segunda-feira, junho 26, 2023

HOMEM É ENCONTRADO MORTO AS MARGEN DA RN 233 EM CARAÚBAS-RN


Um homem foi encontrado morto nesta segunda-feira (26), as margens da RN-233, em uma estrada de terra que dá acesso a formosa, na zona rural de Caraúbas, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte.

A Polícia Militar foi acionada por populares informando que um corpo de homem estava caído todo ensanguentado e com ferimentos graves na região da cabeça estrada carroçável que dá acesso a Formosa. Guarnições da Polícia Militar e Civil se descolaram e encontraram o homem que ainda não foi identificado.

No local, muito sangue, parte da cabeça esmagada e uma corda no pescoço, tipo cabresto, o homem está trajando uma bermuda, de cor azul e ao redor do corpo pedras sujas de sangue que foram utilizadas para tirar a vida da vítima.

No percurso da estrada, marcas de sangue por toda parte eram encontradas, mostrando que o homem foi morto de forma brutal e cruel. A Polícia Militar isola o local e aguarda a chegada equipe técnica do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para os procedimentos no local e remoção do corpo.

Agora a equipe da Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem como delegado titular, bacharel Gabriel Napoli, investigará as possíveis suspeitos e o que poderia ter motivado o assassinato.  


Fonte: Icém Caraubas

Leia Mais ››

DOIS HOMENS SUSPEITOS DE PARTICIPAÇÃO EM DUPLO HOMICÍDIO QUE VITIMOU UMA CRIANÇA EM UPANEMA SÃO PRESOS; DELEGADO FALA SOBRE O CASO


Um duplo homicídio em Upanema ontem, em que quatro elementos mataram uma pessoa, uma criança de quatro anos morreu de bala perdida e outra foi socorrida baleada no ombro. 

Todos participavam de uma partida de futebol em um torneio de penaltis, quando quatro homens armados chegaram encapuzados e atirando contra o alvo. 

Ele foi morto com tiros de pistola, e um de escopeta na região genitália.  Para o Dr. Luiz Antônio o que indicar crime de conotação sexual. 

Após perícia e remoção, os policiais de Upanema, Apodi e a equipe de Dr. Luiz Antônio caíram em campo, e dois identificados como Douglas Oliveira Gabriel, de 25 anos e Maciel Almeida, de 37 anos. foram presos em flagrante. 

Todos os indícios apontam que eles foram os autores, como as vestimentas e calçados. Vejam no vídeo abaixo momento em que a dupla é conduzida para o sistema prisional e entrevista com todos os detalhes da prisão e do crime. 


Fonte: Passando na Hora

Leia Mais ››

HOMEM É MORTO A TIROS EM PENDÊNCIAS-RN


Por volta das 20;40h deste sábado, 24 de junho de 2023, a polícia militar da cidade de Pendencias, região do vale do Açu, interior do Rio Grande do Norte, registrou um crime de homicídio no munícipio.

Segundo informações, a vítima seria da cidade de Afonso Bezerra, Jaried Bezerra Moura, 33 anos de idade, morto na rua José Ramos, por dois elementos em uma motocicleta que chegaram e efetuaram os disparos. Jaried saiu do sistema prisional a uma semana atrás.


Fonte: Passando na Hora

Leia Mais ››

Empresário é assassinado a tiros quando chegava em sua chácara na zona rural de Apodi no Oeste Potiguar


O empresário, Alcigere Izaque Targino da Costa, de 41 anos, foi assassinado a tiros, na noite deste domingo 25 de junho de 2023, no município de Apodi na região Oeste do Rio Grande do Norte.


De acordo com a Polícia Militar, a vítima chegava em sua Chácara, localizada no Sítio Caboclo, na zona rural da cidade, quando foi executado. Ainda segundo a polícia, o empresário era empresário era natural de Apodi, mas residia há alguns anos na cidade de Luis Eduardo Magalhães, no Estado da Bahia.


Ele comprava soja e caroço de algodão na região Oeste do RN. O crime é um mistério para a Polícia Civil, que vai investigar o caso. Não se tem até o momento, quaisquer informações sobre a motivação do crime e a identidade dos assassinos, que fugiram após a execução.


O corpo do empresário foi removido após a perícia e encaminhado ao ITEP unidade de Mossoró, onde passará por exames necroscópicos e em seguida será liberado para seus familiares.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Na fila desde 2017, paciente denuncia que alguém fez cirurgia de vesícula no lugar dela em Parnamirim

Uma idosa de 64 anos de idade, que preferiu não se identificar e que aguarda uma cirurgia de vesícula pela rede pública desde 2017, denunciou, em uma audiência pública em Parnamirim, que recebeu da Central de Regulação do município a informação de que ela já havia feito o procedimento.


Segundo a central disse à paciente, o número do cartão SUS dela foi usado, o que a fez sair da fila, mesmo sem ter feito efetivamente a cirurgia.


A Secretaria de Saúde do município foi questionada sobre o problema, mas não respondeu à demanda.


A denúncia foi feita a parlamentares em uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Parnamirim, que apontou que o município tem 1.668 pacientes a espera de cirurgias eletivas atualmente.



