sexta-feira, dezembro 11, 2020

Itaú celebra seus 67 anos de emancipação política

 


 

Nesta sexta-feira, 11 de Dezembro, o município de Itaú celebra mais uma festa de emancipação política. Com a pandemia do novo coronavírus os tradicionais festejos, como festa dançante em praça púbica não pode acontecer.

 

O anúncio dos 67 anos de vida foi anunciado logo ao amanhecer, ao som da Banda Filarmônica “José Praxedes Fernandes” sob a maestria de Gildasio Ramos, percorreu todos os bairros da cidade parabenizando o município, consequente seus moradores pelo aniversário.



Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes

 

Às 07 horas aconteceu o hasteamento da bandeira, em frente a sede do poder municipal, pelo prefeito Ciro Bezerra que proferiu sua mensagem aos presentes em especial a Banda de Música pela parceria ao longo dos oito anos do seu mandato.

 

Para encerrar as comemorações foi celebração a Santa Missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores às 10hs presidida pelo Padre Erivon Maia, transmitida ao vivo pelos canais do you tube da Paróquia e do prefeito Ciro Bezerra, como também pela Rádio Cidade FM Itauense, 104,9 MHz.



Missa presidida pelo Padre Erivon Maia

 

Na oportunidade o gestor municipal deixou sua mensagem dizendo estar muito feliz, traduzindo o momento em duas palavras: “Deus e amor”.  O prefeito destacou também a conquista do selo UNICEF, que foi mais um motivo para ser comemorado neste dia de celebrações.


Prefeito Ciro Bezerra


Confira todas as fotos clicando aqui ou na imagem abaixo:




 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››

Assembleia promulga lei que autoriza transferência direta de emendas parlamentares aos municípios do RN

 A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promulgou em sessão solene nesta quinta-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Emenda Impositiva. A PEC havia sido aprovada em segunda votação no dia 3 de dezembro.


PEC da Emenda Impositiva foi aprovada na AL — Foto: João Gilberto


A PEC acrescenta o artigo 107-A à Constituição do RN. Assim, fica autorizada a transferência de recursos estaduais aos municípios mediante emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). A proposta é de autoria do deputado estadual Tomba Farias (PSDB).


Na prática, a PEC permite que os municípios recebam recursos sem a necessidade de firmar convênios. Assim, as emendas individuais impositivas apresentadas pelos deputados podem aportar recursos diretamente aos municípios por eles indicados.


Depois da sessão ordinária, houve sessão extraordinária para deliberação de vetos parciais e totais do Governo aos projetos aprovados pela Casa.


PEC da Emenda Impositiva

A PEC possibilita que as emendas individuais impositivas apresentadas pelos deputados do RN possam aportar recursos diretamente aos municípios por eles indicados.


Assim, as emendas parlamentares individuais apresentadas à LOA levarão recursos através de transferências especiais, ou com finalidade definida na própria indicação, para serem executadas diretamente.


Isso exclui a obrigatoriedade de celebração de convênios ou instrumentos congêneres.


Os deputados acreditam que a execução direta desses recursos permitirá aos municípios mais autonomia e agilidade.



Isso porque os recursos poderão ser utilizados de acordo com a necessidade do município, seja para a infraestrutura, saneamento, ou aquisição de máquinas ou veículos.


A indicação de emenda parlamentar, pela transferência especial, permitirá ao município dar continuidade e finalizar uma obra ou projeto que estariam sendo executados com recursos próprios e foram paralisados diante da falta de recursos.


fonte: G1

Leia Mais ››

Médico é afastado após respirador que sumiu de UPA em Natal ser anunciado em site de vendas, diz polícia

Um médico foi afastado de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Natal depois de um respirador mecânico portátil sumir e ser anunciado em um site de vendas na internet. O caso foi confirmado pela Polícia Civil.


A UPA da Cidade da Esperança durante pandemia em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/InterTV Cabugi


A investigação do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro começou em junho, após denúncias recebidas por gestores da própria unidade de saúde.


