quarta-feira, maio 03, 2023

MPF arquiva investigação por suposto plano de homem para invadir sede do governo do RN


O Ministério Público Federal (MPF) determinou o arquivamento de uma apuração sobre a suposta participação de um cidadão em um plano para invadir a sede do Governo do Estado do Rio Grande do Norte em janeiro deste ano. A ação seria um desdobramento dos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes da República. Segundo o órgão ministerial, mesmo após a realização de diligências da Polícia Federal, não foi possível encontrar elementos de prova mínimos a justificar uma apuração penal mais aprofundada.


O documento do MPF narra que um policial militar, no dia 9 de janeiro – dia seguinte aos ataques –, escutou parcialmente uma conversa telefônica na qual um cidadão aparentemente planejava uma invasão do Centro Administrativo, onde se situa a sede da Governadoria. Em seguida, o fato foi informado à Coordenadoria de Segurança do Gabinete Civil do Estado, que, imediatamente, determinou a apuração sobre a probabilidade de a notícia se concretizar.


Como consequência, nos dias seguintes à denúncia houve limitação à circulação de veículos e pessoas naquele local e reforço no policiamento. A Polícia Federal também foi informada e chegou a levantar dados nas redes sociais do investigado, mas não encontrou informações relacionadas aos crimes de 8 de janeiro. E em relação à suposta invasão à sede do governo estadual, a segurança da Governadoria relatou que a situação não evoluiu e não houve risco à segurança do local.


Por esses motivos, o procurador da República Kleber Martins de Araújo entende que não restou configurado o crime de abolição violenta do estado democrático de direito (artigo 359-L do Código Penal). Segundo ele, a concretização desse tipo de delito demanda que o agente efetivamente realize ou execute os atos, e não simplesmente que fale sobre atos praticados por terceiros.


Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Polícia Civil desmantela esquema de envio de drogas via Correios e prende três suspeitos de tráfico em Caraúbas no RN


Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Mossoró), com o apoio da 75ª DP de Caraúbas e do setor de segurança dos Correios, deflagraram nesta terça feira 2 de maio de 2023, uma operação na cidade de Caraúbas na região Oeste do Rio Grande do Norte.


Durante a ação policial, três suspeitos envolvidos com o transporte de drogas em encomendas através dos Correios foram presos e mais de 2kg de drogas, entre maconha, crack e cocaína foram apreendidos, além de um revolver calibre 38 e uma espingarda de pressão.



De acordo com a Polícia Civil, através dos Correios, a encomenda estava sendo monitorada a todo momento pela DENARC. Assim que a mercadoria foi entregue, os policiais abordaram o autor e no pacote havia cerca de dois quilos de maconha.


Já em outro endereço, foram apreendidos maconha, crack, cocaína, lóló, um revólver cal. .38, munições, uma espingarda de pressão e mais R$ 514,00 em espécie.



Os três presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e encaminhados ao sistema prisional onde ficarão à disposição da Justiça. Eles deverão passar por audiência de custódia nesta quarta feira. A Polícia Civil não divulgou os nomes dos presos.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Civil prende pai suspeito de estuprar a filha de 10 anos em Caicó, RN

Um homem de 37 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (3) na cidade de Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, suspeito de estuprar a própria filha, de 10 anos.


Central de Flagrantes de Natal, Polícia Civil RN, Ilustrativa — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


O crime aconteceu há mais de quatro anos, no dia 31 de agosto de 2018, de acordo com a Polícia Civil.


A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Caicó (DEAM/Caicó) após investigação do caso no município e decisão judicial em desfavor do suspeito.


O homem foi detido no bairro João XXIII, em Caicó. De acordo com a Polícia Civil, a prisão foi de natureza definitiva.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Morador de rua é morto a golpes de pá em Natal e câmera registra crime

Câmeras de segurança registraram o assassinato de um morador de rua com golpes de pá, no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal. O caso aconteceu no dia 15 de abril e é investigado pela polícia.


