quinta-feira, abril 23, 2020

Dois PMs são baleados e bandidos morrem em troca de tiros durante assalto com refém em Natal

Dois policiais militares foram baleados e dois criminosos morreram em uma troca de tiros que aconteceu durante um assalto com refém em um posto de combustíveis, no início da tarde desta quinta-feira (23). Segundo a PM, o caso aconteceu na avenida Tomaz Landim, na Zona Norte de Natal. O refém foi libertado e passa bem.

Os dois criminosos tinham realizado assaltos e fugiam de equipes da Força Tática do 4º Batalhão, quando entraram no posto de combustíveis e pegaram o frentista como refém, pelo pescoço. O homem ficou sob domínio dos criminosos por cerca de dois minutos. O relato é da própria vítima, ouvida pela Inter TV Cabugi.

Caso aconteceu em posto de combustíveis na avenida Tomaz Landim na região Norte da cidade — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Caso aconteceu em posto de combustíveis na avenida Tomaz Landim na região Norte da cidade — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Conforme a PM, os policiais tentaram negociar a liberação do funcionário do posto, porém, um dos assaltantes começou a atirar e os militares revidaram.

No confronto, dois cabos da PM e dois assaltantes foram baleados. Após o tiroteio, eles foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, mas o assaltantes morreram.

Segundo a PM, os militares foram atingidos nas pernas e não correm risco de morte.

PMs e assaltantes são baleados em troca de tiros durante assalto com refém, em Natal — Foto: Reprodução
PMs e assaltantes são baleados em troca de tiros durante assalto com refém, em Natal — Foto: Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Número de mortes sobe para 34 e RN tem 708 casos confirmados de coronavírus

RN REGISTRA 708 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS; 5 MORTES ...

O Rio Grande do Norte registrou 62 novos casos do novo coronavírus em 24 horas. Nesta quinta-feira (23), o estado tem 708 casos confirmados e 34 mortes por Covid-19 - cinco óbitos a mais em relação ao balanço divulgado nesta quarta (22). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e foram divulgados no boletim epidemiológico. Pelo menos outras 8 mortes estão sob investigação no estado.

Até esta terça-feira (21), o estado tinha 646 casos confirmados e 29 óbitos confirmados para Covid-19. As notificações de casos suspeitos passaram de 3 mil estão espalhadas por 152 dos 167 municípios potiguares.

Situação do coronavírus no RN
34 mortes
708 casos confirmados
3.086 suspeitos
2.682 descartados
289 recuperados
107 internados (65 confirmados e 42 suspeitos)
Dos novos óbitos registrados, quatro aconteceram no dia 21 e estavam sob investigação. O outro ocorreu no dia 23. Eles aconteceram em Ceará-Mirim, Natal, Ipanguaçu, Parnamirim e Canguaretama.

O estado tem casos confirmados em 51 municípios. Quatro cidades passaram a integrar a lista: Fernando Pedroza, com 1 caso, Caicó (1), Campo Redondo (1) e Serra Negra do Norte (1). Metade dos novos casos ocorreu somente em Natal que saltou de 304 casos confirmados para 335.

Dos 34 óbitos registrados no estado, 16 estão em Natal e Mossoró. Cada uma das cidades teve 8. Canguaretama registrou três. São Gonçalo do Amarante e Tenente Ananias, 2, cada. Outras cidades com óbitos confirmados, segundo o boletim, são Açu, Apodi, Ceará-Mirim, Cerro-Corá, Encanto, Ipanguaçu, Lagoa de Pedras, Parnamirim, São Rafael, Taipu e Touros - cada uma com um caso.

