domingo, abril 30, 2017

2º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares da Paróquia de Itaú encarra-se com a celebração da Santa Missa às 11h em Severiano Melo

 


Depois de um sábado intenso de estudos os mais de 170 missionários que estão participando do 2º Retiro paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Itaú-RN) em Severiano Melo, o evento termina hoje com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pároco Pe. Bessa concelebrada pelos seminaristas Miqueias Pascoal e Gessé Nascimento a partir das 11 horas deste domingo (30).

Ontem os missionário oram acolhidos pela comunidade de Severiano Melo, onde pela manhã estudaram o Evangelho de São Mateus experimentando a graça de se vive em comunidade, colocando todos os ensinamentos para os dias atuais.

À tarde os missionários conheceram o perfil e a espiritualidade do missionário encerando com a vigília. Os trabalhos foram orientados pelo Seminarista Miqueias Pascoal e coordenador paroquial das SMP, Yure Paiva.



Neste domingo a partir das 08 horas missionários irão construir o plano de ação missionário para execução nas comunidades dá paróquia.

Depois de 10 anos, a Diocese de Mossoró revive as Santas Missões Populares (SMP) abraçando a missão e orientação do Papa Francisco em sair do lugar, avançar para as águas mais profundas e lançar as redes. Com isso percebemos uma igreja missionária em prol do anúncio de Jesus Cristo.







Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Colisão entre duas motos na zona rural de Felipe Guerra deixa uma pessoa com provável fratura de crânio.


A colisão frontal entre as duas motocicletas aconteceu no final da manhã de hoje sábado 29 de abril, em uma estrada carroçável da comunidade de Fazenda nova, zona rural de Felipe Guerra no este do RN.
Segundo informações, uma Honda Biz 100cc que era conduzida por um morador da comunidade colidiu com uma moto Honda 150cc conduzida por um popular conhecido ate o momento como “Francisco” que mora na comunidade.
Na Honda Biz que explodiu após a colisão vinha alem do condutor um garupa conhecido como Laydno Felipe de Aquino da comunidade de Arapuá que sofreu uma forte pancada na cabeça, o piloto da Biz nada sofreu, já Francisco que vinha na outra motocicleta sofreu uma leve pancada na cabeça.
Deu entrada na unidade hospitalar do município vitimas do acidente Laydno com uma fratura de possível afundamento de crânio na testa e foi conduzido para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró. Francisco da fazenda nova com escoriações foi atendido no hospital municipal e conduzido para o hospital regional de Apodi para exames médicos e liberado em seguida.



Fonte; Santana Notícias
Leia Mais ››

Carro quebra semieixo e capota depois da ponte de Arapuá na RN-118 zona rural de Ipanguaçu


Neste sábado, 29 de abril, um acidente foi registrado na RN-118, nas proximidades da comunidade de Arapuá, na zona rural da cidade de Ipanguaçu. Segundo informações, o veículo seguia na RN quando o semieixo quebrou, com isso o motorista perdeu o controle do veículo vindo a capotar.
O veículo estava carregado de bananas, já os ocupantes nada sofreram, apenas danos materiais foram registrado.


Fone: Focoelho
Leia Mais ››

RIACHOCRUZENSE SOFRE ACIDENTE DE CARRO ENTRE PAU DOS FERROS E FRANCISCO DANTAS


Foi registrado no final da tarde desta sexta-feira, 28 de abril de 2017, mais um acidente entre as cidades de Francisco Dantas e Pau dos Ferros no interior do Estado do Rio Grande do Norte. 
Um carro tipo corsa se deslocava até o município de Pau dos Ferros quando se deparou com um buraco na pista cheio de água, o mesmo tentou desviar mas mesmo assim bateu no buraco, a água subiu até o vidro aonde tomou toda a visibilidade do motorista do município de Riacho da Cruz, conhecido por Manel da Macaca que estava acompanhado com a sua esposa, Solange Elizeu Pinto. 

