sábado, outubro 21, 2017

Trabalhadores são agredidos durante assalto no conjunto em Assu

Na noite desta sexta-feira, 20 de outubro, a polícia militar foi acionada com a informação de que dois elementos em uma moto teriam chegado em uma residência e agredidos duas pessoas durante um assalto no conjunto Parati 2000 em Assu.
Segundo informação, dois elementos em uma moto de com vermelha, sem capacete e de armas em punho se aproximaram das vítimas que estavam sentados na calçada de casa.
Os assaltantes agrediram covardemente, as vítimas com coronhadas na cabeça, deixando os dois trabalhadores com lesões. A polícia militar realizou diligências, mais até o fechamento desta, ninguém foi preso.

A vítima foi socorrida para o hospital, com sangramento na cabeça provocado pelas coronhadas, foi medicado e passa bem graças a Deus.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Vereador é preso por assalto a banco

O vereador da cidade de Jardim Francisco Renato Pereira Júnior foi preso nesta sexta-feira (20) por uma explosão a bancos na cidade de Missão Velha, no interior do Ceará. A prisão ocorreu em uma residência do suspeito no município de Barbalha, também no interior cearense.Junto com vereador foi preso um policial civil da Paraíba, também apontado como membro da quadrilha que explodiu uma agência bancária, de acordo com a Polícia Militar.

Na ação criminosa, o bando cercou o destacamento policial da cidade para evitar a chegada da polícia ao local do crime. Duas pessoas que estavam próximas ao local foram feitas reféns e foram liberadas sem ferimentos. Parte do dinheiro e do armamento utilizado na ação foi recuperado.

Francisco Renato é filiado ao PSB e obteve 1.161 votos nas eleições municipais de 2016, sendo o quarto mais votado entre os 11 vereadores eleitos em Jardim.

Vereador preso foi o quarto mais votado na cidade de Jardim em 2016 (Foto: Câmara Municipal de Jardim)
Vereador preso foi o quarto mais votado na cidade de
 Jardim em 2016
 (Foto: Câmara Municipal de Jardim)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Paraibano é preso por força de mandado de prisão em Tenente Ananias/RN

O paraibano Josinaldo Ferreira dos Santos, 43 anos foi preso na manhã deste sábado(21) por PM’s do Destacamento Policial de Tenente Ananias/RN, sob o comando do sargento Franky. 

De acordo com o sargento Franky comandante do policiamento de Tenente Ananias/RN. Sucata, como é mais conhecido o paraibano que é natural de Jericó/PB, por volta das 08hs se encontrava na Rua Joaquim Olinto do Nascimento quando realizaram a abordagem e durante consulta foi constatado a existência de um mandado de prisão em aberto, por regressão de regime expedido pela Vara das execuções penais da cidade de Sousa/PB, por crime de tentativa de homicídio ocorrido no ano de 2011.

Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao CDP de Alexandria e posteriormente será recambiado para Colônia Penal Agrícola da cidade de Sousa/PB para cumprimento de restante de pena.

Fonte: Nosso Paraná
Leia Mais ››

Agentes Penitenciários realizam revista e encontra celulares e drogas no CDP de Pau dos Ferros/R.N

Durante a tarde desta sexta-feira (20), agentes penitenciários do Grupo de Escolta Penal (GEP) e equipe de plantão do CDP de Pau dos Ferros realizaram uma varredura em todas as celas da Unidade Prisional com objetivo de localizar droga e celulares.

O trabalho minucioso dos agentes resultou na localização de 4 aparelhos celulares e uma pequena quantidade de droga (maconha). Todo o material será apresentado à Polícia Civil que investigará com ajuda dos agentes penitenciários a forma que os celulares foram colocados para dentro da Unidade Prisional.

O CDP de Pau dos Ferros funciona ao lado da delegacia da Polícia Civil e abriga presos não condenados que aguardam julgamento. A Unidade Prisional tem 65 presos distribuídos em 6 celas.

Por ser uma estrutura carcerária adaptada e cercada por residências, os presos conseguem “pescar” objetos pelas ventanas das celas.

Segundo o diretor do CDP, o agente Laiw Anderson, “tínhamos informações que os presos da cela 2 estavam fazendo uso de aparelho celular e num pente fino realizado na cela conseguimos apreender os aparelhos.” 


Fonte: Cidadão 190
Leia Mais ››

Baraúna registra sua 27ª Morte violenta na cidade em 2017

Imagem
Mais uma morte provocada por disparos de arma de fogo foi registrada na cidade de Baraúna, no Oeste do Rio Grande do Norte.

A jovem Gênita Ruth Hipólito Bezerra da Silva, de 23 anos se recuperava em casa, dos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo, de uma tentativa de homicídio, ocorrido no dia 24 de janeiro passado, quando bandidos armados invadira sua resistência e efetuaram os disparos nela.

Segundo informações, os tiros de escopeta calibre 12, deixaram “Ruth” paraplégica. Depois que recebeu alta no hospital, a moça continuava o tratamento em casa, mas não resistiu e morreu no inicio da semana.

