quarta-feira, julho 01, 2020

“ITAÚ AGORA”: Articulador do Selo UNICEF de Itaú apresenta ações para a conquista da 5ª edição


O Articulador do Selo UNICEF do município de Itaú-RN e Secretário Municipal de Cultra, Jonilson Ferreira, participou na manhã desta quarta-feira do Programa da Prefeitura Municipal de Itaú-RN que vai ao ar todas as quartas-feiras a partir das 11 horas pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9MHz e o Instagram da prefeitura.

Na oportunidade Jonilson prestou contas a população itauense das ações propostas para a conquista da 5ª edição do Selo UNICEF.

O Articulador falou ques estava sentindo-se com a sensação de dever cumprido, pois havia conseguido anexar na plataforma do UNICEF às atividades propostas nos 17 Resultados Sistêmicos da metodologia propostas para a conquista do selo nesta Edição 2017-2020, haja vista, ter sido proposto pelo UNICEF a postagem mínima de 12 Resultados Sistêmicos para alcançar o objetivo.

O também Secretário agradeceu os parceiros e colaboradores do projeto durante toda esta Edição do Selo, pois sozinho esse feito era impossível de ser realizado, agradecendo as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação que foram de fundamental importância para o cumprimento das metas, em especial a Psicologa do CRAS Wigma Soares com os adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) que se empenharam com garra e determinação para realizar as tarefas propostas e o CMDCA na pessoa de Magnólia Almeida, então presidente.

De acordo com o Articulador o prazo para inserção das atividades/documentos na plataforma enceram-se neste último dia 30 de junho, e o município que não anexou o material comprobatório exigido pelo UNICEF está automaticamente desclassificado.

O Prefeito Ciro Bezerra que também participou do programa, agradeceu o Articulador Jonilson Ferreira, pelo empenho e dedicação, estendendo os agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para que todas as ações fossem realizadas.

Tirado o peso das costas a equipe administrativa aguarda agora com ansiedade o resultado da 5ª Edição do selo UNICEF que poderá ser a forma de presentear o município de Itaú em sua emancipação política, 11 de dezembro, dia previsto para a divulgação do resultado, levando o nosso município a ser Penta Campeão em Edições do Selo UNICEF, caso tudo seja confirmado.

Jonilson disse ainda que com a pandemia do novo coronavírus algumas ações tiveram que ser repensadas e/ou substituídas, como o 2º Fórum Comunitário que deveria ter acontecido até 15 de junho, momento este que serveria para a gestão municipal realizar a prestação de contas a sociedade itauenses das ações que foram desenvolvidas ao longo desta Edição do Selo, porém para evitar a proliferação da COVID-19, o UNICEF suspendeu a ação e substituiu por um Relatório de Transparência Pública do Selo UNICEF no município e validado pelo CMDCA das ações desenvolvidas no âmbito municipal. No entanto, por não ter acontecido o ferido Fórum, nesta quarta-feira (01) o Articulador estava fazendo esse papel, chegando aos lares das famílias itauenses mostrando toda cronologia até chegar à atual situação.

Agora só temos que aguardar a copilação dos dados enviados ao UNICEF, bem como os avanços nos 12 indicadores no âmbito Municipal avaliados no início e ao final desta Edição do Selo UNICEF de acordo com os dados fornecidos pelos órgãos federais.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

O Hospital Regional Dr.Cleodon Carlos de Andrade (HRCCA) informa três óbitos por Covid-19 na unidade.

Conheça os números do coronavírus no mundo | Poder360

Sobre os óbitos:

Paciente do sexo masculino, 23 anos, residente de Venha Ver;
Paciente do sexo masculino, 80 anos, residente de Alexandria;
Paciente do sexo masculino, 89, residente da cidade de Major Sales. 

Importante lembrar que o Hospital Regional de Pau dos Ferros, atende uma região composta por 37 municípios, e os pacientes mais graves são encaminhados para o HCCA.

Estamos também recebendo pacientes pelo sistema Regula RN, que é uma plataforma que monitora instantaneamente a ocupação dos leitos dos hospitais no estado.

