sexta-feira, maio 24, 2013

Enem 2013 já tem mais de 5,1 milhões de candidatos, diz MEC


Site traz o passo a passo para a inscrição no Enem 2013 (Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação afirmou que, até as 18h15 desta sexta-feira (24), 5.199.918 pessoas já haviam feito sua inscrição na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período de inscrições foi aberto no dia 13 e termina às 23h59 da próxima segunda-feira (27).
Segundo o MEC, o prazo de inscrições não será prorrogado. O ministério ainda sugeriu que os candidatos aproveitem o fim de semana para se inscrever, e não deixar a tarefa para o último dia.
Após o encerrramento das inscrições, o pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até o dia 29. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.
De acordo com o ministério, São Paulo já tem 809.608 inscritos no Enem 2013. O segundo estado com o maior número de inscrições é Minas Gerais, com 564.401, seguido do Ceará, com 393.454, do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos, e da Bahia tem 377.759 inscritos.
O MEC colocou no ar um site com o passo a passo para ajudar o candidato fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). O endereço do site é www.enem.inep.gov.br. Nele também é possível acessar o link para a página de inscrição.

O passo a passo mostra como a inscrição deve ser feita e traz informações importantes, como a de que o Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, por via postal, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição; como encontrar no sistema a escola onde fez o ensino médio; e de que o estudante deverá guardar o número de inscrição para acessar o sistema futuramente.
No balanço divulgado pelo MEC às 18h30 da segunda-feira, o Enem já computava  472.495 inscrições. No ano passado, no primeiro dia de inscrições, até as 20h20, foram contabilizadas 512.029 inscrições.
"O sistema está funcionando muito bem, todos os testes foram feitos para que o estudante tenha muita tranquilidade neste período de inscrição. O estudante não precisa pressa, o sistema está respondendo bem", diz Costa, em entrevista à rede de comunicadores, programa interno da assessoria de imprensa do Ministério da Educação.
O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.
Como se inscrever
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova, além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).
Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O comprovante da inscrição estará disponível no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)

As provas
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado).
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Carta achada em casa de suspeita de ataques será examinada em SC


VALE ESTA Carta facção criminosa encontrada em Criciúma após ataque em ônibus (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil encontrou uma carta assinada por duas facções criminosas na casa da mulher presa na manhã desta sexta-feira (24) em Criciúma, Sul de Santa Catarina, suspeita de ser a mandante do ataque a um ônibus na cidade na noite de quarta (22). Na casa ainda foi preso um jovem de dezoito anos. A carta contendo ameaças será encaminhada para análise no Instituto Geral de Perícias (IGP).

Em depoimento, a suspeita negou envolvimento com a organização criminosa e disse que desconhecia o bilhete. A Polícia Civil informou que até o início da próxima semana, o documento vai passar por exame grafotécnico no IGP com os dois suspeitos para saber se foram eles mesmo que escreveram.

Supostamente assinada por duas facções criminosas, uma de Santa Catarina, e outra de São Paulo, a carta contém ameaças à polícia e justifica o motivo dos ataques no Estado.
De acordo com o delegado André Milanese, a mulher já tinha mandado de prisão preventiva, suspeita de ser mandante de um homicídio. Ela é casada com um presidiário, condenado por assalto.
O delegado informou ainda que rapaz de 18 anos, preso junto com a suspeita, confessou que havia ateado fogo no ônibus. O jovem disse que praticou o atentado sozinho, mas a polícia não confirma a veracidade da informação, já que testemunhas contaram que seis pessoas armadas entram no coletivo e começaram o incêndio.

Além disso, o rapaz contou que a motivação para o crime seria uma represália por ter sido agredido pela polícia, mas o delegado não acredita que seja verdade.
Os dois suspeitos estão presos na delegacia da cidade, mas devem ser transferidos para o Presídio Regional de Criciúma.
Entenda o caso

Desde a manhã de segunda-feira (20), Santa Catarina enfrenta uma terceira onda de atentados. O primeiro foi em São José, quando dois homens incendiaram um ônibus coletivo e entregaram dois DVDs gravados no Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara. Os DVDs contêm cerca de seis minutos de gravação.
Na terça-feira (21), criminosos atiraram contra a Câmara de Vereadores de Itajaí. Na madrugada de quarta (22), uma caminhonete pegou fogo no Morro do Avaí, em São José. Ambos os casos não foram relacionados pela polícia como relacionados a facção criminosa.
Na manhã de quinta-feira (23), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 32 anos suspeito de colocar fogo em uma moto roubada em Gaspar, no Vale do Itajaí. Segundo a entidade, a ocorrência foi por volta das 20h de quarta-feira (22) no bairro Bela Vista. De acordo com a PM, o suspeito afirmou à polícia que traficantes de uma facção criminosa pediram para que ele ateasse fogo na moto em troca de crack.
Na noite de quarta-feira (22), um ônibus foi incendiado no bairro Progresso, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. A polícia não confirma relação com a facção criminosa que vem agindo no estado.
Em Joinville, no Norte do estado, um ônibus coletivo foi incendiado no bairro Bom Retiro na noite de quinta-feira (23) . De acordo com a Polícia Militar da cidade, três jovens entraram no ônibus, mandaram que todos os ocupantes saíssem e atearam fogo. A PM está investigando o crime para saber se está relacionado com a facção criminosa envolvidas nas duas primeiras ondas de violência no estado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após testar prótese, ciclista da Paulista sonha com braço tatuado


