sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Santa Maria: promoter da boate Kiss estava cansado e não vendeu ingressos para festa; ‘Alívio’, diz ele


Altair Peitel, de 21 anos, era promoter na boate Kiss

Estudante do terceiro período de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Altair Peitel, de 21 anos, já trabalhou como garçom na casa noturna e, atualmente, era promoter. No sábado, dia do incêndio que deixou 236 mortos, ele iria ao local pegar 80 ingressos da festa "Agromerados” para vender. Como estava cansado, desistiu.
- Não me envolvi nessa festa, não convidei ninguém. É um alívio. Se tivesse me envolvido e as pessoas tivessem ido à festa, estaria me sentindo culpado - contou.

Altair mora na Casa do Estudante da Universidade Federal de Santa Maria, onde há 1.400 alunos

Altair era amigo do também estudante de Agronomia Fábio José Cervinski, morto no incêndio. Ambos moravam na Casa do Estudante da universidade - um aglomerado de quatro blocos de prédios que abrigam 1.400 alunos.
- Sempre que passo pela porta do quarto dele, fico triste por dentro. O Fábio nem costumava ir a essas festas. Era esportista, acordava cedo para correr. Só foi naquela festa porque era da turma dele - contou Altair.
Ele lembrou ainda que, na véspera da festa, conversou com três meninas que procuravam ingressos para comprar. Jéssica Konzen e Débora Former morreram. Já Márcia Brum está internada no Hospital de Caridade.

'Se tivesse me envolvido e as pessoas tivessem ido à festa, estaria me sentindo culpado', diz o jovem

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-companheiro de cela de Belo negocia entrevista bombástica com emissora


Um ex-companheiro de cela de Belo, na época em que o cantor esteve no presídio Ary Franco, negocia uma entrevista bombástica com uma emissora de TV. O ex-dentento, preso por lavagem de dinheiro, mas já em liberdade, alega que tem muita história para contar. Ele diz que pretende dar os nomes das mulheres, hoje conhecidas do público, que faziam visitas íntimas ao cantor. Segundo o ex-presidiário também, Belo lhe deve até hoje o pagamento por ele ter reformado sua cela.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Confusão em Benfica termina com um torcedor do Vasco baleado e outros dois espancados


Um torcedor do Vasco foi ferido a tiro e outros dois foram espancados, na noite desta quinta-feira, em Benfica, na Zona Norte do Rio. Segundo informações da 17ª DP (São Cristóvão), os três envolvidos no episódio são da Torcida Jovem do time carioca. O ferido a tiro foi identificado como Antônio Cláudio Velasco, de 29 anos. Ele havia acabado de sair do Engenhão, onde o Vasco jogara com o Flamengo, e estava num trailer na Favela Berreira do Vasco, com amigos, quando ocupantes de três carros passaram atirando. Antônio foi ferido no braço. Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar e transferido em seguida para o Hospital Miguel Couto. Antônio passa por uma cirurgia para a colocação de pinos no braço.
Ainda de acordo com a polícia, os amigos que acompanhavam o torcedor passaram pela Rua Ana Nery quando viram dois homens que reconheceram como integrantes do grupo que baleou Antônio. Rodrigo Miguel de La Torre e outro rapaz foram espancados pelos amigos do torcedor baleado. Os dois foram levados para o Hospital Souza Aguiar. Segundo os policiais da 17ª DP, Rodrigo já tem passagem pela polícia.
Todos os envolvidos no episódio serão chamados para prestar depoimento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Noivo obeso perde mais de 57 kg e pretende emagrecer ainda mais para o dia do casamento



As noivas não são as únicas que sonham em entrar na igreja lindas e magras no dia do casamento. Os noivos, é claro, também querem aparecer bem na foto. Pensando em fazer bonito na festa, o britânico Jon Borowik, de 23 anos, fechou a boca e conseguiu eliminar pouco mais de 57 quilos.
Jon, um gerente de bar na cidade de Sidmouth, em Devon, na Inglaterra, tomou a decisão de mudar os hábitos quando a balança marcou 149,2 quilos. Ele conseguiu perder mais do que pesa a noiva, Jessica. Após 12 meses de dieta, o britânico já se sente pronto para entrar no traje de casamento, no dia 27 de abril. Mas ainda pretende eliminar uns quilinhos até lá.
- Eu não quero olhar para as fotos do meu casamento e pensar que gostaria de ter feito algo mais cedo. Eu costumava comer apenas umas duas porções de frutas e vegetais por semana. Agora, eu como umas dez por dia. É uma grande mudança - disse ele.

Jon antes (esquerda) e depois da dieta (direita)

Ele trocou as refeições com alimentos gordurosos e congelados por porções de frutas e vegetais. Para isso, Jon contou com a ajudinha de um grupo de reeducação alimentar. Antes da dieta, ele diz que tinha preguiça até de caminhar de um local a outro.
- Agora, eu posso caminhar pela rua com a cabeça erguida. Entrei no programa de emagrecimento com o objetivo de perder seis quilos em quatro meses, mas perdi em duas semanas. Isso me deu uma motivação real - comemora ele.

Os noivos se casarão em abril

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Russo que sobreviveu a acidente com bola gigante inflável relembra os momentos de pânico


Denis (esquerda) e o amigo, Vladimir

O rapaz que sobreviveu ao acidente com uma esfera inflável gigante na região do Cáucaso, na Rússia, falou pela primeira vez sobre o assunto. Vladimir Scherbov, de 33 anos, disse ao tabloide britânico The Sun que jamais esquecerá o que aconteceu com ele e com o melhor amigo, Denis Burakov, de 27 anos.
Os dois desceram uma rampa de esqui no resort Dombai dentro de uma esfera inflável, conhecida como Zorb. Mas os organizadores da atração não conseguiram conter a bola gigante no pé da rampa, e os dois rolaram montanha abaixo, sem freios.
- Havia medo nos nossos olhos, mas não houve gritos nem berros. Foi a cena mais inesquecível da minha vida, ver os olhos de Denis assim, na minha frente - desabafou ele.
Denis fraturou as vértebras, sofreu concussão cerebral e morreu a caminho do hospital. A queda ainda danificou os pulmões e coração do russo, que tinha duas filhas pequenas. Vladimir passou alguns dias em observação no hospital.