À polícia, eles contaram que logo após o desaparecimento do respirador, encontraram um equipamento semelhante sendo anunciado num site de vendas.


Os policiais civis, então, buscaram a identificação do anunciante.


"Chegamos nos dados desse anunciante e tomamos conhecimento de que se tratava de um médico, que trabalhava no município, só que em outra unidade, não na que foi feita a denúncia", explicou a delegada Karla Viviane.


"Quando nós chegamos lá, e passamos a ouvir os gestores dessa segunda unidade de saúde, eles informaram que também teriam percebido o desaparecimento do mesmo tipo de equipamento".


A delegada explicou que, nesta segunda unidade de saúde, após o início das investigações da Polícia Civil, o respirador mecânico reapareceu "num contexto em que o médico investigado estava presente" e uma semana após ter sumido.


"Conseguimos o objetivo da operação, que era recuperação do objeto, que é essencial para o momento que a gente vive. E conseguimos, juntamente com a gestão municipal, que esse profissional fosse afastado de serviço junto a essas unidades de saúde", disse Karla Viviane.



Em junho, mês em que o caso foi registrado, o Rio Grande do Norte viveu o seu pior momento da pandemia de Covid-19 até aqui, chegando a ter 96,50% de leitos críticos para a doença ocupados e registrando 22.887 novos casos de coronavírus - o maior aumento em um mês. As UPAs chegaram a ter mais de 200% de ocupação no período.


Segundo a delegada, as investigações do caso continuam. Os passos seguintes do inquérito, no entanto, não foram detalhados.


A Polícia Civil acredita que a primeira denúncia registrada também se referia respirador mecânico que foi encontrado. O órgão não citou qual a UPA que teve o equipamento roubado.


Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse, através da assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar: "Solicitamos que a investigação ocorresse em sigilo, por esse motivo não vamos nos pronunciar".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia Civil apreende submetralhadora, pistolas e munição de fuzil em Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte apreendeu nesta quinta-feira (10) várias armas de fogo, incluindo uma submetralhadora, munições de fuzil e drogas na comunidade Paço da Pátria, na zona Leste de Natal. A ação é um desdobramento da chamada Operação "Palazzo”, que foi deflagrada em janeiro de 2019 e tem o objetivo de combater o tráfico de drogas e ações relacionadas ao crime organizado na localidade.


Polícia Civil apreende submetralhadora, pistolas e munições em Natal — Foto: Divulgação


As investigações apontavam que um imóvel na comunidade Paço da Pátria estaria sendo utilizado por integrantes de uma organização criminosa como um depósito de armas de fogo. No local, os policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Natal apreenderam uma carabina .40 (submetralhadora); uma espingarda calibre .12; duas pistolas, sendo uma calibre .40 e outra no calibre .9mm; um revólver calibre .38; aproximadamente 300 munições de fuzil calibre .556; 200 munições de calibres .40, .9mm, .12 e .38.


Também foram apreendidos quatro carregadores de pistola; cinco carregadores de carabina; um carregador de fuzil; 54 porções de cocaína e três coletes balísticos.


Os responsáveis pelo imóvel e pelo material apreendido não foram encontrados durante as diligências. As investigações prosseguirão para identificação dos envolvidos.


Em quase dois anos, a Operação "Palazzo" apreendeu 18 armas de fogo, sendo dois fuzis; 47 emulsões encartuchadas de dinamite; 23 rádios comunicadores e R$ 24.600 em dinheiro fracionado. De acordo com a Polícia Civil, 27 pessoas foram presas e aproximadamente 70 quilos de drogas foram apreendidos na localidade neste período.


Fonte: G1

Leia Mais ››

MPF e Idema formam grupo de trabalho para apurar e propor medidas relativas a desabamento de falésia em Pipa

O Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) vão montar um Grupo de Trabalho para acompanhar a análise dos possíveis riscos relacionados à queda de parte de uma falésia na praia de Pipa, em acidente que matou um casal, o filho de 7 meses, e o cachorro da família no último dia 17 de novembro. De acordo com os órgãos, uma dos objetivos iniciais é concluir, no prazo de 15 dias, um primeiro estudo mais amplo a respeito da situação.