David testa a mão biônica, que deve receber em 30 dias (Foto: Luana Eid / G1)

O ciclista que foi atropelado na Avenida Paulista e perdeu o braço fez na manhã desta sexta-feira (24), em Sorocaba (SP), o primeiro teste para a prótese que vai receber. David dos Santos Souza, de 21 anos, ganhou a adaptação biônica de um empresário da cidade e que deve ficar pronta em 30 dias. 
"Vai ter tatuagem, né?", questionou David, logo que chegou à clínica. "Vou malhar tríceps ou bíceps? Tem mais testes? Pra eu cansar vai o dia inteiro". Foi assim, com piadas sobre a própria condição, que David demonstrou que o acidente não o abalou. É esse comportamento que faz com que os fisioterapeutas acreditem no sucesso da adaptação à prótese. "Ele vai conseguir aproveitar a prótese em 100% e é por causa da cabeça dele", comentou o fisioterapeuta Anderson Nolé.
Os fisioterapeutas tiraram moldes para a fabricação da prótese, que vai contar com um cotovelo com comando cerebral e mão biônica controlada pelo bíceps e pelo tríceps. O custo da prótese - a mais moderna disponível no mercado - é de R$ 320 mil. Nelson Nolé, dono da clínica, doou a adaptação a David, além de todo o acompanhamento. "Tudo será revestido por uma luva totalmente tatuada", revelou Anderson Nolé, que vai atender ao pedido do ciclista.

A prótese vai ajudar David em sua nova rotina. Em meio a fisioterapia, aulas e cursos, o jovem conta que a rotina já é outra. "Minha vida está até mais agitada. A semana passa voando. Essa fase de aprendizagem não está difícil, não. Tem gente muito pior do que eu", comentou o rapaz, que anda dispensando cursos de inglês e de desenho por falta de tempo. Ele faz aulas semanais de sertanejo universitário, vai à escola e às sessões de fisioterapia que duram o dia inteiro. "Semana passada eu andei de bicicleta de Diadema a Guarapiranga", contou, surpreso com o próprio desempenho.
David vai começar na próxima segunda-feira (27) um curso de brigadista e socorrista. Assim que terminar já tem emprego garantido. "Vou dar aulas de primeiros-socorros. Quero ensinar as pessoas a socorrer e a agir em casos como o meu, de atropelamento", relata. Com o dinheiro que ganhar, ele planeja fazer faculdade de engenharia civil.

A mãe de David, Antonia Ferreira dos Santos, abandonou o emprego para acompanhar a nova rotina do jovem. "Vou com ele para todos os lugares. Ele até deve enjoar de mim. Só dou sossego quando ele vai na escola ou no baile", conta a mãe, que está admirada com a força de David. "Quando eu entrei no hospital e o vi todo enfaixado, a primeira coisa que ouvi dele é o que me dá forças até hoje. 'Mãe, se fossem os dois braços isso não iria me abater. Imagina um só'. Eu fui para apoiá-lo e quem me apoiou foi ele", conta a mãe, orgulhosa da superação do filho. Ela garante que a felicidade de David hoje é maior do que a da época do acidente.
Sobre a mobilização de pessoas dispostas a ajudar, Antonia se diz muito feliz. "Eu nunca teria condições de dar a ele tudo o que estão oferecendo. Nós dispensamos cursos de inglês, por exemplo, por falta de tempo. Isso me deixa muito emocionada", declara a mãe.
Incentivo
Quando viu o caso de David pela TV, o empresário Amadeu Alexandre Gomes resolveu procurar a clínica em Sorocaba. Ele perdeu o braço em um acidente de empilhadeira. "Eu ainda estava hospitalizado quando vi a matéria sobre ele. É um grande exemplo de superação, principalmente por ele ter perdoado o motorista que o atropelou", conta Amadeu, que agendou sua vinda de Minas Gerais para Sorocaba para, além de buscar sua prótese, conhecer o rapaz.

David trocou experiências com paciente que foi buscar uma prótese (Foto: Luana Eid / G1)

David trocou experiências com Amadeu e, mantendo o bom humor, brincou com a situação. "Agora eu sei como vai ser o meu aperto de mão", disse David, ao cumprimentar o novo amigo. Nelson Nolé é o dono da clínica e conta que o caso de David vai servir de inspiração para outros pacientes. "O caso dele teve repercussão nacional pela brutalidade do acidente. Devolver o sorriso a ele é o que nos deixa feliz. Ele merece", disse Nelson.

Os fisioterapeutas tiraram o molde para a confecção da prótese (Foto: Luana Eid / G1)Os fisioterapeutas tiraram o molde para a
confecção da prótese (Foto: Luana Eid / G1)
Fase de adaptação
Depois que a prótese estiver pronta, David deve passar de três a quatro dias em Sorocaba para sessões intensivas de fisioterapias. Todos os custos serão bancados pela clínica.
"Nós só entregamos uma prótese ao paciente depois que ele estiver em condições de usar e com ele não vai ser diferente. Vamos dar todo o apoio", comentou Nelson Nolé Filho, um dos fisioterapeuras da clínica.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista sobrevive a ataque de cobra gigante em Zâmbia


Kelvin Katoka se recupera no Hospital Central de Kitwe após ataque de cobra (Foto: AFP)

Um motorista de 25 anos sobreviveu após ser atacado por uma cobra píton gigante em Zâmbia. O ataque aconteceu no dia 27 de abril, quando Kelvin Katoka trabalhava em uma mina de cobre no noroeste do país.
Durante o ataque, Katoka conseguiu morder a cobra. Ele contou que o animal se enrolou em seu corpo e foi necessária uma intensa luta para se livrar da cobra. Nesta quinta-feira (23), o motorista permanecia internado no Hospital Central de Kitwe se recuperando do ataque.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rei Ricardo 3º foi enterrado às pressas e com as mãos amarradas



Pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, revelaram nesta sexta-feira (24) detalhes do sepultamento do rei Ricardo 3º, cujo esqueleto foi encontrado em fevereiro passado sob um estacionamento da cidade britânica.