O levantamento aponta que são 645 para cirurgias gerais, 565 para cirurgias ginecológicas e 449 de casos diversos.


A paciente contou que quando chegou à Central de Regulação, recebeu como resposta: "A senhora já faz a cirurgia". E desde então, a idosa busca provar que não realizou o procedimento


"Quando eu fui atrás, para a maior surpresa, tinha alguém que tinha feito no meu lugar a cirurgia, com o meu SUS. E me disseram que eu teria que provar que não tinha feito a cirurgia", lamentou ela em conversa com a reportagem da Inter TV Cabugi.

"Fiz um ultra abdominal provando que minha vesícula estava quase 6 cm e tendo crise direto. E foi quando eu retornei à Defensoria e eles solicitaram que eu procurasse um declaração na central para eu dar entrada no processo. Eles [da central] falaram que não podiam dar, negaram".


Diante da situação, ela precisou colocar novamente o nome na fila de espera para a cirurgia.


Mais pacientes aguardam cirurgias

Presentes na audiência, alguns pacientes que estão na fila reclamaram da falta de transparência e de problemas que tem ocorrido durante o processo.


Quem também aguarda uma cirurgia na vesícula é a dona de casa Inês Gomes. Por problemas de saúde no órgão, ela perdeu uma irmã e o pai. E por isso corre atrás para que consiga realizar o procedimento o quanto antes.


Audiência Pública em Parnamirim sobre cirurgias eletivas — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


"Quando meu pai morreu, em 2021, eu comecei a me priorizar e até agora nada. Vai fazer três anos já. Só dizem que é para ficar na fila de espera. Disseram em fevereiro que ia sair em maio, fiz até exame particular. Nem poder pagar, eu podia, pra agilizar, mas fiz. E até agora nada", disse.


Inês lamenta ainda a falta de comunicação com os pacientes para informar posição nas filas ou previsão de quando acontecerá a cirurgia, ou até mesmo os motivos de não realizarem naquele momento.


"Ninguém fala nada, só dizem que eu estou na fila de espera. Foi muitas idas e voltas já. Me botam pra lá, pro postinho de saúde, até pra Natal já me botaram, no Onofre Lopes. A gente se sente fragilizada, não pode fazer nada. A gente fica esperando a hora chegar, a morte, porque ninguém faz nada por nós", disse.


A agente de endemia Sandra Venceslau espera desde 2020 para realizar a retirada do útero. "Foi quando fui diagnosticada [com miomas no útero] e os médicos diseram que só a cirurgia resolveria, mas no pico de pandemia seria impossível ir pro centro cirurgico", conta.


Desde então, o tratamento é paliativo, com medicamentos. Neste ano, no entanto, ela teve uma piora, que culminou com uma hemorragia. "Eu não tive como controlar. Fiz um procedimento chamado curetagem diagnóstica terapêutica, que é um paliativo também. Mas a solução é a histerectomia total. Dei entrada cinco ou seis vezes na maternidade e o tratamento é o mesmo", lamenta.


"Meu útero dobrou de volume, o mioma triplicou. E a gente precisa tirar esse útero. Eu não estou mais em idade fértil, não tenho problema em tirar meu útero, já tive meus filhos"

Ela diz que quando consultou a posição na fila anos atrás, estava atrás de 291 mulheres e que, atualmente, esse número subiu para mais de 500.


"Aumentou a fila e eu não sei qual a minha vez. Isso é angustiante. A gente se sente negligenciada, sem perspectiva, perde qualidade de vida, vida social não tenho mais. Eu tenho que fica em casa em repouso, porque qualquer extravagãncia eu sinto dores, posso sangrar. Então minha vida está limitadíssima".



Sobre os casos relatados, a Secretaria de Saúde de Parnamirim foi questionada, mas não deu respostas.


Audiência pública

Nenhuma representante da prefeitura de Parnamirim compareceu à audiência pública, que foi proposta pela vereadora Rhalessa de Clênio (PTB).


"A secretária [de saúde] me informou que está participando de outra audiência e não pôde. Só que vale salientar que a Secretaria Municipal de Saúde tem uma secretária e dois adjuntos. Então são justificativas que buscamos também entender, porém não se justifica o injustificável", disse a parlamentar.


Outro ponto apontado pela vereadora é sobre a transparência da fila para os pacientes. "Buscamos enteder muitas coisas que precisam ser esclarecidas para a população: a fila reprimida, o contrato de locação [da secretaria de regulação], como está a transparência da fila para que possa acompanhar a colocação, já que hoje não existe esse acompanhamento", disse.


A parlamentar disse que vai marcar um novo momento na Câmara em que pretende contar com a presença de representantes da secretaria de saúde e da maternidade pública Divino Amor "para que elas possam nos esclarecer muitas dúvidas que ficaram abertas aqui nessa audiencia pública".


A Secretaria de Saúde informou que a secretária Luciana Guimarães da Cunha recebeu a vereadora Rhalessa de Clênio, propositora da audiência, na sexta-feira passada, quando trataram sobre o setor de regulação. Segundo a pasta, a questão das cirurgias eletivas foram tratadas nessa reunião.