Área de falésia que desabou está isolada em Pipa — Foto: Emmily Virgílio/Inter TV Cabugi


Hugo Pereira, de 32 anos, Stela Souza, de 33, aproveitavam um dia de folga na Baía dos Golfinhos com o filho Sol Souza Pereira e o cachorro quando parte da falésia desabou sobre eles.


Especialistas de várias áreas e órgãos vão avaliar a situação da estrutura e as ações a serem adotadas. Para desenvolver este trabalho, MPF e Idema contarão com o apoio de órgãos como o Itep-RN e a Defesa Civil do Estado, além de representantes da UFRN, prefeitura de Tibau do Sul e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Governo Federal. O grupo também vai avaliar as medidas já tomadas e embasar iniciativas de médio e longo prazo que venham a ser necessárias.



A criação do GT foi decidida em uma reunião realizada na última terça-feira (8), entre o procurador da República Daniel Fontenele, responsável pelo procedimento que tramita no MPF; o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; e a procuradora do Estado Marjorie Madruga.


Parte de falésia desaba e deixa 3 mortos de uma mesma família em Pipa — Foto: Arquivo pessoal


Segundo o Idema, o parecer a ser produzido pelo Grupo de Trabalho vai avaliar, em primeiro lugar, os perigos relativos à estrutura da falésia, ainda sem considerar a drenagem, a ocupação e a erosão costeira. Outra análise será feita posteriormente considerando cada um dos fatores que influenciam a estabilidade das falésias e, a partir daí, serão avaliados os possíveis riscos.


Emergência

A prefeitura de Tibau do Sul decretou situação de emergência no dia 20 de novembro. O decreto tem validade de 90 dias. De acordo com o documento, a área da praia foi afetada por um desastre natural geológico "por movimento de massa com deslizamento de solo/ou rocha".


O governo do Rio Grande do Norte criou no dia 19 de novembro uma força-tarefa para auxiliar o município de Tibau do Sul na fiscalização das áreas interditadas temporariamente nas falésias de Pipa.


O trecho da falésia foi vistoriado também pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Segundo o órgão nacional, a medida atual de interdição é a melhor alternativa a curto prazo. Outras atuações devem ser pensadas após estudo das áreas.


O Ministério Público Federal tem 18 inquéritos para apurar irregularidades nessas áreas ambientais e acompanha as ações.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cresce número de casamentos de pessoas do mesmo sexo no Rio Grande do Norte, diz IBGE

 Os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo cresceram no Rio Grande do Norte em 2019, no comparativo ao ano anterior. Foram 71 uniões entre mulheres, correspondendo a um aumento de 2,8%. Entre cônjuges do sexo masculino, foram 53 casamentos, 17,7% a mais que em 2018. Os dados estão na pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2019, divulgada na quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Alianças utilizadas no casamento coletivo, no sábado (16) — Foto: Geovane Brito/G1


Os números registrados no Rio Grande do Norte vão na contramão nacional, já que houve uma redução de 4,9% dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Brasil em 2019 em relação a 2018.


Em 2019, foram formalizados 9.056 casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, 4,9% a menos que em 2018 — Foto: Economia/G1


Tempo médio de casamento cai três anos e meio entre 2009 e 2019

O levantamento do IBGE também destaca que o tempo médio de casamento entre cônjuges de sexo oposto é de 15,7 anos no Rio Grande do Norte conforme dados de 2019. Em 2009, os casamentos duravam 19,3 anos, em média. São 3,6 anos a menos de duração no decorrer de uma década. O tempo médio também diminuiu no Brasil (3,7 anos) e no Nordeste (3,6 anos) no mesmo período analisado.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte ultrapassa 100 mil casos confirmados de Covid-19



 O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca dos 100 mil casos confirmados de Covid-19. O estado chegou, nesta quinta-feira (10), a 101.209 pessoas diagnosticadas com a infecção do coronavírus desde o início da pandemia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ao todo, foram 2.770 mortes neste período.