O último rei da casa Plantagenet foi enterrado com as mãos amarradas e colocado às pressas em uma vala mal preparada, descreve o artigo publicado na revista especializada Antique. Ricardo 3º governou a Inglatterra apenas por dois anos e morreu em 1485 durante a batalha de Bosworth Field, que encerrou a Guerra das Rosas.

As escavações arqueológicas mostraram que o corpo foi colocado diretamente no buraco, sem vestes nem caixão, em uma posição nada convencional. Ele foi acomodado de lado, e não de forma centralizada, o que fez o torso do monarca ficar "espremido" em um dos cantos.

Além disso, a cova era pequena para o corpo de Ricardo 3º e ficava mais estreita no fim, deixando pouco espaço para os pés. A disposição estranha dos restos mortais indicou, também, que alguém já estava dentro da sepulcro para receber o morto.

O arqueólogo Richard Buckley, que liderou o estudo, afirmou que essas evidências demostram que "os coveiros estavam com pressa para enterrar o corpo – ou não tinham nenhum respeito pelo falecido".

A busca pelo túmulo perdido de Ricardo 3º começou em agosto de 2012, em um projeto audacioso liderado por arqueólogos da Universidade, em colaboração com a Sociedade Ricardo 3º e a prefeitura de Leicester.

Alguns textos indicavam que seu corpo, até então nunca encontrado, teria sido sepultado com pouca pompa na igreja de Greyfriars, uma capela franciscana destruída no século 16.

A escavação feita pela equipe da Universidade em 2012 não só descobriu o convento preservado debaixo de um estacionamento no centro da cidade, mas, também, um esqueleto com uma curvatura na coluna vertebral e cheio de cicatrizes, similares as agressões letais que o rei sofreu no campo de batalha.

Após uma bateria de testes e análises de DNA, os especialistas da Universidade anunciaram em fevereiro passado que os restos mortais encontrados eram do monarca. 

William Shakespeare imortalizou Ricardo 3º como um tirano corcunda que matou os dois sobrinhos que impediam seu acesso ao trono da Inglaterra, entrando, assim, para a história com uma péssima reputação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe de moça morta com 25 facadas pelo marido é presa



Célia Forti de 46 anos foi presa no fim da manhã desta sexta-feira (24) pela Polícia Civil de Apucarana.

A mulher que teve a prisão preventiva decretada a pedido do Ministério Público estava em uma residência na Rua Uru, na cidade de Arapongas. Ela é acusada de ter participado do planejamento do assassinato da própria filha Jéssica Carline Ananias da Costa, 22 anos, morta com 25 golpes de faca no último dia 9.

De acordo com informações do site TNOnline, ela teria participado do planejamento do crime junto com seu genro, Bruno José da Costa de 26 anos, o qual ela mantinha um  relacionamento amoroso há quatro anos. Ambos estariam planejando o assassinato desde o início de maio, mas Célia negou a participação.

Bruno teria simulado um roubo na residência do casal para parecer que a mulher teria sido morta por assaltantes.

Ainda de acordo com a polícia Bruno teria informado a Célia que simularia um latrocínio para matar a esposa. Recentemente Célia tentou suicídio cortando os pulsos.

Ela foi levada para a 17ª Subdivisão Policial de Apucarana.

Bruno José da Costa e outro rapaz envolvido no crime estão presos. Um quarto jovem que deu carona para Bruno quando ele foi abandonar o carro teve a prisão revogada e foi colocado em liberdade ontem (23).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça Federal condena ex-prefeito de Elói de Souza


Sentença da Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou o ex-prefeito de Elói de Souza Adilson de Oliveira Pereira por desvio de recursos públicos a partir de convênio firmado com o Ministério da Saúde. A decisão foi proferida, em audiência, pelo Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal.

O ex-gestor foi condenado a quatro anos, 10 meses e 10 dias de reclusão, que deverá ser cumprida em regime semiaberto, e ainda a pagar R$ 68.698,00 como ressarcimento aos cofres públicos, além dos juros que incidirão sobre esse valor.

O Juiz Federal Walter Nunes julgou procedente a acusação de desvio de recursos públicos. Segundo a denúncia, impetrada no ano passado pelo Ministério Público Federal, Adilson de Oliveira Pereira assinou, no ano de 2001, quando atuava como prefeito de Elói de Souza, convênio no valor de R$ 157.025,58 para construção de unidades básicas de saúde e aquisição de equipamentos para a rede pública.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

RN ganha nova emissora de TV


A nova emissora de televisão do Rio Grande do Norte – a TV Metropolitano, a primeira de Parnamirim – entra no ar no próximo dia 15 de junho. A nova emissora será afiliada da RBTV (Rede Brasil de Televisão), grupo de comunicação que cresce ao ritmo do País.

