domingo, dezembro 30, 2012

Sete dos nove reféns dos criminosos na serra gaúcha são da mesma família; polícia mantém buscas


Nove pessoas, sete delas da mesma família, ainda estão sob o poder dos assaltantes que explodiram uma fábrica de joias em Cotiporã (169 km de Porto Alegre), na serra gaúcha, na madrugada deste domingo (30). Os parentes pertencem à família Buratti, produtores rurais residentes na localidade de Linha 14 de Julho.
Os dois homens, as quatro mulheres e uma menina de 11 anos foram feitos reféns em casa, durante a fuga de quatro assaltantes. Os outros reféns são duas amigas que foram levadas por um dos assaltantes, que fugiu a pé pelo meio do mato.

A Polícia Civil e a Brigada Militar fizeram da prefeitura da cidade um QG, de onde comandam as buscas. As autoridades vêm recebendo telefonemas de moradores de região, que fornecem possíveis pistas que poderiam levar ao paradeiro do restante do bando. Entre as informações conseguidas, estão a descrição de carros suspeitos e de pessoas que cruzam o rio das Antas, que atravessa a localidade.


Os responsáveis pela operação consideram que, com a chegada da noite, encontrar os criminosos no meio do mata fica ainda mais difícil. Porém, policiais acreditam que os criminosos não estão preparados para uma fuga longa, com roupas e armamento pesado. Entretando, a polícia não descarta a hipótese do bando já ter conseguido sair da região.

Polícia tinha conhecimento sobre possível ação do bando
Desde a noite do sábado (29), a polícia tinha conhecimento de que o grupo liderado por Elisandro Rodrigo Falcão, 31 anos, praticaria uma ação na serra. Só não se sabia em qual cidade. Por isso, alguns agentes já estavam de prontidão. Por volta das 20h30 do sábado (29), o bando passou pelo pedágo de Portão em direção a Cotiporã.

Falcão estava sendo monitorado havia cinco meses. Ele estava refugiado em uma praia do litoral norte gaúcho, e se dirigia até a região serrana para praticar os assaltos. Especialista em assaltos a bancos e carros-fortes com o uso de explosivos, Falcão era considerado o criminoso mais procurado do Rio Grande do Sul.

Foragido do regime semiaberto, Falcão havia deixado um recado para a polícia desde sua fuga: não voltaria para o presídio - se tivesse que morrer em confronto, morreria. Morreu. Ele é suspeito de ter responsabilidade na maioria dos assaltos a caixas eletrônicos e bancos com a utilização de explosivos nos últimos meses no Estado.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Por ciúmes Jovem desfere três cutiladas de faca em outro no Clube Nigth Dance em Itaú


Ilustração

De acordo com informações cedidas pelo Sd Ronilson da DP de Itaú-RN, por volta das 01:30 da madrugada deste domingo, um jovem conhecido por Marcos, morador da Rua Antonio Moreira, desferiu três (03) cutiladas de faca em outro jovem no Clube Nigth Dance de Itaú-RN, conhecido por Manoel Filho, residente no Bairro Nossa Senhora das Dores. Ainda e acordo com o Policial as cutiladas foram no umbigo, costas e pescoço, sendo socorrido por populares para o hospital Maternidade Marcolino Bessa, em seguida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, que também não teve condições de ser atendido transferindo-o para Mossoró.

De acordo com a vítima, o mesmo teria ido ao Clube comprar um lanche, quando viu a namorada de marcos e se aproximou, foi quando Marcos retornava do banheiro e ao vê-lo conversando com sua namorada sem pensar duas vezes, desferiu as facadas em Manoel Filho.

O Estado da vítima era estável, porém não sabemos o real estado de saúde; na cidade os comentários são de que o mesmo se encontrava em estado grave, algo que nossa esquipe não conseguiu confirmar com uma fonte segura.

Os policias Ranilson e Ronilson fizeram diligências no intuito de encontrar Marcos, porém, após o ocorrido o mesmo fugiu do local, sem ser localizado pelos policias.

Fonte: Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Coronel da PM tem arma levada por bandidos em Barra de Maxaranguape


Durante um assalto a residência na praia de Barra de Maxaranguape os bandidos levaram um revólver pertencente ao coronel Fidelis, diretor do Setor de Apoio Logístico do Quartel Geral da Polícia Militar. O caso ocorreu na madrugada de hoje (29).

Fidelis saiu para pescar com familiares e amigos e no retorno se depararam com os assaltantes. A quadrilha levou celulares, carteira e um revólver pertencente ao coronel da PM. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, confirmou o fato e disse que a Polícia está em busca dos bandidos.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Servidores públicos de Antonio Martins-RN prestam queixa de roubo contra o Prefeito Edmilson Fernandes


Neste sábado, 29 de Dezembro, os funcionários públicos de Antonio Martins fizeram fila na porta da Delegacia de Polícia para prestar Boletim de Ocorrência (BO) contra o Prefeito Edmilson Fernandes, que se despede do cargo após perder a reeleição.
Eles acusam o Prefeito de ter se apoderado dos recursos que seriam para pagar o 13º Salário e o salário de Dezembro. Os registros de roubo começaram a ser feitos à tarde e entraram pela noite.
Uma multidão se aglomerou em frente à Delegacia de Polícia de Antonio Martins, enquanto que em frente ao local, a população acompanhava tudo atentamente. 
Segundo relatos dos servidores municipais, os salários começaram a atrasar desde agosto passado, sem qualquer justificativa. Só este mês entrou nas contas do município mais de R$ 1.000.000,00. 
O dinheiro simplesmente sumiu dos cofres públicos. O escrivão da Delegacia de Polícia Civil de Alexandria veio à Antonio Martins exclusivamente para fazer os registros.
Neste domingo, 30 de Dezembro, será a vez dos comerciantes, prestadores de serviços e diaristas contratados pelo Prefeito, que também não receberam um centavo sequer, prestarem queixa contra Edmilson Fernandes, que encerra seu mandato catastroficamente.


Fonte: Blog S.O.S Antonio Martins/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Militar de Apodi/RN intensifica policiamento na cidade nos ultimos dias do ano



Durante o dia de ontem, 29, Por determinação do Cap. Brilhante, a Policia Militar iniciou uma operação denominada de fim de ano na nossa cidade. A operação contou com um grande efetivo de policiais, tanto do GTO, como da Rádio Patrulha e Rocam. foram realizadas várias barreiras nas entradas da cidade como também nas principais ruas que dão acesso aos Bairros, realizando abordagens a pessoas e veículos com intuito de afastar a criminalidade de nossa cidade, impedindo a entrada de armas, drogas, foragido da justiça e veículos adulterados, Foram apreendidos alguns veículos e recolhidos para a sede da companhia, o qual só serão liberados após a regularização. O trabalho irá continuar e será feito em dias alternados para que possa ter um efeito surpresa.


Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pedreiro sofre tentativa de homicídio em Caicó


O pedreiro Ivanilson Tomaz de Brito, residente no bairro Boa Passagem, foi socorrido para o H.R.C na madrugada de hoje (30) com uma lesão grave no ombro esquerdo provocada por uma faca peixeira, a qual desferida por Francisco das Chagas Dantas, morador do mesmo bairro.

A narrativa dos fatos repassadas por testemunhas, apontam para um problema de fim de relacionamento vivido entre Francisco das Chagas (investigado) e sua ex-esposa, que agora divide cama com Ivanilson Tomaz (vítima), situação não aceita por Francisco, que bebeu, e em face de ter proferido várias ameaças anteriormente, cumpriu com a palavra na noite de ontem e desferiu uma cutilada de faca peixeira na pessoa de Ivanilson, quando este bebia na presença de amigos, inclusive na casa da ex-mulher do investigado.

Inicialmenter a vítima foi socorrida por um motoqueiro, que percebendo a gravidade da lesão resolveu prestar auxílio, mas o pior poderia ter acontecido, é que devido à instantânia perda de sangue, a vítima caiu da moto, que por sorte nada sofrera em razão desta, na sequência três enfermeiros caicoenses que estavam saindo da cidade para seus plantões em Natal passaram no local e conseguiram retornar a situação, sendo a vítima levada pelos mesmos ao hospital, e em seguida cirurgiado pelo médico Dr. Paulo César.

Fonte: Jair Sampaio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de alvejar a tiros residência de PM Caicoense é preso em Cruzeta


Está detido, desde a noite de ontem, numa cela da delegacia Regional do Seridó (3ª DRP), Matheus Victor da Silva, 23 anos, residente na cidade de Cruzeta, que praticava direção perigosa pelas ruas da referida cidade e havia uma fundada suspeita que o mesmo estaria armado (Revólver) no intuito de atingir Policial Militar pertencente ao 6º BPM.

Um trabalho investigativo já vinha sendo desencadeado pelo setor de inteligência da PM de Caicó, sob o comando do Maj. Costa, que disse não admitir o estado ser afrontado, quando da participação do investigado na tentativa de intimidar o PM que teve a casa alvejada por vários disparos de arma de de fogo há dias atrás, ainda que o supracitado narrou em bares que ia pegar o Policial (nome preservado).

O investigado pilotava uma moto modelo FAN 125 da Honda, de cor preta, e placa MZC-5453, sendo esta levada à 3ª DRP junto com seu condutor, que na delegacia, diante de várias testemunhas, inclusive gravado em vídeo, alegou está sob o efeito de álcool, que não lembra das ameaças proferidas aos policiais rodoviários que os conduziram à DP, mas segundo o comandante da viatura do DPRE, Sargento Valtô, o citado tentou fugir quando da presença da VTR, ao tempo em que teceu ofensas ao agentes, fora se constatada as acusações dos disparos na casa do PM.

Art. 331 do código penal: Desacatar servidor público no exercício de sua função ou em razão dela, é crime, estabelecidos no decreto lei 2849/40.

Fonte: Jair Sampaio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MULHER É ESTUPRADA, ESPANCADA E MORTA DEGOLADA; ATENÇÃO AS CENAS SÃO FORTES


Um popular anônimo que relatou ter visto um corpo no chão na linha C 0 KM zona rural do município de Caucalânida/RO.
De imediato os policiais ao chegarem no local constataram que se tratava de uma mulher que teria sido morta brutalmente, pois existia Sinais de estupro, além de vários cortes pelo corpo como também um corte muito profundo no pescoço.
A pericia esteve no local e informou a imprensa que a mulher tinha vários cortes no rosto, braços e axilas, a vitima que no momento não foi identificada aparentava ter de 20 a 25 anos, e populares informaram a policia que ela estava bebendo em um bar nas proximidades na companhia de dois homens desconhecidos.




Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Parananense tem carro furtado durante Festa em Tenente Ananias/RN


A noite de festa de um parananese acabou na Delegacia nesta sexta-feira(28). Ele foi prestigiar a tradicional Festa realizada no município de Tenente Ananias/RN, e teve seu carro furtado. “Eu estacionei por volta das 23h e 30 min de sexta-feira e quando foi uma hora e 30  da manhã de sábado  não encontrei meu veiculo”, conta a vítima.

Ao perceber o furto, a vítima procurou a  Polícia Militar e comunicou o furto, que diante  realizaram algumas rondas sem lograrem exito.

O carro furtado é um Fiat Uno mille,  cor prata, ano/mod 2000/2001,  placa de Paraná/RN, CZM 8216/RN, que pertencia a pessoa de Marcio Alexandre, conhecido por Bal, residente em  Caiçara, município de Paraná/RN.

o inusitado foi quando a vitima relatou o fato a seus amigos e amigas,   uma delas ficou indignada pois teria deixado sua sandália no interior do veiculo e não teria pago nem a primeira prestação.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pais deixam filhos trancados sozinhos em casa e foram para festa em Frutuoso Gomes/RN


O casal IPS, 48 anos e GMS, 22 anos, residente  nas proximidades do campo de futebol em Futuoso Gomes/RN, foi conduzido a Delegacia de Policia  por ter deixado seus tres filhos trancados e sozinho em sua residência.

Segundo informações o casal  deixou os tres  filhos, de 02, 03 e  04 anos, trancados dentro de casa para ir uma festa no centro da cidade de Frutuoso Gomes/RN.

O Sargento Arrilton comandante do Policamento local ao tomar conhecimento do fato  através de uma denuncia anônima comunicou ao Conselho Tutelar do município , onde foram  até o local e constataram a veracidade dos fatos, a Policia e Conselho tutelar localizaram o casal cerca de 30  minutos depois após um irmão do pai das crianças ter entrado em contato com o mesmo, o casal ao chegar recebeu voz de prisão  e responderá na Justiça por abandono de incapazes. 

O fato ocorreu por volta das 23:40 horas de sexta-feira(28).