O estado atinge o número após cerca de nove meses do primeiro caso da doença, que foi confirmado no dia 12 de março.


A paciente era uma mulher de 24 anos, moradora de Natal, que havia feito viagem à Europa (França, Itália e Áustria), onde contraiu o coronavírus. Na época, não havia transmissão local no RN, e o Brasil tinha 77 casos confirmados da doença.


A primeira morte no estado foi registrada 16 dias depois, em 28 de março. A vítima foi o professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Luiz Di Souza, de 61 anos, que era diabético. Ele ficou sete dias internado.


Depois do primeiro caso confirmado, o estado demorou 88 dias para atingir os 10 mil casos de Covid-19, o que aconteceu no dia 8 de junho. Quinze dias depois, no entanto, o estado já chegava aos 20 mil casos da doença, em 23 de junho, e após sete dias, em 30 de junho, chegava a 30 mil.



A partir do caso 1, o RN levou 141 dias para chegar na marca de 50 mil casos confirmados da doença, o que ocorreu em 31 de julho. Os outros 50 mil casos demoraram 132 dias para serem confirmados até atingir a marca dos 100 mil nesta quinta-feira.


Crescimento na média diária

Com a marca de 100 mil casos, o mês de dezembro também aponta como um período de crescimento da Covid-19 no estado.


A média diária de casos deste mês, até esta quinta-feira, é de 608,6 casos confirmados, a maior desde julho (658,2). Ao todo, foram 6.086 casos confirmados em 10 dias de dezembro. Em novembro, a média de casos confirmados por dia era de 458,8.


O maior registro segue no mês de junho, com média de 779,5 casos por dia da doença. Em agosto (365,5), setembro (256,2) e outubro (378,8), esse dado havia sofrido uma queda.


O estado também ultrapassou os 70% de ocupação dos leitos críticos para Covid-19 nesta semana - a última vez que isso havia acontecido também era em julho.


Nesta quarta-feira (9), o RN confirmou também o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do Brasil.


Linha do tempo

12 de março - 1º caso confirmado no estado, de uma mulher de 24 anos, em Natal

28 de março - 1ª morte registrada, do professor Luiz di Souza, da UERN, em Mossoró

29 de abril - RN atinge os seus primeiros 1 mil casos confirmados de Covid-19

13 de maio - RN ultrapassa 100 mortes por Covid-19

8 de junho - Estado chega a 10 mil casos confirmados de coronavírus

23 de junho - RN chega a 20 mil casos confirmados de coronavírus

30 de junho - RN ultrapassa os 30 mil casos confirmados de Covid-19 e tem as primeiras 1 mil mortes pela doença

14 de julho - RN chega a 40 mil casos confirmados de Covid-19

31 de julho - RN ultrapassa 50 mil casos confirmados de coronavírus

11 de agosto - Estado atinge 2 mil mortes por Covid-19

25 de agosto - 60 mil casos são confirmados no RN

2 de outubro - 70 mil casos são atingidos no estado

27 de outubro - RN tem 80 mil casos de coronavírus

27 de novembro - Estado atinge 90 mil casos

10 de dezembro - RN ultrapassa 100 mil casos confirmados de Covid-19




Fonte: G1

Leia Mais ››

Secretário de Saúde e vereador de cidade do RN são presos em operação do MPRN

Três pessoas foram presas preventivamente durante operação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) nesta quinta-feira (10) para apurar um esquema de fraudes na prefeitura de Jardim de Piranhas, município a 287 km de Natal. De acordo com as investigações, a suspeita é que cerca de R$ 3 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos entre 2017 e 2019.


Operação do MPRN investiga esquema de fraudes na prefeitura de Jardim de Piranhas — Foto: Divulgação


Os presos são o secretário municipal de Saúde, um vereador e uma assistente social contratada pela prefeitura.