Graças a Deus estamos todos bens, foi um susto enorme, ao desviarmos de um buraco e sermos surpreendidos com um carro em nossa frente, não foi fácil, a única escolha era sair da pista arriscando as novas vidas, com uma maior chance de sucesso, ou bater de frente. 

O ocorrido aconteceu por volta das 17:30, próximo ao açude, próximo ao local aonde a sobrinha do prefeito de Francisco Dantas/RN veio a óbito devido a um acidente. 

Fonte: Jornal o Potiguar 
Leia Mais ››

JOVENS MORTOS EM TROCA DE TIROS COM A PM NO SERIDÓ POTIGUAR SÃO IDENTIFICADOS.


Os jovens que trocaram tiros com a PM, e que eram suspeitos de terem praticado um assalto na cidade de jardim de Piranhas, nesta sexta-feira, (28), foram identificados pelo O ITEP/Caicó. O confronto aconteceu nas imediações do trevo da BR-427 que liga as cidades de Caicó, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas.

São eles: Carlos Ferreira da Silva Junior, de 20 anos, agricultor e residente na Rua Irisberto Batista de Araújo, nº 18, Centro em Timbaúba dos Batistas; Ítalo dos Santos da Silva, de 15 anos, que residia na Rua Josefa Vieira, nº 69, Bairro Walfredo Gurgel; Caio Salviano, de 21 anos, que residia na Rua Manoel Fernandes Jorge, nº 37 no Bairro Paulo VI em Caicó eGabriel Araújo da Silva, de 16 anos, estudante, que residia na Rua Sérvulo Lopes de Araújo, nº 110 no Bairro Paulo VI em Caicó. Todos eram naturais de Caicó.

Fonte: Blog Barra Pesada
Leia Mais ››

PM desarticula quadrilha e prende 5 após roubo de carga de cigarros em Santa Cruz


A Policia Militar de Santa Cruz realizou ontem duas ações exitosas que acabou desarticulando uma quadrilha que agia com roubos na região.

A primeira ação aconteceu na estrada de que leva a cidade de Japi, onde foram presos três homens e recuperado o material de um roubo a um caminhão de cigarros. Ainda foram recuperados dois carros e uma moto roubados.

Desta ação, três homens conseguiram fugir, mas no final da tarde de ontem, a Polícia Militar conseguiu prender mais dois acusados de integrar o grupo criminoso no bairro Vila Rica, em Snata Cruz.. Um fugiu em uma moto roubada com destino ignorado.

No saldo das ocorrências, cinco homens presos, recuperação de carga e veículos roubados, além de retirada de circulação de armas de fogo e munições.

Todo o material apreendido e os homens presos foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil, onde foram feitos os flagrantes. Os detidos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz e estão a disposição da Justiça.

Fonte: Robinson Pires
Leia Mais ››

Ônibus reformado por Luciano Huck no Lata Velha é apreendido no Ceará


Ônibus reformado no quadro “Lata Velha”, do programa “Caldeirão do Huck”, foi apreendido no estado do Ceará fazendo transporte irregular de universitários. Os alunos iriam de Exu (PE) para Juazeiro do Norte (CE). Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Ceará, o veículo não possuía permissão para esse tipo de transporte.

Segundo o termo de apreensão obtido pelo Metrópoles, o veículo levava 43 passageiros, que tiveram que pagar pelo transporte irregular. Além disso, segundo o regulamento da ANTT, ônibus com mais de 10 anos não podem realizar esse tipo de serviço — esse tem 36 anos.

O ônibus foi reformado no programa da TV Globo, em 2007, como presente para a família de Abigail do Rosário, moradora de Joinville (SC). À época, ela e os 42 filhos participaram de uma edição especial no fim do ano. Além do veículo, Abigail teve a casa reformada. “Vendemos o ônibus há dois anos para uma loja de São Paulo porque nossos filhos começaram a se casar e sair do lar”, contou Abigail ao Metrópoles.