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Facebook investiga imagens pornográficas espalhadas pelo site


O Facebook disse nesta terça-feira (15) que está investigando relatos de usuários que receberam imagens pornográficas e violentas em seus murais de notícias.

“Proteger as pessoas de spam e conteúdos maliciosos é uma prioridade máxima para nós e estamos sempre trabalhando para melhorar nossos sistemas para isolar e remover materiais que violam nossos termos”, disse o Facebook em um comunicado.

Graham Cluley, especialista da empresa de segurança Sophos, disse em um blog que as imagens recebidas pelos usuários incluem “fotos explícitas de pornografia” e “de extrema violência”. Algumas fotos inclusive são montagens com celebridades. “Parece que o conteúdo spam altamente ofensivo se espalhou com sucesso pelo Facebook em 24 horas”, disse Cluley.

Alguns usuários do Facebook usaram o Twitter para reclamar que seus feeds de notícias foram invadidos por imagens pornográficas e violentas. O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 800 milhões de usuários.

Fonte: G1/Cidadee News Itaú
Leia Mais ››

CUIDADO COM OS TROTES VIA CELULAR DAS CASAS BAHIA


Fim de ano e os bandidos agem mesmo, hoje a tarde uma pessoa ligou para mim muito feliz por ter conseguido um prêmio via Casas Bahia, disse-lhe de imediato que tratava-se de trote, pois as Casas Bahia é uma empresa séria e jamais trabalharia dessa forma. O telefone que o camarada passou foi esse (85) 8950-4764, depois ela tentou ligar e desconfiou, não caiu no golpe e o cara confessou ter enganado mais pessoas. Todo cuidado é pouco, cuidado com mensagens via celular, o Estado é do CE, já aconteceu casos em nossa cidade com quadrilhas especializadas em lesar vítimas, fica a dica e divulguem mesmo.

Dicas para identificar SMS falsos.
As operadoras indicam algumas pistas para identificar um possível SMS falso. Na disposição de enganar o próximo, os estelionatários acabam incorrendo em formatos muito semelhantes. Portanto, fique de olho em mensagens com as seguintes características:
1. Saudações muito genéricas;
2. Falsa necessidade de urgência;
3. Mensagens com imagens levemente distorcidas ou fazendo um “esforço” para se parecem com os sites oficiais;
4. Links com formatos estranhos, caracteres incomuns etc;
5. Erros de português e troca de letras;
Caso receba um SMS falso, faça a denúncia à polícia imediatamente!

Fonte: Livre Voz do Povo/Cassinho Morais/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PRF apreende 7 quilos de cocaína dentro de pneu estepe na divisa da PB com o RN


A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN) apreendeu 7 quilos de cocaína na noite deste sábado (29) em Canguaretama, na divisa do estado com a Paraíba. A droga, dividida em sete tabletes, estava escondida dentro do pneu estepe de Golf com placas de Foz do Iguaçu. 

O condutor do veículo, segundo nota emitida pela PRF, disse que comprou a cocaína no Paraná e que a entregaria em Natal. A apreensão se deu dentro da operação Fim de Ano da PRF. Segundo a nota, o veículo foi abordado por volta das 23h40 de ontem no Km 174 da BR 101. 

Os policiais rodoviários inspecionaram o veículo e encontraram a droga no estepe. O condutor do carro admitiu o crime. Ele e a droga foram encaminhados ao Departamento da Polícia Federal em Natal. O motorista foi autuado por tráfico de entorpecente e está preso.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é brutalmente espancada e fica com o rosto desfigurado na cidade de Currais Novos


Por volta de 01h00 deste Domingo (30/12/12) a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Lula Gomes, 310, Centro e chegando ao local a guarnição encontrou a vítima, ROSENEIDE PEREIRA CAVALCANTE DE 40 ANOS, bastante machucada com o rosto desfigurado e a socorreu até a emergência do Hospital Regional de Currais Novos. Outra viatura foi acionada e chegando num posto de combustíveis da cidade deteve o acusado, LUIZ ANTÔNIO VIANA DO NASCIMENTO DE 38 ANOS, natural de Natal e residente com a vítima no endereço citado, que tentava fugir da cidade pegando carona.

A vítima disse em depoimento que é casada com o acusado há um ano e meio e que nesse período sofreu pelo menos, 03 agressões. Acrescentou que o acusado trabalha em Natal e que ontem após beber todas começou a agredi-la com palavras de baixo calão e a humilhou dizendo que a mesma seria de família de baixa renda e se ele a deixasse morreria de fome junto com 04 filhos que a vítima tem de outro relacionamento. 

Achando que tava pouco, o acusado então jogou a mesma no chão deu vários chutes e socos no rosto e quando a vítima tentava se levantar era pega pelo os cabelos e jogada novamente ao chão.

Segundo os PMs que atenderam a ocorrência, a vítima apresentava um grande inchaço no rosto, vários hematomas e um roxidão nos olhos, deixando-a com o rosto desfigurado pela brutalidade da agressão.

Antônio foi conduzido para a delegacia e autuado em fragrante pela Lei Maria da Penha e logo após foi encaminhado para o CDP (Centro de Detenção provisório) onde ficou preso a disposição da Justiça.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prédio da Rádio Rural AM de Parelhas foi arrombado na madrugada de hoje (30)


O prédio da Rádio Rural AM de Parelhas, localizada no bairro Cruz do Monte, foi arrombado na madrugada deste domingo (30).

Uma das portas da emissora foi arrombada (foto: Marcos Silva), para retirada de computador que ficava na redação da emissora. Um armário e algumas gavetas foram vasculhados, mas nenhum outro objeto foi levado. A Polícia Militar foi acionada para iniciar as investigações.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Lajedo de Soledade se destaca pelo turismo arqueológico em Apodi



O único local no estado a explorar o turismo arqueológico, o Lajedo de Soledade, em Apodi, vem sendo um dos destaques no tocante a visitação e este ano, mais uma vez os números comprovam que o Lajedo de Soledade é um dos mais visitados do mundo, fechando 2012 com um numero expressivo de quase nove mil visitantes.

Para o próximo ano, além da reforma do museu, melhoramento nas trilhas, infraestrutura, e cercamento de toda área preservada, a diretoria Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS) pretende expandir um plano de mídia e divulgação voltado para mostrar as belezas naturais do Lajedo a escolas e universidades de todo país, oferecendo condições de receber bem os milhares de turistas de todo o mundo.