Número de casos por município
Acari (1)
Assu (24)
Alto do Rodrigues (1)
Alexandria (1)
Apodi (7)
Areia Branca (4)
Baía Formosa (1)
Barcelona (1)
Bento Fernandes (2)
Boa Saúde (1)
Caicó (1)
Campo Redondo (1)
Canguaretama (11)
Caraúbas (1)
Carnaubais (1)
Ceará-Mirim (9)
Cerro Corá (1)
Coronel João Pessoa (1)
Currais Novos (2)
Encanto (4)
Extremoz (8)
Fernando Pedroza (1)
Ielmo Marinho (1)
Ipanguaçu (2)
Jaçanã (2)
Lagoa de Pedras (1)
Lajes Pintadas (1)
Luís Gomes (1)
Macaíba (11)
Monte Alegre (4)
Mossoró (106)
Natal (335)
Nísia Floresta (1)
Parnamirim (81)
Passa e Fica (1)
Pau dos Ferros (3)
Poço Branco (1)
Santa Cruz (3)
Santo Antônio (6)
São Gonçalo do Amarante (39)
São José de Mipibu (5)
São Miguel (1)
São Miguel do Gostoso (1)
São Pedro (1)
São Rafael (3)
Serra de São Bento (1)
Serra Negra do Norte (1)
Taipu (1)
Tenente Ananias (2)
Tibau (2)
Touros (1)
Ao todo, o estado registrou 703 casos de coronavírus entre seus moradores, além dos pacientes que foram atendidos, mas moravam em outros estados do país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Busca por atendimento para seguro-desemprego gera aglomerações na sede do Sine-RN

A busca por atendimentos e informações sobre o pagamento do seguro-desemprego formou filas e aglomerações na unidade matriz do Sine no Rio Grande do Norte, em Candelária, Zona Sul de Natal, sob forte sol na manhã desta quinta-feira (23). Os trabalhadores estavam concentrados e a maioria não estava usando máscara, nem respeitando a distância mínima de segurança de 1,5 metro.

Maioria dos trabalhadores não usava máscara — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Maioria dos trabalhadores não usava máscara — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O funcionamento do serviço foi limitado devido à pandemia do novo coronavírus. Os trabalhadores que precisam dar entrada no benefício aguardam atendimento presencial na porta da unidade. Outros encontraram dificuldades nos canais digitais e buscam informações sobre agendamentos para fazer o cadastro, já que não conseguiram contato telefônico com o Sine.

"Tive um problema e passei quase uma semana tentando no site, mas só dava erro. Depois consegui, mas veio um valor errado e eu vim contestar o valor. Só ontem eu liguei 79 vezes, mandei três e-mails para o Ministério do Trabalho e nada, então tive que vir aqui porque não resolvi nem por telefone nem pela internet", conta o vigilante Samuel da Silva.

Duas filas se formaram na sede do Sistema Nacional de Empregos: uma com 30 pessoas que agendaram atendimento presencial previamente e outra - mais longa - com trabalhadores que buscam o agendamento. Evitar aglomerações é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço da Covid-19.

Segundo o Sine-RN, para marcar o horário é preciso ligar para o número de telefone (84) 3232-7845, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O atendimento presencial será feito também de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. No entanto, assim como o vigilante Samuel da Silva, a reportagem do G1 tentou contato telefônico mas também não obteve retorno.

O atendimento online, pelo aplicativo Sine Fácil do Governo Federal, continua funcionando. Ele permite ao trabalhador ver oportunidades de emprego, candidatar-se a vagas e também dar entrada no seguro-desemprego. Esse último serviço também pode ser feito pelo site.

Pessoas tentavam se proteger do forte sol e formavam aglomerações — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Pessoas tentavam se proteger do forte sol e formavam aglomerações — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fisioterapeuta de 32 anos morre com coronavírus em Parnamirim, RN

A Prefeitura de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, confirmou uma morte por coronavírus na cidade, na noite desta quarta-feira (22). Trata-se do falecimento do fisioterapeuta Roberto Souto Cavalcante, de 32 anos, que aconteceu na última terça-feira (21) no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Amigos e familiares lamentaram a perda nas redes sociais.

