quarta-feira, dezembro 19, 2012

Paciente de Cajazeiras/PB, internado em João Pessoa pode estar com o mal da vaca louca


Luciana Rodrigues e Pedro Henrique Alves do Portal Correio informam que o diretor médico do Hospital Universitário Lauro Wanderley, no campus I, da  UFPB, em João Pessoa, Valério Vasconcelos, informou no início da tarde desta quarta-feira (19) que a possibilidade de um paciente de 50 anos internado no 5º. andar da unidade médica estar com o mal da vaca louca ainda não foi descartada.

De acordo com Valério Vasconcelos, o paciente foi encaminhado há 20 dias do município de Cajazeiras, localizado a 475 quilômetros de João Pessoa, com sintomas de demência rapidamente progressiva, que é um dos sintomas do mal da vaca louca.

No entanto, o diretor disse que a doença é uma das possibilidades que estão sendo investigadas, além de outras como mal de Alzheimer e a doença de  Creutzfeldt-Jakob, ou outro processo infeccioso.

“Nós ainda estamos investigando e o mal da vaca louca é uma das doenças investigadas, mas ainda não chegamos a um diagnóstico preciso“, reafirmou. Valério Vasconcelos disse, ainda, que um conjunto de exames está sendo feito e somente após os resultados poderá dizer se trata-se da doença.

O médico informou que estão sendo feitos exames do líquido que banha o cérebro e a medula, tomografias e ressonâncias. “Estamos tomando todas as medidas de precaução e fazendo todos os exames necessários para chegarmos a um diagnóstico do paciente“.

O diretor médico do HU explicou que o mal da vaca louca que também é conhecida como encefalopatia espongiforme bovina é transmitida ao homem através da carne bovina contaminada por uma particular chamada ‘prion’  que após ingerida pode passar meses ou anos para que a doença venha a se desenvolver.

“Trata-se de uma partícula infecciosa, que é adquirida quando os animais se alimentam de restos de outros bichos, a exemplo de ossos triturados“, disse.

Os restos de outros animais, geralmente é dado ao gado como reforço proteico que na verdade pode estar contaminando o rebanho, conforme o médico. Ele aconselha os criadores a evitarem que o gado coma esse tipo de coisa.

Valério Vasconcelos disse ainda que não há um prazo para que se descarte a doença do mal da vaca louca no paciente paraibano, depende de um conjunto de exames, além de investigações sobre o ambiente de origem do paciente e alimentação que ele ingere.

“São muitos fatores envolvidos e estamos investigando para que cheguemos ao diagnóstico o mais rápido possível“, reiterou.

Ele informou que exame que pode garantir que seja ou não o mal da vaca louca só pode ser feito pós-morte.

Fonte: Sidney Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

FIRJAN alerta sobre risco de falta de energia


A Diretoria do Sistema FIRJAN comunica às empresas associadas o agravamento das condições de oferta da energia elétrica e de gás no país.

A água retida nos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra a maior parte dos reservatórios do país, representa atualmente apenas 29% da capacidade total de armazenamento. Para evitar que a redução dos reservatórios atinja níveis críticos de risco praticamente todas as termelétricas disponíveis já estão em operação, não havendo mais, portanto, margem para aumento significativo da geração térmica. Além disso, a logística de abastecimento dessas usinas, em especial as operadas a óleo combustível e a diesel, também não é trivial e tem enfrentado dificuldades. Soma-se a isso a previsão de chuvas para o futuro próximo estar abaixo da média histórica, o que poderá levar à continuidade de redução da capacidade dos reservatórios.

Diante desse quadro, a possibilidade de ocorrência de eventos de desabastecimento temporário de energia para o fim do ano e início de 2013 aumentou substancialmente, alcançando níveis preocupantes. Concomitantemente, a elevada demanda de gás natural para suprimento das térmicas poderá levar as distribuidoras estaduais a exercer junto aos seus clientes industriais as cláusulas de flexibilidade e de interruptibilidade dos contratos. Qualquer um dos eventos terá impactos negativos inequívocos sobre a atividade industrial.

Diante de tal situação, a Diretoria do Sistema FIRJAN  já solicitou ao Ministério de Minas e Energia e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro esclarecimentos e apresentação  de medidas que possam  garantir o fornecimento adequado desses insumos energéticos, essenciais para a atividade industrial e para todo o país.

A Diretoria considera que qualquer medida que se reflita em custos ou escassez de insumos energéticos trará impactos significativos para a competitividade industrial e para o desenvolvimento do país, e tomará portanto todas as providências ao seu alcance para que esse quadro não se realize.

Fonte: Sidney Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Por unanimidade TRE/RN mantém diplomação de Klébia Bessa e José Lenário


Depois de dois dias de muito suspense o TRE/RN no apagar das luzes mantém por unanimidade a liminar que concedeu direito de diplomação de Klébia Bessa e José Lenário, prefeita e vice respectivamente de Taboleiro Grande.
A votação de um Agravo de Instrumento impetrada pela coligação "Vitória do Povo", havia sido iniciada ontem e um dos juízes pediu vistas ao processo, no entanto, hoje votou acompanhando o voto do relator.
Com isso, pelo menos por esse ano se encerra essa história de "pacote" como foi apelidado esse processo aqui, já que o TRE sai em férias e só volta a julgar algum caso no próximo ano.
A qualquer momento mais informações.

Fonte: João Moacir/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rodolfo Fernandes poderá ficar sem comando no Poder Executivo


Às vésperas de iniciar uma nova gestão, o município de Rodolfo Fernandes ainda tem uma pendência jurídica para resolver. Na tarde de hoje (19) o Tribunal Regional Eleitoral decidiu rejeitar os embargos de declaração que evitaram a saída da prefeita Bernadete Queiroz no final de novembro, quando perdeu o cargo por infidelidade partidária.

