segunda-feira, agosto 14, 2023

Corpo de um homem é encontrado em avançado estado de decomposição em área de mata no Sitio Riachinho


O corpo de um homem até o momento sem identificação, foi encontrado no início da tarde desta segunda feira 14 de agosto de 2023, em região de mata, no Sítio Riachinho zona rural de Mossoró.


Um popular que passava no local se deparou com o corpo e chamou a Polícia Militar. A viatura da Força Tática foi ao local, isolou a área e acionou a Polícia Civil e o ITEP.


O delegado da DHPP, Caio Fábio acompanhou o trabalho da perícia no local e afirmou que o corpo apresentava lesões em algumas regiões, mas que ainda é cedo par afirmar que houve morte violenta, contra a vítima. Somente com a necropsia é que se terá uma posição em relação ao caso.


Segundo o delegado, duas pessoas estão desaparecidas, nos últimos dias em Mossoró. Um preso de justiça que foi raptado após sair da Penitenciária Mário Negócio, além de um paciente que fugiu do hospital psiquiátrico.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Violência na Região Oeste do RN: Homém é executado a tiros em via pública na cidade de Caraúbas


A violência homicida que está sem freio no interior do Rio Grande do Norte, faz mais uma vítima. Na noite deste domingo 13 de agosto de 2023, dia dos pais, a cidade de Caraúbas, localizada na região Oeste do estado, registrou mais um homicídio a bala.


O crime aconteceu em plena via pública no Bairro Leandro Bezerra, onde um homem identificado como o Eliezer Pereira de Oliveira, 54 anos, foi morto com aproximadamente 5 tiros nas imediações do Comércio de Tico Nogueira. Criminosos se aproximaram da vítima e dispararam contra a mesma.


Eliezer foi alvejado, não resistiu e foi a óbito no local. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, ele já tinha registro de entrada em delegacia sob suspeita de ter cometido um homicídio no mesmo bairro onde foi morto.


Ainda não há informações sobre motivação e autoria do crime. A Polícia Civil vai investigar o caso. O corpo da vítima será recolhido após a perícia e encaminhado ao IML do Itep unidade de Mossoró para ser examinado e depois liberado para familiares


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Suspeito de executar guarda municipal e matar ex-companheira é preso em Natal

Viaturas da Polícia Militar no Parque da Cidade, local em que o guarda municipal foi morto — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Um homem de 23 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (14) no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal. Ele é o principal suspeito de executar do guarda municipal Domício Soares Filgueira, em 29 de setembro de 2022, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital.


O homem foi identificado como Wallace Barbosa dos Santos. Ele também é suspeito pelo feminicídio de Renata Dantas dos Santos, de 19 anos, sua ex-companheira, que foi morta a tiros na madrugada do dia 7 de abril deste ano.


O homem foi terceiro preso pela Polícia Civil por suspeita de participação na morte do agente de segurança pública. Os outros dois suspeitos foram presos no mês de julho deste ano. Um desses também é suspeito de participar, junto com Wallace, da morte da sua ex-companheira.



Morte do Guarda Municipal

No dia 29 de setembro de 2022, Domício Soares Filgueira e uma guarda municipal foram surpreendidos por dois criminosos armados enquanto faziam vigilância em uma das portarias do Parque da Cidade.


Eles foram vítimas de vários tiros, um deles atingiu a cabeça de Domício, que morreu na hora. A guarda também foi baleada, mas socorrida com vida. O terceiro suspeito deu apoio ao ataque.


Feminicídio de Renata

Na madrugada de 7 de abril deste ano, Renata Dantas dos Santos, de 19 anos, estava voltando do trabalho para casa quando foi surpreendida por dois homens em uma moto no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.


Jovem de 19 anos é morta a tiros na Zona Oeste de Natal — Foto: Reprodução


Ela foi vítima de pelo menos dois tiros de arma de fogo e morreu no local. Após o crime, familiares da vítima informaram aos policiais que Renata sofria ameaças do ex-companheiro, que não aceitava o término do relacionamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Potiguar assassinado em Campina Grande pelo ex-companheiro da namorada já havia sido ameaçado de morte

Jackson Leandro Ribeiro da Silva, de 33 anos, foi morto a tiros em Campina Grande pelo ex-companheiro da atual namorada dele — Foto: Arquivo da família

O potiguar Jackson Leandro Ribeiro da Silva, de 33 anos, que foi morto a tiros em Campina Grande pelo ex-companheiro da atual namorada dele já havia sido ameaçado de morte. De acordo com familiares, Jackson chegar a registrar um boletim de ocorrência em Natal contra o homem.


O crime aconteceu na noite de sábado (12). De acordo com a Polícia Civil da Paraíba, por volta das 21h de sábado o suspeito foi até o apartamento da ex-companheira, onde Jackson também estava, atirou contra ele e fugiu em seguida.