Operação fura-fila

O problema na fila do SUS em Parnamirim é investigado pelo Ministério Público há pelo menos três anos. Em 2021, o então vereador Diogo Rodrigues (PSD) chegou a ser preso por alterar a ordem das pessos à espera de cirurgias.


Na semana passada, ele teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi condenado pela Justiça do RN, na Operação Fura-fila, por compra de votos, abuso de poder econômico e abuso de poder político.


De acordo com a Justiça Eleitoral, na época em que Diogo foi diretor da Central de Regulação, ele fraudou o SUS para favorecer algumas pessoas, com marcação de consultas e procedimentos eletivos em troca de apoio político.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defensor público do RN diz que eleitoras de Bolsonaro 'não podem reclamar' em caso de violência sexual; corregedoria abre investigação

Um defensor público do Rio Grande do Norte afirmou em um áudio que eleitoras do ex-presidente Jair Bolsonaro "não podem reclamar" caso sofram determinados tipos de violência sexual, como "dedadas" no órgão genital. O áudio viralizou neste domingo (25) em uma plataforma de mensagens e nas redes sociais.


Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Diante da repercussão do caso, a Corregedoria Geral da Defensoria Pública informou nesta segunda-feira (26) que abriu um processo administrativo para apuração dos fatos.


"O procedimento instaurado se destinará a apurar os fatos tornados públicos pela imprensa e as penalidades encontram alicerce na LC 122/94", informou, em relação à Lei Complementar do RN que trata do regime jurídico dos servidores públicos do estado.


Apesar disso, a Defensoria disse que não se pode especificar neste momento a sanção a ser aplicada, "haja vista a necessidade de análise de todas as circunstâncias inerentes ao caso no âmbito do processo administrativo".


Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Em nota repassada à imprensa, o defensor público Serjano Valle - que não quis gravar entrevista com a Inter TV Cabugi - pediu desculpas pela fala e disse que reconheceu o erro.


Segundo ele, o áudio é reflexo do "calor intenso de discussões em grupos de WhatsApp de 'amigos', onde a informalidade impera", o que leva a "declarações pouco polidas e, por vezes, desmedidas".



"Foi isso que ocorreu nos últimos dias, quando gravei um áudio com declarações sendo grosseiro em afirmações. Por isso, peço desculpas", disse.

Serjano disse ainda que lamenta, "profundamente, que minhas afirmações ásperas e grosseiras em um grupo de apenas cinco 'amigos', em um contexto estritamente privado e sem qualquer relação com a função que exerço, tenham chegado a público".


O defensor garante ainda que acima das falas "está o trabalho empreendido, as bandeiras erguidas e as trincheiras enfrentadas por mim como cidadão e como defensor público do Estado".


Áudio fala em 'dedadas'

O defensor público do RN Serjano Valle disse, no áudio que viralizou, que a mulher que vota em Bolsonaro, se sofrer "dedadas" na vagina e no ânus na rua "não pode reclamar".


No áudio, o servidor diz ainda que se sente "à vontade" para falar dessa forma porque na primeira candidatura de Jair Bolsonaro para a presidência da República, em 2018, a esposa do defensor votou no candidato.


"Ano passado ela votou em branco, porque ela não aguenta votar em Lula. Mas ela foi um pouquinho digna e disse que respeitava as nossas duas filhas, e não votou em Bolsonaro", disse no áudio.

Entidades repudiam falas do defensor


Em nota, a Defensoria Pública do RN lembrou que defende cidadãos mais vulneráveis, incluindo mulheres vítimas de violência e que "os princípios legais que pautam a atuação institucional não incluem contextos em que qualquer tipo de violência seja justificado".


A Defensoria disse ainda possuir órgão exclusivo à defesa de vítimas de violência doméstica e familiar "e que tem como função principal assegurar à vítima o acolhimento por uma equipe multidisciplinar".


Segundo o órgão, "os atos praticados, no âmbito da vida privada, por membros da instituição, não refletem os posicionamentos institucionais" e que as falas não diminuem a importância da atuação da Defensoria, "sendo equivocada qualquer ilação que tenha por objetivo atingir negativamente uma instituição que tem como compromisso a busca de uma justiça social efetiva".


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) informou que vai abrir um procedimento para apurar o caso. Segundo o presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros, o defensor também é advogado inscrito na OAB e caso a apuração o considere inidôneo para advogar, ele pode ser excluído dos quadros.


"Tendo em vista que a OAB tem como normas aprovadas na sua instituição a paridade de gênero, nós temos que abrir um incidente de inidoneidade. Porque é considerado inidôneo a exercer a advocacia, pelas nossas normas, quem comete atos de preconceito, violência fisica ou moral às mulheres", explicou.


Em nota, a OAB também repudiou a "fala misógina", através da Comissão da Mulher Advogada.


"A violência sexual e de gênero é inaceitável em qualquer circunstância, e as palavras têm um poder imenso para incitar comportamentos agressivos e que vão contra a dignidade da mulher", disse em nota.


A nota fala ainda de respeito como base do convívio em sociedade, "sendo necessário combater atitudes machistas que naturalizam a violência contra a mulher".