A vítima e o assassino ainda não foram identificados pelas autoridades até esta quarta-feira (3).


O vídeo acima (as imagens foram frisadas) mostra um homem se aproximando do morador de rua, que está deitado. A vítima estava dormindo na calçada de uma igreja na Rua dos Canindés.


Em seguida, o criminoso passa a agredir a vítima com uma pá, até o equipamento quebrar. O homem recolhe os pedaços da pá e deixa o local.



"Foram onze golpes, todos contra a região do pescoço da cabeça da vítima, que causaram seu óbito imediatamente", afirmou o delegado Danilo Gurgel, responsável pela investigação.

Ainda de acordo com as investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta das 4h40 da madrugada. Como estava dormindo, a vítima não teve chance de defesa.


"É um crime inicialmente tratado como de homicídio qualificado, pela impossibilidade de defesa da vítima. As imagens obtidas pela Polícia Civil mostram que o suspeito vai ao encontro da vítima com arma, uma pá, o que nos leva a crer que ele tem acesso ao imóvel a algum ponto de apoio de onde conseguiu tirar aquele objeto, e já vai em direção a vítima, desferindo logo os golpes fatais", ressaltou o delegado.


Embora a polícia ainda não tenha a idade e o nome oficial da vítima, o delegado afirmou que o homem era conhecido por moradores e frequentadores do bairro, costumava dormir na calçada da igreja e era chamado de "Barba" pela população.


Vídeo motra assassinato de morador de rua em Natal — Foto: Reprodução


Ainda de acordo com o delegado, o suspeito tinha passado pela vítima desarmado e em seguida voltou com a pé, o que leva a crer que o crime foi premeditado.


Moradores da região ainda disseram à polícia que teriam visto o autor do crime correndo atrás de um morador de rua, armado com uma faca, semanas antes do crime.


Conforme a polícia, o suspeito é um homem jovem com cerca de 22 a 25 anos de idade, magro e com cabelo curto. No momento do crime, ele estava vestido com uma calça jeans e tênis. Ainda de acordo com o delegado, o criminoso usava uma camiseta antes do crime, mas tirou ela antes de matar o morador de rua.


"As informações nos levam a crer que é uma pessoa da região. Se não mora, tem acesso fácil a alguma residência", disse o delegado.

A Polícia Civil informou que recebe denúncias anônimas sobre esse crime por meio do telefone 181 ou no telefone funcional da 2ª DHPP (84) 98127-8343.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Registros de violência contra a mulher sobem 26% nos primeiros quatro meses de 2023 no RN

Os registros de violência contra a mulher subiram 26% nos quatros primeiros meses de 2023. Os dados são da Polícia Civil e foram solicitados pela reportagem da Inter TV Cabugi nesta terça-feira (2).


Jussara Kelly de Medeiros foi morta a tiros na Zona Norte de Natal — Foto: Cedida


Entre os crimes com maior aumento entre 2022 e 2023 estão injúria (92%), vias de fato (47%), descumprimento de medidas protetivas de urgência (40%) e difamação (32%).


No entanto, os crimes com maior número de casos registrados entre janeiro e abril são ameaça (1.596 em 2023) e lesão corporal (1.021).


O único tipo de ocorrência que registrou queda foi o de calúnia, com diminuição de 38% dos casos de 2022 para 2023.



Veja abaixo ranking com números comparativos de violência contra a mulher entre janeiro e abril e o quanto cada tipo de ocorrência aumentou neste período em 2023:


Registro de violência contra a Mulher (Lei Maria da Penha) no RN

Natureza20222023Variação (%)
Ameaça1427159611,8%
Lesão corporal856102119,3%
Injúria31961592,8%
Descumprimento de medidas protetivas de urgência21930740,2%
Vias de fato20330047,8%
Difamação9712832%
Estupro de vulnerável778713%
Estupro445422,7%
Calúnia3119-38,7%
Total3.2734.12726,1%


Em relação aos feminicídios, o número de casos confirmados entre janeiro e abril caiu 11% no comparativo entre 2022 e 2023. No ano passado, foram 9 casos registrados no primeiro quadrimestre, enquanto neste ano foram 8.