A Delegacia de Crimes Contra a Pessoa de Campina Grande investiga a motivação do crime, mas a suspeita é de que tenha sido por ciúmes. A Polícia Civil ressaltou também que está investigando possíveis ajudantes na fuga do suspeito que segue foragido.


O corpo de Jackson Leandro foi trazido para Natal. Ele morava na capital potiguar e foi para Campina Grande passar o fim de semana na companhia da namorada. Ele pretendia voltar para Natal na manhã de domingo para passar o dia dos pais com o pai dele.


De acordo com familiares, Jackson estava nesse relacionamento há pouco mais de um ano. Ele deixa um filho de 9 anos de idade.


Caso está sendo investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Pessoa de Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia encontra carga de quatro mil litros de combustível roubada no interior do RN

Polícia encontra carga de quatro mil litros de combustível roubada no interior do RN — Foto: Divulgação / PCRN

Quatro mil litros de óleo diesel S-10 foram localizados no sábado (12) em uma fazenda no município de Ipanguaçu, na região Oeste potiguar. O material foi roubado de uma distribuidora de combustíveis na terça-feira (08), na cidade de Mossoró.


A investigação da Polícia Civil aponta que parte da carga de combustível roubada seria transportada para outro local de armazenamento e distribuição. A recuperação do material foi feita por policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (Defur) e da 59ª Delegacia de Polícia Civil de Macau.


O proprietário da fazenda, um empresário do município de Itajá, e o responsável por cuidar da propriedade, foram conduzidos à delegacia para prestarem esclarecimentos.


Polícia encontra carga de quatro mil litros de combustível roubada no interior do RN — Foto: Divulgação / PCRN


Segundo a Polícia Civil, alguns dos suspeitos pelo roubo e também pelo crime de receptação já foram identificados na investigação, que seguirá sob condução da DP de Macau.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso no litoral do RN suspeito de estuprar idosa de 70 anos em Natal

Polícia Civil viatura Rio Grande do Norte RN Central de Flagrantes Natal PC — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Um homem foi preso nesta segunda-feira (14) no município de Touros, no litoral Norte potiguar, suspeito de ter estuprado uma idosa de 70 anos de idade em Natal. O crime aconteceu em 2018.


Contra o suspeito, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 5ª Vara Crminal de Natal. O homem estava no povoado Vila Mayne, quando foi encontrado pelos policiais civis da Delegacia de Touros.


De acordo com a Polícia Civil, o crime de estupro de vulnerável aconteceu no bairro Potengi, em 2018. Na época, a vítima tinha 70 anos.


O suspeito foi detido e permanece à disposição de Justiça. Denúncias podem ser feitas de forma anônima através do Disque Denúncia 180.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três pessoas são denunciadas por integrar organização criminosa responsável por envio de cocaína do Brasil para a Europa em navios

Carga de cocaína apreendida em Areia Branca, no RN, durante deflagração da Operação Maritimum, em 2022. — Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio Grande do Norte denunciou três pessoas por tráfico internacional de drogas, dentro das investigações da Operação Maritimum, deflagrada em 2022 contra um grupo que transportava drogas do Brasil para a Europa por navios.


Dois homens e uma mulher são acusados de participarem de organização criminosa criada para enviar cocaína para outros países. Desde o início das investigações, em 2021, pelo menos 14 toneladas da droga foram apreendidas.


O MPF já havia oferecido denúncia à Justiça Federal contra 54 integrantes da organização, em 2022.


Denunciado por tráfico internacional de entorpecentes, um dos homens foi flagrado próximo à cidade de Canguaretama, em setembro de 2022, transportando mais de uma tonelada de cocaína em meio às cargas do caminhão que dirigia.


Na análise do celular do denunciado, com autorização judicial, os investigadores conseguiram provas de que ele tinha conhecimento sobre o conteúdo ilícito da carga transportada, como conversas sobre estratégias para ocultação da droga e sobre preocupação com atividades fiscalizatórias nas rodovias.


O outro denunciado, por sua vez, foi apontado, no início das investigações, como um dos motoristas responsáveis pelo transporte e entrega da droga em portos do país. Com isso, a Justiça determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra ele. Em julho de 2022, a Polícia Federal cumpriu os mandados e encontrou, dentro de um contêiner sobre a carreta do acusado, cerca de 42kg de cocaína.


A terceira denunciada é esposa e sogra de outros dois homens que já tinham sido denunciados pelo MPF anteriormente. As investigações demonstraram que, além de ter conhecimento das atividades ilícitas do grupo, ela passou a desempenhar tarefas a mando do líder da organização criminosa, também denunciado em 2022.


Em conversas encontradas no celular da mulher, foi constatado que ela atuava no aliciamento de pessoas nos portos para facilitação da entrada da droga nos navios.