A bola gigante desceu montanha abaixo

O sobrevivente contou que foi convencido por Denis a descer a montanha congelada dentro da Zorb. Segundo ele, o amigo adorava esportes de adrenalina. Os dois estavam no resort com um grupo de sete pessoas.
- Foi a primeira vez na minha vida que eu vi uma Zorb gigante e fui imediatamente atraído por ela. Vimos um dos organizadores descendo a montanha, enquanto estávamos sentados em um café, e estar dentro de uma bola gigante, descendo o pico, pareceu espetacular. Pensamos que era seguro, em um lugar onde as pessoas estavam se divertindo, e pensamos que as pessoas que haviam levado a Zorb para lá sabiam o que estavam fazendo - contou Vladimir.
Ele e Denis foram amarrados à parede da esfera gigante, com cintos de segurança. Eles foram os primeiros turistas a experimentarem a atração, que havia acabado de ser montada.
- É como quando você pega um ônibus. Ninguém pergunta ao motorista se ele tem carteira de habilitação e confere se tudo está bem com o veículo - frisou o russo - Olhando para trás, havia diversas violações, mas não pensei nisso na hora e nunca imaginei que a Zorb iria rolar pelo precipício.
Vladimir contou que, antes de entrar na esfera gigante, sentiu um pressentimento e chegou a desistir de usar a atração do resort. Mas foi convencido por Denis. Ele disse que só desceria com o amigo, e acabou o convencendo.
- Ele disse que não desceria sem mim - recordou Vladimir.

Denis entrando na Zorb, momentos antes do acidente

Assim que a bola começou a descer, Vladimir contou que não sentiu qualquer emoção ou alegria, mas o amigo era só sorrisos. A noiva de Denis, Katia, de 25 anos, observava a brincadeira de longe, e ficou aterrorizada com o acidente. Os dois se casariam em breve, e Vladimir seria o padrinho. O filho de 6 anos de Vladimir também observava a dupla descer a montanha congelada.
- Eu tentei dizer a Denis para se segurar e manter a calma. Estava tentando apoiá-lo, mas sabia que alguma coisa estava muita errada, quando começamos a rolar em queda livre.
Logo, a bola estava caindo com tanta velocidade que os dois não conseguiam mais falar nada.
- Era como estar em uma máquina de lavar com toda a velocidade. As pessoas dizem que a Zorb voou para as rochas em poucos segundos, mas para nós foi uma eternidade.
Com a velocidade da queda, os dois acabaram se desprendendo dos cintos. Vladimir acredita que eles se chocaram dentro da esfera, porque os rostos deles estavam bem machucados. Mas ele não se lembra de tudo porque perdeu a consciência. Depois, eles foram arremessados para fora da esfera, na neve.
- Era muito doloroso respirar e senti o gosto de sangue na minha boca. Meu primeiro pensamento foi ‘onde está Denis?’ Cerca de 15 minutos de passaram, até que ouvi o grito dele e o vi deitado mais acima na montanha, de costas. Ele não conseguia se mover. Tudo o que conseguia fazer era gritar por socorro e levantar os braços.

Ninguém conseguiu conter a esfera

Os dois foram resgatados algum tempo depois, mas Denis morreu no caminho para o hospital. Segundo a mídia local, o resort Dombai não tinha estrutura médica. Também não havia qualquer rede ou grade de proteção na rampa onde as pessoas praticavam esqui.
- Eu não posso acreditar que ele não está mais aqui - disse Vladimir.

Veja o momento do acidente:




Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cobra de 4,57 metros cuida de garoto de 13 anos na China


O menino vive abraçadinho com a cobra

Um pai encontrou a babá perfeita para o filho de 13 anos - uma cobra de quase 100 quilos e 4,57 metros. Chan Liu vive com o filho Azhe na cidade de Dongguan, na China. O menino passa o dia inteiro agarrado à píton gigante.
- Ela é muito cuidadosa comigo e nunca me aperta com muita força - garante o garoto.
A cobra já tinha seis anos quando Azhe nasceu. O réptil foi levado para a casa de Chan Liu quando ainda estava dentro do ovo.
- Eu sempre as achei as mais lindas criaturas e fiquei interessado em ver o que aconteceria, quando o meu filho nasceu. Depois de um tempo, estávamos certos de que a cobra não o machucaria e começamos a deixar os dois sozinhos em casa. Eles são realmente inseparáveis agora - disse o pai.

Ele beija o animal e tudo...

Depois disso, a família passou a considerar a cobra uma espécie de babá. E tem total confiança que ela vá cuidar do menino quando ele estiver sozinho em casa.
- Eu acho que os sequestradores não se meteriam com ela - disse o pai

Os dois com as cobras na rua

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo do Estado anuncia primeiro Parque Tecnológico do RN


O Rio Grande do Norte terá o primeiro Parque Tecnológico para reunir, em um mesmo espaço, empresas, universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. A ideia é ampliar o acesso das empresas e instituições de ensino e pesquisa à ciência e tecnologia, o que contribuirá para inovação e crescimento do potencial econômico do RN.

O termo de referência para criação do Parque foi aprovado nesta hoje durante a posse do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, como presidente do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit). Para o secretário Rogério Marinho o estado vive um momento econômico de destaque e “é importante aproveitar o ambiente competitivo que temos e o trabalho das universidades locais e das entidades privadas para incentivar o avanço tecnológico do RN. A governadora Rosalba Ciarlini reconhece que o parque será fundamental para consolidar o estado como um dos pólos de ciência, tecnologia e inovação da região Nordeste”.

Os recursos para construção do Parque já estão assegurados e serão oriundos do financiamento do Governo do Estado junto ao Banco Mundial. Até o final de março, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico abrirá o processo licitatório para contratar uma empresa – em regime de consultoria – para elaborar o projeto de viabilidade técnica, econômica e financeira.

Com base no estudo, que será supervisionado pelo grupo gestor (Sedec, Conecit, Fapern, universidades e entidades da iniciativa privada), serão desenvolvidas as diretrizes para fluxo e modelo de gestão, contemplando as potencialidades locais e o desenvolvimento de atividades do entorno do Parque.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assaltantes marcam roubo a lotérica pelo Facebook e acabam detidos pela PM


Assaltantes invadiram uma casa lotérica na tarde desta sexta-feira depois de combinar o roubo pelo Facebook. Os três envolvidos marcaram o crime na quinta-feira e foram hoje até a loja na Rua Luiz Cassiano, Centro de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Wallace Lucas de Castro, 23 anos, e um adolescente de 15 anos renderam um cliente da loja e roubaram R$ 1.932. Armado, Wallace seguiu para os caixas, rendeu funcionários e roubou cerca de R$ 5 mil. Na porta da loja, em um Peugeot, estava Rodrigo Jesus da Silva, 23 anos, dando cobertura ao assalto. Após o crime, os três dividiram o dinheiro e fugiram, sendo que apenas o menor saiu a pé. 

