segunda-feira, maio 31, 2021

Câmera de segurança mostra casal suspeito de assassinato com criança desaparecida em Pau dos Ferros

A criança de 11 anos que está desaparecida desde o dia 26 de maio no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do RN, aparece em um registro de câmeras de segurança andando na rua durante a noite daquele dia com um casal. De acordo com a Polícia Civil, o casal preso nesta segunda-feira (31) em Natal é o mesmo que está nas imagens.


A Polícia Civil trabalha o caso como homicídio e tem no homem de 29 anos e na mulher dele, de 17, os principais suspeitos de terem matado a adolescente de 11 anos. Os dois foram presos nesta segunda-feira (31) após uma denúncia anônima de um homem que os encontrou na avenida Capitão-Mor Gouveia.


O registro da câmera de segurança é no bairro Antônio Martins, por volta das 20h30 do dia 26 de maio - dia em que a menina desapareceu. O homem passa na frente e em seguida a jovem de 17 anos acompanhada da criança.


"A equipe fez o recolhimento de algumas imagens de videomonitoramento e há imagens que mostram a menina desaparecida, a adolescente, que passou a ser tratada como suspeita e, o rapaz, que também passou a ser tratado como suspeito, caminhando pela cidade na noite do dia 26. O caso passou a ser tratado como um homicídio da criança até então desaparecida", disse o delegado Andson Rodrigo de Oliveira, da 4ª Delegacia Regional de Polícia, em Pau dos Ferros.


Segundo o delegado, um corpo foi encontrado na residência desse casal no sábado (29). O corpo estava com as mãos amarradas e sinais de estrangulamento, dentro de uma caixa atrás de móveis. A polícia acredita que o corpo é da menina de 11 anos.


"O corpo não foi ainda identificado de forma cabal, porque pelo estado de decomposição não foi possível fazer outros exames que fossem mais simples do que o de DNA, que é o que vai ser necessário", disse o delegado.


Suspeitos de assassinato de menina de 11 anos foram transferidos — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A polícia trabalha até com a possibilidade de um ritual macabro, inclusive com indícios disso. "Eles vão ter que esclarecer esse encontro de cadáver na residência deles, que, possivelmente, com quase 100% de certeza, é da menina que desapareceu".


Os policiais ainda localizaram um buraco no quintal da residência, onde acreditam que os suspeitos enterrariam o corpo. Os policiais foram acionados após ligação dos vizinhos pelo forte odor.


Casal sumiu de Pau dos Ferros

A Polícia Civil acreditou inicialmente se tratar de um crime de feminicídio, já que a família da jovem de 17 anos que vive com o suspeito de 29 anos não conseguia contato com ela há três dias. Um exame inicial do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) descartou a possibilidade.


Segundo testemunhas relataram à polícia nas investigações, a criança de 11 anos foi atraída pelo casal com a promessa de receber roupas de presente. Desde aquele dia, o casal sumiu da cidade e a menina não foi mais vista.


Segundo a Polícia Civil, os dois foram vistos como andarilhos pedindo água e comida na comunidade Pintada, na Zona Rural de Antônio Martins, também no Alto Oeste.


O casal disse que estava hospedado em uma pousada. À tarde, os policiais foram ao local e apreenderam pertences do casal, além do colchão do quarto. O casal foi encaminhado para Pau dos Ferros, onde o caso está sendo investigado.


O homem de 29 anos é ex-presidiário e usou tornozeleira eletrônica. Ele já tem um mandado de prisão contra ele. A Polícia Civil agora espera um pedido de internamento da adolescente de 17 anos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Família faz buscas por sargento da PM desaparecido em Felipe Guerra

Um sargento da Polícia Militar está desaparecido desde a manhã do último domingo (30) na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Omelton Fernandes trabalha na cidade de Governador Dix-Sept Rosado e sumiu após deixar o serviço em direção à própria casa, na cidade de Felipe Guerra, a cerca de 20 quilômetros.


Policial militar está desaparecido no RN — Foto: Divulgação


Segundo a PM de Dix-Sept Rosado, o sargento saiu do batalhão por volta das 6h30, ao fim do expediente, e não deu mais notícias. Omelton estava de moto. Os familiares e os amigos estão preocupados e estão fazendo buscas.


De acordo com a PM do município, ele costuma dirigir por estradas de barro no caminho de casa. Por terem algumas na região, os policiais não sabem precisar qual o caminho ele tomou neste dia.


O policial saiu sozinho. De acordo com a PM, o sargento não se queixou de nada nos últimos dias que pudesse gerar preocupação.


A PM também está realizando buscas na região e pede que quem tiver informações acione o 190.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 268.426 casos confirmados e 6.116 mortes por Covid-19



O Rio Grande do Norte tem 268.426 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. A doença vitimou 6.116 pessoas no estado. Outros 1.296 óbitos estão sob investigação. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (31).


Em comparação com o último boletim, de sexta-feira (28), são são 39 mortes a mais, sendo 9 nas últimas 24 horas - em Natal (03), Parnamirim (01), Macaiba (01), Lucrécia (01), Mossoró (02) e Carnaubais (01). Os casos confirmados subiram 2.799.