Não há informações sobre os possíveis acusados e nem a motivação, mas segundo informações de populares, o companheiro dela havia sido morto alguns meses atrás. O corpo da moça deveria ter sido necropsiado no Instituto Técnico-Cientifico de Pericia em Mossoró, mas não há registro de passagem do corpo pelo órgão pericial.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

TIROTEIO EM BAILE FUNK EM MOSSORÓ-RN

Um baile funk realizado na noite desta sexta feira 20 outubro 2017, em um clube as margens da BR 304 no Abolição III, por pouco não terminou de uma forma trágica. Acontecia o baile com um renomado DJ, e dois elementos de moto armados por volta das 1:00hs da madrugada abriram fogo contra as pessoas que se abrigaram entre os carros. Já por volta das 3:00hs retornaram e efetuaram mais disparos. Segundo a Polícia Militar cerca de pelo menos doze veículos foram atingidos pelos disparos. Graças a Deus ninguém foi ferido.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

MORRE NO HRTM VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR 110 EM MOSSORÓ

Um grave acidente tipo capotamento que foi registrado pela PRF na noite de sexta feira 8 de setembro de 2017,na BR 110 que liga a cidade e Mossoró-RN a Upanema que deixou um morto e quatro feridos vitimou mais uma pessoa.
Segundo informações do condutor do veículo Celta de placas KGW 4522 Santa Cruz-RN,identificado como João Maria de Souza que teve ferimentos leves,eles estavam indo de Mossoró para Santa Cruz quando surgiu uma moto totalmente apagada na BR,e quando ele tentou desviar perdeu o controle do carro que capotou.
Morreu no local uma pessoa identificada como Gustavo Henrique Rodrigues da Silva.
Diego Macedo de Pontes,ficou preso as ferragens e foi socorrido em estado grave por uma ambulância ALFA com suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192),para o HRTM.
Segundo informações do Serviço Social daquela Unidade Hospitalar,houve complicações no quadro clínico de Diego Macedo e o mesmo não resistiu vindo a óbito na madrugada deste sábado 21/10.A família aguarda a chegada de documentos,da cidade de Santa Cruz para a liberação do corpo
Ficaram feridos com menos gravidade Juciel Rogério Fernandes e Marinaldo de Macedo Silva.
Nas redes sociais parentes e amigos lamentaram o falecimento do jovem.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

PM prende casal com sete quilos de de drogas na Grande Natal

Uma operação da Polícia Militar prendeu um casal suspeito de tráfico de drogas, na manhã deste sábado (21), na região metropolitana de Natal. A dupla estava com sete quilos de entorpecentes.
Segundo a PM, equipes do 4° Batalhão e do Batalhão de Operações Policiais Especiais realizam ações na zona norte de Natal e municípios da região metropolitana, com objetivo de retirar de circulação das ruas pessoas suspeitas de crimes na região.
Durante as buscas realizadas, foram presos um jovem de 19 anos, residente em Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante, e sua companheira.
Os dois foram identificados como Tiago de Souza Araújo e Maria Vaniele de Araújo Ramos.
Contra mulher, havia um mandado de prisão por crime de roubo. O homem assumiu à polícia que o material pertecia a ele.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Servidores da Prefeitura de Natal são presos se passando por fiscais ambientais e cobrando propina

Dois funcionários da Prefeitura de Natal foram presos, na noite desta sexta-feira (20), suspeitos de se passarem por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Eles teriam realizado falsas fiscalizações com objetivo de cobrar propina e liberar obras. Em depoimento à Polícia Civil, ambos negaram os crimes.
Os dois servidores públicos são lotados na Secretaria de Obras da capital potiguar. Porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, estavam se passando por fiscais ambientais, que são ligados à Semurb.
De acordo com o fiscal ambiental Gustavo Szilagyi, eles se apresentavam como fiscais e promoviam falsas autuações e embargos às construções. Caso o responsável pela obra pagasse a propina cobrada, o caso era "apagado" do sistema da Prefeitura.
Um corretor de imóveis de 64 anos foi uma das vítimas. De acordo com ele, os fiscais pediram R$ 5 mil para liberar documentos de uma reforma na sua casa
Os suspeitos estavam sendo investigados pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social. Fotos mostraram Carlos Alberto dos Santos e Antônio do Nascimento negociando com a vítima no canteiro de obras.
Os agentes no núcleo da Defesa Social montaram um flagrante nesta sexta (20) e prenderam os servidores na praça de alimentação de um supermercado de Natal, no momento em que eles recebiam parte da propina cobrada ao corretor de imóveis.
Os investigadores acreditam que pelo menos dois comparsas dos presos conseguiram fugir. Ainda de acordo com os agentes, os funcionários municipais ofereceram propina de mil reais para serem liberados pelos guardas municipais, porém foram levados à Delegacia de Polícia Civil.
Além de responder criminalmente, os dois homens poderão perder os cargos públicos que ocupam no município. De acordo com o fiscal Gustavo Szilagyi, a Secretaria de Meio Ambiente também foi vítima da dupla. A pasta não descarta a possibilidade de servidores da própria Semurb fazerem parte da quadrilha.

Além das investigações da Polícia Civil procedimentos internos da prefeitura vão apurar o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dupla faz arrastão em ônibus com funcionários de fábrica de roupas na Grande Natal

Um ônibus que levava funcionários da empresa Guararapes para o trabalho, no início da manhã deste sábado (21), foi assaltado por uma dupla armada, que fez um arrastão e levou vários pertences dos passageiros. O caso aconteceu no Golandim, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.
De acordo com o motorista, que preferiu não se identificar, o crime aconteceu por volta das 5h30. Dois homens se aproximaram do ônibus em uma moto e apontaram uma arma de fogo para ele, ordenando parada.
Havia cerca de 40 funcionários da Guararapes - cuja fábrica fica em Extremoz, também na região metropolitana. Ao entrarem no transporte, os homens tomaram carteiras e aparelhos celulares, fugindo logo em seguida.
Após o crime, o motorista foi para a Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, para fazer o registro da ocorrência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo conclui 1ª etapa do Programa Água Doce beneficiando 15 mil pessoas

O Rio Grande do Norte passa a ser uma referência nacional para a dessalinização de águas, inclusive com a adoção da tecnologia da energia solar. “Estamos oferecendo água de excelente qualidade, dessalinizada e tratada para consumo humano. E ainda vamos fazer o aproveitamento das águas do descarte para a criação de peixes e para a agropecuária”, informou Ivan Junior.

O coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva disse que “a entrega de cada sistema de dessalinização é o fim de uma obra, mas também o início da operação da estação de tratamento de água e o início de uma nova fase na vida das pessoas que irão dispor de água de qualidade”. Ele também destacou que os sistemas têm gestão compartilhada para sua manutenção pelos governos federal, estadual e municipal e também pelas associações comunitárias.