Fisioterapeuta Roberto Souto Cavalcante, de 32 anos, morreu com Covid-19 na última terça-feira (21), primeiro óbito pela doença em Parnamirim, RN — Foto: Redes sociais
Fisioterapeuta Roberto Souto Cavalcante, de 32 anos, morreu com Covid-19 na última terça-feira (21), primeiro óbito pela doença em Parnamirim, RN — Foto: Redes sociais

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, o paciente sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 13 de abril e procurou o hospital onde foi internado no último sábado, 18. Apesar do atendimento, ele não resistiu e morreu. É o primeiro óbito por Covid-19 registrado no município.

O corpo do fisioterapeuta foi sepultado na manhã desta quarta (22), mas o resultado do teste que confirmou o diagnóstico só foi divulgado no final do dia. As autoridades de saúde informaram que Roberto tinha um quadro de obesidade - uma das comorbidades que tornam a Covid-19 mais perigosa.

Roberto se formou em Fisioterapia há menos de um ano. Nas redes sociais, ele se dizia amante de viagens e comemorou a formatura em agosto de 2019. Em setembro, abriu um perfil profissional, onde oferecia serviços fisioterápicos.

Fisioterapeuta Roberto Souto foi a primeira morte de coronavírus em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Redes sociais
Fisioterapeuta Roberto Souto foi a primeira morte de coronavírus em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Redes sociais

Nos comentários das postagens, amigos e clientes lamentaram o falecimento dele.

"É inacreditável como a vida de alguém tão cheio de sonhos e alegria acaba de forma tão inesperada e dolorosa. Que Deus o coloque num bom lugar e conforte o coração de todos que tiveram o prazer da convivência com este ser (...) tive a honra de conhecê-lo e digo que por onde passava deixava seu rastro de educação, humanidade e simplicidade", afirmou uma seguidora.

"Só vou lembrar do seu sorriso e simplicidade", declarou um. "Meu amigo, que tristeza, tantos momentos juntos, tantos planos e sonhos que foram cancelados, sentirei muito sua falta", também comentou outra amiga.

Parnamirim tinha 77 casos confirmados e outros 90 em investigação até esta quarta-feira (22), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Até a última atualização, o estado tinha 646 casos confirmados e 29 mortes por Covid-19, sendo que pelo menos outra morte, a de um feirante de 52 anos, também já tinha sido registrada em Ipanguaçu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN abre chamada pública para implementar 30 leitos de UTI em combate à Covid-19

O Governo do Rio Grande do Norte abriu um processo de chamamento público para contratar empresa, organização social ou instituição filantrópica que ficará responsável pela implementação e gestão de 30 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) em reforço às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. A chamada foi publicada nesta quinta-feira (23).

Os 30 leitos serão distribuídos em Natal e Macaíba — Foto: Sandro Menezes
Os 30 leitos serão distribuídos em Natal e Macaíba — Foto: Sandro Menezes

Serão 20 leitos em Natal, no Hospital Colônia Doutor João Machado, e 10 no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho em Macaíba, na região metropolitana. Ao todo, o valor máximo de custeio do contrato de gestão de 180 dias é estimado em R$ 11,3 milhões pelos 30 leitos.

As organizações interessadas em participar do chamamento público devem enviar os documentos de habilitação e proposta de preço exclusivamente por e-mail até às 23h59 do dia 29 de abril. Os detalhes podem ser consultados no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o serviço deve contemplar pronto atendimento da situação de emergência; diminuição dos riscos na prestação de serviços de saúde à população; e maior agilidade para operacionalização de equipamentos de saúde.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PRF apreende 40 mil maços de cigarro contrabandeado no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a maior apreensão de cigarros contrabandeados, na noite de quarta-feira (22), em Lajes, cidade distante 128 quilômetros de Natal. Dois homens foram presos na BR-304 transportando 40 mil maços de cigarro.