O RN tem ainda 90.677 casos suspeitos e 519.335 casos descartados de Covid-19. Os casos inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", seguem em 131.945.


Segundo o boletim, 1.005 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN - 703 na rede pública e 302 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 391 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 87,2% na rede pública; com 174 internados, a rede privada tem 100% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

268.426 casos confirmados

6.116 mortes

90.677 casos suspeitos

519.335 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: RN investiga caso suspeito da variante indiana em paciente potiguar



A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou que abriu investigação para apurar o primeiro caso suspeito da variante indiana em um paciente do estado.


Segundo a Sesap, o paciente teve contato com um caso confirmado da variante B.1.617 no Maranhão, e recentemente testou positivo para a Covid-19. A investigação agora é para apurar por qual cepa ele foi infectado.


As amostras do paciente potiguar serão enviadas para a Fiocruz e para o Instituto Evandro Chagas "com a finalidade de investigar possível contaminação pela nova variante no estado", segundo informou o governo do RN.


De acordo com a Sesap, o paciente suspeito chegou ao Rio Grande do Norte após viagem que realizou ao Maranhão e no momento tem o estado de saúde estável e está em isolamento domiciliar, sem necessidade de hospitalização.


O Brasil tem até o momento oito casos confirmados da variante indiana: seis deles no Maranhão (cinco estão em quarentena dentro do navio e um deles está internado em São Luís), um no Rio de Janeiro (de um passageiro vindo da Índia e que desembarcou em São Paulo) e um em Juiz de Fora (também viajou ao país asiático e chegou ao Brasil via Guarulhos-SP).


O Ceará teve um caso suspeito descartado na variante indiana, assim como o Distrito Federal, onde o paciente segue sendo investigado mesmo após ter testado negativo para Covid-19.


Variante indiana

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a B.1.617 é mais contagiosa em uma comparação inicial com a variante britânica, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.


Apesar de ter sido notada no ano passado, foi somente em 10 de maio que a OMS classificou a variante B.1.617 como "preocupação global".



Acredita-se que variante se dissemine mais rápido. No entanto, cientistas ainda não sabem dizer se é mais letal e se tem maior transmissibilidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo diz que RN não tem 'nível de segurança epidemiológica' para receber jogos da Copa América

O governo do Rio Grande do Norte informou que, por causa da pandemia da Covid-19, o estado não tem "segurança epidemiológica" para sediar jogos da Copa América. Após reunião realizada pela Conmebol nesta segunda-feira, a Arena das Dunas, em Natal, chegou a ser cogitada como uma das sedes para os jogos.


RN não sediará jogos da Copa América: 'não temos níveis de segurança epidemiológica para realização do evento', diz governo — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO


O governo informou que não foi procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nas redes sociais a governadora Fátima Bezerra afirmou que "apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento no nosso estado".


"Ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui. O Governo é, portanto, contrário à realização do evento no nosso estado", escreveu a gestora.


O torneio ocorreria, inicialmente, na Colômbia e, posteriormente, na Argentina, mas os países desistiram. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu sediar no Brasil a Copa América, nesta segunda (31).


O governador de Pernambuco também afirmou que o estado não tem condições de sediar jogos da Copa América.


Pandemia no RN

O Rio Grande do Norte vive o pior momento da pandemia. Maio é o mês com o maior número de casos confirmados de Covid-19 no RN desde o início da pandemia. O Rio Grande do Norte registra até esta segunda (31) 268.426 casos confirmados de Covid-19 e 6.116 mortes pela doença.


Neste domingo (29), o estado voltou a ter mais de 100 pessoas em fila de espera por UTI para Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos críticos passou de 98%.


Na última quarta-feira (26) o Rio Grande do Norte registrou o maior número de solicitações por um leito de UTI desde o início da pandemia. Ao todo, foram 156 pedidos encaminhados pelas unidades de saúde à Central de Regulações para pacientes que precisam desse tipo de internação.


O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, disse que o estado vive um pré-colapso e que não há mais como abrir novos leitos de UTI por causa das limitações de pessoal e de insumos, como kits intubação, por exemplo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Casal suspeito de assassinato em Pau dos Ferros é preso em Natal; ouça denúncia que levou à prisão

Um casal suspeito de um assassinato em Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar, foi preso na manhã desta segunda-feira (31) em Natal.


Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) em Natal RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo a Polícia Civil, a vítima, ainda não identificada, pode ser uma criança de 11 anos que estava desaparecida no município do Oeste.


A prisão foi realizada em frente à Central de Abastecimento (Ceasa), na Zona Oeste da capital, pela equipe do 9º Batalhão da Polícia Militar.


Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o casal foi localizado após uma denúncia feita ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e foi levado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar depoimento.


Segundo a PM, ao ser detido, o homem negou o crime, mas a adolescente disse que teria praticado o assassinato.