A Sesap e a direção da unidade lamentam profundamente e reforçam a importância da população seguir todas as orientações recomendadas diariamente e que fiquem em casa se não precisar realizar alguma atividade essencial.

ASCOM HCCA.

Fonte: O Grito do Alto Oeste
Leia Mais ››

Marinha volta a recolher fragmentos de óleo no litoral do RN e mais três estados

A Marinha do Brasil confirmou que recolheu, na última terça-feira (30), três quilos de pequenos fragmentos de óleo na praia de Tabatinga, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O material também foi encontrado outros estados do Nordeste e no Espírito Santo nos últimos dias.

Manchas de óleo na praia de Tabatinga, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução/Marinha do Brasil
Manchas de óleo na praia de Tabatinga, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução/Marinha do Brasil

De acordo com nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (1º), houve a coleta de 200 gramas na praia Lagoa do Pau, 150 gramas na Praia da Bica, e 10 gramas na Praia de Peroba, em Alagoas; 200 gramas na praia Jardim de Alah, na Bahia; e 54 gramas na Praia do Guriri, no Espírito Santo. Ainda de acordo com a Marinha, hão houve registro de resíduos de óleo estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco.

"As amostras dos fragmentos de óleo retiradas das praias estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Até o momento, as amostras analisadas indicam ser o mesmo tipo de óleo que chegou à costa brasileira, em 2019", aponta o comunicado.

De acordo com levantamento mais recente do Ibama, mais de 1 mil localidades foram atingidas com as manchas de óleo desde 30 de agosto do ano passado. O desastre ambiental do segundo semestre de 2019 atingiu praias dos nove estados do Nordeste e outros dois no Sudeste (Espírito Santo e Rio de Janeiro). O material afetou a vida de animais marinhos e chegou às praias misturando-se à areia, trazendo risco à saúde de voluntários que recolhiam o material com as mãos e banhistas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Natal conclui campanha contra gripe com 87% do público prioritário vacinado

Mais de 192 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Natal durante a campanha de vacinação, que começou em 23 de março e terminou na última terça-feira (30). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o total de vacinados foi de 192.061, que representa 87,72% do público prioritário esperado.

Natal atingiu 87% da meta de cobertura vacinal — Foto: SMS Natal
Natal atingiu 87% da meta de cobertura vacinal — Foto: SMS Natal

Do total de vacinados, 112.451 foram idosos (131%) e 33.909 (109%) foram trabalhadores da saúde, os únicos dois públicos que tiveram números acima das metas do Ministério da Saúde, que é de 90%.

Além disso, 16.589 adultos entre 55 e 59 anos (cerca de 49% do esperado), 4.162 gestantes (48%), 619 puérperas (43%) e 24.920 crianças (41%) também foram vacinados, mas com médias abaixo das projeções da cobertura.

"Algumas estratégias foram utilizadas para alcançar as metas estabelecidas, como o drive para idosos no Arena das Dunas na primeira fase, que teve boa aceitação das pessoas. Por outro lado, devido à preocupação do público em comparecer aos postos de saúde com a pandemia do novo coronavírus, houve uma procura abaixo do esperado de adultos, gestantes, puérperas e crianças", falou Vaneska Gadelha, Chefe de Agravos Imunopreveníveis de Natal.

A campanha foi dividida em etapas e os públicos-alvo eram idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto até 45 dias, pessoas de 55 a 59 anos, e população indígena em geral.

Com o fim da campanha, a partir desta quarta-feira (1), as doses restantes da vacina estão disponíveis para qualquer pessoa que desejar ser imunizado, sem necessidade de se encaixar em uma prioridade. "A partir de hoje, as doses que restarem nas unidades básicas de saúde ficam destinadas a todo e qualquer indivíduo que desejar se vacinar", reforça Vaneska.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Natal tem 5.555 pacientes curados da Covid-19

Natal tem 5.555 pacientes curados da Covid-19 desde o início da pandemia. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e estão no balanço da doença que foi divulgado nesta quarta-feira (1).