“Nosso intento para 2013 é de no mínimo dobrar este número de visitantes que tivemos este ano, proporcionando mais atrativos, capacitação e comodidade aos nossos turistas que hoje visitam o nosso Lajedo, atraindo assim gente de todo o mundo para conhecer nossas belezas naturais”, afirmou Adailton Targino, presidente da FALS.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma tem pacote de bondades para novos prefeitos


Boa nova para os novos prefeitos sedentos de verbas que chegam terça-feira ao poder anuncia Vera Magalhães, na coluna política da Folha de S.Paulo deste domingo:

”Dilma Rousseff prepara pacote de bondades para os novos prefeitos, que iniciam mandato de olho nos recursos federais para atenuar a crise financeira. A presidente orientou a Secretaria de Relações Institucionais a municiar os gestores que tomam posse na terça com cartilhas que ensinam atalhos para acessar convênios com ministérios. A agenda municipalista terá desfecho no dia 28, quando a petista abrirá megaevento em Brasília, com direito a “tour” pela Esplanada.

Na primeira quinzena deste mês, o Ministério do Planejamento já promoveu um “brainstorm” com futuros secretários e prefeitos para tratar de captação de verba e adesão a programas da União por meio eletrônico.”

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fim de ano deve ser de tempo seco no Nordeste


O tempo seco predomina sobre o Nordeste desde o início de dezembro. Até nas áreas produtoras de grãos a falta de chuvas começa a preocupar, mas quem escolheu o litoral para passar a folga de fim de ano encontrou as condições ideais com sol, muito calor e sem chuvas. Porém, o tempo deve mudar um pouco na região nos próximos dias.

Segundo os meteorologistas da Somar, as chuvas que antes estavam concentradas entre o Maranhão e Piauí, agora avançam para o Ceará, oeste de Pernambuco e da Paraíba e norte da Bahia. A boa notícia é que essas chuvas continuam sendo fracas e de baixos acumulados.

A situação da seca nos Estados nordestinos não deve reverter, pois a chuva será em forma de pancadas. No sertão do Nordeste, por exemplo, o tempo permanece seco, com umidade abaixo dos 30% tanto no fim de semana, quanto na virada do ano.

Neste domingo, dia 30, as temperaturas seguem elevadas em boa parte da região. Os termômetros no fim de semana variam entre 29°C e 30°C na faixa litorânea, e no interior pode chegar até aos 38°C.

No Réveillon, o céu fica com maior quantidade de nuvens sobre o litoral nordestino. Porém, as chuvas fracas atingem principalmente o sul da região e as precipitações devem acontecer no fim da tarde. A grande probabilidade é de tempo seco na hora da virada em todas as capitais do Nordeste.

Em Natal (RN), onde as chuvas rápidas acontecem na tarde do dia 31, a temperatura no início de 2013 deve ser de 25°C pela manhã e chega aos 30°C durante a tarde. Em relação às praias do Sul e Sudeste, o Nordeste do país ainda é a melhor opção para aproveitar o Ano Novo, pois mesmo com a possibilidade de chuvas, elas ainda são isoladas e passageiras e o tempo continua muito quente em todo litoral nordestino.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MULHER TEM CABEÇA DECEPADA EM ACIDENTE NA RN-093



Mais um acidente com vítima fatal foi registrado na noite desse sábado, 29, próximo a ponte que liga as cidades de Campestre e Tangará, na RN 093, quando por volta das 23 h um Honda Civic preto dirigido por Edidier Gomes Neves (Marinho), 34 anos capotou várias vezes, com ele viajava a jovem Emanuely Lopes de Oliveira de 22 anos que teve sua cabeça decepada com a violência do acidente, já o motorista (Marinho) foi socorrido para o hospital de Tangará que depois de mais de uma hora de espera foi encaminhado para o Hospital Regional Deoclécio Marques em Parnamirim, lá os médicos constataram uma hemorragia e lesão nos órgãos internos e de imediato foi feito uma cirurgia para a retirada de um dos rins, segundo os seus familiares, Marinho continua na UTI e os médicos aguardarão as próximas 72 horas para que o paciente saia do coma, já o corpo da vítima fatal (Emanuely) acaba de chegar em Campestre onde seguirá da funerária para a sua residência na rua João Matias, o sepultamento está previsto para as 16 horas.

Fonte: Jackson Felix/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher tatua o ânus com o nome dos namorados


Um misto de coragem, ousadia e ... sei lá! Maria Louise, de 22 anos, surpreendeu os visitantes em uma exposição de tatuagens na Flórida ao ter o ânus tatuado! Ela contou já ter tatuado o nome de dois ex-namorados no ânus e garantiu que tatuar o local é "muito, muito bom". Ela agora quer escrever um livro.

A história da americana ganhou as redes sociais e alguns apostaram que a tatuagem anal viraria tendência.

Como o mundo não acabou, quem sabe em 2013?

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem morre após comer 28 ovos crus em aposta


Dhaou Fatnassi, de 20 anos, apostou com amigos que poderia comer 30 ovos crus. Só que ele acabou morrendo ao engolir 28 deles. Perdeu a aposta e a vida.

O tunisiano do assentamento de El Baten começou a sentir fortes dores abdominais e foi levado a um hospital. Ao chegar, foi declarado morto, de acordo com a agência RiaNovosti.

A causa do óbito não foi esclarecida.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Padre: mulheres com roupas curtas provocam tarados


Piero Corsi, padre em San Terenzo (Itália), provocou a fúria feminina (e feminista) ao sugerir que a forma como as mulheres se vestem provoca os criminosos ao seu redor.

No Natal, o religioso prendeu um pepel com mensagem às fiéis na porta da igreja que comanda:

"As mulheres com a sua roupa curta, que se afastam da vida virtuosa e da família, provocam instintos e devem fazer um exame de consciência: O que procuramos?"

A imprensa italiana chegou a publicar um pedido de desculpas e de renúncia ao cargo ocupado pelo padre. Corsi negou autoria, mas retirou a mensagem.

Este ano, na Itália, 118 mulheres foram assassinadas.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem ganha na Justiça direito de ficar afastada dos pais obcecados


Uma estudante de música e teatro conseguiu na Justiça de Cincinnati (EUA) que os pais fiquem afastados dela até 23 de setembro de 2013, quando o caso será reexaminado.