Evarista Quirino mora e trabalha em Serra Verde há 22 anos. Casada e mãe de três filhos, ela produz mandioca, milho, feijão, caju e castanha numa área de 25 hectares. “Com água de boa qualidade vai melhorar muito para nós. Hoje somos abastecidos por carros pipa. Agora não precisamos mais. Vamos ter água aqui para o nosso consumo e vai melhorar muito para toda nossa comunidade”, afirmou.

Em Serra Verde o ato promovido pelo Governo do Estado reuniu o Secretário Nacional de Recursos Hídricos, Jair Vieira, o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, o presidente da Associação Internacional de Dessalinização (IDA), Emilio Gabbrielli, a vice-presidente da IDA, Shannon Kathleen McCarthy.

O ato na comunidade Serra Verde também foi o encerramento da programação do Congresso Mundial de Dessalinização, reconhecido como o principal evento mundial na área, que ocorreu esta semana em São Paulo.

No evento nacional, o RN participou expondo suas experiências com a política adotada para gerir os dessalinizadores, em parceria com as comunidades, uma referência no país.

O QUE É O PROGRAMA ÁGUA DOCE NO RN

Convênio firmado pelo Governo do Estado com o Ministério do Meio Ambiente, através da Semarh, no valor de R$ 19,9 milhões. A meta é implantar, recuperar e gerir 103 sistemas de dessalinização em comunidades rurais.

Com a entrega dos 68 sistemas, o Governo do Estado finaliza a primeira etapa do convênio beneficiando 15 mil pessoas em 38 municípios em todas as regiões do Estado.

Na segunda etapa do Programa, serão instalados mais 35 sistemas de dessalinização, revitalização da unidade demonstrativa de Caatinga Grande, implantação de duas unidades demonstrativas e mais dois sistemas de dessalinização movidos a energia solar. No total, o PAD vai beneficiar em torno de 30 mil pessoas no RN.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

ABC vence o Náutico, mas segue na lanterna

O Mais Querido vem confirmando seu crescimento nessa reta final de Campeonato Brasileiro da Série B e conquistou mais um importante resultado. O Alvinegro enfrentou o Náutico/PE na noite desta sexta-feira (20), no estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), pela 31ª rodada, voltou a fazer uma boa apresentação e derrotou o time pernambucano por 2 a 1.

Tonhão e Lucas Coelho marcaram os gols abecedista, enquanto William, em um pênalti bastante contestado, fez para os donos da casa. O triunfo marcou uma sequência de três jogos de invencibilidade do ABC, com duas vitórias e um empate, sendo duas destas partidas fora de casa.

Jogando diante de sua torcida, o Náutico/PE começou tomando a iniciativa, mas sem conseguir levar muito perigo ao gol de Edson. Aos poucos, o Clube do Povo equilibrou as ações, passou a criar boas chances e abriu o placar aos 22 minutos. Cruzamento de Vítor Junior pela direita, Tonhão dividiu no alto com o defensor, a bola sobrou na área e ele mesmo tocou no canto. ABC 1 a 0. O Alvirrubro chegou a querer esboçar uma reação ainda no primeiro tempo, mas o placar permaneceu inalterado.

Na volta do intervalo, o Timbu veio para cima e chegou ao empate logo no começo da etapa final, aos 3 minutos. Depois de cruzamento na área, Berguinho pulou para fazer um corte, o jogador pernambucano cabeceou e a bola bateu no braço do meia abecedista. O árbitro marcou pênalti, que William cobrou e deixou tudo igual.

O gol animou os donos de casa, que passaram a pressionar em busca da virada, mas esbarravam nas boas defesas de Edson e no setor defensivo alvinegro. O Mais Querido se defendia bem e também criava boas oportunidades em descidas rápidas. Em um desses contra-ataques, aos 38 minutos, Dalberto lançou Berguinho, que avançou e deu um belo lançamento para Lucas Coelho. O atacante pegou de primeira e mandou no canto, sem chances para o goleiro. ABC 2 a 1.

Com a vantagem novamente no marcador, o Alvinegro ainda chegou duas vezes com chance de ampliar, mas se fechou bem e conseguiu segurar o resultado. Fim de jogo em Caruaru (PE): Náutico 1, ABC 2.

Com a vitória, o Clube do Povo chegou aos 25 pontos conquistados e ficou na 20ª colocação na classificação. Agora, o Mais Querido se prepara para encarar o Londrina/PR, confronto marcado para o sábado (28), às 17h30 (Horário de Brasília), no estádio Frasqueirão.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Município de Itaú realizou I Festival da Criança com grande participação


Vivendo a Semana da Criança a Prefeitura Municipal de Itaú através do Prefeito Ciro Bezerra e apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Assistência Social realizou nesta sexta-feira, 21 de outubro de 2017, o seu Primeiro Festival da Criança.

O I Festival da Criança foi pensado para ser realizado na semana da criança, mas, devido a alguns imprevistos não foi possível, contundo, a festa foi considerada um grande sucesso.

Com o objetivo de beneficiar todas as crianças do município, a administração proporcionou um momento mais que especial para as crianças itauenses, com piscina de bolinhas, tiro ao alvo, pupa pula, banho de espuma, touro mecânico, lanches, presentes e muita diversão.








A arena da alegria montada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores foi tomada pelas crianças que aproveitaram cada momento preparada para elas.

O Prefeito Ciro Bezerra acompanhou de perto a diversão da garotada, acompanhado da Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Jaíra Martins. Para Ciro esse foi um momento ímpar, onde ao ver o sorriso no rosto das crianças e toda euforia, sentiu a sensação do dever cumprido com as crianças, onde proporcionar esse momento foi mais do que louvável e de grande importância para as crianças itauenses, em especial aquelas mais necessitadas, podendo observar naquele espaço, todos sendo um, ou seja, criança sendo criança. Temos a certeza de que esse momento foi o primeiro de muitos. Destacou Ciro.