Agora é esperar a posição que tomará a Câmara Municipal, que entrou em recesso, para preencher o cargo que está novamente vago. O prefeito eleito do município, Monteiro Neto (PR), evidentemente só poderá assumir em 1º de janeiro.

Fonte: Robson Paris/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PESSOA DESAPARECIDA EM ASSU


O jovem Mario Alves de Araujo 39 anos Fugiu na madrugada de hoje da do bairro Frutilândia, onde o mesmo reside, peço a todos que se avistarem este homem avise, pois o mesmo tem problemas mentais e se recusa a tomar os remédios.
Quando saiu de casa, vestia camisa pólo verde escura calça jeans azul e tênis preto.

Qualquer noticia entrar em contato pelos telefones (84)9940-5058 / 9919-6902 / 9608-1371 ou 84 96428296.
Desde de já agradecemos a todos que ajudar.

Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Riacho da Cruz/RN: Homem tem moto roubada quando falava ao telefone


Na tarde desta terça-feira (18), o Sr. Francisco de Assis  Elisiáio, por volta das 15h30min, se encontrava  com sua moto Honda Titan, cor vermelha, placa MYU 5184/RN estacionado a margem da RN 177, na saída da cidade de Riacho da Cruz/RN para Umarizal/RN,  falando ao telefone quando  surgiram dois malévolos em uma pop, de  cor preta, o garupa  anunciou  o roubo ameaçando atirar caso não entregasse a referida moto, em seguida saíram em direção a Umarizal/RN tomando rumo ignorado.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM UMARIZAL


Por volta das 20:00 horas, dois elementos em um veículo tipo prisma de cor branca, tentaram contra a vida de Ricardo Soares de Oliveira, 28 anos, conhecido por "Ricardo mecânico".

O fato aconteceu na rua Almáquio Dias, em frente a casa da senhora Jaqueline, prima de Ricardo, e no momento várias pessoas conversavam na calçada da residência, e a vítima estava encostada em uma motoneta Biz, quando os elementos passaram no veículo, frearam bruscamente e após descerem rapidamente, efetuaram vários disparos na direção da vítima, foram mais de vinte tiros, e mesmo com os curiosos recolhendo as capsulas, o blog ainda conseguiu achar oito unidades que de imediato foram entregues ao soldado Roberto. 

Ricardo foi socorrido para o posto de saúde por populares, foi atendido e não corre risco de morte. Não temos mais informações sobre em quais partes do corpo a vítima foi atingida, devido as atendentes daquela unidade de pronto-atendimento não terem repassado. 

Uma mulher conhecida por Simone, que é funcionária do posto de saúde, também foi atingida por uma das balas em um dos pés e foi socorrida para o atendimento de urgência.





Fonte: Umarizal News/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil passa a produzir primeiro medicamento para câncer


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro lote nacional do medicamento biotecnológico oncológico Mesilato de Imatinibe, indicado para o tratamento de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Estroma Gastrointestinal (tumor maligno do intestino). O medicamento é fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) que envolve os laboratórios públicos Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Vital Brazil da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, além de cinco empresas privadas. Com a iniciativa, estima-se que a economia para o Sistema Único de Saúde chegue a R$ 337 milhões, em cinco anos.

“Com esta medida, o Brasil passa a produzir um medicamento que está na última fronteira do tratamento do câncer”, destacou Alexandre Padilha. “E o ministério reforça o compromisso de fortalecer o Complexo Industrial da Saúde e aumentar, progressivamente, a autonomia do país na produção de medicamentos, tornando-o cada vez mais independente de oscilações do mercado internacional”, completou o ministro.

Com a produção nacional do Mesilato de Imatinibe, o custo do comprimido do medicamento será de R$ 17,5 (100 mg) e R$ 70 (400 mg). Atualmente, o Ministério da Saúde compra o produto – de forma centralizada – a um preço de R$ 20,6 (100 mg) e R$ 82,4 (400 mg). “Estamos garantindo o acesso da população a uma assistência farmacêutica de qualidade e, ao mesmo, tempo, racionalizando os recursos públicos”, observou o ministro Alexandre Padilha.

ASSISTÊNCIA – A produção nacional do Mesilato de Imatinibe será suficiente para atender a toda a demanda do Sistema Único de Saúde – aproximadamente oito mil de pacientes hospitalizados. Já no próximo ano, a previsão é que sejam entregues, ao SUS, cerca de quatro milhões de comprimidos do medicamento.

A produção compartilhada por dois laboratórios oficiais é considerada uma forma de garantir que o resultado seja o melhor possível. “Este é um consórcio inédito, que vai permitir a absorção de todo o ciclo tecnológico para a produção do medicamento, desde o fármaco até a embalagem do produto final”, explica o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha. Na avaliação dos laboratórios públicos envolvidos – Farmanguinhos/Fiocruz e Instituto Vital Brazil – a iniciativa, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico nacional, deverá estimular a concorrência e a consequente diminuição de preços praticados pelo mercado para outros medicamentos.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

STJ nega recurso e mantém Micarla afastada da Prefeitura de Natal


“Conclui que se encontram configuradas a excepcionalidade e a flagrante necessidade, indispensáveis à determinação do afastamento da paciente do cargo de prefeita municipal. Isto porque há vários indícios, concretos e robustos, da prática de condutas inadequadas”. Com essa afirmação o Ministro Campos Marques, do Superior Tribunal de Justiça indeferiu o pedido de reconsideração da Prefeita afastada Micarla de Sousa.