Nos dois últimos anos, a RBTV ampliou sua cobertura de rede para mais de 500 municípios, alcançando 20 milhões de lares, abraçados em canal aberto UHF e VHF, além dos canais a cabo espalhados por todas as regiões do território nacional, o que assegura pluralidade à Rede Brasil de Televisão.

Agora, através da TV Metropolitano, a RBTV chega ao Rio Grande do Norte como novidade para o telespectador durante 24 horas no ar. O sinal será emitido através do Canal 30 da Cabo Telecom.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Agentes da Defur recapturam foragido da Mario Negocio em Mossoró


Agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró, sob o comando do Bacharel Luiz Fernando, recapturaram no final da manhã de sexta feira 24 de Maio de 2013, um foragido da Penitenciaria Agrícola Mario Negocio de Mossoró.

Railson Jota da Silva, 24 anos de idade morador Rua Edson Gomes da Silva no bairro Dom Jaime Câmara, no alto de São Manoel, foi detido na casa de seu pai no Projeto de Assentamento Cordão de Sombras, zona rural do Município. O acusado tem passagem por delegacia acusado de assalto a mão armada e estava foragido há 9 meses.

Histórico:

Railson foi baleado e detido no dia 30 de junho de 2011, depois de praticar um assalto tipo saidinha de Banco e trocar tiros com policiais da Rocam no bairro doze anos. O funcionário de um posto de combustível, foi atingido por bala perdida, durante a troca de tiros entre o grupo de Railson e a Rocam.

Railson Jota da Silva, foi condenado a oito anos e 7 dias de prisão no complexo penal Mario Negocio. Ele cumpriu um ano e seis meses no regime fechado e quando recebeu o beneficio da progressão de regime, fugiu do semiaberto. Railson disse que desde que fugiu, há nove meses, que estava morando com seu pai, em Cordão de Sombras.

Na manhã de hoje, os agentes da Especializada localizaram na residencia do pai de Railson um revolver municiado e uma espingarda tipo bate bucha. Railson e o pai foram conduzidos para a delegacia e entregues ao Delegado de Plantão.






Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Rocam prende um dos envolvidos no assalto a Agencia dos Correios de Grossos


Policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, Rocam de Mossoró prenderam no final da manhã de sexta feira 24 de Maio de 2013, um dos acusados de assaltar a agencia dos correios da cidade de Grossos, na manhã de hoje, de onde levaram cerca de 30 mil reais.

Dois indivíduos em uma motocicleta, invadiram a agencia e levaram todo o dinheiro que seria destinado ao pagamento dos aposentados do INSS. Ele recebiam o apoio de outra pessoa em um veiculo tipo corsa de cor verde que teve a placa anotada e passada para a Policia.

O veiculo pertence a “João Paulo Fernandes” de 28 anos de idade, residente no bairro Bom Jardim e foi localizado pelos policiais em uma residencia na localidade de Gangorra, município de Grossos. João Paulo estava deitado, na casa e não reagiu a voz de prisão. Ele confessou participação na ação criminosa e entregou o valor recebido dos acusados, cerca de 500 reais.

João disse ainda que tinha conhecido os outros envolvidos em um bebedeira na cidade de Tibau e que os mesmos moram na cidade de Icapuí no estado do Ceará. Policiais da Cidade de Tibau e Grossos, juntamente o Grupo Tático Operacional e Força Tática, ainda realiza buscas na tentativa de localizar e prender os demais acusados.

João Paulo Fernandes foi conduzido para a Delegacia da Policia Federal. Ele poderá ser responsabilizado pelos crimes do roubo e formação de quadrilha. O veiculo também foi apreendido e levado para a Policia Federal.

A operação foi coordenada pelo Major Correia Lima, com os policiais da Rocam, Cb Miguel, Sd's Jucenário e Renato.





Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

AGENTES DA DEFUR RECAPTURAM FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA AGRICOLA "DR. MÁRIO NEGÓCIO"


Após receberem denuncias anônimas,que no Sitio Cordão de Sombra 1 na zona rural de Mossoró se encontrava um foragido da PAMN uma equipe de agentes da  DEFUR (delegacia de roubos e furtos) Sob o comando do Delegado Dr Luiz Fernando se deslocaram ate aquela localidade por volta do meio dia de hoje 24 de maio de 2013 sexta feira.
Chegando no referido local foi encontrado o foragido identificado como Railson J.da Silva que se evadiu da unidade prisional a cerca de oito meses onde estava cumprindo pena condenado no artigo 157"ROUBO". O mesmo ao avistar a polícia tentou se evadir mais não logrou exito e acabou preso.
Em revista na residência onde o mesmo se encontrava os agentes localizaram um revolver calibre 38 com seis munições intactas e uma espingarda tipo bate bucha,por esse motivo o pai do mesmo o Sr.João Maria da Silva foi conduzido com o filho para a DP de plantão para prestar esclarecimentos.
Ainda de acordo com a polícia o mesmo e suspeito de assaltos na região e espera que com a divulgação das imagens apareçam supostas vítimas do meliante.






Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia confirma participação de ex-PM em homicídio em Natal


Operação policial é realizada no RN nesta sexta-feira (24) (Foto: Igor Jácome/G1)
A Delegacia Geral de Polícia do Rio Grande do Norte realizou uma entrevista coletiva à imprensa no final da manhã desta quinta-feira (24) para dar informações acerca da Operação Nêmesis, deflagrada às 5h, que cumpriu dois mandados de prisão e outros nove de busca.  A operação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Homicídios de Natal (Dehom). De acordo com a delegada Carla Viviane, duas pessoas foram presas suspeitas de participação no homicídio do bugueiro José Gomes Timbira, morto em frente de casa no dia 13 de maio de 2012, Dia das Mães. 
Ainda segundo a delegada, o alvo principal da operação foi o ex-policial militar Márcio André de Souza, que é o suspeito de ter assassinado José Gomes. O outro preso, segundo Carla, dirigia o veículo utilizado para fuga de Márcio André. “O sobrinho de José Gomes Timbira havia sido assassinado em um duplo homicídio ocorrido em Macaíba em 2010. A família Timbira é bem conhecida por vingar a morte dos seus. Tentaram matar Márcio André, mas ele sobreviveu e contra-atacou assassinando o José Gomes Timbira”, contou a delegada.
As prisões aconteceram nos bairros das Quintas e Cidade da Esperança. As buscas foram realizadas em residências utilizadas pelo suspeito, inclusive no interior do estado. Um revólver calíbre 38 foi apreendido na casa de Márcio André. A arma foi adulterada para também receber munição 357 Magno, de uso restrito.

Revólver adulterado foi apreendido na casa de ex-policial suspeito de homicídio (Foto: Igor Jácome/G1)Revólver foi apreendido na casa de ex-policial
suspeito de homicídio (Foto: Igor Jácome/G1)
Outros detalhes não puderam ser esclarecidos porque, de acordo com os investigadores, a investigação ocorre em segredo. Apesar de ser investigado por outros crimes, os delegados não confirmam a participação de André em grupos de extermínio. “Ele tem envolvimento com outros policiais suspeitos de formação de grupo de extermínio. Mas não podemos dizer se ele faz parte desse grupo. Esse também não foi o alvo dessa operação”, revelou o delegado Brasil Laerte Jardim Brasil, titular da Dehom. De acordo com os delegados, também existe a informação de que o ex-PM comanda o tráfico de drogas no bairro das Quintas.
De acordo com o delegado Laerte Brasil, a operação contou com participação da Delegacia Especializada de Assistência ao Turista (Deatur), Delegacia de Narcóticos (Denarc) e Delegacia Especial de Furtos e Roubos (Defur), além das Delegacias de Pedro Velho, Nísia Floresta e Extremoz. A Polícia Militar também deu apoio, com os Batalhão de Choque (BPChoque) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope).
“É importante que as pessoas denunciem os crimes, para que eles possam ser combatidos”, colocou o delegado Laerte. O telefone para denúncias da Dehom é o 3232-0320.
Outras Operações
O delegado-geral Ricardo Sérgio de Oliveira, que toma posse do do cargo nesta sexta, disse que operações como essa serão mais comuns. “Nós estamos com várias investigações em andamento que vão resultar em operações como esta. Certamente contaremos com o apoio da Polícia Militar”, afirmou. "Ainda não podemos adiantar nada para não atrapalhar as investigações", concluiu o novo titular da Degepol.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Enfermeira do RN viaja o mundo para ajudar crianças com deformidades


A enfermeira Sílvia Nacth foi a diversos países com a ONG Operação Sorriso (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal)
Há seis anos a enfermeira Silvia Natch começou a dividir o trabalho de salvar vítimas socorridas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Grande Natal com uma causa mundial. Voluntária da Operação Sorriso, Organização Não Governamental norte-americana dedicada à causa das crianças com deformidades faciais, a enfermeira ajuda pacientes a conseguir cirurgias de reconstrução facial por todo o mundo. Com 30 missões no currículo, Silvia recebeu da ONG um prêmio entregue aos voluntários mais inspiradores da equipe.
Da primeira missão em 2007, na cidade de Barbalha, Ceará, nasceu uma certeza. “Percebi que podia usar minha profissão para algo positivo. Trazer crianças que não são aceitas pela sociedade para uma situação de inclusão. Transformar exclusão em inclusão”, afirma Silvia. De acordo com a enfermeira, a cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no mundo. Normalmente elas não chegam ao primeiro ano de vida.

A maioria dos casos é de fissura lábio-palatina, uma abertura na região do lábio ocasionada por má formação facial. “As crianças têm dificuldade para falar, comer, crescer e sorrir”, explica. Silvia conta que a cirurgia para reconstrução é simples, mas muitas pessoas não têm conhecimento sobre como conseguir. É aí que entra a Operação Sorriso.

Sílvia trabalha no Samu Metropolitano há nove anos (Foto: Felipe Gibson/G1)Sílvia trabalha no Samu Metropolitano
há nove anos (Foto: Felipe Gibson/G1)
A experiência também trouxe aprendizados importantes para o trabalho no Samu. “O que posso trazer é mostrar às pessoas que o trabalho em equipe transforma realidades. Tudo é possível”, conta. Para Cecília Karla Picinin, coordenadora do Samu Metropolitano, a enfermeira é um exemplo. “Os profissionais do Samu já têm o compromisso com a ajuda. Em oportunidades como essa, ela se destaca”, elogia.

