segunda-feira, março 18, 2024

Polícia recebe nova denúncia sobre fugitivos de Mossoró


Os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça (fotos em destaque), voltaram a aparecer e teriam deixado novo rastro, na madrugada de sábado (16/3), na zona rural de Baraúna (RN). Fontes ligadas às investigações confirmaram que os criminosos teriam tentado invadir uma casa da região, mas desistiram.


Após varredura no local, cães farejadores confirmaram que a dupla esteve no imóvel. Os animais, altamente treinados, usam objetos deixados pelos detentos na mata e na cela para farejar os fugitivos. A caçada, que mobiliza mais de 500 policiais, já dura 34 dias.



Buscas

Como a coluna Na Mira noticiou, até então, a última pista sobre a localização dos fugitivos havia sido obtida com auxílio de cachorros sem raça definida, também na zona rural de Baraúna.


Os vira-latas ficaram agitados na noite da última terça-feira (12/3) e, assim, chamaram a atenção dos moradores, que acionaram a polícia.


Com a ajuda de cães farejadores, os investigadores confirmaram que a dupla tinha passado pela área. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante coletiva de imprensa na quarta-feira (13/3).


Apesar de fontes relatarem indícios dos possíveis rastros, por meio de nota enviada às 17h40, o Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que “denúncias apontaram uma possível tentativa de invasão em uma residência na área rural.” Contudo, explicou que uma segunda verificação, feita com cães farejadores, “não encontrou nenhum rastro da dupla no imóvel ou nas regiões próximas.”


Fonte: Na Mira

Leia Mais ››

Secretaria de Segurança disponibiliza helicoptero para auxiliar nas buscas à idosa perdida em mata na cidade de Assú



A Secretaria de Segurança Pública do estado disponibilizou o helicoptero Potiguar 01, para auxiliar nas buscas a uma idosa de 75 anos, que desapareceu em uma região de mata, no município de Assú no Oeste do Rio Grande do Norte.


Antônia Libânio Bezerra, saiu da casa de uma filha, e seguiu para sua residência, na comunidade do Palheiro I, na zona rural do município, mas nunca chegou ao seu destino. Ela foi vista pela última vez no dia 14 de março.


As buscas pela idosa vêm sendo realizadas desde a última sexta-feira (15), naquela região e conta com a participação do Corpo de Bombeiros e cães farejadores.


Nesta segunda-feira (18), o helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, também foi acionada para auxiliar nas buscas.


A família pede que quem souber qualquer informação que possa ajudar a localizá-la, que informe pelo número (84) 99697-8713.



Fone: Fim da Linha

Leia Mais ››

Morre a medalhista paralímpica Joana Neves

Morre a paratleta Joana Neves, aos 37 anos — Foto: Sadef/Divulgação

Morreu na madrugada desta segunda-feira (18), aos 37 anos, a paratleta potiguar de natação Joana Neves. A informação foi confirmada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube que ela representava.


Segundo a entidade, Joana estava em São Paulo realizando exames, em busca de um diagnóstico para episódios de convulsão que vinha apresentando recentemente.


Na noite do domingo (17), após se sentir mal no Centro de Treinamento Paralímpico, a atleta foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.


Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio, conhecida como Joaninha e Peixinha, nasceu em Natal com acondrosplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Começou a nadar por recomendação médica, gostou do esporte e acabou virando uma das principais representantes do Brasil nas piscinas.


No último Mundial que disputou, em 2022, conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes. Na carreira, ao todo, foram 15 pódios em Mundiais, entre 2013 e 2022.


Em 2020, foi eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming. Ao longo da carreira, disputou três paralimpíadas, nas quais conquistou cinco medalhas.


O Comitê Paralímpico Brasileiro emitiu nota de pesar pela morte da atleta. A Sadef, clube onde começou a carreira e que representava atualmente, decretou luto oficial.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte inicia campanha de vacinação contra a gripe; veja grupos prioritários

Vacina começou a ser aplicada em grupos prioritários no RN — Foto: Divulgação/Sesap


O Rio Grande do Norte iniciou nesta segunda-feira (18) a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) em todo o estado. Algumas cidades, como a capital Natal, já haviam iniciado a aplicação da vacina desde a semana passada.