"A Delegacia Geral fez uma pesquisa em todas as delegacias do Rio Grande do Norte, porque não são só as delegacias especializadas da mulher que investigam crimes dessa natureza. Em regra, esses crimes representam entre 30% e 40% dos casos de violência nos municípios", afirma Paoulla Maués, delegada de proteção a grupos em vulnerabilidade.



Crimes

Na segunda-feira (1º), a comerciante Jussara Kelly de Medeiros, de 43 anos, foi morta com um tiro na cabeça na Zona Norte de Natal. O marido dela foi preso em flagrante suspeito do crime de feminicídio.


Na região Oeste potiguar, a polícia investiga o caso de uma mulher que teve 95% do corpo queimado, na madrugada da última sexta-feira (28). Ela está internada em estado grave. O marido é o principal suspeito do crime e está foragido.


Alterações na Lei Maria da Penha

No último dia 20 de abril, entraram em vigor alterações na Lei Maria da Penha. A nova lei define que as medidas protetivas de urgência serão concedidas apenas com o depoimento da vítima, independentemente da tipificação do crime ou do registro de boletim de ocorrência ou inquérito policial.


"A última alteração foi importantíssima, porque aumentou o leque de proteção às mulheres vítimas de violência. Agora vem a lei e diz que toda e qualquer violência doméstica e familiar, a motivação é gênero. As mulheres ficam mais protegidas porque é caso de concessão de medida protetiva", disse a delegada Paoulla Maués.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Concurso dos Bombeiros: MP constata que candidato foi reprovado por ser portador do vírus HIV e recomenda anulação de exame médico

O Ministério Público do Rio Grande do Norte emitiu nesta quarta-feira (3) uma recomendação ao Corpo de Bombeiros para que a comissão do concurso público da corporação anule o resultado do exame de saúde de um candidato que foi reprovado exatamente na avaliação médica.


Segundo o MP, ficou constatado - após investigação da denúncia - que a reprovação se deu em virtude do candidato ser portador do vírus HIV.

O presidente da Comissão Especial do Concurso Público do Corpo de Bombeiros Militar deve informar ao MP no prazo de cinco dias quais providências irá tomar. Em resposta ao g1, o Corpo de Bombeiros informou que vai haver uma reunião entre a corporação e a comissão do concurso nesta quinta (4) para discutir a recomendação do MP.


O nome do candidato é preservado de acordo com a Lei nº 14.289/2022, que mantém sigilo na identidade de pessoas portadores do vírus HIV e outras doenças.


Diante do cenário, o promotor de Justiça Vitor Emanuel Azevedo recomendou, portanto, que a comissão do concurso deve solicitar à Junta Policial Militar de Saúde a emissão de um parecer conclusivo e devidamente justificado em normas técnicas que elucide se o candidato é apto ou não ao serviço de bombeiro.



O MP entendeu que há uma deficiência de fundamentação na reprovação do candidato na etapa de avaliação médica e odontológica do concurso - etapa que garante vaga para o Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros.


O próprio candidato fez a denúncia à Ouvidoria do MPRN e a queixa chegou à 70ª Promotoria de Justiça de Natal.


Na denúncia, ele relatou que se sentiu prejudicado e discriminado ao ser reprovado, provavelmente pelo fato de ser portador do vírus HIV.


Foto ilustrativa: Corpo de Bombeiros do RN — Foto: Corpo de Bombeiros


Investigação

O MPRN constatou, durante a investigação, "que de fato a reprovação se deu em virtude do vírus".



O amparo jurídico que a comissão do concurso utilizou não permite, no entanto, a conclusão de que os portadores de HIV automaticamente não atendem aos rigorosos critérios de saúde exigidos para o ingresso nos quadros do Corpo de Bombeiros Militar.