Carga foi apreendida em Lajes — Foto: PRF/Divulgação
Carga foi apreendida em Lajes — Foto: PRF/Divulgação

Segundo os agentes que participavam da barreira de fiscalização entre as cidades de Lajes e Fernando Pedroza, uma minivan levantou a suspeita da PRF por estar com todas as janelas fechadas. Na abordagem, a dupla tentou fugir para um matagal, mas foi alcançada pelos policiais.

Dentro do veículo foram encontradas várias caixas de cigarros de uma marca paraguaia sem qualquer comprovação fiscal, o que caracteriza o crime de contrabando. Segundo os suspeitos, a carga foi apanhada em João Pessoa, na Paraíba, e teria Fortaleza como destino.

O veículo, os cigarros e os homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Natal. Essa é a segunda apreensão de cigarros contrabandeados feita pela PRF nas últimas 24 horas. Antes, uma carga de 1.040 maços havia sido apreendida em São José de Mipibu, na Grande Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo prorroga restrições ao funcionamento do comércio, mas permite abertura de indústrias, hotéis e outras atividades no RN

O Governo do Rio Grande do Norte prorrogou as medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus por meio de um decreto publicado na manhã desta quinta-feira (23). O novo documento renova a suspensão das aulas até 31 de maio, endurece regras para evitar aglomerações e flexibiliza comércio e indústria.

Comércio fechado durante pandemia do coronavírus em Natal — Foto: Elisa Elsie
Comércio fechado durante pandemia do coronavírus em Natal — Foto: Elisa Elsie

Restaurantes, bares, lanchonetes e praças de food truck devem funcionar exclusivamente com sistema de entrega ou com ponto de coleta dos alimentos. O consumo em mesas nestes locais está proibido até 5 de maio.

O decreto mantém as normas restritivas de isolamento, abre indústrias e flexibiliza o funcionamento do comércio incluindo mais serviços na lista dos essenciais. Além das atividades de assistência médica e de comercialização de alimentos, como supermercados e padarias, já regulamentados em um decreto anterior, o Governo do Estado também abre o funcionamento de:

oficinas;
borracharias;
lojas de autopeças;
hotéis e pousadas;
agências de emprego temporário;
serviços de consertos de computadores;
lavanderias;
atividades de seguro e de contabilidade;
serviços de venda e locação de imóveis e automóveis;
barbearias e manicures; e atividades de assessoria, consultoria e representação jurídica.
Continuam suspensas atividades coletivas de qualquer natureza, públicas ou privadas, como festas, shows, atividades desportivas, feiras, exposições. Passeatas e carreatas passam a ser proibidas para evitar aglomerações. As medidas valem até 5 de maio.

O estado prorrogou também a validade dos atestados de vistoria do Corpo de Bombeiros que venceram no período de 24 de março a 5 de maio para 24 de maio. O mesmo vale para as licenças e autorizações expedidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN prorroga suspensão das aulas até 31 de maio para conter avanço do coronavírus

Um novo decreto publicado nesta quinta-feira (23) prorroga a suspensão das aulas na rede pública e privada do Rio Grande do Norte até 31 de maio. A medida tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus.

O decreto determina ainda que a Secretaria Estadual de educação pode autorizar a antecipação das férias na rede pública.

No Rio Grande do Norte as aulas estão suspensas desde o dia 18 de março. O primeiro decreto tinha validade de 15 dias, mas foi renovado até esta quinta (23). Com o novo decreto, os estudantes continuam em casa até 31 de maio.

O decreto publicado nesta quinta (23) também mantém o fechamento de parte do comércio até de 5 de maio, mas permite abertura de hotéis, indústrias e barbearias.