A vacina inicialmente é para públicos prioritários, no qual estão inclusos idosos acima de 60 anos, bebês a partir de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde (veja lista completa mais abaixo).


📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mais de 360 mil doses da vacina foram distribuídas aos municípios do RN para esta primeira fase da campanha. O início aconteceu de forma antecipada à data prevista pelo Ministério da Saúde, que era 25 de março.



O objetivo da Sesap é que mais de 1,3 milhão de pessoas que compõe os 17 grupos prioritários do Ministério da Saúde se imunizem até 31 de maio.


A Sesap mandou emitiu também um nota técnica aos municípios em que reforça que o “Dia D” da campanha de vacinação acontecerá no dia 13 de abril.


A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.


Início da campanha

O início da campanha aconteceu em um evento na unidade básica de saúde do Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Crianças, agentes de saúde, profissionais da seguranças, grávidas e indígenas da comunidade Lagoa de Tapará receberam a dose de proteção contra a gripe.


"Estamos antecipando a campanha de vacinação este ano. Dada a sazonalidade do vírus, o Ministério da Saúde acolheu um pedido antigo dos municípios e mandou as doses. Agora vamos trabalhar para imunizar todos do grupo prioritário", disse a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela.


Entre as estratégias recomendadas aos municípios estão, entre outras coisas:


a ampliação dos pontos de vacinação;

o funcionamento em horário estendido dos pontos;

a mobilização dos meios de comunicação para que seja possível uma maior abrangência de informação;

articulação com as secretarias de educação para ações estratégicas de vacinação em creches e escolas.


Grupos prioritários

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade

Trabalhador da saúde

Gestantes

Puérperas (até 45 dias após o parto)

Professores do ensino básico e superior

Povos indígenas

Quilombolas

Idosos com 60 anos ou mais de idade

Pessoas em situação de rua

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

Trabalhadores portuários

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas


Fonte: g1

Leia Mais ››

Saiba quem é o golpista preso no DF após ser feito de trouxa por idosa


A Justiça do Distrito Federal converteu em preventiva a prisão em flagrante de Guilherme Sousa Santos, acusado de aplicar o “golpe do cartão” no Lago Norte. Com a decisão, ele permanece detido. O homem de 28 anos, natural de São Paulo, foi surpreendido pela Polícia Civil do DF (PCDF) enquanto tentava dar um golpe em uma idosa. No entanto, a senhora foi mais esperta e enganou o estelionatário, e ele acabou preso em flagrante.


O caso aconteceu na tarde da última quinta-feira (14/3). Quando o homem chegou à casa da vítima para “recolher o cartão de crédito” — ação que faz parte do golpe da falsa central de segurança do banco —, ele encontrou policiais à espera dele.


De acordo com o delegado da 9ª DP (Lago Norte), Erick Sallum, o estelionatário já havia sido preso pelo mesmo crime.


“Geralmente, nós temos criminosos sediados em outros estados que ficam ligando aqui para o DF, buscando áreas de alto poder aquisitivo, como o Lago Norte e o Lago Sul, pescando vítimas. Quando eles conseguem essas vítimas, já com todos os seus dados pessoais, induzem essas vítimas ao erro, dizendo que seus cartões de crédito estão sendo usados de maneira fraudulenta e que um emissário do banco vai na casa da pessoa recolher esses cartões.”


Guilherme chegava a usar um falso crachá do Banco do Brasil para enganar as vítimas.


Sobre o golpe

Segundo o delegado Sallum, o golpe da falsa central de segurança do banco é comum no DF, especialmente nas áreas de maior poder aquisitivo, como o Lago Norte.


O golpe se inicia por meio de falsas ligações que simulam números de bancos e perguntam às vítimas sobre supostas compras efetivadas nos seus cartões de crédito, que acabam sendo induzidas a erro e convencidas a entregar os cartões para passar por “perícia no banco”.


“Para facilitar, o golpista diz às vítimas que irá enviar um emissário do banco para coletar os cartões na casa do cliente. De posse dos cartões, os criminosos sacam valores de contas correntes e estouram todos os limites em maquininhas em nome de laranjas”, explica o delegado.