De acordo com o sargento Samuel Paz, da 15ª Cia Independente, a PM foi acionada pouco depois do roubo e conseguiu cercar o carro e prender Wallace e Rodrigo. Guarda municipais que trabalham na prefeitura da cidade ajudaram na operação e apreenderam o adolescente. 

Segundo o militar, Wallace tem seis passagens na polícia por furto e duas por porte ilegal de armas. Rodrigo também tem ficha criminal por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal. Apenas o adolescente não tem passagens pela polícia, mas segundo a PM participou de outro assalto nessa mesma casa lotérica junto com os dois comparsas há cerca de três meses. Na ocasião, conseguiram escapar da polícia. 

Um revólver calibre 38 foi apreendido com Wallace e todos foram encaminhados para Companhia da PM, onde revelaram que o crime foi marcado pela internet. Segundo o sargento Paz, na página da rede social de um deles havia o recado “vamos assaltar novamente a loteria!”. As informações serão repassadas para a Polícia Civil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia investiga se explosão de um botijão de gás em igreja é criminosa


 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
A Polícia Civil vai investigar se é criminosa a explosão de um botijão de gás que destruiu uma igreja evangélica na manhã de ontem, no Bairro Milionários, Região do Barreiro, na capital. Parte da fachada do galpão onde funciona a Igreja Batista Santuário da Adoração, o telhado, as paredes e teto da cozinha e do escritório foram destruídos. Por pouco, os destroços não mataram o funcionário de uma operadora de TV a cabo que estava dentro de um carro parado na rua.

Na parede do galpão da igreja está pichada uma ameaça “Matar a igreja”. Segundo o sargento Vinícius Alcântara, do 41º Batalhão, há dois anos começou uma onda de ataques a igrejas do bairro. “Há um terrorismo e várias igrejas foram pichadas com a mesma ameaça. Muitas foram danificadas, tiveram as portas pichadas ou foram furtadas”, disse o militar.

A suspeita de atentado foi reforçada depois da vistoria dos bombeiros. O tenente Paulo Henrique Firme, do 1º Batalhão de Bombeiros Militares, acionou a perícia e a Polícia Civil para abertura de inquérito. “O vazamento por si só não gera explosão. Tem que ter uma fonte de ignição e a igreja estava fechada no momento. Não sabemos realmente o que provocou a explosão”, disse. Segundo ele, um curto-circuito ou um cigarro aceso deixado no local pode ter causado a explosão, que foi de grande intensidade pelo fato de o gás que vazou ficar confinado no ambiente fechado da cozinha.

O estudante Thiago Saraiva mora numa casa em frente. “Eu já estava acordado, no meu quarto, e o barulho foi tão alto que achei que fosse um acidente de carro. Quando fui ver o que era, encontrei a igreja toda destruída e o pessoal correndo na rua, desesperado”, disse Thiago.

Houve um princípio de incêndio que foi controlado pelos PMs antes da chegada dos bombeiros. Os vidros da janela de uma casa que fica a 100 metros de distância foram quebrados. O pastor Luiz Olavo Souza não descarta a possibilidade de atentado. “Uma ameaça como essa deixada na parede sempre assusta”, disse. O pastor Arlen Cleize também estava assustado e não quis comentários.

 - Marlos Ney Vidal/EM.D A Press

 - Marlos Ney Vidal/EM.D A Press

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pastor evangélico acusado de estuprar menor é preso em Minas Gerais


Um pastor evangélico foi preso por estuprar uma jovem menor de idade, na última terça-feira (29), na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais. O criminoso teria abusado sexualmente de três garotas, que moravam na mesma casa, com idades entre 11 e 18 anos.

De acordo com uma das vítimas, o homem tentava dar beijos e forçar o ato sexual. Ele também teria convencido a mãe das garotas a vender um terreno usando o argumento de que o valor arrecado seria doado à igreja. Ele chegou a orientar a mulher que fosse tratar da venda pessoalmente. Os abusos foram cometidos na ausência da mãe das meninas.

O homem foi levado para a Delegacia de Lagoa Santa e autuado por estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude. A Polícia Civil está investigando se o homem cometeu outros crimes sexuais e se tentou convencer mais alguém de vender algum imóvel usando o dízimo como principal argumento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende em Goiás assassinos de jornalista


Após quase sete meses de investigações, a Polícia Civil de Goiás prendeu, nesta sexta-feira, três homens suspeitos de envolvimento na morte do jornalista Valério Luiz de Oliveira . Especializado em esportes, ele atuava na Rádio Jornal 820, de Goiânia, e foi fuzilado com sete tiros, na porta da rádio, às 14h do dia 5 de maio do ano passado.

"Estou emocionado e aliviado porque agora se começou a fazer justiça", disse o jornalista Mané de Oliveira, pai de Valério Luiz, que percorreu corredores, visitou autoridades e cobrou da polícia pela elucidação do caso. Apesar das prisões, as investigações, mesmo assim, ainda não encerraram.

A delegada Adiana Ribeiro, da Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH), disse agora a pouco que ainda não foi preso o mandante do crime, e os três detidos são tidos como executores. "As investigações, agora, devem caminhar mais rapidamente", disse ela. "E, se tiver outras pessoas por trás do crime, nós vamos elucidar", afirmou.

Por precaução, a apresentação dos três presos não será feita nesta sexta-feira. A polícia garante que as investigações estão sob sigilo e rejeita a hipótese de ter seguido informações, dadas por uma carta apócrifa, e enviada aos jornais e à polícia, citando a participação de policias militares no caso.

"Nós caminhamos muito, mas ainda não concluímos as investigações", disse Joaquim Cláudio Mesquita, delegado da Polícia Federal (PF) e secretário de Segurança Pública de Goiás. Ele confirmou que entre os presos não está o mandante do crime, e se negou a revelar a identidade dos detidos.

Mas já se sabe extra-oficialmente que foram presos um policial militar, um açougueiro e um empresário em Goiânia. Dois deles estão na DIH e outro, na Academia de Policia Militar, em Goiânia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PRF divulga calendário de restrições para veículos pesados em rodovias federais


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1 de 14 de dezembro do ano passado, que contém a tabela com as datas em que será proibido o trânsito em rodovias federais de grandes veículos de carga, em diversas categorias, com ou sem Autorização Especial de Trânsito (AET), durante todo o ano.

Veículos de carga são caminhões que puxam dois ou mais reboques, caminhões cegonha e aqueles que transportam tratores ou guindastes. A medida restritiva, adotada anualmente pela PRF, tem o objetivo de prevenir e reduzir acidentes e evitar congestionamentos em dias de feriados, festas regionais e nacionais e grandes eventos, em que há um aumento significativo do fluxo de veículos.