Vítima pode ser criança

O homem e a adolescente de 17 anos moravam na casa em que um corpo foi encontrado no último sábado (29) em Pau dos Ferros.


A suspeita é que o corpo encontrado seja de uma criança de 11 anos que estava desaparecida desde a última quarta-feira em Pau dos Ferros, porém ele ainda não foi identificado oficialmente.


Inicialmente, a Polícia Civil acreditava que o corpo era da adolescente de 17 anos, porque a família dela afirmou que não conseguia contato com ela há dias.


Porém o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) realizou exames e constatou que as digitais do corpo não coincidiam com as da jovem.


Após o resultado, neste domingo (30), a polícia passou a procurar não apenas o homem, como também a jovem, por suspeita de envolvimento no crime.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mossoró inicia vacinação contra Covid-19 em trabalhadores da Educação

A Prefeitura de Mossoró começou nesta segunda (31) a vacinar contra Covid-19 os trabalhadores da Educação. A imunização acontece no Sesi e começou com os profissionais que atuam em creches e pré-escola.


Mossoró inicia vacinação contra Covid-19 em trabalhadores da Educação — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF


O Ginásio do Sesi funciona de segunda a sábado das 8h às 16h.


O Governo do Estado emitiu uma nota na noite de domingo (30) orientando que a vacinação dos trabalhadores da educação só deveria começar a partir da chegada do próximo lote de vacinas - que deve acontecer até o fim desta semana. Apesar disso, Mossoró manteve a vacinação.


Segundo o coordenador de imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima, o município decidiu avançar no calendário de vacinação porque possui doses remanescentes da última remessa. "Ontem, vacinamos pouco mais de 300 pessoas e temos quase 5 mil doses para D1", afirmou.


De acordo com a prefeitura, podem tomar a primeira dose da vacina todos os servidores lotados nas referidas unidades: desde os professores até os membros da direção, coordenação, supervisão escolar, vigilantes, auxiliares de serviços gerais.


A professora Angélica Bezerra, que atua na Unidade de Educação Infantil do bairro Paredões, em Mossoró, foi uma das vacinadas nesta segunda — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


A professora Angélica Bezerra, que atua na Unidade de Educação Infantil do bairro Paredões, em Mossoró, foi uma das vacinadas nesta segunda. Com a vacina, a partir de agora, a educadora tem esperança de voltar à sala de aula. "O ensino online é um desafio principalmente para mim que não tenho tanto hábito. Não vejo a hora de voltar a aula presencial com minhas crianças. Nada substitui o presencial", disse.


Documentação

Os documentos (originais e cópias) exigidos são: documento de identificação pessoal com foto e declaração da instituição de ensino que afirme a condição e a lotação do trabalhador na unidade escolar.


Mossoró inicia vacinação contra Covid-19 em trabalhadores da Educação — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap distribui lote com mais de 9 mil vacinas da Pfizer aos municípios do RN para imunização de grávidas e puérperas

A Secretaria Estadual de Saúde distribui pouco mais de 9 mil doses de vacinas da Pfizer aos 167 municípios potiguares nesta segunda-feira (31).


Vacinas da Pfizer distribuídas aos municípios do Rio Grande do Norte, Natal, RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


O público-alvo para a imunização é composto por mulheres grávidas e puérperas - mães com filhos com até 45 dias de vida.


Segundo Kelly Maia, coordenadora da Vigilância em Saúde do RN, o objetivo é imunizar as gestantes o quanto antes, no estado, porque, em média, 11% das grávidas contaminadas pela Covid-19 faleceram ao longo da pandemia.


"As vacinas devem ser destinadas prioritariamente para que a gente consiga concluir todas as gestantes e puérperas no nosso estado. Essas mulheres, ao serem acometidas pela doença, isso gera um número alto de mortalidade. Então, por isso, estamos priorizando esse grupo. Vacinado esse grupo nos municípios, ela pode seguir a para imunização da população com comorbidades e deficiência", disse.


O estado já havia distribuído pouco mais de 10 mil doses de Pfizer a municípios do interior do estado.


Os primeiros lotes que chegaram ao estado foram distribuídos apenas à capital e cidades da região metropolitana, seguindo orientação do Ministério da Saúde.


Porém, após decisão da Comissão Intergestores Bipartite - formada entre estado e municípios - no dia 18 de maio, ficou autorizada remessa aos municípios do interior.


Anvisa muda prazo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na sexta-feira (28) novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer.


Agora, a vacina pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.


Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.


Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina.


"Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração", disse a agência, em nota.


As agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.


Mais municípios

A nova recomendação contribui para a ampliação da distribuição da vacina em todo o país. Na quarta-feira (26), o Ministério da Saúde autorizou estados a repassarem a vacina da Pfizer para outros municípios. A aplicação estava restrita, inicialmente, às capitais.


Segundo a pasta, "as cidades elegíveis passaram pela verificação de critérios técnicos, como o distanciamento de até 2h30 da capital do estado, considerando as particularidades que envolvem o armazenamento da vacina durante o transporte."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Januário de Oliveira morre aos 81 anos

O ex-narrador Januário de Oliveira morreu nesta segunda-feira (31) em Natal-RN, aos 81 anos. Conforme publicou o GE, o ex-locutor de rádio e TV estava há 11 dias internado.



