domingo, setembro 29, 2013

Ator Cláudio Cavalcanti morre aos 73 anos, no Rio

Morreu às 17h45 deste domingo (29), no Rio de Janeiro, aos 73 anos, o ator e secretário municipal de Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, onde Cavalcanti estava internado desde o último dia 16. A assessoria não revelou a causa da morte.

Ao longo da carreira, o ator participou de mais de 50 novelas, minisséries e especiais, dublagens, 22 longas e dezenas de peças teatrais. Ele também foi vereador do Rio em dois mandatos.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio, Cavalcanti se internou no Pró-Cardíaco para fazer uma operação na coluna cervical. No início da semana, ele foi submetido à cirurgia e neste domingo teve um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.

O ator será cremado no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio. O horário do velório e da cremação ainda não foi divulgado pela família.

O último trabalho de Cavalcanti na TV foi na segunda temporada de "Sessão de Terapia", que estreia no próximo dia 7 no canal pago GNT.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros nas redondezas da BR-405 em Apodi


Na noite deste domingo (29), a Polícia Militar de Apodi registrou mais um homicídio na cidade, esta é a segunda morte violenta em menos de cinco dias.


A vítima de nome Francisco da Chagas Bezerra Júnior de 25 anos, mais conhecido como "Charles Cigano", foi alvejado por vários disparos enquanto estava sentado na calçada de sua residência, localizada ás margens da BR - 405, próximo a Lanchonete O Kanecão.

Segundo informações de populares, dois elementos se aproximaram da vítima em uma motocicleta e abriram fogo contra o mesmo. Após realizar quatro disparos, fugiram com destino ignorado.


Uma ambulância da cidade de Dr. Severiano que vinha de Mossoró no momento da ocorrência, socorreu a vítima ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, mas o jovem já chegou à unidade hospitalar sem vida.

Familiares relataram ao Portal SOS Notícias do RN que a vítima tinha envolvimento com drogas, e que isso pode ter sido o motivo da morte do rapaz.

A Polícia Militar ainda realizou diligências pelo local mas, ninguém foi preso.



Momento em que foi persebido a pulsação cardíaca

Foto: Sentinelas do Apodi

Reprodução Cidade News Itaú via SOS Notícias do RN
Leia Mais ››

Acidente com vítima fatal na BR 405, em Malhada Vermelha.


Por volta das 14:50 foi registrado um acidente de trânsito na BR 405, na comunidade de Malhada Vermelha, município de Severiano Melo.

De acordo com informações cedidas pela polícia o Sr. Francisco Edson Bento, 22 anos, residente em Malhada Vermelha, conduzia uma Biz de cor Azul, placa MYC7809, Itaú-RN, quando fazia o sentido Itaú/Mossoró quando tentou entrar para a cidade de Malhada Vermelha, sendo colhido por um Cross Fox de cor preta, placa MMO2228, Mossoró-RN.

O motorista que não foi identificado, evadiu-se do local ao perceber que a vítima estava em óbito, no entanto foi encontrado, pela polícia, o documento no interior do veículo, com endereço de Mossoró, onde possívelmente possa ser o condutor do Cross Fox.

As VTR’s de Itaú composta pelos Soldados Geovani e Magnaldo e de Severiano Melo composta pelos Soldados Helio e Torres, fizeram o isolamento do local aguardando a chegada do ITEP para a remoção do corpo para sede do órgão.














Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Águas do açude passagem de Itaú-RN, passa a ser objeto de desejo de municípios em colapso.

A redação do Cidade News recebeu uma informação extra-oficial dando conta que as águas do açude passagem passariam a abastecer a cidade de Pau dos Ferros, através de uma sub-estação improvisada.

A população Pauferrense vive em colapso de água devido às poucas chuvas, que não foram suficientes para acomodar um volume de água necessário para matar a sede dos pauferrenses.

Não é a primeira vez que o município de Itaú serve de suporte para matar a sede de municípios da região, atualmente a cidade de Taboleiro Grande é abastecida com águas do açude, sem falar nos carros-pipa que retiram água para outras atividades, além de abastecer o município de Rodolfo Fernandes em anos anteriores.

Um blogueiro do município publicou uma matéria mostrando a boa qualidade da água do açude sendo diagnosticada como a melhor da região, comprovada através de análise, algo que aumenta ainda mais o desejo pelo bem do município de Itaú-RN.