Decisão

Em abril de 2022, o MPF denunciou três homens pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes e associação para o tráfico. Na sentença de primeiro grau, a Justiça Federal atendeu parcialmente os pedidos da denúncia e condenou os réus pelo crime de tráfico internacional, mas os absolveu do crime de associação para o tráfico.


O MPF entrou com um recurso, que foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região em junho deste ano. No acórdão, por unanimidade, a quarta turma do Tribunal acatou a apelação do MPF e recalculou as penas aplicadas aos réus incluindo o crime de associação para o tráfico.


Os três foram presos em flagrante, em 9 de fevereiro de 2022, transportando cerca de 380 kg de cocaína às margens do rio Potengi, em Natal. A intenção do grupo era embarcar a carga ilícita em um navio atracado no porto de Natal, que teria destino à Europa.


A abordagem foi feita pela Polícia Militar, que encontrou 14 bolsas com a droga em três carros e uma pequena embarcação que seguiria até o navio para o içamento dos entorpecentes. Além dos três denunciados, outros criminosos participavam da ação, mas conseguiram fugir no momento da abordagem policial.



Operação Maritimum

As investigações tiveram início a partir da apreensão de 553 kg de cocaína inseridos em contêiner com carga de limão no porto de Natal, em julho de 2021. O destino da droga era o porto de Roterdã, na Holanda. Durante a apuração, a PF identificou a atuação do grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas por meio de transporte marítimo.


Além da intensa atuação em Natal, o grupo também atuava nos portos de Santos (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Barcarena (PA). O destino das cargas de cocaína eram terminais portuários europeus, asiáticos e africanos.


Segundo o MPF, a organização criminosa é formada em sua maioria por paulistas. O grupo articulava o transporte de drogas vindas da fronteira do Brasil para galpões próximos aos portos, criando e utilizando uma estrutura paralela de empresas transportadoras e exportadoras de cargas lícitas com o propósito de ocultar e dissimular o esquema.


Além de entrar nos portos já com os contêineres com a droga, o grupo também agia levando os entorpecentes em pequenas embarcações até os navios, onde seriam içados e colocados nos contêineres.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem oferece ajuda em banco, troca cartão de idosa e transfere mais de R$ 8 mil de conta da vítima em Mossoró

Delegacia de Plantão de Mossoró — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Uma idosa de 66 anos teve R$ 8.300 transferidos de sua conta bancária para a conta de outra pessoa após cair em um golpe na cidade de Mossoró, no Oeste potiguar. O caso foi registrado neste domingo (13) na delegacia de plantão do município.


Segundo a polícia, a vítima informou que foi no sábado (12) a uma agência bancária para tentar tirar o extrato da sua conta, mas não conseguiu.


Um homem jovem que estava no caixa ao lado percebeu a dificuldade dela e se ofereceu para ajudar a mulher.


No entanto, após auxiliar a vítima na impressão do extrato, ele entregou um outro cartão para a mulher e ficou com o dela. A vítima só percebeu que seu cartão tinha sido trocado neste domingo (13), por volta das 11h, ao se dirigir para um caixa para realizar um saque.


Ao consultar a conta, a mulher descobriu que o valor total que ela tinha na conta havia sido transferido para outra conta bancária. Os dados da conta que recebeu o valor transferidos foram entregues à polícia, para investigação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso após ameaçar médico de morte em UPA de Natal

Segundo Guarda Municipal, homem ameaçou médico durante atendimento em UPA de Natal — Foto: Divulgação

Um homem foi detido e levado a uma delegacia, em Natal, após ameaçar um médico de morte na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Potengi, na Zona Norte da cidade.


Segundo a Guarda Municipal do município, o caso aconteceu no fim da tarde do sábado (12). De acordo com os agentes, o homem causou tumulto na unidade de saúde ao entrar no consultório médico alterado e desacatar a equipe de saúde.


Ao ser acionada ao local, a equipe de guardas municipais encontrou o indivíduo de 35 anos do lado de fora da UPA. Testemunhas relataram aos agentes que o homem havia dito que estava ali esperando o médico sair, continuando com as ameaças.



Após uma busca pessoal, nada ilícito foi encontrado com o acusado.


"O médico foi ouvido e confirmou as agressões, ameaças de morte e desacato. Diante dos fatos, o agressor recebeu foi voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foi lavrado um TCO com base nos crimes de ameaça e desacato em seu desfavor e posteriormente liberado para responder em liberdade", informou a Guarda Municipal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre em acidente causado por um desnível na BR-405 no interior do RN

Homem morre em acidente causado por um desnível na BR-405 no interior do RN — Foto: Reprodução

Um homem de 50 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (14) após sofrer um acidente na BR-405, na altura do município de Itaú, na região Oeste do estado. A vítima foi identificada como Francisco Idelfonso Holanda, ele era agricultor.