Neste caso, a vítima desconfiou da ligação e, percebendo o golpe, chamou os policiais. Os agentes ficaram em campana dentro da casa, passando-se por filhos da vítima. Eles capturaram o criminoso na porta da residência, assim que ele interfonou.


“Já na delegacia, o chefe da quadrilha de SP ligou para o celular de seu colega preso, orientando que ele não falasse nada e pedindo informações para enviar um advogado. Eles ficam de SP comandando a ação e equivocadamente se achando fora do alcance da PCDF. Ele não contava que estava sendo gravado, e agora é próximo na alça de mira”, diz o investigador.


Prisão

O homem foi preso em flagrante por furto mediante fraude. Foram encontrados na quitinete em que ele reside, no Sudoeste, sete máquinas de cartão de crédito, celulares, crachás falsos de bancos e outros objetos usados nessa espécie de golpe.


Os extratos das máquinas revelaram que ele estava no DF há algumas semanas e tinha conseguido subtrair cartões de outras vítimas.


Todas as pessoas que reconhecerem o homem e perceberem que foram vítimas do mesmo golpe devem procurar a unidade policial mais próxima para registrar ocorrência.


“A população precisa ficar atenta e sempre acionar a Polícia Civil quando perceber esse tipo de golpe. Precisamos demonstrar que o DF não é um bom lugar para turismo criminal. De agora em diante, os criminosos devem ficar receosos, pois dentro de cada casa do Lago Norte em que tentarem a sorte têm grande chance de se depararem com uma equipe da 9ª DP.”


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Para bolsonaristas, Lula “absolveu” Bolsonaro ao chamá-lo de covardão


Aliados de Jair Bolsonaro avaliam que o presidente Lula “absolveu” indiretamente seu antecessor ao chamá-lo de “covardão”, durante a reunião ministerial desta segunda-feira (18/3).


Em sua fala na abertura da reunião, Lula afirmou que não houve um golpe de Estado no Brasil porque alguns comandantes militares não quiseram e porque Bolsonaro era um “covardão”.


“Não teve golpe não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, não aceitaram a ideia do presidente, mas também porque o presidente é um covardão. Ele não teve coragem de executar o que planejou, ficou dentro de casa aqui no Palácio chorando quase um mês e preferiu fugir para os EUA do que fazer o que tinha prometido”, disse o petista.


Para bolsonaristas, ao falar publicamente que Bolsonaro não executou o golpe, Lula teria admitido que não houve a concretização do crime por parte do ex-presidente.


Aliados de Bolsonaro só parecem ter esquecido que o Código Penal brasileiro tipifica como crime a tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito com uso da violência ou grave ameaça.


Depoimentos

Na sexta-feira (15/3), o ministro do STF Alexandre de Moraes derrubou o sigilo de 27 depoimentos relacionados à investigação de tentativa de golpe de Estado, entre eles, de ex-comandantes das Forças Armadas.


Neles, os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica admitiram ter sido chamados para reuniões em que Bolsonaro expôs um plano para cancelar as eleições presidenciais.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

PM posta vídeo de bafômetro com Gusttavo Lima e marca Bolsonaro


O perfil oficial do Quarto Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (PM) de São Paulo publicou um vídeo em que o cantor Gusttavo Lima realiza o teste de bafômetro durante uma operação em Limeira, no interior de São Paulo. Além de perfis do artista e de autoridades policiais, o ex-presidente Jair Bolsonaro é marcado na publicação, mesmo sem qualquer participação na ação.


A fiscalização fazia parte da “Operação Direção Segura” nas rodovias que davam acesso ao Limeira Rodeo Music 2024, festival de música sertaneja que aconteceu na cidade no último sábado (16/3). A caminho do local da apresentação, o cantor passou pela blitz da PM. Ele compartilhou um registro em vídeo do momento em que fez o teste — que deu negativo para embriaguez, e o perfil do batalhão compartilhou na sua própria página.


“Durante o período, não tivemos registro de trânsito com vítima envolvendo frequentadores do evento”, informa o batalhão. “Temos como exemplo o cantor Gusttavo Lima, que participou da Operação Direção Segura – PASS (Pare, Assopre e Siga Seguro)”, diz a legenda.


No vídeo, o cantor assopra o bafômetro, que emite uma luz verde, liberando a passagem. “Balada consciente. Chegando ‘zerado’, porque daqui para frente é só pra trás”, escreve Gusttavo.