De posse da informação a redação do Cidade News procurou a administração municipal, que informou a reportagem não ter recebido nenhuma notificação até o momento.

Já em contato com o escritório da CAERN do município de Itaú, a redação do Cidade News Itaú, foi informada através do gerente, Miguel, que a informação não procede, porém a cidade de Pau dos Ferros vive este momento de colapso, e a diretoria da CAERN através de reunião resolveram montar um sistema adutor em caráter de urgência da adutora da Barragem de Santa Cruz, visto que as águas da barragem do município de Pau dos Ferros, dure aproximadamente apenas pouco mais de um mês.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Município de Itaú se adéqua a implementação da Lei Geral da Micro e pequena em presa

Reunião na sede do poder Executivo
Foto: Márcio Melo
Os secretários e representantes do SEBRAE/RN, através dos seus consultores, Gilson Bezerra e Renato Gouveia, se reuniram na manhã de sexta-feira (27), na sede do poder executivo, no intuito de orientar o município na implementação da Lei Geral de Micro e Pequenas empresas. O objetivo da reunião é tirar a Lei do papel e fazer com que se aplique de fato no município.

O consultor observou que o município de Itaú-RN tem um sistema organizacional tributais e fiscais, organizado, gerando assim uma perspectivas muito boa.

Renato Gouveia e Gilson Bezerra
Foto: Assessoria
Na reunião o consultor do SEBRAE/RN, Gilson Bezerra, apresentou aos secretários e representantes de licitação e tributação os critérios para implementação da lei geral, onde foi possível diagnosticar que o município de Itaú-RN já faz muita coisa descrita na lei, porém agora será documentado, sendo lançado em um sistema de monitoramento, para ser feito um dossiê para implementação da Lei Geral.

A implementação da Lei Geral no município de Itaú foi aprovada pela Câmara Municipal no ano de 2009, e essa adequação só está sendo possível, devido o interesse do prefeito municipal, Ciro Bezerra, que está sempre buscando fazer uma administração transparente, possibilitando melhores condições de trabalho aos funcionários municipais. Através de uma conversa com os consultores do SEBRAE/RN Ciro determinou prioridade na questão da implementação da Lei.

Hoje, a preocupação de Ciro é fazer com que os funcionários fiquem assegurados através das Leis, sem sofrem prejuízos futuros, dando oportunidades as micros e pequenas empresas do município de Itaú-RN, condições de participação nas licitações municipais.

A partir de agora os consultores contam com os esforços e a contribuição da equipe de secretários e colaboradores ligados a compras governamentais, esperando boas notícias.

A reunião teve a presença do Chefe de Gabinete, Wilson, Melo; o Secretário de Administração e Finanças, Marcos Moreira; o pregoeiro, Sueldo Maia; o agente de desenvolvimento, Jerfesson Luis; os representantes da licita e tributação, os consultores do SEBRAE/RN, Gilson Bezerra e Renato Gouveia.

Lei Municipal nº. 362 de 2009 - Itaú - RN

Dispõe sobre normas de competência municipal objetivando a implantação no âmbito local do Estatuto Nacional da Microempresa - ME e da Empresa de Pequeno Porte - EPP, instituído pela Lei Complementar nº. 123 e alterações, e dá outras providências.






Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
Leia Mais ››

Foragido por homicídio é preso em blitz com arma e lista de bancos que seriam explodidos na Paraíba

Clebson Antônio
O desempregado Clebson Antônio da Silva, 26 anos, que estava foragido da Justiça por causa de um homicídio, foi preso nesse sábado (28) durante uma blitz na cidade de Campina Grande, Agreste paraibano. O acusado foi abordado por agentes da Companhia de Trânsito (CPTran) e com ele foi encontrada uma lista de bancos que seriam explodidos na Paraíba.

De acordo com informações do relatório da Polícia Militar, Clebson Antônio – que inicialmente se apresentou com o nome de Matheus Henrique do Nascimento – estava dirigindo uma Eco Sport sem placas, quando foi abordado por policiais da CPTran da feirinha do conjunto Severino Cabral.