A Chefe do Executivo Municipal foi afastada por decisão judicial a pedido do Ministério Público em razão de fortes indícios de envolvimento com os crimes identificados nas investigações que culminaram com a Operação Assepsia.

Na decisão, o Ministro ressalta que o afastamento se justifica pois o retorno de Micarla de Sousa pode comprometer as investigações. Além disso, ele afirma que a defesa não apresentou nenhum argumento que sustentasse a reconsideração do afastamento, salientando, inclusive, que “não se pode falar em indevida cassação de mandato”.

Com a decisão Micarla de Sousa permanece afastada até o desfecho das investigações.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo prorroga IPI menor para carros, linha branca e móveis até junho


Até junho de 2013, os consumidores continuarão a comprar automóveis, eletrodomésticos da linha branca (fogões, tanquinhos, máquinas de lavar e geladeiras) e móveis com desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prorrogou a desoneração para esses produtos por mais seis meses.

A partir de janeiro, as alíquotas serão recompostas gradualmente, até voltarem aos níveis normais em julho. A exceção são os caminhões, cujo IPI será zerado permanentemente, as máquinas de lavar e os papéis de parede, cuja alíquota permanecerá em 10% por tempo indeterminado.

No caso da linha branca e de móveis, painéis e laminados, as alíquotas atuais permanecerão em vigor até o fim de janeiro. De fevereiro a junho, haverá a cobrança de alíquotas intermediárias. Para os veículos, a recomposição do imposto se dará em duas etapas: as alíquotas subirão em janeiro, em abril, até alcançarem os patamares normais em julho.

De acordo com o ministro, o governo deixará de arrecadar R$ 3,83 bilhões com a prorrogação do IPI reduzido. Do total, R$ 2,63 bilhões se referem à desoneração dos automóveis, R$ 650 milhões aos móveis e painéis e R$ 550 milhões aos produtos da linha branca.

Segundo Mantega, as alíquotas voltarão ao normal, após junho do ano que vem, por causa do bom desempenho no segundo semestre deste ano dos setores beneficiados pelas desonerações. “Houve boa recuperação do mercado nos últimos seis meses do ano. As vendas virão com impulso para o próximo ano”, declarou hoje (19).

Na avaliação de Mantega, as desonerações foram necessárias para reativar o consumo. “Se o governo não tivesse reduzido os impostos, as vendas teriam sido 30% a 40% menores do que foram. No caso do setor automobilístico, as vendas se intensificaram a partir de julho e se mantiveram em níveis acima dos registrados no primeiro semestre”, ressaltou.

O ministro citou um estudo em que a perda de arrecadação do IPI dos veículos foi compensada pelo aumento de outros tributos ligados às vendas. As alíquotas reduzidas provocaram a perda de R$ 19,5 milhões diários em IPI. Em compensação, o governo federal passou a arrecadar R$ 11,8 milhões a mais do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) por dia.

De acordo com as estimativas apresentadas por Mantega, os estados obtiveram R$ 11,1 milhões a mais de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e R$ 2,8 milhões diários de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). “No fim das contas, tivemos vantagem líquida de R$ 6,2 milhões por dia. Isso é resultado de medida que estimula o crescimento. Podemos reduzir um tributo para estimular a atividade ganhando em outros tributos”.

No caso dos caminhões, o ministro disse que a alíquota foi mantida porque esses veículos são considerados bens de capital (usados na produção) e o governo pretende continuar a desonerar os investimentos. Sobre as máquinas de lavar, Mantega alegou que a mercadoria deixou de ser considerada bem de luxo. “O país ainda tem 50% das residências sem máquinas de lavar, que viraram objeto de desejo das famílias de menor renda”, explicou.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

País tem 260 milhões de linhas de celulares ativas


O número de linhas de celulares ativas no país chegou a 260,04 milhões em novembro, de acordo com balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foram registradas mais de 745 mil novas habilitações no mês, o que representa um aumento de 0,28% m relação a outubro.

Do total de linhas ativas, 80,77% são pré-pagas e 19,23% são pós-pagas. Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram 62,58 milhões de acessos.

A teledensidade no país chegou a 131,99 linhas ativas para cada grupo de 100 habitantes. A empresa Vivo ainda lidera o mercado com 29,22% de participação, seguida pela TIM (26,74%), Claro (24,75%), Oi (18,98%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem morre após tentar assaltar loja em Felipe Camarão


Foto: Sérgio Costa
Um homem ainda não identificado foi baleado e morto durante um assalto, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Um segundo suspeito também foi atingido, mas conseguiu escapar com vida. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), em uma loja de produtos esportivos, na rua Santa Cristina.

De acordo com o Sargento Dos Anjos, do 9º Batalhão, os assaltantes chegaram a pé no local e anunciaram o assalto de arma em punho. No momento em que estavam rendendo os funcionários do estabelecimento, uma pessoa que não teve sua identificação revelada, reagiu a ação criminosa e atirou nos dois.

Um dos bandidos morreu no local enquanto o outro fugiu após ser atingido na abdome e na perna direita. "Ainda não sabemos quem foi o autor dos disparos. O que temos conhecimento é que o outro assaltante está agora escondido em um terreno próximo a favela do fio", disse.

Ainda segundo o policial, o criminoso morto não é conhecido do bairro o que aumenta a suspeita de que a dupla veio de outro bairro da cidade para praticar o assalto. Dezenas de viaturas da ROCAM e do BPchoque, realizam uma varredura na área com a finalidade de prender o suspeito que fugiu. 

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de roubo a casa lotérica de Baraúna termina com dois acusados presos e um morto.