A administração do perfil marcou autoridades policiais e políticas do estado no post, como o comandante da corporação, Coronel Hugo Araujo Santos; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL) — que se licenciou temporariamente da pasta para relatar o projeto das “saidinhas” na Câmara dos Deputados; além de páginas como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Polícia Militar de São Paulo e do Policiamento Rodoviário da PM.


Mesmo sem ocupar qualquer cargo político ou relacionado à corporação, Jair Bolsonaro também é marcado na publicação. Em nota, a Polícia Militar esclarece que os fatos serão apurados e já reforçou ao efetivo do 4° Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) as orientações para publicações nas redes sociais, de acordo com as instruções internas da instituição.


Marcações em post do Quarto Batalhão de Polícia Rodoviária PMESP


Após os questionamentos do Metrópoles, os perfis de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite foram desmarcados da publicação.


Não é a primeira vez que um perfil oficial da polícia paulista faz uma publicação envolvendo o ex-presidente. No mês passado, a página da Polícia Civil de São Paulo postou um vídeo no Instagram com imagens aéreas e com detalhes da manifestação pró-Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, no centro da capital paulista.


Também houve interação entre o administrador do perfil e as pessoas favoráveis ao ex-presidente, com flores em retribuição a comentários positivos, além de curtidas em mensagens como “Fora Lula”, em referência ao atual presidente.


O post ganhou forte repercussão após matéria do Metrópoles. Dias depois, o perfil desativou os comentários do vídeo, mas manteve o registro nas redes sociais.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Após denúncia sobre rede de hospitais federais do RJ, ministra decide demitir diretor do Departamento de Gestão Hospitalar



O Ministério da Saúde decidiu demitir o diretor do Departamento de Gestão Hospital da pasta, Alexandre Telles.


A decisão ocorre um dia após o Fantástico mostrar a precariedade e os problemas de atendimento da rede hospitalar federal do Rio de Janeiro.


A demissão deve ser oficializada pela ministra Nísia Trindade e publicada nos próximos dias no "Diário Oficial da União".


Problemas nos hospitais


O Fantástico entrou nas seis unidades dos hospitais federais do Rio de Janeiro, referências no atendimento de alta complexidade, como tratamento de câncer, cardiologia e transplantes.


Em muitos setores dos hospitais, há aparelhos médicos quebrados e caixas de materiais vencidos ou danificados — como utensílios cirúrgicos e próteses ortopédicas, cujo valor passa dos R$ 20 milhões.


A responsabilidade sobre quem deixou as próteses e materiais cirúrgicos perderem a validade ainda está sendo investigada.


Outro problema é a rede elétrica, que em muitos pontos está comprometida, colocando em risco a segurança de pacientes e funcionários.


No Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, um laudo da empresa responsável pela manutenção da rede já apontava, em maio do ano passado, a situação crítica, com cabos subdimensionados e superaquecidos, aumentando o risco de incêndios.


A empresa recomendou não abrir mais setores no hospital para garantir que a estrutura não cedesse. Com isso, a ala da emergência está fechada há mais de três anos, sem previsão para ser reaberta.


As condições precárias podem ainda fazer chegar menos tensão do que alguns equipamentos precisam, o que significa que aparelhos de UTI, por exemplo, podem estar funcionando abaixo da capacidade ideal, ou sequer estar funcionando.


Maior importância para o departamento de diretor demitido

Para tentar mudar a forma como os hospitais federais são administrados, o Ministério da Saúde determinou que as decisões, principalmente relacionadas a compras e contratações, sejam centralizadas no Departamento de Gestão Hospitalar, o DGH. A portaria entraria em vigor na última quarta-feira (13), mas foi adiada para 8 de abril.


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou que a mudança é para permitir a formação de um comitê com integrantes de várias áreas, que vão acompanhar a implementação das medidas.


O Tribunal de Contas da União, que fiscaliza as atividades dos hospitais federais no Rio de Janeiro, vai acompanhara gestão das unidades.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Investigação sobre golpe avança, antecipa disputa por legado de Bolsonaro e faz PL tentar refazer pontes com o STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Adriano Machado/Reuters

O nítido avanço das investigações sobre a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2022, em especial na última sexta-feira (15), com a divulgação dos depoimentos dos ex-comandantes da Marinha e do Exército, causou a uma espécie de reação em cadeia na política, no Judiciário e no PL.