Janurário de Olveira, em 2017 — Foto: Reprodução/Globoesporte


Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular na cidade em que morava com a família.


O ex-narrador passou por emissoras como Band e TVE e imortalizou bordões que tomaram conta de estádios e ruas do Rio nos anos 90 como "cruel, muito cruel", "é disso que o povo gosta", "taí o que você queria".


Em reportagem do Globoesporte em 2019, o ex-locutor contou que tinha problemas de visão e complicações decorrentes de uma diabetes.


Repercussão da morte

Luiz Penido


O também locutor Luiz Penido afirmou que Januário lutou muito com problemas de saúde. "Morreu o grande locutor, Januário de Oliveira, aos 81 anos, depois de lutar muito com problemas de saúde. Descanse em paz"


Sérgio Du Bocage


Que orgulho ser seu amigo. Que honra ter sido seu companheiro em jornadas históricas do futebol carioca. Querido Januário de Oliveira. Recebi há pouco a notícia de que você não está mais entre nós. Mas você sempre vai estar conosco. Nas narrações imortais, nos trazendo emoção, alegria, e tantos outros sentimentos com a sua voz marcante.


Flamengo


O Clube de Regatas do Flamengo publicou uma nota dizendo que "lamenta profundamente a morte do histórico narrador Januário de Oliveira". O clube desejou "muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste".


Vasco


Com tristeza recebemos a notícia do falecimento de Januário de Oliveira, um dos grandes locutores esportivos que este país já teve e que marcou gerações. Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Meu olho foi retirado', diz um dos atingidos pela PM; segunda vítima confirma que também perdeu visão

"Meu olho foi retirado. Estou sem a visão. Na situação que a gente está, tem que agradecer a Deus, mas eu não desejo para ninguém". O depoimento é do adesivador de táxis Daniel Campelo, de 51 anos, uma das vítimas da ação da PM durante o protesto pacífico contra Bolsonaro (sem partido), no Recife, no sábado (29). Nesta segunda (31), ele passou por uma cirurgia e teve o olho esquerdo removido.


Daniel da Silva foi atingido no olho por bala de borracha atirada pela PM durante protesto contra Bolsonaro no Recife, no sábado (29) — Foto: Hugo Muniz


A cirurgia de Daniel ocorreu na Fundação Altino Ventura (FAV), onde ele estava sendo acompanhado. A vítima, no entanto, está internada no Hospital da Restauração, em observação.


No mesmo quarto, está o arrumador de contêineres Jonas Correia de França, de 29 anos, que também foi atingido no olho pelos policiais militares.


Jonas, nesta segunda, recebeu a confirmação dos médicos da FAV de que perdeu totalmente a visão do olho direito. Ele segue aguardando que o olho desinche, para, assim, ser novamente avaliado pelos médicos.


Na quarta-feira (2), ele deve ir até a fundação em jejum, já que, possivelmente, deverá passar por uma cirurgia.


Os dois trabalhadores sequer estavam no protesto e foram ao Centro da cidade para trabalhar, quando foram pegos de surpresa pela barricada dos policiais militares. Abalado, Daniel Campelo se limitou a confirmar que teve o olho removido. Ao lado dele, Jonas França falou sobre a indignação de ter sido vítima do estado (veja vídeo acima).


"Só Deus sabe o que eu passei e estou passando. Hoje eu acordei muito triste, angustiado, porque sou um jovem novo, com saúde, independente, gosto de trabalhar. Sou muito de família, penso muito nos meus filhos, e o que vai ser de mim agora? Dos meus filhos e da minha esposa, que precisam de mim? Não sei nem o que falar, é só o desespero mesmo, de um pai que corre atrás do sustento da família. Já chorei muito", afirmou o arrumador.


Jonas Correia de França foi atingido por balade borracha no olho pela PM, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp


Por meio de nota, a Fundação Altino Ventura afirmou que Jonas Correia de França foi atendido na emergência da unidade hospitalar, no sábado, após ser encaminhado pelo Hospital da Restauração. Na primeira consulta, a vítima sofria com forte dor no olho direito e os médicos identificaram um edema periocular, além de sangramento intraocular.


Desde então, o paciente vem sendo acompanhado pela equipe da fundação, mas continua internado no HR, onde é medicado para que o inchaço diminua. O Hospital da Restauração afirmou, nesta segunda-feira, que ele foi liberado pelos médicos do hospital, mas seguem no local para observação.


"Lateja muito e está muito inchado. É como se a dor fosse para o cérebro. Dói muito, muito mesmo. Eu estava voltando do trabalho, liguei para minha esposa para dizer que ia demorar, por causa do protesto. Eu cheguei a falar com os policiais, falei que sou pai de família, cristão, e que não estava no protesto. Tinha até um saco de carne moída na minha bicicleta. Quando olhei para frente, um policial saiu de trás do outro e atirou", disse.