De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a causa do acidente foi um desnível na estrada, provocado por uma obra que está em andamento no trecho. Ele teria perdido o controle da moto em que conduzia, sofreu uma queda e morreu no local.


O acidente aconteceu por volta das 2h40, no momento em que o homem retornava para casa, no município de Severiano Melo. Segundo familiares de Francisco, não havia sinalização no trecho.



A reportagem da Inter TV Cabugi entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas obras em rodovias federais. O órgão informou que "técnicos da autarquia já solicitaram que a empresa executora das obras implante melhorias na sinalização, visando a segurança dos usuários da rodovia."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo detalha 8 projetos do RN incluídos no Novo PAC; confira

Obras viárias no RN estão incluídas no Novo PAC — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

O governo do Rio Grande do Norte divulgou e detalhou nesta segunda-feira (14) oito dos principais projetos do estado incluídos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo governo federal na última sexta-feira (11).


Ao todo, são esperados mais de R$ 45 bilhões, em obras e serviços, no estado, até 2026. Entre as obras prioritárias o governo destacou os projetos de duplicação da BR-304 e a construção de um porto indústria verde, voltado para a exportação de energias renováveis.


Outro projeto destacado pelo governo do estado é o novo hospital de traumas para atendimento da região metropolitana de Natal, que deverá ser construído em Parnamirim, na Grande Natal, orçado em cerca de R$ 190 milhões.


Três das obras destacadas pelo governo são relacionadas à segurança hídrica - como é o caso da conclusão da transposição do Rio São Francisco. Somente para projetos relacionados à segurança hídrica, o estado espera mais de R$ 6,5 bilhões.


Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), o compromisso do governo é entregar os projetos à população até 2026.


"Esse é meu compromisso, não é? O presidente Lula tem mandato até 31 de dezembro de 2026 e eu tenho um mandato até 2026. Portanto, já que nossa equipe trabalhou de maneira incansável, coordenada pela secretária Virgínia Ferreira, já que tivemos a capacidade de apresentar e ter todos os projetos incluídos, agora é acelerar. Agora é literalmente 'mãos à obra' para que a gente, até 2026 possa concretizar todos esses importantes investimentos", disse a governadora.



Anunciada pela governadora como coordenadora dos projetos do PAC 3 para o Rio Grande do Norte, a secretária de Planejamento e de Gestão e Projetos Especiais, Virgínia Ferreira, comemorou a inclusão dos projetos do estado no programa.


"É uma nova virada para a economia do Rio Grande do Norte, vai mudar a configuração do estado, e pensado esse avanço a partir da energia limpa, da sustentabilidade. Acho de fundamental importância essa configuração de levar em consideração a questão ambiental", disse a secretária.


Governo apresentou projetos incluídos no PAC nesta segunda (14) — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


A governadora considerou que os projetos incluídos pelo estado são estratégicos para o desenvolvimento econômico aliado ao combate às desigualdades.



"A duplicação da BR-304 significa segurança, conforto para população e ao mesmo tempo isso vai proporcionar importante fomento ao desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Nós não estamos falando de uma via qualquer. A BR-304 é uma das mais importantes rodovias do Rio Grande do Norte", disse.


Fátima ainda destacou a construção do porto indústria verde, projetado em parceria com a UFRN, considerado por ela um projeto inovador e inédito no país. Além disso, afirmou que, com investimentos na infovia potiguar, todas as escolas do estado terão wi-fi de alta qualidade.


Veja os oito principais projetos do RN no PAC 3


Transposição do Rio São Francisco - Ramal do Apodi

O Ramal do Apodi faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do nordeste setentrional (PISF), que tem como objetivo aumentar a garantia e a oferta hídrica na região beneficiada, por meio da transferência de água para os reservatórios e sistemas estratégicos locais.

Localização: início no reservatório Caiçara (PB) e entrega no açude Angicos, na bacia do rio Apodi (RN)

Situação: cerca de 11,79% de execução.

Estados beneficiados: Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Barragem de Oiticica


A obra tem potencial de desenvolver a sustentabilidade hídrica das regiões e abastecer até 2 milhões de habitantes com irrigação de até 10 mil hectares, além do controle das cheias na região.

Localização: Jucurutu/RN.

Situação da obra: cerca de 93,68% da obra executada.

Municípios beneficiados: Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas, entre outros, no Rio Grande do Norte.

Projeto Seridó

O objetivo da obra é garantir a segurança hídrica para a população da região do Seridó, com a implantação de sistemas adutores. A obra garantirá que a população da região do Seridó tenha água para os próximos 50 anos.

Localização: Seridó/RN.

Situação: cerca de 3% de execução.

Municípios beneficiados: 24 municípios do Rio Grande do Norte.