Segundo o MP, o edital do concurso previu a obrigatoriedade da apresentação de exame laboratorial anti-HIV, mas não que o resultado positivo acarretaria a eliminação automática do candidato.


"Reforça-se que, em termos jurídicos, nenhuma norma autoriza que seja negado a portadores de HIV acesso a cargo público. Pelo contrário, a Lei n.° 12.984/2014 sinaliza que tal conduta seria discriminatória", reforça o órgão.

Na recomendação, o Ministério Público reforçou ainda que os avanços da medicina proporcionaram que portadores do vírus HIV se mantenham assintomáticos por toda a vida ou mesmo, embora em casos ainda raros (cinco, ao todo), entrem em remissão.


"Assim, para definir se o candidato com HIV é apto ou inapto ao serviço, a Junta Policial Militar de Saúde precisa avaliar suas condições de saúde, e não apenas apontar para o resultado positivo do exame laboratorial, devendo, se necessário, renovar o exame físico, solicitar a apresentação de novos testes e exames e ouvir o(s) infectologista(s) responsáveis pelo tratamento do candidato", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Escola é condenada a indenizar professora por supervisora dizer que ela tinha 'voz irritante'

A 10ª Vara do Trabalho de Natal condenou uma escola de educação infantil e fundamental a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a uma professora que sofreu assédio moral no período em que trabalhou na empresa.


Foto ilustrativa: quadro de sala de aula, apagador e giz — Foto: Vivian Honorato/Prefeitura de Londrina


De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), a professora era constantemente humilhada pela supervisora, que afirmava que ela tinha "uma voz irritante".

O fato ocorria na frente de outros profissionais da escola e, segundo consta no processo, a supervisora também “fazia tumulto com os funcionários” contra a trabalhadora.


Na denúncia, a professora relatou que o comportamento da supervisora desencadeou uma série de problemas na vida dela e que, a partir disso, precisou de um acompanhamento psicológico.


A professora ficou na empresa entre agosto de 2013 e dezembro de 2021, quando foi demitida sem justa causa.


A decisão foi da juíza Syméia Simião da Rocha.


Decisão

Na decisão, a juíza destacou o depoimento de uma testemunha que afirmou que a supervisora tinha "um tom meio autoritário" com a professora e com outras profissionais da escola. A testemunha disse também que as brincadeiras da supervisora com a professora em questão eram "desagradáveis" e que presenciou a professora chorando por causa da atitude da supervisora.


A testemunha relatou no processo ainda que a supervisora “foi demitida da escola em razão de problemas de avaliação funcional” dela. Esses problemas “seriam relacionados ao tratamento dispensado aos subordinados”.


Para a juíza, a conduta da escola “não pode ser chancelada por esta Justiça Especializada, muito menos considerada como brincadeira, mormente por ser inadequada aos ditames da dignidade da pessoa humana, o que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito”.


“Tenho por configurado o assédio moral sofrido pela parte autora (professora) e a negligência da parte ré (empresa) em proporcionar um ambiente de trabalho adequado”, afirmou a magistrada.

Para ela, a conduta da empresa “efetivamente mostrou-se ofensiva à honra, à reputação e à dignidade do reclamante, causando-lhe lesão extrapatrimonial”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministra anuncia construção de duas 'Casas de Mulher Brasileira' no Rio Grande do Norte

A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou parceria com o governo do Rio Grande do Norte para construção de duas Casas de Mulher Brasileira no estado. Os investimentos previstos são de R$ 32 milhões.


Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT) em ato contra a misoginia no RN — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


A medida foi divulgada durante visita de Cida ao estado, nesta quarta-feira (3), para participar do lançamento da Marcha Nacional contra a Misoginia. Segundo ela, o estado foi escolhido para o lançamento por ser governado por uma mulher.


As duas unidades da Casa da Mulher Brasileira deverão ser construídas em Natal e Mossoró.