Os policiais iniciaram uma inspeção dentro do veículo e encontraram uma pistola ponto 40, que é de uso restrito das Forças Armadas, um colete balístico, munições e uma lista com vários nomes e localizações de banco que seriam alvo de explosões. Ao consultar o infoseg ficou comprovado que o veículo tinha queixa de roubo no estado do Rio Grande do Norte e ele um mandado de prisão por homicídio.

Segundo a polícia, Clebson Antônio é suspeito de ter participado da explosão ao banco da cidade de Cataurité, no início de setembro deste ano. O acusado foi preso em flagrante e encaminhado para a Central de Polícia de Campina Grande onde ficará a disposição da Justiça paraibana.

Carro roubado no Rio Grande do Norte
Foto: Carro roubado no Rio Grande do Norte

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homossexual é baleado dentro de casa e companheiro dele é acusado dos disparos

Trauma de Campina Grande
O desocupado Jefferson José Silva Mendonça, 20 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na noite desse sábado (28) ao ter sua casa invadida no bairro Vila Cabral de Santa Rosa, em Campina Grande, Agreste paraibano. Segundo informações de familiares, a vítima é homossexual.

De acordo com o relatório do 2º BPM, a vítima – que é usuária de drogas – estava dentro de casa quando homens invadiram a residência e efetuaram quatro disparos. Os tiros atingiram o queixo, pescoço e braços.

Jefferson José, que mora sozinho em um quarto, foi socorrido pelo pai para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina. “O pai contou a nossa guarnição que o filho disse que o acusado pelo crime é o companheiro dele. Estamos levantando as informações para saber qual seria a motivação da tentativa de homicídio”, disse o tenente-coronel Souza Neto, comandante do 2º BPM.

Viaturas da Polícia Militar realizam diligências para prender o acusado. O estado de saúde da vítima é regular.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Filho de Edir Macedo não vai apresentar programa na Record

Moysés Macedo, filho de Edir Macedo

Circularam rumores, meio na maldade, de que o filho de Edir Macedo, Moysés, seria o apresentador do novo programa das tardes de domingo, que terá a direção do Vildomar Batista.

A Record, consultada, desmente e diz que isto nunca chegou a ser cogitado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-presidiário é assassinado dentro de casa e vizinhos são os suspeitos do crime

Wagner Alexandre morreu dentro de casaO ex-presidiário Wagner Alexandre de França, 32 anos, o ‘Waguinho’, foi assassinado dentro de casa na noite desse sábado (28). O homicídio ocorreu na Rua do Cano, bairro Padre Zé, em João Pessoa, e os suspeitos do crime são três homens vizinhos da vítima.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava sozinha em casa quando os acusados invadiram o imóvel e efetuaram dois disparos na cabeça e peito do ex-presidiário. Ele morreu na hora.

Testemunhas informaram que horas antes do crime, um intenso tiroteio foi registrado na comunidade e um dos suspeitos teria sido baleado. Wagner Alexandre pode ter morrido porque o trio desconfiou de que ele teria efetuado os disparos que atingiu o homem.

A vítima já tinha cumprido pena em um dos presídios de João Pessoa por roubo. Os acusados pelo homicídio ainda não foram presos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Idoso coloca bandidos para correr no RS

Três adolescentes invadiram a pequena venda de um idoso de 71 anos em Estância Velha (RS). A vítima reagiu, entrou em luta corporal e conseguiu afastar os criminosos, que levaram apenas R$ 30.

A Polícia Civil abriu o inquérito e tenta localizar os suspeitos. O idoso foi alvo do mesmo tipo de crime há dois meses. A polícia investiga se não se trata do mesmo grupo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

China: Mulher dirigia um carro que foi esmagado por um contêiner

A equipe de resgate ficou surpresa ao encontrar a cena.

Um caminhão que levava um contêiner para o porto derrapou e “jogou” o enorme compartimento sobre um carro que passava na via.

Os bombeiros acreditavam que o motorista havia sido esmagado pelo enorme peso, mas ficaram surpresos quando perceberam que existia uma mulher no volante apenas com ferimentos leves.

Ela estava em estado de choque e se sentia abalada, mas não tinha nenhum ferimento que justificasse qualquer preocupação. Os bombeiros precisaram de algumas horas para retirar o contêiner de cima do carro.