Porto-Indústria Verde

O projeto estará estrategicamente localizado para atuar como elo chave para as energias renováveis (eólica onshore e offshore, hidrogênio verde, e-metanol, amônia verde) e para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), do Brasil e de outros países.

Localização: Entre os municípios Caiçara do Norte/RN, São Bento do Norte/RN e Galinhos/RN.

Valor estimado do Investimento: R$ 5 bilhões

Situação: iniciados estudos e projetos.

Novo Hospital de Urgências, Emergências em Trauma e Neurocirurgia


O projeto objetiva atender demandas de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial, da linha de traumato-ortopedia e neurocirurgia, com cerca de 350 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral adulto, pediátrica, clínicos e cirúrgicos (adulto e pediátrico).

Localização: Entre os municípios de Natal e Parnamirim.

Valor estimado do Investimento: R$ 190 milhões

Situação: elaboração do projeto.

Duplicação e adequação de capacidade da BR-304

A BR-304 abre passagem para os maiores polos industriais do Estado do RN para o Ceará (CE), sendo o principal eixo viário do RN, responsável pela conexão com as principais rodovias estaduais e as demais federais, permitindo acesso a todas as regiões do Estado.

Localização: Inicia na cidade de Macaíba/RN e segue até a divisa com o Estado do Ceará.

Valor estimado do Investimento: R$ 3 bilhões

Situação: estudos e projetos.

Minha Casa, Minha Vida

Serão destinados R$ 2,1 bilhões ao Rio Grande do Norte para retomada de obras paralisadas e contratação de novas unidades habitacionais. O projeto vai contemplar áreas rurais, além de proporcionar a modernização da mobilidade urbana de forma sustentável, em urbanização de favelas, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e contenção de encostas e combate a enchentes.

Localização: Dezenas de município potiguares

Valor estimado do Investimento: R$ 2,1 bilhões


Infovia Potiguar

Entre os projetos de Inclusão Digital e Conectividade, está o RN Conectado - Infovia Potiguar. O projeto está em andamento e após a sua finalização o estado do Rio Grande do Norte estará conectado com uma completa rede de fibra óptica que atenderá mais de 3 milhões de pessoas.

Localização: Municípios potiguares

Valor estimado do Investimento: R$ 220 milhões

Situação: Segunda fase em andamento


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo envia para Assembleia projeto de lei para criar bolsa de permanência para alunos de escolas públicas do RN

Sala de aula escola pública do RN Escola Estadual Duque de Caxias Rio Grande do Norte do Norte — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

O governo do Rio Grande do Norte enviou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um projeto de lei que visa criar o programa de bolsas para incentivar a permanência de alunos no ensino médio da rede pública estadual.


A Bolsa Permanência Potiguar (BPP) deverá fornecer suporte financeiro a estudantes em vulnerabilidade social, segundo o governo. O valor, no entanto, ainda não foi definido, segundo a Secretaria Estadual de Educação.


Segundo o governo do RN, o BPP busca enfrentar "disparidades educacionais" e garantir que os estudantes em condições socioeconômicas vulneráveis possam continuar seus estudos.


"Através de assistência financeira direcionada, o programa almeja criar um ambiente propício para que os estudantes permaneçam em sala de aula", informou o governo.



Ainda de acordo com o governo, a concessão das bolsas é respaldada pelo artigo 208, inciso VII, da Constituição Federal, que reforça a responsabilidade do Estado em garantir o acesso à educação em todas as etapas da educação básica, incluindo iniciativas suplementares como material didático, transporte, alimentação e cuidados com a saúde dos estudantes.


Segundo o projeto, o critério de seleção dos beneficiários será baseado nos registros do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).


Os estudantes beneficiados pelo BPP deverão cumprir requisitos como a manutenção da matrícula regular, frequência escolar mínima de 70% nas atividades presenciais e a manutenção da situação socioeconômica que justificou a elegibilidade ao programa.


A frequência escolar será avaliada bimestralmente.


As despesas do programa serão cobertas pelas dotações orçamentárias destinadas à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).


Segundo o projeto, o Poder Executivo poderá realizar modificações orçamentárias necessárias para a implementação do programa. O texto passará pela análise das comissões e plenário da Assembleia Legislativa.


Fonte: g1 

Leia Mais ››

Paciente em surto psiquiátrico passa fim de semana amarrada a poltrona de UPA à espera de transferência em Natal: 'Situação degradante'

Paciente é mantida amarrada em poltrona da UPA Potengi, em Natal — Foto: Cedida

Uma paciente de 42 anos em surto psicótico passou o fim de semana amarrada a uma poltrona da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Potengi, Zona Norte de Natal, à espera de uma transferência para um hospital especializado.