Após uma tentativa de assalto frustrada a casa lotérica de baraúna/RN, na tarde de ontem 18 de dezembro de 2012, por volta das 14 horas e 30 minutos, cinco elementos foram perseguidos pela polícia de Baraúna e pelas polícias civil e militar do estado do Ceará, culminando com a morte de um elemento e a prisão de outros dois.

A tentativa de assalto ocorreu logo após a abertura da casa lotérica no horário da tarde, quando quatro elementos armados com revólveres invadiram o estabelecimento anunciando o assalto e um quinto elemento ficando dentro de um veículo tipo celta de cor cinza e placas HWQ 9597/fortaleza-CE, tomado de assalto em fortaleza há cerca de aproximadamente 10 dias, que foi usado para a prática criminosa, sendo que os mesmos não conseguiram entrar para a parte interna dos caixas da lotérica e em seguida fugiram com destino a cidade de Quixeré/CE. Na operação criminosa ainda foram usadas duas motocicletas pelos bandidos.

Logo em seguida, os policiais civis de Baraúna seguiram em diligência à procura dos elementos e entraram em contato com as policias militar e civil do Ceará que fizeram um cerco na tentativa de interceptar os mesmos. Na cidade de Quixeré eles abandonaram o Celta e tomaram de assalto um carro tipo Astra, prata de placas HWM 7527 de Limoeiro do Norte-Ce de um dentista e seguiram em direção à cidade de Russas/CE, onde foram cercados pelas equipes de polícia das cidades de Baraúna/RN, Quixeré, Russas e Jaguaruana/CE.

Dois indivíduos foram presos: Alexandre Benício de Morais, 19 anos de idade e Bruno Micael Araújo Rocha de 18. Valdenor Rocha Neto, de 24 anos, reagiu ao cerco disparando várias vezes contra os policiais, foi alvejado e morto.

Com os elementos foram encontrados dois revolveres calibre 38, várias munições, celulares e a quantia de R$ 150,00 em dinheiro apenas. Os outros dois elementos que participaram do assalto são um adolescente de 17 anos e outro maior de idade, já identificados e que a polícia prefere não divulgar os nomes para não atrapalhar as investigações. Os policiais informaram ainda que a quadrilha foi responsável por diversos assaltos no interior do Ceará e do RN, cerca de cinco roubos no total, a diversos estabelecimentos comerciais como farmácias, mercadinhos, casas lotéricas e correios.





Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"IRMÃOS CORAGEM" FORAM PRESOS PELA DEHOM MOSSORÓ ACUSADOS DE HOMICÍDIO.


   Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM) Mossoró prenderam na tarde desta quarta feira, 19 de Dezembro de 2012, os três irmãos envolvidos na morte de José Erivan Pereira, 33 anos de idade, encontrado morto no dia 23 de Outubro de 2012, no sítio Coqueiro, zona rural de Mossoró com um tiro no rosto.
   O Delegado Dr. Roberto Moura, titular da especializada, começou a investigar o caso após denúncias que um veículo tipo Astra pertencentes a um dos irmão coragem estava transitando de forma suspeita no Conjunto Santa Helena. Os agente conseguiram localizar o veículo que foi encaminhado para a perícia, onde foi constatado marcas de sangue no interior do carro como sendo da vítima.
   Então com base nesses dados, foi investigado e chegado aos acusados. Os três irmãos, conhecidos como os "Irmão Coragem ", trata-se de João Batista Lourenço da Silva, 32 anos de idade, vulgo "João Coragem", Antônio Marcos Lourenço da Silva, 38 anos de idade, vulgo "Antônio Coragem" e José Maria Lourenço da Silva, vulgo "Ricardo Coragem", 37 anos de idade, todos residente no Conjunto Santa Helena.
   Ainda de acordo com informações investigativas, um dia antes do crime, no dia (12), a vítima teria sido vista com "Antônio Coragem" na moto do mesmo e que dias antes Erivan teria sido espancado por eles onde teve seu rosto desfigurado.
   Tudo leva a crer que a vítima tenha sofrido torturas dentro do carro antes de ser levado para o matagal e morto.
   Um deles informou ao Delegado, que matou Erivan, pois ele e sua família vinha sofrendo ameaças do mesmo.
    Os três tiveram suas prisões preventivas decretadas pela justiça, onde assumiram tudo e estavam em liberdade. Agora foram presos e irão cumprir a pena.
    A operação contou com a DEHOM e com a DENARC sob o comando do Delegado Dr. Denys Carvalho.

("Ricardo Coragem")

("João Coragem")

("Antônio Coragem")

(Vítima)

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Natal não terá show pirotécnico no réveillon, afirma Prefeitura


Em 2011, show pirotécnico do réveillon em Natal incluiu cascata na Ponte Newton Navarro (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Um réveillon menos iluminado. Será assim a virada de ano na capital do Rio Grande do Norte. A Secretaria Municipal de Turismo confirmou, que diante do caos administrativo e da falta de recursos públicos, os tradicionais shows pirotécnicos realizados nas praias urbanas de Natal não serão viabilizados este ano. Somente os palcos e iluminação simples para as celebrações dos grupos de umbanda e candomblé - que saúdam Iemanjá na chegada do Ano Novo principalmente na Praia do Meio e Artistas, na zona Leste de Natal - serão montados. Visto que, não haverá dispêndio de dinheiro público.