"O vendedor disse que ia ficar com ônibus porque era muito bonito", explicou. Quando soube que o veículo tinha ido parar no Ceará e que estava servindo para transporte irregular, Abigail ficou chocada. “Ele não tem mais condições de rodar! Tem 36 anos. Está fora do padrão. Para mim servia, porque era uso particular", disse.

Depois que vendeu o ônibus, Abigail comprou um micro-ônibus para transportar os jovens. “Hoje, estou com 16 filhos. Estou sofrendo com a síndrome do ninho vazio. Mas tenho 42 netos e dois bisnetos”, disse a mãe aos risos.

A ANTT, limitou-se a dizer, por meio da assessoria de imprensa, que o ônibus não está cadastrado para transporte de passageiros. O Metrópoles tentou entrar em contato com o proprietário do veículo, mas não obteve resposta.


Fonte: Metropole
Leia Mais ››

Mulher de 51 anos é morta a facadas na Grande Natal; enteado é o principal suspeito, diz PM

Quarto onde Maria dos Anjos foi morta. Ela dormia ao lado do marido quando foi esfaqueada (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)

Uma mulher foi assassinada a facadas na madrugada deste sábado (29) no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Maria dos Anjos Ribeiro da Silva, de 51 anos. O principal suspeito é o enteado dela, que fugiu.
O crime aconteceu na rua José Fabrício de Monteiro, por volta das 3h. Ao G1, o tenente Abdnego Dias, oficial de dia do 3º Batalhão da PM, relatou que a mulher foi assassinada dentro de casa. Ela dormia ao lado do marido quando foi esfaqueada. “Encontramos o corpo em um colchão dentro do quarto, mas não temos informações se a mulher estava dormindo, se houve alguma briga ou mesmo se ela reagiu”, disse.
À Inter TV Cabugi, o marido da vítima contou que todos haviam bebido durante a noite, e que a mulher acordou dizendo que havia levado facadas, sentindo dores no peito e nas costas. Ele ainda chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas quando os socorristas chegaram a mulher já estava morta.
Ainda de acordo com o tenente, Maria dos Anjos levou pelo menos quatro golpes.
A PM ainda fez buscas pela região, mas não encontrou o enteado. A faca usada pelo suspeito também não foi achada.
Informações sobre a localização do suspeito podem ser repassadas à polícia pelo número 190 ou Disque-Denúncia, que atende pelo 181. As ligações são gratuitas.

Levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional do RN (OBVIO)  (Foto: OBVIO)

40 mulheres assassinadas
Segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional do RN (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado – com a morte registrada nesta madrugada em Parnamirim chega a 40 o número de mulheres assassinadas este ano no Rio Grande do Norte. No ano passado, entre 1º de janeiro e 29 de abril, foram registrados 29 casos, o que significa um aumento de 37,93% no número de mortes de mulheres.
O OBVIO também constatou que são 7 os casos de feminicídios registrados este ano. Feminicídio é um crime considerado de gênero, motivado pelo fato de a vítima ser mulher. Ano passado, nos primeiros quatro meses, foram registrados 10 casos desta natureza no estado.

Criminalidade crescente
O RN enfrenta uma crise sem precedentes na segurança pública, principalmente com o crescimento constante do número de homicídios. Entre janeiro e abril de 2015, segundo dados do OBVIO, foram contabilizados 530 homicídios no estado. Ano passado, no mesmo período, foram 613. Agora, nos primeiros quatro meses de 2017, o estado já soma 801 assassinatos - média de 6,7 mortes por dia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça determina que Eike Batista fique em prisão domiciliar