Segundo o filho da paciente, a mulher chegou à unidade de saúde na madrugada de sexta-feira (11) e seguia no local até a manhã desta segunda-feira (14), amarrada à poltrona.


Após chegar à unidade, a mulher foi colocada na sala de medicação, perto dos demais pacientes da unidade. De acordo com o próprio filho, a paciente apresenta agressividade.


"O quadro dela é de agressividade, então a única solução da equipe deu foi a contenção, que é amarrar. Ela se encontra num leito improvisado, que não é o local adequado para essa situação, junto com outros pacientes. Ela precisa urgentemente ser transferida para um hospital psiquiátrico, para começar esse tratamento. Ela está tomando muita medicação para ser controlada, mas não está fazendo efeito. Minha mãe se encontra numa situação totalmente degradante", afirmou o filho da paciente, Iverton Nascimento, em entrevista à Inter TV Cabugi.


Paciente em surto psiquiátrico é mantida há três dias amarrada a poltrona na UPA Potengi, em Natal — Foto: Cedida


Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as UPAs são responsáveis por receber os pacientes, estabilizá-los e inseri-los no sistema de regulação. O municípios informou que providenciará o deslocamento da paciente logo que for informado sobre a unidade que irá receber a paciente.


Já a Secretaria Estadual de Saúde Pública informou que a Central de Regulação recebeu o pedido de leito para a paciente e encaminhou para o Hospital Geral João Machado, que deve dar retorno a respeito da requisição "dentro das próximas horas", nesta segunda (14).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Compras parceladas sem juros podem acabar? Entenda declaração do presidente do Banco Central

Máquina de cartão — Foto: Divulgação

Em audiência no Senado na última quinta-feira (10), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu declarações sobre um assunto que pode ter grande impacto para o consumidor brasileiro: o parcelamento sem juros no cartão de crédito, mecanismo oferecido, mais comumente, por grandes varejistas nacionais.


Campos Neto citou um incômodo do BC com o sistema atual de financiamento por cartão de crédito, que permite aos correntistas parcelar compras em até 13 parcelas sem juros.


Segundo ele, o BC estuda em criar algum tipo de "tarifa" para desincentivar a compra desenfreada no crédito em uma quantidade muito grande de parcelas – o que, com frequência, leva o comprador a perder o controle da própria fatura.


O que Campos Neto disse?

"Não é proibir o parcelamento sem juros. É simplesmente tentar que fique um pouco mais disciplinado. Não vai afetar o consumo. Lembrando que cartão de crédito é 40% do consumo no Brasil", explicou Campos Neto.

De acordo com a Agência Brasil, ele afirmou: "A gente tem um parcelado sem juros, que ajuda muito o comércio, que ajuda muito a atividade, mas que tem aumentado muito o número de parcelas, de três para cinco, para sete, para nove, para 11. Hoje, o prazo médio são 13 parcelas".



"Então, é como se fizessem um financiamento de longo prazo sem juros. A pessoa que toma a decisão de dar os juros não é a mesma que paga pelo risco. Isso gera uma assimetria."


As medidas já estão em vigor?

Não. As declarações são recentes e foram dadas no Senado, onde Campos Neto esteve para apresentação do Relatório de Inflação e do Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central. A ideia defendida pelo presidente da instituição, entretanto, ainda não foi formalizada.


Campos Neto disse que uma proposta do Banco Central para o cartão de crédito rotativo deve ser apresentada nas próximas semanas. Segundo ele, há um projeto de lei ligado ao Desenrola, que está refinanciando dívidas de inadimplentes, que tem um prazo de até 90 dias para ser apresentado.


Como funciona uma compra parcelada?

Em uma loja que divide em 12 vezes sem juros, um item de R$ 600 pode ser adquirido em parcelas mínimas de R$ 50.


A prática afeta também o limite do cartão. Se for de R$ 4 mil, por exemplo, seria reduzido para R$ 3,4 mil após uma compra de R$ 600.


O valor total será restabelecido gradativamente, conforme o consumidor for pagando as faturas do cartão.



Qual a diferença entre crédito rotativo e compra parcelada?

Quando o cliente não paga a fatura do cartão na totalidade, o restante entra na modalidade conhecida como crédito rotativo do cartão de crédito.


Se a fatura total é de R$ 5 mil, por exemplo, mas o consumidor paga R$ 4 mil, os juros vão incidir sobre R$ 1 mil.


Em junho, os juros sobre o rotativo chegaram a 440%. Segundo o Banco Central, esse patamar equivale a uma taxa de juros de 15% ao mês.


O que dizem associações do setor?

Veja, abaixo, o que disseram sobre o assunto a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e a Associação Brasileira de Internet (Abranet). Procurada pelo g1, a Associação Brasileira de Varejo (ABV) não havia retornado até a última atualização desta reportagem.