Autoridades como os vereadores Antonio Dias, José Melo Filho e Ítalo Medeiros compareceram a festa e puderam ver de perto a alegria da criançada.


 https://photos.app.goo.gl/U92Up2UgkDTIeZYA3



Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Veículo é tomado de assalto na zona rural de Paraná/RN

Por volta das 10h30 desta quinta-feira (19), na altura da entrada do sítio Cardoso, na RN 177, na zona rural de Paraná-RN, dois malévolos armados interceptaram o veiculo L200 TRITON, ano 2010, cor vermelha, placa MTQ-8412-Lavras da Mangabeira/CE, renderam o condutor do veículo, em seguida subtraíram o veiculo e saíram com destino ignorado.

De acordo com informações a vítima do assalto é um homem de 45 anos de idade e a mesma foi orientada à procurar a Delegacia de Policia Civil de Luis Gomes/RN, para registrar o fato.


Fonte: Nosso Paraná
Leia Mais ››

Jovem desfere golpe de faca em criança na zona rural de Riacho de Santana/RN

Por volta de meia noite desta quinta-feira (19), no Sítio Catingueira, zona rural de Riacho de Santana/RN, um jovem de 27 anos de idade, desferiu um golpe de faca contra uma criança de sete anos de idade, atingindo a mesma na barriga. Logo após o ocorrido, o policiamento da cidade foi informado e após solicitar reforço da vizinha cidade de José da Penha/RN, os policiais foram ao local e conduziram vítima e acusado até o Hospital Regional em Pau dos Ferros e em seguida para a 4ª DRPC, apresentando ao delegado para as providências de praxe.

Até o momento ainda não se sabe o que teria motivado essa agressão. A criança teve apenas uma lesão leve de natureza leve e após receber atendimento médico e ser ouvida na delegacia, foi liberada.

Fonte: Nosso Paraná
Leia Mais ››

Preso de justiça é executado a tiros em via pública na cidade de Baraúna RN


Crime de homicídio a bala registrado na noite desta sexta feira 20 de outubroi de 2017, na cidade de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

O crime aconteceu em via pública na Rua principal da cidade, em frente ao Mercado central, onde foi vítima um preso de justiça identificado como, Antônio Alexsandro Rocha da Silva, o"Sandrinho", de 24 anos de idade. 

Ele foi executado com cerca de sete disparos de arma de fogo tipo pistola ponto 40, em frente a um espetinho naquela cidade. 

A Polícia foi informada de que o preso de justiça trafegava em uma moto quando foi surpreendido pelos rivais que se aproximaram e atiraram contra ele. 

A Polícia Militar foi acionada e quando chegou ao local encontrou familiares e muitos curiosos em volta do corpo e a motocicleta em que a vítima estava não se encontrava mais no local, pois segundo in formações teria sido levada pelos familiares. 

No sistema do Tribunal de Justiça, existem registros de antecedentes criminais contra a vítima pelos crimes de Assaltos com utilização de armas (Artigo - 157), trafico de drogas (Artigo - 33) e Homicídios (Artigo - 121). De acordo com a polícia ele havia saído da prisão recentemente. 

A última vez que Antônio Alexandre foi preso, foi no dia 02 de março desse ano, na Rua Castelo Branco, no Bairro Santo Antônio em Mossoró, onde a Pm encontrou com ele drogas e munições de escopeta 12 e fuzil.  A Polícia Civil, acredita que imagens de câmeras de monitoramento,que existem em prédios comerciais, possam ajudar na investigação do crime.






Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

192º Homicidio Mossoró 2017:Assaltante disfarçado de mototaxista é morto a tiros durante assalto no bairro Santo Antonio

Mais um crime de homicídio em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu no início da noite desta sexta feira 20 de outubro na Travessa Pedro velho no Bairro Santo Antônio.  Um assaltante usando colete de Mototaxista identificado, como Antônio Luan Vitor de Souza Santos de 24 anos, morador do Praça do Conjunto José de Freitas Nobre,  foi morto a tiros na Travessa Castelo Branco no bairro Santo Antônio. As primeiras informações são de que o mototaxista clandestino praticou um assalto onde levou um celular de uma vítima e ao tentar assaltar outra vítima  foi surpreendido pela própria  vítima que reagiu e atirou no bandido. O assaltante foi atingido com vários tiros e morreu em via pública. Segundo a polícia a moto usada pelo assaltante tem queixa de roubo. Ainda de acordo com a PM vários assaltos ocorreram na tarde e início da noite de hoje e as características repassadas pelas vítimas à PM batem com as do assaltante morto.






Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Homem é preso ao tentar jogar droga para dentro de cadeia no RN

Agentes interceptaram suspeito antes que ele arremessasse a droga para dentro do presídio em Pau dos Ferros (Foto: Reprodução)Um homem foi preso nesta sexta-feira (20) quando tentava arremessar um pacote com maconha por cima do mudo do Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros, na região Oeste potiguar. De acordo com o diretor da unidade, Caio Arnaud, os agentes penitenciários de plantão e do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) perceberam a ação pelas câmeras de segurança, e interceptaram o suspeito antes que ele jogasse a droga para o lado de dentro.
O diretor conta que, no pacote embrulhado que estava o homem identificado como Eduardo Barbosa de Souza Filho, os agentes apreenderam 310 gramas de maconha. A droga foi levada para a delegacia, assim como Eduardo Filho. Ele foi autuado por tráfico de drogas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Parecer de Dodge sobre Geddel deixa uma questão em aberto

O parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para defender que o ex-ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB, continue preso deixou uma questão em aberto. É no trecho em que a procuradora-geral afirma que a posição assumida por Geddel parece ter sido a de líder de organização criminosa.
Geddel Vieira Lima foi preso no mês passado depois que a polícia encontrou as digitais dele nos sacos que envolviam os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador. A maior apreensão de dinheiro vivo da história da Polícia Federal.
O ministro Edson Fachin decidiu manter a prisão preventiva dele atendendo a um pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela alegou que a liberdade provisória ou a prisão domiciliar são absolutamente incompatíveis para o caso e que a posição assumida por Geddel Vieira Lima parece ter sido a de líder de organização criminosa.
Essa análise feita pela procuradora é diferente da que consta na denúncia contra o presidente Michel Temer que está sendo analisada na Câmara. Na denúncia, quem é tratado como líder de organização criminosa é Temer, e não Geddel, denunciado junto com o presidente.
Se, como diz Raquel Dodge, Geddel for considerado o líder da organização criminosa, ele não teria ninguém acima dele para delatar. A Lei da Colaboração Premiada não impede a delação do líder, que pode ter as reduções de pena previstas num acordo. Mas pelo papel de liderança ele não pode receber o benefício de não ser denunciado pelo Ministério Público. Ou seja: o líder poderá ser alvo de denúncia e de processo.
A lei não permite que os demais integrantes do grupo sejam processados. Há diversas interpretações jurídicas sobre se é produtivo para investigação aceitar a delação de um líder de organização criminosa.
Juristas dizem que, se o conteúdo ajudar a descortinar um esquema criminoso e outras organizações criminosas e o acordo resultar em ressarcimento de dinheiro desviado, por exemplo, a delação do líder pode ser conveniente. É o que defende o jurista Leonardo Pantaleão.
“Pode ser muito útil. Por quê? Porque ele pode inclusive indicar para os órgãos públicos exatamente onde foram destinados os benefícios auferidos com as práticas ilícitas, ele pode indicar exatamente quem são os demais integrantes da organização, ele pode indicar quais foram os delitos praticados. Portanto, não dá para se imaginar que só pelo fato dele ser um líder e não conseguir consequentemente alcançar alguém acima dele essa colaboração não teria valia”, disse.
Nesta sexta-feira (20), o senador Renan Calheiros, do PMDB, escreveu em uma rede social: “Engraçado... Nunca soube que Geddel era o Chefe. Para mim, o chefe dele era outro. ...era ouTro” (com t maiúsculo).
Renan faz oposição ao governo Temer e é réu em uma ação penal e investigado em 16 inquéritos no Supremo, sendo 10 relacionados à Lava Jato e seus desdobramentos. Foi denunciado em três investigações.
A assessoria do presidente não quis comentar a postagem de Renan Calheiros.
O ex-ministro Geddel está preso na Papuda, em Brasília, há um mês e meio. A prisão dele é preventiva, sem prazo para sair.
Ele é alvo de apurações em duas frentes: na Justiça Federal em Brasília, ele se tornou réu por suspeitas de desvios na Caixa Econômica Federal, quando era vice-presidente de pessoa jurídica do banco, de 2011 a 2013.
E, no Supremo, está a parte da investigação sobre as suspeitas de lavagem de dinheiro - o episódio dos R$ 51 milhões em malas e caixas.
A Procuradoria-Geral da República afirma que esse dinheiro "seria fração de um todo maior e de paradeiro ainda desconhecido".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Civil realiza em Quixadá a maior apreensão de munições já registrada no Ceará

Operação da Polícia Civil encontrou um depósito de munições na cidade de Quixadá, no sertão do Ceará. Informações iniciais do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol), essa foi a maior apreensão do tipo já realizada no estado.

De acordo com Ana Paula Lima Cavalcante, vice-presidente do Sinpol, grandes quantidades de munição para armas de grosso calibre e de pólvora foram encontradas, já que o local era utilizado para fabricar os projéteis.

Duas pessoas foram presas durante a operação. Na noite desta quinta-feira (19), o material ainda estava sendo contabilizado e deve ser encaminhado para Fortaleza. A ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Quixadá.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal é preso suspeito de matar grávida e fazer parto forçado para roubar bebê

Uma mulher de 20 anos, grávida de 37 semanas, foi encontrada morta em uma área de floresta em São Sebastião do Uatumã, cidade distante 247 Km de Manaus, na manhã desta quinta-feira (19). Segundo a Polícia Civil, um casal foi preso suspeito de fazer um parto forçado na vítima para roubar a criança, que foi localizada e encaminhada para um hospital.

Segundo a polícia, a suspeita relatou que não conseguia engravidar e queria poder dar ao marido um filho do sexo masculino.

Conforme informações da direção do Hospital Rosa Fabiana Falabela, localizado em São Sebastião do Uatumã, repassadas à Rede Amazônica, há indícios de que foi realizado uma cesariana na vítima. Também há sinais de que a mulher foi estrangulada. A criança não foi encontrada junto ao corpo, localizado por moradores do município nesta manhã.

De acordo com o delegado Claudenor Medeiros, titular da 44ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em São Sebastião do Uatumã, o corpo estava em uma área de mata, nas proximidades de um local conhecido como “Campo de Pelada Pimenta”, no Bairro da Paz.

“Saímos em diligência até o local indicado e constatamos que a vítima estava grávida. Em seguida recebemos a informação de que uma mulher havia sido vista carregando um recém-nascido em uma embarcação com destino ao município de Itapiranga”, disse Medeiros por meio da assessoria de imprensa da polícia.

Segundo a Polícia Civil, a mulher e um homem foram interceptados por volta das 9h na orla de Itapiranga, a 227 km de Manaus, no momento do desembarque, e estavam com um recém-nascido do sexo masculino.

Em depoimento, segundo para a Polícia Civil, a dupla informou que encontrou a grávida em uma lanchonete na madrugada desta quinta-feira. Em um momento de distração da vítima, a suspeita colocou uma substância tranquilizante na bebida da jovem, que acabou desfalecendo.