Material de realização de teste RT-PCR, que detecta o novo coronavírus — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Material de realização de teste RT-PCR, que detecta o novo coronavírus — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Segundo a pasta, a capital potiguar registrou até o momento 10.477 casos confirmados do novo coronavírus - o total no RN é de 30.287. O maior número na capital potiguar é de pacientes que estão em quarentena domiciliar: 4.138.

“De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, um paciente sintomático deve permanecer em quarentena por 14 dias. Após esse período, o isolamento pode ser interrompido se não apresentar mais nenhum sintoma. Se o paciente permanecer sintomático, deve manter o isolamento até 72h após os sintomas desaparecerem”, falou Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância da SMS-Natal.

Além dos pacientes em quarentena domiciliar, outros 356 seguem internados na capital potiguar, segundo a SMS. O número de óbitos na capital por conta da Covid-19, de acordo com o balanço da pasta, é de 428 até esta quarta-feira (1).

Números da Covid-19 em Natal
PacientesNúmero
Casos confirmados10.477
Recuperados5.555
Quarentena domiciliar4138
Internados356
Óbitos428

De acordo com o Regula RN, plataforma que monitora em tempo real a situação dos leitos no estado durante a pandemia, a taxa de ocupação de leitos críticos na região metropolitana de Natal é de 95.7%. A consulta foi realizada às 16h30.

Segundo o boletim de terça-feira (30) da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte tem atualmente 30.287 casos confirmados de coronavírus e registra 1.034 mortes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois médicos pediatras morrem de Covid-19 em Natal

Dois médicos morreram na manhã desta quarta-feira (1º) vítimas da Covid-19 em Natal. Nivaldo Sereno de Noronha Júnior, de 52 anos, e Paulo Matos de Castro, 64, atuavam como pediatras. O Sindicato Médico (Sinmed) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern) emitiram notas em homenagem aos médicos.

Pediatra Nivaldo Júnior tinha 52 anos — Foto: Reprodução
Pediatra Nivaldo Júnior tinha 52 anos — Foto: Reprodução

Nivaldo Júnior foi presidente da Sociedade Potiguar de Pediatria (Sopern) entre os anos de 2010 e 2016 e desde então passou a atuar como vice-presidente do órgão. Nivaldo atuava na UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina. Ele estava internado em um leito de terapia intensiva no Hospital São Lucas, na capital potiguar.

Paulo Matos, além de pediatra, era gastroenterologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O profissional prestou serviços no Hospital Universitário Onofre Lopes por três décadas. Ele faleceu após três semanas de internação no Hospital da Liga em Natal.

"Todos que fazem o Cremern se solidarizam com o sofrimento de seus familiares e amigos diante de sua precoce partida, rogando a Deus que conforte todos neste momento de dor", lamentou o conselho regional da categoria por meio de nota.

Com os óbitos dos dois médicos, o estado atinge a marca de 10 profissionais médicos e um estudante de medicina mortos pela Covid-19, segundo levantamento do Sinmed.

Paulo Matos tinha 64 anos — Foto: Reprodução
Paulo Matos tinha 64 anos — Foto: Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Marido e mulher morrem de Covid-19 no mesmo dia no RN; 'É muita tristeza', diz filha

A dona de casa Auxiliadora Albano, de 56 anos, e o agricultor Severino Balbino da Silva, de 58 anos, são mais duas vítimas da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Os dois faleceram no mesmo dia, na terça-feira (30), após quase um mês lutando contra a doença. O casal vivia na comunidade de Piquiri, no município de Canguaretama, distante 78 quilômetros de Natal.

Casal morava em Canguaretama — Foto: Arquivo familiar/Cedida
Casal morava em Canguaretama — Foto: Arquivo familiar/Cedida

Os dois deixam quatro filhos: Paula, Patrício, Patrícia e José. Paula Balbino mora e trabalha em Extremoz, na Grande Natal, e embora distante mantinha contato diário com a família em Canguaretama e acompanhou todo a batalha dos pais para sobreviver ao coronavírus.

"É muito difícil, poderia ter sobrevivido pelo menos um"
"Desde que eles foram para a UTI que a gente vem acompanhando e torcendo para que eles se recuperassem, mas as notícias não eram boas. Agora estou cuidando da parte do sepultamento e praticamente não parei porque foi uma coisa em cima da outra, parece que a dor ainda não chegou completamente", diz Paula.