Aubrey Ireland, de 21 anos, era monitorada noite e dia pelos pais, David e Julie Ireland. Eles chegaram a instalar um software no laptop e no telefone celular da filha para acompanhar cada passo dado por ela. Tudo para garantir que ela não se desviasse do caminho da arte.

David e Julie acusavam a filha de ter comportamento promíscuo, usar drogas e apresentar problemas mentais. A mãe chegou a agredir fisicamente a estudante.

"Era como se eu fosse um cão com uma coleira", desabafou Aubrey, de acordo com reportagem do "Daily Mail".

Esgotada, Aubrey procurou a polícia e fez a denúncia. O conservatório chegou a contratar seguranças para manter os pais da jovem distantes.

Os pais agora têm que se manter afastados de Aubrey em um raio de mais de 150 metros.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo da estudante estuprada na Índia é cremado


A estudante indiana, de 23 anos, que morreu em decorrência de um estupro coletivo em um ônibus em Nova Delhi, capital da Índia, foi cremada hoje (30). A violência cometida contra a estudante gerou uma onda de protestos violentos no país, obrigando as autoridades indianas a anunciar mudanças na política de segurança.

A cerimônia ocorreu no distrito de Dwarka, em Nova Deli, onde a estudante morava e fazia faculdade. Há informações de que a vítima, cujo nome é mantido em sigilo pelas autoridades, cursava medicina ou fisioterapia. Policiais foram acionados para garantir a segurança no local.

O corpo da estudante foi recebido no aeroporto de Nova Delhi pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh. Houve manifestações de pessoas que fizeram vigília à luz de velas à espera da chegada.

A cidade de Nova Delhi, segundo os indianos, é considerada a %u201Ccapital do estupro%u201D. Segundo dados da polícia, mais de 20 mulheres foram estupradas no período de 16 a 28 de dezembro. Uma jovem de 16 anos contou à polícia que foi estuprada depois de aceitar um refrigerante, oferecido por dois rapazes, que continha sedativo.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quadrilha se dá mal em assalto em casa de praia; um morreu


Assalto, troca de tiros, perseguição e morte. Foi o resultado de mais uma ação dos policiais dentro da Operação Verão 2013. Desta vez o cenário foi o litoral de Nísia Floresta. Uma quadrilha fortemente armada assaltou uma casa de praia entre Tabatinga e Camurupim e roubou equipamentos e um veículo L200 de cor branca. O assalto se deu por volta de 1h da madrugada deste domingo (30).

"A intenção deles era, a partir desse roubo, prosseguir com um arrastão por outras casas. Mas recebemos a denúncia da vítima e monitoramos o local, fazendo o cerco", contou o capitão Denílson, do 3º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança da região. Segundo o capitão, eles vieram de Parnamirim, pela praia, para fazer o assalto, possivelmente com apoio de algum veículo que se evadiu depois.

Quando os assaltantes viram o cerco policial, já na BR, na altura de Goianinha, deram meia volta e seguiram pela contramão, sentido Natal. Na altura da região do Porto, em Nísia Floresta, a Polícia conseguiu interceptá-los e houve troca de tiros e perseguição. Na fuga, os assaltantes entraram em uma residência onde um homem dormia. Houve nova troca de tiros e um dos assaltantes morreu. Outros desceram do carro e fugiram a pé pelo mangue.

O assaltante morto não foi identificado até a tarde deste domingo, já que estava sem documento e ninguém veio identificá-lo no Itep. Segundo capitão Denílson, outros integrantes da quadrilha foram baleados, mas conseguiram fugir. "Eles deixaram camisas ensanguentadas pelo caminho", disse o oficial. Além do 3º BPM, participaram da operação o apoio do Batalhão de Choque e da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Soldado da UPP do Alemão é assassinado na Baixada


Um soldado da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, foi morto a tiros na noite deste sábado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Segundo informações do 21º BPM (São João de Meriti), identificaram Róbson Soares Menna Junior, de 23 anos, como policial militar e o executaram. O crime foi em frente à casa onde ele morava com a família, no bairro de Vilar dos Teles. A mãe do rapaz - que se formou recentemente - assistiu a tudo da janela.

Por volta das 22h30m, Róbson manobrava seu Fiat Stilo preto para entrar na garagem. Bandidos se aproximaram e renderam o rapaz. Depois de matar o soldado, os criminosos fugiram com o carro. Uma equipe de policiais militares do Regime Adicional de Serviço (RAS) fazia um patrulhamento na região e iniciou uma perseguição ao Fiat Stilo. Houve troca de tiros. Os bandidos, porém, conseguiram fugir do cerco.

O caso foi registrado na 64ª DP (Vilar dos Teles). A polícia trabalha com a hipótese de que os criminosos que mataram Róbson iriam assaltá-lo.

Fonte: O Globo/Cidade News itaú
Leia Mais ››

Sem obrigação de voltar ao Fluminense, Conca aceita jogar em outros times




Conca passará o Réveillon frustrado. O argentino não quer continuar no Guangzhou Evergrande, da China, e deu prioridade ao Fluminense para voltar ao Brasil. Como não teve sucesso, o meia avisa: procurará outros clubes que atendam o seu desejo.

“Dei a prioridade para o Fluminense, mas eles não são obrigados a me contratar. Faço o meu trabalho, a minha parte. Ninguém é obrigado a me contratar”, relatou o jogador, ídolo nas Laranjeiras por seu desempenho na conquista do Brasileiro de 2010.

“Se eles acharem que não é hora de voltar, tenho que procurar outro lugar. Não há problema nenhum em fazer isso”, completou Conca.

Craque do Brasileiro de 2010, Conca diz que ainda dá tempo para outros interessados tentarem convencer o Guangzhou Evergrande a liberá-lo. “Dei a minha palavra e cumpri. Não deu certo desta vez, mas vamos ver o que acontece mais para a frente. Ainda há mais um mês até eu voltar.”

Em relação ao Fluminense, a tristeza é por não ter conseguido realizar seu desejo de voltar. “Era muito difícil. Eu sabia que seria assim e a situação ficou ainda mais complicada. Tenho que voltar lá para a China agora e cumprir mais um ano de contrato”, lamentou.

Conca, que completará 30 anos em maio, foi formado pelo River Plate, da Argentina, chegou ao Brasil em 2007 para defender o Vasco e deixou o Tricolor carioca no ano passado por R$ 20 milhões, aceitando receber um dos maiores salários do futebol mundial na China.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Uol estampa: "Pior governo do país acaba com dívida de R$ 200 milhões"


A gestão da jornalista Micarla de Sousa à frente da prefeitura de Natal foi avaliada como o "pior governo do país" em matéria veiculada na manhã deste domingo, em um dos portais mais acessados do país: o Uol. A fonte da matéria é da Folha de São Paulo.