Ney Lopes Júnior, prefeito de Natal, encaminhará projeto de lei para apreciação dos vereadores (Foto: Ricardo Araújo/G1)Ney Lopes Jr disse que Prefeitura não tem dinheiro
para custear evento (Foto: Ricardo Araújo/G1)
"Quanto às festividades de final de ano, não ocorrerá nada. Nem show pirotécnico nem eventos culturais nas praias", lamentou o secretário municipal de Turismo, Murilo Barros. Numa tentativa de reverter a situação, o secretário confirmou que se reuniu com o prefeito Ney Lopes Júnior e com a secretária municipal de Planejamento, Selma Menezes. Ambos, porém, argumentaram que todos os recursos na conta da Prefeitura de Natal serão utilizados para o pagamento dos salários do municipalismo. As tratativas para a viabilização das festas populares nas praias urbanas, com a contratação de palcos, iluminação especial, bandas e artistas, começaram em agosto, segundo Murilo Barros.

Ele disse que se reuniu com a prefeita afastada, Micarla de Sousa, que deu carta branca para a montagem da programação do réveillon em Natal. Entretanto, com o afastamento judicial de Micarla de Sousa da chefia do Executivo Municipal, o processo parou. "Tentei me reunir com o ex-prefeito Paulinho Freire diversas vezes. Na única vez que ele me recebeu, disse que eu procurasse a iniciativa privada", detalhou o secretário. Ele disse, ainda, que entrou em contato com os diretores da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN), Habib Chalita, e da Federação do Comércio (Fecomércio RN), com o objetivo do show pirotécnico ser financiado pela iniciativa privada.
Entretanto, o secretário disse que os membros da ABIH e Fecomércio lamentaram e descartaram o patrocínio em decorrência do tempo exíguo para viabilização do projeto. "Eu me sinto frustrado, decepcionado e constrangido. Eu vinha trabalhando nesse projeto há meses. Natal terá perdas significativas no comércio e no turismo em decorrência da não realização dos shows pirotécnicos", afirmou Murilo Barros.

Árvore de Mirassol, em Natal, tem 500 mil lâmpadas de LED e foi acesa nesta quarta-feira (12) (Foto: Ricardo Araújo/G1)Opção gratuita são os eventos na Praça da Árvore
de Mirassol, na zona Sul (Foto: Ricardo Araújo/G1)
No ano passado, a Prefeitura de Natal investiu cerca de R$ 400 mil nas festas do réveillon. "Somente em 2011, foram gastos R$ 272 mil com os fogos na orla urbana de Natal. O restante foi com o pagamento de palcos, bandas, artistas e iluminação", detalhou o secretário. A festa da virada incluiu uma cascata de fogos de artifício dourados que caíam da Ponte Newton Navarro para o rio Potengi. A única opção para os natalenses e turistas que estiverem em Natal na noite do réveillon, são os eventos culturais realizados na Praça da Árvore, em Mirassol, que não incluem fogos de artifício. "O jeito será a população recorrer às festas particulares, em hotéis, ou festas próprias", disse o secretário municipal de Turismo.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem reage a assalto e mata criminoso a tiros em Natal, diz PM


Um criminoso morreu e outro foi baleado durante uma troca de tiros dentro de uma loja de confecções, fato ocorrido no final da tarde desta quarta-feira (19) no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com o coronel Zacarias Mendonça, do setor de comunicação da PM, o confronto armado aconteceu quando três homens entraram no estabelecimento e anunciaram um assalto. Um cliente que passava na rua percebeu a movimentação e reagiu. Na troca de tiros, um dos criminosos morreu e outro foi baleado. "Apesar do ferimento, ele conseguiu fugir", disse o oficial.
A polícia também informou que viaturas realizam diligências na região na tentativa de localizar os dois assaltantes que conseguiram fugir. O homem responsável pela morte do criminoso, segundo o capitão Wellington Alves de Melo, do 9º Batalhão da PM, se evadiu do local e ainda não foi localizado. "Não sabemos quem ele é. Não sabemos se é policial ou não. Esperamos que ele se apresente", acrescentou o capitão.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

10,25% dos potiguares nunca frequentaram escola ou creche


Alunos fazem prova de recuperação em escola de Sorocaba (Foto: Eric Mantuan)Percentual de potiguares que nunca foram à aula é
alto, segundo o IBGE (Foto: Eric Mantuan)
Um em cada dez potiguares, em média, nunca frequentou uma escola ou uma creche. O dado integra a pesquisa "Educação e deslocamento" desenvolvida com base no censo demográfico de 2010, divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, 10,25% das pessoas residentes no Rio Grande do Norte jamais foram a instituições de ensino. Esse percentual corresponde a 325.016 pessoas.

A maior parte desse grupo de pessoas, ainda de acordo com o IBGE, é de cor parda (53,48% ou 173.823 potiguares).
Segundo o IBGE, essa falta de instrução e de qualificação reflete diretamente nos baixos rendimentos desse grupo. Das 325.016 pessoas que nunca foram instruídas, 270.986 (83,37%) tiveram rendimento mensal nominal per capita entre um quarto de salário mínimo e um salário mínimo.
O Censo mostra ainda que entre as pessoas que em 2010 frequentavam escola ou creche no RN, 812.471 (78,2%) estavam na rede pública de ensino.
No comparativo entre os sexos, a pesquisa do IBGE aponta que as mulheres potiguares estão cada vez mais instruídas e qualificadas em relação aos homens, inclusive nos cursos de graduação e pós-graduação.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casal é encontrado morto dentro de Carro: Polícia trabalha com 3 hipóteses


O delegado Wellington Vieira, da Divisão de Homicídios de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, afirmou, nesta quarta-feira (19), que trabalha com três hipóteses para a morte do casal que estava desaparecido, em São Gonçalo: acidente, suicídio e homicídio.
Os corpos de Diogo Moreira Quadros, de 23 anos, e de Verônica Souza de Leão, de 21,  foram encontrados, no final da manhã desta quarta,  dentro de um carro na garagem de uma casa no bairro da Covanca, em São Gonçalo.
"Os corpos estavam em avançado estado de putrefação, mas pela primeira perícia realizada não foram verificados vestígios de violência ou marcas de tiro nos. Nenhuma das hipóteses foi descartada", afirmou Wellington Vieira, acrescentando que apenas o laudo do IML , que deverá sair em 30 dias, poderá precisar a causa da morte.