Para o Carnaval, será implantada uma faixa reversível no trecho da BR 101, entre os municípios de São Gonçalo e Rio Bonito, no Rio de Janeiro, de modo a possibilitar fluidez do trânsito no trecho Rio de Janeiro - Espírito Santo, em virtude do aumento significativo de veículos, que seguem principalmente para a Região dos Lagos. Outro grande evento deste ano no Rio é a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, com previsão de mais de 4 milhões de participantes.

Excetuam-se da proibição as combinações de veículos com até duas unidades - um caminhão trator e um semirreboque, ou um caminhão e um reboque - desde que não excedam as dimensões regulamentares do Conselho Nacional de Trânsito (Contram). A restrição abrangerá os trechos rodoviários de pista simples.

O descumprimento da proibição constitui infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O veículo autuado só poderá seguir viagem depois do horário de término da restrição. A portaria entra em vigor nesta sexta-feira. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Menor aprovado em vestibular ganha direito a inscrição


juiz-tribunal
Ao julgar o Agravo de Instrumento n° 2013.001317-9, o desembargador Cláudio Santos, que integra a Corte do TJRN, determinou que fosse cumprido, pela Secretaria de Educação Estadual, o direito da autora do recurso de realizar, imediatamente, prova supletiva, junto ao Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Lia Campos, cujo prazo se conclui nesta sexta-feira, 1º de fevereiro.

Segundo o desembargador, deve se aplicar o princípio da ponderação, o qual define não existir razão em não permitir ao menor de 18 anos, emancipado, a realização de exame para a conclusão do ensino médio.

No caso em demanda, a autora do agravo foi aprovada no Processo Seletivo 2013 da Universidade Potiguar – UNP, no curso de Direito, e tendo sido inscrita no exame supletivo oferecido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Lia Campos, teve a sua inscrição negada pela Administração Pública.

A negativa vai de encontro ao estabelecido na Constituição Federal, a qual assegura ao indivíduo o amplo acesso à educação em todos os níveis, de acordo com a sua capacidade individual, nos termos dos seus artigos 205 e 208.

Embora a legislação preveja que a idade mínima para a realização do exame supletivo é de 18 anos, esta exigência deve ser avaliada segundo as peculiaridades de cada caso.

"A não concessão do provimento de urgência implicará no perecimento do direito, já que é condição 'sine qua non' para que proceda à matrícula na instituição de ensino superior para o qual prestou vestibular e obteve aprovação", avalia o desembargador.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Raul Gil é assaltado em São Paulo


Raul Gil internado
O apresentador Raul Gil do SBT, foi assaltado na tarde da última quinta-feira, (31), quando ia fazer alguns exames médicos. A informação foi dada pelo seu filho, Raul Gil Júnior em seu twitter, que cobrou segurança na cidade de São Paulo.
Após o susto, o apresentador Raul Gil passa bem.

Reprodução Cidade News via Adriano Soares
Leia Mais ››

Polícia Civil prende mais um integrante da quadrilha de assaltante de Mossoró e região oeste do RN.



 Em operação dos policias da 1ª Delegacia de Polícia com apoio da DEHOM, conseguiram prender na manhã desta sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013, no bairro Paredões, mais um elemento integrante de uma quadrilha de "Luizinho", preso no ultimo dia 30.
  Emerson Ricardo, foi preso na residência de uma irmã, após investigações realizadas pelo Dr. Fabio Montanha, titular da 1ª DP. Segundo o delegado, Emerson está sendo acusado na participação em uma quadrilha e que já foi reconhecido por vítimas na participação de assaltos em municípios do litoral oeste do RN. O Delegado informou que continuam foragido vários elementos entre eles Sandrinho e o elemento conhecido como "Pilato" entre outros que não foram divulgados para não atrapalhar as investigações.
  Ainda segundo o delegado, o mesmo é suspeito de vários crimes de homicídios e tentativas de homicídio, no entanto, o acusado nega. Emerson confessou que uma pistola calibre 308 apreendida com Luizinho no dia 30 do mês passado era seu.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Polícia Civil prende homem por tentativa de estupro contra criança de dez anos no Sertão


Uma tentativa de estupro foi registrada na cidade de Cajazeirinhas, região de Pombal, nesta quarta-feira, 30, e segundo informações policiais um homem de 38 anos, natural do Ceará, tentou estuprar uma criança de apenas 10 anos.
Conforme apurou a reportagem da LIBERDADE 96 FM, Alexsandro Rodrigues de Oliveira (FOTO), 38 anos, residente na cidade de Cajazeirinhas, vinha a algum tempo tentando seduzir a criança.
Segundo a polícia, o acusado prometia presentes e fazia elogios à menina, no intuito de seduzi-la. Na manhã desta quarta, a menina foi até a residência do acusado acompanhada de sua enteada, que logo em seguida, saiu com sua mãe, deixando a menor na companhia de Alexsandro.
Por volta das 12h00min, o acusado convidou a menina para ver em seu notbook, páginas de redes sociais, mostrando fotos de moças e meninas e sempre dizendo que a mesma também era muito bonita. Nesse momento, ele teria agarrado a criança e jogando-a na cama na tentativa de abusá-la.


Ainda conforme a polícia, a criança conseguiu arranhar o rosto de Alexsandro e conseguido fugir do mesmo, que ainda teria corrido atrás para tentar impedir a fuga da garota.
Ele foi preso por volta das cinco da manhã pela equipe de polícia civil de Pombal e entregue às autoridades policiais para ser ouvido. O conselho tutelar de Cajazeirinhas acompanhou os pais da menor durante o depoimento dos mesmos. Acompanhado da equipe de policiais civis, Alexsandro foi levado ao HRP, onde fez exame para comprovar se o arranhão tinha sido provocado pelas unhas da criança. A menor será submetida a laudo para confirmar ou não se houve violência sexual.

Reprodução Cidade News Itaú Via Liberdade FM/É Sertão
Leia Mais ››

Técnico em enfermagem é preso suspeito de molestar 16 pacientes em hospital; Todas as vítimas eram homens.


O técnico em enfermagem Carlos Eudes Rocha foi preso pela Polícia Civil suspeito de estuprar pelo menos 16 pacientes, todos homens, no Hospital Regional do Jardim Ingá. 

Segundo informações a prisão se deu em 17 de dezembro, após diretores do Hospital São Matheus, no Cruzeiro, região administrativa do DF, desconfiarem do funcionário, mas a polícia só divulgou as informações nesta quinta-feira (31/1).