A operação "Ordenha", que contou com o apoio da Polícia Militar, também cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Jardim de Piranhas, Natal e Caicó. São apurados os crimes de peculato, corrupção passiva e associação criminosa, além do delito de falsidade ideológica.


Segundo o MPRN, durante um ano e sete meses de investigações, revelou-se a existência de um sistema de pagamento de propina e de desvio de recursos públicos na prefeitura integrado por servidores públicos comissionados e empresários fornecedores do município.


Lavagem de dinheiro

As investigações foram iniciadas em 28 de março de 2019, com o objetivo de apurar possível atividade de lavagem de dinheiro em operações realizadas por uma queijeira pertencente ao atual secretário de Saúde do município. Um Relatório de Inteligência Financeira elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou uma movimentação atípica no valor total de R$ 2.286.457,00, entre créditos e débitos, no curto período de tempo abrangido pelos meses de setembro de 2018 a janeiro de 2019 na queijeira.



O secretário de Saúde também realizou vultosos saques em espécie no período investigado, bem como se recusou a informar o faturamento dele à instituição financeira com a qual mantém relacionamento, chamando a atenção dos órgãos do Sistema de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Para o MPRN, há fortes indícios de que a queijeira, que funciona de fato, seja utilizada em operações de lavagem de dinheiro.


O MPRN diz também que já apurou a ocorrência de desvio de recursos públicos em contrato firmado entre a prefeitura e um posto de combustíveis pertencente a um vereador da cidade. A fraude se consuma a partir da emissão de "notas fiscais frias" e também envolveria o secretário municipal de Saúde, a quem seria destinado parte dos recursos públicos desviados do município.


Quanto à assistente social presa, o MPRN reuniu fortes indícios de que ela auxiliou o secretário de Saúde na execução dos crimes investigados, repartindo com ele o recebimento de vantagem indevida paga por uma empresa fornecedora do município.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Retorno de sintomas de Covid-19 não significa reinfecção', diz médico infectologista que analisou primeiro caso confirmado no Brasil

 Não basta ter "retorno de sintomas" ou novo teste positivo para coronavírus para se afirmar que houve reinfecção da Covid-19. Isso é o que explica o médico infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, e um dos membros da equipe que analisou o primeiro caso de reinfecção pela doença comprovado no Brasil.


André Prudente, médico infectologista e diretor do Hospital Giselda Trigueiro — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Ele ressaltou que muitas pessoas já relataram sentir sintomas mais de uma vez e até tiveram testes positivo para a doença, mas apenas isso não comprovaria a reinfecção. É preciso, no entanto, a confirmação de que a pessoa foi infectada por linhagens diferentes do vírus. Prudente afirma que o caso confirmado foi o primeiro em que todos os protocolos para identificação de uma reinfecção foram seguidos, no país.


A paciente, uma médica de 37 anos, testou positivo para a doença em junho e outubro. Nas duas ocasiões, ela teve sintomas leves. Um exame de linhagem genética confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferente do Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Ela já está recuperada. De acordo com o médico, há pelo menos seis linhagens conhecidas circulando no Brasil.


"Não basta ter retorno de sintomas e ter exame confirmatório. Para ter reinfecção, tem que ser comprovado que foram vírus de linhagens diferentes. É o mesmo coronavírus, mas com linhagens diferentes. Caso contrário, seria apenas uma recaída, uma recrudescência de sintomas", afirmou o médico, comparando a doença à dengue, em que um paciente curado pode ficar exposto às demais linhagens.


Para confirmar a reinfecção, são seguidos os seguintes passos:


Paciente deve ter doença com 90 dias ou mais de diferença entre as duas ocorrências

É preciso ter disponíveis as amostras do teste RT-PCR (recolhidas boca ou do nariz) nas duas ocasiões

Os testes são reanalisados e é feito sequenciamento genético para apontar se as linhagens do vírus Sars-Cov-2 são diferentes

O caso foi confirmado por serem encontradas linhagens diferentes do vírus

O infectologista explicou que mesmo após a "morte" do vírus, partes dele podem ser encontradas nos exames RT-PCR - feitos a partir de amostras colhidas das mucosas, como boca e nariz - até 90 dias depois. Por isso, os protocolos exigem diferença de três meses entre o primeiro e o segundo teste investigados de um mesmo paciente, além do sequenciamento genético.