Poucas horas separaram as duas notícias de óbito. Os quatro irmãos souberam primeiro do falecimento do pai pela manhã e quando ainda tentavam lidar com o triste acontecimento, receberam a confirmação da morte da mãe no período da tarde. Auxiliadora e Severino estavam internados em Natal e Caicó.

"Não tenho palavras direito, parece que a ficha não caiu. Nossa família era bem unida e essa doença acabou com isso. Mesmo longe, sempre falava com eles por videochamada. Não dá pra entender como ainda existem pessoas que não acreditam nessa doença. Isso é muito grave e muito triste", completa Paula Balbino.

Auxiliadora trabalhava no lar e Severino em uma usina — Foto: Arquivo familiar/Cedida
Auxiliadora trabalhava no lar e Severino em uma usina — Foto: Arquivo familiar/Cedida

Os primeiros sintomas apareceram no início do mês de maio, no dia 6. Auxiliadora, que pertence ao grupo de risco, foi a primeira a sentir os efeitos da Covid-19 e logo procurou ajuda médica. Após consulta no hospital local, Auxiliadora voltou para casa e começou o período de isolamento, mas sentiu uma forte falta de ar e retornou à unidade no dia 12.

Dois dias depois ela foi transferida para um leito de terapia intensiva em Natal, onde foi entubada. Paralelamente, o marido dela, Severino, cumpria isolamento em casa enquanto acompanhava o tratamento de Auxiliadora a distância. Uma semana após o internamento da esposa, ele piorou e também foi levado ao hospital.

Severino apresentou melhora nos primeiros dias de isolamento e seu quadro demonstrava evolução para uma recuperação da Covid-19. No entanto, ele começou a sentir febre e falta de ar. Foi quando precisou ser levado para o hospital e em seguida transferido para um leito de UTI no Hospital Regional do Seridó, em Caicó.

Entre melhoras e pioras, os dois permaneceram internados até esta terça-feira (30), quando faleceram. O sepultamento de Severino ocorreu ainda na terça, Auxiliadora será enterrada nesta quarta-feira (1º). As cerimônias seguiram protocolos de contenção da Covid-19 e foram restritas a alguns familiares.

Os dois estavam internados em Natal e Caicó — Foto: Arquivo familiar/Cedida
Os dois estavam internados em Natal e Caicó — Foto: Arquivo familiar/Cedida

fonte: G1
Leia Mais ››

Receita recebe 334.817 declarações do Imposto de Renda 2020 no RN

A Receita Federal recebeu 334.817 declarações de Imposto de Renda 2020 no Rio Grande do Norte - o prazo terminou às 23h59 desta terça-feira (30). A quantidade de entregas ficou um pouco abaixo do esperado pelo órgão, que previa o recebimento de 336 mil declarações.

Imposto de renda 2020 — Foto: Arte G1
Imposto de renda 2020 — Foto: Arte G1

Inicialmente, o prazo final para entrega da declaração de Imposto de Renda era 30 de abril, mas por conta da pandemia provocada pelo coronavírus ele foi adiado para 30 de junho.

Quem estava obrigado a entregar o documento e perdeu o prazo, vai ter que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, de 20% do imposto devido.

Quem enviou a declaração e precisa fazer o ajuste tem até cinco anos para retificar, desde que a declaração não esteja sob procedimento de fiscalização. Só não é possível trocar a forma de tributação. Uma declaração utilizando o desconto simplificado, por exemplo, não pode ser substituída por uma que utilize deduções legais.

"Para indicar que se trata se de uma declaração retificadora, deve-se responder 'Declaração Retificadora' à pergunta 'Que tipo de declaração você deseja fazer?' e informar o número do recibo da declaração a ser retificada", diz a Receita Federal.

Quem é obrigado a declarar?
Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.