Em coletiva, o titular da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), Mário Henrique Garcia, afirmou que foi encontrado um vídeo com imagens do técnico abusando de pacientes que estavamm inconscientes. Os crimes teriam ocorrido apenas no Hospital Regional do Jardim Ingá, onde Rocha foi demitido em setembro de 2012.

Segundo a polícia, o suspeito foi interrogado e confessou todos os crimes. Ele disse ainda que é homossexual, afirmou o delegado-chefe da 3ª DP.

A reportagem tentou entrar em contato com o Hospital Regional do Jardim Ingá, mas não obteve retorno.  

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fiscalização do Corpo de Bombeiros fecha Boate em Jardim de Piranhas


Acontecimentos advindos da tragédia na boate Kiss em Santa Maria tem desencadeado uma varredura nos clubes e boates de todo o país, aonde possa, equipes dos Corpos de Bombeiros estão empenhados para solucionarem todos os problemas inerentes a essa problemática.

Referente a Jardim de Piranhas, a inspeção constatou irregulares no ambiente interno, assim decidindo por seu fechamento, e todos os laudos apontando os pontos negativos foram acompanhados pelo comandante do 3º SGB/2º GB, Capitão Miranda.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Prefeitura de jardim de Piranhas decide não realizar carnaval 2013


O prefeito Elídio Queiroz definiu que não realizará carnaval em Jardim de Piranhas neste ano. A medida segue a recomendação do Ministério Público que orienta as prefeituras a evitarem gastos com bandas e festas pelo menos enquanto existir o decreto estadual de calamidade, em decorrência da estiagem, uma das piores dos últimos 40 anos.

Independente dessa orientação, Elídio explica que há outras prioridades neste início de mandato, como a própria questão dos trabalhadores rurais que além de não terem colheita, estão perdendo seus rebanhos por falta de pasto e até de água. Outro ponto é a situação da Saúde que foi recebida com graves problemas e está sendo reestruturada.

Como Jardim de Piranhas, pelo menos outros 19 municípios também não realizarão carnaval por esses ou outros motivos administrativos. “Acreditamos que os jardinenses ficarão do nosso lado, sobretudo aqueles que conhecem as dificuldades dos nossos irmãos da zona rural, bem como a necessidade de mantermos a cidade bem cuidada e os serviços essenciais funcionando de acordo com a necessidade da população”, finalizou Elídio Queiroz.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Falta d´água castiga o município de Doutor Severiano


A estiagem prolongada vem agravando a situação do campo em inúmeros municípios e, em alguns casos, a falta d´água está atingindo inclusive a área urbana, como é o caso da cidade de Dr. Severiano, localizada na região serrana no Alto-Oeste, cujo abastecimento se processa através de açudes. Açudes como Bom Sucesso, Pé de Serra e Vassouras, reservatórios essenciais, estão secando rapidamente devido à temperatura alta que castiga o sertão. Outros reservatórios como os artesanais cacimbões já perderam a utilidade, pois estão sem água já há algum tempo.

O agricultor Sebastião Luiz, 43 anos, dois filhos, que mora na localidade rural de Vassouras, afirmou que o desespero é muito grande em consequência da falta d´água. “A gente compra água para beber, uma pipa até por 40 reais”, lamentou. A dona de casa Maria da Silva Ferreira, 36 anos, três filhos, disse que vem utilizando da água de um pequeno reservatório na mesma comunidade, que está quase seco. Ela utiliza sistema paliativo como a tradicional lata d´água na cabeça, para levar água para lavar louças, roupas e cozinhar. “Para beber eu compro água mineral, mas sai muito caro”, lamenta.

Ao assumir o comando do município, no início deste mês, o prefeito Carlos Aquino (PSB) se deparou com o problema e o elegeu como prioridade. “Comecei a procurar uma solução rápida”, disse ele, afirmando que procurou de imediato uma forma de amenizar o sofrimento da população. Foi várias vezes a Natal levar o caso ao governo estadual até conseguir, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), uma solução provisória.

O único reservatório que dispunha de maior quantidade de água é o açude Carcará, numa propriedade rural. “O dono foi muito sensível e permitiu que a Prefeitura tirasse água de lá”, frisou Carlos Aquino, ressaltando que, através da parceria com a Caern, conseguiu a encanação para um ponto central e de lá fazer a distribuição da água para as residências. “Hoje podemos dizer que a situação está normalizada momentaneamente”, enfatizou o prefeito, explicando que o volume de água do açude Carcará garante o abastecimento da cidade durante cerca de apenas dois meses.

Depois disso, o problema volta certamente com mais agravante, pois se não chover bem até lá não sabe ainda o que fazer. “Vou bater em todas as portas, vou ao governo estadual, a Brasília, mas não posso deixar a população nesse sofrimento”, completou. Segundo Carlos Aquino, o problema só se resolve definitivamente com a perfuração de poços. 

Outros Municípios - Segundo o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, 12 poços foram perfurados na cidade de Luís Gomes, que também recebe o reforço de carros-pipa. A previsão é que sejam perfurados mais 52 poços, até fevereiro, principalmente na região do Alto-Oeste, que apresenta a situação mais crítica. A região do Seridó começa a apresentar cidades com colapso de abastecimento.

Além disso, estão sendo feitas 700 barragens subterrâneas sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Outras duas mil barragens estão previstas. A Caern, juntamente com a Semarh e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), trabalha para a busca de novas fontes de abastecimento e no planejamento para eventuais necessidades de racionamento.

Para as cidades de Olho D’Água do Borges, Francisco Dantas e Doutor Severiano, estas duas últimas em situação de alerta, os técnicos da Caern estudam novas fontes alternativas de abastecimento. No momento, não há previsão para perfuração de poços em Dr. Severiano, que necessita igualmente de poços profundos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presidenta Dilma pede ajuda a prefeitos para ampliar Bolsa Família


A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (1º) que os prefeitos ajudem o governo federal no cadastramento de pessoas no Programa Bolsa Família e na construção de creches para cumprir a meta de acabar com a pobreza extrema no país e reduzir a desigualdade de oportunidades.

"Estamos chegando perto de poder levantar sobre os nossos pés, erguer a cabeça e dizer com orgulho: este país não tem mais pobreza extrema", disse a presidenta durante cerimônia de entrega de 1.080 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no município de Castanhal, a 68 quilômetros de Belém, no Pará.

Dilma Rousseff disse que milhões de famílias saíram da linha da pobreza extrema, mas há famílias com direito a receber o auxílio do governo porque não foram incluídas no cadastro único feito pelos municípios. "Nós temos que cadastrar todas as famílias que vivem na extrema pobreza ou na miséria. Porque? Porque nós temos condições de superar essa fase da nossa história, de desigualdade, que é ter brasileiros na extrema pobreza".