A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do RN (SEMJIDH) também emitiu nota em que afirmou que "repudia qualquer tipo de fala e comportamento misógino, venha de onde vier" e que a fala "não reflete o posicionamento da institucionalidade do governo do estado RN".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Semtas abre 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em Natal

Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo em Natal — Foto: Semtas

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Natal está com 300 vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional em cinco áreas. O início das aulas, que acontecem de forma presencial, está marcado para 10 de julho.


Segundo a prefeitura, o prazo para inscrições têm início nesta terça-feira (27) e vai até o sábado, 1º de julho.


Os cursos ofertas são: maquiagem, escova e penteados, designer de sobrancelhas, gestão de negócios e empreendedorismo, espanhol para recepção.


A duração entre eles varia de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados.



Inscrições:

Para se inscrever, o candidato deve ter a partir de 18 anos (16 anos para algumas tipologias), ensino fundamental I e II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso.


As inscrições serão feitas presencialmente, nos dias 27 e 28 de junho no CMTE Alecrim, na Zona Leste de Natal, das 8h30 às 16h30, e na Escola Municipal profª Maria Alexandrino Sampaio, na rua do Anequim, no bairro Pajuçara, próximo ao Santuário Nossa Sra. de Fátima, Zona Norte, das 8h30 às 12h, no dia 01 de julho.


Os interessados deverão apresentar: xerox do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.


180 vagas no CMTE Alecrim

Matutino:


Design de Sobrancelhas - 15 vagas

Empreendedorismo - 20 vagas

Gestão de Negócios - 20 vagas

Maquiagem - 10 vagas

Escova e Penteados - 15 vagas

Vespertino:


Escova e Penteados - 15 vagas

Espanhol para Recepção - 15 vagas

Empreendedorismo - 20 vagas

Gestão de Negócios - 20 vagas

Maquiagem - 10 vagas

Design de Sobrancelhas - 15 vagas

120 vagas no CMTE Pajuçara

Matutino:


Design de Sobrancelha- 15 vagas

Escova e Penteados– 15 vagas

Gestão de Negócios - 20 vagas

Maquiagem - 10 vagas


Vespertino:


Design de Sobrancelha- 15 vagas

Escova e Penteados– 15 vagas

Gestão de Negócios - 20 vagas

Maquiagem - 10 vagas



Fonte: g1
Leia Mais ››

TJRN mantém sequestro de R$ 90 mil de plano de saúde para tratamento de dependente químico em clínica particular

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou o pedido de uma operadora de plano de saúde para que suspendesse uma decisão da 3ª Vara da Comarca de Macaíba que determinou o sequestro das contas da empresa, no valor de R$ 90 mil. Os desembargadores foram unânimes.


Prédio fachada sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte RN TJRN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A quantia vai custear o tratamento de um paciente para dependência química em uma clínica particular.

De acordo com o judiciário, o sequestro dos valores foi resultado do descumprimento a uma decisão anterior que determinou que o plano custeasse o tratamento recomendado pelo médico assistente de um paciente na clínica em que ele está internado, de forma integral, não se restringindo aos valores pagos pelas tabelas das clínicas credenciadas, já que a operadora não possui outra opção de referência em sua rede credenciada para o tratamento involuntário.



Ao recorrer, o plano de saúde argumentou que, em nenhum momento, se recusou ao cumprimento da liminar e que, na verdade, tem esbarrado em dificuldades com o prestador para negociação do tratamento, uma vez que a clínica não aceita o pagamento nos termos do contrato celebrado com a empresa.


O plano informou que não está se negando ao cumprimento da obrigação, porém, a clínica escolhida pelo paciente mostraria "certa resistência" em realizar o tratamento com os valores praticados na rede credenciada.


Decisão

No entanto, o relator do caso, desembargador Amaury Moura Sobrinho, considerou que apesar do plano de saúde fundamentar seu recurso alegando ausência de descumprimento da obrigação, ele se limitou em afirmar que tem esbarrado em dificuldades com o prestador para negociação do tratamento, uma vez que este não aceita o pagamento nos termos do contrato celebrado com a operador de saúde.


Amaury Moura ressaltou em seu voto que o pagamento deve ser feito na forma em que foi determinado na decisão judicial, ou seja, de forma integral, não se restringindo aos valores pagos pelas tabelas das clínicas credenciadas, pois a empresa não possui outra opção de referência em sua rede credenciada para o tratamento involuntário de toxicômanos.



“Logo, resta indiscutível que a recorrente descumpriu com a decisão judicial, o que resultou, de forma acertada, na decisão de bloqueio dos valores correspondentes à prestação dos serviços ofertados pela clínica em favor do agravado. (…) Portanto, fica evidenciado que o Juiz pode determinar a indisponibilidade de valores contra a parte litigante para assegurar o cumprimento de decisão judicial”, decidiu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo implanta central de atendimento a servidores do RN; veja como acessar

Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O governo do Rio Grande do Norte anunciou a implantação da Central de Atendimento ao Servidor (CAS), a fim de dar celeridade e eficiência à disponibilização de informações.