Aulas seguem suspensas até 31 de maio — Foto: Michele Mendes / TV Globo
Aulas seguem suspensas até 31 de maio — Foto: Michele Mendes / TV Globo

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça determina que empresa entregue 14 respiradores mecânicos comprados pelo Governo do RN

O juiz Magnus Augusto Costa Delgado, 1ª Vara Federal, determinou que a empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar entregue 14 respiradores mecânicos (ventiladores pulmonares) comprados pelo Governo do Rio Grande do Norte para o combate ao novo coronavírus.

Respiradores mecânicos foram comprados pelo Governo do RN — Foto: Divulgação
Respiradores mecânicos foram comprados pelo Governo do RN — Foto: Divulgação

Os aparelhos foram licitados pelo Executivo no valor de R$ 755.499,78 em um pregão eletrônico e a empresa havia suspendido a entrega devido a uma requisição administrativa do Ministério da Saúde para que toda a produção da empresa, em um período de 180 dias, fosse destinada à União. A Procuradoria Geral do Estado entrou na Justiça na segunda-feira (20) para garantir o recebimento dos aparelhos.

Na decisão, o magistrado afirma que “caso a empresa já tenha fornecido todos os ventiladores do seu estoque à União, deverá esta, no prazo de cinco dias, entregá-los ao Ente Público requerente, sob pena de aplicação de multa e demais cominações legais”.

Os respiradores são equipamentos insubstituíveis para pacientes críticos e graves, garante o secretário adjunto de Saúde do Estado, Petrônio Spinelli. “E essa disputa está acontecendo no mundo todo de como ter o número de respiradores suficientes para fazer a assistência da curva quando ela chega a uma gravidade maior quando muitos pacientes precisarem da ventilação”, disse.

Spinelli disse ainda que buscam mais aparelhos para o combate ao coronavírus.“Estamos no processo de compra de outros respiradores, e tivemos vários equipamentos do tipo recuperados colocando em funcionamento. Também estamos fazendo contratos seja com instituições públicas, privadas ou filantrópicas que envolva aquisição dessas máquinas", reforçou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atividades econômicas do RN têm queda de 25% e R$ 100 milhões deixam de circular diariamente, diz governo

As medidas de isolamento e restrições a atividades comerciais no Rio Grande do Norte durante a pandemia do novo coronavírus - causador da Covid-19 - provocou impacto negativo nas atividades econômicas do estado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Tributação divulgados nesta quarta-feira (22), a média diária de transações de compra e venda de produtos registrou queda de 24,9%. Já o volume movimentado diariamente caiu de uma média diária de R$ 310 milhões para R$ 210 milhões na segunda semana de abril. A redução foi de 32,2%.

Comércio fechado durante pandemia do coronavírus em Natal — Foto: Elisa Elsie
Comércio fechado durante pandemia do coronavírus em Natal — Foto: Elisa Elsie

Os números constam no Boletim Semanal de Atividade Econômica, elaborado pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) e divulgado pela primeira vez nesta quarta-feira (22). De acordo com o documento, a indústria potiguar foi o segmento mais impactado pela crise, com redução de 44% da atividade.

O estudo se baseia nas notas fiscais e outros documentos, sujeitos à aplicação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). As comparações foram feitas com os dados de 6 de janeiro e 15 de março e os números das semanas seguintes, quando já estavam em vigência os decretos estaduais com foco na prevenção do coronovírus. O governo quer prorrogar as medidas até pelo menos 5 de maio.

O boletim mostra que a emissão média de notas fiscais por dia saiu de mais de um milhão na segunda semana de janeiro para 719 mil no período de 6 a 12 deste mês. Comparando com a mesma semana de abril do ano passou, a quantidade de documentos emitidos por dia diminuiu 27,9%.

O informativo também faz análise do nível de atividade dos principais setores que geram ICMS para o estado. A indústria de transformação foi o segmento mais atingido com a crise do novo coronavírus, retraindo em pouco mais de 44% a média de atividade diária.

Já o setor de combustíveis teve a segunda maior retração. As operações diárias caíram 29,4% quando comparadas à média diária antes da Covid-19.