No Judiciário, mesmo os mais céticos atestam que a situação jurídica de Bolsonaro é débil, que os fatos são graves e que será muito difícil evitar uma denúncia da Procuradoria-Geral da República. A única dúvida que ainda permanece é quando. Qual será o timing?


Essa certeza de que, juridicamente, a situação não passará em branco teve como consequência um aumento dos contatos entre integrantes da cúpula do PL e integrantes do Supremo. É uma tentativa refazer as pontes que Bolsonaro implodiu durante seu mandato.


Valdemar da Costa Neto, por exemplo, foi recebido por um ministro da corte. Ele usou a conversa para tecer comentários a respeito da investigação e para se queixar da proibição de falar com Bolsonaro -- já que ambos são investigados no caso.


O impacto prático da conversa é zero. "Não há o que fazer" relatou o ministro a aliados. Mas mostra que o PL tenta, de alguma forma, voltar a ter algum diálogo com o STF.


A proibição de falar com Bolsonaro preocupa Valdemar porque o ano é de eleição e ele quer usar o ex-presidente para fazer prefeitos Brasil afora. "Bolsonaro é melhor cabo eleitoral do que candidato", repetem cardeais do centrão.


Já para Bolsonaro, o road show dá oportunidade para oferecer aos seus militantes mais fieis um discurso que amenize as cores da já explícita tentativa de golpe. O ex-presidente, que antes dizia jamais ter visto a minuta do golpe, agora diz que, sim, debateu temas relacionados a ela --e que ele não vê crime nisso.


A minuta, segundo as investigações e os ex-comandantes das armas, previa fechar a Justiça Eleitoral, prender Alexandre de Moraes, instalar um estado de exceção no país com o uso das Forças Armadas.


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››

PF apura participação da mulher de Villas Bôas em reunião golpista

comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas — Foto: Youtube/Exército Brasileiro


A Polícia Federal investiga se Maria Aparecida Villas Bôas, mulher do ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas, participou de uma das reuniões golpsitas organizadas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.


A linha de investigação foi revelada na transcrição do depoimento de Tercio Arnaud, um dos integrantes do gabinete do ódio investigado na operação Tempus Veritatis. Embora não tenha respondido às perguntas, os questionamentos ajudam a revelar pontos que a PF tenta esclarecer.


A PF questiona qual foi a fala de Cida, como é conhecida, na reunião que ocorreu em 12 de novembro, em um prédio na Asa Sul de Brasília.



"Indagado qual foi a fala proferida por Cida Villas Bôas (Maria Aparecida Villas Bôas), esposa do general da reserva Eduardo Villas Bôas, respondeu que o declarante não sabe que fala foi essa, que o declarante não conhece pessoalmente Cida Villas Bôas", consigna a transcição do depoimento (veja abaixo).


Transcrição do depoimento — Foto: Polícia Federal


O interrogatório revela ainda que a PF apura se outras pessoas participaram do encontro de forma remota, por meio de videochamada. Conforme já revelado pelo blog, a coporação usou a localização de celulares por meio das ERBS (Estações Rádio-Base) para determinar a presença de alguns investigados em eventos específicos. A presença online dribla essa ferramenta de apuração.



Arnaud foi questionado primeiramente de forma genérica e, na sequência, mais cinco vezes vezes se houve participação de integrantes do Exército brasileiro, policiais militares, policiais civis, empresários, parlamentares de forma presencial ou em videochamada. Nas seis ocasiões, respondeu que não recorda da reunião e não sabe responder, com o acréscimo feito pelo seu advogado de que o teor dessa resposta pode ser alterado, "dada a ausência de acesso" à íntegra do inquérito.


De acordo com as apurações da PF, houve uma reunião em 12 de novembro de 2022, dias após o segundo turno das eleições, na qual foram traçadas estratégias para a permanência no poder. O encontro aconteceu na SQS 112 bloco B em Brasília, onde moravam o concorrente à vice general Braga Netto e o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Oliveira.


O blog não conseguiu entrar em contato com Maria Aparecida Villas Bôas até a última atualização da reportagem.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››