"Já se sabe que as pessoas que adquirem um novo coronavírus podem apresentar sintomas depois e ter teste positivo por até 90 dias, mesmo que o vírus esteja morto. Porque o exame detecta partículas de vírus, que podem continuar no organismo. Por isso é importante o sequenciamento genético", destacou.


De acordo com o médico, os exames IGG e IGM, feitos com coleta de sangue, também são insuficientes para comprovar a reinfecção, pois apenas indicariam se o organismo já teve contato com o vírus e produção de anticorpos.


"Muitas pessoas podem melhorar e semanas depois voltar a ter sintomas. Isso não é reinfecção, é uma recaída. Na maioria das vezes, não mais pelo vírus. Na verdade, a maior parte dos sintomas não é provocada pelo vírus, mas sim pela resposta inflamatória. A dor no corpo, por exemplo, nada mais é do que os anticorpos atacando as fibras musculares onde havia vírus", disse.



Ainda de acordo com André Prudente, a confirmação da reinfecção não é motivo para pânico, mas deve alertar aos cuidados de prevenção. "Mesmo quem já adoeceu deve continuar com as mesmas preocupações como se nunca tivessem adoecido", pontuou.


O médico ainda ressaltou que já há casos confirmados no mundo em que pacientes tiveram sintomas mais leves e outros mais graves, na segunda ocorrência. Não seria possível definir um padrão, portanto.


Secretarias de Saúde do RN e de Natal fazem entrevista coletiva sobre caso de reinfecção por covid-19 no RN. — Foto: Reprodução


Protocolo

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Saúde analisa casos que ocorrem a partir de 60 dias após o primeiro teste positivo. Por isso, qualquer paciente que tenha o teste RT-PCR positivo numa primeira infecção e que após 60 dias apresente qualquer sintoma de síndrome gripal deve ser investigado para possível caso de reinfecção. Ainda de acordo com o protocolo estadual, o procedimento só é válido com pacientes que apresentem o diagnóstico com a RT-PCR.


A Secretaria Estadual também determina que o Laboratório Central do Estado deve fazer uma reavaliação das duas amostras e caso ambas sejam confirmadas positivas novamente, elas são enviadas a um laboratório de referência para ser realizado o sequenciamento do genoma viral e analise comparativa dos mesmos. A partir disso, os pesquisadores dizem se houve uma reinfecção ou a reativação da doença.



As amostras da paciente potiguar foram encaminhadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A Fiocruz é referência para a investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo vírus SARS-Cov2, segundo o Ministério da Saúde.


O laboratório constatou a presença de linhagens distintas do vírus SARS-CoV2 nas amostras coletadas, confirmando ser um caso de reinfecção, o primeiro no Rio Grande do Norte.


O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita.


A primeira infecção dela aconteceu em junho. Após apresentar um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho.


O resultado do teste foi positivo e ela se recuperou após período de isolamento recomendado.

A profissional da saúde, no entanto, voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Entre os sintomas, estavam astenia (sensação de fraqueza), mialgia (dor muscular), cefaleia frontal (dor de cabeça) e distúrbios gustativos e olfativos (ausências de olfato e/ou paladar).


Ela, então, realizou um novo teste RT-PCR no dia 13 de outubro, também no estado da Paraíba, e teve um novo resultado positivo para presença do vírus SARS-CoV2, indicando novamente a Covid-19.


Rio Grande do Norte e Paraíba, então, em conjunto, iniciaram a investigação do caso.


De acordo com a Sesap, há outros cinco casos em investigação. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise. A pasta informou que conta com um protocolo para investigação de possíveis casos de reinfecção desde o dia 20 de outubro.