O acidente ocorreu em Zhangjiagang.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher seminua é encontrada morta em Contagem

Ilustração
Uma mulher foi encontrada morta e seminua na madrugada deste domingo (29), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O corpo da vítima, que não foi identificada e tinha idade aparente de 35 anos, foi achado caído na rua João de Barros, no bairro Solar da Madeira.

De acordo com os militares do 18º Batalhão da Polícia Militar, a mulher foi assassinada com 10 tiros de pistola calibre 380.

Segundo os policiais, a autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil.

Depois do trabalho da perícia, o cadáver foi encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal) da cidade.

Balanço

Em 13 horas, sete pessoas foram assassinadas em Belo Horizonte e região metropolitana da noite desse sábado (28) até a manhã deste domingo (29). Ninguém foi preso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Batman, Fred Flintstone e Super-Homem marcam presença em funeral de motociclista



Ao invés de usar a tradicional roupa
preta, o motociclista Gary Pattison pediu aos seus amigos que fossem
fantasiados de super-heróis, animais e, até mesmo, de suas comidas favoritas, no
dia em que ele morresse. As informações são do site Daily Mail deste domingo
(29)Barbie humana choca internet ao postar foto íntima!

Ao invés de usar a tradicional roupa preta, o motociclista Gary Pattison pediu aos seus amigos que fossem fantasiados de super-heróis, animais e, até mesmo, de suas comidas favoritas, no dia em que ele morresse. As informações são do site Daily Mail deste domingo (29)



Ao final da carta, o instrutor usou
a famosa frase “Isso é tudo pessoal”. 

— Aproveitem e me
deixem orgulhoso

Antes de morrer, o motociclista já havia solicitado o serviço de um
buffet bizarro. Mais de 250 pessoas, entre amigos e familiares, participaram.
Além disso, fogos artificiais e músicos de jazz deixaram o funeral “mais alegre”



Uma mensagem escrita por pelo motociclista foi
lida durante o funeral.  

— Como eu não tenho
ideia de quando eu irei morrer, eu não posso escolher o local do velório, mas
quero que o lugar seja barato e que tenha boas cervejas tradicionais

Um de seus amigos lembrou o amor incondicional de Pattison por junk
food. Por isso alguns marcaram a presença fantasiados de bacon e ovo fritoRedes de fast-food mostram como podem ser nojentas



Amigo de infância, Craig disse que era
impossível imaginar que o amigo foi embora para sempre. 

 

— Acho que ele odiou ir embora tão
cedo

Risos ecoaram durante toda a cerimônia. Amigos lembraram o quanto
Pattison era engraçado e espirituosoHomem elástico se desdobra para levar a vida numa boa

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policial militar mata o próprio filho após discussão na zona leste

Um policial militar matou o próprio filho, de 27 anos, com um tiro no abdômen depois de uma discussão, por volta das 07h30 deste domingo (29), dentro da casa onde moravam, na região de Cidade Líder, zona leste de São Paulo. A mãe do jovem tentou apartar a briga acabou ferida com um tiro na mão.

De acordo com informações iniciais, a discussão teria começado quando o filho foi tirar satisfação com o policial por ter encontrado mensagens de outra mulher no celular dele. A Polícia Militar foi chamada pelos vizinhos da família, que ouviram três disparos de arma de fogo dentro da casa.

O jovem morreu no local e a mulher foi levada ao pronto socorro do hospital Santa Marcelina. O caso foi registrado no 66º Distrito Policial.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fotógrafo amador registra o momento que um rapaz comete suicídio na China


 Um fotógrafo, que não quis se identificar, registrou algo terrível.

  Uma família estava fazendo passeios pelos pontos turísticos da China enquanto o fotógrafo fazia os registros próximo ao rio Yangtze. A ponte, com mais de 40 metros de altura, foi palco para uma cena trágica.

  O fotógrafo disse que a ponte estava muito bonita, cheia de névoa, e que era perfeito para uma foto. Localizada em Wuhan, o local já foi usado por outras pessoas para a prática do suicídio.

Ao clicar, o fotógrafo não percebeu que estava registrando o último momento de uma pessoa que havia pulado: “Só percebi que havia ocorrido quando as pessoas que estavam próximas ao local começaram a gritar”, declarou ao DailyMail.