No aguardo da próxima missão, no Paraguai, a enfermeira já foi a diversos países, como Filipinas, Indonésia, entre outros. Mas foi no Brasil que uma missão lhe marcou. “Em Santarém, no Pará, existe uma tribo de índios com grande incidência de deformidade facial. Antigamente os índios enterravam as crianças vivas por considerá-las impuras”, relata Silvia. Após a ida da Operação Sorriso à tribo, Silvia ressalta que muitas crianças foram recuperadas e reincluídas na aldeia. (o vídeo a seguir mostra o caso de uma criança atendida pela Operação Sorriso no Ceará).


Mesmo com o currículo de países visitados, Silvia ainda guarda um desejo. “Trabalhar na África. Já estou inscrito em uma missão para o Quênia”, revela. Outro desafio é promover uma missão em Natal. “Precisamos de apoio público, empresas patrocinadoras e voluntários locais. Aí sim você consegue viabilizar um programa como esse. É meu próximo desafio”, reforça.

Família de voluntários
A enfermeira lembra que o exemplo de voluntariado veio de casa. Os dois filhos de Silvia faziam trabalhos voluntários antes dela. “Minha filha construía casas para vítimas de desastres quando estudava nos Estados Unidos e meu filho tocava violão para crianças ainda pequeno”, ressalta.

Atualmente os dois trabalham com a mãe na Operação Sorriso. A corrente promete ser passada também para os dois netos. “É importante crescer sabendo que você tem potencial para mudar o mundo”, diz.
Premiação
Lucy Naivasha Kabii, enfermeira do Quênia que morreu de malária há três anos dá o nome ao prêmio internacional recebido por Silvia. A premiação é concedida pela ONG Operação Sorriso para voluntários que se destacaram na prestação de serviços humanitários.

A enfermeira foi eleita entre os mais de 14 mil voluntários dos 60 países onde a organização atua. A cerimônia aconteceu no estado da Virgínia, Estados Unidos. Apesar de não poder comparecer, a enfermeira enviou uma declaração para ser lida na cerimônia.

A cada três minutos uma criança nasce com fissura lábio-palatina no mundo (Foto: Cedida/Arquivo Pessoal)

A notícia do prêmio ela recebeu em um telefonema da enfermeira americana que chefia a Operação Sorriso nos Estados Unidos. “Ela me disse ‘você hoje representa o espírito da Lucy e inspira as pessoas a trabalhar cada vez maior com sorrisos nos lábios’”, lembra.

A Operação Sorriso ou Operation Smile, como é conhecida fora do Brasil, é uma ONG nascida no estado da Virgínia, Estados Unidos. A organização foi criada em 1982 por Bill e Kathy Magee, que participaram de uma missão nas Filipinas para realizar trabalhos com crianças que possuíam deficiência nos lábios. (Confira a seguir o vídeo promocional da Operação Sorriso)


Acidente despertou enfermeira
Silvia se interessou pela Operação Sorriso em 2006, quando viu voluntários da organização trabalhando no hospital Maria Alice Fernandes, zona Norte de Natal. "Me interessei, mas era muito difícil fazer o cadastro nacional e internacional", ressalta. Um mês após descobrir a ONG, um acidente grave estimulou ainda mais a enfermeira.

Era noite de Natal quando o carro que levava a família de Silvia para o Ceará, estado de origem da enfermeira, capotou na estrada entre as cidades de Mossoró, na região Oeste potiguar e Aracati, no interior cearense. Ainda desacordada, Silvia não sabia, mas acabara de sofrer uma lesão grave na coluna. A noite de Natal acabou no hospital.

Foram doze pinos colocados na coluna e uma pergunta que mudou a vida da enfermeira desde então: “O que eu teria feito na minha vida se eu morresse hoje?”, recorda a voluntária.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Família enterra mulher morta durante ritual de magia negra em Natal


Corpo de Edilma foi enterrado na manhã desta sexta (24) no Cemitério Bom Pastor, em Natal (Foto: Edmilson Santos/G1)
Foi enterrado na manhã desta sexta-feira (24), no Cemitério Público Bom Pastor, na zona Oste de Natal, o corpo da comerciante Edilma Dantas de Souza, de 41 anos, vítima de um ritual de magia negra. Aproximadamente 30 pessoas, entre parentes e amigos, compareceram ao sepultamento. Durante o velório, o caixão permaneceu o tempo inteiro fechado. Edilma foi vista com vida pela última vez no dia 1º de abril. O corpo dela foi encontrado na terça-feira passada (21), enterrado no quintal de uma casa no loteamento Jardim Progresso, zona Norte da cidade. Três suspeitos de terem participado do ritual estão presos. Dois negam.  

“Tudo o que nos resta é pedir justiça, punição para quem fez isso com ela”, disse Edna Dantas, irmã da vítima. De acordo com  o delegado Ben-Hur Medeiros, responsável pelo caso, Edilma foi morta no dia em que saiu de casa dizendo que iria se encontrar com um conhecido. Ao chegar na residência deste conhecido, outros dois homens já estariam à espera dela. “Eles deram um bebida que a deixou entorpecida. Depois a amarraram e tiraram sua roupa. Em seguida, mataram um bode e jogaram o sangue do animal por cima do corpo dela. Então a estrangularam até a morte e por fim a enterraram", afirmou o delegado.
A Delegacia Especializada em Capturas do Rio Grande do Norte confirmou que investiga outros três casos de morte em rituais de magia negra no estado. Os crimes teriam ocorrido em Natal, Macau e São Miguel do Gostoso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Exército recebe tanques de defesa antiaérea para Copa das Confederações


Tanque alemão Gepard, de artilharia antiaérea
O Exército Brasileiro recebeu nesta semana 10 tanques alemães Gepard (ou guepardo em português), de artilharia antiaérea, para serem usados durante a abertura e o encerramento da Copa das Confederações em Brasília e no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 30 de junho.