Casos de reinfecção por Covid-19 no RN

Casos confirmados1
Casos em investigação5
Caso investigados e com inviabilidade para análise3
Total de casos notificados9


Os nove casos investigados são de Natal (7), São Gonçalo do Amarante e Parnamirim.


Linhagens distintas

As linhagens distintas do vírus detectadas na paciente potiguar estão em circulação no Brasil, segundo a Sesap, que se baseia em estudos realizados por unidades de pesquisa nacionais. A pasta avalia que essa identificação vai permitir compreender a cepa viral que circula no RN e na PB como forma de estabelecer medidas de vigilância epidemiológica efetivas contra a Covid-19.


Com isso, a secretaria reforça a necessidade de que a população mantenha as medidas preventivas contra a Covid-19, inclusive para pacientes já acometidos pelo vírus, e que os profissionais de saúde mantenham o uso correto de EPIs.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Visitas presenciais são suspensas em cinco unidades do sistema prisional no RN

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) suspendeu, nesta quinta-feira (10), as visitas presenciais na Cadeia Pública de Mossoró, na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, na Penitenciária Regional de Pau dos Ferros, na Penitenciária Estadual do Seridó e na Cadeia Pública de Caraúbas.


Governo suspende visitas presenciais em unidades do sistema prisional no RN. — Foto: Cedida


A suspensão acontece por causa do aumento no número de casos de Covid-19 em algumas regiões do Rio Grande do Norte.


As televisitas continuam disponíveis para os familiares das pessoas privadas de liberdade.


Segundo a Seap, as visitas presenciais estão mantidas nas demais unidades do estado. Visitantes e apenados devem cumprir regras de distanciamento social e outras medidas de combate e prevenção ao novo coronavírus.


O sistema prisional do Rio Grande do Norte tem 6 casos confirmados do novo coronavírus em Mossoró e Pau dos Ferros. Atualmente o estado conta com 10.400 presos em 17 unidades prisionais.


O acesso às unidades chegou a ser totalmente fechado de março deste ano, sendo retomado de forma gradual em setembro. A medida colocou o RN como o único estado do Nordeste a não registrar óbito entre presos, policiais penais e servidores que atuam nos presídios.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher é morta a facadas e PM prende marido como principal suspeito no RN

 Uma mulher de 42 anos foi morta a facadas em Vera Cruz, município da região metropolitana de Natal, na noite desta quarta-feira (9). A Polícia Militar prendeu o companheiro dela como principal suspeito do crime.


Mulher é morta a facadas e PM prende marido como principal suspeito no RN — Foto: Arquivo da família


O assassinato teria acontecido durante uma discussão do casal, em casa, na Rua Nova, no centro do município. A vítima foi identificada pela polícia como Eliane Maria de Oliveira dos Santos.


Familiares encontraram a mulher morta na sala do imóvel. A polícia foi acionada e encontrou o companheiro da mulher andando na rua, ainda com a roupa suja de sangue. Ele foi preso em flagrante.


Polícia Civil e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram acionados para dar início à perícia e investigação.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Motorista com sinais de embriaguez bate em carro da PM e policiais ficam feridos em Natal

Uma caminhonete bateu em um carro da Polícia Militar e em outro veículo no bairro Lagoa Nova, Zona Sul de Natal, na noite desta quarta-feira (9). Segundo a polícia, o motorista tinha sinais de embriaguez.


Motorista com sinais de embriaguez bate em viatura da PM na zona Sul de Natal. — Foto: Cedida


Dois sargentos da PM tiveram ferimentos leves e foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital Walfredo Gurgel. Um ficou com um corte na testa e outro teve escoriações.


O acidente aconteceu no cruzamento das Avenidas Miguel Castro e Jaguarari, por volta das 23h.


De acordo com a PM, o motorista de uma caminhonete modelo Amarok de cor branca bateu em um veículo Honda City e na viatura do Batalhão de Choque da PM que estava no local.


O homem foi levado à delegacia, por apresentar os sinais de embriaguez.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PARABÉNS ITAÚ PELOS SEUS 67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

 


Leia Mais ››