Febraban:


"A Febraban afirma que não há qualquer pretensão de se acabar com as compras parceladas no cartão de crédito. A entidade participa de grupos multidisciplinares que analisam as causas dos juros praticados e alternativas para um redesenho do rotativo, de um lado, e, de outro, o aprimoramento do mecanismo de parcelamento de compras. Portanto, nenhum dos modelos em discussão pressupõe uma ruptura do produto e de como ele se financia.


Defendemos que o cartão de crédito deve ser mantido como relevante instrumento para o consumo, preservando a saúde financeira das famílias. Isso porque estudos indicam a necessidade de medidas de reequilíbrio do custo e do risco de crédito. Para tanto, é necessário debater a grande distorção que só no Brasil existe, em que 75% das carteiras dos emissores e 50% das compras são feitas com parcelado sem juros.


Os estudos da Febraban mostram, ainda, que o prazo de financiamento impacta diretamente no custo de capital e no risco de crédito, e a inadimplência das compras parceladas em longo prazo é bem maior do que na modalidade à vista, cerca de 2 vezes na média da carteira e 3 vezes para o público de baixa renda.



A Febraban continuará perseguindo uma solução construtiva que passe por uma transição gradual, para que se alcance a convergência que, ao mesmo tempo, beneficie os consumidores e garanta a viabilidade do produto para os elos que atuam na indústria do cartão de crédito, como bandeiras, bancos emissores, adquirentes (maquininhas), lojistas e consumidores".


Proteste, via Henrique Lian, diretor de relações institucionais e mídia:


"A extinção da modalidade do rotativo do cartão de crédito, cujos juros podem chegar a 440% ao ano, é esperada (ao menos desde a limitação ao prazo máximo de um mês, ocorrida em 2017) e muito bem-vinda, especialmente se o BACEN entende que ela contribui para a melhoria das condições gerais de juros no país. Já a possível extinção dos parcelamentos sem juros, ou à criação de algum tipo de tarifa para desincentivá-lo, parece vir como um indesejado "tradeoff". Trata-se de uma medida que não corresponde ao conceito de eficiência de mercado, pois piora significativamente a situação de dois agentes importantes: os próprios consumidores, que deixam de dispor dessa modalidade que, na prática, substituiu o clássico "crediário", e prejudica também o varejo, que conta com essa modalidade, lembrando que as compras no cartão de crédito representam 40% do consumo no Brasil".



Abranet


"Como Abranet, cujas empresas associadas, juntas, têm mais de 70 milhões de clientes de serviços financeiros (como conta digital, cartões de crédito, débito e etc.), empresas de maquininha de cartão e que são, em sua maioria, novos entrantes e desafiantes no mercado financeiro, nos causa consternação, estranheza e preocupação, que uma decisão tão importante e impactante para todo o mercado, esteja sendo discutida com apenas uma das partes envolvidas. Prejudicar o modelo de compras parceladas em cartão de crédito no Brasil, que é responsável por 50% do volume de tudo que é transacionando em cartões de crédito, reduzirá drasticamente o consumo e impactará todo o varejo, os lojistas de todos os portes, principalmente os pequenos, as empresas de maquininha de cartão e todo o ecossistema que funciona ao redor desse mercado. É inaceitável que uma solução sobre um assunto desta magnitude e importância esteja sendo discutida de maneira unilateral, pelos grandes bancos que historicamente têm os maiores lucros do país e o maior retorno sobre o capital dos bancos do mundo.


Quando os juros de cartão de crédito, que estão na casa de 440% ao ano, são questionados, os bancos argumentam sobre o parcelado sem juros. Na visão das nossas associadas, estes assuntos não têm relação, e apontam que a inadimplência de quem compra parcelado é menor do que quem compra à vista. Tanto é, que elas oferecem parcelado sem juros, com opção de parcelar em 18 vezes, não apenas 12 vezes como é praxe do mercado.



E se algum banco concluiu que não vale a pena oferecer mais de quatro parcelas sem juros (como cita a matéria), que este banco comunique seus clientes e deixe o livre mercado atuar. Seguramente haverá outros bancos prontos para oferecer cartão com compras parceladas em 12, 18 vezes e receberão estes clientes de braços abertos.


A solução para os altos juros está dentro dos próprios bancos, que nos últimos anos parece que foram mais agressivos do que deveriam na concessão de crédito e que tem políticas como isenção de anuidade combinada com benefícios (milhas, salas vip); e todo este custo precisa ser coberto através dos juros cobrados do rotativo. É o cenário já conhecido da baixa renda subsidiando o benefício da alta renda.