Seis foram transportados na madrugada de ontem para o Parque Regional de Manutenção da Força, em Magalhães Bastos, zona oeste carioca. Outros quatro veículos chegarão na noite desta quinta-feira ao local. Eles serão deslocados do Porto do Rio, por volta das 22h.

Segundo o tenente coronel Robson Novaes - gerente operacional do projeto de Defesa Antiaérea do Gepard, os carros blindados foram comprados por R$ 70 milhões - sendo cerca de R$ 2 milhões cada. Eles não são novos. Já foram usados pelas tropas alemãs, mas passaram por manutenção completa em 2005 e 2006.

Esses são os primeiros tanques blindados operacionais de defesa antiaérea do país. O Brasil não tinha esta tecnologia, que é uma exigência da Fifa para a Copa do Mundo.

Entre os dias 3 e 7 de junho, no CAEx (Centro de Avaliação do Exército), na Restinga da Marambaia, em Barra de Guaratiba, zona oeste, ocorrerão os testes de tiro técnico. Aprovados, quatro tanques seguirão para Brasília, onde ocorrerá a abertura da Copa das Confederações. Os outros quatro permanecerão no Rio de Janeiro para o encerramento do evento. Os outros dois veículos servem para instrução e trabalho de manutenção.

"Os tanques não ficarão aos olhos do público. Eles estarão posicionados em pontos estratégicos, próximo aos estádios", disse Novaes à Folha.

No total, o Brasil comprou da Alemanha 34 tanques Gepard e cerca de 450 mil munições. O valor das munições, no entanto, não foi divulgado pelo Exército. O restante da frota deve ser entregue em 2014 e 2015.

De acordo com Novaes, a previsão é que os tanques sejam enviados nos próximos anos à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e à 6a Brigada de Infantaria Blindada do Exército, no Rio Grande do Sul e Paraná.

Os blindados também devem ser usados na Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016.

Os veículos comprados são capazes de abater mísseis, aviões, helicópteros ou drones (aviões teleguiados) suspeitos a até 5 km de alcance.

A fabricante informa que eles atingem alvos de até 5,5 km de altura, mas, no Brasil, serão usados em baixa altitude (até 3 km).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Goleiro Bruno vai trabalhar em fábrica de vassouras em penitenciária de Minas Gerais


O goleiro Bruno Fernandes, condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio, vai começar a trabalhar em uma fábrica de vassouras instalada dentro da penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, localizada na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o jogador havia sido capacitado para a função e vai produzir vassouras derivadas de garrafas PET (plástico). O produto final é usado exclusivamente na limpeza da penitenciária.

Bruno não receberá pagamento pelo trabalho, mas poderá deduzir um dia da sua pena a cada três dias trabalhados. O horário da nova função do goleiro será das 8h30 às 15h30.

Nesta quinta-feira (23), o ex-jogador do Flamengo teve o direito ao banho de sol diário restabelecido, e a visitas a partir do próximo fim de semana, depois de cumprir punição imposta por desentendimento com dois outros presos na lavanderia onde trabalhava.

Ele foi suspenso por 30 dias em razão de ter feito ameaças verbais aos presos e a um agente penitenciário, de acordo com a Seds. Bruno foi penalizado após decisão da Comissão Disciplinar Interna da penitenciária, formada por diretores, psicólogos, assistentes sociais e um assistente técnico jurídico da unidade prisional.

O goleiro desenvolvia suas atividades nesse setor para ter direito apenas ao benefício da redução da pena, sem remuneração.

Passou mal
No último domingo (19), Bruno passou mal após a ingestão de dois comprimidos de medicamentos, não prescritos para ele, dentro da sua cela. Ele precisou ser atendido na enfermaria da unidade prisional, mas foi liberado em seguida e passa bem, de acordo com a Seds.

Um procedimento interno para investigar as circunstâncias nas quais os medicamentos (Clonazepam e Diazepam) chegaram até ele foi instaurado, disse a secretaria.
O goleiro Bruno também vai estudar na penitenciária.

A secretaria afirmou que o horário será das 16h às 18h e está sendo definido em qual turma o jogador irá entrar. No entanto, a Seds não informou qual é o grau de escolaridade de Bruno.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cantor Netinho é transferido para unidade semi-intensiva de hospital


O cantor Netinho foi transferido para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (24). De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital às 13h50, o cantor continua "apresentando melhora progressiva, tanto clínica, quanto laboratorial".

Internado desde o dia 18 de abril por conta de um tumor benigno no fígado, o artista começou a se alimentar por sonda no último sábado.

Segundo a assessora de imprensa do músico, a notícia da sonda é muito boa porque o cantor passa agora a ter uma alimentação mais nutritiva. "Agora, o organismo precisa se acostumar com o alimento para que ele possa voltar a se alimentar por via oral". Ainda não há, no entanto, previsão de transferência para o quarto. 