"A gente começou as tratativas. Nós precisamos ter os terrenos. Depois dos terrenos, teremos a execução, direto com o governo federal, com o Ministério da Justiça, com a equipe do ministro Flávio Dino. Assim que tiver o terreno, a gente já começa a licitação e a construir as casas", afirmou a ministra.


Ainda de acordo com a ministra, os investimentos previstos são de R$ 16 milhões, para cada casa, além de outros recursos para apoio à gestão e projetos. Ela ressaltou que também discutiu com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) sobre outros projetos, como o "Maria da Penha vai à escola".


Segundo Cida, o combate à misoginia é "urgente e necessário". A ministra afirmou que, no Brasil, 35 milhões de homens seguem redes sociais que estimulam ataques às mulheres.


"Nós temos hoje aumento do feminicídio, aumento dos casos de violência sexual contra as mulheres, violência física, psicológica, do assédio sexual e da violência polícia de gênero, além de violência contra jornalistas mulheres e influencers", disse.


A governadora Fátima Bezerra (PT) falou que a parceria entre os governos estadual e federal é uma estratégia eficaz para mudar essa realidade e destacou a abertura de novas delegacias da mulher. Atualmente, o estado conta com 12 unidades, mas apenas uma funciona 24 horas.


"A ministra trouxe notícias muito positivas para se somar ao governo do estado no enfrentamento à violência contra as mulheres, como a retomada de um sonho que as mulheres do RN têm que é a Casa da Mulher Brasileira", declarou a governadora.


A Casa da Mulher Brasileira é concebida para atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica, concentrando os serviços primordiais às vítimas em situação de vulnerabilidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Frota do Rio Grande do Norte ultrapassa 1,5 milhão de automóveis, diz Detran

O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 1,5 milhão de veículos cadastrados no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O número representa um aumento de 55% da frota de veículos ao longo de dez anos.


Fila de carros em Natal — Foto: Igor Jácome/g1


Em números absolutos, entraram em circulação na frota estadual 535.677 novos automóveis no período de 2013 a 2023, alcançando um total de 1.501.657 veículos em circulação nas rodovias e ruas das cidades do Rio Grande do Norte. O estado chegou a 1 milhão de veículos em junho de 2014.


Do total de novos veículos cadastrados em 10 anos, 41,9% (629.063) são automóveis leves e 40,74% (611.742) são veículos de duas rodas, como motocicletas, motonetas e ciclomotores.



Ainda de acordo com o Detran, o estado conta atualmente com 455 veículos para cada mil habitantes residentes no Estado, o que significa uma relação de pouco mais de duas pessoas por automóvel registrado. A população do estado é de 3.303.953, conforme divulgação feita pelo IBGE.


Apesar do crescimento, a velocidade da ampliação da frota vem diminuindo ao longo dos últimos anos quando comparado os dados do ano atual com o ano anterior.


Entre 2012 e 2013 a ampliação foi de 8,85%, em 2013 e 2014, de 7,85%, entre 2014 e 2015, de 6,43%; já entre 2021 e 2022, o aumento foi de apenas 3,15%.


Natal concentra mais automóveis

O município com maior número de automóveis em circulação continua sendo a capital. Natal registra 29,43% de toda a frota do estado, chegando a 441.867 veículos. Na capital, há um veículo para cada 1,7 pessoas.


Em seguida, vem Mossoró com 12,78%, alcançando 191.896 automóveis. Em relação a capital do Oeste, chama a atenção a quantidade de veículos em duas rodas que supera os automóveis de passeio em mais de 11%. As motocicletas, motonetas e ciclomotores correspondem a 46,76% (89.740) da frota da cidade, enquanto os veículos de passeio é 35,73% (68.576) do total da frota municipal.


Idade da frota

Já no tocante a idade da frota estadual, o Detran contabiliza que 35,54% dos veículos cadastrados no estado foram fabricados entre os anos de 2013 e 2023. São 535.677 veículos dentro dessa faixa de tempo de fabricação.