Em seguida, a jovem foi levada até uma área de mata, onde aconteceu o crime. Os infratores utilizaram uma faca para a remoção do feto. A vítima morreu no local.

O casal foi autuado em flagrante por homicídio duplamente qualificado. Eles permanecerão presos na 38ª DIP.

O bebê foi levado ao hospital de Itapiranga e está sob os cuidados do Conselho Tutelar daquele município.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso suspeito de estuprar menina de 9 anos na porta da escola

Um homem de 56 anos foi preso suspeito de estupro de vulnerável. A prisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no Vale do Gavião, Zona Leste de Teresina/PI. Segundo a polícia, Gedeão Queiroz abordou uma menina de 9 anos quando ela saía da escola ao lado do irmão, 3 anos, e abusou sexualmente da garota.

O delegado Cadena Júnior, da Divisão de Capturas, cumpriu o mandado de prisão que foi expedido no dia 11 de outubro. Gedeão Queiroz foi preso em casa e não ofereceu resistência.

“O caso aconteceu no dia 12 de julho de 2011 e estava sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O idoso abordou a criança quando ela saía da escola. Ele praticou atos libidinosos diversos da conjunção carnal caracterizando o estupro de vulnerável”, explicou o delegado.

Na época, segundo a polícia, o ato foi flagrado por um vizinho da escola que tentou impedir que o abuso continuasse e o suspeito fugiu. Os policiais cumpriram mandado de prisão preventiva expedido pelo titular da 6ª Vara Criminal, juiz Raimundo Rolando.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Taxista é achado vivo em vala após bandido indicar local do 'cadáver'

Um taxista que estava desaparecido desde a última quarta-feira (18) foi encontrado, ferido, jogado em uma estrada de Cananéia, no litoral de São Paulo. De acordo com informações da polícia, ele foi sequestrado e esfaqueado. O suspeito do crime, identificado como Daniel da Silva Santos, que achava que tinha matado a vítima, já foi preso e confessou ter sido o autor do ataque.
Segundo testemunhas, o taxista Cílio Ferreira foi acionado, durante o expediente, para fazer uma corrida em Pariquera-Açu, cidade vizinha de Cananéia, no fim da tarde de quarta-feira. Depois disso, ele não foi mais visto. Os familiares acabaram procurando a polícia e um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado.
Durante toda a quinta-feira (19), os policiais colheram depoimentos e conseguiram rastrear o suspeito. Ele foi preso e confessou ter acionado o taxista para roubá-lo. Em depoimento, o suspeito afirmou que esfaqueou o motorista no pescoço, para roubar o veículo, e que tinha a intenção de matá-lo. Acreditando que Ferreira já estava morto, o homem jogou o corpo em uma vala.
Quando os policiais chegaram ao local apontado pelo suspeito, encontraram a vítima ainda viva e com graves ferimentos no pescoço. O taxista foi imediatamente encaminhado para o Hospital Regional de Pariquera-Açu, onde permanece internado sob cuidados intensivos após passar por uma cirurgia neurológica e torácica. O suspeito, que já tem passagem pela polícia e é fugitivo da cadeia de Cananéia, está preso e responderá pelo crime de tentativa de latrocínio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Delegado da PF vira técnico do Inmetro para desmontar quadrilha de fiscais

Um fiscal do Inmetro é preso  na operação Pesos e Medidas,no dia 17 (Foto: Reprodução)Em 14 de julho deste ano, Michel Silva cruzou o portão de grades baixas enferrujadas da Rua 148, sem número, para seu primeiro dia de trabalho na sede da Superintendência do Inmetro, em Goiânia. Nomeado para um cargo, Michel trazia em seu currículo um apadrinhamento político do PRB que o tornou bem-vindo na repartição. O rapaz, não mais de 40 anos, iniciou um curso de formação para poder atuar como técnico de metrologia e fiscalizar postos de combustíveis no estado. Boa-praça, articulado, em pouco tempo Michel não só cumpria sua nova tarefa, como foi convidado a integrar o grupo que comandava um esquema de corrupção e cobrança de propinas em postos de gasolina de Goiás. Instituto federal ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Inmetro tem, entre outras, a missão de fiscalizar as bombas de combustíveis para que o consumidor receba no tanque o que pagou em litros. Apenas em Goiás, há 1.620 postos, com bombas que precisam ser calibradas periodicamente. Era aí que Michel e a gangue atuavam, inventando multas por problemas inexistentes e exigindo um pedágio para não formalizá-las. A vida de barnabé corrupto escondia uma identidade secreta. Por trás do codinome Michel estava um delegado da Polícia Federal (cujo nome tem de ser preservado) que se infiltrara no órgão federal em uma missão sigilosa com outro tipo de fiscalização em mente: a dos servidores do órgão suspeitos de achacar donos de postos de combustíveis no estado.

Rasgados (Foto: reprodução)

ÉPOCA teve acesso aos documentos sigilosos da investigação, uma das pioneiras no uso de agentes infiltrados. Em uma trama com um quê do filme Donnie Brasco, de 1997, interpretado por Johnny Depp, que retratou a vida do agente do FBI que se infiltrou na máfia em Nova York, uma estrutura de inteligência foi mobilizada. O Núcleo de Inteligência da Polícia Federal em Goiás, dois juízes federais e duas unidades da Procuradoria da República no estado atuaram no episódio que levou à criação e ao monitoramento do personagem que conseguiu assumir o cargo graças a uma decisão judicial. A medida da Justiça corrigia a nota que o verdadeiro Michel Silva havia obtido em um concurso para o órgão realizado em 2015. O fato chamou a atenção de outros servidores e, por isso, Michel espalhou a versão de que possuía indicação política por trás. O Donnie Brasco tupiniquim não poderia existir sem este incremento: um funcionário público com padrinho político.