O empresário Eike Batista vai cumprir prisão domiciliar, que inclui medidas cautelares como a vistoria da Polícia Federal em casa sem aviso prévio, afastamento das empresas e entrega do passaporte. No total, são nove determinações.
A decisão é do juiz federal de plantão, Gustavo Arruda Macedo. Ele atendeu a determinação da liminar do Supremo Tribunal Federal.
Veja as medidas que Eike deverá cumprir após sair da prisão:
afastar-se ou continuar afastado da direção/administração das empresas envolvidas, em especial as empresas do Grupo X;
proibição de manter contato com qualquer pessoa que seja ré ou investigada, em feitos que tramitam perante o Juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, ou em outros processos relacionados à Operação Lava Jato (13ª VF de Curitiba) e seus desdobramentos;
deve, desde já, concordar com o levantamento permanente dos sigilos telefônico e telemático, enquanto durar a medida cautelar;
recolhimento domiciliar integral, ressalvada situação de emergência médica, que deverá ser imediatamente comunicada ao juízo;
atender a todas as comunicações judiciais;
entregar na secretaria do juízo o(s) passaporte(s) que tiver no prazo de 24 horas, caso ainda não tenha feito;
proibição de alteração de domicílio sem autorização judicial;
a defesa deverá manter o registro de todas as pessoas que ingressarem no imóvel em que a medida será cumprida, sendo certo que está proibida a visitação de pessoas que não sejam parentes ou advogados regularmente constituídos com procuração nos autos;
a Polícia Federal está autorizada a realizar visitas no imóvel em que a medida será cumprida, qualquer dia da semana, sem prévia comunicação ou autorização do juízo, a fim de checar se todas as condições estão sendo cumpridas;
Na sexta-feira (28) o ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF), Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus ao empresário e considerou que não se justifica o argumento de que Eike deve ficar preso para não atrapalhar as investigações.

Com a decisão deste sábado, o empresário pode sair do presídio a qualquer momento.
Eike teve a prisão preventiva decretada após dois doleiros dizerem que ele pagou US$ 16,5 milhões a Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, o equivalente a R$ 52 milhões, em propina. O pagamento teria sido feito em troca de contratos com o governo estadual. Ele já foi denunciado nas investigações por corrupção e lavagem de dinheiro.
Decisão
A defesa do empresário entrou com pedido de liberdade no Supremo por entender que não havia justificativa legal para que a prisão preventiva fosse mantida.
No pedido de liberdade, a defesa de Eike diz que a prisão foi decretada com base em outra investigação, ligada à Operação Lava Jato, numa apuração sobre sua relação com a esposa do marqueteiro João Santana, Mônica Moura.
Além disso, disse que ele não poderia ser preso pelos mesmos fatos de que é acusado nem somente por depoimentos de delatores e que as suspeitas remetem ao ano de 2011.
“Todas as decisões que envolvem o ora paciente eximem-se de indicar fato concreto e atribuível no sentido de que ele representaria um risco à instrução criminal – não se fala de testemunhas ameaçadas ou da possibilidade de destruição de provas – tampouco que ele, empresário nacionalmente reconhecido, represente risco à ordem pública ou econômica ao ser posto em liberdade’, diz o pedido de liberdade.
Na decisão, Gilmar Mendes afirma que os supostos crimes investigados, de corrupção e lavagem de dinheiro, são "graves". Apesar disso, segundo o ministro, teriam sido cometidos entre 2010 e 2011 e são "consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão".
"O paciente não é formalmente acusado de manter um relacionamento constante com a suposta organização criminosa liderada por Sérgio Cabral. Pelo contrário, a denúncia não imputou ao paciente o crime de pertencer a organização criminosa", sustenta o ministro.
Dessa forma, segundo Gilmar Mendes, entre os supostos crimes e a decretação da prisão há um "lapso temporal considerável". Ele afirma ainda que não há notícias de que Eike "tenha adotado ulterior conduta para encobrir provas".
"O fato de o paciente ter sido denunciado por crimes graves – corrupção e lavagem de dinheiro –, por si só, não pode servir de fundamento único e exclusivo para manutenção de sua prisão preventiva", diz o ministro na decisão.
Para Gilmar Mendes, o "perigo que a liberdade do paciente representa à ordem pública ou à instrução criminal" pode ser substituído por medidas cautelares "menos gravosas" do que a prisão preventiva.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 1.925: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 40 milhões