A Fundação Altino Ventura afirmou, ainda, que desde o primeiro dia em que foi atendido, Jonas já tinha um "comprometimento importante da visão" e novos exames foram feitos nesta segunda-feira. O paciente deverá retornar ao local na quarta-feira (2).


Até o momento, "nenhuma cirurgia foi indicada para o caso, mas a conduta pode mudar a partir da evolução do paciente e dos resultados dos novos exames", disse a nota enviada pela fundação. A outra vítima, Daniel Campelo, não autorizou a divulgação de boletins de saúde pela fundação.


PMs atiraram balas de borracha e gás lacrimogêneo contra participantes de protesto contra Bolsonaro no Recife — Foto: Agência JCMazella/Sintepe/Divulgação


Sentindo muitas dores, Jonas Correia de França afirmou que, até o momento, não foi procurado diretamente por nenhum membro do governo estadual, a quem a Polícia Militar é subordinada. A esposa dele, Daniela Barreto de Oliveira, participou de uma reunião com o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, nesta segunda (31).


"Ninguém se pronunciou nem para dizer 'eu estou aqui, você tem minha solidariedade'. Mesmo que seja mentira. Eu quero que eles [os policiais] percam a farda, porque policial é para proteger cidadão, não para espancar. Hoje, meus dois filhos estão com saudade. Minha filha, que dormia comigo, está sem comer direito. Minha esposa só vive chorando. E agora, como vai ficar? Já chorei muito, só Deus sabe", declarou Jonas.


Polícia truculenta


A ação da PM durante o protesto no sábado (29) foi alvo de diversas críticas e repúdio por parte de políticos, partidos e diversas instituições. Os manifestantes relataram uma resposta desproporcional da corporação, que interveio no ato com balas de borracha, spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo (veja vídeo acima).


A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) foi agredida com spray de pimenta por policiais militares. O comandante da operação e quatro policiais militares envolvidos na agressão à vereadora foram afastados, segundo o governo estadual.



O cantor Afroito foi arrastado e detido por policiais militares durante o protesto, sendo liberado após pagar fiança de R$ 350.


O advogado Roberto Rocha Leandro, que é presidente da Comissão de Direito Parlamentar da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB), foi agredido com duas balas de borracha na perna e duas nas costas disparadas pelos policiais militares.


Ainda no sábado (29), a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), afirmou que a dispersão do protesto não foi autorizada pelo governo do estado.


Na manhã desta segunda (31), o secretário Pedro Eurico repetiu que a ordem não partiu do governo, mas disse que não há uma Polícia Militar paralela em Pernambuco.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Copa América no Brasil: Estados se posicionam sobre receber jogos da competição



Com o anúncio de que o Brasil vai sediar a Copa América de futebol de 11 de junho a 10 de julho, após desistências de Argentina e Colômbia, governadores de estados que podem receber partidas da competição continental se manifestaram sobre a realização de jogos nos estádios.


O governo de Mato Grosso se colocou à disposição da A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para a realização de partidas. Pernambuco, por outro lado, disse que "o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América".


Confira o que cada governo estadual disse sobre a realização da competição até o momento.


Amazonas

O governo do estado ainda não confirmou que vai sediar jogos da Copa América, mas está discutindo os protocolos contra a Covid nos jogos. Ainda não houve notificação sobre o uso da Arena da Amazônia.


Bahia

A Bahia disse que, caso a Copa América exija público nos estádios, o estado não receberá a competição. "Sobre a transferência da Copa América 2021 para o Brasil, adianto que não há possibilidade de flexibilizar regras para que a Bahia seja sede. Seguiremos o mesmo padrão em relação ao futebol. Não será permitido público. Se a exigência é ter público, aqui na Bahia não terá", disse Rui Costa (PT-BA), governador do estado..


Distrito Federal

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pode ser um dos que receberá jogos. O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que "ainda está cedo" para falar sobre os jogos. A Secretaria de Esportes do DF também não se manifestou até a publicação desta reportagem. A Arena BSB, responsável pela gestão do Mané Garrincha, disse que já foi sondada para sediar as partidas. Em nota, a empresa disse que "tem datas disponíveis e toda a estrutura e condições para a realização de jogos da Copa América 2020/2021, no Distrito Federal".


Mato Grosso

Rapidamente após o anúncio de que o Brasil receberá a Copa América, o governo de Mato Grosso rapidamente se colocou à disposição da CBF. O governador Mauro Mendes (Democratas) ligou para o Walter Feldman [secretário-geral da CBF] e colocou a Arena Pantanal e o estado de Mato Grosso para ser uma das sedes.


Minas Gerais

O estádio Mineirão, em Belo Horizonte, não vai sediar jogos da Copa América. Segundo a prefeitura, ela não está entre as sedes escolhidas para receber as partidas. O governo de Minas Gerais informou que não considera prudente a realização deste tipo de evento.


Pernambuco

O governo do estado afirmou que não sediará os jogos. Em nota enviada à imprensa, a gestão disse que "o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco".