E é ainda mais curioso que, nessa discussão sobre os altos juros, não se faça um único movimento no sentido de gerar ambiente que aumente a competição. Sem prejuízo de alterar a regra do rotativo agora, para reduzir os juros no curto prazo, o que realmente fará estes juros caírem será o aumento da competição. Iniciativas como portabilidade de dívida de cartão, assim como existe nos EUA, onde o cliente consegue facilmente transferir sua dívida de um banco para outra instituição financeira que ofereça melhores condições serão muito eficientes.



Finalmente, alertamos aos outros setores da economia que dependem do parcelado, para que reivindiquem seu espaço na discussão de um tema tão relevante. Não podemos aceitar o fim das compras parceladas sem juros, que são uma conquista da sociedade brasileira e sucesso há 30 anos, por uma decisão unilateral para atender interesses do setor econômico que menos precisa".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em áudio, mãe de Larissa Manoela reclama das cobranças sobre dinheiro e bens: 'Quer me chamar de mercenária, pode chamar'


Larissa Manoela tem 22 anos, 18 anos de carreira e abriu mão de todo o patrimônio que acumulou por causa de uma briga com o pai e a mãe.


A atriz começou a ganhar dinheiro muito cedo, trabalhando como modelo. Ela diz que, mesmo depois da maioridade, não sabia quanto ganhava, quantos bens tinha, e começou a questionar os pais. No último ano, ela passou a ser mais incisiva nessa busca por informações.


“Eu só queria entender o negócio. Como estava a questão financeira, que nunca me era apresentada? Que eu não sabia o que eu recebia, o que tava sendo pago”, conta.


Em uma conversa gravada por Larissa no fim do ano passado, a mãe reclama dessas cobranças.


“Quer me chamar de mercenária, pode chamar. Mas o que eu não vou abrir mão de um centavo é cuidar do seu dinheiro. O resto, você pode fazer aquilo que você quer”, diz a mãe no áudio.

A atriz diz que recebia uma mesada.


“Qualquer tipo de pagamento, fosse uma passagem aérea, a compra de algo mais supérfluo, eu tinha que pedir autorização”, revela.


Larissa apresentou ao Fantástico uma troca de mensagens com a mãe, em outubro de 2022, pouco depois do fim da novela "Além da Ilusão", em que tinha sido protagonista. A atriz pede na mensagem R$ 10 para pagar um milho na praia. Silvana responde dizendo que não há saldo na conta da filha e manda o dinheiro para o pix do vendedor.



Um mês depois, Larissa pede dinheiro ao pai em um áudio. "Pai, você consegue fazer uma transferência pra minha conta pra eu pagar um milho, um sorvete, um mate aqui na praia, por favor?"


Larissa Manoela buscou um escritório de advocacia e pediu ao contador os contratos sociais das três empresas das quais era sócia. Ela descobriu que:


tinha 2% da cota em uma das empresas;

na outra era única sócia, mas os pais eram 100% administradores dessa empresa;

a terceira era uma holding dividida em três partes iguais para reunir todo o patrimônio que estava na primeira empresa – o que nunca aconteceu, segundo Larissa.

Em março deste ano, Larissa e os pais se reuniram na presença de advogados para tentar uma redistribuição na sociedade das empresas. Sem acordo, sem respostas, o rompimento foi inevitável.


Larissa tirou os pais da administração da sua empresa individual. Ela também começou a renegociar os contratos atrelados àquela empresa em que só tinha 2%, para concentrar todos os rendimentos em uma única firma - é com essa firma que Larissa vai gerir a carreira.


“A minha decisão de abrir mão de todo o meu negócio é porque eu tenho a plena certeza de que o meu caminho, ele vai me trazer grandes conquistas. Eu tenho só 22 anos. Eu tenho a plena consciência de que essa minha escolha é pra dar o conforto necessário para os meus pais", pondera.


O que dizem os pais?

Em nota, a defesa de Gilberto e Silvana Elias dos Santos, pais da atriz, afirma que Larissa Manoela falta com a verdade quando diz que não sabia qual era o percentual dela na empresa Dalari, já que assinou uma alteração contratual em janeiro de 2020 na qual constava clara e expressamente o percentual de 2%. Segundo o advogado, também não é verdade que Larissa não tinha acesso a dinheiro no dia a dia, porque ela sempre teve e utilizou seus cartões de crédito com os quais sempre pôde comprar tudo que desejou.


De acordo ainda com a nota, a atriz distorce a realidade quando diz que tem dificuldade para negociar a saída das sociedades com os pais, uma vez que as notificações formais só foram recebidas por eles no início de agosto. E que os pais estão dentro do prazo para as providências legais.


O advogado afirma que é Larissa quem se recusa a conversar com a mãe e sequer responde as mensagens do pai. Por fim, a defesa diz que os pais acreditam ser extremamente triste e lamentável a opção de Larissa pela ingratidão, pela indiferença e pelo desrespeito. E que a atriz é amada incondicionalmente.


Fonte: Fantástico

Leia Mais ››