Ninguém acertou as dezenas do sorteio 1.925 da Mega-Sena, realizado às 20h (horário de Brasília) deste sábado (29), em Franco da Rocha (SP).
Veja as dezenas sorteadas: 01 - 17 - 38 - 43 - 45 - 47.
A expectativa do prêmio acumulado para o próximo sorteio é de R$ 40 milhões.
A Quina teve 50 acertadores, e cada um levou R$ 53.604,54. Outras 5.258 apostas ganharam a Quadra, com R$ 728,20 para cada.
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião da LATAM bate em pássaro durante decolagem e pousa em Cumbica

Trajeto de aeronave que saiu de Congonhas rumo a Brasília e pousou em Cumbica (Foto: Fligth Radar/Reprodução)

Uma aeronave da Latam que decolou do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, colidiu contra um pássaro e teve de pousar em Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite deste sábado (29). Ninguém se feriu.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que a aeronave fez um pouso de emergência. O erro foi corrigido às 22h45.)⁠⁠⁠⁠
O voo seguia para Brasília. A aeronave A320, prefixo PR-MHG, decolou 19h38 e pousou 20h05.
Após a decolagem em Congonhas, a pista ficou fechada pois a aeronave teria deixado detritos na pista até as 22h18.
De acordo com a Gru Airport, que administra o aeroporto de Cumbica, os passageiros estão bem e estão embarcando em outra aeronave.
Confira a nota na íntegra
A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo JJ3392 (São Paulo/Congonhas – Brasília), que partiu às 19h38* de hoje (29/4), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Congonhas. A aeronave alternou para o aeroporto de Guarulhos, onde aterrissou em completa segurança às 20h05*. A aeronave foi trocada e o voo está programado para seguir viagem às 22h*.
A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

*Horário de Brasília

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça Federal do Ceará derruba liminar que suspendia cobrança extra de bagagem em aviões