Rio Grande do Norte

O governo do Rio Grande do Norte informou que, por causa da pandemia da Covid-19, o estado não tem "segurança epidemiológica" para sediar jogos da Copa América. Após reunião realizada pela Conmebol nesta segunda-feira, a Arena das Dunas, em Natal, chegou a ser cogitada como uma das sedes para os jogos.


Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que a realização da Copa América no estado seria "inoportuno e inconsequente". Disse também que, embora esteja aberto ao diálogo, entende que a prioridade está no combate ao coronavírus. Mais de 28 mil pessoas já morreram pela doença no estado.


São Paulo

O governador do estado, Joao Doria (PSDB), afirmou que partidas precisam seguir o Plano São Paulo, que estabelece jogos sem torcida e testes periódicos em jogadores e comissões técnicas. Apesar de anunciar em nota que o governo estadual não se opõe à realização da Copa América, Doria disse em coletiva que 'a melhor Copa é a Copa da Vida'.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Maior faixa de pedestre do país, com 40 metros de extensão, é liberada para uso em Fortaleza

A maior faixa de pedestre do país, com 40 metros de extensão, no cruzamento da Avenida Tristão Gonçalves com a Rua Liberato Barroso, no Centro de Fortaleza, está liberada para uso dos pedestres a partir desta segunda-feira (31). 


Maior faixa e pedestre do mundo, com 40 metros de extensão, é implantada em cruzamento do Centro de Fortaleza. — Foto: Reprodução


Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a sinalização, que começou a ser implantada na última sexta-feira (28), tem o objetivo de garantir a quem anda a pé mais tranquilidade para realizar a travessia.



Além da faixa de pedestres, a ação amplia a área da calçada com uso de cores que chamam a atenção, dando mais segurança para acomodar os pedestres.


Movimentação no Centro

A AMC estima que diariamente sejam realizadas 216 mil viagens ao Centro, sendo 66% realizada a pé, de ônibus, bicicleta e metrô.


O bairro registrou nos últimos cinco anos 5.493 mil acidentes. Deste total, 439 foram atropelamentos. 2.838 pessoas ficaram feridas e 47 perderam a vida neste período.


Dados do Relatório de Segurança Viária mostram que os pedestres representaram 33,7% das vítimas fatais e 11,2% das vítimas feridas de sinistros de trânsito no ano passado.


Outras ações

Além da faixa de pedestres, urbanismo tático e ciclofaixa, o bairro recebe ainda uma Área de Trânsito Calmo. A ideia é criar uma série de mecanismos físicos que possibilitem que aqueles que estão se locomovendo a pé tenham suas viagens priorizadas com segurança.


A previsão a Autarquia Municipal de Trânsito é de que até o final de junho haja a instalação de 14 travessias elevadas e moderação na velocidade. O novo limite nas vias internas situadas no quadrilátero formado pela Av. Imperador, Rua João Moreira, Rua Sena Madureira e Av. Duque de Caxias passará a ser de 30 km/h, assim como a Av. Tristão Gonçalves. Já no corredor da Av. Imperador, os veículos não poderão exceder os 50 km/h.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Decisão do STJ anula testamento que beneficiava 'Viúva da Mega-Sena' e ela perde direito à herança

Uma decisão do STJ anulou testamento que beneficiava Adriana Ferreira Almeida Nascimento, conhecida como "Viúva da Mega-Sena". Adriana é viúva de Renné Senna, ex-lavrador que ganhou R$ 52 milhões na Mega-Sena e que foi morto em janeiro de 2007 em Rio Bonito, no interior do Rio.


De acordo com a sentença, ela não ficará com nenhuma parte do patrimônio de René. Em 2016, Adriana foi condenada a 20 anos de prisão pela morte do milionário.


Adriana, viúva de Renné Senna, foi condenada por ter planejado a morte do marido, o lavrador Renne Sena em 2007 — Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo


O Superior Tribunal de Justiça negou um recurso dela e confirmou uma decisão de 2018 da 17ª Câmara Cível do Rio, que anulou o testamento de Renne Sena que dava metade de seu patrimônio para Adriana.


Adriana e o advogado Jackson Costa Rodrigues em audiência no ano de 2009 — Foto: Alícia Uchôa/ G1 / Arquivo


Em março, Renata Sena, filha de Renne, foi autorizada a receber metade do valor do patrimônio do pai, de R$ 120 milhões. A outra parte vai ser dividida com os irmãos do lavrador. O judiciário considerou que Renne foi "manipulado" por Adriana, que já teria então um plano para matá-lo.


O caso foi de grande repercussão na época. Em 2018, 11 anos após o crime, Adriana foi presa em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pfizer pede autorização à Anvisa para incluir adolescentes na bula da vacina contra a Covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o laboratório Pfizer pediu autorização para incluir adolescentes a partir de 12 anos na bula da sua vacina contra a Covid-19.


De acordo com a Anvisa, a Pfizer entrou com o pedido em 13 de maio. O prazo para a agência analisar os estudos apresentados pelo laboratório e conceder uma resposta é de 30 dias.