Também devem declarar:

Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
Quem obteve, em qualquer mês de 2019, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
Quem teve, em 2019, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
Quem tinha, até 31 de dezembro de 2019, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês do ano passado e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro de 2019;
Quem optou pela isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo publica decreto que prorroga suspensão das aulas presenciais até 14 de agosto no RN

O governo publicou em edição extra do Diário Oficial do Estado o decreto que prorroga a suspensão das aulas presenciais no Rio Grande do Norte até 14 de agosto. As aulas estão suspensas desde 18 de março por causa da pandemia do coronavírus.

Aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março no RN — Foto: TV Globo/Reprodução
Aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março no RN — Foto: TV Globo/Reprodução

Na terça-feira (30), a governadora Fátima Bezerra afirmou que a retomada das aulas presenciais "passa por uma série de medidas porque tem que se dar de maneira muito segura".

O governo publicou em edição extra do Diário Oficial do Estado o decreto que prorroga a suspensão das aulas presenciais no Rio Grande do Norte até 14 de agosto. As aulas estão suspensas desde 18 de março por causa da pandemia do coronavírus.

Na terça-feira (30), a governadora Fátima Bezerra afirmou que a retomada das aulas presenciais "passa por uma série de medidas porque tem que se dar de maneira muito segura".

Fonte: G1
Leia Mais ››

No RN, ano letivo de 2020 deve ser concluído em 2021, diz secretário de Educação

O ano letivo de 2020 no Rio Grande do Norte poderá ser concluído no ano que vem por causa da pandemia de Covid-19, segundo adiantou o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, em entrevista ao Bom Dia RN da Inter TV Cabugi, nesta quarta-feira (1º). As aulas nas redes públicas e privadas estão suspensas desde 18 de março.

Aulas podem voltar no dia 14 de agosto no RN — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Aulas podem voltar no dia 14 de agosto no RN — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O titular da Educação reconhece que apesar das tentativas de amenizar o impacto no ensino com aulas pela internet e distribuição de materiais impressos, "boa parte" dos alunos não possui condições necessárias para o aprendizado fora das salas de aulas. Embora as perdas sejam significativas, Getúlio Marques acredita que o ano não está perdido.

Segundo Getúlio, a proposta inicial que está sendo discutido é a recuperação do ano letivo por meio de ciclos, que se estenderiam até 2021, com o conteúdo do ano anterior. "O ano está comprometido, mas não está perdido. Provavelmente é o que vai acontecer, se não for assim aí é que vai ficar complicado porque o ano letivo de 2021 vai entrar em 2022", destaca.

Na terça-feira (30), a governadora Fátima Bezerra anunciou que as aulas presenciais no estado podem ser retomadas em 14 de agosto, portanto quase seis meses depois do início da paralisação. A chefe do Executivo do RN ressaltou ainda que a data é apenas um indicativo e não está definida.

"Dentro dos protocolos, o retorno tem que ser feito com uma boa avaliação diagnóstica e essa avaliação vai mostrar o nível que cada aluno se encontra para não deixar ninguém para trás. A partir daí a gente vai ter maneiras específicas de tratar com cada um desses alunos", destaca Getúlio Marques, titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Documento digital de veículos está disponível em todo o Brasil; impressão pode ser feita em casa

A versão digital do documento do veículo está disponível em todo o Brasil a partir desta quarta-feira (1º), informou o Ministério da Infraestrutura.

CRLV eletrônico está disponível em todo o país, diz Ministério — Foto: Divulgação
CRLV eletrônico está disponível em todo o país, diz Ministério — Foto: Divulgação

Com a adesão do Pará, todos estados e o Distrito Federal passam a emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), como é chamado o documento, apenas em formato digital.

O processo de implementação do documento digital para carros, motos e outros veículos começou no fim de 2018, e existem 4.083.150 CRLVs digitais no Brasil até agora.

De acordo com o ministério, a emissão do documento passa a ser inteiramente online e não é necessário ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local para obter o documento digital.

CRLV físico e digital — Foto: Divulgação/Detran-RR
CRLV físico e digital — Foto: Divulgação/Detran-RR

Segundo a pasta, o documento físico pode ser impresso em qualquer impressora caseira, e a autenticidade da impressão seria garantida pelo QR Code presente do CRLV. A norma, no entanto, prevê que se sair do Brasil com o carro, o motorista tem que estar portando o documento impresso.

