estava realizando a manutenção do portão da residência, quando, sob ameaça de arma de fogo, entraram, levaram todas as vítimas para um quarto e os trancaram;

Diversos objetos pessoais foram levados da casa;

Um inquérito policial foi instaurado e outras informações serão repassadas em momento oportuno.

O que diz a Polícia Militar

Em nota, a PM disse que:


O 1º Batalhão tomou conhecimento de um assalto numa residência, em Jardim Atlântico; equipes foram enviadas para o local, mas os suspeitos haviam fugido;

Ninguém ficou ferido na ocorrência;

Várias diligências foram realizadas em toda a região, mas ninguém foi preso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com nova política da Petrobras, preço da gasolina no país descola do exterior e pressiona estatal por reajuste; entenda


Pouco mais de dois meses após a mudança na política da Petrobras, os preços dos combustíveis no mercado externo descolaram dos valores praticados pela estatal e passaram a testar a nova estratégia da Petrobras.


Até maio, a Petrobras adotava a política de paridade de importação (PPI), que equipara os valores praticados nas refinarias brasileiras aos de importação. Ou seja, o valor do combustível quando chega aos portos do Brasil. Isso inclui custos com frete e seguros, por exemplo.


A Petrobras adotou a política por 6 anos, mas em maio decidiu adotar uma nova estratégia com preços abaixo do PPI.


No primeiro mês após a mudança na estratégia, os valores praticados pela Petrobras não estiveram tão distantes da importação, mantendo-se cerca de 5% abaixo da paridade.


Mas, nas últimas semanas, o valor da gasolina vendida pela estatal está pelo menos 10% abaixo do preço praticado pelos importadores.


Já de acordo com dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), na sexta-feira (28), a gasolina estava 24% abaixo do preço praticado pelos importadores, o equivalente a cerca de R$ 0,77 por litro.


O óleo diesel estava 21% mais baixo do preço praticado no mercado externo, ou R$ 0,78 por litro.


Por que os preços 'descolaram' do mercado interno?

A última redução no preço da gasolina foi anunciada pela Petrobras em 30 de junho, quando o combustível passou a custar em média R$ 2,52 por litro nas refinarias da estatal.


Nesse período, o preço do petróleo subiu e o dólar caiu. Embora os dois fatores afetem o preço de importação diretamente, eles não justificariam o grau de diferença entre o preço praticado pela Petrobras e a importação.


Segundo o sócio da Leggio Consultoria, Marcus D’Elia, a diferença no preço da gasolina pode ser motivada pela valorização do combustível nos Estados Unidos –de onde vem a maior parte da gasolina importada pelo Brasil.



Por causa do aumento na demanda local, nos Estados Unidos, o valor da gasolina aumentou e o combustível ficou mais caro para os importadores. Consequentemente, isso elevou a diferença com os valores praticados pela Petrobras.


Para o presidente da Abicom, Sergio Araujo, “o que está acontecendo é que está existindo uma valorização das commodities no mercado internacional e a Petrobras não está acompanhando”.


Diferença de preços é 'teste' para nova política

Segundo D'Elia, a diferença nos preços representa um teste para a nova política da Petrobras. É o momento de observar se a estatal vai aumentar o preço para manter os combustíveis no patamar de cerca de 5% abaixo do PPI, como vinha fazendo.


“Temos que esperar um pouco para ver se esse valor de 10% ainda vai se manter com a Petrobras. Aí sim vamos ver como está a política de preços da Petrobras, se reagir e subir um pouquinho o preço, vai voltar para aquele patamar de 5% que temos acompanhado na Petrobras”, afirmou D’Elia.

A Petrobras segue como a maior fornecedora de combustíveis do Brasil, com custo de produção local. Portanto, a diferença não deve afetar as contas da estatal, mas afeta a atividade de importação.



Como cerca de 12% da gasolina e 25% do diesel consumidos no Brasil são importados, a Petrobras não pode praticar preços muito abaixo do mercado internacional, sob o risco de inviabilizar a importação e prejudicar o abastecimento nacional.


Abastecimento de combustíveis

Araujo afirma que a diferença nos preços está tornando a atividade de importação menos atrativa.


“A nossa expectativa é de que já no mês de julho e agosto o volume importado pelos importadores vá ser bem menor do que os que vinham acontecendo e isso então potencializa o risco de desabastecimento”, declarou.


O presidente da Abicom afirmou que as distribuidoras têm demonstrado preocupação em relação ao abastecimento na segunda metade de agosto.