Quando a namorada de Liu Han, de 20 anos, percebeu que seu namorado de fato havia pulado, ela resolveu tomar a mesma atitude.

O fato aconteceu há mais de 6 meses, mas o corpo da garota ainda não foi encontrado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Concurso Correios 2013: Correios prepara concurso para contratação de novos funcionários. Edital deverá sair em breve.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vai ampliar seu quadro de pessoal, por meio da abertura de um novo concurso, esperado para acontecer ainda até novembro de 2013, com o objetivo de preencher vagas imediatas e formar cadastro de reserva. De acordo com a Assessoria da empresa, o novo edital prevê a oferta de vagas para candidatos de nível Médio e Superior.
O novo concurso deverá contemplar aquelas localidades e cargos para os quais já não há cadastro de reserva disponível. Como acontece tradicionalmente na estatal, deverão ser priorizados os postos de nível médio (operacionais, por excelência), a exemplo de atendente comercial, carteiro e  operador de triagem e transbordo. 
Também serão abertas oportunidades para o nível superior, embora as especialidades ainda não tenham sido informadas. Se prevalecer a tendência do certame de 2011, é possível que sejam providos cargos como enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.


No geral, existe a expectativa de que a empresa preencha algo em torno de 9,9 mil vagas, nem todas necessariamente seriam preenchidas entre 2013 e 2014. A remuneração dos novos funcionários dos Correios deverá ficar entre R$1, 8  e 4,6 mil mensais e, por enquanto, uma das melhores maneiras de iniciar os estudos é utilizando o programa da seleção de 2011.
Com base no certame anterior, lembramos aos candidatos que o concurso dos Correios cobra em suas provas matérias como Língua Portuguesa, Informática, Inglês, Administração Pública, além de conteúdos específicos. Na segunda fase, os candidatos a carteiro e operador de triagem e transbordo passam por avaliação física.
Funcionária dos Correios na Bahia há mais de 20 anos, Madalena Santos conta que na sua época, o grau de dificuldade era muito pouco para se ingressar nos Correios, já que a sensação do momento era a iniciativa privada, com suas perspectivas de sucesso como autônomo. "Ninguém pensava muito em concurso público, mas como as coisas mudaram, ficou mais disputado agora ser aprovado", falou.
Ela indica que, ao observar as provas anteriores, o candidato deverá procurar assimilar a maneira como cada conteúdo provavelmente deva ser cobrado e com isso ele já pode aperfeiçoar sua forma de estudo. Além das provas anteriores para concursos na empresa, outro aliado será o conhecimento do estilo da organizadora a ser contratada, mas essa informação ainda não foi oficializada.
O importante neste momento, portanto, é que os candidatos tenham consciência de que se antecipar nos estudos é a primeira regra a ser seguida. Para tanto, consultar o último edital é a melhor alternativa, pois nele os candidatos poderão traçar as melhores estratégias de preparação prévia, bem como poderá selecionar os melhores materiais de estudo.
Outra dica, sempre lembrada e não menos importante é que o candidato tenha disciplina para estudar. De nada adianta ter um bom material de estudo, estar matriculado em um bom cursinho preparatório, se não tiver o entusiasmo e a perseverança para tocar os estudos e conseguir a aprovação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criatura que ataca cabras e bezerros assusta moradores nos EUA

Cabra perdeu uma das orelhas em ataque misterioso (Foto: Reprodução)Moradores de uma comunidade agrícola no condado de Shelby, no estado do Kentucky (EUA), estão aterrorizados após um animal misterioso ter atacado cabras e bezerros, segundo a emissora de TV "WLKY".
O agricultor Kevin Cox, que teve uma cabra atacada, contou que a criatura ataca, mas não come os animais. Ele destacou que sua cabra perdeu uma das orelhas no ataque misterioso.

A maioria dos ataques acontece à noite. Uma mulher afirmou que ela e sua filha foram seguidas por um animal que fazia um som "estranho e assustador".
A polícia do condado e agentes do Departamento de Vida Selvagem do estado estão fazendo  buscas na floresta e colocando armadilhas na esperança de encontrar a criatura responsável pelos ataques.