A Justiça Federal do Ceará impugnou a liminar que suspendia a cobrança extra por despacho de bagagem nas companhias aéreas. A decisão é do juiz Alcides Saldanha Lima, da 10ª Vara Federal.
Na decisão, o juiz diz as novas regras de transporte de bagagens são benéficas aos consumidores, pois, "além de ampliar o limite para bagagem de mão, permite que os passageiros que não transportem ou transportem pouca bagagem não sejam cobrados no preço da passagem por um limite do qual não se utilizam".
Ainda em sua decisão, Lima argumenta que, ao classificar o contrato de bagagem como acessório ao de transporte, apenas reconhece sua natureza jurídica e, por isso, "não haveria venda casada, pois o contratante não está obrigado a contratar franquia adicional de bagagem, havendo vários contratos acessórios ao contrato de transporte aéreo, inclusive o de bagagem".
"Há que se ressaltar que a obrigação de transportar a bagagem, prevista na legislação civil para os contratos de transporte de pessoas em geral (art. 734), não obriga o transportador a levar toda e qualquer bagagem ou em qualquer quantidade ou peso", disse.
Pelas novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas aéreas podem cobrar taxas adicionais pelas bagagens despachadas em voos nacionais e internacionais. O limite de peso de bagagem de mão passa de 5 para 10 quilos. Na prática, a medida permite que as empresas criem suas próprias regras sobre o despacho de bagagens.
Hoje, esse serviço não tem taxa extra e está embutido no preço da passagem - o custo pelo transporte de bagagem é diluído nos preços dos bilhetes de todos os passageiros, independente se viajam apenas com bagagem de mão ou se despacham mais de uma mala. Os passageiros podem despachar um volume de até 23 kg nos voos nacionais e dois volumes de até 32 kg nos internacionais.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Anac informou que a agência ainda não havia sido notificada oficialmente da decisão e, por isso, não se pronunciaria sobre o assunto.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou em nota que a cassação da liminar “é um avanço que vai beneficiar os consumidores e alinhar o Brasil a práticas internacionais há muito tempo consolidadas”.
Segundo a entidade, as empresas nacionais poderão oferecer a possibilidade de adquirir bilhetes com preço equivalentes ao tipo de bagagem que transporta. Assim, quem viaja sem bagagem pagará menos e quem despacha bagagens pagará apenas por aquilo que transporta.
A entidade entende que as companhias poderão fazer promoções e diferenciar suas tarifas, o que acirrará a concorrência e beneficiará os passageiros.
Batalha judicial
A Agência Nacional de Aviação Civil recorreu em março ao Tribunal Regional Federal (TRF-3), com sede em São Paulo, da decisão da Justiça Federal de São Paulo que suspendeu a cobrança extra por despacho de bagagem.
A Anac entrou com dois recursos para tentar barrar a liminar da Justiça de São Paulo, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). O primeiro foi um pedido de suspensão de segurança, que foi indeferido pela desembargadora Cecilia Maria Piedra Marcondes no dia 14 de março. O segundo é um agravo de instrumento, que ainda não foi julgado. O agravo de instrumento se sobrepõe ao pedido de suspensão de segurança, pois ele julga o mérito da questão, enquanto o outro busca uma decisão emergencial.
O pedido de anulação da regra da Anac foi feito pelo Ministério Público de São Paulo no dia 9 de março. Segundo o MPF, a nova regra contraria o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, além de ferir a Constituição por promover a perda de direitos já adquiridos pelos consumidores.
Na decisão no dia 13 de março, o juiz José Henrique Prescendo afirmou que "as alegações do MPF são relevantes". O magistrado afirmou que as novas regras "deixam o consumidor inteiramente ao arbítrio e ao eventual abuso econômico" por parte das companhias aéreas." A decisão do magistrado suspendeu apenas as normas relativas às bagagens. Outras medidas, como regras a respeito de informações e cancelamento de voos, não foram atingidas.
Além do processo de São Paulo, outras entidades como o Procon de Fortaleza e a Ordem dos Advogados do Brasil entraram na Justiça para tentar barrar a decisão da Anac. Com exceção do processo de São Paulo, as demais ações foram agrupadas no processo que foi julgado na Justiça Federal do Ceará.
No Ceará, o juiz decidiu no dia 10 de março a favor da Anac e julgou que a decisão favorece o consumidor e não fere a Constituição e o Código de Defesa do Consumidor.
A decisão da Justiça Federal do Ceará vale até que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decida o conflito de competência, já que os processos estão correndo nos dois estados, e São Paulo deu liminar probindo a cobrança. No entanto, com essa decisão da Justiça Federal do Ceará, as empresas já podem começar a colocar em prática a cobrança adicional.
Argumentação do governo
Segundo a AGU, as novas medidas têm como objetivo incentivar a liberdade de escolha do consumidor e, "consequentemente, a concorrência entre as companhias aéreas".
"A desconsideração do poder normativo da Anac causa grave prejuízo à ordem administrativa ao permitir que o Judiciário se imiscua em questões técnicas e de independência da agência, sem que haja a demonstração de qualquer ilegalidade na edição da resolução", argumenta a AGU.
A Advocacia-Geral da União afirma que, segundo estudos da Anac, 35% dos passageiros hoje transportados viajam sem bagagem e o peso médio da bagagem despachada em voos domésticos é de 11,5kg.
Companhias já haviam decidido preços
As companhias aéreas já haviam divulgado os preços que cobrariam pelo despacho de bagagens. A primeira delas foi a Gol, que informou que valor cobrado por mala seria maior de acordo com a quantidade de itens que cada passageiro despachar. "A primeira será mais barata que a segunda, que será mais barata do que a terceira. E assim por diante", afirmou a Gol, em comunicado.
A Latam informou que passaria a cobrar partir de R$ 50 por mala despachada em voo nacional. Para voos na América do Sul, a cobrança só seria feita pela segunda bagagem despachada. Em outros voos internacionais, o despacho seria gratuito em até duas malas com o limite de 23 quilos cada.
A Azul disse que criaria uma nova classe tarifária promocional, mais barata que a atual, para os passageiros que viajarem sem mala despachada. Se eles quiserem levar uma mala de até 23 kg, terão de pagar uma tarifa de R$ 30.
Já a Avianca Brasil havia informado que "decidiu não cobrar por despacho de bagagens no início da vigência da nova resolução, em 14 de março, pois prefere estudar essa questão mais profundamente durante os próximos meses" .