O varejo potiguar e comércio atacadista tiveram recuos de 26,5% e 8,11% nas atividades diárias respectivamente. Já a indústria extrativista apresentou uma baixa de 19,7%

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caixa amplia horário de atendimento de 37 agências do RN em duas horas

A Caixa Econômica anunciou a ampliação do atendimento ao público em 2 horas, a partir desta quarta-feira (22), em 37 agências do Rio Grande do Norte. Somente em Natal, são 12. As unidades abrirão das 8h às 14h apenas para o atendimento de serviços essenciais à população. Veja a lista no fim desta matéria.

Agência da Caixa em Parnamirim é uma das que deverá abrir em horário estendido (Arquivo 08/04) — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi
Agência da Caixa em Parnamirim é uma das que deverá abrir em horário estendido (Arquivo 08/04) — Foto: Quezia Oliveira/Inter TV Cabugi

Durante a pandemia do novo coronavírus, o expediente dos bancos estava reduzido a quatro horas diárias - das 10h às 14h, enquanto normalmente é das 10h às 16h. Ao longo de vários dias, no entanto, foram registradas aglomerações de pessoas em agências, especialmente do público que buscava sacar o auxílio emergencial de R$ 600.

De acordo com o banco, as agências estão sendo abertas para realizar os seguintes tipos de atendimento:

Saque do INSS sem cartão;
Saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha;
Saque do Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha;
Pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha;
Saque de conta salário sem cartão e senha;
Desbloqueio de cartão e senha de contas.
Ainda de acordo com a Caixa, as unidades terão fluxo de clientes controlado e nas salas de autoatendimento será permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina, de acordo com o espaço físico disponível. O objetivo, segundo o banco, é manter o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas.

"Somado a isso, vem sendo efetuada sinalização/delimitação dos pisos externos das agências com ocorrência de formação de filas para manutenção do afastamento social", afirmou em nota.

O banco afirma que reforçou o protocolo de higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos autoatendimentos, balcões de caixa e torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.

Auxílio emergencial
A Caixa esclarece que os beneficiários do auxílio emergencial que receberam o crédito em poupança do banco podem movimentar o valor digitalmente pelo aplicativo Caixa, pelo internet banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras.

Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa estabeleceu um calendário para os beneficiários que quiserem sacar em dinheiro o valor depositado nas poupanças digitais abertas para os trabalhadores:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Veja as agências que funcionam com o novo expediente no RN
Açu
Alto do Rodrigues
Apodi
Areia Branca
Caicó
Ceará-Mirim
Currais Novos
Extremoza
Goianinha
Guamaré
João Câmara
Macaíba
Macau
Mossoró (Rua Coronel Gurgel)
Mossoró (Rua Bezerra Mendes)
Mossoró (Ilha de Santa Luzia)
Natal Alecrim
Natal Candelária
Natal Capim Macio
Natal Cidade Alta
Natal Lagoa Nova (Av. Capitão Mor Gouveia)
Natal Lagoa Nova (Av. Prudente de Morais)
Natal Lagoa Seca
Natal Neópolis
Natal Potengi (Av. Doutor João Medeiros Filho)
Natal Potengi (Av. das Fronteiras)
Natal Ribeira
Natal Tirol
Nova Cruz
Parnamirim Centro
Parnamirim (Nova Parnamirim)
Pau dos Ferros
Santa Cruz
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel
Touros
Para ver os endereços das agências no Rio Grande do Norte e em todo o país, clique aqui.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Idosa de 67 anos morre durante incêndio dentro de casa em Mossoró

Uma idosa de 67 morreu carbonizada em um incêndio que atingiu a casa dela na madrugada desta quarta-feira (22), em Mossoró, região Oeste potiguar. O caso aconteceu por volta das 4h. A causa do início das chamas ainda é investigada, mas a suspeita é que um curto-circuito tenha acontecido no local.