Segundo a Secretaria Estadual de Administração, responsável pela iniciativa, o serviço é oferecido por meio de diferentes canais.


“Existe uma demanda alta de atendimentos junto aos servidores públicos do Rio Grande do Norte a ser realizado pela Secretaria da Administração. Nesse sentido, temos procurado facilitar essa comunicação, tanto em relação à rapidez das respostas para as demandas que surgirem, quanto garantir mais segurança na prestação do serviço”, diz o secretário Pedro Lopes.



Segundo o coordenador da CAS, Reinalvo Orecic, a ideia da iniciativa é facilitar a comunicação e responder a todas as demandas, com o devido registro do atendimento para fins de contabilização e histórico das demandas pleiteadas. “Todos os nossos atendimentos serão registrados no Suap, a fim de garantir mais segurança e eficiência na prestação desse serviço”, disse.


De acordo com a Portaria nº 1356/2023, publicada na edição de sábado (24) do Diário Oficial do Estado, são cinco maneiras do servidor entrar em contato com a Sead:


Atendimento presencial

O servidor poderá comparecer à sede da Sead, no Centro Administrativo, em Natal, e ser atendido pelos atendentes da CAS nos guichês de atendimento, no horário das 7h às 14h.

Suap

O servidor deverá acessar o Sistema Unificado de Administração de Pessoal (aqui) e realizar o login. Uma vez logado no sistema, clicar em “Central de Serviços > Abrir Chamado”. Na próxima tela, clicar em “CAS – Central de Atendimento ao Servidor” e então iniciar o atendimento a partir de um dos assuntos relacionados.

Telefone

O servidor deverá ligar para o número (84) 3190-0600 e discar o ramal 8012 para atendimentos via CAS. O serviço telefônico estará disponível no horário das 7h às 14h.

Whatsapp

O servidor poderá mandar mensagem via aplicativo de mensagens instantâneas no número (84) 98127-2944. O canal é exclusivo para atendimentos textuais, ou seja, não recebe chamadas. O horário de atendimento é das 7h às 12h. Caso a mensagem surja fora desse intervalo, o retorno será dado no dia útil subsequente.

E-mail

O servidor poderá mandar e-mail para cas@sead.rn.gov.br e solicitar uma informação, desde que se identifique, informando nome, matrícula e dados relacionados à demanda. Os atendentes da CAS retornarão tão logo tenham as respostas, podendo ser no mesmo dia ou no dia útil subsequente, dependendo da complexidade do pedido.

Fonte: g1

Leia Mais ››

'Ajoelha, se prostra para mim': criminoso usava Discord para chantagear adolescentes e obrigá-las a se mutilar com sua assinatura

Cinco pessoas foram presas acusadas de envolvimento em crimes de violência contra meninas menores de idade, no Discord. Os abusadores não só ameaçam pela na internet, como também atraem as vítimas para locais onde são humilhadas e agredidas.


Fantástico mostra quem são os criminosos que chantageavam e violentavam meninas no Discord — Foto: Reprodução/TV Globo


Um dos criminosos, Izaquiel Tomé dos Santos, 20 anos, era conhecido na plataforma como Dexter. Preso desde abril, Dexter torturou pelo menos dez adolescentes. Elas eram obrigadas a se mutilar com a assinatura do abusador.


Em depoimento a Polícia Federal, Izaquiel admitiu ter chantageado garotas para que elas se mutilassem. A Polícia Federal também visitou todas as vítimas de Dexter para conversar com as famílias e oferecer apoio psicológico.



Trechos de conversas obtidos pelo Fantástico mostram como Dexter agredia verbalmente suas vítimas.


"Ajoelha. Se prostra para mim. Eu sou a p**** de um Deus para você agora", ordena Dexter a uma de suas vítimas. Na gravação, é possível escutar a menina soluçar. "Você é uma vagabunda que merece sofrer mesmo", diz o abusador.

O Fantástico mostrou a rede de criminosos que age no aplicativo muito usado por adolescentes. Conforme destacado na reportagem, eles integram um grupo de jovens anestesiados, insensíveis à própria dor e, principalmente, à dos outros.


“Eles são sádicos, misóginos, eles têm um asco, um avesso por mulheres”, afirma o delegado Fábio Pinheiro Lopes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Acho um pouquinho difícil', diz filha de Gugu sobre suposto herdeiro


Na última semana, a disputa pela herança bilionária do apresentador Gugu Liberato, morto em 2019, ganhou novos capítulos. Um personagem de última hora apareceu se apresentando como filho de Gugu e abriu a possibilidade de uma reviravolta no caso.


Uma moradora da Zona Oeste de São Paulo diz ter tido um filho com Gugu quando ele ainda era adolescente. O que ninguém sabe ainda é porque esse suposto herdeiro resolveu se manifestar só agora, cinquenta anos depois.


Em entrevista ao Fantástico, Marina Liberato, uma das filhas gêmeas do apresentador, comentou a notícia.


"Eu acho um pouco absurdo porque esse cara é um pouco mais velho e meu pai teria 14 anos, se isso realmente aconteceu. Eu acho um pouquinho difícil ter acontecido, né?", diz.