Segundo o Detran, os números subsidiam o planejamento de ações que devem ser empregadas no Rio Grande do Norte, principalmente as relacionadas a políticas públicas de tráfego, como ações de segurança, fiscalização e sinalização de vias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Maior hospital de traumas do RN registra aumento de 12% nos atendimentos por acidente de trânsito

Maior hospital de traumas do Rio Grande do Norte, o Hospital Walfredo Gurgel registrou aumento de 12,4% no número de atendimentos provocados por acidentes de trânsito no primeiro quadrimestre de 2023.


Entrada do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


O número de acidentados subiu para 2.635 de janeiro a abril de 2023 ante os 2.343 casos registrados no mesmo período de 2022. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública.


Ao longo do ano de 2022, somente as pessoas vitimadas em acidentes com motocicletas representaram 11% de todos os atendimentos realizados na unidade de saúde. Foram 7,6 mil atendimentos do tipo.


Na lista dos principais tipos de atendimento no hospital, também aparecem os ciclistas. 872 se envolveram em acidentes de trânsito e sofreram algum trauma em 2022.


Diante do cenário de aumento de casos de acidentes, o mês de maio conta com programações de conscientização sobre a segurança no trânsito, dentro do projeto Maio Amarelo.


O lançamento da campanha aconteceu nesta terça-feira (2) no cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha e Salgado Filho, em Natal, com música, exposição de faixas e distribuição de folhetos.



"O índice maior envolve motos, consequentemente o motociclista, e o pedestre, por atropelamento. Nós tentamos conscientizar as pessoas para que o comportamento delas mude, para que o número atual mude", diz Luzia Fernandes, pedagoga da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Marido, patrão e até pai de vítima aparecem entre denunciados por vazamentos de nudes em SP e RJ

Marido, patrão, irmão e até pai são apontados pelas vítimas como responsáveis pelos crimes de registro e vazamento de imagens íntimas em São Paulo e no Rio de Janeiro.


É o que dizem boletins de ocorrência feitos nos dois estados, entre 2019 e 2022.


Segundo os dados, que o g1 obteve via Lei de Acesso à Informação, 7.552 pessoas foram vítimas desses crimes nesse período. As mulheres eram 85%, sendo que 288 delas eram adolescentes ou crianças.


Maior parte dos casos de pornografia de vingança acontecem em relações amorosas — Foto: Kayan Albertin/Arte g1


Em 71% dos boletins (5.376) não foi anotada qual era a relação entre vítima e denunciado.


Entre aqueles onde houve o devido preenchimento, 75% (1.633) apontaram uma relação de amizade, familiar ou amorosa. E isso pode agravar a pena pelos crimes.


A quebra da relação de confiança e a tentativa de humilhar a vítima são o que se chama de "pornografia de revanche" e aumentam a pena do crime de vazar nudes em até 2/3.

Nos casos em São Paulo onde o elo entre a vítima e o denunciado foi esclarecido, 7% tiveram o agravante já incluído no boletim.


Duas leis punem os crimes que tiveram registros de ocorrência compilados nesta reportagem. São elas:


lei Rose Leonel (13.772/18), que considera crime o "registro não autorizado da intimidade sexual"; a punição é seis meses a 1 ano de detenção;

lei 13.718/18, que criminaliza a "divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, sexo ou pornografia sem consentimento", e que também pune o compartilhamento; a pena varia de 1 a 5 anos de reclusão.

Nos boletins do Rio de Janeiro, em 39% das ocorrências que apontavam relação entre as partes houve enquadramento do caso também na Lei Maria da Penha. Ou seja, são casos de violência doméstica contra mulher, o que também endurece a execução da pena.



Nesses casos, o agressor pode ser alvo de uma medida protetiva e não pode recorrer a um acordo de não persecução penal (onde o acusado pode pagar a pena sem ser julgado e processado).


"Não cabe substituição de pena privativa de liberdade por pena restritiva de liberdade. Em todos os casos, o cumprimento de uma pena de violência doméstica é mais difícil", explica Matheus Falivene, doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP).