Casal desaparecido é encontrado morto em casa em São Gonçalo. (Foto: Isabela Marinho / G1)Casal desaparecido é encontrado morto em casa
em São Gonçalo (Foto: Isabela Marinho / G1)
O delegado da DH de Niterói informou ainda que a casa, de número 258 da Rua Doutor Pio Borges, pertencia ao pai de Verônica. Segundo ele, o local ainda não havia sido investigado porque a família não informara a existência do endereço à polícia.
Já o delegado da 73ª DP (Neves), Henrique Vianna,  que investigava o desaparecimento, afirmou que o casal morreu asfixiado por monóxido de carbono.

Mau cheiro na casa
Segundo o titular da DH de Niterói, Wellington Vieira,  ao passar pela casa, uma pessoa próxima a família de Verônica sentiu um cheiro forte vindo da garagem e avisou a polícia.

As compras feitas pelo casal, na quinta-feira (13), quando as vitimas desapareceram, estavam dentro do carro e a chave na ignição.
Wellington Vieira disse que não pode afirmar se o ar-condicionado do veículo estava ligado, já que o  modelo do carro é antigo. "Será feita uma perícia complementar para verificar o sistema de refrigeração e o GNV [Gás Veicular Natural]", afirmou o delegado. Ele também não disse se o casal estava vestido.
Muito abalados, o pai e o avô de Verônica foram amparados por familiares e não quiseram dar entrevista.
Casa seria usada pelos noivos
De acordo com um amigo da família de Verônica, o imóvel seria usado, possivelmente, pelos dois após o casamento.
O Disque-Denúncia chegou a oferecer R$ 2 mil por informações que levassem ao casal, que sumiu após ser assaltado em São Gonçalo. Nesta terça (18), começou a ser distribuído o cartaz com a foto da auxiliar de escritório Verônica Souza de Leão, de 21 anos, e do cabo da Marinha Diogo Moreira Quadro, de 23.

Casal está desaparecido desde quinta-feira (13) (Foto: Arquivo Pessoal)Casal estava desaparecido desde quinta-feira (13)
(Foto: Arquivo Pessoal)
Verônica e Diogo estavam desaparecidos desde a noite de quinta (13), após saírem para fazer compras em um supermercado no Centro de Niterói, na Região Metropolitana.
Noivado seria na véspera de natal
Verônica e Diogo namoravam havia dois anos e meio. A data do casamento já estava marcada e o noivado seria comemorado no dia 24 de dezembro.
Na noite de 13 de dezembro, as câmeras de segurança do supermercado registraram a saída do casal em dois horários, às 19h e 21h30, mas as imagens não foram divulgadas.
A partir de meia-noite, a família começou a ligar para os telefones de Verônica e Diogo. Neste horário, os telefones ainda estavam chamando.
O caso é investigado pela 73ª DP (Neves), em São Gonçalo. Quem tiver informações sobre o crime pode ligar para o Disque-denúncia, no telefone 21 - 2253-1177.

Casal está desaparecido desde quinta-feira (13) (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Norte-americano cria abrigos especiais para o fim do mundo


Enquanto algumas pessoas acreditam no fim do mundo datado pelas profecias maias, outros se preparam para se tornar auto-suficiente contra ameaças como a guerra nuclear, desastres naturais, fome e colapso econômico. Pensando neste segundo grupo o norte-americano Paulo Seyfried está construindo abrigos em North Salt Lake, Utah.
Os 'bunkers' se assemelham a tubulações de esgoto, e já vem com armários para armazenar comida e água. O cliente que quiser um dos abrigos vai pagar entre U$ 52 mil e U$ 65 mil.

Funcionários finalizam um dos abrigos em Utah (Foto: Jim Urquhart/Reuters)

Paul Seyfried posa para foto dentro de sua criação (Foto: Jim Urquhart/Reuters)

Exterior do abrigo (Foto: Jim Urquhart/Reuters)

Bunkers enfileirados em North Salt Lake (Foto: Jim Urquhart/Reuters)


Fonte: G1/Cidade news Itaú
Leia Mais ››

Estupro coletivo em ônibus causa comoção na Índia


Pressão popular levou o governo a anunciar medidas de segurança nesta quarta-feira (Foto: AP)Pressão popular levou o governo a anunciar
medidas de segurança nesta quarta-feira (Foto: AP)
Um caso de estupro coletivo dentro de um ônibus na capital indiana, Nova Déli, vem provocando comoção no país.
A vítima foi uma estudante de 23 anos, que está internada em estado grave desde o incidente, no domingo.
Cinco pessoas, incluindo o motorista do ônibus no qual ocorreu o ataque, foram presas. A polícia diz estar procurando ainda mais uma pessoa.
A estudante de medicina e um amigo do sexo masculino que a acompanhava teriam sido atacados também com barras de ferro antes de serem jogados para fora do ônibus.
Jatos de água
Nesta quarta-feira, um grande protesto em Nova Déli pedindo punições fortes contra os estupradores foi dispersado pela polícia com jatos de água após manifestantes tentarem derrubar barreiras de metal em frente à casa da chefe de governo de Nova Déli, Sheila Dikshit.
Em outras partes da cidade, grupos de estudantes universitários montaram barricadas para protestar contra as autoridades.
Em resposta aos protestos, o governo anunciou uma série de medidas para tentar aumentar a segurança para mulheres na cidade.
Na noite de terça-feira, a líder do majoritário Partido do Congresso, Sonia Gandhi, visitou o hospital no qual a estudante atacada está internada.
Ela disse posteriormente que 'as medidas mais estritas possíveis' devem ser tomadas para prevenir tais incidentes.
Pressão
O governo vem sofrendo grande pressão de membros da oposição, de estudantes e de grupos ativistas pelos direitos das mulheres, que acusam as autoridades de não fazer o suficiente para combater os crimes contra as mulheres.
Nesta quarta-feira, deputadas do partido opositor Bharatiya Janata (BJP) também realizaram um protesto em frente ao Parlamento, enquanto centenas de ativistas e estudantes gritavam palavras de ordem em frente ao quartel-general da polícia de Nova Déli.
Pressionado pela oposição, o ministro do Interior, Sushil Kumar, fez nesta quarta-feira um pronunciamento sobre o caso pela segunda vez em dois dias.
Shinde disse que haverá mais patrulhas policiais noturnas e que todos os motoristas de ônibus e seus auxiliares serão submetidos a checagens.
Ele também afirmou que ônibus com janelas escurecidas e cortinas - como o veículo onde ocorreu o estupro no domingo - serão confiscados.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Palestinos da Cisjordânia fazem greve por causa de sanções de Israel