O suposto herdeiro é um vendedor de automóveis identificado domo Ricardo Rocha e disse que nunca conheceu Gugu.


Um teste de DNA é que vai poder comprovar se a história é verdadeira ou não. De acordo com o advogado especialista em Direito das Sucessões João Aguirre um filho reconhecido tardiamente teria os mesmos direitos dos irmãos.


"Esse filho que for reconhecido após a morte terá os mesmos direitos dos outros filhos, como pensão alimentícia e herança. Nesses casos, rompe-se o testamento em todas as suas posições e ele perde toda a eficácia", explica.

Se for reconhecido, o vendedor de automóveis entra na divisão da herança junto com os filhos João, Marina e Sofia. Mas tudo isso ainda pode demorar muito.


Em nota, os advogados do espólio de Gugu Liberato informaram que não participarão de reportagens sobre as questões discutidas em juízo.


Todos os processos, tanto o de paternidade quanto o das uniões estáveis do inventário correm em paralelo e, somente com tudo resolvido, é que será feita a partilha dos bens de Gugu.


Fonte: Fantástico

Leia Mais ››

Vídeo mostra cantora Ana Castela sendo escoltada por policiais para subir ao palco após confusão em Lagarto


A cantora Ana Castela subiu ao palco de uma festa junina em Lagarto (SE) escoltada por policiais militares, na noite de sábado (24), depois de um tumulto envolvendo os seguranças da artista e fãs, durante o tradicional Festival da Mandioca. O evento, que está em sua 10ª edição, costuma reunir shows com atrações locais e nacionais.


Segundo a prefeitura, Ana Castela receberia crianças no camarim. A confusão começou quando o número de pessoas que poderiam ficar no local atingiu o limite.


O g1 apurou que, durante a confusão, a filha da prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (Solidariedade), e do deputado federal, Gustinho Ribeiro (Republicanos), também foi impedida de acessar o camarim da cantora. A prefeitura não quis comentar a presença da filha da prefeita no show.


A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE) informou que foi acionada para controlar a confusão envolvendo a equipe de segurança da cantora, mas que, ao chegar ao local, a briga já havia terminado.


A Polícia Militar disse que após o tumulto, a segurança da artista solicitou apoio para que ela pudesse subir ao palco. O vídeo mostra o momento em que a cantora é acompanhada por policiais para a área do show. (Veja o vídeo acima)


O que diz a assessoria da cantora

Em nota assinada em parceria com a Prefeitura de Lagarto, a produção da cantora Ana Castela confirmou que ela precisou ser escoltada por policiais devido a uma grande aglomeração formada por fãs na área onde ela desembarcaria para a realização do show.


Carreira


Ana Castela colocou os fãs para cantar e dançar na Festa Junina de Votorantim — Foto: Divulgação/@victordealmeidafotos


Ana Flávia Castela, tem 19 anos, nasceu em Amambai (MS) e foi criada na vizinha Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai. No início da pandemia, ela começou a postar vídeos de covers no YouTube. O repertório era de pop, rap acústico e de cantoras sertanejas.


Em abril de 2023, ela chegou ao topo da parada semanal do YouTube pela primeira vez. A cantora sertaneja estourou em 2022 na onda do "agronejo" e canta sucessos como "Pipoco", "Bombonzinho", "Roça em mim" e "Nosso quadro".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caminhão com mais de 1 tonelada de maconha tomba em frente ao Batalhão da PM em Juiz de Fora

Caminhão com mais de 1 tonelada de maconha tombou na Avenida JK, em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um caminhão com mais de 1 tonelada de maconha tombou na noite de domingo (25) em frente ao Batalhão da Polícia Militar (PM), localizado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (JK), em Juiz de Fora.


A droga estava escondida em meio a carga de grama. Foram apreendidas, ao todo, 1.235 barras de maconha. Cada uma tinha cerca de 1 kg.


Conforme a PM, o caminhão já era acompanhado por uma viatura da polícia desde o distrito de Penido após atitude suspeita. Ao deparar com um cerco em frente ao batalhão, o motorista de 43 anos perdeu o controle do veículo e tombou na pista.


Com o tombamento do caminhão, as barras de maconha ficaram espalhadas pela Avenida JK. O condutor foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, levado para o hospital com ferimentos leves e, posteriormente, preso em flagrante por tráfico de drogas. Já o veículo removido por um guincho.


1.080 barras de maconha apreendidas pela PM em Juiz de Fora — Foto: PM/Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Coronel da polícia do DF diz à CPI que é 'claro que a PM falhou' no 8 de janeiro


O coronel Jorge Eduardo Naime, da Polícia Militar do Distrito Federal, afirmou nesta segunda-feira (26), em depoimento à CPI dos Atos Golpistas, no Congresso, que é claro que a PM falhou no 8 de janeiro.


Preso desde fevereiro, o coronel era chefe do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal no momento em que ocorreu a tentativa golpista de ataque à Esplanada, em janeiro.