Fachada da casa onde idosa morava não foi atingida pelo incêndio. — Foto: Flávio Soares/ Inter TV Costa Branca
Fachada da casa onde idosa morava não foi atingida pelo incêndio. — Foto: Flávio Soares/ Inter TV Costa Branca

A vítima foi identificada como a aposentada Antônia Galdino Rodrigues, de 67 anos. Segundo a Polícia Civil ela estava dormindo, quando as chamas começaram a se espalhar pelo imóvel que fica na Rua General Péricles, no bairro de Ilha de Santa Luzia.

A aposentada morava sozinha no imóvel. Durante a madrugada, vizinhos ouviram barulho, perceberam a fumaça e acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, porém as equipes já encontraram o corpo da idosa carbonizado. O quarto em que ela estava foi o cômodo mais atingido pelo fogo.

O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que também deverá fazer uma perícia para identificar a causa das chamas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

No RN, corpos sem suspeita de coronavírus são liberados por autópsia verbal e sem causa de morte

Resources for parents with children during COIVD-19

O aumento no número de casos de Covid-19 mudou o processo de identificação das causas de mortes - sem suspeita de coronavírus - no Rio Grande do Norte: os corpos são submetidos a uma autópsia verbal e, em alguns casos, são liberados sem uma causa de morte definida.

Sem a autópsia tradicional, os médicos fazem uma análise externa do corpo e entrevistam familiares para determinar a causa aproximada da morte. Esse procedimento passou a ser a adotado em março pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) por recomendação do Ministério da Saúde para evitar contaminação pelo coronavírus.

O secretário adjunto de Saúde Pública do RN, Petrônio Spinelli, explica que nem toda morte passa pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

"A maioria das mortes que acontecem por doenças têm a causa diagnosticada pelo médico, ainda no hospital, e é feito o atestado de óbito. O SVO só é acionado quando há dúvida sobre a morte ou quando essa morte não acontece em ambiente hospitalar. Quando a morte acontece em casa, sem causa determinada e não há assistência médica, o corpo é levado ao SVO e a equipe técnica, a partir do olhar do corpo e da conversa com o familiares, poderá fazer um atestado baseado nas evidências mais próxima do diagnóstico", explicou.

Já os corpos de pessoas com suspeita de coronavírus são enterrados sem passar pelo Serviço de Verificação de Óbito. Ainda de acordo com o secretário, nesses casos, o médico do hospital pode colocar no atestado "causa da morte indeterminada" e, após o resultado do exame, em caso de confirmação, a família é informada e a morte entra para a estatística oficial do Estado.

Nesta quarta-feira (22), de acordo com o último boletim epidemiológico do Estado, o RN tem 29 mortes e 646 casos confirmados de Covid-19.

Causa indeterminada
O pedreiro Antônio Araújo da Silva, de 34 anos, foi sepultado na terça-feira (21) sem que a causa da morte fosse especificada. Segundo familiares, Antônio faleceu com sintomas de tuberculose. Ele não foi testado para a Covid-19 porque não foi considerado um caso suspeito e também não foi levado para a necrópsia em razão do novo funcionamento do SVO.

"O médico só colocou na declaração que a morte não tinha causa determinada, só que a gente quer que seja feita a autópsia para saber o que de fato aconteceu. Isso não é justo, é um misto de dor e incerteza", lamenta Rafaela Cristina Araújo Silva, irmã do pedreiro.

Sobre a situação, a Sesap informou que "infelizmente, em momentos excepcionais como os que estamos vivendo isso deve ocorrer" e que as medidas de segurança no SVO estão sendo adotadas em todo o país. "Esse é um momento muito delicado que estamos passando na verificação de óbitos. Isso é uma orientação nacional. A ideia é que não tenhamos necrópsia nesse período de pandemia porque existe um risco muito grande", destacou o secretário adjunto de saúde Petrônio Spinelli.

Fonte: G1
Leia Mais ››