“Na primeira quinzena, elas consomem o volume fornecido pelas refinarias da Petrobras e, na segunda quinzena, quando elas dependem mais de volume importado, elas já estão demonstrando preocupação com a disponibilidade no mercado. Mas, efetivamente, ainda não temos registro de desabastecimento”, declarou.


Ao g1, a Petrobras negou que haja risco de desabastecimento no mercado nacional.


“Não se observa risco de desabastecimento. A demanda nacional vem sendo atendida tanto pela Petrobras, quanto pelos demais produtores e importadores que atuam no mercado brasileiro”, afirmou a estatal em nota.



A Petrobras disse ainda que aumentou em 7,4% a produção de gasolina em suas refinarias no segundo trimestre, em comparação com o período de janeiro a março.


Paridade internacional X nova política de preços

Em 16 de maio, a Petrobras anunciou o fim da paridade de preços dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel, com o mercado internacional.


Pela regra que vigorava antes, desde 2016, o preço desses produtos no mercado interno acompanhava as oscilações internacionais no preço do petróleo e do dólar.


No cálculo anterior, chamado de Preço de Paridade de Importação (PPI), a Petrobras considerava o valor do petróleo no mercado global, o valor do dólar e custos logísticos como o fretamento de navios, as taxas portuárias e o uso dos dutos internos para transporte.


Já na nova política de preços, a estatal passou a considerar o intervalo entre duas referências de mercado:


o maior valor que um comprador pode pagar antes de querer procurar outro fornecedor;

e o menor valor que a Petrobras pode praticar na venda mantendo o lucro.

Aumento de tributos

O fim da paridade internacional ajudou a Petrobras e o governo, controlador da estatal, a conter o aumento no preço da gasolina aos consumidores por conta do repasse das elevações de tributos.



Em junho, os estados mudaram no formato de cobrança do ICMS sobre a gasolina. O aumento variou de estado para estado, mas o reajuste médio da tributação estadual foi de R$ 0,16 por litro no país.


Já no fim do mês passado, foi a vez de o governo federal elevar a tributação federal sobre gasolina e etanol. A alta foi de R$ 0,34 por litro para a gasolina e de R$ 0,22 por litro de etanol.


Em meados de maio, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que a Petrobras poderia reduzir os preços dos combustíveis nos meses seguintes justamente para compensar o aumento dos tributos federais previstos para julho.


"Com o aumento [de tributos] previsto para 1º de julho, vai ser absorvido pela queda do preço deixada para esse dia. Nós não baixamos tudo o que podíamos. Justamente esperando o 1º de julho, quando acaba o imposto de exportação e acaba o ciclo de reoneração", declarou, ele na ocasião.


Memória de 2014

Em 2014, ano de eleições, a presidente Dilma Rousseff também segurou os preços dos combustíveis. Naquele momento, não havia tensões externas impulsionando o preço do petróleo.


Em 2017, o Ministério Público Federal do Rio moveu uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e a ex-presidente da Petrobras Graça Foster.



O MP do Rio argumentou que os dirigentes da empresa mantiveram uma política de retenção de preços dos combustíveis e a defasagem em relação ao mercado internacional, causando prejuízos à Petrobras.


Impacto na inflação e na taxa de juros

O economista André Perfeito observou que os combustíveis têm peso no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país.


E que eventuais reajustes poderão influenciar as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75% ao ano - o maior nível em seis anos e meio. A expectativa do mercado é de que a taxa comece a recuar na próxima semana.


"Os preços da gasolina e do diesel estão se afastando perigosamente dos seus valores internacionais e criam risco concreto para a comunicação do BCB que deve iniciar o corte de juros semana que vem, avaliou Perfeito.


Segundo ele, a ausência de sinalização sobre o repasse da variação externa aos preços pela Petrobras pode criar dificuldades para a condução da política de juros no sentido de pegar o BC no "contrapé”.


Ele avaliou que um aumento nos combustíveis pela Petrobras, logo após um corte de juros pelo Banco Central, poderia ter impacto na curva de juros do mercado futuro - que serve de referência para as taxas bancárias.



"Um corte de juros mais forte semana que vem que não for acompanhado por uma sinalização da Petrobras pode se tornar uma Vitória de Pirro, ou seja, a parte curta da curva cai mas devolve tudo na parte longa", avaliou André Perfeito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Juiz diz que sessão da CPI com Mauro Cid foi 'teatro político' e arquiva ação por abuso de silêncio


A Justiça Federal do Distrito Federal arquivou nesta sexta-feira (28) representação feita pela CPI dos Atos Golpistas contra o tenente-coronel Mauro Cid por abuso do direito ao silêncio na CPI dos Atos Golpistas.