"A PM falhou e tá claro que a PM falhou pq ela fez um planejamento subestimado por conta das informações que foram dados sexta-feira foram diferentes das informações do domingo 10h da manhã. E ninguém chegou ao DOPE e ninguém chegou a coordenação de operações às informações de 10h da manhã. Houve uma falha no sistema de inteligência do DF", afirmou Naime à CPI.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Banco Central precisa decidir se Brasil vai crescer, diz ministro da Agricultura ao criticar taxa de juros


O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, questionado nesta segunda-feira (26) sobre a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano, afirmou que o Banco Central precisa decidir se o Brasil vai crescer.


A declaração de Fávaro é uma crítica ao Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, que em reunião na semana passada manteve a taxa no atual patamar.


Para integrantes do governo, já era hora de o BC baixar os juros. O governo entende que a taxa atual inibe investimentos e impede o crescimento da economia.


O BC, por sua vez, que é independente, argumenta que a taxa em 13,75% ainda é necessária para conter a inflação.


"O Banco Central precisa tomar a atitude de decidir se o Brasil vai crescer ou não vai crescer", afirmou Fávaro a jornalistas após participar de reunião no Ministério da Fazenda sobre o Plano Safra, que financia a agricultura.


O Plano Safra será anunciado nesta terça-feira (27), em evento no Palácio do Planalto.


Como o plano oferece linhas de crédito e custeio a juros mais baixos que os de mercado, o governo precisa fazer a equalização dos valores. Com a taxa básica de juros a 13,75%, isso significa custos maiores para o governo.



Questionado sobre a equalização, Fávaro disse apenas que "está tudo decidido".


Na última semana, o ministro já havia confirmado que o Plano Safra 23/24 seria superior a R$ 400 bilhões.


Fávaro também confirmou a previsão de recursos para investimento em armazenamento de grãos e a ampliação de linhas de crédito do BNDES.


Fonte: g1

Leia Mais ››

À CPI, coronel do DF diz que ação da PM no acampamento golpista sempre foi limitada pelas Forças Armadas


Em depoimento à CPI dos Atos Golpistas, o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime Barreto disse que "a ação da Polícia Militar no acampamento sempre foi limitada pelas Forças Armadas".


Naime se referia ao acampamento no Quartel General (QG) do Exército, em Brasília, de onde os golpistas se organizaram para realizar o ato que depredou os prédios na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro.


Preso desde fevereiro, o coronel era chefe do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal no momento em que ocorreu a tentativa golpista de ataque à Esplanada, em janeiro.


Naime é investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura possíveis omissões de autoridades pelos atos do dia 8 de janeiro, em Brasília.


"A gente não tinha esse acesso para entrar com policiamento, para efetuar prisão, para retirar ambulante, para poder fazer prisões", disse Naime à relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).


Naime respondeu a uma pergunta da senadora sobre a presença de policiais militares do Distrito Federal descaracterizados dentro dos acampamentos. Eliziane quis saber quais informações relevantes foram obtidas a partir dessas participações e como estava o monitoramento em relação ao que acontecia dentro do QG.



Segundo o coronel, a Polícia Militar mantinha agentes em todas as reuniões do grupo golpista, não apenas dentro do acampamento - e citou uma ocasião em que seus agentes o alertaram a respeito de uma movimentação do grupo no Palácio do Alvorada, ainda quando Jair Bolsonaro era presidente da República.


De acordo com o coronel, havia risco para os agentes da polícia militar dentro do acampamento caso eles fossem descobertos.


"Para a senhora entender como era a questão da PM dentro do acampamento. Até o risco que os meus agentes corriam se eles fossem plotados, encontrados, identificados", afirmou.


Naime disse, ainda, que até quando a Polícia Federal tentou cumprir mandados de prisão dentro do acampamento "foi rechaçada pelos manifestantes" e que "saíram cenas da imprensa que pareciam que o próprio Exército estava expulsando a Polícia Federal de dentro do acampamento".


O coronel admitiu que esteve no acampamento "várias vezes", mas segundo ele sempre "a serviço".


"Eu estive, sim, estive no acampamento várias vezes, sempre de serviço, nunca estive no acampamento na minha hora de folga, nunca estive no acampamento me manifestando, eu sempre estive no acampamento de serviço", afirmou Naime. "Sempre no sentido de ter mais informações para a inteligência, dar mais informações para o comandante-geral, ter mais informações para fazer o planejamento, estava muito preocupado com o dia 1º de janeiro, que era a posse presidencial."



Ataque à sede PF

O coronel afirmou à CPI que a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal (PF) em 12 de dezembro e os atos golpistas de 8 de janeiro não tem ligação.


Segundo ele, os manifestantes que participaram do vandalismo contra a PF estavam instalados no setor hoteleiro de Brasília, na região central da cidade, próximo à sede da corporação,e não no acampamento em frente ao quartel general do Exército.


“E outro ponto que muito claro ficou para a gente: quem participou desses ataques diretamente do dia 12 [de dezembro] estavam hospedados nos hotéis do Setor Hoteleiro. Eles não estavam no acampamento”.


Naime relatou que no dia seguinte ao vandalismo, o comandante-geral e o Secretário de segurança do DF foram chamados para uma reunião no Setor Hoteleiro com os donos dos hotéis, que estavam preocupados com os atos.