Subnotificação

Em fevereiro deste ano, o g1 mostrou que o Brasil registra 4 processos judiciais por dia relacionados a esses crimes. E que especialistas entendem que o número de casos é muito maior do que o de denúncias.



A falta de preenchimento dos dados pela polícia agrava essa subnotificação. Outro fator que contribui para o apagão de dados é o medo das vítimas de denunciar.


Como foi feito o levantamento

O g1 coletou os dados de boletins de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) via Lei de Acesso à Informação.


No caso de São Paulo, foram obtidos boletins registrados de janeiro de 2019, pouco depois da aprovação das leis que criminalizam registros indevidos e vazamentos de nudes, até dezembro de 2022.


O ISP-RJ conseguiu repassar dados de janeiro de 2019 até setembro de 2022.


Em cada registro foram analisados os tipos de relacionamentos entre a vítima e o denunciado, quando e conforme anotado pelos policiais. Eles foram divididos em quatro categorias: "amigo", "marido/namorado", "colega de trabalho/patrão" e "parente".


Alguns dos envolvidos nos casos de São Paulo foram descritos como "autor/vítima". Segundo o governo estadual, são pessoas acusadas de divulgar ou registrar imagens íntimas, que também foram vítimas de outra prática criminosa. Seria o caso de um homem que divulgou fotos de uma mulher e por isso foi agredido por pessoas da comunidade onde mora, por exemplo.


Por isso, a reportagem não considerou essas pessoas na contagem de vítimas de crimes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Helicóptero cai em fazenda de distrito de São Carlos e mata duas pessoas, diz Corpo de Bombeiros

Um helicóptero caiu em uma fazenda no distrito de Água Vermelha, em São Carlos (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram, uma delas era o piloto da aeronave.


Helicóptero caiu em fazenda de São Carlos — Foto: São Carlos no Toque


O g1 apurou que helicóptero Esquilo partiu da feira de tecnologia agrícola Agrishow, que está sendo realizada em Ribeirão Preto. Por volta das 17h30, o Corpo de Bombeiros foi informado que a aeronave estava em chamas em uma área de vegetação da propriedade, que fica às margens da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), no km 259, entre São Carlos e Ribeirão Preto.



Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Rangel Moreira Gregório, foram encontrados os corpos de dois homens fora da aeronave, com múltiplas fraturas e carbonizados.


“Nós encontramos duas vítimas fora dos destroços, a aeronave ficou completamente destruída e as vítimas foram arremessadas para frente e, provavelmente, foram vítimas do incêndio provocado pelo combustível que vazou”, afirmou.


De acordo com informações dos funcionários da propriedade, o helicóptero teve uma queda brusca e bateu no chão com força e muito rapidamente. A aeronave explodiu e ficou completamente destruída.


Homens do Corpo de Bombeiros foram ao local e solicitaram apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).



Até a última atualização dessa reportagem, os corpos estavam no local. A retirada só iria ocorrer após trabalho de perícia policial. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também deverá analisar o local.


Entrada de fazenda onde helicóptero caiu em São Carlos — Foto: Cairo Oliveira/EPTV


Helicóptero deixou a Agrishow

Segundo informações preliminares apuradas pelo g1, o helicóptero deixou a Agrishow, feira do agronegócio em Ribeirão Preto (SP), com passageiros de uma empresa expositora.


A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, está no local do acidente, mas a entrada não foi autorizada. Parentes de vítimas também estão na entrada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pesquisa revela que 43% dos jovens não sabem checar se uma informação da internet é falsa

 Nesta quarta (03), o Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou uma pesquisa em parceria com a Unesco. O levantamento mostra que praticamente todas as crianças e jovens de nove a 17 anos no Brasil acessam a internet, mas 43% não sabem checar se uma informação está correta.