Fone: G1
Leia Mais ››

'Bebê cabeludo' recebe vacina de HPV em vez de dose contra pneumonia em Sorocaba

Pais do Heitor fizeram um ensaio em casa, em Sorocaba (Foto: Larissa Camargo/Arquivo pessoal)

Os pais do bebê Heitor de Sorocaba (SP), que ficou conhecido pelo grande volume de cabelo, passaram por um susto durante a semana. O menino, de quatro meses, foi levado para ser vacinado com Pneumo 10, que protege da pneumonia, mas no lugar foi aplicada uma dose contra HPV, que combate o vírus que causa câncer de colo de útero nas meninas a partir de 9 anos, e nos meninos evita a transmissão.
De acordo com a mãe, Elaine Cerino Rodrigues, ela levou a criança em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Mineirão, e foi comunicada sobre a falha por funcionários uma hora depois, quando já estava em casa. Além da vacina errada, Heitor recebeu ainda outras duas doses: o reforço contra a Poliomielite e a vacina Tríplice, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
“Eu fiquei desesperada e corri para ao médico. Como é uma vacina nova, ninguém sabia o que podia acontecer e ele ficou em observação”, diz a mãe, que registrou um boletim de ocorrência nesta quinta-feira (27) com um documento entregue pela UBS reconhecendo o erro.


Unidade de saúde emitiu documento que confirma o erro na aplicação (Foto: Reprodução/TV TEM)Unidade de saúde emitiu documento que confirma o erro na aplicação (Foto: Reprodução/TV TEM)
Unidade de saúde emitiu documento que confirma o erro na aplicação (Foto: Reprodução/TV TEM)

A mãe acredita que o cabelo inusitado do filho pode ter sido o motivo, por ter tirado a atenção dos profissionais. "As enfermeiras que estavam presentes ficaram eufóricas com o cabelo dele, porque chama a atenção. Tiraram fotos, pegaram ele no colo e eu acredito que essa tenha sido a distração no momento que causou a grande falha da vacina errada", afirma.

Em nota ao G1, a Secretaria da Saúde informou que os funcionários envolvidos com esse tipo de atendimento são treinados e existe supervisão direta do enfermeiro da UBS e existe um controle diário de estoque de vacinas e das doses no sistema onde são registradas todas as vacinas aplicadas e pacientes atendidos.
O bebê não teve nenhuma reação à vacina HPV. No entanto, a Prefeitura de Sorocaba informou que a criança foi avaliada no mesmo dia da aplicação pelo médico do convênio, e também pela pediatra da UBS.
Ainda em nota, a prefeitura explica que Heitor terá um encaminhamento para infectologista priorizado e a família orientada a observar sintomas de qualquer alteração com o bebê.
A TV TEM procurou um pediatra e infectologista que explicou que o vírus da vacina é inativado e não consegue se manifestar no corpo depois da aplicação. "Essa vacina não poderia ser aplicada nesta idade. Ela não tem nenhuma função de proteção para essa idade. Fora isso, não vejo outro problema porque a vacina é feita com um vírus inativado", esclarece o médico Carlos Lazar.
No entanto, para evitar problemas os pais devem ficar atentos durante a aplicação. “Deve ser visto a vacina, a data do lote, verificar a agulha e a seringa. Isso faz parte da visualização dos pais ou dos acompanhantes da criança que receberá a vacina”, aconselha.