“Vários deles [donos de hotéis] chamaram o Comandante-Geral num canto …Inclusive, depois, pelo que chegou ao meu conhecimento, foi colocada inteligência nesses hotéis, porque eles [vândalos] se reuniam no café da manhã nesses hotéis; eles se reuniam, planejavam as ações do dia, a saída do dia nesses hotéis. Não iam nem ao acampamento”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

STF valida cálculo que reduz valor da pensão por morte do INSS

Corte validou cálculo introduzido pela reforma da Previdência, em 2019. — Foto: INSS/ Divulgação

Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a regra fixada, em 2019, pela reforma da Previdência que estabeleceu novo cálculo da pensão por morte do segurado do INSS que falece antes de sua aposentadoria.


Esse sistema estabelece que o viúvo tem direito a receber:


50% do valor da aposentadoria já paga ao segurado e servidor ou proporcional do benefício ao qual o falecido teria direito se fosse aposentado por incapacidade na data da morte

além de mais 10% por dependente — até o limite de 100% para cinco ou mais dependentes

A ação julgada pelo Supremo foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar).



A entidade defendeu que a nova regra prejudicava os dependentes dos segurados, violando a Constituição que prevê o caráter contributivo da Previdência e que garante a proteção digna à família do falecido, em especial a proteção previdenciária.


Relator, o ministro Luís Roberto Barroso votou pela rejeição da ação. Para o ministro, a mudança não representa nenhuma violação da Constituição.


“É preciso ter em conta que as pensões por morte não visam à manutenção do padrão de vida alcançado pelo segurado falecido. Também não têm natureza de herança, uma vez que não compõem o patrimônio do instituidor. Em realidade, elas são um alento – normalmente temporário – para permitir que os dependentes reorganizem-se financeiramente, busquem novas alternativas e tenham condições, afinal, de prover recursos suficientes à sua própria subsistência”, escreveu.


Segundo o ministro, não há "ofensa à vedação ao confisco, ao direito de propriedade ou à proporcionalidade” na regra estabelecida em 2019.


O voto de Barroso foi seguido por Dias Toffoli, André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques.


Os ministros Edson Fachin e Rosa Weber divergiram e consideraram a alteração na regra inconstitucional.


“A manutenção da forma de cálculo não permite, senão inviabiliza a reorganização familiar e financeira após o falecimento, ampliando a vulnerabilidade social. Há na prática, portanto, discrímen inconstitucional e injusto aplicado pela reforma constitucional”, afirmou Fachin.


A análise da ação ocorreu no plenário virtual da Corte, onde os ministros somente depositam os votos. O julgamento foi encerrado na última sexta-feira (23).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Na véspera de julgamento no TSE, Bolsonaro evita falar sobre inelegibilidade e nega ataque à democracia em reunião com embaixadores

Ex- presidente Jair Bolsonaro (PL) — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na manhã desta segunda-feira (26) esperar um "julgamento justo" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será retomado nesta terça-feira (27) e que pode deixá-lo inelegível por oito anos.


Após agenda do Partido Liberal na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para discutir a participação do PL nas eleições municipais de 2024, Bolsonaro evitou falar sobre cenários caso perca os direitos políticos e afirmou que não vê ataque à democracia em reunião com embaixadores.


"É justo cassar os direitos políticos de alguém que reuniu embaixadores? Não é justo falar em atacar a democracia. Aperfeiçoamento, buscar colocar camadas de proteção, é bom para a democracia.”, disse o ex-presidente. "Não podemos aceitar passivamente no Brasil que possíveis críticas ou sugestões de aperfeiçoamento do sistema eleitoral seja tido como ataque à democracia.”, complementou.


Questionado se já traça cenários caso fique inelegível, Bolsonaro disse não querer ficar no “se” e defendeu sua experiência como candidato em potencial para 2026. “Não existe ninguém insubstituível. Eu falei isso agora há pouco para parlamentares. O que acontece é que aqui tem gente muito mais competente do que eu, mas eles não têm o conhecimento nacional que eu tenho. E eu consegui, graças a Deus, o carisma considerável da população”, afirmou.


Jair Bolsonaro afirmou ainda esperar que seu julgamento no TSE siga a jurisprudência anterior da Corte e não aceite novas provas no processo. Ele fez referências à inclusão no processo por parte do PDT, autor da ação, a minuta golpista encontrada com o ex-ministro Anderson Torres. O documento tratava da decretação de um estado de defesa no TSE com o objetivo de rever o resultado da eleição, da qual Bolsonaro saiu derrotado.


“O meu advogado Tarcisio (Tarcisio Vieira de Carvalho Neto), que já foi ministro do TSE, fez uma defesa muito boa em cima de fatos e nós esperamos que sigam a jurisprudência de 2017, onde não se aceitou agregar mais nenhuma prova sobre a original. Espero que isso aconteça”, afirmou.



Tarcísio Vieira foi ministro do TSE de 2014 a 2021 e votou contra a cassação da chapa Dilma-Temer no julgamento realizado em 2017.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››