Em relação às creches, a presidenta disse que são instrumento para dar oportunidades iguais a todas as pessoas desde os primeiros anos de vida. "Queremos fazer creches para assegurar que estamos mexendo na raiz da desigualdade. Queremos que a criança das classes populares mais vulneráveis tenham acesso à mesma educação dos filhos da classe média e dos ricos".

A presidenta disse que o governo federal tem a meta de construir seis mil creches. Além da construção, o governo garantirá dinheiro para a manutenção, incluindo contratação de professores, alimentação e equipamentos. Caso a creche seja para crianças de famílias de baixa renda, haverá um acréscimo de 50% nos repasses. "Queremos o auxílio das prefeituras todas para que a gente cumpra uma meta importante para o Brasil".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Começa a ser veiculada a nova campanha nacional de combate à violência contra crianças e adolescentes


A campanha publicitária do governo federal de combate à violência contra crianças e adolescentes começou a ser veiculada ontem (31). Com o tema “Proteja”, terá veiculação nacional e será intensificada em datas festivas e em grandes eventos, como Carnaval, Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014.

Com filme para televisão, jingle para rádios e diversas peças gráficas, a campanha enfatiza a proteção das crianças e adolescentes como prioridade absoluta e compartilhada entre família, Estado e sociedade, como determina a Constituição de 1988.

A campanha alerta para a possibilidade de denunciar os casos de violência ao Conselho Tutelar ou pelo Disque 100. Além do filme na TV, haverá painéis em aeroportos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescentes são apreendidos com arma e munições pintadas com esmalte


Policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam na tarde desta quinta-feira dois adolescentes de 16 anos em atitude suspeita e armados. Eles usavam munição marcada com esmalte, que aumenta risco de morte. A apreensão aconteceu na avenida Jaguarari, em Lagoa Nova, no momento em que os acusados estavam parados em uma motocicleta próximos a comunidade dos Coqueiros.


 
De acordo com o cabo Douglas, os dois suspeitos ficaram nervosos com a presença da guarnição e tentaram fugir no momento da abordagem. Em seguida, após uma busca minuciosa, foi encontrada uma arma e munição. "Estávamos realizando um patrulhamento de rotina quando percebemos os dois em atitude suspeita. pensamos que poderiam ser assaltantes que agem no local", informou o PM ao Portal BO.

Após serem flagrados, os acusados relataram na delegacia que, na verdade, a intenção de estarem de posse da arma seria para matar um desafeto morador no local, mas que o plano teria dado errado com a chegada da polícia.

Ainda segundo o policial, um fato chamou a atenção dele e do restante da equipe. As munições do revólver calibre 32 usado pela dupla tinha marcação com esmalte na ponta de todas elas. Essa marcação serve para que no momento da penetração do projétil haja mais possibilidades do ferimento provocar uma infecção na vítima.

Os acusados foram ouvidos pelo delegado da Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) e em seguida liberados. Um dos jovens é filho de um policial militar, mas preferiu não conversar com nossa equipe de reportagem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aeroporto de São Gonçalo, RN, tem 15% das obras concluídas


Representantes do Consórcio Inframérica, responsável pela construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, afirmaram que 15% das obras foram concluídas. A expectativa é de que o terminal fique pronto até março de 2014, antes do início da Copa do Mundo.

A comitiva percorreu nesta quinta-feira (31) os principais pontos da construção do complexo aeroportuário, que tem 40 mil metros quadrados. Estima-se que 6,2 milhões passageiros vão passar pelo aeroporto por ano.

Ibernon Martins, superintendente do Inframérica no Rio Grande do Norte, garantiu o ritmo acelerado das obras e a entrega dentro do prazo estimado. Em entrevista à imprensa, Martins destacou o desenvolvimento para toda a região com a chegada do terminal.

“Hoje a população de São Gonçalo do Amarante é carente de infraestrutura, como água, esgoto e energia. Toda essa infraestrutura estamos trazendo em função do aeroporto”, afirmou o superintendente.

Cerca de R$ 70 milhões foram liberados para as obras de acesso ao terminal, que contemplam as BRs 406 e 304. De acordo com o prefeito da cidade, Jaime calado, as obras devem começar ainda no mês de fevereiro de 2013.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Laudo descarta presença de bactéria em soros usados em ressonância


O Hospital Vera Cruz, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Mortes após ressonância magnética ocorreram no
Hospital Vera Cruz (Foto: Fernando Pacífico / G1)
Os primeiros resultados divulgados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (1º), descartam a possibilidade de contaminação por bactéria nos lotes de soro fisiológico usados nos exames de ressonância magnética de três pacientes em hospital de Campinas (SP). Eles morreram após o procedimento. O secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, afirma que não foram encontrados na substância endotoxinas, parte da parede celular de algumas bactérias que só são liberadas após a destruição da célula do microorganismo.
Apesar da divulgação dos primeiros laudos, os lotes de soro seguem interditados para a realização de outras análises, como presença de fungos e alteração química. A superdosagem de contraste, produto químico usado na ressonância que ajuda na visualização dos órgãos, também foi descartada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com Cármino de Souza. Durante a reconstituição dos exames no Hospital Vera Cruz realizada pela Polícia Civil na tarde de quinta-feira (31), a hipótese de falha humana e nos equipamentos foi rejeitada, segundo o secretário.
Os funcionários que realizaram as ressonâncias nas três vítimas participaram dos trabalhos. "Eles foram adequados e estamos mais propensos para a linha toxicológica. A checagem da bomba de infusão não mostrou aumento de volume ou velocidade. Para os nossos técnicos e da Anvisa, não houve problema no equipamento", explica Cármino de Souza.
Dois pacientes usaram esta bomba para aplicar os remédios. No terceiro caso, a aplicação foi feita por seringa. O secretário de Saúde afirmou que os primeiros resultados dos exames de necrópsia, feitos pelo Instituto Médico Legal (IML) nos corpos das vítimas, também devem ser divulgados nesta sexta-feira pela Polícia Civil. Entre as informações que podem ser disponibilizadas estão a análise histológica, que verifica se existe colônia de bactérias no organismo, e análise toxicológia, que verifica presença de substâncias químicas.