Em matéria assinada pela jornalista Luiza Bandeira, Micarla é lembrada ainda pelo afastamento da prefeitura com "dívida superior a R$ 200 milhões, pilhas de lixo pelas ruas, ano letivo suspenso nas escolas e saúde em estado de calamidade".

A matéria lembra que Micarla foi a única prefeita eleita pelo PV em 2008 e conseguiu a marca de maior índice de rejeição já registrado pelo Ibope, de 92%, em pesquisa feita em setembro, enquanto comandava a Prefeitura de Natal. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), por exemplo, teve 47%.

Pouco depois, relembra a jornalista, em outubro, Micarla foi afastada do cargo pela Justiça por suspeita de participação em um esquema de desvio de verbas. "Segundo o Ministério Público, a prefeita usou recursos públicos para comprar joias, fazer supermercado e pagar funcionários de sua casa. Ela nega as acusações", diz o texto.

A matéria se encerra com o perfil da ex-prefeita e sua trajetória na prefeitura. Diz que ela se elegeu com o mote da mudança, após ganhar popularidade como apresentadora de TV -- "ela é dona da TV Ponta Negra, afiliada local do SBT".

Cita que ela foi investigada pela Câmara de Natal por suspeita de irregularidades, enfrentou protestos que ficaram conhecidos como "primavera potiguar" e relata o derradeiro desfecho de sua gestão, com o lixo acumulado, aulas suspensas e, após o "constrangimento" causado pela gestão ao PV, o presidente do partido, José Luiz Penna, disse que a sigla "não perdoa deslizes em relação a verbas públicas".

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Problema em sistema impede apostas da Mega-Sena da Virada por uma hora e meia


A Caixa Econômica Federal confirmou que um problema no sistema atrapalhou as apostas para a Mega-Sena da Virada neste sábado, entre 11h e 12h30m. Em alguns locais, houve instabilidade, mas em outros a pane impediu o registro dos jogos. De acordo com a assessoria da Caixa, houve um problema na conexão via satélite, o que impediu a comunicação entre o sistema das casas lotéricas e o do banco. A Caixa ainda não sabe se o problema foi causado pelo excesso de demanda e nem quais locais foram afetados, mas já se sabe que vários estados foram afetados.

O sábado está sendo de filas nas casas lotéricas no último fim de semana antes do sorteio da Mega-Sena da Virada, que este ano vai pagar o maior prêmio da história das loterias da Caixa. A estimativa é de R$ 230 milhões, mas o valor pode ainda ser maior. A previsão é que sejam arrecadados mais de R$ 600 milhões, o que pode elevar o prêmio.

As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica até as 14h do dia 31, quando ocorre o sorteio, às 20h. O preço da aposta simples é de R$ 2 e, este ano, pela primeira vez, é possível fazer apostas na Mega da Virada com o Bolão Caixa. Nesse caso, o valor mínimo é de R$ 10, e cada cota deve ser de, no mínimo, R$ 4. O apostador também pode decidir comprar sua cota de um bolão organizado pela própria lotérica e, nesse caso, poderá pagar uma tarifa de serviço de até 35% do valor da cota.

Os 10 números mais sorteados na Mega-Sena, desde a sua criação, são: 5 (contemplado 177 vezes); 33 (163 vezes); 54 (162 vezes); 51 (161 vezes); 43 (160 vezes); 53 (160 vezes); 4 (159 vezes); 24 (158 vezes); 29 (158 vezes) e 17 (157 vezes). Ressaltando que o número 10 já foi sorteado em dois sorteios de Mega da Virada – em 2009 e 2010.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bruno Gagliasso será Chimbinha em filme sobre a Banda Calypso.


Bruno Gagliasso dará vida a Chimbinha no filme "Isto é Calypso!". Ele fará par com Deborah Secco, que foi confirmada como Joelma na trama em novembro. O longa-metragem com direção de Caco de Souza ("400 contra 1") terá suas filmagens iniciadas em junho de 2013, com locações em Pernambuco, no Pará (onde a dupla nasceu) e no Rio de Janeiro. O orçamento é de R$ 7,5 milhões e a direção musical será assinada por Chimbinha.

A produção do filme divulgou um teaser com participação de Bruno, Deborah, Joelma e Chimbinha (veja acima). Ambos os atores afirmaram estar empolgados com a oportunidade de viver personagens totalmente diferentes deles. No vídeo, Bruno afirmou: "Quem não conhece Chimbinha? Joelma? Você sabe, já ouviu falar. Estar fazendo parte disso, para mim, é muito importante. Além de ser um grande desafio para um ator, de ser um personagem em construção, é um personagem que existe, é real".

Já Deborah contou que vai ter que aprender a cantar e dançar para interpretar a diva paraense. Ela já teve alguns encontros na casa da cantora, em São Paulo.

A Banda Calypso, que mescla o brega paraense com outros gêneros brasileiros, é um dos maiores fenômenos de venda do país, com 15 milhões de cópias de CD e DVD vendidos.

Fonte: O Globo/Cidade News itaú
Leia Mais ››

Idoso é preso após estuprar criança de seis anos em BH


Policias Militares prenderam um homem de 71 anos que estuprou uma menina de seis anos no bairro Granja de Freitas, região leste da capital mineira.

Na rua São Vicente, os vizinhos da família da criança viram a menina acompanhada pelo idoso e chamaram a polícia. De acordo com a mãe da vítima, o homem já demonstrava um comportamento estranho, sempre abordando e conversando com crianças, mas até então não havia nenhum registro contra ele na PM.

Os policiais militares foram até o local e confirmaram o fato. O homem está preso e a criança foi encaminhada para o hospital Odilon Behrens para exames. 

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma tem aprovação recorde, mas terá um ano duro pela frente


A experiência adquirida com metade do mandato cumprido e um ano novo livre das turbulências político-eleitorais fazem de 2013 um período decisivo para a presidente Dilma Rousseff. Se, por um lado, a mandatária encerra 2012 com índices invejáveis de aprovação pessoal, beirando os 80%, de acordo com a mais recente pesquisa CNI/Ibope, por outro empurra para o terceiro ano de governo desafios gigantescos. O mesmo levantamento que mediu a popularidade da presidente apontou que 74% dos brasileiros condenam as políticas de saúde, 68% querem mais segurança pública e 56% consideram insuficientes as iniciativas na área da educação.