Todo o território nacional deveria aderir ao sistema para disponibilização do CLRV digital até o dia 31 de julho de 2020, aponta resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como tirar o CRLV digital e imprimir?
Do mesmo modo que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, o documento digital de veículos está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O CRLV digital é atualizado no aplicativo após a quitação do IPVA e do Licenciamento. Além de acessá-lo pelo aplicativo, o documento está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nos sites dos Detrans — de onde o usuário pode imprimir uma cópia física.

Como acessar offline?
Por meio do app é gerado previamente um arquivo PDF, com uma assinatura digital, e ele pode ser acessado mesmo que o usuário não tenha acesso à internet naquele momento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Argentina endurece confinamento em Buenos Aires e periferia até 17 de julho

A Argentina estava prestes a completar cem dias de confinamento, quando o governo anunciou na sexta-feira (26) um endurecimento das medidas de quarentena desta quarta-feira (1) a 17 de julho em Buenos Aires e região metropolitana, onde se concentram mais de 90% dos casos de Covid-19 do país.

Congresso argentino, em Buenos Aires, é desinfectado, em 28 de junho de 2020 — Foto: Maximiliano Vernazza/Prensa Diputados/Via Reuters
Congresso argentino, em Buenos Aires, é desinfectado, em 28 de junho de 2020 — Foto: Maximiliano Vernazza/Prensa Diputados/Via Reuters

"Vamos fechar novamente a Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) para que a circulação diminua drasticamente, para reduzir infecções e a demanda por leitos", disse o presidente Alberto Fernández em uma mensagem divulgada por todos os canais de televisão, referindo-se à capital argentina e sua periferia.

"De 1 a 17 de julho pedimos que fiquem em suas casas", disse Fernández, ao renovar pela sétima vez a quarentena que começou em 20 de março no país.

A decisão é tomada em meio a um crescimento exponencial nos contágios, com 1.167 mortes em 52.444 casos confirmados, dos quais 18.416 se recuperaram.

A ocupação de leitos de terapia intensiva atinge 54% na AMBA, onde vivem 14 milhões de pessoas, quase um terço da população do país, com 44 milhões de habitantes.

Em outras províncias o isolamento social já foi relaxado.

"Permitiu salvar vidas"
"Segundo uma pesquisa, um em cada cinco argentinos não é a favor do confinamento. Todos os argentinos gostariam de não precisar se isolar. Gostaríamos também que a economia estivesse funcionando melhor do que estava funcionando", acrescentou o presidente.

A pandemia do novo coronavírus atingiu a economia mundial, mas afeta particularmente a Argentina, em recessão desde 2018 e em negociação com os credores para a troca da dívida por cerca de US $ 66 bilhões em bônus sob legislação estrangeira.

Após mais de três meses de confinamento, o Fundo Monetário Internacional prevê para este ano uma queda de 9,9% do Produto Interno Bruto do país que fechou 2019 com aumento da pobreza (35%) e inflação em alta (53%).

"O crescimento foi revisto para baixo devido à extensão da quarentena na região metropolitana de Buenos Aires, o marcado enfraquecimento da demanda externa e a deterioração dos preços das matérias-primas", declarou o diretor do FMI para as Américas, Alejandro Werner, em videoconferência.

Werner acrescentou que "o fato de estar em meio a uma negociação de reestrutura da dívida junto com o choque da pandemia tem sido um desafio muito importante".

O governo argentino destacou que decretar uma quarentena precoce "permitiu salvar vidas" porque achatou a curva de contágios e deu tempo para fortalecer a infraestrutura de saúde.

Nas últimas semanas, a quarentena havia sido gradualmente relaxada, em parte devido a medidas tomadas pelo governo e também diante da crescente necessidade econômica que, apesar dos subsídios do Estado, levou muitos a violar as restrições.

A circulação de automóveis tornou-se quase normal durante o dia em Buenos Aires, onde governa o opositor Horacio Rodríguez Larreta. Muitas lojas foram abertas e caminhadas ou corridas eram permitidas durante a noite, aglomerando dezenas de pessoas em alguns parques.