A história do delegado da Polícia Federal no órgão durou 71 dias. Michel pôde se aproximar das entranhas da corrupção envolvendo servidores públicos federais. Ele conseguiu declarações de seus colegas temporários admitindo que a cobrança de propinas, de R$ 200 a R$ 6 mil, era uma prática comum entre os responsáveis pela fiscalização do Inmetro. O trabalho culminou na Operação Pesos e Medidas, desencadeada pela Polícia Federal na terça-feira (17). Em um diálogo de 11 de setembro, o infiltrado conversa explicitamente sobre propinas com um fiscal do órgão identificado como “Fernando”. “Corro risco de algum outro metrologista me colocar numa fria? De ele me envolver e eu sair dali algemado?”, indagou Michel. O interlocutor sugeriu cautela, mas lhe deu senha para prosseguir.

Michel mapeou meticulosamente a estrutura do órgão e os locais onde a PF poderia encontrar provas das irregularidades, como os computadores em que eram registradas as fiscalizações fraudadas. Vantagem considerável para os investigadores em tempos nos quais os grampos da Lava Jato acenderam o alerta nos corruptos. “Os mecanismos tradicionais de investigação estão se exaurindo, como os grampos telefônicos. Hoje em dia ninguém mais usa celular, as pessoas usam aplicativos como WhatsApp e Telegram (que não são pegos em grampos), e essa é uma ferramenta nova de investigação que permite driblar isso”, comentou o procurador da República responsável pela investigação, Raphael Perissé.

Risco a que todo infiltrado está sujeito, o delegado teve de cometer crimes. Em fiscalizações de radares de velocidade instalados em rodovias, serviço que também está no escopo do órgão, por ordem de seu superior no Inmetro, ele alterou as leituras de aparelhos fiscalizados para que elas batessem com os dados enviados pelas empresas que geriam os equipamentos. Na prática, ele deixou de checar se alguma infração havia passado batido pelas empresas que administram os radares. No papel de infiltrado, contudo, Michel estava protegido pela lei e não pode ser punido. Toda a atividade de Michel era reportada em relatórios semanais encaminhados à Justiça e ao Ministério Público.

Em um dos momentos mais tensos, Michel pediu e conseguiu autorização judicial para andar armado, já que alguns integrantes da quadrilha que achacava os postos carregavam armas. O Núcleo de Inteligência da Polícia Federal recomendou ao delegado que encerrasse a infiltração porque o delegado saía em missão de recolher propina com s a gangue armada. Em uma manifestação encaminhada à Justiça em setembro, Michel reconheceu que estava “sob perigo concreto”. Mas desobedeceu à recomendação da Inteligência “haja vista que não se me afigura que haverá outra melhor sorte na colheita de provas do ilícito que se investiga, o que justifica o sacrifício de vidas”, afirmou.

Risco a que todo infiltrado está sujeito, o delegado teve de cometer crimes. Em fiscalizações de radares de velocidade instalados em rodovias, serviço que também está no escopo do órgão, por ordem de seu superior no Inmetro, ele alterou as leituras de aparelhos fiscalizados para que elas batessem com os dados enviados pelas empresas que geriam os equipamentos. Na prática, ele deixou de checar se alguma infração havia passado batido pelas empresas que administram os radares. No papel de infiltrado, contudo, Michel estava protegido pela lei e não pode ser punido. Toda a atividade de Michel era reportada em relatórios semanais encaminhados à Justiça e ao Ministério Público.

Em um dos momentos mais tensos, Michel pediu e conseguiu autorização judicial para andar armado, já que alguns integrantes da quadrilha que achacava os postos carregavam armas. O Núcleo de Inteligência da Polícia Federal recomendou ao delegado que encerrasse a infiltração porque o delegado saía em missão de recolher propina com s a gangue armada. Em uma manifestação encaminhada à Justiça em setembro, Michel reconheceu que estava “sob perigo concreto”. Mas desobedeceu à recomendação da Inteligência “haja vista que não se me afigura que haverá outra melhor sorte na colheita de provas do ilícito que se investiga, o que justifica o sacrifício de vidas”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudante que atirou em escola de Goiânia se inspirou em massacre de Columbine e Realengo, diz polícia

O adolescente de 14 anos que atirou nesta sexta-feira (20) contra colegas de sala do Colégio Goyases, em Goiânia, contou à Polícia Civil que se inspirou nos massacres de Realengo, no Rio de Janeiro, e de Columbine, nos Estados Unidos. O estudante foi apreendido após matar dois adolescentes e deixar outros quatro feridos.
"Ele disse que vinha sofrendo bullying, ou nas palavras dele, que um colega estava amolando ele. Inspirado em outros casos, segundo ele como os de Columbine e o de Realengo, ele decidiu cometer esse crime. Ele ficou dois meses planejando a ação", disse o delegado Luiz Gonzaga Júnior, titular da Delegacia Estadual de Apuração de Atos Infracionais (Depai).
O massacre de Columbine deixou 12 alunos e um professor mortos nos Estados Unidos em abril de 1999. Já em Realengo, 12 pessoas foram mortas na Escola Municipal Tasso da Silveira, em abril de 2011.

Mensagem de luto é afixada no portão do Colégio Goyases  (Foto: Sílvio Túlio/ G1)
Mensagem de luto é afixada no portão do Colégio Goyases (Foto: Sílvio Túlio/ G1)

Os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, ambos de 14 anos, morreram na sala de aula. Os outros quatro alunos feridos, sendo três meninas e um menino, estão internados em hospitais da capital.
Funcionários da escola levaram o autor dos disparos para a biblioteca para aguardar a chegada dos policiais. Ele foi apreendido e levado para a Depai, onde contou que atirou primeiro contra João Pedro porque ele fazia bullying com o suspeito.
"Ele pegou a arma, atirou contra o alvo, e, em seguida, disse que perdeu o controle e teve vontade de matar mais pessoas", contou o delegado.