Funcionários públicos palestinos da Cisjordânia iniciaram na quarta-feira uma greve de dois dias contra um atraso salarial em decorrência das sanções israelenses.

Israel está retendo cerca de 100 milhões de dólares em repasses de cobranças alfandegárias feitas em nome dos palestinos. A retenção é uma punição pela iniciativa unilateral palestina de pleitear e obter reconhecimento internacional implícito do seu Estado na Assembleia Geral da ONU.

A Autoridade Palestina, que exerce um domínio limitado sobre a Cisjordânia, já sofria uma grave crise financeira antes da decisão israelense, e em várias ocasiões neste ano atrasou os salários dos seus 153 mil funcionários.

Cerca de 50 mil servidores aderiram à paralisação na quarta-feira. As forças de segurança da Cisjordânia e o funcionalismo público da Faixa de Gaza, território palestino autônomo governado pelo grupo Hamas, não participaram.

"A greve é contra a pirataria israelense", disse Bassam Zakarnehy, dirigente do sindicato de funcionários públicos. "A situação é muito grave, e os serviços para as pessoas estão muito reduzidos pela greve."

Fonte: Portal Uol/Cidade news Itaú
Leia Mais ››

Criminosos trancam policiais em delegacia e explodem caixas eletrônicos na Paraíba


Em uma ousada ação criminosa, bandidos explodiram na madrugada desta quarta-feira (19), os caixas eletrônicos de uma agência bancária no centro da cidade de Boa Vista, localizada no Agreste paraibano. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), antes de seguir para o banco, os bandidos passaram na delegacia da cidade e trancaram os policiais de plantão para que não tivessem condições de impedir a investida.

Pelo menos seis pessoas participaram do crime, segundo o Copom. Eles detonaram os equipamentos eletrônicos com explosivos e depois fugiram em três motocicletas. A quantia levada pelos bandidos não foi informada pela agência. Para trancar a delegacia, eles utilizaram um cadeado comum.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários na Paraíba, com esse caso sobe para 61 o número de ataques a banco já registrados este ano na Paraíba. Desses, 28 foram explosões.

O fato aconteceu por volta das 2h30. Até a tarde desta quarta-feira, nenhum suspeito havia sido localizado.

Fonte: N10/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

IBGE: Quase metade da população com 25 anos ou mais não tem o fundamental completo


Quase metade da população brasileira (49,25%) com 25 anos ou mais não tem o ensino fundamental completo, segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual representa 54,5 milhões de brasileiros.

O índice é mais alto em áreas rurais, onde 79,6% dos brasileiros nessa faixa etária não terminaram o ensino fundamental. Entre a população urbana, a taxa é de 44,2%.

Outras 16 milhões (14,65%) de pessoas com 25 anos ou mais concluíram o fundamental, mas não chegaram ao fim do ensino médio.  Nessa faixa etária, 35,8% da população concluiu, ao menos, o ensino médio – 11,26% têm nível superior completo.

Apesar do alto índice de habitantes que não terminaram o ensino fundamental, o índice demonstra avanço na escolaridade da população se comparada aos números do censo demográfico de 2000, quando 64% dos brasileiros não tinham concluído o fundamental.

Atraso
Um quarto da população entre 20 e 24 anos não concluiu o ensino fundamental, enquanto 22,57% dos brasileiros nessa faixa etária não concluíram o ensino médio – o que representa 3,9 milhões de habitantes.

Entre os jovens de 18 a 24 anos, 36,5% haviam abandonado o estudo antes de completar o ensino médio em 2010. Desses, a maioria (52,9%) deixou a escola antes de terminar o ensino fundamental, enquanto 21,2% abandonou o estudo logo após ingressar no ensino médio.

Tempo de estudo
De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios)  2011, divulgados este ano pelo IBGE, o brasileiro com mais de 15 anos estudou em média durante 7,7 anos. O tempo médio de estudo não é suficiente para completar o ensino fundamental, que dura nove anos.

Se considerada a população acima dos 10 anos de idade, o tempo médio de estudo é de 7,3 anos. Os melhores resultados estão entre as pessoas entre 20 e 24 anos (9,8 anos de estudo) e aqueles entre 25 e 29 anos (9,7 anos). E os piores, entre a população com mais de 60 anos (4,4 anos) e de 10 a 14 anos (4,2 anos).