A lista de prioridades envolve outras áreas estruturais, como saneamento e meio ambiente. Sem falar no impulso à economia que Dilma precisa dar caso queira ser lembrada como uma grande dirigente da Nação. Nem os setores bem-avaliados do governo, mencionados por Dilma no discurso de Natal dirigido aos brasileiros, escapam de críticas. O Brasil sem miséria, considerado pela presidente a conquista "mais espetacular" do ano, tem o mérito de fazer transferência de renda, mas carece de atualizações, na avaliação do economista e sociólogo Marcelo Medeiros.

Ele critica os critérios utilizados para definir a extrema pobreza – renda familiar per capita mensal inferior a R$ 70. "Usamos linhas de pobreza africanas em um país que é quase europeu. Devido a esses limites questionáveis, temos oficialmente menos pobres que nos Estados Unidos, algo inconcebível até por bom senso", afirma. Medeiros considera a promessa eleitoral de Dilma de erradicar a pobreza inalcançável nos padrões atuais das transferências de renda. "Para se tornar um programa de erradicação, e não apenas de alívio da pobreza, o Bolsa-Família precisa aumentar os valores repassados. Orçamento para isso tem", diz ele.

Os valores pagos atualmente variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com número de filhos, idade e renda dos domicílios. Um esforço recente do governo para ampliar a complementação financeira, de modo que as famílias superem o patamar de R$ 70 mensais por pessoa, é o Brasil Carinhoso, com investimento anual de R$ 4 bilhões. Medeiros considera a iniciativa importante, mas volta a lembrar os desafios. "Combater a extrema pobreza é relativamente simples de resolver, enfrentar a desigualdade é outra coisa", diz.

Tempo integral Na área da educação, reprovada por um em cada dois brasileiros, a presidente Dilma reconhece ser necessário ofertar às crianças escola em tempo integral. Mas a política é garantida apenas a 8,3% dos estudantes do ensino fundamental, conforme dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC). Um dos principais programas do governo federal com esse objetivo, o Mais educação, padece de problemas graves, ressalta Carlos Eduardo Sanches, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e atual membro titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná. "Andei pelo Brasil inteiro conversando com gestores e todos falam dos valores baixos repassados pelo Mais educação para pagar os bolsistas, que fazem as atividades com as crianças no contraturno. As escolas não estão conseguindo contratar bolsistas", afirma Sanches.

Compromisso firmado pela presidente ainda durante a campanha, a erradicação do analfabetismo está longe. Para ter uma ideia, de 2009 para 2011, a proporção de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever passou de 9,7% para 8,6% – queda de menos de dois pontos percentuais em dois anos. "O ritmo lento mostra que o tema não tem sido prioridade. É extremamente tímida a atuação do governo federal nessa questão", destaca Sanches. O fato de o Plano Nacional de Educação (PNE), que traça metas para o setor na próxima década, não ter sido aprovado ainda no Congresso Nacional, depois de dois anos de tramitação na Câmara dos Deputados, é uma crítica dos militantes da área.

O projeto defende 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Hoje, de acordo com o MEC, são gastos pouco mais de 5%. A promessa de Dilma é chegar aos 7%. O índice, porém, é rebatido por especialistas. "Sem colocar a mão no bolso não conseguiremos avançar. Os 10% são necessários. De que adianta ser a quinta economia do mundo com uma educação de país subdesenvolvido?", questiona Sanches.

Item negligenciado no discurso de Natal da presidente, mas motivo de uma das mais organizadas reivindicações da sociedade neste ano, a preservação do meio ambiente tem sido alvo de constantes críticas. "A aprovação do Código Florestal, contra o qual grupos organizados se manifestaram de uma forma muito intensa no país, nos revelou que o meio ambiente não está na agenda do governo", afirma o especialista em estudos ambientais Gustavo Souto Maior. De acordo com ele, dispositivos da lei, como anistia a desmatadores e flexibilizações sobre construções em encostas e outras áreas de preservação permanente, marcaram 2012 como ano de derrotas. "Do ponto de vista ambiental, não temos o que comemorar", destaca Souto Maior.

Casas Na área de habitação, a presidente Dilma obteve bons resultados graças ao programa Minha casa, minha vida, lançado em 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu pronunciamento de Natal, a presidente citou que o projeto assegurou a realização do sonho da casa própria para 1 milhão de famílias. "E já contratamos mais 1 milhão de novas moradias, que vão beneficiar famílias por todo o Brasil. É o maior programa deste gênero no mundo", comentou a presidente. Para o professor Márcio Buzar, especialista em habitação, o programa representou um grande avanço no setor. "A redução dos juros também foi muito importante, mas há espaço para reduzir ainda mais. O patamar de 5% ainda é alto para as classes mais pobres", comentou o especialista.

Márcio Buzar defende a criação de grandes bairros para setores menos favorecidos da população, para que haja oferta de moradia com infraestrutura. "O governo tem que continuar com o programa Minha casa, minha vida, incentivando a construção de grandes bairros com escola, transporte, postos de saúde e infraestrutura", comenta o especialista. "Também é preciso dar mais atenção ao cumprimento do Estatuto da Cidade", avalia Buzar.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem é atingido por oito disparos e morre em frente de casa


Quase 20 tiros foram disparados contra um integrante da torcida organizada da Máfia na tarde deste sábado (29). Alan Barros da Silva, de 23 anos, foi atingido por oito e morreu na frente de casa, no conjunto Nova Cidade (por trás da Petrobras), Zona Oeste de Natal.

Alan passou o dia nas proximidades de casa, bebendo com amigos. Trabalhava e tinha carteira assinada como auxiliar de eletricista. Por volta de 14h, uma Ford Ka cor prata se aproximou e um dos passageiros iniciou a série de disparos.

O Subtenente Valmir, do 9º Batalhão da Polícia Militar conta que foram achadas diversas cápsulas de pistola 380 no chão. Dez disparos atingiram a parede e o portão da casa de Alan, e outros oito mataram o rapaz na hora.