Anabolizantes
De acordo com especialistas entrevistados pelo "Fantástico", da Globo, Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram sua saúde. Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há "prescrições médicas, de médicos fora da Bahia", com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, "é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito para ele para estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento".

Internação
No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado, chamado de adenomas hepáticos.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Turquia proíbe consumo de álcool das 22h às 6h e restringe publicidade


O Parlamento turco aprovou nesta sexta-feira um projeto de lei, defendido pelo partido islâmico-conservador que governa o país, que limita o consumo, a venda e a publicidade de bebidas alcoólicas.

O texto foi denunciado pela oposição como um ataque às liberdades e como parte da agenda de islamização da sociedade turca por parte do governo.

Houve debates agitados antes que a aprovação saísse.

Segundo os termos da lei, a venda de álcool passa a ser proibida em todo o comércio entre as 22h e as 6h, e em qualquer hora do dia em estabelecimentos próximos a escolas e mesquitas. Mensagens alertando para os perigos do álcool passarão a ser obrigatórias nas embalagens.

O patrocínio de eventos esportivos ou outros por produtores de bebidas alcoólicas passa a ser proibido, assim como a presença de imagens incitando o consumo em filmes, séries de TV e clipes.

Para os que dirigirem alcoolizados, a punição passa a ser maior, com multa de 700 libras turcas e suspensão da carteira de habilitação por seis meses. Se a taxa de álcool no sangue for superior a 0,1% o condutor poderá receber uma pena de até dois anos de prisão.

"Este texto está sendo imposto por motivos religiosos e ideológicos", denunciou um deputado do principal partido da oposição, Musa Cam. "Não é um combate contra os males do álcool, mas uma tentativa de impor suas crenças e seu modo de vida a toda sociedade".

O governista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do premiê Recep Tayyip Erdogan, possui uma orientação islâmica moderada, enquanto o islã proíbe o consumo de bebidas alcoólicas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vestido de Mariah Carey abre durante apresentação ao vivo em programa de TV


Durante apresentação ao vivo do programa "Good Morning America", no Central Park em Nova York, nos EUA, a cantora Mariah Carey passou por apuros com seu vestido Versace rosa. O modelito dela "estourou" e ela precisou ser socorrida pelos produtores da atração.

Minutos antes ela confessou para apresentadora Lara Spencer que não costuma estar acordada durante a exibição do programa. "Meu vestido abriu! Eu amo a Donatella Versace (estilista), mas meu vestido arrebentou".

Depois de um intervalo comercial, a cantora não perdeu a pose, conversou com o público e cantou "Always Be My Baby". Logo depois, ainda atrapalhada, ela soltou um "merda" ao vivo, mas em seguida se desculpou e disse: "Vocês não ouviram isso".   

Lara ajudou a pop star a cobrir a parte de frente do vestido para que ninguém visse os seios de Mariah e a pop star não perdeu a compostura.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma participa na Etiópia de evento dos 50 anos da União Africana


Dilma Rousseff é recebida na chegada a Adis Beba, na Etiópia.  (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff chegou a Adis Abeba, capital da Etiópia, por volta das 9h30 (15h30 no horário local) desta sexta-feira (24) para participar das comemorações de 50 anos da União Africana, o Jubileu de Ouro da cúpula.

Após chegar à cidade, a presidente se reuniu com o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, para assinar atos de cooperação entre os dois países nas áreas de desenvolvimento agrícola, transferência de renda, serviços aéreos, educação e ciência e tecnologia, segundo informações do Itamaraty.
"Eu acho uma deferência o Brasil ter sido convidado para falar em nome da nossa região nesse Jubileu de Ouro. E eu acho que reflete o fato e o reconhecimento da importância que o Brasil atribui à África. Eu estive há pouco com o presidente Hailemariam Desalegn e isso fica claro também nas relações bilaterais entre o Brasil e a Etiópia", afirmou a presidente em rápida entrevista.

Segundo Dilma, "o Brasil quer não só estabelecer relações comerciais, investir aqui, vender para o país, mas o Brasil quer também uma cooperação no padrão Sul-Sul. O que é o padrão Sul-Sul de cooperação? É uma cooperação que não seja opressiva, que seja baseada em vantagens mútuas e valores compartilhados".

O Brasil participará como convidado do Jubileu de Ouro do grupo que reúne 54 países africanos. A cerimônia de comemoração será neste sábado (25), e Dilma discursará como representante da América Latina. Ela deverá falar sobre avanços sociais associados a crescimento econômico e sobre programas de distribuição de renda, como Bolsa Família e Brasil Carinhoso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Renan Calheiros assume Presidência da República e despacha no Planalto


renan calheiros (Foto: globo news)
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assumiu interinamente a presidência da República nesta sexta-feira (24) e despachará no Palácio do Planalto a partir das 15h30, segundo assessoria do senador.

Terceiro na linha sucessória presidencial, Renan assumiu o posto mais importante da República devido a viagens internacionais de Dilma Rousseff, do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Renan é presidente interino do país desde a madrugada desta sexta-feira, quando Temer deixou o Brasil rumo ao Equador, onde participa da cerimônia de posse do presidente reeleito daquele país, Rafael Correa, de acordo com assessoria.

Dilma viajou para a Etiópia na noite desta quinta-feira (23) para participar da comemoração do Jubileu de Ouro da União Africana, de acordo com o Itamaraty.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››