A periferia, que depende do governador da província de Buenos Aires, o pró-governo Axel Kicillof, também mostrou uma circulação crescente.

Grupos "antiquarentena"
Ao mesmo tempo, grupos "antiquarentena" se manifestaram batendo panelas ou com buzinaços nas ruas.

Juan Gabriel Fernández, que teve que fechar sua pequena empresa de venda de lã no bairro de Belgrano, em Buenos Aires, acredita que "isso é demais".

"Eu vou morrer de tristeza", comenta este homem de 57 anos.

Para o líder da Câmara de Comércio Argentina, Mario Grinman, "a pandemia foi a gota d'água". Segundo a entidade, o isolamento social causou o fechamento de quase 16.000 lojas em Buenos Aires, afetando milhares de empregos.

O desemprego na Argentina também cresceu: atingiu 10,4% no primeiro trimestre na comparação anual, com um aumento de 0,3 ponto percentual.

"O problema é que a Argentina não tem muita margem ou ferramentas de política econômica para atenuar a crise e essa extensão ocorre no pior momento devido à saturação social, embora isso seja apenas para a AMBA, o presidente já se desgastou no último mês, tudo isso gera ainda mais dúvidas sobre a direção da política econômica geral", afirmou o cientista político Carlos Fara.

Fernández tem aprovação de 79,4%, segundo pesquisa da consultoria Analogías.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia italiana anuncia apreensão recorde de 14 toneladas de anfetaminas fabricadas pelo Estado Islâmico na Síria

A polícia italiana anunciou nesta quarta-feira (1º) a apreensão recorde de 14 toneladas de anfetaminas – na forma de 84 milhões de comprimidos – fabricadas na Síria pelo grupo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Frame de vídeo mostra policiais italianos durante apreensão de caixas contendo pílulas de anfetamina produzidas pelo Estado Islâmico (EI) em Salerno, na Itália — Foto: Divulgação/Polícia Italiana via Reuters
Frame de vídeo mostra policiais italianos durante apreensão de caixas contendo pílulas de anfetamina produzidas pelo Estado Islâmico (EI) em Salerno, na Itália — Foto: Divulgação/Polícia Italiana via Reuters

A operação aconteceu no porto de Salerno, ao sul de Nápoles. Segundo um comunicado divulgado pela polícia italiana, foi "a maior apreensão de anfetaminas no mundo".

Segundo a investigação coordenada pela Promotoria de Nápoles, a droga estava em três contêineres que continham cilindros de papel para uso industrial e máquinas.

Os cilindros de papel multicamada, com quase de dois metros de altura e 1,40 metro de diâmetro (provavelmente fabricados na Alemanha), permitiam ocultar quase 350 quilos de comprimidos colocados nas camadas internas, sem a detecção por um scanner.

Frame de vídeo mostra policiais italianos durante apreensão de caixas contendo pílulas de anfetamina produzidas pelo Estado Islâmico (EI) em Salerno, na Itália — Foto: Divulgação/Polícia Italiana via Reuters
Frame de vídeo mostra policiais italianos durante apreensão de caixas contendo pílulas de anfetamina produzidas pelo Estado Islâmico (EI) em Salerno, na Itália — Foto: Divulgação/Polícia Italiana via Reuters

Os comprimidos receberam a etiqueta com o símbolo Captagon, um medicamento classificado como entorpecente e conhecido como "droga da Jihad", segundo os investigadores.

"Sabemos que o Estado Islâmico financia suas atividades terroristas sobretudo com o tráfico de drogas sintéticas produzidas na Síria que, por esta razão, se tornou o maior produtor mundial de anfetaminas nos últimos anos", afirma o comunicado da polícia.
A investigação havia começado há duas semanas, quando a unidade de combate ao crime organizado da polícia de Nápoles interceptou uma carta de roupas de contrabando, que ocultava 2.800 quilos de haxixe e 190 quilos de anfetaminas sob a forma de um milhão de comprimidos.