Ataques têm assustados moradores de comunidade agrícola no condado de Shelby (Foto: Reprodução)

Reprodução Cidade News itaú
Leia Mais ››

CONAB destinará mais de 40 mil toneladas de milho para o RN

A Conab garante destinar ao RN mais 40,2 mil toneladas de milho até o fim do ano, para atender às necessidades de criadores do Rio Grande do Norte.

Isso corresponde à remessa de 980 toneladas nos três últimos dias de agosto, 8 mil em setembro, e 10,4 mil em cada um dos três últimos meses do ano.

O total do mês de agosto chegou a 7.596 toneladas.O problema é que esse envio do milho demora, segundo os criadores.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Malaio encontra criatura estranha que parece mistura de três animais

Ismail Jusoh encontrou criatura estranha que lembra outros 3 animais (Foto: Reprodução/Facebook/Bombastic Borneo)Um homem de 49 anos encontrou uma criatura estranha que parece uma mistura entre um camarão-tigre-gigante, um caranguejo e um escorpião. Ismail Jusoh, que mora em Marang, na Malásia, achou o bicho misterioso enquanto recolhia folhas de palmeiras.
"Ele tem oito pernas. A parte frontal parece um caranguejo, mas a traseira lembra um camarão. Ele também se parece com um escorpião", disse Jusoh, que mantém a criatura em um tanque com água.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Garibaldi Filho participa da posse do novo reitor da UERN em Mossoró

20130929-104204.jpgO ministro da Previdência, Garibaldi Filho, participou ontem (28) da Assembléia Universitária comemorativa dos 45 Anos da UERN, ocasião que marcou a posse dos Professores Pedro Fernandes Ribeiro Neto e Aldo Gondim Fernandes no cargos de Reitor e Vice-Reitor, respectivamente. Realizado no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró, o evento contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, chanceler da universidade, da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, da ex-prefeita Fafá Rosado, das deputados federais Sandra Rosado e Fátima Bezerra, e dos estaduais Leonardo Nogueira e Larissa Rosado.

Com um teatro repleto ainda por membros do corpo docente e alunos da UERN, o ministro Garibaldi Filho realizou um discurso breve. Ele parabenizou o reitor Milton Marques pelos oito anos em que conduziu os rumos da UERN em direção ao crescimento, mesmo diante das dificuldades, sobretudo, financeiras. O ministro desejou ainda boa sorte ao novo reitor, o professor Pedro Fernandes, que terá pela frente – segundo o ministro Garibaldi – um grande desafio.

“Essa Universidade não pertence apenas a Mossoró e nem ao Rio Grande do Norte. Pelo seu trabalho, pela sua história, ela pertence ao Brasil. A UERN é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte, através do seu ensino e pesquisa. Estaremos à disposição dentro das nossas possibilidades para ajudar a universidade naquilo o que for necessário”, garantiu o ministro Garibaldi.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Político deve ganhar igual a professor, diz vereadora natalense

amanda IG
O portal Último Segundo, do IG, publicou entrevista com Amanda Gurgel, a professora que ficou famosa no YouTube, que avalia como positivo o trabalho de vereadora na Câmara de Natal, mas diz se sentir mais importante na sala de aula.

A vereadora conta sobre os dilemas de pertencer à classe política, sem poupar os colegas. “Toda tragédia na vida das pessoas é elaborada e produzida dentro do Parlamento”. Na opinião de Amanda, os vereadores deveriam receber o salário equivalente ao de um professor de ensino público. “Nossa defesa é que um vereador receba o mesmo salário de um professor. Assim, se o vereador quisesse ganhar um salário de R$ 15 mil (atual remuneração dos vereadores de Natal), também deveria aumentar o salário de professor de R$ 1.300 para R$15 mil. Aqui na nossa cidade nem sequer o piso é cumprido”, argumentou.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Filhotes de panda são apresentados ao público na China

Filhotes de panda são apresentados ao público neste domingo (29) na China (Foto: China Daily/Reuters)

Filhotes da urso panda gigante são expostos ao público neste domingo (29), no centro de reprodução de Bifengxia, na província de Sichuan, na China, em uma oportunidade para fotografar os animais. Ao todo, foram apresentados 14 filhores que nasceram neste ano, informou a imprensa local.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Carnavalesco Fernando Pamplona morre no Rio, aos 87 anos