O juiz Antonio Claudio Macedo da Silva, da 10ª Vara, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal que não viu indícios de crime na conduta do militar. O magistrado afirmou que assistiu ao depoimento e que considerou que houve um verdadeiro abuso de autoridade por parte de membros da aludida CPMI. Silva chamou a sessão de "teatro político".


Mauro Cid prestou depoimento à CPI no dia 11 de julho, mas fez uso ao direito ao silêncio mais de 40 vezes e não respondeu perguntas feitas pelos parlamentes por mais de sete horas.


Se recusou, inclusive, a responder questionamentos básicos – por exemplo, informar a própria idade. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal permitia que o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro não respondesse perguntas que o pudessem incriminar. Não o livrava, no entanto, de responder a outras questões que tivesse conhecimento.


Mauro Cid foi chamado a depor após a Polícia Federal encontrar em seu celular mensagens com tom golpista. O militar e o coronel do exército Lawand Júnior falavam sobre uma possível decretação de intervenção militar contra a posse do presidente Lula.


Durante os debates ao longo do depoimento, parlamentares da CPI questionaram a postura do ex-ajudante de ordens e o presidente do colegiado, deputado Arthur Maia ( União Brasil), disse que tomaria as medidas cabíveis.


Após acionar a Polícia Legislativa para analisar o caso, a CPI decidiu pela representação contra Mauro Cid por abuso do direito ao silêncio ao calar a verdade como testemunha.


Na decisão, o juiz disse que "o que se assistiu naquela sessão foi um teatro político, no qual forças políticas antagônicas, ao invés de apurar as causas e origens dos lamentáveis fatos ocorridos no dia 8 de janeiro do corrente ano, buscavam, em verdade, prolongar a polarização política que permeou as eleições presidenciais de 2022, a qual - a polarização - fez tanto mal à sociedade brasileira".



"Em vários momentos, houve, ao sentir deste Magistrado, um verdadeiro abuso de autoridade por parte de membros da aludida CPMI, os quais ameaçavam abertamente o tenente-coronel Mauro Cid de que iriam intimar sua esposa para depor na CPMI, mantendo-se o representado em um equilíbrio admirável para quem está preso há tanto tempo e sob intensa pressão psicológica", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes determina suspensão de processos sobre 'revisão da vida toda' do INSS


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todos os processos na Justiça sobre a chamada "revisão da vida toda" das aposentadorias.


Segundo a decisão, os processos sobre o tema nas instâncias inferiores do Judiciário deverão permanecer suspensos até o julgamento de um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra a decisão do STF.


O STF havia decidido, em dezembro passado, que todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm direito à medida.


A análise do recurso na Corte está prevista para ocorrer entre os dias 11 e 21 de agosto, no plenário virtual.



A "revisão da vida toda" abre a possibilidade de aplicar regra mais vantajosa para segurados da Previdência no cálculo dos seus benefícios.


O mecanismo é um novo cálculo da média salarial da aposentadoria, que considera todos os salários do trabalhador — mesmo os anteriores a julho de 1994 feitos em outras moedas, como o cruzeiro real e o cruzeiro.


Com isso, a revisão pode, na prática, mudar valores dos benefícios.


Ao justificar a paralisação das ações, o ministro argumentou que tribunais têm determinado a "implantação imediata da revisão" sem aguardar o trânsito em julgado — ou seja, a conclusão definitiva do processo no STF.


"É prudente que seja determinada a suspensão dos processos que tramitam nas instância de origem até a decisão definitiva destes declaratórios", escreveu.

"O relevante impacto social impõe que a tese de repercussão geral seja aplicada sob condições claras e definidas", completou.


Recursos

A decisão do ministro atende a um pedido feito pelo INSS em março deste ano.


A instituição responsável pelos benefícios de aposentadoria afirmou que a medida era necessária para se definir o número de benefícios a serem analisados, estimar o impacto financeiro, e analisar as condições para implementar a decisão e apresentar um cronograma para isso.



Em outra frente, a Defensoria Pública da União (DPU) pediu à Corte para que assegure que o que foi definido pelo tribunal em julgamento no ano passado seja efetivamente cumprido.


A DPU quer que o tribunal crie um grupo para debater soluções para que a decisão seja executada e o benefício chegue a quem tem direito.


Esta ação tem como relator o ministro Gilmar Mendes, que pediu informações ao INSS sobre a execução do que foi fixado pelo tribunal.


Fonte: g1

Leia Mais ››