domingo, março 10, 2024

HOMEM É SURPREENDIDO POR CRIMINOSOS E MORTO A TIROS EM VIA PÚBLICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE GOIANINHA NO RN


Um homem foi assassinado a tiros no meio da rua no fim da tarde deste sábado (9), no Distrito de Miranda, no Município de Goianinha, na região Agreste, no Rio Grande do Norte.

De acordo com as primeiras informações, o homem foi identificado como Ivanildo Sobrinho, de 28 anos, conhecido como “Cara de Cabra”, estava em via pública, em frente a Escola Municipal Pedro Alexandrino da Silva, quando três criminosos chegaram em um veículo, tipo Hyundai HB20 e um executaram com vários tiros, em seguida, fugiram com destino ignorado.


Peritos do Instituto de Criminalística foram acionados para o local onde realizaram os primeiros levantamentos no corpo. Após ser periciado, o cadáver foi conduzido por uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para a sede do órgão no bairro da Ribeira em Natal, onde será submetido à necropsia antes de ser liberado para sepultamento.

Agora a equipe da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa- DHPP, investigará o caso em busca de identificar possíveis suspeitos e o que poderia ter motivado o assassinato.


Fonte: Icem caraúbas

Leia Mais ››

Fake news sobre morte de Daniel Alves quebra as redes; entenda

Zhizhao Wu/Getty Images

O jogador Daniel Alves, condenado a 4 anos e meio de prisão na Espanha por agressão sexual, foi alvo de uma fake news que movimentou o X, antigo Twitter, neste sábado (9/3). Rumores de que o atleta havia tirado a própria vida se espalharam, alçando Daniel Alves ao topo dos assuntos mais comentados na plataforma.


Apesar do alarde, a notícia foi negada pelo estafe e por familiares do atleta, que creditaram a “trolagem” a um perfil isolado do X.


À Radio Itatiaia o assessor de imprensa de Daniel Alves, o jornalista Acaz Fellegger, desmentiu o boato. “A informação foi plantada no Twitter pelo perfil de Paulo Albuquerque, do Rio de Janeiro. Sem nenhum fundamento. Nenhuma veracidade. Falei com a advogada, e ela deve processar esse irresponsável”, afirmou.


No Instagram, Ney Alves, um dos irmãos do jogador, esclareceu que tudo não passava de especulação. Ele postou uma foto nos Stories, ao lado de Daniel Alves, com a legenda: “Que Deus te dê muita saúde e sabedoria, meu mano velho, para superar e suportar a crueldade dos seres humanos, que Deus tenha misericórdia”.


Em um vídeo, ele também se queixou da fake news. “Condenaram meu irmão (…) e agora vocês querem meu irmão morto? Meu pai tem mais de 70 anos, minha mãe tem mais de 60. Vocês não têm família, não? (…) Que Deus tenha misericórdia de vocês”.


Até o fechamento desta reportagem, a notícia somava mais de 3,9 milhões de visualizações na rede social de Elon Musk.


Busque ajuda

O Metrópoles tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.


Depressão, esquizofrenia e uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Há problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.


Disque 188

Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode te ajudar. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo, voluntária e gratuitamente, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.


O Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu também é responsável por atender demandas relacionadas a transtornos psicológicos. O Núcleo atua tanto de forma presencial, em ambulância, como a distância, por telefone, na Central de Regulação Médica 192.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Em ano de eleições municipais, TSE lança centro de combate à desinformação na terça-feira


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, neste ano de eleições municipais, lançará um centro de 'combate à desinformação, discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral'.


O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que funcionará em Brasília, na sede do tribunal, será inaugurado na próxima terça-feira (12), ás 16h30. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, comandará a nova estrutura.


Segundo o tribunal, o centro promoverá a cooperação da Justiça Eleitoral com órgãos públicos e entidades privadas, inclusive redes sociais e serviços de mensagens privadas, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo TSE para a propaganda eleitoral. Em outubro, os brasileiros votarão para escolher prefeitos e vereadores.


Conforme o TSE, o centro auxiliará os Tribunais Regionais Eleitorais a tratar das regras de uso da inteligência artificial nas eleições, no combate à desinformação e à deepfake e na proteção à liberdade de escolha de eleitoras e eleitores. Foram convidadas para integrar o Ciedde:


Procuradoria-Geral da República (PGR)

Ministério da Justiça

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Segundo o TSE, os integrantes do centro poderão trocar informações para agilizar o contato entre órgãos, entidades e plataformas de redes sociais a fim implementar ações preventivas e corretivas.


O Ciedde também coordenará cursos, seminários e estudos para a promoção de educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate a desinformação eleitoral, além de organizar campanhas publicitárias e educativas e sugerir alterações normativas.


Em fevereiro, o TSE aprovou regras que serão aplicadas nas eleições municipais que tratam do uso da inteligência artificial, proibição de deepfakes e possibilidade de responsabilizar plataformas que não atuarem para remover, imediatamente e no período eleitoral, discurso de ódio ou antidemocrático.


No caso da inteligência artificial na propaganda eleitoral, a resolução prevê:


conteúdos manipulados por IA deverão ter identificação;

restrição ao uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação da campanha;

proibição absoluta ao uso de deepfake;

O uso irregular da IA pode gerar consequências também eleitorais, como cassação do registro de candidatura e do mandato.


Fone: g1

Leia Mais ››