João Pedro Calembo (à esquerda) e João Vitor Gomes morreram na escola (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
João Pedro Calembo (à esquerda) e João Vitor Gomes morreram na escola (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

O delegado disse que a tragédia poderia ser ainda maior se uma coordenadora da escola não interviesse, pois o adolescente tinha mais munição.
“Ele ia matar todo mundo. Levou dois carregadores para a escola. Descarregou o primeiro, carregou o segundo, deu um tiro, mas foi abordado pela coordenadora. Ele pensou até em se matar, apontou a arma para a cabeça, mas ela o convenceu a travar a arma”, disse Júnior.
Filho de policiais militares, o adolescente atirou com uma pistola .40, que é de uso da PM. O delegado informou que a arma pertence à mãe dele.
"Ele sabia onde os pais guardavam a arma. Ontem ele pegou, guardou na mochila e levou para a escola hoje. Ele disse que ninguém o ensinou a atirar, ele aprendeu sozinho, mas não entrou em detalhes de como aprendeu."

Pistola .40 usada por estudante de 14 anos que atirou em colegas no Colégio Goyases (Foto: Danila Bernares/TV Anhanguera)
Pistola .40 usada por estudante de 14 anos que atirou em colegas no Colégio Goyases (Foto: Danila Bernares/TV Anhanguera)

Vigília
No início da noite desta sexta-feira, pais, alunos, funcionários e professores da escola começaram uma vigília na porta da instituição onde o atentado aconteceu. Várias pessoas se mobilizaram no local acendendo velas e fazendo orações.

Vigília é realizada na porta da escola particular Colégio Goyases, localizada na Rua Planalto, no Conjunto Riviera, em Goiânia (GO), onde dois estudantes foram mortos e outros quatro ficaram feridos em um atentado a tiros (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Vigília é realizada na porta da escola particular Colégio Goyases, localizada na Rua Planalto, no Conjunto Riviera, em Goiânia (GO), onde dois estudantes foram mortos e outros quatro ficaram feridos em um atentado a tiros (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

O que se sabe até agora:
Sequência de fatos:
Colegas relatam que ouviram um barulho
Em seguida, os alunos viram o adolescente tirando a arma da mochila e atirando
Alunos correram para fora da sala de aula
O aluno descarregou um cartucho, carregou o segundo e deu um tiro, mas foi convencido pela coordenadora a travar a arma
Estudante foi levado para a biblioteca até a chegada dos policiais

Aluno atira em colegas dentro de escola em Goiânia, mata dois e fere quatro - atualizado (Foto: Editoria de Arte/G1)
Aluno atira em colegas dentro de escola em Goiânia, mata dois e fere quatro - atualizado (Foto: Editoria de Arte/G1)

Pânico
Uma estudante de 15 anos relatou que, quando ouviu o primeiro disparo, não imaginou que fosse um tiro.
"Pensei que eram balões estourando porque amanhã seria nossa feira de ciências. Depois, ouvimos o barulho novamente e alguém gritou 'é tiro'. Aí começou o desespero", contou.
Outra colega, de 13 anos, disse que ficou em pânico. Ela contou que todos saíram correndo da sala.
“Ele saiu dando tiro em todo mundo da sala. Eu segurei na mão da minha amiga e fui até a polícia. Não sabia o que fazer”, disse ela.

Estudantes mortos em ataque dentro de escola aparecem em centro de foto da turma (Foto: Arquivo Pessoal)
Estudantes mortos em ataque dentro de escola aparecem em centro de foto da turma (Foto: Arquivo Pessoal)

Bullying
O coronel da Polícia Militar Anésio Barbosa da Cruz informou que o autor dos disparos era alvo de chacotas de colegas. "Ele estaria sofrendo bullying, se revoltou contra isso, pegou a arma em casa e efetuou os disparos", disse.
Um aluno de 15 anos, que estava na sala no momento do tiroteio, também contou que o adolescente era vítima de piadas maldosas.
"Ele sofria bullying, o pessoal chamava ele de fedorento, pois não usa desodorante. No intervalo da aula, ele sacou a arma da mochila e começou a atirar. Ele não escolheu alvo. Aí todo mundo saiu correndo", relatou o estudante.
Outra colega do 8º ano do Ensino Fundamental contou que o colega já tinha feito ameaças.

"Ele lia livros satânicos, falava que ia matar alguns dos colegas. Um dos garotos que foi morto falava que ele fedia e chegou a levar um desodorante para sala", contou.
O G1 entrou em contato por telefone com o Colégio Goyases, às 12h50, e foi informado pela coordenadora que toda a equipe está "consternada" e que a administração da escola não irá se manifestar por enquanto.
A escola particular tem turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com crianças e adolescentes de idades entre 6 e 15 anos.

Adolescente suspeito de efetuar disparos está apreendido (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Adolescente suspeito de efetuar disparos está apreendido (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Feridos
Três alunos que ficaram feridos estão internados no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Outra menina baleada foi levada ao Hospital de Acidentados.
Hyago Marques – 13 anos: Foi atingido no tórax com menor gravidade e não precisou passar por cirurgia. Ele respira normalmente, está acordado, conversando e internado na enfermaria.
Isadora de Morais – 13 anos: Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hugo. Ela levou um tiro no tórax que perfurou o pulmão, passou por uma cirurgia para drenagem do tórax e está em estado grave, na UTI e respirando com ajuda de aparelhos. Ela ainda corre risco de vida.
Lara Fleury Borges – idade não confirmada: Está internada na enfermaria do Hospital dos Acidentados em estado estável e repirando espontaneamente.
Marcela Rocha Macedo – 13 anos: Ela também foi baleada no tórax, teve o pulmão esquerdo perfurado, passou por cirurgia e está internada na enfermaria. A paciente está consciente e respirando sem ajuda de aparelhos.
Os corpos dos dois estudantes que morreram foram retirados da escola por volta das 16h45 e levados para o Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: G1
Leia Mais ››