A vacina da Pfizer já foi liberada para aplicação em adolescentes a partir dos 12 anos nos Estados Unidos. No Brasil, atualmente ela está autorizada para pessoas com 16 anos ou mais.


Novas condições de armazenamento

Na sexta-feira (28), a Anvisa autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer.


Agora, a vacina pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.


Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. "Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração", disse a agência, em nota.


As agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.


Doses da Pfizer — Foto: Divulgação /Sesapi


Mais municípios

A nova recomendação contribui para a ampliação da distribuição da vacina em todo o país. Na quarta-feira (26), o Ministério da Saúde autorizou estados a repassarem a vacina da Pfizer para outros municípios. A aplicação estava restrita, inicialmente, às capitais.


Segundo a pasta, "as cidades elegíveis passaram pela verificação de critérios técnicos, como o distanciamento de até 2h30 da capital do estado, considerando as particularidades que envolvem o armazenamento da vacina durante o transporte."


Para a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine, a autorização da Anvisa vai permitir que mais brasileiros recebam a vacina.


“A mais recente autorização da Anvisa abre portas para ampliar a imunização contra a Covid-19 com a vacina Pfizer/BioNTech. É muito gratificante saber que os mais de 5.500 municípios brasileiros terão a possibilidade de receber a nossa vacina."

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Segurança lembra pedido de ajuda de menino que perdeu trufas ao receber nota falsa de R$ 100: 'Olho dele encheu de lágrima'

Fazendo upload: 1665244 de 1665244 bytes.


O segurança do mercado que ajudou o adolescente de 13 anos após uma mulher comprar todos os doces do menino com nota falsa de R$ 100 afirmou ao G1 que se comoveu ao ver a situação do menor, em Jundiaí (SP). Sandro Moraes diz que trabalhava no estabelecimento, quando a criança apareceu e perguntou se poderia informar se a nota era falsa.


“Na hora que peguei já vi que era. Era uma falsificação muito grosseira. Era a mesma coisa de ter colocado numa impressora e feito uma cópia. Ele deve ter ficado feliz com a venda e não percebeu", diz.


O caso ocorreu no fim de semana, mas só na quinta-feira (27) que o adolescente, que costuma vender doces em um semáforo na região do Retiro, percebeu que o dinheiro era falsificado ao pedir ajuda no mercado.


Sandro ainda conta que, após o menino pedir ajuda, ele levou a cédula para o fiscal e fizeram testes. Muitos elementos, como a marca d’água, não existiam. A tristeza do menino chamou atenção do funcionário.


"Por dentro era um papel branco. O olho dele encheu de lágrima e ficou o sentimento de impotência. Coloquei a história nas redes sociais para as pessoas ajudarem.”


Ainda no mercado, o adolescente quis deixar a nota como exemplo para que as funcionárias do caixa não caíssem também no golpe.


“Foi honesto, não agiu de má-fé e ainda quis ajudar o pessoal. Acredito que a pessoa que repassou será difícil achar, mas, quando colocar a cabeça no travesseiro, vai bater a consciência”, afirma Sandro.


Nota rasgada

O G1 localizou a mãe do jovem, que não quis se identificar. A mulher contou que o filho costuma comprar doces para revender e ter uma renda extra própria. No entanto, ela se assustou ao vê-lo em uma foto segurando uma cédula nas redes sociais.


A imagem foi registrada depois que o garoto foi a um supermercado na região e pediu ajuda para identificar a veracidade.


"Ele já pegou algumas outras vezes e rasgamos quando percebemos que tinha algo errado. Também não posso afirmar que a motorista tenha feito isso de maldade, porque ela também pode não ter percebido", disse a mãe.


Segundo ela, o adolescente estuda em uma escola da região e no tempo vago gosta de vender os doces nas ruas. Não foi registrado boletim de ocorrência sobre a nota dada ao menino.


"Eu sempre sei onde meu filho está e às vezes ele compra alguns alimentos para a casa com o dinheirinho dele", ressaltou.


Segundo a Prefeitura de Jundiaí, a comercialização de mercadorias nos semáforos é proibida. A Lei nº 4.385/1994 não prevê possibilidade de autorização para esses locais. A fiscalização nos pontos de semáforos é realizada pela Guarda Municipal, conforme Lei nº 9.299/2019.


"A Guarda Municipal de Jundiaí apoia os fiscais do comércio da Prefeitura de Jundiaí sempre que solicitada, ou de forma isolada amparada pela Lei 9.299 de 14 de outubro de 2019 Art. 1º inciso X, que confere à Guarda Municipal de Jundiaí o poder de fiscalização e apreensão de produtos que estejam sendo vendidos de forma ilegal no município de Jundiaí. Em casos em que crianças são flagradas efetuando a venda de produtos, a Guarda Municipal aciona o Conselho Tutelar da área correspondente que tem a competência legal para tomar as providências em casos de desrespeito aos Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes."