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Não tenho mais medo de me olhar no espelho", diz afegã que teve o nariz cortado pelo marido


A afegã Aesha Mohammadzai hoje em dia e em 2010, quando foi fotografada pela revista Time

Aesha Mohammadzai, a afegã que ficou mundialmente conhecida em 2010 após ter seu rosto desfigurado estampado na revista americana Time, superou os traumas e não tem mais medo de se olhar no espelho. É o que ela declarou à rede norte-americana CNN.

"Eu não me importo. Todo mundo tem um problema. No começo, eu ficava assustada. Tinha medo de olhar no espelho", afirmou. "Mas agora eu não tenho mais medo. Agora eu entendo o sentido da minha vida", continuou.

Mohammadzai foi mutilada pelo marido quatro anos atrás, após tentar fugir de casa, no Afeganistão, para evitar um casamento forçado. Ela teve o nariz cortado durante a tortura, e seu rosto foi parar na capa da Time, provocando uma comoção mundial. A foto dela foi vencedora no concurso Word Press Photo, um dos mais cobiçados do fotojornalismo.

Sobre a sua experiência, ela parece encarar com tranquilidade. "O que aconteceu é parte de mim, parte da minha vida, e estará o tempo todo na minha mente. Mas eu preciso viver e preciso amar."

Hoje, ela, que acredita ter 21 ou 22 anos, mora nos Estados Unidos e conta com o apoio de uma equipe médica especializada para reconfigurar a sua face – as cirurgias são realizadas em um hospital de Bethesda, em Maryland.

No estágio atual do tratamento, a testa de Mohammadzai está inchada, devido ao implante de uma bolsa de silicone preenchida com líquidos, com a finalidade de expandir sua pele e fornecer tecido extra para o novo nariz. Além disso, foi transplantada pele de seu antebraço para a parte do nariz, com o objetivo de cobrir o buraco causado pelas mutilações.

Ainda falta percorrer metade do caminho para que seu rosto fique pronto. O próximo passo é pegar a cartilagem das costelas dela, que será usada para fazer o novo nariz.

Das montanhas para Maryland
Quando Mohammadzai tinha 12 anos, seu pai a prometeu para um militante do Taleban, a fim de pagar uma dívida. A afegã foi para a nova família, que abusava dela e até a forçava a dormir com animais em um estábulo.

Ao tentar escapar, foi pega e seu nariz e orelhas foram cortados pelo marido, como punição. Abandonada nas montanhas, ela correu para a casa do avô.

Após ter acesso a uma unidade médica norte-americana, onde recebeu tratamento por dez semanas, ela foi transferida para Cabul, capital do Afeganistão, e depois pegou um voo para os Estados Unidos, para morar com uma família.

Até hoje Mohammadzai prefere ver filmes de Bollywood (a indústria de cinema indiana) a assistir a televisão americana. Ela foi para Maryland 16 meses após chegar aos EUA.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dida no Grêmio, Atlético-MG se reforça e Santos perto de Nenê; veja os destaques do mercado


Alecsandro deixa o Vasco e acerta com o Atlético-MG para a temporada 2013
Aos 39 anos, Dida disputará a temporada 2013 novamente em um clube grande do país. Nesta quarta-feira, o goleiro foi anunciado pelo Grêmio. O clube gaúcho resolveu atender a um pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo, que gostaria de ter um nome mais experiente para a posição, já que o time disputará torneios importantes, como a Libertadores, no ano que vem.

Inicialmente, a alta pedida salarial do pentacampeão do mundo com a seleção em 2002 assustou a direção do Grêmio e o negócio havia esfriado. Na terça-feira, porém, Dida topou ganhar menos e ficou próximo de um acordo, que foi anunciado oficialmente pelo clube no início da tarde desta quarta. Pouco depois foi apresentado e se disse surpreso com a oportunidade de atuar no time do Sul.

Já o Santos, que ainda não anunciou nenhum reforço para  a próxima temporada, ao menos deu um passo à frente para concretizar o negócio com o atacante Nenê, atualmente no Paris Saint Germain, da França. O clube acertou salários com o jogador e confia em uma promessa feita pela equipe francesa para assinar com o atacante, que é desejado também por outras equipes brasileiras.

Maior sonho da equipe alvinegra para 2013, Robinho também pode estar a caminho da Vila Belmiro. A diretoria santista se aproximou do valor pedido pelo Milan para liberar o jogador e decidiu oferecer 7,5 milhões de euros pelo atacante (R$ 20,7 milhões).

A equipe italiana pede 10 milhões de euros (R$ 27,7 milhões). A dificuldade, porém, pode ser outra. O clube italiano, através do vice-presidente Adriano Galliani, admite negociar Alexandre Pato, pretendido pelo Corinthians, mas garante que fará de tudo para segurar Robinho. 

Na capital paulista, o São Paulo apresentou o grande reforço para a zaga na Libertadores. Trata-se de Lúcio, que assinou contrato na terça-feira e chega para ser o 'xerife' da posição nas competições do próximo ano. Na coletiva de apresentação do zagueiro, a diretoria revelou que negocia com 'dois grandes nome' para suprir a saída de Lucas, negociado com o PSG e que ocupará a vaga de Nenê. 

O Atlético-MG, que rejeitou uma proposta de 11 milhões de euros pelo meia Bernard - que permanece com o futuro indefinido, acertou a contratação do atacante Alecsandro, ex-Vasco. O jogador assinou um contrato por três temporadas com os mineiros. Em contrapartida, os cariocas receberam por empréstimo o volante Felipe Souto e o atacante Leonardo pelo período de um ano. E o mercado da bola no Vasco, um dos mais agitados neste fim de ano, ainda se movimenta. Para suprir a saída de Alecsandro, a equipe está perto de fechar com Zé Love.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››