A primeira carga, enviada por uma empresa síria, chamou a atenção da Alfândega porque estava destinada à Líbia por meio de uma empresa suíça, informou o jornal "La Repubblica".

Os três novos contêineres interceptado nesta quarta foram expedidos pela mesma empresa síria para o mesmo grupo suíço, de acordo com a publicação.

Os investigadores acreditam que um "consórcio" de grupos criminosos está envolvido, porque os 85 milhões de comprimidos das duas operações poderiam suprir um mercado europeu que vai muito além do consumo italiano.

Uma das hipóteses aponta um possível cartel de clãs da Camorra (grupo criminoso napolitano).

O confinamento provocado pela epidemia de coronavírus provavelmente bloqueou a produção e distribuição de drogas sintéticas na Europa. Por este motivo, muitos traficantes teriam procurado o abastecimento na Síria.

Produzida inicialmente no Líbano e difundida na Arábia Saudita nos anos 1990, esta droga foi encontrada nos locais onde terroristas ficavam abrigados, como, por exemplo, os autores dos atentados de Paris em 2015.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MEC divulga diretrizes para volta às aulas presenciais, mas não estabelece data para o retorno

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nessa quarta-feira (1°) diretrizes para a volta às aulas presenciais. Entre elas, estão o uso de máscaras, distanciamento social de 1,5 metro, estímulo a reuniões online e afastamento de profissionais que estejam em grupos de risco.

Apesar da divulgação do documento, ainda não há uma data prevista para a volta às aulas presenciais em todo o país, suspensas desde março.

Segundo o balanço do MEC, entre as 69 universidades federais, 54 estão com atividades suspensas, 5 com atividades parciais e 10 com atividades remotas. O monitoramento pode ser visto no site http://portal.mec.gov.br/coronavirus/

O protocolo com medidas de biossegurança trata sobre a comunidade acadêmica, medidas protetivas individuais e coletivas, cenários comuns como salas de aulas, transporte coletivo, e atividades laborais, entre outras.

Ele foi elaborado para orientar as ações em universidades e instituições de ensino federais, mas poderá ser usado como diretriz para a elaborações de documentos semelhantes nos estados, segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.

A portaria com as diretrizes deverá ser publicada amanhã no "Diário Oficial da União", mas já está disponível no site do MEC (acesse aqui o protocolo).

O MEC afirmou que o documento foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, que conta com um médico pneumologista.

Entre as medidas, estão:
Considerar o trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco;
Uso de máscara obrigatório;
Medição de temperatura no acesso às áreas comuns;
Disponibilização de álcool em gel;
Volta ao trabalho de forma escalonada;
Manter a ventilação do ambiente;
Considerar o trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco;
Priorizar reuniões e eventos a distância;
Respeitar o distanciamento de pelo menos 1,5 m;
Manter o cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;
Não compartilhar objetos - incluindo livros e afins;
Elaboração quinzenal de relatórios para monitorar e avaliar o retorno das atividades.
Acesso gratuito à internet
O MEC também anunciou que dará internet gratuita para alunos de universidades e institutos federais em situação de vulnerabilidade, para que possam acessar as aulas remotas enquanto durar a pandemia.

A expectativa inicial é atender a 400 mil estudantes e, depois, chegar a 1 milhão. A iniciativa tem parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC). Os custos não foram informados.

Segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, 40% destes estudantes estão no nordeste.

Vogel afirma que não se trata de internet liberada e gratuita: as universidades e institutos federais deverão definir os sites e sistemas nos quais os estudantes terão acesso gratuito.

Segundo o secretário-executivo do MEC, a maioria dos estudantes têm equipamentos para acessar a internet, mas não tem pacote de dados suficiente para fazer downloads e assistir a vídeos.

Estudantes de Prado, na Bahia, voltaram às aulas com máscaras e marcações no chão para estimular o distanciamento. Aumento no número de casos na região fez com que prefeitura decretasse fechamento. — Foto: Divulgação
Estudantes de Prado, na Bahia, voltaram às aulas com máscaras e marcações no chão para estimular o distanciamento. Aumento no número de casos na região fez com que prefeitura decretasse fechamento. — Foto: Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››