'Olha o Wolverine'
O bebê Heitor Rodrigues Oliveira ficou conhecido após as fotos de um ensaio fotográfico repercutirem na internet. Segundo a mãe, quem se depara com ele nas ruas de Sorocaba (SP) pede para tirar fotos ou mexer no penteado.
O sucesso nas redes sociais, conforme a mãe, começou ainda no berçário. “A primeira coisa que a enfermeira disse foi: ‘nossa, tem mais cabelo do que neném aqui’”, lembra. Ao G1, a analista de qualidade, que aproveita os últimos dias da licença maternidade para ficar com o filho, conta que tarefas comuns na rotina se tornaram uma maratona quando está acompanhada com o Heitor.
“Quando eu fui ao shopping com ele fiquei assustada. Foi a primeira vez e me surpreendi. Todo mundo mexia com o Heitor. O pessoal fica falando: ‘olha o Wolverine, olha o Elvis'”, brinca Elaine, de 32 anos.
Sorridente, o bebê esbanja uma simpatia que inspirou os pais a registrarem dois ensaios fotográficos (veja galeria de fotos). No primeiro, ainda com 15 dias de vida, Heitor já esbanjava muitos fios arrepiados na cabeça da criança. “Ficava tudo para cima, mas depois [o cabelo] cresceu tanto que ficou deitado”, comenta.
As fotos do Heitor renderam milhares de curtidas no perfil da mãe no Facebook. Só uma das imagens rendeu cerca de quatro mil curtidas até a noite desta quarta-feira (26), além de comentários de internautas. Na ocasião, os pais tinham uma dúvida e ainda pediram a opinião das pessoas: cortar ou não cortar o cabelo?
“O pessoal falou para não cortar porque é muito lindo o cabelo dele assim. Mas algumas pessoas falaram que é para cortar porque menino tem que ter cabelo curto. O pai queria cortar e eu era contra. Aí eu postei na internet para ter opiniões.


Heitor chama a atenção na internet e nos passeios com a família em Sorocaba (Foto: Carlos Dias/G1)Heitor chama a atenção na internet e nos passeios com a família em Sorocaba (Foto: Carlos Dias/G1)
Heitor chama a atenção na internet e nos passeios com a família em Sorocaba (Foto: Carlos Dias/G1)

Fone: G1
Leia Mais ››

Homem cai em cova durante enterro e bombeiros são chamados para resgate em cemitério, no AM

Fato ocorreu no cemitério São João Batista (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um homem de 50 anos caiu em uma cova de 2,5 metros durante um enterro na tarde deste sábado (29). Ele acompanhava um enterro quando o incidente ocorreu, no Cemintério São João Batista, na Zona Centro - Sul de Manaus. O Corpo de Bombeiros teve que imobilizar o homem para resgatá-lo.


Cova tem dois metros e meio de profundidade (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Cova tem dois metros e meio de profundidade (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Cova tem dois metros e meio de profundidade (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

De acordo com a corporação, o homem pisou na tampa de mármore de uma cova ao lado do enterro que ele acompanhava. A tampa rachou e o homem caiu na vala, ficando com escoriações no pé. Após o resgate, ele foi encaminhado a um hospital da capital.
Um cachorro que estava no cemitério também caiu na cova, junto com o homem. O Corpo de Bombeiros não informou sobre o resgate do animal.


Bombeiros foram acionados para resgate  (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Bombeiros foram acionados para resgate  (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Bombeiros foram acionados para resgate (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Fone: G1
Leia Mais ››