Pamplona deixa duas filhas e uma viúva, Zeni, com quem foi casado por 60 anos (Foto: Fábio Fabato / Arquivo pessoal)
O carnavalesco Fernando Pamplona morreu na manhã deste domingo (29), em sua casa, em Copacabana, Zona Sul do Rio, um dia após completar 87 anos. O salgueirense foi vítima de um câncer. O velório e o enterro serão na tarde deste deste domingo, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul. Casado havia 60 anos com Zeni, ex-bailarina que conheceu no Theatro Municipal, Pamplona deixa duas filhas, Eneida e Consuelo.
Considerado o "pai de todos" os carnavalescos do Rio, artista fez história no desfile das escolas de samba a partir dos anos 60, quando introduziu os enredos afros nos desfiles, e colocou o Salgueiro no patamar das grandes agremiações cariocas. Foi o líder de uma geração de carnavalescos que brilhou nos anos seguintes em várias escolas: Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta, Rosa Magalhães, Renato Lage, Maria Augusta, dentre outros.

Fernando Pamplona morreu um dia após completar 87 anos (Foto: João Luiz Ribeiro / Arquivo pessoal)Fernando Pamplona morreu um dia após completar
87 anos (Foto: João Luiz Ribeiro / Arquivo pessoal)
Sua estreia na folia aconteceu em 1960 ("Quilombo dos Palmares"), o primeiro campeonato do Salgueiro. Foi campeão também 1965, 1969 e 1971. “Sempre na mesma escola, sempre sem ganhar dinheiro algum. Fiz apenas no amor”, disse, em trecho da autobiografia lançada em janeiro, "O Encarnado e o Branco" (ed. NovaTerra).
“As mudanças promovidas por ele tinham em vista, principalmente, a preservação dos elementos da cultura negra. Já em 1960 introduziu espetacularmente os atabaques no Salgueiro. Ao substituir por espelhos as lâmpadas usadas nas fantasias dos sambistas, recuperava uma tradição do próprio folclore brasileiro”, afirmou Sérgio Cabral no prefácio da biografia.
'Um gênio'
“O desfile de hoje é como é por conta do que ele fez no Salgueiro na década de 1960. Ele criou a visão contemporânea do carnaval", disse o jornalista e escritor Fábio Fabato, que produziu o livro e se tornou amigo da família. “É uma tristeza. Era um gênio, uma figura marcante. Perde a cultura, perde o carnaval. Estava muito à frente do tempo dele."

Capa da autobiografia de Pamplona é assinada por Zirando (Foto: Divulgação)Capa da autobiografia de Pamplona é assinada por
Ziraldo (Foto: Divulgação)
Seu último trabalho como carnavalesco foi em 1978 ("Do Yorubá à luz, a Aurora dos Deuses"). Depois disso, atuou como comentarista da TVE e da Rede Manchete. Também foi professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, cenógrafo do Theatro Municipal e o responsável por algumas das melhores decorações de rua do carnaval carioca.

Botafogo e Salgueiro
Tão botafoguense quanto salgueirense, Pamplona foi a síntese de um Rio multidiverso, pleno de referências, de pulsação cultural, mesclando referências eruditas e populares.

“Ao contrário do artista comum, que se comove diante de uma catedral gótica, ele descobriu que a sua catedral era feita de carne e sangue, de suor e prazer, de riso e lágrima em forma de povo”, descreveu o escritor Carlos Heitor Cony, que assinou a orelha da biografia.Carnavais que assinou no G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro:

- 1960: Quilombo dos Palmares – campeão
- 1961: Vida e Obra do Aleijadinho
- 1965: História do Carnaval Carioca – Eneida (Com Arlindo Rodrigues) - campeão
- 1967: História da Liberdade no Brasil (Com Arlindo Rodrigues)
- 1968: Dona Beja, Feticeira de Araxá
- 1969: Bahia de Todos os Deuses (Com Arlindo Rodrigues) – campeão
- 1970: Praça Onze: Carioca da Gema
- 1971: Festa Para um Rei Negro (Com Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta e Maria Augusta) – campeão
- 1972: Nossa Madrinha, Mangueira Querida
- 1977: Do Cauim ao Efó, Moça Branca, Branquinha
1978: Do Yorubá à Luz, a Aurora dos Deuses

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››