👨‍💻 Confira os dados da pesquisa


Pesquisa mostra perfil do uso da internet pelo jovens — Foto: Jornal Hoje/Reprodução


“Elas sabem em proporção maiores que palavras elas usam para encontrar algum conteúdo. Elas sabem voltar num site para encontrar informação, mas passar para selecionar esse conteúdo e fazer uma análise crítica, as proporções são menores. Então, se a gente considera numa perspectiva de busca, de seleção e de crítica sobre esse conteúdo, a gente percebe uma gradação de proporções maiores para busca e menores para essa análise crítica ao conteúdo”, explica Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online.


🔎 Os pesquisadores entrevistaram 2607 crianças e adolescentes, além dos pais ou responsáveis, entre junho e outubro de 2022. O levantamento mostra também que seis em cada dez crianças e adolescentes disseram já ter bloqueado um perfil na internet por várias razões.


As crianças estão expostas também em salas de conversas dos jogos, como alerta Débora Agripino, professora de Ciências Aplicadas. Em suas aulas, ela ensina como usar a internet com segurança.


“Se a pessoa perguntar qualquer coisa pessoal para eles (alunos), que ali já devem cessar a conversa”, orienta Débora.


Fonte: Jornla Hoje

Leia Mais ››

Trabalhador rural resgatado em operação revela coação de empregador: 'Falaram que era para a gente mentir'


Durante uma das ações de fiscalização que fizeram parte de uma grande operação em fazendas da zona rural de Goiás, trabalhadores rurais denunciaram que foram coagidos pelos empregadores a mentir. Ao Profissão Repórter, ainda na lavoura, um deles, Paulo Márcio, revelou:


"Falaram que era para a gente mentir se você viessem para cá, que estava tudo legal. Mas não tem nada legal aí não, está tudo errado".

Nos alojamentos na cidade, onde vários problemas foram encontrados, outro trabalhador, José de Oliveira Marques também contou que um colega foi mandado embora após fazer reclamações:


"Veio aqui e falou que se vocês não resolverem nada, fica pior para nós. Chegou uma pessoa da usina lá e disse: quem quiser falar alguma coisa, pode falar que nós estamos aqui para ajudar. O menino falou, deu três dias e mandaram ele descer. Reclamou, foi embora".


Depois de constatar que as condições de trabalho eram realmente precárias, os auditores do Ministério do Trabalho interditaram a frente de trabalho na lavoura. Entre os motivos, a falta de instalação sanitária e a deficiência no fornecimento de EPIs - os trabalhadores tinham que pagar R$ 80 pelas ferramentas de trabalho: enxada, facão.


"Eu paguei e quando recebi o pagamento logo, à vista. Descontou", disse Paulo Martins.


A fazenda onde os trabalhadores estavam pertence à multinacional BP Bunge, uma união de duas grandes empresas, uma americana e uma britânica, que produz etanol, açúcar e bioeletricidade.


Auditor: Vocês sabiam que as ferramentas que eles utilizam são os trabalhadores que tem que comprar?

Representante da BP: Não.

Auditor: 100% dos trabalhadores que são nordestinos, que estão alojados, segundo eles, em condições inadequadas na cidade de Quarteirão. E a BP não procurou saber nada em relação a isso?

Representante: Não, porque a gente não tem controle sobre onde as pessoas vão morar. Quando a gente fez o contrato, o Fred, que é o proprietário da empresa, inclusive, colocou que ele não é responsável por alojar, que as pessoas teriam que ter casa na cidade.


Ao ser abordado por Caco Barcellos para falar, o representante da empresa se recusou e justificou:


"Porque não preciso. Se o senhor precisar de alguma informação, o senhor pode procurar o jurídico da nossa empresa. Eu não vou falar com o senhor".

Com medo de represálias, trabalhadores foram tranquilizados pelo delegado da Polícia Federal que estava na operação:


"A gente só vai sair daqui depois de vocês. A gente está acostumado com esse tipo de trabalho. Qualquer ameaça, coação, alguma coisa nesse sentido, nós estamos à disposição para receber a notícia, tá bom?".


Fonte: g1

Leia Mais ››