"Os disparos começaram na rua Francisco Varela, esquina com a rua Cabugi, onde Alan morava com a mãe. Ele tentou correr, ainda bateu no portão tentando entrar, mas não deu tempo". Segundo o subtenente, a suspeita é de acerto de contas com o tráfico ou rixa entre torcidas organizadas de futebol.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Consumo de café está ligado a menor risco de morte por câncer bucal, aponta estudo


O risco de morte por câncer de boca ou garganta foi 26% menor entre aqueles que beberam uma xícara de café por dia
Um grande estudo descobriu que beber café está associado a um risco reduzido de morte por câncer bucal. O relatório foi publicado online este mês no periódico American Journal of Epidemiology.

Os pesquisadores estudaram 968.432 homens e mulheres saudáveis desde 1982. Todos os questionários sobre saúde e hábitos alimentares foram completos, incluindo a quantidade de consumo de chá e café desde o início do estudo. Vinte e seis anos depois, 868 pessoas morreram de câncer de boca ou garganta.

Após o ajuste para o tabagismo, consumo de álcool e outros fatores, os pesquisadores descobriram que o risco de morte por câncer de boca ou garganta foi 26% menor entre aqueles que beberam uma xícara de café por dia, 33% menor entre aqueles que beberam de duas a três xícaras por dia, e 50% menor entre aqueles que beberam de quatro a seis xícaras por dia, em comparação com aqueles que não beberam café com cafeína.

Houve uma associação significativa da redução do risco com o café descafeinado, mas nenhuma associação com o chá.

Os autores reconhecem que não puderam distinguir se os que bebem café apresentam menos probabilidade de desenvolver câncer bucal ou de garganta ou se possuem maior probabilidade de sobreviver à doença.

A autora principal, Janet S. Hildebrand, da Sociedade Nacional de Câncer, disse que o mecanismo não era claro, mas que o café contém compostos que podem ter efeitos anticancerígenos. "Não estamos recomendando que as pessoas comecem a beber café para a prevenção do câncer", disse ela. "Mas esta é uma boa notícia para aqueles que gostam de café."

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem expulsa por engano do Enem recebe nota e mãe se diz aliviada


Wu Shang Yi e sua filha Jacqueline Chen, que foi expulsa por engano do Enem (Foto: Paulo Guilherme/G1)Wu Shang Yi e sua filha Jacqueline Chen, que foi
expulsa por engano do Enem
(Foto: Paulo Guilherme/G1)
A estudante paulista Jacqueline Meei Yi Chen, de 16 anos, recebeu sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 junto com os demais candidatos que realizaram o exame, apesar de ter feito parte das provas 46 dias depois dos demais, em uma edição realizada pelo Ministério da Educação especificamente para ela. Segundo sua mãe, Wu Shang Yi, mais do que saber a nota, "o alívio maior foi de ter acabado com tudo isso". Ela considerou o resultado "razoável": a nota da redação passou de 700, e a mais baixa foi a de linguagens, na qual a garota tirou mais de 500 pontos.
Jacqueline foi expulsa do exame no segundo dia de provas, em 4 de novembro, depois de ser confundida com uma homônima que, segundo o MEC, tirou foto do cartão de respostas do Enem no dia anterior e postou nas redes sociais. Quatro dias depois, o MEC admitiu o equívoco. Após uma série de decisões judiciais, a prova de Jacqueline foi aplicada em seu colégio, o Dante Alighieri, em São Paulo, no dia 20 de dezembro.
Segundo sua mãe, Wu Shang Yi, a adolescente só foi autorizada a fazer a prova a partir das 13h. Por isso, a família, que mora na Liberdade, na Zona Sul, precisou alugar um flat na região da Avenida Paulista para que Jacqueline se preparasse para a festa de formatura do ensino médio, marcada para a noite do mesmo dia 20 na Mooca, Zona Leste da capital.
"Ela chegou lá muito brava. Ela ficou meio decepcionada pela falta de compreensão da parte deles, porque era o dia da formatura dela. A festa de formatura não é uma festinha qualquer, e a prova do Enem não é um compromisso qualquer", afirmou Wu Shang ao G1.
A mãe de Jacqueline, porém, elogiou o trabalho dos fiscais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Os fiscais foram compreensivos, a acalmaram, conversaram com ela, daí foi tudo bem." A estudante fez três provas: linguagens, matemática e redação, que, segundo ela, teve como tema "A responsabilidade sobre o sofrimento do outro".
A assessoria de imprensa do MEC confirmou que a aplicação e a correção das provas ocorreram sem problemas.
Nota alta na redação
Segundo a mãe, a nota da redação da adolescente passou de 700, e a prova na qual ela foi pior foi linguagens, em que tirou mais de 500. "Mas não sei se é suficiente para o curso que ela quer", diz. Jacqueline sonha em estudar arquitetura, e prestou quatro vestibulares, para a Universidade de São Paulo (USP), para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e para a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
É nessa última que a garota mais quer entrar, mas, de acordo com a mãe, Jacqueline não foi bem na prova. Tanto o Enem de Jacqueline quanto o vestibular do Mackenzie foram aplicados no mesmo local e, por isso, o nervosismo tomou conta da jovem. A nota do Enem será usada para calcular sua pontuação final.
A primeira chamada do Mackenzie será divulgada na próxima quinta-feira (3). Enquanto isso, Jacqueline aguarda ainda o resultado da segunda fase da Unesp, único dos três vestibulares das estaduais paulistas no qual foi aprovada na primeira fase.
De acordo com o advogado da família, a recusa da garota em realizar o Enem na segunda edição do exame (dias 4 e 5 de dezembro, junto com detentos e candidatos que por vários motivos não puderam fazer uma das provas regulares em 3 e 4 de novembro) foi porque a data era próxima de outras provas. O processo seletivo do Mackenzie teve a prova objetiva no dia 8, e a prova de habilidades específicas dos candidatos de arquitetura e urbanismo no dia 7.
Por isso, a defesa de Jacqueline conseguiu na Justiça o direito de realizar a prova em outra data, no dia 12. O MEC então protocolou um recurso afirmando que não teria como elaborar outra prova em tempo hábil, e a Justiça então alterou a data para o dia 20, coincidindo com sua formatura.
Porém, Wu Shang afirma que a decisão foi unilateral. "Determinaram uma data e em momento algum tiveram interesse de perguntar se a gente podia ou não. A preocupação não era ficar perturbando o Enem, a gente só queria que ela tivesse condições de fazer uma boa prova", explicou.
O próximo passo da estudante agora é esperar pelo resultado do vestibular do Mackenzie, para ver se usa ou não a nota do Enem para se inscrever em instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››