No período de 1 de janeiro até 27 de maio de 2021, a Guarda Municipal de Jundiaí efetuou 250 ações referentes a vendas de mercadorias ilegais dentro do município, não apenas nas vias onde estão instalados os semáforos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Veja como fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que voltar a fazer prova de vida para não ter seus benefícios bloqueados. Com a obrigatoriedade suspensa desde março do ano passado, por conta da pandemia, as provas de vida serão retomadas a partir de junho. O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício.


A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS - que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético -comprovarem que estão vivos.


Veja abaixo as situações em que o segurado pode fazer a prova de vida sem precisar se descolar aos bancos onde recebem a aposentadoria e pensão.


Prova de vida digital

Cerca de 5,3 milhões de beneficiários foram escolhidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social para fazer a prova de vida por biometria facial. O INSS, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, iniciou em fevereiro um projeto piloto para que esses segurados façam a prova de vida sem sair de casa. Assim, a prova de vida digital não é destinada a todos os públicos neste primeiro momento.


Nesse caso, é possível fazer a prova de vida usando apenas um aplicativo, o Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br). Veja como acessar o aplicativo:


Play Store

App Store


O Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.


Para realizá-la, o segurado deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação.


Para realizar a biometria facial, o INSS usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor, com biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran). Veja o passo a passo no site do INSS.


O INSS afirma que pretende implantar a prova de vida digital para a maioria dos beneficiários, mas não há uma previsão de quando isso irá acontecer. De acordo com os resultados obtidos com o projeto piloto, o instituto pretende disponibilizar a prova de vida em ambos os aplicativos, Meu INSS e Meu gov.br, para que o segurado escolha em qual deseja realizar o procedimento.


Prova de vida em domicílio

O INSS permite ainda que beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado. Esse direito é garantido nos seguintes casos, de acordo com a coordenadora adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Fernanda Spoto Angeli Veloso:


segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover

todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover

No caso dos segurados sem condições de se locomover, eles devem ligar no 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida. É preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documentos médicos.


Prova de vida presencial

O modelo convencional de atendimento do INSS é presencial. Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida, tendo em vista que muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida.


Já no caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto.


Entre os maiores bancos do país, apenas o Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida por meio do aplicativo. Veja como funciona em cada banco:


Caixa Econômica Federal


A prova de vida do INSS pode ser feita em toda a rede de agências da Caixa. Para os clientes que possuam identificação biométrica cadastrada, também é possível fazer a operação na rede de autoatendimento. A realização de saques nos terminais de autoatendimento com uso da biometria é caracterizada como prova de vida. O serviço não está disponível por meio de celular.


Banco do Brasil


Correntistas e poupadores do BB que recebem o benefício do INSS na modalidade crédito em conta corrente podem realizar prova de vida por meio do aplicativo BB. O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS", e então tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie. O serviço está disponível desde o dia 5 de março. Após a análise do banco, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio app se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade.


Bradesco


Quem recebe o benefício do INSS pelo Bradesco tem de realizar a prova de vida nas máquinas de autoatendimento Bradesco e Banco 24Horas. É necessário possuir a biometria cadastrada. Se não tiver biometria, será preciso realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa. Todas as transações realizadas com o uso da biometria são acatadas como prova de vida caso o benefício esteja no mês de provar vida.


Itaú Unibanco


O banco oferece a prova de vida do INSS de forma automática, mediante uso da biometria em transações caixas eletrônicos ou nos guichês de caixa; e presencialmente, nos guichês de caixa das agências bancárias.


Santander


A prova de vida é feita nos terminais de atendimentos com o uso da biometria. Beneficiários também podem realizar a prova de vida na agência com o gerente ou no guichê de caixa, com ou sem o uso da biometria.


Calendário para manter os pagamentos dos benefícios

Os pagamentos voltarão a ser bloqueados a partir de junho para os beneficiários que não fizerem a prova de vida.


Os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. Para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para realizar a comprovação se encerra em 31 de maio. Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março e abril de 2020.


Para essa retomada, o INSS estabeleceu um novo calendário. Veja abaixo:


Calendário retomada provas de vida — Foto: Economia G1


Assim, quem tinha, por exemplo, que fazer a prova de vida em março e abril de 2020, deverá fazer até junho deste ano. Já quem tinha que provar que está vivo entre março e abril deste ano para continuar recebendo o benefício terá de fazer isso até dezembro para não ter os pagamentos bloqueados.


Prova de vida para quem mora no exterior

Para os residentes no exterior, o INSS divulgará um novo ato com orientações e prazos específicos. No entanto, não há impedimento para sejam encaminhadas ao INSS, pelo residente no exterior, as provas de vida realizadas perante as representações diplomáticas ou consulares brasileiras ou por intermédio do preenchimento do "Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS”, assinado na presença de um notário público local e devidamente apostilado pelos órgãos designados em cada país, para os casos de residentes em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização.


O que fazer em caso de bloqueio do benefício

Se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação de forma remota, através do site ou do aplicativo Meu INSS. No endereço eletrônico, serão solicitados documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência. Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida.


Fonte: G1

Leia Mais ››