A conclusão das investigações policiais do caso depende de outros resultados da perícia e da avaliação feita pelo Instituto Adolfo Lutz em medicamentos usados nos exames. A possibilidade de sabotagem também é analisada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Preso cirurgiado e sem movimento das pernas é mantido no Núcleo de Custódia da PC


Família questiona a decisão da justiça, tendo em vista que a unidade não oferece condições dignas para o jovem. Foto: Sergio Costa
O jovem Daivson Justino Dos Santos, de 30 anos, detido por força de um mandado de prisão, aguarda julgamento em uma das salas do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, no bairro da Cidade da Esperança, deitado em um colchão e sem poder se mover. O rapaz, que trabalhava como ASG, foi alvo de um atentado há um mês, foi submetido a uma cirurgia, mas acabou perdendo parte dos movimentos das pernas.

Após ser acusado de tráfico de drogas, Daivson ,que é morador do bairro de Brasília Teimosa, recebeu da justiça a notícia que deverá cumprir pena em regime fechado. No entanto, diante das condições atuais do presidiário, a família procurou a reportagem do Portal BO para denunciar e pedir ajuda.

Segundo a irmã de Daivson, desde que deixou o hospital, o rapaz não consegue andar e realiza pequenas atividades com a ajuda das pessoas. “Não é possível que irão deixar o meu irmão desse jeito. Ele não pode fazer nada sem a ajuda de alguém. A justiça tem que fazer alguma coisa”, disse.

De acordo com a diretora da unidade, Tânia Pereira, o preso está em uma sala que foi improvisada pelos próprios policiais que fazem a guarda do núcleo par acomodá-lo de forma mais digna, no entanto, com o quadro de saúde delicado e comprometido, o jovem deveria está em um local adequado. ” Estamos fazendo de tudo, mas ele tem que ser transferido urgentemente para um outro lugar ou até mesmo requerer na justiça a prisão domiciliar”, informou.

Muito debilitado e falando baixo, Deivson pdiu ao poder público que tivesse compaixão. Chorando o rapaz disse que não aguenta mais ficar alí daquela forma. “Eu já não sei o que fazer. Eu sinto muita dor pro toda parte do corpo e às vezes não tem ninguém para me dar um remédio”, relatou.

O Núcleo de Custódia abriga hoje 76 presos amontoados em um espaço mínimo de uma cela que antes era solário. Diariamente, os policiais militares que prestam serviço a Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) encontram material usado para serrar as celas além de instrumentos utilizados na escavação de buracos. As fugas e tentativas também ocorrem com muita frequência no local preocupando a polícia e os moradores da localidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Usuário de drogas é executado com mais de dez tiros no loteamento Nova República


Crime aconteceu por volta das 22h e tem características de acerto de contas. Foto: Sergio Costa
O jovem Clemilson Costa da Silva, de 19 anos, foi atingido por 15 tiros enquanto caminhava sozinho pelo rua Mar do Leste, no loteamento Nova República, no Pajuçara. O crime aconteceu por volta das 22h e tem características de acerto de contas. Nenhum suspeito foi preso.

De acordo com o cabo Mariano, do 4º Batalhão da Polícia Militar, a vítima foi alvo de homens que chegaram em um veículo de cor branca e placas não identificadas. Um dos ocupantes do carro atirou em direção ao rapaz usando um saco preso na mão que segurava uma pistola. Logo em seguida fugiram em disparada sem deixar pistas.

A mãe do jovem conversou com a reportagem do Portal BO e relatou que o filho vinha sofrendo ameaças e que era usuário de drogas. “O primo dele disse que a polícia estava querendo vê-lo morto. Mas ele não sabia o motivo dessa ameaça”, declarou.

Maria do Livramento ainda comentou que o marido dela também foi assassinado por envolvimento no mundo das drogas. A Polícia Civil esteve no local assim como as coordenadorias de criminalística e medicina legal do ITEP, mas nada foi colhido de concreto acerca da autoria da execução. O caso será investigado no 6º Distrito Policial.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assembleia do RN anuncia licitação para o 1º concurso de sua história


O processo licitatório para contratação da empresa que vai realizar o primeiro concurso público da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será lançado na próxima semana, segundo a própria Assembleia. Já o edital da seleção, deve ser lançado até o final de março e a expectativa é de que as provas sejam realizadas até o mês de junho deste ano. A assessoria do poder legislativo afirma que serão oferecidas 85 vagas nos níveis médio e superior, com salários que variam de R$ 2.609,48 a R$ 17.025.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), destacou que o concurso público é um procedimento complexo na sua montagem e demandou uma série de providências para que pudesse finalmente ser lançado. “Em função da realização do concurso, nós tivemos que fazer a reestruturação do quadro de pessoal da Casa. A realização do primeiro concurso da história do legislativo é uma das mais importantes metas da nossa gestão à frente da presidência. Os cidadãos potiguares, e aqueles que já estão estudando, podem ficar certos de que o concurso será realizado”, afirmou.
As providências às quais o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se refere, foram as leis, aprovadas em novembro de 2012, que definiram uma nova organização administrativa e do quadro de pessoal, além de estabelecer o plano de carreira e atribuições dos servidores da AL.
Segundo o presidente da Comissão do Concurso Público, José Helomar Rodrigues Júnior, está sendo concluído o chamado termo de referência que detalha a quantidade de vagas, especialidades, critérios para ocupação dos cargos e disciplinas que constarão das provas. “Esse trabalho está sendo concluído. Este termo de referência é que vai ser a base para o edital do concurso”, explicou.
A Assembleia anunciou também que, para os cargos de nível superior (25 no total), serão disponibilizadas 10 vagas de analista legislativo para qualquer formação, uma de arquitetura, duas de biblioteconomia, duas de enfermagem, uma de engenharia civil, três de analista de sistema, uma de medicina, uma de jornalismo, uma de psicologia e uma de assistência social e uma de assessoria técnica de controle interno. Para o nível médio, serão 60 vagas, sendo 46 para técnicos legislativos, três operadores de som, cinco programadores, cinco taquigrafistas e quatro técnicos em hardware.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ.


O CIOSP Mossoró registrou na tarde desta sexta feira (01/02/13) por volta das 12:45hs mais um crime de homicídio. 
De acordo com as primeiras informações um homem em uma traxx de cor preta andava no cruzamento das Ruas João Cordeiro com a Nilo Perçanha, bairro Barrocas, próximo a antiga Plasmou, quando sacou uma arma e disparou contra o jovem de nome Obidenego Gabriel da Silva,  27 anos de idade, natural de Barauna e que residia na Rua Marechal Deodoro, bairro Barrocas. A vítima vinha em uma bicicleta e ainda tentou correr, mas se desequilibrou da bicicleta, vindo a óbito na Rua Nilo Peçanha.
A ambulância ALFA do SAMU ainda foi acionada para tentar socorrer a vítima, mas sem exito.
A viatura 225- SGT Nilson e SDs Robson e Frota fizeram o isolamento do local até a chegada do ITEP.
O 15º homicídio em 2013 para ser investigado pela DEHOM.







Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Internado, sócio da Kiss não come direito e tem apoio de psiquiatra


 Elissandro Spohr, mais conhecido como Kiko, é um dos sócios da boate Kiss que incendiou em Santa Maria, RS (Foto: Arquivo Pessoal)Elissandro Spohr está internado sob custódia em hospital de Cruz Alta (Foto: Repordução/ Facebook)

Elissandro Callegaro Spohr, o Kiko, segue internado desde domingo (27) em um hospital particular de Cruz Alta, a 130 quilômetros de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele é um dos proprietários da boate Kiss, atingida por um incêndio que deixou 236 mortos. Nesta sexta-feira (1), ele aguarda a decisão sobre a renovação ou não de seu pedido de prisão.
Abalado, Kiko realiza acompanhamento de psiquiatra e psicólogo e recebe soro no hospital. Segundo o médico Paulo Ricardo Nazário Viecili, que cuida do empresário, ele não se alimenta direito nem bebe água e por isso passou a receber soro. Na página de Kiko no Facebook, amigos deixam mensagens de apoio.
Com a prisão temporária decretada desde segunda-feira (28), Spohr ocupa uma suíte no terceiro andar do Hospital Santa Lúcia, com duas camas, banheiro e televisão. Ali, é vigiado 24 horas por dia por três ou quatro policiais militares, que se revezam em turnos. Eles ficam dentro do quarto ou em uma antesala, mas sem perder o paciente de vista.

Com TV disponível no quarto, o empresário piorou ao assistir ao noticiário sobre a tragédia em Santa Maria. De acordo com o médico, o sócio da casa noturna percebeu a dimensão do incêndio e viu que perdeu amigos que frequentavam não só a boate, mas também a casa dele. Abalado, ele teria tentado cometer suicídio na tarde de terça-feira (29), o que é negado por Viecili.
Segundo a delegada Lylian Carús, Spohr amarrou a mangueira do chuveiro na janela, mas policiais o teriam impedido de colocá-la em volta do pescoço. No entanto, o médico diz que foi uma crise nervosa. "A Brigada Militar se precipitou. Ele teve uma crise nervosa, ficou muito agitado, gritou, mas não tentou se matar", disse o cardiologista.

Hospital de Cruz Alta, RS (Foto: Márcio Luiz/G1)Hospital de Cruz Alta recebe um dos sócios da boate e teve segurança reforçada (Foto: Márcio Luiz/G1)

Médico e delegada divergem também sobre outra questão. Lylian diz que o sócio da boate se encontra algemado à cama. Já Viecili afirma que as algemas foram retiradas na quarta-feira (30) e que agora são utilizadas "faixas de contenção" nos pulsos do paciente nos raros momentos em que ele fica fora do campo de visão dos policiais.
A delegada rebate as afirmações de Viecili. "O médico não sabe o que está falando, ele nem estava no quarto quando o fato ocorreu. Ele mesmo (Spohr) me disse que tinha intenção de tirar a própria vida", disse. "Estamos preocupados com a integridade física dele, em relação a ele mesmo, em relação a terceiros e também com a possibilidade de fuga", acrescenta.

O estado de saúde do empresário, que estava na boate durante o incêndio, é estável. Ele não precisa mais de oxigenação e deve passar por exames para avaliar os danos causados pela fumaça no seu pulmão. O que preocupa Viecili é o estado emocional do seu paciente.
"Do ponto de vista emocional, ele está muito prejudicado. Nos primeiros dois dias, ele estava em estado de choque, fora da realidade. Agora, oscila entre crises de choro e crises de depressão. Está permanentemente sob efeito de sedativo", diz o médico.
O médico conta que visita o paciente três vezes por dia, uma em cada turno, e que não tem relação com Spohr ou com a família dele. Um amigo em comum teria pedido sua ajuda, pois o empresário estava com medo de procurar os hospitais de Santa Maria, logo após se apresentar à polícia. Ele foi levado para Cruz Alta quando a prisão dele ainda não havia sido decretada.
Ainda não há previsão de alta para o sócio da boate, conforme o médico. Apesar das informações de Viecili, não há boletins médicos sobre o estado de Spohr. A assessoria de imprensa do hospital diz que a instituição foi orientada “pela autoridade policial” a não fornecer informações sobre o estado de saúde do paciente nem em que condições ele é mantido sob custódia policial.
Procurado, o advogado de Spohr, Jader Marques, disse que falou com seu cliente pela última vez na manhã desta quinta-feira (31) e que ele estava “bem”. Reiterou que o sócio da boate ou familiares dele não querem se manifestar. “Ainda não é o momento para isso”, disse.

praça Erico Verissimo, em Cruz Alta, RS (Foto: Márcio Luiz/G1)Tragédia é o principal assunto em praça da cidade
(Foto: Márcio Luiz/G1)
Rotina da cidade não muda

A presença de Elissandro Spohr no Hospital Santa Lúcia passa quase despercebida na cidade de 52 mil habitantes. A movimentação nas imediações do hospital é tranquila. Segundo a assessoria de imprensa, nenhum incidente foi registrado na instituição desde que o paciente deu entrada. A rotina do hospital, no entanto, foi alterada. Seguranças foram posicionados nos acessos e só permitem a entrada de pacientes e pessoal autorizado.
Taxistas de um ponto localizado nas imediações do hospital também dizem que não notaram nada fora do comum, nem mesmo a presença da imprensa. Alguns nem sequer sabiam que um dos sócios da boate que pegou fogo em Santa Maria estava hospitalizado na cidade. “Para mim, isso é novidade. Não sabia mesmo”, disse o taxista José Campos.

Já na Praça Erico Verissimo, a poucos metros do hospital, a tragédia em Santa Maria é um dos principais assuntos nas rodas de conversa, segundo alguns moradores. Cinco vítimas do incêndio eram da cidade.
Algumas pessoas ficaram sabendo da presença do dono da boate no hospital pelo rádio ou pela televisão. É o caso do aposentado Sérgio Carvalho. Sentando em um dos bancos da praça na companhia de dois amigos no meio da tarde, ele disse que a presença do jovem não alterou a rotina do bairro.
“Tenho até pena desse cara. Imagina como deve estar a cabeça dele com tudo o que aconteceu? Acho que ele tem uma parcela de culpa nessa tragédia, mas não é só ele. Tem gente do governo que merece ser punida também”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››